Sei sulla pagina 1di 3

Saiba como usar e guardar produtos de limpeza e alimentos concentrados

Bem Estar desta quinta-feira (12) explicou as vantagens desses produtos. Concentrados so opes leves e ecolgicas e ocupam menos espao.
Do G1, em So Paulo 1 comentrio

Os produtos concentrados so geralmente as opes mais leves e ecolgicas, alm de ocuparem menos espao. Nas prateleiras dos mercados, existem diversas opes, por exemplo, de sucos, produtos de alimentao e tambm de limpeza. No Bem Estar desta quinta-feira (12), a dermatologista Mrcia Purceli, o toxicologista Srgio Graff e o qumico e empresrio Antnio Carlos Tadiotti explicaram o jeito certo de usar e conservar esses produtos. No caso dos itens de limpeza, que podem ser, por exemplo, desinfetantes, amaciantes, detergentes, removedores e sabo em p ou lquido, a vantagem que h menos substncias qumicas na formulao, o que um benefcio ambiental muito grande. Porm, como alertou a reportagem da Marina Arajo, importante que o consumidor leia o rtulo de cada produto para evitar o uso em excesso ou de modo inadequado, sem diluio. No caso do sabo, por exemplo, no h necessidade de colocar grande quantidade para que o resultado seja satisfatrio.

Fora isso, como lembrou o toxicologista Srgio Graff, extremamente importante que esses produtos fiquem fora do alcance das crianas, especialmente aqueles que so base de soda custica ou de solvente, que so os mais perigosos.

Por exemplo, guard-los em garrafas de refrigerante depois no indicado e, de acordo com o especialista, a melhor coisa jog-los fora depois do uso. Em relao ao desinfetante, a recomendao para limpar o cho, por exemplo, diluir 2 colheres de sopa do produto em um litro de gua, como explicou a gerente de Assuntos Regulatrios de Meio Ambiente da Abipla, Vernica Horner Hoe(confira no vdeo). Outra vantagem de usar pouca quantidade dos concentrados na hora da limpeza evitar crises de alergia, como lembrou a dermatologista Mrcia Purceli. Cerca de 80% dos casos de problemas com produtos de limpeza so de alergias de pele ou respiratrias e, por isso, sinais como coceira aps o contato com algum desses itens podem indicar algo. Quem j tem alergia deve se preocupar sempre em usar luvas com forro de algodo e no de borracha, que podem abafar muito a pele. Mesmo quem no tem alergia, deve se proteger, seja com luva de algodo ou tambm borracha, nesse caso, para no entrar em contato direto com o produto, que pode ressecar a pele. Caso a pessoa no goste de usar luvas, ela deve passar nas mos um creme base de silicone, que forma uma pelcula protetora. Aps o uso, preciso, no entanto, lavar bem as mos e hidrat-las.

Potrebbero piacerti anche