Sei sulla pagina 1di 4

Eletrnica Digital

Funes e Portas Lgicas

Seo 4

Como vimos na lio anterior, os circuitos digitais trabalham com sinais digitais, ou seja, sinais que podem assumir apenas dois valores diferentes de tenso. Caso a tenso seja igual a zero, o circuito est em nvel lgico zero, enquanto que se a tenso for igual a Vcc, dizemos que o circuito est em nvel lgico um. Por esse motivo, os componentes utilizados em circuitos digitais so diferentes dos utilizados em circuitos analgicos. Os principais componentes utilizados em eletrnica digital so chamados de Portas Lgicas. Uma porta lgica um circuito construdo com transistores, em uma nica pastilha de material semicondutor (silcio) e encapsuladas em circuitos integrados (CI). O nmero de portas lgicas em um circuito integrado depende do nmero de terminais ocupados por ela. Quanto mais entradas uma porta tiver, menor ser o nmero de portas contidas em um circuito integrado (CI). A figura abaixo mostra um exemplo de circuito integrado digital :

Encapsulamento DIL ou DIP (Dual In Line)

Funo e Porta E ou AND


O circuito analgico mostrado abaixo funciona segundo a funo E ou AND :

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

Quando qualquer uma das chaves (Ch.A e Ch.B) estiverem abertas (nvel lgico zero), no haver circulao de corrente eltrica pela lmpada, permanecendo a mesma apagada. A lmpada somente estar acesa (nvel lgico 1 (um)) quando ambas as chaves (Ch. A E Ch. B) estiverem fechadas (nvel lgico 1 (um)). A porta lgica E , cujo smbolo mostrado na figura, funciona de forma anloga ao circuito acima, ou seja, somente haver nvel lgico 1 na sada S quando as duas entradas A e B estiverem em nvel lgico 1. Esta funo pode ser representada matematicamente atravs da sua Expresso Lgica : Nas trs primeiras linhas da tabela verdade temos o produto A . B = 0 Apenas na Quarta e ltima linha temos A = 1 e B = 1 . Ento o produto A B = 1 apenas na ltima situao, pois ambas as entradas esto em nvel lgico 1. 15
Prof. Valdir Dugo Zaragoza

S=A.B

Eletrnica Digital
Funo e Porta OU ou OR
A figura abaixo mostra um circuito analgico que representa a funo OU ou OR :

Seo 4

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

Para que a lmpada acenda (nvel lgico um), basta que qualquer uma das chaves seja fechada, ou seja , basta fechar a chave A OU a chave B. A lmpada permanecer apagada (nvel lgico zero) apenas na situao mostrada na primeira linha da tabela verdade, pois neste caso A = 0 e B = 0. Como a expresso lgica desta funo S = A + B, com as duas chaves abertas teremos S = 0 + 0 => S = 0. Nas demais situaes, pelo menos uma das chaves estar fechada (nvel lgico 1), garantindo a circulao de corrente pela lmpada.

Funo e Porta NO ou NOT Inversor .


A figura abaixo mostra o circuito analgico correspondente funo NO ou NOT. Quando a chave A estiver em nvel lgico 0 (aberta) a corrente eltrica poder passar atravs da lmpada, mantendo-a acesa. Se fecharmos a chave (nvel lgico 1), a corrente ser desviada pela mesma, apagando a lmpada (nvel lgico 0).

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

Sendo assim, no caso de uma porta NO, a sada estar sempre em um nvel lgico inverso ao da entrada, ou seja, A sada S igual ao complemento da entrada A , ou S e A so variveis complementares. Este o motivo pelo qual este componente mais conhecido como INVERSOR. (dizemos S igual a A barrado) A expresso lgica deste componente :

S=A

A figura mostra tambm exemplos de circuitos integrados (CIs) comerciais desses componentes. So eles o CI 7404 da famlia TTL e o CI 4069 da famlia CMOS. Prof. Valdir Dugo Zaragoza 16

Eletrnica Digital
Portas formadas atravs de combinao

Seo 4

Utilizando portas lgicas juntamente com inversores, possvel obter portas lgicas cujo funcionamento seja a combinao entre as tabelas verdade dos componentes utilizados. Estudaremos agora duas destas combinaes :

Funo e Porta NE ou NAND


A porta lgica NE ou NAND a combinao entre a porta E, mais um inversor.O circuito analgico mostrado abaixo funciona segundo a funo NE ou NAND :

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

equivalncia

Enquanto uma das duas chaves A ou B estiver aberta (nvel lgico 0), a corrente eltrica passar atravs da lmpada, mantendo-a acesa (nvel lgico 1). Apenas com ambas as chaves fechadas (nvel 1) que a corrente ser desviada, apagando a lmpada (nvel 0) Comparando as tabelas verdade da porta E e da porta NE, podemos observar que so exatamente contrrias, ou seja, numa situao em que a porta E estiver com a sada em nvel 1, a porta NE estar em nvel 0 e vice-versa. Isto ocorre pela presena de um inversor na sada da porta NE. Podemos ento comparar a porta NE com uma porta E mais um inversor na sada A expresso lgica da porta NE : S = (A . B), ou seja, a sada S igual ao complemento do produto (A .B). Dizemos ento que S igual ao produto A vezes B Barrado . A figura mostra dois exemplos de circuitos integrados que contm portas NE. So eles o CI 4011 da famlia CMOS de circuitos lgicos e o CI 7400 da famlia TTL.

Funo e Porta NOU ou NOR


Da mesma forma, tambm podemos combinar uma porta OU com um inversor. Esta combinao forma a porta NOU ou NOR. A figura abaixo mostra o circuito analgico que funciona segundo a funo NOU , sua tabela verdade, expresso lgica e exemplos de circuitos integrados comerciais. So eles o CI 4001 da famlia CMOS de circuitos lgicos e o CI 7402 da famlia TTL.

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

equivalncia

17

Prof. Valdir Dugo Zaragoza

Eletrnica Digital
Circuitos Combinacionais Circuito OU Exclusivo :

Seo 4

O circuito combinacional OU Exclusivo possui a seguinte caracterstica : quando suas entradas estiverem em um mesmo nvel lgico, a sada estar baixa (nvel lgico zero) e quando as entradas estiverem em nveis lgicos diferentes, a sada estar alta (nvel lgico um). A tabela verdade do circuito OU Exclusivo mostrada abaixo : OU Exclusivo A B S 0 0 0 1 0 1 1 1 0 0 1 1

Utilizando a tcnica de obteno do circuito atravs da tabela verdade, chegamos ao seguinte circuito lgico :

S = (A .B) + (A . B)

Porta OU Exclusivo ou EXOR


So fabricados circuitos integrados contendo portas EXOR. A figura abaixo mostra dois exemplos de CIs disponveis no comrcio de componentes eletrnicos :

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

A expresso lgica executada pela porta EXOR

S=A

B ( l-se A OU Exclusivo B )

Porta EXNOR ou circuito Coincidncia


O circuito Coincidncia ou EXNOR funciona exatamente da forma contrria ao circuito OU Exclusivo, ou seja, a sada estar em nvel lgico um apenas quando os nveis lgicos das entradas for igual (coincidirem). Podemos ento comparar o circuito coincidncia com um circuito OU Exclusivo mais um inversor. Coincidncia A B S 1 0 0 0 0 1 0 1 0 1 1 1 A tabela verdade e o smbolo do componente so mostrados na figura :

equivalncia

Simbologia ASA

Simbologia ABNT

A expresso lgica do circuito coincidncia 18

S= A

B (l-se A coincidncia B)
Prof. Valdir Dugo Zaragoza

Potrebbero piacerti anche