Sei sulla pagina 1di 21

PASTORAL FAMILIAR DIOCESE DE GUARAPUAVA

SETOR PR-MATRIMONIAL 2011 /2013

A vocao e o compromisso de ser hoje discpulos e missionrios de Jesus Cristo (. ..) requerem clara e decidida opo pela formao dos membros de nossas comunidades. (... ) O caminho de formao do seguidor de Jesus lana suas razes na natureza dinmica da pessoa e no convite pessoal de Jesus Cristo. (Documento de Aparecida, 276-277) 1- SER O Encontro com Cristo A base do ser cristo a experincia transformadora que cada um de ns precisa fazer com a pessoa de Jesus. o amor apaixonado pelo Mestre que faz de ns discpulosmissionrios, e seguir seus passos, numa busca constante pela santidade, deve ser a forja que molda nosso modo de ser, de viver e conviver. 2- SABER Objetivos, Desafios e Propostas para o Setor Pr-Matrimonial e Os Encontros de Namoro Cristo e um Estudo de Casos Quem ama quer conhecer a vontade do amado cada vez mais. Ns, que somos chamados por Cristo a auxiliarmos na formao dos jovens para assumirem a vocao ao matrimnio, precisamos nos aprofundar sempre mais no campo de atuao do Setor Pr-Matrimonial da Pastoral Familiar. 3- SABER FAZER A Comunicao (e o seu poder) o complemento das dimenses anteriores, pois capacita o discpulo de Cristo nas cincias e recursos humanos para que a Boa Nova possa ser bem comunicada e chegue aos coraes, como a semente em terra boa (cf. Mt 13, 23). A integrao dessas dimenses um mtodo eficaz de formao integral e permanente dos agentes de pastoral, que pode (e deve!) ser aprofundado e desdobrado em vrios outros aspectos que favoream o crescimento da pessoa rumo maturidade em Cristo. (cf Ef 4, 13). OBJETIVOS, DESAFIOS E PROPOSTAS PARA O SETOR PR-MATRIMONIAL* O acompanhamento vida familiar, em todas as suas etapas, fundamental. V-se hoje a necessidade urgente de intensificar a ao sobre as crianas e jovens, estabelecendo parcerias com os movimentos e pastorais, e indo onde esse pblicoalvo est. Essa urgncia se deve s vrias mudanas pelas quais o universo familiar vem passando: - O casamento perdeu o seu aspecto sagrado, sendo vistas como mais desejveis outras formas de unio. - O feminismo e as teorias de gnero no favorecem a famlia. - O adultrio comemorado. - As perverses sexuais so amplamente difundidas. O Diretrio da Pastoral Familiar afirma que, diante desse panorama, mais do que nunca, so fundamentais EVANGELIZAO e CATEQUESE para o matrimnio. Essa

preparao pode, inclusive, anteceder o processo da Iniciao Crist, comeando no seio da famlia. A prioridade de nossas aes deve ser a EVANGELIZAO. Afinal, a maioria dos noivos batizada, mas no tem identidade crist nem vivncia da f. Da a necessidade de um processo catecumenal que promova o encontro com Cristo e a insero na comunidade. No mais possvel continuar como sempre fazamos. No basta mudar o nome de Cursos de noivos para Encontros de Preparao para a vida Matrimonial se no atualizarmos a metodologia e o contedo. Precisamos ser realistas: se quase todos os noivos no so cristos de verdade, no basta continuar com palestras sobre relacionamento, numa prtica rotineira, fazendo apenas o suficiente, o mnimo possvel... Por isso, o Documento de Aparecida insiste ao dizer que a Igreja necessita de uma CONVERSO PASTORAL! O n 1063 do Cdigo de Direito Cannico traduz para uma linguagem jurdica o n 66 da Familiaris Consortio. Ambos tratam do cuidado pastoral que antecede o casamento e das trs etapas de preparao pr-matrimonial. Veremos cada uma, com seus objetivos, desafios e propostas. 1- FASE REMOTA Objetivos: - Dar uma formao bsica crist nas crianas, adolescentes e jovens, formar neles atitudes e valores como desdobramento do amor a Deus e famlia. - Formar para a castidade, ou seja, dar carter cristo marca que fica gravada na pessoa, independentemente da sua cultura. criar uma coluna vertebral forte que deixe a pessoa firme, para que ela no se curve ao sabor dos ventos dos modismos e dos anti-valores. Desafios: - A sociedade e a escola pisoteiam os direitos dos pais de educarem seus filhos segundo suas crenas, em nome de uma educao moderna, como o pretexto do politicamente correto. - Por outro lado, muitas famlias tambm renunciaram sua funo educativa e delegaram essa funo at a escola. - Isso sem esquecer a influncia da mdia na sociedade em geral que banaliza o sexo e depois quer punir a pedofilia e o estupro e acha um absurdo falar em qualquer forma de controle social na mdia. Propostas: - Uma catequese integral para crianas e adolescentes, que inclua questes ligadas biotica. - corajosas campanhas de abstinncia para os namorados e a juventude como um todo - parceria com a pastoral vocacional - retiros para jovens 2- FASE PRXIMA Objetivos: - Ajudar os noivos a construrem um projeto de vida, de amor e de famlia que comeou sua base na fase remota.

- Envolve um discernimento no mais quanto voca o (Quero casar ou no?), mas quanto situao (Quero casar com esta pessoa?). - uma etapa muito rica em graa, propcia para santificar o noivado e desenvolver a santidade nupcial. Desafios: - As maiores ameaas nessa fase so a instabilidade e inconsistncia de muitas pessoas, frutos de uma maturidade tardia, daqueles que parecem ser eternamente adolescentes. - A intimidade sexual precoce torna-se cada vez mais comum, porque no houve uma aceitao da proposta da castidade na preparao remota. - Resistncia doutrina do matrimnio e falta de honestidade para aceitar as regras. Os noivos querem casar na Igreja, mas querem que seja do seu jeito, pois se no der certo, separa. - Pode existir um egosmo a dois que causa resistncia transmisso da vida (casais que no querem ter filhos) - Encontros de preparao feitos muito prximos data do casamento, com receptividade mnima e avaliaes desonestas, ou seja, os noivos dizem que foi muito bom, mas, de fato, no houve adeso proposta de Cristo para a famlia. - O contedo desses encontros muito humanista e pouco cristocntrico. - As equipes que os preparam so heroicas, mas ainda tm muito que melhorar... Propostas: - Apresentao fiel do relacionamento homem e mulher. - Encontros mais querigmticos. - Viso integral do matrimnio e da famlia, como ato consensual e para toda a vida (ex. trabalhar de forma pedaggica a partir das trs perguntas do consentimento). - Ensinar a reta concepo do ato conjugal, da paternidade e maternidade responsveis e da educao dos filhos, inclusive no aspecto religioso. - Motivar e propiciar a insero eclesial e vivncia comunitria. - Iniciao espiritualidade esponsal. - Rituais de bno das alianas, bno esponsal. - Aprofundamentos para os noivos mais exigentes que querem uma melhor formao. 3- FASE IMEDIATA Objetivos: - Compreende a concluso do processo de habilitao matrimonial por parte do proco ou ministro assistente para checar se os noivos esto preparados. - Acontece a entrevista com o noivo e a noiva separadamente, com registro de suas assinaturas, para que sejam bem avaliados. Esses processos no podem ser realizados pela secretria paroquial, mas por agentes da Pastoral Familiar, e analisados pelo sacerdote ou dicono. - Deve ser recomendado ao casal o sacramento da reconciliao, como parte da melhor preparao para receberem o sacramento do matrimnio. - Se for o caso, essa tambm ser poca se houver a necessidade de uma das partes receber os sacramentos da Iniciao Crist, no se admitindo que esse processo seja feito s pressas.

- Pede-se a introduo e motivao para a liturgia matrimonial, o que pode constar de um ensaio, por exemplo. Propostas: - Integrar e articular melhor as fases prxima e imediata. - Personalizar a acolhida aos casais para integr-los comunidade. - Fugir das artificialidades, modismos e ostentaes. - Descortinar a beleza da liturgia matrimonial, pois uma liturgia bem celebrada instrumento eficaz de evangelizao. - Formar bem uma equipe de cerimonial composta por agentes da Pastoral Familiar. - Padronizar o processo de habilitao matrimonial; -Interagir com as pessoas contratadas para a cerimnia (floristas, fotgrafos, instrumentistas etc). OS ENCONTROS DE NAMORO CRISTO JUSTIFICATIVA: A Encclica Familaris Consortio fala que: ... a Igreja se dirige particularmente aos jovens que esto para encetar o seu caminho para o matrimnio e para a famlia, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocao ao amor e ao servio da vida. (FC, 1) Como vimos, a preparao para o matrimnio comea desde a mais tenra idade abrangendo as etapas remota, prxima e imediata. O documento Preparao para o Sacramento do Matrimnio, do Conselho Pontifcio para a Famlia, no n. 31, exorta que necessrio inventar modalidades de formao permanente para os adolescentes, at o noivado. Alm da prpria famlia, que deveria ser a primeira educadora, as parquias e escolas tambm precisam dar sua contribuio, por vezes decisiva quando os pais falham. Uma das modalidades de preparao encontrada pela Igreja, so os ENCONTROS DE NAMORO CRISTO. Vejamos 10 pontos essenciais: 1. Saber o motivo real pelo qual se namora: Um jovem s deveria comear a namorar quando soubesse o porqu. Mais importante do que a idade a maturidade. Afinal, o objetivo verdadeiro do namoro o discernimento em vistas de um possvel matrimnio. Para que algum possa fazer uma boa escolha preciso, antes, saber bem o quer, pois quem no sabe direito o que realmente quer acaba aceitando qualquer situao ou qualquer pessoa, s porque cruzou o seu caminho. Um dos grandes equvocos dos nossos tempos namorar por diverso, para passar o tempo. Fruto de uma mentalidade do descartvel esse tipo de atitude coisifica o outro, tornando descartvel conforme a flutuao do meu estado de humor. 2. O namoro deve levar ao compromisso: Muitos relacionamentos j comeam com o objetivo de buscar a intimidade sexual. Essa uma linda experincia que Deus preparou para ns como um fruto do amor matrimonial comprometido. Muitos querem desfrutar dos benefcios fsicos e emocionais da intimidade sem se comprometer.

3. A amizade a melhor forma de comear: Voc j deve ter ouvido algum dizer que no quer namorar um amigo (a) porque tem medo que isso estrague a amizade? O que isso significa, de fato, que da forma como namoro concebido hoje, as expectativas romnticas podem acabar mascarando uma relao. Na amizade verdadeira no existe presso para demonstrar que se ama ou se amado. Voc se sente livre para ser voc mesmo, sem ter que passar horas se arrumando na frente do espelho para preencher as expectativas do outro. A amizade so duas pessoas caminhando juntas para objetivos comuns e so esses objetivos e interesses que as unem. A premissa do namoro hoje Eu estou atrado por voc, ento vamos nos conhecer melhor., enquanto a premissa da amizade : Ns temos os mesmos interesses, ento vamos aproveit-los juntos.. Intimidade sem compromisso fraude. Intimidade sem amizade e superficial. Comear um relacionamento com que tem os mesmos interesses e valores um forte lao de unio, alegria e harmonia, um bom jeito de comear. 4. O namoro a busca do amor: Na cultura atual sexo e amor so considerados sinnimos e, por isso, j seria de se esperar que a confuso de uma simples atrao confundida com amor verdadeiro. Especialmente quando o namoro na amizade como base e quando o casal descobre que seu nico interesse comum o desejo sexual um pelo outro. Se Deus nos pede a pureza, ele o faz para o nosso prprio bem. 5. O namoro deve ampliar nossos horizontes: Do jeito como o namoro concebido hoje, trata-se de duas pessoas com o seu foco uma na outra. Muitos se afastam dos amigos e at do convvio familiar, empobrecendo muito nossas experincias. preciso ter um cuidado para no nos deixarmos enganar pela presso de se viv er uma paixo e nos deixarmos, especialmente pela fragilidade de vnculo no namoro, nos afastar dos outros que amamos, de sua companhia, de seus conselhos, de suas conversas. Especialmente quando se trata dos nossos pais. 6. O namoro ajuda a nos preparar para o futuro: certo que s temos o tempo presente para viver, mas tambm no podemos simplesmente ignorar o futuro. A energia despendida no namoro no deve ser roubada de outros projetos que envolvem o nosso amanh. Ao contrrio, o namoro j um treino para construir o futuro e no deve nos alijar dos nossos projetos, como por exemplo, uma moa que deixa de ser catequista para ter mais tempo com o namorado, ou o rapaz que desiste de fazer um determinado concurso porque no teria como conciliar o tempo de estudo e a ateno para com a sua namorada. Os projetos para o futuro precisam ser construdos juntos. 7. Saber aproveitar o tempo em que se est solteiro: Estar solteiro no um martrio: um tempo que Deus nos d com oportunidades infinitas de crescimento, aprendizado e servio e no simplesmente uma oportunidade de arrumar um (a) namorado (a). A beleza da liberdade da solteirice, quando bem usada, pode ser muito proveitosa.

8. Analisar o outro em situaes reais: O namoro nos moldes atuais acaba criando um ambiente artificial. Os jovens so ensinados a fingirem ser o que no so e agirem como nunca agiriam s para agradar o(a) outro(a) e se sentir amado(a) por ele(a). Muitos casados encontram tempo para namorar, ou seja, sair da rotina, ir para um restaurante ou passar um final de semana fora, como se os filhos, as contas, o trabalho, no existissem. Criam um ambiente artificial que propicia o romance. Mas para aqueles que querem realmente namorar para encontrar algum em vistas de um possvel matrimnio, a prioridade deve ser viver a vida real. Observar como a pessoa se comporta com os familiares e os amigos, como ela no estudo ou no trabalho, como ela reage diante dos problemas... so esses os tipos de perguntas para os quais devemos buscar as respostas. 9. A qualidade do tempo que o casal passa junto: Na concepo atual namorar passar o tempo sozinho, um com o outro. Essa uma situao altamente artificial. Na vida cotidiana, estamos quase que o tempo todo cercado de gente! Aproveitar o perodo de namoro significa conhecer como o(a) outro(a) age na famlia, no lazer, no estudo, no trabalho, pois essas constituiro a maior parte das vivncias tambm aps o casamento. Ser um tempo muito mais bem aproveitado e que exigir muito menos autocontrole que quando estamos a ss. 10. Amar uma deciso: Os sentimentos vm e vo. Por isso, os relacionamentos baseados em sentimentos so to frgeis e fugazes. A sabedoria popular j diz: O amor cego.. Entretanto, amar verdadeiramente nos faz enxergar, ver alm das aparncias, e abre a nossa capacidade de discernimento. Essa capacidade de amar que devemos buscar no tempo de namoro. claro que o sentimento e a emoo esto envolvidos. Jac trabalhou por 14 para poder se casar com Raquel porque a amava (Gn 29, 19-20). Mas alm do amor, em si, ele permitiu que o sentimento se consolidasse e fez cada minuto valer a pena. Considerando que cremos ser o matrimnio uma vocao, no podemos estar cegos (nem surdos) para discernimos corretamente o estado de vida para o qual Deus nos chama. Enfim, o namoro foi ficando to deturpado que preciso voltar s suas origens. preciso reaprender a namorar e viver um namoro santo POR QUE PREGAR UM NAMORO SANTO? O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser esprito, alma e corpo seja conservado irrepreensvel para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1Ts 5,23) Essa palavra nos impulsiona a crescermos na santidade. No passado, pensou-se que este convite era para uns poucos escolhidos e designados vida sacerdotal ou religiosa. Mas Deus no uniformiza seu chamado, mas faz a cada pessoa uma proposta pessoal ...eu te chamei pelo nome. Tu s meu. (Is 43, 1). O matrimnio tambm uma vocao. E o caminho matrimonial, passa pelo namoro. Assim, namoros santos se tornaro casamentos santos. Namoro santo no apenas no que se refere vivncia da castidade e da sexualidade, mas de que o namoro um espao em que Deus, o Santo dos santos, possa habitar. Um namoro ser santo no apenas pelas atitudes do casal, mas porque se pode

desfrutar da presena daquele que a fonte de toda a satisfao em seu meio. A postura do casal ser apenas uma consequncia dessa experincia mstica. A PROPOSTA DA CASTIDADE O Papa Joo Paulo II, em seu discurso A Castidade Essencial para a Preparao Matrimonial, nos ensina que nossos gestos e atitudes so palavras que dizem aos outros quem ns somos. As atitudes ligadas sexualidade revelam o que vai em nossos coraes. Ora, quem nos ama espera que sejamos honestos e falemos apenas a verdade. Entregar seu corpo a outra pessoa simboliza o dom total de si. Mas se o casal ainda no est ligado pelo matrimnio, se ainda esto namorando, eles podem mudar de idia no futuro. Assim, essa entrega total no seria verdadeira, ao contrrio, incorreria numa desonestidade. Por isso, o sexo fora do casamento acaba sendo uma mentira. No basta apenas amar o(a) outro(a), preciso dar-lhe a totalidade do seu ser, seu sobrenome, um futuro seguro, a oportunidade de exercer a paternidade/ maternidade... Se o casal ainda no pode dar-se totalmente (mesmo!), ento, mesmo que se ame muito ainda no est pronto para o sexo. O Papa convida os cristos a no se deixarem levar por aqueles que ridicularizam a castidade ou o autodomnio. A fora de um futuro casamento depende da fora do presente comprometimento a aprender o que o amor verdadeiro. A proposta da caridade no traz nada de novo, mas retorna s origens do real sentido do namoro, que independe da cultura ps-moderna, que quer destruir a famlia. Dizia Santo Agostinho: Concede-me o que me pedes e pedes o que quiseres. Se Deus nos pede a pureza, ele nos dar a pureza. Se ele nos pede a castidade, ele mesmo nos concede essa graa. Claro que Deus no espera de nossa parte uma atitude passiva. Isso conseguimos pela orao, jejum, vivncia sacramental, leitura bblica, prtica da caridade... 2. A ESCOLHA DA METODOLOGIA DE TRABALHO Ao prepararmos os encontros com os adolescentes e jovens, alm de escolher o tema a ser abordado, devemos nos preocupar tambm na metodologia a seguir. Grosso modo, pode-se optar por dois tipos de abordagens. Vamos ver quais so elas (definies em pt.wikepedia.org) - Mtodo dedutivo a modalidade de raciocnio lgico que faz uso da deduo para obter uma concluso a respeito de determinada(s) premissa(s). - Mtodo indutivo aquele que parte de questes particulares at chegar a concluses generalizadas. Ao se optar o mtodo dedutivo nos nossos encontros, o movimento de raciocnio o seguinte: 1 A MENSAGEM DIVINA 2 COMO ELA SE APLICA REALIDADE J no mtodo indutivo, a proposta o oposto: 1 A REALIDADE DA VIDA 2 O QUE DEUS ME ENSINA SOBRE ELA

Por exemplo, imaginemos que se deseje montar um encontro sobre o tema da presena e o amor de Jesus em nossas famlias. Se usamos uma mtodo dedutivo, podemos comear com a proclamao de Jo 2 (Bodas de Can) e, a partir da explicar o texto bblico. Esse mtodo bom para pessoas j iniciadas na f e com experincia no estudo bblicodoutrinrio. A mesma temtica, se desenvolvida pelo mtodo indutivo comearia com a participao dos jovens, falando sobre alguma festa que foram, sobre os motivos para se dar uma festa, suas festas preferidas, sobre os elementos que no podem faltar para que uma festa seja especial. A partir da ativao desse tipo de experincia de vida, bem concreta e conhecida de todos, passa-se leitura Bblica das Bodas de Can, mostrando como a Palavra de Deus ilumina nossa vida. O mtodo indutivo o que tem sido preconizado nos encontros dos Crculos Bblicos e na Catequese Infantil, pois favorece o dilogo sobre os mais variados aspectos da vida e mostra como a Palavra de Deus precisa ter a palavra final an histria humana. O fundamental integrar-se aos grupos pastorais que j trabalham com jovens e montar o encontro COM eles, pedindo suas opinies. A Pastoral Familiar fica como copromotora e orientadora. Se quisermos desenvolver uma linguagem que atinja o jovem (usando recursos audiovisuais, dinmicas, msicas, etc.) precisamos deixar que eles os maiores interessados nos conduzam. A Pastoral Familiar pode tambm promover um encontro com a mesma temtica para os pais dos jovens namorados, orientando-os sobre como lidar com essa fase e colocar suas regras mais pelo bom senso, pelo amor e pela negociao, que pela obrigao. Ao fazerem atividades em conjunto, um hobby, por exemplo, os pais se aproximam muito de seus filhos e a comunicao muito favorecida. O exemplo que os pais do em casa de tica, respeito, pudor na forma de vestir e agir tambm so assuntos-chaves a serem abordados. O Esprito Santo inspirar nossa criatividade pastoral. Podemos ter a plena confiana de que: A pessoa vale mais que os meios, e a graa mais que as pessoas. (Madre Maria Helena Cavalcanti, fundadora e superiora geral da Congregao de Nossa Senhora de Belm) TEMAS ESSENCIAIS Precisamos oferecer encontros de preparao para a vida matrimo nial profundos, participativos e evangelizadores, servindo-nos dos meios modernos e metodologias adequadas... Precisamos ser mais exigentes e responsveis na preparao de nossos fiis vida matrimonial e familiar. (D. Orlando Brandes Apresentao do Guia de Preparao para a Vida Matrimonial, CNBB) Como parte do Projeto Arquidiocesano para o Setor Pr-Matrimonial, elaborado em 2009 Alm dos temas essenciais j apresentados no GUIA DE PREPARAO PARA A VIDA MATRIMONIAL (CNBB) os escolhidos foram: 1- Momento de evangelizao no se trata de um nome de um tema de palestra propriamente dito, mas indica que todo o EPVM deveria comear e ser permeado pela Boa Nova. Jesus precisa ser anunciado.

2- A Educao dos Filhos fundamental para j provocar no casal o debate e a reflexo como pensam educar seus filhos. Sugerimos que seja inserido logo aps o tema Paternidade e Maternidade responsveis. 3- A Educao na F - um aspecto que ganhou destaque dentro do tema da educao dos filhos, na cultura ps-moderna a dimenso espiritual parece ter perdido o seu valor, por isso, o futuro casal necessita de orientaes nesse sentido. 4- A Orao do Casal no so apenas as crianas, mas tambm os adultos que precisam cultivar a vida espiritual, especialmente entre marido e mulher. Gerar bons hbitos de espiritualidade conjunta (rezar, ir Missa, participar de retiros e encontros, etc...) ser extremamente benfico para unir ainda mais o casal. Esses quatro temas so apresentados da seguinte forma: - um aprofundamento para a equipe/ palestrante - pistas metodolgicas para concretizar o tema - os principais pontos para serem trabalhados com os noivos Evangelizao e situaes familiares mais relevantes 1 situao evangelizadora: o casamento. Celebrarem realmente o Sacramento do Matrimnio. Se o futuro da evangelizao da Igreja passa pela famlia o momento fundacional dela a celebrao sacramental do matrimnio, preparado de uma forma social muito prpria na nossa cultura visual, e cada vez mais a hora do casamento a hora das imagens e gravaes incansveis. Este momento de unio do casal entre si e com Deus no pode deixar de ser um testemunho evangelizador para os assistentes cerimnia, e ser de fato quando os noivos e os pais realmente catlicos a prepararem com beleza e, sobretudo, com sentido de misso. A misso de anunciar a beleza da imagem de Deus e do seu amor humanidade atravs da conscincia dos noivos que transparece atravs da atitude de dar maior relevncia ao sacramento que recebem do que ao ambiente no qual esto presente. Flores, roupas, msicas, fotografias, gravaes, protocolos cerimoniais podem ter menos visibilidade do que a liturgia do sacramento do matrimnio, ainda mais se vivida dentro da liturgia eucarstica ou Missa. 2 situao evangelizadora: o amor, o respeito e a ajuda mtua dos esposos. Serem realmente esposos! O vnculo afetivo-conjugal resultante da graa especfica do sacramento do Matrimnio torna-se um momento contnuo de evangelizao quando o casal sabe enfrentar os desafios prprios da vida e os vrios momentos difceis pelos quais passa o casamento. Esse vnculo agraciado constitudo por trs firmes e indissolveis valores humanos que so elevados at o plano de Deus: o amor verdadeiro e fiel, o respeito profundo pela dignidade do cnjuge e a ajuda insubstituvel que cada um presta ao outro. Quando eles no se enfraquecem pela monotonia dos dias e no se desfazem pelos

modos diferentes de ser das pessoas, esses valores, por si s evangelizam e testemunham a grandeza e a santidade da chamada de Deus ao matrimnio. 3 situao evangelizadora: ser pai e ser me. Viverem realmente a participao na ao criadora de Deus! Os pais so ambos responsveis por tudo que se refere famlia, ainda que conforme o modo de ser de cada um e os dons prprios que tem e que se complementam. Eles so os primeiros a ensinar a verdade sobre Deus, a unirem as mos dos seus filhos em orao e a rezar com eles; cabe a eles, principalmente, a formao moral e, com o exemplo e com a palavra, ajudarem seus filhos a distinguirem com clareza, o bem do mal, o verdadeiro do falso, o certo do errado. A maravilhosa vocao matrimonial e a formosa responsabilidade dos pais testemunham o valor da vida concebida e nascida dentro do mbito de amor e liberdade, bem como o trabalho educativo que vai conduzindo os filhos maturidade humana, crist e social. 4 situao evangelizadora: famlia forte e alegre. Ser realmente um lar seguro! As inseguranas sociais bem como as inseguranas prprias de cada idade e momentos da vida so contrabalanceadas por uma evangelizao uma boa nova vivida, forte e alegremente, nas provas, nos sofrimentos e nas perdas normais presentes na histria da famlia. Um lar seguro no construdo num terreno onde as dificuldades e contrariedades da vida estejam ausentes, mas edificado sobre a fortaleza de nimo dos pais e dos filhos, sobre a alegria crist que procede do saber do viver como filhos de Deus e, como no poderia deixar de ser, do amor Cruz de Cristo, de onde flui toda a graa da salvao e da qual brota a ressurreio e a vida nova. A famlia realmente evangelizada torna-se, como o desejo de Deus e da Igreja de Cristo, famlia evangelizadora, pois sendo a comunidade bsica onde se vive e se comunica o amor, onde se co-criadora com Deus da vida humana, onde se cultivam as virtudes e a solidariedade, acaba confirmando uma realidade: uma nao desenvolve-se da mesma forma como se desenvolve a famlia na sociedade. PISTAS: - O acolhimento para com os noivos, o testemunho cristo de cada membro da equipe seja bem exercitado nos encontros. Mais do que palavras sobre o amor de Deus preciso ter gestos concretos esse amor. - O momento de evangelizao no deve ser uma palestra formal, mas uma pregao, um anncio da Boa Nova. - Deve ser distribudo de modo a estar presente em cada dia de encontro com os noivos, permeando seus diversos momentos e atividades. De preferncia, deve estar bem marcante no incio de cada encontro. - Usar a vida real como ponto de partida. - Fundamentar o que se fala com a Palavra de Deus, usando trechos curtos e significativos. - O testemunho de vida, de f e de converso do pregador fundamental para que os noivos vejam que Deus age na vida das pessoas.

2- PARA SE TRABALHAR COM OS NOIVOS NO EPVM PISTAS: - Os temas Educao dos filhos e Educao na F podem vir aps a questo do planejamento familiar - Pode-se comear, trazendo para o debate com os noivos algum fato da atualidade que diga respeito questo do papel educador da famlia. - O trabalho com as virtudes pode ser dinamizado se for trabalhado em grupos ou com cada casal fazendo um ranking das cinco (ou dez) mais importantes, etc. APRESENTAO DO TEMA: 1. PREPARANDO SUA CHEGADA * destacar a importncia do casal conversar sobre a vinda dos filhos, o que desejam, o que se propem, o que precisam fazer, mudar, organizar... - cuidados necessrios com a sade da me e do pai - mudanas necessrias durante a gravidez nos hbitos, rotinas, na casa. - dialogar sobre o significado da chegada do filho, sobre o duplo papel que passam a exercer: esposa/me e esposo/pai, do que ser necessrio abrir mo e do que ser necessrio incorporar aos costumes do casal. Preparar-se para viver a trs. - desde a vida intrauterina, a criana experimenta sensaes sonoras, tteis e emocionais. Durante a gravidez, muito importante que se privilegie ambiente que favoream estas estimulaes sem exageros. Conversar com a barriga tanto o pai quanto a me, devem fazer. A criana se acostuma com a voz de ambos e vai se sentindo segura e amada, o que contribuir para fundamentar a sua autoestima. 2. O NASCIMENTO / AMAMENTAO * destacar os efeitos psquicos e emocionais para a criana e os pais - Nascimento: momento importante para pai, me, filho. A forma como ele se d, o ambiente onde ele acontece tudo contribui para o bem estar da criana que chega. As orientaes mdicas precisam ser seguidas e o casal deve sempre estar de comum acordo sobre as regras que sero implantadas na ida para casa, como por exemplo, dias e horrios de vistas, permanncia de familiares em casa, a diviso das tarefas, tanto com a criana quanto com a casa de modo geral. - No basta ser pai... tem que participar! Durante os nove meses, a simbiose que existe entre me e filho muito grande, afinal eles compartilham muitas sensaes. Mas com o nascimento hora do beb ser apresentado ao pai. Cabe a me sair um pouco de cena e introduzir na relao a figura paterna, que ser de extrema importncia na vida do beb, assim com a figura materna. Encarregar o pai de certas funes benfico para os trs. - Amamentao: perodo bastante delicado e importante. Os benefcios para o beb so muitos: fisiolgicos o alimento adequado para esta etapa, suprindo todas as necessidades; fsicos ter o contato com aquele corpo que durante nove meses foi a sua casa, ouvindo s batidas do corao da me; refora a sensao de segur ana e bem estar; psicolgicosa criana se sente amada, cuidada e j aprende a responder aos estmulos externos, procedimento este fundamental para o resto de sua vida;

psicomotores o esforo para sugar o seio materno contribui para o fortalecimento da musculatura da face, pr-requisito para a aquisio da linguagem. - Pai e me durante a amamentao: pacincia a palavra de ordem, para ambos. um processo difcil, cansativo, mas extremamente importante. Pai deve dar o suporte necessrio e me, compreender os obstculos e ter foras para superlos. Pedir ajuda sempre que for preciso. 3. CUIDANDO DE SEU DESENVOLVIMENTO A criana aprende por imitao e repetio. Cabe aos pais em primeiro lugar, promover experincias onde ela possa aprender como se manifestar ou agir diante do mundo que se apresenta. - psicomotor : promover atividades em que a criana possa testar suas habilidades, arrastando, rolando, engatinhando, andando, sentando... - linguagem: a imitao aqui fundamental. O beb comea a falar na tentativa de reproduzir os sons que ouve. Conversar com a criana facilita este aprendizado. Repetir corretamente as palavras emitidas minimiza a possibilidade de problemas fonoaudilogos. - alimentao: a transio do alimento lquido/pastoso; pastoso/slido deve ser feita no seu tempo, de acordo com as orientaes do pediatra da criana. importante oferecer diversos sabores, o paladar tambm precisa ser aprendido. Cuidado tambm com a quantidade oferecida e os recursos utilizados para fazer a criana comer. Lugar de comer na mesa, sentado. - sono: importante observar a rotina do sono da criana. Nos primeiros meses, s acordam para comer ou quando esto sujos. Depois ficam mais tempo acordados e dependendo da estimulao visual e auditiva que tenham durante o dia podem comear a dormir bem menos. importante estabelecer uma rotina para dormir e acordar. Fundamental para desenvolver autosuficincia e independncia fazer com que a criana acostume-se a dormir no seu quarto desde bem pequena. Comeamos a aprender a lidar com nossos medos l na infncia, quando vencemos o medo de dormir no escuro e/ou sozinho. - higiene/sade: a medida que for crescendo necessrio orientar a criana para que v cuidando de sua higiene pessoal, aprendendo a cuidar de seu corpo e sua sade. Mas lembrando que criana ao brincar, pode e deve se sujar. - socializao: o convvio com outras pessoas e especialmente outras crianas favorece bastante o seu desenvolvimento como um todo. Aprender a dividir o espao, o brinquedo, as atenes promovem uma compreenso de que o mundo no gira em torno dela. Os comportamentos socialmente aceitos so aprendidos justamente no convvio social.

4. A IDADE ESCOLAR - Como escolher a escola: de preferncia perto de casa e de acordo com o estilo da famlia. Famlias muito liberais ao buscarem uma escola rgida, tradicional, acabam criando conflitos para criana, pois os nveis de exigncias e cobranas so diferentes.

- Acompanhar sem fazer por: estar por dentro do que acontece na escola fundamental, mas preciso que se deixe aos cuidados da criana, o que lhes cabe. Quanto mais cedo ele compreender que tem compromissos e tarefas e que deve execut-las, melhor ser seu desempenho escolar. - Valorizar conquistas/suporte aos insucessos: caminhar junto dar valor aos sucessos conquistados notas, elogios, concursos... e tambm dar apoio nos momentos de fracassos. Mostrar que possvel errar e dar a volta por cima, mostrar que nem sempre se conquista os primeiros lugares, elogiar as boas notas sem cobrar sempre as boas notas... 5. ENCARANDO A ADOLESCNCIA a fase do casulo da lagarta antes de virar borboleta. poca de transformaes fsicas, mentais, emocionais. Bastante difcil para uns, tranqilo para outros. Pacincia e compreenso esto na pauta. - Como ajudar a adolescer: lembrar-se de que voc j passou por isso, trocar experincia enriquecer e fortalece os vnculos afetivos. Ouvir e orientar sempre. Estar aberto para acolher as dvidas, os pedidos de ajuda e ficar atento com os isolamentos e silncios duradouros. - Permitir/proibir: a idade do posso fazer. Cabe aos pais, decidir o que eles podem ou no podem fazer. No a mdia, nem os colegas. Firmeza nas decises se pode, pode, se no pode, no pode. Mostrar os possveis riscos ou incoerncias das atitudes. Deixar claro que caber a eles o bnus e o nus de seus comportamentos. - Autonomia/dependncia: Muitas vezes difcil para os pais dar autonomia. Perceber que as crianas cresceram, para muitos doloroso. Mas este caminho, que deve comear a ser trilhado l na infncia (pequenas coisas que a criana j pode ir fazendo), ganha fora na adolescncia. Os limites da entre autonomia e dependncia devem ser estabelecidos pelos pais e mantidos sempre, para que o tornar-se adulto acontea de forma gradativa e irreversvel. - Papis bem definidos: desde cedo os papis de pai e me precisam ficar definidos. A autoridade, o comando cabe a eles. Mas muito comum, na adolescncia, os pais entrarem numa de ficar amiguinhos dos filhos. Ser amigo dos filhos necessrio, mas sem perder o status paterno/materno. Fazer os mesmos programas, usar as mesmas roupas, descaracteriza, inclusive o papel de filho, que pode de uma hora para a outra, achar-se no direito de fazer exigncias ou assumir o comando das relaes. PISTAS: - Pode-se comear perguntando aos noivos se eles gostariam de dar aos filhos o que houvesse de melhor ao seu alcance. Ou ainda se acham normal que o filho herde as caractersticas genticas de seus pais (cor da pelo, dos cabelos, etc.). claro que todos respondero que sim. - Explicar que, de forma, semelhante os filhos tambm herdam a f. E preciso que os pais a transmitam como o que de melhor tm a oferecer, assim como escolhem a melhor alimentao, sade, escola...

ORAO DO CASAL 1- COMO ESQUEMATIZAR SUA APRESENTAO muito interessante chamar ateno para a particularidade presente no ttulo, pois no se quer desenvolver a orao em famlia, nem a orao dos pais com seus filhos ajudando-lhes a dar os primeiros passos na amizade com Deus. O ttulo destaca o casal como um par orante: um homem e uma mulher que so uma s carne (Gen. II, 24), que formam para sempre um par apaixonado, e assim se espera que sejam, perseverando no amor matrimonial, so na famlia e para os filhos um exemplo de orao. Exemplo vivo e penetrante na mente e no corao de quem os conhece se o casal tem uma boa escola de orao, e nesse particular convm sentar-se diante dos grandes mestres da vida de orao, comeando pelos eminentes catedrticos, Maria e Jos. Entretanto, Nossa Senhora e So Jos tem o ttulo eminentssimo de casal orante porque tinham Deus em casa. A orao a base da vida humana e quem prescinde dela, no s nada consegue na vida, mas sem a busca constante de Deus tudo esmorece, facilmente a pessoa se confunde e, o que mais desolador, se afunda. Na escola de Nazar o Filho de Deus e de Maria encontrou o clima de orao, formado pelo sereno tempo de meditao, alimentado pela recitao dos salmos de Davi, irrigados pelos olhares suplicantes de So Jos sua esposa e vice-versa, mantido pelo costume anual de subir a Jerusalm para estar na casa material de Deus. Os traos da orao do casal Maria-Jos certamente ficaram to esculpidos na mente e no corao do Menino e do Adolescente Jesus de Nazar, que mais tarde os Apstolos, vendo-o rezar, no resistiram e quiseram entrar na escola que Ele frequentou: Senhor, ensina-nos a rezar. O primeiro e fundamental trao da orao de Maria e de Jos foi e eternamente a contnua presena de Deus: O Verbo divino se fez carne e habitou entre ns ou, como o Arcanjo Gabriel afirmou a Maria: O Senhor contigo. Orar pr-se diante de Quem sempre est conosco, o Emanuel, o Deus-conosco, e a vida naquele lar de Nazar no tinha outra forma de desenvolver seno olhar, contemplar, colocar-se diante desse Deus-conosco e quando Ele no esteve, saram Sua procura e O encontraram no Templo. A simplicidade e a naturalidade presente nos dilogos de Maria-Jos com Jesus e no sentido contrrio surgiram uma vez que o seu tema e contedo eram a vida cotidiana. Tudo o que interessava a um, interessava aos outros dois: alegrias, tristezas, trabalhos, experincias, at os menores fatos da jornada. A orao a base fundamental da vida exatamente porque comrcio ntimo de amor: amar a quem se sabe que Amor e que primeiro ama, e que desde toda a eternidade chama e espera este momento de dilogo, onde o tema e o contedo a prpria vida, dom amoroso de Deus. Tempo, tema, ocasio da orao do casal dependem apenas de uma deciso: no esperar dia nem hora ideais para ambos estarem juntos para entrarem juntos no

corao de Deus, para sentirem-se amados e amar a fim de alimentar o amor matrimonial do qual transborda o amor paterno-maternal. o sofrimento, a Cruz Jesus Cristo demonstrou o que Ele tinha aprendido em Nazar da sua Me dolorosa. Quando So Jos adoeceu e morreu Cristo viu Nossa Senhora sofrer e consumiu-se na ateno com seu amado esposo: cuidou com compaixo dele e chorou dolorosamente diante do seu tmulo, e entre lgrimas e soluos com certeza repetia uma sua habitual orao: Faa-se em mim segundo a Sua Palavra. Essas palavras cheias de dor na alma ecoaram no ntimo do Seu Filho, que as pronunciou entre lgrimas, gemidos e suor de sangue entre as oliveiras do Horto: Afasta, Pai, de mim este clice, mas no se faa a minha vontade, mas a tua ... o mesmo faa-se segundo a Palavra de Deus-Pai que brotou dos lbios de Maria. Doenas incurveis dos seus pais e, talvez, de algum dos filhos; filha que engravida na adolescncia; filho que vai para o mundo das drogas; desemprego; apertos econmicos; falta do necessrio para se viver com dignidade e no se v soluo em curto prazo; falecimento de um filho pequeno; no possibilidade biolgica de serem paime; a esterilidade; etc... Quantas vezes o casal junto, abraado e enxugando as lgrimas tem que orar com palavras sadas da boca de Maria e de Jesus: Faa-se em mim segundo a tua palavra, e dessa perfeita concordncia de vontades nasce a paz e a alegria da renovao no amor a Deus e no amor matrimonial. Orao do casal, escola de orao na famlia, fonte de amor na famlia, clima de f firme e de esperana alegre que suaviza as diferentes estaes da vida matrimonial.
* Texto elaborado por Dom Antnio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Modelos de ficha de inscrio, entrevista, avaliao, certificado, em anexo:

Casal Referencia Setor Pr matrimonial Odenei e Andreia / Ailton e Mrcia Fone: (42) 3624 5980 Email: odeneijm@yahoo.com.br / andreaepmar@yahoo.com.br

CRONOGRAMA DO ENCONTRO DE NOIVOS

SEXTA-FEIRA

HORRIO

ATIVIDADE Equipe de canto/ Intercesso Recepo dos noivos/msica Orao (Entrada da Sagrada Famlia)/msica Regras e normas para o encontro Dinmica de apresentao/Noivos Cafezinho/msica Conhecimento de si e do outro/msica Sacramento do matrimnio A importncia da orao do casal Orao da noite/Avisos/msica Equipe de canto... Intercesso Recepo dos noivos/msica Orao inicial/Entrada N. Senhora Cime Teatro dilogo Dilogo cafezinho Planejamento familiar e sexualidade Clipe Dom da Vida Paternidade e maternidade responsvel Adoo Como lidar com a famlia do outro Espiritualidade e encontro com os pais Preparar para Missa e intervalo Missa Jantar romntico Equipe de canto... Intercesso Acolhida/orao/msica Caf para todos Oramento domstico/ Importncia do dzimo Alcoolismo e dependncia Pastoreio Avaliao do encontro Encerramento/Dinmica Avaliao

EXECUO

19:00 19:20 19:30 19:40 20:20 20:35 21:10 21:40 22:00 SBADO 13:15 13:30 13:50 14:30 14:45 15:25 15:45 16:00 16:50 17:00 17:40 18:20 19:00 19:20 20:40 DOMINGO 8:00 8:15 8:30 9:00 10:00 10:30 11:00 11:20

Cozinha

Grupo

Cozinha

Equipe do dia Cozinha

Grupo Cozinha

Pastoral

Pastoral Familiar
Diocese de Guarapuava/Pr. Decanato ...
FICHA DE INSCRIO PARA ENCONTRO DE NOIVOS
IDENTIFICAO DELA :
Nome : ______________________________________________________________________________ Data de nascimento : _____/_____/_____ Local : ______________________________________ Filiao:______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Endereo : ________________________________________________ Fone : ___________________ Bairro : __________________ CEP.: _______________ Cidade : __________________ UF : _____ Trabalho/Empresa : ____________________________________________________________ Fone : _____________________ Escolaridade : ( ) 1 Grau Batizado ( )S ( )N Profisso ___________________________________________ ( ) 2 Grau ( ) 3 Grau Outros : ____________________ Crisma ( )S ( )N

Eucaristia ( )S ( )N

Qual a sua religio : __________________ Participa de algum movimento: ( )S ( )N

Qual a Parquia que participa : __________________ Quais : ______________________________________

IDENTIFICAO DELE :
Nome : ______________________________________________________________________________ Data de nascimento : _____/_____/_____ Local : ______________________________________ Filiao______________________________________________________________________________ Endereo : _________________________________________________ Fone : ________________

Bairro : __________________ CEP.: _______________ Cidade : ____________________ UF : __ Trabalho/Empresa : ___________________________________________________________________ Fone : _____________________ Escolaridade : ( ) 1 Grau Batizado ( )S ( )N Profisso : __________________________________________ ( ) 2 Grau ( ) 3 Grau Outros : ____________________ Crisma ( )S ( )N

Eucaristia ( )S ( )N

Qual a sua religio : __________________ Participa de algum movimento: ( )S ( )N

Qual a Parquia que participa : __________________ Quais : _______________________________________

Tempo de namoro : _______________________ Data provvel do Casamento :__ __/_____/______ Em que Parquia (Igreja) pretendem se casar : _____________ Cidade : _______________ UF : ___ Onde pretendem morar aps casarem :( ) Casa prpria ( ) Dos pais ( ) Aluguel ________________________________________ ________________________________________ ( ) No decidiram

NOIVA

NOIVO

PASTORAL FAMILIAR / ENTREVISTA COM OS NOIVOS Parquia: RESPONDA COM SINCERIDADE

1. Para voc o que famlia?

2. Formar uma nova famlia uma experincia sagrada. C/ voc se relaciona com a famlia dele (a)?

3. O que voc pensa em relao ao sacramento do matrimnio?

4. Preparar a celebrao do casamento fundamental. O que vocs sabem sobre essa celebrao?

5. Pretendem ter filhos? Quantos? Quando? J conversaram sobre planejamento familiar? O que decidiram?

6. Qual sua opinio em participar de movimentos da Igreja? Voc participa?

7. O que voc espera do encontro de noivos? Qual assunto gostaria que fosse dado maior nfase?

8. Pensando no seu relacionamento e tempo de noivado cite alguns pontos: Positivos: Negativos:

Nome:

Idade:

Pastoral Familiar
AVALIAO DO ENCONTRO DE NOIVOS 1) Dos assuntos abordados neste Encontro, o que mais servir para o futuro do casal? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 2) Em relao aos mtodos naturais de planejamento familiar, e sexualidade. Qual a sua opinio? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 3) Aps participarem do encontro em preparao para vida matrimonial sentem-se preparados para formar uma famlia crist? Explique: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 4) Desejam o acompanhamento da pastoral familiar ate o casamento, na preparao litrgica e cerimonial da igreja? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 5) Deixe para ns uma sugesto de melhoria para nossos futuros Encontros de Noivos: __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Pastoral Familiar
Diocese de Guarapuava/Pr. Decanato ... Certificamos para os devidos fins que os noivos:

_________________ _____ e ______________________


Participaram do Encontro de Preparao para a Vida Matrimonial nos dias , e de________ de 2011 na Parquia______________________________ Guarapuava,__ de__________ de 2011.
___________________ ________ Proco ___________________________________ Pastoral Familiar / Pr-Matrimnio

Pastoral Familiar
Diocese de Guarapuava/Pr. Decanato ... Certificamos para os devidos fins que os noivos:

________________________e _____________________
Participaram do Encontro de Preparao para a Vida Matrimonial nos dias , e de _________ de 2011 na Parquia______________________________________ Guarapuava,___ de_________ de 2011
____________________________ Proco _________________________________ Pastoral Familiar / Pr-Matrimnio

Potrebbero piacerti anche