Sei sulla pagina 1di 6

UCRETE HF100 RT

Revestimento uretnico DESCRIO DO PRODUTO UCRETE HF100 RT uma tecnologia nica de revestimento uretnico de alto desempenho com excelente resistncia a agentes qumicos agressivos e impactos. Foi especialmente desenvolvido para facilitar e agilizar a aplicao com rodo e desempenadeira, em espessura de 4 a 6 mm. indicado para lugares onde a resistncia abraso, impacto e qumica do UCRETE HF100 RT so desejados, mas a necessidade da aparncia superficial do revestimento no a principal caracterstica. UCRETE HF100 RT proporciona uma superfcie com moderada textura e excelente facilidade de limpeza. denso e impenetrvel, sendo a melhor opo em revestimentos para os segmentos de alimentos, bebidas, farmacuticos, indstrias qumicas e onde haja a necessidade de um piso robusto e de alta durablidade. Os revestimentos industriais UCRETE tm sido utilizados pela indstria por mais de 30 anos. Uma lista de referncia de projetos no Brasil e no mundo encontra-se disponvel para consulta. PROPRIEDADES E BENEFCIOS UCRETE HF100 RT possui as seguintes propriedades especiais: Estado Fresco - No necessita imprimao ou selamento do substrato (na maioria dos substratos); - tima tolerncia umidade superficial: pode ser aplicado em concreto com 7 dias de idade; - Isento de solventes; - No contamina o ambiente com odores; - Aplicao fcil e rpida em uma nica etapa; - Para aplicao interna e externa. Estado Endurecido - Superfcie moderadamente texturizada; - Cura rpida: Liberao ao trfego de Pessoas aps 8 horas (24C) Liberao ao trfego Pesado aps 12 horas (24C) - Minimiza o tempo de parada fabril; - Excelente resistncia abraso; - Excelente resistncia ao impacto; - Excelente resistncia qumica; - Coeficiente de dilatao semelhante ao do concreto; - Excelente estabilidade trmica; - Temperaturas de uso variam de -45C 100C; - Temperatura constante de trabalho de at 60C; - Suporta congelamento e ciclos de gelo e degelo; - Resistente lavagem com vapor; - Excede as propriedades e benefcios ofertados pelos semelhantes epoxdicos; - Resistente a raios UV, porm a cor pode ser alterada, sem perda das caractersticas fsicas e qumicas.

CAMPOS DE APLICAO UCRETE HF100 RT indicado para as mais diversas aplicaes, como: Situaes onde h presso excessiva de impacto, choques trmicos e exposio qumica; Onde limpeza vapor de alta presso ou com gua quente requerida; Superfcies severamente danificadas que necessitem de um novo revestimento, instalado e liberado rapidamente; Novos projetos de construo; rea de processamento de carnes, frangos, peixes e laticnios; Empresas de engarrafamento;

Indstrias farmacuticas; Indstrias automobilsticas; Indstrias de produtos qumicos; Indstrias de produtos txteis; Penitencirias; Refinarias de metais preciosos; Fbricas de texturas; Cozinhas industriais, refeitrios e restaurantes; Indstrias de papel e celulose; Empresas de tratamento de gua e esgoto; Cmaras frigorficas e cmaras de resfriamento; Padarias.

MODO DE UTILIZAO / APLICAO O Revestimento de alto desempenho uretnico, UCRETE HF100 RT, instalado por aplicadores devidamente treinados e certificados pela BASF. Abaixo, encontram-se apenas um resumo das tcnicas de instalao utilizadas pelo seu aplicador credenciado de UCRETE HF100 RT. PREPARO DA SUPERFCIE 1 - Testar a presso de vapor d'gua ascendente do substrato antes de fazer a aplicao (conforme ASTM D4263). O produto pode ser aplicado em pisos com mais de 7 dias de idade, desde que a presso no exceda 10%. 2 - Repare o substrato se necessrio. 3 - Use um desengraxante para remover leo, graxa ou outros materiais inibidores de aderncia. 4 - Remova agentes de cura ou outros endurecedores de superfcie e coberturas para pisos conforme especificado pelo fabricante. 5 - Frezamento mecnico e jato captivo so os mtodos de preparo de superfcie para pisos novos e pisos existentes. No utilize cidos ou mtodos que fraturem o concreto. 6 - Aplique uma rea de teste de 3 m x 3 m para avaliar o revestimento quanto aparncia, efeito antiderrapante e performance. PREPARO DO PRODUTO Homogenize a parte 1 antes de iniciar o trabalho. Com o auxlio de um misturador mecnico, adicione o componente 2 ao componente 1 e misture at obter colorao homognea. Adicione o componente 3 aos poucos e misture de modo a incorporar todo o agregado ao sistema. Quando terminar a mistura, descarregue o produto no substrato a ser coberto. Certifique-se que todo o contedo das partes 1, 2 e 3 foi adicionado. Se necessrio utilize uma esptula para auxiliar.

PARA MINIZAR AS POSSIBILIDADES DE DIFERENA EM ASPECTO: Os materiais devero ser utilizados em sequncia numrica dos lotes

reas prximas devero ser produzidas com os mesmos lotes; Utilize um tempo de mistura constante (com exceo de quando ocorrem variaes bruscas de temperatura); Assegure que a temperatura das partes est constante; Garanta o tempo de mistura adequado em temperaturas mais baixas.

APLICAO Depois de realizado o processo de mistura, espalhe o produto pela superfcie desejada. Espalhe manualmente com desempenadeira dentada ou mecanicamente de modo a atingir a espessura desejada (4 a 6 mm). Para promover um melhor selamento, passe um rolo de l de carneiro baixa 1 ou 2 vezes pela superfcie. CONSUMO: 4 mm 9,5 - 10,5 kg/m 2 6 mm 13,5 - 14,5 kg/m Consumos reais considerando sulcos de ancoragens. LIMPEZA Limpe as hlices do misturador e os recipientes utilizados nos espaos entre as misturas. Solventes como aguarrases, thinner ou xileno podem ser utilizados. Cuidado para que respingos de solvente no caiam sobre as partes de UCRETE ou sobre o piso aplicado. Certifique-se que no h resduo de solventes antes de iniciar uma nova mistura. Quando instalando UCRETE em empresas delicadas, como processadoras de alimentos, todo cuidado deve ser tomado para evitar a contaminao do ambiente. DADOS TCNICOS Funo Revestimento Uretnico de Alto Desempenho. Base Qumica Concreto uretnico Aspecto Argamassado moderadamente texturizado. Cor Carvo, Cinza, Creme, Verde e Vermelho As propriedades tpicas dos materiais referem-se a amostras curadas por 28 dias a 20C Teste Mtodo BASF Especificao Unidade Resistncia Compresso ASTM C 579 50 MPa Resistncia Flexo 12,2 MPa ASTM C 580 Resistncia Trao 5,5 MPa ASTM C 307 Resistncia ao Impacto Sem estrago visvel a uma ASTM D 2794 presso mnima de 160 Lb. 1.170 Mdulo de Elasticidade MPa ASTM C 469 4 x 10^ -5 Coeficiente de Expanso ASTM C 531 C^ -1 Ruptura 100% no concreto MPa Trmica ASTM D 4541 3 2,00 Aderncia g/cm ASTM C905 Classe 3 Densidade B476: Parte 7 Propagao de chama EMBALAGEM E ARMAZENAGEM Embalagem UCRETE HF/ IF/ HF 100RT Parte 1: 1,905 kg; UCRETE HF/ IF /HF 100RT Parte 2: 1,815 kg; UCRETE HF100 RT Parte 3: 14,81 kg. Validade Partes 1, 2 e 3: 9 meses a partir da data de fabricao, quando respeitadas as condies de armazenagem Armazenage Todas as partes devero ser armazenadas em temperaturas de 15C a 23C. Abrigar a Parte 3 m ao abrigo da umidade. No congelar as Partes 1 e 2.
2

TRANSPORTE E SEGURANA Transporte Manuseio Fogo Toxidade classificado como transporte no perigoso. Produto no inflamvel ou explosivo. Produto no considerado txico, porm imprprio para o consumo humano. Utilizar EPIs adequados: luvas e botas impermeveis, culos se segurana qumica. Evitar contato com a pele e olhos; o contato prolongado com a pele pode causar dermatites. No beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mos antes de uma pausa ou depois do trabalho. Para mais detalhes, consultar nossa Ficha de Segurana.

Segurana

INFORMAES COMPLEMENTARES UCRETE HF100 RT um revestimento colorido de concreto uretnico. A uniformidade de cor pode no ser completamente garantida de lote para lote. No misture lotes em uma mesma rea. ASPECTO ANTIDERRAPANTE UCRETE HF100 RT est em acordo com o HSE Guidance Sheet 156 e Food Sheet no. 22, fornecidos pelo Health and Safety Executive (Reino Unido) quanto ao aspecto antiderrapante. UCRETE HF100 RT continua a atender aos requerimentos do Food Sheet n. 22 mesmo aps anos de trfego pesado e constante. O melhor aspecto antiderrapante somente pode ser mantido com limpezas regulares. RESISTNCIA QUMICA UCRETE HF100 RT oferece uma excepcional resistncia uma vasta gama de agentes qumicos. Por exemplo, UCRETE resistente aos seguintes agentes: cido Actico (50%): componente do vinagre utilizado na indstria de alimentos indica resistncia a vinagres, molhos etc. cido Ltico Concentrado a 60C: indica resistncia ao leite e seus derivados. cido Olico (100%) a 60C: representa os cidos orgnicos formados pela oxidao das gorduras vegetal e animal comumente encontradas na indstria de alimentos. cido Ctrico Concentrado: encontrado em frutas ctricas e representante de uma vasta gama de cidos de frutas que podem rapidamente agredir outros revestimentos resinados. Metanol (100%): representante de alcois e de uma vasta gama de solventes utilizados na indstria farmacutica. leos minerais, querosene, gasolina, skydrall, fludos de freios e outros agentes comuns s industriais qumicas.

NOTA: alguma descolorao pode acontecer na presena de alguns agentes qumicos dependendo da natureza do respingo ou das tcnicas de manuseio empregadas. Uma lista completa de Resistncias Qumicas encontra-se disponvel no Guia de Resistncia Qumica do Revestimento UCRETE. RESISTNCIA TEMPERATURA UCRETE HF100 RT permite um temperatura constante de trabalho de at 60C. Quando corretamente instalado resiste a descargas regulares e rotineiras de gua fervente, leos quentes e gorduras de at 120C

SEM CONTAMINAO POR ODORES UCRETE HF100 RT isento de solventes e no contamina o ambiente com odores conforme atestado pelo Campden & Chorley Food Research Association (Reino Unido). RESISTNCIA AO IMPACTO Com alta resistncia mecnica e um baixo mdulo de elasticidade, UCRETE HF100 RT muito resistente e capaz de suportar impactos severos. Como nenhum material indestrutvel, lascamentos superfciais podem acontecer, contudo desplacamentos e fraturamentos do piso so desconhecidos nos revestimentos UCRETE. LIMPEZA E HIGINE Limpeza e manuteno constantes iro assegurar a durabilidade e aparncia de qualquer revestimento. UCRETE HF100 RT totalmente higienizado com os mtodos tradicionais de limpeza empregados na indstria. Testes realizados pelo Campden & Choreywood Food Research Association (Reino Unido) avaliaram a remoo de Acinetobacter Calcoaceticus e Listeria Monocytogenes e concluram que a higienizao do UCRETE HF100 RT "compara-se com a higienizao de superfcies de contato com alimentos como ao inox e plsticos". PERMEABILIDADE UCRETE HF100 RT apresenta absoro zero quando testado conforme a CP.BM2/67/2. TOLERNCIA UMIDADE SUPERFICIAL O revestimento industrial de alto desempenho UCRETE extremamente tolerante umidade residual do substrato e pode ser instalado diretamente em um concreto com 7 dias de idade, desde que a presso de vapor d'gua ascendente no ultrapasse 10%, ou em um concreto antigo nas mesmas condies, sem a necessidade de primers especiais. Esta tolerncia umidade permite ganhos de tempo nos cronogramas e possibilita o trabalho em reas de processo constantemente midas. Primers epxi no oferecem benefcios e no devem ser utilizados com os revestimentos UCRETE. ESPECIFICAO *A 6 mm o revestimento UCRETE HF100 RT totalmente resistente respingos e descargas de lquidos com at 120C e pode ser higienizado com vapor d'gua. TEMPERATURA DE APLICAO Para melhores resultados, a temperatura ambiente e do substrato devero estar entre 15C e 25C. UCRETE HF100 RT ir curar em temperaturas diferentes, contudo os melhores aspectos em termos de aparncia sero alcanados nestas condies. Temperaturas baixas iro retardar o tempo de secagem e podem impactar na aparncia do piso. Altas temperaturas iro diminuir o tempo de aplicao e podem impactar na aparncia do piso. Condensao e baixa temperatura podem causar nvoas brancas (blush) no selamento. PARA MELHOR PERFORMANCE No exponha o UCRETE HF100 RT a aes qumicas antes de completamente curado - 72 horas - 21C. Normalmente o UCRETE HF100 RT pode ser liberado em at 24 horas em uma temperatura de 8C. No aplique UCRETE HF100 RT a temperaturas inferiores 5C ou superiores 30C. UCRETE HF100 RT foi desenvolvido originalmente para aplicao em uma nica etapa. Variao na espessura ir afetar a resistncia trmica e ao impacto do sistema. Espessuras de 6 a 12 mm so recomendadas, sendo os sistemas com espessura mais alta os de maiores nveis de resistncia ao impacto e ao choque trmico.

Aplicao correta de responsabilidade do usurio. Obras visitadas pelos Tcnicos da BASF S.A. tm como propsito de realizar recomendaes tcnicas e no de supervisionar ou prover controle de qualidade no campo de trabalho.

Potrebbero piacerti anche