Sei sulla pagina 1di 6

FACULDADE ANHANGUERA

ATPS ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

ALGEBRA LINEAR

Santo Andr 2012

1. ETAPA 1 Matrizes Matrizes so formas deduzidas e organizadas de se representarem quantidades e dimenses de grandezas. Elas so usadas na resoluo de equaes lineares e ajudam a identificar pontos de mximo e mnimo. Elas so classificadas conforme a quantidade de suas linhas (i) e colunas (j), elas podem ser 2x2, 2x3, 3x4, entre outras. Existem vrios tipos de matrizes, dentre elas seguem algumas: 1.1 Matriz Linha Este tipo de matriz possui uma nica linha, seguem exemplos: 1) A = [1, 0] 2) B=[1 0 0 2]

1.2 Matriz Coluna Este tipo de matriz possui uma nica coluna, seguem exemplos:

1.3 Matriz Nula Este tipo de matriz possui todos os seus elementos iguais a zero, seguem exemplos:

1.4 Matriz Quadrada Este tipo de matriz possui o nmero de linhas igual ao nmero de colunas, seguem exemplos:

Observaes:

a) Quando uma matriz no quadrada, ela chamada de retangular. Este o tipo mais usado de matriz;

b) Dada uma matriz quadrada de ordem n, chamamos de diagonal principal da matriz ao conjunto dos elementos que possuem ndices iguais. Segue exemplo:

{a11, a22, a33, a44} a diagonal principal da matriz A.

c) Dada a matriz quadrada de ordem n, chamamos de diagonal secundria da matriz ao conjunto dos elementos que possuem a soma dos dois ndices igual a n + 1. Segue exemplo:

{a14, a23, a32, a41} a diagonal secundria da matriz A.

1.5 Matriz Diagonal o tipo de quadrada que apresenta todos os elementos, no pertencentes diagonal principal, iguais a zero. Seguem exemplos:

1.6 Matriz Identidade A matriz diagonal apresenta todos os elementos da diagonal principal iguais a 1. Representamos a matriz identidade de ordem n por In, seguem exemplos:

Observao: Para uma matriz identidade In = (aij)n n

1.7 Matriz Transposta Dada uma matriz A, chamamos de matriz transposta de A matriz obtida de A trocando-se, ordenadamente, suas linhas por colunas. Indicamos a matriz transposta de A por At. Seguem exemplos:

Observao: Se uma matriz A de ordem m n, a matriz At, transposta de A, de ordem n m.

1.8 Matriz Escolhida pelo Grupo O tipo de matriz escolhida pelo grupo foi a retangular, pois este tipo de matriz o que mais nos deparamos no dia-a-dia, tanto nas aulas quanto no ambiente profissional.

2. ETAPA 2 Matrizes e Determinantes

Passo 01

O determinante de uma matriz dado pelo valor numrico resultante da subtrao entre o somatrio do produto dos termos da diagonal principal e do somatrio do produto do termos da diagonal secundria.

Passo 02

Calcular determinante 2 x 2:

1 3

2 4 = 1x4-3x2=4-6= -2

Calcular determinante 3 x 3:

1 4 7

2 5 8

3 6 9

1 4 7

2 5 8 = 45 + 84 + 96 105 48 72 = 0

Potrebbero piacerti anche