Sei sulla pagina 1di 9

REF: http://www.meiobit.

com/interpolaccedilatildeo-aprendendo-dimensionar-suas-imagens-p

Meio Bit Tecnologia Audio Video Fotografia

Interpolao - aprendendo a dimensionar suas imagens (Parte 1)


Hoje em dia, por conta de algumas cmeras xing ling que trabalham com interpolao da imagem, o termo ficou meio batido e relacionado a coisa sem qualidade, mas no bem assim. Quem tem blog ou trabalha com imagens na internet, sempre que redimensiona uma imagem, est trabalhando com interpolao. Toda vez que voc manda uma imagem para ser revelada em um minilab ela sofre uma interpolao para ser reproduzida em papel. J que o processo inevitvel e presente em nossas vidas, muito mais vantajoso que o usurio esteja no controle do processo em vez de relegar para o operador do minilab essa tarefa. Interpolar, segundo uma definio do Marcos Kim, chegar a um resultado desconhecido atravs de fatores conhecidos. No caso da imagem seria criar novos pixels atravs dos dados dos pixels existentes. Embora a maioria das pessoas no saiba, todos os sensores de cmeras fotogrficas (exceto o Foveon) trabalham com interpolao. A superfcie deles formada por um mosaico onde cada quadradinho responsvel por capturar uma cor primria (Vermelho, Verde, Azul), se parecendo muito com um tabuleiro de xadrez. Ento, o quadradinho responsvel pela captura da cor vermelha vai interpolar as duas outras cores atravs dos dados contidos nos quadrados vizinhos. Esse processo acontece de forma automtica em quase toda cmera digital.

Pixels e tamanho fsico da imagem.

Como j disse em outras ocasies, a quantidade de megapixels em uma imagem est relacionado ao tamanho mximo que voc vai poder imprimir essa imagem. Ento, quanto mais megapixels, maior vai ser sua cpia em papel. Outra relao interessante a ser colocada o meio fsico em que vai ser impresso essa imagem e sua relao de pixels por polegada. Para exemplificar o que estou falando vamos utilizar uma imagem produzida pela Fuji Finepix S6500fd com 6 megapixels de resoluo. Ao abrir essa imagem no Photoshop e ir at a guia image<=>image size, vamos ter o quadrado abaixo.

A informao do quadro me mostra a quantidade de pixels da foto (2848 x 2136), quantos pixels temos por polegada (72 ppi) e o tamanho de impresso que seria possvel se usssemos essas definies (100,7x75,35 cm). Aqui cabe uma pequena explicao. Pixels por polegada (PPI) no tem nada a ver com pontos por polegada (DPI). As pessoas acabam usando a DPI para falar de imagem quando isso no se aplica a esse fim. DPI so os pontos de impresso enquanto PPI a aglomerao de pixels em uma imagem. Existe muita gente que fica preocupada quando percebe que sua cmera est fazendo imagens a 72 PPI, mas isso no tem relao com a qualidade da imagem e sim com a disperso dos pixels. Agora entra a questo do objetivo da impresso. Se voc vai mandar essa imagem para um minilab ento, para ter uma noo do tamanho mximo de reproduo, deve-se desmarcar o quadrado Resample Image e mudar a relao de ppi para 300 (esse um nmero cabalstico, pois poderia ser mais ou menos, mas tomou-se ele como padro). Ao fazer essa mudana notamos que o tamanho da imagem em centmetros caiu para 24,11 x 18,08 cm. Esse o tamanho mximo de impresso sem interpolao. Agora, se voc vai fazer um baner, a relao de pixels por polegada pode ser maior, j que a pessoa vai observar a imagem de uma distncia maior onde a perda de qualidade no vai ser aparente. Se jogarmos 150 ppi na imagem ela vai adquirir um tamanho de 48,23 x 36,17 cm. Um outro exemplo bacana a questo dos Outdoors, que por estarem muito longe de quem est observando usam uma relao de pixels por polegada muito baixa. Alguns chegam a 6 ppi, o que daria para nossa imagem de 6 megapixels um tamanho de 1205,65 x 904,24 cm.

Quando mandamos uma imagem bruta para um minilab deixamos a cargo do operador da mquina (que nem sempre tem um treinamento adequado para a funo) as decises de como dimensionar e que parte da imagem cortar (j notaram cortes em suas imagens?). Por isso que mais vantajoso que o prprio usurio tome essas decises. Aumentar ou diminuir o tamanho fsico da imagem geram perda de qualidade, mas existem processos que minimizam essa perda. Isso que vou falar no prximo texto.

Interpolao - aprendendo a dimensionar suas imagens (Parte 2)


Antes de ler esse texto aconselhvel ver antes a primeira parte do tpico onde foram tratados alguns conceitos bsicos para a interpolao e redimensionamento da imagem. Como vimos no texto anterior, a interpolao no um bicho de sete cabeas e o processo simples e prtico para que o usurio tenha um total controle sobre a revelao de suas imagens. Acho que todos que j foram fazer cpias em papel de suas fotos em minilabs digitais j notaram que uma parte da fotografia sempre sai cortada. seja na parte superior ou nas laterais (as vezes nas duas). Isso acontece porque o redimensionamento da imagem para a impresso feito pelo operador de forma automtica e nem sempre cuidadosa (por conta do volume de trabalho e por ele tambm no ter nenhuma relao afetiva com a imagem) e por conta da proporo dos sensores das cmeras digitais compactas. A primeira coisa a se fazer ir at o minilab que voc utiliza e pedir uma cpia da tabela de tamanhos de impresso. Se ningum souber o que isso saia da loja e procure outra. Nessa tabela temos os tamanhos exatos de redimensionamento de fotos para impresso, bem como a relao de PPIs que o minilab utiliza (alguns trabalham com 400 em vez de 300 PPI). Vamos trabalhar com o exemplo mais comum que a foto 10x15 cm. A primeira coisa que temos que consertar, nesse caso, a proporo. O antigo filme fotogrfico tinha uma proporo 3:2 (mais retangular) enquanto o sensor fotogrfico das cmeras compactas de 4:3 (mais quadrado). A maneira mais fcil de arrumar isso utilizando o Picture Manager (pequeno programa que vem no pacote do Office 2003). Ao abrir a imagem no programa s ir at a guia imagem<=>cortar. Ao lado direito escolha a proporo 10x15cm (que tambm pode ser aplicada aos outros formatos de mesma proporo, como 13x18cm e 20x30cm). Como exemplo vamos utilizar uma imagem da Fuji Finepix S5100 com 4 megapixels (2272x1704 pixels).

Como visto no exemplo, a imagem perde 188 pixels no total. Se mandada sem edio para o minilab, o operador da mquina que vai decidir onde fazer o corte. Depois de salvar a figura com outro nome (nunca adultere os originais, pois no caso do JPEG isso leva a perda de qualidade), abra o arquivo no Photoshop e v at a guia image<=>image size. No campo de PPI coloque em 300 e veja que o tamanho da figura ficou em 19,22x12,82 cm. Cabe lembrar que a medida do papel de impresso um pouco maior do que o anunciado, em torno de 2 milmetros em cada lado. Nesse caso, ento vamos colocar 5 milmetros em cada lado para poder ter margem de segurana para um eventual desvio do papel dentro da mquina. Na configurao de nossa imagem, deixe todos os quadrados marcados na parte inferior e coloque no campo de menor tamanho da imagem o valor de 10,5cm. O outro valor se modificou automaticamente para 15,74cm. Sem problema, no pode faltar, mas sobrar um pouquinho est tudo bem.

Diminuir a foto tambm causa perda de nitidez na imagem, pois os pixels ficam mais embaralhados. Para resolver esse problema de um zoom de 100% na imagem para ver a perda de nitidez. Para consertar isso v at a guia filter<=>sharpen<=>smart sharpen. Para o meu tamanho de 10x15cm eu utilizei as configuraes que esto descritas na figura abaixo. (Amount 330%, Radius em 0,7 e Remove Lens blour). Mas isso no definitivo e varia de cada arquivo. O usurio que deve se familiarizar com a ferramenta e ir brincando com as alternativas at chegar a um parmetro que o agrade.

Depois de executar os procedimentos salve o arquivo com qualidade 10 de compactao. Ao mandar para o minilab necessrio avisar o operador para no fazer o ajuste de tamanho da imagem, pois voc j executou esse ajuste. No prximo texto vamos ver como aumentar o tamanho da imagem.

Interpolao: aprendendo a dimensionar suas imagens (Parte 3)


I went Back!!!! Depois de algumas semanas com problemas srios com minha conexo com a internet, parece que finalmente est tudo resolvido. Agora vamos terminar essa srie de artigos sobre interpolao. Se voc no sabe sobre o que estou falando melhor ler a primeira e a segunda parte do assunto antes de iniciar a leitura desse texto. Antes de comear, gostaria de fazer uma pequena explicao sobre um comentrio que apareceu na segunda parte do texto. O usurio franklinsa fez o seguinte comentrio: "vc pode diminuir a perda de nitidez no Photoshop escolhendo corretamente o algoritmo de interpolao para o redimencionamento da imagem. Bicubic Sharper o ideal para reduzir imagens, nesse caso nao precisaria fazer o uso do smart sharpen que foi feito neste post. Bicubic Smoother ideal para o ampliar imagens." Sim, concordo com voc, mas o texto est voltado para quem possu qualquer verso do Photoshop e no apenas as mais recentes. Se voc notar bem a figura usada no post vai ver que usei o algoritmo Bicubic (existente em qualquer verso) e no o Bicubic Smoother. Por

isso, para os que possuem uma maior intimidade com o programa de edio de imagem da Adobe, pode parecer que o texto seja muito simples, o que alis o intuito dele. Agora vamos tratar da questo da ampliao da imagem. Como dito nos textos anteriores, interpolar criar pixels inexistentes atravs dos parmetros conhecidos. Dessa forma, podemos adequar uma imagem para que ela seja impressa em tamanho menor ou maior. Existe a possibilidade de deixar esse processo nas mos dos operadores de minilabs digitais, mas isso uma garantia quase certa de trabalhos mal feitos. Para exemplificar esse texto vamos trabalhar com uma figura de 3088x2048 pixels (aproximadamente 6 megapixels). Para iniciar o processo v at a guia Image<=>Image Size. No menu que aparece v at a opo Resample Image e desmarque esse comando. Em seguida v at a opo Resolution e coloque em 300. A imagem passou a ter um tamanho em centmetros de 26,15x17,37.

Agora temos que interpolar essa imagem. Ao contrrio do processo de diminuio que apenas perde nitidez, o aumento da imagem perde qualidade, ento deve ser feito de uma maneira mais trabalhosa. Munido daquela tabela de medidas de impresso que citei no segundo artigo, vamos ver quais as possibilidades de nossa imagem. V novamente a guia image<=>image size. Habilite novamente a opo Resample Image. Nas opes logo abaixo escolha Bicubic Smother (para verses mais novas do Photoshop) ou apenas Bicubic para verses mais antigas. Vamos supor que queiramos imprimir uma foto em 20x30cm, tamanho muito comum para fotografia de eventos, como casamentos e festa de debutantes. A interpolao muito pequena, ento podemos trabalhar com a guia de centmetros. V at a opo que indica o maior lado da imagem e digite 30,5 (lembre-se que o papel sempre um pouco maior do que o anunciado). A imagem passou a ter 3602x2389 pixels e pulou de 3,71 MB para 4,43 MB e, mesmo ampliada em 100%, no mostra uma perda aparente de qualidade.

Mas, e se quisermos algo bem maior?? Bem, os pixels na imagem funcionam como uma rede. Quando aumentamos seu tamanho esses pixels se afastam e o Photoshop tenta preencher esse espao com base no que h a sua volta. Quando esticamos muito e de uma vez a qualidade dos pixels criados cai muito. Por isso, para grandes ampliaes, o processo tem que ser feito de maneira gradativa. V at o menu Image Size. No espao onde se v o tamanho da imagem mude a opo de exibio para porcentagem (percent). Agora, na opo do lado maior (Width) que est em 100, marque 110.

Essa operao indica que voc aumentou a imagem em 10%. Clique em OK e repita toda essa operao at atingir o tamanho desejado de impresso. Isso mesmo, um processo muito chato, mas a ampliao de 10 em 10% a nica que apresenta uma qualidade aceitvel no produto final. Voc pode me perguntar qual o limite do processo. Bem, isso vai depender do uso final da imagem. Lembre-se que quanto maior a impresso possvel diminuir a relao PPI (pixels por polegada) da imagem,pois a pessoa vai ver a imagem de mais longe. Mas se quer usar a qualidade fotogrfica para a impresso, eu diria que a partir de 40% a imagem passa a perdas visveis de qualidade. Porm, existem detalhes que apenas o usurio mais observador (ou o mais chato) pode notar. Se voc tem um arquivo em RAW (vou falar futuramente sobre isso) a interpolao pode ser feita em at 50% sem perda de qualidade. Essa mais uma das vantagens desse tipo de arquivo. Sei que esse tutorial extremamente simples, mas o assunto tambm no o bicho de sete cabeas que muita gente pensa. Estou disposio para tentar responder qualquer dvida e, se possvel, aprofundar mais o assunto. Por fim, gostaria ria de dizer que fiquei surpreso com a repercusso desses textos sobre interpolao. Recebi muitos e-mails com questes e agradecimentos e j vi links para os dois primeiros tutoriais em vrios Fruns de fotografia que participo. Isso uma prova de que o trabalho relevante.

Potrebbero piacerti anche