Sei sulla pagina 1di 22

7 ANO - EXERCCIOS DE REVISO - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAO (SUJEITO E PREDICADO)

1.

Leia o texto a seguir:

A CIGARRA E A FORMIGA

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os gros tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra: - Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princpios, e perguntaram: -Mas por que? O que voc fez durante o vero? Por acaso no se lembrou de guardar comida para o inverno? Falou a cigarra: -Para falar a verdade, no tive tempo, Passei o vero todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se voc passou o vero todo cantando, que tal passar o inverno danando? E voltaram para o trabalho dando risadas. Fbula de ESOPO Moral da histria: Os preguiosos colhem o que merecem.

a) Retire o sujeito da orao Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho: ______________________________________________________ b) Ainda na mesma orao, retire o predicado.

______________________________________________________ c) Como se classifica o sujeito da orao?

______________________________________________________ d) O predicado da orao classificado em:

( ) verbal ( ) nominal ( ) verbo-nominal

2.

Leia:

A RAPOSA E AS UVAS Fbula de Esopo

Morta de fome, uma raposa foi at um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beios. S que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, no conseguia alcanar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforos inteis, resolveu ir embora, dizendo: - Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Esto verdes, esto azedas, no me servem. Se algum me desse essas uvas eu no comeria.

Moral da histria: Desprezar o que no se consegue conquistar fcil. a) Qual o sujeito da orao Uma raposa foi at um vinhedo?

________________________________________________________ b) Que tipo de sujeito aparece em Lambeu os beios?

________________________________________________________ c) Retire o predicado da orao As uvas esto verdes e azedas e classifique-o.

________________________________________________________

3.

Leia as oraes a seguir, retire o sujeito e classifique-o.

a)

Uma cigarra apareceu.

______________________________________________ b) A safra estava excelente.

______________________________________________ c) O monstro e Bela eram amigos.

______________________________________________ d) Retornou ao palcio e encontrou Bela no cho.

______________________________________________ e) Levaram vrios dias para que voltassem.

______________________________________________

4. a) b) c) d) e)

Assinale a alternativa cujo predicado verbo-nominal. Uma viva econmica e zelosa tinha duas empregadas. O espetculo fashion. Achei o espetculo clean. O menino caminhava pelas ruas. Os alunos caminhavam apressados.

5. a)

Qual das oraes a seguir no existe sujeito? H vrios estudantes no show de calouros.

Leia a tira e seguir e responda s questes:

1. Observe que na tira acima temos alguns perodos por coordenao: a) Transcreva da tirinha as formas verbais presentes.

......................................................................................................................................................... ..................................................................................................................... b) Qual a orao coordenada explicativa presente no 2 quadrinho?

......................................................................................................................................................... ..................................................................................................................... c) Qual o valor semntico da conjuno em destaque na orao ou pra mostrar ao?

......................................................................................................................................................... ..................................................................................................................... d) Retire do 3 quadrinho uma orao coordenada aditiva e sublinhe a conjuno.

......................................................................................................................................................... .....................................................................................................................

a)

Identifique a conjuno presente na frase dita pelo personagem.

....................................................................................................................................... b) Informe o valor semntico da conjuno no contexto em que foi empregada.

.......................................................................................................................................

3. Observe a relao semntica existente entre as oraes de cada item seguinte e una-as numa nica frase. Utilize as conjunes coordenativas e, nem, mas, porm, porque, pois, logo. a) um bom funcionrio. um pouco distrado.

.......................................................................................................................................

b)

Pense bem. Aja moderadamente.

....................................................................................................................................... c) Aquele aluno no estudou de forma correta. Foi reprovado.

....................................................................................................................................... d) Liguei vrias vezes para voc. No atendeu.

....................................................................................................................................... e) No pude ir escola hoje. Jamais me encontraria l.

.......................................................................................................................................

4. Faa a associao das conjunes coordenativas destacadas nas frases seguintes a um destes valores semnticos: ADIO CONCLUSAO ALTERNNCIA OPOSIO EXPLICAO

a)

Os meninos no entenderam o assunto; entretanto disseram que sim.

....................................................................................................................................... b) A menina est se preparando para o concurso do BB h dias; logo, dever ser aprovada.

....................................................................................................................................... c) Procure aps o intervalo, pois estarei em casa.

....................................................................................................................................... d) Quer queira, quer no queira, os filhos acompanham os pais nas viagens.

....................................................................................................................................... e) Iremos embora que j anoiteceu.

....................................................................................................................................... Transforme em substantivo o verbo transitivo destacado, conforme o exemplo:

Construir um prdio. A construo do prdio.

a)

Ler um livro.

...................................................................................................... b) Agredir a torcida.

...................................................................................................... c) Libertar os prisioneiros.

...................................................................................................... d) Cadastrar as mulheres.

...................................................................................................... e) Cassar o deputado.

...................................................................................................... f) Demitir o empregado.

...................................................................................................... g) Destruir a natureza.

...................................................................................................... 7 ANO - EXERCCIOS DE REVISO - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAO (SUJEITO E PREDICADO)

1.

Leia o texto a seguir:

A CIGARRA E A FORMIGA

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os gros tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra: - Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princpios, e perguntaram: -Mas por que? O que voc fez durante o vero? Por acaso no se lembrou de guardar comida para o inverno?

Falou a cigarra: -Para falar a verdade, no tive tempo, Passei o vero todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se voc passou o vero todo cantando, que tal passar o inverno danando? E voltaram para o trabalho dando risadas. Fbula de ESOPO Moral da histria: Os preguiosos colhem o que merecem.

a) Retire o sujeito da orao Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho: ______________________________________________________ b) Ainda na mesma orao, retire o predicado.

______________________________________________________ c) Como se classifica o sujeito da orao?

______________________________________________________ d) O predicado da orao classificado em:

( ) verbal ( ) nominal ( ) verbo-nominal

2.

Leia:

A RAPOSA E AS UVAS Fbula de Esopo

Morta de fome, uma raposa foi at um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beios. S que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, no conseguia alcanar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforos inteis, resolveu ir embora, dizendo:

- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Esto verdes, esto azedas, no me servem. Se algum me desse essas uvas eu no comeria.

Moral da histria: Desprezar o que no se consegue conquistar fcil. a) Qual o sujeito da orao Uma raposa foi at um vinhedo?

________________________________________________________ b) Que tipo de sujeito aparece em Lambeu os beios?

________________________________________________________ c) Retire o predicado da orao As uvas esto verdes e azedas e classifique-o.

________________________________________________________

3. a)

Leia as oraes a seguir, retire o sujeito e classifique-o. Uma cigarra apareceu.

______________________________________________ b) A safra estava excelente.

______________________________________________ c) O monstro e Bela eram amigos.

______________________________________________ d) Retornou ao palcio e encontrou Bela no cho.

______________________________________________ e) Levaram vrios dias para que voltassem.

______________________________________________

4. a) b) c) d)

Assinale a alternativa cujo predicado verbo-nominal. Uma viva econmica e zelosa tinha duas empregadas. O espetculo fashion. Achei o espetculo clean. O menino caminhava pelas ruas.

e)

Os alunos caminhavam apressados.

5. a) b) c) d) e)

Qual das oraes a seguir no existe sujeito? H vrios estudantes no show de calouros. Existiam vrios alunos no show. Joo e Maria corriam pelo parque. Tocaram a campainha de sua casa. Jos tocou flauta no concerto.

6. a) b) c) d) e)

Complete as frases a seguir com o predicado indicado entre parnteses. Joo .................................................................... (pred. verbal) Os alunos .............................................................................. (pred.verbo-nominal) Os funcionrios .........................................................................(pred. nominal) Os professores ...............................................................................(pred. verbal) A escola ..............................................................................(pred. verbo-nominal)

Postado por Dora S. N. Mayer s 10:27 6 comentrios: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut quarta-feira, 26 de outubro de 2011 7 ANO - ATIVIDADES - OS PRONOMES E SUAS FUNES 1. Nas frases seguintes, ocorre ambiguidade(duplo sentido), decorrente do emprego de pronomes pessoais. Comente essas ambiguidades e elimine-as. a) b) c) d) preciso que aja de forma coerente. Joo disse a Pedro que ele no iria festa de sbado. Jos disse a Sandra que resolveria o seu problema. Ele me garantiu que conseguiria a foto.

e)

Slvia disse a Maria que ela no receberia o prmio do concurso de redao.

2. Reescreva cada uma das frases a seguir, substituindo o termo destacado por um pronome pessoal oblquo tono. a) b) c) d) e) f) g) h) Entregue os documentos ao diretor. Entregue os documentos ao diretor. Envie as avaliaes professora. Envie as avaliaes professora. Indiquei o melhor livro aos alunos. Indiquei o melhor livro aos alunos. Apresentei as atividades na escola. Quitei os meus dbitos.

3. As oraes a seguir esto escritas de forma coloquial. Reescreva-as de acordo com a norma padro culto da lngua. a) b) c) d) e) f) g) Vi ela ontem. Encontrei ele na avenida principal. A aluna deixou alguns livros pra mim ler. Est tudo acabado entre eu e voc. Mandaram eu sair da reunio. Fizeram ele desistir do concurso. Trouxe eles aqui pra dar uma palestra pros alunos.

4.

Reescreva as frases de acordo com o modelo.

Trouxeram alguns livros. Vou l-los. Trouxeram alguns livros para eu ler.

a)

Apresentaram alguns modelos. Vou v-los.

b) c) d) e)

Enviaram exemplares de revistas. Vou analis-las. Deixaram vrios vdeos sobre textos. Vou assisti-los. Mandaram diversos documentos. Vou entreg-los ao diretor. Trouxeram alguns presentes. Vou deix-los na portaria do prdio.

5. Complete as frases seguintes com a forma apropriada do pronome pessoal da primeira pessoa do singular, reescrevendo-as. a) b) c) d) e) f) Este caderno para fazer minhas atividades. No discutimos mais sobre a relao. Conclumos que no h mais nada entre e ele. triste para aceitar tal problema. No v festa sem . Para est claro que houve desvio de informaes. Quem trouxe estes doces para ?

6. a) b) c) d) e) f)

Complete as oraes com os pronomes demonstrativos adequados. bilhete que tenho em minhas mos, foi voc quem o enviou. Por que voc nunca lava sapato? Voc conseguiu ver meninos que estavam na praa? Por favor, traga-me livro que est do seu lado. Por favor, ajude-me a carregar pacotes ali. Traga-me sacola que est canto da sala.

7. a) b) c) d) e)

Informe a funo sinttica dos pronomes destacados nas oraes a seguir. Aquele paciente chegou muito mal no hospital. Poucas pessoas tm capacidade de acreditar no bem. Coloquem os mveis no lugar. O sol est queimando-os. Ele me cobre de glrias. Minha cabea di muito.

f) g) h) i) j)

Trouxeram os livros para eu ler. Escolheram-me para representar a turma. No me pertencem os seus sonhos. Informei-lhes os preos dos produtos. Dei-lhe vrias sugestes sobre o tema.

7 e 8 - FRASE, ORAO E PERODO Frase cada uma das unidades da fala que expressam uma ideia, uma emoo, uma ordem, um apelo, enfim, um enunciado de sentido completo que estabelece comunicao. Msica, maestro! Bem-vindas as bandas de rock e as amantes da MPB. Na Paraba nasceu Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida.

Observe que a frase pode ou no se organizar a partir de um verbo, o que caracteriza a frase o fato de ser uma unidade comunicativa de sentido completo. Na fala, a frase marcada por uma entoao: na escrita, a entoao indicada por sinais de pontuao. A frase sem um verbo chamada de frase nominal.

ORAO

o enunciado que se organiza a partir de um verbo. Ela pode ter sentido sozinha, construindo a orao absoluta de um perodo simples, ou fazer parte de um perodo mais complexo. Nesse caso, passa a ser uma das oraes de um perodo composto, caso em que no possui, necessariamente, sentido completo. Toda orao contm um verbo (ou locuo verbal) e no poder haver dois verbos (ou duas locues verbais) numa nica orao. Dessa forma, Fogo! uma frase, mas no uma orao. J O homem pediu fogo., uma frase constituda de uma orao.

PERODO

Chamamos perodo frase constituda de uma ou mais oraes, formando um todo, com sentido completo. O perodo pode ser simples ou composto. O perodo simples quando constitudo por apenas uma orao (orao absoluta): O galo cantou.

O perodo composto quando constitudo por duas ou mais oraes: O galo cantou quando o leiteiro chegou.

GNERO: Perfil de Redes Sociais


A proposta : 1. Socializao da proposta: Elaborao de perfis de personagens da literatura brasileira: - Dividir a sala em 8 grupos de 5 alunos; - Cada grupo dever escolher o personagem que ir assumir do livro "Capites da Areia" de Jorge Amado; - Antes tero que ler o livro; - Os perfis sero montados como para uma rede social (Facebook ou Orkut); - Depois dos perfis expostos, devero interagir , acompanhando o desenrolar da histria, com "postagens"; Achei esta proposta suuuuper interessante!!!!! Obviamente que esta Sequncia Didtica precisa ser melhor explicitada e organizada no Plano de Ao. Abaixo links para maior embasamento.
Perfil do personagem Dom Casmurro de Machado de Assis Como seria o perfil de Macunama no Facebook?

Produo de Histria em Quadrinhos


1. Leia com ateno a piadinha abaixo: O bebezinho da casa de Juquinha chorava o dia inteiro. Um dia, no aguentando mais aquele berreiro, o amigo de Juquinha disse-lhe: - Seu irmo chato, hein? O menino choro! - Pois eu acho que ele t certo. - Certo como?

- Queria ver o que voc faria se no soubesse falar, fosse banguela, careca e no conseguisse ficar de p! (Donaldo Buchweitz,org.Piadas para voc morrer de rir;Belo Horizonte:Leitura,2001.p.10) * Transforme a piadinha numa histria em quadrinhos. Siga as instrues: a) Risque em uma folha de sulfite cinco quadrinhos. b)Desenhe em cada uma delas uma parte da piadinha, assim: - no 1 quadrinho, coloque o beb chorando desesperadamente; use os recursos grficos que voc j estudou (onomatopeia); - no 2 quadrinho, o beb chorando, dois garotos olhando para o nen e um balocom a primeira fala do texto saindo da boca de um dos garotos; - no 3 quadrinho, somente os dois garotos, e o irmo do beb, indignado, respondendo; - no 4 quadrinho, o outro garoto fazendo a pergunta com cara de espanto. - no 5 quadrinho, a concluso do irmo do beb. Procure mostrar o comportamento das personagens por meio de gestos e da expresso do rosto e use letra de forma e maiscula. c) D um ttulo histria, incorporando-o ao 1 quadrinho, e pinte os desenhos. ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA 5 SRIE DA ESCOLA ESTADUAL MANUEL BANDEIRA - ALTO PIQUIRI - PARAN Aluno: Ayr

Aluno: Tiago Ferreira da Silva

Aluna: Rubia

Aluno: Rafael Pacagnan de Farias

Aluna: Angela Mayara

Aluna: Gabriele Requena

Macetes para fixar contedos


Crase Regra de crases: Para cantar com o ritmo Jingle Bells: "Se vou 'a', volto 'da', crase haver, Se vou 'a', volto 'de', crase para qu?" (colaborao de: Miriam Camila Garcia de Lima)

No ritmo de TEREZINHA DE JESUS Cara a cara no tem crase isto fcil de guardar com palavra repetida no se deve "crasear" II No se deve usar a crase em casos especiais com palavras masculinas ou pronomes pessoais III Dona, senhora, senhorita fazem caso genial assanhadas vem e aceitam o artigo fatal IV Nome prprio masculino uma crase aceitar se com moda ou maneira antes eu puder falar V Casa prpria, a do falante

me rejeita o artigo e se isso acontece "crasear" eu no consigo VI Se h um complemento e nominal s ter o feminino e praticar normal VII Objeto, indireto faz um caso decisivo se ainda vem tasendo qualquer termo feminino

Conjunes e Locues - Conjuntivas Subordinativas So elas: Concessivas, Condicionais, Comparativas, Causais, Conformativas, Consecutivas, Temporais, Proporcionais, Finais e Integrantes. Macete: CoCoCom CaCoCo TemProFinIn

Msica para saber os porqus, no ritmo de PRAA Hoje eu acordei com vontade de escrever olhei atentamente os quatro ipos de porque junto, separado, com acento ou sem acento esse o porque que eu no agento separado para pergunta e com acento somente no final ser juntinho para resposta e com acento pra motivo real (Colaborao de : Gabriela Cabrera)

RECEITA PARA PASSAR DE ANO Ingredientes: 1 litro de disciplina 2 colheres de capricho 6 xcaras de fixao 1 vidro de obedincia 7 gotas de responsabilidade Lpis, borracha, caderno e bastante ateno, colocados numa carteira forrada. Junte a disciplina com a obedincia e amasse bem. Coloque por ltimo o capricho e a responsabilidade e espere os resultados das avaliaes. Postado por Prof Cntia s 15:13 Nenhum comentrio: quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DITADOS NA "ERA DIGITAL" Como estamos na Era Digital, foi necessrio rever os velhos ditados existentes e adapt-los nova realidade. Leia-os e tente descobrir quais so os ditados originais! (Algumas so apenas frases divertidas) 1. A pressa inimiga da conexo. 2. Amigos, amigos, senhas parte. 3. A arquivo dado no se olha o formato. 4. Diga-me que chat frequentas e te direi quem s. 5. Para bom provedor uma senha basta. 6. No adianta chorar sobre arquivo deletado. 7. Em briga de namorados virtuais no se mete o mouse. 8. Hacker que ladra, no morde. 9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando. 10. Mouse sujo se limpa em casa. 11. Melhor prevenir do que formatar. 12. Quando um no quer, dois no teclam. 13. Quem clica seus males multiplica. 14. Quem com vrus infecta, com vrus ser infectado. 15. Quem envia o que quer, recebe o que no quer. 16. Quem no tem banda larga, caa com modem. 17. Quem semeia e-mails, colhe spams. 18. Quem tem dedo vai a Roma.com . 19. Vo-se os arquivos, ficam os back-ups. 20. Diga-me que computador tens e direi quem s. 21. Uma impressora disse para outra: - Essa folha sua ou impresso minha. 22. Aluno de informtica no cola, faz backup. 23. Na informtica nada se perde, nada se cria. Tudo se copia... E depois se cola. A regreo da redasso

Semana passada recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso. Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever.

- Mas, minha senhora - desculpei-me -, eu no sou professor. - Eu sei. Por isso mesmo. Os professores no tm conseguido muito. - A culpa no deles. A falha do ensino. - Pode ser, mas gostaria que o senhor ensinasse o menino. O senhor escreve muito bem. - Obrigado - agradeci -, mas no acredite muito nisso. No coloco vrgulas e nunca sei onde botar os acentos. A senhora precisa ver o trabalho que dou ao revisor. - No faz mal - insistiu -, o senhor vem e traz um revisor. - No d, minha senhora - tornei a me desculpar -, eu no tenho o menor jeito com crianas. - E quem falou em crianas? Meu filho tem 17 anos. Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: "Voc no deve se assustar, o estudante brasileiro no sabe escrever". No dia seguinte, ouvi de outro educador: "O estudante brasileiro no sabe escrever". Depois li no jornal as declaraes de um diretor da faculdade: "O estudante brasileiro escreve muito mal". Impressionado, sa a procura de outros educadores. Todos me disseram: acredite, o estudante brasileiro no sabe escrever. Passei a observar e notei que j no se escreve mais como antigamente. Ningum mais faz dirio, ningum escreve em portas de banheiros, em muros, em paredes. No tenho visto nem aquelas inscries, geralmente acompanhadas de um corao, feitas em casca dervore. Bem, verdade que no tenho visto nem rvore. - Quer dizer - disse a um amigo enquanto amos pela rua - que o estudante brasileiro no sabe escrever? Isto timo para mim. Pelo menos diminui a concorrncia e me garante emprego por mais dez anos. - Engano seu - disse ele. - A continuar assim, dentro de cinco anos voc ter que mudar de profisso. - Por qu? - espantei-me. - Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver. - E voc sabe por que essa gerao no sabe escrever? - Sei l - dei com os ombros -, vai ver que porque no pega direito no lpis. - No senhor. No sabe escrever porque est perdendo o hbito da leitura. E quando o perder completamente, voc vai escrever para quem?Ta um dado novo que eu no havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades que teria um jornal no futuro: embrulhar carne? Ento vou trabalhar num aougue. Serviria para fazer barquinhos, para fazer fogueira nas arquibancadas do Maracan, para forrar sapato furado ou para quebrar um galho em banheiro de estrada? Imaginei-me com uns textos na mo, correndo pelas ruas para oferecer s pessoas, assim como quem oferece hoje bilhete de loteria: - Por favor amigo, leia - disse, puxando um cidado pelo palet.

- No, obrigado. No estou interessado. Nos ltimos cinco anos a nica coisa que leio a bula de remdio. - E a senhorita no quer ler? - perguntei, acompanhando os passos de uma universitria. - A senhorita vai gostar. um texto muito curioso. - O senhor s tem escrito? Ento no quero. Por que o senhor no grava o texto? Fica mais fcil ouvi-lo no meu gravador. - E o senhor, no est interessado nuns textos? - sobre o qu? Ensina como ganhar dinheiro? - E o senhor, vai? Leva trs e paga um. - Deixa eu ver o tamanho - pediu ele. Assustou-se com o tamanho do texto: - O qu? Tudo isso? O senhor est pensando que sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? No d para resumir tudo em cinco linhas? (Carlos Eduardo Novaes)

Potrebbero piacerti anche