Sei sulla pagina 1di 35

Aula 1

Descoberta do caf e sua distribuio no mundo

Roseli dos Reis Goulart

Meta:
Apresentar a histrica da cafeicultura desde a sua origem at a atualidade, considerando sua distribuio, importncia econmica, social e cultural.

Objetivos:

Ao final da disciplina o aluno dever ser capaz de:

1- Reconhecer a importncia social, econmico e cultural que a cafeicultura teve e tem para o Brasil e para o mundo.

2- Identificar os pontos negativos e positivos da chegada do caf no Brasil.

3- Argumentar sobre a crise financeira ocorrida na cafeicultura no passado.

Introduo cafeicultura
Caro leitor um prazer iniciar esse mdulo de Introduo cafeicultura. Ser uma longa viagem, mas um tanto prazerosa, pois partiremos desde a descoberta do caf at os dias atuais, enfatizando sua importncia e utilizao. Espero que seja bastante proveitoso para voc e que a nossa troca de experincia possa fazer desse mdulo uma experincia agradvel. O caf, planta da famlia das Rubiceas, uma das culturas mais importantes para o nosso pas e para o mundo, possui um nome cuja origem no bem definida. Rotineiramente, a palavra CAF utilizada em nosso meio, tanto para denominar a bebida em si, como a planta ou o fruto (gro) propriamente dito.

Planta da famlia Rubiaceae

Dulce Rodrigues

Qual a origem da palavra caf?

A palavra CAF pode ter sido originada da palavra Kaffa, como era chamado na Abissnia, atual Etipia, ou Karah (ou Garah), considerada pelos rabes como se fosse um vinho, ou ento da palavra kahwah (ou cahue), simbolizando fora. A palavra caf pode ainda ter originado de koveh ou kaveh, tambm considerado como vinho para os turcos. Independente de qual seja a origem do nome caf, o importante que o caf se espalhou por todo o mundo e hoje uma das principais bebidas consumidas por todos.

Conhecendo a origem do caf


Quando o caf foi descoberto, diversas lendas foram contadas, a mais comentada diz que nos anos 800, um pastor, chamado Kaldi, cuidava de suas cabras nas regies montanhosas da Abissnia, quando de repente observou que suas cabras estavam alegres e saltitantes aps terem se alimentado de folhas e frutos de um determinado arbusto, que na verdade era uma planta de caf. As cabras eram capazes de caminhar muitos quilmetros em locais de subida sem demonstrar cansao.

Abissnia: Regio montanhosa da frica, atualmente chamada de Etipia, considerada como o centro de origem do caf.

http://www.abic.com.br/scafe_historia.html#primeiros_cultivos

www.sxc.hu (adaptado)

J viu uma cabra ou um bode alegre?

www.sxc.hu

Imagine voc a empolgao destas cabras aps comerem frutos de caf.

www.sxc.hu

O que levou as cabras a mudarem de comportamento? Voc tem idia?


No sei o que passou pela sua cabea, mas acredito que voc deva ter pensado no efeito estimulante da cafena presente no caf. Na verdade est relacionado com a cafena mesmo. Mas esse assunto no ser tratado com detalhes agora, somente no final desta disciplina. Voltando a histria do pastor, ele ficou curioso diante do comportamento das cabras e resolveu tambm experimentar frutos de caf, percebendo mais tarde que a sua disposio para o trabalho aumentara bastante. A partir da comeou a mascar frutos de caf todos os dias, principalmente para resistir ao sono durante as noites de orao.

www.colegiosaofrancisco.com.br

Passado esse episdio, esse arbusto passou a ser explorado dia a dia nas mais diferentes regies, em algumas delas com tima aceitao em outras nem tanto. O conhecimento do efeito do fruto de caf se espalhou pelo norte da frica at chegar ao mundo rabe. Na verdade, os rabes foram os primeiros povos a fazerem uso do caf, por volta do ano de 1440. No incio, eles utilizavam os frutos na forma de pasta, com a inteno de ficarem mais fortes e dispertar o sono nos momentos de orao.

Curiosidade
Apesar do caf no ser originrio da Arbia, porque uma das principais espcies de caf cultivada nos dias atuais chamada de Coffea arabica? Porque, alm dos rabes terem sido os primeiros povos a cultivarem e a consumirem o caf, eles consideravam a bebida como o o vinho das arbias

Nessa mesma poca, a religio muulmana proibia bebidas alcolicas, fato esse que ajudou bastante a aumentar o consumo do caf. O famoso efeito dos frutos de caf foi se disseminando at que chegou aos mosteiros, onde os monges o tomavam como ch, atravs da infuso das folhas e frutos.

Fonte: ABIC

Voc pode estar pensando, jeito esquisito de tomar caf: Mascar frutos, tomar infuso de folhas e frutos. Mas afinal, quando o caf passou a ser consumido na forma que tomamos hoje ou algo parecido? Prossiga a leitura do texto

Certo dia, um fato interessante aconteceu, um monge pegou um ramo de caf, composto por folhas e frutos, colocou prximo ao fogo com a inteno de sec-los para que depois pudesse armazen-lo nos perodos de chuva, porm, o monge se distraiu at que, de repente, sentiu um cheiro bastante agradvel que exalava dos gros torrados pelo fogo. Os monges, curiosos com o ocorrido, retiraram esses gros torrados, trituraram at que formasse um p, depois o utilizaram para o preparo da bebida. Foi a partir desse fato que surgiu essa forma de tomar caf, como ocorre at os dias de hoje. Rapidamente a bebida foi difundida no mundo rabe, passando a fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

Fonte: ABIC

Primeiros cultivos de caf


Os primeiros cultivos de caf comercial se iniciaram nos sculos XIV e XV na regio do Imem, pas rabe, onde o fruto era consumido in natura. L os doutores da poca receitavam o caf para combater problemas de digesto, alegrar o esprito e ainda afastar o sono. No sculo XVI o caf j havia atingido a regio de Estambul, maior cidade da Turquia. Depois o caf chegou ao Cairo, capital do Egito, tornandose o maior mercado de distribuio do produto.

Fonte: ABIC

Ambio dos rabes


Os rabes queriam manter o monoplio da produo de caf somente no seu poder. Na poca, o caf era um produto guardado a sete chaves. Sabe o que eles faziam para impedir que outras regies viessem a produzir o gro? At o sculo XVII, s os rabes produziam caf, povos Alemes, Ferviam os frutos de export-los para Italianos e Franceses procuravam a qualquer custoantes uma forma de cultivar caf em suas colnias. que os gros no germinassem em outras terras. Isso demonstra o quanto era grande a ambio das pessoas pelo caf.

At o sculo XVII somente os rabes produziam caf. Alemes, Franceses e Italianos buscavam desesperadamente uma forma de desenvolver o plantio em suas colnias. Mas foram os Holandeses os primeiros a conseguirem as primeiras mudas de caf, os quais passaram a cultiv-la nas estufas do jardim botnico de Amsterd.

Este fato fez com que a bebida se tornasse uma das mais consumidas pelos europeus. A partir dessas plantas iniciaram-se experimentos em Java, o que encorajou outros pases a fazerem o mesmo. Enquanto na Europa, muitos se maravilhavam com o efeito decorativo da planta de caf, os holandeses aumentavam suas reas de plantio em Sumatra.

J pensou em presentear algum com uma muda de caf?

Ou quem sabe decorar a cozinha da sua casa com uma planta de caf ?

Quem no gostaria de ter essas maravilhas no jardim de casa?

www.revistacafeicultura.com.br

www.panoramio.com

www.iac.sp.gov.br

Os franceses, por sua vez, ao receberem mudas de caf como presente, utilizavam-nas para fazer testes nas Ilhas Sandwich e Bourbon. A experincia dos Holandeses e Franceses fizeram com que o cultivo de caf se espalhasse para outras colnias europias, e de l para pases africanos.

Espera a, o caf foi sempre aceito com esta facilidade toda?

Calma que nem tudo so flores


Apesar do grande destaque do caf na Europa, no incio a bebida sofreu certa recusa. A princpio o caf era usado como remdio para vrios males, mas conforme o caf comeou a ser consumido como bebida, muitos mitos foram criados devido aos efeitos que o caf provocava nas pessoas.

Na Inglaterra as mulheres julgavam que o caf deixava seus maridos infrteis e inteis. Esse preconceito tomou tal dimenso que elas lanaram na Europa um panfleto dizendo mal sobre o caf, taxando a bebida como:

gua suja, nauseante, amarga e escura.


A repulsa pela bebida foi to grande que chegou ao ponto do consumo do caf pelos cristos ser proibido. Na Itlia, os cristos fanticos consideravam a bebida como uma inveno de satans e queriam que o Papa Clemente VIII a condenasse. J ouviu aquele ditado popular o feitio virou contra o feiticeiro

Foi exatamente o que aconteceu, pois o Papa ao degustar a bebida declarou:

Esta bebida to deliciosa que seria um pecado deix-la somente para os infiis.
E se no bastasse isso, o papa abenoou a bebida e disse:

Venamos satans, dando-lhe nossa bno e


tornando-a verdadeiramente crist
Depois dessa bno, o caf se proliferou por Gnova e Veneza e no final do sculo XVII j se encontrava por todo o pas. Embora o caf tenha sofrido certa rejeio por parte de algumas pessoas, hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo e tornou-se uma bebida universal de ricos e pobres, sem distino de raa, religio ou cultura.

Fonte: Jornal do caf

Voc imaginava que uma bebida to agradvel e amplamente consumida tivesse passado por tantos entraves no passado? Acredito que no.

Vejamos como foi a chegado do caf no Brasil

A chegada do caf no Brasil

Fonte: http://fotosfatoseafins.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

Para pensar.....

Voc viu que aps a descoberta do caf na Etipia, o gro se espalhou rapidamente para outros pases. Mas agora eu te pergunto: Quanto tempo o caf levou para chegar s terras brasileiras?J parou para pensar ???

Somente cerca de nove sculos aps a sua descoberta o caf chegou s terras brasileiras, no ano de 1727.

Atravs dos holandeses, o caf chegou ao Suriname, depois em So Domingos, Cuba, Porto Rico e nas Guianas. E foi a partir das Guianas que o caf foi introduzido no Brasil.

Como o caf chegou ao Brasil?


A rota do caf no Brasil iniciou-se no estado do Par, quando o sargento- mor Francisco de Melo Palheta foi ao pas da Guiana Francesa, com o pretexto de resolver assuntos relacionados fronteira, trouxe uma muda de caf.

Teixeira, 2008.

Pensa que foi fcil?

Essa foi uma tarefa bastante difcil, uma vez que, l eles no permitiam o acesso de estrangeiros nos locais onde as mudas ficavam.

Ora, mas como Palheta conseguiu pegar muda de caf ento?

Pois , o sargento foi experto, aproximou-se da esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conquistando sua confiana. E ela o presenteou com uma pequena muda de caf arbica, a qual foi trazida clandestinamente ao Brasil escondida em suas bagagens.

O caf plantado inicialmente em Belm do Par adaptou-se ao solo desta regio, mesmo o clima no sendo to favorvel a cultura. Em 1731, o caf j era plantado em extensas reas prximas a capital. No ano seguinte, foi criada em Nova Iork, a Bolsa de valores de caf, a partir da o caf passa a ser comercializado como COMMODITY.

O que uma commodity?

O termo commodity provm da lngua inglesa, e quer dizer mercadoria. Se refere a produtos de base, como matria prima bruta ou produto com pequeno grau de industrializao produzido em grandes quantidades .

Rota do caf no Brasil

http://www.acbb.com.br/img/historia-cafe-2.jpg

O caf, aps sua chegada no norte do Brasil, partiu para o nordeste, passando pelo Maranho, Cear, Pernambuco e Bahia, at chegar ao Rio de Janeiro, em 1773. No final do sculo XVIII, o Brasil aumentou significativamente a produo de caf, apesar de ainda ser em pequena escala. Um ponto que contribuiu positivamente para a expanso da cafeicultura do Brasil foi a crise que ocorreu no Haiti, principal pas exportador mundial de caf naquela poca. No primeiro embarque, em 1779, foram exportadas 79 arrobas. J em 1806, houve um aumento significativo nas exportaes, atingindo 80 mil arrobas. No comeo as grandes plantaes de caf se firmaram no Rio de Janeiro, onde as matas da Tijuca deram lugar aos cafezais, depois o caf seguiu para Angra dos Reis, Parati, at que chegou a So Paulo por Ubatuba.

Em muito pouco tempo o vale do Paraba se transformou na grande regio produtora de caf do Brasil, uma vez que, essa regio oferecia altitude e clima excelente para o seu cultivo. Quando o caf atingiu a provncia de So Paulo e a regio fronteira de Minas Gerais, o Porto do Rio de Janeiro era o centro financeiro que escoava a produo de caf. Nestas regies o caf era cultivado em locais muito declivosos e sem o mnimo cuidado com a conservao do solo, o que levou a um intenso processo erosivo. Com as terras esgotadas, a cultura do cafeeiro migrou para o oeste de So Paulo, centralizando-se na regio de campinas, se estendendo at Ribeiro Preto. A regio de Campinas tornou-se o grande plo de produo de caf. As plantaes cobriam extensas reas a perder de vista, era como se fosse um mar de caf. Nessa regio o esgotamento do solo era menor, pois a regio era plana. Para favorecer o escoamento da produo, uma boa rede de estradas rodovirias e ferrovirias foi construda. A partir deste novo plo, toda a produo do oeste paulista era levada para So Paulo e depois exportada atravs do porto de Santos.

Revista cafeicultura

O caf do Brasil foi ganhando tanto destaque no mercado internacional, que em 1830 tornou-se o principal produto de exportao, superando o algodo e o acar. Os primeiros cafezais plantados no Brasil eram descendentes de uma nica espcie, Coffea arabica cultivar Arbica. Aos poucos, as cultivares de caf de So Paulo, assim como o de outras regies do Brasil, foram se diversificando. Em 1852 chegou ao Brasil, sementes de caf do cultivar Bourbon vermelho (C. arabica cv. Bourbon Vermelho), com boas referncias de produtividade e qualidade. Em seguida chegou a cultivar Sumatra, rstica, de boa bebida, porm, sua produtividade no era muito animadora. Conforme a cafeicultura foi se expandindo algumas variedades de caf foram surgindo, como resultado de mutaes que ocorriam naturalmente, outras surgiram a partir de cruzamentos espontneos entre as cultivares. Foi assim que, em 1871, surgiu na cidade de Botucatu - So Paulo, pela primeira vez, cafeeiro com frutos amarelos.

www.iac.sp.gov.br

O caf e as mudanas no Brasil


Aps a independncia, o caf teve papel importantssimo no desenvolvimento e na modernizao do Brasil, j que, para escoar a produo do caf foram construdas estradas de ferro, substituindo o transporte animal, possibilitando a comercializao de outras mercadorias entre as regies. Houve a abertura de novos portos, assim como tambm o aumento do nmero de bancos, acelerando o comrcio.

www.sxc.hu

O caf atraiu grandes quantidades de imigrantes para o Brasil, promoveu a expanso da classe mdia, diversificou investimentos e at mesmo intensificou os movimentos culturais. A cultura do caf invadiu vales e montanhas, favorecendo o aparecimento de algumas cidades, provocou a dinamizao de importantes centros urbanos por todo o interior do Estado de So Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paran.

O caf no sculo XVIII e XIX


No perodo entre 1840 1889, o imprio brasileiro ficou conhecido como O IMPRIO DO CAF, j que o governo D. Pedro II atendia de forma marcante aos interesses dos grandes produtores de caf do Vale do Paraba. Durante muito tempo as fazendas de caf concentraram toda a riqueza brasileira.

Quem dera nos dias atuais nossos cafeicultores tivessem tal prestgio.

Fonte: ABIC

O caf era plantado como monocultura em grandes propriedades, todo o servio nas lavouras era feito por trabalhadores escravos, mais tarde estes comearam a ser substitudos por trabalhadores assalariados.

http://br.geocities.com/fcpedro/vidaesc.html

Para aumentar a produo de caf no estado de So Paulo, administradores de fazendas comearam a estimular a imigrao de europeus, principalmente Italianos, fornecendo auxlio formal desde o seu domiclio na Europa at as fazendas de caf no Brasil. Isso fez com que o estado de So Paulo se desenvolvesse rpido, pois eles comearam a explorar reas que antes no eram exploradas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil

Voc se lembra da novela brasileira de televiso que retratava a imigrao italiana para trabalhar nas lavouras cafeeiras do Brasil?

No sei qual sua idade, mas a novela passou h uns 10 anos atrs.

Lembrou?

Revista: Enfoque

A mo-de-obra dessa imigrao impulsionou a cultura do caf no Brasil. Durante muito tempo, quase toda a riqueza do pas se concentrava na agricultura cafeeira. O Brasil respondia por 70% da produo mundial, dessa forma, era quem ditava as regras do mercado. O caf teve papel importante no s na economia do pas como tambm em questes sociais e polticas. Os grandes fazendeiros produtores de caf enriqueceram e ficaram to famosos que ficaram conhecidos como os BARES DO CAF, considerados como elite social e poltica da poca.

http://www.brasilescola.com/historiab/republica-oligarquica-revoltas-populares.htm

A riqueza proporcionada pelo caf era evidenciada nas grandes manses dos fazendeiros.

As fazendas de caf ficavam muito famosas, pois a arquitetura tpica e os equipamentos utilizados chamavam muita ateno. Essas casas eram

enormes, com infraestrutura composta por tanques, utilizados na lavagem de caf, terreiros de secagem, mquinas de beneficiamento, senzalas onde ficavam os escravos. O caf do Brasil ficou to famoso em todo o mundo que ficou conhecido como CAF TIPO SANTOS, devido sua qualidade e devido ao Porto de Santos ser um dos principais a exportar o caf.

Parece tudo perfeito no ? Riqueza, desenvolvimento, caf famoso, manses, etc, etc, etc. Prossiga o texto e ver o que acontece

Impasse na cafeicultura Brasileira

www.sxc.hu

Em 1929, a crise financeira mundial levou a quebra da bolsa de Nova York, desestabilizando completamente a economia cafeeira. Nesta poca, o preo do caf caiu muito, ento na tentativa de conter a queda do preo do caf e controlar o excedente, no governo de Vargas, milhes de sacas de caf foram queimadas, assim como milhes de ps de caf foram erradicados.

Foto: Revista cafeicultura

Passados dois anos da quebra da bolsa, ainda era possvel sentir seus efeitos em todo o mundo e no Brasil. No ms de junho de 1931, uma enorme nuvem de fumaa cobria a cidade de Santos no litoral de So Paulo, esta fumaa vinha de uma gigantesca fogueira montada nas festas juninas, a qual permaneceria at o final do ano.

Um pouco trgica essa cena, voc no acha? Voc conseguiria se divertir em uma festa junina sabendo que a fogueira da festa feita com o excedente de caf para conter a crise?

O cheiro da fumaa liberada do caf torrado era to forte que atravessava as fronteiras dos municpios. Apenas a encosta da Serra do mar era capaz de cont-la. A economia encontrava-se muito abatida, pois as exportaes que atingiram US$ 445 milhes em 1929, caram para US$ 180 milhes em 1930. O caf que era vendido por 200 mil ris em agosto de 1929 passou a ser cotado a 21mil ris em janeiro de 1930.

No interior de So Paulo e no Paran, os prprios fazendeiros resolveram seguir o modelo de Vargas queimando seus cafs. Toda a cadeia do caf foi afetada pela crise, fazendeiros, comerciantes, banqueiros e trabalhadores rurais (em sua maioria imigrantes). Em consequncia da crise, o desemprego no campo foi acelerado, fazendo com que muitas pessoas migrassem da zona rural para a cidade, principalmente para a cidade de So Paulo. A situao ficou crtica, pois o capital externo que era investido no pas foi interrompido. Sem esse dinheiro, o dficit cambial agravou ainda mais, a moeda nacional se desvalorizou, as exportaes diminuram e a inflao aumentou. Enfim, um caos total. O governo Vargas, na tentativa de amenizar esta crise, aumentou a compra do excesso de caf durante quase toda a dcada de 30. Nem mesmo a queima do excedente de caf foi capaz de amenizar a crise. Historiadores acreditam que a crise de 1930 no foi fruto s da quebra da bolsa, mas tambm do tipo de poltica adotada durante a expanso da cultura do caf no Brasil. O setor j vinha passando por certa dificuldade h algum tempo, pois o aumento das reas de produo levou a um excesso de produo, em consequncia disso os preos do caf j vinham sofrendo queda. A atitude do governo em comprar o excedente do caf era bastante criticada por seguidores da poltica liberal, para eles isso resolveria o problema apenas a curto prazo, mas no a longo prazo. Se no bastasse tudo isso, crescia a concorrncia internacional, principalmente da Colmbia. Pases como a Frana, Estados Unidos, Itlia, Holanda e Alemanha, que eram os principais compradores da produo brasileira (cerca de 80%), comearam a diversificar seus fornecedores, alegando que o caf brasileiro tinha mistura de impurezas e era caf de baixa qualidade. Dessa forma, conclui-se que a crise internacional foi apenas o golpe final para que uma agricultura centrada na monocultura do caf entrasse em colapso. O governo no tinha outra sada a no ser enfrentar a crise. A primeira estratgia foi substituir as importaes pelo investimento na indstria local.

Embora a cafeicultura estivesse em decadncia, gerou recursos suficientes para impulsionar a industrializao, favorecendo a formao de um mercado interno. Assim, a indstria brasileira conseguiu crescer rapidamente. At mesmo os cafeicultores, aps atravessar a crise, passaram a investir no setor industrial. Vargas comeou a investir em empresas estatais. Uma delas foi a Companhia Siderrgica Nacional (CSN), privatizada em 1993, e a Companhia Vale do Rio Doce, privatizada em 1997. No seu segundo mandato criou a Petrobrs. A poltica econmica criada por Vargas criou razes profundas no Brasil, mesmo durante o governo militar esta poltica foi mantida. Hoje, percebe-se que as medidas tomadas por Vargas favoreceram o desenvolvimento de um parque industrial considervel no Brasil. Depois de um longo perodo de crise a cafeicultura se reorganizou e, produtores, a indstria e os exportadores passaram a ter esperanas novamente no caf. As exportaes brasileiras de caf voltaram a ter sua posio de destaque.

O caf na atualidade
Hoje nosso parque cafeeiro encontra-se numa posio bastante privilegiada. O Brasil considerado o maior produtor mundial de caf, responsvel por cerca de 30% do mercado internacional.

Voc considera esses 30% pouco ou muito?

Se voc respondeu pouco, pense melhor.

Pode at parecer pouco, mas ainda superior ao total comercializado pelo Vietn e a Colmbia juntos. Discutiremos melhor a parte econmica na aula seguinte.

O Brasil alm de maior produtor tambm o segundo maior consumidor de caf do mundo, perde apenas para os Estados Unidos. As reas de cultivo de caf esto localizadas no centro sul do pas, onde quatro estados se destacam entre os demais: Minas Gerais, So Paulo, Esprito Santo e Paran. No nordeste brasileiro se destaca o estado da Bahia, e no norte o estado de Rondnia. Mas vale ressaltar que as espcies de caf arbica e caf robusta se distribuem de forma diferenciada nestas regies, pois dependem das condies climticas locais e altitude.

O caf arbica se concentra nos estados: Minas Gerais, So Paulo, Paran, Bahia e parte do Esprito Santo. E o caf robusta: cultivado principalmente no Esprito Santo e no estado de Rondnia.

O Paran j possuiu um grande parque cafeeiro, cerca de 1,8 milhes de hectares. Hoje, possui apenas 156 mil hectares, envolvendo 210 municpios no estado. Na Bahia, o caf se instalou desde 1970 e teve uma participao muito grande no desenvolvimento econmico de certos municpios. Das regies produtoras, a regio de cerrado no oeste baiano se destaca pelo emprego de irrigao de alta tecnologia, o que tem contribudo para a expanso da cafeicultura para reas no tradicionais e tem mantido o estado como o quinto maior produtor de caf. Sendo 76% de caf arbica (95% da variedade catua) e 24% de caf robusta.

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=edi&numedi=11&subedi=29

O Esprito Santo referncia na produo de caf robusta no Brasil. A variedade representa 73% do parque cafeeiro do estado e 64,8% da produo brasileira. O estado responsvel pela posio do Brasil como o segundo maior produtor mundial de caf Conillon. O estado de Rondnia apesar de estar em sexto lugar na produo de caf no Brasil, ocupa a posio de segundo maior produtor de caf Robusta, com uma produo de 2,1 milhes de sacas da variedade Conilon. Na aula seguinte estudaremos com detalhes o aspecto econmico da cafeicultura mundial e brasileira. No perca e at l.

Bibliografia Consultada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Commodity Acesso no dia 10/05/09

http://www.cicbr.org.br/cafe-historia.php Acesso no dia 21/03/09

http://www.abic.com.br/scafe_historia.html Acesso no dia 20/03/09

http://www.abic.com.br/estat_exporta_ppaises.html Acesso no dia 20/03/2009

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=18840 Acesso no dia 9/03/2009

Potrebbero piacerti anche