Sei sulla pagina 1di 4

Como baixar, instalar, configurar e testar o iReport

1 - Introduo O iReport um designer/construtor visual de relatrios de uso fcil e intuitivo para o JasperReports, escrito em Java. Por meio desta ferramenta podemos visualmente construir relatrios complexos contendo grficos, imagens e sub-relatrios, uma vez que o iReport integrado biblioteca de cdigo aberto JasperReports. O JasperReports uma das bibliotecas open source para a gerao de relatrios mais populares no mundo. Mas, ela no fornece uma ferramenta visual para o design dos relatrios. Assim, o iReport uma ferramenta de gerao de relatrios construda em cima do JasperReports. Neste artigo mostrarei como baixar, instalar, configurar e testar o iReport no Windows. Penso que as instrues contidas aqui serviro tambm para gui-lo durante instalao no Linux e demais sistemas operacionais. 2 - Baixando o iReport O primeiro passo para baixar o iReport direcionar seu navegador para o endereohttp://jasperforge.org. Em seguida localize, no menu Projects, o projeto iReport Designer. Nesta pgina voc encontrar o link para download para os mais diversos sistemas operacionais. Para este artigo eu baixei o iReport-4.5.1-windows-installer.exe. Trata-se de um instalador para Windows XP, Vista e 7 com o tamanho de 96,7Mb. Baixe e salve o instalador no diretrio de sua preferncia. 3 - Instalando o iReport Antes de proceder com a instalao do iReport, verifique se possui possui o Java JRE na verso 1.5 ou superior. Este o requisito mnimo para a execuo do iReport. Localize o instalador que voc baixou no passo 2, d duplo-clique e ver a seguinte tela:

Esta a tela inicial do instalador e no requer cuidados especiais. Apenas clique o boto Next e passemos tela seguinte:

Esta a tela na qual temos a oportunidade de ler o termos da licena de uso. Leia e clique o boto "I Agree". Veja a tela seguinte:

Aqui ns selecionamos os componentes a serem instalados. Verifique quais opes voc precisa e clique o boto Next. Eis a tela seguinte:

Nesta tela ns selecionamos o diretrio de instalao. sempre uma boa idia instalar aplicaes do mundo Java em diretrios sem espaos. Assim, mude o diretrio de instalao para algo como "C :\iReport-4.5.1" e clique o boto Next e na tela seguinte Install. Uma tela ser exibida mostrando o progresso da instalao. Finalmente teremos a tela final da instalao:

Veja que a opo "Run iReport 4.5.1" j est marcada. Basta clicar o boto Finish e teremos o resultado mostrado abaixo:

Esta a tela inicial do iReport. Se voc a estiver vendo no final do processo de instalao, sinal de que correu tudo bem. Para executar o iReport a qualquer momento, basta ir em Iniciar -> Todos os programas -> Jarpersoft > iReport 4.5.1 4 - Concluso Agora que voc j instalou o iReport, chegou a hora de comear a criar seus relatrios. Veja mais dicas e artigos nesta seo para aprender os passos iniciais.

Potrebbero piacerti anche