Sei sulla pagina 1di 24

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL

www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

PROCESSO SELETIVO ARBITRAGEM 2011

AVALIAO TERICA CADERNO DE PERGUNTAS

Nome Completo: Instrues para o desenvolvimento da Prova

N de Inscrio:

O candidato s deve usar para preenchimento do gabarito, caneta esferogrfica na cor azul ou preta; NO ser permitido o uso de calculadoras, celulares e similares; No ser anulada nenhuma questo no decorrer da aplicao desta prova, portanto marque a alternativa que achar conveniente . A Prova de Conhecimentos ser composta de questes objetivas e de uma redao. A parte objetiva ser composta de 40 (quarenta) questes, como o contedo das seguintes reas de conhecimento, com quantidades especficas: Lngua Portuguesa (10 questes), Histria (10 questes), Geografia (10 questes) e Histria do Futebol (10 questes). A prova objetiva ser atribuda o valor total de 6,00 (seis) pontos e a redao o valor de 4,00 (quatro) pontos. Para a Prova de Redao ser apresentada uma nica proposta a respeito da qual o candidato dever desenvolver texto.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

Prova de Lngua Portuguesa


1- Observe os quadrinhos abaixo e responda questo.

Assinale a alternativa em que se faz um comentrio inaceitvel com relao aos quadrinhos de Ziraldo. a) O menino tinha idia clara acerca da finalidade apelativa do seu texto. b) Os termos do cartaz reproduzem a sintaxe tpica desse gnero de texto. c) O menino demonstra inabilidade para ajustar-se s exigncias de textos publicitrios. d) As incorrees gramaticais do segundo quadro vo da ortografia sintaxe. e) Os erros do cartaz constituram uma estratgia para atrair possveis consumidores. 2 - Leia o seguinte trecho, extrado de Machado de Assis, e depois responda: H dessas lutas terrveis na alma de um homem. No, ningum sabe o que se passa no interior de um sobrinho, tendo de chorar a morte de um tio e receber-lhe a herana. Oh, contraste maldito! Aparentemente tudo se recomporia, desistindo o sobrinho do dinheiro herdado; ah! Mas ento seria chorar duas coisas: o tio e o dinheiro.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

A luta terrvel na alma do sobrinho, de que fala o autor, consiste em: I. amaldioar a herana deixada pelo tio e recompor-se da perda o parente; II. lamentar a morte do tio e alegrar-se com a herana deixada por ele; III. desistir da herana e chorar a perda do tio. Sendo assim: a) apenas a afirmativa I est correta; b) apenas a afirmativa II est correta; c) apenas a afirmativa III est correta; d) esto corretas as afirmativas I e II; e) esto corretas as afirmativas I e III. 3 - A metfora presente em a campa foi outro bero baseia-se a) na relao abstrato/concreto que h em campa/bero. b) no sentido conotativo que assume a palavra campa. c) na relao de similaridade estabelecida entre campa e bero. d) no sentido denotativo que tem a palavra bero. e) na relao todo/parte que existe em campa bero. 4 - Em Tudo isso parece exagerado e, no Brasil, apresentado como ridculo, se substitussemos a expresso Tudo isso por Esses fatos, quantas outras palavras da frase teriam de sofrer ajustes de concordncia? a) Uma. b) Duas. c) Trs. d) Quatro. e) Cinco.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

Texto para as questes 05 a 08: Onde a lei no vale comum que educadores louvem o esporte por uma suposta capacidade de transmitir ao jovem as virtudes da disciplina e do companheirismo, valores teis para a vida em sociedade. Esse tipo de raciocnio faz com que a prtica de esportes nas escolas leve o nome at um pouco pomposo de Educao Fsica. Mas o educador que parasse para observar um pouco mais de perto o futebol profissional brasileiro provavelmente proibiria os jovens at de pisar num gramado. Uma srie de denncias relativamente recentes escancarou o que muitos j desconfiavam: trfico de influncia, sonegao e formao de quadrilha. Os problemas de jogadores e dirigentes com o Fisco no so novidade. Em 94, dirigentes providenciaram para que toneladas de bagagem trazidas pela vitoriosa seleo brasileira no fossem objeto de vistoria alfandegria, o que leva o nome tcnico de contrabando. H pouco, o ento treinador da seleo brasileira, Wanderley Luxemburgo, admitiu no ter informado ao Fisco o recebimento de milhares de reais. O tcnico inovou outra vez ao tentar criar a figura da sonegao culposa, declarando que no tivera a inteno de burlar a lei. E Luxemburgo confessou seus crimes fiscais para rebater a acusao de que recebia comisso sobre a venda de jogadores. Em termos penais, uma falta bem menos grave do que a sonegao, mas de forte estigma tico no meio futebolstico. Para coroar, tornou-se pblico que uma associao de grandes times brasileiros mantinha acordo para, anticonstitucionalmente, boicotar jogadores que fossem Justia defender seus direitos. A principal queixa relaciona-se ao anacrnico e absurdo instituto do passe, que recende a escravismo. Talvez seja exagero, baseado apenas no futebol, concluir que o esporte no cumpre os propsitos apregoados por educadores. Mas, olhando para o futebol, inescapvel a tese de que a prtica esportiva no garantia do exerccio da tica. Editorial da Folha de S. Paulo, 29/8/2000. Com adaptaes.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

Culposo, na linguagem do Direito, por exemplo em crime culposo, significa o que resultante de imprudncia, negligncia ou impercia da pessoa, no do seu desejo de praticar um ato no legal. 5 - Considerando-se o primeiro e o segundo pargrafos, correto afirmar que o autor: a) partilha da crena de que o esporte comprovadamente til para desenvolver nos jovens valores como a disciplina e companheirismo. b) demonstra uma certa reserva ao fato de existir nas escolas a disciplina Educao Fsica. c) deixa transparecer que sua defesa da proibio de os jovens freqentarem campos de futebol se deve ao fato de o esporte ter sido profissionalizado. d) assinala que os educadores exaltam o valor educativo do esporte baseados numa hiptese que nem sempre comprovada na prtica. e) evidencia que os crimes recentemente cometidos no futebol chocam pelo seu ineditismo. 6 - Percebe-se o tom irnico do autor quando ele: a) d uma informao, o que leva o nome tcnico de contrabando , para indicar que tudo o que veio antes na frase corresponde a um eufemismo para suavizar o significado do ato praticado. b) comprova que os problemas de jogadores e dirigentes com o Fisco no so novidade , explicando detalhada e tecnicamente tudo o que ocorreu com a seleo brasileira vitoriosa em 94. c) cita que Wanderley Luxemburgo admitiu no ter informado ao Fisco o recebimento de milhares de reais. d) afirma que receber comisso sobre a venda de jogadores , em termos penais, uma falta bem menos grave do que a sonegao .

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

e) avalia que o passe, contrato de vinculao exclusiva de um atleta profissional a um clube, anacrnico e absurdo. 7 - H pouco, o ento treinador da seleo brasileira, Wanderley Luxemburgo, admitiu no ter informado ao Fisco o recebimento de milhares de reais . Est subentendido na frase acima que: a) faz pouco tempo que Wanderley Luxemburgo deixou de reconhecer sua omisso. b) a seleo brasileira no tem mais treinador. c) a seleo brasileira hoje diferente daquela do tempo de Luxemburgo. d) Wanderley Luxemburgo no mais treinador da seleo brasileira. e) o Fisco no sabe que Luxemburgo recebeu milhares de reais. 8 - olhando para o futebol, inescapvel a tese de que a prtica esportiva no garantia do exerccio da tica.Vista no contexto, esta frase significa que: a) os jogadores de futebol deixam muito a desejar no que se refere a bom comportamento, exemplificando a tese de que no h tica na vida nacional. b) inaceitvel a tese de que esportistas nem sempre apresentam comportamento tico, apesar do que se v no futebol. c) a atuao dos profissionais brasileiros do futebol comprova a idia de que o esporte nem sempre assegura a seus praticantes comportamentos desejveis de um ponto de vista moral. d) o futebol mostra que a Educao Fsica defende valores ticos, por isso inadmissvel que os jogadores no os garantam na prtica. e) importante a defesa da idia de que o esporte desenvolve valores teis para a cidadania, mesmo quando no se pode garantir sua eficcia entre os praticantes de futebol.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

9 - Nossos celulares, tem uma coisa que os outros no tem: dupla cobertura. Na mensagem publicitria acima, percebem-se, segundo as regras da norma culta, erros de: a) regncia e pontuao. b) concordncia e pontuao. c) flexo verbal e regncia. d) regncia e ortografia. e) concordncia nominal e pontuao. 10 - No que se refere concordncia, o termo grifado est empregado corretamente em: a) As leis do futebol, que sofrem controle da CBF, reticente em alguns pontos. b) A obteno do ttulo de campeo do futebol tido como justificativa para certas atitudes indesejveis. c) Quando se trata de reportagem que se sujeita avaliao da torcida, os jogadores ficam temerosos. d) A publicao dos cdigos de tica especficos de cada modalidade esportiva dependem da verba disponvel. e) O rbitro afirma que no tem idia das penalidades legais ao qual est sujeito.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

Prova de Geografia
1 - No dia 25 de janeiro de 2011, o mundo assustou-se com disputas entre oposio e situao do governo de Hosni Murabak gerando prejuzos,mortes e perseguies a jornalistas que cobrem essa rea. O pas que reflete essa situao : a) Romnia b) Bulgria c) Egito d) Nigria e) Grcia 2 - O futebol pentacampeo e a fabricao de craques representam um nmero expressivo e lucrativo na balana comercial do pas. Anualmente, vrios jogadores brasileiros so vendidos para os clubes do exterior, caso do jogador Neymar, que, segundo comentrios, j estaria com um pr-contrato assinado com o Barcelona no valor de R$150 milhes de reais. Dessa forma, qual o nome que se da a esse aspecto da balana comercial brasileira: a) supervit b) dficit c) capital voltil d) capital especulativo e) taxa selic

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

3 - A figura abaixo representa a distribuio geogrfica das principais formaes vegetais originais do territrio brasileiro.

Fonte: Vesentini, 1996

Assinale a alternativa que associa corretamente os espaos numerados (2 e 1), respectivamente, no mapa, formao vegetal.

a) Floresta amaznica e a Caatinga. b) Cerrado e Floresta amaznica c) Floresta amaznica e o Cerrado. d) Araucrias e a Mata dos cocais. e) Caatinga e o Cerrado.

4 - As chuvas de vero, no inicio desse ano, provocaram estragos e tragdias na regio serrana do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente em Terespolis, Petrpolis e Nova Friburgo. A presidente Dilma Roussef anunciou ajuda imediata para a regio. Dentre as aes de ajuda, destaca-se:

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

a) A retirada de pessoas das reas de risco e a construo de moradias em reas seguras. b) O perdo das dividas relacionadas ao uso de carto de credito. c) O envio da Marinha para reconstruo das casas nas reas atingidas. d) O aumento do salrio mnimo para R$ 545,00. e) A demisso da ministra do meio ambiente Izabella Teixeira.

5 - Observe com ateno o desenho a seguir.

De acordo com o desenho, considerando que so 19 horas (no horrio de vero), se o rbitro correr do centro em direo aos pontos A, B e C respectivamente, as direes percorridas sero: a) leste, norte, noroeste b) oeste, sul, sudeste c) leste, sul, sudoeste d) oeste, norte, noroeste e) sul, leste, nordeste

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

6 - Em 2010 o futebol goiano foi representado por duas equipes na elite do campeonato nacional, Atltico Clube Goianiense e o Gois Esporte Clube, que acabou rebaixado para a Serie B 2011. Ambas as equipes esto sediadas em Goinia e possui estdios prprios. O estdio Antonio Accioly localiza-se na regio: a) Setor Perim b) Parque Anhanguera c) Campinas d) Novo Horizonte e) Bairro Feliz 7 - Leia os textos e responda: Sob rgidas sanes da ONU por conta de seu programa nuclear, o governo do pas anunciou que atingiu 3 mil centrifugas para enriquecimento de urnio. O pas afirma que seu programa visa produzir energia, mas EUA e Unio Europia temem que o pais busque a bomba atmica e o conflito religioso,alem das conturbadas eleies e conflitos internos. Relatrio emitido pela Aiea, a Agencia Internacional de Energia Atmica, menciona que o pas tem 2 mil centrifugas. Comandada por um ditador insano, o pais ameaa realizar novos testes atmicos, alm de lanamentos de msseis de longo alcance com intuitos assustadores e preocupa a comunidade internacional. Folha de S.Paulo, 03/02/2011.

Os textos referem-se respectivamente a dois pases cujos programas nucleares preocupam a comunidade internacional. Os pases so: a) Ir e Paquisto b) Bangladesh e Egito c) Coria do Norte e Paquisto d) Coria do Norte e Turquia e) Ir e Coria do Norte

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

8 - Leia esse fragmento de texto e responda. A Nike, grande fabricante mundial de tnis, possui numa cidade norte-americana 500 funcionrios encarregados do design, do marketing, das operaes financeiras e da organizao das vendas. So funcionrios de elevada qualificao, remunerados por um padro salarial elevado. Os modelos recm-criados nos Estados Unidos so transmitidos, via computador, para uma central na Malsia. Ali se produzem os prottipos, depois entregues a vrias fbricas no Sudeste da sia, onde 15 mil assalariados se encarregam, finalmente, da produo material do tnis Nike. Jacob Gorender. In: Flvia A.M. de Oliveira (org.). Globalizao, regionalizao e nacionalismo. So Paulo, Unesp, 1999. O texto refere-se globalizao e o papel das multinacionais na nova ordem mundial, dessa forma, a produo feita fora dos EUA por: a) Garantir acesso s matrias-primas mais baratas e mo-de-obra com salrios mais baixos. b) Participar do avano tecnolgico dos pases em desenvolvimento. c) Financiar obras de infra-estrutura dos pases e ajudar no fomento econmico. d) Resgatar valores tnicos e histricos da soberania nacional. e) Incentivar a produo mxima das fbricas priorizando o desenvolvimento poltico desses pases e o pagamento das dividas junto aos organismos internacionais. 9 - O Campeonato Goiano de Futebol Profissional 2011 possui 10 equipes. Dentre essas equipes, a regio sul do estado representada pelo: a) Trindade b) Goiansia c) Santa Helena d) Morrinhos e) Anapolina

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

10 - Anualmente, a CBF, usando critrios tcnicos, como, a colocao dos clubes nos campeonatos organizados pela entidade,organizao e arrecadao atualiza seu ranking nacional de federaes. Observe os dez primeiros no Ranking atual da Confederao brasileira de Futebol: 1 So Paulo 2 Rio de Janeiro 3 Rio Grande do Sul 4 Minas Gerais 5 Paran 6 Pernambuco 7 Gois 8 Bahia 9 Santa Catarina 10 Cear Fonte: www.cbf.com.br Diferentemente das divises oficiais do IBGE, uma nova proposta de regionalizao do Brasil, criada pelo gegrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967, no se preocupou em manter os limites estaduais e coloc-los inteiros na mesma regio, mas em formar complexos regionais ou regies geoeconmicas. Nesse ponto de vista, os clubes mais bem colocados no ranking CBF representam, em sua maioria, o complexo: a) Centro-Leste b) Sudeste c) Amaznico d) Nordeste e) Centro-Sul

Prova de Histria

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

1 - Rio 40 Graus (Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Laufer) "Rio 40 graus CIDADE MARAVILHA Purgatrio da beleza e do caos Capital do sangue quente do Brasil CAPITAL DO SANGUE QUENTE Do melhor e do pior do Brasil Cidade sangue quente MARAVILHA MUTANTE O Rio uma cidade de cidades misturadas O Rio uma cidade de cidades camufladas COM GOVERNOS MISTURADOS, CAMUFLADOS, PARALELOS Sorrateiros ocultando comandos . . ." A letra dessa msica retrata a situao atual da cidade do Rio de Janeiro. Todas as alternativas apresentam indicadores corretos dessa situao, EXCETO a) Atuao do crime organizado com movimentos sociais junto s comunidades carentes, exercendo funes de governo. b) Coexistncia da beleza natural com as mazelas do processo de urbanizao. c) Deteriorao social e violncia caractersticas do Brasil de hoje. d) Incapacidade de convivncia entre a cidade oficial e a marginal. e) Retrata a incapacidade de realizao de grande eventos esportivos.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

2 - Nos ltimos anos, assistiu-se gestao e consolidao de movimentos sociais, cujas denominaes tm, como prefixo, o termo "sem". Destes, so exemplos os sem-terra e os sem-teto. Sobre os movimentos aqui citados, pode-se afirmar que: a) Os sem-terra no aceitam a reforma agrria como uma forma de equacionar a distribuio de terras no pas. b) Os sem-teto so um movimento de origem urbana, formado por inadimplentes dos sistemas de financiamento da casa prpria. c) Embora diferentes, so movimentos que reivindicam uma melhor distribuio de renda da sociedade brasileira. d) Ambos os movimentos contam com o expressivo apoio dos setores mdios, em particular, daqueles formados por pequenos empresrios e comerciantes. e) Os sem-terra defendem uma poltica neoliberal que se define pela estatizao do principal meio de produo da agricultura - a terra. 3 - Sobre os ltimos 50 anos no Brasil, possvel afirmar que: a) cresceu a populao das cidades, desapareceu a dependncia econmica e acentuouse o preconceito racial. b) progrediu a tendncia ao federalismo, a Igreja Catlica perdeu seu poder e foram raras as crises econmicas. c) aumentou o setor de servios, houve significativo xodo rural e a condio da mulher transformou-se. d) melhorou a pesquisa cientfica, a economia atingiu patamares de primeiro mundo e a tecnologia alcanou a maioria da populao. e) avanou a reforma agrria, a renda nacional passou a ser melhor distribuda e aumentou o protecionismo produo nacional.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

4 - Sobre o racismo no Brasil, correto afirmar que, EXCETO: a) originou-se da escravido, em que o negro era visto como raa inferior. b) o mito da democracia racial mascara e dificulta o debate sobre a questo. c) tornou-se crime inafianvel e imprescritvel pela Lei Afonso Arinos. d) mais retrico que real como demonstra a ascenso social de negros como Pel e Pitta. e) tem no Dia Nacional da Conscincia Negra (20 de novembro) um espao privilegiado para sua discusso. 5 - "A cultura brasileira est se tornando, enfim, ps-moderna e cnica: ela assumiu a condio de artigo a ser comercializado em grande quantidade, segundo as regras de estimulao das reaes primrias (sim ou no) e as de mercado." A partir do texto pode-se afirmar que a cultura, no Brasil, a) revela uma falta de originalidade. b) sofreu influncia da economia dependente. c) transformou-se num produto primrio. d) possui um discurso de esquerda radical. e) virou objeto de consumo de massa.

6 - Considere o texto a seguir:

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

QUE PAS ESSE (Renato Russo) "Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ningum respeita a Constituio Mas todos acreditam no futuro da nao Que pas este" (...) Em relao sociedade brasileira o texto anterior: I - denuncia a existncia de impunidade no conjunto da sociedade e a falta de compostura de parte da elite poltica brasileira. II - explicita a inexistncia de desigualdade social e concentrao de renda no pas. III - esconde as mazelas da sociedade atravs de um discurso alienado e ufanista. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e II d) Apenas I e III e) I, II e III

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

7- O antroplogo Roberto de Matta assim se referiu cultura popular do Brasil: "Para quem gostaria de ter nascido em Paris ou em Londres, a bunda a expresso de uma total falta de gosto e dever-se-ia expedir uma ordem de priso para a Carla Perez (...) Se a nossa alta cultura corre atrs dos corpos magricelas das modelos parisienses e novaiorquinas, nos subrbios, no Pelourinho, nas vrzeas, nas praias, o que se deseja so as fofuras desses traseiros que simbolizam (...) uma sexualidade menos compartimentalizada e, quem sabe, mais rica e menos essencialista." (POCA, 24/5/99) A respeito dessas afirmaes, podem-se concluir: I. H duas orientaes estticas no Brasil: uma, vinda de fora, resultante do colonialismo cultural; outra, produzida no prprio pas. II. A cultura popular se orienta por valores falsos, que no expressam as aspiraes da maioria da populao. III. A verdadeira cultura aquela produzida pelas classes populares, pois ela consagra os valores que regem a nossa economia e poltica. IV. A cultura de um pas uma mescla de vrias manifestaes e configura - no plano simblico - os desejos de vrios grupos sociais. Esto corretas a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I e IV. d) apenas III e IV. e) apenas I, III e IV.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

8 - A mudana da capital mobilizou todas as atenes do Estado, pois se tratava de mudar a geografia poltica, alterando o lugar de encontro das atividades econmicas, administrativas e culturais. Entre os anos de 1933 e 1937, estruturou-se, ainda que timidamente, a nova capital de Gois, cuja construo foi uma decorrncia

a) b) c) d)

da reorientao poltica ocorrida em Gois aps 1930 por Pedro Ludovico Teixeira. do desejo do presidente Getulio Vargas de ocupar produtivamente as regies Motivada pela influncia poltica, da famlia Miranda de Bela Vista de Gois, liderada da econmica de 1929 que, regionalmente, afetou a cidade de Gois: o nmero de

interioranas, abandonadas pelas elites locais. pelo coronel Jesmar Benedito Miranda. falncias e a desorganizao da atividade pecuarista alimentaram o desejo de mudana da capital. e) do desejo da populao de reconstruir uma nova capital longe do clima insalubre que transformava a cidade em fator de risco para a sade dos moradores. 9 - A poltica desenvolvimentista, associada ao governo Juscelino Kubistschek pode ser representada pela: a) mudana da capital para o interior como ao de integrao econmica e poltica. b) criao do Estado do Acre e incentivo construo de rodovias e crescimento da indstria automobilstica. c) ampliao do poder do legislativo atravs da descentralizao poltica com a criao do voto distrital. d) modernizao do interior do Brasil atravs da criao de incentivos ao desenvolvimento industrial e a integrao dos mercados do sul atravs da construo de ferrovias. e) expanso do poder executivo, com a instaurao das salvaguardas constitucionais

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

10 - Com a mudana da capital do Brasil para, o Planalto Central, exercer funes exclusivamente poltico-administrativas, criou-se a expectativa de que a ocupao do Plano Piloto, projetado por Lcio Costa, alcanaria cerca de 500 mil habitantes, quando consolidado. O que ocorreu atualmente um processo absolutamente distinto. A respeito das transformaes socioespaciais ocorridas no Distrito Federal (DF), correto marcar uma nica opo a seguir. a) No DF, as crescentes taxas de desemprego esto associadas ao processo de fechamento de postos de trabalho urbano, que atinge apenas trabalhadores com pouca ou nenhuma possibilidade de ascenso social, como moradores de rua e iletrados. b) Braslia foi construda em uma posio territorial estratgica, com o objetivo de conduzir a articulao econmica, demogrfica e social entre as regies, promovendo a ocupao e a integrao do territrio nacional, por intermdio do desenvolvimento da produo econmica. c) No DF, o ritmo de crescimento populacional elevado relaciona-se principalmente ao crescimento dos setores industrial e agropecurio, com fortes efeitos positivos nos setores comerciais e nos servios privados. d) A construo de Braslia acentuou a ocupao da regio Centro-Oeste como rea de expanso da fronteira agrcola, que j ocorrendo desde os anos 40, devido ao fato de que as terras eram mais baratas para a produo de culturas de exportao. e)Atualmente a regio do Entorno composta por municpios de Minas Gerais e Gois, mas que no entanto, devido carncia infra-estrutural interna, acabam utilizando vrios servios pblicos do Estado da Bahia.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

Histria do Futebol
1 Antnio Pereira da Silva, ex-rbitro de futebol, representante do Quadro da FIFA no Estado de Gois, atualmente Gestor do Comit Tcnico de Arbitragem da Federao Goiana de Futebol e Instrutor da FIFA. correto afirmar que: a) apitou jogos em apenas uma Copa do Mundo; b) apitou jogos em duas Copas do Mundo; c) no participou de nenhuma Copa do Mundo;. d) participou como rbitro reserva em trs Copas do Mundo; e) Nenhuma alternativa correta. 2 Quem o maior artilheiro em uma nica edio de Copa do Mundo, marcando 13 gols? a) O brasileiro Pel no ano de 1938; b) O brasileiro Pel no ano de 1948; c) O brasileiro Ronaldo Nazrio em 1998; d) O brasileiro Ronaldo Nazrio em 2002; e) O francs Just Fontaine no ano de 1954;

3 Falando ainda sobre Copa do Mundo, duas selees so as maiores finalistas dos Mundiais. So elas: a) Brasil e Alemanha; b) Brasil e Argentina; c) Espanha e Portugal; d) Alemanha e Argentina; e) Itlia e Brasil.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

4 O livro de Regras de Futebol desenvolvido pela FIFA determina as condies tcnicas e disciplinares em que uma partida de futebol oficial deve se jogada. Quantas Regras esto descritas no livro? a) 18; b) 11; c) 26; d) 13; e) 17. 5 Em qual cidade est localizada a sede da Confederao Brasileira de Futebol? a) Rio de Janeiro; b) Braslia; c) Natal; d) So Paulo; e) Belo Horizonte. 6 Qual ano foi criado a FIFA? a) 1914; b) 1904; c) 1894; d) 1954; e) Nenhuma das datas acima a correta.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

7 O Futebol teve sua origem em qual Pas? a) Brasil; b) Argentina; c) Inglaterra; d) Estados Unidos; e) Japo. 8 O Presidente atual da FIFA o Senhor... a) Ricardo Teixeira; b) Antnio Pereira; c) Horcio Elizondo; d) Andr Pitta; e) Joseph Blatter. 9 Atualmente no Brasil, o quadro de rbitros FIFA composto de quantos profissionais? a) 10 rbitros; b) 5 rbitros; c) 2 rbitros; d) 1 rbitro; e) nenhum 10 A Itlia possui em sua galeria de ttulos, quantas conquistas de mundiais? a) Trs ttulos; b) Dois ttulos; c) Quatro ttulos; d) seis ttulos e) cinco ttulos.

FEDERAO GOIANA DE FUTEBOL


www.fgf.esp.br

www.safego.esp.br

. PROCESSO SELETIVO ARBITRAGEM 2011


AVALIAO TERICA - FOLHA DE RESPOSTAS C CORRETAS E ERRADAS B EM BRANCO

Coloque um X no espao correspondente a sua opo das questes da prova

Questo 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Questo 21 22

D X

X
X X X X X X X x x x X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Potrebbero piacerti anche