Sei sulla pagina 1di 4

RETROCESSO

A retrocesso o direito que tem o expropriado de exigir de volta o seu imvel caso o mesmo no tenha o destino para que se desapropriou. O instituto tem sido objeto de polmica, formando-se trs correntes: 1 . a que entende no mais existir, no direito brasileiro, a retrocesso como direito real de reivindicar o imvel de volta, subsistindo apenas como direito pessoal de pleitear perdas e danos, com base no artigo 1. 150 do Cdigo Civil (segundo o qual a Unio, o Estado ou o Municpio oferecer ao ex-proprietrio o imvel desapropriado, pelo preo por que o foi caso no tenha o destino para que se desapropriou). Baseia-se esse entendimento no fato de que o Decretolei n 3.365 no mais preve a retrocesso, como o fazia a legislao anterior (art. 2, 4, da Lei n. 1.021, de 28-8-1903), alm de proibir, no artigo 35, a reivindicao de bem expropriado j incorporado Fazenda Pblica e determinar que qualquer ao sobre o imvel, se julgada procedente, resolverse- em perdas e danos; restaria, portanto, o direito de preferncia ou preempo, previsto no artigo 1.150 do Cdigo Civil, de eficcia puramente obrigacional e no real, conforme decorre do artigo 1. 156 do mesmo Cdigo; 2. a que entende que permanece a retrocesso, como direito real, ou seja, como direito reivindicao do imvel expropriado. Essa corrente, com algumas variantes na argumentao, baseia-se no preceito constitucional que assegura o direito de propriedade e que s autoriza a desapropriao, como alienao forada que , quando a medida seja adotada em benefcio do interesse coletivo; se o bem no foi utilizado para qualquer fim pblico (necessidade pblica, utilidade pblica e interesse social), desaparece a justificativa para a alienao forada, cabendo ao ex-proprietrio o direito de reaver o bem pelo mesmo preo pelo qual foi expropriado. A norma do artigo 35 do Decreto-lei n. 3.365 somente aplicvel se a desapropriao atendeu aos requisitos constitucionais. 3. A terceira corrente v na retrocesso um direito de natureza mista (pessoal e real), cabendo ao expropriado a ao de preempo ou preferncia (de natureza real) ou, se preferir, perdas e danos. o pensamento do Roberto Barcelo de Magalhes (1968:276-283), acompanhado por acrdo do STF (RTJ 80/139). Essa terceira corrente a que melhor se coaduna com a proteo ao direito de propriedade: em princpio, a retrocesso um direito real, j que o artigo 1. 150 do Cdigo Civil manda que o expropriante oferea de volta o imvel; pode ocorrer, no entanto, que a devoluo do imvel tenha se tornado problemtica, em decorrncia de sua transferncia a terceiros, de alteraes nele

introduzidas, de sua deteriorao ou perda, da realizao de benfeitorias; nesse caso, pode o ex-proprietrio pleitear indenizao, que corresponder ao mesmo preo da desapropriao, devidamente corrigido, com alteraes para mais ou para menos, conforme as melhorias ou deterioraes incidentes sobre o imvel, Com as palavras de Manuel de Oliveira Franco Sobrinho (1973:146), pela retrocesso, firmada no direito coisa, o expropriado readquire a propriedade de igual modo, pagando um justo preo. E este justo preo deve ser calculado, para o equilbrio dos direitos, na base em que se calcula o justo preo nas desapropriaes. A retrocesso cabe quando o poder pblico no d ao imvel a utilizao para a qual se fez a desapropriao, estando pacfica na jurisprudncia a tese de que o expropriado no pode fazer valer o seu direito quando o expropriante d ao imvel uma destinao pblica diversa daquela mencionada no ato expropriatrio; por outras palavras, desde que o imvel seja utilizado para um fim pblico qualquer, ainda que no o especificado originariamente, no ocorre o direito de retrocesso. Este s possvel em caso de desvio de poder (finalidade contrria ao interesse pblico, como, por exemplo, perseguio ou favoritismo a pessoas determinadas), tambm chamado, na desapropriao, de predestinao, ou quando o imvel seja transferido a terceiros, a qualquer ttulo, nas hipteses em que essa transferncia no era possvel. H divergncia sobre existncia desse direito quando o poder pblico no se utiliza do imvel para qualquer fim; segundo alguns, o direito retrocesso ocorre no prazo de cinco anos, por analogia com o prazo de caducidade previsto no artigo 10 do Decreto-lei n 3.365; para outros, no existe possibilidade de retrocesso, nesse caso, porque a lei no estabelece prazo para a utilizao do imvel. E, na verdade, assim . Para que se entenda infringido o direito de preferncia do expropriado, preciso que se revele, por alguma forma concreta, a inteno do poder pblico de no utilizar o bem para qualquer finalidade de interesse coletivo; deve, no entanto, o expropriado, estar atento ao prazo de prescrio porque, uma vez caracterizada a desistncia pelo poder pblico, comea a correr o prazo para pleitear a retrocesso ou perdas e danos, Embora haja opinies no sentido de que a prescrio, em se tratando de perdas e danos, ocorre no prazo de cinco anos previsto no Decreto-lei n 20.910, entendemos mais correta a tese de que a prescrio a dos direitos reais, estabelecida no artigo 177 do Cdigo Civil (10 anos entre presentes e 15 entre ausentes); se assim no fosse, estar-se-ia instituindo, em benefcio da Fazenda Pblica, uma hiptese de usucapio no prazo de cinco anos, no agasalhada quer pela Constituio, quer pela legislao ordinria. Nesse sentido, deciso unnime do STF no ERE 104.591-4 (in DJU 10-4-87, p. 6.420).

No caso de desapropriao por interesse social, prevista na Lei n 4.132, o artigo 32 estabelece um prazo de caducidade, a contar do decreto expropriatrio, no s para que se promova a desapropriao, mas tambm para que se adotem as providncias de aproveitamento do bem expropriado. De modo que, ultrapassados os dois anos, comea a correr o prazo prescricional para a retrocesso.

Referncia Bibliogrfica. Maria Sylvia Zanella de Pietro Direito Administrativo Editora Atlas.

Potrebbero piacerti anche