Sei sulla pagina 1di 16

Atividade jurdica exercida por oficiais das polcias militares

Edgard Antonio de Souza Junior Publicado em 10/2009. Elaborado em 08/2009.


Pgina 1 de 1

aA

1. INTRODUO
O Direito pode ser entendido como uma cincia que tem por fim permitir a harmonizao entre particulares e entre estes e o Estado. Suas regras protegem os bens naturais e os criados pelo homem. Para atuar nesta seara encontraremos os chamados Operadores do Direito, tais como os juzes, advogados, promotores, policiais, militares, professores e os estudiosos das cincias jurdicas (pesquisadores) que, por sua vez, exercero atividade jurdica. Apesar de no ser comum reconhecer o policial como Operador do Direito, mormente o militar, no h dvida de que este se insere no rol dos profissionais e estudiosos que aplicam, estudam e utilizam os conhecimentos jurdicos em suas atividades rotineiras. Neste estudo, daremos nfase s atribuies do Oficial da Polcia Militar. Para o renomado jurista NADER (2000), o Direito o conjunto normativo que ordena o convvio social, norma de organizao social. No podemos, ainda, deixar de reconhecer o profissional de segurana pblica, indiscutvel defensor das garantias individuais e primeiro garantidor da harmonia social, como um trabalhador que utiliza, com preponderncia, dos elementos jurdicos. Consoante entendimento de AGUIAR (2009), atividade jurdica no se limita exclusivamente ao exerccio de advocacia, mas se estende a todas as atividades, cargos e funes exercidas cotidianamente por aqueles que caream de preponderantes conhecimentos jurdicos".

2. DESENVOLVIMENTO

A atividade do oficial de Polcia Militar compreende aes ligadas a vrias reas, tais como administrativas, gerenciais (sobretudo de recursos humanos, inteligncia, planejamento operacional, logstica e comunicao social), tcnicas e jurdicas. O oficial militar estadual um profissional de carreira, sendo suas patentes conferidas pelos Governadores dos Estados. A partir do posto inicial, 2 Tenente, assume funes de Comando e chefia que, em regra, sero distribudas da seguinte forma: Comando de Peloto (1 ou 2 Tenente), chefia das sees de Unidades (Tenente ou Capito), Comando de Companhia (Capito), Comando de Companhia Especial ou Independente (Major), Comando de Batalho e Centros (Tenente-Coronel) e Comando Regional, Diretorias, Estado-Maior, Chefia de Gabinete Militar do Governador e Comando-Geral (no posto de Coronel, grau mximo da carreira). Ao oficial compete a gesto dos recursos humanos e logsticos das instituies policiais militares estaduais. No raras vezes, alm da formao profissional adquirida nas Academias de Polcia Militar (atravs de graduao e Cursos de Especializao na rea de Segurana Pblica e Gesto Administrativa), o militar amplia sua gama de informaes em outras reas do conhecimento, especialmente a jurdica. Nas Polcias Militares, elevado o nmero de oficias detentores do curso de Direito. Recentemente as Polcias Militares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul passaram a exigir como pr-requisito ao ingresso ao oficialato o curso de Direito. O oficial militar, em sua formao inicial (Bacharelado em Cincias Militares rea de Defesa Social, no caso de Minas Gerais, Curso Superior de Polcia, no Rio Grande do Sul ou Curso de Formao de Oficiais, nos demais Estados), receber uma considervel gama de conhecimentos em disciplinas jurdicas e afins, tais como: Introduo ao Estudo do Direito, Direito Constitucional, Administrativo, Administrativo Militar, Processos Administrativos, Penal, Processual Penal, Civil, Penal Militar, Processual Penal Militar, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Legislao de Trnsito, Legislao Ambiental, Anlise Criminal, Criminalstica, Criminologia, Legislao Institucional, Medicina Legal e Legislao Penal Especial. Esta bagagem ser aliada aos conhecimentos das reas de Misso Policial, Tcnicas de Defesa Pblica, Eficcia Pessoal, Linguagem, Informao e Pesquisa, Administrao e Gerncia.

TEXTOS RELACIONADOS
Lei n 12.015 aumenta o abismo entre o direito penal militar e o comum Smula 90 do STJ: crimes de policiais militares no exerccio da funo e non bis in idem Parecer sobre a excluso de membros da PM Manifestaes de militares nas redes sociais: crime militar ou no? Um ponto positivo da PEC 37: investigao de crimes militares pela Polcia Federal

Com base nas disciplinas jurdicas, este profissional poder operar o Direito em situaes concretas e prticas. Como misso extra-acadmica, ter que se atualizar para melhor interpretar e aplicar as normas legais e seus princpios, tendo por fim garantir direitos nos casos concretos, fazer cumprir a lei ou restabelecer a ordem. Se colocarmos como essencial o conhecimento jurdico para todo policial militar, encontraremos a necessidade de exigi-lo com maior intensidade ao oficial, devido s suas funes de comando. Nos estgios mais avanados da carreira, exercer a autoridade administrativa, competindo, diante do princpio da legalidade e dos critrios de oportunidade e convenincia, dizer o direito em matria Administrativa. No trabalho operacional, compete aos oficiais, enquanto coordenadores de turnos de servio, a orientao das praas na resoluo de ocorrncias que fugirem rotina de atendimento ou demandarem uma anlise e interpretao mais aprofundada do ponto de vista jurdico. No raras vezes, aps o primeiro contato da praa com os envolvidos em ocorrncia policial, segue-se o comparecimento in loco do oficial de servio para indicao das providncias mais adequadas ao melhor desfecho da ao policial. Na rea jurdico-administrativa, compete ao oficial militar o desenvolvimento e a presidncia de vrios processos administrativos (sindicncias, procedimentos administrativos diversos e processos de carter demissionrio). Neste mister, luz das matrias alusivas aos ramos Constitucional e Administrativo, ser apreciado sobre os direitos e deveres dos servidores. Para o desempenho desta tarefa, recorrer legislao aplicvel ao agente pblico militar (leis estaduais, estatuto militar, decretos, resolues, instrues, memorandos etc.), alm da processualstica insculpida nos Cdigos de Processo Penal Militar e Comum (subsidiariamente). cedio que tais processos, modernamente, devem ser revestidos de todas as providncias que garantam o exerccio do contraditrio e ampla defesa, sob pena de nulidade.

Ensina CARVALHO FILHO (2008) que os processos administrativos no se afastam das caractersticas do processo em geral:

"(...) o processo administrativo recebe o influxo de princpios e normas jurdicas para que seja possvel a sua concluso dentro das regras gerais de direito."
Por vezes, o oficial militar emite pareceres dotados de contedo jurdico que permitem subsidiar decises seguras por parte das autoridades administrativas (inclusive pelos dirigentes polticos: Governadores Estaduais). Para esta misso dever estudar, interpretar, discutir e aplicar os conhecimentos em benefcio da boa gesto e da eficincia pblica. A eficincia pblica, prevista na Constituio Federal, em seu art. 37, como princpio a ser perseguido pela Administrao Pblica, ser tarefa constante do oficial militar. Nos nveis hierrquicos considerados como de alta-patente (oficial superior), exercer a Autoridade de Polcia Judiciria Militar, ocasio em que, diante de indcios de crime militar, poder determinar a priso e autuao em flagrante delito ou instaurao de Inqurito Policial Militar (IPM). A partir do posto de Tenente, ser designado encarregado de Inqurito Policial Militar, Auto de Priso em Flagrante, Termo de Desero, Termo de Apresentao Espontnea, Cartas Precatrias, dentre outros atos de Polcia Judiciria Militar. Caso deixe de pautar suas aes dentro do ordenamento jurdico, poder responder pelos abusos cometidos, consoante legislao em vigor. Neste contexto, se exigir constante atualizao em matria jurdica. Como exemplo, lembramos que na Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO/2002), instituda pelo Ministrio do Trabalho e Emprego do Brasil, houve o registro das atividades exercidas pelos oficiais no campo jurdico, dentre as quais destacamos: desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos, presidncia de feitos de Polcia Judiciria Militar e elaborao de atos administrativos. Os referidos profissionais tambm atuam como professores das Instituies Policiais em disciplinas jurdicas, sendo-lhes exigidos pesquisa e estudo mais aprofundado nas matrias em que lecionam, visando ao melhor fomento do conhecimento queles que esto em formao ou treinamento. Nos quadros das Academias de Polcia, ladeados por diversos profissionais do Direito (juzes, promotores, delegados, advogados, defensores pblicos, dentre outros), encontraremos capacitados oficiais militares, conhecedores das rotinas

policiais e administrativas, que aliaro o conhecimento prtico ao contedo tcnico-jurdico. Noutro aspecto, quando do exerccio das atribuies de autoridade administrativa, sero competentes para exarar atos administrativos decisivos, tais como aplicao de punies disciplinares, deferimento e indeferimento de recursos e soluo de requerimentos diversos, todos devidamente fundamentados, sob pena de se tornarem invlidos. No raras vezes, encontraremos oficiais compondo Conselhos Estaduais e Municipais que atuaro em assuntos de relevncia para a populao, sobretudo nas reas de Defesa Social, Segurana Pblica e Defesa Civil. Para ilustrar, citamos o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais que, em seu estatuto, estabelece como uma de suas finalidades a participao na formulao, acompanhamento e avaliao das polticas e diretrizes nacionais relacionadas segurana pblica, propondo medidas e colaborando na sua implementao.

3. CONCLUSO
Nas funes tcnicas, administrativa, gerenciais e consultivas ser necessrio ao oficial militar operar o Direito, exercendo, por conseguinte, atividade jurdica. Este profissional, presente em todo o territrio nacional (nas grandes cidades ou nas mais longnquas localidades do pas), atuar como autoridade pblica comprometida com a correta aplicao da lei. As atividades por eles desempenhadas nos remetem a um relevante papel social, seja atravs das prticas rotineiras do Policiamento Ostensivo, nas assessorias prestadas nas Unidades Policiais, no exerccio jurisdicional (composio dos conselhos de justia), na prtica dos atos de Polcia Judiciria Militar ou como autoridade administrativa. Do exposto, no resta dvida de que o oficial da polcia militar desempenha atividades jurdicas, no exerccio das atribuies conferidas em lei, sendo notrio que sua formao compreende considervel contedo das cincias jurdicas e sociais.

4. REFERNCIAS:
AGUIAR, Leonardo Sales de. Artigo: Afinal, "Atividade Jurdica" e "Prtica Forense" so sinnimas? Revista Prtica Jurdica. Consulex. Braslia, Ano VIII, n 82, p. 32-37, 2009. ASSIS, J.C; CUNHA, F.L; NEVES, C.R.C. Lies de Direito para a Atividade das Polcias Militares e das Foras Armadas. 6. ed. Curitiba. Juru, 2006. CLASSIFICAO BRASILEIRA DE OCUPAES. MTE. Disponvel em: www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf. Acesso em: 21 jun. 09. ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES GERAIS DAS POLCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES. Disponvel em: www.cncgpmbm.org.br/estatuto2.php. Acesso em: 20 jun. 09. FILHO, Jos dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 19 ed. Rio de Janeiro. Lmen Jris, 2008. GOMES, Luiz Flvio. Cdigo Penal, Cdigo de Processo Penal e Constituio Federal. 8. ed. So Paulo. Revista dos Tribunais, 2006. GUIMARES, Ricardo Gil de Oliveira. Cdigo Penal Militar e Cdigo de Processo Penal Militar. 1 ed. Belo Horizonte. Lder, 2007. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. 17 ed. Rio de Janeiro, Forense, 2000. NOGUEIRA, Rubem. Curso de Introduo ao Estudo do Direito. 3 ed. Bahia. Cincia Jurdica, 1996.

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/13620/atividade-juridica-exercida-por-oficiais-daspolicias-militares#ixzz2fMDg5qdG

ARTIGOS / TEXTO SELECIONADO PELOS EDITORES

Atividade jurdica exercida por oficiais das polcias militares


Edgard Antonio de Souza Junior
Publicado em 10/2009. Elaborado em 08/2009.
Pgina 1 de 1
A A

0 comentrios
75% gostaram 26 votos

ASSUNTOS: DIREITO MILITAR MILITARES (DIREITO MILITAR)

1. INTRODUO
O Direito pode ser entendido como uma cincia que tem por fim permitir a harmonizao entre particulares e entre estes e o Estado. Suas regras protegem os bens naturais e os criados pelo homem. Para atuar nesta seara encontraremos os chamados Operadores do Direito, tais como os juzes, advogados, promotores, policiais, militares, professores e os estudiosos das cincias jurdicas (pesquisadores) que, por sua vez, exercero atividade jurdica. Apesar de no ser comum reconhecer o policial como Operador do Direito, mormente o militar, no h dvida de que este se insere no rol dos profissionais e estudiosos que aplicam, estudam e utilizam os conhecimentos jurdicos em suas atividades rotineiras. Neste estudo, daremos nfase s atribuies do Oficial da Polcia Militar. Para o renomado jurista NADER (2000), o Direito o conjunto normativo que ordena o convvio social, norma de organizao social. No podemos, ainda, deixar de reconhecer o profissional de segurana pblica, indiscutvel defensor das garantias individuais e primeiro garantidor da harmonia social, como um trabalhador que utiliza, com preponderncia, dos elementos jurdicos. Consoante entendimento de AGUIAR (2009), atividade jurdica no se limita exclusivamente ao exerccio de advocacia, mas se estende a todas as atividades, cargos e funes exercidas cotidianamente por aqueles que caream de preponderantes conhecimentos jurdicos".

2. DESENVOLVIMENTO

A atividade do oficial de Polcia Militar compreende aes ligadas a vrias reas, tais como administrativas, gerenciais (sobretudo de recursos humanos, inteligncia, planejamento operacional, logstica e comunicao social), tcnicas e jurdicas. O oficial militar estadual um profissional de carreira, sendo suas patentes conferidas pelos Governadores dos Estados. A partir do posto inicial, 2 Tenente, assume funes de Comando e chefia que, em regra, sero distribudas da seguinte forma: Comando de Peloto (1 ou 2 Tenente), chefia das sees de Unidades (Tenente ou Capito), Comando de Companhia (Capito), Comando de Companhia Especial ou Independente (Major), Comando de Batalho e Centros (Tenente-Coronel) e Comando Regional, Diretorias, Estado-Maior, Chefia de Gabinete Militar do Governador e Comando-Geral (no posto de Coronel, grau mximo da carreira). Ao oficial compete a gesto dos recursos humanos e logsticos das instituies policiais militares estaduais. No raras vezes, alm da formao profissional adquirida nas Academias de Polcia Militar (atravs de graduao e Cursos de Especializao na rea de Segurana Pblica e Gesto Administrativa), o militar amplia sua gama de informaes em outras reas do conhecimento, especialmente a jurdica. Nas Polcias Militares, elevado o nmero de oficias detentores do curso de Direito. Recentemente as Polcias Militares do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul passaram a exigir como pr-requisito ao ingresso ao oficialato o curso de Direito. O oficial militar, em sua formao inicial (Bacharelado em Cincias Militares rea de Defesa Social, no caso de Minas Gerais, Curso Superior de Polcia, no Rio Grande do Sul ou Curso de Formao de Oficiais, nos demais Estados), receber uma considervel gama de conhecimentos em disciplinas jurdicas e afins, tais como: Introduo ao Estudo do Direito, Direito Constitucional, Administrativo, Administrativo Militar, Processos Administrativos, Penal, Processual Penal, Civil, Penal Militar, Processual Penal Militar, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Legislao de Trnsito, Legislao Ambiental, Anlise Criminal, Criminalstica, Criminologia, Legislao Institucional, Medicina Legal e Legislao Penal Especial. Esta bagagem ser aliada aos conhecimentos das reas de Misso Policial, Tcnicas de Defesa Pblica, Eficcia Pessoal, Linguagem, Informao e Pesquisa, Administrao e Gerncia.

TEXTOS RELACIONADOS

Lei n 12.015 aumenta o abismo entre o direito penal militar e o comum Smula 90 do STJ: crimes de policiais militares no exerccio da funo e non bis in idem Parecer sobre a excluso de membros da PM Manifestaes de militares nas redes sociais: crime militar ou no? Um ponto positivo da PEC 37: investigao de crimes militares pela Polcia Federal

Com base nas disciplinas jurdicas, este profissional poder operar o Direito em situaes concretas e prticas. Como misso extra-acadmica, ter que se atualizar para melhor interpretar e aplicar as normas legais e seus princpios, tendo por fim garantir direitos nos casos concretos, fazer cumprir a lei ou restabelecer a ordem. Se colocarmos como essencial o conhecimento jurdico para todo policial militar, encontraremos a necessidade de exigi-lo com maior intensidade ao oficial, devido s suas funes de comando. Nos estgios mais avanados da carreira, exercer a autoridade administrativa, competindo, diante do princpio da legalidade e dos critrios de oportunidade e convenincia, dizer o direito em matria Administrativa. No trabalho operacional, compete aos oficiais, enquanto coordenadores de turnos de servio, a orientao das praas na resoluo de ocorrncias que fugirem rotina de atendimento ou demandarem uma anlise e interpretao mais aprofundada do ponto de vista jurdico. No raras vezes, aps o primeiro contato da praa com os envolvidos em ocorrncia policial, segue-se o comparecimento in loco do oficial de servio para indicao das providncias mais adequadas ao melhor desfecho da ao policial. Na rea jurdico-administrativa, compete ao oficial militar o desenvolvimento e a presidncia de vrios processos administrativos (sindicncias, procedimentos administrativos diversos e processos de carter demissionrio). Neste mister, luz das matrias alusivas aos ramos Constitucional e Administrativo, ser apreciado sobre os direitos e deveres dos servidores. Para o desempenho desta tarefa, recorrer legislao aplicvel ao agente pblico militar (leis estaduais, estatuto militar, decretos, resolues, instrues, memorandos etc.), alm da processualstica insculpida nos Cdigos de Processo Penal Militar e Comum (subsidiariamente). cedio que tais processos, modernamente, devem ser revestidos de todas as providncias que garantam o exerccio do contraditrio e ampla defesa, sob pena de nulidade. Ensina CARVALHO FILHO (2008) que os

processos administrativos no se afastam das caractersticas do processo em geral:

"(...) o processo administrativo recebe o influxo de princpios e normas jurdicas para que seja possvel a sua concluso dentro das regras gerais de direito."
Por vezes, o oficial militar emite pareceres dotados de contedo jurdico que permitem subsidiar decises seguras por parte das autoridades administrativas (inclusive pelos dirigentes polticos: Governadores Estaduais). Para esta misso dever estudar, interpretar, discutir e aplicar os conhecimentos em benefcio da boa gesto e da eficincia pblica. A eficincia pblica, prevista na Constituio Federal, em seu art. 37, como princpio a ser perseguido pela Administrao Pblica, ser tarefa constante do oficial militar. Nos nveis hierrquicos considerados como de alta-patente (oficial superior), exercer a Autoridade de Polcia Judiciria Militar, ocasio em que, diante de indcios de crime militar, poder determinar a priso e autuao em flagrante delito ou instaurao de Inqurito Policial Militar (IPM). A partir do posto de Tenente, ser designado encarregado de Inqurito Policial Militar, Auto de Priso em Flagrante, Termo de Desero, Termo de Apresentao Espontnea, Cartas Precatrias, dentre outros atos de Polcia Judiciria Militar. Caso deixe de pautar suas aes dentro do ordenamento jurdico, poder responder pelos abusos cometidos, consoante legislao em vigor. Neste contexto, se exigir constante atualizao em matria jurdica. Como exemplo, lembramos que na Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO/2002), instituda pelo Ministrio do Trabalho e Emprego do Brasil, houve o registro das atividades exercidas pelos oficiais no campo jurdico, dentre as quais destacamos: desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos, presidncia de feitos de Polcia Judiciria Militar e elaborao de atos administrativos. Os referidos profissionais tambm atuam como professores das Instituies Policiais em disciplinas jurdicas, sendo-lhes exigidos pesquisa e estudo mais aprofundado nas matrias em que lecionam, visando ao melhor fomento do conhecimento queles que esto em formao ou treinamento. Nos quadros das Academias de Polcia, ladeados por diversos profissionais do Direito (juzes, promotores, delegados, advogados, defensores pblicos, dentre outros),

encontraremos capacitados oficiais militares, conhecedores das rotinas policiais e administrativas, que aliaro o conhecimento prtico ao contedo tcnico-jurdico. Noutro aspecto, quando do exerccio das atribuies de autoridade administrativa, sero competentes para exarar atos administrativos decisivos, tais como aplicao de punies disciplinares, deferimento e indeferimento de recursos e soluo de requerimentos diversos, todos devidamente fundamentados, sob pena de se tornarem invlidos. No raras vezes, encontraremos oficiais compondo Conselhos Estaduais e Municipais que atuaro em assuntos de relevncia para a populao, sobretudo nas reas de Defesa Social, Segurana Pblica e Defesa Civil. Para ilustrar, citamos o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais que, em seu estatuto, estabelece como uma de suas finalidades a participao na formulao, acompanhamento e avaliao das polticas e diretrizes nacionais relacionadas segurana pblica, propondo medidas e colaborando na sua implementao.

3. CONCLUSO
Nas funes tcnicas, administrativa, gerenciais e consultivas ser necessrio ao oficial militar operar o Direito, exercendo, por conseguinte, atividade jurdica. Este profissional, presente em todo o territrio nacional (nas grandes cidades ou nas mais longnquas localidades do pas), atuar como autoridade pblica comprometida com a correta aplicao da lei. As atividades por eles desempenhadas nos remetem a um relevante papel social, seja atravs das prticas rotineiras do Policiamento Ostensivo, nas assessorias prestadas nas Unidades Policiais, no exerccio jurisdicional (composio dos conselhos de justia), na prtica dos atos de Polcia Judiciria Militar ou como autoridade administrativa. Do exposto, no resta dvida de que o oficial da polcia militar desempenha atividades jurdicas, no exerccio das atribuies conferidas em lei, sendo notrio que sua formao compreende considervel contedo das cincias jurdicas e sociais.

4. REFERNCIAS:
AGUIAR, Leonardo Sales de. Artigo: Afinal, "Atividade Jurdica" e "Prtica Forense" so sinnimas? Revista Prtica Jurdica. Consulex. Braslia, Ano VIII, n 82, p. 32-37, 2009. ASSIS, J.C; CUNHA, F.L; NEVES, C.R.C. Lies de Direito para a Atividade das Polcias Militares e das Foras Armadas. 6. ed. Curitiba. Juru, 2006. CLASSIFICAO BRASILEIRA DE OCUPAES. MTE. Disponvel em: www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf. Acesso em: 21 jun. 09. ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES GERAIS DAS POLCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES. Disponvel em: www.cncgpmbm.org.br/estatuto2.php. Acesso em: 20 jun. 09. FILHO, Jos dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 19 ed. Rio de Janeiro. Lmen Jris, 2008. GOMES, Luiz Flvio. Cdigo Penal, Cdigo de Processo Penal e Constituio Federal. 8. ed. So Paulo. Revista dos Tribunais, 2006. GUIMARES, Ricardo Gil de Oliveira. Cdigo Penal Militar e Cdigo de Processo Penal Militar. 1 ed. Belo Horizonte. Lder, 2007. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. 17 ed. Rio de Janeiro, Forense, 2000. NOGUEIRA, Rubem. Curso de Introduo ao Estudo do Direito. 3 ed. Bahia. Cincia Jurdica, 1996.

Edgard Antonio de Souza Junior


Oficial da Polcia Militar de Minas Gerais (Posto de Capito Membro da Carreira Jurdica Militar do Estado de Minas Gerais). Professor de Direito Administrativo da Academia de Polcia Militar para cursos de graduao e ps-graduao. Especialista em Segurana Pblica Fundao Joo

Pinheiro/Academia de Polcia Militar de MG. Especialista em Cincias Penais Centro Universitrio Newton Paiva Belo Horizonte/MG. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurana Pblica Belo Horizonte - UFMG. Bacharel em Direito - Universidade de Itana MG. Graduado pelo Curso de Formao de Oficiais (CFO) - Academia de Polcia Militar/MG.
Fale com o autor Veja todos os artigos publicados pelo autor https://plus.google.com/104782641893708793829/about

DELEGADOS DE MINAS REPUDIAM PEC QUE REGULAMENTA A EXIGNCIA DE CURSO DE DIREITO PARA INGRESSO NO OFICIALATO
15 ComentriosPublicado por Soldado Glaucia em maio 31, 2010

A Proposta de Emenda Constirucional n 59, de 2010, visa incluir na Constituio Estadual de Minas Gerais a exigncia do curso de bacharel em direito para ingresso na carreira de oficial da Polcia Militar e dispe que o cargo de Oficial do QO-PM integrar, para todos os fins, a carreira jurdica militar do Estado. A referida PEC foi apresentada no ltimo dia 20 Assemblia Legislativa do Estado de MInas Gerais e j est causando polmica entre os policiais civis do Estado. A Entidade de Representao dos Policiais Civis de Minas Gerais publicou um manifesto no ltimo dia 28, repudiando tal emenda constitucional, em razo da tendncia de militarizar a investigao criminal e o exerccio da polcia judiciria em Minas Gerais. Confira a o Manifesto de Repdio dos Delegados: Entidades de Representao dos Policiais Civis do Estado de Minas Gerais

MANIFESTO Repdio PEC N 59/2010 em razo da tendncia de militarizar a investigao criminal e o exerccio da polcia judiciria em Minas Gerais, com grave prejuzo ao cidado e ao Estado Democrtico de Direito 1. Preparemo-nos para o fim da integrao policial e rupturas institucionais em Minas Gerais! Estamos diante de sria ameaa ao Estado Democrtico de Direito com prejuzos para o cidado! 2. Basta de usurpao de funes! Basta de violncia militar contra policiais civis! Basta aos boicotes de informao e de luta contra o aprimoramento da instituio policial civil! 3. No criao da carreira jurdica militar !

4. Cooperao sim, despersonalizao no! No Minas Gerais do dia 22.05.2010, sbado, foi publicada a Proposta de Emenda Constituio do Estado de Minas Gerais, de origem parlamentar, com o seguinte texto: Proposta de Emenda Constituio n 59, de 2010 Acrescenta os 3 e 4 ao art. 142 da Constituio do Estado. A Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais aprova: Art. 1 Ficam acrescentados ao art. 142 da Constituio do Estado os seguintes 3 e 4: Art. 142 () 3 Para o ingresso no Quadro de Oficiais da Polcia Militar QO-PM exigido o ttulo de Bacharel em Direito e concurso pblico de provas e ttulos, realizado com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil, Seo do Estado de Minas Gerais. 4 O cargo de Oficial do Quadro de Oficiais da Polcia Militar QO-PM -, com competncia para o exerccio da funo de Juiz Militar e das atividades de polcia judiciria militar, integra, para todos os fins, a carreira jurdica militar do Estado.. Art. 2 Esta emenda Constituio entra em vigor na data de sua publicao. Sala das Reunies, 20 de maio de 2010, Mauri Torres e outros. Os policiais civis sabem que a referida Proposta de Emenda Constituio no foi enviada ALMG pelo Governo, e que, tampouco foi discutida com a sociedade e segmentos da segurana pblica. Foi engendrada por integrantes da Polcia Militar que receiam que a Polcia Civil tenha sucesso em seu projeto de modernizao, demonstrando, com tal atitude, posicionamento voltado para a discutida vinculao, atrelamento e equiparao entre as citadas Instituies, contrariando preceitos constitucionais, sem respaldo jurdico, e com prejuzos funcionais para os policiais civis e para o cidado. Isto no aceitamos ! Essa ao do Comando da PMMG constitui um retrocesso por querer associar a idia de que o Oficial da Polcia Militar (vinculado histrica doutrina Militar) equipara-se ao Delegado de Polcia, que a Autoridade Policial para os fins do Processo Penal no Brasil (vinculado defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidado), alm de constituir-se em uma indisfarvel reao recm editada Emenda Constituio n 82, de 14 de abril de 2010, que acresceu o 4 do art. 140 da Constituio do Estado, com a seguinte redao: Art. 140 () 4 o cargo de Delegado de Polcia integra, para todos os fins, as carreiras jurdicas do Estado. importante consignar que a Emenda Constituio do Estado n 82, de 2010, teve o objetivo de resgatar, depois de aproximadamente 3 (trs) anos de tramitao na ALMG, o sentido do revogado art. 273 da mesma Constituio, como resultado de um amplo debate entre autoridades pblicas e lideranas de todos os segmentos da sociedade civil organizada, tais como policiais civis, militares, bombeiros, deputados estaduais, advogados, promotores, juzes de direito, defensores pblicos e cidados de Minas Gerais, no Seminrio Legislativo Segurana para Todos propostas para uma sociedade mais segura, ocorrido em 2006. Assim, restou reconhecido que o Delegado de Polcia a autoridade destinada ao exerccio de atividades de preveno especial da criminalidade, com competncia para a promoo da ordem pblica, a defesa da incolumidade das pessoas e do patrimnio, a proteo da vida, alm da preservao de outros bens jurdicos, a exigir-lhe conhecimentos derivados das cincias humanas, sociais e jurdicas, a incidir sobre o ato de restringir liberdade quando da aplicao de normas do ordenamento jurdico. A natureza jurdica da funo do Delegado de Polcia consiste, em regra, em cotejar o direito penal, o direito processual penal, o direito constitucional, o direito administrativo, dentre outros ramos das cincias jurdicas, preservando direitos, alm de assegurar e garantir que o exerccio da polcia judiciria na apurao das infraes penais ocorra de forma isenta e juridicamente abalizada a sustentar e a fundamentar a formulao da ao penal pelo Promotor de Justia e o recebimento de denncia ou queixa pelo Juiz de Direito para uma eficiente prestao jurisdicional na esfera criminal. Aspecto de suma relevncia, ainda, consiste na adequada compreenso de que os Delegados de Polcia so os responsveis pelo desenvolvimento das atividades de polcia judiciria, de competncia da Polcia Civil, nos termos da Constituio Federal. Tal circunstncia impe, expressamente, que as competncias deferidas aos Delegados de Polcia so direcionadas prestao jurisdicional que, exercida pelo bacharel em direito, investido da Autoridade Policial, tem o escopo de focar com maior clarividncia e garantismo a aplicao das normas legais, especialmente, as tipificadoras de ilcitos penais, tanto que para o processo seletivo que culminar com a nomeao para o cargo, nos termos da Constituio do Estado, exigida a participao efetiva da Ordem dos Advogados do Brasil, isto porque, todo o exerccio da funo mira-se,

eminentemente, seja para o judicirio em geral, para a acusao ou para a defesa, na medida em que se objetiva pela realizao da mais ampla justia na aplicao da lei e do direito. Por outro lado, a funo policial militar tem por natureza a proteo e a preservao da ordem pblica, tanto interna quanto, residualmente, externa, o que lhe d a condio histrica de fora auxiliar e reserva do Exrcito, cujo mago se afeioa por inteiro ao campo administrativo e de defesa do Estado (ou melhor, a proteo contra o inimigo externo). A essncia da atividade policial militar no est afeta aplicao, em ltima anlise, da legislao penal, mas a preveno geral e ao registro do fato danoso, cuja preveno no foi virtuosa, restando o seu encaminhamento s autoridades que tm a funo de apurao da infrao criminal e para o exerccio da polcia judiciria. Sabe-se que cabe Polcia Militar, tem o contingente eminentemente ostensivo na preservao da ordem, no havendo qualquer necessidade da exigncia para o ingresso ao cargo de aspirante a oficial, do bacharelado em Direito, ou, ainda, vinculao, equiparao, isonomia ou paridade com os Delegados de Polcia, o que, repita-se, vedado pela Constituio Federal, no havendo no curso da histria brasileira, qualquer status funcional equivalente entre o Oficial de Policia Militar e o Delegado de Polcia, ou ainda, entre os policiais militares e policiais civis. No exerccio de apurao de infraes penais militares, o oficial da polcia militar alado, convocado ou designado para a referida funo no deixa de ter como principal mister as competncias atribudas Polcia Militar, de essncia administrativa, pelo que, se torna imprprio, incoerente e insustentvel inserilos em carreira jurdica militar, no prevista na Constituio Federal, o que poder aflorar como um anacronismo e uma anomalia jurdica sem respaldo no entendimento dos doutos constitucionalistas, dando azo emergncia de ao direta de inconstitucionalidade perante do Supremo Tribunal Federal, ensejada pela insegurana jurdica que a medida cria. imprescindvel registrar que a pretenso de insero no texto da Constituio do Estado de Minas Gerais dos Oficiais da Polcia Militar na condio de integrantes de carreira jurdica no encontra eco e nem ressonncia na Constituio Federal de 1988. Logo, o que se registra na exposio de motivos, relativo ao fato de que os Oficiais eventualmente realizam processos para a conformao de atos administrativos disciplinares e a participao em comisses de licitao, com a formalizao de contratos e convnios, no tem a fora de elev-los condio de integrantes de carreira jurdica. A rigor, tal assessoramento h de ser realizado pela Advocacia do Estado (art. 128 da Constituio de Minas Gerais). De outro lado, ainda que os militares do Quadro de Oficiais sejam chamados a desempenhar atividades de jurisdio militar, eles o fazem na condio de participantes de uma funo prpria do Estado que o Poder Judicirio, com especificidades definidas na prpria Constituio Federal e na Constituio de Minas Gerais e no como integrante de carreira jurdica vinculada ao Poder Executivo. Com efeito, como define a Lei Estadual n 5.301, de 1969, em seu art. 14, a funo policial-militar em sua essncia vinculada segurana pblica, como segue: Funo policial-militar exercida por oficiais e praas da Polcia militar, com a finalidade de preservar, manter e restabelecer a ordem pblica e segurana interna, atravs das vrias aes policiais ou militares, em todo o territrio do Estado. Acrescente-se o fato de que o Supremo Tribunal Federal (ADI 761/RS STF, Rel. Min. Nri da Silveira, julgamento em 30.09.1993, Plenrio DJ de 1/07/94), ao examinar legislao estadual que garantia isonomia de tratamento remuneratrio entre a carreira de Procurador do Estado, de Delegado de Polcia e de Oficiais da Polcia Militar, firmou entendimento no sentido de negar o tratamento pretendido em relao aos oficiais da Polcia Militar. As razes jurdicas consignadas no referido precedente aplicam-se espcie no que se refere natureza jurdica das atribuies da carreira militar, pois l se afirmou que a carreira militar no integra o rol das carreiras jurdicas diante de suas especificidades. A ttulo de ilustrao, transcreve-se a seguinte passagem do Voto do Ministro Nri da Silveira: No ser possvel, de outra parte, ver satisfeitos os pressupostos do art. 39, pargrafo 1, da Lei Magna da Repblica, em ordem a garantir, aos Oficiais de Polcia Militar, a aplicao do princpio isonmico com os procuradores do Estado ou com os Defensores Pblicos. No se trata de cargos de atribuies iguais ou assemelhados do mesmo Poder. A isonomia de vencimentos pressupe que possuam os cargos em confronto, essa condio de contedo ocupacional. No obstante detenham os oficiais da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul formao de grau superior, obtida na tradicional Academia da Fora Pblica gacha, assim como sucede, de forma geral, nos demais Estados da Federao, no possvel,

entretanto, reconhecer-lhes atribuies sequer assemelhadas s da carreira jurdica de procuradores do Estado, pertencente cada uma ao respectivo domnio de atividade profissional. Destaca-se tambm a patente desigualdade de tratamento entre as instituies militares quanto ao requisito de escolaridade para o ingresso nas respectivas Corporaes, o que poder ensejar questionamento dos integrantes dos Quadros do Corpo de Bombeiro Militar no que tange quebra do princpio da igualdade na medida em que desempenham atribuies assemelhadas e sujeitam-se, ambas, ao regime jurdico militar definido na Constituio Federal. Tal medida, como se sabe, contrria ao posicionamento dos integrantes da Polcia Civil que acreditam que a integrao policial no implica em vinculao ou atrelamento Polcia Militar, nem mesmo em confuso, absoro ou usurpao das funes constitucionais atribudas a cada uma destas Instituies. imprescindvel registrar que, no Congresso Nacional, policiais militares mineiros e de outros Estados, de forma institucional, ofendendo a interesse dos policiais civis mineiros e de outros Estados, lutam diuturnamente contra a proposta de Emenda Constituio Federal n 549/2006, que acrescenta o art. 251 Constituio Federal, reinserindo o Delegado de Polcia nas Carreiras Jurdicas tratadas no bojo da CF. Alis, a regra constitucional pretendida no auto-aplicvel, dependendo de Lei de iniciativa do Governo Estadual. A proposta de Emenda Constituio do Estado de Minas Gerais n 59/2010 tem cunho eminentemente oportunista e corporativista, alm de objetivar equiparao e atrelamento irregular aos Delegados de Polcia, sem qualquer lastro histrico. Logo, no tem como finalidade o aprimoramento da integrao policial em Minas Gerais, mas o contrrio, pois firma-se no propsito claro de aviltar e afrontar os Delegados de Polcia que, alm de receberem, atualmente, salrio inferior aos oficiais da Polcia Militar, por erro histrico, estaro sujeitos audcia, prepotncia e petulncia de alguns Oficiais (como vez por outra ocorre, atravs de crticas depreciativas na imprensa, representao para mandado de busca e apreenso, interceptao telefnica, etc) e, ademais, daqui a pouco, ofendendo direitos, reivindicaro a competncia para promover a apurao de crimes no militares, tipificao de condutas, materializarizando uma repleta usurpao de funo da Polcia Judiciria, como se tem tentado fazer, esquecendo-se de que so agentes da autoridade, nos termos do Cdigo de Processo Penal. Ou mais: podero dizer que os fins justificam os meios ou, tambm, buscaro emplacar sem qualquer processo vlido, estudo cientfico ou exaustiva discusso, de algum modelo no discutido de ciclo completo de polcia, o que por si s, impe srias suspeitas de violao de direitos fundamentais e ordem constitucional. Acreditamos que no foi apresentado aos Senhores Deputados Estaduais, a exata dimenso e as possveis repercusses da proposta de Emenda, assim como, suas implicaes, pelo que, mais uma vez, surgem dvidas relevantes em torno da PEC n 59, de 2010. Se hipoteticamente ocorrer a sua aprovao, os Sindicatos no mediro esforos para conclamar os policiais civis para repensarem sobre esse modelo de integrao policial ora em curso e adotarem outras medidas condizentes, posto que, estaria sendo legitimada a usurpao de funo institucional da polcia judiciria e efetivada a ameaa ao Estado Democrtico de Direito com rupturas institucionais em Minas Gerais, sendo para ns inadmissvel a militarizao das funes de polcia judiciria, sobretudo, porque a Polcia Civil tem sua existncia vinculada a essncia do Direito e da Justia. Finalmente, admitimos pautar no futuro, um Projeto de Emenda Constitucional objetivando a desmilitarizao das polcias militares no Brasil, o que poderia enfim, colocar a questo num patamar mais apropriado e aceitvel para a discusso, que a PEC 59 parece querer inaugurar. A propsito, essa tese foi aprovada na Conferncia Nacional de Segurana Pblica (CONSEG), de 2009. Outra coisa para o futuro seria a possibilidade de policiais militares com formao em Direito prestarem concurso para Delegados de Polcia. Curioso aqui, a miscelnea do desejo de vrios bnus (benefcios decorrentes do regime militar) e a rejeio dos nus (decorrentes da complexidade da funo)!
Belo Horizonte, 28 de maio de 2010. Sindicato dos Delegados de Polcia do Estado de Minas Gerais SINDEPOMINAS

Sindicato dos Servidores da Polcia Civil de Minas Gerais SINDPOL/MG


FONTE: Portal Nacional dos Delegados via Blog da Renata

Potrebbero piacerti anche