Sei sulla pagina 1di 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof.

Fabiano Sales Aula 11

AULA 11 Comentrios a provas da ESAF


Ol, futuros servidores da Receita Federal do Brasil!

Neste encontro (aula 11), tecerei comentrios a duas provas anteriores da banca, a saber: - Auditor-Fiscal de Rendas, da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (2010); e - CENAD, Ministrio da Integrao Nacional (2012). No decorrer da resoluo das questes, vocs percebero que a ESAF manteve o padro tradicionalmente apresentado nos certames que organiza. Querem conferir? Vamos l!

Para refletir: A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer ser consequncia da boa preparao. (Bernardinho, tcnico da seleo brasileira masculina de vlei)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

AUDITOR-FISCAL DE RENDAS SEFAZ/RJ (2010)


As questes 1 e 2 esto baseadas no texto abaixo. O conceito de justia social evolve de outros princpios, segundo os quais a distribuio, entre todos os membros da sociedade, dos bens materiais, culturais, espirituais, etc., nela contidos, ou por ela produzidos, deveria fazer-se segundo as trs premissas seguintes: - a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel; - a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional; - competiria ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui. (Said Farhat, Justia Social. Dicionrio Parlamentar e Poltico http://www.politicaecidadania.com.br/site/dicionario_main.asp?str Verbete. Acesso em 3/6/2010, com adaptaes) 1- Considerando a continuidade do pargrafo, julgue as possibilidades de outra redao para os itens que constituem a enumerao das trs premissas, em destaque no texto acima. I. primeiramente, a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel; em segundo lugar, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional; competiria, por m, ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui. II. a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel, seria a primeira, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional. E competiria ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui, seria a terceira. III. as duas primeiras seriam: a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel; e a outra parte Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional. Como terceira competiria ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui.

Esto respeitadas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical apenas em: a) II b) I c) III d) I e II e) I e III

2 - Assinale a opo em que o trcho constitui continuao gramaticalmente correta, coesa e coerente para o segmento abaixo. Levantamento da Fundao Dom Cabral mostrou que em 2/3 das 76 maiores companhias do Pas h falta de pessoal qualicado que elas no conseguem encontrar no mercado. H vagas abertas para engenheiros, eletricistas, carpinteiros, tcnicos em operao e manuteno, secretrias, prossionais de Tecnologia da Informao, nanas, vendas e at motoristas, em todo o Pas. Mas, dadas as decincias educacionais, muitas vagas no podem ser preenchidas. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 29/5/2010) a) Porquanto a Vale abriu um curso de ps-graduao para engenheiros nas reas de pelotizao, ferrovias, portos e minerao, concedendo bolsa integral e pagando R$ 3 mil por ms para alunos que sero contratados aps o trmino das aulas. b) No entanto, o professor responsvel pelo levantamento considera a escassez de trabalhadores qualicados uma restrio de gravidade comparvel da falta de infraestrutura, e tambm impede maior crescimento da economia. c) Conquanto, a demanda interna, aliada a essa crise econmica internacional, est atraindo de volta parte dos 3,3 milhes de brasileiros que emigraram, sobretudo para a Amrica do Norte, Europa e Japo. Mais de 400 mil pessoas esto voltando para trabalhar no Brasil. d) Embora a escassez de trabalhadores preparados decorre, em geral, dessa baixa qualidade da educao pblica e privada, em todos os nveis, e pouca preocupao de grande parte das universidades em formar pessoal para atender demanda do mercado de trabalho. Nos ltimos dez anos, crescemos abruptamente, mas ao mesmo tempo no demos valor formao escolar. e) Assim, pelos nmeros do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), calcula-se que mais de 2 milhes de empregos formais sero abertos neste ano, mas a maioria dos contratados ter baixa qualicao e baixos salrios.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Leia o texto abaixo para responder s questes 3 e 4. Na teoria clssica, a nalidade do Estado promover o bem comum da sociedade, considerado como o conjunto de condies que permite aos indivduos atingirem o seu bem particular. Se o Estado propicia segurana, educao, sade, trabalho, previdncia, moradia e transporte, o indivduo tem as condies mnimas para atingir a felicidade, a que todos os homens tendem. No entanto, preciso fazer a distino entre ns e meios. O bem comum a nalidade e os direitos sociais, os meios para promov-lo. Nesse diapaso, no se pode colocar a felicidade como direito a ser garantido pelo Estado. O que dever do Estado assegurar os meios para que cada um possa chegar felicidade. (Ives Gandra Martins Filho, A felicidade e a constituio. Correio Braziliense, 8 de junho, 2010, com adaptaes)

3 - Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentao do texto o seguinte pargrafo: a) Portanto, como a felicidade, na viso aristotlica, por estar ligada excelncia moral, vivncia moral, concretamente apenas ao direito, o bem estar social possvel de normatizao em forma de lei. b) Em suma, o que se pode falar, com propriedade, no direito ao bem estar social, como condio para a consecuo da felicidade pessoal, j que a felicidade, a rigor s atingiria-se indiretamente. c) Assim, poderia falar-se apenas em direito do bem estar social; j que a felicidade depende de excelncia moral e de vivncia moral, que so condies pessoais s possvel de serem atingidas indiretamente. d) En m, poderia-se apenas falar, com propriedade, no direito ao bem estar social como condio para a realizao da felicidade pessoal, pois a rigor, a felicidade s indiretamente alcanada. e) Desse modo, segundo Aristteles na vivncia moral que se encontram os meios que o bem estar social fornecem para a plena realizao da vivncia humana constituindo a felicidade.

4 - Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte substituio no texto: a) permite por permitem. b) atingirem por atingir. c) a vrgula depois de sociais por so. d) a que por a qual. e) promov-lo por o promover.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Leia o texto abaixo para responder s questes 5 e 6. A Eurostat, o organismo da Unio Europeia encarregado da elaborao de estatsticas econmicas, mostrou que, em abril, nada menos que 101 entre cada 1.000 cidados em atividade na rea do euro (16 pases) no conseguiram encontrar ocupao remunerada. a pior situao em 12 anos. Reduzir tudo a efeito natural da atual crise simplismo. Flagelos assim so como os desastres de avio: sempre tm mltiplas causas. O crescente desemprego no mundo rico foi acentuado pela crise, mas bem mais do que isso. o resultado de algumas degradaes acumuladas nas ltimas dcadas: perda de competitividade da indstria, rpido envelhecimento da populao, custo elevado da mo de obra, falta de reformas polticas e econmicas. Paradoxalmente, a crise do desemprego tende a se acentuar pelos fatores que pretendiam atenuar seu impacto. Assim como a antecipao da aposentadoria pretendia abrir vagas aos mais jovens, mas tudo o que produziu foi a deteriorao das nanas dos sistemas previdencirios, os mecanismos de seguro social vm ajudando a criar enormes rombos, que, por sua vez, atiram as nanas pblicas ao endividamento e insolvncia (e no apenas falta de liquidez), como parece ser o caso da Grcia e talvez o de Portugal e Espanha. E a chegamos a uma situao em que os instrumentos de defesa do emprego criam mais desemprego. (Celso Ming, O Estado de S. Paulo, 2/6/2010) 5 - Em relao s ideias do texto, assinale a opo correta. a) H 12 anos, a situao na Unio Europeia apresentava desemprego muito maior que as taxas atuais. b) A crise econmica atual comeou a provocar o desemprego na rea do euro. c) O rpido envelhecimento da populao contribui para diminuir as taxas de desemprego na Unio Europeia. d) A antecipao da aposentadoria e a abertura de vagas para os mais jovens fortaleceram os sistemas previdencirios. e) Medidas que pretendiam atenuar o impacto da crise do desemprego resultaram em mais desemprego.

6 - Em relao s estruturas do texto, assinale a opo correta. a) O emprego de vrgulas aps Eurostat e aps econmicas justicase por isolar expresso que tem funo de vocativo. b) O termo como indica que desastres de avio se do por causa de agelos. c) Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir se acentuar por ser acentuada.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

d) O emprego de vrgulas aps indstria, populao e obra justica-se por isolar elementos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao de itens. e) O emprego de sinal indicativo de crase em insolvncia justica-se pelas relaes de regncia com endividamento.

As questes 7 e 8 baseiam-se no texto abaixo. Durante muito tempo, a tributao foi vista apenas como um instrumento de receita do Estado. Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos nanceiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao. Atualmente, com a predominncia do modelo do Estado Social, a despeito dos fortes movimentos no sentido do ressurgimento do liberalismo, no se pode abrir mo do uso dos tributos como ecazes instrumentos de poltica e de atuao estatal, nas mais diversas reas, sobretudo na social e na econmica. Deve ser ressaltado que a poltica tributria, embora consista em instrumento de arrecadao tributria, necessariamente no precisa resultar em imposio. O governo pode fazer poltica tributria utilizando-se de mecanismos scais atravs de incentivos scais, de isenes, entre outros mecanismos que devem ser considerados com o objetivo de conter o aumento da arrecadao de tributos. (Maria de Ftima Ribeiro & Natlia Paludetto Gesteiro, A busca da cidadania scal no desenvolvimento econmico: funo social do tributo. http://www.diritto.it/archivio - acesso em 3/6/2010, com adaptaes) 7- Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir a) exera por exercesse. b) desta por de esta. c) se pode por pode-se. d) ser ressaltado por ser ressaltada. e) em instrumento por de instrumento.

8 - Assinale a expresso do texto que, no desenvolvimento da argumentao, usada com valor de causa. a) como um instrumento de receita do Estado. b) como ecazes instrumentos de poltica. c) com a predominncia do modelo do Estado Social. d) utilizando-se de mecanismos scais. e) com o objetivo de conter o aumento da arrecadao.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

9 - Assinale a opo que interpreta corretamente o uso das estruturas lingusticas no texto abaixo. Consiste a justia social no justo equilbrio entre dois princpios: a liberdade poltica, no mais alto grau possvel, e a igualdade nas oportunidades abertas a todos, para que cada um realize seu potencial, nos campos do trabalho, da economia, da educao, da sade e da segurana social. A razo de tal equilbrio deve ser buscada tanto no direito natural quanto em consideraes ticas. Completa-se o sentido da justia social na vericao emprica das possibilidades reais, oferecidas pela sociedade, de cada pessoa atingir os parmetros desejados de bem estar, segurana e prosperidade preservados, em toda a extenso, seus direitos e liberdade. (Said Farhat, Justia Social. Dicionrio Parlamentar e Poltico http://www.politicaecidadania.com.br/site/dicionario_main.asp?strVer bete. Acesso em 3/6/2010, com adaptaes) a) O uso das vrgulas depois de poltica e de possvel desempenha funo semelhante das vrgulas depois de trabalho, economia e bem estar, que a de separar termos de enumerao. b) A exo de feminino plural em abertas tanto possibilita a concordncia com oportunidades, quanto com o sujeito composto por liberdade e igualdade; mas o desenvolvimento do texto mostra que a coerncia depende da concordncia com o sujeito composto. c) Na linha 3, o uso do modo subjuntivo em realize indica que se trata apenas de possibilidade de realizao; para se enfatizar a ideia de certeza, o texto estaria gramaticalmente correto se o verbo fosse empregado no modo indicativo: realiza. d) A exo de plural em preservados deve-se concordncia com parmetros, enfatizados com o uso do travesso. e) A repetio da preposio de antes de economia, educao sade e segurana indica que esses so termos que complementam nos campos; e, por essa razo, tambm o uso do singular, no campo, manteria o texto coeso e gramaticalmente correto.

10- Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as armaes a respeito da organizao do texto abaixo. O ocidente europeu no perodo medievo foi um mundo onde o poder estava dividido e sempre instvel, sendo exercido de forma independente pelos chamados senhores feudais, geralmente possuidores de grandes extenses de terras. As relaes entre vassalo (aquele que prestava homenagem) e suserano (aquele que recebia a homenagem) envolviam a cesso de direito, por parte do suserano, de uma gerao de ganho para o vassalo em troca de alianas que visavam a uma consolidao do poder, sempre ameaado por outros senhores. O objeto de onde provinha essa gerao de ganho era chamado feudo. Erroneamente identicado como sendo somente uma poro de terra, na

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

verdade o feudo podia assumir vrios aspectos, como, por exemplo, uma ponte ou uma estrada onde se cobrava pedgio. (Leituras da Histria, n.31, p.30, com adaptaes) ( ) Desrespeitam-se as relaes entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir onde por em que. ( ) Explicita-se a relao entre as ideias do texto ao iniciar o segundo perodo sinttico do texto por um conectivo, escrevendo: Conquanto as relaes. ( ) Explicita-se a relao entre as ideias do texto ao inserir, entre vrgulas, o conectivo no entantodepois de identicado. ( ) Desrespeitam-se as relaes entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir onde por a qual. A sequncia obtida a) F, F, V, V b) V, F, F, V c) F, V, V, F d) F, F, V, F e) V, V, F, V

O texto abaixo serve de base para as questes 11 a 13. Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no signica, porm, que a busca da solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar congurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especco. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o nanciamento do Estado Social e Tributrio de Direito. Infelizmente, um fato cultural e histrico o contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reexo sobre as razes pelas quais se pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria. (Daniel Prochalski, Solidariedade http://jus2.uol.com.br/Doutrina/texto, adaptaes) social e tributao. acesso em 9/6/2010, com

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 11- Assinale a opo correta a respeito das relaes de coeso no texto.

a) Por meio do pronome Isso retoma-se a ideia de advento do Estado Social e Democrtico de Direito. b) O substantivo situaes resume e retoma as relaes entre o advento do Estado Social e Democrtico de Direito e o valor constitucional da solidariedade social. c) Por meio do pronome a qual, retoma-se sociedade. d) A expresso outros valores refere-se a valores que constam do texto constitucional. e) classicado como cultural e histrico o fato de cada cidado brasileiro dar sua contribuio para o nanciamento do Estado.

12- Com referncia ao uso do sinal indicativo da crase, respeitam-se a correo gramatical e a coerncia textual ao a) inseri-lo em as demais normas. b) retir-lo de sociedade. c) inseri-lo em a qual. d) retir-lo de solidariedade. e) inseri-lo em a uma reexo.

13- Com relao ao emprego do pronome relativo, mantm-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao usar a) b) c) d) e) por que em lugar de pelas quais. na qual em lugar de em que. que em lugar de de que. a que em lugar de a qual. em que em lugar de que.

Considere o texto abaixo para responder s questes 14 e 15. Os economistas G. Ranis, F. Stewart e A. Ramirez analisaram 76 pases durante um perodo de 32 anos. Dividiram-nos de acordo com dois critrios: desenvolvimento econmico e desenvolvimento humano (nesse caso, medido atravs de uma combinao de indicadores de educao e sade). Usando-se essas duas dimenses, pode-se ter duas situaes de equilbrio (quando o lado humano e o econmico so igualmente altos ou baixos) e duas de desequilbrio (quando o humano alto e o econmico baixo, vice-versa). Surgem algumas concluses interessantes desse estudo. A primeira que as situaes de desequilbrio duram pouco. Se um pas tem muito crescimento econmico e pouco capital humano (CH), ele tende a parar de crescer ou a aumentar seu lado humano. A segunda: muito difcil sair de uma situao de equilbrio negativo. Mais da metade dos pases que tinham baixo crescimento e baixo CH em 1960 permanecia na mesma posio na dcada de 90. A terceira que o crescimento econmico, quando

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 desacompanhado de evoluo do lado humano, dura pouco: de todos os pases que tinham algum crescimento econmico e baixo CH no incio do

perodo, nenhum conseguiu chegar ao equilbrio em alto nvel. Todos, sem exceo, terminaram o perodo com baixo crescimento e baixo CH. A quarta, e mais importante, que a estratgia de privilegiar o lado humano d frutos muito melhores do que aquela que enfatiza s o lado econmico. (Gustavo Iochpe, Brasil: a primeira potncia de semi-letrados? Veja, 14 de abril de 2010, com adaptaes) 14- De acordo com o desenvolvimento do texto, assinale a palavra que no est subentendida na posio indicada. a) b) c) d) e) situaes depois de duas. economicamente depois de crescer. concluso depois de importante. econmico depois de equilbrio. estratgia depois de aquela.

15- Assinale a opo correta a respeito das relaes de concordncia no texto. a) O plural no pronome em Dividiram-nos deve-se concordncia com o sujeito subentendido da orao: Os economistas G. Ranis, F. Stewart e A. Ramirez. b) A exo de singular no verbo em pode-se faz a concordncia com o sujeito indeterminado; mas igualmente correto exionar o verbo no plural, fazendo a concordncia com duas situaes: podem-se ter. c) A exo de plural em Surgem tanto permite a interpretao como indicao de sujeito indeterminado como admite a inferncia de duas dimenses como sujeito subentendido da orao. d) A exo de singular em d determinada por lado humano; mas, se fosse usada a expresso aspectos humanos, a coerncia do texto no seria prejudicada, desde que o verbo fosse exionado no plural. e) O termo mais da metade dos pases estabelece duas relaes diferentes de concordncia: pases determina a exo de plural em tinham, enquanto permanecia faz a concordncia com metade. 16- As revolues inglesas do sculo XVII foram, na verdade, marcos polticos importantes do avano de ideias libertrias e igualitrias. Deixaram como resultado um ncleo fundamental de direitos individuais, os direitos civis, que foi sendo ampliado(a). As ideias de liberdade e igualdade no se deteram(b), no entanto, no espao individual, mas invadiram a esfera poltica. O marco fundamental aqui foi(c) a criao e o funcionamento de instituies representativas. A autoridade , assim, necessria para a vida em sociedade, mas s ser(d) legtima se fundada no consentimento daqueles sobre os quais(e) exercida.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 (Roberto Freire, Vilma Figueiredo & Caetano de Arajo. Estado e democracia. In: Contemporneos do Futuro, p. 50-51, com adaptaes)

O texto foi transcrito com erro gramatical em a) b) c) d) e) a b c d e

17- Uma economia obsoleta pode manter e at multiplicar empregos, por vezes com recurso ao mercado informal, ______(a)_______a lgica da mais-valia absoluta. ______(b)______ do sistema produtivo e consequente diculdade crescente de gerar excedentes para o social. Uma economia oderna tende a poupar empregos, pelo menos os obsoletos, mas pode______(c)______, na possvel formao de consumo de massa disponvel para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos, _______(d)_______ um excedente econmico muito mais considervel. Sua aplicao social adequada ser, ento, questo de cidadania, _____(e)_____ a uma redistribuio de renda, no a produo econmica como tal. (Pedro Demo, Desaos modernos da educao, p. 35-36, com adaptaes) Assinale a opo em que as duas possibilidades para preenchimento do texto preservam sua correo gramatical e coerncia argumentativa. a) mas tende a prestigiar /enquanto tende ao prestgio b) A explorao capitalista acrescenta ao sucateamento / explorao capitalista acrescenta-se o sucateamento c) podem oferecer relativa compensao aos ganhos de produtividade / pode oferecer relativa compensao nos ganhos de produtividade d) advindo disso / o que gera e) porque esta que leva / porque segundo esta leva 18- A ideia de um Estado em ao implica ___(1)___ heterogeneidade, a luta de poder e o conito de interesses mesmo dentro da burocracia estatal. Logo, analisar o Estado em ao signica levar em conta sua dinmica interna, a partir das aes de diferentes sujeitos, ____(2)___ difcil recorrer, nesse nvel, a modelos analticos que ___(3)___ reduzam a um instrumento de classe, a gestor da ordem social, a promotor do desenvolvimento, ou a qualquer outra concepo que _____(4)_____ os inevitveis antagonismos, tanto do Estado com a sociedade quanto internamente, ___(5)____ mquina estatal. (Maria Ceclia Londres Fonseca, O patrimnio em processo, p.46, com adaptaes) Assinale a opo em que, na sequncia, corretamente as lacunas do texto acima. os termos preenchem

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

19- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, Editorial, de 1/6/2010. Assinale a opo em que no foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) Os consumidores pagam juros maiores porque obtm crdito com prazos maiores e prestaes menores. Alguns fatos recentes esto contribuindo para um aumento da demanda, assim como, das presses inacionrias. b) A economia brasileira vive um processo de aquecimento que as ltimas modicaes da conjuntura esto agravando. O aquecimento tem sua origem no inchao cada vez maior da demanda domstica, que at agora no foi afetada pelo aumento da taxa Selic. c) poltica de bondades do governo, em vigor nos ltimos meses, veio se acrescentar do Legislativo, que se aproveita do perodo eleitoral para propor medidas mais condescendentes. Isso aumenta perigosamente o poder aquisitivo da populao. d) Chegamos, agora, a uma situao de quase pleno emprego, em que os salrios no so mais determinados pela qualicao da mo de obra, mas pela diculdade de contratar os trabalhadores necessrios. O resultado um aumento salarial duradouro, cujo peso na formao de preos. e) claro que a indstria tem diculdades em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda domstica, recorrendo para isso importaes, que nem sempre tm preos menores do que os apresentados pela produo nacional.

20- Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta. a) Assim, resistiu as intempries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade. b) O Brasil vai muito bem graas ao permanente compromisso com a estabilidade, o dinamismo da iniciativa privada, a racionalidade e a regulao avanada do eciente sistema bancrio.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

c) Um dos resultados que entidades lantrpicas dos pases de fato ricos esto desistindo de investir em projetos sociais brasileiros, enquanto aumentam suas verbas para aqueles em andamento na frica. d) Segundo ela, o Brasil se tornou uma nao rica, de Primeiro Mundo, que no precisa da ajuda de ningum e ainda empresta dinheiro aos pases ricos. e) Certos clichs comportam verdades. Um deles o de que o Brasil um pas de contrastes. Pegue-se o caso dos indicadores gerais de economia.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

COMENTRIOS S QUESTES

As questes 1 e 2 esto baseadas no texto abaixo. O conceito de justia social evolve de outros princpios, segundo os quais a distribuio, entre todos os membros da sociedade, dos bens materiais, culturais, espirituais, etc., nela contidos, ou por ela produzidos, deveria fazer-se segundo as trs premissas seguintes: - a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel; - a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional; - competiria ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui. (Said Farhat, Justia Social. Dicionrio Parlamentar e Poltico http://www.politicaecidadania.com.br/site/dicionario_main.asp?str Verbete. Acesso em 3/6/2010, com adaptaes) 1- Considerando a continuidade do pargrafo, julgue as possibilidades de outra redao para os itens que constituem a enumerao das trs premissas, em destaque no texto acima. I. primeiramente, a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel; em segundo lugar, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional; competiria, por m, ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui. II. a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel, seria a primeira, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional. E competiria ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui, seria a terceira. III. as duas primeiras seriam: a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual e equitativa quanto humanamente factvel; e a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento,

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

esforo e mrito e quantidade e qualidade da sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou da riqueza nacional. Como terceira competiria ao Estado denir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui. Esto respeitadas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical apenas em: a) II b) I c) III d) I e II e) I e III

Comentrio: Questo sobre reescritura de um trecho do texto. Vamos analisar cada item. I. Correto. O trecho foi reescrito de forma clara e coerente, sem qualquer desvio gramatical. Alm disso, manteve a ordenao das premissas por meio dos nexos textuais primeiramente, em segundo lugar e por fim. II. O item no respeitou a sequncia das premissas, conforme observado no item I. Ademais, o ltimo perodo apresentou erro de regncia verbal. No contexto, o verbo contribuir rege emprego da preposio com, a qual deve anteceder o pronome relativo que: (...) definir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir (...). Neste mesmo item, deveria haver o sinal de ponto e vrgula entre as premissas para indicar a enumerao dos fatos. III. No item, a pontuao indicou oposio entre as premissas. Enquanto as duas primeiras foram citadas aps o sinal de dois-pontos, indicando uma enumerao, a terceira foi mencionada aps o ponto. Para manter a ideia original, o trecho deveria ser construdo da seguinte forma: as premissas seriam: a distribuio entre todos, de parte substancial dos bens econmicos produzidos pela sociedade, deveria ser to igual ou equitativa quanto humanamente factvel; a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuio ao seu talento, esforo e mrito e quantidade e qualidade de sua contribuio pessoal para a gerao dos bens e/ou riqueza nacional; e competiria ao Estado definir a quantidade, a ocasio e a forma com que cada pessoa contribuir para tornar acessvel a todos uma parte do que ganha, produz ou possui.

Gabarito: B.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

2 - Assinale a opo em que o trcho constitui continuao gramaticalmente correta, coesa e coerente para o segmento abaixo. Levantamento da Fundao Dom Cabral mostrou que em 2/3 das 76 maiores companhias do Pas h falta de pessoal qualicado que elas no conseguem encontrar no mercado. H vagas abertas para engenheiros, eletricistas, carpinteiros, tcnicos em operao e manuteno, secretrias, prossionais de Tecnologia da Informao, nanas, vendas e at motoristas, em todo o Pas. Mas, dadas as decincias educacionais, muitas vagas no podem ser preenchidas. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 29/5/2010) a) Porquanto a Vale abriu um curso de ps-graduao para engenheiros nas reas de pelotizao, ferrovias, portos e minerao, concedendo bolsa integral e pagando R$ 3 mil por ms para alunos que sero contratados aps o trmino das aulas. b) No entanto, o professor responsvel pelo levantamento considera a escassez de trabalhadores qualicados uma restrio de gravidade comparvel da falta de infraestrutura, e tambm impede maior crescimento da economia. c) Conquanto, a demanda interna, aliada a essa crise econmica internacional, est atraindo de volta parte dos 3,3 milhes de brasileiros que emigraram, sobretudo para a Amrica do Norte, Europa e Japo. Mais de 400 mil pessoas esto voltando para trabalhar no Brasil. d) Embora a escassez de trabalhadores preparados decorre, em geral, dessa baixa qualidade da educao pblica e privada, em todos os nveis, e pouca preocupao de grande parte das universidades em formar pessoal para atender demanda do mercado de trabalho. Nos ltimos dez anos, crescemos abruptamente, mas ao mesmo tempo no demos valor formao escolar. e) Assim, pelos nmeros do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), calcula-se que mais de 2 milhes de empregos formais sero abertos neste ano, mas a maioria dos contratados ter baixa qualicao e baixos salrios. Comentrio: O trecho constante do enunciado requer um segmento que denote concluso. Esse valor conclusivo encontrado na assertiva (E), em virtude da presena do conector Assim. Preservou-se, ento, a coerncia argumentativa entre este segmento e o excerto inicial. Vejamos as demais opes: A) No trecho contido nesta opo, o conectivo porquanto denota matiz semntico de causa. O trecho ainda apresenta truncamento sinttico, pois no h orao principal qual esteja vinculada. B) O nexo textual No entanto traduz noo semntica de adversidade, oposio. C) O conectivo conquanto apresenta valor semntico de concesso. Assim como ocorreu na opo (A), a orao subordinada no est ligada a uma orao principal, acarretando erro sinttico.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

D) Nesta opo, h os seguintes erros gramaticais: (i) haja vista a presena do conectivo concessivo embora, o verbo decorrer deve ser flexionado no subjuntivo (Embora a escassez de trabalhadores preparados decorra ...); (ii) o verbo decorrer transitivo indireto, regendo emprego da preposio de. Por essa razo, o trecho corrigido Embora a escassez de trabalhadores preparados decorra, em geral, dessa baixa qualidade (...) e da pouca preocupao. Gabarito: E.

Leia o texto abaixo para responder s questes 3 e 4. Na teoria clssica, a nalidade do Estado promover o bem comum da sociedade, considerado como o conjunto de condies que permite aos indivduos atingirem o seu bem particular. Se o Estado propicia segurana, educao, sade, trabalho, previdncia, moradia e transporte, o indivduo tem as condies mnimas para atingir a felicidade, a que todos os homens tendem. No entanto, preciso fazer a distino entre ns e meios. O bem comum a nalidade e os direitos sociais, os meios para promov-lo. Nesse diapaso, no se pode colocar a felicidade como direito a ser garantido pelo Estado. O que dever do Estado assegurar os meios para que cada um possa chegar felicidade. (Ives Gandra Martins Filho, A felicidade e a constituio. Correio Braziliense, 8 de junho, 2010, com adaptaes) 3 - Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentao do texto o seguinte pargrafo: a) Portanto, como a felicidade, na viso aristotlica, por estar ligada excelncia moral, vivncia moral, concretamente apenas ao direito, o bem estar social possvel de normatizao em forma de lei. b) Em suma, o que se pode falar, com propriedade, no direito ao bem estar social, como condio para a consecuo da felicidade pessoal, j que a felicidade, a rigor s atingiria-se indiretamente. c) Assim, poderia falar-se apenas em direito do bem estar social; j que a felicidade depende de excelncia moral e de vivncia moral, que so condies pessoais s possvel de serem atingidas indiretamente. d) En m, poderia-se apenas falar, com propriedade, no direito ao bem estar social como condio para a realizao da felicidade pessoal, pois a rigor, a felicidade s indiretamente alcanada. e) Desse modo, segundo Aristteles na vivncia moral que se encontram os meios que o bem estar social fornecem para a plena realizao da vivncia humana constituindo a felicidade.

Comentrio: Vamos analisar cada opo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

A) O substantivo bem-estar foi incorretamente grafado sem hfen. Por sua vez, o segmento por estar ligada excelncia moral (...) no apresenta continuidade no perodo. B) Novamente, o vocbulo bem-estar deve ser grafado com hfen. Alm disso, o trecho apresenta erro de colocao pronominal em atingiria-se. Como o verbo atingir est no futuro do pretrito, as regras gramaticais no admitem o emprego encltico (aps o verbo) da partcula se. Por fim, o trecho ainda apresentou um erro de pontuao: a expresso a rigor deveria estar isolada por vrgulas. C) Esta a resposta da questo. A banca estava insistente (rs...). Novamente, o vocbulo bem-estar foi incorretamente grafado sem hfen. No mesmo trecho, houve erro de concordncia nominal, pois o adjetivo possvel deve flexionar-se no plural para concordar com a expresso condies pessoais. Entretanto, incrivelmente a banca examinadora da ESAF manteve o item como correto, mesmo aps os recursos. D) De novo a banca grafou incorretamente o vocbulo bem-estar (no trecho a palavra est sem hfen). H, tambm, erro de colocao pronominal em poderia-se. Na locuo poderia falar-se, o verbo principal est no futuro do pretrito, o que exige a colocao mesocltica (no meio do verbo) da partcula se. Portanto, o correto seria poder-se-ia falar. Por sua vez, o adjunto adverbial a rigor deve estar isolado por vrgulas. E) No trecho, o verbo fornecer deve permanecer no singular para concordar com o ncleo do sujeito o bem estar social. E, novamente, a banca insistiu em grafar o vocbulo bem-estar sem hfen. Gabarito (aps os recursos): C.

4 - Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte substituio no texto: a) permite por permitem. b) atingirem por atingir. c) a vrgula depois de sociais por so. d) a que por a qual. e) promov-lo por o promover. Comentrio: Vamos analisar as opes. A) No segmento considerado como o conjunto de condies que permite aos indivduos atingirem seu bem particular, o pronome relativo que sujeito sinttico do verbo permitir. Entretanto, percebe-se uma ambiguidade estrutural, pois essa forma pronominal pode referir-se tanto ao vocbulo conjunto quanto palavra condies. Portanto, nessa ltima possibilidade, a forma verbal permite pode, sim, ser substituda por permitem. B) No segmento considerado como o conjunto de condies que permite aos indivduos atingirem seu bem particular, o verbo atingir tem como sujeito o vocbulo indivduos, o que valida a flexo no plural: atingirem. Entretanto, tambm lcita a concordncia do verbo atingir no singular, pois indivduos no est explcito na orao atingirem seu bem-estar. Portanto, facultativa a flexo do verbo atingir.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

C) A substituio proposta neste item denota que a vrgula, empregada aps o vocbulo sociais, denota a supresso da forma verbal so. Percebemos que o verbo ser da segunda orao e os direitos sociais, os meios est oculto. Portanto, no h erro gramatical ao fazer essa explicitao. D) Para analisar este item, devemos ter por base o trecho o indivduo tem as condies mnimas para atingir a felicidade, a que todos os homens tendem. No aludido trecho, o termo regente tender exige o emprego da preposio a (Todos os homens tendem A alguma coisa). Por sua vez, na expresso a que, o pronome relativo que faz referncia ao substantivo felicidade. Ao fazermos a substituio por a qual, percebemos a ausncia da preposio a. O correto seria substituir a que por qual, a fim de no acarretar erro no emprego do acento grave indicativo de crase: (...) felicidade, qual todos os homens tendem. E) Neste item, a substituio facultativa. Segundo as lies de Evanildo Bechara e de Rocha Lima, na presena da preposio para est correta a colocao procltica os meios para o promover. Vale frisar que tambm est em conformidade com o padro culto escrito a colocao encltica os meios para promov-lo. Gabarito: D.

Leia o texto abaixo para responder s questes 5 e 6. A Eurostat, o organismo da Unio Europeia encarregado da elaborao de estatsticas econmicas, mostrou que, em abril, nada menos que 101 entre cada 1.000 cidados em atividade na rea do euro (16 pases) no conseguiram encontrar ocupao remunerada. a pior situao em 12 anos. Reduzir tudo a efeito natural da atual crise simplismo. Flagelos assim so como os desastres de avio: sempre tm mltiplas causas. O crescente desemprego no mundo rico foi acentuado pela crise, mas bem mais do que isso. o resultado de algumas degradaes acumuladas nas ltimas dcadas: perda de competitividade da indstria, rpido envelhecimento da populao, custo elevado da mo de obra, falta de reformas polticas e econmicas. Paradoxalmente, a crise do desemprego tende a se acentuar pelos fatores que pretendiam atenuar seu impacto. Assim como a antecipao da aposentadoria pretendia abrir vagas aos mais jovens, mas tudo o que produziu foi a deteriorao das nanas dos sistemas previdencirios, os mecanismos de seguro social vm ajudando a criar enormes rombos, que, por sua vez, atiram as nanas pblicas ao endividamento e insolvncia (e no apenas falta de liquidez), como parece ser o caso da Grcia e talvez o de Portugal e Espanha. E a chegamos a uma situao em que os instrumentos de defesa do emprego criam mais desemprego. (Celso Ming, O Estado de S. Paulo, 2/6/2010)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

5 - Em relao s ideias do texto, assinale a opo correta. a) H 12 anos, a situao na Unio Europeia apresentava desemprego muito maior que as taxas atuais. b) A crise econmica atual comeou a provocar o desemprego na rea do euro. c) O rpido envelhecimento da populao contribui para diminuir as taxas de desemprego na Unio Europeia. d) A antecipao da aposentadoria e a abertura de vagas para os mais jovens fortaleceram os sistemas previdencirios. e) Medidas que pretendiam atenuar o impacto da crise do desemprego resultaram em mais desemprego.

Comentrio: Questo simples de compreenso textual. Vamos analisar cada opo. A) A informao de que h 12 anos, a situao na Unio Europeia apresentava desemprego muito maior que as taxas atuais incorreta, pois, segundo o texto, a atual taxa de desemprego a pior situao em 12 anos. B) Igualmente incorreta est a informao de que a crise econmica atual comeou a provocar o desemprego na rea do euro, porque o autor do texto, o desemprego um fenmeno acentuado pela crise crescente no mundo rico. O trecho reduzir tudo a efeito natural da atual crise simplismo, presente no segundo pargrafo, confirma essa argumentao. C) Conforme o texto, o rpido envelhecimento da populao contribui para aumentar as taxas de desemprego. D) A antecipao da aposentadoria foi uma tentativa de reduzir o desemprego. Entretanto, o autor do texto nos afirma que essa medida deteriorou os sistemas previdencirios da Europa. E) Esta a resposta da questo. A afirmao contida neste item est correta, pois as ideias contidas no trecho Paradoxalmente, a crise do desemprego tende a se acentuar pelos fatores que pretendiam atenuar o seu impacto podem ser reescritas conforme a interpretao de que medidas que pretendiam atenuar o impacto da crise do desemprego resultaram em mais desemprego. Gabarito: E.

6 - Em relao s estruturas do texto, assinale a opo correta. a) O emprego de vrgulas aps Eurostat e aps econmicas justicase por isolar expresso que tem funo de vocativo. b) O termo como indica que desastres de avio se do por causa de agelos. c) Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir se acentuar por ser acentuada. d) O emprego de vrgulas aps indstria, populao e obra justica-se por isolar elementos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao de itens.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

e) O emprego de sinal indicativo de crase em insolvncia justica-se pelas relaes de regncia com endividamento.

Comentrio: A questo apresentou duas alternativas corretas, quais sejam, (C) e (D). Na primeira, o trecho destacado no segmento Paradoxalmente, a crise do desemprego tende a se acentuar pelos fatores que pretendiam atenuar seu impacto assume valor passivo, isto , temos uma voz passiva sinttica. Sendo assim, possvel a converso para a voz passiva analtica, formada pela locuo verbal de voz passiva ser acentuada: a crise do desemprego tende a ser acentuada. Na segunda, gabarito apresentado pela banca antes dos recursos, as vrgulas empregadas aps os vocbulos indstria, populao e obra denotam uma enumerao de elementos com uma mesma funo sinttica (aposto enumerativo). Sendo assim, a questo foi anulada. Entretanto, vamos analisar as demais opes. A) O emprego das vrgulas aps Eurosat e econmicas foi realizado para isolar um aposto explicativo. B) O conector comparativo como indica a existncia de mltiplas causas para que ocorram desastres de avio e flagelos. E) No texto, o verbo atirar transitivo direto e indireto, tendo como complemento direto a expresso as finanas pblicas e como objeto indireto a locuo ao endividamento e insolvncia. Conforme percebemos, ocorrer o fenmeno da crase em virtude da preposio a, exigida pelo verbo atingir, e do artigo definido a, admitido pelo termo regido insolvncia. Gabarito (aps os recursos): Anulada.

As questes 7 e 8 baseiam-se no texto abaixo. Durante muito tempo, a tributao foi vista apenas como um instrumento de receita do Estado. Apesar desta misso ser, por si s, relevante, na medida em que garante os recursos nanceiros para que o Poder Pblico bem exera seu mister, a verdade que, pouco a pouco, descobriu-se outra faceta no menos importante na tributao. Atualmente, com a predominncia do modelo do Estado Social, a despeito dos fortes movimentos no sentido do ressurgimento do liberalismo, no se pode abrir mo do uso dos tributos como ecazes instrumentos de poltica e de atuao estatal, nas mais diversas reas, sobretudo na social e na econmica. Deve ser ressaltado que a poltica tributria, embora consista em instrumento de arrecadao tributria, necessariamente no precisa resultar em imposio. O governo pode fazer poltica tributria utilizando-se de mecanismos scais atravs de incentivos scais, de isenes, entre outros mecanismos que devem ser considerados com o objetivo de conter o aumento da arrecadao de tributos.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

(Maria de Ftima Ribeiro & Natlia Paludetto Gesteiro, A busca da cidadania scal no desenvolvimento econmico: funo social do tributo. http://www.diritto.it/archivio - acesso em 3/6/2010, com adaptaes) 7- Preservam-se a coerncia textual e a correo gramatical ao substituir a) exera por exercesse. b) desta por de esta. c) se pode por pode-se. d) ser ressaltado por ser ressaltada. e) em instrumento por de instrumento. Comentrio: A questo versa sobre diversos itens do contedo programtico, com destaque para o emprego dos tempos e modos verbais, sintaxe de concordncia e de regncia, alm da colocao pronominal. Vamos analisar os itens. A) Ao substituir a forma verbal exera por exercesse, perde-se o aspecto de continuidade transmitido pelo emprego do presente do subjuntivo. Portanto, a substituio incorreta. B) Esta a resposta da questo. No contexto, o verbo ser tem como sujeito a expresso esta misso. Sendo assim, em conformidade com as prescries gramaticais, o sujeito no pode ser preposicionado, isto , no deve apresentar preposio em sua estrutura. Logo, est correta a substituio por de esta: Apesar de esta misso ser (...). C) No contexto, h o advrbio no, uma palavra de sentido negativo. Portanto, o emprego do pronome oblquo tono se deve ser procltico (antes do verbo). D) No contexto do item, temos uma orao subordinada substantiva subjetiva. Em outras palavras, h uma estrutura oracional desempenhando a funo de sujeito: Deve ser ressaltado que a poltica tributria (...) no precisa resultar em posio. Para facilitar a visualizao, substituam o trecho destacado pelo pronome isso: Isso deve ser ressaltado. Portanto, a concordncia deve ser feita no masculino, mas no no feminino. E) No contexto, o verbo consistir transitivo indireto, regendo emprego da preposio em e no de. Gabarito: B.

8 - Assinale a expresso do texto que, no desenvolvimento da argumentao, usada com valor de causa. a) como um instrumento de receita do Estado. b) como ecazes instrumentos de poltica. c) com a predominncia do modelo do Estado Social. d) utilizando-se de mecanismos scais. e) com o objetivo de conter o aumento da arrecadao.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Comentrio: H expresso usada com valor de causa na assertiva (C). Segundo as ideias contidas no terceiro perodo do texto, a afirmativa no se pode abrir mo do uso dos tributos como eficazes instrumentos de poltica e de atuao estatal, nas mais diversas reas, sobretudo na social e na econmica resulta da predominncia do modelo de Estado Social. Vale frisar que a preposio com, presente no trecho com a predominncia do modelo do Estado Social, apresenta valor semntico de causa. Nas demais opes, temos os seguintes matizes semnticos: A) como um instrumento de receita do Estado conformidade B) como eficazes instrumentos de poltica finalidade D) utilizando-se de mecanismos fiscais proporcionalidade E) com o objetivo de conter o aumento da arrecadao finalidade. Gabarito: C.

9 - Assinale a opo que interpreta corretamente o uso das estruturas lingusticas no texto abaixo. Consiste a justia social no justo equilbrio entre dois princpios: a liberdade poltica, no mais alto grau possvel, e a igualdade nas oportunidades abertas a todos, para que cada um realize seu potencial, nos campos do trabalho, da economia, da educao, da sade e da segurana social. A razo de tal equilbrio deve ser buscada tanto no direito natural quanto em consideraes ticas. Completa-se o sentido da justia social na vericao emprica das possibilidades reais, oferecidas pela sociedade, de cada pessoa atingir os parmetros desejados de bem estar, segurana e prosperidade preservados, em toda a extenso, seus direitos e liberdade. (Said Farhat, Justia Social. Dicionrio Parlamentar e Poltico http://www.politicaecidadania.com.br/site/dicionario_main.asp?strVer bete. Acesso em 3/6/2010, com adaptaes) a) O uso das vrgulas depois de poltica e de possvel desempenha funo semelhante das vrgulas depois de trabalho, economia e bem estar, que a de separar termos de enumerao. b) A exo de feminino plural em abertas tanto possibilita a concordncia com oportunidades, quanto com o sujeito composto por liberdade e igualdade; mas o desenvolvimento do texto mostra que a coerncia depende da concordncia com o sujeito composto. c) Na linha 3, o uso do modo subjuntivo em realize indica que se trata apenas de possibilidade de realizao; para se enfatizar a ideia de certeza, o texto estaria gramaticalmente correto se o verbo fosse empregado no modo indicativo: realiza. d) A exo de plural em preservados deve-se concordncia com parmetros, enfatizados com o uso do travesso. e) A repetio da preposio de antes de economia, educao sade e segurana indica que esses so termos que complementam

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 nos campos; e, por essa razo, tambm o uso do singular, no campo, manteria o texto coeso e gramaticalmente correto.

Comentrio: Vamos analisar cada opo. A) As vrgulas antes e aps o trecho no mais alto grau possvel foram empregadas para isolar um termo intercalado. J aquelas empregadas aps os vocbulos trabalho, economia e bem estar foram utilizadas para separar elementos de uma enumerao. B) A flexo de feminino plural em abertas ocorre porque este vocbulo desempenha a funo de adjunto adnominal apenas da palavra oportunidades. C) A presena da locuo conjuntiva para que exige que o verbo realizar seja conjugado no subjuntivo, modo que indica dvida, incerteza, possibilidade. D) O vocbulo que concorda com parmetros desejados. A flexo de plural em preservados justifica-se pela relao com a expresso seus direitos e liberdade. E) Esta a resposta da questo. Os vocbulos economia, educao, sade e segurana desempenham a funo de adjunto adnominal do substantivo campos. Ainda que esta palavra, ncleo da expresso nos campos do trabalho, seja flexionada no plural, no haver prejuzo s estruturas lingusticas e correo gramatical do texto. Gabarito: E.

10- Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as armaes a respeito da organizao do texto abaixo. O ocidente europeu no perodo medievo foi um mundo onde o poder estava dividido e sempre instvel, sendo exercido de forma independente pelos chamados senhores feudais, geralmente possuidores de grandes extenses de terras. As relaes entre vassalo (aquele que prestava homenagem) e suserano (aquele que recebia a homenagem) envolviam a cesso de direito, por parte do suserano, de uma gerao de ganho para o vassalo em troca de alianas que visavam a uma consolidao do poder, sempre ameaado por outros senhores. O objeto de onde provinha essa gerao de ganho era chamado feudo. Erroneamente identicado como sendo somente uma poro de terra, na verdade o feudo podia assumir vrios aspectos, como, por exemplo, uma ponte ou uma estrada onde se cobrava pedgio. (Leituras da Histria, n.31, p.30, com adaptaes) ( ) Desrespeitam-se as relaes entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir onde por em que. ( ) Explicita-se a relao entre as ideias do texto ao iniciar o segundo perodo sinttico do texto por um conectivo, escrevendo: Conquanto as relaes. ( ) Explicita-se a relao entre as ideias do texto ao inserir, entre vrgulas, o conectivo no entantodepois de identicado.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

( ) Desrespeitam-se as relaes entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir onde por a qual. A sequncia obtida a) F, F, V, V b) V, F, F, V c) F, V, V, F d) F, F, V, F e) V, V, F, V

Comentrio: A primeira proposio falsa. No texto, o pronome relativo onde refere-se ao vocbulo mundo, que desempenha a funo de adjunto adverbial de lugar. Conforme ensinam as lies gramaticais, essa palavra deve ser usada somente quando houver referncia a lugar fsico, estando, portanto, correta no contexto em que se encontra. possvel substitu-la pela expresso em que, a qual tambm retoma o substantivo mundo. Por sua vez, a segunda afirmao tambm falsa. A conjuno subordinativa conquanto transmite matiz semntico de concesso. Alm disso, caso fosse empregada no contexto em anlise, exigiria o emprego do verbo envolver no subjuntivo: Conquanto as relaes entre vassalo e suserano envolvessem.... J a terceira proposio verdadeira. Caso o conector no entanto seja inserido no contexto, dever ser isolado por vrgulas, ficando realado o valor adversativo da sentena: Erroneamente identificado, no entanto, como sendo somente (...). Por fim, a quarta afirmao tambm assume valorao verdadeira. No contexto, estaria correta a substituio do pronome relativo onde, que retoma os vocbulos ponte e estrada, pela expresso na qual: (...) uma ponte ou uma estrada na qual se cobrava pedgio. Gabarito: A.

O texto abaixo serve de base para as questes 11 a 13. Com o advento do Estado Social e Democrtico de Direito, ganhou fora a tese que defende a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. Isso no signica, porm, que a busca da solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, pois sempre existiro situaes em que restar congurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especco. Por fora da solidariedade genrica, lgico concluir que cabe a cada cidado brasileiro dar a sua contribuio para o nanciamento do Estado Social e Tributrio de Direito. Infelizmente, um fato cultural e histrico o

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao, em vez de uma contribuio a um Errio comum. Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reexo sobre as razes pelas quais se pagam tributos, ou porque deva existir uma lealdade tributria.

(Daniel Prochalski, Solidariedade http://jus2.uol.com.br/Doutrina/texto, adaptaes)

social e tributao. acesso em 9/6/2010, com

11- Assinale a opo correta a respeito das relaes de coeso no texto. a) Por meio do pronome Isso retoma-se a ideia de advento do Estado Social e Democrtico de Direito. b) O substantivo situaes resume e retoma as relaes entre o advento do Estado Social e Democrtico de Direito e o valor constitucional da solidariedade social. c) Por meio do pronome a qual, retoma-se sociedade. d) A expresso outros valores refere-se a valores que constam do texto constitucional. e) classicado como cultural e histrico o fato de cada cidado brasileiro dar sua contribuio para o nanciamento do Estado.

Comentrio: A questo exigiu conhecimento dos recursos de coeso textual. A resposta correta encontra-se na assertiva (D). No excerto (...) configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional, a expresso outros valores remete a valores que constam do texto constitucional. E quais os erros das demais opes ? Vejamos. A) O pronome isso faz coeso anafrica ao fortalecimento da tese expressa no texto: defender a necessidade de interpretar a relao jurdica tributria de forma contextualizada com o valor constitucional da solidariedade social. B) No contexto, o substantivo situaes tem funo catafrica, antecipando a informao presente no trecho restar configurada a supremacia de outros valores, tambm positivados no texto constitucional. C) No contexto, a expresso relativa a qual faz referncia ao trecho solidariedade de grupos sociais homogneos. E) Por fim, a referncia a um fato cultural e histrico alude ao fato de o contribuinte ver na arrecadao dos tributos uma subtrao. Gabarito: D.

12- Com referncia ao uso do sinal indicativo da crase, respeitam-se a correo gramatical e a coerncia textual ao a) inseri-lo em as demais normas. b) retir-lo de sociedade. c) inseri-lo em a qual. d) retir-lo de solidariedade. e) inseri-lo em a uma reexo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Comentrio: A questo versa sobre o emprego facultativo do acento grave indicativo de crase. Sendo assim, vamos analisar as alternativas. A) No trecho Isso no significa, porm, que a busca da solidariedade social prevalecer sempre sobre todas as demais normas constitucionais, o verbo prevalecer transitivo indireto, regendo emprego da preposio sobre, a qual iniciou a estrutura do objeto indireto sobre todas as demais normas. Como no h exigncia da preposio a, o elemento a que antecede o vocbulo normas to somente artigo definido. B) No trecho A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, o acento grave indicativo de crase no pode ser suprimido, em virtude da contrao entre a preposio a, exigida pelo adjetivo (termo regente) referente, e o artigo definido feminino a que antecede o substantivo sociedade. C) No trecho em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a qual se refere a direitos e deveres de um grupo social especfico. Por foca da solidariedade genrica, a regncia do nome oposio exige a presena da preposio a. Por sua vez, o termo regido solidariedade admite a anteposio do artigo definido a, sendo, portanto, obrigatrio o emprego do acento grave indicativo de crase. D) Esta a resposta da questo. No trecho A solidariedade de que trata a Constituio, no entanto, a solidariedade genrica, referente sociedade como um todo, em oposio solidariedade de grupos sociais homogneos, a expresso solidariedade de grupos sociais pode apresentar valor indeterminado, segundo a banca examinadora. Isso acarretaria a supresso do artigo definido a e, consequentemente, o emprego facultativo do acento grave. Entretanto, pelas razes apresentadas na alternativa anterior, a questo deveria ter sido anulada, mas infelizmente a ESAF no acatou os recursos. E) No fragmento Diante disso, o tema da solidariedade fundamental, porque leva a uma reflexo, o a que antecede o artigo indefinido uma somente preposio. Portanto, no possvel inserir o acento grave na expresso a uma reflexo. Gabarito: D.

13- Com relao ao emprego do pronome relativo, mantm-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto ao usar a) b) c) d) e) por que em lugar de pelas quais. na qual em lugar de em que. que em lugar de de que. a que em lugar de a qual. em que em lugar de que.

Comentrio: A coerncia entre os argumentos e a correo gramatical so mantidas na substituio contida na letra (A). No texto, a expresso pelas quais retoma o antecedente razes, relao que ser mantida ao empregar a forma por que (separada e sem acento, composta pela preposio por seguida do pronome relativo que).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Nas demais opes, temos: B) A expresso em que retoma o substantivo solues. Por essa razo, a substituio correta seria por nas quais. C) Na expresso de que, a preposio de exigida pelo verbo tratar-se. Por esse motivo, no pode ser suprimida do contexto. D) No possvel substituir a expresso a qual por a que. Na primeira, o a apenas artigo definido, ou seja, no h exigncia da preposio a. Isso ocorre porque essa expresso desempenha a funo de sujeito do verbo referirse. Logo, a substituio correta dar-se-ia apenas com o pronome relativo que. E) No h elemento que exija a preposio em. Portanto, a substituio sugerida est incorreta. Gabarito: A.

Considere o texto abaixo para responder s questes 14 e 15. Os economistas G. Ranis, F. Stewart e A. Ramirez analisaram 76 pases durante um perodo de 32 anos. Dividiram-nos de acordo com dois critrios: desenvolvimento econmico e desenvolvimento humano (nesse caso, medido atravs de uma combinao de indicadores de educao e sade). Usando-se essas duas dimenses, pode-se ter duas situaes de equilbrio (quando o lado humano e o econmico so igualmente altos ou baixos) e duas de desequilbrio (quando o humano alto e o econmico baixo, vice-versa). Surgem algumas concluses interessantes desse estudo. A primeira que as situaes de desequilbrio duram pouco. Se um pas tem muito crescimento econmico e pouco capital humano (CH), ele tende a parar de crescer ou a aumentar seu lado humano. A segunda: muito difcil sair de uma situao de equilbrio negativo. Mais da metade dos pases que tinham baixo crescimento e baixo CH em 1960 permanecia na mesma posio na dcada de 90. A terceira que o crescimento econmico, quando desacompanhado de evoluo do lado humano, dura pouco: de todos os pases que tinham algum crescimento econmico e baixo CH no incio do perodo, nenhum conseguiu chegar ao equilbrio em alto nvel. Todos, sem exceo, terminaram o perodo com baixo crescimento e baixo CH. A quarta, e mais importante, que a estratgia de privilegiar o lado humano d frutos muito melhores do que aquela que enfatiza s o lado econmico. (Gustavo Iochpe, Brasil: a primeira potncia de semi-letrados? Veja, 14 de abril de 2010, com adaptaes) 14- De acordo com o desenvolvimento do texto, assinale a palavra que no est subentendida na posio indicada. a) b) c) d) e) situaes depois de duas. economicamente depois de crescer. concluso depois de importante. econmico depois de equilbrio. estratgia depois de aquela.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Comentrio: A posio em que a palavra indicada no est subentendida encontra-se na assertiva (D). No trecho de todos os pases que tinham algum crescimento econmico e baixo CH no incio do perodo, nenhum conseguiu chegar ao equilbrio em alto nvel, h referncia relao entre crescimento econmico e capital humano. Percebam, portanto, que o adjetivo econmico no est implcito no contexto. Nas demais opes, todos os vocbulos mencionados pelo examinador esto subentendidos nas respectivas posies indicadas. Gabarito: D.

15- Assinale a opo correta a respeito das relaes de concordncia no texto. a) O plural no pronome em Dividiram-nos deve-se concordncia com o sujeito subentendido da orao: Os economistas G. Ranis, F. Stewart e A. Ramirez. b) A exo de singular no verbo em pode-se faz a concordncia com o sujeito indeterminado; mas igualmente correto exionar o verbo no plural, fazendo a concordncia com duas situaes: podem-se ter. c) A exo de plural em Surgem tanto permite a interpretao como indicao de sujeito indeterminado como admite a inferncia de duas dimenses como sujeito subentendido da orao. d) A exo de singular em d determinada por lado humano; mas, se fosse usada a expresso aspectos humanos, a coerncia do texto no seria prejudicada, desde que o verbo fosse exionado no plural. e) O termo mais da metade dos pases estabelece duas relaes diferentes de concordncia: pases determina a exo de plural em tinham, enquanto permanecia faz a concordncia com metade. Comentrio: Questo sobre sintaxe de concordncia. A afirmativa correta encontra-se na letra (E). No trecho mais da metade dos pases que tinham baixo crescimento e baixo CH em 1960 permanecia na mesma posio na dcada de 90, h duas oraes: (i) mais da metade dos pases permanecia na mesma posio na dcada de 90; e (ii) que tinham baixo crescimento e baixo CH em 1960. Mais da metade dos pases / que tinham baixo crescimento e baixo CH em 1960 / permanecia na mesma posio na dcada de 90 Nesta ltima, o pronome relativo que sujeito sinttico da forma verbal tinham. Entretanto, essa forma pronominal retoma o substantivo pases, o qual est flexionado no plural. Sendo assim, lcita da flexo do verbo ter tambm nesse nmero (plural). Na primeira, por sua vez, o verbo permanecer deve concordar com o vocbulo metade, ncleo do sujeito mais da metade dos pases. Portanto, a afirmao contida na assertiva est correta. Gabarito: E.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

16- As revolues inglesas do sculo XVII foram, na verdade, marcos polticos importantes do avano de ideias libertrias e igualitrias. Deixaram como resultado um ncleo fundamental de direitos individuais, os direitos civis, que foi sendo ampliado(a). As ideias de liberdade e igualdade no se deteram(b), no entanto, no espao individual, mas invadiram a esfera poltica. O marco fundamental aqui foi(c) a criao e o funcionamento de instituies representativas. A autoridade , assim, necessria para a vida em sociedade, mas s ser(d) legtima se fundada no consentimento daqueles sobre os quais(e) exercida. (Roberto Freire, Vilma Figueiredo & Caetano de Arajo. Estado e democracia. In: Contemporneos do Futuro, p. 50-51, com adaptaes) O texto foi transcrito com erro gramatical em a) b) c) d) e) a b c d e

Comentrio: H erro gramatical na assertiva (B). O verbo deter deriva de ver. Portanto, deve seguir o paradigma (modelo) de conjugao deste ltimo: Pretrito perfeito do indicativo TER Eu tive Eu detive Tu tiveste Tu detiveste Ele teve Ele deteve Ns tivemos Ns detivemos Vs tivestes Vs detivestes Eles tiveram Eles detiveram Logo, o trecho corrigido As ideias de liberdade e igualdade no se detiveram (...). Gabarito: B.

17- Uma economia obsoleta pode manter e at multiplicar empregos, por vezes com recurso ao mercado informal, ______(a)_______a lgica da mais-valia absoluta. ______(b)______ do sistema produtivo e consequente diculdade crescente de gerar excedentes para o social. Uma economia oderna tende a poupar empregos, pelo menos os obsoletos, mas pode______(c)______, na possvel formao de consumo de massa disponvel para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos, _______(d)_______ um excedente econmico muito mais considervel. Sua aplicao social adequada ser, ento, questo de cidadania, _____(e)_____ a uma redistribuio de renda, no a produo econmica como tal.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 60

(Pedro Demo, adaptaes)

Desaos

modernos

da

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 educao, p. 35-36, com

Assinale a opo em que as duas possibilidades para preenchimento do texto preservam sua correo gramatical e coerncia argumentativa. a) mas tende a prestigiar /enquanto tende ao prestgio b) A explorao capitalista acrescenta ao sucateamento / explorao capitalista acrescenta-se o sucateamento c) podem oferecer relativa compensao aos ganhos de produtividade / pode oferecer relativa compensao nos ganhos de produtividade d) advindo disso / o que gera e) porque esta que leva / porque segundo esta leva

Comentrio: O gabarito da questo a letra (D). A lacuna (c) pode ser preenchida pela expresso advindo disso. Nessa locuo, o verbo advir foi empregado no gerndio, significando resultar, sobrevir, enquadrando-se, portanto, na acepo do texto. Tambm foi utilizado o pronome demonstrativo isso, que, na superfcie textual, tem funo anafrica por retomar o trecho relativa compensao nos ganhos de produtividade, na possvel formao de consumo de massa disponvel para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos. Por outro lado, a lacuna (c) tambm pode ser preenchida pela expresso o que gera. Com esse termo, o pronome demonstrativo o, que desempenha a funo de aposto resumitivo, tambm retoma o trecho relativa compensao nos ganhos de produtividade, na possvel formao de consumo de massa disponvel para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos. Por sua vez, o pronome relativo que sujeito do verbo gerar, estando correta a flexo deste no singular. Gabarito: D.

18- A ideia de um Estado em ao implica ___(1)___ heterogeneidade, a luta de poder e o conito de interesses mesmo dentro da burocracia estatal. Logo, analisar o Estado em ao signica levar em conta sua dinmica interna, a partir das aes de diferentes sujeitos, ____(2)___ difcil recorrer, nesse nvel, a modelos analticos que ___(3)___ reduzam a um instrumento de classe, a gestor da ordem social, a promotor do desenvolvimento, ou a qualquer outra concepo que _____(4)_____ os inevitveis antagonismos, tanto do Estado com a sociedade quanto internamente, ___(5)____ mquina estatal. (Maria Ceclia Londres Fonseca, O patrimnio em processo, p.46, com adaptaes) Assinale a opo em que, na sequncia, corretamente as lacunas do texto acima. os termos preenchem

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Comentrio: A resposta da questo encontra-se na assertiva (B). No contexto da primeira lacuna, o verbo implicar foi empregado na acepo de acarretar, sendo, portanto, transitivo direto. Desse modo, deve ser empregado o artigo definido a, concordando em gnero com o substantivo heterogeneidade, ncleo do objeto direto. Logo, eliminamos as opes (A), (D) e (E), restando-nos apenas (B) e (C). No momento da prova, importante procurar lacunas que sejam excludentes, a fim de otimizar o tempo de resoluo das questes. Passemos, ento, lacuna (3). Nesse contexto, temos as formas pronominais lhe (objeto indireto) e o (objeto direto). No trecho em anlise, o verbo reduzir transitivo direto e indireto, tendo o seguinte complemento j expresso: a um instrumento de classe objeto indireto. Portanto, a lacuna deve ser preenchida por uma forma pronominal que desempenhe a funo de objeto direto. Resta-nos, portanto, o pronome oblquo o. Gabarito: B.

19- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, Editorial, de 1/6/2010. Assinale a opo em que no foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) Os consumidores pagam juros maiores porque obtm crdito com prazos maiores e prestaes menores. Alguns fatos recentes esto contribuindo para um aumento da demanda, assim como, das presses inacionrias. b) A economia brasileira vive um processo de aquecimento que as ltimas modicaes da conjuntura esto agravando. O aquecimento tem sua origem no inchao cada vez maior da demanda domstica, que at agora no foi afetada pelo aumento da taxa Selic. c) poltica de bondades do governo, em vigor nos ltimos meses, veio se acrescentar do Legislativo, que se aproveita do perodo eleitoral para propor medidas mais condescendentes. Isso aumenta perigosamente o poder aquisitivo da populao. d) Chegamos, agora, a uma situao de quase pleno emprego, em que os salrios no so mais determinados pela qualicao da mo de obra, mas pela diculdade de contratar os trabalhadores necessrios. O resultado um aumento salarial duradouro, cujo peso na formao de preos.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

e) claro que a indstria tem diculdades em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda domstica, recorrendo para isso importaes, que nem sempre tm preos menores do que os apresentados pela produo nacional.

Comentrio: No foram encontrados erros gramaticais na assertiva (B). No trecho, houve a correta flexo da locuo verbal esto agravando para concordar com o substantivo modificaes, ncleo do sujeito as ltimas modificaes da conjuntura. Nas demais opes, temos os seguintes erros: A) Houve erro de concordncia verbal, pois o verbo obter tem como sujeito a expresso Os consumidores, devendo ser flexionado na terceira pessoa do plural para concordar com o ncleo consumidores. Por fim, a vrgula aps o conector assim como foi incorretamente empregada. C) Na expresso a do Legislativo, o vocbulo a equivale ao pronome demonstrativo aquela. Este, por sua vez, desempenha a funo de sujeito do verbo acrescentar, no podendo, portanto, ser preposicionado. Logo, no deve haver acento grave indicativo de crase. Percebam, por consequinte, que houve erro de regncia verbal: o verbo "acrescentar" transitivo direto e indireto (acrescentar algo A alguma coisa), isto , deve haver um objeto direto e um objeto indireto. Entretanto, no excerto " poltica de "bondades" do governo (...) veio se acrescentar do Legislativo", existem dois objetos indiretos - " poltica de "bondades do governo" e " do Legislativo". Para corrigir o perodo, preciso retirar o acento grave indicativo de crase do termo a do Legislativo: " poltica de "bondades" do governo, em vigor nos ltimos meses, veio se acrescentar a do Legislativo". D) Houve incoerncia na relao entre o substantivo "aumento" e a orao adjetiva explicativa "cujo peso na formao de preos", acarretando prejuzo coerncia textual. Note que o ltimo trecho do perodo ficou sem sentido. E) Houve erro no emprego do acento grave antes do vocbulo importaes. Para corrigir o equvoco, h duas possibilidades de reescrita: recorrendo para isso a importaes recorrendo para isso s importaes Gabarito: B.

20- Assinale a opo em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramtica da norma culta. a) Assim, resistiu as intempries desencadeadas pela crise internacional e continua no rumo certo. Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se for realidade.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

b) O Brasil vai muito bem graas ao permanente compromisso com a estabilidade, o dinamismo da iniciativa privada, a racionalidade e a regulao avanada do eciente sistema bancrio. c) Um dos resultados que entidades lantrpicas dos pases de fato ricos esto desistindo de investir em projetos sociais brasileiros, enquanto aumentam suas verbas para aqueles em andamento na frica. d) Segundo ela, o Brasil se tornou uma nao rica, de Primeiro Mundo, que no precisa da ajuda de ningum e ainda empresta dinheiro aos pases ricos. e) Certos clichs comportam verdades. Um deles o de que o Brasil um pas de contrastes. Pegue-se o caso dos indicadores gerais de economia.

Comentrio: Houve desrespeito gramtica da norma culta na assertiva (A). Primeiramente, o verbo resistir transitivo indireto, regendo emprego da preposio a. Por sua vez, o termo regido intempries admite a anteposio do artigo definido as. Portanto, deveria ter sido usado o acento grave indicativo de crase: resistiu s intempries. Por fim, o trecho apresentou erro na conjugao da forma verbal for. Para manter a correlao adequada com o verbo espalhar, flexionado no pretrito perfeito do indicativo, a forma verbal for deve ser conjugado no pretrito imperfeito do subjuntivo: Os indicadores so to bons que uma bravata se espalhou pelos cinco continentes como se fosse realidade. Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL (2012)

Considere o texto abaixo para responder s questes 1 e 2. Sabe-se muito pouco dos rumos que as grandes cidades tomaro nas prximas dcadas. Muitas vezes nem se prev a dinmica metropolitana do prximo quinqunio. Mesmo com a capacitao e o preparo dos tcnicos dos rgos envolvidos com a questo urbana, h variveis independentes que interferem nos planos e projetos elaborados pelos legislativos e encaminhados ao Executivo. Logicamente no se prev o malfadado caos urbano, mas ele pode ensejar que o pas se adiante aos eventos e tome medidas preventivas ao desarranjo econmico, que teria consequncias nefastas. Para antecipar-se, o Brasil tem condies propcias para criar think tanks ou, em traduo livre, usinas de ideias ou institutos de polticas pblicas. Essas instituies podem antecipar-se ao que poder surgir no horizonte. Em outras palavras, deseja-se o retorno ao planejamento urbano e regional visando o bem-estar da sociedade. Medidas nessa direo podem (e devem) estar em consonncia com a projeo de tendncias e mesmo com a anteviso de demandas dos destinatrios da gesto urbana os cidados, urbanos ou no. (Adaptado de Aldo Paviani, Metrpoles em expanso e o futuro. Correio Braziliense, 8 de dezembro, 2011) 1 - Infere-se da argumentao do texto que a) os tcnicos dos rgos envolvidos com a questo urbana deveriam ser mais capacitados para realizar os projetos encaminhados ao Executivo. b) a dinmica metropolitana altera-se a cada quinqunio, seguindo variveis que devem constar dos planos e projetos de cada perodo legislativo. c) institutos de polticas pblicas teriam como tarefa o planejamento urbano e regional, antecipando-se a um possvel desarranjo econmico. d) o caos urbano que poder afetar as grandes cidades nos prximos anos ter o desarranjo econmico como uma de suas piores consequncias. e) as demandas crescentes dos habitantes das grandes cidades contrastam com a baixa demanda dos cidados no urbanos.

2 - Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte alterao nos sinais de pontuao do texto: a) substituir o ponto depois de quinqunio (.3), por vrgula. b) substituir o ponto depois de dcadas (.2) pelo sinal de dois pontos. c) inserir uma vrgula depois de Logicamente (.7). d) retirar os parnteses que destacam e devem (.15). e) substituir o travesso depois de urbana (.17) por vrgula. Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

Considere o texto abaixo para responder s questes 3, 4 e 5. A vida em um pas nrdico, como a Finlndia, nos faz refletir mais profundamente sobre a relao entre liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais que podem propiciar vidas mais plenas e felizes aos seus cidados. Para algum habituado a desigualdades, uma sociedade igualitria, com amplo respeito pela vida humana, excelentes ndices de educao, burocracia inteligente e servios pblicos voltados (de fato) para melhorar a vida do cidado, soa como um caminho para a produo de seres humanos mais plenos e sociedades mais inspiradoras. Talvez no seja assim. Quando nos referimos igualdade, no tratamos de mera distribuio equitativa da renda. A igualdade e a dignidade humana que uma sociedade pode produzir referem-se possibilidade de o cidado ter condies materiais e subjetivas sua disposio, para que, atendidas suas necessidades bsicas e dirias de bem-estar, ele se ocupe com questes outras que a sobrevivncia. Essas necessidades bsicas de bem-estar incluem uma ilimitada oferta de bens pblicos: de excelentes creches, escolas, universidades, sistema de sade e previdncia a todos, piscinas pblicas, parques, transporte confortvel e excelente, seguro-desemprego por tempo indefinido, licena maternidade de 10 meses, muitas bibliotecas pblicas No entanto, a Finlndia tornou-se uma sociedade to igualitria quanto aptica. Pouco criativa, reproduz o mundo com extrema facilidade, mas tem limitada capacidade transformadora. A maioria de seus educados cidados so seres pouqussimo crticos: questionam pouco a vida que levam e so fisicamente contidos. E isso no parece ter forte relao com o frio. um acomodamento social, um respeito quase inexorvel pelas regras. Esse resultado no foi causado, evidente, pelo formato social igualitrio. Em outros termos, no foi a igualdade que deixou o pas aptico. Ademais, sociedades desiguais podem ser to ou mais acrticas e reprodutoras. O ponto que nos intriga que a igualdade, o respeito e a dignidade dados a todos no levaram autonomia, ao pensamento criativo e crtico, e a processos transformadores. (Adaptado de Isabela Nogueira, Do bem-estar ao pensamento crtico: um olhar sobre o norte,outubro 3, 2009 por Coletivo Crtica Econmica http://criticaeconomica.wordpress.com/2009/10/03/ - acesso em 12/12/2011)

3 - Assinale a interpretao da orao Talvez no seja assim. (.9) que respeita as relaes semnticas entre as ideias do texto e mantm a coerncia entre os argumentos. a) A relao entre formatos sociais e os excelentes ndices de educao questionvel. b) A vida em um pas nrdico nem sempre faz refletir sobre a relao entre igualdade e liberdade. c) No comum que servios pblicos voltados para melhorar a vida do cidado caracterizem pases nrdicos.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 d) Nem sempre uma sociedade igualitria tem como consequncia a formao de seres humanos plenos e sociedades transformadoras. e) O hbito da desigualdade pode impedir uma reflexo mais profunda sobre os valores de uma sociedade igualitria.

4 - Assinale a opo correta a respeito das relaes de concordncia no texto. a) A flexo de singular em soa (.7) justifica-se pela concordncia com uma sociedade igualitria (.4-5). b) Na linha 2, a enumerao de vrios elementos, liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais justifica a flexo de plural em podem. c) Devido ao uso do pronome se, o plural em referem-se (.13) opcional: estaria igualmente correto empregar o singular: refere-se. d) Por se referir a sociedades desiguais (.29), o infinito em podem ser (.30) admitiria tambm a flexo de plural, serem. e) Na linha 31, o plural no pronome todos justifica a flexo de plural em levaram.

5 - Na organizao das relaes de coeso e coerncia do texto, a) O pronome todos (.31) retoma e sintetiza os termos da enumerao a igualdade, o respeito e a dignidade (.31). b) a expresso tem limitada capacidade transformadora (.23) retoma, com outras palavras, a ideia de reproduz o mundo com extrema facilidade (.22). c) o substantivo seres (.23) e o pronome que (.24) retomam a expresso seus educados cidados (.23 e 24). d) a expresso Esse resultado (.27) retoma a ideia de sociedade to igualitria (.21), j sintetizada em isso (.25). e) os pronomes sua (.13), suas (.13) e ele (.14) referem-se a o cidado (.12).

6 - Assinale a opo em que ocorre erro na transcrio e adaptao do texto O real valor das coisas, de Lvia Lisboa, publicado em Vida simples, dezembro 2011, edio 113, p.44. Quanto custa aquilo que voc compra no supermercado? Com certeza, bem alm do (A) preo que est marcado na etiqueta! Raj Patel, autor do livro O valor de nada, investigou a distoro que existe quando ignoramos os custos escondidos alm do binmino oferta-procura. A eterna busca por (B) crescimento econmico transformou a humanidade em um agente da extino, por meio da contnua desvalorizao dos servios ecossistmicos que mantm (C) nossa Terra viva, diz Patel. Muitas vezes no nos damos conta de que (D) nossa escolha por uma ou outra marca, em busca da melhor pechincha, determina o grau de estrago no meio ambiente. Quem paga essa diferena? Associaes e

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 organizaes do mundo todo esto tentando rastrear as pegadas que deixamos ao longo do processo: desde a produo de cada item, e seu transporte, at chegar s (E) gndolas, passando pela forma como o usamos, at seu descarte.

a) A b) B c) C d) D e) E

7 - O texto Grandes cidades nem sempre so as mais poluentes diz estudo, da France Press, publicado em http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/866228 (com acesso em 29/12/2011) foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numereos, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente. ( ) Nesse estudo, enquanto cidades do mundo todo foram apontadas como culpadas por cerca de 71% das emisses causadoras do efeito estufa, cidados urbanos que substituram os carros por transporte pblico ajudaram a diminuir as emisses per capita em algumas cidades. ( ) Pesquisadores examinaram dados de cem cidades em 33 pases, em busca de pistas sobre quais metrpoles seriam as maiores poluidoras e por que, de acordo com estudo publicado na revista especializada Environment and Urbanization. ( ) Isso reflete a grande dependncia de combustveis fsseis para a produo de eletricidade, uma base industrial significante em muitas cidades e uma populao rural relativamente grande e pobre, informa o estudo. ( ) Por fim, quando os pesquisadores olharam as cidades asiticas, latino-americanas e africanas, descobriram emisses menores por pessoa. A maior parte das cidades na frica, sia e Amrica Latina tem emisses inferiores por pessoa. O desafio para elas manter essas emisses baixas, apesar do crescimento de suas economias. ( ) O estudo tambm aponta outras tendncias, como as cidades de climas frios terem emisses maiores, e pases pobres e de renda mdia terem emisses per capita inferiores aos pases desenvolvidos. A sequncia correta a) (1) (2) (5) (4) (3) b) (2) (1) (3) (5) (4) c) (2) (5) (1) (3) (4) d) (4) (1) (2) (5) (3) e) (4) (2) (1) (3) (5)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 8 - Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter o correto uso dos modos e tempos verbais e a coerncia entre as ideias.

Assim que o governo divulgou o crescimento zero do produto interno bruto brasileiro no terceiro semestre, no faltaram prognsticos negativos a respeito da economia do pas e houve at quem _____(1)_____ em risco de recesso no futuro prximo. Basta um olhar mais atento aos nmeros de 2011 para _______(2)_______ que o pessimismo no se justifica. Entre os empresrios no so poucas as vozes que______(3)______dos alarmistas. No faltam motivos para supor que, em 2011, os nmeros da economia brasileira_____(4)______vir ainda mais fortes. Alm dos juros menores, conforme ______(5)______ a maioria dos economistas, do crdito em expanso, e dos incentivos fiscais, est previsto para janeiro um reajuste no salrio mnimo, o que _____(6)_____ impactos significativos renda dos trabalhadores e aposentados. Nesse ciclo, o mercado interno seguir aquecido. (Mariana Queiroz Barbosa, O pas no vai parar. Isto , 14/12/2011)

Considere o texto abaixo para responder s questes 9 e 10. A teoria econmica evoluiu muito desde 1776, quando Adam Smith, em clebre obra investigou as causas das riquezas das naes. A teoria mostrou como funcionam os mercados, o papel da produtividade, as formas de aument-la e a funo das instituies. Contribuiu, assim, para a formulao das polticas que trouxeram mais desenvolvimento e bem-estar. No Brasil, os economistas tambm contribuem para o desenvolvimento. Acontece que, se defenderem reformas em favor das maiorias, que causam perdas a minorias, os economistas sero rotulados de socialmente insensveis. Quando um mdico prescreve um tratamento, o objetivo o bem-estar do paciente. Ningum dir que ele planeja o sofrimento. Mas, se os economistas sugerem medidas de austeridade para resolver desequilbrios e restabelecer o crescimento sustentvel, diz-se que eles propugnam aes para promover a recesso, o desemprego e a destruio de conquistas sociais. O receiturio do mdico incorpora esperana e simpatia, pois se sabe que o objetivo dele a cura da doena. Sua ao mais percebida por todos. A expectativa maior de xito. O diagnstico mais preciso, especialmente com os avanos da tecnologia. O economista no tem

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 essas vantagens. No tratamento de crises, lida com incertezas, complexidades e situaes inditas. Os economistas tendem a errar mais que os mdicos, mas seu foco jamais ser a recesso pela recesso ou a austeridade sem propsito.

(Adaptado de Malson da Nbrega, A recesso uma poltica ou o efeito? Veja, 14 de dezembro, 2011) 9 - Preserva-se a coerncia entre os argumentos do texto, bem como sua correo gramatical, ao a) empregar um conectivo de valor condicional, como Se, em lugar de Quando (.9). b) substituir a conjuno condicional se (.7) pelo conectivo caso. c) explicitar o valor explicativo da orao, inserindo a conjuno pois para ligar a orao iniciada por Sua ao (.16) com a anterior, mudando para minscula a letra inicial de Sua. d) ligar as oraes iniciadas por O economista... (.18) e No tratamento (.18 e 19), em um mesmo perodo sinttico, retirando o ponto final e mudando para minscula a letra inicial maiscula de No. e) inserir a conjuno Embora no incio do ltimo perodo sinttico do texto, mudando para minscula a letra inicial de Os (.19).

10- De acordo com a organizao dos argumentos no texto, provoca-se erro ao a) empregar o verbo provocar antes de o desemprego. b) explicitar o termo s naes depois de bem-estar. c) usar o artigo antes de minorias, escrevendo s minorias. d) inserir o termo do pas depois de sustentvel. e) repetir o termo como funcionam antes de cada um dos termos da enumerao: o papel da produtividade, as formas de aument-la e a funo das instituies.

11- Assinale a opo que, ao preencher a lacuna do texto, provoca erro gramatical. Em comparaes internacionais, os pases latino-americanos em geral, e mais particularmente o Brasil, _____(a)_____ pela elevada desigualdade da distribuio da renda. A explicao dessa desigualdade ______(b)_______ na formao e evoluo econmico-social dessas antigas colnias de Portugal e Espanha. Um aspecto fundamental foi, sem dvida, a elevada concentrao da posse da terra, especialmente quando a economia desses pases tinha como ncleo a produo e exportao de produtos primrios. No livro intitulado Um projeto para o Brasil, publicado em 1968, Celso Furtado discute como a elevada desigualdade da distribuio da renda no pas condiciona um perfil da demanda global que inibe o crescimento econmico. Ele mostra como a tendncia estrutural _____(c)_____ da renda favorece o subemprego caracterstico das economias subdesenvolvidas. Assinala

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 que a concentrao da renda causa uma grande diversificao das formas de consumo de grupos privilegiados. Isso _____(d)_____ indstrias produtoras de bens de consumo durveis, mas as dimenses reduzidas do mercado de cada produto impedem o aproveitamento das economias de escala, fazendo _____(e)_____estas indstrias operem com custos relativamente altos.

(Adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuio de renda e crescimento econmico http://www.scielo.br/scielo.php - acesso em 11/12/2011) a) destacam-se b) teria de ser procurada c) concentrao d) beneficia s e) com que

12- Assinale o trecho em que a transcrio do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuio de renda e crescimento econmico (http://www.scielo.br/scielo.php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas lingusticas a) Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida especfica gera polmica. Muitas pesquisas mostram uma associao da desigualdade da distribuio da renda no Brasil com o nvel e a distribuio da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade uma estratgia que levaria ao crescimento econmico com menor desigualdade. b) provvel que a importncia da educao como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade est superestimada nas anlises economtricas, simplesmente porque no se dispem de boas medidas para vrios outros determinantes da renda, que esto positivamente correlacionados com a escolaridade. c) Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. desnecessrio dizer que a prpria expresso capital humano contraditria com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remunerao de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade perfeitamente compatvel com essa corrente de pensamento. d) Mas, o aumento da escolaridade tambm um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participao mais plena do cidado na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergncias tericas, h um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuio da renda no pas certamente no pode se basear apenas em determinada poltica econmica. e) Na realidade, praticamente toda poltica econmica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuio da renda: poltica fi scal, previdncia social, poltica de crdito, poltica educacional, reforma agrria etc. Alteraes na legislao tambm podem ter impacto importante. A dificuldade na anlise de cada medida levar em considerao seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fi ca claro na discusso sobre o aumento do salrio mnimo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 O texto abaixo base para as questes 13 e 14.

Garantir a plena mobilidade de pessoas, bens e servios ser crucial para o desenvolvimento econmico e social de qualquer cidade no mundo. O planejamento urbano no pode ser separado da poltica habitacional ou de mobilidade. Em ltima instncia, uma importante deciso poltica deve ser tomada em relao ao modelo de cidade em que queremos viver e ao destino dos investimentos pblicos em mobilidade. Construir mais infraestrutura viria s consegue aliviar congestionamentos temporariamente. Nenhuma cidade do mundo conseguiu resolver os desafios da mobilidade construindo mais ou maiores avenidas. Existe consenso entre especialistas de que aumentar a densidade habitacional ao redor dos grandes eixos de transporte pblico, bem como ampliar os investimentos no modelo que realmente pode chegar a todos os cantos da cidade - os corredores de nibus -, ser a chave do sucesso para qualquer cidade que almeja ser lder global. (adaptado de Adalberto Maluf Filho, A eficincia operacional pela superfcie chave para o futuro. http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16470 - acesso em 29/12/2011)

13- Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentao do texto o seguinte pargrafo: a) Assim, buscar uma gesto democrtica do espao virio urbano pela superfcie, com a escolha do modelo correto para cada realidade financeira, ser primordial para a competitividade das cidades e para manter uma vida de qualidade. b) Por essa razo, uma anlise detalhada do estudo internacional Observatrio de Mobilidade Urbana (CAF 2009) nos permite concluir significativamente entre uma alta densidade habitacional e um alto uso do transporte privado. c) Assim, correlaes significativas entre baixa densidade habitacional e alto uso do transporte privado, como em Buenos Aires, por exemplo, lder em baixa densidade e grandes congestionamentos. d) Portanto, vrias cidades se destacam por estarem fora da tendncia, uma vez que, apesar da baixa densidade habitacional, conseguiram manter altos ndices de transporte pblico com infraestrutura viria. e) Por essa razo, so explicados pela prioridade dos investimentos nos corredores exclusivos de nibus a alta movimentao de pessoas em cidades mais densamente povoadas com bom fluxo de transportes pblicos.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 14- Assinale a opo que interpreta de maneira incorreta o uso das estruturas lingusticas no texto.

a) Considerando que o uso do presente do indicativo tambm preservaria a correo gramatical do texto, a opo pelo futuro do presente em ser indica que a argumentao focaliza situaes futuras. b) A relao semntica entre as ideias do texto mostra que o termo em que corresponde a onde. c) O emprego da preposio a antes de o destino indica que esse termo complementa a expresso em relao, assim como o modelo tambm a complementa. d) A presena do travesso depois de nibus torna desnecessrio o uso da vrgula; por isso, sua omisso manteria a correo gramatical do texto. e) O valor semntico que o gerndio assume em construindo corresponde ao valor da expresso porque construiu.

15- Considerando os exemplos fictcios abaixo, assinale a opo correta a respeito da formatao dos documentos oficiais indicados.

a) Redao de EMENTA: EMENTA: Critrios para preenchimento temporrio de cargos. Conflitos na legislao. Preponderncia da Lei XYZ.

b) Vocativo de OFCIO: Prezado Senhor Beltrano da Silva Tal, Diretor de Recursos Humanos.

c) Pargrafo conclusivo de PARECER: Ante o exposto, recomenda-se pela suspenso do funcionrio na forma da Lei XYZ. o parecer.

Braslia, 31 de maro de 2012

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

d) Trecho de ATA: [...] Terminada a leitura dos documentos norteadores, o Presidente da Assemblia submeteu discus-so dos presentes a redao de uma minuta de Carta-Convite, que, aps algumas alteraes foi aprovada como segue abaixo. Em seguida, foi dada a palavra ao Sr. Fulano de Tal, para que relatasse o posicionamento do Conselho Deliberativo a respeito do Plano de Conteno de despesas a ser implantado a partir do dia 30 (trinta) do prximo ms. [...]

e) Fecho de MEMORANDO: Braslia, 31 de maro de 2012 Atenciosamente,

Diretor Adjunto

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

COMENTRIOS S QUESTES Considere o texto abaixo para responder s questes 1 e 2. Sabe-se muito pouco dos rumos que as grandes cidades tomaro nas prximas dcadas. Muitas vezes nem se prev a dinmica metropolitana do prximo quinqunio. Mesmo com a capacitao e o preparo dos tcnicos dos rgos envolvidos com a questo urbana, h variveis independentes que interferem nos planos e projetos elaborados pelos legislativos e encaminhados ao Executivo. Logicamente no se prev o malfadado caos urbano, mas ele pode ensejar que o pas se adiante aos eventos e tome medidas preventivas ao desarranjo econmico, que teria consequncias nefastas. Para antecipar-se, o Brasil tem condies propcias para criar think tanks ou, em traduo livre, usinas de ideias ou institutos de polticas pblicas. Essas instituies podem antecipar-se ao que poder surgir no horizonte. Em outras palavras, deseja-se o retorno ao planejamento urbano e regional visando o bem-estar da sociedade. Medidas nessa direo podem (e devem) estar em consonncia com a projeo de tendncias e mesmo com a anteviso de demandas dos destinatrios da gesto urbana os cidados, urbanos ou no. (Adaptado de Aldo Paviani, Metrpoles em expanso e o futuro. Correio Braziliense, 8 de dezembro, 2011) 1 - Infere-se da argumentao do texto que a) os tcnicos dos rgos envolvidos com a questo urbana deveriam ser mais capacitados para realizar os projetos encaminhados ao Executivo. b) a dinmica metropolitana altera-se a cada quinqunio, seguindo variveis que devem constar dos planos e projetos de cada perodo legislativo. c) institutos de polticas pblicas teriam como tarefa o planejamento urbano e regional, antecipando-se a um possvel desarranjo econmico. d) o caos urbano que poder afetar as grandes cidades nos prximos anos ter o desarranjo econmico como uma de suas piores consequncias. e) as demandas crescentes dos habitantes das grandes cidades contrastam com a baixa demanda dos cidados no urbanos. Comentrio: Segundo as ideias do texto, possvel inferir que institutos de polticas pblicas teriam como tarefa o planejamento urbano e regional, antecipando-se a um possvel desarranjo econmico. Essa inferncia lcita e baseia-se no excerto (...) ele (= o caos urbano) pode ensejar que o pas se adiante aos eventos e tome medidas preventivas ao desarranjo econmico, que teria consequncias nefastas. Para antecipar-se, o Brasil tem condies propcias para criar think tanks ou, em traduo livre, usinas de ideias ou institutos de polticas pblicas. Essas instituies podem antecipar-se ao que poder surgir no horizonte. Portanto, a letra (C) o gabarito da questo. Gabarito: C.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 2 - Provoca-se erro gramatical e incoerncia textual ao fazer a seguinte alterao nos sinais de pontuao do texto:

a) substituir o ponto depois de quinqunio (.3), por vrgula. b) substituir o ponto depois de dcadas (.2) pelo sinal de dois pontos. c) inserir uma vrgula depois de Logicamente (.7). d) retirar os parnteses que destacam e devem (.15). e) substituir o travesso depois de urbana (.17) por vrgula.

Comentrio: A alterao proposta pelo examinador que provoca erro gramatical encontra-se na assertiva (A). Aps o ponto, antecedido pelo vocbulo quinqunio, inicia-se a orao subordinada adverbial concessiva Mesmo com a capacitao e o preparo dos tcnicos dos rgos envolvidos com a questo urbana. Esta, por sua vez, est anteposta orao principal h variveis independentes. Portanto, estaria incorreta a substituio sugerida pela banca. As demais opes esto corretas. Gabarito: A.

Considere o texto abaixo para responder s questes 3, 4 e 5. A vida em um pas nrdico, como a Finlndia, nos faz refletir mais profundamente sobre a relao entre liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais que podem propiciar vidas mais plenas e felizes aos seus cidados. Para algum habituado a desigualdades, uma sociedade igualitria, com amplo respeito pela vida humana, excelentes ndices de educao, burocracia inteligente e servios pblicos voltados (de fato) para melhorar a vida do cidado, soa como um caminho para a produo de seres humanos mais plenos e sociedades mais inspiradoras. Talvez no seja assim. Quando nos referimos igualdade, no tratamos de mera distribuio equitativa da renda. A igualdade e a dignidade humana que uma sociedade pode produzir referem-se possibilidade de o cidado ter condies materiais e subjetivas sua disposio, para que, atendidas suas necessidades bsicas e dirias de bem-estar, ele se ocupe com questes outras que a sobrevivncia. Essas necessidades bsicas de bem-estar incluem uma ilimitada oferta de bens pblicos: de excelentes creches, escolas, universidades, sistema de sade e previdncia a todos, piscinas pblicas, parques, transporte confortvel e excelente, seguro-desemprego por tempo indefinido, licena maternidade de 10 meses, muitas bibliotecas pblicas No entanto, a Finlndia tornou-se uma sociedade to igualitria quanto aptica. Pouco criativa, reproduz o mundo com extrema facilidade, mas tem limitada capacidade transformadora. A maioria de seus educados cidados so seres pouqussimo crticos: questionam pouco a vida que levam e so fisicamente contidos. E isso no parece ter forte relao com o frio. um acomodamento social, um respeito quase inexorvel pelas regras. Esse resultado no foi causado, evidente, pelo formato social igualitrio. Em outros termos, no foi a igualdade que deixou o pas aptico. Ademais, sociedades desiguais podem ser to ou mais

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 acrticas e reprodutoras. O ponto que nos intriga que a igualdade, o respeito e a dignidade dados a todos no levaram autonomia, ao pensamento criativo e crtico, e a processos transformadores.

(Adaptado de Isabela Nogueira, Do bem-estar ao pensamento crtico: um olhar sobre o norte,outubro 3, 2009 por Coletivo Crtica Econmica http://criticaeconomica.wordpress.com/2009/10/03/ - acesso em 12/12/2011)

3 - Assinale a interpretao da orao Talvez no seja assim. (.9) que respeita as relaes semnticas entre as ideias do texto e mantm a coerncia entre os argumentos. a) A relao entre formatos sociais e os excelentes ndices de educao questionvel. b) A vida em um pas nrdico nem sempre faz refletir sobre a relao entre igualdade e liberdade. c) No comum que servios pblicos voltados para melhorar a vida do cidado caracterizem pases nrdicos. d) Nem sempre uma sociedade igualitria tem como consequncia a formao de seres humanos plenos e sociedades transformadoras. e) O hbito da desigualdade pode impedir uma reflexo mais profunda sobre os valores de uma sociedade igualitria. Comentrio: No contexto, o vocbulo assim (linha 11) faz referncia ao excerto uma sociedade igualitria (...) soa como um caminho para a produo de seres humanos mais plenos e sociedades mais inspiradoras. Exerce, portanto, um papel de coeso anafrica. O segmento textual mencionado relativiza a formao de seres humanos mais plenos e de sociedades transformadoras em meio a uma sociedade igualitria. Isso ratificado pelo advrbio Talvez. Entre as alternativas apresentadas, aquela que traduz a ideia acima (apresentada no texto) e que preserva a coerncia entre os argumentos a opo (D). Na orao Nem sempre uma sociedade igualitria tem como consequncia a formao de seres humanos plenos e sociedades transformadoras, essa relativizao expressa pela expresso nem sempre. Gabarito: D.

4 - Assinale a opo correta a respeito das relaes de concordncia no texto. a) A flexo de singular em soa (.7) justifica-se pela concordncia com uma sociedade igualitria (.4-5). b) Na linha 2, a enumerao de vrios elementos, liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais justifica a flexo de plural em podem. c) Devido ao uso do pronome se, o plural em referem-se (.13) opcional: estaria igualmente correto empregar o singular: refere-se. d) Por se referir a sociedades desiguais (.29), o infinito em podem ser (.30) admitiria tambm a flexo de plural, serem.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 e) Na linha 31, o plural no pronome todos justifica a flexo de plural em levaram.

Comentrio: A ESAF tem pleno fascnio de intercalar expresses entre o sujeito e o verbo, para, a seguir, abordar os casos de concordncia verbal. No segmento Para algum habituado a desigualdades, uma sociedade igualitria, com amplo respeito pela vida humana, excelentes ndices de educao, burocracia inteligente e servios pblicos voltados (de fato) para melhorar a vida do cidado, soa como um caminho (...), a funo de sujeito desempenhada pela expresso uma sociedade igualitria, cujo ncleo sociedade est no singular. Notem que, na tentativa de confundir os candidatos, a banca intercalou o segmento com amplo respeito pela vida humana, excelentes ndices de educao, burocracia inteligente e servios pblicos voltados (de fato) para melhorar a vida do cidado entre o sujeito mencionado e o verbo soar. Este, por sua vez, deve permanecer no singular para concordar o ncleo do sujeito sociedade. Portanto, a letra (A) o gabarito da questo. E quais os erros das demais opes? Vejamos. B) O pronome relativo que o sujeito sinttico do verbo poder. Entretanto, como essa forma pronominal retoma a expresso formatos sociais (sujeito semntico do verbo poder), a forma podem est corretamente flexionada no plural. C) No perodo, h o sujeito composto anteposto ao verbo referir-se. Como h mais de um ncleo igualdade e dignidade a flexo de plural obrigatria. D) Em locues verbais, apenas o verbo auxiliar sofre flexo. Logo, s se admite a construo podem ser, concordando com o sujeito plural sociedades desiguais. E) No contexto, a expresso a todos desempenha a funo de objeto indireto. No caso em anlise, o flexo do verbo levar no plural deve-se ao sujeito composto a igualdade, o respeito e a dignidade. Gabarito: A.

5 - Na organizao das relaes de coeso e coerncia do texto, a) O pronome todos (.31) retoma e sintetiza os termos da enumerao a igualdade, o respeito e a dignidade (.31). b) a expresso tem limitada capacidade transformadora (.23) retoma, com outras palavras, a ideia de reproduz o mundo com extrema facilidade (.22). c) o substantivo seres (.23) e o pronome que (.24) retomam a expresso seus educados cidados (.23 e 24). d) a expresso Esse resultado (.27) retoma a ideia de sociedade to igualitria (.21), j sintetizada em isso (.25). e) os pronomes sua (.13), suas (.13) e ele (.14) referem-se a o cidado (.12).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 Comentrio: A resposta encontra-se na assertiva (E). Os pronomes exercem importante papel coesivo nos textos. Eles podem retomar termos por meio do processo de coeso referencial, evitando, assim, a repetio desnecessria na superfcie textual.

Exemplo: A mulher foi passear na capital. Dias depois o marido dela recebeu um telegrama: Envie quinhentos cruzeiros. Preciso comprar uma capa de chuva. Aqui est chovendo sem parar. E ele respondeu: Regresse. Aqui chove mais barato. (Ziraldo. In: As Anedotas do Pasquim) No exemplo acima, temos que: - o pronome ela em dela (linha 1) tem como referente o substantivo mulher (linha 1); - o pronome ele (linha 4) tem como referente a palavra marido (linha 1); - o advrbio aqui (linha 2) refere-se capital (linha 1).

Por sua vez, quando elementos retomam o mesmo referente, ocorre o que a ESAF chama de cadeia de coeso textual. Exemplo: Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhinho. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alis-los com o pente (...)
(Machado de Assis. In: Dom Casmurro)

No excerto acima, verificamos que: - o pronome oblquo lhe (Peguei-lhe) refere-se a Capitu, indicado uma ideia de posse (Peguei os cabelos de Capitu = Peguei os cabelos dela.) - o pronome oblquo os (colhi-os) refere-se a cabelos; - a forma pronominal los (alis-los) tambm se refere a cabelos. Nas duas ltimas anlises, as formas pronominais os e los remetem semanticamente ao mesmo referente no texto: cabelos. Na questo em anlise, as formas pronominais sua, suas e ele tm o mesmo referente, qual seja, a expresso o cidado: A igualdade e a dignidade humana que uma sociedade pode produzir referemse possibilidade de o cidado ter condies materiais e subjetivas sua disposio (= disposio do cidado), para que, atendidas suas necessidades

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 bsicas e dirias (= necessidades bsicas e dirias do cidado) de bem-estar, ele (= o cidado) se ocupe com questes outras que a sobrevivncia.

Gabarito: E.

6 - Assinale a opo em que ocorre erro na transcrio e adaptao do texto O real valor das coisas, de Lvia Lisboa, publicado em Vida simples, dezembro 2011, edio 113, p.44. Quanto custa aquilo que voc compra no supermercado? Com certeza, bem alm do (A) preo que est marcado na etiqueta! Raj Patel, autor do livro O valor de nada, investigou a distoro que existe quando ignoramos os custos escondidos alm do binmino oferta-procura. A eterna busca por (B) crescimento econmico transformou a humanidade em um agente da extino, por meio da contnua desvalorizao dos servios ecossistmicos que mantm (C) nossa Terra viva, diz Patel. Muitas vezes no nos damos conta de que (D) nossa escolha por uma ou outra marca, em busca da melhor pechincha, determina o grau de estrago no meio ambiente. Quem paga essa diferena? Associaes e organizaes do mundo todo esto tentando rastrear as pegadas que deixamos ao longo do processo: desde a produo de cada item, e seu transporte, at chegar s (E) gndolas, passando pela forma como o usamos, at seu descarte. a) A b) B c) C d) D e) E

Comentrio: No trecho (...) contnua desvalorizao dos servios ecossistmicos que mantm nossa Terra viva, o pronome relativo que sujeito sinttico do verbo manter. Entretanto, esse pronome retoma a expresso servios ecossistmicos (empregada no plural). Portanto, o verbo tambm deve ser flexionado nesse nmero: (...) contnua desvalorizao dos servios ecossistmicos que mantm nossa Terra viva. Trata-se do emprego do acento diferencial de nmero, o qual foi mantido no verbo ter e em seus derivados: Ele tem / Eles tm Ele obtm / Eles obtm Ele mantm / Eles mantm

Gabarito: C.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 7 - O texto Grandes cidades nem sempre so as mais poluentes diz estudo, da France Press, publicado em http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/866228 (com acesso em 29/12/2011) foi adaptado para compor os fragmentos abaixo. Numereos, de acordo com a ordem em que devem ser dispostos para formar um texto coeso e coerente.

( ) Nesse estudo, enquanto cidades do mundo todo foram apontadas como culpadas por cerca de 71% das emisses causadoras do efeito estufa, cidados urbanos que substituram os carros por transporte pblico ajudaram a diminuir as emisses per capita em algumas cidades. ( ) Pesquisadores examinaram dados de cem cidades em 33 pases, em busca de pistas sobre quais metrpoles seriam as maiores poluidoras e por que, de acordo com estudo publicado na revista especializada Environment and Urbanization. ( ) Isso reflete a grande dependncia de combustveis fsseis para a produo de eletricidade, uma base industrial significante em muitas cidades e uma populao rural relativamente grande e pobre, informa o estudo. ( ) Por fim, quando os pesquisadores olharam as cidades asiticas, latino-americanas e africanas, descobriram emisses menores por pessoa. A maior parte das cidades na frica, sia e Amrica Latina tem emisses inferiores por pessoa. O desafio para elas manter essas emisses baixas, apesar do crescimento de suas economias. ( ) O estudo tambm aponta outras tendncias, como as cidades de climas frios terem emisses maiores, e pases pobres e de renda mdia terem emisses per capita inferiores aos pases desenvolvidos. A sequncia correta a) (1) (2) (5) (4) (3) b) (2) (1) (3) (5) (4) c) (2) (5) (1) (3) (4) d) (4) (1) (2) (5) (3) e) (4) (2) (1) (3) (5) Comentrio: O primeiro trecho Pesquisadores examinaram dados de cem cidades (...) especializada em Environment and Urbanization. Podemos chegar facilmente a essa concluso porque as outras opes contm algum elemento coesivo, como nesse estudo, isso, por fim e o estudo. Geralmente, empregam-se como elementos coesivos conjunes e pronomes, estruturas que costumam pedir que determinado elemento j tenha sido mencionado no texto. Perodos que contenham estruturas dessa natureza no podem iniciar a sequncia, visto que necessria uma frase anterior a todas elas que introduza o tema sem necessidade de outro trecho prvio.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 Por sua vez, o segundo trecho Nesse estudo, enquanto cidades (...) as emisses per capita em algumas cidades. Percebam que h o nexo textual Nesse estudo, referindo-se tarefa desempenhada pelos pesquisadores. O terceiro trecho Isso reflete (...), informa o estudo. Notem que a expresso Isso reflete retoma, por coeso referencial, o excerto cidados urbanos (...) ajudaram a diminuir as emisses per capita em algumas cidades, constante do trecho anterior. O quarto trecho, entretanto, deve ser selecionado por eliminao, uma vez que no apresenta um conectivo expresso que ligue a opo correta ao segmento anterior. Contudo, notem que essa sequenciao facilmente perceptvel, na medida em que o excerto O estudo tambm aponta outras tendncias apresenta um referente adequado no segmento anterior. Assim, o quinto trecho Por fim, quando os pesquisadores (...) crescimento de suas economias. perceptvel que este o segmento final, haja vista a presena do conectivo de concluso Por fim, empregado para resumir uma ideia.

Gabarito: B.

8 - Assinale a opo que, na sequncia, preenche corretamente as lacunas do texto, de modo a manter o correto uso dos modos e tempos verbais e a coerncia entre as ideias. Assim que o governo divulgou o crescimento zero do produto interno bruto brasileiro no terceiro semestre, no faltaram prognsticos negativos a respeito da economia do pas e houve at quem _____(1)_____ em risco de recesso no futuro prximo. Basta um olhar mais atento aos nmeros de 2011 para _______(2)_______ que o pessimismo no se justifica. Entre os empresrios no so poucas as vozes que______(3)______dos alarmistas. No faltam motivos para supor que, em 2011, os nmeros da economia brasileira_____(4)______vir ainda mais fortes. Alm dos juros menores, conforme ______(5)______ a maioria dos economistas, do crdito em expanso, e dos incentivos fiscais, est previsto para janeiro um reajuste no salrio mnimo, o que _____(6)_____ impactos significativos renda dos trabalhadores e aposentados. Nesse ciclo, o mercado interno seguir aquecido. (Mariana Queiroz Barbosa, O pas no vai parar. Isto , 14/12/2011)

Comentrio: A letra (C) o gabarito da questo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 A primeira lacuna deve ser preenchida pela forma verbal falasse, na medida em que o contexto do primeiro perodo exige um verbo conjugado no pretrito imperfeito do subjuntivo. Por sua vez, a segunda lacuna ficar corretamente preenchida pela forma verbal perceber, a qual est no infinitivo para concordar com o presente do indicativo em justifica (linha 6). J a terceira lacuna deve ser preenchida pela forma verbal discordam, flexionada no presente do indicativo, uma vez que a forma so (linha 6) est no mesmo tempo e modo. A quarta lacuna apresenta um contexto de suposio, hiptese, sendo este ratificado pela presena do vocbulo supor. Sendo assim, deve ser preenchida pela forma verbal falasse, conjugada no pretrito imperfeito do subjuntivo. Conforme sabemos, esse modo verbal transmite a mesma ideia em questo. Na quinta lacuna, a estrutura prev a correta, concordando com o ncleo do sujeito a maioria dos economistas. Por fim, a sexta lacuna deve ser preenchida por um verbo no futuro do presente, visto que se trata de um fato vindouro, futuro. Portanto, a estrutura correta trar.

Gabarito: C.

Considere o texto abaixo para responder s questes 9 e 10. A teoria econmica evoluiu muito desde 1776, quando Adam Smith, em clebre obra investigou as causas das riquezas das naes. A teoria mostrou como funcionam os mercados, o papel da produtividade, as formas de aument-la e a funo das instituies. Contribuiu, assim, para a formulao das polticas que trouxeram mais desenvolvimento e bem-estar. No Brasil, os economistas tambm contribuem para o desenvolvimento. Acontece que, se defenderem reformas em favor das maiorias, que causam perdas a minorias, os economistas sero rotulados de socialmente insensveis. Quando um mdico prescreve um tratamento, o objetivo o bem-estar do paciente. Ningum dir que ele planeja o sofrimento. Mas, se os economistas sugerem medidas de austeridade para resolver desequilbrios e restabelecer o crescimento sustentvel, diz-se que eles propugnam aes para promover a recesso, o desemprego e a destruio de conquistas sociais. O receiturio do mdico incorpora esperana e simpatia, pois se sabe que o objetivo dele a cura da doena. Sua ao mais percebida por todos. A expectativa maior de xito. O diagnstico mais preciso, especialmente com os avanos da tecnologia. O economista no tem essas vantagens. No tratamento de crises, lida com incertezas, complexidades e situaes inditas. Os economistas tendem a errar mais que os mdicos, mas seu foco jamais ser a recesso pela recesso ou a austeridade sem propsito. (Adaptado de Malson da Nbrega, A recesso uma poltica ou o efeito? Veja, 14 de dezembro, 2011)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 9 - Preserva-se a coerncia entre os argumentos do texto, bem como sua correo gramatical, ao

a) empregar um conectivo de valor condicional, como Se, em lugar de Quando (.9). b) substituir a conjuno condicional se (.7) pelo conectivo caso. c) explicitar o valor explicativo da orao, inserindo a conjuno pois para ligar a orao iniciada por Sua ao (.16) com a anterior, mudando para minscula a letra inicial de Sua. d) ligar as oraes iniciadas por O economista... (.18) e No tratamento (.18 e 19), em um mesmo perodo sinttico, retirando o ponto final e mudando para minscula a letra inicial maiscula de No. e) inserir a conjuno Embora no incio do ltimo perodo sinttico do texto, mudando para minscula a letra inicial de Os (.19). Comentrio: A resposta da questo encontra-se na assertiva (A). No excerto Quando um mdico prescreve um tratamento, o objetivo o bem-estar do paciente, o conectivo destacado apresenta valor temporal. Entretanto, a substituio pela conjuno se, que expressa valor de condio, mantm a coerncia e a correo gramatical do texto. E quais os erros das demais opes? Vejamos. B) No contexto, o conectivo se apresenta valor condicional. Entretanto, no poderia ser substitudo pela conjuno caso, pois sem que houvesse alterao na estrutura do verbo defender, haveria erro gramatical. A substituio somente seria possvel com as seguintes alteraes: Acontece que, caso defendam (...). Esse conectivo exige uma forma verbal no subjuntivo. C) No perodo anterior, iniciado por O receiturio mdico incorpora esperana e simpatia, foi empregado o conectivo pois, explicitando o valor explicativo entre este segmento e a orao se sabe que o objetivo dele a cura da doena. Incorreramos em erro gramatical se empregssemos o conectivo proposto pelo examinador antes do pronome sua, presente no trecho sua ao mais (...). D) No perodo O economista no tem essas vantagens, percebam que o pronome essas faz referncia anafrica, isto , alude ao que foi mencionado anteriormente no texto. Portanto, ao fazer a alterao proposta pela eminente banca, haveria incoerncia textual. E) Ao inserir o conectivo Embora antes do ltimo perodo do texto, haver incoerncia, haja vista a presena da conjuno mas (ideia contrria) na segunda orao. Alm disso, o verbo tender, presente no trecho Os economistas tendem (...), deveria ser flexionado no presente do subjuntivo: Embora os economistas tendam (...). Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 10- De acordo com a organizao dos argumentos no texto, provoca-se erro ao

a) empregar o verbo provocar antes de o desemprego. b) explicitar o termo s naes depois de bem-estar. c) usar o artigo antes de minorias, escrevendo s minorias. d) inserir o termo do pas depois de sustentvel. e) repetir o termo como funcionam antes de cada um dos termos da enumerao: o papel da produtividade, as formas de aument-la e a funo das instituies. Comentrio: Haver erro se atendermos ao comando contido na opo (E). As expresses o papel da produtividade, as formas de aument-la e a funo das instituies esto dispostas em uma enumerao, desempenhando papel de objeto direto de um nico elemento: o verbo funcionar. Sendo assim, para uma melhor organizao e sequenciao do texto, evita-se a repetio do termo como funcionam antes de cada elemento. Vale frisar que a ausncia da expresso como funcionam no acarreta erro de paralelismo sinttico. Gabarito: E. 11- Assinale a opo que, ao preencher a lacuna do texto, provoca erro gramatical. Em comparaes internacionais, os pases latino-americanos em geral, e mais particularmente o Brasil, _____(a)_____ pela elevada desigualdade da distribuio da renda. A explicao dessa desigualdade ______(b)_______ na formao e evoluo econmico-social dessas antigas colnias de Portugal e Espanha. Um aspecto fundamental foi, sem dvida, a elevada concentrao da posse da terra, especialmente quando a economia desses pases tinha como ncleo a produo e exportao de produtos primrios. No livro intitulado Um projeto para o Brasil, publicado em 1968, Celso Furtado discute como a elevada desigualdade da distribuio da renda no pas condiciona um perfil da demanda global que inibe o crescimento econmico. Ele mostra como a tendncia estrutural _____(c)_____ da renda favorece o subemprego caracterstico das economias subdesenvolvidas. Assinala que a concentrao da renda causa uma grande diversificao das formas de consumo de grupos privilegiados. Isso _____(d)_____ indstrias produtoras de bens de consumo durveis, mas as dimenses reduzidas do mercado de cada produto impedem o aproveitamento das economias de escala, fazendo _____(e)_____estas indstrias operem com custos relativamente altos. (Adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuio de renda e crescimento econmico http://www.scielo.br/scielo.php - acesso em 11/12/2011) a) destacam-se b) teria de ser procurada c) concentrao d) beneficia s e) com que

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 Comentrio: A letra (D) a resposta da questo. Haver erro gramatical ao preencher a segunda lacuna pela expresso beneficia s. No perodo Isso beneficia as indstrias (...), o verbo beneficiar transitivo direto, isto , no rege emprego de preposio. Assim, o a que antecede o termo regido indstria to somente artigo definido. Logo, houve erro ao empregar o acento grave indicativo de crase, j que esse fenmeno no ocorreu.

Gabarito: D.

12- Assinale o trecho em que a transcrio do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuio de renda e crescimento econmico (http://www.scielo.br/scielo.php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas lingusticas a) Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida especfica gera polmica. Muitas pesquisas mostram uma associao da desigualdade da distribuio da renda no Brasil com o nvel e a distribuio da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade uma estratgia que levaria ao crescimento econmico com menor desigualdade. b) provvel que a importncia da educao como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade est superestimada nas anlises economtricas, simplesmente porque no se dispem de boas medidas para vrios outros determinantes da renda, que esto positivamente correlacionados com a escolaridade. c) Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. desnecessrio dizer que a prpria expresso capital humano contraditria com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remunerao de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade perfeitamente compatvel com essa corrente de pensamento. d) Mas, o aumento da escolaridade tambm um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participao mais plena do cidado na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergncias tericas, h um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuio da renda no pas certamente no pode se basear apenas em determinada poltica econmica. e) Na realidade, praticamente toda poltica econmica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuio da renda: poltica fi scal, previdncia social, poltica de crdito, poltica educacional, reforma agrria etc. Alteraes na legislao tambm podem ter impacto importante. A dificuldade na anlise de cada medida levar em considerao seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fi ca claro na discusso sobre o aumento do salrio mnimo. Comentrio: Inicialmente, a banca apresentou como gabarito a opo (B). Nessa alternativa, houve erro de flexo verbal. No trecho (...) simplesmente porque no se dispem de boas medidas (...), o verbo destacado transitivo indireto, e a partcula se que o acompanha denominada ndice de indeterminao do sujeito. Portanto, a forma verbal deveria ter permanecido no singular: dispe.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 Aps os recursos, a questo foi anulada, pois tambm apresentou erro na assertiva (D). No trecho (...) certamente no se pode basear, houve erro de colocao pronominal. Haja vista a presena do advrbio no (palavra negativa), a colocao deveria ser procltica (antes do verbo poder): (...) certamente no se pode basear (...).

Gabarito (aps os recursos) : Anulada.

O texto abaixo base para as questes 13 e 14. Garantir a plena mobilidade de pessoas, bens e servios ser crucial para o desenvolvimento econmico e social de qualquer cidade no mundo. O planejamento urbano no pode ser separado da poltica habitacional ou de mobilidade. Em ltima instncia, uma importante deciso poltica deve ser tomada em relao ao modelo de cidade em que queremos viver e ao destino dos investimentos pblicos em mobilidade. Construir mais infraestrutura viria s consegue aliviar congestionamentos temporariamente. Nenhuma cidade do mundo conseguiu resolver os desafios da mobilidade construindo mais ou maiores avenidas. Existe consenso entre especialistas de que aumentar a densidade habitacional ao redor dos grandes eixos de transporte pblico, bem como ampliar os investimentos no modelo que realmente pode chegar a todos os cantos da cidade - os corredores de nibus -, ser a chave do sucesso para qualquer cidade que almeja ser lder global.
(adaptado de Adalberto Maluf Filho, A eficincia operacional pela superfcie chave para o futuro. http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/16470 acesso em 29/12/2011)

13- Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentao do texto o seguinte pargrafo: a) Assim, buscar uma gesto democrtica do espao virio urbano pela superfcie, com a escolha do modelo correto para cada realidade financeira, ser primordial para a competitividade das cidades e para manter uma vida de qualidade. b) Por essa razo, uma anlise detalhada do estudo internacional Observatrio de Mobilidade Urbana (CAF 2009) nos permite concluir significativamente entre uma alta densidade habitacional e um alto uso do transporte privado. c) Assim, correlaes significativas entre baixa densidade habitacional e alto uso do transporte privado, como em Buenos Aires, por exemplo, lder em baixa densidade e grandes congestionamentos. d) Portanto, vrias cidades se destacam por estarem fora da tendncia, uma vez que, apesar da baixa densidade habitacional, conseguiram manter altos ndices de transporte pblico com infraestrutura viria. e) Por essa razo, so explicados pela prioridade dos investimentos nos corredores exclusivos de nibus a alta movimentao de pessoas em cidades mais densamente povoadas com bom fluxo de transportes pblicos.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11 Comentrio: No trecho inicial, o tpico frasal Garantir a plena mobilidade de pessoas, bens e servios ser crucial para o desenvolvimento econmico e social de qualquer cidade no mundo. Nesse segmento est contida a ideia principal do texto. Portanto, a alternativa (A) a resposta correta, pois a construo ser primordial para a competitividade das cidades e para manter uma vida de qualidade retoma diretamente o excerto inicial.

Gabarito: A.

14- Assinale a opo que interpreta de maneira incorreta o uso das estruturas lingusticas no texto. a) Considerando que o uso do presente do indicativo tambm preservaria a correo gramatical do texto, a opo pelo futuro do presente em ser indica que a argumentao focaliza situaes futuras. b) A relao semntica entre as ideias do texto mostra que o termo em que corresponde a onde. c) O emprego da preposio a antes de o destino indica que esse termo complementa a expresso em relao, assim como o modelo tambm a complementa. d) A presena do travesso depois de nibus torna desnecessrio o uso da vrgula; por isso, sua omisso manteria a correo gramatical do texto. e) O valor semntico que o gerndio assume em construindo corresponde ao valor da expresso porque construiu.

Comentrio: A interpretao incorreta encontra-se na assertiva (D). O perodo expresso entre o duplo travesso funciona como aposto explicativo da expresso modelo que realmente pode chegar a todos os cantos da cidade. Por sua vez, a vrgula empregada aps o duplo travesso necessria para isolar o trecho explicativo bem como ampliar os investimentos no modelo que realmente pode chegar a todos os cantos da cidade., o qual est intercalado entre sujeito e verbo. Para facilitar a anlise, notem que, ao retirar o excerto os corredores de nibus , a vrgula realmente necessria estrutura, a fim de no separar o sujeito oracional aumentar a densidade habitacional do predicado ser a chave do sucesso (...): Existe consenso entre especialistas de que aumentar a densidade habitacional ao redor dos grandes eixos de transporte pblico, bem como ampliar os investimentos no modelo que realmente pode chegar a todos os cantos da cidade, ser a chave do sucesso (...). Existe consenso entre especialistas de que aumentar a densidade habitacional ao redor dos grandes eixos de transporte pblico (...) ser a chave do sucesso (...). Portanto, a letra (D) o gabarito da questo. Gabarito: D.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

15- Considerando os exemplos fictcios abaixo, assinale a opo correta a respeito da formatao dos documentos oficiais indicados.

a) Redao de EMENTA: EMENTA: Critrios para preenchimento temporrio de cargos. Conflitos na legislao. Preponderncia da Lei XYZ.

b) Vocativo de OFCIO: Prezado Senhor Beltrano da Silva Tal, Diretor de Recursos Humanos.

c) Pargrafo conclusivo de PARECER: Ante o exposto, recomenda-se pela suspenso do funcionrio na forma da Lei XYZ. o parecer.

Braslia, 31 de maro de 2012

d) Trecho de ATA: [...] Terminada a leitura dos documentos norteadores, o Presidente da Assemblia submeteu discus-so dos presentes a redao de uma minuta de Carta-Convite, que, aps algumas alteraes foi aprovada como segue abaixo. Em seguida, foi dada a palavra ao Sr. Fulano de Tal, para que relatasse o posicionamento do Conselho Deliberativo a respeito do Plano de Conteno de despesas a ser implantado a partir do dia 30 (trinta) do prximo ms. [...]

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 60

Portugus para Receita Federal Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 11

e) Fecho de MEMORANDO: Braslia, 31 de maro de 2012 Atenciosamente,

Diretor Adjunto

Comentrio: Raramente este assunto consta dos editais da ESAF. Entretanto, vejamos a soluo da questo. Consoante o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, a ementa empregada com a finalidade de sintetizar o contedo do expediente oficial, permitindo o reconhecimento do assunto abordado de modo imediato. Sendo assim, a assertiva (A) apresenta a temtica, em conformidade com o citado manual. E quais os erros das demais opes? Vejamos. B) Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, tanto o aviso quanto o ofcio seguem o modelo do padro ofcio, com acrscimo do vocativo, que invoca o destinatrio, seguido de vrgula. Deve-se usar apenas a forma Senhor para autoridades que no so tratadas por Vossa Excelncia. Portanto, o vocativo apresentado estaria correto da seguinte forma: Ao Senhor Beltrano da Silva Tal, Diretor de Recursos Humanos C) O Manual de Redao da Cmara dos Deputados prescreve que o parecer indica a soluo (favorvel ou desfavorvel), antecedida da justificativa, baseada em dispositivos legais. Conforme indica o citado manual, a data deve anteceder a assinatura, devendo ser indicado o nome e o cargo do funcionrio (com o nmero de matrcula). H, ainda, erro gramatical no pargrafo, pois o verbo recomendar transitivo direto, no regendo emprego de preposio: recomenda-se a suspenso do funcionrio. D) No trecho de ATA, deve ser inserida uma vrgula depois da expresso aps algumas alteraes para obedecer ao padro culto da lngua. E) A data deve ser apresentada no incio do documento e com alinhamento direita. Gabarito: A.

Por hoje s, pessoal! At a prxima aula!

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 60

Potrebbero piacerti anche