Sei sulla pagina 1di 2

A IMPORTNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr.

Paulino Cordeiro)
Sermo

Ao celebrar a ltima Pscoa, que era uma refeio comemorativa relembrando como Israel foi liberto da escravido no Egito, Jesus, antes de ser trado, instituiu a ordenana da Santa Ceia, com ordens e propsitos muito bem definidos. Jesus reuniu seus discpulos, escolhidos para serem os fundadores da Igreja na Nova Aliana, para que juntos estivessem cumprindo a Lei da Pscoa. Foi o momento determinado por Deus Pai para Jesus apresentar-Se como o nico Sacrifcio que purifica os pecadores, o Puro e Imaculado Cordeiro morrendo no lugar dos impuros. Aquele foi o momento da abolio da Velha Aliana, na carne e sangue de animais, e a instituio da Nova Aliana na carne e no sangue do Cordeiro Ungido de Deus, Jesus. A importncia da celebrao da Nova Aliana relembrada por trs evangelistas (Mateus 26.26-29; Marcos 14.22-26; Lucas 22.17-20), pelo Apstolo Paulo (1 Corntios 11.23-26) e em muitas outras referencias.

01. Quem participa da Ceia do Senhor?


Aqueles que aceitaram a Palavra e perseveraram na doutrina dos apstolos (Atos 2.41-42), so os que tm direito de participarem da Santa Comunho. necessrio, para sermos dignos da Mesa do Senhor, aceitarmos a Palavra com todas as ordens do Senhor Jesus, como regra de f e prtica para todos os nossos dias. A Mesa do Senhor, a Santa Ceia, uma Mesa familiar onde reunimo-nos como irmos: Assim, pois, irmos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros - 1 Co 11.33. A boa educao, como filhos de Deus, manda honrarmos ao Senhor da Mesa e aos irmos, pois somos uma famlia. Nesta Mesa o Senhor aceita somente os da Famlia: Lanai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois tambm Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa no com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malcia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade. J em carta vos escrevi que no vos associsseis com os impuros; refiro-me, com isto, no propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idlatras; pois, neste caso, tereis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que no vos associeis com algum que, dizendose irmo, for impuro, ou avarento, ou idlatra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? No julgais vs os de dentro?

02. A importncia da Ceia do Senhor


A Ceia do Senhor um evento a ser celebrado, continuadamente, at que Jesus volte como Justo Juiz, pois Ele disse: fazei isto em memria de mim - Lucas 22.19; 1 Co 11.24-25). A Ceia do Senhor importante como recordao da Morte de Cristo, em nosso lugar, uma simbologia que trs fidelidade e reavivamento - 1 Co 11.25-26. O po partido lembra o corpo de Jesus que foi ferido e machucado com os pregos e com uma lana, l na cruz do Calvrio, no nosso lugar: Porque eu recebi do Senhor o que tambm vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po; e, tendo dado graas, o partiu e disse: Isto o meu corpo, que dado por vs; fazei isto em memria de

mim - 1 Co 11.23-24; Isaas 53.5. O clice s est cheio de vinho porque o fruto da videira foi esmagado, por isso todas as vezes que celebrarmos a Ceia estaremos lembrando que o corpo de Jesus foi ferido para dali verter o Sangue da Nova Aliana: Este clice a nova aliana no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memria de mim - 1 Co 11.25. A Ceia uma Importante lembrana de que nosso Senhor vir novamente. Jesus deixou muito claro aos seus discpulos que era para obedecer Sua ordenana, pois assim diz o Apstolo Paulo: Porque, todas as vezes que comerdes este po e beberdes o clice, anunciais a morte do Senhor, at que ele venha - 1 Co 11.26.

Concluso:
A Santa Ceia s tem um Senhor e Ele convida todos os humanos a participarem da Sua Mesa, mas tem uma condio: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do po, e beba do clice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juzo para si. Eis a razo por que h entre vs muitos fracos e doentes e no poucos que dormem - 1 Co 11.28-30. S digno de participar da Ceia do Senhor quem obedece a tudo o que Jesus manda, pois, ningum tem maior amor do que este: de dar algum a prpria vida em favor dos seus amigos. Vs sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - Joo 15.13-14.

Potrebbero piacerti anche