Sei sulla pagina 1di 50

ELEVAO DE PETRLEO

ELEVAO NATURAL : SURGNCIA

ELEVAO ARTIFICIAL : Gs Lift


Bombeio Centrfugo Submerso Bombeio Mecnico com Hastes Bombeio por Cavidades Progressivas

ETAPAS DO FLUXO DE FLUIDO

Fluxo no meio poroso: Nesta etapa os fluidos escoam dentro do reservatrio at atingir o fundo do poo. Este escoamento recebe o nome de recuperao. Fluxo na coluna de Produo: Nesta etapa os fluidos escoam desde o fundo at a cabea do poo. Este escoamento recebe o nome de elevao Fluxo na superfcie: Nesta etapa os fluidos escoam da cabea do poo at as facilidades de produo. Este escoamento recebe o nome de coleta.

ELEVAO NATURAL - SURGNCIA


COLETA

Pwh

Psep 10% SEPARADOR

TUBING REVESTIMENTO E L E V A O

50%

Pwf

35%
RECUPERAO

Pe

ELEVAO NATURAL - SURGNCIA Fatores que influenciam na produo por surgncia


Propriedades dos fluidos ndice de Produtividade do poo (IP) Mecanismo de Produo do Reservatrio (gs em soluo, capa de gs, influxo de gua). Dano causado formao produtora durante a perfurao ou durante a completao do poo Estudo e acompanhamento da queda de presso do reservatrio

ELEVAO ARTIFICIAL

Quando a presso do reservatrio relativamente baixa, os fluidos no alcanam a superfcie, sem que haja meios artificiais para elev-los; O mesmo ocorre no final da vida produtiva por surgncia ou quando a vazo do poo est muito abaixo do que poderia produzir. SUPLEMENTAO DA ENERGIA NATURAL , ATRAVS DE ELEVAO ARTIFICIAL.

ELEVAO ARTIFICIAL - MTODOS

Gs-lift contnuo e intermitente (GLC e GLI); Bombeio Centrfugo Submerso (BCS); Bombeio Mecnico com Hastes; Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP)

GS LIFT

um mtodo de elevao artificial que utiliza a energia contida em gs comprimido para elevar fluidos at a superfcie. O gs utilizado para gaseificar a coluna de fluidos ou simplesmente para desloc-lo at a superfcie. um mtodo bastante verstil em termos de vazo (de 1 a 1700 m3/d), de profundidade (at 2600m ) dependendo da presso do gs de injeo; Poos com fluidos com alto teor de areia, alta RGL Exige baixos investimentos

ESQUEMA DE UM POO COM GS LIFT

GS LIFT - TIPOS

Gs-lift contnuo
Similar elevao natural Injeo contnua de gs a alta presso na coluna de produo com o objetivo de gaseificar o fluido desde o ponto de injeo at a superfcie. At certos limites, aumentando-se a quantidade de gs na coluna de produo diminui-se o gradiente mdio de presso, com conseqente diminuio de presso no fundo (Pwf) e aumento da vazo. Na superfcie o controle da injeo de gs no poo feito atravs de um regulador de fluxo, chamado choke.

GS-LIFT CONTNUO DESVANTAGENS

Necessita de uma fonte de gs natural Linhas para injeo de gs Poo dimensionado para alta presso Revestimento em bom estado Problemtico quando o gs for corrosivo e o leo muito viscoso Maior volume de gs a ser manuseado Maior tempo de retorno produo aps a parada Maior risco operacional devido a alta presso

GS LIFT

Gs-lift intermitente
Baseia-se no deslocamento de golfadas de fluido para a superfcie atravs de injeo de gs a alta presso na base das golfadas; Esta injeo possui tempos bem definidos; Mais usado para poos antigos em terra; A escolha entre o gs-lift contnuo e o intermitente para um determinado poo depende de determinados fatores: IP, Presso esttica, etc.

COMPONENTES DE UM SISTEMA DE GS-LIFT

VLVULA DE GS LIFT
Tubulao de Produo

Mandril de Gas Lift

Packer

BOMBEIO CENTRFUGO SUBMERSO (BCS) Princpio de funcionamento

O BCS est se expandindo na elevao artificial de petrleo pela crescente flexibilidade dos equipamentos disponveis; A energia transmitida para o fundo do poo atravs de um cabo eltrico; L, a energia eltrica transformada em energia mecnica atravs de um motor de subsuperfcie, que est diretamente conectado a uma bomba centrfuga; Esta transmite a energia para o fluido sob a forma de presso, elevando-o at a superfcie.

BCSS (Bombeio Centrfugo Submerso Submarino)

BOMBEIO CENTRFUGO SUBMERSO (BCS) Aplicaes

Poos com alta RGO Poos com fluidos com alta viscosidade Poos com altas temperaturas

BOMBEIO MECNICO COM HASTES

Neste mtodo, o movimento rotativo de um motor eltrico ou de combusto interna transformado em movimento alternativo por uma unidade de bombeio prxima cabea do poo; Uma coluna de hastes transmite o movimento alternativo para o fundo do poo, acionando uma bomba que eleva os fluidos produzidos pelo reservatrio para a superfcie; Mtodo mais utilizado no mundo;

Vlvula de passeio Vlvula de p

BOMBEIO MECNICO COM HASTES

Pode ser utilizado para elevar vazes mdias de poos rasos. Para grandes profundidades, s se consegue elevar baixas vazes; problemtico em poos que produzem areia, poos desviados e em poos onde parte do gs produzido passa pela bomba

BOMBEIO POR CAVIDADES PROGRESSIVAS (BCP)

um mtodo de elevao artificial em que a transferncia de energia ao fluido feita atravs de uma bomba de cavidades progressivas; uma bomba de deslocamento positivo imersa em poos de petrleo, constituida de rotor e estator; O rotor ao girar ao redor do estator origina um movimento axial das cavidades, progressivamente, no sentido da suco para a descarga, realizando a ao de bombeio;

BOMBEIO POR CAVIDADES PROGRESSIVAS (BCP)

O acionamento da bomba pode ser originado da superfcie por meio de uma coluna de hastes e um cabeote de acionamento, ou diretamente no fundo do poo, por meio de um acionador eltrico ou hidrulico acoplado bomba. Aplicvel a poos no muito profundos; Bombeia com eficincia fluidos com alta e baixa viscosidade, leos parafnicos e fluidos com areia; Este tipo de elevao teve incio no Brasil em 1984.

PRINCIPAIS FATORES SELEO DE MTODO DE ELEVAO


CARACTERSTICAS Areia Parafina Alta RGO Tortuosidade Corroso ou Scale Alta vazo Baixa vazo Grande profundidade Alta temperatura Alta viscosidade Flexibilidade

BM
Regular Regular Regular Regular Bom Regular Excelente Regular

BCP
Excelente Regular Fraco Fraco Bom Fraco Excelente Fraco

BCS
Fraco Regular Fraco Bom Regular Excelente Fraco Regular

BHJ
Bom Bom Regular Excelente Bom Excelente Regular Excelente

GLC
Excelente Regular Excelente Excelente Regular Bom Regular Regular

Excelente Bom Bom

Regular Excelente Regular

Regular Regular Fraco

Excelente Bom Excelente

Bom Regular Excelente

ELEVAO ARTIFICIAL

EQUIPAMENTOS DE SUPERFCIE

CABEA DE PRODUO A cabea de produo apoiada sobre a cabea de revestimento superior, logo aps a descida e cimentao do revestimento de produo (9 5/8). Possui um perfil onde se apoia o suspensor de coluna, que por sua vez suporta todo o peso da coluna de produo. Em uma de suas sadas laterais conectada a linha para a injeo de gs-lift e, na outra, a Kill-line, que interligada s bombas da Sonda para um eventual amortecimento do poo.

Equipamentos de Cabea de Poo


So responsveis pela ancoragem da coluna de produo, pela vedao entre a coluna e o revestimento e pelo controle de fluxo de fluidos na cabea do poo.

Cabea de produo
Carretel com dois flanges e duas sadas laterais (kill e choke lines). Suspensor da coluna de produo. Adaptador de produo

RVORE DE NATAL rvore de Natal um conjunto de vlvulas que controla o fluxo de leo na superfcie. Pode ser submarina (ANM) ou convencional (ANC), que o tipo utilizado em plataformas fixas de produo ou em terra. Existe a ANC tipo bloco (Figura 1), onde as vlvulas so instaladas no corpo da rvore (que um bloco) e a ANC tipo cruzeta (Figura 2), que nada mais que vrias vlvulas individuais ligadas entre si por flanges.

Principais Vlvulas da ANC


Masters
Tm esse nome porque esto situadas em um ponto da ANC em que controlam todo o fluxo do poo. Se forem fechadas, cessa todo o fluxo pela ANC. Normalmente, as ANCs vm equipadas com duas vlvulas masters: uma inferior, que manual, e uma superior, acionada hidraulicamente. A alimentao hidrulica da master conectada a um painel lgico, que a fecha automaticamente em caso de emergncia.

WING So vlvulas laterais que tambm controlam o fluxo do poo. Permitem que o fluxo do poo seja interrompido, enquanto equipamentos operados por meio de arame, cabo eltrico ou flexitubo so introduzidos no poo. Normalmente h wings nos dois lados da ANC, sendo que por uma delas h a produo (linha de surgncia) e a outra fica em stand-by, para o caso de se querer conectar uma linha para amortecer ou estimular o poo. Na linha de surgncia podem ser instaladas duas wings em srie. A de dentro manual, tal como a master manual e, a de fora, pneumtica. A finalidade desta vlvula no ser hidrulica como no caso da master, que, por segurana, depende de uma outra fonte de energia e controle para ser atuada.

SWAB uma vlvula manual, tal como as master e wing manuais, que fica localizada no topo da ANC, acima do ponto de divergncia do fluxo. Sua funo , quando aberta, permitir a descida de ferramentas dentro da coluna de produo. ADAPTADORES o equipamento utilizado para permitir a perfeita conexo entre a ANC e a cabea de produo, cobrindo o suspensor e viabilizando, atravs de gaxetas, a passagem do fluido hidrulico de acionamento at a DHSV.

Principais Tipos de Adaptadores


Adaptador A-5S
Usado conjuntamente com um suspensor tipo extended-neck (pescoo estendido), este adaptador de simples construo e fcil montagem. O suspensor apoiado na cabea de produo, onde o-rings promovem a vedao viabilizando a injeo de gs no espao anular. O adaptador colocado sobre ela e parafusado. No pescoo estendido, um jogo de gaxetas confina o fluido de controle para acionamento da DHSV, fazendo com que este passe pelo interior do corpo do suspensor, na base do qual est conectada a linha de controle. Este tipo de adaptador muito utilizado em poos surgentes ou equipados com gs-lift.

Adaptador BO-2 Devido a sua complexidade e dificuldade de montagem, o BO-2 est em desuso na E &P BC. A grande vantagem deste tipo de adaptador, que na verdade s vlida para poos surgentes, consiste em permitir o desencamisamento do TSR sem a necessidade de retirar a ANC, apenas desconectando o adaptador da cabea de produo e erguendo todo o conjunto. Em plataformas martimas, no h espao para isto. O aparato completo inclui, alm do adaptador propriamente dito, um suspensor tipo hanger coupling, que enroscado no adaptador. Abaixo dele, conectado um sistema de dois tubos concntricos, em cujo anular passa o fluido hidrulico da DHSV.. Em volta dele instalado um pack-off, que promove a vedao entre o tubo externo e a cabea de produo. Note que o comprimento do tubo concntrico deve ser maior que o curso do TSR, para permitir o desencamisamento deste. Finalmente, abaixo do tubo concntrico enroscada uma luva quadrada, abaixo da qual so conectadas a coluna de produo e a linha de controle da DHVS.

Adaptador A3EC
Este adaptador usado em poos equipados com BCS. Trata-se de um adaptador excntrico, com dois bores (orifcios), sendo que o principal destina-se produo, sendo, por isto, flagelado, para se conectar a ANC. Acesso linha de controle da DHSV No bore secundrio instalado o mandril eletrosub, que permite a conexo em sua faces superior e inferior do cabo de alimentao eltrica do motor de fundo. H ainda um orifcio de acesso para o fluido hidrulico de acionamento da DHSV.

Para uma perfeita estanqueidade, tanto o bore da linha de controle da DHSV quanto o bore de produo possuem uma luva de vedao.

EQUIPAMENTOS DE SUBSUPERFCIE

TUBOS DE PRODUO
So utilizados tubos de conexo NU (non upset) em poos de produo de leo (ou injeo de gua) rasos e sem agentes agressivos (H2S, CO2, etc.). Em poos profundos, utiliza-se o tipo EU (external upset), que tem um reforo extra na conexo. Para poos agressivos, utiliza-se a conexo TDS (tubing double seal). (Figura 25). Quanto ao dimetro, depender basicamente da vazo de produo (ou injeo) do poo e do revestimento ou liner dentro do qual o tubo esteja, devido ao dimetro externo (OD) da luva. Normalmente, utilizam-se tubos de 2 3/8 ou 2 7/8 em lines de 5 em revestimentos de 9 5/8. Esta limitao de dimetro devida ao fato de, se por acaso ocorrer uma priso de coluna, seja possvel descer uma sapata de lavagem entre o espao anular tubo de produo x revestimento (ou liner), com o objetivo de liber-la e posterior equipamento de pescaria para retir-la do poo.

TUBOS DE PRODUO

DHSV Existem dois tipos principais: DHSV tubing-mounted (Figura 1), que so conectadas diretamente na coluna de produo DHSV insertveis (Figura 2) que so instaladas aps a concluso do poo, com o arame em um perfil. Pode ser retirada e consertada sem a necessidade de desequipar o poo. As desvantagens so menor dimetro de passagem e maior propenso a defeitos.

MANDRIL DE GS LIFT
um componente da coluna de produo usado como alojamento de diversos tipos de vlvulas que promovero a comunicao coluna-anular. Estas vlvulas podem ser assentadas e retiradas atravs de operaes com arame.

mandril de gs lift com bolsa lateral

MANDRIL DE GS LIFT
Os MGL so excntricos, isto , as bolsas de assentamento das vlvulas so localizadas na lateral do madril, s sendo acessveis com a utilizao de ferramentas especiais (desviadores). Assim, os mandris mantm um dimetro interno igual ao dos tubos de produo. Os principais tipos de Vlvulas de Gs Lift so:

VGL DE ORIFCIO
Serve para injeo de gs em coluna de elevao artificial por gs lift. Est sempre aberta no sentido anular-coluna, e no permite passagem no sentido coluna-anular.

VGL de PRESSO
Tambm chamada de VGL calibrada, serve para ajudar a aliviar o peso da coluna hidrosttica durante a induo de surgncia. Na coluna, trabalhando como vlvula de alvio (normalmente se utiliza mais de uma VGL calibrada), fica posicionada acima da lvula operadora (de orifcio), e calibrada para fechar a determinada presso no anular, quando ento no mais permite o fluxo de gs atravs de si.

POO DE INJEO DE GUA

Potrebbero piacerti anche