Sei sulla pagina 1di 5

10 dicas para escrever melhor

Embora escrever seja um ato relativamente fcil, fazer isso de maneira bem feita pode demandar mais trabalho. Confira 10 dicas que podem ajudar voc a melhorar seu texto.

More Sharing ServicesCompartilhar

inShare Imprimir Vaga

Se voc sabe ler e escrever j tem as qualidades necessrias para redigir um texto. Agora, se voc sabe fazer isso de forma satisfatria, com uma boa colocao de palavras e ideias claramente definidas, outro caso.

Grande parte dos bons escritores j nasceu com uma vantagem: o talento. Mas isso no significa que voc tambm no possa desenvolver habilidades que deixaro seu estilo e sua escrita cada vez melhores.

Confira 10 dicas para melhorar a qualidade dos seus textos:

10 dicas para escrever melhor: 1. Seja breve e simples

Complicar demais o seu texto com palavras complexas e ideias confusas s vai atrapalhar o seu leitor e faz-lo desistir mais rapidamente do seu texto. Para resolver esse problema, pense que o uso de cada palavra no texto deve ser justificado. Outro ponto a ser observado, nesse caso, o cuidado com as abreviaes. Muitas vezes elas facilitam o seu trabalho, mas complicam a vida de quem vai receber o texto.

10 dicas para escrever melhor: 2. Fique atento escolha de palavras

Para manter um texto simples como sugere a dica anterior preciso que voc esteja atento s palavras que escolhe para o seu texto. Termos rebuscados e pouco conhecidos dificilmente atrairo a ateno de algum.

10 dicas para escrever melhor: 3. Use um dicionrio de sinnimos

Para usar sempre os sinnimos mais simples e populares voc precisa possuir um vocabulrio bastante extenso. No entanto, impossvel conhecer todas as palavras, portanto, voc vai precisar de ajuda. No fique quebrando a cabea com buscas infinitas a vrias palavras que signifiquem a mesma coisa, conte com a ajuda de um dicionrio de sinnimos.

10 dicas para escrever melhor: 4. Chame a ateno dos leitores no incio e no fim

Isso no significa que o desenvolvimento do seu texto possa ser uma porcaria, mas nada chama mais a ateno dos leitores do que um bom primeiro pargrafo. No entanto, ter um bom incio e fazer um desenvolvimento satisfatrio no vo ajudar voc se a sua concluso for pssima. Lembre-se: o seu texto no deve ser uma decepo.

10 dicas para escrever melhor: 5. No perca a lgica das sentenas

O ritmo de leitura fundamental para que os leitores no desistam dos seus textos. Portanto, evite perodos longos e que contenham muitas ideias. A melhor dica para esses casos manter uma ideia por sentena. Outro ponto ao qual voc deve estar atento a linguagem utilizada. Se voc iniciou um texto com linguagem formal, permanea nela at o fim.

10 dicas para escrever melhor: 6. Escreva diversas vezes e leia em voz alta

Embora em muitos casos a sua ideia inicial seja a melhor, escrever um mesmo pargrafo diversas vezes faz com que voc veja cada ponto que pode melhorar assim como aqueles que devem permanecer. Da mesma maneira, l-los em voz alta fundamental para que voc perceba pequenas cacofonias ou rimas.

10 dicas para escrever melhor: 7. Pense em pargrafos

Tenha em mente que os pargrafos no so simples blocos de texto. Na verdade cada um deles deve conter uma ideia que deve, de alguma forma, estar ligada com aquilo que ser tratado no pargrafo seguinte.

10 dicas para escrever melhor: 8. Deixe de fora os adjetivos e advrbios

Se voc no pretende escrever um texto de fico ou um artigo opinativo, deixe de lado os adjetivos e advrbios. Esse tipo de palavra acrescenta juzo de valor aos seus textos e, de forma indireta, expressa as suas opinies. Por outro lado, o objetivo de um texto, normalmente, informar e no opinar.

10 dicas para escrever melhor: 9. V direto ao ponto

No faa rodeios, diga de forma objetiva aquilo que voc pretende. Muitas palavras que no levam a lugar nenhum vo enfraquecer a mensagem que voc est tentando passar.

10 dicas para escrever melhor: 10. Varie o comprimento das frases

Pense no seu texto como um discurso: se voc o faz de maneira montona vai entediar a sua audincia, se voc o faz de maneira agitada vai acabar cansando as pessoas. Portanto o ideal que voc varie frases curtas e frases mais longas, que equilibrem a leitura.

5 dicas simples para escrever melhor

Quer ser um bom escritor? Confira dicas simples que podem ajud-lo a alcanar esse objetivo sem grandes preocupaes

Embora muitas pessoas acreditem que escrever seja um dom, a prtica tambm pode ser muito til em alguns casos. Para escrever bem no preciso muito. Basta ter uma boa ideia e seguir prticas simples. No acredita? Confira as dicas:

1. Ningum quer ler porcarias claro que o conceito de "porcarias" bastante subjetivo, mas se voc mesmo considera um assunto desnecessrio, por que falar dele? Procure assuntos que despertem interesse - no s para voc, mas tambm para o seu pblico. Quanto mais voc se interessa sobre o que vai dizer, melhor poder falar sobre. Portanto, antes de iniciar um texto pense: ser que algum est interessado em saber disso?

2. Antes de ser esperto, seja claro Um texto cheio de estilo no serve para nada se as pessoas no conseguem entender o que voc est dizendo. Preocupe-se, primeiro, em fazer com que os seus leitores entendam perfeitamente o contedo do texto, para, s ento, pensar em adicionar palavras difceis e afins.

3. Conte histrias, no estatsticas Embora os dados sejam fundamentais para validar a veracidade do seu texto, as pessoas se interessam muito mais por histrias. Experincias que voc - ou algum que voc conhece viveu contam muito mais do que um aglomerado de nmeros no meio da pgina. O que voc precisa fazer, ento, dar um jeito de inserir as estatsticas dentro da histria. Isso no difcil, basta encontrar o gancho certo para trazer determinada informao tona.

4. Leve em conta sua audincia

Voc no deve ser hipcrita a ponto de omitir as prprias opinies para agradar a sua audincia, lembre-se de que algum h de concordar com voc. Contudo, voc tambm no precisa bancar o "do contra" e se opor a qualquer afirmao que vem sendo feita. Antes de comear o seu texto, pense em como os seus leitores vo receber aquela informao. Voc no precisa dizer exatamente o que eles querem ouvir, mas pode abordar os assuntos que mais geram interesse neles. Essa uma boa sada para ser honesto e, ainda assim, agradar.

5. A escolha de palavras importa Assim como o estilo, a escolha de palavras no ajuda em nada se o texto no tiver contedo. Lembre-se de que talvez as pessoas no tenham o mesmo conhecimento de vocabulrio que voc possui. Por que encher um texto de termos grandes e complicados se voc pode simplificar a vida de quem est lendo? Prefira sempre a sada mais simples, isso no sinnimo de texto pobre, no se preocupe.

Fonte: Universia Brasil

Potrebbero piacerti anche