Sei sulla pagina 1di 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

INTRODUO

O lar o lugar onde se dorme, come-se, assiste-se televiso, estuda-se , relaxa-se ,e , onde tambm , cada vez mais se trabalha, ou seja, se exerce o teletrabalho.

Define-se como teletrabalho, a alternativa de trabalho flexvel, quanto ao local, onde os empregados passam a realizar suas atividades profissionais, antes exercidas nos escritrios ou em locais diversos tais como residncias ou em reas intermedirias entre a casa e a empresa. Teletrabalho , portanto, uma forma de trabalho que

oferece benefcios importantes as empresas, e, tambm ao funcionrio ao flexibilizar seu convvio equilibrado da famlia, responsabilidades no trabalho, alm de reduzir o stress e as despesas provenientes das constantes idas e vindas ao escritrio tradicional.

As tecnologias da informao e das comunicaes incorporam, atualmente, um novo conceito nas prticas de trabalho no cotidiano das organizaes. As organizaes, at pouco tempo concebidas como entidades geogrficas, passaro cada vez mais a serem entendida tal qual um espao em rede, ou seja, um arranjo organizacional

fsico-virtual de trabalho. Isto induzir, conseqentemente, a mudanas radicais na organizao e cultura empresarial ficando cada vez mais difusa a distino entre

empregado e auto-empregado, assim como a prpria definio de local de trabalho.

Tais mutaes nos ambientes empresariais em um contexto maior de globalizao e de liberalizao de mercados passa a ser o dia-a-dia das organizaes. Por isto, para

1 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

sobreviverem neste ambiente turbulento, as empresas esto procurando cada vez mais, respostas coerentes aos seus negcios, estruturas organizacionais e formas de trabalho.

O teletrabalho baseado em casa, a partir desta perspectiva, surge como uma interessante alternativa de gesto empresarial, sob o enfoque das opes de trabalho flexvel para tornar as organizaes mais competitivas e dinmicas, diferentes daquelas outras que ainda esto acostumadas estabilidade e rotina do trabalho tradicional.

A idia do teletrabalho, na realidade no nova. Ela comeou a ser usada em formas primitivas durante anos por vendedores e representantes comerciais, que visitavam seus clientes em locais diferentes do local de trabalho.

Logo, o que realmente novidade nesta rea da organizao do trabalho, tanto no setor pblico quanto no privado, e, independente do tamanho da empresa, so as redes de telecomunicaes e das tecnologias da informao, de custo razovel e com alta performance organizacional, que se tornaram parceiras constantes e fundamentais na gesto das organizaes bem sucedidas.

A partir das tecnologias da informao e de comunicao ocupando a distncia fsica entre os colaboradores de uma mesma organizao e entre seus empregados e clientes, verificou-se a necessidade de se identificar novas fronteiras do que se entende por local de trabalho. De fato, a rea fsica onde tradicionalmente se trabalha

no mais uma entidade tangvel com fronteiras bem definidas, baseadas em regras e observao visual do processo de trabalho.

TELETRABALHO E SUAS TENDNCIAS

As facilidades trazidas para o mercado de trabalho a partir dos avanos tecnolgicos so, hoje, os principais indicadores de que precisamos com urgncia rever o tradicional modelo da CLT, segundo a qual o trabalhador deve ter um local e horrio fixos de trabalho e ser empregado de apenas uma empresa. Do outro lado da moeda, uma reunio entre pessoas de cidades e

2 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

pases diferentes j pode ser realizada ao mesmo tempo graas a uma simples videoconferncia; conectar-se em tempo real com a economia do mundo j possvel por meio da internet; e trocar informaes, independentemente da distncia, tornou-se algo natural depois do correio eletrnico. Uma mesma pessoa pode realizar mltiplas tarefas para pessoas diferentes sem sair de casa.

Um bom exemplo das conseqncias dessa revoluo tecnolgica para o trabalho so os home-offices. Traduzindo ao p da letra, home-office o escritrio em casa. Trabalhar em casa e abandonar os escritrios no centro das grandes cidades tem sido uma opo do funcionrio comum que se sente atrado por receber acima dos nveis convencionais de emprego, reduzir custos (alimentao, transporte e aluguel, por exemplo), investir em qualidade de vida, definir o prprio horrio de trabalho e at contribuir para melhorar o trnsito, diminuindo assim os congestionamentos e a emisso de CO2. Estima-se que hoje, no Brasil, ao redor de 10 milhes de pessoas trabalham em casa (Sobratt Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades).

Uma prova do crescimento dessa nova organizao do mercado de trabalho pode ser obtida pela anlise dos hbitos do consumidor. Hoje, cerca de 20% das pessoas que procuram um apartamento para comprar querem um home-office. A maioria das construtoras est direcionando seus negcios para esse mercado. Por outro lado, nos ltimos anos tornou-se cada vez maior o nmero de pessoas que tm acesso a computadores com internet.

Dadas as caractersticas de uma empresa industrial que compra matrias primas, as transforma no processo produtivo, estoca e comercializa junto aos clientes, o teletrabalho baseado em casa ainda pouco se aplica ao pessoal de cho-de-fbrica. Ou seja, o trabalho a distncia tem uma aplicabilidade maior junto aos colaboradores das atividades-meio que exercem tarefas de suportes s atividades-fim inerentes cadeia produtiva da organizao.

Por outro lado, tm-se as empresas comerciais, cujo escopo intermediar a produo das indstrias, colocando seus bens produzidos junto aos clientes finais. uma atividade essencialmente de comprar produtos, estocar e vende-los. Nesse tipo de organizao o corpo de vendedores externos tem alta aplicabilidade do teletrabalho baseado em casa, com atividade, por exemplo, de extrair pedidos e envi-los on-line pelos notebooks, palmtops ou celulares, evitando deslocamentos fsicos at a sede da empresa gerando, com isso, uma alta produtividade em suas atividades comerciais.

3 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

Em contrapartida, as empresas prestadoras de servios, cujo principal ativo (capital humano representado pelos seus colaboradores) entra e sai da organizao diariamente, tende a naturalmente ser a atividade mais propcia ao teletrabalho baseado em casa. O fato dos colaboradores deste tipo de organizao (empresas de consultoria, engenharia consultiva, agncias de publicidade e propaganda e afins) exercerem atividades intelectuais, criativas e demais trabalhos especializadas torna-os candidatos naturais a exercerem atividades profissionais distncia inteiramente livres de superviso direta de seus superiores hierrquicos.

Contudo, existem diversas formas de teletrabalho que variam principalmente quanto ao local onde exercido o trabalho:

1) colaborador em seu domiclio (home-office). o trabalho que o indivduo realiza em seu prprio lar. Nesta modalidade, alguns teletrabalhadores passam todo o tempo em seus domiclios, enquanto outros dividem o seu tempo entre sua residncia e o escritrio. a modalidade em que se pensa primeiro, quando se fala em teletrabalho, talvez por ter sido a primeira a ser teorizada e implantada. Esta modalidade admite o teletrabalho:

- em tempo parcial, ou seja, um perodo em casa e outro na empresa (teletrabalho baseado em casa);

- em tempo integral, para um nico empregador;

- autnomo free-lance, para vrios clientes ou empregadores;

2) o teletrabalho pendular onde o colaborador trabalha alguns dias em sua residncia e outros na sede da empresa;

3) escritrio da vizinhana ou centro local. So conjuntos de escritrios onde existem vrias empresas e atendem aos empregados que moram nas proximidades de onde esto localizados os centros;

4 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

4) trabalho nmade (quando o colaborador exerce as suas funes em trnsito nos prprios clientes). itinerante, tal como os funcionrios da rea de vendas. Esta modalidade encontra-se em muitas organizaes e apresenta o maior nmero de caractersticas do teletrabalho;

5) escritrios satlites, que pertencem prpria organizao e que abrigam atividades especficas fora da organizao central. Escritrios satlites parecem muito com um escritrio tradicional. Porm, a diferena bsica entre ambos escritrios consiste no fato de os que trabalham no escritrio satlite moram prximo ao local, independente do seu cargo, rea ou setor. Nesta configurao, se a empresa possuir vrios escritrios satlites poder ocorrer de um mesmo departamento estar dividido em diversas unidades;

6) Hoteling. usado freqentemente na sede da empresa por profissionais que no precisam de uma mesa no escritrio fixo, mas apenas de um local a ser utilizado, talvez, uma vez por semana, onde possa receber correspondncia, estar em contato com o banco de dados principal da empresa ou receber um cliente num encontro face a face.

O TELETRABALHO NO MUNDO

Trabalhe sem sair de casa. Esta a oferta tentadora trazida por milhares de notcias nos jornais e dos apelos publicitrios com referencias aos congestionamentos no

transito, que invadem ruas e lares, por correio, e-mail ou televiso. A evoluo e o barateamento dos servios online, alm do momento em que se encontra o mercado de trabalho e o comrcio mundial, esto contribuindo para o maior interesse pelo trabalho distncia.

Nos Estados Unidos, a quantidade de trabalhadores que trocaram as roupas formais e os cartes de ponto para se tornarem teletrabalhadores - profissionais que trabalham em casa, usando computador ou telefone, no necessariamente todos os dias da semana-j chega a 21 milhes e representa 18% da fora de trabalho.

5 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

No Brasil, gerentes e diretores ainda precisam se habituar a comandar funcionrios que no esto presentes fisicamente.

No preciso ser autnomo para ser um teletrabalhador. O profissional precisa ter um mnimo de infra-estrutura, como um computador, fax e telefone, alm de softwares de controle de tarefas e ferramentas de comunicao, como e-mail e messenger, por exemplo. Algumas empresas oferecem equipamentos e arcam com os custos de internet e telefonia do funcionrio virtual.

As empresas tais como, Dell, Xerox e Shell j utilizam o trabalho distncia, e empresas menores j demonstram interesse, principalmente com a reduo dos custos. Existem empresas que trabalham 100% virtualmente e outras que podem ter parte do pessoal operando nessa modalidade.

A principal vantagem nesse tipo de estratgia a reduo de custo, pois, elimina-se gastos com transporte, alimentao, aluguel ou compra de uma sala, mesas, cadeiras, computadores, armrios, limpeza, taxas, luz, condomnio, telefone, enfim, todos os gastos necessrios para manter um escritrio. Com essa economia, muitas empresas optam por melhorar a remunerao de seus funcionrios, visando obter maior produtividade.

Desta maneira, no somente as empresas tm vantagens, como tambm os profissionais, j que gastam menos roupas, no vivem o estresse dos engarrafamentos e/ou at assaltos, alm de contar com a flexibilidade dos horrios e poder ficar mais tempo com a famlia.

No entanto, no uma medida simples de ser tomada. O trabalho precisa ser bem distribudo e acompanhado, e, exige investimentos com softwares para administrar todo o processo, alm de treinamento diferenciado ministrado aos gerentes, para sensibiliz-los na gesto das pessoas que no vo mais ao escritrio todos os dias. Neste particular, preciso que se tenha em mente que o que interessa so os resultados e a qualidade do trabalho.

A modalidade vantajosa, mas antes de adot-la necessrio levar em considerao o perfil das atividades da empresa para avaliar quando e como operar distncia.

6 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

Foi pensando em reduzir custos que a Pontnet (www.pontonet.com.br), empresa do

Rio de Janeiro, especializada em consultoria e estratgia para internet, resolveu em

2000 fechar as portas do seu escritrio em Copacabana, e comeou a trabalhar virtualmente.

A Pontonet faz manuteno de websites para grandes clientes, alm de produzir informativos eletrnicos, desenvolver projetos de comunidades virtuais, ministrar treinamentos para melhorar a fluncia digital de usurios e prestar consultoria em tecnologia.

Cada membro da equipe trabalha em casa, gerenciado pelo software E-trabalho, desenvolvido pela prpria empresa, que permite que todos se relacionem pela internet. Atualmente, conta com uma equipe de cinco pessoas, sendo duas alocadas dentro de um dos clientes, trs em casa, entre eles o coordenador.

A empresa preferiu investir os recursos em software e jogar fora pela janela os custos fixos desnecessrios", comenta Carlos Nepomuceno, diretor-executivo da Pontonet e jornalista que escreve artigos especializados na rea. O bom exemplo rendeu Pontonet uma doao de R$ 400 mil da Faperj (Fundao Carlos Chagas Filho de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) para finalizar mdulos do software ICOX, gerenciador de projetos de inteligncia coletiva em comunidades virtuais e disponibilizar a verso gratuita do software.

Porm, no so todas as pessoas que tm perfil para trabalhar distncia. preciso ter iniciativa, disciplina e forte senso de responsabilidade, onde algumas profisses so mais adaptveis, como por exemplo, quem trabalha com metas e prazos, e principalmente das reas de informtica, administrao, jornalismo, publicidade, marketing, vendas, direito, engenharia e arquitetura.

O problema maior apontado por muitas pessoas que optaram por se tornarem teletrabalhadores a solido profissional. Em alguns casos necessrio um mnimo de

7 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

interao pessoal para no causar um isolamento social, que pode ser resolvido com reunies semanais na sede da empresa, por exemplo.

Para que o trabalho flua, as empresas usam e-mail para solicitar tarefas para seus funcionrios. No caso de projetos com preo fechado, com o desenvolvimento de um software ou de um website, preciso contratar a equipe por tarefa. Assim importante vincular a remunerao ao trabalho realizado e estabelecer os pontos de controle e monitorar para saber se esto sendo cumpridos.

Portanto, trabalhar a partir de casa pode ser tima soluo para profissionais autnomos e funcionrios de empresas, porque refora o moral e a satisfao no emprego e reduz o estresse.

Em uma anlise de 46 estudos sobre pessoas que trabalham em casa, os pesquisadores constataram que trabalhar longe dos escritrios por meio de computadores, celulares e outros equipamentos eletrnicos pode ser mais positivo do que negativo para as pessoas e as companhias que as empregam. Os resultados demonstram que trabalhar de casa tem um efeito geral benfico, porque o sistema oferece ao trabalhador mais controle sobre a forma pela qual realiza seu trabalho ( Gajendran, Universidade Estadual da Pensilvnia). Trabalhar de casa parece ter alguns efeitos modestamente positivos sobre o moral do trabalhador, quanto ao equilbrio entre trabalho e vida familiar e com relao ao estresse. Gajendran e David Harrison, que publicaram o resultado de seu estudo na Journal of Applied Psychology, pesquisaram dados sobre 12.833 pessoas que trabalham fora do escritrio de suas empresas.

Trabalhar de casa vem sendo uma tendncia em alta nos Estados Unidos desde cerca de 2000. No ano passado, havia cerca de 45 milhes de norte-americanos trabalhando em casa, ante 4 milhes em 2003, de acordo com a revista WORLDATWORK.

Gajendran acredita que o nmero continuar a crescer medida que se expande o acesso a servios de banda larga.

Ao longo dos dois ltimos anos, houve uma alta, especialmente no nmero de pessoas que trabalham em casa regularmente. Por regularmente entende-se as pessoas que o fazem ao menos uma vez por ms. A alta desse indicador foi de quase

8 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

60 por cento.

Ainda que algumas empresas e funcionrios temam que trabalhar de casa possa prejudicar perspectivas de carreira ou abalar as relaes com colegas e chefes, os pesquisadores no encontraram provas que sustentassem essa interpretao.

Trabalhar a partir de casa em termos gerais no tem resultado relacional negativo, ao contrrio da crena mais comum (Gajendran)

Na Europa, o nmero de teletrabalhadores praticamente dobrou nos ltimos 3 anos, alcanando a marca de 21 milhes em 2005, que trabalham em casa ao menos um dia ao ms e no Japo, 10 milhes (Revista Vencer). Nos EUA h duas estatsticas: uma realizada pelos US Bureau of Census que considera como teletrabalhadores baseados em casa apenas as pessoas que trabalham pelo menos trs dias por semana em suas residncias, registrando 3,3% da populao, com 4,2 milhes de pessoas. Segundo a Current Population Survey (CPS), no levantamento das pessoas que trabalham em casa pelo menos uma vez por semana, esse volume atingia 20 milhes em 2001.

Nos Estados Unidos, entre os anos de 1999 e 2002, ao redor de metade dos gerentes da empresa AT&T, trabalhava em suas casas uma vez por ms, um quarto trabalhava uma vez por semana e 10% em um escritrio virtual full-time. Dentre os setores que nos Estados Unidos esto adotando este sistema, destacam-se as seguintes reas: telecomunicaes, informtica, seguros, consultorias de empresas, auditorias, servios pblicos, propaganda, publicidade, universidades, gs natural, etc.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD 2003) registrou que 5% da populao trabalhadora brasileira exerce sua atividade exclusivamente a domiclio, um total de quase quatro milhes. Uma pesquisa realizada no municpio de So Paulo foram identificados

como teletrabalhadores baseados em casa 15% da amostra (SILVA,

9 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

2003). Outra pesquisa (Tachizawa e Mello, 2003) revelou que o teletrabalho no Brasil, vem sendo adotado majoritariamente na rea de vendas (57,5%). A literatura consultada aponta que muitas empresas eliminaram por completo o escritrio para o pessoal de vendas. No entanto, deve-se considerar que 42,5% atuavam fora desta rea, sendo 23% em consultoria e 19,5% em outras funes. Pode ser que a rea de vendas pelas suas caractersticas tem sido a primeira a usufruir o teletrabalho, com possibilidades futuras de ser ampliado para outros processos da empresa. Neste sentido, alguns desafios se colocam na gesto do colaborador virtual. De acordo com os especialistas, este nmero pode crescer particularmente tendo as casa como sede da empresa, com tambm o uso do teletrabalho, no exerccio das atividades profissionais. Embora dados sobre o crescimento de nmero de teletrabalhadores no Brasil no estejam disponveis de forma sistematizada, o grande nmero de matrias jornalsticas sobre o assunto indica que possa estar surgindo uma demanda por uma nova tipologia residencial.

Outros estudos relacionados ao perfil do teletrabalhador tm sido publicados. Tais estudos mostram que essa modalidade tem sido praticada em diversos nveis de

renda, podendo ser baseado na informao, intelectuais, mas tambm sob a forma de trabalhos artesanais (LAVINAS, SORJ, LINHARES e JORGE, 1998). Longe de ser considerado como um modismo, o teletrabalho uma realidade no Brasil onde, de acordo com a SOBRATT-Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, organizaes de diferentes setores econmicos, o praticam, de maneira formalizada ou no, destacando-se empresas sejam nacionais ou estrangeiras, tais como: Semco, Siemens; W/Brasil; AT & T; Dupont; Price Waterhouse Coopers; Kodak; Cisco System

; Anixter ; IBM ; Natura ; Shell ; SSA ; Movicarga ; Bayer; WEG , Ticket , Sun

Microsistems, Dell, Cargill, Nortel, e Google dentre outras.

Na dcada de 80, o trabalho a distncia foi apontado como uma tendncia irreversvel nas empresas. Imaginava-se que, com a evoluo da tecnologia, as companhias teriam fortes razes para permitir que seus funcionrios trabalhassem em casa: eles no padeceriam no trnsito e no perderiam tempo jogando conversa fora ao lado do bebedouro. Assim, produziriam mais e melhor. Menos gente nos escritrios tambm significaria reduo nos custos fixos em aluguis e equipamentos. Nos anos seguintes, porm, o cenrio inexorvel do teletrabalho no s deixou de se concretizar com o impulso esperado como comeou a ser visto como algo temerrio para o equilbrio familiar dos profissionais, e para o desempenho das

10 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

prprias companhias, que teriam sua coeso cultural ameaada. Quase duas dcadas depois, aos poucos a idia volta a fazer sucesso no mundo corporativo. Durante muito tempo, o teletrabalho esbarrou no modo descuidado com que as empresas procuravam implement-lo. Agora as companhias esto descobrindo que ele pode ser uma boa soluo, desde que adotado com cautela.

A Ticket, brao de servios do grupo Accor, uma das empresas que apostaram recentemente no teletrabalho. O alvo foi a rea comercial, pois a empresa precisava aumentar a presena no pas e, ao mesmo tempo, reduzir ao mximo os investimentos em estrutura fsica. Como conseqncia da adoo deste novo modelo de trabalho foram fechadas as filiais de 17 cidades e, do total de 96 vendedores e gerentes de vendas em todo o pas, 42 passaram a usar a infra-estrutura tecnolgica montada pela empresa em suas casas. Embora gastassem a maior parte do dia na rua visitando clientes, esses profissionais perdiam tempo indo e vindo ao escritrio para realizar tarefas burocrticas, como por exemplo, encaminhar relatrios e pedidos. A elaborao e a implantao do projeto custaram Ticket 400 000 reais.Contudo, a economia com a reduo dos custos operacionais chegou a 2 milhes de reais. Mas o principal benefcio foi o aumento da produtividade -- desde o incio do projeto, as vendas da equipe remota aumentaram 76%, e o volume de contratos fechados, 40%.

Para chegar a esses resultados, a Ticket precisou treinar os funcionrios para a mudana, ao orientar os chefes para conversar com as equipes e monitorar aqueles que podiam ser resistentes ao processo. Houve tambm uma preocupao de que os profissionais tivessem tempo para se acostumar com a nova rotina. Por outro lado, os executivos envolvidos neste projeto tambm se cercaram de cuidados para evitar que funcionrios fossem vtimas de alguns perigos que rondam o teletrabalho, pois segundo os especialistas, esta modalidade de trabalho se mal implantada, pode alienar os profissionais. Neste sentido, o isolamento social algo com que as empresas tm mesmo de se preocupar. A receita para minimizar este risco incentivar as equipes a criar rituais para continuarem se encontrando presencialmente,ou seja , que os funcionrios possam ter dia e hora certos para discutir problemas, trocar idias e fofocar, como por exemplo, criando uma rotina de almoo com seus pares s sextas-feiras. Vale salientar que, o contato com os colegas essencial, muito embora se reconhea que normalmente no escritrio ele acaba sendo uma boa fonte de disperso.

Contudo, os vendedores da Ticket no so os nicos seduzidos pelas vantagens do trabalho a distncia. No Serpro, rgo responsvel pelo processamento de dados do governo federal, 23 funcionrios de Braslia, Rio de Janeiro e So Paulo participaram de um projeto piloto de teletrabalho, considerado pioneiro na administrao pblica federal. Assim como a Ticket, o Serpro precisou acrescentar um termo aos contratos de trabalho explicitando as mudanas, uma forma de evitar processos na Justia do Trabalho. Tambm para se prevenir de problemas trabalhistas, a intranet do rgo bloqueada se o funcionrio exceder as 40 horas semanais

11 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

permitidas na frente do computador. Iniciativas como as da Ticket e do Serpro ainda parecem acanhadas quando comparadas s de empresas europias e americanas. Na Sun Microsystems, nos Estados Unidos, quase 50% dos funcionrios trabalham em casa. Na Agilent, outra empresa de tecnologia, 70%. Os 42 funcionrios da Ticket que trabalham em casa representam menos de 5% dos empregados da empresa,porm, essas comparaes devem ser feitas com ressalvas, pois o Brasil ainda est neste sistema distante desses pases,porm, j no caminho correto.

CONCLUSES

O teletrabalho baseado em casa vem se difundindo no s no Brasil, mas em diversas partes do mundo, principalmente em razo da utilizao de inovadores recursos em telecomunicaes e tecnologias da informaoe da busca da gesto sustentvel.Desta forma, profissionais, tcnicos e trabalhadores em geral, instalados em suas casas, em escritrios virtuais ou em outros espaos alternativos da prpria organizao, dispondo de equipamentos que os mantm conectados com a organizao ou com uma rede de trabalhadores com os quais cooperam, podem processar informaes (tarefas burocrticas e administrativas normalmente feitas nos escritrios da organizao), produzir idias, desenvolver pesquisas e demais atividades rotineiras e intelectuais.

Portanto, no se deve esquecer que o teletrabalho consubstancia o ato de exercer atividades que podem ser realizadas em um domiclio ou algum local intermedirio, visando a competitividade e flexibilidade nos negcios. Vive-se num sculo onde impera a globalizao, a liberalizao dos mercados e outras alteraes ambientais que, para sobreviverem neste ambiente turbulento, exigem das organizaes alternativas viveis para os seus negcios, estruturas organizacionais e formas de trabalho flexveis. Dentro deste contexto de mutaes, existem profissionais que perceberam a relevncia das inovaes nas organizaes, como o caso do teletrabalho.

Por outro lado,muitas das desvantagens apontadas ao teletrabalho, em geral, se referem, ao teletrabalho feito em casa, realizado por um profissional em perodo integral, normalmente pouco qualificado, que presta servio para um empregador exclusivo, em condies contratuais ambguas ou claramente desfavorveis para o trabalhador. Ora, essa forma de teletrabalho no representa, na atualidade, nem a nica nem a forma mais adequada de teletrabalho. Logo, novos estudos so requeridos para conhecer melhor a realidade que cerca o sistema de teletrabalho, o contexto organizacional virtual em que esto instalados e quem exerce a atividade remota.

12 / 13

Recomendaes para o Teletrabalho Baseado em Casa

Contudo, o grande desafio que se apresenta ao sistema de teletrabalho a sua gesto dos aspectos comportamentais. De uma forma geral, as empresas proporcionavam uma infraestrutura adequada, at por que sem isso no haveria trabalho. Porm, os teletrabalhadores ressentiam-se de um sentimento de isolamento, falta de convivncia pessoal com colegas de trabalho, falta de colaborao de seus pares . A comunicao virtual para quem trabalha em casa, pode requerer outras habilidades ainda a serem mais bem estudadas, para as quais ainda no se tm respostas adequadas.

lvaro A. A. Mello

13 / 13

Potrebbero piacerti anche