Sei sulla pagina 1di 6

Explique detalhadamente o conceito de sistema fsico e o conceitos de volume de controlo.

Sistema fsico Todas as leis fisicas da mecanica so estabelecidas para um sistema, que definido na sua composio por uma quantidade arbitrria de massa, com um identidade fixa. As fronteiras do sistema marcam a separao do exterior, este ultimo desigando por vizinhana. As leis fisicas da mecanica que descrevem as consequencias das interaces do sistema com a sua vizinhana sao: lei da continuidade, lei da conservao da quamtidade de mov. Linear , lei da conservao da quantidade de movimento angular, equao da conservao da energia e a 2 lei da termodinamica. Volume de controlo uma regio do espa, movel ou fixa, atravessada por um fluido em movimento (escoamento) qual se aplicam os principios da fisica usualmente utilizados em sistemas termodinamicos. Um volume de controlo serve para quantificar os fluxos das diferentes grandezas (massa, quantidade de movimento e energia) atraves da superficie que o limita (s.c.) bem como as variaes destas grandezas no seu interior.

Explique o significado fsico de perda de carga devida a um escoamento permanente a baixas velocidades e em que o trabalho viscoso desprezvel.
a diferena entre a altura disponivel de coluna de fluido a montante e altura disponivel de coluna de fluido a jusante, representando a perda de energia por atrito viscoso. As perdas por atrito viscoso ocorrem em todos os escoamentos reais, sendo consequencia da dissipao viscosa, que converte energia mecanica em energia interna no recuperavel e em calor transmitido.

Identifique e explique a seguinte equao- Resolva a mesma para o caso de um escoamento permanente unidimensional aplicado a um volume de controlo com apenas uma entrada e duas sadas e em que as foras de presso resultantes sobre as seces de controlo no sejam nulas.

Equao da conservao da quantidade de movimento linear. A- Taxa de variao temporal de momento linear no VC (zero se oescoamento for estacionrio ou permanente) B- Caudal de momento linear que entra/sai atravs da SC (por analogia com o caudal mssico) A varivel V representa a velocidade do fluido, relativamente, a um referencial de inrcia. O termo F representa o vector resultante da adio de todas as foras aplicadas nas superficies dos fluidos e envolventes slidas, interceptadas pela fronteira do volume de controlo, somadas com todas as foras actuando na massa do volume de controlo.

Considere a seguinte equao.

Identifique e explique de forma completa o seu significado fisico. Proceda respectiva simplificao para o caso especfico de volume de controlo, com uma seco de admisso e duas de descarga, percorrido por um escoamento estacionrio e incompressvel.
Lei da conservao da massa. Serve para quantificar a taxa de variao de massa dentro do volume de controlo, num determinado intervalo de tempo. A - Taxa de variao temporal de massa no VC (zero se o escoamento for estacionrio ou permanente); B - Caudal mssico que entra/sai atravs da SC.

Considere a seguinte equao.

Identifique a equao e proceda sua intefrao para escoamento estacionrio e incompressvel, descrevendo as hipteses simplificativas assumidas.
Equao de Bernoulli na forma diferencial, para escoamento sem atrito, no estacionrio, ao longo de uma linha de corrente

Considere a seguinte equao.

Identifique e explique de forma completa o significado dos diversos termos que a constituem. Enumere tambm as condies que tm que se verificar para que esta equao seja aplicvel.
Equao de bernoulli 1 termo presso esttica (energia interna por unidade de volume de fluido) 2 termo presso dinmica (energia cintica por unidade de volune de fluido) 3 termo altura de presses (energia potencial por unidade de volume de fluido) 4 termo (depois igualdade) enerigia total por unidade de volume de fluido Condies de aplicao: Escoamento estacionrio Escoamento incompressvel (para gases o n mach menor ou igual 0,3) Escoamento sem atrito Ao longo da mesma linha de corrente Sem trabalho de eixo (bombas e/ou turbinas) Sem trocas de calor

Diga o que entende por linha piezomtrica? Em que que ela difere da linha de energia? Sob que condies ambas as linhas coincidem com a superficie livre de um lquido
A linha piezomtrica mostra a altura correspondente elevao Z mais a altura de presso, a altura a que se elevaria o lquido num tubo piezomtrico ligado ao escoamento. A diferena entre elas a altura de velocidades; A linha piezomtrica coincide com a sup. Livre de um lquido em escoamentos de superfcie livre/ em repouso.

Identifique a equao e defina o que cada um dos termos representa, bem como hipoteses simplificativas subjacentes sua formulao.

Equao da conservao da massa aplicada a um escoamento unidimensional com nmero finito de entradas e sadas. 1 termo taxa de variao temporal da massa 2 termo variao de caudal massico nas entradas e saidas da superficie de controlo

Potrebbero piacerti anche