Sei sulla pagina 1di 24

UNESP

Freud Psicanlise Alienao Social e Religio


Trabalho de Filosofia
28/03/2012

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

INTRODUO ...............................................................................................................3 FUNCIONAMENTO MENTAL NORMAL E FUNCIONAMENTO MENTAL PATOLGICO .........3 FUNCIONAMENTO MENTAL NORMAL .......................................................................................4 FUNCIONAMENTO MENTAL PATOLGICO..................................................................................4 INCONSCIENTE .............................................................................................................6 CONSCIENTE X INCONSCIENTE.......................................................................................8 A IMPORTNCIA DA SEXUALIDADE NA PSICANLISE.................................................... 10 ATIVIDADE DA ZONA ORAL ................................................................................................. 11 ATIVIDADE DA ZONA ANAL ................................................................................................. 12 ATIVIDADE DA ZONA GENITAL OU FLICA............................................................................... 12 PRINCPIOS ANTAGNICOS DA PSICANLISE .............. ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. EROS X THANATOS ...................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. PRINCPIO DO PRAZER X PRINCPIO DA REALIDADE ...........................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. PSICANLISE E AGRESSIVIDADE................................................................................... 13 VIDA PSQUICA ........................................................................................................... 14 ID ................................................................................................................................ 14 SUPEREGO ................................................................................................................... 14 EGO ............................................................................................................................. 15 MECANISMOS DE DEFESA .......................................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. SUBLIMAO ..........................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. REPRESSO.............................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. A RACIONALIZAO ..................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. A PROJEO ...........................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. DESLOCAMENTO ......................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. A IDENTIFICAO .....................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED.

10. 11. 12. 13. 14.

A REGRESSO .........................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. O ISOLAMENTO .......................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. FORMAO REATIVA ................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. A SUBSTITUIO ......................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. A FANTASIA ............................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. A COMPENSAO ....................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. EXPIAO ..............................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. NEGAO ..............................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. INTROJEO ...........................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. COMPLEXO DE DIPO .............................................. ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. PSICANLISE E ALIENAO ...................................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. CHAUI E OS TIPOS DE ALIENAO .................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. CHAUI E A IDEOLOGIA................................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. LACAN: APRIMORAMENTO DE CONCEITOS ......................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. LOUCURA OU ALIENAO...........................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. PSICANLISE: CONCEITOS DE ALIENAO LACAN ...........................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. PSICANLISE: MARX E A ALIENAO .............................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. PSICANLISE E RELIGIO.......................................... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. UMA COMBINAO POSSVEL? ...................................................ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. CONCLUSO ............................................................ ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. BIBLIOGRAFIA .......................................................................................................... 23

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

1. Introduo APS
Esse trabalho tem por objetivo mostrar a relao entre a filosofia, a matemtica e a fsica, expondo sua biografia e as teorias desenvolvidas por eles.

2. Filsofo Freud a. Introduo a filosofia

A premissa inicial de Freud era de que h conexes entre todos os eventos mentais e quando um pensamento ou sentimento parece no estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexes estariam no inconsciente. Sendo assim, o consciente somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo do que estamos cientes num dado momento. Uma vez que a mente humana envolve um complexo sistema, o estuda da pscicanlise tambm amplo e se relaciona com inmeras situaes. Dentro desse estudo h a relao com a sexualidade, em seu sentido amplo, que se divide, na infncia em trs fases, que sero estudadas neste trabalho. Tambm sero apresentadas as 3 instncias da psicanlise, o ID, o SUPEREGO e o EGO. Que so atribuidas ao inconsciente ou ao consciente, dependendo do que esses sistemas definiro na mente humana. Aprofundando esse estudo psicanaltico haver uma comparao e possvel relao entre a psicanlise e a religio ou a alienao social.

b.

Funcionamento mental normal e

Funcionamento mental patolgico


Freud se interessa em definir duas corrente, o Funcionamento mental normal e o Funcionamento mental patolgico, possvel defin-los como:

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

Funcionamento mental normal


No livro Conferncia Introdutria Sobre Psicanlise, Freud(1916), definido que o que mental consciente, ou seja, o funcionamento mental normal aquele em que o setor psquico tem sua prpria autonomia, diferentemente do funcionamento mental patolgico, que ser explicado mais a frente. Aquelas pessoas que tem um funcionamento mental normal tem suas relaes interpessoais no afetadas pela mente. Essa outra caracterstica que diferencia o funcionamento normal e patolgico da mente. Freud (1916) diz que a psicanlise define oque mental, enquanto processos como o sentir, o pensar e o querer, e obrigada a sustentar que existe opensar inconsciente e o desejar no apreendido. Ou seja, enquanto essas funes se manterem em certo controle, o funcionamento mental estar normalizado. Se houver qualquer situao traumtica na vida do indivduo, a mente estar sujeita a um funcionamento patolgico, que ser explicado logo a seguir.

Funcionamento mental patolgico


A experincia clnica nos mostra que a compulsividade uma caracterstica dos sintomas patolgicos mentais em geral. O funcionamento mental patolgico apresenta caractersticas de ser irracional e compulsivo. O compulsivo parece estar ligado, em sua histria, a situaes traumticas. Alm da forma psicopatolgica do sintoma, seja este uma ideia obsessiva ou delirante, uma atuao psicoptica, histrica ou manaca, a fora da compulsividade e a persistncia de irreversibilidade so caractersticas do grau de patologia propriamente dita . Clinicamente, trata-se de algo que se impe mente de uma forma que aprisiona o Ego nessa modalidade de funcionamento, sem ter meios para poder det-lo, sem poder control-lo nem poder canaliz-lo de algum modo mais construtivo. Podemos dizer que uma ideia pode ser relativamente obsessiva se funciona na mente como um ordenador atravs do qual o Ego tenta orientar o funcionamento mental em um sentido definido ou trata-se de levar adiante um projeto, no permitindo desvios de nenhum tipo. Podemos falar de uma ideia que se impe nossa mente com certa convico delirante, na medida em que vem carregada de uma certeza irracional, que surge a partir de uma necessidade e que se mantm com fora, porque responde a um
4

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

desejo imperioso. Podemos falar de uma atuao psicoptica se atravs de uma ao tentamos induzir no outro um comportamento determinado, no por meio de convencimento ou argumentao, mas sim por meio de uma induo subliminar que o leva a atuar sem ter verdadeira conscincia das motivaes que esto em jogo. Todos estes sero diferentes mecanismos mentais onde podemos ver a existncia de motivaes, aes e efeitos nas relaes interpessoais. Pensamos que a doena mental tem sempre a ver com um funcionamento compulsivo da mente relacionado a um objeto da infncia. Representa ento um vnculo internalizado. Isso faz com que nesse setor o psiquismo no tenha autonomia. Podemos dizer que no se tratam de pensamentos verdadeiros. mais um atuar dentro da mente. Tem pouca capacidade de simbolizao. Funciona em termos das chamadas equaes simblicas. Na patologia mental encontramos ento aspectos comuns em todas as formas clnicas. Existe sempre uma imaturidade, um infantilismo, uma organizao de funcionamento patolgicos sobre a base de identificaes patgenas, que no permitiram o desenvolvimento de uma identidade verdadeira. Em decorrncia disso, surge uma menor autonomia e menor autenticidade.

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

3. Inconsciente
Freud distinguiu trs nveis de conscincia, na sua inicial diviso topogrfica da mente: - Consciente: diz respeito capacidade de ter percepo dos sentimentos, pensamentos, lembranas e fantasias do momento; - Pr-consciente:relaciona-se com os contedos que podem facilmente chegar conscincia; - Inconsciente: refere-se ao material no disponvel conscincia ou ao escrutnio do indivduo. No entanto, o ponto nuclear da abordagem psicanaltica de Freud a convico da existncia do inconsciente como: a) Um receptculo de lembranas traumticas reprimidas; b) Um reservatrio de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitveis para o indivduo O inconsciente, diz Freud, no o subconsciente. Este aquele grau da conscincia como conscincia passiva e conscincia vivida no-reflexiva, podendo tomar-se plenamente consciente. O inconsciente, ao contrrio, jamais ser consciente diretamente, podendo ser captado apenas indiretamente e por meio de tcnicas especiais de interpretao desenvolvidas pela psicanlise. Contm as representaes das coisas, as quais consistem em uma sucesso de inscries de primitivas experincias e sensaes provindas dos rgos dos sentidos o que ficaram impressas na mente antes do acesso linguagem para design-las. Freud, baseado na sua experincia clnica, acreditava que a fonte das perturbaes emocionais residia nas experincias traumticas reprimidas nos primeiros anos de vida. Desta forma, assumia que os contedos inconscientes, apenas se encontravam disponveis para a conscincia, de forma disfarada (atravs de sonhos e lapsos de linguagem, por exemplo). Neste sentido, Freud desenvolveu a psicanlise, uma abordagem teraputica que tem por objetivo dar a conhecer s pessoas os seus prprios conflitos emocionais inconscientes. Freud acreditava que a personalidade forma-se nos primeiros anos de vida, quando as crianas lidam com os conflitos entre os impulsos biolgicos inatos, ligados s pulses e s exigncias da sociedade. Considerou que estes conflitos ocorrem numa sequncia invariante de fases baseadas na
6

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

maturao do desenvolvimento psicossexual, no qual a gratificao se desloca de uma zona do corpo para outra da zona oral para a anal e depois para a zona genital. Em cada fase, o comportamento, que a principal fonte de gratificao, muda da alimentao para a eliminao e, eventualmente, para a atividade sexual. Alm disso, h tambm material que foi excludo da conscincia, censurado e reprimido. Este material no esquecido nem perdido, mas no permitido ser lembrado. O pensamento ou a memria ainda afetam a conscincia, mas apenas indiretamente. O inconsciente, por sua vez, no aptico e inerte, havendo uma vivacidade e imediatismo em seu material. Memrias muito antigas quando liberadas conscincia, podem mostrar que no perderam nada de sua fora emocional. "Aprendemos pela experincia que os processos mentais inconscientes so em si mesmos intemporais. Isto significa em primeiro lugar que no so ordenados temporalmente, que o tempo de modo algum os altera, e que a idia de tempo no lhes pode ser aplicada" (1920, livro 13, pp. 41-2 na ed. bras.). Assim sendo, para Freud a maior parte da conscincia o inconsciente. Ali esto os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psquica, as pulses e os instintos.

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

4. Consciente x Inconsciente
Um ponto a ser levado em conta sobre o inconsciente que ele introduz na dimenso da conscincia uma opacidade. Isto indica um modelo no qual a conscincia aparece no como instituidora de significados, mas sim como receptora de toda significao desde o inconsciente. Pode-se perguntar: de que modo o inconsciente poderia estar informado sobre os progressos da investigao psicanaltica a menos que fosse, precisamente, uma conscincia? A Psicanlise, fundada por Freud, um mtodo de investigao que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das aes, das produes imaginrias (sonhos, fantasias, delrios) de um sujeito. Trata-se da cincia do inconsciente baseada principalmente nas associaes livres do sujeito, que so a garantia da validade da interpretao. A interpretao psicanaltica pode estender-se a produes humanas para as quais no se dispe de associaes livres. A Psicanlise um mtodo psicoterpico baseado nesta investigao e especificado pela interpretao controlada da resistncia, da transferncia e do desejo. Esse experimento traz algumas reflexes interessantes. Primeiro, o crebro processa diferentemente as informaes emocionais conscientes e inconscientes. Segundo, o processamento da percepo do medo inconsciente afeta muito mais pessoas com um alto nvel basal de ansiedade. Essas experincias de imagens validam algumas das ideias de Freud: os efeitos da ansiedade moram muito mais no universo da imaginao, do inconsciente, do que no consciente propriamente dito. Este estudo sugere tambm como os conflitos do inconsciente so processados no crebro (para Freud, a psicopatologia seria proveniente de conflitos do inconsciente e a Psicanlise prope traz-los tona do consciente para resolv-los) e, principalmente, suporta a ideia freudiana do fluxo de processamento inconsciente cerebral. essencial realizar duas distines importantes em relao denominao conscincia. A primeira refere-se ao nvel de conscincia, isto , estar alerta, sonolento, em estupor ou coma, regulado pelo sistema reticular ascendente no tronco cerebral. A segunda , por exemplo, o meu estar consciente de ver o verde destas folhas to longe de mim. o contedo especfico de uma experincia consciente. A primeira permite que a segunda ocorra.

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

Mais precisamente, existe algo de muito especial a cada nico momento o agora, o estado atual da conscincia. O meu agora que me faz olhar e meu crebro perceber o verde das folhas das rvores faz-me indagar sobre a natureza da conscincia. Estes mltiplos processamentos cognitivos so unificados a uma experincia nica e coerente, e que pode, por exemplo, ser relembrada posteriormente. Os mecanismos pelos quais isto possvel so ainda um insondvel e obscuro mistrio que a neurocincia ambiciosamente procura desvelar. A neurocincia comeou a avanar os estudos da conscincia humana. Ainda neste imenso desconhecido e apesar das, at ento, limitadas ferramentas para tanto, esperamos que, passo a passo, acumulemos conhecimento sobre a natureza do consciente e inconsciente humano, abordando empiricamente estes enigmas que, de forma rdua, ainda se impem sobre e sob ns.

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

5. A Importncia da sexualidade na Psicanlise


Na Psicanlise, a sexualidade e suas excitaes tem um sentido mais amplo, toda e qualquer forma de gratificao ou busca pelo prazer. O fato da existncia de necessidades sexuais no homem e no animal expressa-se na biologia pelo pressuposto de uma pulso sexual. Segue-se nisso a analogia com a pulso de nutrio: a fome. Falta linguagem vulgar [no caso da pulso sexual] uma designao equivalente palavra fome; a cincia vale-se, para isso, de libido. A opinio popular faz para si representaes bem definidas da natureza e das caractersticas dessa pulso sexual. Ela estaria ausente na infncia, comea a ser sentida na poca e em conexo com o processo de maturao da puberdade, seria exteriorizada nas manifestaes de atrao irresistvel que um sexo exerce sobre o outro, e seu objetivo seria a unio sexual, ou pelo menos os atos que levassem nessa direo. Mas temos plena razo para ver nesses dados uma imagem muito infiel da realidade; olhando-os mais de perto, constata-se que esto repletos de erros, imprecises e concluses apressadas. Uma importante contribuio para o conhecimento da pulso sexual em pessoas que ao menos se aproximam do normal extrada de uma fonte acessvel apenas por determinado caminho. Existe apenas um meio de obter informaes exaustivas e sem erro sobre a vida sexual dos chamados psiconeurticos submet-los investigao psicanaltica, da qual se serve oprocedimento teraputico. Durante esse perodo de latncia total ou apenas parcial anterior a puberdade erigem-se as foras anmicas que, mais tarde, surgiro como entraves no caminho da pulso sexual e estreitaro seu curso maneira de diques (o asco, o sentimento de vergonha, as exigncias dos ideais estticos e morais). Nas crianas civilizadas, tem-se a impresso de que a construo desses diques obra da educao, e certamente a educao tem muito a ver com isso. Na realidade, porm, esse desenvolvimento organicamente condicionado e fixado pela hereditariedade. Essas fases do desenvolvimento psico-sexual vo at mais ou menos os 6 anos de idade nessas crianas. So essas manifestaes da sexualidade infantil:

10

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

Atividade da Zona Oral


quando o desejo e o prazer localizam-seprimordialmente na boca e na ingesto de alimentos e o seio materno, amamadeira, a chupeta, os dedos so objetos do prazer. H uma diviso em duas partes, essas que podem ser simultneas ou uma posterior a outra. - Chuchar: Por motivos que se deduziro posteriormente, tomaremos como modelo das manifestaes sexuais infantis o chuchar (sugar do leite). No raro, combina-se com a frico de alguma parte sensvel do corpo, como os seios ou a genitlia externa. - Auto-Erotismo:Como trao mais destacado dessa prtica sexual, salientemos que a pulso no est dirigida para outra pessoa; satisfaz-se no prprio corpo, autoertica. Est claro, alm disso, que o ato da criana que chucha determinado pela busca de um prazer j vivenciado e agora relembrado. No caso mais simples, portanto, a satisfao encontrada mediante a suco rtmica de alguma parte da pele ou da mucosa. fcil adivinhar tambm em que ocasies a criana teve as primeiras experincias desse prazer que agora se esfora por renovar. A primeira e mais vital das atividades da criana mamar no seio materno (ou em seus substitutos) h de t-la familiarizado com esse prazer. Diramos que os lbios da criana comportaram-se como uma zona ergena, e a estimulaodo leite foi sem dvida a origem da sensao prazerosa. A princpio, a satisfao da zona ergena deve ter-se associado com a necessidade de alimento. A atividade sexual apia-se primeiramente numa das funes que servem preservao da vida, e s depois torna-se independente delas. A criana no se serve de um objeto externo para sugar, mas prefere uma parte de sua prpria pele, porque isso lhe mais cmodo, porque a torna independente do mundo externo, que ela ainda no consegue dominar, e porque desse modo ela se proporciona como que uma segunda zona ergena, se bem que de nvel inferior. A inferioridade dessa segunda regio a levar, mais tarde, a buscar em outra pessoa a parte correspondente, os lbios. Essa fase vai do incio da vida da criana aos 18 meses, aproximadamente.

11

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

Atividade da Zona Anal


Tal como a zona dos lbios, a zona anal est apta, por sua posio, a mediar um apoio da sexualidade em outras funes corporais. de se presumir que a importncia ergena dessa parte do corpo seja originariamente muito grande. Pela psicanlise, no sem certo assombro, das transmutaes por que normalmente passam as excitaes sexuais dela provenientes e da frequncia com que essa zona conserva durante toda a vida uma parcela considervel de excitabilidade genital. Os distrbios intestinais to freqentes na infncia providenciam para que no faltem a essa zona excitaes intensas. H nessa fase dois tipos de movimentos, o de reteno e o de expulso, que so definidos pelo desejo de segurar, controlar, guardar, doar, eliminar e separar. Essa fase vai dos 18 meses aos 3 anos e meio de idade, aproximadamente.

Atividade da Zona Genital ou Flica


Na fase genital as crianas comeam a obter prazer com a manipulao dos seus genitais. Elas observam as diferenas entre homens e mulheres e comeam a dirigir seus primeiros impulsos sexuais ao genitor do sexo oposto. Nos meninos, a preferncia pela mo j indica a importante contribuio que a pulso de dominao est destinada a fazer para a atividade sexual masculina. Nesta fase, a Libido em geral, se direciona a um Objeto do Mundo Exterior, que um dos pais, mais frequentemente, o do sexo oposto. A Agressividade dirige-se ao do mesmo sexo. Essa fase vai dos 3 aos 6 anos de idade, aproximadamente, e podem se estender at a puberdade, mas preciso seu fim quando a maturidade se aproxima.

12

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

6. Psicanlise e Agressividade
Freud presumiu na nossa vida mental a existncia de dois impulsos, o sexual e o agressivo, ambos se encontram normalmente fundidos. Assim um ato de crueldade pode possuir um significado sexual inconsciente, como um ato de amor pode ser um meio inconsciente de descarga do impulso agressivo. A agressividade tem uma origem biolgica e social na teoria freudiana.Fazendo parte das pulses de morte, mas no exclusivamente associada Thanatos, porm, ligada a Eros fazendo parte das pulses erticas. Isto acontece, por exemplo, quando tentamos modificar o outro ou o mundo para torn-los mais compatveis com o Princpio do Prazer, estar no limite e buscar por uma descarga imediata sem querer saber de mais nada uma tendncia destrutiva, mas representa a rebeldia humana. Toda civilizao faz um pactopelo qual se reprime grande parte da agressividade em troca das vantagens da convivncia humana, que so os cdigos de leis. Mas mesmo assim, o preo que pagamos a degradao dos instintos de vida e o excesso de represso pode levar s doenas psquicas. O ideal para Freud "seria um equilbrio entre a realidade psquica do homem e as exigncias da vida em sociedade" (pg. 116 da apostila, Texto: O caso de Romualdo e a violncia).

13

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

7. Vida Psquica
constituda por trs instncias, duas delas inconscientes e apenas uma conciente. Para indic-las, Freud usou os termos isso, eu e super-eu, que costumam aparecer em termos vindos do latim o id, o ego e o superego. O id a instncia inteiramente inconsciente; o ego, a instncia consciente; o superego possui aspectos inconscientes e conscientes.

ID
O id formado por instintos, impulsos orgnicos e desejos inconscientes, ou seja, pelo que Freud designa como pulses. Estas so regidas pelo princpio do prazer, que exige satisfao imediata. O id a energia dos instintos e dos desejos em busca da realizao desse princpio do prazer. Freud descobriu que instintos, impulsos e desejos inconscientes, em suma, as pulses, so de natureza sexual e por isso empregou um termo tambm vindo do latim para referir-se a elas: libido (que significa luxria, desejo sexual violento). O id o reservatrio primitivo de energia psquica ou reservatrio de libido.

SUPEREGO
O superego, tambm inconsciente, a censura das pulses que a sociedade e a cultura impem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente seus instintos e desejos. a represso, particularmente a sexual. Manifesta-se conscincia indiretamente, sob a forma da moral, como um conjunto de interdies e de deveres, e por meio da educao, pela produo da imagem do "eu ideal" isto , da pessoa moral, boa o virtuosa. O superego ou censura desenvolve-se num perodo que Freud designa como perodo de latncia, situado entre os 6 ou 7 anos e o incio da puberdade ou adolescncia. Nesse perodo, forma-se nossa personalidade moral e social, de maneira que, quando a sexualidade genital ressurgir, estar obrigada a seguir o caminho traado pelo superego. O inconsciente, em suas duas formas, est impedido de manifestar-se diretamente conscincia, mas consegue faz-lo indiretamente. A maneira mais eficaz para a manifestao a substituio, isto , o inconsciente oferece conscincia um substituto aceitvel por ela e por meio do qual ela pode satisfazer o id ou o superego. Os substitutos so imagens (isto , representaes analgicas dos objetos do desejo) e
14

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

formam o imaginrio psquico, que, ao ocultar e dissimular o verdadeiro desejo, o satisfaz indiretamente por meio de objetos substitutos (a chupeta e o dedo, para o seio materno).

EGO
O ego ou o eu a conscincia, pequena parte da vida psquica, submetida aos desejos do id e represso do superego. Obedece ao princpio da realidade, ou seja, necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigncias do superego. O ego, diz Freud, "um pobre coitado", espremido entre trs escravides: os desejos insaciveis do id, severidade repressiva do superego e os perigos do mundo exterior. Por esse motivo, a forma fundamental da existncia para o ego a angstia. Se se submeter ao id, torna-se imoral e destrutivo; se se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viver numa insatisfao insuportvel; se no se submeter realidade do mundo, ser destrudo por ele. Cabe ao ego encontrar caminhos para a angstia existencial. Estamos divididos entre o princpio do prazer (que no conhece limites) e o princpio da realidade (que nos impe limites externos e internos). Ao ego-eu, ou seja, conscincia, dada uma funo dupla: ao mesmo tempo recalcar o id, satisfazendo o superego, e satisfazer o id, limitando o poderio do superego. A vida consciente normal o equilbrio encontrado pela conscincia. A loucura (neuroses e psicoses) a incapacidade do ego para realizar sua dupla funo, seja porque o id ou o superego so excessivamente fortes, seja porque o ego excessivamente fraco. Segundo Freud, a origem do sentimento de culpa o resultado de uma tenso entre o ego e o superego, que se manifesta como uma necessidade de castigo. De um lado, temos o id, como um estado inconsciente de impulsos e necessidades, e de outro, o superego, com suas regras, limites, imposies, castigos, etc. No meio dos dois est o ego, que, em estado primitivo, no consegue conciliar essas duas fontes e utiliza antigos mecanismos de defesa.

15

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

8. Matemtico Einstein: a. Biografia:


Albert Einstein nasceu numa sexta-feira, dia 14 de maro de 1879, em Ulm, uma prspera cidade ao sul da Alemanha. Ele foi o primeiro e nico filho homem de Hermman Einstein e Pauline Koch. J nos primeiros anos de sua vida, Einstein provocava comentrios. Sua me estava convencida de que o formato de sua cabea era fora do comum e temia que tivesse algum problema mental, porque era muito lento para aprender a falar. Passou sua juventude em Munique, onde sua famlia possua uma pequena oficina destinada construo de mquinas eltricas. Einstein no falou at os trs anos de idade, mas desde jovem mostrou uma curiosidade brilhante sobre a Natureza, e uma habilidade para compreender conceitos matemticos avanados. Com 12 anos de idade, aprendeu por conta prpria a Geometria Euclidiana. Albert cresceu forte e saudvel, embora no gostasse de praticar esportes organizados. Era um garoto quieto e particularmente solitrio, que preferia ler e ouvir msica. No gostava do regime montono e do esprito sem imaginao da escola em Munique. Se considerasse os conselhos de um de seus professores teria abandonado a escola. Quando sua famlia mudou-se para Milo, na Itlia, Einstein tinha 15 anos. Nesta ocasio passou 1 ano com sua famlia em Milo. Terminou a escola secundria em Arrau, Sua, e com boas notas somente em Matemtica, entrou, em 1896, no Instituto Politcnico de Zurique, onde se graduou em 1901 com dificuldades. Einstein no gostava dos mtodos de instruo l. Freqentemente no assistia s aulas, usando o tempo para estudar Fsica ou tocar seu adorado violino. Passou nos exames e graduouse em 1900. Seus professores no o tinham como grande aluno e no o recomendariam para uma posio na Universidade. Por dois anos Einstein trabalhou como tutor e professor substituto. Em 1902, assegurou uma posio como examinador no Escritrio de Patentes da Sua em Bern. Em 1903, casou-se com Mileva Maric, que havia sido sua colega na Escola Politcnica. Em 1905, aps ter conseguido um emprego no servio federal de patentes que o deixava com horas vagas para estudar os problemas da fsica contempornea, o mundo tomou conhecimento de sua existncia atravs da publicao de cinco artigos nos Annalen der Physik, revista cientfica alem. No mesmo ano recebeu seu grau de
16

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

Doutor pela Universidade de Zurique por uma dissertao terica a respeito das dimenses de molculas, e tambm publicou 3 trabalhos tericos de grande importncia para o desenvolvimento da Fsica do sculo 20. No primeiro desses trabalhos, sobre o Movimento Browniano, ele realizou previses significantes sobre o movimento de partculas distribudas aleatoriamente em um fluido. Tais previses seriam confirmadas posteriormente, atravs de experincias. O segundo Trabalho, sobre o Efeito Fotoeltrico, continha uma hiptese revolucionria a respeito da natureza da luz. Einstein no somente props que sob certas circunstncias pode-se considerar a luz feita de partculas, mas tambm a hiptese que a energia carregada por qualquer partcula de luz, chamada de fton, proporcional freqncia da radiao. Uma dcada mais tarde, o Fsico americano Robert Andrews Millikan confirmou experimentalmente a teoria de Einstein. Einstein, cuja preocupao primordial compreender a natureza da radiao eletromagntica, desenvolveu posteriormente uma teoria que seria uma fuso dos modelos de partcula e onda para a luz. Novamente, poucos cientistas compreendiam ou aceitavam suas idias.

b. A Teoria da Relatividade Especial


O terceiro grande Trabalho de Einstein em 1905, "Sobre a Eletrodinmica dos Corpos sem Movimento", continha o que se tornou conhecido como a Teoria Especial da Relatividade. Desde a poca do Matemtico e Fsico ingls Isaac Newton, os filsofos naturais (como os fsicos e qumicos eram conhecidos) tentavam compreender a natureza da matria e da radiao e como elas interagiam. No existia uma explicao consistente para o modo como a radiao (a luz, por exemplo) e a matria interagiam quando vistas de referenciais inerciais diferentes, isto , uma interao vista simultaneamente por um observador em repouso e um observador movendo-se com velocidade constante. No Outono de 1905, aps considerar estes problemas por 10 anos, Einstein percebeu que o problema no se encontrava em uma teoria da matria, mas em uma teoria relativa s medidas. Einstein desenvolveu, ento, uma teoria baseada em dois postulados: o Princpio da Relatividade, que as leis fsicas so as mesmas em todos os referenciais inerciais, e o Princpio da Invarincia da velocidade da luz, onde a velocidade da luz no vcuo uma constante universal. Assim, Einstein era capaz de dar
17

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

uma descrio correta e consistente de eventos fsicos em referenciais inerciais diferentes sem fazer suposies especiais sobre a natureza da matria e da radiao, ou como elas interagiam. Virtualmente, ningum compreendeu seus argumentos. Einstein e a Teoria da Relatividade Geral Mesmo antes de deixar o Escritrio de Patente em 1907 comearam o trabalho de entender e generalizar a teoria da relatividade para todos os referenciais. Ele iniciou enunciando o Princpio da Equivalncia, um postulado que campos gravitacionais so equivalentes s aceleraes de referenciais. Por exemplo, uma pessoa em um elevador em movimento no pode, em princpio, decidir se a fora que atua sobre ela causada pela gravidade ou pela acelerao constante do elevador. A Teoria da Relatividade Geral completa no foi publicada at 1916. Nesta teoria, as interaes de corpos que at ento haviam sido atribudas s foras gravitacionais, so explicadas como a influncia dos corpos sobre a geometria do espao-tempo (espao quadridimensional, uma abstrao matemtica, tendo as trs dimenses do espao Euclidiano e o tempo como a quarta dimenso). Baseado em sua Teoria da Relatividade Geral, Einstein explicou as previamente inexplicveis variaes no movimento orbital dos planetas, e previu a inclinao da luz de estrelas na vizinhana de um corpo macio, como o Sol. A confirmao deste ltimo fenmeno durante um eclipse em 1919 tornou-se um grande evento, tornando Einstein famoso no mundo inteiro. Pelo resto de sua vida, Einstein devotou tempo considervel para generalizar ainda mais esta Teoria. Seu ltimo esforo, a Teoria do Campo Unificado, que no foi inteiramente um sucesso, foi uma tentativa de compreender todas as interaes fsicas - incluindo as interaes eletromagnticas e as interaes fortes e fracas em termos da modificao da geometria do espao-tempo entre as entidades interagentes. Entre 1915 e 1930 a grande preocupao da Fsica estava no desenvolvimento de uma nova concepo do carter fundamental da matria, conhecida como Teoria Quntica. Esta teoria continha a caracterstica da dualidade partcula-onda (a luz exibe propriedades de partcula, assim como de onda), assim como o Princpio da Incerteza, que estabelece que a preciso nos processos de medidas seja limitada. Einstein, entretanto, no aceitaria tais noes e criticou seu desenvolvimento at o final da sua vida. Disse Einstein uma vez: "Deus no joga dados com o mundo". Durante a I Guerra Mundial, com cidadania sua, ele trabalhou na generalizao de sua teoria para os sistemas acelerados. Elaborou ento, uma nova teoria da gravitao
18

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

em que a clssica teoria de Newton assume papel particular. Einstein, com o passar dos anos, continua a no aceitar completamente diversas teorias. Por exemplo, Einstein no aceitava o princpio de Heisenberg que o universo estivesse abandonado ao acaso, "Deus pode ser perspicaz, mas no malicioso.", disse ele sobre este princpio que destrua o determinismo que estava ancorado a cincia desde a Grcia Antiga.

c. Impactos Produzidos
Einstein tornou-se um grande gnio atravs das suas descobertas, tais como, a teoria da relatividade - E = hu. Einstein tinha idias prprias e algumas dessas idias transformaram radicalmente as noes do tempo, dos tomos, do espao, da luz, da energia e da matria. Estas idias tiveram um impacto na sociedade e na tecnologia, como por exemplo, o laser e a bomba atmica, que se viria a comprovar dcadas mais tarde. Depois em 1905, Einstein mostrou como massa e energia eram equivalentes. Einstein no foi o primeiro a propor todos os componentes da teoria especial da relatividade. A contribuio dele est em unificar as partes importantes da mecnica clssica e a teoria eletrodinmica de Maxwell. O terceiro dos documentos de Einstein de 1905 foi sobre mecnica estatstica preocupada, um campo disso tinha sido estudado por Ludwig Boltzmann e Josiah Gibbs. Depois de 1905, Einstein continuou a trabalhar nas reas descritas acima. Ele fez contribuies importantes para a teoria do quantum, mas ele tentou estender a teoria especial de relatividade para o fenmeno que envolve acelerao. A chave apareceu em 1907 com o princpio de equivalncia na qual acelerao gravitacional foi admitida como indistinguvel da acelerao causado pelas foras mecnicas. Massa gravitacional era ento idntica com massa inercial. Em 1909 Einstein torna-se professor de fsica na Universidade de Zurique. Einstein foi ento reconhecido como um importante pensador cientfico. Em 1911, ele foi designado para professor da Universidade Karl-Ferdinand em Praga. De fato 1911 era um ano muito significante para Einstein desde que ele pode fazer predies preliminares aproximadamente como um raio de luz de uma estrela distante passa perto do Sol e apareceria curvados ligeiramente, na direo do Sol. Isto
19

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

seria altamente significante como conduziria primeira evidncia experimental em favor da teoria de Einstein. Em 1912, Einstein comeou uma nova fase da sua pesquisa gravitacional, com ajuda do amigo e matemtico Marcel Grossmann, e expressando o seu trabalho em termos do clculo de tensor de Tullio Levi-Civita e Gregrio Ricci-Curbastro. Einstein chamou o seu novo trabalho de Teoria Geral da Relatividade. Ele mudou-se de Praga para Zurique em 1912, para assumir uma cadeira no Eidgenssische Technische Hochschule de Zurique. Einstein voltou Alemanha em 1914. A proposta que ele aceitou era uma oferta impressionante. Era uma posio de pesquisa na Academia prussiana de Cincias junto com uma cadeira (mas nenhum dever pedaggico) na Universidade de Berlim. Tambm foi oferecida a direo do Instituto Wilhelm de Fsica em Berlim. Quando equipas britnicas em 1919 confirmaram, atravs do eclipse, as predies de Einstein, ele foi idolatrado pela imprensa popular. O Londres Times publicou a seguinte manchete em 7 de Novembro de 1919:

"Revoluo na cincia - A nova teoria do Universo - idias de Newton subvertidas". Em 1920 as conferncias de Einstein em Berlim foram interrompidas atravs de demonstraes que, embora oficialmente negadas, era quase que certamente antijudeu. Certamente havia sentimentos fortes expressados contra os seus trabalhos durante este perodo que Einstein respondeu para a imprensa e cita Lorentz, Planck e Eddington como apoiadores das teorias dele e declarando que certos alemes teriam os atacado se ele tivesse sido: "... um nacional alemo com ou sem sustica em vez de um judeu com convices internacionais liberais..." Durante 1921, Einstein fez a primeira visita dele aos Estados Unidos. A razo principal dele era conseguir verbas para a planejada Universidade Hebria de Jerusalm. Porm ele recebeu a Medalha de Barnard durante a visita dele e discursou vrias vezes sobre relatividade. Einstein recebeu o Prmio Nobel em 1921, mas no para relatividade, mas para o trabalho sobre o efeito fotoeltrico. De fato ele no estava presente em 1922 de Dezembro para receber o prmio porque estava numa viagem para o Japo. Por volta
20

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

deste tempo ele fez muitas viagens internacionais. Ele tinha visitado Paris em 1922 e durante 1923 ele visitou a Palestina. Em 1925, ele visitou a Amrica do Sul. Entre honras Einstein recebeu a Medalha de Copley da Sociedade Real em 1925 e a Medalha de Ouro da Sociedade Astronmica Real em 1926. Realmente a vida de Einstein tinha estado apressada e ele pagou o preo em 1928 com um colapso fsico por excesso de trabalho. Por volta de 1930 ele estava a fazer umas visitas internacionais e uma terceira visita aos Estados Unidos em 1932, foi seguida pela a oferta de um emprego em Princeton. A idia era que Einstein passaria sete meses a um ano em Berlim, cinco meses em Princeton. Mas quando o nazismo assumiu o poder na Alemanha, Einstein nunca mais voltou para l. O que s era intencional como uma visita se tornou um arranjo permanente quando em 1935, lhe foi concedido uma residncia permanente nos Estados Unidos. Em Princeton o trabalho dele tentou unificar as leis da fsica. Em 1940 Einstein tornou-se um cidado dos Estados Unidos, mas escolheu reter a cidadania sua dele. Ele fez muitas contribuies para a paz durante a vida dele. Em 1944 ele fez uma contribuio ao esforo de guerra escrevendo o documento de 1905 mo, sobre relatividade especial e pondo para leilo. Conseguiu seis milhes de dlares, o manuscrito hoje que est na Biblioteca do Congresso. Em 1949, Einstein estava indisposto, ele comeou-se a preparar para a morte preparando o testamento dele em 1950. Ele deixou os seus documentos cientficos para a Universidade Hebria de Jerusalm, uma universidade que ele tinha conseguido capitais na primeira visita dele aos EUA. O evento mais

importante na vida dele estava para acontecer. Depois da morte do primeiro presidente de Israel em 1952, o governo israelita decidiu oferecer o posto de segundo presidente a Einstein. Ele recusou, mas achou a oferta um embarao desde que era duro para ele recusar sem causar ofensa. Uma semana antes de sua morte, Einstein assinou a ltima carta. Era uma carta a Bertrand Russell no qual ele concordou que o nome dele deveria ir a um manifesto que urge todas as naes para deixar armas nucleares. Einstein foi cremado em Trenton, Nova Jersey, em 18 de Abril de 1955 (o dia da morte dele). As cinzas dele foram difundidas num lugar no revelado.
21

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

9. Matemtico Pitgoras: a. Biografia


Da vida de Pitgoras quase nada pode ser afirmado com certeza, j que ele foi objeto de uma srie de relatos tardios e fantasiosos, como os referentes a viagens e contatos com as culturas orientais. Parece certo, contudo, que o filsofo tenha nascido em 580 a.C. na cidade de Samos. Fundou uma escola mstica e filosfica em Crotona (colnias gregas na pennsula itlica), cujos princpios foram determinantes para a evoluo geral da matemtica e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemtica, a doutrina dos nmeros e o dualismo csmico essencial. Acredita-se que Pitgoras tenha sido casado com a fsica e matemtica grega Theano, que foi sua aluna. Supe-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagrica aps a morte do marido. Os pitagricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos nmeros. Para eles, o nmero, sinnimo de harmonia, constitudo da soma de pares e mpares - os nmeros pares e mpares expressando as relaes que se encontram em permanente processo de mutao -, era considerado como a essncia das coisas, criando noes opostas (limitado e ilimitado) e sendo a base da teoria da harmonia das esferas. Segundo os pitagricos, o cosmo regido por relaes matemticas. A observao dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidncias disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estaes e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contm as idias de ordem, de correspondncia e de beleza. Nessa cosmoviso tambm concluram que a Terra esfrica, estrela entre as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagricos chegaram at a falar da rotao da Terra sobre o eixo, mas a maior descoberta de Pitgoras ou dos seus discpulos (j que h obscuridades em torno do pitagorismo, devido ao carter esotrico e secreto da escola) deu-se no domnio da geometria e se refere s relaes entre os lados do tringulo retngulo. A descoberta foi enunciada no teorema de Pitgoras.

22

Atividades Prticas Supervisionadas APS 2013

Pitgoras foi expulso de Crotona e passou a morar em Metaponto, onde morreu, provavelmente em 496 a.C. ou 497 a.C..

b. Teorema de Pitgoras:

10.

Bibliografia a. Filsofo:

FREUD, Sigmund. Conferncias introdutrias sobre psicanlise(Partes I e II). 1915-1916 BADARACCO, Jorge. Comunidade teraputica psicanaltica de estrutura multifamiliar, 1994, edio 1. Editora: Casa do Psiclogo

b. Fsico:
-Editora nova Fronteira, Albert Einstein, Como vejo o mundo, pgina 89-112.

c. Matemtico:

23

Potrebbero piacerti anche