Sei sulla pagina 1di 16

Proposta para

Normas de Formatao das Teses de Doutoramento

De modo a reforar o reconhecimento associado actividade cientfica desenvolvida na Universidade de vora, o IIFA prope a definio de um conjunto de normas de formatao a adoptar na elaborao das Teses de Doutoramento. Este conjunto de normas de formatao tem como objectivo principal a normalizao e padronizao dos trabalhos acadmicos resultantes dos Cursos de Doutoramento em vigor na Universidade de vora. Importa referir que este conjunto de normas de formatao propostas teve como linha de orientao as normas existentes em outras Universidades Portuguesas: Universidade do Minho, Universidade Tcnica de Lisboa (FMV) e Universidade de Coimbra.

1. Linhas de Orientao para a organizao da Capa e Folhas de Rosto: Nome completo do autor Ttulo do trabalho Nome da unidade curricular, nome do curso e ano lectivo

2. Tipo de Papel: Dever ser utilizado papel normalizado em formato A4, de com branca,
com gramagem igual ou superior a 80 g/m2. Em casos excepcionais, como para a apresentao de imagens ou projectos, podem ser includas folhas em outro formato desde que dobradas ao tamanho normalizado A4.

3. Processamento de Texto: Recomenda-se ainda que o corpo do texto seja em


frente e verso, letra tipo NewsGtT que tenha uma dimenso de 12 para a letra do texto, e de 8 para a letra das notas de rodap. O espaamento entre linhas deve ser de 1,5, texto alinhado nas duas margens (justificado). Ttulos e subttulos: deve ser feito destaque relativamente ao corpo de texto, mantendo a fonte utilizada, aumentando o tamanho de texto e/ou colocando a negrito.

Cabealho e Rodap: nestes casos deve ser mantida a fonte, tamanho 10 e espaamento reduzido para 1.0. Utilizao de elementos auxiliares de escrita: Aspas ou itlico (s devem ser utilizadas quando se procede a citaes, destacar qualquer palavra de uso menos corrente ou estrangeira devem ser utilizados smbolos); Parntesis (utilizados apenas para referncias bibliogrficas consultada). No se sublinham palavras. Margens: O corpo do texto dever ser apresentado com a seguinte configurao margem esquerda 3 cm, margem direita 2 cm, superior 2.5, inferior 2. Em pginas apresentadas na horizontal - margem da lombada (superior) 3 cm, margem direita 2.5 cm, esquerdo 2.5, inferior 2. Evitar que o ltimo pargrafo de um captulo termine isolado no cimo de uma pgina e tambm que um ttulo ou subttulo surja na ltima linha de uma pgina.

4. Paginao: todas as pginas da tese devero ser numeradas a partir da pgina de


rosto (esta no deve ser numerada, mas deve ser contada). As pginas iniciais ou preliminares (agradecimentos, resumos, ndices, etc.) devem ser numeradas em algarismos romanos minsculos. O corpo do texto e anexos devem ser numerados de forma contnua em algarismos rabes. No caso da existncia de mais de um volume, todo o novo volume reinicia a numerao.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

4..1 4..2 4..3

Capa (conforme modelo recomendado) Pgina de Rosto (conforme modelo recomendado) Epgrafe: deve conter o(s) pensamento(s) ou frase(s) pertinente(s) servindo
como abertura como abertura trabalho e/ou das partes/captulos. Deve ser transcrita sem aspas, com espaamento entre linhas de 1,5cm, em fonte diferente (tamanho e estilo) do utilizado no corpo de texto, alinhado entre margens e com avano de 7,0 cm.

4..4

Dedicatria: A dedicatria um elemento opcional, no qual o candidato


presta uma homenagem ou dedica o trabalho a algum. A existir, a dedicatria

deve figurar em pgina prpria, (na pgina seguinte a epigrafe, caso exista, ou imediatamente a seguir pgina de rosto.

4..5

Agradecimentos: sendo um elemento opcional, no qual o candidato


dever registar o reconhecimento s pessoas e/ou instituies que contriburam de forma relevante para a elaborao do trabalho. A existirem, devem ser includos a seguir folha de rosto e depois das dedicatrias, se as houver.

4..6

Resumo: O resumo dever ser uma verso concisa e directa (precisa) do


texto destacando os aspectos de maior importncia e permitindo que qualquer leitor conhea o essencial do contedo do documento original sem precisar recorrer ao texto. Poder servir como instrumento de divulgao da tese/dissertao atravs da sua reproduo em peridicos especializados em resumos e indexao em bases de dados especializadas de mbito nacional e/ou internacional. Dever ser apresentado em portugus e em ingls (Abstract), no devendo exceder 150 palavras. Em primeiro lugar dever ser apresentado o texto em portugus a que se segue o texto em ingls. Para alm da utilizao destes dois idiomas, o resumo poder ser apresentado tambm noutro(s) idioma(s), logo aps o texto em ingls. No final do resumo devem constar at 5 palavras-chave, nos idiomas utilizados. O resumo dever ser includo imediatamente depois da pgina de rosto e, a existirem, aps as pginas de dedicatrias e agradecimentos (cf. apndice II). Sempre que a tese seja redigida em lngua estrangeira, mediante autorizao expressa do Conselho Cientfico, obrigatrio incluir o ttulo e um resumo em portugus.

4..7

Abreviaturas e Smbolos: Dever ser elaborada uma lista contendo a


totalidade das abreviaturas e smbolos, utilizados na tese/dissertao, com o seu significado, que dever ser inserida logo aps o resumo e antecedendo os ndices (cf. apndice II).

4..8

ndices: As teses/dissertaes devem apresentar ndices que permitam a


localizao dos temas e ttulos, quadros, figuras, imagens, e demais elementos considerados relevantes, no corpo do texto. Os ndices so apresentados aps o resumo e, a existirem, aps as listas de abreviatura e smbolos. O ndice,

sendo uma apresentao global da tese/dissertao, deve apresentar ttulos transcritos como aparecem no interior do trabalho e numerar todos os captulos e sub captulos, com excepo da Introduo, Concluso e Bibliografia, indicando em todas as entradas o nmero da pgina em que se localizam. A Ordem de apresentao dos ndices deve ser: ndice geral, ndice de quadros, grficos, figuras e fotografias, ndice remissivo (onomstico ou de nomes, assuntos ou temas), que devem ser colocados no final do volume principal da tese/dissertao (cf. apndice II).

ELEMENTOS TEXTUAIS: Os elementos textuais constituem-se da parte do


trabalho onde o tema/assunto apresentado e desenvolvido. A apresentao do texto poder ser organizada em partes, seces ou captulos, com ou sem subdivises, mas para que contribuam para maior clareza na tese/dissertao do assunto. Quando estruturada em seces ou em captulos, recomenda-se a utilizao da numerao romana progressiva, objectivando a sua indicao e acesso clere. Enquanto trabalho cientfico, a organizao das partes textuais das teses/dissertaes devem obedecer a uma sequncia de Introduo, Captulos/Parte /Seces (Desenvolvimento).

4..1

Citaes: As citaes so informaes retiradas de outras obras e/ou


autores, podendo ser apresentadas de forma directa ou indirecta: as citaes directas so aquelas em que o texto transcrito exactamente como aquele que figura no texto original, devendo ser devidamente referenciadas de acordo com as normas adoptadas; as citaes indirectas so aquelas em que a ideia do autor original apresentada, e no transcrita, com redaco pessoal, tambm aqui deve-se referenciar a fonte de acordo com as normas adoptadas. A utilizao das aspas () est restrita a citaes directas. Todas as citaes, directas ou indirectas, devero incluir a referncia do ltimo nome do autor e o ano da publicao. As citaes directas devem ainda incluir o nmero da pgina. Caso o autor do texto seja uma instituio ou nao essa a indicao que deve constar. As citaes directas, quando com mais de 40 palavras, so destacadas do texto, reduzindo-se o tamanho da letra, o espaamento entre pargrafos e aplicando-se um afastamento s margens de 5 cm no lado da lombada e de 3 cm do lado direito.

A citao directa com menos de 40 palavras feita no seguimento do texto. Deve ser utilizada uma norma reconhecida pela comunidade cientfica portuguesa e/ou internacional, recomendando-se a utilizao da norma da American Psychological Association (APA), 2001, mtodo (Autor, data, pgina). A norma adoptada deve ser referenciada na descrio da metodologia da tese/dissertao. A bibliografia deve ser apresentada por ordem alfabtica e, em seguida, por data de publicao (do mais recente para o mais antigo)

4..2

Notas: As notas, num trabalho acadmico, so indicaes ou aditamento ao


texto feitos pelo(a) autor(a), tradutor(a) ou editor(a). As notas so de dois tipos: notas de contedo (servem para fazer comentrios e explicitar elementos do texto) e notas de referncia (servem para indicar a fonte consultada). Todas as obras citadas em rodap devero constar tambm da bibliografia final. As notas, a existirem, devem ser apresentadas no rodap das pginas em que so mencionadas, devidamente numeradas.

4..3

Figuras, Imagens, Grficos e Quadros: Todas as figuras, imagens,


grficos e quadros devem ser numerados, devidamente legendados e referenciada a fonte. As figuras, imagens, grficos e quadros constituiro sequncias numricas distintas. As fotografias, a existir, devem ser

consideradas figuras pelo que devem apresentar uma legenda indicativa, para alm da fonte, e data alusiva. Os mapas, cartas e demais elementos de representao geogrfica devem, preferencialmente, ser orientados a norte e sempre com a indicao do sentido deste ponto cardeal. Devem ainda apresentar informao relativa a escala de representao. Os grficos e quadros, para alm dos elementos referidos, devem ainda apresentar um ttulo que permita a sua correcta identificao. A apresentao de grficos obriga a apresentao de quadro com os dados constantes.

4..4

Concluso: A concluso da tese/dissertao deve ser apresentada aps o


ltimo captulo e preceder a bibliografia. Na concluso deve-se retomar o problema inicial abordado na Introduo e revelar as principais contribuies da investigao, a consistncia das metodologias utilizadas e os resultado da investigao, avaliando em que aspectos os objectivos do trabalho so

confirmados ou infirmados. Para alm de relevar os aspectos mais marcantes da sua pesquisa, o autor deve identificar as novas pistas de investigao suscitadas pela sua dissertao/tese. A concluso dever ser um texto sinttico e de reflexo final do(s) tema(s) abordado(s).

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS: Os elementos ps-textuais constituem-se das


partes complementares do texto com o propsito de documentar, esclarecer, confirmar as ideias ou ilustrar os dados apresentados ao longo da tese/dissertao. Enquanto trabalho cientfico, a organizao das partes ps-textuais das teses/dissertaes devem obedecer a uma sequncia de referncias bibliogrficas, glossrio, ndices remissivos ou onomsticos e, apndices/anexos.

4..1

Bibliografia: A bibliografia dever ser inserida aps a ltima pgina da


concluso devendo estar devidamente organizada. A bibliografia divide-se em: Bibliografia citada e Bibliografia de referncia das diferentes reas abordadas na tese/dissertao. Dever ser utilizada uma norma reconhecida pela comunidade cientfica portuguesa e/ou internacional (Apndice III).

4..2

Glossrio: As teses/dissertaes apresentam Glossrio, sendo este a


explicao dos termos tcnicos, verbetes ou expresses que constem do texto, estando organizado alfabeticamente.

4..3

ndices Remissivos: As teses/dissertaes apresentam ndices que


permitam a localizao especfica de termos, de nomes (onomsticos), de acontecimentos, de assuntos () contidos no texto. O ndice remissivo deve ser ordenado alfabeticamente indicando a localizao no corpo da tese/dissertao (nmero de pgina).

4..4

Apndices e Anexos: As teses/dissertaes que apresentem apndices e


anexos devem introduzi-lo a seguir ao ndice remissivo. Os apndices e anexos devem apresentar documentos, materiais e/ou outras informaes

complementares ao texto e que no se adequam ao corpo do trabalho. Devem ser includos somente quando imprescindvel compreenso de temas e/ou assuntos tratados na tese/dissertao. Os apndices e anexos devem ser devidamente identificados, numerados e ordenados sequencialmente podendo

constituir volumes independentes. Podem ainda ser apresentados em formato digital no editvel, em suporte CD, seguindo o disposto no Regulamento Geral Apndices: Englobam materiais elaborados pelo autor(a) tais como grficos, quadros, tabelas, tradues, organogramas e esquemas que prestem informao relevante para a compreenso do trabalho. S devem figurar nos apndices informaes previamente referenciadas no texto. As informaes so total ou parcialmente da responsabilidade do autor. Anexos: Englobam documentos, que no sendo elaborados pelo autor, serviram de base para a construo do estudo, ou facilitam a compreenso da tese/dissertao. S devem figurar nos anexos documentos e/ou materiais previamente referenciados no corpo do trabalho. Podem ser manuscritos ou impressos.

10. A verso digital das teses e dissertaes deve obedecer s seguintes orientaes:
a. Ser constituda por um nico ficheiro (se este for de dimenso igual ou inferior a 10 Mb), ou um nmero limitado de ficheiros (no caso de teses com dimenso superior a 10 Mb). No caso de teses e dissertaes constitudas por mais de um ficheiro recomenda-se a sua diviso em trs ou quatro ficheiros: Capa e pginas iniciais (Capa, folha de rosto, agradecimentos, resumos e ndice/sumrio); Corpo do Texto (o texto de tese ou dissertao); Bibliografia e Anexos (num nico ficheiro ou em dois ficheiros separados); b. Ser apresentada em formato PDF (componentes textuais). Podem ainda ser includos ficheiro(s) de imagem, udio ou multimdia, preferencialmente em formatos normalizados e no-proprietrios.

As regras para citao e apresentao das referncias bibliogrficas que se sugerem neste documento so traduzidas/adaptadas das normas da American Psychological Association APA, as quais constituem um bom exemplo do tipo de normas utilizadas na escrita de textos cientficos. 1 - Formato da lista de Referncias Bibliogrficas 1. A lista de referncias bibliogrficas deve iniciar-se numa nova pgina, com o ttulo de Bibliografia no topo, e a numerao das suas pginas deve ser continuada da seco anterior, correspondente ao corpo do texto.

2. Cada referncia deve ser escrita no mesmo tipo de letra usado no texto, com espaamento de uma linha, com alinhamento esquerda e direita (justificado), e com a primeira linha pendente em 1,25 cm. 3. Deixar uma linha de espao entre cada referncia bibliogrfica. 4. Apresentar as referncias por ordem alfabtica, pelo apelido dos autores. 5. As referncias a vrios estudos do mesmo autor so apresentadas por ordem cronolgica, do mais antigo para o mais recente. 6. Quando coincidirem autores e datas, utilizar a primeira letra do ttulo como critrio para listar as referncias por ordem alfabtica. 7. Ao repetir nomes de autores no substituir por travesses ou traos. No usar os comandos sublinhado ou negrito nesta seco. 8. S a primeira palavra do ttulo iniciada por letra maiscula. 9. Ver lista de bibliografia adicional no final deste anexo como exemplo do formato a adoptar.

2 - Normas de Citao

Todos os estudos referidos devem ser acompanhados das datas de publicao. Os nomes dos autores cujos trabalhos so citados devem ser seguidos da data de publicao. A citao literal de um texto deve ser indicada colocando o trecho entre aspas e deve incluir a referncia ao nmero da pgina da publicao do qual foi copiado. Citaes de mais de trs linhas devem ser apresentadas como novo pargrafo, com margens interior e exterior aumentadas de 1 cm relativamente ao estipulado para o corpo do texto e sem aspas. Evitar citaes secundrias, quando o original puder ser recuperado com facilidade. Quando necessrio, informar no corpo do texto o nome do autor que faz a citao original e a data de publicao do estudo, e, em nota, a referncia bibliogrfica original. Apenas a obra efectivamente consultada deve ser listada nas referncias bibliogrficas. No usar os termos apud, op. cit., id. ibidem etc. Utilizar preferentemente formas tais como: citado por, obra citada acima, idem, etc. Todos os estudos citados no texto devem ser apresentados na lista de referncias bibliogrficas. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer naquela seco.

3 - Exemplos de Citaes no Corpo do Texto Os exemplos abaixo descritos so apenas algumas das muitas possibilidades de citao. Consultar o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5 edio) para verificar as normas exigidas para os demais tipos de referncia. A citao de referncia identifica, de uma forma breve, a fonte (ideia ou excerto) e permite ao leitor localiz-la na lista de referncias bibliogrficas, no final do trabalho. Estas referncias so colocadas entre parntesis no corpo do texto. E devem ser apresentadas sob a forma (autores, data).

3.1. Obras de um s autor

Colocar entre parnteses o ltimo nome do autor e o ano de publicao.

Exemplo: Num estudo recente sobre tempos de reaco (Walker, 2000) Se o nome do autor parte da narrativa, colocar entre parnteses apenas o ano da publicao.

Exemplo: Walker (2000) comparou os tempos de reaco 3.2. Obras de vrios autores Quando uma obra tem dois autores, citar sempre ambos os nomes, ligados por &, todas as vezes que a referncia ocorrer: Exemplo: Os resultados num estudo recente (Petrie & Watson, 2006) apresentam valores semelhantes Quando os autores so inseridos no corpo de texto utiliza-se o e e menciona-se a data:

Exemplo: Os trabalhos desenvolvidos por Petrie e Watson (2006) evidenciaram

Quando a obra tiver trs, quatro ou cinco autores, citar todos os autores apenas na primeira vez que a referncia ocorrer (Weaver, St.Jean & Steiner, 2005). Nas subsequentes citaes usar apenas o nome do primeiro autor seguido de et al.: (Weaver et al., 2005).

Quando a obra tiver seis ou mais autores referir em todas as citaes (primeira e seguintes) apenas o apelido do primeiro autor seguido de et al. e a data. Porm, na lista referncias bibliogrficas todos os nomes dos autores devero ser mencionados.

3.3. Obras de autores colectivos Os autores colectivos (associaes, ministrios, grupos de trabalho, ) so referidos, por extenso, sempre que ocorrem no texto. Se os autores colectivos so facilmente identificveis, cit-los por extenso apenas na primeira vez. Exemplo: Primeira citao: (Organizao das Naes Unidas [ONU], 2006) Subsequentes citaes: (ONU, 2006) Quando se utiliza uma citao deve-se utilizar as aspas duplas () no caso de se tratar de uma transcrio curta (at 40 palavras de texto), e, referir o autor, a data e a pgina da obra onde foi retirado o excerto do texto. No caso da transcrio ser traduzida deve-se referir ainda a expresso traduo livre aps o nmero da pgina. ainda de acrescentar que a citao inserida no prprio texto utilizando o mesmo tipo de caracteres do texto. Exemplo: Na realidade, as relaes entre a sade e o trabalho revestem-se de uma grande complexidade, no so nem unvocas nem instantneas (Gollac & Volkoff, 2000, p.23, traduo livre). Quando se utiliza uma transcrio longa (superior a 40 palavras de texto) deve-se optar pela citao em

bloco deve ser destacada do texto e no apresentada entre aspas referindo, igualmente, o autor, a data e a pgina da obra onde foi retirado o excerto do texto. No caso da transcrio ser traduzida deve-se referir ainda a expresso traduo livre aps o nmero da pgina. ainda de acrescentar que a citao em bloco deve ser escrita num tipo de letra mais reduzido do que a utilizada no texto. Exemplo: Nesta perspectiva, a centralidade atribuda aco do homem novamente partilhada e reforada a propsito do conceito e da vivncia da sade, () para o homem, viver tambm conhecer. Eu sinto-me bem na medida em que me sinto capaz de assumir as responsabilidades dos meus actos, de trazer as coisas existncia e de criar entre as coisas relaes que no existiriam sem mim, mas que no seriam o que so sem elas. E, por isso, eu tenho necessidade de aprender a conhecer o que elas so para as mudar (Canguilhem, 2002, p.68, traduo livre). 3.4. Comunicaes pessoais Para entrevistas, cartas, e-mails e outras comunicaes pessoa-a-pessoa, deve citar-se o nome da pessoa que fez a comunicao, o facto de que se trata de uma comunicao pessoal, e a data da comunicao. As comunicaes pessoais no so includas na lista de referncias, pois no estando publicadas no possvel o leitor aceder-lhes. Exemplo: de citao no texto: (E. Robbins, comunicao pessoal, Janeiro 4, 2001) ou E. Robins referiu ter aplicado essa tcnica com xito total (comunicao pessoal, Janeiro 4, 2001).

4 - Exemplos de referncias bibliogrficas a incluir na lista de Bibliografia Os elementos primrios numa referncia bibliogrfica so normalmente os mesmos, para todos os tipos de documentao e para todos os estilos de citao, embora a ordem pela qual so apresentados possa variar. Estes elementos incluem: autor, ano de publicao, ttulo, informao relativa edio (n de edio, editora, local de publicao, ) e localizao da informao na obra (volume, pginas da obra ou pginas relativas publicao referenciada). Dependendo da natureza do documento, teremos de acrescentar outra informao (ISBN, ISSN, CD, DVD, VHS, Em linha, CD-ROM, URL, ) 4.1. DOCUMENTOS IMPRESSOS LIVRO Apelido Autor, Maisculas das iniciais dos primeiros nomes. (Eds.). (data). Ttulo do livro: subttulo . (edio.) [s a partir da 2]. Local de edio: Editora. Livro de um s autor ou s um editor: Cooper, J.E. (Ed.). (2002). Birds and prey: Health & disease. (3th ed.). Oxford: Blackwell Science Ltd, Blackwell Publishing.

Costa, J. (1995). Caracterizao e constituio do solo. (5 edio). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. Cox, S. (Ed.) (2005). Precision livestock farming05. Wageningen, The Netherlands: Wageningen Academic Publishers. Greene, C.E. (1998). Infectious diseases of the dog and cat. (2nd ed.). Philadelphia: WB Saunders Co. Livro de vrios autores: Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K. & Walter, P. (2002). Molecular biology of the cell . (4th ed.). London: GSGarland Science, Taylor & Francis Group. Braverman, A.S. & Brenner, D.J. (1973). Progress in molecular and subcellular biology 3 . New York: SpringerVerlag. Cantor, C.R. & Smith, C.L. (1999) Genomics: The science and technology behind the human genome project. (2nd ed.). New York, NY: John Wiley & Sons. Clarkson, M.J. & Winter, A.C. (1997). A handbook for the sheep clinician. (5th ed.). Liverpool: Liverpool University Press. Ferreira, J.C., Strecht, A., Ribeiro, J.R., Soeiro, A. & Cotrim, G. (1999). Manual de agricultura biolgica: Fertilizao e proteco das plantas para uma agricultura sustentvel . (2 edio). Lisboa: AGROBIO. Autor colectivo (organismo, instituio): Ministrio da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas (1997). Cdigo de Boas Prticas Agrcolas para a proteco da gua contra a poluio com nitratos de origem agrcola . Lisboa: MADRP. Ministrio da Cincia e da Tecnologia (1996). Indicadores bibliomtricos de produo cientifica portuguesa. Lisboa: JNICT. Office International des pizooties (2004). OIE international standards on antimicrobial resistance, 2003. Paris: OIE. Sem autor ou editor Dicionrio de pseudnimos de Albino Lapa (1980). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Merriam-Websters collegiate dictionary (10th ed.). (1993). Springfield, MA: Merriam- Webster. Vrias obras do mesmo autor: Se o mesmo autor tiver vrias referncias estas devem ser listadas por ordem cronolgica. Se tiver vrias publicaes no mesmo ano deve acrescentar-se uma letra de sufixo ao ano da publicao, utilizando-se a primeira letra do ttulo como critrio para listar as referncias por ordem alfabtica. Pfeiffer, D.U. (2003). Animal Tuberculosis. In P.D.O. Davies (Ed.), Clinical Tuberculosis. (3rd Ed.). (pp. 449458). London: Arnold.

Pfeiffer, D.U. (2004a). Can computerised information systems lead to more effective surveillance and monitoring of food safety? In F.J.M. Smulders & J.D. Collins, (Eds.), Risk management strategies: Monitoring and surveillance. (pp.69-80). Wageningen, The Netherlands: Wageningen Academic Publishers. Pfeiffer, D.U. (2004b). Geographical information science and spatial analysis in animal health. In P.A. Durr & A.C. Gatrell (Eds.), GIS and spatial analysis in veterinary science. (pp.119-144). Wallingford, UK: CABI Publishing. Pfeiffer, D.U. (2006). Communicating risk and uncertainty in relation to development and implementation of disease control policies. Veterinary Microbiology, 112, 259-264. PARTE DE LIVRO Apelido Autor, Maisculas das iniciais dos primeiros nomes. (data). Ttulo do captulo/parte da obra. In Maisculas das iniciais dos primeiros nomes Apelido (Eds.*), Ttulo da obra completa: subttulo, (edio ou paginao) [s a partir da 2]. Local de edio: Editor. *Esta meno s se coloca no caso de estar expressa junto ao nome do Autor da obra Captulo de livro Pfeiffer, D.U. (2003). Animal tuberculosis. In P.D.O. Davies (Ed.), Clinical tuberculosis. (3rd ed.). (pp. 449458). London: Arnold. Pfeiffer, D.U. (2004). Geographical information science and spatial analysis in animal health. In P.A. Durr & A.C. Gatrell (Eds.), GIS and spatial analysis in veterinary science . (pp.119-144). Wallingford, Oxfordshire, UK: CABI Publishing. Reilly, P.R. (1997). Laws to regulate the use of genetic information. In M. A.Rothstein (Ed.), Genetic secrets: protecting privacy and confidentiality in the genetic era . (pp.369- 391). New Haven: Yale University Press.

DISSERTAES OU PROVAS ACADMICAS ltimo nome do autor, Iniciais dos outros nomes. (Ano da publicao). Ttulo da prova/ dissertao. Natureza da prova/dissertao. Local: entidade onde foi apresentada. Tese de mestrado ou de doutoramento Monteiro, M.H.G.V. (1999). Aspectos reprodutivos de fmeas da raa suna alentejana. Dissertao de Mestrado em Produo Animal. Lisboa: Faculdade de Medicina Veterinria - Universidade Tcnica de Lisboa.

Horta-Monteiro, M.C.S.M. (1994). Utilizao de gua residual urbana na cultura de azevm (lolium multiflorum lam.). Tese de Mestrado em Nutrio Vegetal, Fertilidade do Solo e Fertilizao. Lisboa: Instituto Superior de Agronomia - Universidade Tcnica de Lisboa. Tingle, C.C.D. (1985). Biological control of the glasshouse mealy bug using parasitic hymenoptera . Ph.D. Thesis. London: Department of Biological Sciences, Wye College, University of London. PUBLICAO PERIDICA / REVISTA Apelido Autor, Maisculas das iniciais dos primeiros nomes (data). Ttulo do artigo: Subttulo do artigo, Ttulo da revista, vol.(n ou supl.), pginas. Artigo de uma revista cientfica: Pfeiffer, D.U. (2006). Communicating risk and uncertainty in relation to development and implementation of disease control policies. Veterinary Microbiology, 112, 259-264. Ramrez, P.M., Castro, E. & Ibez, J.H. (2001). Reutilizao de guas residuais depuradas provenientes da ETAR de Albacete (S.E. Espanha) em campos hortcolas. Tecnologias do Ambiente, 44, 48-51. Sadiq, M. & Alam, I. (1997). Lead contamination of groundwater in an industrial complex. Water, Air and Soil Pollution, 98, 167-177. Artigo de um jornal ou de uma revista no cientfica: Barringer, F. (1993, March 7). Where many elderly live, signs of the future. The New York Times, p. 12. Henry, W.A., III (1990, April 9). Making the grade in todays schools. Time, 135, 28-31. Artigo ou resumo (abstract) publicado em livro de resumos (proceedings) Apelido Autor, Maisculas das iniciais dos primeiros nomes. (Ano). Ttulo do artigo. In Maisculas das iniciais dos primeiros nomes, Apelido (Eds.*) Ttulo completo dos proceedings da conferncia: Subttulo**, [Nome da coleco, n], (pginas). Local de publicao: Editora. *Quando houver editores ** Subttulo inclui local e data de realizao da conferncia quando fornecido na publicao Exemplos: Scharf, G. & Hertzberg, H. (2000). Epidemiology and prophylaxis of endoparasitic infections in cow-calf herds in Switzerland. In D. Gagnaux, & J.R. Poffet (Eds.), Proceedings of the 5th International Symposium on Livestock Farming Systems: Integrating Animal Science Advances into the Search for Sustainability, Posieux, Fribourg, Switzerland, 19-20 August 1999, EAAP Publication, 97, pp.231-235. Wageningen, The Netherlands: Wageningen Pers. Miller, W. (1976). A state-transition model of epidemic foot-and-mouth disease. In P.R. Ellis, A.P.M. Shaw, &

A.J. Stephens (Eds.), Proceedings of an International Symposium: New Techniques in Veterinary Epidemiology and Economics, Reading, UK, 12 -15 July, pp. 56-60. Nota: se s o resumo (abstract) do artigo aparece nos proceedings, deve colocar-se aps o ttulo entre parnteses rectos [abstract] antes do ponto final. Exemplo: McGreevy, P. & McLean, A. (2006). Ethological challenges for the working horse and the Lmitations of ethological solutions in training [abstract]. In M. Minero, E. Canali, A. Warren-Smith, A. McLean, D. Goodwin, M. Zetterqvist, N. Waran, & P. McGreevy (Eds.), Proceedings of the 2nd International Equitation Science Symposium, Milano, Italy, 19-20 September, p.19. Brescia, Italy: Fondazione Iniziative Zooprofilattiche e Zootecniche. Se o resumo est disponvel na Internet e foi consultado on-line ento no necessrio referir local de publicao e editora. Se tambm uma cpia da verso em papel e foi consultado apenas on-line, aps o ttulo, deve incluir-se tambm entre parntesis rectos [verso electrnica], antes do ponto final: Exemplo: McGreevy, P. & McLean, A. (2006). Ethological challenges for the working horse and the limitations of ethological solutions in training [abstract] [verso electrnica]. In M. Minero, E. Canali, A. Warren-Smith, A. McLean, D. Goodwin, M. Zetterqvist, N. Waran, & P. McGreevy (Eds.), Proceedings of the 2nd International Equitation Science Symposium, Milano, Italy, 19-20 September , p.19. Acedido em Fev. 27, 2008 em: http://documenti. fondiz.it/65.pdf

DOCUMENTOS LEGISLATIVOS (LEIS, DECRETOS, PORTARIAS, DESPACHOS) Tipo de documento, n e data de publicao. Nome da publicao e n. Entidade/organismo responsvel. Local de publicao. Portaria e norma: Portaria n 809/90 de 10 de Setembro. Dirio da Repblica n 209/90 - I Srie . Ministrio da Agricultura, Pescas e Alimentao, da Sade e do Ambiente e Recursos Naturais. Lisboa. NP 405-1 (1994). Norma Portuguesa para referncias bibliogrficas: Documentos impressos . Instituto Portugus da Qualidade, Ministrio da Industria e Energia. Lisboa. 4.2. DOCUMENTOS DIGITAIS As fontes bibliogrficas electrnicas incluem bases de dados em linha, publicaes peridicas em linha (e.g. revistas cientficas, jornais cientficos ou newsletters), documentos em Web sites ou pginas Web, grupos de discusso Web, etc.

Website Apelido Autor, Maisculas das iniciais dos primeiros nomes ou Autor colectivo (data). Ttulo da webpage: subttulo se necessrio. (Data em que se acedeu informao). URL: (Endereo visvel na janela de consulta: <http://...>). The Owl at Purdue University (2008). APA formatting and style guide. Acedido em Fev. 7, 2008, disponvel em: http://owl.english.purdue.edu/owl/resource/560/01/ Biblioteca Pblica de vora (2005). Tutorial de Literacia da Informao. Acedido em Fev. 7, 2008, em http://www.evora.net/bpe/Linfo/default.htm Peridico on-line Fredrickson, B.L. (n. d.). Cultivating positive emotions to optimize health and well-being. Prevention & Treatment, 3, Article 0001a. Acedido em Fev. 9, 2004, disponvel em

http://journals.apa.org/prevention/volume3/pre0030001a.html Altman, D.G. (1998). Confidence intervals for the number needed to treat. BMJ, 317;1309- 1312. Acedido em Dez.12, 2007, disponvel em: http://bmj.com/cgi/content/full/317/7168/1309 Livro on-line Goldman, E. (1914). The social significance of the modern drama. Boston: Richard G. Badger. Acedido em Fev 7, 2008, from University of California Berkeley Digital Library Sunsite website:

http://sunsite.berkeley.edu/Goldman/Writings/Drama/index.html

4.3. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS A referncia bibliogrfica de documentos audiovisuais deve incluir os seguintes elementos: nome e funo do responsvel principal (e.g. realizador, produtor), data, ttulo, [suporte], Local de realizao e nome do distribuidor Seim, H.B. (real.) (2006). Advanced emergency surgery. [DVD]. Colorado: VideoVet. Clayton-Jones, G. (prod) (1983). Specialised bandaging techniques: video 8 [Registo video VHS]. London: Royal Veterinary College - Unit for Veterinary Continuing Education.

BIBLIOGRAFIA American Psychological Association (2008). APA style. Acedido em Fev. 7, 2008. Disponvel em http://www.apastyle.org American Psychological Association (2007). APA style guide to electronic references . Washington: American Psychological Association. Biblioteca Pblica de vora (2005). Tutorial de Literacia da Informao . Acedido em Fev. 7, 2008. Disponvel em http://www.evora.net/bpe/Linfo/default.htm Cerveira, M.E. (2002). A Referncia bibliogrfica de documentos impressos e electrnicos: Anlise das normas NP 405-1 e ISO-690-2. Revista da Faculdade de Letras: Cincias e Tcnicas do Patrimnio, I, 111-128. Malmfors, B., Garnsworthy, P. & Grossman, M. (2005). Writing and presenting scientific papers. (2nd ed.). Nottingham: Nottingham University Press. NP 405-1 (1994). Norma Portuguesa para referncias bibliogrficas: Documentos impressos . Instituto Portugus da Qualidade, Ministrio da Industria e Energia. Lisboa. NP 405-2 (1998). Norma Portuguesa para referncias bibliogrficas: Parte 2: Materiais no livro. Instituto Portugus da Qualidade, Ministrio da Industria e Energia. Lisboa. NP 405-3 (2000). Norma Portuguesa para referncias bibliogrficas: Parte 3: Documentos no publicados. Instituto Portugus da Qualidade, Ministrio da Industria e Energia. Lisboa. Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro cientfico usando o word. (3 ed.). Lisboa: Edies Silabo Lda The Owl at Purdue University (2008) APA formatting and style guide. Acedido em Fev. 7, 2008. Disponvel em http://owl.english.purdue.edu/owl/printable/560/

Potrebbero piacerti anche