Sei sulla pagina 1di 30

Da Obra de Nelson Rodrigues

Buraco da Fechadura
Adaptao e dramaturgia Rafael Camargo

( Cenrio, vrias camas em p, em planos e alturas diferentes, como casas e prdios, formando um bloco, um bairro, uma cidade. Nesses planos/casas acontecero as cenas, algumas em planos diferentes que demarcam lugares/tempo e situaes. Atores vestem pijamas e camisolas. Trilha sonora/Cartola )

Diego - Nasci menino e hei de morrer menino. Martina-E lembro como se fosse hoje. As vizinhas eram mesmo gordas e patuscas. Adriano - Tinham bustos opulentos, braos espetaculares e colares de brotoejas. Marcel - Passavam os dias nas janelas, fiscalizando os moradores. Pagu - Seus maridos eram magros, asmticos, espectrais, e a noitinha, postavam-se na soleira com seus pijamas e chinelos. Diego - Era tambm uma vizinhana de solteironas ressentidas, de adulteras voluptuosas, tarados, e, no se sabe porque, de muitas vivas. Rosana - Os banhos eram de bacia, os partos feitos em casa e os velrios eram a grande atrao da rua. Martina - Como eram domsticos, no havia morte que passa-se em branco. Adriano - Da a impresso de que a pessoas morriam mais, principalmente as crianas. Marcel - Talvez morressem mesmo. Pagu -Mas o mais provvel que as mortes, assim como as solteironices e os adultrios, fossem tantas quanto hoje, s que menos banalizadas.

O monstro
( Msica )

( Maneco/ escritrio e Flvia/casa, no telefone)

Diego - Flvia (Aflita) Maneco! Vem depressa! Chispando! Vem! Rosana - Maneco (Para o scio) Aguenta mo que no sei se volto! ( enfia o palet) Que ser? Algum bode! Algum morreu! S pode! O sogro. Hum. O colapso prometido pelo mdico. Batata. ( cara de satisfao/ Chega ) Nenhum movimento nem choro? Ora Bolas! ( Esposa entra chorando ) Mas que foi? Que foi? Martina - Flvia em casa! Meu filho, ns temos um tarado, aqui Mas quem? Minha filha. Quem?

( Se assoa e fungando muito fala)

Adriano - Maneco ( Empalidece, engole seco Marcel - Flvia O Bezerra!...

e balbucia)

Pagu - Maneco ( Ganhando alma nova ) O Bezerra! Mas por que tarado? O Bezerra um cunhado e tanto! Um sujeito batuta. Diego - Flvia Este miservel no soube respeitar nem este teto! ( Aponta para cima) Sabe o que ele fez? Faz uma ideia? ( baixa a voz) Aqui, dentro de casa, quase nas barbas da esposa, deu em cima de uma cunhada, com o maior caradurismo do mundo. V se te agrada! Rosana - Maneco ( Assombrado ) Que cunhada? Voc? ( pensando) Miservel! Martina - Flvia Sandra, veja voc, Sandra! Escolheu a dedo, a caula, uma menina de 17 anos, que todos aqui consideram como filha! uma cachorro muito grande! Adriano - Maneco Papagaio! cara no cho? Besta?...
( Gemeu espantado)

Sabe que eu estou com a minha

Marcel - Flvia ou no um tarado?

Pagu - Maneco ( Ponderando ) Olha meu anjo, eu sempre te disse, no te disse? Que cunhada no deve ter muita intimidade com cunhado? Claro! Evidente! Onde j se viu? Por que, vamos e venhamos, o que que uma cunhada? No a mesma coisa que uma irm. E ningum de ferro, minha filha, ningum de ferro! A Sandra. Tua irm menor, por exemplo. Quando ela comprou aquele maio amarelo, de ltex ou coisa que o valha, deu uma exibio, aqui, dentro, para os cunhados. Isso est certo?

Diego - Flvia ( Apavorada ) Mas vem c. Voc este justificando este cretino? Est? Ento voc igual a ele! Tarado como ele! Rosana - Maneco ( Em pnico ) Deus me livre! No estou justificando ningum e quero que o Bezerra v para o raio que o parta! Martina - Flvia ( Recuando ) Quando voc olhou para a Sandra, no tal dia, voc sentiu o qu? Hein? Adriano - Maneco ( Ofegante ) Eu? Nada, minha filha, nada! Eu sou diferente. Eu me casei contigo, que s a melhor mulher do mundo. Ouviste? ( j com a boca na orelha dela) Nenhuma mulher preo pra ti. Nenhuma chega a teus ps. Da um beijinho, anda? (Agarrou-a e deu-lhe um beijo at faltar o ar) Marcel - Flvia ( Quase desmaiando) Sabes que eu gosto do teu cinismo? Pagu - Maneco ( Jocoso ) Aproveita! Aproveita!

( Famlia, cada um no seu espao/ Bezerra esta sentado no cho )

_ Tarado! Monstro! Horror! Abominvel! Doente! Facnora! Tarado! Monstro! .. ( Algum com um cachorro de pelcia no colo imita cachorro latindo como que xingando tambm) Au! Au! Tarado! Monstro! Horror! Abominvel! Doente! Facnora! Au! Au! Tarado! .
( Maneco vai at Bezerra que acabado, atirado no cho, geme)

Diego -Bezerra S faltam me cuspir na cara! Rosana - Maneco ( Olhando para um lado e para o outro, fala em voz baixa) Mas que mancada! Como que voc me da um fora desses!

Martina - Bezerra - Eu no dei fora nenhum! ( agarrando-se em Maneco) Por essa luz que alumia, te juro que no fiz nada. Ela que deu em cima de mim, s faltou me assaltar no corredor. Tive tanto azar que ia passando a criada. Viu tudo! Uma tragdia em 35 atos! Adriano - Maneco filho. E o que que houve hein? Fala meu

( Muito curioso em voz baixa )

Marcel - Bezerra ( Modesto) No houve nada. Um chupo naquela boca. Eu beijava aquele corpo todinho. Comeava no p. Mas no tive tempo. Esto fazendo um bicho-de-sete-cabeas, no sei por que! Pagu - Maneco ( Com admirao e inveja ) Voc de morte! entrar de sola. Por que no usaste a diplomacia? Teu mal foi

( Doutrinando)

Diego - Bezerra ( Com a cabea entre as mos) S estou imaginando quando o velho souber! Vai subir pelas paredes! Rosana - Maneco Verdade seja dita! O Doutor Guedes um terror! ( Divagando) Sabe o que me apavora no meu sogro? Um sujeito que usa ceroulas de amarrar nas canelas! V se pode?
( Chega Dr. Guedes com seu inseparvel guarda chuva de cabo de prata, parado, ouve o choror geral)

Martina - Dr. Guedes - Que cara de enterro essa? Quem o defunto?


( A mulher o leva para o gabinete e lhe conta histria/ rudos sem palavras)

Adriano - Dr. Guedes ( Com dio contido) Eu admito que um marido possa l ter suas fraquezas. Mas com a irm da mulher,no! Nunca! Com a irm da mulher muito desaforo! Cad esse patife?! Cachorro! Dou lhe um tiro na boca! Marcel - A Mulher ( Chorando) Foi escolher justamente a caula, uma menina quase criana, meu Deus do cu! Pagu - Dr Guedes Tragam o canalha! Diego - Flvia ( Cutucando o marido ) Vai meu filho, vai!

Rosana - Maneco - ( Vai at Bezerra, bate-lhe cordialmente no ombro ) O Homem te chama. O negcio esta preto. Ele quer dar tiros, o diabo a quatro. Martina - Bezerra ( Revoltado ) Se ele me der um tiro, at um favor que ele me faz. timo! ( numa confidencia segurando o brao de Maneco ) Eu sei que Sandra uma vigarista, mas se, neste momento, ela me desse bola, eu ia, te juro, com casca e tudo! ( Vo para a sala) Adriano - Dr Guedes ( Segurando Bezerra pelas golas) Ento seu canalha! Est pensando que isso aqui o qu? Casa da me Joana? ( Comea esbofetear e chutar
Bezerra que fica de joelhos e chora, ouve-se em murmrio saindo da boca de quem assistia)

Vozes - Tarado! Monstro! Horror! Abominvel! Doente! Facnora! Au! Au! Tarado! Monstro! .. Tarado! Monstro! Horror! Abominvel! Doente! Facnora! Tarado! Monstro! Au! Au! ..
( S uma estava impassvel. Sandra com uma palito limpando as unhas, muito entretida, de repente achou que era demais e gritou )

Marcel - Sandra Pai, quer vir um instante aqui? Todos Fora! Fora! Diego - Sandra Pai, Vem aqui!

( Insiste enquanto o velho escorraa

Bezerra )

( Gritando mais forte ) gabinete, Dr. Guedes assustado se deixa levar)

( Pega o velho pelo brao e o leva para o

Pagu - Dr. Guedes O que foi Sandra Diego Sandra - Szinho Rosana - Sandra Papai, eu sei que o senhor tem uma fulana assim assim que mora no Graja. Percebeu? E de duas, uma: Ou o senhor conserta essa situao ou eu fao a sua caveira aqui dentro! ( Dr. Guedes olha Sandra como no a reconhecendo, ela continua) Bezerra no vai deixar a casa coisa nenhuma. Eu no quero! Martina - Dr. Guedes - ( Voltando consternado para a sala. Pigarreia ) Vamos analisar a situao com calma e parcimnia. Vejamos! O ser ponderado o rei da sabedoria. Concluso. Vamos por uma pedra em cima disso, que mais negcio. Temos um nome a zelar. Uma famlia. Vai pegar muito mal se isso se

espalha por a. Depois que uma famlia fica suja, no tem removedor apague a tragdia. O que passou passou. O que passado morre aqui mesmo. ( Pigarreia mais uma vez) Sem drama. Como uma rua a vida continua. Esta na hora de dormir pessoal.
( Ento vo saindo um a um, por ultimo Bezerra e a mulher. Quase saindo, Bezerra dirige um brevssimo olhar para Sandra que est s. Ela retribui com uma piscada. Todos em suas camas engolindo a seco a vida que se tem que levar.)

( Msica )

A DAMA DA LOTAO

Diego - ( Carlinhos bate na casa do pai) Adriano - General Voc aqui a essa hora? Que susto. Fala logo. To ruim da presso. Diego - Carlinhos ( Aflito, suspira) Perdi o cho meu pai! Preciso ter com o senhor. Pagu - General E Solange? Fico s em casa uma hora dessa? Diego - Carlinhos ( Pausa, anda e volta) dela que quero te falar!Escuta a bomba. Meu pai. Desconfio da minha mulher. Rosana General essa? De Solange? Voc esta maluco? Que cretinice

( Em pnico )

Martina - Carlinhos ( Amargo ) Antes fosse; meu pai, antes fosse cretinice. Mas o diabo que andei sabendo de umas coisas.E ela no a mesma, mudou muito. Adriano - General tosto! Brigo com voc! Rompo! No te dou mais um

( Explosivo)

( Pattico, abrindo os braos aos cus, troveja )

Imagine! Duvidar de Solange. Uma famlia e tanto, mdicos, advogados, banqueiros e at um tio ministro de Estado. Um amor de menina. Um doce de coco. Todos dizem! ( Respira) Esta bem. Desembucha. Conta o que ouve, direitinho! Marcel - Carlinhos Jantamos na casa do Assuno ontem. Voc conhece o cara. Comida supimpa. Assuno de casa. Amigo. Pensei. Na mesa. Ns trs. Caiu o guardanapo. Acidente. J meio alto. No que vi debaixo da mesa os dois de ps um por cima do outro! Que desgraa! Pagu - General ( Dando sermo ) Toma jeito? Tenha vergonha! Tamanho homem com essas bobagens! ( Confidenciando ) Meu Filho, esse negcio de cime uma calamidade! Houve um momento em que eu apostava a minha cabea que a tua me me traa! V se possvel? Tenha pacincia..

Diego Carlinhos ( Saindo) Se for verdade o que eu desconfio, meu pai, mato minha mulher! Pela luz que me ilumina, eu mato, meu pai!

( Na rua ) Rosana - Assuno Carlinhos! Martina - Carlinhos To com pressa Assuno! ( vai indo ) Adriana - Assuno Ontem viajei no lotao com tua mulher. Marcel - Carlinhos ( volta, mentindo) Ela me disse.
(Em casa)

Pagu - Carlinhos ( Depois do beijo na face perguntou) Tens visto o Assuno? Diego - Solange ( Passando esmalte nas unhas) Nunca mais. Rosana - Carlinhos Nem ontem?

Martina - Solange Nem ontem. Por que ontem? Adriano - Carlinhos Nada. Solange. Vem c um instantinho

( lvido da alguns passos, tira o revolver)

Marcel - Solange J vou meu filho. Pagu - Carlinhos ( Berrando ) Agora! No adianta negar! Eu sei de tudo! Diego - Solange veja! Sabe o que criatura? Que negcio esse? Ora

( Assustada )

Pagu e Rosana - Carlinhos Cnica! Cnica! Cnica! Rosana - Carlinhos - Eu te segui! Pus um detetive! Sei de todos os seu passos. Vou Matar esse cachorro do Assuno! Acabo com a raa dele! Martina - Solange ( Agarrando o marido ) No, ele no! Ele no foi o nico! H outros! Oua.

( Ele tentando se desvencilhar paralisa)

Adriano - Carlinhos ( Sem entender) Como assim minha filha? Tu enlouqueceu. Marcel - Solange J que queres saber da desgraa. J que queres saber da verdade. Se acalma e escuta. J um ms depois do casamento. todas as tardes. Saa de casa, apanhava o primeiro lotao que passasse. Sentava num banco ao lado de um qualquer. Podia ser velho, moo, feio ou bonito. Uma dia foi at um mecnico. Macaco azul. Pagu - Carlinhos ( Atnito ) Um mecnico? Diego - Solange Sim. Mecnico. Nem o nome sei. Com um ano. Japons tambm. No fim de certo tempo j os motoristas me conheciam a distancia. Houve um que fingiu um enguio pra me acompanhar. Maior rebulio no lotao. Chamaram at o fiscal. Acalmei ele tambm.

Rosana - Carlinhos Isso pesadelo? Me belisca aqui perdida. E os conhecidos? Quem mais alm do Assuno!

Martina - Solange Agostinho. Ernesto. Bezerra. Euzbio. Godofredo. Padilha.

Adriano - Carlinhos ( Melanclico surtando ) A metade do Rio de janeiro. Se fosse s Assuno eu resolvia. Que desgraa minha filha! Puta que pariu.

Marcel- Solange No sou culpada! ( num tom de beleza e inocncia outra que se entrega. No eu. Eu sou s tua. S tua

No tenho culpa!

Pagu - Carlinhos ( Passa pela mulher, levanta a camisola) Sem cala! Deu agora para andar sem cala gua! Meretriz das meretrizes! ( Vai saindo para o quarto, volta ) Morri para o mundo. Fique sabendo. Morri para o mundo. ( Deita na cama, entrelaa as mos na
( Empurra Solange )

altura do peito, junta os ps e assim fica.)

Diego - Solange ( Se aproxima maravilhada. Pausa. Murmura) O jantar esta na mesa.

Rosana - Carlinhos Pela ultima vez desgraada: Morri. Estou morto. No estas vendo minha filha! Morri.
( Sem se mexer )

Martina - Solange ( Com calma e compaixo) Esta bem ento. Vou te velar. ( com um rosrio na mo, reza ) A tarde vou sair. Pegar o lotao. Volto depois. Sempre volto. Continuarei a te velar. Sempre

( Msica )

Caa-dotes

Adriano - Aaro Sabe quem morreu Norival?

Marcel - Norival Quem? Aaro!

Pagu - Aaro O Ernesto!

Diego - Norival ( Tomou um susto) O marido da Suzana?

Rosana - Aaro O marido da Suzana, sim!

Martina - Norival Morreu? E quando? De que?

Adriano - Aaro Morreu as uns quarenta minutos.

Marcel - Norival Ora veja!

Adriano Aaro Colapso Pagu - Aaro Tu gostavas dele? Diego - Norival Eu? Rosana - Aaro Gostavas?

Martina - Norival ( Brutal ) No me amola! Ou tu me achas com cara de gostar de homem? ( Confessa em voz baixa ) Dele, no. Da mulher, sim. Estou de olho na Suzana.

Adriano - Aaro ( Atnito ) Papagaio!

Marcel - Norival O enterro vai sair de casa ou de alguma capelinha?

Pagu - Aaro No sei. Da casa acho.

( Pigarreia )

Posso te ser franco?

Diego - Norival Claro!

Rosana - Aaro Tu sabes que eu no acho a mnima graa na Suzana! Caf frio.

Martina - Norival ( Srdido ) Nem eu!

Adriano - Aaro U!

Marcel - Norival S me interessa o dinheiro dela. Compreende ou queres que eu te explique?

Pagu - Aaro ( Num misto de chocado e admirado ) Tu s de morte! Te conheo desde criana, e o que me admira sempre em voc o teu descaro!

Diego - Norival Ora bolas Aaro, no tomo dinheiro de mulher, elas que me do de graa. Batata. Vou ao velrio. A vives vai durar pouco.

( Velrio, Norival chega e de to solcito em pouco tempo j o dono do ambiente )

Rosana - Norival Minha filha, aqui est um irmo que voc pode contar a toda hora.

Martina - Suzana meu filho.

( Chorando )

Imagina. Agora sozinha. O que vai ser de mim

Adriano - Norival ( Pegando a deixa ) Sozinha minha filha, tu nunca vais ficar. Isto te garanto. Como um escravo estarei sempre aqui.

( tempo/ velrio Norival como anfitrio )

Marcel - Norival A senhora, agora, vai tomar esse mingau, aqui, Dona Suzana.

Pagu - Suzana Eu no quero!

Diego - Norival Vai, como no? Sim, senhora! Precisas fora para seguir. Rosana - Aaro ( Para algum ) O que me deixa besta o seguinte: Morreu Ernesto. Muito bem. E no que o Norival vem dar em cima da viva na cara do defunto! ( Chama Norival num canto, em voz baixa) Norival! O bairro todo j esta comentando, te segura. Martina Norival Gentileza, apenas gentileza.

Adriano - Aaro Veja bem. Uma famlia que no tem um ladro. V se pode. Olha, no vo te topar!

( Cenas de Norival levando compras, levando leite. Levando flores. Suzana comovida agradecia, Norival quando achou que era o momento certo deu-lhe um beijo de lascar)

Marcel - Suzana ( Assombrada ) Meu filho o que fizeste?

Pagu - Norival - Mas que foi? To natural um beijo!

Diego - Suzana ( Meio que chorando, assoando-se no lencinho) Meu marido nunca me beijava assim! ( sai chorando )

( Norival com Aaro )

Rosana - Norival ( Lambendo os beios ) Beijo de meia-hora, contada no relgio!

Martina - Aaro E a reao?

Adriano - Norival ( Categrico) Ficou besta! S faltou subir pelas paredes! E desconfio, c entre ns, que o marido era um bestalho autentico! Um mosca morta.

( Suzana e uma amiga )

Marcel - Suzana ( Apaixonada ) Eu no sabia que o amor era assim!

Pagu - Amiga ( Mexeriqueira ) E o teu marido?

Diego - Suzana Meu marido era outra coisa. Agora. Sei o que bom.

sujeito. Voc sabe, no l estas coisas, se que voc pode me entender. Dizem mesmo que no vale nada! Terceira classe.

Martina - Suzana ( Enftica ) Ou voc deixa, ou eu fujo!

Adriano - Pai Nada mais.

( Comovido )

O que eu quero a tua felicidade, minha filha. S.

( Suzana e Norival )

Marcel - Norival Quando a gente se casar, voc vai ver o que lua de mel batata, lua de mel no duro! Vou te provar que teu marido foi um mosca morta!

( Colocando a mo dentro da camisola e apertando o biquinho do peito dela.Msica de npcias)

( Aaro e Norival )

Pagu - Aaro ( Jocoso ) Por que que a lua de mel engorda os homens e emagrece as mulheres?

Diego - Norival

( Sem escrpulos )

monte de dinheiro do bolso e transfigura-se)

J no suporto! J no aguento mais! ( Tira um O que salva a minha mulher que ela cheia

da gaita! Podre de rica!

( Cenas de Norival com mulheres e chegando bbado em casa, Ela humilhada chorava, este a comea a beijar e ganhava mais um bolo de dinheiro)

Rosana - Pai Onde est o canalha do seu marido! Soube que agora deu pra bater em voc!

Martina - Suzana palpites!

( Como uma fera )

Olha aqui papai: No se meta! No da

Adriano - Pai Mas um miservel! Quer o teu dinheiro! Te avisei em tempo.

Marcel - Suzana ( Erguendo o rosto ) Seja um miservel! Seja o que for! Mas eu no admito que ningum fale mal dele! ( Comeou a chorar e diz ao pai atnito ) Um carinho que ele me faa, um s, vale todo o meu dinheiro! ( Cai de joelhos, com o
rosto mergulhado nas duas mos)

Quando ele me beija, eu sou a mais feliz das mulheres! A mais feliz, papai! A mais feliz.

( Msica )

A Missa de Sangue

( Penteado e Cllia como namorados, amigos comentam )

Pagu - Amiga ( No telefone ) Ela no pode se queixar. Sabe. Uma perola de marido. Sai do trabalho. No mximo um cafesinho de p. E j pega o primeiro bonde. Seis anos. Ainda em lua de mel. Mentira? Nada! Batata.

Diego - Amigo ( No telefone ) Verdade. Parecem namorados. Ou casadinhos de fresco. Sim. As vezes ele pede modos. Cuida n. Ah! Carnaval nem em sonho. Em festa ela s sentada. As vezes finge. Machucada. S no gosta que ela boceje! Parece que ta gostando menos. Tem essa ideia. Sei l. A briga sempre acaba em beijo. Mentira? Nada! Batata.

( Penteado entrando em casa, ela com febre )

Rosana - Penteado Que foi minha filha? Fala comigo Cllia.

Martina - Cllia ( Com dificuldade ) Febre. Acho.

Adriano - Penteado Vou chamar a assistncia !

Marcel - Cllia - Assistncia pra febre? Sossega, Penteado, toma jeito! Algum resfriado besta meu filho.

Pagu - Penteado - Tem termmetro?

Diego - Cllia Ali. Emprestei da vizinha.

Rosana - Penteado ( Coloca o termmetro ) Papagaio. Quarenta graus!

( No telefone )

Martina - Penteado ( Aflito no telefone ) Durante dez dias fez-se o diabo. Cllia tomou tudo quanto foi remdio. Imagine. Injeo, soro, transfuso, at tenda de oxignio. Alias uma explorao. Mais de um salrio e meio. J vejo o fundo do poo! ( Chora )

( Cllia surtada/ grita/ fala palavres/ delira sem controle, um mdico atendo chama Penteado )

Adriano - Mdico O senhor que vir aqui um instantinho, Seu Euzbio?

Marcel - Penteado ( Num sobre salto ) Euzbio?

Diego - Penteado ( Retificando ) Alberto, Alberto Penteado. Rosana - Mdico ( Espantado Euzbio. Quer dizer que. Como? No Euzbio? Mas ela s fala em

Martina - Cllia ( Delirando ) Euzbio.S Euzbio .Para sempre Euzbio

( Ela levanta cambaleando e vai em direo de Penteado, que abismado sem reao observa. Abraa e beija Penteado esfomeada )

Adriano - Cllia Euzbio. Euzbio meu filho!

( Penteado sai desnorteado falando sozinho )

Marcel - Penteado Papagaio. Que merda essa? Seis anos de mentira! Cnica! Cnica! Gastei os tubos! Devo at pra agiota! E agora essa! Ser que eu no conheo a vaca? Comprei gato por lebre! S me faltava.

Pagu - Mdico ( Chegando, bate no ombro de Penteado ) Tenha f em Deus!

Diego - Penteado ( Furioso para a testemunha da vergonha conjugal ) Ora, vai para o diabo que te carregue! Olha nem mais uma injeo, nem um comprimido pra essa.

Rosana - Mdico Ela precisa de uma transfuso de sangue urgente e mais cmara de oxignio!

Martina - Penteado Nem pensar! No sou Banco do Brasil! J vieram com a conta da farmcia. No tenho um nquel. Sossega. Seja o que Deus quiser.

( Msica fnebre . Morre Cllia, amiga chora, entra Penteado com uma coroa de flores, bem grande com o nome de Euzbio)

Adriano - Amiga Uma morta se perdoa! Deus castiga! Deus castiga!

Penteado Pacincia.

( Saem todos, fica s um sujeito no canto, que vem cumprimentar Penteado )

Pagu - Euzbio - Euzbio de Almeida, seu criado. Diego - Penteado Ah, perfeitamente! Pagu - Euzbio - Meus sentimentos. Diego Penteado - Pois no!

( caminham juntos alguns passos )

Rosana - Penteado Passar bem Euzbio

( Que se despede e vira as costas)

Martina - Penteado -

( Se despede mais uma vez Euzbio morre ali mesmo na calada )

) Passar bem..( E da trs tiros nas costas.

( Msica )

Veneno
(Chegando ao Hotel, Godofredo, Marina e a Filha Terezinha, parado na entrada Gustavo que a olha de maneira ostensiva.)

Adriano - Godofredo Hotel sem luxo. Mas Familiar. Bom. Instalados. Vou at o escritrio, reunio urgente. Coisa boa. Parece. Tomara.

Marcel - Terezinha Cuido da mame, papai.


( Os trs sorriem, ele sai, Terezinha vai para seu quarto. Marina pensa em Gustavo, j impressionada, que aparece em outro espao. Terezinha sria em outro plano. Marina com a amiga, desquitada. )

Pagu - Amiga - Voc viu que pedao de homem?

Diego - Marina -

( Disfarando

) Quem?

Rosana - Amiga Aquele! No tira o olho de voc.

Martina - Marina Imagina. Sou casada.

Adriana - Amiga E eu desquitada! Graas a Deus! E voc no esta morta. S casada. E flerte no tem importncia. uma coisa toa.
( Marina e Gustavo trocam olhares. Terezinha em outro plano, sria. No quarto, Marina e Godofredo )

Marcel - Godofredo Promoo. Veja s voc.

Pagu - Marina Parabns meu filho. Reconheceram afinal.

Diego - Godofredo J era sem tempo. Quinze anos de firma.

Rosana - Marina Parece ontem. E quinze anos de casamento tambm.

Martina - Godofredo - L trabalho. Aqui alegria.


(Sai. Junto com a filha na rua. )

( Beija Marina na testa).

Volto a noite.

Adriano - Terezinha Cuido da mame, papai.

Marcel - Godofredo Voc uma boa filha Terezinha. Deus cuida de voc ento. Batata.

(Saem. Marina e a Amiga)

Pagu - Marina Penso nele o tempo todo!

( Aparece Gustavo )

Diego - Amiga Batata. Sabia.

Rosana - Marina Mas eu sou casada!

Diego - Amiga Ora, fulana!

Martina - Amiga - Voc pensa o que? Que mulher casada paraleleppedo? Tinha graa.

Adriano - Marina E minha filha?

Marcel - Amiga ( Num muxoxo ) Manda sua filha lamber sabo!

( Godofredo no quarto, entra Marina )

Pagu - Godofredo Minha filha, viajem urgente. Problema na contabilidade. Acho que desviaram algum. Em dois dias estou de volta. Ento comemoramos
Sai )

DIego - Marina ( Murmura ) Baita comemorao.

( Marina e Gustavo se cruzam )

Rosana - Gustavo Preciso bater um papinho contigo!

Martina - Marina Quando?

Adriano - Gustavo Logo mais.

Marcel - Marina E onde?

Pagu - Gustavo - No jardim, Ok?

Diego - Marina ( Num sopro de voz) Cuidado com a minha filha!

( No confessionrio )

Rosana - Marina Padre. Deus que me perdoe. No me do bem com ela. Minha filha! O que eu fiz pra essa menina? Sei l. De fato. Acho que no fiz nada. Eu no sou a me que devia ser. Padre. ( Num esforo ) Que desgraa. No gosto da minha filha. At acariciar me angustia. Parece uma estranha. Deus que me perdoe, parece coisa de outras encarnaes. Desculpa. Loucura.

( Terezinha sria em outro plano )

Martina - Marina ( Com a amiga ) apenas flerte. Parece loucura! Estou nos cus.

Adriano - Amiga Vocs esto bobeando! Ah se fosse comigo!

Marcel - Marina Sofro porque pensei que era feliz. No era. Quinze anos com Godofredo virou em nada. Amo este homem ( Numa espcie de angustia ) Amo este homem.

Pagu - Amiga Mergulha de cara! Mergulha de cara!

( Se cruzam no corredor Marina e Gustavo. Muito lentamente. Ele segura a sua mo. E beija. Terezinha sria em outro plano )

( Marina e amiga )

Diego - Marina ( Extasiada ) Gustavo me beijou na mo!

Rosana - Amiga Na mo? Martina - Marina Pois ! ( colocando a mo da amiga no seu peito )

Adriano - Amiga Vocs so duas moscas-mortas! Ora veja!

Marcel - Amiga Seu marido volta amanh. Esta pra ti. Ou agora ou nunca.

(Marina e Filha Terezinha, no quarto)

Pagu - Marina Durma bem querida. Estou ao lado, no quarto, se precisar.


( Beija a testa da filha. Sai. A filha limpa a testa, ela limpa os lbios.)

Ser que ela vai cismar de dormir comigo?

( No Jardim com Gustavo)

Diego - Gustavo ( Olhando nos olhos de Marina ) Uma vez s. Uma vez no so todas. Deixa a porta encostada, apenas encostadaA meia-noite, eu vou l esim?

Pagu, Martina e Rosana - Marina ( Num sopro ) Sim.

( Marina e a amiga )

Martina - Marina Imagina se minha filha sabe!

Adriano - Amiga Para de bobagens! Vai. Felicidades. A vida uma s. ( piscando o olho )

( No quarto. Gustavo entra. Beijos carcias. Luz diminui e volta. Manh seguinte. Marina penteando os cabelos. Terezinha com um copo na mo. As suas se olham fixamente.)

Marcel - Terezinha Eu me escondi atrs do guarda-vestidos Fiquei l a noite toda.( Trincando os dentes) Detrs do guarda vestidos.

Diego - Terezinha ( Numa resposta sumria ) beba isto. Apenas.

Rosana - Marina ( Pegou o copo, no compreendendo imediatamente, ergueu-o contra a luz e tornou a perguntar ) Mas isto o que?

Martina - Terezinha ( Com os lbios meigos ) Veneno.

( Marina apavorada mas sem coragem pra nenhuma reao )

Adriano - Terezinha - Ento, bebo eu. Ou tu ou eu. Uma de ns tem que beber.

( Marina olha assombrada )

Marcel - Terezinha - Ou tu ou eu. ( Repetia a menina. Marina Fechou os olhos, foi bebendo at
o fim. Vai deixando o brao cair. Larga o copo ento. )

( Msica )

Unidos na vida e na morte

( Asdrbal e Penaforte, numa festa em casa de famlia )

Pagu - Asdrbal Conheces aquela cara?

Diego - Penaforte - Qual delas?

Rosana - Asdrbal A de verde. Conheces?

Martina - Penaforte ( Que se dava com todo Odete. Boa pequena, mas tem um defeito.

mundo, reconhece )

Conheo. Chama-se

Adriano - Asdrbal Qual?

Marcel - Penaforte Gruda como carrapicho. No larga mais o sujeito. Abre o olho.

Pagu - Asdrbal Simptica. Jeitosa de corpo e de rosto. Batata. Vou tira ela pra danar.

Diego - Penaforte Abre o olho. Depois no diz que te no avisei. Isso gruda meu filho.

( Danam )

Rosana - Penaforte Que tal?

Martina - Asdrbal Mais ou menos. Gostei dos modos, das ideias da moa. ( Srdido ) o que eu chamo um rabinho premiado. Marcamos um cinema. Vamos ver uma fita de mocinho. Depois te conto.

(Tempo)

Adriano - Asdrbal ( Num desabafo ) Penaforte meu filho. Estou cheio!

Marcel - Penaforte Cheio de que?

Pagu - Asdrbal Da Odete. um chute, compreendeu? Um autntico chute! J no aguento mais!

Diego - Penaforte No te disse? Batata!

Rosana - Asdrbal ( Numa grande amargura ) Escuta a minha tragdia. O Pior, o pattico, que um flor de pequena, o anjo dos anjos, mas chata, coitada! Faz tudo que eu quero, nunca diz no, capaz de se atirar debaixo de um bonde por minha causa. Eu quero acabar com o negcio, mas no tenho um pretexto, no encontro um motivo. D um palpite. Devo fazer o que?

Marcel - Penaforte ( Coa a cabea incerto ) Sei l, rapaz! Talvez o golpe seja inventar um troo, pregar uma mentira bem cabeluda. Adriano - Asdrbal Como? Como?

Marcel - Penaforte ( explica ) Uma mentira que torne impossvel o romance. Odete uma menina sria, direita e outros bichos. Voc diz que , por exemplo, casado. Uma pequena como Odete no topa home casado, evidentemente. Pronto! E o namoro acaba!

Pagu - Asdrbal ( Animado esfrega as mos ) Boa ideia! Vou aplicar essa chave!
( Asdrbal com algum escrpulo diante da terna, abandonada e indefesa Odete)

Diego - Asdrbal Sabe minha filha, que esse vai ser o nosso ultimo encontro?

Rosana - Odete ( Assombrada ) Por que?

Martina - Asdrbal ( Vermelho da mentira cruel ) Pelo seguinte: Eu sou casado percebeu? Casado e.( Gaguejando ) Seria uma indignidade da minha parte continuar a iludir voc. Voc naturalmente, no h de querer namorar um homem casado No mesmo?

( Silncio. Asdrbal arregala os olhos, espiando a reao)

Adriano - Odete ( Comea a chorar. Asdrbal aliviado ) Vou te dizer uma coisa Asdrbal meu filho! Escuta bemEu quero voc e no o casamento. Meu problema amor, amor!

( Asdrbal apavorado nada diz )

Marcel - Odete ( Encostando a cabea no ombro de Asdrbal, chorando baixinho) Se voc puder casar comigo, muito bem, se no puder, pacincia. Preciso de voc, do seu carinho!

Pagu - Asdrbal ( Num desconforto monstruoso, pigarreia) E os outros?

Martina Asdrbal - Que diro teus parentes, teus conhecidos, teus vizinhos?

Diego - Odete ( Apaixonada ) No me interessam os outros. Interessa voc, s voc e mais ningum! (O abraa) Quero de ti apenas o seguinte: Que me digas, agora, neste momento, que gostas de mim. No precisa ser muito. Um pouquinho que seja! Fala! Gostas um tiquinho de mim? Gostas?

Rosana - Asdrbal ( Num total embarao ) Um tiquinho, gosto.

mim, esse tiquinho muito, tudo, ouviste?

( Asdrbal sai falando sozinho )

Adriano - Asdrbal - Essa a maior! A maior!


que sai gripado )

( Anda atordoado. Bate na casa de Penaforte,

Marcel - Penaforte Gripe de matar! O que foi meu filho. Aqui a uma hora dessas. Pagu - Asdrbal ( Esbravejando ) O tiro saiu pela culatra! Estou mais do que nunca amarrado! Diego - Penaforte ( cheio de coriza e humor sinistro ) Ests frito! E s tem um jeito: Emigra, rapaz, para a China, a Conchichina, o diabo que te carregue! Rosana - Asdrbal ( Desesperado ) Vou te dizer o seguinte: a convivncia com certas mulheres produz o cncer! No blague, no. batata! E se eu continuar com essa pequena, vendo esse pequena, conversando com essa pequena, vou acabar com cncer ou, no mnimo, Com lcera! Escreve!
( Tempo )

Martina - Penaforte Asdrbal! Meu filho! Como ? Acabaste o namoro? Adriano - Asdrbal ( vencido! Um mizerando! Pois sim! Sou um

Numa depresso pavorosa, quase gemendo )

Marcel - Penaforte ( Impressionado indaga ) E a pequena? Pagu - Asdrbal ( Ri sordidamente ) A Odete continua cada vez mais cada vez. No tem um defeito, uma falha, nada. a nica pequena perfeita, cem por cento, batata. Eu j me convenci do seguinte: No conseguirei, nunca, chut-la, nunca! Diego - Penaforte ( Tentando lhe animar um pouco.) Espera l! Tambm no assim! Ningum obrigado a namorar, ningum, carambolas! Desaparece, some!

Rosana - Asdrbal ( Soluando ) No posso! Ela iria atrs! Ela me perseguiria at os confins do quinto dos infernos! Ela me controla o tempo todo! Sabe de cada passo. Cada movimento. Me cerca de todo o jeito. Uma praga. Me liga as duas, trs, quatro da manh, na sada do trabalho ta l. Plantada. Na porta de casa, de novo! E se xingo! Se apelo pra ignorncia, ela diz ainda mais doce e meiga na maior humildade: No precisa que me ames, basta que eu te ame. Sinto nojo, dor de estomago. Me contrai as tripas. Nego carcias o tempo todo. Ela sussurra: No faz mal, no faz mal!
( Tempo )

( Asdrbal no mdico )

Martina - Asdrbal Pode dizer doutor! Diz de uma vez! Pode falar. De maneira bem clara! Pronuncia bem! Adriano - Mdico ( Consternado ) C n c e r.

Diego - Asdrbal Graas a Deus! Graas a Deus!


comea a agoniar. J quase morrendo Odete debrua sobre ele e diz )

( Corre para casa se atira na cama e

Marcel - Odete Ests vendo esse frasquinho? veneno. Morrerei contigo. At na morte estarei contigo. E te digo mais meu amor. Se for pra estar junto de ti, pouco me importa se vamos para o cu, ou para o inferno!
( Asdrbal com olhar cheio de pavor morre. )

( Msica )

Pagu - Sou um menino que v o amor pelo buraco da fechadura. Diego - Nunca fui outra coisa. Rosana - Nasci menino, hei de morrer menino. Martina - E o buraco da fechadura , realmente por onde olhei o mundo e ainda olho.

Adriano - Esta moldura, este silncio e o respirar annimo do lado de c, me move tanto quanto o que acontece l dentro. Pagu - Como menino curioso, ofegante, desvelo o particular de cada um. Os segredos de todos ns que seriam insuportveis de compartilhar. Diego - Sou ( e sempre fui ) um anjo pornogrfico.

FIM

Potrebbero piacerti anche