Sei sulla pagina 1di 1

3 aula As caractersticas da homiltica

Charles W. Koller apresenta o conceito bblico de pregao como (aquele processo nico pelo qual Deus, mediante Seu mensageiro escolhido, Se introduz na famlia humana e coloca pessoas perante Si ,face a face). Koller Mensageiro (vocao , carter e funo) - Mensagem (contedo, poder e objetivo) Trs elementos, participam da prdica: o pregador, o(s) ouvintes e Deus. Podemos dizer que so : o autor, o comunicador e o receptor. DEUS

PREGADOR

OUVINTE/COMUNIDADE

Para os evanglicos, Cristo o centro da Bblia . Lutero ensinou enfaticamente: A Escritura deve ser entendida a favor de Cristo, no contra Ele; se no se refere a Ele no verdadeira Escritura.

O contedo da Homiltica e sua importncia


O contedo da homiltica evanglica a Palavra de Deus. Pregar o evangelho significa despertar,confirmar, estimular, consolidar e aperfeioar a f (Ef. 4:11) A homiltica tambm nobre, porque se interessa exclusivamente pelo bem das almas. Ela importante devido ao seu contedo (a proclamao do evangelho como caracterstica fundamental do cristianismo autntico), seu lugar central na pregao do ministro evanglico e seu objetivo ( o bem estar do homem, criado por Deus).

A Natureza da Homiltica
Os termos pregao e pregar vm do latim PRAEDICARE, que significa (proclamar). O Novo Testamento emprega quatro, verbos para exemplificar a natureza da pregao : 1. KERYSSO, proclamar, anunciar, tornar conhecido, anunciar em alta voz alguma notcia, para assim torn-la conhecida. A natureza da pregao consiste em quatro caractersticas principais: a. Um arauto fala e age em nome do Senhor ( Joo Batista era o arauto de Deus ) b. A proclamao do arauto j determinada. Ele deve tornar conhecidas a vontade e a palavra do Senhor. c. O teor principal da mensagem do arauto bblico o anncio do reino de Deus. d. O receptor da mensagem do arauto bblico o mundo inteiro. 2. EUANGELIZOMAI, evangelizar. O evangelho no deve limitar-se a uma classe especial. Ele para todos. Todos tm direito de ouvir a mensagem de Jesus Cristo. 3. MARTYREIN, testemunhar, testificar, ser testemunha. O testemunho de Jesus Cristo outra caracterstica autntica da prdica (sermo) evanglica. 4. DIDASKEIN, ensinar. O Novo Testamento apresenta-nos Jesus como um grande educador. A natureza da mensagem evanglica explicar a histria da salvao, transparecer a revelao e o plano de Deus para o mundo, a igreja e o incrdulo.

O Alvo da Homiltica
Para T. Hawkins , o objetivo da Homiltica auxiliar na elaborao de temas que apresentem em forma atraente uma mensagem da Palavra de Deus, com tal eficincia que os ouvintes compreendam o que devem fazer e sejam movidos para faz-lo. Podemos dizer que o objetivo da mensagem evanglica a converso, nutrio, comunho, motivao e santificao para a vida crist. O alvo primrio de toda e qualquer mensagem bblica a salvao de pecadores perdidos. Nutrio, motivao, doutrinamento, perfeio, edificao, consolidao, consagrao e santificao devem complementar a pregao evangelstico-missionria. O alvo da pregao evanglica visa a ao diaconal de cada membro do corpo de Jesus Cristo.

Potrebbero piacerti anche