Sei sulla pagina 1di 70

Ps-Graduao DISCIPLINA: ATUAO DO ADVOGADO NA EXECUO TRABALHISTA

LEITURA COMPLEMENTAR AULA 1


NDICE
LEITURA COMPLEMENTAR 1 PG. 02 A 27 LEITURA COMPLEMENTAR 2 PG. 28 A 37 LEITURA COMPLEMENTAR 3 PG. 38 A 44 LEITURA COMPLEMENTAR 4 PG. 45 A 57 LEITURA COMPLEMENTAR 5 PG. 58 A 59 LEITURA COMPLEMENTAR 6 PG. 60 A 68 LEITURA COMPLEMENTAR 7 PG. 69 A 70

Publicao:

DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, pelos autores.

Advocacia Trabalhista
Cursos de Ps-Graduao Lato Sensu On-line

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Revista LTr. 75-08/980 Vol. 75, n 08, Agosto de 2011 Doutrina A LIQUIDAO POR CLCULO NA JUSTIA DO TRABALHO Ricardo Fioreze (*) Introduo A instaurao da execuo, na dico da regra contida no art. 580 do CPC, pressupe o inadimplemento de obrigao certa, lquida e exigvel consubstanciada em ttulo executivo. A obrigao certa quando no h dvida sobre a sua existncia; lquida, quando o seu objeto determinado qualitativa e quantitativamente; e exigvel, quando o seu cumprimento no se subordina a qualquer termo ou condio. Quando a obrigao no exibe liquidez, a regra prevista no art. 879 da CLT comanda que a execuo propriamente dita deve ser precedida da liquidao, a qual pode ser realizada por clculo, arbitramento ou artigos. Alm de impor a prvia liquidao da obrigao quando esta no se mostrar lquida, o direito processual do trabalho estabelece as modalidades prprias determinao da obrigao. Diversamente do caminho trilhado pelo direito processual civil a partir de 29.6.1994, quando, com a vigncia da Lei n. 8.898/1994, o clculo deixou de ser considerado como modalidade de liquidao, o direito processual do trabalho o mantm nessa condio. Abstradas as crticas que possa merecer a opo pela manuteno do clculo como modalidade de liquidao, o certo que a realidade vivenciada pela Justia do Trabalho, tanto antes quanto aps a vigncia da Emenda Constitucional n. 45/2004 realidade caracterizada, na imensa maioria dos casos, pela outorga de tutela jurisdicional envolvendo obrigaes de pagar quantia certa e pela prolao de decises cognitivas que, quando impem o cumprimento dessa espcie de obrigao, no a expressam quantitativamente , acaba tornando a liquidao por clculo uma etapa quase que obrigatria do procedimento. Da a importncia do estudo dos temas que cercam a liquidao por clculo na Justia do Trabalho, finalidade a que se prope o presente trabalho. A natureza e a finalidade da liquidao. Em linhas gerais, a liquidao pode ser definida como um conjunto de atos processuais que integram uma fase antecedente execuo propriamente dita e visam a determinar a obrigao a cujo cumprimento o ttulo executivo judicial impe condenao, expressando o seu valor monetrio ou individualizando o seu objeto, por meio de uma ou mais modalidades definidas em lei.

(*)

Ricardo Fioreze Juiz do Trabalho-RS. Mestre em Poder Judicirio (FGV-RIO).

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A liquidao possui natureza jurdica de fase preparatria da execuo propriamente dita, conforme expressa a doutrina majoritria.(1) Essa natureza tambm resulta da prpria disciplina legal conferida liquidao, quando posiciona os seus atos como integrantes da execuo: na CLT, a liquidao disciplinada nos arts. 879 e 884, ambos integrantes do Captulo V, o qual cuida da execuo. A liquidao, assim, corresponde primeira das trs fases que normalmente compem a execuo: acertamento, constrio e alienao. A liquidao visa a complementar o ttulo executivo judicial, tornando conhecidos um ou mais elementos nele ainda no identificados, sem os quais no possvel instaurar a execuo propriamente dita. O ttulo executivo idneo a aparelhar a execuo propriamente dita deve certificar cinco elementos: i) a existncia da obrigao; ii) o sujeito credor da obrigao; iii) o sujeito devedor da obrigao; iv) o objeto da obrigao; e v) a quantificao do objeto da obrigao. Assim, por exemplo, se um empregado alega que seu empregador no lhe pagou a gratificao natalina referente ao exerccio 2010 e pede a condenao do empregador ao pagamento daquela prestao, no montante de R$ 1.000,00, a deciso que acolhe o pedido deve consignar que o empregador (sujeito devedor) deve pagar (obrigao existente) ao empregado (sujeito credor) a gratificao natalina referente ao exerccio 2010 (objeto da obrigao), no valor de R$ 1.000,00 (quantificao da obrigao). Durante a fase de formao do ttulo executivo judicial (fase de conhecimento), contudo, nem sempre possvel definir todos esses elementos, sendo bastante comum, nos dissdios individuais, o ttulo executivo deixar de identificar o ltimo deles. A despeito das evidentes vantagens de o objeto da obrigao j vir quantificado na prpria deciso condenatria, o direito processual do trabalho autoriza o julgador a no definir esse elemento quando da prolao daquela deciso, mesmo quando o pedido indica o valor referente obrigao como ocorre nas aes submetidas ao procedimento sumarssimo. a interpretao que se extrai da regra prevista no 2 do art. 789 da CLT, que impe ao juiz, no sendo lquida a condenao, arbitrar-lhe um valor para clculo das custas devidas na fase de conhecimento e, tambm, para exigibilidade do depsito prvio indispensvel a preparar o recurso cabvel da deciso (CLT, art. 889, 1).(2) Por isso, no se aplica ao direito processual do trabalho a regra contida no pargrafo nico do art. 459 do CPC.(3) Nas aes coletivas, ademais, o juiz est autorizado a prolatar deciso condenatria ainda mais genrica. Segundo a regra prevista no art. 95 da Lei n. 8.078/1990,(4) aplicvel subsidiariamente ao direito processual do trabalho (CLT, art. 769), suficiente que na deciso sejam identificados somente dois elementos a existncia da obrigao e o sujeito devedor da obrigao , sendo relegada para a liquidao a descoberta dos demais.

(1) (2)

Por todos: Teixeira Filho, Manoel Antnio. Curso de direito processual do trabalho. So Paulo: LTr, 2009, p. 2.052, vol. III. Sendo a condenao de valor [...], nos dissdios individuais, s ser admitido o recurso inclusive o extraordinrio, mediante prvio depsito da respectiva importncia. [...]. (3) Quando o autor tiver formulado pelo certo, vedado ao juiz proferir sentena ilquida. (4) Em caso de procedncia do pedido, a condenao ser genrica, fixando a responsabilidade do ru pelos danos causados.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

inerente fase de liquidao a escolha da modalidade mais adequada a tornar conhecidos os elementos ainda no identificados no ttulo executivo. Esse momento, a partir da considerao das informaes disponveis, incluindo aquelas contidas na deciso liquidanda, o que permite com maior margem de acerto definir qual modalidade mais idnea ao alcance da finalidade da liquidao. Se estiverem disponveis dados a partir dos quais a quantificao da obrigao pode ser obtida mediante mera realizao de operaes aritmticas, a liquidao deve ser promovida por clculo. Nessa hiptese, os dados disponveis constituem o que se costuma denominar de bases de clculo (salrio, durao e adicional de remunerao do trabalho extraordinrio, percentual com que devido o adicional de insalubridade, etc.). No existindo dados a partir dos quais a quantificao da obrigao pode ser obtida mediante a realizao de operaes aritmticas, a liquidao deve ser realizada por arbitramento ou por artigos. Na liquidao por arbitramento, a definio de um ou mais dados necessrios quantificao da obrigao recomenda a interveno de um auxiliar do juzo possuidor de conhecimento tcnico sobre a matria envolvida, qual seja, o perito. Pense-se, por hiptese, que a deciso liquidanda prev condenao ao pagamento de diferenas salariais com base no salrio usualmente pago por empresas de determinado porte em contrapartida ao exerccio de especfica funo: certamente a identificao do salrio em questo pode ser atribuda a um profissional cuja atribuio o recrutamento de trabalhadores que exeram a funo perante empresas cujo porte coincide com aquele previsto na deciso liquidanda.(5) A liquidao por artigos, por sua vez, adequada definio da dimenso ou extenso, ainda ignorada, de fato cuja ocorrncia j foi reconhecida na deciso liquidanda. Imagine-se, por exemplo, que a deciso liquidanda admite a ocorrncia de trabalho extraordinrio e impe condenao ao pagamento da sua remunerao, mas nada estabelece sobre a sua extenso: no estando documentada a extenso do trabalho extraordinrio, a liquidao da obrigao, num primeiro momento, envolve aleg-la e prov-la (duas horas extras ao dia, por exemplo).(6) Normalmente as modalidades por arbitramento e por artigos se prestam definio dos elementos que, fosse possvel promover a liquidao por clculo, constituiriam as bases de clculo. Por isso, liquidao por arbitramento ou liquidao por artigos no raro se segue a liquidao por clculo. recomendvel, ento, que a deciso que impe o cumprimento de obrigao de pagar, no a determinando quantitativamente, se abstenha de definir a modalidade de liquidao a ser adotada futuramente.

(5)

O direito processual do trabalho no disciplina o procedimento a ser observado na liquidao por arbitramento, sendo-lhe aplicveis subsidiariamente as regras contidas no CPC: Art. 475-C. Far-se- a liquidao por arbitramento quando: I determinado pela sentena ou convencionado pelas partes; II o exigir a natureza do objeto da liquidao. Art. 475-D. Requerida a liquidao por arbitramento, o juiz nomear o perito e fixar o prazo para a entrega do laudo. Pargrafo nico. Apresentado o laudo, sobre o qual podero as partes manifestar-se no prazo de dez dias, o juiz proferir deciso ou designar, se necessrio, audincia.
(6)

O direito processual do trabalho tambm no disciplina o procedimento a ser observado na liquidao por artigos, sendo-lhe aplicveis subsidiariamente as regras contidas no CPC Art. 475- E. Far-se- a liquidao por artigos, quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo. Art. 475-F. Na liquidao por artigos, observar-se-, no que couber, o procedimento comum (art. 272). , com as devidas adaptaes sua sistemtica, em especial a observncia do procedimento que ele prprio disciplina.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A circunstncia de a deciso liquidanda prever a modalidade de liquidao a ser adotada, contudo, no impede que, chegada aquela fase e constatado que a modalidade previamente escolhida no se mostra apta quantificao da obrigao, outra forma de liquidao seja utilizada. Vigora, aqui, o princpio da fungibilidade tambm conhecido como princpio da adaptabilidade , segundo o qual se deve escolher a modalidade mais capaz de atingir o objetivo da liquidao, ainda que no seja a prevista na deciso liquidanda. No se cogita, em situaes tais, de ofensa coisa julgada, e sim, em ltima anlise, de respeit-la, mediante a prtica de atos que viabilizem a quantificao da prestao objeto de condenao.(7) Os limites objetivos da liquidao A atividade jurisdicional, na fase de liquidao, submete-se observncia dos limites traados no 1 do art. 879 da CLT: Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda, nem discutir matria pertinente causa principal. Na fase de liquidao, portanto, devem ser respeitados dois limites objetivos, ambos encontrveis na prpria deciso liquidanda, nela previstos um explicitamente, outro implicitamente. O veto modificao ou inovao da deciso liquidanda a que se refere a parte inicial do 1 do art. 879 da CLT significa que tudo aquilo que a deciso liquidanda dispe explicitamente deve ser fielmente observado na fase de liquidao. A par do exagero que caracteriza o exemplo, se a deciso liquidanda dispe que o quadrado redondo, ento, em liquidao, no mais se pode pretender que o quadrado seja outra forma que no redondo. Em uma hiptese o veto modificao ou inovao da deciso liquidanda a que se refere a parte inicial do 1 do art. 879 da CLT no prevalece: quando a deciso liquidanda incorre em erro material. A exceo encontra amparo na regra prevista no pargrafo nico do art. 897-A da CLT, quando estabelece que os erros materiais existentes na sentena ou no acrdo podem ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. Ao no estipular qualquer limitao temporal para correo dos erros materiais, o pargrafo nico do art. 897-A da CLT, porque editado posteriormente, revoga, nessa parte, o art. 833 da CLT, indicativo de que os erros ou enganos de escrita, de datilografia ou de clculo existentes na deciso podem s er corrigidos somente antes da execuo. A regra prevista no pargrafo nico do art. 897-A da CLT, alm de autorizar a correo, na fase de liquidao, dos erros materiais existentes na deciso liquidanda, define que essa espcie de vcio no se sujeita precluso enquanto ainda em curso o procedimento, sendo possvel invoc-la enquanto ainda no efetuado o pagamento ao credor desde que, obviamente, a sua existncia no tenha sido, at ento, objeto de provocao e deciso e, pois, mesmo quando j superada a fase de liquidao, a tornar tambm possvel a retificao do clculo.

Em jurisprudncia: A liquidao por forma diversa da estabelecida na sentena no ofende a coisa julgada (BRASIL. Sup erior Tribunal de Justia. Smula n. 344. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011).
(7)

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

E, mesmo quando efetuado o pagamento ao credor, a ocorrncia dessa espcie de vcio autoriza a repetio do que foi pago indevidamente (Cdigo Civil, art. 876),(8)(9) inclusive, conforme vem reconhecendo a jurisprudncia mais atual, mediante procedimento a ser instaurado nos prprios autos do processo onde realizado o pagamento.(10) Alis, no somente o erro material, mas tambm vcios de outras espcies, cuja ocorrncia bastante propcia fase de liquidao, quando relacionados a matrias que igualmente no se submetem precluso e que sero analisadas com maior profundidade nos itens seguintes , autorizam a repetio do indbito sempre que conduzirem realizao de pagamento em montante superior ao efetivamente devido. O erro material o erro que primeira vista surpreende negativamente o leitor da deciso liquidanda, diante do evidente absurdo que ela revela. possvel, no entanto, que aquilo que ao leitor parece ser um erro material corresponde, em realidade, a erro de procedimento ou a erro de julgamento. Por isso, necessrio extrair da deciso liquidanda que aquilo que ela expressa no reproduz a ideia, o raciocnio ou a concluso a que chegou o seu prolator, pois, no raro, aquilo que ao leitor parece ser um erro material , em realidade, a vontade conscientemente manifestada pelo prolator da deciso embora possa efetivamente ser taxada de erro, mas de outra ordem. O erro material se reflete em erros de escrita e erros de clculo Os erros de escrita compreendem os erros decorrentes de qualquer meio utilizado para representar palavras e smbolos (datilografia, digitao, etc.), tanto quando o prolator da deciso expressa a sua ideia ou concluso como quando transcreve o contedo de outros elementos existentes nos autos do processo. Pense-se, por exemplo, que ao decidir a prejudicial de prescrio invocada em contestao, o juiz consigna, nos fundamentos da deciso, que aplicvel a prescrio quinquenal, contada a partir do ajuizamento da ao, e, ao concluir o seu raciocnio, registra, como data at quando as pretenses encontram-se atingidas pela prescrio, um ano mais ou um ano menos do que cinco anos contados regressivamente da data de ajuizamento da ao: h, a, evidente erro de escrita, pois o ltimo nmero da data redigido equivocadamente. Considere-se, tambm como exemplo, que a testemunha, ao prestar depoimento, informa que o reclamante trabalhava das 06h s 18h, mas o juiz registra, nos fundamentos da deciso, que, conforme

Todo aquele que recebeu o que lhe no era devido fica obrigado a restituir [...]. Em jurisprudncia: Brasil. Tribunal Superior do Trabalho. Recurso de revista. Ao de repetio de indbito. Planos econmicos. Valores pagos em decorrncia de deciso judicial desconstituda por ao rescisria. O art. 876 do novo Cdigo Civil preceitua que responsabilidade do credor restituir o que no lhe era devido, na hiptese em que reconhecido judicialmente que a obrigao executada era inexistente. o que ocorre com a hiptese de procedncia de ao rescisria, que retira do mundo jurdico o ttulo executivo rescindido. Constitui direito da executada, por conseguinte, ver desfeitos os atos executivos j consumados. A ao de repetio de indbito constitui procedimento prprio para a aludida devoluo, conforme entendimento iterativo desta Corte Superior, no havendo falar em improcedncia em razo dos princpios norteadores do Direito do Trabalho, da natureza alimentar dos valores a restituir ou da boa-f da parte. Precedentes do TST. Recurso de revista conhecido e provido. RR-931/2002-004-10-00.9. Relatora: Dora Maria da Costa. Braslia, DF, 17 de dezembro de 2008. Dirio da Justia, 19 dez. 2008. Disponvel em: http://ext02.tst.jus.br/pls/ap01/ap_red100.resumo?num_int=137276&ano_int=2004&qtd_acesso=2343669>. Acesso em: 20 fev. 2011. (10) A exemplo: BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Processual civil. Recurso especial. Embargos execuo. Garantia do juzo. Importncia levantada a maior pelo exequente. Cumprimento de sentena. Restituio. Desnecessidade de ao autnoma. [...] 2. Consoante entendimento firme do STJ, no necessria a propositura de ao autnoma para que o executado possa haver restituda importncia levantada a maior pelo exequente. 3. A restituio poder ser determinada nos autos dos embargos ou na prpria execuo, o para que o exequente, mediante intimao na pessoa do seu advogado, devolva a parcela declarada indevida execuo, harmonizando-se com a finalidade precpua da Lei n. 11.232/2005, qual seja, a celeridade e efetividade da prestao jurisdicional. 4. Recurso Especial parcialmente provido. REsp 1.180.180. Relator: Honildo Amaral de Mello Castro. Braslia, DF, 6 de abril de 2010. Dirio da Justia Eletrnico, 14 abr. 2010. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br/webstj/processo/Justica/detalhe.asp?numreg=201000227000&pv 010000000000&tp=51>. Acesso em: 20 fev. 2011.
(8) (9)

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

informao prestada pela testemunha, a qual no contrariada por qualquer outro meio de prova existente nos autos, o reclamante trabalhava das 08h s 18h: h, a, ntido erro de transcrio. Os erros de clculo, por sua vez, advm de equvocos cometidos na realizao de operaes aritmticas, em qualquer de suas etapas: transcrio das bases de clculo, escolha da operao (soma, subtrao, multiplicao, diviso) e resultado. Assim, por exemplo, incorre em erro de clculo a deciso que, i) pretendendo expressar o valor pecunirio devido a ttulo de horas extras, considera, como salrio mensal, valor diverso daquele registrado no respectivo recibo de pagamento (pressupondo-se, obviamente, que esse documento tido, pela mesma deciso, como idneo prova do salrio pago na respectiva competncia); ii) visando mesma finalidade anterior, ao obter o valor do salrio-hora, multiplica o salrio mensal por 220, ao invs de dividi-lo; e, iii) ainda visando mesma finalidade, expe que, como trabalhava 9 horas dirias, em 6 dias por semana, o reclamante trabalhava 1 hora, ao invs de 9 horas, alm da carga horria semanal de 44 horas. Afora a existncia de erro material na deciso liquidanda, a aplicao da parte inicial do 1 do art. 879 da CLT no oferece maiores dificuldades, porquanto, reitera-se, basta respeitar, na fase de liquidao, aquilo que a deciso liquidanda dispe explicitamente. J o veto discusso de matria pertinente causa principal a que se refere a pa rte final do 1 do art. 879 da CLT significa que tudo aquilo que deveria ter sido submetido apreciao da deciso liquidanda mas, por qualquer razo, no o foi, no pode ser invocado na fase de liquidao. O veto decorre da eficcia preclusiva da coisa julgada, que impede a discusso posterior sobre alegaes e teses, tanto as invocadas e no apreciadas, como as no invocadas que de algum modo poderiam influenciar o julgamento e que, por fora da regra prevista no art. 474 do CPC,(11) so havidas como implicitamente invocadas por aquele a quem aproveitariam e, tambm, implicitamente rechaadas pelo julgador. A dificuldade de aplicao da parte final do 1 do art. 879 da CLT significativa, pois impe separar as matrias cuja invocao e apreciao so prprias somente fase de conhecimento dos temas que, por no serem invocados e apreciados na fase de conhecimento se forem apreciados, incide a parte inicial do 1 do art. 879 da CLT , ainda podem ser invocados e apreciados na fase de liquidao, principalmente por ser esse o momento mais adequado. As matrias cuja invocao e apreciao so prprias somente na fase de conhecimento, como regra, so aquelas relacionadas a fatos ocorridos e a direito vigente at o momento em que a deciso proferida, que poderiam conduzir ao acolhimento ou rejeio do pedido. Exemplos clssicos dessas matrias so a prescrio da pretenso condenatria, o pagamento realizado at a prolao da deciso condenatria e a compensao. (12)(13)

Passada em julgado a sentena de mrito, reputar-se-o deduzidas e repelidas todas as alegaes e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como a rejeio do pedido.
(11) (12)

Conquanto no o faa expressamente, a regra posicionada no 1 do art. 884 da CLT, ao permitir a invocao, por meio de embargos execuo, de matrias relacionadas ao cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da dvida, se restringe a fatos ocorridos aps a prolao da deciso da fase de conhecimento. (13) A propsito da compensao, o art. 767 da CLT estabelece expressamente que a matria somente pode ser invocada em contestao.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Tambm como regra, as matrias cuja invocao e apreciao so prprias fase de liquidao so aquelas envolventes de fatos e direito aplicvel relacionados identificao dos elementos sem os quais no possvel instaurar a execuo propriamente dita e cujo conhecimento a deciso liquidanda propositalmente relega fase de liquidao escolha, reitera-se, respaldada pelo direito processual do trabalho. Para ilustrar, considere-se a situao mais comum verificada na realidade da Justia do Trabalho: a deciso proferida em dissdio individual que deixa de quantificar a obrigao a cujo cumprimento condena. Ao assim optar, a deciso pode relegar fase de liquidao a discusso sobre todas as matrias que, de alguma forma, dizem respeito quantificao da obrigao, como a definio das bases e dos critrios de realizao do clculo, mesmo quando parte dessas matrias invocada j na fase de conhecimento. Na prtica, usual a deciso proferida na fase de conhecimento exercer parcialmente essa opo e, com isso, acabar apreciando algumas matrias cuja discusso poderia relegar para a fase de liquidao. Excetuadas as situaes em que essas matrias so invocadas como o prprio fundamento do pedido pense-se, por exemplo, na base de clculo do adicional de insalubridade ou em adicional de remunerao do trabalho extraordinrio previsto em norma resultante de negociao coletiva , prefervel relegar para a fase de liquidao a discusso acerca de todas as matrias que, de alguma forma, dizem respeito quantificao da obrigao quando esse elemento no , em toda a sua extenso, identificado na deciso proferida na fase de conhecimento. Se a deciso proferida na fase de conhecimento opta por relegar fase de liquidao a quantificao da obrigao a cujo cumprimento condena, o rigor tcnico recomenda que o faa integralmente, e no pela metade. Alm disso, a deciso proferida na fase de conhecimento, quando aprecia matrias cuja discusso pode relegar para a fase de liquidao, amplia o mbito de cabimento dos recursos de natureza extraordinria previstos no direito processual do trabalho (recurso de revista e, por extenso, recurso de embargos) e, com isso, permite superar os limites de recorribilidade fixados no 2 do art. 896 da CLT, que, em execuo, autoriza o cabimento do recurso de revista exclusivamente de deciso que ofender direta e literalmente norma da Constituio Federal. Em relao a matrias que, de alguma forma, dizem respeito quantificao da obrigao, portanto, duas regras devem ser observadas em liquidao: as matrias apreciadas na deciso liquidanda no mais so passveis de discusso; e so passveis de ampla discusso as matrias no apreciadas na deciso liquidanda. Em virtude de inadequada compreenso da segunda dessas regras, na prtica frequentemente se impe veto discusso, na fase de liquidao, de matrias inegavelmente relacionadas quantificao da obrigao, a pretexto de a deciso liquidanda no autorizar a consequncia que resulta da discusso proposta.
8

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Pense-se, por exemplo, que a deciso liquidanda, aps reconhecer que o reclamante prestava trabalho extraordinrio, condena o reclamado ao pagamento da remunerao do trabalho extraordinrio. Em liquidao, ao apurar-se a efetiva durao do trabalho prestado pelo reclamante, registrada, por hiptese, em prova documental idnea, constata-se que parte do trabalho extraordinrio foi prestado em horrio legalmente definido como noturno. No se pode vetar, nesse momento, a invocao da regra prevista no 1 do art. 73 da CLT, a pretexto de a deciso liquidanda no autorizar a sua incidncia, pois a regra intimamente relacionada quantificao da obrigao, j que define uma das bases necessrias realizao do clculo, quando estipula que 1 hora trabalhada em horrio legalmente definido como noturno seja trabalho normal, seja trabalho extraordinrio quantitativamente corresponde a 52 minutos e 30 segundos. Imagine-se, tambm ilustrativamente, que a deciso liquidanda, aps reconhecer que no foram concedidas nem pagas frias ao reclamante, condena o reclamado ao pagamento da prestao correspondente. Em liquidao, constata-se que as frias no foram concedidas em relao a 3 perodos aquisitivos e, quando da extino do contrato de trabalho, j haviam transcorrido os perodos concessivos referentes aos 2 primeiros perodos aquisitivos. Tambm no se pode vetar, nesse momento, a invocao da regra prevista no caput do art. 137 da CLT, a pretexto de a deciso liquidanda no autorizar a sua incidncia, pois a regra relacionada quantificao da obrigao, j que define uma das bases necessrias realizao do clculo, ao estipular que dobrada a remunerao das frias cuja concesso no ocorre durante o respectivo perodo concessivo. Tampouco se pode vetar, sob o mesmo fundamento, a invocao da regra prevista no inc. XVII do art. 7 da Constituio da Repblica, pois ela define a expresso pecuniria da remunerao das frias, qual seja, um tero a mais que o salrio normal. A jurisprudncia consagra hipteses em que no prevalece o veto discusso de matria pertinente causa principal embora, em relao a algumas delas, seja possvel sustentar o contrrio , conforme ilustram os seguintes entendimentos firmados perante o Tribunal Superior do Trabalho: Os juros de mora e a correo monetria incluem-se na liquidao, ainda que omisso o pedido inicial ou a condenao.(14) Os descontos previdencirios e fiscais devem ser efetuados pelo juzo executrio, ainda que a sentena exequenda tenha sido omissa sobre a questo, dado o carter de ordem pblica ostentado pela norma que os disciplina. A ofensa coisa julgada somente poder ser caracterizada na hiptese de o ttulo exequendo, expressamente, afastar a deduo dos valores a ttulo de imposto de renda e de contribuio previdenciria.(15) Em sede de precatrio, no configura ofensa coisa julgada a limitao dos efeitos pecunirios da sentena condenatria ao perodo anterior ao advento da Lei n. 8.112, de 11.12.1990, em que o exequente submetia-se legislao trabalhista, salvo disposio expressa em contrrio na deciso exequenda.(16)

(14) (15)

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 211. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 401. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (16) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Tribunal Pleno. Orientao Jurisprudencial n. 6. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

O entendimento consagrado na Smula n. 401 da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho, particularmente quanto s contribuies previdencirias, vai de encontro regra prevista no 3 do art. 832 da CLT, que, ao estabelecer que As decises cognitivas [...] devero sempre indicar a natureza jurdica das parcelas constantes da condenao [...], inclusive o limite de responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuio previdenciria, se for o caso, determina a regulao da matria pela prpria deciso liquidanda. O mesmo entendimento, a despeito de referir-se reteno de contribuies previdencirias e imposto de renda incidentes sobre a obrigao liquidanda, sugestivo de que qualquer matria que ostenta carter de ordem pblica, quando no apreciada na deciso liquidanda, pode ser invocada e anal isada na fase de liquidao(17) para onde, ento, acaba sendo remetido tambm o debate acerca da natureza (se de ordem pblica ou no) de disposies legais que guardam pertinncia com a quantificao da obrigao. H, ainda, situaes em que embora se possa afirmar que a matria guarda pertinncia com a causa principal, a sua invocao, na fase de liquidao, expressamente autorizada em lei. o caso das prestaes vincendas, as quais esto compreendidas na execuo e, pois, na liquidao por expressa determinao contida no art. 892 da CLT, a tornar irrelevante o fato de a deciso liquidanda nada deliberar sobre elas. Ao dispor que Tratando-se de prestaes sucessivas por tempo indeterminado, a execuo compreender inicialmente as prestaes devidas at a data do ingresso na execuo, o art. 892 da CLT indica que a liquidao, independentemente de previso na deciso liquidanda, deve tambm abranger as prestaes que se tornarem exigveis entre a prolao da deciso na fase de conhecimento e o ingresso na execuo. A mencionada regra, ademais, ao fazer uso da expresso compreender inicialmente, autoriza que, posteriormente, a execuo compreenda as prestaes que se tornarem exigveis aps o ingresso na execuo. A existncia de disciplina expressa conferida pelo direito processual do trabalho s prestaes vincendas, tornando dispensvel a sua previso na deciso liquidanda, faz inaplicvel, por ausncia de omisso (CLT, art. 769), a regra contida no art. 290 do CPC,(18) segundo a qual as prestaes vincendas, a despeito de no explicitadas no pedido, devem ser includas expressamente na condenao.(19) O procedimento na liquidao por clculo
(17)

A exemplo: BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio. Agravo de petio. Adicional de periculosidade. Abatimento de valores pagos a ttulo de adicional de insalubridade. Coisa julgada. Independente de meno no ttulo executivo judicial, os valores pagos a ttulo de adicional de insalubridade devem ser abatidos daqueles pagos sob a rubrica adicional de periculosidade, sob pena de enriquecimento ilcito por parte do reclamante, em observncia a expresso dispositivo legal artigo 193, pargrafo 2, da CLT, que veda a acumulao de ambos os adicionais. Ofensa coisa julgada no caracterizada. 00060-2006-232-04-00-5 AP. Relator: Joo Alfredo Borges Antunes de Miranda. Porto Alegre, RS, 24 de setembro de 2008. Dirio Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, 06 out. 2008. Disponvel em: <http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/consultas/consulta_rapida/ConsultaProcessual Window?svc=consultaBean&nroprocesso=00060-2006-232-04-00-5&operation=doProcesso&processo=00060-2006-232-04-005&ordem=18&tipo=cabecalho&action=2&chave=1122366620K460X&intervalo=90>. Acesso em: 20 fev. 2011. Quando a obrigao consistir em prestaes peridicas, considerar-se-o elas includas no pedido, independentemente de declarao expressa do autor; se o devedor, no curso do processo, deixar de pag-las ou consign-las, a sentena as incluir na condenao, enquanto durar a obrigao. (19) A jurisprudncia, no entanto, inclina-se pela incidncia do art. 290 do CPC e, por extenso, exige que as prestaes vincendas estejam expressamente includas na condenao. A exemplo: BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio. Parcelas vincendas. Ainda que as parcelas vincendas estejam implicitamente includas no pedido, deve haver expressa meno a estas na sentena, sobretudo em se tratando de parcelas a respeito das quais no se presume tenha se perpetrado o descumprimento admitido na sentena. 00531-2000-281-04-00-0 AP. Relatora: Beatriz Renck. Porto Alegre, RS, 6 de julho de 2006. Dirio Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, 14 jul. 2006. Disponvel em: <http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/consultas/consulta_rapida/Consulta ProcessualWindow?svc=consultaBean&nroprocesso=00531-2000-281-04-00-&operation=doProcesso&processo =00679-2009-751-04-00-1&ordem=518&tipo=cabecalho&action=2&chave=1123631672K508X&intervalo=90 >. Acesso em: 20 fev. 2011.
(18)

10

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Na realidade vivenciada pela Justia do Trabalho, a liquidao por clculo adequada, conforme registrado anteriormente, quando a quantificao da obrigao depende somente da realizao de operaes aritmticas, pois as respectivas bases de clculo j so conhecidas, por se encontrarem nos autos do processo ou em documentos que possam ser exibidos na fase de liquidao a modalidade utilizada na quase totalidade dos casos em que a deciso exequenda no quantifica a obrigao de pagar, o que explica o fato de o direito processual do trabalho preocupar-se em disciplinar, em grande medida, o seu procedimento em relao s modalidades por arbitramento e por artigos, o direito processual do trabalho se limita a prever a possibilidade de sua adoo, nada dispondo acerca do seu procedimento, a autorizar, no aspecto, a aplicao subsidiria da disciplina consagrada no direito processual civil. Nos termos do regramento previsto no art. 879 da CLT: 1-B As partes devero ser previamente intimadas para a apresentao do clculo de liquidao, inclusive da contribuio previdenciria incidente. 2 Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. 3 Elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao da Unio para manifestao, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de precluso. Conforme a referida disciplina, a iniciativa na instaurao da liquidao por clculo dever do juzo, porquanto lhe incumbe promover a intimao das partes para apresentao do clculo mesmo que seja adotada outra modalidade de liquidao, a sua instaurao tambm dever do juzo, por incidncia do comando contido no art. 878 da CLT.(20) A propsito do momento em que instaurada a liquidao, uma situao cada vez mais frequente na realidade da Justia do Trabalho nem sempre recebe o devido tratamento: a deciso que quantifica em parte as obrigaes a cujo cumprimento condena. Pense-se, por exemplo, na deciso que impe condenao ao pagamento de indenizao de danos decorrentes de acidente do trabalho, tanto materiais como morais, e se limita a quantificar os ltimos: muitas vezes acaba sendo instaurada somente a liquidao das obrigaes, na parte em que se apresentam ilquidas, ao arrepio do procedimento previsto no 2 do art. 475-I do CPC,(21) permissivo da instaurao simultnea da liquidao e da execuo propriamente dita (conforme a obrigao se apresenta lquida ou no) e cuja aplicao ao direito processual do trabalho no encontra qualquer impedimento (CLT, art. 769). Com isso, impe-se ao credor uma espera injustificvel em relao parcela da obrigao cujo cumprimento pode ser exigido imediatamente, sendo suficiente, a tanto, o lanamento da conta, mediante

A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente [...]. Quando na sentena houver uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta.
(20) (21)

11

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

a incluso de atualizao monetria e juros de mora operao que, a rigor, no se confunde com a liquidao por clculo , e a expedio do mandado de citao a que se refere o art. 880 da CLT.(22) A espera que se impe ao credor se mostra ainda mais absurda quando h disponvel ao juzo algum valor depositado anteriormente pelo devedor, capaz de atender imediatamente a obrigao, mesmo que de modo parcial, como usualmente ocorre em razo da interposio de recurso da deciso proferida na fase de conhecimento. Nesse caso, a providncia adequada, tratando-se, obviamente, de execuo definitiva, a expedio de alvar em favor do credor, respeitado o limite da obrigao, acrescida de atualizao monetria e juros de mora, ou, no mnimo, pelo seu valor nominal em estrita ateno, ademais, ao comando contido na parte final do 1 do art. 899 da CLT.(23) s vezes, inclusive, a existncia de obrigaes j parcialmente quantificadas na deciso liquidanda ignorada de tal forma que o clculo acaba por tambm abrang-las, a sugerir, aos mais desatentos, a possibilidade de discusso da matria nesta fase do procedimento. Tambm conforme o regramento institudo no art. 879 da CLT, a realizao do clculo incumbe s prprias partes num primeiro momento. A regra prevista no 1-B do art. 879 da CLT institui tpico direito processual assegurado s partes, qual seja, serem intimadas a apresentar o clculo. A elaborao do clculo, contudo, traduz mera faculdade processual assegurada s partes e, assim, no pode ser entendida como nus, de modo que a omisso na prtica do ato no gera qualquer consequncia processual desfavorvel parte omissa. Se nenhuma das partes exercer essa faculdade processual, o clculo deve ser elaborado pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, ou seja, por um contador ad hoc, que tanto pode ser um servidor integrante do quadro funcional da Justia do Trabalho como um profissional autnomo nomeado pelo juiz. A distino relevante repousa no tratamento conferido despesa exigvel em razo da prtica do ato: sendo o clculo elaborado por servidor integrante do quadro funcional da Justia do Trabalho, incide a regra contida no art. 789-A, inc. IX, da CLT,(24) enquanto, sendo o clculo elaborado por profissional autnomo de confiana do juzo, a despesa se inclui na modalidade custa processual, que consiste em retribuio ou indenizao devida a serventurio ou terceiro pela prtica de determinado ato processual, e o seu valor fixado pelo juiz tendo em conta a extenso e complexidade do trabalho apresentado, sem sujeio ao limite mximo estabelecido no inc. IX do art. 789-A da CLT. Elaborado o clculo, o juiz deve decidir se concede ou no prazo para manifestao parte contrria (clculo apresentado pela outra parte) ou a ambas as partes (clculo formulado por contador ad hoc). A interpretao meramente literal do 2 do art. 879 da CLT, indicativa de que a abertura de prazo para manifestao somente possvel quando o clculo elaborado por contador ad hoc j que a regra cogita de abrir prazo s partes , no a mais adequada, pois elimina a possibilidade de abertura de
Requerida a execuo, o juiz ou presidente do tribunal mandar expedir mandado de citao do executado, a fim de que cumpra a deciso ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominaes estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuies sociais devidas Unio, para que o faa em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execuo, sob pena de penhora.
(22)

[...] Transitada em julgado a deciso recorrida, ordenar-se- o levantamento imediato da importncia do depsito, em favor da parte vencedora, por simples despacho do juiz. (24) No processo de execuo so devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final, de conformidade com a seguinte tabela: [...] IX clculos de liquidao realizados pelo contador do juzo sobre o valor liquidado: 0,5% (cinco dcimos por cento) at o limite de R$ 638,46 (seiscentos e trinta e oito reais e quarenta e seis centavos).
(23)

12

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

prazo justamente na hiptese em que o clculo elaborado pelos sujeitos da relao processual a quem falta imparcialidade, caso em que, certamente, a providncia se mostra mais recomendvel. A teor da regra inserta no 2 do art. 879 da CLT, a abertura de prazo para manifestao sobre o clculo de liquidao no se inclui entre os direitos processuais assegurados s partes, e sim traduz mera faculdade outorgada ao juiz. A liberdade de escolha conferida pelo 2 do art. 879 da CLT no sem razo, pois ao mesmo tempo em que outorga um poder, a regra tambm atribui ao juiz o dever de conformar o procedimento segundo as circunstncias do caso concreto, pautado pelo ideal de maior eficincia do processo. Algumas providncias podem ser adotadas pelo juiz para justificar a no concesso de prazo para manifestao sobre o clculo. Uma delas consiste na definio, no momento de instaurao da liquidao, de acordo com os posicionamentos adotados pelo juiz, do maior nmero de critrios a serem observados na elaborao do clculo, obviamente entre aqueles ainda no fixados em sentena em relao aos quais, recorda-se, impera a parte inicial do 1 do art. 879 da CLT. No h qualquer bice a essa prtica, pois, conforme exposto linhas atrs, a liquidao consiste em atividade complementar, que visa a tornar conhecidos um ou mais elementos ainda no identificados no ttulo executivo judicial e, assim, abrange a definio de critrios quando imprescindveis para se chegar ao resultado , e, como tal, pode ser exercida pelo mesmo juzo que a relegou para momento futuro e que, ademais, se entendesse conveniente, teria definido os critrios quando da prolao da deciso liquidanda. Outra providncia que justifica a no concesso de prazo para manifestao consiste na rpida avaliao do clculo apresentado, com a finalidade de verificar se ele abrange todas, e no mais nem menos, as obrigaes objeto de condenao, inclusive contribuies previdencirias e imposto de renda porventura incidentes sobre elas. No sendo concedido o prazo a que se refere o 2 do art. 879 da CLT, resta s partes aguardar o desenrolar do procedimento, at sobrevir o cabimento da medida adequada impugnao da prpria sentena de liquidao, por meio da qual, ento, devem ser discutidas as matrias relacionadas ao clculo tema que adiante ser melhor examinado. Optando por conceder prazo para manifestao, particularmente quando o clculo elaborado por contador ad hoc, o juiz deve faz-lo em relao a ambas as partes, em respeito ao princpio da isonomia, no lhe sendo lcito assinar prazo somente a uma ou algumas das partes. Diversamente do que ocorre com as partes, a regra estabelecida no 3 do art. 879 da CLT faz imperativa a concesso de prazo para manifestao Unio quando o clculo contempla prestaes sujeitas incidncia de contribuies previdencirias, e o seu desrespeito implica vcio processual, o qual, restando demonstrada a ocorrncia de prejuzo manifesto suportado pela Unio, autoriza a decretao de nulidade do processado.

13

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Em qualquer hiptese, o prazo, quando concedido, deve coincidir com dez dias sendo sucessivo se concedido a ambas as partes, mas, havendo mais de um reclamado, ainda que representados por advogados distintos, comum a ambos, conforme entendimento sumulado perante o Tribunal Superior do Trabalho.(25) A despeito da redao conferida aos 2 e 3 do art. 879 da CLT, principalmente em sua parte final, o prazo neles institudo no se classifica como peremptrio e, pois, admite dilao, conforme as circunstncias do caso concreto. A regra do art. 775 da CLT, ao mesmo tempo em que estabelece a peremptoriedade dos prazos processuais, tambm prev que eles podem ser dilatados a critrio do juiz ou em virtude de fora maior, devidamente comprovada. O direito processual do trabalho, portanto, admite prazos dilatrios e, ademais, quando afasta a possibilidade de prorrogao de prazos, o faz expressamente, como ocorre, por exemplo, com o prazo destinado ao oferecimento de resposta exceo de incompetncia em razo do lugar (CLT, art. 800).(26) Assim, a complexidade ou a extenso do clculo pense-se, por hiptese, em uma cumulao subjetiva de liquidaes, em que esto envolvidos vrios credores pode justificar a prorrogao do prazo ditado nos 2 e 3 do art. 879 da CLT sendo imprescindvel, a tanto, que o requerimento correspondente seja formulado ainda no curso do prazo assinado originariamente. Concedido o prazo a que se refere o 2 do art. 879 da CLT, a discordncia com o clculo, pelas partes, deve ser manifestada sob a forma de impugnao fundamentada acompanhada da indicao dos itens e valores objeto da inconformidade. s partes, em princpio, no basta somente discordar do clculo, sendo tambm indispensvel o arrolamento, um a um, dos equvocos existentes, a explicitao das razes que amparam as alegaes de ocorrncia de equvocos e a especificao dos valores correspondentes, que podem ser representados tanto pelas quantias apuradas em excesso como pelas quantias reputadas corretas. Em relao Unio, dada a visvel distino de tratamento conferida pelo 3 do art. 879 da CLT em confronto com aquele destinado s partes pelo 2 do art. 879 da CLT, basta que a sua discordncia com o clculo seja manifestada expressamente. E, falta de limitao imposta no 3 do art. 879 da CLT e, tambm, diante da evidente existncia de interesse jurdico, a manifestao de discordncia, por parte da Unio, pode alcanar aspectos relacionados quantificao das obrigaes sobre as quais incidem os tributos que lhe cabem (contribuies previdencirias e imposto de renda, como regra), independentemente de o prprio credor das prestaes tributveis nada manifestar ou expressamente concordar com o clculo. As exigncias estabelecidas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT homenageiam a utilidade do procedimento, pois visam a permitir que os equvocos existentes no clculo sejam corrigidos prontamente, reduzindo-se riscos de repetio de atos e retrocessos indesejveis do procedimento, e, tambm, a limitar futuramente,

A regra contida no art. 191 do CPC inaplic vel ao processo do trabalho, em face da sua incompatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista. (Brasil. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 310. Disponvel em: <http://www.tst.jus. br>. Acesso em: 20 fev. 2011) (26) Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogveis [...].
(25)

14

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

quando da utilizao das vias de oposio execuo, a matria passvel de discusso, tema que adiante ser examinado detidamente. Atendidas essas finalidades, defensvel alguma relativizao dos rigores formais exigidos, de modo particular, no 2 do art. 879 da CLT. Em certos casos, o s apontamento dos equvocos existentes suficiente ao pronunciamento do juzo, sendo desnecessria a indicao dos valores correspondentes. Imagine-se, por exemplo, quando o clculo no contempla alguma prestao includa na condenao ou quando visvel que a parte carece de meios para atender ao requisito da indicao dos valores, como ocorre com o credor-trabalhador, presumivelmente hipossuficiente, e, em certos casos, tambm com o devedor. O processo, sempre oportuno recordar, meio de realizao do direito material e como tal deve ser manuseado, e no como fim em si mesmo. Os requisitos estabelecidos, de modo particular, no 2 do art. 879 da CLT no visam a permitir a exigibilidade imediata do valor que restar incontroverso e, por extenso, no mais passvel de discusso futura a partir dos limites da discordncia manifestada pelo devedor. A rigor, por interpretao que se extrai do 1 do art. 897 da CLT,(27) isso possvel aps a interposio do recurso de agravo de petio.(28) A possibilidade de imediata satisfao do valor incontroverso, entretanto, existe como consequncia do tratamento ditado pelo 2 do art. 879 da CLT e, em certas situaes, justifica subverter a ordem do procedimento, de modo que o pagamento ao credor, ao menos do valor incontroverso, ou de parte dele, seja efetuado ainda durante a fase de liquidao. Estando disponvel ao juzo algum valor depositado anteriormente pelo devedor, como normalmente ocorre quando da interposio de recurso da deciso proferida na fase de conhecimento, nada justifica seno o desprezo aos elementares princpios processuais da economia, celeridade e instrumentalidade , constatada a existncia de valor incontroverso ao cabo do prazo assinado ao devedor para manifestao sobre o clculo, no liberar imediatamente ao credor o valor j disponvel ao juzo, limitado, obviamente, importncia havida por incontroversa. A entender-se, entretanto, que os requisitos estabelecidos no 2 do art. 879 da CLT visam somente a permitir a satisfao imediata do valor havido como incontroverso, sustentvel, tambm, que eles so dirigidos exclusivamente ao devedor e, sob o ngulo do credor, se qualificam como simples faculdade processual, cujo desatendimento, ento, no pode gerar qualquer prejuzo processual futuro. Conforme ainda estabelecem os 2 e 3 do art. 879 da CLT, o desatendimento s exigncias neles impostas, independentemente da dimenso que a elas se atribua, importa em precluso das matrias

O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, permitida a execuo imediata da parte remanescente at o final, nos prprios autos ou por carta de sentena. (28) Em sentido contrrio: Brasil. Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio. Agravo de petio. Precluso Art. 879 da CLT. Consoante dispe o art. 879, 2, a impugnao aos clculos deve ser fundamentada e indicar os itens e valores objeto de discordncia. Tal exigncia, contudo, no se aplica no caso de impugnao oferecida pelo exequente, tendo em vista que o objetivo da norma justamente permitir a execuo imediata da parte incontroversa, medida essa de interesse do credor. 0012200-48.2006.5.04.0016 AP. Relatora: Beatriz Zoratto Sanvicente. Porto Alegre, RS, 6 de outubro de 2010. Dirio Eletrnico da Justia do Trabalho, 14 out. 2010. Disponvel em: <http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/consultas/consulta_rapida/ConsultaProcessualWindow?svc=consultaBean&nroprocesso=001220048.2006.5.04.0016&operation=doProcesso&processo=0012200-48.2006.5.04.0016&ordem =17&tipo=cabecalho&action=2&chave=1123092129K9251X&intervalo=90>. Acesso em: 20 fev. 2011.
(27)

15

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

correspondentes e, como consequncia, impede a sua provocao futura, tema que adiante ser examinado com maior profundidade. A disciplina consagrada pelo direito processual do trabalho, quando no se encontram disponveis nos autos do processo os dados a partir dos quais a quantificao da obrigao pode ser obtida mediante a realizao de operaes aritmticas, por estarem de posse do devedor ou de terceiro, subsidiada pelas regras contidas nos 1 e 2 do art. 475-B do CPC (CLT, art. 769): 1 Quando a elaborao da memria do clculo depender de dados existentes em poder do devedor ou de terceiro, o juiz, a requerimento do credor, poder requisit-los, fixando prazo de at trinta dias para o cumprimento da diligncia. 2 Se os dados no forem, injustificadamente, apresentados pelo devedor, reputar-se-o corretos os clculos apresentados pelo credor, e, se no o forem pelo terceiro, configurar-se- a situao prevista no art. 362. Na fase de liquidao, ainda, bastante comum o surgimento de incidentes, como a nomeao do contador ad hoc quando as partes no apresentam o clculo e a discordncia ao clculo manifestada pelas partes ou pela Unio, que exigem interveno decisria do juiz. Essas decises se qualificam como interlocutrias e, por aplicao da regra prevista no 1 do art. 893 da CLT,(29) a sua recorribilidade diferida para momento posterior,(30) aspecto que adiante ser melhor examinado. Finalmente, por incidncia da regra prevista no 3 do art. 884 da CLT, o procedimento, na fase de liquidao, inclui a prolao da sentena de liquidao, ato que, em sntese, define os elementos at ento desconhecidos sem os quais era impossvel a instaurao da execuo propriamente dita e que mais adiante tambm ser objeto de outras consideraes. A precluso impeditiva discusso futura das matrias O desatendimento s exigncias estabelecidas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT sendo concedido prazo para manifestao sobre o clculo , conforme j afirmado anteriormente, importa em precluso das matrias correspondentes e em impedimento sua discusso futura. A interpretao puramente literal das referidas disposies sugere que se sujeitam precluso impeditiva sua discusso futura quaisquer matrias no provocadas expressamente no prazo assinado para manifestao sobre o clculo. Nesse mbito, contudo, o mtodo literal no o mais adequado, pois, em realidade, a precluso no se opera sobre vrias matrias, mesmo quando no provocadas no prazo assinado para manifestao sobre o clculo. So as situaes que escapam da precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT. A primeira situao resulta da existncia de erro material no clculo. O erro material, se nem mesmo se submete precluso mxima (que emerge da coisa julgada), logicamente no pode se sujeitar precluso
Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo -se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. (30) Ressalva-se a existncia de entendimento doutrinrio e jurisprudencial minoritrio que, apoiado em interpretao literal da regra prevista no art. 897, alnea a, da CLT, sustenta cabvel o recurso de agravo de petio de qualquer deciso proferida em ex ecuo, ainda que de natureza interlocutria.
(29)

16

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT, cujo alcance mais reduzido. No mais, so aproveitveis, aqui, as observaes lanadas em item anterior a propsito da caracterizao do erro material e das consequncias advindas de sua ocorrncia. A segunda situao excepcional decorre da inobservncia dos limites definidos na deciso liquidanda. Como j salientado, a precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT de menor alcance que a precluso que se opera com o trnsito em julgado da deciso liquidanda e cujo respeito, particularmente na fase de liquidao, ditado pelo 1 do art. 879 da CLT, j analisado em item anterior. Assim, ilustrativamente, se o clculo no quantifica prestaes includas na condenao situao caracterizadora de ausncia de liquidao ou, do contrrio, quantifica prestaes no includas na condenao situao caracterizadora de excesso de liquidao , o desatendimento s exigncias estabelecidas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT no importa em precluso das matrias correspondentes e no impede, futuramente, a liquidao da prestao no includa no clculo ou, do contrrio, a excluso do valor apurado em excesso. E, por fim, a terceira situao que excepciona a precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT advm da inobservncia literal de disposies legais diretamente relacionadas quantificao da obrigao, como aquelas definidoras das bases necessrias realizao do clculo, conforme exemplos arrolados em item anterior, e aquelas que, na dico da Smula n. 401 da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho, ostentam carter de ordem pblica. Ao transferir para a fase de liquidao a quantificao da obrigao, a deciso proferida na fase de conhecimento contm comando implcito de observncia das disposies legais diretamente vinculadas identificao daquele elemento. Assim, a desconsiderao ou aplicao equivocada dessas disposies implica desrespeito deciso liquidanda e, por isso, deve receber o mesmo tratamento conferido segunda situao antes exposta. Nesse sentido, a ttulo ilustrativo, o seguinte entendimento consagrado perante o Tribunal Superior do Trabalho: So aplicveis, nas condenaes impostas Fazenda Pblica, os juros de mora de 0,5% (meio por cento) ao ms, a partir de setembro de 2001, conforme determina o art. 1-F da Lei n. 9.494, de 10.9.1997, introduzido pela Medida Provisria n. 2.180-35, de 24.8.2001, procedendo-se a adequao do montante da condenao a essa limitao legal, ainda que em sede de precatrio.(31) Por sua vez, as matrias que ostentam carter de ordem pblica, no sendo alcanadas pela precluso que se opera com o trnsito em julgado quando a deciso liquidanda no as aprecia, conforme j exposto, no podem igualmente se sujeitar precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT. H uma espcie de matria sobre a qual induvidosamente se opera a precluso quando no so atendidas as exigncias estabelecidas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT: aquela que envolve o denominado critrio de clculo.
(31)

Brasil. Tribunal Superior do Trabalho. Tribunal Pleno. Orientao Jurisprudencial n. 7. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011.

17

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

O critrio de clculo resulta da escolha de uma entre vrias possibilidades de interpretao da deciso liquidanda e de disposies legais aplicveis quantificao da obrigao e que, embora por via reflexa, tambm se prestam interpretao da deciso liquidanda. Quando a deciso liquidanda e as disposies legais aplicveis quantificao da obrigao permitem dvidas acerca do seu exato modo de cumprimento ou alcance, a interpretao conferida por quem elabora o clculo importa na eleio de determinado critrio de clculo. E, no concordando com esse critrio de clculo, as partes e a Unio devem manifestar a sua discordncia em ateno forma exigida nos 2 e 3 do art. 879 da CLT, sob pena de operar-se a precluso impeditiva discusso futura daquela matria. A definio de critrios de clculo, portanto, consiste em um ltimo recurso disponvel a quem elabora o clculo, pois somente deve ser utilizada aps a constatao de que a deciso liquidanda e as disposies legais aplicveis quantificao da obrigao no so suficientemente claras quanto ao seu sentido e alcance. Caso contrrio, elas devem ser observadas rigidamente exceto, conforme j salientado, quando a deciso liquidanda incorre em erro material. Pode acontecer de o prprio juzo, no momento de instaurao da liquidao, estabelecer critrios a serem observados na elaborao do clculo entre aqueles no fixados na deciso liquidanda e, com isso, eleger determinados critrios de clculo. Nessa hiptese, o sujeito a quem cabe elaborar o clculo deve observar os critrios previamente definidos, pois no mais se encontra, entre as atribuies prprias elaborao do clculo, a interpretao da deciso liquidanda e de disposies legais aplicveis quantificao da obrigao. No sendo observados, quando da elaborao do clculo, os critrios de clculo definidos pelo juzo, a circunstncia de o sujeito prejudicado (parte ou Unio), no prazo assinado para manifestao sobre o clculo, deixar de atender s exigncias estabelecidas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT no importa em precluso das matrias correspondentes. Ao definir critrios de clculo no momento da instaurao da liquidao, o juzo acaba revelando limites objetivos at ento estabelecidos implicitamente na deciso liquidanda, cujo desrespeito posterior coincide com a segunda das situaes antes arroladas como no sujeitas precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT. Sob outro ngulo, o desatendimento s exigncias estabelecidas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT por aquele que discorda dos critrios de clculo definidos pelo juzo conduz precluso impeditiva discusso futura das matrias correspondentes. A particularidade reside na necessidade de as exigncias serem atendidas juntamente com a apresentao do clculo quando a prpria parte discordante se prope a elabor-lo originariamente. Nem sempre fcil distinguir se o caso concreto exige a escolha de uma entre vrias possibilidades de interpretao impondo, ento, a eleio de critrios de clculo ou a simples observncia literal de disposies legais aplicveis quantificao da obrigao, pois tnue a linha que separa as duas categorias. A ttulo exemplificativo, podem ser includas na primeira categoria as matrias abordadas nos seguintes entendimentos firmados perante o Tribunal Superior do Trabalho:
18

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A indenizao pelo no-deferimento das frias no tempo oportuno ser calculada com base na remunerao devida ao empregado na poca da reclamao ou, se for o caso, na da extino do contrato.(32) A remunerao do servio suplementar, habitualmente prestado, integra o clculo da gratificao natalina prevista na Lei n. 4.090, de 13.7.1962.(33) Para o clculo do valor do salrio-hora do bancrio mensalista, o divisor a ser adotado 180 (cento e oitenta).(34)(34*) O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salrio bsico e no sobre este acrescido de outros adicionais. Em relao aos eletricitrios, o clculo do adicional de periculosidade dever ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.(35) Os juros de mora incidem sobre a importncia da condenao j corrigida monetariamente.(36) A indenizao adicional, prevista no art. 9 da Lei n. 6.708, de 30.10.1979 e no art. 9 da Lei n. 7.238 de 28.10.1984, corresponde ao salrio mensal, no valor devido na data da comunicao do despedimento, integrado pelos adicionais legais ou convencionados, ligados unidade de tempo ms, no sendo computvel a gratificao natalina.(37) O empregado, sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas.(38) O clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar o nmero de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salrio-hora da poca do pagamento daquelas verbas.(39) O pagamento dos salrios at o 5 dia til do ms subsequente ao vencido no est sujeito correo monetria. Se essa data limite for ultrapassada, incidir o ndice da correo monetria do ms subsequente ao da prestao dos servios, a partir do dia 1.(40)

(32) (33) (34)

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 7. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 45. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011 BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 124. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011.

A Smula 124 do TST teve a sua redao alterada para Smula n 124 do TST - BANCRIO. SALRIO-HORA. DIVISOR (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 - I O divisor aplicvel para o clculo das horas extras do bancrio, se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado, ser: a) 150, para os empregados submetidos jornada de seis horas, prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 200, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT. II Nas demais hipteses, aplicar-se- o divisor: a)180, para os empregados submetidos jornada de seis horas prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 220, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT. incluso nossa (35) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 191. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (36) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 200. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (37) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 242. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (38) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 340. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (39) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 347. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (40) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 381. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011
(34*)

19

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

[...] II O clculo da multa de 40% do FGTS dever ser feito com base no saldo da conta vinculada na data do efetivo pagamento das verbas rescisrias, desconsiderada a projeo do aviso prvio indenizado, por ausncia de previso legal.(41) A base de clculo da hora extra o resultado da soma do salrio contratual mais o adicional de insalubridade.(42) O adicional noturno integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno.(43) O valor das comisses deve ser corrigido monetariamente para em seguida obter-se a mdia para efeito de clculo de frias, 13 salrio e verbas rescisrias.(44) Os crditos referentes ao FGTS, decorrentes de condenao judicial, sero corrigidos pelos mesmos ndices aplicveis aos dbitos trabalhistas.(45) Os honorrios advocatcios, arbitrados nos termos do art. 11, 1, da Lei n. 1.060, de 5.2.1950, devem incidir sobre o valor lquido da condenao, apurado na fase de liquidao de sentena, sem a deduo dos descontos fiscais e previdencirios.(46) Os juros de mora decorrentes do inadimplemento de obrigao de pagamento em dinheiro no integram a base de clculo do imposto de renda, independentemente da natureza jurdica da obrigao inadimplida, ante o cunho indenizatrio conferido pelo art. 404 do Cdigo Civil de 2002 aos juros de mora.(47) A sentena de liquidao e a sua impugnao Conforme afirmado em item anterior, o procedimento, na fase de liquidao, inclui a prolao da sentena de liquidao, ato que torna conhecidos os elementos no identificados na deciso liquidanda sem os quais no possvel a instaurao da execuo propriamente dita. A sentena de liquidao exibe natureza declaratria, pois, ao torn-los conhecidos, declara o modo de ser dos elementos no identificados na deciso liquidanda sem os quais no era possvel, at ento, a instaurao da execuo propriamente dita.(48) Em razo da disciplina conferida ao procedimento pelo direito processual do trabalho, a sentena de liquidao, a despeito de assim denominada, se caracteriza como deciso interlocutria e, como tal, no
(41)

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 42. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (42) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 47. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (43) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 97. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (44) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 181. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (45) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 302. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (46) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 348. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (47) BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Subseo 1 de Dissdios Individuais. Orientao Jurisprudencial n. 400. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 2 fev. 2011. (48) A doutrina no uniforme quanto ao tema, tambm atribuindo sentena de liquidao naturezas condenatria ou constitutiva. Por todos: Teixeira Filho, Manoel Antnio. Curso de direito processual do trabalho. So Paulo: LTr, 2009, p. 2062, vol. III.

20

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

desafia a interposio imediata de recurso que, alis, sequer o primeiro meio de impugnao cabvel contra ela. Na conformidade da disciplina prpria ao direito processual do trabalho: (49) i) ciente da garantia da execuo ou da penhora de bens, o executado pode opor embargos execuo propriamente dita, no prazo de cinco dias, contado da respectiva cincia, e, por meio deles, alegar o cumprimento da obrigao, quitao ou prescrio da dvida (CLT, art. 884, caput e 1);(50)(51) ii) ciente da penhora de bens, o executado pode opor embargos prpria penhora, no mesmo prazo de cinco dias, contado da respectiva cincia, e por meio deles alegar qualquer matria relacionada ao ato de constrio, como impenhorabilidade, erro de avaliao, etc. (CLT, art. 884, caput e 3);(52) (53) iii) cientes da garantia da execuo ou da penhora de bens, tanto o exequente como o executado podem, no mesmo prazo de cinco dias, contado da respectiva cincia, impugnar a sentena de liquidao, invocando qualquer matria prpria liquidao (CLT, art. 884, 3);(54) (55) iv) ciente da garantia da execuo ou da penhora de bens, a Unio pode, no prazo de trinta dias,(56) contado da respectiva cincia, impugnar a sentena de liquidao, invocando qualquer matria prpria liquidao (CLT, art. 884, 3 e 4); (57) v) ao exequente e ao executado assegurado impugnar, no prazo de cinco dias, a(s) medida(s) utilizada(s) pela parte contrria (CLT, art. 884, caput);(58) vi) Unio assegurado impugnar, no prazo de trinta dias,(59) a(s) medida(s) utilizada(s) pela parte contrria (CLT, art. 884, caput); vii) havendo necessidade, designase audincia para a produo de provas orais (CLT, art. 884, 2); (60) viii) utilizadas mais de uma dessas medidas, todas devem ser julgadas em uma mesma oportunidade (CLT, art. 884, 4);(61) e ix) da deciso que julga essas medidas cabe o recurso de agravo de petio (CLT, art. 897, alnea a).(62)

(49)

Ressalvado o cabimento de exceo de pr-executividade, admitido pela doutrina e jurisprudncia, mas cujo exame, em especial quanto a matrias invocveis e procedimento a ser observado, no adequado aos limites do presente estudo. (50) Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado cinco dias para apresentar embargos [...]. 1 A matr ia de defesa ser restrita s alegaes de cumprimento da deciso ou do acordo, quitao ou prescrio da dvida [...]. (51) Prevalece, em doutrina e jurisprudncia, o entendimento de que no taxativo o rol de matrias previsto, em especial, no 1 do art. 884 da CLT, de modo que, especialmente quando se tratar de execuo fundada em ttulos judiciais, possvel tambm invocar outras, agora previstas no art. 475-L do CPC, como ilegitimidade de partes, excesso de execuo, quando no oriunda de excesso de liquidao porquanto, neste caso, a matria deve ser alegada por meio de impugnao sentena de liquidao , e qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, quando superveniente sentena, alm daquelas arroladas no 1 do art. 884 da CLT. Em princpio, no pode ser invocada, em embargos execuo, a falta ou nulidade da citao, se o processo correu revelia (CPC, art. 475-L, inc. I), porque o revel deve ser intimado da sentena (CLT, art. 852) e, por extenso, deve invocar o vcio por meio de recurso ordinrio. (52) Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado cinco dias [...]. 3 Somente nos embargos penhora [...]. (53) A prtica, contudo, vem consagrando a utilizao dos embargos execuo tambm como meio hbil para o executado alegar matrias relacionadas ao ato de constrio. (54) Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exequente igual direito e no mesmo prazo. (55) A prtica tambm vem consagrando a utilizao dos embargos execuo como meio hbil para o executado alegar matrias relacionadas liquidao, restando ao exequente a utilizao da impugnao sentena de liquidao para a mesma finalidade. (56) Por aplicao do art. 1-B da Lei n. 9.494: O prazo a que se refere o caput dos arts. 730 do Cdigo de Processo Civil, e 884 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943, passa a ser de trinta dias; e em consonncia com a seguinte deciso liminar: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Fazenda Pblica. Prazo processual. Embargos execuo. Prazos previstos no art. 730 do CPC e no art. 884 da CLT. Ampliao pela Medida Provisria n. 2.180-35/2001, que acrescentou o art. 1-B Lei Federal n. 9.494/97. Limites constitucionais de urgncia e relevncia no ultrapassados. Dissdio jurisprudencial sobre a norma. Ao direta de constitucionalidade. Liminar deferida. Aplicao do art. 21, caput, da Lei n. 9.868/99. Ficam suspensos todos os processos em que se discuta a constitucionalidade do art. 1-B da Medida Provisria n. 2.180-35. ADC 11. Relator: Cezar Peluso. Braslia, DF, 28 de maro de 2007. Dirio da Justia, 29 jun. 2007. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=%28ADC%24%2ESCLA%2E+E+11%2ENUME%2E%29+OU+%28A DC%2EACMS%2E+ADJ2+11%2EACMS%2E%29&base=baseAcordaos>. Acesso em: 20 fev. 2011. (57) Somente nos embargos penhora poder o executado impugnar a sentena de liquidao, cabendo ao exequ ente igual direito e no mesmo prazo.; Julgar-se-o na mesma sentena [...] as impugnaes liquidao apresentadas pelos credores trabalhista e previdencirio. (58) [...] cabendo igual prazo [...] para impugnao. (59) V. nota n. 56. (60) Se na defesa tiverem sido arroladas testemunhas, poder o juiz ou o Presidente do Tribunal, caso julgue necessrios seus depoimentos, marcar audincia para a produo das provas, a qual dever realizar-se dentro de 5 (cinco) dias. (61) Julgar-se-o na mesma sentena os embargos e as impugnaes liquidao [...]. (62) Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do juiz ou Presidente, nas execues; [...].

21

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A insurgncia contra a sentena de liquidao, portanto, deve ser formulada por meio da impugnao sentena de liquidao, medida que, assim como os demais meios de oposio execuo, cabvel, como regra, somente aps a garantia da execuo ou a penhora de bens. Por fora da disciplina prpria ao direito processual do trabalho, a impugnao sentena de liquidao somente pode ser oposta quando j em curso a fase de constrio, pois prolao da sentena de liquidao seguem-se a citao do executado para efetuar o pagamento ou garantir a execuo e a realizao do pagamento ou a garantia da execuo. A regra de que a impugnao sentena de liquidao cabvel aps a garantia da execuo ou a penhora de bens excepcionada em situaes em que esses atos no so praticados por vedao legal ou por impossibilidade lgica. Na primeira situao se enquadram as execues promovidas em face da Fazenda Pblica e de massas falidas. A impugnao sentena de liquidao, nessas hipteses, pode ser oposta to logo o interessado tem conhecimento da sentena de liquidao, o que se verifica, no caso da Fazenda Pblica e de massas falidas, quando de sua citao em obedincia regra prevista no art. 880 da CLT ato que, nessas hipteses, somente visa comunicao do executado para, querendo, fazer uso daquela medida , e, no caso do exequente, quando de alguma forma cientificado da prolao da sentena de liquidao. E a segunda situao ocorre quando a liquidao julgada improcedente, como consequncia do resultado zero revelado pelo clculo, em razo da constatao de que no h diferena favorvel ao credor. Nesse caso, a impugnao sentena de liquidao pode ser oposta to logo o exequente tem conhecimento da sentena de liquidao, o que se verifica quando de alguma forma ele cientificado da sua prolao. A possibilidade de ocorrncia da segunda situao, embora reduzida, no pode ser descartada. Ao resultado zero pode-se chegar especialmente quando a condenao corresponde ao pagamento de diferenas ou quando a deciso liquidanda, ao mesmo tempo em que impe condenao, autoriza o abatimento dos valores pagos sob a mesma rubrica. Pense-se, por exemplo, na hiptese em que a deciso liquidanda, com fundamento na ausncia documentos capazes de demonstrar a ocorrncia do fato extintivo do direito, presume a veracidade alegao lanada na petio inicial, de que o FGTS no foi corretamente depositado na vigncia relao de emprego, e impe condenao ao pagamento das diferenas existentes: nada impede que fase de liquidao sejam exibidos os comprovantes de recolhimento do FGTS e se constate que depsitos foram efetuados integralmente. de da da na os

Considere-se, tambm ilustrativamente, que a deciso liquidanda, com fundamento na anlise do cartoponto e do recibo de pagamento referentes a um determinado perodo mensal, reconhece a existncia de trabalho extraordinrio no-remunerado e impe condenao ao pagamento de horas extras, mas autoriza o abatimento dos valores pagos sob mesma rubrica, inclusive em meses diversos: nada impede que na fase de liquidao se constate que os valores pagos coincidem ou mesmo superam as importncias apuradas como devidas.

22

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A apurao de resultado zero e o consequente julgamento de improcedncia da liquidao no traduzem ofensa ao comando contido no 1 do art. 879 da CLT.(63) Em muitos casos, o acolhimento do pedido apoiado em juzo de probabilidade acerca da veracidade da alegao formulada pelo reclamante ou, mesmo, da inverdade da alegao contrria formulada pelo reclamado, pois o convencimento do julgador formado com base em presunes extradas de condutas processuais insatisfatrias relacionadas ao encargo probatrio. Quaisquer matrias vinculadas fase de liquidao podem ser discutidas por meio da impugnao sentena de liquidao, em especial o respeito aos limites estabelecidos no 1 do art. 879 da CLT, a adequao dos critrios de clculo utilizados e a correo das operaes aritmticas realizadas, em todas as suas etapas (transcrio das bases de clculo, escolha da operao e resultado). No entanto, quando do julgamento da impugnao sentena de liquidao no podem ser conhecidas as matrias sobre as quais se operou a precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT quando, obviamente, concedido o prazo para manifestao sobre o clculo. Quanto a matrias no suscitadas expressamente no prazo assinado para manifestao sobre o clculo, o interessado (parte ou Unio), nas razes de impugnao sentena de liquidao, deve demonstrar, previamente, que elas no se submetem precluso a que se referem os 2 e 3 do art. 879 da CLT. Da mesma forma, as decises interlocutrias proferidas durante a fase de liquidao, alm da prpria sentena de liquidao, podem ser questionadas por meio da impugnao sentena de liquidao. Conforme registrado anteriormente, os vrios incidentes surgidos na fase de liquidao so resolvidos por decises interlocutrias que visam a permitir a prolao da sentena de liquidao, quando finalmente julgada lquida a obrigao objeto da condenao. Assim, o questionamento quanto ao acerto dessas decises tambm remetido para o mesmo momento em que pode ser questionado o acerto da sentena de liquidao. A singularidade da impugnao sentena de liquidao reside no fato de a sua utilizao devolver o reexame da matria apreciada na sentena de liquidao ao mesmo juzo que a prolatou. Alm disso, o julgamento da impugnao sentena de liquidao conduz prolao de deciso que, finalmente, se caracteriza como terminativa a respeito da liquidao e, por isso, desafia a interposio de recurso propriamente dito, qual seja, o recurso de agravo de petio (CLT, art. 897, alnea a). Por autorizao expressa do art. 1-E da Lei n. 9.494/1997,(64) a sentena de liquidao, mesmo aps o seu trnsito em julgado, ainda pode ser revista na mesma relao processual quando for devedor a Fazenda
(63)

Nesse sentido: BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ao rescisria. Ofensa coisa julgada. Liquidao por artigos. 1.Sentena condenatria de pagamento de comisses conforme valores indicados na petio inicial, mas em que se determina liquidao por artigos para a prova da data das vendas. 2. O simples fato de, na liquidao por artigos, constatar-se a existncia de parcelas j pagas ao Reclamante ou at mesmo a inexistncia de crdito no significa ofensa coisa julgada. Observado o comando judicial transitado em julgado, transferindo-se a apurao do quantum debeatur para a liquidao e ali comprovando a percia o pagamento de algumas parcelas a ttulo de comisses, pode o Juiz assim declarar livremente na sentena de liquidao. 3. Recurso ordinrio a que se nega provimento. ROAR 472.478/98.0. Relator: Joo Oreste Dalazen. Braslia, DF, 19 de setembro de 2000. Dirio da Justia, 10 nov. 2000. Disponvel em: <http://aplicacao5.tst.jus.br/consultaunificada2/inteiroTeor.do?action= printInteiroTeor&format=html&highlight=true&numeroFormatado=ROAR 472478-73.1998.5.12.5555&base= acordao&rowid=AAANGhAAFAAAk0rAAC&dataPublicacao=10/11/2000&query=472.478>. Acesso em: 20 fev. 2011 (64) So passveis de reviso, pelo Presidente do Tribunal, de ofcio ou a requerimento das partes, as contas elaboradas para afe rir o valor dos precatrios antes de seu pagamento ao credor.

23

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Pblica. Cuida-se do incidente de reviso das contas elaboradas para aferir o valor dos precatrios entenda-se, reviso do clculo e, por extenso, da sentena de liquidao que o julga como idneo a quantificar a obrigao objeto de condenao , o qual pode ser instaurado de ofcio, pelo Presidente do Tribunal a quem incumbe a requisio do pagamento ao devedor, ou por provocao das partes e no somente da Fazenda Pblica , sempre antes da realizao do pagamento ao credor. Ao contrrio do que pode parecer, a regra contida no art. 1-E da Lei n. 9.494/1997 no inova a disciplina da matria, e sim confirma a possibilidade, j sustentada em itens anteriores, de certas matrias no se sujeitarem precluso e serem discutidas a qualquer momento, independentemente de o interessado tratar-se de Fazenda Pblica e, mesmo quando tratar-se de Fazenda Pblica, de a execuo dispensar a expedio de precatrio como ocorre com as obrigaes definidas em lei como de pequeno valor a que alude o 3 do art. 100 da Constituio da Repblica. E porque nem todas as matrias so imunes precluso impeditiva sua discusso futura, conforme tambm exposto em itens anteriores, no se pode conferir interpretao ampla regra contida no art. 1-E da Lei n. 9.494/1997, a ponto de se entender que qualquer aspecto do clculo passvel de reviso at a realizao do pagamento ao credor. O campo de incidncia da regra, certamente mais reduzido que a sua literalidade sugere, bem delineado pelo seguinte entendimento firmado perante o Tribunal Superior do Trabalho: O pedido de reviso dos clculos, em fase de precatrio, previsto no art. 1-E da Lei n. 9.494/1997, apenas poder ser acolhido desde que: a) o requerente aponte e especifique claramente quais so as incorrees existentes nos clculos, discriminando o montante que seria correto, pois do contrrio a incorreo torna-se abstrata; b) o defeito nos clculos esteja ligado incorreo material ou utilizao de critrio em descompasso com a lei ou com o ttulo executivo judicial; e c) o critrio legal aplicvel ao dbito no tenha sido objeto de debate nem na fase de conhecimento, nem na fase de execuo.(65) O aspecto relevante da regra prevista no art. 1-E da Lei n. 9.494/1997 que ela altera a competncia funcional definida no art. 877 da CLT, que, ao atribuir ao juiz que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio a competncia para processar a execuo correspondente, tambm lhe confere competncia para decidir as questes relacionadas liquidao. Desde a vigncia do art. 1-E da Lei n. 9.494/1997, o enfrentamento dessas questes, quando surgidas aps a expedio do precatrio e antes da realizao do pagamento ao credor, compete ao Presidente do Tribunal a quem expedido o precatrio. A atividade desenvolvida em razo dessa competncia exibe natureza jurisdicional, excepcionando, assim, a natureza administrativa prpria aos atos praticados pelo Presidente do Tribunal a partir do recebimento do precatrio expedido pelo juzo da execuo.(66)

(65)

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Tribunal Pleno. Orientao Jurisprudencial n. 2. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. (66) A propsito da natureza administrativa da atividade exercida pelo Presidente do Tribunal, confira-se o entendimento consagrado perante o Tribunal Superior do Trabalho: O Presidente do TRT, em sede de precatrio, no tem competncia funcional para declarar a ine xigibilidade do ttulo judicial exequendo, com fundamento no art. 884, 5, da CLT, ante a natureza meramente administrativa do procedimento (BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Tribunal Pleno. Orientao Jurisprudencial n. 12. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011).

24

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Revestida de natureza jurisdicional e visando soluo do incidente de reviso das contas el aboradas para aferir o valor dos precatrios, a atividade exercida pelo Presidente do Tribunal em razo da competncia conferida pelo art. 1 da Lei n. 9.494/1997 implica a prolao de decises, as quais, porque prprias fase de execuo, desafiam a interposio de recurso de agravo de petio, cujo julgamento compete ao prprio Tribunal. a interpretao que se extrai do art. 897 da CLT, quando estabelece que Cabe agravo [...] de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues (caput e alnea a) e, principalmente, Na hiptese da alnea a deste artigo, o agravo ser julgado pelo prprio tribunal, presidido pela autoridade recorrida, salvo se se tratar de deciso de Juiz do Trabalho de 1 Instncia ou de Juiz de Direito, quando o julgamento competir a uma das Turmas do Tribunal Regional a que estiver subordinado o prolator da sentena [...] ( 3), a indicar a possibilidade de prolao de decises em fase de execuo tambm pelos prprios Tribunais Regionais do Trabalho e, em situaes tais, o cabimento do recurso de agravo de petio e, por extenso, a devoluo da matria ao mesmo Tribunal prolator da deciso recorrida.(67) A sentena de liquidao tambm desafia a utilizao de meios autnomos de impugnao. Como ato complementar que torna conhecidos os elementos no identificados no ttulo executivo judicial sem os quais no possvel a instaurao da execuo propriamente dita, a sentena de liquidao acaba dispondo sobre uma parcela do mrito no enfrentada pela deciso liquidanda e, com isso, acaba preenchendo uma lacuna existente na deciso liquidanda. Por isso, assim como a sentena liquidanda a qual se vincula, a sentena de liquidao exibe a caracterstica de sentena de mrito e, na esteira da regra contida no art. 485 do CPC, pode ser desconstituda por meio de ao rescisria. Segundo a jurisprudncia consolidada perante o Tribunal Superior do Trabalho, contudo, a sentena de liquidao apenas comporta resciso quando enfrentar as questes envolvidas na elaborao da conta de liquidao, quer solvendo a controvrsia das partes quer explicitando, de ofcio, os motivos pelos quais acolheu os clculos oferecidos por uma das partes ou pelo setor de clculos, e no contestados pela outra,(68) pois A sentena meramente homologatria, que silencia sobre os motivos de convencimento do juiz, no se mostra rescindvel, por ausncia de prequestionamento.(69)
(67)

Nessas situaes, no entanto, os Tribunais Regionais do Trabalho vm admitindo a interposio do agravo regimental previsto nos respectivos regimentos internos (os quais, no entanto, tambm so expressos no sentido de que o agravo regimental cabvel desde que a deciso recorrida no desafie outros recursos previstos em lei). A exemplo: BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio. Agravo regimental precatrio contendo valores devidos em dois processos Acordo. luz da Orientao Jurisprudencial n. 2 do Tribunal Pleno do TST, o pedido de reviso dos clculos, em fase de precatrio, previsto no art. 1-E da Lei n. 9.494/97, apenas poder ser acolhido desde que: a) o requerente aponte e especifique claramente quais so as incorrees existentes nos clculos (...); b) o defeito nos clculos esteja ligado incorreo material ou utilizao de critrio em descompasso com a lei ou com o ttulo executivo judicial; c) o critrio legal aplicvel ao dbito no tenha sido objeto de debate nem na fase de conhecimento, nem na fase de execuo. No caso, verificou-se que no Juzo Auxiliar de Conciliao de Precatrios as partes de ambos os processos compareceram em audincia, ocasio em que entabularam um acordo quanto a um dos feitos, sendo o precatrio extinto na parte que diz respeito ao crdito devido no processo avenado, extinguindo-se, por via de consequncia, a execuo pertinente na forma dos arts. 794 e 795, ambos do CPC. Constatou-se que nos clculos continuava sendo computada a parcela oriunda da execuo extinta por fora desse acordo, quando no mais poderia. Sendo assim, nos termos do art. 1-E da Lei n. 9.494/97 e do atual entendimento do c. TST, possvel se tornou o exame das alegaes que dizem respeito a erros e/ou inexatides materiais existentes nos clculos, sem a ocorrncia da precluso ou coisa julgada. E as incorrees em comento foram constatadas no despacho exarado pela Desembargadora Vice-Presidente Administrativo do TRT (3 Regio) e confirmadas quando do exame do Agravo Regimental que o impugna. Agravo Regimental em que se negou provimento, mantendo-se a determinao de excluso do precatrio da parcela diferena salarial, oriunda do processo de execuo que foi extinto por fora desse acordo. 0045141-36.1982.5.03.0011 AgR. Relator: Fernando Antnio Vigas Peixoto. Belo Horizonte, RS, 9 de setembro de 2010. Dirio Eletrnico da Justia do Trabalho, 24 set. 2010. Disponvel em: <http://as1.trt3.jus.br/consulta/detalheProcesso2.htm>. Acesso em: 20 fev. 2011.
(68) (69)

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 399, item II. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Smula n. 298, item IV. Disponvel em: <http://www.tst.jus.br>. Acesso em: 20 fev. 2011.

25

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Ao silenciar sobre os motivos de convencimento do juiz, a sentena de liquidao meramente homologatria, a despeito de no se mostrar rescindvel, no padece de falta de fundamentao e, por extenso, no causa de nulidade do processado. Nesse caso, a deciso remete a sua motivao ao prprio clculo homologado e s operaes aritmticas nele compreendidas, em todas as suas etapas. Por fim, a prevalecer o entendimento de que meramente homologatria a sentena de liquidao que silencia sobre os motivos de convencimento do juiz, sobra, como alternativa de impugnao autnoma, a ao anulatria prevista no art. 486 do CPC,(70) cujo objeto, no entanto, deixa de ser a sentena de liquidao e passa a ser o ato sobre o qual ela se detm, qual seja, o prprio clculo. Concluses A liquidao possui natureza jurdica de fase preparatria da execuo propriamente dita e visa a complementar o ttulo executivo judicial, tornando conhecidos um ou mais elementos nele ainda no identificados, sem os quais no possvel instaurar a execuo propriamente dita. A liquidao por clculo consiste na realizao de operaes aritmticas, a partir de bases de clculo j conhecidas, que permitam chegar quantificao da obrigao objeto de condenao. Na fase de liquidao, tudo aquilo que a deciso liquidanda dispe explicitamente, salvo erros materiais nela contidos, deve ser fielmente respeitado; e, por outro lado, tudo aquilo que deveria ter sido apreciado pela deciso liquidanda mas, por qualquer razo, no o foi, no pode ser invocado. Na realidade vivenciada pela Justia do Trabalho, a liquidao, na quase totalidade dos casos, se procede por clculo, o que certamente justifica o fato de o direito processual do trabalho disciplinar quase que integralmente o seu procedimento. E, nessa disciplina, destaca-se a sujeio de certas matrias precluso impeditiva sua discusso futura quando as partes ou a Unio, sendo-lhes concedido prazo a tanto, deixam de manifestar a sua discordncia com o clculo, ou, manifestando-a, no atendem s exigncias previstas nos 2 e 3 do art. 879 da CLT. Embora os 2 e 3 do art. 879 da CLT no contenham expressa ressalva, h vrias situaes em que, mesmo quando no provocadas no prazo assinado para manifestao sobre o clculo, as matrias no se submetem precluso impeditiva sua discusso futura: quando o clculo incorre em erro material; quando o clculo no observa os limites definidos na deciso liquidanda; e quando o clculo viola literalmente disposies legais diretamente relacionadas quantificao da obrigao. Por isso, normalmente as matrias sobre as quais se opera a precluso so relacionadas utilizao de critrios de clculo. O procedimento, na fase de liquidao, tambm inclui a prolao da sentena de liquidao, ato que se caracteriza como deciso interlocutria e desafia a medida conhecida como impugnao sentena de liquidao, que, como regra, cabvel somente aps a garantia da execuo ou a penhora de bens e cuja
Os atos judiciais, que no dependem de sentena, ou em que esta for meramente homologatria, podem ser rescindidos (invalidados), como os atos jurdicos em geral, nos termos da lei civil.
(70)

26

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

utilizao devolve o reexame da matria apreciada na sentena de liquidao ao mesmo juzo que a prolatou e impe a prolao de deciso que, finalmente, se caracteriza como terminativa a respeito da liquidao. Fonte: Artigo: A liquidao por clculo na Justia do Trabalho Autor: Ricardo Fioreze Revista LTr. 75-08/980 Vol. 75, n 08, Agosto de 2011

27

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

CAPTULO 3 LIQUIDAO DA SENTENA 3.1. Consideraes iniciais Embora a expresso liquidao de sentena seja de uso comum, inclusive na legislao, no a sentena que liquidada. Liquida-se (quantifica-se) a obrigao amparada em ttulo executivo, e no o prprio ttulo.1 A obrigao atestada no ttulo deveria sempre ser lquida.2 Contudo, isso nem sempre possvel.3 So mltiplos os fatores que impedem o juiz de proferir "sentenas contendo obrigaes lquidas: ora decorre da prpria natureza do pedido; ora da absoluta ausncia de elementos nos autos (mxime da inicial e na contestao); ora da vasta quantidade de pedidos deduzidos pelos litigantes; ora das prprias circunstncias em que a sentena foi prolatada".4 Da a razo de permitir-se a chamada sentena genrica,5 entendida esta como a sentena que no determina o valor da obrigao.6 Assim, se a sentena no determinar o valor da obrigao, proceder-se- a sua liquidao (CLT, art. 879; CPC, art. 475-A, caput). 3.2. Conceito A liquidao de sentena compreende o conjunto de atividades processuais praticadas em fase acessria e complementar fase de conhecimento e antecedente e preparatria da fase da execuo, e tem por escopo revelar o valor da obrigao ainda no indicado no ttulo executivo, com vistas integrao da eficcia executiva da sentena genrica.7 Disse que a liquidao de sentena: a) compreende o conjunto de atividades processuais, porque diante da possibilidade de sentena genrica o sistema legal pe disposio das partes trs tcnicas processuais diferentes (infra, n. 3.11), cada uma delas adequada a suprir o que falta na sentena, que a determinao do quantum debeatur; b) praticadas em fase, uma vez que a natureza jurdica da liquidao de sentena de mera fase do processo8 (infra, n. 3.5);
1

No mesmo sentido: DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002, p. 535-6; WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil 2. So Paulo: RT, 2006, p. 101. 2 "Se toda sentena condenatria j trouxesse em si mesma a precisa indicao do valor devido, nunca haveria a necessidade de liquidar nem de procurar por modo algum esse valor" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 617). 3 O "crdito diz-se lquido (ou diz-se lquida a dvida) quando, alm de claro e manifesto (= efficere Claram et manifestam probationem debiti), dispensa qualquer elemento extrnseco para se lhe saber o importe (non requiratur aliquot extrinsecus ad probandum). Sabe-se que e o que " (MIRANDA, Pontes de. Comentrios ao cdigo de processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 1974, t. IX, p. 385). 4 TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001, p. 327. 5 "No se pode confundir condenao genrica (...) com obrigao genrica. Considera-se genrica a obrigao cujo objeto est determinado apenas pelo seu gnero e quantidade" (ZAVASKI, Teori Albino. Processo de execuo. 3. ed. So Paulo: RT, 2004, p. 352). 6 Sentena genrica a sentena condenatria que "deixou de indicar a quantidade dos bens devidos, mas trouxe a declarao da existncia da obrigao e da natureza dos bens que constituem o seu objeto, alm de aplicar a sano executiva" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002, p. 537). 7 "Liquidao , em direito processual civil, o conjunto de atividades processuais destinadas a revelar o valor de uma obrigao, quando ainda no indicado no ttulo executivo" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 614). 8 "Embora a liquidao, do ponto de vista sistemtico, integre a execuo, sob o aspecto lgico ela figura como fase destinada a preparar a execuo, a tornar exequvel a obrigao contida no ttulo judicial" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001. p. 328).

28

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

c) acessria e complementar fase de conhecimento e antecedente e preparatria da fase da execuo, porque a liquidao de sentena est situada entre as fases de acertamento e de execuo, que deseja tornar vivel. Pode, em certas circunstncias, porm, ser incidental execuo9 (infra, n. 3.8); d) e tem por escopo revelar o valor da obrigao ainda no indicado no ttulo executivo, com vistas integrao da eficcia executiva da sentena genrica, uma vez que a liquidao de sentena prpria das obrigaes de pagar. Da por que sua finalidade, em essncia, a de revelar o valor dessa obrigao (infra, n. 3.3). 3.3. Finalidade A liquidao de sentena tem por escopo revelar o valor da obrigao de pagar quantia ainda no indicada no ttulo executivo, com vistas integrao da eficcia executiva da sentena genrica (CPC, art. 475-A, caput).10 Disse que a liquidao de sentena tem por escopo: a) revelar o valor da obrigao de pagar quantia, porque essa a sua finalidade em essncia. Da a razo de o art. 475-A do CPC no ter repetido a frmula do revogado art. 603, que dispunha: "procede-se liquidao, quando a sentena no determinar o valor ou no individuar o objeto da condenao"; Aqueles que entendiam que a liquidao da sentena tem por escopo, tambm, a individuao do objeto da condenao11 (como expressava o revogado art. 603 do CPC), no pactuaram com a redao dada ao art. 475-A. Para Manoel Antonio Teixeira Filho, embora o texto do art. 475-A cogite apenas da determinao do valor, "no se poder dispensar a liquidao quando houver necessidade de individuar o objeto da obrigao, como nas aes universais, nas alternativas e nas condicionais, a fim de serem definidas as qualidades e as espcies".12 No obstante a autoridade do referido jurista, h que se ter em mente que: (i) o valor da obrigao liga-se ao requisito liquidez. Assim, se a sentena no indicar o valor da obrigao, ter ele de ser revelado por meio da liquidao de sentena (CLT, art. 879; CPC, arts. 475-A a 475-G), a fim de atribuir eficcia executiva ao ttulo. (ii) a individuao do objeto da obrigao liga-se ao requisito certeza.13 Assim, se a sentena no indicar o objeto da obrigao, ter ele de ser revelado por meio do
9

No " absoluta, pelo menos entre ns, a regra de que a liquidao complementa sempre uma condenao constante de sentena, pois desde que passou a ser inquestionvel a possibilidade de ttulo extrajudicial fundamentar execuo para entrega de coisa e execuo de obrigao de fazer, a converso da prestao especfica em perdas e danos, nos termos dos citados artigos 627 e 633, dar-se- por liquidao, que no ter como pressuposto sentena condenatria proferida em processo de conhecimento anterior. Tambm a liquidao prvia do valor das benfeitorias indenizveis (art. 628) pode anteceder tanto a execuo de ttulo judicial quanto a fundada em ttulo extrajudicial" (GRECO, Leonardo. O processo de execuo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, v. 2, p. 233). 10 "A liquidao de sentena tem como finalidade a descoberta do valor da condenao, a quantificao do valor da obrigao a ser adimplida pelo devedor, tal como reconhecida pela sentena" (BUENO, Cassio Scarpinella. A nova etapa da reforma do cdigo de processo civil. So Paulo: Saraiva, 2006. p.39). 11 "A liquidao possui, portanto, carter no apenas quantificante, mas tambm individuante" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001. p. 328). 12 TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio."As novas leis alterantes do processo civil e sua repercusso no processo do trabalho. Revista LTr 7003/279. 13 "No individuado o objeto da condenao, o que falta a certeza, assim entendida a perfeita identificao da natureza da obrigao declarada, com a individuao precisa do seu objeto; uma obrigao sem objeto individuado obrigao no-certa, e no obrigao ilquida" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. p. 539).

29

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

incidente de concentrao (CPC, arts. 571, 629 e 630), a fim de atribuir eficcia executiva ao ttulo. A liquidao da sentena, ento, relaciona-se com a execuo por quantia, enquanto que o incidente de concentrao, com a execuo para entrega de coisa.14 b) ainda no indicado no ttulo executivo, porque embora "o pedido tenha sido certo, a instruo processual pode no ter sido capaz de produzir elementos de prova suficientes para permitir uma sentena lquida";15 c) com vistas integrao da eficcia executiva da sentena genrica, uma vez que a liquidez tornar adequada a via executiva. O resultado da liquidao, por isso mesmo, " a integrao do ttulo, o qual s passa a ter realmente a eficcia executiva a partir de quando se tornar lquida a obrigao nele indicada; a sentena genrica, enquanto genrica, na realidade ttulo apenas para realizara liquidao, no para executar".16 3.4. Liquidao e ttulos extrajudiciais Somente haver liquidao de obrigao declarada de modo incompleto em sentena. Os ttulos extrajudiciais no so passveis de liquidao.17 A determinao do valor essencial prpria fora executiva18 ou seja, essencial prpria caracterizao do documento como ttulo executivo.19 Excepcionalmente, porm, se a obrigao declarada em um ttulo executivo extrajudicial for convertida em perdas e danos, poder ser liquidada liquidao incidente (infra, n. 3.8). 3.5. Natureza jurdica No obstante a divergncia de autores de escol,20 penso que a liquidao da obrigao fixada em sentena, diante do modelo do processo sincrtico, assume a natureza jurdica de fase

14

A individuao do objeto da condenao, que constava do art. 603, caput, do CPC no integra a liquidao. A execuo das obrigaes de entregar coisa no depende de um processo de execuo (CPC, art. 461-A). A "individuao da obrigao , por definio, matria cognitiva que precede o proferimento da sentena (...). o que dispe, com clareza, o 1 do art. 461-A. Mesmo nos casos em que a obrigao de entregar coisa venha representada por ttulo executivo extrajudicial (art. 585, II), a concentrao da obrigao, isto , a sua individuao, independe de atividade cognitiva do juzo, tornando desnecessria, porque incua, uma fase ou etapa de liquidao. o que decorre da interpretao do art. 629" (BUENO, Cassio Scarpinella. A nova etapa da reforma do cdigo de processo civil. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 39). 15 ZAVASKI, Teori Albino. Processo de execuo. 3. ed. So Paulo: RT, 2004, p. 354. 16 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 615. 17 "No direito executrio brasileiro s podem ser objeto de liquidao as obrigaes constantes de ttulo executivo judicial, no de ttulos extrajudiciais. Se um ato extrajudicial tipificado em lei como ttulo executivo no incluir a indicao do valor da obrigao, ele no ter eficcia executiva apesar de estar arrolado entre esses ttulos uma confisso de dvida assinada pelo devedor e testemunhas mas sem indicar valores, uma fiana sem que o dbito afianado seja lquido etc." (DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 615). 18 GRECO, Leonardo. O processo de execuo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, v. 2, p. 240. 19 "Se um ato extrajudicial tipificado em lei como ttulo executivo no incluir a indicao do valor da obrigao, ele no ter eficcia executiva apesar de estar arrolado entre esses ttulos" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 615). 20 Para Wambier-Medina, a "liquidao de sentena, embora unificada procedimentalmente ao condenatria que lhe anterior e de execuo que lhe posterior, no perdeu propriamente sua autonomia, sob diversos ngulos, devendo ser considerada, tal como ocorria anteriormente, uma ao com objeto distinto daqueles veiculados nas aes que com a liquidao se relacionam" (WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; MEDINA, Jos Miguel Garcia. Breves comentrios nova sistemtica processual civil 2. So Paulo: RT, 2006, p. 102).

30

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

procedimental acessria e complementar da fase de conhecimento e antecedente e preparatria21 da fase de execuo por quantia certa.22 Advirto, ento, desde j, que: a) essa opo ideolgica impe tratamento diferenado ao que a doutrina tradicional d liquidao no processo do trabalho; b) a liquidao, como instituto, poder excepcionalmente constituir: (i) fase incidente na execuo (infra, n. 3.8). Ter-se- a liquidao como fase incidente na execuo, na hiptese de execuo de obrigao especfica de dar, fazer ou no-fazer convertida em perdas e danos (CPC, arts. 627, 628, 633 e 643).23 (ii) processo autnomo. Ter-se- a liquidao como processo autnomo, por exemplo, na hiptese de liquidao da sentena penal condenatria.24 3.6. Natureza jurdica da sentena (sic) de liquidao A deciso proferida na liquidao de sentena no processo do trabalho recebe a denominao de sentena de liquidao. Cumpre-nos investigar, ento, a efetiva natureza jurdica dessa deciso. 3.6.1. Quanto estrutura geral Quanto estrutura geral, sempre defendi, a exemplo de Jos Augusto Rodrigues Pinto,25 a ideia de que a sentena proferida na liquidao possua natureza jurdica: a) administrativa, na hiptese de o juiz simplesmente proferir deciso homologatria (como, v. g., nas liquidaes por arbitramento e por clculos na forma do art. 884, 3, da CLT), uma vez que no expendia qualquer juzo de valor;26 b) jurisdicional, na hiptese em que intervinha de ofcio ou pelo chamado do interessado para decidir algo (como, v. g., nas liquidaes por artigos e por clculos na forma do art. 879, 2, da CLT).
21

Fase "posterior deciso condenatria e antecedente ao seu cumprimento" (GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Lei n. 11.232/2005: reforma da execuo civil e direito processual do trabalho. Revista LTr 70-03/356). No mesmo sentido, ainda: BUENO, Cassio Scarpinella. A nova etapa da reforma do cdigo de processo civil. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 36. Em sentido contrrio Manoel Antonio Teixeira Filho. Segundo o jurista, a "alterao imposta no sistema do CPC, neste particular consistente em deslocar o procedimento da liquidao da sentena para o processo de conhecimento no pode ter nenhuma repercusso no processo do trabalho, porquanto a CLT no omissa acerca da matria" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. As novas leis alterantes do processo civil e sua repercusso no processo do trabalho. Revista LTr 70-03/279). 22 "A doutrina predominante v a liquidao como uma fase preparatria da execuo. Essa , tambm, a nossa opinio, pois a liquidao foi instituda, finalisticamente, para tornar possvel a execuo da obrigao expressa no ttulo executivo judicial; da o sentido preparatrio de que ela se reveste. A liquidao, em muitos casos, pressuposto essencial execuo. Laboram em erro, por isso, os que sustentam ser a liquidao um processo incidente no de execuo. Como dissemos, a liquidao no se apresenta como processo autnomo, se no que como fase preparatria daquela. Logo, a liquidao antecede execuo, a despeito de reconhecermos que do ponto de vista sistemtico ela integra o processo de execuo. Stricto sensu, a liquidao pode ser entendida como uma espcie de elo, a unir a sentena exequenda execuo propriamente dita" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001, p. 330-1). 23 "errneo pensar que o carter de processo autnomo seja da essncia da liquidao". Ela pode, "dar-se no prprio processo de conhecimento, como na Alemanha, ou pode ser um incidente da execuo" (GRECO, Leonardo. O processo de execuo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, v. 2, p. 233). 24 A sentena arbitral, porm, deve ser completa em todos os seus elementos. A atividade jurisdicional somente atua para dar-lhe cumprimento forado, ou, eventualmente, para anul-la. Nunca para complement-la. Relativamente liquidez a sentena arbitral se equipara aos ttulos executivos extrajudiciais. 25 RODRIGUES PINTO, Jos Augusto. Execuo trabalhista. 9. ed. So Paulo: LTr, 2002, p. 134. 26 SENTENA DE LIQUIDAO. NECESSIDADE DE FUNDAMENTAO. ART. 93, INC. IX, DA CONSTITUIO FEDERAL. Se o procedimento adotado para a liquidao for o do art. 884, 3, da CLT, salta aos olhos a atividade meramente administrativa do juiz. No caso, o ato no passa de mera chancela propulso, no havendo, pois, que se falar em fundamentao (TRT-MS-0438-2001 AP, Rel. Juiz Convocado Jlio Csar Bebber, DJ/MS 26.11.2001, p. 43).

31

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Detida reflexo, porm, levou-me a sustentar a natureza jurdica jurisdicional da sentena de liquidao, por entender que, mesmo ao homologar, o juiz no se abstm de emitir juzo de valor (at mesmo porque no um mero espectador das atividades das partes). A sua chancela importa na aprovao do que fora realizado e na declarao do valor da obrigao a ser adimplida. 3.6.2. Quanto estrutura interna Doutrina e jurisprudncia ainda no chegaram a um consenso acerca da natureza jurdica interna da sentena de liquidao. Duas so as principais correntes de opinies: a) a primeira corrente sustenta que a sentena de liquidao, independentemente da modalidade procedimental (infra, n. 3.11), tem natureza jurdica de deciso interlocutria, uma vez que declara o valor da obrigao sem pr fim ao processo, alm de no admitir impugnao imediata (CLT, arts. 893, 1 e 884, 3);27 b) a segunda corrente sustenta que a sentena de liquidao tem natureza jurdica de deciso interlocutria quando a atividade judicial tiver sido meramente homologatria, e de sentena quando tiver decidido a (potencial) controvrsia em carter definitivo.28 A liquidao no processo do trabalho (contrariamente ao processo civil) nunca teve natureza jurdica de processo. No obstante a dificuldade em situ-la tcnico-cientificamente, aceitou-se a ideia de que no instaura nova relao jurdica, caracterizando, por isso, simples fase intermediria entre os processos de conhecimento e de execuo. Como consequncia lgica disso, tem-se que a deciso proferida na liquidao jamais poderia ter natureza jurdica de sentena na vigncia da redao original do art. 162, 1, do CPC (uma vez que sentena era ato destinado a pr fim a processo). E assim continua a ser com as alteraes procedidas pela Lei n. 11.232/2005, embora por outras razes. Diante de um processo sincrtico (supra, n. 2.3), a natureza da deciso proferida na liquidao de sentena interlocutria, uma vez que visa unicamente a revelar o valor da obrigao de pagar quantia (supra, n. 3.3), sem alterao da situao jurdica das partes (supra, n. 3.5). 3.6.3. Quanto eficcia No obstante entendimentos em sentido diverso,29 penso que a natureza jurdica da sentena de liquidao, quanto eficcia, declaratria,30 uma vez que, "com eficcia ex tunc (e no
Segundo "a definio contida no 1 do art. 162 do CPC, sentena o ato pelo qual o juiz pe fim ao processo, examinando, ou no, o mrito da causa. Ora, o ato pelo qual o juiz define os valores da execuo no se destina a dar fim ao processo, e sim a tornar lquida a obrigao contida no ttulo executivo, para que este se torne exigvel. Logo, esse ato jurisdicional, nem mesmo por antonomsia, poder ser classificado, tecnicamente, de sentena. Trata-se, na verdade, de uma deciso de carter interlocutrio. Tanto esta a sua essncia que o prprio art. 884, 3, da CLT, a despeito de utilizar a expresso 'sentena de liquidao', declara no ser este ato jurisdicional impugnvel de imediato e de forma autnoma, mas, somente, na oportunidade dos embargos execuo. A inimpugnabilidade das decises interlocutrias est prevista, de modo genrico, no art. 893, 1, da CLT: 'Os incidentes do processo sero resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recurso da deciso definitiva'. O que a lei, a doutrina e a jurisprudncia costumam designar, portanto, de 'sentena de liquidao' nada mais , sob o rigor da tcnica, do que uma deciso interlocutria liquidatria expresso cuja adoo sugeriramos, no fosse o seu manifesto trao de pernosticismo" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001, p. 346). 28 RODRIGUES PINTO, Jos Augusto. Execuo. 9. ed. So Paulo: LTr, 2002. p. 135-40; Smulas TST ns. 298, IV e 399, II. 29 Para Pontes de Miranda a natureza da sentena de liquidao constitutiva (Francisco Cavalcanti de Miranda. Comentrios ao cdigo de processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 1974, t. IX, p. 506). No mesmo sentido: MENDONA LIMA, Alcides de. Comentrios ao cdigo de processo civil. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. VI, p. 545; ASSIS, Araken de. Manual do processo de execuo. 2. ed. So Paulo: RT, 1995, p. 258; BAPTISTA DA SILVA, Ovdio Arajo. Curso de Processo Civil. 3. ed. So Paulo: RT, 1998, v. II, p. 59. 30 A sentena de liquidao tem natureza declaratria. Tal natureza "fora captada pela argcia de Liebman, como revelam estas suas palavras: 'Consequncia da natureza meramente declarativa da liquidao, que em si no altera a situao jurdica em favor de uma ou outra parte, o fato
27

32

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

apenas ex nunc, como regra nas sentenas constitutivas)",31 se limita a declarar o valor da obrigao a ser adimplida sem alterar "a situao jurdica em favor de uma ou outra parte". 32 3.7. Liquidao e execuo simultneas A execuo pressupe que a obrigao seja lquida. Se, porm, a sentena possuir uma parte lquida e outra ilquida, ao credor faculta-se promover, simultaneamente, a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta (CPC, art. 475-I, 2). Poder o juiz, porm, para melhor administrar os atos processuais, determinar que a execuo se processe em autos apartados e a liquidao nos autos principais. 3.8. Liquidao incidente Liquidao incidente aquela que, por exceo, realizada no curso da execuo. Vale dizer: aquela que incidental execuo. 3.8.1. Ttulo extrajudicial Como regra, a obrigao retratada em ttulo extrajudicial no comporta liquidao (supra, n. 3.4). Contudo, se "a execuo especfica de obrigaes de dar, fazer ou no-fazer fundada em ttulo extrajudicial se tornar impossvel, ou no mais convir ao credor (arts. 627, 633, 638 e 643), converter-se- em perdas e danos e, ento, nos prprios autos da execuo proceder-se- liquidao (...). O ttulo no deixou de gerar a presuno de certeza da existncia da obrigao, cabendo apenas determinar o montante pecunirio a ser pago como sucedneo da prestao dele constante".33 3.8.2. Ttulo judicial (obrigao especfica) A obrigao especfica (dar, fazer ou no-fazer) fundada em ttulo judicial tambm pode se tornar impossvel, ou no mais convir ao credor, convertendo-se, por isso, em perdas e danos que sero apurados mediante liquidao incidental execuo. 3.8.3. Falsas liquidaes incidentes

de poder ser promovida pelo executado'; a particularidade de, na liquidao por artigos, a sentena ser antecedida, muitas vezes, de uma fase de conhecimento (interrogatrio das partes; inquirio de testemunhas; produo de prova pericial etc.) no retira dessa sentena a declaratividade que lhe inerente" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001, p. 347). No mesmo sentido: CASTRO, Amilcar de. Comentrios ao cdigo de processo civil. 3. ed. So Paulo: RT, 1983, v. VIII, p. 127; THEODORO JNIOR, Humberto. Processo de execuo. 18. ed. So Paulo: Leud, 1997. p. 232; MOURA, Mrio Aguiar. O Processo de execuo. Porto Alegre: Emma, 1975, p. 244. 31 ZAVASKI, Teori Albino. Comentrios ao cdigo de processo civil. So Paulo: RT, 2000, v. 8, p. 331-2. 32 LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de execuo. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1980, p. 70; LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de execuo. Araras: Bestbook, 2001. p. 9 33 GRECO, Leonardo. O processo de execuo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, v. 2, p. 240. "No se exclui que em dadas circunstncias se tenham verdadeiras liquidaes no curso de execuo j instaurada. Isso acontece, em primeiro lugar, quando por algum motivo se torna impossvel a execuo especfica. (...) Quando isso acontece e a execuo ento se desvia para a pecnia correspondente, ser necessrio liquidar. Ter-se- a liquidao por arbitramento quanto ao valor da coisa, ou por artigos quanto s perdas-e-danos, mas sempre incidentemente ao processo executivo, mediante atividades inseridas nele, sem dar azo formao de novo processo. Nessas hipteses, trata-se de execuo j principiada (com vista realizao especfica do direito e fundamento em ttulo plenamente suficiente a permiti-la). Depois que veio a surgir o bice e apresentar-se a execuo pecuniria como nica vivel, mas dependente da determinao do quantum debeatur" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. p. 542).

33

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Os atos no curso da execuo pelos quais se procedem unicamente atualizao de valores e insero de juros no tm natureza de liquidao. Da por que no reabrem oportunidade para impugnaes na forma do art. 884, 3, da CLT, salvo quanto ao acrscimo. 3.9. Competncia para a liquidao Por constituir fase acessria e complementar da fase de conhecimento e preparatria da fase de execuo, a liquidao se vincula ao mesmo juzo daquela. Trata-se de competncia funcional. Por ser inderrogvel (absoluta), prevalece ainda quando alguma circunstncia de fato se haja alterado, bem como na hiptese de o executado optar por outro juzo para executar o ttulo (CPC, art. 475-P). 3.10. Legitimidade ativa para a liquidao Como a deciso a ser proferida na liquidao se limita declarao do valor da obrigao, poder ser deflagrada: a) pelas partes.34 "O devedor tambm tem legitimidade ativa para promover a liquidao, para liberar-se mais rapidamente da dvida ou, enquanto isso no ocorrer, reduzir o valor da hipoteca judiciria ou o alcance do arresto preparatrio ou de qualquer outra medida cautelar semelhante, ou ainda para exigir o cumprimento de garantia imposta pela lei em seu benefcio como pressuposto da exigibilidade do crdito;"'35 b) pelo responsvel secundrio que no integrou o processo na fase de conhecimento. Tem ele interesse na fixao do valor da obrigao, uma vez que poder ser chamado a responder pela dvida. Embora a coisa julgada, em princpio, esteja restrita s partes, sabe-se que a sentena irradia efeitos que podem atingir as relaes de terceiros com algum dos litigantes36 (CPC, arts. 487, II e 499), viabilizando, assim, o redirecionamento dos atos executivos;37 c) pelo juiz (CLT, art. 878).38 Veda-se a iniciativa judicial, porm: (i) na liquidao por artigos, uma vez que essa modalidade de liquidao impe a articulao (narrativa) de fatos novos (infra, n. 3.14.2) pela parte (nus de afirmar), que atrai, em razo das suas afirmaes, o encargo de prov-los (nus de provar).

34

"Como a liquidao no passa da determinao do quantum debeatur, no implicando constrio a quem quer que seja nem invaso de qualquer patrimnio, ambas as partes se reputam interessadas em seu resultado: o credor, para poder promover a execuo, e o devedor, para pagar ou ao menos para se assegurar de que mais no lhe poder ser exigido do que o montante que no processo de liquidao for revelado" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 620). 35 GRECO, Leonardo. O processo de execuo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, v. 2, p. 238-9. 36 "A sentena, como ato autoritativo ditado por um rgo do Estado, reivindica naturalmente perante todos seu ofcio de formular qual seja o comando concreto da lei ou, mais genericamente, a vontade do Estado, para um caso determinado. As partes, como sujeitos da relao a que se refere a deciso, so certamente as primeiras que sofrem a sua eficcia, mas no h motivo que exima os terceiros de sofr-la igualmente. Uma vez que o juiz o rgo ao qual atribui o Estado o mister de fazer atuar a vontade da lei no caso concreto, apresenta-se sua sentena como eficaz exerccio dessa funo perante todo o ordenamento jurdico e todos os sujeitos que nele operam. Certamente, muitos terceiros permanecem indiferentes em face da sentena que decidiu somente a relao que em concreto foi submetida ao exame do juiz; mas todos, sem distino, se encontram potencialmente em p de igualdade de sujeio a respeito dos efeitos da sentena, efeitos que se produziro efetivamente para todos aqueles cuja posio jurdica tenha qualquer conexo com o objeto do processo, porque para todos contm a deciso a atuao da vontade da lei no caso concreto" (LIEBMAN, Enrico Tullio. Eficcia e autoridade da sentena. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1984. p. 123). 37 BEBBER, Jlio Csar. Processo do trabalho temas atuais. So Paulo: LTr, 2002. p. 181. 38 No mesmo sentido: TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. As novas leis alterantes do processo civil e sua repercusso no processo do trabalho. Revista LTr 70-03/280.

34

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

(ii) na liquidao que prepara a execuo provisria,39 uma vez que ter o interessado de instruir o seu pedido com as peas necessrias (CPC, art. 475-O, 3 infra, n. 3.16). Certos juristas utilizam como fundamento para a impossibilidade de atuao oficial o fato de que a execuo provisria se processa sob risco e responsabilidade do exequente (CPC, art. 475-O, I). A fixao legal de responsabilidade objetiva, entretanto, no bice atuao oficial e o CPC deixa isso muito claro quando, apesar de fix-la, permite a concesso de medida cautelar de ofcio (CPC, arts. 798 e 811, I). 3.11. Modalidades de liquidao Em sua redao original o CPC contemplava trs modalidades de liquidao: por arbitramento, artigos e clculos. A Lei n. 8.898/1994, porm, alterou essa sistemtica. De acordo com a nova disciplina legal, quando a determinao do valor da condenao depender apenas de clculo aritmtico, caber ao credor proceder a sua execuo, instruindo o pedido com a memria discriminada e atualizada do clculo (CPC, art. 604). A partir da o processo civil passou a contar, apenas, com as modalidades de liquidao por artigos e arbitramento, sistemtica essa mantida com a readequao promovida pela Lei n. 11.232/2005 (CPC, art. 475B). A CLT, desde a sua edio, contempla as modalidades de liquidao por clculos, arbitramento e artigos (CLT, art. 879).40 Contudo, no descreve as linhas do procedimento que cada uma delas tem de observar. Da por que se socorre subsidiariamente das regras processuais civis comuns, que contm disciplina especfica para cada uma das modalidades de liquidao segundo o princpio da adaptabilidade, ou seja, levando em conta o modo de ser de cada obrigao.41 Por ser matria de ordem pblica, "constitui dever do juiz velar pela estrita observncia do procedimento adequado".42 3.12. Princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo A existncia de declarao prvia elimina do objeto de conhecimento do juiz da liquidao tudo aquilo que j se ops ou poderia ter sido oposto anteriormente sentena genrica. A liquidao, por isso, tem o escopo nico de revelar o valor da obrigao com vistas a integrar a

39

Em sentido contrrio: EXECUO PROVISRIA PROMOVIDA DE OFCIO. POSSIBILIDADE. O ordenamento jurdico autoriza que o ttulo executivo, conquanto no transitado em julgado, seja inteiramente liquidado (art. 899 da CLT). Por sua vez, a execuo trabalhista pode ser promovida ex officio, como autoriza o artigo 878 da CLT. Logo, no h nulidade quando o Juzo de primeiro grau determina a liquidao da sentena antes de a mesma transitar em julgado. Juros de mora e descontos previdencirios e fiscais. Somente depois de efetuadas as dedues previdencirias do crdito que incidiro os juros moratrios (Lei n. 8.212/91), para, aps, incidirem as dedues fiscais (art. 56 do Decreto n. 3.000/99) (TRT-PR-00739-2002-653-09-01-0.AC-09500-2004, Rel. Juiz Luiz Eduardo Gunther, DJ/PR 28.5.2004). 40 Devem ser criticadas as "sentenas que deixam de apontar a forma pela qual a liquidao haver de ser realizada (...). No se deve tambm poupar censura s sentenas que costumam conter expresses como 'as parcelas condenatrias sero objeto de regular liquidao' (...). sumamente necessrio, por isso, que a sentena especifique sempre por que meio a liquidao dever ser realizada" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001. p. 364). 41 De acordo com o princpio da adaptabilidade, deve-se "procurar o procedimento que seja mais capaz de conduzir ao provimento jurisdicional desejado, de modo eficiente e econmico e to rapidamente quanto possvel" (DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. p. 557). 42 DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. p. 557.

35

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

eficcia executiva dessa sentena (supra, n. 3.3), com a qual deve guardar estrita fidelidade.43 Da por que: a) veda-se a modificao do julgado (CLT, art. 879, 1; CPC, art. 475-G).44 A deciso proferida na liquidao de sentena limita-se a declarar o valor da obrigao, possibilitando o dimensionamento da agresso executiva; b) a fidelidade " matria de ordem pblica, cuja salvaguarda deve ser promovida inclusive por iniciativa oficial".45 3.12.1. Fundamento do princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo Parte da doutrina preconiza que o princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo (ou da proibio de modificao do julgado) encontra o seu fundamento no imperativo constitucional da coisa julgada. Manoel Antonio Teixeira Filho, partidrio dessa corrente, assevera que a proibio de modificao do julgado na liquidao veto que se impe com a finalidade "de evitar que as partes procurem afrontar a coisa julgada material, como qualidade da sentena (CF, art. 5, XXXVI)". Segundo o mesmo autor, "a autoridade da coisa julgada que constrange a liquidao a curvar-se, at mesmo, diante de certos erros crassos da sentena ou de injustias manifestas, por ela perpetradas".46 No a coisa julgada material (CPC, art. 467) e seu efeito preclusivo (CPC, art. 474), porm, que justificam a impossibilidade de inovao na liquidao. Note-se que na liquidao que precede a execuo provisria ainda no h coisa julgada (CPC, art. 475-I, 1) e, nem por isso, permite-se inovar. O veto modificao do julgado (CLT, art. 879, 1; CPC, art. 472-G), portanto, no est fundamentado na coisa julgada, mas no princpio ne bis in idem,47 que possui dimenso muito mais vasta.48 3.12.2. Excees ao princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo O princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo sofre ressalvas. Algumas delas possuem expressa previso legal. Outras, porm, decorrem de construo jurisprudencial. Assim, embora no haja determinao na sentena, incluem-se na conta de liquidao, v. g., os juros de mora (CLT, art. 883; CPC, art. 293; Smulas TST n. 211 e STF n. 254); a correo
43

O art. 891 do CPC de 1939 dispunha que "a sentena dever ser executada fielmente, sem ampliao ou restrio do que nela estiver disposto. Compreender-se-, todavia, como expresso o que nela virtualmente se contenha". 44 "A finalidade da liquidao, na execuo por quantia certa seja provisria ou definitiva traduzir, com absoluta fidelidade, o contedo do ttulo executivo" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. As novas leis alterantes do processo civil e sua repercusso no processo do trabalho. Revista LTr 70-03/284). 45 ZAVASKI, Teori Albino. Comentrios ao cdigo de processo civil. So Paulo: RT, 2000, v. 8, p. 367. 46 TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001. p. 335. 47 "Sem embargo, mister considerar que o princpio ne bis in idem tem alcance muito mais vasto, e que a coisa julgada simplesmente uma de suas muitas manifestaes, posto que a mais importante. Com ele se relaciona, como se sabe, no s a exceo de litispendncia, mas tambm o instituto da precluso que largussima aplicao encontra no processo. A precluso exclui a possibilidade de se propor questo incompatvel com uma situao processual anterior, enquanto esta seja juridicamente vlida, fora da via que a lei expressamente faculta para provocar-lhe a revogao. Enquanto no se revoga a sentena que funciona como titulo executrio, no se pode, na fase da oposio execuo, alegar motivos que trouxessem a debate sua exatido. Ainda em relao a essas sentenas, portanto, s se podem alegar como motivos de oposio os fatos supervenientes. Pode suceder que, com a oposio, concorra o processo na superior instncia, e, ento, faculta-se ao devedor aleg-los numa ou noutra fase, sua descrio" (LIEBMAN, Enrico Tullio. Embargos do executado. Campinas: ME, 2000, p. 236-7). 48 Nesse sentido: DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo civil. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. p. 565-6; BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos."A eficcia preclusiva da coisa julgada material no sistema do processo civil brasileiro. In: Temas de direito processual civil primeira srie. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1988. p. 105.

36

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

monetria (Smula TST n. 211); os honorrios advocatcios (CPC, art. 20);49 as despesas processuais eventualmente adiantadas (CPC, art. 20); as prestaes vencidas no curso da demanda, quando a condenao compreender prestaes decorrentes de relao jurdica de trato sucessivo (CPC, art. 290). 3.12.3. O princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo e o valor zero Questo polmica a de saber se, remetida a apurao do quantum para a liquidao da sentena, poder o juiz concluir pela inexistncia de valor a pagar. Suponhamos que se haja condenado algum a pagar aos familiares de uma pessoa falecida o equivalente dos rendimentos desta. Em liquidao, porm, constata-se que o falecido era pessoa desocupada h anos e no percebia rendimento algum (o exemplo de Dinamarco). Para certos juristas essa situao de ocorrncia impossvel, diante da vedao legal emisso de sentena incerta ou condicional (CPC, art. 460, pargrafo nico). Outros sustentam que a liquidao, necessariamente, dever chegar a um valor positivo, ainda que seja o valor um. Parece-me, porm, que em situaes assim o mais razovel e realista, como ressalta Cndido Rangel Dinamarco, " autorizar o juiz a concluir pelo valor zero, sendo arbitrrio obrig-lo a afirmar uma quantidade positiva, em desacordo com os elementos de convico existentes nos autos".50

FONTE: Livro: Cumprimento da Sentena no Processo do Trabalho Autor: Julio Cesar Bebber Editora: LTr 2 Edio SP 2007 (ltima edio) Digitar: Captulo 3 Liquidao da sentena at 3.12.3 - O princpio da fidelidade da liquidao ao ttulo e o valor zero Pgs.: 33 46

Em sentido contrrio: "Os honorrios advocatcios ainda que tenham sido atendidos os requisitos especficos, previstos na Lei n. 5.584/70 somente podero ser objeto de execuo se o ttulo sentencial a eles houver feito expressa referncia. Com isso, queremos dizer que no possvel admitir-se a condenao implcita ao pagamento desses honorrios, nos domnios do processo do trabalho embora saibamos da existncia de certos pontos de vista divergentes do que ora externamos" (TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no processo do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2001. p. 125). 50 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil. So Paulo: Malheiros, 2004, v. IV, p. 626-7.
49

37

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Da execuo incoerncias interpretativas que se cristalizam Francisco Antonio de Oliveira Este estudo ter como suporte a interpretao sistemtica dos dispositivos legais abaixo: 1. Art. 879, 1: Na liquidao no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda, nem discutir matria pertinente causa principal. 2. Art. 879, 2: Elaborada a conta e tornada lquida, o juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto de discordncia, sob pena de precluso. 3. Art. 5, inciso XXXVI, a Constituio Federal: A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada (grifo). 1. Da interpretao sistemtica Na interpretao sistemtica, o intrprete dever harmonizar o contedo de mais de um dispositivo legal que direcionem para o mesmo tema jurdico. O processo sistemtico consiste em comparar o dispositivo sujeito exegese, com outros do mesmo repositrio ou de leis diversas, mas referentes ao mesmo objeto. Por umas normas se conhece o esprito das outras. Procura-se conciliar as palavras antecedentes com as consequentes, e do exame das regras em conjunto deduzir o sentido de cada uma (Trigo Loureiro). Alerta Ferrara: O hermeneuta deve elevar o olhar, dos casos especiais para os princpios dirigentes a que eles se acham submetidos, e indagar se, obedecendo a uma regra, no viola a outra; deve perscrutar sobre as consequncias possveis de cada exegese isolada. Com esse trabalho de inteligncia e de busca, o juiz desenvolve um trabalho ciclpico, que certamente, desaguar no raciocnio lgico. Toda lei tem por si s a presuno de bom senso. Nenhuma interpretao poder levar ao impasse ou ao absurdo. A interpretao dos artigos citados no prembulo devem ser interpretados conjuntamente, pena de o intrprete aportar em concluso errnea, cujos exemplos se avolumam de forma, no mnimo, preocupante pelas consequncias perversas que impem aos jurisdicionados. 2. Da interpretao isolada De conformidade com princpios de hermenutica, o intrprete deve levar em considerao a localizao do dispositivo na lei ou no Cdigo. No deve interpretar o artigo isolado da seo ou do captulo a que pertena. Ao ler um artigo, deve ler os artigos seguintes; ao ler um pargrafo ou um inciso, deve ler os seguintes. Deve o intrprete ler, sem aodamento, perodo por perodo, a norma que pretende aplicar. A erronia vem crescendo de forma preocupante entre juzes, numa escolha isolada do dispositivo que mais convenha, no justia, mas celeridade ou mesmo para dificultar o prosseguimento do processo. Cria-se, na prtica, uma espcie de advocacia jurisdicional que satisfaa ao ego do aplicador. Lembra Mrio Guimares, Ministro do STF, que: Dever o juiz obedecer lei, ainda que dela discorde, ainda

Francisco Antonio de Oliveira Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP; Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho; Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social; Membro do Instituto de Direito do Trabalho do Mercosul; Scio fundador da Academia Paulista de Letras Jurdicas. Desembargador Federal do Trabalho aposentado. Presidente do TRT 2 Regio no binio 2000 a 2002. Advogado em Campinas e So Paulo. Consultoria.

38

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

que lhe parea injusta. um constrangimento que o princpio da diviso dos Poderes impe ao aplicador. Adverte Trcio Sampaio sobre preceito isolado: A primeira e mais importante recomendao, nesse caso, a de que, em tese, qualquer preceito isolado deve ser interpretado em harmonia com os princpios gerais do sistema para que se preserve a coerncia do todo (Introduo). A mensagem legislativa est no conjunto, nunca isoladamente. 3. Da dificuldade em abandonar posies assumidas Verifica-se, na prtica judicante, uma resistncia de magistrados em abandonar certas posies tomadas com vistas interpretao de certos temas. Como se isso fosse causar um desprestgio intelectual ou uma capitis diminutio. Na nossa prtica judicante, privamos com magistrados que haviam assumido determinada posio interpretativa e nada os removia. No adiantava a matria ter sido direcionada por tribunais superiores em sentido oposto ou mesmo haver sido objeto de smula. Essa espcie de resistncia desprestigia o julgador, reflete negativamente no Poder Judicirio e, pior, d uma viso errnea aos jurisdicionados. O princpio da una lex, una jurisdicio deve ser prestigiado. Vale aqui, o alerta de Francisco Campos: No existe nenhum sistema jurdico em que se conceda ao juiz permisso para substituir regra legal a que lhe seja ditada pela conscincia, ou pelo seu sentimento de justia, ou pela sua filosofia econmica, poltica ou social. Deixar posies superadas pela doutrina e pela jurisprudncia significa engrandecimento intelectual. Nada no universo absoluto. At mesmo a lei da gravidade deixou de s-lo, quando o primeiro pssaro voou. 4. Do 1, do art. 879, da CLT Na liquidao no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda, nem discutir matria pertinente causa principal. Neste pargrafo est contida a proteo da coisa julgada material que a mxima precluso. Nesse comando legal est dito expressamente que na liquidao de sentena no poder haver excesso nem reduo da execuo. A liquidao de sentena dever conter-se entre os limites objetivos da coisa julgada. Defeso, pois, ao exequente ou ao executado desrespeitar a coisa julgada reduzindo ou majorando as verbas e valores contidos nos limite objetivos. Por outro lado, compete ao juiz da execuo, dominus processus, o dever de garantir que a coisa julgada no seja desobedecida, pois essa pertence ao Estado. Isso significa que, se houver excesso de execuo ou reduo desta, cabe ao juiz, detentor da jurisdictio, detectar e determinar o refazimento ou, at mesmo, o levantamento por perito de sua confiana. Esse poder/dever do magistrado intransfervel, no lhe dando o direito de aceitar qualquer clculo que no esteja correto. A coisa julgada, a exemplo da lei, faz do branco o preto e do quadrado, o redondo. Somente poder ser modificada por meio de ao rescisria, no prazo decadencial de dois anos. Por isso, o juiz da execuo o guardio mximo da res judicata. Desse dever ofcio, no pode abdicar!

39

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

5. Do sentido do termo precluso Elaborada a conta e tornada lquida, o juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. (art. 879, 2, da CLT) O comando do 2 tem significado prprio e restrito. Significa que, dada a oportunidade para impugnao, se a parte deixa passar in albis o prazo legal ou se impugnar de forma genrica, sem indicao de itens e valores, haver a precluso. Isto , a parte no poder mais apresentar a impugnao que a lei lhe permitia, posto que decorrido o interstcio legal. Mas isso no significa que, pela omisso da parte, deve o juiz considerar os clculos no impugnados corretos. Decorrido o prazo, sem impugnao ou com impugnao genrica, o juiz dever exercitar o seu poder/dever e verificar se os clculos no impugnados esto corretos. Se corretos, dever homolog-los. Se os clculos no impugnados apresentarem excesso de execuo ou reduo de execuo, compete ao juiz, como guardio da coisa julgada e diretor do processo, no homologar os clculos e determinar que a parte, que os apresentou com desateno ao 1, do art. 879 da CLT, os refaa e os apresente de forma correta. Se tiver dvidas, deve determinar o levantamento por perito de sua confiana. Tem-se, na prtica, que um nmero preocupante de juzes vem dando interpretao ao 2 que refoge lgica jurdica e aos princpios de interpretao. mais ou menos comum despachos com o seguinte teor: Diga a parte sobre os clculos de fs., sob pena de homologao. Essa praxe de homologar clculos incorretos pelo fato de no ter havido impugnao est bem a gosto do princpio hedonstico (lei do mnimo esforo). Transformam a precluso em espcie de castigo, tendo como algoz o juiz! Com esse procedimento, atropelam regras de interpretao e afrontam o 1 do mesmo art. 879 e o inciso XXXVI, do art. 5 da Constituio: Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda, nem discutir matria pertinente causa principal. A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Como conciliar a homologao com base na simples precluso da parte (exequente ou executado), com a grandeza da coisa julgada? muito simples: a coisa julgada no pode ser subjugada pela simples precluso. A coisa julgada pertence ao Estado. Nem a parte, nem o juiz, podem arrostar esse direito do Estado! Ela to importante que, na ao rescisria existe o estado de revel, mas no existem as consequncias da revelia! A homologao, com base na precluso do 2, sem levar em conta o 1 que trata da coisa julgada, permite que simples precluso imponha corte rescisrio na coisa julgada por juiz primrio. a mxima usurpao de competncia. Vale dizer, o juiz, na liquidao de sentena, desdiz a coisa julgada, sem ter competncia para tanto, d maior valor a uma simples precluso, leva de cambulhada o inciso XXXVI, do art. 5, da Constituio Federal (princpio da hierarquia das normas) e os jurisdicionados (exequente ou executado) que se danem. Repitam-se, aqui, as lies sempre atuais de Frederico Marques (Instituies): O juiz dominus processus, no dono do processo!

40

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

6. Do entendimento dos Regionais Com intensidade menor, verdade, a erronia se faz presente, tambm, em alguns Regionais. A confirmao do primeiro grau da deciso homologatria, em sede de embargos execuo, torna-se mais perversa com o referendo do colegiado regional, pois, aqui, o advogado inicia sua via crucis. O recurso de revista para o Tribunal Superior do Trabalho s ter cabimento se demonstrada, de forma inequvoca, a violncia direta Constituio Federal (Smula n. 266), abrandado o prequestionamento pelo item III, da Smula n. 297. Dificilmente, o recurso de revista processado na fase executria, sob o argumento de que no existe a demonstrao inequvoca de violncia ao dispositivo indicado. 7. Da violao direta e inequvoca a dispositivo constitucional A interpretao literal feita com base no 2, do art. 879, da CLT, desrespeita o 1 do mesmo dispositivo legal, desprestigia a interpretao sistemtica, a nica possvel para harmonizar os dispositivos, e impe violncia direta ao inciso XXXVI, do art. 5, da Constituio Federal. A interpretao incorreta de normas ordinrias podem trazer ofensa direta aos dispositivos constitucionais. Neste caso, o cnone constitucional da coisa julgada deve ser prestigiado pela norma infraconstitucional. Obediente hierarquia das normas, nenhuma lei pode se sobrepor Constituio. No obstante a liquidao de sentena diga respeito a clculos, quando estes desrespeitam, acintosamente, a coisa julgada, com excesso ou reduo (verbas ou valores) dos limites objetivos da coisa julgada, a ofensa direta ao inciso XXXVI, do art. 5 da Constituio Federal. A coisa julgada exige que o exequente receba o que lhe foi dado por um comando sentencial condenatrio: nem mais, nem menos. No pode haver excesso, nem reduo. A ofensa d-se, diretamente, ao comando constitucional por meio de clculos incorretos. 8. Da posio do TST Se o Tribunal Superior do Trabalho tomasse uma posio restritiva no tocante ao recebimento do recurso de revista em sede executria, certamente, incentivaria o desrespeito e a interpretao incorreta que vem tomando gosto e vulto, qual seja: a de precluso ter valor maior do que a prpria coisa julgada. Nesse caso, a mais alta Corte Trabalhista abriria mo do controle constitucional e aceitaria perigoso precedente para que as jurisdies ordinrias passassem a ditar regras. Se a jurisdio superior no assume a sua competncia, a inferior o faz, com muito gosto! A erronia vem sendo repetida, sem a menor cerimnia, passando de juzes titulares para substitutos, e assim por diante, confirmada, muitas vezes, por colegiado do Regional. O Tribunal Superior do Trabalho o ltimo guardio da coisa julgada na Justia do Trabalho. do conhecimento da matria constitucional no TST que o tema poder ser levado discusso na Excelsa Corte, a nica competente para dizer a ltima palavra. A celeridade do processo deve conviver harmonicamente com o devido processo legal. Registramos caso interessante, no Processo RR 728/1980-014-15-00-6 TRT-15 e Vara de Limeira, em que o TST indicou o devido valor que se deve dar coisa julgada. A Vara aplicou a prescrio intercorrente na execuo, quando j havia sido feita a liquidao de sentena e a
41

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

executada devidamente citada. Em sede de agravo de petio, a deciso primria foi confirmada pelo colegiado regional. A parte recorreu de revista, e a deciso Regional foi anulada sob fundamento de que: A coisa julgada deve ser respeitada, procedendo-se a suspenso da execuo at o cumprimento da sentena, sob pena de prestigiar o devedor inadimplente. Neste caso, em especial, no havia base para a prescrio intercorrente da execuo. Ao contrrio, o art. 40 da Lei n. 6.830/1980 (art. 889, CLT) direciona de modo diverso: O juiz suspender o curso da execuo, enquanto no for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora e, nesses casos, no correr o prazo de prescrio. A prescrio intercorrente, prolatada a sentena primria de mrito, somente poder ocorrer se, no binio seguinte, o credor no providenciar a liquidao da sentena e a respectiva citao. Como regra, estando o credor sem advogado constitudo (jus postulandi), deve o juiz de primeiro grau providenciar a liquidao e a citao e evitar a prescrio intercorrente que atingiria a futura execuo. Esse dever no deve ser restrito apenas aos processos de alada, mas a todo e qualquer processo em que no haja advogado constitudo. No se pode ter a simploriedade de exigir que o leigo penetre em tais meandros processuais. Sem dvida, essa seria a melhor maneira de terminar, rapidamente, com o processo e prestigiar a injustia. Por isso, sempre dissemos que o juiz do trabalho deve ter uma sensibilidade epidrmica a ponto de perceber a angstia do jurisdicionado. Se for excessivamente formalista, deve prestar concurso para a justia civil na qual, certamente, estar mais vontade. 9. Das Escolas de Magistratura As Escolas de Magistratura podero exercer papel importante no sentido de coibir certos disparates interpretativos ou mesmo certos malabarismos, com organizao constante de cursos e de palestras para magistrados. Na prtica, sabe-se que os juzes titulares de Varas e os juzes dos Regionais so, em princpio, arredios no sentido de frequentar tais cursos ou assistir palestras. uma resistncia a ser vencida. O ideal seria que existisse lei que obrigasse a reciclagem do magistrado a cada trs anos. Os juzes substitutos so, quase sempre, os mais interessados. Os cursos, principalmente, podero ter por objetivo discusses de atos praticados por magistrados que refujam ao ortodoxo. Registramos exemplo em que juza de primeiro grau formulava sentena fazendo constar do decisum apenas as verbas que haviam sido indeferidas. Certamente, a execuo seria impossvel sabendo-se que apenas o decisum transita em julgado. Certos arroubos interpretativos e determinadas posies sem coerncia podem ser melhor direcionadas por meio de cursos ministrados por juzes experientes e j isentos de certas vaidades pessoais. Uma Corregedoria Regional atuante poder contribuir para a volta normalidade. O Tribunal de Justia de So Paulo, na Apelao n 0229572007, por iniciativa do Desembargador Jaime Ferreira de Arajo, tomou a seguinte providncia com relao a juiz de primeiro grau: Fica determinado ainda o encaminhamento de cpia dos autos Corregedoria Geral de Justia com a recomendao de que o magistrado de base seja inscrito, ex officio, na Escola da Magistratura, disciplina Direito Processual Civil, em especial no mdulo de recursos (coisa
42

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

julgada), devendo o digno Corregedor de Justia comunicar Cmara, aps o trmino do curso de que trata, bem como se houve aproveitamento por parte do juiz em causa. 10. Da oportunidade de reciclagem Em todas as profisses existem os menos estudiosos, os mais estudiosos e aqueles que j no sentem mais nenhuma atrao pelo estudo. O Direito uma cincia extremamente terica. Por isso, exige dos profissionais constante atualizao. A Ordem dos Advogados do Brasil promove, em todo o Brasil, por meio da ESA (Escola Superior de Advogados), principalmente nos grandes centros, cursos de reciclagem ou mesmo de aprendizagem para novis advogados. O objetivo elevar o nvel do profissional num mercado cada vez mais exigente. Essa preocupao deve ser estendida aos magistrados. O fato de haver sido aprovado em concurso pblico para a magistratura significa que, poca, detinha timo conhecimento terico, dado o grau de dificuldades apresentados nas vrias provas. Mas passar no concurso no basta. necessrio mais. Os jurisdicionados exigem mais. O magistrado deve enfeixar um grau de conhecimento superior aos dos advogados, pois ele quem vai dizer o direito. Se no for estudioso, ter seus conhecimentos defasados. E no se pode admitir que quem est encarregado pelo Estado de dizer o direito no caso concreto, no esteja altura do seu poder/dever jurisdicional. Ao Tribunal Superior do Trabalho caberia a iniciativa nobre de propiciar reciclagens, por meio de cursos obrigatrios a cada trs anos, e exigindo aproveitamento. Com isso, certamente, ganharia a Justia do Trabalho e os jurisdicionados. 11. Dos concursos pblicos para a magistratura Os concursos para a magistratura trabalhista sempre foram regionais. Aqueles que defendem essa posio, buscam fundamento no fato de que o magistrado deve ser conhecedor da realidade daquela regio. Assim, teramos magistrados focados com problemas regionais. O argumento no convence. No existem juzes regionais do trabalho, mas, sim, juzes do trabalho. O juiz trabalhista deve conhecer o direito como um todo, id est, percorrer com facilidade todos os ramos do direito. No se pode falar em especializao, quando no se tem conhecimento mais ou menos slidos dos outros ramos do direito. Ao Direito, como cincia, se interligam todos os demais ramos num tronco nico. Os concursos regionais apresentam provas heterogneas que variam em grau de dificuldade. Isso se d em razo das vrias Bancas Examinadoras que formulam as questes. A formulao de questes est diretamente ligada ao grau de domnio das matrias por aqueles que as formulam. Como regra, os tribunais no se preocupam com a escolha e a indicao para Bancas traduz-se em espcie de prmio, de status, ou, at mesmo, de promoo pessoal. Disso resultam questes bem feitas e outras nem tanto. H, ainda, a preocupao com vazamento de questes. Registramos caso que, de 1.800 candidatos inscritos, passaram 1.608 na primeira prova, fato que dispensa maiores comentrios. Outra preocupao a arguio em exame oral. Conhecemos examinadores que acham que, se o candidato passou nas provas anteriores, tem o direito de ser aprovado no exame oral. Evidentemente, no assim. No exame oral, o candidato demonstrar o seu grau de domnio das matrias (vai ter que demonstrar isso quando estiver presidindo uma audincia), a facilidade de raciocnio sob presso e a desinibio para falar. No
43

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

se admite um magistrado que no exponha o seu raciocnio com facilidade. Registramos caso em que o candidato no sabia definir o que era revelia. Falou durante dois minutos e no disse aquilo que o examinador esperava: ausncia de defesa. Assistimos exames orais em algumas regies, registramos perguntas como: O candidato sabe dizer quantos desembargadores compem a 6 Cmara deste Regional?. Evidentemente, o candidato no deve se preocupar com esse tipo de conhecimento, pois, certamente, receber o Regimento Interno do Tribunal. Perguntada candidata o que faria se, num processo para declarao de vnculo, feita a proposta final de conciliao, as partes resolvessem fazer acordo. A resposta foi a de que faria a proposta para que no houvesse nulidade, mas no homologaria o acordo. A candidata foi aprovada! O exame oral deve ser aproveitado para que sejam aprovados os melhores candidatos. Mesmo porque, magistratura no emprego, em que se tem a preocupao de preenchimento de vagas. Pouqussimas perguntas foram feitas sobre e execuo; quando feitas, no havia nenhum grau de dificuldade. A unificao do concurso apresenta-se, hoje, como uma necessidade inadivel para que todos os candidatos enfrentem provas com o mesmo grau de dificuldade. As provas devero ser elaboradas no prprio TST, com a participao de ministros e convidados que dominem o mister em grau de excelncia. No basta ser magistrado para que as provas sejam bem formuladas, necessrio uma intimidade mais prxima. Em sede executria, por exemplo, os ministros do TST, em razo das conhecidas restries subida do recurso de revista (matria constitucional), acabam por manter uma grande distncia dessa fase nobre e importante do processo, na qual um comando sentencial abstrato transformado em realidade. Seguramente, uma prova unificada trar melhores resultados e segurana.

FONTE: Artigo: Da execuo incoerncias interpretativas que se cristalizam Autor: Francisco Antonio de Oliveira Revista LTr. 74-12/1440 Vol. 74, n 12, Dezembro de 2010
44

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

OS PRINCPIOS DA EXECUO TRABALHISTA LUZ DA MODERNA TEORIA GERAL DO PROCESSO Mauro Schiavi1 1.Introduo e Aspectos Crticos A legislao vigorante na Roma antiga era extremamente rigorosa em relao pessoa que deixasse de cumprir a obrigao assumida: ao contrrio do que ocorre nos tempos atuais, porm, os credores romanos no podiam fazer com que a execuo incidisse no patrimnio do devedor, pois as medidas previstas naquela legislao prisca tinham como destinatria, em regra, a pessoa do prprio devedor. A execuo era, portanto, corporal e no patrimonial2. Atualmente, com o avano da sociedade, a execuo no mais incide sobre a pessoa do devedor e sim sobre seu patrimnio (princpio da humanizao da execuo que tem incio em Roma, no sculo V, com a Lex Poetelia). Diz-se que a execuo tem carter patrimonial. Nesse sentido o que dispe o artigo 591 do CPC, in verbis: O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Como destaca Araken de Assis3: O art. 591 culmina notvel evoluo histrica. Rompendo com as tradies romana e germnica, convergentes ao imprimir responsabilidade pessoal ao obrigado, a regra dissociou a dvida e responsabilidade. Esta ltima se relaciona com inadimplemento, que o fato superveniente formao do vnculo obrigacional, pois somente aps descumprir o dever de prestar o obrigado sujeitar seus bens execuo. Um dos captulos do Processo do Trabalho quem tm sido apontados como grande entrave ao acesso real e efetivo Justia do Trabalho do trabalhador o da execuo. Mesmo a CLT prevendo um procedimento simplificado para a execuo, a cada dia o procedimento da Consolidao vem perdendo terreno para a inadimplncia, contribuindo para falta de credibilidade da jurisdio trabalhista. Ainda que tenha um ttulo executivo judicial nas mos, o credor trabalhista tem enfrentado um verdadeiro calvrio para satisfazer seu crdito e muitas vezes o executado tendo numerrio para satisfazer o crdito do autor, prefere apostar na burocracia processual e deixar para adimplir o crdito somente quando se esgotar a ltima forma de impugnao. Neste triste cenrio, a cada dia mais o Processo do Trabalho carece de instrumentos processuais eficazes que lhe faam realizar a promessa de efetividade da legislao social.

Mauro Schiavi Juiz do Trabalho na 2 Regio. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Ps-Graduado em Direito Processual do

Trabalho. Professor Universitrio (Graduao e Ps-Graduao). Professor de Cursos Preparatrios. Autor de vrios livros publicados pela editora LTr, dentre os quais destaca-se: Manual de Direito Processual do Trabalho. So Paulo: LTr, 2008. 2 TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no Processo do Trabalho. 9 Edio. So Paulo: LTr, 2005, p. 52. 3 ASSIS, Araken de. Manual do Processo de Execuo. 7 Edio. So Paulo: LTr, 2001, p. 363.

45

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Atualmente, o Cdigo de Processo Civil passa por reformas significativas, eliminando a burocracia da execuo, visando atender aos princpios da simplicidade, celeridade e efetividade do procedimento. Podemos dizer que atualmente, a legislao processual tem endurecido mais na execuo, com a finalidade de mudana da mentalidade da execuo, a fim de forar o executado a cumprir a sentena, ou a obrigao consagrada no ttulo com fora executiva. Por isso, h de certa forma, um pequeno retorno da execuo fase mais dura, com o aumento do poder coercitivo do Estado na busca da satisfao do crdito do exeqente. Em razo disso, pensamos que medida de justia, razoabilidade, efetividade e preocupao com o cumprimento da legislao material trabalhista, reconhecer a importncia das recentes alteraes do Cdigo de Processo Civil, rumo ao aperfeioamento da execuo, visando a aniquilar o estigma do processo de execuo do ganha mais no leva e transport-las para a execuo trabalhista. Deve caminhar o processo do trabalho atual para simplificao da execuo, a fim de que esta seja uma fase processual de satisfao do crdito do credor trabalhista e de efetividade dos direitos sociais. Como destaca Pedro Paulo Teixeira Manus4: Mais do que nunca, acreditamos que a execuo h de ser objeto de uma reviso, simplicando-o e tornando-a mera fase administrativa de um primeiro ttulo executivo. Se este for decorrente de sentena, a matria que se poder debater dever ser simplesmente o acerto da sua quantificao e, caso seja ttulo extrajudicial, poder o legislador elastecer o rol de temas possveis de defesa pelo executado. Isso, sim, significaria avano no processo do trabalho pois a execuo do modo que hoje se processa permite ao devedor retardar o cumprimento da coisa julgada injustificadamente, ocorrendo em certos casos de a execuo prolongar-se por muito mais tempo que a fase de conhecimento, o que inadmissvel. 2.Do Conceito de execuo trabalhista Ensina Jos Augusto Rodrigues Pinto5: Executar , no sentido comum, realizar, cumprir, levar a efeito. No sentido jurdico, a palavra assume significado mais apurado, embora conservando a ideia bsica de que, uma vez nascida, por ajuste entre particulares ou por imposio sentencial do rgo prprio do Estado a obrigao, deve ser cumprida, atingindo-se no ltimo caso, concretamente, o comando da sentena que a reconheceu ou, no primeiro caso o fim para o qual se criou.
4 5 Op. cit, p. 18. RODRIGUES PINTO, Jos Augusto. Execuo Trabalhista: Esttica Dinmica Prtica. 11 Edio. So Paulo: LTr, 2006, p. 23.

46

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A sentena no voluntariamente cumprida d ensejo a uma outra atividade jurisdicional, destinada satisfao da obrigao consagrada em um ttulo. Essa atividade estatal de satisfazer a obrigao consagrada num ttulo que tem fora executiva, no adimplido voluntariamente pelo credor se denomina execuo forada. Como bem adverte Enrico Tullio Liebman6, a execuo feita para atuao de uma sano justificada pelos fatos ocorridos entre as partes, isto, para satisfazer direito efetivamente existente. Por isso no pode proceder-se execuo seno depois de verificada legalmente a existncia dos fatos que a justificam e que constituem a sua causa em sentido jurdico. No se pode, pois comear pela execuo: ad executione no est encoandum. Ao contrrio, deve em regra, preceder o conhecimento e julgamento da lide. Mas isso tambm no quer dizer que a todo processo de cognio se segue necessariamente o processo de execuo, pois em muitos casos, com a prolao da sentena, o assunto termina definitivamente e no h lugar para a execuo. A Consolidao das Leis do Trabalho disciplina a Execuo no Captulo V, artigos 876 a 892. No nosso sentir, a execuo trabalhista consiste num conjunto de atos praticados pela Justia do Trabalho destinados satisfao de uma obrigao consagrada num ttulo executivo judicial ou extrajudicial, da competncia da Justia do Trabalho, no voluntariamente satisfeita pelo devedor, contra a vontade deste ltimo. Da definio que adotamos, destacam-se as seguintes caractersticas: a)A execuo ato do Estado, destacando-se o carter publicista do processo; b)tem por objetivo a satisfao da obrigao consagrada num ttulo com fora executiva. Portanto, todos os atos da execuo convergem no sentido da entrega do bem da vida pretendido pelo exeqente; c)a execuo se inicia quando o devedor no cumpre, voluntariamente, a obrigao consagrada no ttulo com fora executiva; d)a execuo forada, pois levada a efeito contra a vontade do executado. e)so executados na Justia do Trabalho, os ttulos judiciais e extrajudiciais que so da competncia material da Justia do Trabalho. Os princpios da execuo trabalhista no diferem dos Princpios da Execuo no Processo Civil, entretanto, face natureza do crdito trabalhista e da hipossuficincia do credor trabalhista, alguns princpios adquirem intensidade mais acentuada na execuo trabalhista, mxime dos da celeridade, simplicidade e efetividade do procedimento. 3.Princpios da Execuo na Justia do Trabalho 3.1.Conceito e importncia

LIEBMAN, Enrico Tullio. Processo de Execuo. So Paulo: Bestbook, 2001.

47

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Ensina Celso Antonio Bandeira de Mello7 que princpio por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. Segundo a melhor doutrina, os princpios tm trplice funo: a)inspiradora do legislador; b)interpretativa; c)suprimento de lacunas. Quanto funo inspiradora, o legislador costuma buscar nos princpios inspirao para a criao de normas. Na funo interpretativa, os princpios ganham especial destaque, pois eles norteiam a atividade do intrprete na busca da real finalidade da lei e tambm se ela est de acordo com os princpios constitucionais. Segundo a doutrina, violar um princpio muito mais grave do que violar uma norma, pois desconsiderar todo o sistema de normas. Os princpios tambm so destinados ao preenchimento de lacunas na legislao processual. H lacuna quando a lei no disciplina determinada matria8. Desse modo, os princpios, ao lado da analogia, do costume sero um instrumento destinado a suprir as omisses do ordenamento jurdico processual. Segundo a moderna teoria geral do direito, os princpios de determinado ramo do direito tm que estar em compasso com os princpios constitucionais do processo. Por isso, deve o intrprete ao estudar determinado princpio ou norma infraconstitucional, realizar a chamada filtragem constitucional, isto , ler a norma infraconstitucional com os olhos da Constituio Federal. Como destaca Marcelo Lima Guerra9: Em toda a sua atuao jurisdicional, a atividade hermenutica do juiz submete-se ao princpio da interpretao conforme a Constituio, no seu duplo sentido de impor que a lei infraconstitucional seja sempre interpretada, em primeiro lugar, tendo em vista a sua compatibilizao com a Constituio, e, em segundo lugar, de maneira a adequar os resultados prticos ou concretos da deciso o mximo possvel ao que determinam os direitos fundamentais em jogo. No mesmo sentido, manifesta-se Willis Santiago Guerra Filho10: Princpio da interpretao conforme a Constituio, que afasta interpretaes contrrias a alguma das normas constitucionais, ainda que favorea o cumprimento de outras delas. Determina, tambm, esse princpio, a conservao de norma, por inconstitucional, quando seus fins possam se harmonizar com preceitos
7 8

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 8 Edio, So Paulo, Malheiros, 1997, pg. 573. Nesse sentido dispe o artigo 126 do CPC, in verbis: O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. O julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais, no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. 9 GUERRA, Marcelo Lima. Execuo Indireta, So Paulo, RT, 1998, pg. 52/53. 10 GUERRRA FILHO. Willis Santiago. Processo Constitucional e Direitos Fundamentais, 4 Edio, So Paulo, RCS, 2005, pg. 80.

48

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

constitucionais, ao mesmo tempo em que estabelece como limite interpretao constitucional as prprias regras infra-constitucionais, impedindo que ela resulte numa interpretao contra legam, que contrarie a letra e o sentido dessas regras. Os princpios constitucionais do processo constituem direitos fundamentais do cidado, por constarem no rol do artigo 5 que trata dos direitos individuais fundamentais (artigo 60, 4, da CF) e constituem postulados bsicos que irradiam efeitos em todos os ramos do processo, bem com norteiam toda a atividade jurisdicional. Tais princpios constituem o ncleo de todo o sistema processual brasileiro. Em razo disso, muitos autores j defendem a existncia de um chamado Direito Constitucional Processual ou Processo Constitucional11 que irradia seus princpios e normas a todos os ramos do direito processual, dentre eles o processo do trabalho. Desse modo, atualmente, os princpios e normas do direito processual do trabalho devem ser lidos em compasso com os princpios constitucionais do processo, aplicando-se a hermenutica da interpretao conforme a constituio. Havendo, no caso concreto, choque entre um princpio do processo do trabalho previsto em norma infraconstitucional e um princpio constitucional do processo, prevalece este ltimo. Nesse sentido, ensina Nlson Nery Jnior12: Naturalmente, o direito processual se compe de um sistema uniforme, que lhe d homogeneidade, de sorte a facilitar sua compreenso e aplicao para a soluo das ameaas e leses a direito. Mesmo que se reconhea essa unidade processual, comum dizer-se didaticamente que existe um Direito Constitucional Processual, para significar o conjunto das normas de Direito Processual que se encontra na Constituio Federal, ao lado de um Direito Processual Constitucional, que seria a reunio dos princpios para o fim de regular a denominada jurisdio constitucional. No se trata, portanto, de ramos novos do direito processual. Como bem adverte Fredie Didier Jnior13: Encarados os princpios constitucionais processuais como garantidores de verdadeiros direitos fundamentais processuais e tendo em vista a dimenso objetiva j mencionada, tiram-se as seguintes conseqncias: a)o magistrado deve interpretar esses direitos como se interpretam os direito fundamentais, ou seja, de modo a dar-lhe o mximo de eficcia; b)o magistrado poder afastar, aplicado o princpio da proporcionalidade, qualquer regra que se coloque como obstculo irrazovel/desproporcional efetivao de todo direito fundamental; c)o magistrado deve levar em considerao, na realizao de um direito fundamental, eventuais restries a este impostas pelo respeito a outros direitos fundamentais. 3.2.Princpios da execuo trabalhista em espcie 1.primazia do credor trabalhista:

11
12

Alguns autores preferem a expresso CONSTITUCIONALIZAO DO PROCESSO. NERY JNIOR, Nlson. Princpios de Processo Civil na Constituio Federal. 8 Edio. So Paulo: RT, 2004, p. 26. 13 DIDIER JNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 7 Edio. Salvador: Editora Podvim, 2007, p. 26.

49

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A execuo trabalhista se faz no interesse do credor. Desse modo, todos os atos executivos devem convergir para satisfao do crdito do exeqente. Nesse sentido dispe o artigo 612 do Cdigo de Processo Civil, aplicvel subsidiariamente ao Processo do Trabalho, que assim dispe: Ressalvado o caso de insolvncia do devedor, em que tem lugar o concurso universal (art. 751, III), realiza-se a execuo no interesse do credor, que adquire, pela penhora, o direito de preferncia sobre os bens penhorados. Na execuo, o presente princpio se destaca em razo da natureza alimentar do crdito trabalhista e da necessidade premente de celeridade do procedimento executivo. 2.Princpio do meio menos oneroso para o executado O presente princpio est consagrado no artigo 620 do CPC, que assim dispe: Quando por vrios meios o credor puder promover a execuo,o juiz mandar que se faa pelo modo menos gravoso para o devedor. O presente dispositivo representa caracterstica da humanizao da execuo, tendo por escopo resguardar a dignidade da pessoa humana do executado. Omissa a CLT, a regra do artigo 620 do CPC se mostra compatvel com a execuo trabalhista (artigos 769 e 889, da CLT). De outro lado, o presente dispositivo no atrita com o artigo 612 do CPC, ao contrrio, com ele se harmoniza. Com feito, interpretando sistematicamente os referidos dispositivos legais, chegase seguinte concluso: Somente quando a execuo puder ser realizada por mais de uma modalidade, com a mesma efetividade para o credor, ser possvel se aplicar o princpio da execuo menos onerosa para o devedor. Nesse sentido, destacam-se as seguintes ementas: Execuo Meio menos gravoso Artigos 620 e 655 do CPC. A execuo se faz em benefcio do credor, e no do devedor, e objetiva tornar efetiva a sano condenatria. Logo, o artigo 620 do CPC deve ser interpretado no sentido de que a opo pelo meio menos gravoso h de ser feita entre aqueles igualmente eficazes. No confronto entre o meio mais eficaz para a execuo e o menos gravoso para o devedor, deve prevalecer o primeiro, sucumbindo o segundo. Isso implica que a ordem de nomeao do artigo 655 do Cdigo de Processo Civil que se dirige ao devedor, e no ao Juzo ou ao credor deve ser obedecida de modo que seja indicado o bem de melhor aceitao entre os que esto disponveis. (TRT 15 R 5 T Ap. n 902/2002.101.15.00-9 Rel. Ricardo R. Laraia DJSP 05.11.04 p. 43) (RDT n 01 de Janeiro de 2005)
50

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Artigo 620 do Cdigo de Processo Civil Princpio da noprejudicialidade do devedor. O art. 620 do CPC dispe que, quando o credor puder, por diversos meios, promover a execuo, o Juiz determinar que seja procedida pela forma menos gravosa ao devedor, j que o estado de sujeio em que este se encontra no razo para que sobre ele se tripudie (princpio da no-prejudicialidade do devedor). (TRT 12 R 1 T Ac. n 1372/2002 Rel. Grson P. T. Conrado DJSC 14.2.2002 p. 133) 3.Princpio do titulo: Toda execuo pressupe um ttulo, seja ele judicial ou extrajudicial. A execuo nula sem ttulo (nulla executio sine titulo). Os ttulos trabalhistas que tm fora executiva esto previstos no artigo 876, da CLT. Outrossim, o ttulo a embasar a execuo deve ser lquido, certo e exigvel. O requisito da certeza est no fato do ttulo est sujeito alterao por recurso (judicial) ou que a lei confere tal qualidade, por revestir o ttulo das formalidades previstas em lei (extrajudicial). Exigvel o ttulo que no est sujeito condio ou termo. Ou seja, a obrigao consignada no ttulo no est sujeita evento futuro ou incerto (condio) ou a um evento futuro e certo (termo). Lquido o ttulo que individualiza o objeto da execuo (obrigao de entregar), ou da obrigao (fazer ou no fazer), bem como delimita o valor (obrigao de pagar). 4.Reduo do contraditrio: O contraditrio limitado (mitigado), pois a obrigao j est constituda no ttulo e deve ser cumprida, ou de forma espontnea pelo devedor, ou mediante a atuao coativa do Estado, que se materializa no processo. 5.Patrimonialidade: A execuo no incide sobre a pessoa do devedor e sim sobre seus bens, conforme o artigo 591 do CPC. Tanto os bens presentes como os futuros do devedor so passveis de execuo. 6.Efetividade:

51

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A execuo se faz no interesse do credor (artigo 612 do CPC). Segundo Araken de Assis14: to bem sucedida a execuo quando entrega rigorosamente ao exeqente o bem perseguido, objeto da prestao inadimplida, e seus consectrios. De outro lado, por este princpio, a execuo deve ter o mximo resultado com o menor dispndio de atos processuais. 7.Utilidade: Nenhum ato intil, a exemplo de penhora de bens de valor insignificante e incapazes de satisfazer o crdito (artigo 659, p. 2o, do CPC15) poder ser consumado. 8.Celeridade (Durao Razovel do Processo): A execuo deve ser rpida, pois o credor trabalhista no pode esperar, uma vez que o crdito trabalhista tem natureza alimentar. 9.Disponibilidade: O credor tem a disponibilidade de prosseguir ou no com o processo executivo. Por exemplo, o artigo 569, caput, o devedor tem a faculdade de desistir da execuo sem anuncia do devedor. De outro lado, no Processo do Trabalho, considerando-se os princpios da irrenunciabilidade de direitos trabalhista e a hipossuficincia do trabalhador, deve o Juiz do Trabalho ter cuidado redobrado ao homologar eventual desistncia da execuo por parte do credor trabalhista, devendo ser ouvir o reclamante, e se convencer de que a desistncia do crdito espontnea. 10. Funo Social da Execuo Trabalhista Em razo do carter publicista do processo do trabalho e do relevante interesse social envolvido na satisfao do crdito trabalhista, a moderna doutrina tem defendido a existncia do princpio da funo social da execuo trabalhista. Desse modo, deve direcionar o Juiz do Trabalho, a execuo no sentido de que o exeqente, efetivamente, receba o bem da vida pretendido de forma clere e justa, e que as atividades executivas sejam direcionadas, e que a execuo somente atinja o patrimnio do prprio devedor, preservando-se sempre a dignidade tanto da pessoa humana do exeqente como do executado. Sobre as funes sociais da propriedade e do processo, Miguel Reale ensinava que elas so atingidas quando j h efetividade do princpio da igualdade real previsto no artigo 5, da
14 15

ASSIS, Araken. Manual do Processo de Execuo. 7 Edio. So Paulo: RT, 2001, p. 108. Artigo 659 do CPC: A penhora dever incidir em tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, juros, custas e honorrios advocatcios. (...) 2o No se levar a efeito a penhora, quando evidente que o produto da execuo dos bens encontrados ser totalmente absorvido pelo pagamento das custas da execuo.

52

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Constituio Federal e observada a dignidade da pessoa humana (artigo 1, III, da Constituio Federal). Conforme destaca Ingo Wolfgan Sartel16: Temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrnseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos. A dignidade da pessoa humana est prevista no artigo 1, III, da CF como um dos fundamentos da Republica Federativa do Brasil e constitui um legado incontestvel das filosofias de So Toms de Aquino e de kant. O ser humano um fim em si mesmo e, jamais, um meio para atingir determinado fim. O ser humano um sujeito de direito e no objeto do direito. Alm disso, a nosso ver, o ser humano e o fundamento e o fim ltimo do Direito e de toda cincia humana. Por isso, em toda atividade criativa ou interpretativa do Direito, deve-se sempre adaptar o direito ao ser humano e no o ser humano ao Direito. A Constituio brasileira assegura, em vrios artigos, a proteo do ser humano, seja fazendo referncia ao princpio da dignidade da pessoa humana, seja protegendo a vida, a sade, garantindo a igualdade, a liberdade, a segurana e, as condies dignas de sobrevivncia por meio da proteo maternidade e infncia. Igualmente, estende-se a proteo ao ambiente ecologicamente equilibrado e sadia qualidade de vida a ser assegurada gerao presente e futura (Os artigos primeiro, inciso III; o artigo 5, caput; o artigo 203, inciso I e, o artigo 225 da Constituio Federal de 1988). 10.Subsidiariedade (artigos 889 e 769, da CLT): O artigo 769, da CLT disciplina os requisitos para aplicao subsidiria do Direito Processual Comum ao Processo do Trabalho, com a seguinte redao: Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. Conforme a redao do referido dispositivo legal, so requisitos para a aplicao do Cdigo de Processo Civil ao Processo do Trabalho: a)omisso da CLT, ou seja, quando a CLT, ou a legislao processual extravagante no disciplina a matria;

16

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais, Porto Alegre, Livraria do Advogado, 4a Edio, pg. 60

53

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

b)compatibilidade com os princpios que regem o processo do trabalho. Vale dizer: a norma do CPC alm de ser compatvel com as regras que regem o Processo do Trabalho, deve ser compatvel com os princpios que norteiam o Direito Processual do Trabalho, mxime o acesso do trabalhador Justia. Na fase de execuo trabalhista, em havendo omisso da CLT, aplica-se em primeiro plano a Lei de Execuo Fiscal (6830/80) e, posteriormente, o Cdigo de Processo Civil17. Entretanto, o artigo 889, da CLT deve ser conjugado com o artigo 769 consolidado, pois somente quando houver compatibilidade com os princpios que regem a execuo trabalhista, a Lei 6830/80 pode ser aplicada. De outro lado, bem verdade que as Varas do Trabalho, costeiramente, tm aplicado o CPC como fonte primeira de preenchimento das lacunas na execuo trabalhista, pela tradio na utilizao do Cdigo de Processo, inclusive o prprio artigo 882, da CLT, determina a observncia da ordem preferencial da penhora prevista no artigo 655, da CLT, quando h disposio expressa sobre a matria na Lei 6830/80. 11. Princpio da durao razovel do Processo Assevera o artigo 5, inciso LXXVIII: A todos no processo judicial ou administrativo so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade da sua tramitao. Trata-se de princpio inserido como um garantia fundamental processual a fim de que a deciso seja proferida em tempo razovel. Dizia Carnelluti que o tempo um inimigo no processo contra o qual o juiz deve travar uma grande batalha. Para Rui Barbosa, a justia tardia injustia manifesta. No nosso sentir, no se trata de regra apenas programtica, mas sim um princpio fundamental que deve nortear toda a atividade jurisdicional, seja na interpretao da legislao, seja para o prprio legislador ao editar normas. A eficcia deste princpio imediata no termos do 1 do artigo 5 da Constituio Federal, no necessitando de lei regulamentadora. Conforme destaca Nlson Nery Jnior: Razovel durao do processo conceito legal indeterminado que deve ser preenchido pelo juiz no caso concreto, quando a garantia invocada. Como bem destacado pelo professor Nery, a durao razovel do processo deve ser avaliada no caso concreto, segundo o volume de processos em cada rgo jurisdicional, a quantidade de funcionrios, condies materiais e quantidade de magistrados. No obstante devem os poderes

17

Nesse sentido dispe o artigo 889, da CLT: Aos trmites e incidentes do processo de execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem o presente Ttulo, os preceito que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal.

54

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

executivos e legislativo aparelhar o judicirio com recursos suficiente para que o princpio seja efetivado. Sob outro enfoque, o Juiz como condutor do processo deve sempre ter em mente que o processo deve tramitar em prazo compatvel com a efetividade do direito de quem postula e buscar novos caminhos e interpretao da lei no sentido de materializar este mandamento constitucional. Em razo disso, atualmente, a moderna doutrina vem defendendo um dilogo maior entre o processo do trabalho e o processo civil, a fim de buscar, por meio de interpretao sistemtica e teleolgica os benefcios obtidos na legislao processual civil e aplic-los ao processo do trabalho. No pode o Juiz do Trabalho fechar os olhos para normas de direito processual civil mais efetiva que a CLT, e se omitir sob o argumento de que a legislao processual do trabalho no omissa, pois esto em jogo interesses muito maiores que a aplicao da legislao processual trabalhista e sim a importncia do direito processual do trabalho, como sendo um instrumento clere, efetivo, confivel que garanta, acima de tudo, a efetividade da legislao processual trabalhista e a dignidade da pessoa humana. Caso a demora do processo seja atribudo ao prprio Poder Judicirio, a parte prejudicada poder intentar ao indenizatria em face do Estado. Se a demora do processo for provocada pelo ru, o autor poder propor ao indenizatria em face dele, inclusive danos morais, por violao de um direito fundamental do cidado que a durao razovel do processo, a fim de proteo da dignidade da pessoa humana. 3.Da ausncia de autonomia da execuo trabalhista Ainda h, na doutrina, respeitveis opinies no sentido de que a execuo trabalhista um processo autnomo e no faze do procedimento. Em prol deste entendimento, h o argumento no sentido de que a execuo trabalhista comea pela citao do executado, conforme dispe o artigo 880, da CLT. Milita tambm em favor desse entendimento, a existncia de ttulos executivos extrajudiciais que podem ser executados na Justia do Trabalho, conforme o artigo 876, da CLT. Na verdade, para os ttulos executivos judiciais, a execuo trabalhista nunca foi, na prtica considerada um processo autnomo, que se inicia por petio inicial e se finaliza com a sentena, e sim fase do processo trabalhista, pois, costumeiramente, embora a liquidao no seja propriamente um ato de execuo, a execuo, as Varas consideram o incio do cumprimento da sentena, o despacho para o autor apresentar os clculos de liquidao e a partir da, a Vara do Trabalho promove, de ofcio, os atos executivos. De outro lado, no Processo do Trabalho, em se tratando de ttulo executivo judicial, a execuo fase do processo e no procedimento autnomo, pois o juiz pode iniciar a execuo de ofcio (artigo 848, da CLT), sem necessidade do credor entabular petio inicial. Como destaca Humberto Theodoro Jnior:
55

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Atestado da unidade do procedimento trabalhista e do carter de simples continuidade de que se impregna a fase de execuo de sua sentena, pode tambm ser encontrado nos autos de liquidao de sentena. Como se sabe, pela prpria natureza das verbas reclamadas na ao trabalhista, a sentena nesse procedimento quase sempre ilquida, ou seja, no fixa desde logo os valores individuais de cada partes, nem a soma da condenao (O Cumprimento da Sentena e a Garantia do Devido Processo Legal: Antecedente histrico da Reforma da Execuo de Sentena ultimada pela Lei 11.232 de 22.12.2005. 2 Edio. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006, p. 198. Alm disso, a execuo trabalhista prima pela simplicidade, celeridade e efetividade, princpios estes que somente podem ser efetivados entendendo-se a execuo como fase do processo e no como um novo processo formal, que comea com a inicial e termina com uma sentena. Como bem adverte Manoel Antonio Teixeira Filho18, sem pretendermos ser heterodoxos neste tema, pensamos que a execuo trabalhista calcada em ttulo judicial, longe de ser autnoma, representa, em rigor, simples fase do processo de conhecimento que deu origem sentena condenatria exeqenda. No mesmo sentido a opinio abalizada de Jorge Luiz Souto Maior19, acrescentando que o processo do trabalho tem natureza executiva. Aduz o jurista: A ao trabalhista, assim, no mera ao que j comporta condenao e satisfao do direito e na qual, como esclarece Luiz Guilherme Marinoni, no existe condenao ou ordem. Como disse Pontes de Miranda, na ao executiva quer-se mais: quer-se o ato do juiz, fazendo no o que devia ser feito pelo juiz como juiz, mas sim o que a parte deveria ter feito. O prprio processo civil, por meio da Lei 11.232/05 aboliu o processo de execuo, criando a fase do cumprimento da sentena. Desse modo, a execuo passa a ser mais uma fase do processo e no um processo autnomo que comea com a inicial e termina com a sentena. No nosso sentir, diante dos novos rumos do processo civil ao abolir o processo de execuo e dos princpios constitucionais da durao razovel do processo e efetividade, consagrados pela EC 45/04, pensamos que no h mais motivos ou argumentos para se sustentar a autonomia da execuo no processo do trabalho. A execuo trabalhista constitui fase do processo, pelos seguintes argumentos: a) simplicidade e celeridade do procedimento; b) a execuo se inicia de ofcio (artigo 878, da CLT); c) no h petio inicial na execuo trabalhista d) princpios constitucionais da durao razovel do processo e efetividade.
18 19

TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Execuo no Processo do Trabalho. 9 Edio. So Paulo: LTr, 2005, p. 46. MAIOR, Jorge Luiz Souto. Teoria Geral da Execuo Forada. In: Execuo Trabalhista: Viso Atual. Coordenador Roberto Norris. Rio de Janeiro: Forense, 2001, p. 37

56

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Fonte: Artigo: Os princpios da execuo trabalhista luz da moderna teoria geral do processo Autor: Mauro Schiavi Disponvel em: http://www.lacier.com.br/artigos/periodicos/Os%20principios%20da%20execucao%20trabalhist a%20a%20luz%20da%20Moderna%20teoria%20geral%20do%20Processo.pdf Acesso em 25/4/2013

57

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Reforma da execuo trabalhista. Um dos temas mais atuais em discusso na Justia do Trabalho a necessidade de modificao e adequao do processo de execuo da sentena condenatria trabalhista, atualmente moroso e repleto de lacunas normativas. A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) no acompanhou a evoluo do processo de execuo de sentenas, diversamente ao que ocorreu na Justia Cvel, que adequou o texto normativo s necessidades de uma prestao jurisdicional mais clere e satisfatria. No fim de 2010, os processos em fase de execuo na Justia do Trabalho apresentavam um ndice de "congestionamento" de 69%, o que equivalia a 2,6 milhes de processos aguardando uma soluo. inquestionvel a necessidade de reviso dos trmites do processo de execuo trabalhista, na busca por uma metodologia mais eficiente, justa e efetiva para a satisfao dos crditos trabalhistas que envolvem ttulos de natureza alimentar. Nessa linha, o Projeto de Lei n 606, de 2011, de autoria do senador Romero Juc, bem como o substitutivo de autoria da senadora Ana Amlia, objetivam alterar a CLT para disciplinar o cumprimento das sentenas e a execuo de ttulos extrajudiciais na Justia do Trabalho. imperativo criar meios para tornar a execuo da sentena condenatria trabalhista mais efetiva e clere, com a insero de medidas para produzir resultados mais frutferos do que aqueles que so verificados atualmente, um dos maiores desafio ao Poder Judicirio. Em suma, a proposta de reforma abrange alteraes no Captulo V - Do Cumprimento da Sentena e da Execuo dos Ttulos Extrajudiciais, nos artigos 876 a 889 da CLT, e prope incluir dispositivos normativos que tragam eficincia sistemtica da execuo trabalhista. So eles: regras para determinar a intimao do devedor por meio de seu advogado e o acrscimo de multas de acordo com o comportamento processual protelatrio e moroso do devedor; possibilitar o parcelamento do dbito executado, tornando o cumprimento da condenao mais eficiente; estabelecer a necessidade de citao prvia dos corresponsveis pelas condenaes executadas; normatizar o processo judicial eletrnico, com criao de mecanismos de execuo e constrio eletrnica e on-line; criar novas formas de expropriao dos bens penhorados (alienao por iniciativa particular, venda direta, usufruto); e regulamentar a execuo de sentenas coletivas. O PL traz importantes inovaes e adequaes necessrias ao processo de execuo trabalhista. Vale destacar a possibilidade de parcelamento do dbito executado, j contemplada no artigo 745-A do CPC, a criao de novas formas de expropriao dos bens penhorados e a normatizao da execuo das sentenas coletivas, at ento inexistente. Todavia, o PL prev uma "inovao" perigosa no artigo 876-A, que prev a possibilidade de aplicao das regras de direito comum na Justia Trabalhista, "sempre que disso resultar maior efetividade do processo". Na prtica, essa aplicao das regras de direito comum j ocorre, porm de forma subsidiria, conforme preceitua o artigo 769 na CLT, que trata da aplicao do processo civil ao processo do trabalho. A aplicao subsidiria vigente j ineficiente pela criao de "normatizaes" peculiares e hbridas, que tm gerado tumulto processual e insegurana jurdica na fase de execuo da sentena. No nos parece que a regra do artigo 876-A na CLT v melhorar essa situao. O legislador deve evitar criar um mecanismo que torne o processo de execuo ainda mais
58

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

incerto. O que se deve buscar a criao e definio de normas especficas aplicveis ao processo de execuo trabalhista, que devem ser trazidas para a CLT, e no de outros preceitos complementares, subjetiva e teoricamente mais efetivos, como forma de preencher lacunas da lei, muitas vezes controversas. O PL tampouco aponta critrios objetivos de aplicao da regra processual comum. A definio do que ou no compatvel ao ordenamento processual certamente gerar muita controvrsia. Para a manuteno do Estado Democrtico de Direito e efetivao do princpio da igualdade, o Estado deve atuar sempre em prol do pblico, por meio de um processo justo e com segurana nos trmites legais, coibindo decises voluntaristas e arbitrrias. Acreditamos que isso no deve ser efetivamente corrigido com a proposta de incluso do artigo 876-A na CLT. Em matria de execuo trabalhista, os jurisdicionados tm sido submetidos a uma situao de instabilidade que precisa ser corrigida, o que deve ser feito por meio da alterao da legislao processual celetista, com a consagrao e respeito ao princpio do in dbio pro efetividade. Tambm no verdica a afirmao de que a Justia pode ser melhorada e se tornar mais eficiente por meio de alteraes legislativas, sem reformulao administrativa e da infraestrutura de todo o Poder Judicirio. O PL possibilita a utilizao indiscriminada, e talvez equivocada, das regras de execuo do processo comum ao processo do trabalho. Sob o fundamento de aperfeioar a fase de execuo no processo do trabalho e buscar a segurana jurdica, o PL, em seu texto original, e pelos argumentos acima expostos, poder criar bice a prestao jurisdicional eficaz e ao devido processo legal. o que se conclui. Fonte: Artigo: Reforma da execuo trabalhista Autora: Paola Budriesi Valor Econmico 30/10/2012

59

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO N 606, DE 2011 Altera e acrescenta dispositivos Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, para disciplinar o cumprimento das sentenas e a execuo de ttulos extrajudiciais na Justia do Trabalho.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1 O captulo V do Ttulo X da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo DecretoLei n 5.452, de 1 de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redao: CAPTULO V DO CUMPRIMENTO DA SENTENA E DA EXECUO DOS TTULOS EXTRAJUDICIAIS SEO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 876-A. Aplicam-se ao cumprimento da sentena e execuo dos ttulos extrajudiciais as regras de direito comum, sempre que disso resultar maior efetividade do processo. 1 Sero executados ex officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. 2 A execuo das certides de dvida ativa seguir o procedimento da lei de execuo fiscal. Art. 877. competente para o cumprimento da sentena o juzo que a proferiu. (NR) 1 Nos processos de competncia originria dos tribunais as decises sero cumpridas nos autos das demandas que lhes deram origem; no existindo causa originria, haver distribuio entre os rgos de primeiro grau. 2 A execuo dos ttulos extrajudiciais da competncia do juzo ao qual caberia o respectivo processo de conhecimento. 3 A competncia para o cumprimento das sentenas e a execuo dos ttulos extrajudiciais no se desloca para outro juzo ou tribunal, exceto na falncia e aps a apurao do crdito. Art. 878. Incumbe ao juiz, de ofcio, adotar todas as medidas necessrias ao integral cumprimento da sentena ou do ttulo extrajudicial. (NR)
60

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Art. 878-A. Faculta-se ao devedor o pagamento imediato da parte que entender devida Previdncia Social, sem prejuzo da cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. Art. 878-B. Os ttulos executivos extrajudiciais sero executados mediante prvia citao do devedor, prosseguindo-se na forma prevista para o cumprimento de sentena. Pargrafo nico. So ttulos executivos extrajudiciais: a) os termos de ajuste de conduta firmados com o Ministrio Pblico do Trabalho; b) os termos de compromisso firmados com a fiscalizao do trabalho; c) os temos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia; d) os acordos realizados perante o sindicato; e) o cheque ou outro ttulo que corresponda inequivocamente a verbas trabalhistas; f) qualquer documento no qual conste o reconhecimento de dvida trabalhista, inclusive o termo de resciso do contrato do trabalho. Art. 878-C. Todas as despesas da execuo correm por conta do devedor. Art. 878-D. Havendo mais de uma forma de cumprimento da sentena ou de execuo do ttulo extrajudicial, o juiz adotar sempre a que atenda especificidade da tutela, durao razovel do processo e ao interesse do credor. Pargrafo nico. A satisfao do crdito tributrio no prejudicar a do trabalhista. SEO II DA LIQUIDAO DE SENTENA E SEU CUMPRIMENTO Art. 879. Sendo ilquida a sentena, ordenar-se- a sua liquidao, inclusive das contribuies previdencirias devidas. 1 Na liquidao no se poder modificar ou inovar a sentena nem discutir matria pertinente fase de conhecimento. 2 Elaborada a conta, o juiz poder abrir s partes o prazo sucessivo de dez dias para impugnao fundamentada, com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. 3 A impugnao do executado ser acompanhada da comprovao do pagamento do valor incontroverso, sob pena de multa de dez por cento desse importe. 4 Oferecida impugnao aos clculos, o juiz homologar os que reputar mais adequados sentena proferida, seguindo-se o seu imediato cumprimento, sem prejuzo de reviso da matria nos termos do art. 881. (NR) 5 O Ministro de Estado da Fazenda poder, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestao da Unio quando o valor total das verbas que integram o salriode-contribuio, na forma do art. 28 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, ocasionar perda de escala decorrente da atuao do rgo jurdico. Art. 879-A. As obrigaes de pagar devem ser satisfeitas no prazo de oito dias, sob pena de multa de dez por cento, que poder, a critrio do juiz, ser aumentada at o dobro ou reduzida metade, observado o comportamento processual da parte ou sua capacidade econmicofinanceira.

61

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

1 O prazo de 8 (oito) dias de que trata o caput contado da intimao da deciso que homologou a conta de liquidao, por qualquer meio idneo, inclusive na pessoa de seu advogado, pela via eletrnica ou postal. 2 No prazo do caput poder o devedor, reconhecendo o dbito e comprovando o depsito de trinta por cento de seu valor, requerer o pagamento do restante em at seis parcelas mensais, com correo monetria e juros. 3 O cumprimento forado de acordo judicial prescindir de intimao do devedor, iniciando-se pela constrio patrimonial. 4 a incluso dos corresponsveis ser precedida de deciso fundamentada e realizada por meio de citao postal. 5 definitivo o cumprimento de sentena pendente de recurso de revista ou extraordinrio, salvo em casos excepcionais em que resultar manifesto risco de grave dano, de difcil ou incerta reparao. SEO III DA CONSTRIO DE BENS E DA IMPUGNAO Art. 880-A. A constrio de bens ser realizada por todos os meios tecnolgicos disponveis e respeitar, a critrio do juiz, a ordem direta de sua liquidez. 1 Insuficientes as medidas previstas no caput, ser expedido mandado de penhora. 2 Os atos sero praticados por meio eletrnico, independentemente de carta precatria, exceto se, por sua natureza, demandarem a atuao de juzo da outra localidade. 3 A penhora de imvel ser realizada mediante termo nos autos, independentemente de onde ele se encontre, desde que juntada a respectiva matrcula. O registro do ato prescinde do recolhimento prvio de custas e outras despesas, que sero pagas ao final. 4 O oficial de justia proceder de imediato avaliao e, quando possvel, remoo do bem para depsito pblico ou privado, arcando o devedor com as despesas de transporte e armazenagem. 5 Os tribunais do trabalho instituiro banco eletrnico unificado de penhoras. Art. 881-A. Garantido o dbito, o devedor ter cinco dias para apresentar impugnao, cabendo igual prazo ao credor. 1 O Juiz poder, para a efetividade do processo, admitir impugnaes sem a garantia integral do dbito. 2 O devedor ser intimado no ato da penhora, ou na pessoa de seu advogado, pela via eletrnica ou postal. 3 As partes podero discutir os clculos na impugnao, salvo a precluso tratada no 2 do art. 879. 4 As impugnaes devero delimitar justificadamente os fatos, as matrias e valores controvertidos, sob pena de no conhecimento. 5 A impugnao no ter efeito suspensivo, exceto se houver grave perigo de dano. Art. 882-A. No localizados bens para garantir o dbito, sero os credores intimados para indic-los em trinta dias.
62

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

1 Silentes os credores, os autos sero arquivados provisoriamente pelo prazo de um ano aps a incluso do nome dos obrigados em banco de dados de devedores. 2 Decorrido o prazo estabelecido no pargrafo anterior, os credores sero novamente intimados e, inexistindo a indicao, o juiz determinar nova realizao de todos os procedimentos disponveis para a constrio de bens. 3 No encontrados bens, sero expedidas certides de crdito em seu favor, alm do arquivamento definitivo dos autos. SECO IV DA EXPROPRIAO DE BENS Art. 883-A. O juiz adotar a modalidade de expropriao mais adequada efetividade do cumprimento da sentena ou da execuo. Art. 884-A. Os bens penhorados sero expropriados preferencialmente por meio eletrnico. 1 Os credores tero preferncia para a adjudicao, desde que a requeiram antes da arrematao, remio da dvida ou alienao do bem por iniciativa particular. 2 A qualquer momento o devedor poder proceder ao pagamento da dvida, o qual dever ser comprovado at o deferimento da arrematao, da adjudicao ou da alienao por iniciativa particular. 3 Antes da arrematao, adjudicao ou da alienao por iniciativa particular, o devedor poder requerer o parcelamento da dvida, na forma do 2 do art. 878, mediante o depsito prvio de cinquenta por cento do valor total do dbito. 4 As praas e leiles podero ser unificados, de modo a abranger bens de diferentes execues, ainda que de tribunais distintos. 5 Em caso de bem constrito por mais de um credor, o produto arrecadado ser distribudo de forma proporcional aos crditos trabalhistas. Art. 885-A. Assinado o auto, os atos de expropriao sero impugnveis apenas por ao anulatria. SEO V DAS DISPOSIES FINAIS Art. 886-A. O juiz poder reunir processos contra o mesmo devedor, por convenincia da execuo ou do cumprimento da sentena. 1 A execuo ou o cumprimento da sentena prosseguir nos autos da demanda mais antiga. Nas localidades com mais de uma vara, o tribunal expedir regras disciplinando a reunio desses processos para garantir a equnime distribuio dos servios. 2 A reunio ser realizada mediante juntada, no processo mais antigo, das certides de crdito expedidas nos demais. Art. 887-A. As condenaes genricas impostas em sentenas coletivas de direitos individuais homogneos sero cumpridas em aes autnomas, individuais ou plrimas. 1 O juiz definir o nmero de integrantes de cada grupo, os quais devem demonstrar a adequao de seu caso concreto ao contedo da sentena.

63

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

2 A controvrsia de natureza jurdica comum s aes autnomas ser decidida em um s feito, com o sobrestamento dos demais. O julgamento definitivo ser estendido a todas as partes alcanadas pela sentena condenatria. Art. 888-A. A qualquer momento o juiz poder determinar o comparecimento das partes em audincia, impondo sano a quem injustificadamente deixar de comparecer. Pargrafo nico. Os tribunais incentivaro a realizao de audincias de conciliao depois de proferida sentena condenatria. Art. 889-A. Cumprida integralmente a obrigao, o juiz extinguir o processo e determinar o arquivamento definitivo dos autos, intimando os interessados da deciso. Art. 2 O caput do art. 899 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo DecretoLei n 5.452, de 1 de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 899. Os recursos sero interpostos por petio e tero efeito meramente devolutivo. (NR) Art. 3 Revogam-se o artigo 876, com a renumerao de seu pargrafo nico para 1 do artigo 876-A; o pargrafo nico do artigo 878 e os artigos 879, 880, 881, 882, 883, 884, 885, 886, 887, 888 e 889 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Art. 4 Esta Lei entra em vigor aps decorridos noventa dias de sua publicao oficial. JUSTIFICAO Trata-se a presente proposio de alterao Captulo V, do Ttulo X do Decreto-lei 5.452/43, Consolidao das Leis do Trabalho, que trata, em seus artigos 876 e seguintes, do processo de execuo trabalhista. O presente projeto de lei assenta-se na premissa da necessidade de reviso dos trmites do processo de execuo trabalhista, em face do aprimoramento das normas de direito processual comum CPC nesta seara, que no vm sendo aplicadas na Justia do Trabalho, em que pese seu carter mais efetivo e clere. Neste vis, cuida-se de atualizao dos dispositivos legais atinentes ao processo de execuo, sem se descurar de suas peculiaridades e dos avanos que o sistema laboral apresenta, buscando um mtodo mais eficiente, justo e rpido para a soluo dos processos desse ramo do Judicirio, que envolvem, no mais das vezes, ttulos de natureza alimentar. Importa notar, para apreciao da necessidade de discusso sobre o tema, que a Justia do Trabalho apresenta um ndice de congestionamento na fase de execuo da ordem de 69%. Nmeros oficiais indicam quase dois milhes e seiscentos mil processos em fase de execuo, no final de 2010. Em mdia, de cada 100 reclamantes que obtm ganho de causa, somente trinta e um alcanam xito efetivo na cobrana de seu crdito. Este quadro est a exigir alteraes profundas e estas devem dar-se no plano da regulamentao do processo de execuo. O princpio diretor deste anteprojeto o subjacente s garantias constitucionais do acesso jurisdio, do devido processo legal adjetivo e da sua razovel durao. Para concretiz-lo, torno-se necessria proposta de alterao do paradigma at ento vigente na Consolidao das Leis do Trabalho. A incorporao da efetividade da prestao jurisdicional, como vetor axiolgico do cumprimento das sentenas ou dos ttulos executivos extrajudiciais, ostenta harmonia com as concepes mais avanadas do constitucionalismo contemporneo. Sob este comando, havendo mais de uma forma prtica de conduzir os atos da execuo, o magistrado dever atender quele que melhor cumpra a efetividade.
64

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Ainda no sentido das mais avanadas legislaes contemporneas, o texto mostra-se essencialmente aberto, apresentando procedimentos mnimos capazes de realizar o seu escopo final, com destaque para a relevncia do impulso de ofcio, do uso de ferramentas tecnolgicas, da simplicidade e da integrao das partes. Preservando as regras j existentes sobre a execuo das contribuies previdencirias, o texto amplia o rol atual dos ttulos executivos extrajudiciais, viabilizando a cobrana direta de valores inequivocamente reconhecidos em favor dos trabalhadores. Para cumprimento da sentena, a proposio indica a mera intimao do obrigado, por meio de seu advogado e sob pena de acrscimo da condenao com multa que varia de 5% a 20%, segundo a capacidade econmica da parte e de acordo com seu comportamento processual mecanismo que j se vem demonstrando muito til ao processo civil comum (artigo 475-J do vigente CPC). A possibilidade do parcelamento do dbito, por sua vez, cumpre o papel de tornar mais efetivo o cumprimento da obrigao. Ainda que aparente encerrar paradoxo, a proposta fruto da constatao do mtodo findar na abreviao do processo, inclusive por pressupor o pagamento imediato de frao da dvida. Oportunidade similar conferida ao devedor, antes da expropriao, mas o sistema privilegia aquela aberta na fase de liquidao. Presta-se o modelo, ainda, a permitir que o juiz considere as peculiaridades de cada caso concreto, luz do comportamento tico do devedor e sua capacidade econmico-financeira, realizando a segurana jurdica sob a perspectiva de garantir parte a considerao do seu estado individual. A bem, ainda, da segurana jurdica, o texto proposto pontua a necessidade de prvia citao dos corresponsveis pelas obrigaes da sentena, possibilitando-se o exerccio do amplo direito de defesa, vindo a pacificar os diversos procedimentos que hoje se encontram no quotidiano dos Tribunais do Trabalho. O projeto avana rumo concretizao do processo judicial eletrnico, eliminado as cartas precatrias sempre que a sua expedio no for necessria prtica do ato judicial, em atendimento tendncia inegvel de virtualizao dos atos procedimentais. As mudanas propostas na fase de expropriao refletem o princpio central que norteia o projeto, alm da incluso de medidas com potencial de produzir resultados mais frutferos que os atualmente verificados, a efetividade. Criam-se vrias outras formas de expropriao, alternativas nica hoje vigente no processo do trabalho (a hasta pblica), a saber: a alienao por iniciativa particular, a venda direta, o usufruto, todas a representar alternativas eficazes ao tradicional modelo da praa e leilo. Prev, ainda, a unificaes dos leiles, como medida de aplicao do concurso de mais interessados e, consequentemente, de melhor alienao dos bens. O texto prope, ainda, a regulamentao da execuo de sentenas coletivas, dando orientao segura e clara ao tema, com o objetivo de suprimir a omisso hoje existente e delimitar o procedimento a ser observado a bem do uso dessa to importante alternativa processual ao congestionamento da Justia. No abandona, a presente proposio, o esprito norteador da prtica quotidiana da Justia do Trabalho, que o princpio da conciliao, observado em vrios momentos do processo, como ferramenta de pacificao social relevante. Convencido de que a proposio significa um avano na regulamentao do processo do trabalho, em benefcio da efetividade da justia e da pacificao social, tenho certeza de que ela contar com o voto unnime dos meus distintos Pares para a sua aprovao. Sala das Sesses, em Senador ROMERO JUC **********************************************************************
65

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

LEGISLAO CITADA DECRETO-LEI N. 5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943 Aprova a Consolidao das Leis do Trabalho. O PRESIDENTE DA REPBLICA, usando da atribuio que lhe confere o art. 180 da Constituio, DECRETA: Art. 1 Fica aprovada a Consolidao das Leis do Trabalho, que a este decreto-lei acompanha, com as alteraes por ela introduzidas na legislao vigente. Pargrafo nico. Continuam em vigor as disposies legais transitrias ou de emergncia, bem como as que no tenham aplicao em todo o territrio nacional. Art. 2 O presente decreto-lei entrar em vigor em 10 de novembro de 1943. Rio de Janeiro, 1 de maio de 1943, 122 da Independncia e 55 da Repblica. GETLIO VARGAS. Alexandre Marcondes Filho. ............................................................................................................................................ CAPTULO V DA EXECUO SEO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 876. As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo, e os acordos, quando no cumpridos, sero executados pela forma estabelecida neste captulo. Art. 876 - As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia sero executada pela forma estabelecida neste Captulo. (Redao dada pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) Pargrafo nico. Sero executados ex officio os crditos previdencirios devidos em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo. (Includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) Pargrafo nico. Sero executadas ex-officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. (Redao dada pela Lei n 11.457, de 2007) (Vigncia) Art. 877 - competente para a execuo das decises o Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio. Art. 877-A - competente para a execuo de ttulo executivo extrajudicial o juiz que teria competncia para o processo de conhecimento relativo matria. (Includo pela Lei n 9.958, de 25.10.2000) Art. 878 - A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente, nos termos do artigo anterior.
66

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Pargrafo nico - Quando se tratar de deciso dos Tribunais Regionais, a execuo poder ser promovida pela Procuradoria da Justia do Trabalho. Art. 878-A. Faculta-se ao devedor o pagamento imediato da parte que entender devida Previdncia Social, sem prejuzo da cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo ex officio. (Includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) Art. 879. Requerida a execuo, o juiz ou presidente providenciar imediatamente para que lhe seja presente o respectivo processo. Art. 879 - Sendo ilquida a sentena exeqenda, ordenar-se-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. (Redao dada pela Lei n 2.244, de 23.6.1954) Pargrafo nico. Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda, nem discutir matria pertinente causa principal. (Includo pela Lei n 2.244, de 23.6.1954) 1 - Na liquidao, no se poder modificar, ou inovar, a sentena liquidanda nem discutir matria pertinente causa principal.(Includo pela Lei n 8.432, 11.6.1992) 1o-A. A liquidao abranger, tambm, o clculo das contribuies previdencirias devidas. (Includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) 1o-B. As partes devero ser previamente intimadas para a apresentao do clculo de liquidao, inclusive da contribuio previdenciria incidente. (Includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) 2 - Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. (Includo pela Lei n 8.432, 11.6.1992) 3o Elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao por via postal do Instituto Nacional do Seguro Social INSS, por intermdio do rgo competente, para manifestao, no prazo de dez dias, sob pena de precluso. (Pargrafo includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) 3o Elaborada a conta pela parte ou pelos rgos auxiliares da Justia do Trabalho, o juiz proceder intimao da Unio para manifestao, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de precluso. (Redao dada pela Lei n 11.457, de 2007) (Vigncia) 4o A atualizao do crdito devido Previdncia Social observar os critrios estabelecidos na legislao previdenciria. (Pargrafo includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) 5o O Ministro de Estado da Fazenda poder, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestao da Unio quando o valor total das verbas que integram o salrio-de-contribuio, na forma do art. 28 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, ocasionar perda de escala decorrente da atuao do rgo jurdico. (Includo pela Lei n 11.457, de 2007) (Vigncia) 6o Tratando-se de clculos de liquidao complexos, o juiz poder nomear perito para a elaborao e fixar, depois da concluso do trabalho, o valor dos respectivos honorrios com observncia, entre outros, dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade. (Includo pela Lei n 12.405, de 2011) ............................................................................................................................................. ( Comisso de Assuntos Sociais, em deciso terminativa) Publicado no DSF, em 29/09/2011.
67

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Secretaria Especial de Editorao e Publicaes do Senado Federal Braslia-DF OS: 15047/2011

Disponvel em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=97215&tp=1 Acesso em 26/4/2013

68

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Turma afasta prescrio intercorrente em execuo trabalhista

(Ter, 15 Jan 2013, 10h) Em julgamento realizado no dia 12 de dezembro de 2012, a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu provimento ao recurso de um empregado da SEG Servios Especiais de Segurana e Transporte de Valores S/A para afastar a prescrio intercorrente declarada pelas instncias inferiores nos autos de seu processo trabalhista. Aps o trmino do contrato de trabalho, o empregado ajuizou ao reivindicando verbas rescisrias, que foram parcialmente deferidas pelo juzo de primeiro grau. Na fase de execuo, aps sucessivas tentativas frustradas de localizao dos responsveis pela empresa ou de bens para penhora, o curso da execuo foi suspenso e os autos foram remetidos ao arquivo provisrio. Passados dois anos da suspenso, como o empregado ficou inerte, a sentena declarou a prescrio intercorrente e extinguiu a execuo com julgamento de mrito. Inrcia Prescrio intercorrente a perda de um direito pelo decurso do tempo, em razo da inrcia da parte, que no toma iniciativa no sentido de praticar atos processuais necessrios para a execuo da dvida, paralisando o processo. Nos termos da smula 114 do Tribunal Superior do Trabalho, inaplicvel na Justia do Trabalho a prescrio intercorrente. Com base na smula 114 do TST, o trabalhador recorreu ao Tribunal Regional da 18 Regio (GO), mas para os desembargadores, o rigor de referida smula foi mitigado pela jurisprudncia e, hoje, admitida a declarao da prescrio intercorrente no processo do trabalho. "Contudo esta s deve ser declarada nos casos em que a paralisao do feito decorre da ausncia de realizao de atos cuja prtica esteja exclusivamente ao arbtrio do credor", concluram. No recurso de revista ao TST, o trabalhador reafirmou a aplicabilidade da smula 114 ao caso e o relator, ministro Alexandre Agra Belmonte (foto), lhe deu razo. Ele explicou que uma das caractersticas do processo trabalhista a possibilidade de o juiz tomar a iniciativa da execuo. Portanto, "irrelevante o fato de o processo permanecer paralisado por mais de dois anos por inrcia do exequente, pois o impulso oficial continua vlido". O ministro tambm esclareceu que tanto o credor quanto o devedor so responsveis pelo andamento da execuo, razo pela qual seria "desarrazoado punir o credor pela paralisao do processo executrio", concluiu. Por fim, ele citou o artigo 40 da Lei de Execues Fiscais, que dispe que o prazo prescricional no correr nos casos em que o devedor no for localizado e quando no forem encontrados bens para penhora.
69

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A deciso foi unnime para afastar a prescrio intercorrente e determinar o retorno dos autos ao juzo de origem para o prosseguimento da execuo. Processo: RR - 112400-95.1995.5.18.0004 (Letcia Tunholi/MB) TURMA O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por trs ministros, com a atribuio de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinrios em ao cautelar. Das decises das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer Subseo I Especializada em Dissdios Individuais (SBDI-1). Esta matria tem carter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reproduo mediante citao da fonte. Secretaria de Comunicao Social Tribunal Superior do Trabalho Tel. (61) 3043-4907 imprensa@tst.jus.br
Fonte: Notcias do TST Disponvel em http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/id/3453790 Acesso em 26/4/2013

70

Potrebbero piacerti anche