Sei sulla pagina 1di 4

Objetivo

Apresentao dos mtodos dos Ensaios No Destrutivos e posterior avaliao de uma amostra atravs da tcnica de lquido penetrante e outra amostra atravs da amostra de partculas magnticas com o intuito na deteco de defeitos.

Introduo
Os ensaios no-destrutivos (END) so ensaios que, quando realizados sobre peas acabadas ou semi-acabadas, no prejudicam nem interferem com o futuro das mesmas. Dessa forma, podese dizer que so ensaios que no deixam vestgios de sua utilizao na pea ensaiada. Peas metlicas, ou elementos de estrutura, podem falhar em servio pelo excesso de deformao plstica, pelo excesso de deformao elstica ou ruptura. O mtodo a ser utilizado depende das propriedades fsicas do material. Um conhecimento geral dos mtodos de END disponveis necessrio para a seleo do mtodo adequado. Algumas situaes tpicas em que os ensaios no destrutivos so aplicados para: a preveno de acidentes, a reduo de custos, a melhora a confiabilidade de produtos para que sejam aceitos por uma determinada norma, dar informaes para reparo. Os END mais utilizados so: Inspeo Visual Partculas Magnticas Lquidos Penetrantes Ultra-Som Radiografia Correntes Parasitas A inspeo Visual um END largamente utilizado para avaliar as condies ou qualidade de uma solda ou componente. de fcil execuo, de baixo custo e comumente no requer equipamento especial. utilizada na inspeo de juntas soldadas, onde uma rpida deteco e correo defeitos significam economia. considerado um mtodo primrio nos programas de controle de qualidade. A Inspeo Visual requer boa viso, boas condies de iluminao e experincia no reconhecimento de defeitos. Alguns equipamentos tambm podem ser usados tais como, lupas de pequeno aumento, boroscpio, cmeras de televiso, etc. O ensaio por partculas magnticas utilizado na localizao de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnticos. Pode ser aplicado tanto em peas acabadas quanto semi-acabadas, durante as etapas de fabricao. O processo consiste em submeter a pea, ou parte desta, a um campo magntico. Na regio magnetizada pea, as descontinuidades existentes iro causar um campo de fuga do fluxo magntico. Com a aplicao das partculas ferromagnticas,ocorrera a aglomerao destas no campo de fuga, uma vez que sero por eles atradas, devido ao surgimento de plos magnticos. A

aglomerao indicar o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualizao do formato e da descontinuidade. Lquido Penetrante um mtodo de END para a deteco de descontinuidades abertas na superfcie de materiais slidos e no porosos. Este mtodo emprega um lquido penetrante, o qual aplicado na superfcie, penetrando nas descontinuidades. Aps um determinado tempo de penetrao, o excesso removido, aplica-se um revelador e feita a observao das descontinuidades atravs da observao do vazamento do lquido penetrante. Lquido Penetrante pode ser usado em qualquer material. essencial que o material seja cuidadosamente limpo, de outra maneira ser impossvel que o lquido penetre no defeito. Ondas ultra-snicas podem ser usadas para detectar defeitos, medir espessuras ou caracterizar materiais. Dispositivos especiais, chamados transdutores, permitem e captar esta ondas de alta frequncia, refletindo-se cada vez que encontra uma descontinuidade. O ensaio por ultra-som utilizado na inspeo de soldas, avaliao do efeito da corroso, deteco de defeitos laminares em chapas planas, etc., sendo largamente utilizado nos setores petroqumico, siderrgico, naval, aeronutico e nuclear. Devido a sua complexidade o ensaio por ultra-som exige do inspetor bom nvel tcnico e treinamento.

A Radiaco Penetrante se originou da propriedade de que certas formas de energia radiante possuem de atravessar materiais opacos a luz visvel. Pode-se distinguir dois tipos de radiao penetrante usados em radiografia industrial: os Raio x e os Raios Gama. Eles se distinguem da luz visvel por possurem um comprimento de onda extremamente curto, o que lhe d a capacidade de atravessarem materiais que absorvem ou refletem a luz visvel. Por serem de natureza semelhante luz, os Raios x e os Raios Gama possuem uma srie de propriedades em comum com a luz entre as quais podem citar: possuem mesma velocidade de propagao (300.0 km/s), deslocam-se em linha reta, no so afetadas por campos eltricos ou magnticos, possuem a propriedade de impressionar emulses fotogrficas. possvel citar outras propriedades comuns entre as radiaes penetrantes e a luz visvel. Ocorre, contudo que vrios fenmenos que se observam na luz, so muito difceis de serem detectados. O fenmeno de refrao, por exemplo, ocorre nas radiaes penetrantes, mas numa escala to pequena que so necessrios instrumentos muito sensveis para detecta-lo. Isso explica porque a radiao penetrante no pode ser focalizada atravs de lentes, como acontece com a luz. No mbito dos ensaios no destrutivos podem-se salientar trs propriedades da radiao penetrante que so de particular importncia: deslocam-se em linha reta, podem atravessar materiais opacos a luz e, com tal fato so parcialmente absorvidos por esses materiais e podem impressionar pelculas fotogrficas formando imagens. J inspeo por correntes parasitas, tambm conhecida como correntes de foucault, uma tcnica de inspeo no destrutiva baseada na introduo da corrente eltrica no material a inspecionar e observao da interao entre correntes e o material. As correntes parasitas so geradas por meio de bobinas eletromagnticas, localizadas na sonda ou bobina de inspeo, que tm impedncia continuamente monitorada. Como se trata de um ensaio que emprega induo eletromagntica, no necessita de contato entre a sonda e a pea, requerendo apenas, que o material seja condutor eltrico. A inspeo por correntes parasitas uma tcnica de mltiplas aplicaes, em materiais delgados.

Metodologia Experimental

O experimento foi realizado atravs das magnticas.

tcnicas de lquidos penetrantes e partculas

Para a primeira tcnica inicialmente aplicou-se um solvente limpador, com a finalidade de tirar as impurezas superficiais da amostra, em seguida o lquido penetrante foi aplicado com uma lata aerossol e, atravs do fenmeno de capilaridade, o lquido pode penetrar em reas extremamente pequenas devido a sua baixa tenso superficial. Posteriormente efetuou-se a remoo do penetrante da superfcie com a utilizao do solvente limpador e, aplicou-se um revelador (tambm em aerossol) que mostrou as descontinuidades superficiais com preciso. Em seguida, para outra amostra utilizou-se o mtodo de partculas magnticas. Tais partculas magnticas so constitudas de ps de ferro, xidos de ferro muito finos e, portanto, com propriedades magnticas semelhantes s do ferro. Assim, atravs da gerao de um campo magntico que percorreu toda a superfcie do material ferromagntico. As linhas magnticas do fluxo induzido no material desviaram-se de sua trajetria ao encontrar uma descontinuidade superficial ou sub superficial, criando assim uma regio com polaridade magntica, altamente atrativa s partculas magnticas. No momento em que se provoca esta magnetizao na pea, aplicou-se as partculas magnticas por sobre a pea que foi atrada localidade da superfcie que conter uma descontinuidade formando assim uma clara indicao de defeito.

Resultados
Como resultado pode-se observar as trincas e descontinuidades nas duas amostras estudadas, a seguir esto representados os resultados obtidos na experincia:

Figura 1: amostra com estudada com lquidos penetrantes, esquerda tem-se o lquido penetrante aplicado e direita o solvente, no qual possvel observar as trincas presentes na amostra.

Figura 2: Amostra em que foi efetuado o ensaio de partculas magnticas pode-se verificar o acumulo do p ferromagntico sobre as trincas e imperfeies da amostra.

Concluso
Com a confeco do experimento foi possvel aprender e conhecer as possibilidades prticas dos ensaios no destrutivos. Em especial quando se trata dos ensaios de partculas magnticas e do ensaio de lquidos penetrantes e foi possvel perceber o grande utilidade industrial de tais ensaios.

Bibliografia
Apostila Curso de Laboratrio de Engenharia de materiais Aula9_ Ensaios no destrutivos. Livro : Ensaio dos Materiais / Amauri Garcia, Jaime Alvares Spim, Carlos Alexandre dos Santos Rio de Janeiro: LTC, 2008 Sites: http://www.metalchek.com.br/ensaios-nao-destrutivos http://www.mmtec.com.br/Analise_de_Trinca_por_Particulas_Magneticas.html http://www.demec.ufmg.br/site/cursos/arquivos/168pdf

Potrebbero piacerti anche