Sei sulla pagina 1di 38

1

INTRODUO

O presente trabalho apresentar a empresa PEDIU,CHEGOU. O tipo de empresa foi escolhido aps estudos nas reas atuantes, que mostraram que o ramo de bebidas no estado de Pernambuco altamente lucrativo, detectando, pois essa lucratividade houve a ideia de proporcionar uma facilidade de acesso para os consumidores visando obteno de lucro para a empresa. A PEDIU,CHEGOU visa atender ao mercado de distribuio de bebidas, alcolicas ou no, buscando se sobressair dentre as outras empresas que executam o mesmo tipo de servio. Apresenta-se, portanto, uma srie de aspectos inovadores para garantir para a empresa uma vantagem competitiva diante das outras j existentes. No que se refere ao publico alvo da organizao, ser atendido todas as demandas sociais, lembrando que por se tratar de uma empresa que distribui bebidas alcolicas a idade para obteno dos nossos servios obrigatoriamente maior de 18 anos. importante levar em considerao que a entidade trabalhar seguindo as normas estabelecidas pela lei e que apresentar uma atitude de acordo com os pilares da sustentabilidade: ser socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente vivel. Alm disso levou-se em considerao os futuros eventos que ocorrero no Brasil, principalmente a Copa do Mundo da Fdration Internationale de Football Association FIFA.

2 SUMRIO EXECUTIVO

2.1 Enunciado do projeto

Este projeto apresenta a empresa PEDIU,CHEGOU. Empresa que tem por objetivo instalar seu escritrio Na Estrada do Arraial, n1220, no bairro de Casa Amarela. O negcio similar s empresas que so conhecidas por atuarem no campo da distribuio de bebidas. A inovao da empresa PEDIU,CHEGOU se d no fornecimento de bebidas geladas ou no, vinte quatro horas por dia, todos os dias da semana, no endereo solicitado pelo cliente, em grande ou pequena quantidade e no menor tempo possvel; satisfazendo e surpreendendo o cliente. O negcio visa atender as exigncias pedidas, estabelecendo um mercado potencial, a competncia dos responsveis, e os fatores que divergem a empresa das outras organizaes de mesmo servio. Aps o conhecimento de mercado a empresa buscar as medidas necessrias para o desenvolvimento e amadurecimento dentro de um cenrio de mercado regido por concorrncia.

2.2 Competncia dos responsveis

Ana Carolina Machado de Arajo, formada em Administrao pela Faculdade de Cincias da Administrao de Pernambuco (FCAP), com ps-graduao em Gesto de Negcios pela FCAP. Possui experincia de 3 (trs) anos como gerente geral da Jodibe, empresa de distribuio e comercializao de produtos da Ambev, de Arcoverde. Atualmente cursando Logstica na Faculdade Boa Viagem (FBV). Carla Cybele Lucena de Souza, formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Master in Business Administration (MBA) em Gesto em Marketing e Vendas. Possui experincia profissional de 2 (dois) anos como Gerente Comercial da Ampla. Atualmente cursando Logstica na FBV.

Janine Cndida Bezerra, formada em Administrao pela UFPE, com MBA em Gesto de Pessoas pela FBV. Com experincia profissional de 2 (dois) anos como Supervisor de Recursos Humanos do Estaleiro Atlntico Sul. Atualmente cursando Logstica na FBV. Leny Falco de Moura Neta, formada em Cincias Contbeis pela UFPE, com MBA em Finanas pela FBV. Com experincia profissional de 3 (trs) anos na rea financeira, sendo Gerente de Contas no Banco do Brasil. Atualmente cursando Logstica na FBV. Paulo Jorge de Mello Cah , formado em Administrao pela UFPE, com MBA em Logstica pela FBV. Possui experincia de 4 (quatro) anos exercida na Distribuio e Logstica de Pernambuco (DLP), com o cargo de Gerente Logstico. Atualmente cursando Logstica na FBV. Williane Torres de Lima, formada em Engenharia da Computao pela UFPE, com MBA em Gesto da Tecnologia da Informao pela mesma instituio. Com experincia de 2 (dois) anos no Porto Digital, desenvolvendo softwares. Atualmente cursando Logstica na FBV.

2.3 Os produtos e a tecnologia

A inovao a base para criao de novos negcios. Segundo o autor citado, atravs da inovao o indivduo responsvel pelos movimentos progressivos da economia. Alm de descobrir novas utilidades, quem inova capaz de gerar emprego e renda para a comunidade onde se localiza. A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante tanto na produo como na rea de servios. Tecnologias novas e aperfeioadas criam ou do suportes substitutivos de produtos, opes alternativas de servios e qualidade superior (TURBAN; MCLEAN,WETHERBE, 2002, p. 33). O tipo de inovao que a empresa oferecer atender e superar as expectativas e as necessidades dos clientes com servios de qualidade e atendimento estendido. Ser feita a distribuio de bebidas geladas ou no, em trs cidades (Jaboato, Recife e Olinda), que so as regies delimitadoras dos servios e que apresentam maior potencial de consumo em determinadas pocas do ano. Estar disponvel um web site para atendimento aos clientes com opo de fazer pedidos online, pois com os avanos tecnolgicos a maioria

dos clientes possuem computador e internet, portanto essa implementao ser feita visando a praticidade. Contudo, os processamentos de pedidos podero ser realizados atravs de Call Center prprio.

2.4 O mercado potencial

A distribuio ir abranger a regio central da cidade de Olinda, Jaboato dos Guararapes e Recife. No Recife mais especificadamente a Estrada do Arraial e um raio de cinco quilmetros, atingindo assim os bairros prximos a esta rea, mas poder atingir uma rea maior dependendo do sucesso do negcio. Por este motivo foi feita uma pesquisa no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, sobre o mercado potencial do estado de Pernambuco e os dados obtidos durante o perodo de 2010 foram que a populao estava em 8.796.448 pessoas e o produto interno bruto per capita do estado era de 10.821,55 reais. Sobre o crescimento do estado foi constatado que a taxa de pessoal ocupado assalariado de empresas cresceu, o que mostra a diminuio no desemprego principalmente nas reas de construo onde a taxa subiu em 47,91% , em demais dados possvel observar o favorecimento ao empreendedorismo, pois o nmero de empresas que permanecem ativas tem se tornado maior.

2.5 Elementos de diferenciao

A vantagem competitiva formular estratgias para sua empresa lidar com a competio do mercado. A lgica do posicionamento da firma na indstria expressa uma adaptao externa, na qual a escolha da estratgia correta permite firma adaptar-se estrutura da indstria. (BATISTA; CAMPOS,2003). Para eles, as qualidades prprias das vantagens competitivas so: raridade, ser difcil de imitar e difcil de substituir. Segundo os autores, o empreendedor que desenvolve vantagens competitivas inovador, pois para encontrar essa vantagem necessrio compreender as necessidades do usurio e isto representa o desafio estratgico.

Visando atender as exigncias dos clientes, a empresa disponibiliza um servio 24 horas para atender satisfatoriamente todos os consumidores. Sabendo da grande necessidade de se viver num mundo sustentvel, a empresa no visa apenas o lucro, mas tambm visa atender a um mercado de sustentabilidade crescente. Com isso a empresa apresentar um programa de logstica reversa, que ir cuidar do lixo deixado pelos clientes sobre o produto do nosso servio. A empresa disponibilizar de um sistema de coleta para auxiliar a reciclagem do alumnio com as latinhas. Haver tambm um fluxo reverso das garrafas de vidro e plsticos que sero devolvidas e levadas para a melhor forma de reaproveitamento. A vantagem competitiva da empresa ser apresentar um servio de entrega que procurar ser o mais eficiente possvel, colocando esse aspecto como um ponto de destaque na organizao.

3 A EMPRESA

3.1 Misso

Qual o propsito de uma empresa? Uma organizao lucrativa tem por objetivo a obteno de lucros financeiros, porm, o real propsito de uma entidade estabelecer uma misso e com ela projetar os objetivos necessrios para a sua realizao. A misso estabelece o propsito ou a razo de ser da organizao. Identificar a misso entender qual a necessidade do mercado (ou ambiente) a organizao atende, ou sua utilidade para os clientes. (MAXIMIANO, 2004, p. 165). A misso , portanto um mecanismo de identificar os objetivos de uma organizao, e a melhor forma de realiz-los atendendo a idealizao de seus criadores. Em linhas gerais a forma como a empresa ir ser conduzida de acordo com as vises de seus empreendedores.

Misso da PEDIU,CHEGOU Prestar um servio de entrega de bebidas 24 horas e sempre geladas, satisfazendo e

surpreendendo os clientes e respeitando as devidas leis que regem o setor.

3.2 Viso

Ao pensar em viso, deve-se responder a perguntas como: onde a empresa est, onde ela quer chegar e que recursos sero utilizados para atingir seus objetivos? Estas perguntas esto diretamente ligadas ao conceito de viso:
A viso representa o que a empresa pretende ser e, em termos amplos, o que pretende realizar. Consequentemente, uma declarao de viso articula a descrio ideal de uma organizao e molda o futuro pretendido. Em outras palavras, uma declarao de viso direciona a empresa para onde ela gostaria de estar nos prximos anos. (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2008, p. 16)

As vises so, portanto o que esperar de uma empresa. determinar o que a empresa quer ser daqui a meses ou at mesmo anos, tudo isso dependendo da mentalidade do

visionrio.Oobjetivo da empresa tentar atingir a essa viso e fazer dela uma misso e adquirir novas vises.

Viso da PEDIU,CHEGOU Ser reconhecida pela sua excelncia na qualidade de seus servios, aumentando a zona

de entrega e a quantidade de seus clientes, visando atingir a liderana no mercado de entrega de bebidas em Pernambuco.

3.3 Valores

A PEDIU,CHEGOU trabalhar seguindo valores como:

Integridade honrar os compromissos e agir com honestidade; tica praticar o bem, respeitando a dignidade das pessoas; Responsabilidade Social respeitar as leis e o meio ambiente tendo em vista que a empresa possui produtos de carter alcolicos, no ser permitido de nenhuma maneira a venda destes produtos para menores de 18 anos, agindo assim de acordo com a Lei Federal n 8069/1990 em seu artigo 81,II.

3.4 Objetivos Organizacionais

Para isso a empresa desenvolver o objetivo de anualmente ter um crescimento de 15%. Todos os trabalhos sero executados de maneira a atingir esse objetivo, trabalhando os setores individualmente e coletivamente para a sua realizao.

3.5 Estrutura Organizacional

Para o melhor funcionamento de uma organizao preciso existir uma estrutura que divida por departamentos ou setores e empresa de maneira para impulsionar seu desenvolvimento. Para isso as empresas formulam um organograma, dividindo os setores e buscando estabelecer uma diviso de trabalho das pessoas para que a empresa funcione de maneira correta. O organograma uma representao grfica da estrutura hierrquica da diviso do trabalho numa organizao. (BATEMAN; SNELL, 2006, p 163). Para as entidades de extrema importncia configurar um organograma tendo em vista o melhor desenvolvimento e amadurecimento da empresa. Dividir a organizao por setores facilita na compreenso das metas e estas por sua vez auxiliam para a realizao dos objetivos.

Estrutura Organizacional da PEDIU,CHEGOU A empresa apresentar uma estrutura organizacional funcional. Sendo dividida por

nveis hierrquicos comeando pelo presidente, passando pelos gerentes e terminando na rea operacional. O organograma da empresa apresentaria a seguinte estrutura:

Figura 1: Organograma da empresa Pediu, Chegou. Fonte: autoria prpria, 2013.

3.6 Sntese das Responsabilidades dos Dirigentes

A Presidente, Ana Carolina Machado de Arajo, cuidar das interaes com o ambiente externo da organizao, alm disso, ficar sobre sua responsabilidade estabelecer os objetivos a serem realizados em longo prazo. a figura representativa da empresa. A Gerente de Tecnologia da Informao, Williane Torres de Lima, ser responsvel pelas tecnologias aplicadas para o melhor funcionamento da empresa. Ficar responsvel

pelos sistemas utilizados nos pedidos feitos online e nos call centers e na assistncia desses sistemas. O Gerente de Produo, Paulo Jorge de Mello Cah, ser responsvel por todos os processos de produo da empresa, desde a entrada dos pedidos dos clientes, dos processos de armazenagem e estocagem e dos processos de transporte e entrega de mercadorias. At mesmo dos processos de retornos de mercadorias ao estabelecimento. A Gerente Comercial, Carla Cybele Lucena de Souza, ser responsvel pelo marketing da empresa, dos modos como os clientes sero atrados e das pesquisas de qualidade de servio da empresa. A Gerente Financeira, Leny Falco de Moura Neta, cuidar das partes de compras, para o reabastecimento dos estoques e das reas de contabilidade em geral da empresa. Sendo tambm dois gerentes, um para compras e outro para o setor financeiro. A Gerente de Recursos Humanos, Janine Cndida Bezerra, ficar responsvel pela obteno de pessoas para a empresa e pelo treinamento das mesmas de acordo com os valores da organizao. de responsabilidade dos recursos humanos formularem pesquisas para aproveitar o mximo o possvel as pessoas da empresa de modo que tanto as pessoas quanto as empresas lucrem com isso.

3.7 Parcerias

A empresa trabalhar com uma parceria com a LOCASERV, uma empresa que tem servios de terceirizao de limpeza e de entregas Express e delivery, onde o que garantir essa parceria ser que a PEDIU,CHEGOU ir disponibilizar o curso de formao de profissionais em atendimento ao cliente, e a LOCASERV ir diminuir o percentual de cobrana da empresa. 3.8 Planejamento Estratgico

Barreira a entrada de um setor Fator Conhecimento (Know How) Identificao com marcas j estabelecidas

Relevncia Alta Mdia

10

Regulamentaes (legislao) Necessidade de capital Tecnologia Concluso


Quadro 1 - Barreiras a entrada de um setor. Fonte: autoria prpria, 2013.

Alta Alta Mdia Alta

Poder de Negociao dos Fornecedores Fator Quantidade Custos de Mudana Ameaa Concreta de Integrao para Frente Concluso
Quadro 2 - Poder de Negociao dos Fornecedores. Fonte: autoria prpria, 2013.

Relevncia Alta Mdia Alta Alta

Poder de Negociao dos Compradores Fator Quantidade Os produtos vendidos so uma porcentagem significativa dos custos finais de um comprador Enfrenta custos de mudana Os compradores ameaam a integrao vertical para trs Fidelidade Concluso
Quadro 3 - Poder de Negociao dos Compradores. Fonte: autoria prpria, 2013.

Relevncia Alta Baixa

Baixa Baixa Alta Baixa

Rivalidade entre os Concorrentes Fator Tamanho (nmero de concorrentes) Velocidade de reao (Cortes frequentes de preo, Introduo de novos produtos, aumento dos servios ou das garantias para o cliente) Diferenciao Concluso
Quadro 4 - Rivalidade entre os Concorrentes. Fonte: autoria prpria, 2013.

Relevncia Alta Alta

Alta Alta

11

Produtos Substitutos Fator Quantidade Preo Qualidade Concluso

Relevncia Mdia Mdia Mdia Mdia

Quadro 5: Anlise das 5 foras de Potter - Produtos Substitutos. Fonte: autoria prpria, 2013.

4 PLANO DE OPERAES

4.1 Administrao

Assim, o processo administrativo o conjunto e sequncia das funes administrativas. (CHIAVENATO, 2004, p.15) A empresa contar com trs armazns localizados em reas especificas para atender as trs principais cidades de Pernambuco. Um dos armazns estar localizado na cidade do Recife, no bairro de Casa Amarela, na Estrada do Arraial. Outro armazm estar localizado na Rua Antonio Costa Azevedo, no bairro de Peixinhos em Olinda. E o ultimo armazm ser localizado em Jaboato dos Guararapes, na Avenida Barreto de Menezes em Prazeres. Alm dos trs armazns, a empresa contar com um escritrio, localizado prximo ao armazm do Recife. Alm da localizao dos armazns e do escritrio, a empresa contar com materiais e maquinas necessrias para o seu funcionamento adequado. Materiais e maquinas que podem ser citados na lista abaixo:

12

3 (trs) caminhes 12 (doze) computadores 20 (vinte) cadeiras 7 (sete) mesas 1 (um) balco 4 (quatro) ar condicionados 30 (trinta) Pallets 3 (trs) paleteiras manuais 3 (trs) paleteiras eltricas 6 (seis) telefones fixos 6 (seis) telefones mveis empresariais 4 (quatro) impressoras 3 (trs) GPS 3 (trs) carros tipo Fiorino 5 (cinco) armrios 1 (um) projetor

Outro fator que envolve a administrao a diviso hierrquica da empresa. Que contar com dois nveis hierrquicos como pode ser observado na figura 1. E demonstrado de acordo com o capitulo 3 no item 3.6 deste mesmo projeto. Onde so apresentadas as responsabilidades de cada gerente e do presidente.

4.2 Comercial

Segundo Magaldi (2009, p.74) O ponto de partida para uma boa estratgia comercial a definio dos objetivos comerciais corretos. A PEDIU, CHEGOU apresenta um plano comercial em que a satisfao do cliente prioridade. Ser feito mensalmente pesquisas de satisfao e aceitao da empresa, visando sempre melhorar a qualidade de atendimento.

13

O marketing da organizao ser sempre voltado em mostrar ao cliente que eles so as prioridades e que a empresa estar l para melhor atender e para superar as suas expectativas. Portanto a clientela estar diretamente ligada com os processos de produo. As vendas sero sempre voltadas para o que o cliente precisa nesse momento? Qual a preferncia dele nessa poca do ano? Por exemplo, durante as festividades de Semana Santa a demanda por vinhos aumentar, portanto a equipe de vendas estar devidamente preparada para atender a essa procura. Outro exemplo, em pocas de Copa do Mundo, a demanda por cervejas aumentar, logo a equipe ser novamente conduzida a atender as necessidades do cliente naquele momento. A estratgia de marketing ento bem simples, satisfazer e surpreender os clientes sempre, visando assim aumentar a lucratividade da empresa. Utilizando portanto uma propaganda mais prxima do cliente, com panfletos, e investimentos grandes em mdias sociais, de maneira a tentar impor a empresa nos crculos de clientes desejados.

4.3 Controle de qualidade

Os controles de qualidade so a pea chave do negcio. A qualidade dos servios prestados pela PEDIU, CHEGOU dever ser seu ponto de destaque mais forte. O conceito de qualidade depende do contexto em que aplicado, podendo considerar diversas percepes em relao qualidade, em face da subjetividade e a complexidade de seu significado.(OLIVEIRA et al., 2004, p. 9). A organizao visa manter um nvel elevadssimo de qualidade, e atendimento ao cliente. Como j citado no item 4.2, a empresa far uma pesquisa de satisfao dos clientes, para entender o que o publico precisa e saber se estar seguindo na direo correta. Detalhes como qualidade do servio, qualidade de atendimento, rapidez na entrega, disponibilidade a qualquer horrio, preo justo. Tudo isso reunido so fatores que constarem na pesquisa e que pesaram para aperfeioar o servio visando o crescimento da empresa de acordo com o seu pblico. A PEDIU, CHEGOU trabalhar junto com os clientes e para os clientes.

14

4.4 Terceirizao

O objetivo da terceirizao no apenas reduzir custos, como tambm conferir maior agilidade, flexibilidade e competitividade empresa. (OLIVEIRA et al., 2004, p. 150). Haver a necessidade de terceirizao dos servios de entregas apenas quando o transporte utilizado feito por motos. Alem disso a empresa buscara terceirizar os servios de empresas de limpeza, visando assim apresentar um ponto positivo na qualidade dos servios, a higiene dos locais de armazenagem. O principal objetivo em terceirizar diminuir as responsabilidades da empresa quanto aos funcionrios. Porm a organizao far um trabalho de treinamento para o atendimento dos clientes seguindo os valores apresentados pela entidade. Para isso a empresa utilizar os servios da Locaserv.

4.5 Sistema Logstico

A logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisio da matria-prima at o ponto de consumo final. (BALLOU, 2012, p24) Objetivando atender as necessidades dos clientes de forma rpida e cmoda, a empresa PEDIU, CHEGOU far uso de sistema logstico eficaz. Com isso, o cliente receber a mercadoria no menor tempo possvel visando praticidade. O pedido ser entregue por meio de transporte prprio da distribuidora no local desejado e no tempo esperado pelo consumidor, gerando assim mais comodidade e diminuio dos custos da empresa.

4.5.1 Produto Logstico

O produto sendo classificado com um tipo de servio deve ser composto de intangveis como convenincia, distino e qualidade. Entretanto, se o produto for um bem fsico, ele

15

tambm tem atributos fsicos, tais como peso, volume e forma, os quais tm influncia no custo logstico. Os produtos so divididos em bens de consumo e bens industriais, sendo os da nossa distribuio apenas os de consumo. Estes se dirigem aos consumidores finais. Os bens de consumo so divididos em: Bens de Convenincia, Bens de Comparao e Bens de Uso Especial. Os que oferecemos so os de convenincia, pois so aqueles comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa de loja. As mercadorias que a PEDIU, CHEGOU ir oferecer sero bebidas em geral, da melhor qualidade e ao melhor custo possvel. Ou seja, estaremos oferecendo um servio de entrega de bebidas, alcolicas ou no, de maneira rpida e eficiente, que atenda todas as expectativas dos clientes e que possa ser reconhecido pela qualidade desses servios. Para tal realizao dos principais objetivos da empresa necessrio aperfeioar ao Maximo seus processos visando reduo dos custos. Para isso necessrio organizar as atividades primrias, onde a empresa adota os seguintes procedimentos: Transportes: Parte dessa atividade ser terceirizada e parte ser prpria. A frota prpria ser destinada para entregas em grande quantidade. J a frota terceirizada ser utilizada para pequenas encomendas e o principal objetivo de possuir a reduo dos custos da empresa. Manuteno de Estoque: sendo de valor crucial para a empresa, ficar responsvel por decises como a quantidade necessria para sempre atender nossos clientes, ou se pouca quantidade de produtos determinarem o quanto se precisa encomendar e quando. Processamento de Pedidos: esta atividade e de extrema importncia para a empresa, tendo em vista que a empresa ir atuar 24h por dia. A facilidade que se tem de processar o pedido ocasionara na diminuio do tempo de entrega e poder garantir para a empresa um nvel de servio considerado excelente pelos clientes. Visto que o processamento de pedidos um dos processos de extrema importncia, apresenta-se abaixo o fluxo do processamento de pedidos:

Figura 2: Fluxo de Processamento de Pedidos. Fonte: autoria prpria, 2013.

J quando tratamos das atividades de apoio da empresa, podemos destacar:

16

Armazenagem: a armazenagem ser feita de maneira a facilitar o manuseio dos materiais. As bebidas estaro dispostas sobre paletes, e vo ser empilhadas, alcanado uma altura mxima de 1,5 metros. Alm disso, quando se tratar de produtos que apresentem um valor de compra mais elevado, a empresa disponibilizar uma armazenagem visando a segurana deste produto. Obteno: ser feita com uma interligao com o setor de compras, onde a empresa buscar obter o produto sempre que houver apenas 30% de sua totalidade, sem contar com a margem de segurana j existente. Manuseio de Materiais: os produtos dentro dos armazns sero manuseados por carrinhos hidrulicos ou paleteiras manuais e por empilhadeira eltrica. Embalagem: no ser da empresa a funo de fornecer as embalagens para os produtos. Pois a empresa trabalha prestando servios. de responsabilidade da empresa que as embalagens cheguem de maneira correta e sem nenhum tipo de rompimento. Programao do Produto ou Fluxo de Sada: aps a sada do produto dos armazns, a empresa monitorar os transportes at a chegada do produto nas mos dos clientes. Manuteno da Informao: as informaes dos produtos devero circular na empresa, desde a obteno ate o momento de distribuio. Abaixo podemos observar o fluxo da informao na organizao:

Fluxo de Informaes Fluxo de Informaes


Figura 3: Fluxo de Informaes. Fonte: autoria prpria, 2013

4.5.2 Nvel de Servio

17

Os objetivos dos sistemas logsticos so obter nveis de servios o mais elevado o possvel e custos totais menores o possvel. Compreender o que o cliente necessita essencial para qualquer empreendimento ter resultados satisfatrios. O nvel de servios logstico o fator-chave do conjunto de valores logsticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar a sua fidelidade. (BALLOU, 2012, p.73) O nvel de servio da PEDIU, CHEGOU avaliado de acordo com a satisfao dos clientes e alguns dos fatores que auxiliam para essa avaliao so: tempo decorrido entre o recebimento do pedido e a entrega das mercadorias, facilidade do cliente executar seu pedido, etc. Os nveis de servios podem ser classificados de acordo com o processo de transao do produto, sendo classificadas como servios de pr-transao, transao e ps-transao. Os servios de pr-transao exercem a funo de por no papel tudo que deve ser feito para se entregar o servio ou produto de maneira adequada aos clientes. J os servios de transao exercem a funo relacionada com os resultados obtidos com a entrega do servio ao cliente. E para finalizar os servios de ps-transao servem para apoiar os servios aps a entrega do produto ao cliente. A PEDIU, CHEGOU ir trabalhar visando na pr-transao por a poltica na empresa no papel e mostrando aos clientes para uma melhor relao entre a empresa e seus consumidores, apresentaremos uma poltica que ir fornecer com clareza se houver algum problema e iremos procurar solucionar o mais breve possvel esses problemas. Alem disso a relao com os clientes fundamental, logo seremos altamente flexveis, desde que no se tenha nenhum tipo de prejuzo para a entidade. Faremos ento um contrato de prestao de servios que ir conter todas as informaes necessrias para a aquisio de nossos servios e para no causar nenhum transtorno deixando tudo muito claro e explicado para os consumidores. Se o pedido for feito pela internet, esse contrato ser os termos para prestao dos servios. Quando se tratar dos elementos de transao, a empresa ir possuir um controle de estoque muito rgido para sempre atender a demanda do que o consumidor precisar. Alem disso o modo de transporte utilizado pela empresa ser o rodovirio, portanto, estaremos sempre atentos a localizao desses transportes para passarmos maiores informaes para os clientes, tentando assim criar uma fidelizao com os consumidores dos nossos servios. Ser ento executada as exigncias dos clientes feitas atravs do contrato de prestao de servios. Por fim, os elementos de ps-transao estaro sempre em constante contato com os clientes, para a melhor qualidade do servio. Produtos com avarias, ou prazos de validades

18

vencidos sero devolvidos e a prpria empresa ficar com a responsabilidade de fornecer meios para o retorno dos produtos. Tendo em vista que a empresa trabalha para sempre garantir a satisfao do seu cliente.

4.5.3 Localizao das Instalaes

A PEDIU, CHEGOU, conta com um escritrio central localizado na Estrada do Arraial, N 1220, no Bairro de Casa Amarela. Nesse escritrio ser alocado os departamentos de processamento de pedidos, de compras e financeiro, alem de o escritrio do presidente da empresa se encontrar tambm nesse recinto.

Figura 4: Localizao do escritrio da empresa. Fonte: Google maps, 2013.

Alm do escritrio existiro 3 armazns espalhados por 3 reas da Regio Metropolitana do Recife que so:

Armazm I localizado no municpio de Recife. Mas precisamente na Estrada do Arraial, N 2458, no bairro de Casa Amarela.

19

Figura 5: Localizao do armazm em Recife. Fonte: Google maps, 2013.

Armazm II localizado no municpio de Olinda. Na Rua Antonio Costa Azevedo, N 1266, no bairro de Peixinhos.

Figura 6: Localizao do armazm em Olinda. Fonte: Google maps, 2013.

Armazm III localizado no municpio de Jaboato dos Guararapes. Na Avenida Barreto de Menezes, N1182, no bairro de Prazeres.

20

Figura 7: Localizao do armazm em Jaboato dos Guararapes. Fonte: Google maps, 2013.

4.5.4 Processamento de pedido

So todas as atividades envolvidas a partir do momento que o cliente entra em contato com a empresa para disponibilizar suas vontades e o processo da empresa para atender esse pedido. Eles englobam os trabalhos burocrticos da empresas e a parte da organizao que est diretamente ligada com o atendimento ao cliente e o nvel de satisfao do mesmo. O tempo do processamento do pedido est diretamente ligada ao fluxo do pedido na empresa, sem um funcionamento correto dos processamentos de pedidos a organizao pode apresentar atrasos e o nvel de servio pode ser comprometido com isso. H, portanto a necessidade de existir todo um ciclo para processar os pedidos que auxiliam para a melhor qualidade do servio e a diminuio do tempo e do custo. O processamento de pedidos na PEDIU, CHEGOU ser feita de dois modos. Ou por Call Center, que seria a ligao feita diretamente para nossas atendentes que estaro 24 horas por dia conectadas para melhor servir aos consumidores. Ou ser feita atravs da internet, tambm podendo ser feitos a qualquer horrio e sem limite de pedidos. Com esses tipos de modos para entrar em contato com a empresa o cliente tem a garantia de servios prestados com a maior qualidade o possvel. A partir da comea a parte operacional da empresa destinada a atender as necessidades dos pedintes. O pedido ir para os nossos armazns e estes iro avaliar e disponibilizar para o consumidor seus pedidos.

21

4.5.4.1 Ciclo de pedido

O tempo transcorrido entre a colocao do pedido pelo cliente at sua entrega chamado de tempo de ciclo de pedido. (BALLOU, 2012, p.81) A apresentao de um ciclo bem elaborado de pedidos poder diminuir o tempo do processo de chegada dos produtos at os clientes. Seria, portanto uma otimizao do tempo o que resultaria na melhoria na qualidade dos servios e com isso o nvel de servio da empresa estaria gerando bons resultados. A figura 8 apresente o ciclo de pedidos da PEDIU, CHEGOU, nota-se que o fator mais importante neste processo o cliente, o ciclo inicia e termina por ele. A partir do momento que o cliente entra em contato com empresa, comea o processo de averiguao dos estoques para ver se os mesmo possuem o que o cliente deseja. Com a passagem do pedido para o armazm comea ento os primeiros procedimentos de movimentao desses materiais, lembrando que o manuseio deles parte importante no processo e principalmente no tempo de entrega dessas mercadorias. Aps a passagem pelo estoque o produto posto no transporte e em seguida direcionado para o cliente. Gerando assim um ciclo que comea no cliente e termina no cliente.
Figura 8: Ciclo do Pedido da empresa. Fonte: autoria prpria, 2013.

4.5.5 Sistema de armazenagem

Em uma empresa onde se consiste um ciclo de processamento de pedidos e um processo de estoques, a armazenagem de forma essencial para o desenvolvimento dessa organizao. Como na maioria das vezes a armazenagem feita em locais fixos, a escolha das localidades do armazm algo de grande importncia para a qualidade dos servios prestados. Aspectos como distancia dos fornecedores e demanda por produto ou servio oferecido so fatores que podem definir a localizao dos armazns.
Armazns ou centros de distribuio executam um papel chave para aumentar a eficincia da movimentao de mercadorias. Permitem a compensao eficaz dos custos de estocagem com menores custos de

22

transportes, ao mesmo tempo que mantm ou melhoram o nvel de servio. (BALLOU, 2012, p. 168)

A PEDIU, CHEGOU trabalha com quatro estruturas, sendo elas um escritrio e trs armazns, localizados como mostram as figuras 4, 5, 6 e 7. Cada um desses armazns atende a uma rea da Regio Metropolitana do Recife.

4.5.5.1 Fluxo de operaes de armazenagem

Figura 9: Fluxo de operaes da empresa. Fonte: autoria prpria, 2013.

O fluxo das operaes de armazenagem comea a partir da entrada dos produtos atravs dos fornecedores, e dos transportes do mesmo e aps a chegada do material comea os processos de armazenamento correto das mercadorias para garantir que as mesmas no apresentem avarias que ocasionariam o retorno do produto para a distribuidora. Alem disso h um setor de conferencia do material recebido, se houver algum erro no processo de entrega desses materiais, os fornecedores sero acionados para a soluo dos problemas. Ao chegar ao deposito, comeam as escolhas de melhor mtodo de armazenagem e estocagem do material. Pela PEDIU, CHEGOU fornecer bebidas sempre geladas, e a qualquer hora necessrio um armazenamento especifico e estratgico para diminuir os custos desse setor.

4.5.5.2 Equipamentos de acondicionamento de materiais

Os armazns da PEDIU, CHEGOU devero conter reas frigorificadas, para auxiliar e sempre manter as bebidas geladas para garantir o objeto de diferenciao da empresa, e armazns de mercadorias em geral, onde nesse processo ficar as bebidas sem a preciso de haver o refrigeramento dos produtos. Dentre as estruturas de depsitos, a melhor forma de estocagem para a empresa PEDIU, CHEGOU a de Estoque Sazonal ou de Antecipao. Esse tipo de estoque ocorre

23

quando a demanda por mercadorias varivel, logo h uma antecipao tentando visar o que o cliente poder pedir para sempre procurar atender a essa demanda e manter a qualidade do servio da empresa. Outro grande fator importante para o acondicionamento de materiais a embalagem, esse tipo de atividade j vem desde a fbrica, a PEDIU, CHEGOU no trabalha com a parte de fazer as embalagens, mas de procurar manter essas embalagens em nveis aceitveis para a distribuio do produto. Por fim de extrema importncia apresentar um fluxo de informaes dentro de um estoque para melhorar o nvel de servio dessa organizao. Com um processamento de pedido correto, um armazenamento e manuteno de estoques corretos, com fluxos de informaes, a empresa pode at apresentar uma diminuio no tempo de entrega e melhoramento na questo de satisfao dos clientes. As atividades de armazenagem apresentam alguns elementos que auxiliam seu desenvolvimento, dentre eles podemos destacar alguns elementos de acondicionamento dos materiais. Na organizao os principais aparelhos so os pallets. Que facilitam o manuseio dos produtos oferecidos pelos nossos servios de entregas. Vejamos abaixo uma imagem de um pallet de madeira, que ser o mais utilizado na empresa.

Figura 10: Pallets e estante porta pallets Fonte: www.manutencoesesuprimentos.com.br, 2011.

4.5.5.3 Equipamentos de movimentao de materiais

Por conta da flexibilidade de horrio a empresa apresentar uma quantidade grande de possibilidades de precisar mover os materiais. Fazer o manuseio correto delas pode ocasionar numa diminuio no tempo de entrega do produto e diminuio do ndice de dano ou perda do

24

produto ainda dentro dos armazns. Visto isso, a principal maneira de deslocar os produtos ocorrer por meio de equipamentos desenvolvidos para o manuseio dos pallets. Esses equipamentos sero: paleteiras manuais e eltricas. Alm dos equipamentos de manuseio, ser feita uma qualificao para os funcionrios manusearem de forma correta o material, pois essa tambm ser uma das formas de manuseio.
Figura 11: Exemplos de paleteiras. Fontes : www.tecmove.com.be e www.forklift-in-china.com, 2010.

A figura abaixo mostra o modo como as paleteiras so utilizadas, mostrando o processo que ocorrer na organizao.

Figura 12: Demonstrao da utilizao dos pallets e paleteira. Fonte www.pixmac.com.br, 2013.

25

4.5.5.4 Layout da rea de armazenagem

Como a empresa alm de possuir armazns, possui um escritrio, segue abaixo o layout do escritrio e do armazm.

Figura 13: Layout do escritrio central da empresa. Fonte: autoria prpria, 2013.

Figura 14: Layout da rea de armazenagem da empresa. Fonte: Autoria prpria, 2013.

26

5 PLANO DE MARKETING

5.1 Anlise de Mercado

Neste ponto a empresa apresentar o mercado em que tentar entrar, mostrando assim que a empresa busca conhecimento para entrar no mercado de bebidas. Foi feito, portanto pesquisas em torno desse mercado para definir as melhores condies de abertura da empresa.

5.1.1 Setor

O que a PEDIU, CHEGOU fornecer ao cliente no o produto bebida, uma vez que este pode ser comprado em qualquer estabelecimento comercial que venda, mas sim o servio de entrega desses produtos nas condies desejadas, proporcionando assim maior comodidade e flexibilidade aos clientes. Portanto, o setor econmico de atuao ser o tercirio tendo em vista o que este setor lida com os servios. 5.1.2 Clientela

"Cliente designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha um papel no processo de troca ou transao com uma empresa ou organizao." (BRETZKE, 2006, p. 38). A empresa PEDIU CHEGOU, prioriza um atendimento de qualidade para atrair o mximo de clientes possvel e incentiv-los no somente a consumir o servio ofertado, mas tambm a criar uma relao de fidelidade. Bretzke (2006, p. 38) descreve consumidor como: "[...] se referem aos indivduos e s famlias que compram ou adquirem produtos e servios para consumo pessoal. Para que os consumidores adquiram nossos produtos, a distribuidora busca acompanhar as mudanas no mercado oferecendo a distribuio de bebidas geladas, ou naturais, vinte e quatro horas por

27

dia e em todos os dias da semana. O que no feito por nenhuma outra empresa em nossa rea de abrangncia. A empresa objetiva atender clientes com a faixa etria entre dezoito e sessenta anos de idade, de ambos os gneros e que obtenham nveis de renda iguais ou maiores a correspondente a um salrio mnimo, pois trabalharemos com bebidas de variados preos, sendo alguns relativamente acessveis, para atender a vrias classes sociais.

5.1.3 Segmentao

A estrutura de mercado da empresa a de concorrncia monopolstica, pois existem vrias distribuidoras que atuam na rea de distribuio de bebidas, mas a empresa possui horrio de atendimento e produtos diferenciados, como por exemplo os brindes que sero dados aos clientes para incentiv-los a comprar mais vezes e serviro tambm como propaganda, pois todos tero a marca da empresa, telefone para contato e web site onde podem efetuar pedidos via internet. Os brindes so:

Embalagens de proteo fsica e trmica para garrafas de bebidas alcolicas, popularmente conhecidas como camisinhas. Estas sero dadas a clientes que efetuarem, ou efetuam com frequncia, compras altas e mdias.

Chaveiros personalizados, dados como brindes a clientes que efetuarem, ou efetuam frequentemente, compras mdias. Ims de geladeira personalizados, dados como brindes a clientes que efetuarem, ou efetuam eventualmente, compras altas, mdias e baixas.

Os brindes sero feitos com materiais de boa qualidade e estes so comprados de empresas que se dispuseram a produzi-los, com as quais a PEDIU CHEGOU tem a pretenso de formar parcerias, mas as parcerias podero ser afetadas se o mesmo produto for oferecido por alguma das concorrentes das empresas fornecedoras, por um preo mais baixo. O mercado de distribuio de bebidas est em constante crescimento, o nmero de consumidores de bebidas alcolicas aumentou e tende a aumentar ainda mais e com a rgida lei que regula o consumo de lcool para motoristas, a procura por servios de entrega se tornou intensa. Com base nessas informaes iremos criar nosso delivery, sendo a bebida alcolica o principal objeto de venda e a distribuio da mesma ao cliente o nosso foco.

28

5.1.4 Concorrncia

A concorrncia abrange todas as ofertas e os substitutos rivais, reis e potenciais que um comprador possa considerar. (KOTLER; KELLER, 2012, p. 10). Entre os concorrentes da empresa Pediu, Chegou Delivery LTDA esto a empresa Valter Gs e Bebidas, a distribuidora Ayres Bebidas, Mais Uma Delivery, Patuscadas Delivery, Ligeirinho Drinks Delivery, Ah Geladinha Delivery, Saideira Delivery e a Paulinho Bebidas que efetuam distribuio de bebidas em Olinda, Recife e Jaboato dos Guararapes. Contudo, os horrios de atendimento no so vinte e quatro horas, j que todos trabalham em horrios especficos ou comerciais.

5.1.5 Fornecedores

Os fornecedores constituem um elo importante no sistema geral de entrega de valor para o cliente da empresa. Eles oferecem os recursos necessrios para a empresa produzir seus bens e servios. (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p.57). Atualmente a empresa no possui nenhuma relao de fidelizao com fornecedores especficos. Portanto, este ser o que nos fornecer mercadorias em maior quantidade, com melhor prazo e preo mais baixo. Inicialmente as compras sero feitas diretamente das fbricas de bebidas, pois essas vendem produtos a preos acessveis. 5.2 Estratgia de marketing

O plano de marketing ttico delineia tticas especficas de marketing, incluindo tticas de propaganda, formas de comercializao, preos, canais e servios. (KOTLER, 2000, p.86). Para a obteno de um melhor desenvolvimento da empresa, necessrio realizar um planejamento estratgico voltado para o marketing empregado na empresa. Assim melhorando o desenvolvimento na empresa e causando crescimento dela.

29

5.2.1 Produto

A logstica em si atua com um produto/servio; e o sistema logstico deve garantir a satisfao em relao ao produto ou servio da empresa. De acordo com Ballou (2012, p. 94) O que uma firma oferece ao cliente com seu produto satisfao. Conforme Kotler e Armstrong (2007, p. 200) Definimos produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciao, aquisio, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade. Uma empresa de produto (bem fsico), sua produo chamada de bem tangvel; e uma empresa que o produto seja um servio, sua produo chamada de bem intangvel. O produto vendido e o servio prestado. Os bens tangveis podem ser tocados e manipulados, ou seja, so bens fsicos (carro, TV, geladeira, etc). J os bens intangveis no podem ser tocados, pois so meramente servios. Embora um determinado servio possua um elemento tangvel, como por exemplo: aluguel de carro, a realizao do servio continuar sendo intangvel. Os produtos possuem classificaes que podem indicar uma melhor estratgia logstica dentro de uma determinada organizao. Eles se dividem em: bens de consumo e bens industriais ou bens de capital. Conforme Ballou (2012, p. 95), Bens de consumo dirigem-se aos consumidores finais. So aqueles bens utilizados para consumo do cliente (pessoa fsica), e se dividem em trs tipos: bens de convenincia, bens de comparao e bens de uso especial. Os bens de convenincia so aqueles comprados rapidamente pelos consumidores sem a realizao de pesquisa. Bens de comparao so como o prprio nome diz: comparao de produtos, ou seja, aqueles que ao contrario dos bens de convenincia, os clientes realizam uma pesquisa antes da compra. J os bens de uso especial so aqueles que necessrio de certo empenho para a compra, pois h uma busca de determinadas marcas e qualidades. Ballou (2012) fala que bens industriais (bens de capital) so determinados produtos que so usados para produzir renda, ou seja, so bens destinados a pessoas ou empresas que iro aproveit-los para gerar outros produtos ou servios que possam trazer lucro. Os produtos no qual a empresa PEDIU, CHEGOU trabalhar so os de bens de consumo, pois sero bebidas em geral. Visando primeiramente superar as expectativas e preferncias dos consumidores com distribuies eficientes, a empresa desenvolveu uma estratgia logstica, que fornecer todos os tipos de bebidas em todos os horrios, ficando

30

disponvel 24hs, adquirindo assim vantagem no mercado. A PEDIU, CHEGOU estar disponvel para quem procura um bom atendimento, com produtos diversificados, em qualquer que seja a ocasio e em qualquer hora do dia, atendendo assim os mais inesperados pedidos, garantindo a praticidade, satisfao e talvez at a fidelizao dos clientes por conta de um nvel de servio competente.

5.2.2 Propaganda, promoo e relacionamento com o cliente

De acordo com Kotler (2000, p. 596) Propaganda qualquer forma remunerada de apresentao no-pessoal e promocional de ideias, bens ou servios por um patrocinador identificado. As empresas necessitam lidar com as propagandas de modos diferenciados. Atualmente, a rea responsvel pela propaganda o departamento de marketing, que tem a funo de se comunicar com o mercado e esse meio de comunicao justamente a propaganda. A tarefa desse departamento encontrar uma estratgia/ideia para haver divulgao de um determinado produto ou servio no mercado, atraindo desse modo, os consumidores. Para haver uma apropriada estratgia de propaganda necessrio realizar uma pesquisa de mercado, pois o produto/servio ser apresentado ao pblico, deixando-o popular. A PEDIU, CHEGOU primeiramente entrar com uma estratgia de propagandas atravs de panfletos, outdoors, anncios em jornais e na rdio. Tais propagandas sero investimentos da empresa para atingir objetivos ao longo do seu desenvolvimento. Visando melhor aproveitamento, as propagandas sero feitas em locais de maior fluxo de pessoas ao dia, como por exemplo, no centro de Recife, Jaboato e Olinda, e tambm bares, para que haja maior conhecimento do pblico ao produto e servio da empresa. Em relao promoo, a empresa disponibilizar promoes em determinadas quantidades de compras e em determinadas pocas do ano quando o consumo de bebidas consideravelmente maior, como no carnaval, festas juninas, natal e ano novo. Alm dessas promoes poder ocorrer tambm promoo relmpago, onde ter bebidas com um preo menor do que o normal, porm ser por um curto espao de tempo. Segundo Kotler (2000, p. 616): A promoo de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rpida ou em maior quantidade de produtos ou servios.

31

A promoo de vendas serve para promover o incentivo s compras atraindo novos consumidores, em especial os que procuram preo baixo, pois hoje a promoo vista como uma ferramenta eficaz em relao s vendas. Geralmente as promoes de vendas trabalham para aumento das vendas no curto prazo, porm, no surtem muito efeito em longo prazo, alguns motivos disto acontecer quando os consumidores percebem que o produto permanece em promoo por muito tempo e comeam a desprez-lo; e pela realizao das promoes de vendas ser tambm para atingir pblicos que trocam marcas at conhecidas para ir atrs de promoes oferecidas. No relacionamento com o cliente, a empresa PEDIU, CHEGOU fornecer total assistncia atravs da Central de Atendimento e do Web site, onde o cliente poder entrar em contato e ser atendido por um dos funcionrios, seja para comunicar reclamaes, crticas, elogios ou sugestes que sero processados para a direo da empresa com o objetivo de serem avaliadas e analisadas com mxima cautela para encontrar uma soluo se for o caso.

5.2.3 Preo

extremamente importante o conhecimento de mercado, pois se deve saber o quanto ser aceito o produto/servio dentro deste mercado. E o correto estabelecimento de preo fundamental neste momento. De acordo com Kotler e Armstrong (2007, p. 258) Preo a quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou servio. por isso que preo fator essencial que compromete a escolha do cliente. Segundo Ballou (2012), o preo tem papel importante e est relacionado com qualidade e nvel de servio, que, para o cliente, formam o produto. Sabendo que os preos afetam diretamente os resultados financeiros de uma organizao, a PEDIU, CHEGOU com o objetivo de satisfazer o consumidor, realizou uma pesquisa no mercado e organizou seu preo de acordo com o que foi visto na concorrncia, fazendo com que a empresa tenha o melhor custo benefcio com relao s outras distribuidoras de bebidas existentes no mesmo mercado em que atuar e claro, sem danificar os resultados financeiros da empresa. Tendo por conhecimento que as decises de preo dentro de uma organizao podem ser afetadas tanto por fatores internos, quanto externos, a empresa estabelecer uma estratgia para seu produto. Dentro dos fatores internos que podem afetar a deciso de preo esto os

32

custos. Os custos de uma organizao podem ser componentes necessrios da estratgia da empresa na implementao de preos. Dentre os tipos de custos, existem os chamados fixos e os variveis. Os custos fixos so aqueles que no se alteram em funo de vendas. E os variveis so aqueles que alteramse em proporo direta com o nvel de produo. Para implementar um determinado preo, a organizao deve saber lidar com seus custos. Nos fatores externos, o que tambm pode afetar as decises de preo so: mercado e demanda. A empresa precisa saber a relao existente entre o preo e a demanda por seu produto, pois eles precisam estar relacionados. A implementao de preo varia para diferentes tipos de mercado. necessrio fazer uma anlise do comportamento do mercado para poder definir a melhor estratgia de preo adequada para a organizao. A empresa Pediu, Chegou!!! Delivery faz parte da concorrncia monopolstica, onde h muitas empresas com o mesmo produto, porm a variao de preo maior.

5.2.4 Praa

A PEDIU, CHEGOU estar localizada em Pernambuco, no centro de Recife, na Estrada do Arraial N 1220, no bairro de Casa Amarela, onde ser realizado todo o processamento de pedido atravs de um Call Center prprio e um Web site. Alm de ter uma diversidade de produtos e um preo adequado, os produtos acessveis aos clientes estaro sempre disponveis nos armazns com um estoque mnimo de modo que atenda a demanda. Os trs armazns de distribuio estaro localizados no centro de Recife, Jaboato e Olinda, de onde sair toda a movimentao de produtos diretamente para o cliente, levados por motoboys ou motoristas dependendo da quantidade, proporcionando um servio gil e uma flexibilidade na hora da entrega ao consumidor final. Apresentando assim uma logstica eficiente e gerando satisfao dos clientes.

33

6 PLANO FINANCEIRO

Segundo Gitman (2002), as organizaes utilizam os planos financeiros para colocar suas aes na direo certa, visando atingir seus objetivos imediatos e em longo prazo. O planejamento financeiro um aspecto de extrema importncia dentro de uma empresa, pois vital para o funcionamento e sustentao da organizao.

6.1 Gastos pr-operacionais

As despesas necessrias para a abertura da empresa so os gastos pr - operacionais, ou seja, eles acontecem antes do incio das atividades da organizao.
Tabela 1 Gastos pr-operacionais.

GASTOS PR-OPERACIONAIS Descrio Questes Legais e Abertura da empresa Recrutamento e Seleo de Pessoal Compra de uniformes Propaganda e Marketing Consultoria de Empresa Quantidade -------------------------TOTAL Valor (R$) 800,00 2.000,00 3.000,00 10.000,00 7.000,00 22.800,00

Fonte: autoria prpria, 2013.

6.2 Investimento inicial

34

Os investimentos iniciais envolvem todos os elementos precisos para a abertura de um negcio. Por isso de grande necessidade fornecer, de modo que seja o mais real possvel, a quantia que ser utilizada para comear seu negcio nos prximos meses.
Tabela 2 Investimentos fixos com equipamentos.

Descrio Pallets Paleteiras Manuais Paleteiras Eltricas


Fonte: autoria prpria, 2013.

EQUIPAMENTOS Quantidade Valor Unitrio (R$) 30 50,00 3 500,00 3 10.000,00 TOTAL

Valor Total (R$) 1500,00 1500,00 30.000,00 33.000,00

Tabela 3 Investimentos fixos com mveis.

Descrio Cadeiras Mesas Balco Armrio


Fonte: autoria prpria, 2013.

MVEIS Quantidade Valor Unitrio (R$) 20 100,00 7 300,00 1 195,00 5 300,00 TOTAL

Valor Total (R$) 2000,00 2100,00 195,00 1500,00 5795,00

Tabela 4 Investimentos fixos com utenslios.

Descrio Computadores Ar Condicionado Impressoras GPS Projetor Telefones


Fonte: autoria prpria, 2013.

UTENSLIOS Quantidade Valor Unitrio (R$) 12 1500,00 4 1200,00 4 600,00 3 300,00 1 1300,00 6 150,00 TOTAL

Valor Total (R$) 18.000,00 4800,00 2400,00 900,00 1300,00 900,00 28.300,00

Tabela 5 Investimentos fixos com veculos.

Descrio Caminhes Carros (Fiorino)

VECULOS Quantidade Valor Unitrio (R$) 3 50.000,00 3 20.000,00

Valor Total (R$) 150.000,00 60.000,00

35

TOTAL
Fonte: autoria prpria, 2013.

210.000,00

Tabela 6 Investimentos fixos totais.

Descrio Equipamentos Mveis Utenslios Veculos


Fonte: autoria prpria, 2013.

INVESTIMENTOS FIXOS Quantidade Valor Unitrio (R$) ----------------------------------------TOTAL

Valor Total (R$) 33.000,00 5795,00 28.300,00 210.000,00 277.095,00

Tabela 7 Investimentos financeiros.

Descrio Estoque inicial Capital de giro


Fonte: autoria prpria, 2013.

INVESTIMENTOS FINANCEIROS Quantidade Valor Unitrio (R$) --------------------TOTAL

Valor Total (R$) 20.000,00 30.000,00 50.000,00

Os investimentos iniciais consistem na soma dos gastos pr-operacionais, investimentos fixos e financeiros. Assim temos o que a empresa precisa para comear a funcionar.

Tabela 8 Investimentos iniciais totais

Descrio Gastos properacionais Investimentos fixos Investimentos financeiros

INVESTIMENTOS INICIAIS Quantidade Valor Unitrio (R$) ------------------------------TOTAL

Valor Total (R$) 22.800,00 277.095,00 50.000,00 327.095,00

Fonte: autoria prpria, 2013.

36

REFERNCIAS

BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial: transporte, administrao de materiais e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 2012.

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott A. Administrao: Novo cenrio competitivo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

37

BATISTA, Joo; CAMPOS, Melody. Competio baseada em competncias e aprendizagem organizacional: em busca da vatagem competitiva, Curitiba. Vol 7, 2003.

BRASIL, Lei N 8069, de 13 de Julho de 1990, artigos 81,II. Proibida a venda criana ou ao adolescente de: II - bebidas alcolicas. Braslia, 1990. Disponvel em: <http:// http://www.saosebastiao.sp.gov.br/cmdca/lei8069-90.htm>. Acesso em: 31 de maio, 2013.

BRETZKE, Miriam. Comportamento do cliente. IN: DIAS, Sergio Roberto. Gesto de Marketing. So Paulo: Saraiva: 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HITT, Michael; KOTLER, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administrao Estratgica: Competitividade e Globalizao. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica.2010. Estados@. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat>. Acesso em: 17 de maio, 2013.

KOTLER, Philip. Administrao de Marketing. 10. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de Marketing. 12. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administrao de Marketing. 14. ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MAXIMIANO, Antnio Cesar Amaru. Introduo Administrao. 6. Ed. Ver. E ampl. So Paulo: Atlas, 2004.

38

MAGALDI, Sandro. Vendas 3.0: uma nova viso para crescer na Era das ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

OLIVEIRA, Otvio J. et al. Gesto da Qualidade: Tpicos Avanados. So Paulo: Thomson Pioneira, 2004.

TURBAN, Efrain; MCLEAN, Ephraim; WETHERBE, James. Tecnologia da Informao para Gesto: Transformando os Negcios na Economia Digital. 3. ed. Rio Grande do Sul: Bookman, 2002.

Potrebbero piacerti anche