Sei sulla pagina 1di 13

Hospital Geral Santo Antnio

Gonartrose
Trabalho realizado por : Jos Pedro

Porto, Outubro de 2006

Artrose definio

Doena articular de carcter no inflamatrio e degenerativo, que aparece geralmente nos idosos e produz deformidades visveis das articulaes que afecta, a qual acompanhada de dor e rigidez.

Fisiopatologia
Factores de risco: Sexo; Idade; Profisso; Obesidade; Deformidades congnitas Causas: Fracturas femorais e/ou da rtula; Leses ligamentares; M posio da rotula; Deformidades do joelho do genum varum ou valgum.

Gonartrose

Femoro-patelar

Femoro-tibial

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas dos pacientes portadores de gonartrose segundo Moreira (2001), so os seguintes:

- Dor na poro anterior do joelho, podendo localizar-se interna ou externamente; - Crepitao palpvel e excepcionalmente audvel; - Espasmo e atrofia da musculatura articular circundante; - Limitao da amplitude articular, sem anquilose como regra; - Sinais discretos de inflamao articular, raramente acentuados; -Bloqueio e sndrome rotular ( mais frequente na artrose Femoropatelar); - Deformidade articular.

Exames de diagnstico
-Exame fsico:
-

aumento de volume da articulao; atrofia do quadrcipedes; dor a palpao das interlinhas articulares e mobilizao da rtula; crepitao palpvel a flexo-extenso;

Exames Radiolgicos; Artroscopia; RM.

Tratamento
O tratamento da gonartrose basicamente sintomtico, mas na actualidade j se pode realizar algum controlo da sua sintomatologia e evoluo.
-

Identificao de alguns factores de risco passveis de interveno;

-O uso do calor, tem a propriedade de: -Aliviar a dor; -Aumentar a flexibilidade dos tecidos msculo-tendnosos; -Diminuir a rigidez das articulaes; -Melhora o espasmo muscular e a circulao; -A crioterapia promove a: -Diminuio do espasmo muscular; -Alvio da dor; -Previne o edema e diminui as reaces inflamatrias. - A termoterapia e a crioterapia so recursos que, reduzem a sintomatologia dolorosa, preparando a regio afectada para a aplicao de outras tcnicas teraputicas, como uso de ondas curtas, ultrasons e calor hmido e seco.

Tratamento cirrgico:
-Osteotomias que so usadas para corrigir uma alterao biomecnica,

como o joelho genum varum e valgum;


-

Artroplastias totais que substituem a estrutura articular e diminuem a dor, alm de melhorar a funo ( PTJ);

-Artrodeses so menos comuns, sendo realizadas basicamente para aliviar a dor e restaurar a estabilidade da articulao.

Diagnsticos/Intervenes de Enfermagem

Auto-cuidado: higiene e vesturio; Assistir no autocuidado de higiene e vesturio; Mobilidade Vigiar mobilidade; Realizar exerccios isomtricos; Gerir o ambiente; Providenciar meios auxiliares de marcha e ensinar como utilizalos.

Posicionamento Executar tcnicas de posicionamento.

Diagnsticos/Intervenes de Enfermagem

Transferir-se; Assistir a pessoa na transferncia . Dor Monitorizar a dor atravs da escala da dor; Crioterapia; Colocar o doente em posio anti-algica; Gerir analgesia prescrita. Edema Vigiar perfuso tecidual perifrica; Elevao do membro afectado;

Diagnsticos/Intervenes de Enfermagem

Ansiedade Ouvir o doente; Esclarecer qualquer duvida existente; Gerir ambiente fsico; Administrar ansiolticos se prescritos.

Ferida cirrgica Vigiar penso da ferida cirrgica; Executar tratamento ferida cirrgica.

Artrose secundria do joelho (Femoro-tibial) aps ruptura do ligamento cruzado anterior.

Artrose femoral tratada cirurgicamente por PTJ

Bibliografia

BRUNNER & SUDDART; Tratado de Enfermem Mdico-Cirrgica; Vol. 2; 10 Edio; Rio de Janeiro; 2005; Guanabara Koogan; ISBN: 85-277-1057-9

PIEIRO, PREZ,LEYVA; Dicionrio das Cincias da Sade; Alfragide; 1997; Editora McGraw-Hill; ISBN: 972-8298-21-8 www.forumenfermagem.org!

http://www.wgate.com.br/fisioweb

Potrebbero piacerti anche