Sei sulla pagina 1di 58

1.

000
RELATRIOS DE INVESTIGAO DE ACIDENTE DE TRNSITO FATAL SO PAULO

Mauricio Regio

Boletim Tcnico 53
Prefeitura do Municpio de So Paulo Gilberto Kassab Secretaria Municipal de Transportes Marcelo Cardinale Branco Companhia de Engenharia de Trfego Presidncia Marcelo Cardinale Branco Diretoria de Operaes Eduardo Macabelli Diretoria Administrativa e Financeira Carlos Roberto Silva Diretoria de Planejamento e Educao de Trnsito Irineu Gnecco Filho Diretoria-Adjunta de Sinalizao Luis Alberto dos Reis Diretoria de Representao Adelmo Vanuchi
Edio do texto: Ncleo da Gesto do Conhecimento e da Documentao Tcnica - NCT - Heloisa Martins - Ivete Oddone Edio Gerncia de Marketing e Comunicao Rosalina Correa da Silva Departamento de Marketing Rafael Teruki Kanki

Mauricio Regio Coordenao e elaborao do Relatrio. Equipe Tcnica Antnio Sergio Barnab Jos Nascimento dos Santos Filho (tabulao) Jos Rodolfo Valena Jos Roberto Portela Rumbo Paulo Roberto Zaniboni Castilho Marques de Oliveira ( motorista)

Boletim Tcnico 53

1.000
RELATRIOS DE INVESTIGAO DE ACIDENTE DE TRNSITO FATAL SO PAULO

Boletim Tcnico 53

A coleo Boletins Tcnicos, publicada pela CET desde a dcada de 1970, tem entre seus principais objetivos divulgar estudos e projetos de Engenharia de Trfego, bem como difundir os trabalhos produzidos pela equipe tcnica da CET. O carter indito e o fato de serem experincias de interesse nacional tornaram a publicao uma referncia bibliogrfica obrigatria e fonte de ideias e subsdios para vrios rgos de gesto de trnsito.

Boletim Tcnico 53 CET

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

NDICE

INTRODUO 1. PERCIA DE ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS 1.1. Causas dos Acidentes de Trnsito 1.2. Representatividade da Amostra de 1.000 Acidentes de Trnsito Fatais Investigados 2. SINOPSE DOS DADOS SOBRE OS ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS INVESTIGADOS 2.1. Acidentes com Vtimas Fatais Investigados 2.2. Vias Onde Ocorreram Maior Nmero de Investigaes dos Acidentes Fatais 3. MOTOCICLETAS 4. ATROPELAMENTOS 4.1. Vias Onde Ocorreram Maior Nmero de Investigaes dos Atropelamentos Fatais 5. VTIMAS DE ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS INVESTIGADOS 6. FATORES CONTRIBUINTES PRESENTES NOS ACIDENTES DE TRNSITO 6.1. Tabela dos Fatores Contribuintes nos Acidentes Fatais Investigados 6.2. Fatores Contribuintes Presentes nos Acidentes Fatais Investigados 6.3. Fatores Contribuintes Presentes nos Choques 6.4. Fatores Contribuintes Presentes nos Acidentes com as Bicicletas 6.5. Fatores Contribuintes Presentes nos Acidentes com as Motocicletas 6.6. Fatores Contribuintes Presentes nos Atropelamentos 7. Concluso

11 12 12

12

14 14 24 25 34

42 43 45 46 47 51 53 54 56 59

Boletim Tcnico 53 CET

10

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Introduo

Uma das atribuies do Estado fazer um trabalho permanente a fim de prevenir e mitigar os riscos dos acidentes de trnsito, na busca de um controle equnime entre a circulao segura dos veculos e das pessoas. Entre os vrios problemas econmicos decorrentes dos acidentes de trnsito esto os tratamentos mdicos que, por serem longos e dispendiosos, acabam ocupando um nmero significativo de leitos hospitalares e ocasionam um problema social, pois vrias famlias se desestruturam devido perda ou incapacitao permanente de um de seus componentes. Para subsidiar qualitativamente os estudiosos da rea de segurana de trnsito importante que se tenham informaes baseadas em dados objetivos, provenientes de estudos investigativos que possibilitem conhecer detalhes especficos ou padres de comportamentos existentes nos acidentes de trnsito que acontecem em So Paulo. Com base nisso, a CET Companhia de Engenharia de Trfego iniciou, em meados de 2005, um trabalho sistemtico de investigar in loco os acidentes de trnsito fatais. Os dados produzidos durante os anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 e 1 trimestre de 2010 perfazem um total de 1.000 Relatrios de Investigao de Acidente, o que representa um nmero significativo de informaes, que sero detalhadas e divulgadas neste trabalho, com nfase maior nos fatores contribuintes presentes em cada acidente periciado, pois esta identificao permitir desenvolver estudos, campanhas ou definies especficas de metas na rea da segurana viria. Os Relatrios de Investigaes encontram-se arquivados no banco de dados de acidentes de trnsito da CET Companhia de Engenharia de Trfego na Gerncia de Segurana no Trnsito GST.

11

Boletim Tcnico 53 CET

1.

PERCIA DE ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS

A meta de preveno de acidentes de trnsito atingir o ndice Zero de Acidentes, utilizando as experincias adquiridas, as novas tecnologias e os esforos de incutir nas pessoas a importncia que a segurana viria tem no cotidiano, porque aparentemente se locomover com segurana fcil, banal, entretanto complexo, pois preciso ter conscincia da fragilidade do corpo humano diante das mquinas e obstculos presentes no trnsito e seguir regras de conduta que muitas vezes no esto bem claras para as pessoas, uma vez que o comportamento pessoal varia muito e depende do nvel de conhecimento e da cidadania de cada um. Por isso, alm de manter o sistema virio sinalizado de forma adequada e estar sempre na procura contnua de melhorias, necessrio que a autoridade de trnsito repasse sistematicamente para a sociedade a problemtica do acidente, que ele no uma fatalidade, que a morte decorrente de um acidente no pode ser aceita socialmente, como um desgnio do destino. Portanto, o engajamento de toda a sociedade e dos funcionrios responsveis pela gesto do trnsito fundamental para a reduo da violncia no trnsito.

1.1 Causas dos acidentes de trnsito


Os acidentes de trnsito resultam de uma situao de perigo. Para que esta situao ocorra na via pblica concorrem vrios fatores que, isolados ou em conjunto acabam propiciando as condies que desencadeiam o acidente. Muitas vezes estes fatores isolados so quase imperceptveis ou no so observados com o devido valor, mas quando unidos acabam gerando um potencial de perigo que culmina em acidentes. Exemplificando com apenas dois fatores adversos em um trecho de uma via: um motorista dirigindo em excesso de velocidade e um pedestre atravessando a via fora da faixa de travessia. Se as duas aes forem simultneas no tempo e no espao ocorrer o atropelamento, mas se no coincidirem, nada acontecer. Para as pessoas envolvidas foi apenas um ato corriqueiro, apesar das duas aes serem imprudentes. Por isso as pessoas atribuem um carter de fatalidade para os acidentes de trnsito, entretanto quando se analisam as relaes entre os fatores contribuintes, verifica-se que no existe fatalidade e sim uma sequncia de acontecimentos, geralmente perigosos, que confluem para a situao de perigo.

1.2 Representatividade da amostra de 1.000 acidentes de trnsito fatais investigados


O trabalho de investigao realizado pela CET enfoca principalmente os acidentes de trnsito em que ocorre a morte de um dos envolvidos no local, pois geralmente nestes acidentes o local preservado pela polcia possibilitando fazer uma anlise mais detalhada dos vestgios que permitem deduzir a dinmica e as causas mais diretas destes acidentes.

12

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Durante o perodo de 2006 at o 1 trimestre de 2010 foram investigados e elaborados 1.000 relatrios de acidentes de trnsito fatais com morte ocorrida no local. Para conhecer o quanto esta amostra representa por ano, utilizando o ano de 2009 como parmetro, verificou-se que: Dos 650 atropelamentos que resultaram em mortes, 114 ocorreram no local dos fatos e, destes, 71 foram periciados. Dos 697 acidentes fatais entre veculos, em 208 as vtimas morreram no local e, destes, 166 foram investigados. Com base nestes nmeros, a amostra dos acidentes fatais periciados representa em torno de 73% dos acidentes com mortes no local.

Ressalte-se a significncia dessa amostra, j que 62% dos atropelamentos e 80% dos acidentes fatais entre veculos ocorridos no local foram periciados. Para se conhecer de forma detalhada o trabalho de investigao, os procedimentos operacionais, um exemplo de uma Percia elaborada e um formulrio padro (IAT) criado para ser preenchido de forma rpida pela equipe operacional consultar o Boletim Tcnico n 42 INVESTIGAO DE ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS.

13

2. SINOPSE DOS DADOS SOBRE OS ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS INVESTIGADOS


Considerando que este trabalho aborda a investigao de acidentes fatais que ocorreram com ocupantes de veculos e pedestres atropelados, usaremos para simplificar a designao acidentes fatais e atropelamentos fatais investigados. Os dados sobre acidentes fatais no local envolvendo motocicletas e os atropelamentos sero tratados em item especfico em razo da importncia estratgica desses usurios para as diretrizes de segurana viria.

Dos 1.000 relatrios elaborados no perodo de 51 meses (de 2006 ao 1 trimestre de 2010), 69,3% foram acidentes fatais e 30,7% atropelamentos fatais.

2.1 Acidentes com vtimas fatais investigados


Os dados a seguir so extrados dos 693 relatrios elaborados durante o perodo de 51 meses citado.

Dos acidentes investigados 55% foram colises, seguidos pelos choques, com 33%. Os casos de tombamentos (10% do total de acidentes fatais investigados) envolveram motocicletas (80% dos casos de tombamento) e bicicletas (20% dos casos). A classificao outros - 2% engloba queda, capotamento e engavetamento.

A coliso transversal, considerada a mais mortal e um indicativo de desrespeito s regras de trnsito nos cruzamentos, aparece em primeiro lugar com 35% do total de colises fatais investigadas, seguida pela lateral, 28%, geralmente decorrente da coliso das motos, que andam entre as faixas de trfego, com outros veculos. Logo aps vem a traseira, 22%, e por ltimo a frontal, fruto do desgoverno ou ento de ultrapassagem, com 15% do total.

Boletim Tcnico 53 CET

De acordo com a amostra, os meses que apresentaram maior nmero de acidentes foram junho, julho, outubro e dezembro. Os demais meses apresentaram-se na mdia. Para conhecer a distribuio mensal do total de acidentes fatais que ocorreram no Municpio por ano, consultar o Relatrio Anual de Acidentes de Trnsito Fatais, disponvel no site da CET www.cetsp.com.br.

Verifica-se que a partir de quinta-feira h uma tendncia de alta, culminando no sbado. Os domingos se mantm um patamar prximo da mdia (99 acidentes)

16

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Ocorreram no perodo noturno 61% dos acidentes fatais atendidos (noite e madrugada) e 39% no perodo diurno (manh e tarde). Geralmente no perodo noturno o sistema virio no est saturado possibilitando o excesso da velocidade e propiciando maior desrespeito sinalizao.

Em nmeros absolutos, com base nos 1.000 acidentes fatais periciados, os autos foram os veculos lderes em colises fatais, com 36%, seguidos das motos, 31%, nibus, 18%, e caminhes, 11%. Isto ressalta a alta participao das motocicletas nos acidentes fatais porque representam 13% da frota; j os autos representam 83% e os caminhes 2,2%.

17

Boletim Tcnico 53 CET

As motos lideraram com 80% dos tombamentos, seguidas das bicicletas com 10% e dos caminhes com 7% durante o perodo em anlise. A moto e a bicicleta, por serem veculos de duas rodas, precisam de um apoio para se manter na posio vertical, por isso qualquer deslize ou descontrole fatalmente determinar a queda, justificando o grande ndice de tombamento (total de 90%). Entretanto, com relao ao caminho, est em andamento em GST um estudo para entender o motivo do grande nmero de tombamento na rea urbana.

Os autos foram responsveis pelo maior nmero de choques com 61% do total, seguidos pela moto, 29%, pelo caminho, 5% e pelo nibus, com 4%. O choque geralmente originrio do desgoverno e do excesso de velocidade. Mais uma vez, a participao das motos significativa, indicando principalmente a maior fragilidade do condutor desse veculo em situaes como o choque.

18

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Todos os tipos de veculos se envolveram em colises, entretanto, observando a participao das motos, nibus e caminhes na composio do trnsito, considera-se alta a frequncia de envolvimento desses veculos em colises fatais em comparao com os autos. Devido falta da estabilidade esttica, as motos foram as que mais tombaram e os autos se envolveram mais nos choques, seguidos das motos.

Verifica-se que h predominncia de veculos novos em todos os acidentes fatais investigados - 45% - seguidos dos veculos usados, com 24%, o que contradiz o entendimento comum de que um dos fatores preponderantes na ocorrncia dos acidentes a circulao de veculos velhos e mal conservados, que segundo os dados coletados representam apenas 15%.

19

Boletim Tcnico 53 CET

Para que ocorra a coliso so necessrios no mnimo dois veculos, entretanto em 1/4 das colises estiveram envolvidos mais de dois veculos, destacando-se a participao das motos, principalmente em razo da circulao entre veculos porque, ao se descontrolarem, acabam colidindo com mais de um veculo.

Nas colises, devido diferena de massa, da velocidade, da tecnologia existente e do ngulo do impacto, um veculo pode sofrer maior deformao que outro, por isso os danos so variados. Nos choques, por ser o impacto de um veculo em movimento contra um obstculo fixo, ocorrem geralmente danos de maiores propores.

20

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Verifica-se que 75% dos acidentes com vtimas aconteceram no meio de quadra, caracterizado assim como o trecho mais perigoso da via, e no o cruzamento. Nos cruzamentos, devido existncia de maiores conflitos entre os prprios veculos e pedestres, tanto os condutores quanto os pedestres tm mais cuidado ao circular.

Os acidentes se concentraram mais nas Gerncias de Engenharia de Trfego que atendem a rea perifrica da cidade, excetuando a GET-6 que atende as vias de trnsito rpido (Marginais) e Avenida dos Bandeirantes.
21

Boletim Tcnico 53 CET

Os acidentes fatais ocorreram em todos os tipos de vias e com maior incidncia no sistema virio formado pelas vias principais (VTRs e arteriais), por onde trafega o maior volume de veculos.

A maioria das vias com duas pistas so as arteriais e, devido ao alto volume de trfego circulante, so o endereo da maior parte dos acidentes fatais.

22

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

O fato de haver registro de acidentes fatais em todo tipo de perfil de via indica que no meio urbano o traado e o perfil da via por si s no definem a periculosidade viria, pois h outros fatores intervenientes a serem considerados, tais como uso do solo lindeiro, intervisibilidade, iluminao pblica, nmero de pessoas e veculos em circulao.

H poucas evases dos locais, pois geralmente devido magnitude dos danos e presena de feridos, vrios veculos param com a finalidade de socorrer, desestimulando esta ao.

23

Boletim Tcnico 53 CET

2.2

Vias onde ocorreram maior nmero de investigaes dos acidentes fatais


NOME Av. Marginal do Rio Tiet Av. Marginal do Rio Pinheiros Av. Aricanduva Av. Radial Leste Av. dos Bandeirantes Av. do Estado Av. Raimundo Pereira de Magalhes Av. Robert Kennedy Av. Salim Farah Maluf Av. 23 de Maio Rodovia Anchieta Av. Senador Teotnio Vilela Estrada do M Boi Mirim Av. Jos Pinheiros Borges (Nova Radial) Av. Ragueb Chohfi Av. Dep. Cantdio Sampaio Av. Interlagos Av. Jac Pssego Av. Marechal Tito Av. Sadamu Inoue Total de Investigaes 62 51 23 22 16 13 13 13 13 9 9 9 8 8 7 6 6 6 6 6

N de Ordem 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A concentrao de investigaes nas pistas das avenidas Marginais dos Rios Tiet e Pinheiros no surpresa, j que estas vias so as que apresentam o maior volume de veculos em circulao na cidade, principalmente caminhes de grande porte, e tm a velocidade regulamentada mais alta, 90 km/h, em suas pistas expressas, fatores que sempre as colocam em destaque como vias crticas em termos de segurana viria. Outras 5 vias da lista Av dos Bandeirantes, Av. Jac- Pssego, Av. Aricanduva, Av. Salim Farah Maluf e Av. do Estado so vias de interesse para o fluxo dos veculos, inclusive de caminhes, que buscam as rodovias que chegam cidade, gerando conflito entre trfego de passagem e de interesse local.

24

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

3. MOTOCICLETAS

O grande desafio desta dcada, no tocante segurana viria a adaptao do trfego urbano ao crescimento vertiginoso da circulao de motocicleta na cidade de So Paulo. A saturao do sistema virio faz com que as pessoas e empresas prestadoras de servios, busquem alternativas para poderem se locomover com presteza e rapidez. Neste cenrio, devido versatilidade, preo acessvel e baixo consumo energtico, a motocicleta foi eleita como o veculo ideal. Apesar dos benefcios em termos de tempo de locomoo, o uso generalizado da motocicleta trouxe o aumento dos acidentes, que ocorrem com maior incidncia e severidade do que com os outros veculos, devido s suas caractersticas peculiares. Primeiramente, se destaca a falta de uma estrutura externa para proteger o condutor. A moto por ser um veculo de duas rodas, necessita do equilbrio dinmico, ou seja, para que possa ficar de p em qualquer parada, ela precisa do apoio do p do condutor, fator fundamental na integridade do motociclista. O motociclista ao parar utiliza os dois ps simultneos, um para equilibrar a moto e outro para frear, pois a frenagem feita atravs de uma ao coordenada entre o p direito e a mo direita. Portanto, em uma situao inesperada na pista, o motociclista tem que estar concentrado na direo, caso contrrio a moto ir tombar e ele cair, diferentemente de um auto, onde toda ao feita pelo motorista protegido, sem perigo de cair e se machucar. Estes detalhes, que muitas vezes passam despercebidos, indicam que para dirigir uma moto, alm da necessidade de faz-lo defensivamente, o motociclista precisa ter habilidade, um bom conhecimento das tcnicas de pilotagem e conscincia da sua fragilidade no trnsito. Neste item sero apresentados detalhes especficos de acidentes colhidos e analisados, onde pelo menos um dos veculos envolvidos era uma moto, complementando dados apresentados no tpico anterior.

25

Boletim Tcnico 53 CET

Dos acidentes periciados ocorridos com motocicletas, 93% foram acidentes fatais. As colises representaram 61% dos acidentes investigados, seguidas pelos choques contra qualquer obstculo fixo (18%), acidente geralmente oriundo do desgoverno da moto, tombamento (13%), decorrente do desequilbrio, muito comum nas motos, e atropelamentos (7%). Os atropelamentos ocorreram em grande parte no meio de quadra. Como a moto tem pouca massa e nenhuma proteo externa, contando o motociclista apenas com os Equipamentos de Proteo Individual, no necessrio um grande impacto para que o motociclista sofra srios ferimentos ou venha a falecer.

As colises laterais representaram mais de 1/3 do total de todas as colises ocorridas com motocicleta. Aconteceram na maioria das vezes, quando as motos trafegavam entre os veculos. As colises transversais foram responsveis por 27% das ocorrncias. Nestes casos, geralmente o impacto do para-choque do auto na lateral da moto, atinge a perna do motociclista e acaba derrubando ambos, resultando em um alto ndice de mortalidade. Apresentam-se tambm 57 colises traseiras, consequncia do hbito de trafegar colado ao veculo da frente e 27 colises frontais, geralmente fruto da ultrapassagem forada e irregular.

26

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Verifica-se que houve uma regularidade no atendimento. Por ser uma amostra deve-se consider-la como uma oscilao aleatria.

Nas sextas e sbados foi registrado aumento de 22% acima da mdia semanal de acidentes fatais investigados. Observou-se uma regularidade de segundas a quintas-feiras e reduo de 30% em relao mdia geral da semana, nos domingos. Nos atropelamentos houve um incremento nas quintas e sextas-feiras, oscilando um pouco para baixo nos sbados e nos domingos, porm, ainda acima da mdia da semana. A concentrao de acidentes nas noites de sexta feira e sbado tambm verificada para outros veculos, indicando que o risco de acidentes aumenta com o lazer noturno, quase sempre associado ao consumo de bebida alcolica e outras drogas.

27

Boletim Tcnico 53 CET

A maioria dos acidentes com vtimas (53%) ocorreram no perodo noturno, tendo como causa a imprudncia, o desrespeito sinalizao e apouca visibilidade da motocicleta, com preponderncia de choques, colises transversais e frontais. Em contrapartida no perodo diurno, a maioria dos acidentes foi decorrente do hbito de trafegar entre os veculos. Nos atropelamentos h uma incidncia maior no perodo da manh e da noite.

Verifica-se que em mdia 65% das motos envolvidas nos acidentes fatais eram novas. Este dado reflete o aumento vertiginoso que houve na venda, pois em 1999 eram 323.208 motos licenciadas na cidade e em 2009 este nmero saltou para 812.249, havendo um aumento de 250% em 10 anos.

28

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Nas colises h preponderncia de danos de mdia e grande monta, geralmente fruto do impacto, sendo que no geral a moto projeta-se para baixo do veculo. Nos casos dos choques, quando a velocidade o principal fator de descontrole, a moto se choca contra qualquer obstculo fixo, sai atritando contra o pavimento, sofrendo os mais variados tipos de danos, diferente de um veculo de quatro rodas, que em virtude de sua massa e de sua estrutura, sofre grandes deformaes. Nos tombamentos a moto sofre danos resultantes do atrito com o solo.

Na maioria dos acidentes com moto, quem geralmente se machuca o condutor, portanto, independente das responsabilidades, a possibilidade dele se evadir muito pequena.

29

Boletim Tcnico 53 CET

A maior parte dos acidentes com vtimas (76%) ocorreu no meio de quadra, o que indica que uma das causas o hbito de trafegar entre os veculos. Nos cruzamentos, onde ocorreram 25% dos acidentes com vtimas, observa-se que, em decorrncia de inmeros movimentos conflitantes, a maioria aconteceu quando houve o desrespeito sinalizao. Aproximadamente 80% dos acidentes com pedestres periciados demonstraram que os pedestres atravessavam a via no meio da quadra, e 92% dos atropelamentos envolvendo motos refletem esse comportamento. Em geral, o trnsito est lento ou parado e os pedestres iniciam a travessia esquecendose que entre os veculos est trafegando a moto.

As vias arteriais representam cerca de 95% do nosso sistema de vias principais (VTRs e arteriais), por onde circula um volume maior de trfego, tendo como consequncia um conflito maior, por isso 70% dos acidentes com motos ocorreram nelas. Entretanto apesar de representar 5% do sistema virio, as VTRs contriburam com 18% do total de acidentes com vtimas, resultante na maioria do fator velocidade. Nas vias locais, os acidentes aconteceram com os entregadores de pizza do bairro ou moradores locais. Quanto aos atropelamentos 73% ocorreram nas vias arteriais.
30

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Apenas 8% dos acidentes ocorreram em via de mo nica, o restante em vias de dupla mo. Nas vias com duas pistas, a maioria classificadas como arteriais, ocorreram 52% dos acidentes, enquanto nas VTRs, vias com quatro pistas ou mais, ocorreram 22% dos acidentes. Nas vias de uma pista, com dupla mo de direo, ocorreram 16% dos acidentes.

Cerca de 60% dos acidentes ocorreram em vias com traado reto e perfil altimtrico plano, seguidos de traado reto e perfil pouco inclinado com 16%. Entretanto verifica-se que as motos se envolveram em acidentes nas mais variadas condies topogrficas.

31

Boletim Tcnico 53 CET

Como a moto s pode carregar no mximo duas pessoas, em qualquer acidente, independente da sua gravidade, o condutor e seu passageiro sempre sero vtimas, devido falta de uma proteo externa: 64% dos acidentes com motocicletas so fatais enquanto apenas 28% dos acidentes com motoristas e passageiros de veculos de quatro rodas so fatais. Nos atropelamentos, 91% das mortes ocorreram com veculos de quatro rodas, enquanto as motos participaram em cerca de 9% das mortes.

Circulando pela cidade se percebe que existe um nmero superior de pessoas do sexo masculino dirigindo moto, por isso no temos parmetros para analisar se h diferena de comportamento entre homens e mulheres motociclistas. As mulheres se envolvem bem menos que os homens nos acidentes, mas, em contrapartida, quando se trata de pedestres se constata que no h muita desigualdade entre os sexos.

32

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Os dados mostraram que a maioria das mortes aconteceram com condutores que tinham mais de 4 anos de habilitao, indicando pessoas pilotando um veculo de duas rodas que conhecem, e em tese, tm experincia e conscincia dos problemas de segurana que o cercam, pois os considerados iniciantes contriburam com apenas 18%. Este dado permite concluir que o problema de segurana viria relacionado moto no se limita a uma questo da falha humana na direo, apesar dos fatores contribuintes nos acidentes apontarem este caminho. Na verdade, o problema estrutural: trata-se de encarar o desafio de como inserir a moto, cada vez mais presente no sistema virio, de forma regular e visvel para todos os usurios da via, possibilitando um compartilhamento harmonioso.

33

Boletim Tcnico 53 CET

4. ATROPELAMENTOS

Caminhar uma condio intrnseca do ser humano, porm caminhar numa rea urbanizada expe o pedestre a muitos perigos: se no seguir algumas regras de comportamento, como respeitar a sinalizao viria e ter cautela na hora de atravessar a via, poder ser atropelado. O pedestre ao caminhar, instintivamente procura o menor trajeto, diminuindo o tempo de viagem e se possvel com menor esforo fsico. Entretanto numa rea urbanizada, com altos ndices de motorizao, na maioria das vezes esta lgica no possvel, e a pessoa, movida pela impacincia ou acreditando que ter tempo/brecha para atravessar, desrespeita a sinalizao existente, criando condies propcias para que o atropelamento ocorra. No somente o pedestre que em algumas circunstncias deixa de respeitar a sinalizao viria, os motoristas tambm cometem vrias aes inadequadas que resultam em um nmero significativo de atropelamentos, muitas vezes fatais. Sero relatados a seguir os dados extrados da anlise dos atropelamentos fatais investigados.

O fato de 75 % dos atropelamentos ocorrerem no meio de quadra demonstrou que este trecho mais perigoso que os cruzamentos, onde o conflito entre pedestres e veculos maior e por isso todos ficam mais atentos ao risco. No meio de quadra o motorista no espera que um pedestre aparea e atravesse sua frente, a no ser que tenha um semforo para pedestres, ao contrrio de um cruzamento, onde geralmente a travessia esperada, e inclusive regulamentada atravs da sinalizao horizontal (faixa de travessia).

34

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

A maioria, 83% dos atropelamentos, ocorreu quando o pedestre estava atravessando a via, mas 7% foram atropelados no passeio, fruto de veculos desgovernados, geralmente em alta velocidade. Grande parte das pessoas que morreram ao caminharem na pista eram moradores de rua e encontravam-se nas Marginais do Rio Tiet e Pinheiros. As vtimas atropeladas na pista (paradas) estavam com seus veculos estacionados devido a problemas mecnicos, sendo que em alguns casos, sem a devida sinalizao de segurana.

Verifica-se que 38% dos pedestres estavam atravessando em local no sinalizado, onde no existia nenhum apoio formal de travessia; 31% estavam atravessando em local tambm inadequado, porm prximo de uma travessia regulamentada e 27% (mais de 1/4) foram atropelados no cruzamento.

35

Boletim Tcnico 53 CET

Dos atropelamentos ocorridos nos cruzamentos, que representaram mais de 1/4 do total, 79% ocorreram em cruzamentos semaforizados.

A maioria (80%) dos atropelamentos fatais investigados que ocorreram em cruzamentos aconteceu na faixa de pedestres, em um cruzamento semaforizado.

36

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Porm, dos pedestres atropelados em cruzamentos semaforizados, 67% atravessaram a faixa de pedestre no estgio vermelho e 28% atravessaram a faixa no estgio verde, considerado seguro.

Dos 307 atropelamentos fatais investigados nestes 51meses, mais da metade (59%) ocorreram no perodo noturno (noite e madrugada), seguidos do perodo da tarde com (22%). No perodo noturno a quantidade de atropelamentos maior em virtude da diminuio da intervisibilidade, da deficincia da iluminao pblica e da velocidade excessiva.

37

Boletim Tcnico 53 CET

Existe pouca oscilao no atendimento dos atropelamentos ocorridos no decorrer da semana, apenas a sexta-feira se apresenta acima da mdia (43,8 atropelamentos/dia).

Da amostra em estudo verifica-se que os meses que apresentaram maior solicitao foram janeiro, fevereiro e maro. Para se conhecer a distribuio mensal do total de atropelamentos fatais por ano que ocorreram no Municpio consultar o Relatrio Anual de Acidentes Fatais no site da CET, www.cetsp.com.br.
38

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Os autos, por terem uma participao maior no sistema virio, foram responsveis por 44% dos atropelamentos fatais. nibus e caminhes, devido a seu porte e design, apesar de terem uma participao menor no trnsito, tiveram um envolvimento significativo nos atropelamentos (47%).

Verifica-se a predominncia dos veculos novos, 52% em todos os atropelamentos fatais periciados, seguidos dos veculos usados com 25%. A presena de veculos com mais de 15 anos foi de 11%. Nos atropelamentos periciados, 21 veculos no foram identificados e em 70 no foi possvel verificar o ano de fabricao, pois geralmente so de outros Estados.

39

Boletim Tcnico 53 CET

No necessrio que o auto sofra grandes danos para que o atropelamento seja mortal, pois o impacto entre a carne e o ao sempre ser desigual. Por isso existe a predominncia de nenhum e pequenos danos (no foi possvel analisar 103 veculos envolvidos em virtude de intervenes ou evases do local do acidente quando da chegada da equipe de investigao).

Verifica-se que ocorreram atropelamentos em todos os tipos de via, com predominncia das arteriais por onde circulam um fluxo maior de veculos e pedestres.

40

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Verifica-se uma semelhana com os acidentes com vtimas, pois ocorreram na maioria das vias, com nfase nas vias de duas pistas e nas de dupla mo de direo.

Quanto ao perfil da via, os atropelamentos fatais tm comportamento semelhante ao apresentado pelos acidentes com vtimas, com predominncia no trecho ou cruzamento plano e reto.

41

Boletim Tcnico 53 CET

Nos atropelamentos a evaso foi maior que nas colises, pois os danos nos veculos so bem menores.

4.1 Vias onde ocorreram maior nmero de investigao dos atropelamentos fatais
n 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 nome Av. Marginal do Rio Tiet Av. Marginal do Rio Pinheiros Av. Aricanduva Av. Radial Leste Av. Cruzeiro do Sul Av. So Miguel Av. Brig. Lus Antnio Av. Ragueb Chohfi Av. Rebouas Av. Jos Pinheiros Borges ( Nova Radial) Av. 23 de Maio Av. do Estado Estrada do M Boi Mirim Av. dos Bandeirantes Av. Jabaquara Av. Jac Pssego Av. Paulista Av. Prof. Francisco Morato Av. Santos Dumont Av. Washington Lus Total de investigao 35 21 09 06 05 05 04 04 04 04 03 03 03 03 03 03 03 03 03 03

Todas as vias apresentada so arteriais, excetuando as Marginais e um trecho da Av. dos Bandeirantes que so VTRs, todas pertencentes ao sistema virio principal. So vias por onde circulam um nmero alto de veculos, que atravessam ou ligam sub-centros ou tm um grande adensamento lindeiro, que atrai inmeras viagens a p, aumentando o nmero de pedestres que precisam atravessar. Como consequncia ocorre um nmero maior de conflitos e havendo qualquer falha do motorista ou do pedestre neste ato, fatalmente ir acontecer o atropelamento. Verifica-se que 11 das vias elencadas nesta lista tambm aparecem na lista dos acidentes com vtimas indicando que o olhar sobre a operacionalizao dessas vias deve ter um carter especial.
42

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

5.

VTIMAS DE ACIDENTES DE TRNSITO FATAIS INVESTIGADOS

Os 1.000 acidentes fatais investigados durante estes mais de 04 anos de trabalho resultaram em 1.738 vtimas.

Dos 560 condutores que faleceram 56% eram motociclistas. Os condutores de veculos de quatro rodas ou mais, com ferimentos graves e leves, representaram respectivamente 71% e 64%. Em relao aos passageiros com ferimentos graves, verifica-se que 71% estavam sentados no banco traseiro, o que corrobora a importncia de reforar e fiscalizar o uso do cinto no banco traseiro. Nos atropelamentos verifica-se que os nibus e caminhes foram responsveis respectivamente por 32% e 15%, perfazendo um total de 47%, apesar da participao de ambos no trnsito ser bem menor que os autos.

Independente do tipo de usurio verifica-se a predominncia do sexo masculino entre os mortos.


43

Boletim Tcnico 53 CET

Verifica-se que os jovens (entre 18 e 30 anos) foram os mais atingidos (56%) nos acidentes com veculos e entre os atropelados a maioria ficou entre a idade de 30 a 59 anos (54%). Importante ressaltar o nmero significativo de atropelados na faixa etria maior que 70 anos (9%).

44

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

6.

FATORES CONTRIBUINTES PRESENTES NOS ACIDENTES DE TRNSITO

Os fatores contribuintes, geralmente presentes nos acidentes de trnsito, que sero analisados, dividemse em trs grupos, frequentemente inter-relacionados.

Fatores humanos
So aqueles relativos ao comportamento inadequado do homem, seja na condio de pedestre ou motorista; geralmente so aes arriscadas, na maioria infraes de trnsito. Desrespeitar o semforo, dirigir alcoolizado, atravessar a via fora da faixa ou estar com excesso de velocidade so fatores explcitos que contribuem para que o acidente ocorra. Tendo em vista que o objetivo da Investigao dos Acidentes desenvolvida pela CET entender como os acidentes ocorrem sob a tica da engenharia de trfego, foram considerados prioritariamente os fatores humanos objetivos, que no oferecem dificuldade para serem identificados, como os exemplificados acima. Os fatores indiretos existentes (impercia, imprudncia, estresse e outros) devido a seu grau de subjetividade e dificuldade de serem apontados de forma precisa, foram usados somente com os acidentes ocorridos com as motos.

Fatores da via e/ou meio ambiente


So caractersticas inseguras da via e/ou do ambiente que no momento do acidente, podem ter contribudo para a sua ocorrncia. Os aspectos inseguros podem estar ligados s caractersticas geomtricas da via (deficincia de projeto), deficincia da sinalizao implantada, o estado dessa sinalizao (problemas de manuteno), o estado do pavimento, s condies climticas etc. Assim, placa mal posicionada, faixa de pedestres inexistente, semforo com defeito, buraco na pista, curva acentuada, obra na pista, chuva intensa etc., so exemplos de fatores relacionados com a via/ meio ambiente que contribuem para a ocorrncia dos acidentes de trnsito.

Fatores veiculares
So falhas ou defeitos que afetam a trafegabilidade dos veculos, geralmente falhas mecnicas. Estouro de pneu ou pneu gasto, deficincia no freio e quebra do feixe de mola de caminho so exemplos de fatores contribuintes de ordem veicular. A inspeo feita pelos tcnicos da CET visual, dificultando muito a identificao de eventuais falhas mecnicas existentes nos veculos, portanto, neste fator h um sub-registro. A tabela abaixo apresenta os fatores contribuintes presentes e a inter-relao existente entre ambos, tomando por base os 1.000 acidentes fatais no local periciados.

45

Boletim Tcnico 53 CET

6.1 -

Tabela dos fatores contribuintes nos acidentes fatais investigados

Analisando todas as possibilidades de combinaes entres os fatores, verificam-se as seguintes participaes totais: fator humano com 98,6%, fator veicular com 5,9% e o fator via/meio ambiente com 17,7%.

46

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

6.2

Fatores contribuintes presentes nos acidentes fatais investigados

O grfico e as observaes a seguir se referem aos acidentes fatais, excetuando os choques que, por suas particularidades sero tratados parte.

No topo da lista dos fatores humanos contribuintes para a ocorrncia de acidentes, duas infraes extremamente mortais para os usurios: em primeiro, a velocidade (44%), que produz danos considerveis, em segundo o desrespeito ao semforo (14%), que tem como fruto a coliso transversal, que fatalmente ir atingir um dos ocupantes dos veculos na lateral, onde existe pouqussimo espao para a dissipao da energia oriunda do impacto. Ressalte-se que a velocidade excessiva no acidente provoca um jogo de foras (acelerao e desacelerao) to forte, que supera os valores limites de ruptura e integridade das partes envolvidas, principalmente o corpo humano que tem a menor resistncia entre todos os elementos envolvidos. Em terceiro lugar est relacionada a alcoolemia, apesar dessa quantidade de casos (12% do total) no representar a totalidade das pessoas alcoolizadas envolvidas nos acidente fatais investigados, pois a avaliao visual e precria. Embora a CET tenha investido na fiscalizao com agentes e eletrnica, o cidado ainda desrespeita muito as regras bsicas de trnsito, algumas por erro de deciso, mais muitas de forma deliberada.

47

Boletim Tcnico 53 CET

Existe um sub-registro nos dados do fator veculo, pois a avaliao feita visual, sem ter uma anlise mecnica apurada. Entretanto atravs desse grfico, verifica-se que o motorista no est acostumado a fazer a manuteno preventiva ou corretiva, em geral utiliza o veculo at quebrar, ou ento, at acontecer um acidente. Problemas com pneus (gastos ou com deformaes) e com freios so fceis de detectar e resolver, porm a avaliao dos 1.000 casos periciados permite concluir que a maioria dos usurios no tem o hbito da preveno.

Os problemas no leito carrovel como buraco, ondulaes, pelcula dgua e outras interferncias contriburam de maneira decisiva na ocorrncia dos acidentes, pois afetam a trafegabilidade dos veculos, representando 26% do total. Os dados tambm demonstraram a importncia da sinalizao horizontal, canalizando e indicando para os veculos o posicionamento adequado na via. A falta da sinalizao desorienta o motorista e contribuiu com 20% para a ocorrncia dos acidentes. A deficincia na iluminao, principalmente nos corredores perifricos, tambm atingiu um percentual significativo, 18% na incidncia dos acidentes. Deficincia na sinalizao de segurana aparece em quarto lugar (11%), ressaltando a falta de defensas metlicas que servem para proteger os veculos desgovernados, minorando os ferimentos decorrentes dos choques.

48

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

O excesso de velocidade e a alcoolemia so fatores de alta periculosidade que esto presentes em todo tipo de coliso. O desrespeito ao semforo tem como padro a coliso transversal e o fator humano maior causador de mortalidade. A coliso lateral decorrente de circular entre os veculos encontra-se em terceiro lugar, sendo um acidente tpico envolvendo motocicletas. As ultrapassagens proibidas, em sua maioria, ocorreram com as motos, pois muitos aproveitam o espao exguo existente entre fluxos opostos, utilizando-se da dupla amarela para ultrapassar. Nessa situao qualquer deslize levar a colidir com o veculo que est trafegando no outro sentido.

49

Boletim Tcnico 53 CET

Entre os fatores relacionados aos veculos, os problemas nos pneus pareceram os mais crticos, afetando a dirigibilidade, tanto que apareceram em todos os tipos de colises.

50

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Quanto s condies da pista, os dados demonstraram a importncia da sinalizao horizontal na via, pois este foi o nico fator que apareceu em todos os tipos de colises seguidos pelos problemas na pista. Os dois representam 74% do total.

6.3

Fatores contribuintes presentes nos choques

O choque o impacto do veculo contra um obstculo fixo, como um poste, um veculo estacionado e outros, entretanto um veculo parado no semforo no foi considerado um obstculo fixo, pois esta ao momentnea.

Geralmente o descontrole do veculo ocasionado pelo excesso de velocidade, fato constatado em 73% das ocorrncias, seguido pelo problema do lcool com 20%, e em menor escala o mal sbito e o desrespeito sinalizao.
51

Boletim Tcnico 53 CET

Os fatores veiculares contribuintes identificados se repetiram, porm, inversamente s colises, no caso dos choques foram os freios que falharam total ou parcialmente, contribuindo para o desgoverno do veculo.

Os principais fatores contribuintes da via so semelhantes s colises, porm os problemas na pista surgem em primeiro lugar, indicando que buracos e defeitos de pavimento contribuem mais fortemente para o desgoverno do veculo.

52

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

6.4

Fatores contribuintes presentes nos acidentes com as bicicletas

Durante o perodo aproximado de 4 anos foram investigados 34 acidentes envolvendo bicicletas que resultaram em mortes no local.

Atravs desta amostra verifica-se que os ciclistas envolvidos no aparentavam ter noo de como trafegar com a bicicleta num sistema virio urbano uma vez que estavam em situao de risco eminente quando se envolveram em acidente fatal.

A qualidade e a condio da via um fator preponderante na segurana da circulao de um veculo de duas rodas, apesar de dois acidentes terem ocorrido com a bicicleta circulando na calada.

53

Boletim Tcnico 53 CET

6.5

Fatores contribuintes presentes nos acidentes com as motocicletas

Acidentes com vtimas fatais englobam as colises, tombamentos, quedas, exceto os choques e atropelamentos, que sero mostrados parte.

Dirigir entre os veculos, resultante do vcuo deixado em decorrncia do veto ao artigo 56 do CTB representa 36%, seguidos das infraes de excesso de velocidade com 23% e desrespeito ao semforo com 10%. Contramo com 7%, geralmente ocorre quando a moto ultrapassa sobre a dupla amarela ou em local sem pintura. Observa-se que a maioria destas aes so infraes, colocando em risco a vida de pessoas que esto circulando no sistema virio.

As condies dos pneus so fundamentais para a dirigibilidade da moto, porm devido negligncia na manuteno e a falta de sensibilidade da importncia que os mesmos tm na sua segurana, representaram 82% dos acidentes com vtimas ocorridos.

54

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

A sinalizao horizontal fundamental para orientao das motos, pois a maioria trafega entre os veculos, ou seja, sobre o balizamento, bem como qualquer problema na pista poder ocasionar o tombamento da moto e queda do motociclista, portanto, estes dois fatores representam 65% dos acidentes, sendo respectivamente 40% e 25%. 6.4.1 Fatores Contribuintes Presentes Nos Choques Com As Motocicletas

O choque ocorre quando um veculo choca-se contra um obstculo fixo, seja um poste, uma coluna de sinalizao viria, um veculo estacionado etc. Entretanto, um veculo parado na espera semafrica ou no trnsito no considerado obstculo para efeito de definio de acidente.

55

Boletim Tcnico 53 CET

Geralmente o choque ocorre devido ao descontrole do veculo e o excesso da velocidade (57%), fator sempre presente. Na maioria dos acidentes foi evitado utilizar fatores subjetivos, entretanto no caso das motocicletas, onde a habilidade do condutor fundamental para que se possa trafegar com segurana, o fator impercia aparece em segundo lugar com 26%. A falta de tcnica na direo foi caracterizada quando o motociclista se desgovernou sem que houvesse uma ao externa contribuindo, quando no tinha habilitao e apresentava pouco tempo de experincia na direo. A identificao da alcoolemia est sub dimensionada, pois s foi apontado este fator quando o motociclista apresentava sinais explcito de embriaguez. No foi possvel identificar nenhum fator contribuinte relacionado ao VECULO nos Choques ocorridos com as MOTOS.

Os dados demonstram a importncia que a qualidade da pista tem na locomoo das motos, pois 41% das causas foram em decorrncia de problemas existentes na pista. Isto ocorre porque as motos no tm o equilbrio esttico como os autos, portanto, qualquer interferncia existente na pista que v desequilibr-la se traduzir em acidente, pois haver a queda dos ocupantes. A perda do controle da moto nas curvas geralmente ocorreu porque trafegavam com uma velocidade incompatvel com o raio da curva.

6.6

Fatores contribuintes presentes nos atropelamentos

Por ser o atropelamento um impacto entre um veculo e um pedestre, estando pelo menos um em movimento, foram analisadas as aes dos pedestres separadas das aes dos veculos, para propiciar um melhor entendimento.

56

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

Verifica-se que 31% dos pedestres estavam atravessando fora da faixa, em local em que no existia ou no se visualizava nenhum apoio (refgio, separador de fluxo) travessia; 38% estavam atravessando em local tambm inadequado, porm prximo a uma travessia regulamentada, e 27% foram atropelados por desrespeito ao semforo no cruzamento. Dos 21% que desrespeitaram a placa R-29 (Proibido o trnsito de pedestres), a maioria era de andarilhos/moradores de rua e 95% desses atropelamentos ocorreram nas Marginais Tiet e Pinheiros.

Os dois principais fatores que contriburam para a ocorrncia dos atropelamentos so infraes gravssimas: 55% por excesso de velocidade e 29% por desrespeito ao semforo, totalizando 84%.

57

Boletim Tcnico 53 CET

A cidade como um todo apresenta deficincia na iluminao pblica, pois este fator representa 27% das ocorrncias. Em 23% dos casos h indicao de falta de travessia regulamentada, existindo uma correlao direta com os 31% que atravessaram fora da faixa a mais de 50 metros. Os 23% da deficincia de sinalizao representaram na maioria, a falta da sinalizao horizontal, geralmente por estar gasta ou ter sido retirada devido a fresa do pavimento.

Verifica-se que 45% dos fatores com origem nos veculos so decorrentes de problemas nos freios, indicando que muitos no tm o hbito de fazer manuteno preventiva.

58

1000 Relatrios de Investigao de Acidente de Trnsito Fatal

7. CONCLUSO

Procurando dar subsdios execuo de estratgias e planos para elaborao de melhoria na circulao segura de veculos e/ou pedestres nas vias de forma a tornar mais humano o trnsito na cidade, a investigao iniciada em 2005, que se tornou um trabalho permanente na CET, vem contribuindo de forma significativa para a consolidao do Sistema de Acidente de Trnsito, SAT, o banco de dados de acidentes da empresa. O SAT contm dados quantitativos e de localizao dos acidentes de trnsito e agora, com as informaes provenientes da investigao passa a contar com dados sobre a dinmica do acidente que possibilitam uma ampliao na definio de aes e na identificao de solues. As informaes consolidadas pela investigao de acidentes possibilitam, ainda, a avaliao das iniciativas de segurana de trnsito no sentido de verificar se houve alterao de comportamento dos usurios da via, analisando se os fatores identificados nos acidentes apresentaram alguma alterao, foram minorados ou eliminados. Por ser um trabalho recente, a investigao ainda tem muito a aprimorar, por isso o objetivo aprofundar a anlise das aes e reaes decorrentes dos acidentes, visando ter de forma explcita e simplificada os fatores contribuintes existentes em cada acidente investigado, para que o tcnico a utilize nos seus diagnsticos como uma ferramenta rotineira.

59

Potrebbero piacerti anche