Sei sulla pagina 1di 4

Etapas Evolutiva de um Filhos de Santo

Em almas e Angola, o ingresso do filho de Santo no Terreiro acontece aps uma limpeza espiritual denominada sacudimento ou como mais conhecido hoje em dia eb. Essa limpeza realizada na Casa das Almas, na praia ou na cachoeira que serve como pr-requisito para a futura participao na corrente e nos trabalhos medinicos. Aps a limpeza o novato levado ao terreiro onde recebe o Amaci. Nesse momento, o futuro mdium assume definitivamente um compromisso de acender durante 7 sexta-feiras ou segundas-feiras uma vela de cera para o Anjo de Guarda, acompanhada de um copo de gua do lado esquerdo. O amaci utilizado nesse primeiro momento produzido na sexta-feira santa .So ervas que so colhidas quando no so expostas ao sol ( antes das 6hras/ depois das 18hras) pois com os raios solares as plantas realizam a fotossntese e esse momento no bom colher as folhas. Trata-se de um lquido sagrado feito com seiva das ervas amassadas pelos prprios mdiuns e com as bebidas representado Entidades espirituais (Menos Exu e PombaGira) e Orixs conforme a tabela:

Esse composto usando durante o ano todo, principalmente nas obrigaes de camarinha, nos batizados e em determinados trabalhos de limpeza. so guardados normalmente em pegi e conservado em garrafes de 5 litros ou garrafas peti. Aps ingressas na corrente ( Trabalhos espirituais) o mdium passa por um perodo de desenvolvimento. Nesse perodo desenvolvida a mediunidade e o novato passa a ser conhecido como mdium em desenvolvimento. O desenvolvimento realizado nas quartas-feiras, s participam desses trabalhos os mdiuns mais antigos da casa, que auxiliam a Me de Santo dirigente do terreiro. Nesses trabalhos o mdium passa a "girar" com o seu pai e me de cabea, ou seja aps o jogo de bzio so vistos os Orixs do futuro mdium e so esses que sero chamados a desenvolver o iniciado. Durante alguns meses ( ou anos conforme o mdium ) essa pessoa s pode receber o Pai e a Me de Cabea.

Durante o perodo o mdium passa pelo batismo. Nesse momento recebe a guia de Anjo de guarda ( Colar com contas brancas / leitosas). O batismo s pode ser realizado em situaes muito especificas: na Sexta- feira Santa, na Cachoeiras ou em semana de Obrigao de Camarinha ( Na sexta-feira). O mdium escolhe um padrinho e uma madrinha que representam dois santos da Igreja Catlica. O padrinho representa o Santo Catlico e a Madrinha a Santa Catlica. O Sincretismo muito presente no ritual Almas e Angola.

As Sete Etapas Evolutivas de um Filho de Santo


Primeira-Etapa : Batismo Segunda-Etapa: Obori Terceira-Etapa: Feitura de Pai Pequeno ou Me Pequena Quarta- Etapa: Feitura de Bab ou Babala Quinta -Etapa: Reforo de Sete Anos Sexta- Etapa: Reforo de Quatorze Anos Stima - Etapa: Reforo de Vinte e um Anos.

As obrigaes aps o Obori devem ser realizadas respeitando um intervalo de sete anos, pois assim, aps passar por todas as etapas, o Pai ou Me de santo recebem a denominao de Tata no santo ( Pai velho ou Me Velha no Santo). Isso faz com que mdium do Ritual Almas e Angolas firme , desenvolva e aperfeioe seu Orix, ao decorrer do desenvolvimento das faculdades medinicas onde o filho de santo galga os sete passos em direo ao assentamento de seu orix em seu ori (palava em nago que significa cabea ou coroa). Para cada Etapa o mdium submetido a uma srie de obrigaes, principalmente a partir da terceira etapa, ou seja, obrigaes de Pai ou Me Pequena. Para Realizar essas obrigaes o mdium, obrigatoriamente, dever ter passado pelo batismo e pelo Obori. Nessa obrigao chamada Camarinha que tem incio na Segunda-Feira, o mdium recebe a coroa do seu Orix Maior, que segue em uma serie de ritos at a Sexta Feira onde ser coroado o mdium para o seu Orix dominante, ou o que chamamos Orix de frente. Aps cada obrigao realizada, o mdium sai na chamada festiva "Sada de Camarinha" onde recebe as guias (colares) diferentes, cada guia contendo 5 fios, a de Oxal, e dos seus Pais, Orix masculino e Orix Feminino. O mdium Oborizado possui apenas uma guia branca leitosa e duas do Pai e Me de cabea. Um Orix

Exemplo: : Cor da sua Guia Correspondente

Oxal : Branca Leitosa Nan : Lils Cristal ou Leitosa Xang : Marrom Cristal Ogum: Vermelho Cristal Oxum: Azul Cristal

Oxossi: Verde Cristal Ians : Amarelo cristal ou coral (laranja) Bejada: Azul claro e Rosa Almas : Branco (em numero maior) e preto Ex/ Pomba Gira: Vermelho e preto ou Preto (em numero maior) e branco.

Aps a obrigao de Bab ou Babala o mdium passa a usar uma guia branca e uma toda colorida, onde esto representados todos os Orixs. No reforo de sete anos o mdium recebe uma guia com sete finos da cor do seu Orix maior, intercalada com sete firmas representando o segundo Orix. Na Obrigao de Quatorze anos o mdium recebe uma guia com 16 fios da cor do seu Orix Maior e uma outra guia, tambm de fios representando o segundo Orix. A segunda Guia recebe o nmero de fios conforme o nmero correspondente ao Orix. Exemplo: Numerologia dos Orixs Oxal : 10 Oxagui: 08 Iemanj: 09 Xang: 04/ 12 Nan: 13 Ogum: 03/ 14 Oxum: 5 Oxossi: 06 Ians : 11 Obaluai: 13 Ex/ Pomba Gira: 1/ 7 Ibeji: 2

Aps a obrigao de 21 anos o mdium recebe uma guia toda feita de bzios denominada Braj. Essa guia representa para o mdium a "ltima" etapa ritualstica dentro do ritual de Almas e Angola.

Potrebbero piacerti anche