Sei sulla pagina 1di 42

COLETNEA DE TEXTOS PARA MINICURSO DE ORATRIA

Professor Andr Oliveira 03/04/2011

Sumrio
Sumrio....................................................................................................................................2 PALESTRA 01 - 12 DICAS PARA NEGOCIAR SALRIO ...............................................................................................................................................3 PALESTRA 02 - CURRCULO GLOBAL ...............................................................................................................................................5 PALESTRA 03 - 16 DICAS DE NETWORKING OU REDE DE RELACIONAMENTOS..................................6 PALESTRA 04 - QUALIDADE DE VIDA............................................................................................7 PALESTRA 05 - DICAS PARA ELEVAR SUA AUTO-ESTIMA................................................................9 PALESTRA 06 - TIPOS DE REDAO...........................................................................................10 PALESTRA 07 - CURRCULO COMPETITIVO..................................................................................12 PALESTRA 08 - A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW: PIRMIDE DE MASLOW...............14 PALESTRA 09 - TIPOS DE ATENDENTES E SUAS REAES TPICAS................................................15 PALESTRA 10 - A SOBREVIVNCIA NO MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO..............................16 PALESTRA 11 - MEDO DE FALAR EM PBLICO..............................................................................17 PALESTRA 12 - COMO CONTROLAR O MEDO DE FALAR EM PBLICO...............................................18 PALESTRA 13 - RESILINCIA.....................................................................................................19 PALESTRA 14 - OS 7 TIPOS DE INTELIGNCIA: DE QUE TIPO O SEU CREBRO ?...........................20 PALESTRA 15 - FRASES PARA NO DIZER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO................................22 PALESTRA 16 - ENTREVISTA DE EMPREGO: COMO SE SAIR BEM PARTE 1: ANTES DA ENTREVISTA. 23 PALESTRA 17 - ENTREVISTA DE EMPREGO: COMO SAIR BEM - PARTE 2: DURANTE A ENTREVISTA...24 PALESTRA 19 - DICAS PARA OBTER SUCESSO.............................................................................26 PALESTRA 20 - INTELIGNCIA PROFISSIONAL ............................................................................27 PALESTRA 22 - DEZ CARACTERSTICAS DO PROFISSIONAL DE SUCESSO.......................................30 PALESTRA 23 - DICAS PARA CONTROLAR O MEDO DE FALAR EM PBLICO......................................34 PALESTRA 24 - DINMICAS DE GRUPO.......................................................................................36 PALESTRA 25 - ALGUNS PERFIS DE CLIENTES.............................................................................38 PALESTRA 27 - O QUE NO DIZER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO...........................................42

PALESTRA 01 - 12 DICAS PARA NEGOCIAR SALRIO


1. Seja o mais persuasivo possvel, sem ser insistente. Voc no pode forar o seu chefe a lhe dar um aumento e, se insistir demais pode acabar estragando o relacionamento entre voc e ele e, assim na primeira oportunidade ser demitido. A melhor maneira conversar com ele mostrando seu desempenho em relao as metas da empresa e sobre seu departamento, ouvindo bastante e mostrando os seus resultados. O aumento de salrio no s se deve ao seu desempenho na empresa, como tambm a qualidade de suas relaes interpessoais. 2. Sonhe, mas sem tirar os ps do cho. No pea um aumento que est alm das possibilidades da empresa. Se voc quer R$1.000,00, pea R$1.800,00 e deixe o chefe negociar com voc at chegar aos $1.000,00. 3. Tenha um foco. Se perceber que o aumento de salrio est longe das possibilidades da empresa, d a idia de outras formas de remunerao indireta, como horrio mais flexvel, bnus ou reembolso de algumas despesas ou mesmo uma promoo. 4. Esteja preparado Faa uma pesquisa de mercado e, levando em conta suas necessidades, estabelea um nvel razovel para salrio e benefcios adicionais - como bnus, aes e frias. Certifique-se que este "pacote" atende s suas expectativas, para no ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da lngua para defender sua proposta, como experincia e competncia. 5. Seja prudente Mantenha sua proposta em mente. O objetivo atingir um acordo que satisfaa a ambas as partes. Se a discusso est longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar solues, no para armar uma batalha. 6. Controle a ansiedade Deixe a negociao para o fim da entrevista. Deixe a conversa rolar, conquiste o empregador e ento fale sobre valores. 7. "Quanto voc tem em mente?" Para responder a pergunta, d uma resposta mais ampla, sem citar valores especficos. Voc pode dizer "Em procuro algo em torno de X reais". Deixe claro que voc est familiarizado com a mdia do mercado. 8. Comece com o tom certo Deixe a pessoa saber que voc vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que voc espera o mesmo. Assim, vocs trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaas e outros comportamentos rgidos. 9. Tenha uma carta na manga Crie possveis solues para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato podem decidir qual a mais vantajosa para ambos. 10. Deixe claros seus interesses A negociao deve satisfazer uma lista de necessidades, no apenas a salarial. Outros tipos de compensao podem ser vlidos - como diviso de lucros, aes, bnus, mais responsabilidade, uma agenda de promoes, frias maiores ou horrios flexveis. 11. Foque em um critrio muito mais fcil persuadir algum quando a proposta fundamentada em um critrio objetivo, como pagamento por experincia, competncia ou tempo de casa. Procure saber em qual linha voc se encaixa na empresa. 12. Deixe todos os maus sentimentos de lado na hora da argumentao.

Voc deve falar com um tom de voz certo, esquecendo a ansiedade, o ressentimento, a raiva ou qualquer outro sentimento. Fale com um tom de voz profissional e, oua primeiramente para ser ouvido. E por fim dar argumentos aceitveis para seu chefe pensar na proposta de dar um aumento salarial.

PALESTRA 02 - CURRCULO GLOBAL


Como preparar um currculo que interesse os headhunters (caa talentos) internacionais e abra as portas do mundo para voc. Aqui vo algumas dicas de como fazer um currculo global. Normalmente, um currculo global escrito em Ingls. Mas voc pode escrev-lo em Espanhol, se quiser um cargo em algum pas hispnico. Seu currculo ter mais chances se estiver adaptado ao idioma falado no pas. Por exemplo, h diferenas fundamentais entre o ingls britnico e o ingls dos EUA. Da mesma forma, o Espanhol da Espanha diferente do da Argentina ou Uruguai. Convm adaptar os termos realidade lingstica de cada pas. Um currculo um currculo em qualquer parte do mundo. Mas, nos pases europeus, os CVs costumam ser mais compridos do que nos EUA. Enquanto no Velho Continente os empregadores se interessam por alguns detalhes de seus empregos ou cursos e escolas, nos EUA, a comunicao direta. Assim, se voc um Diretor de Vendas e quer ir trabalhar na Espanha, por exemplo, convm relatar brevemente como fazia para motivar a equipe e atingir os resultados. J para os EUA, interessa saber quanto tempo trabalhou, quanto voc vendeu e qual o lucro da empresa no perodo. Utilize termos que podem ser entendidos no mundo inteiro. HR Consultant consultor de RH em qualquer parte. Relate suas experincias internacionais (viagens, estgios, trabalho) e suas habilidades com o idioma (onde aprendeu, como o exercita). Conhecimentos de Informtica so importantes em qualquer parte do planeta. Assim, no se esquea de relacionar em detalhes suas habilidades com o computador. Faa uma reviso cuidadosa do currculo. Se for o caso, pea ajuda a quem fale o idioma melhor do que voc. Vistos de trabalho variam de pas para pas podem levar meses para serem obtidos. Se voc quiser pr seu currculo debaixo do brao e tentar a sorte, importante entrar em contato com as diversas embaixadas e perguntar o que preciso fazer. Se, no entanto, voc for transferido ou contratado aqui no Brasil por empresa estrangeiro, o empregador se encarrega de lhe fornecer o visto.

PALESTRA 03 - 16 DICAS DE NETWORKING OU REDE DE RELACIONAMENTOS


A rede de contatos ou networking uma espcie de parceria onde as pessoas que fazem parte deste crculo de contatos trocam informaes, influncia e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente em ocasies como: indicao para um novo emprego ou realizao de um negcio. Aqui vo algumas dicas para voc continuar melhorando sua rede de relacionamentos.

Dica 1 desenvolva interesse genuno pelas pessoas que pretende incluir em sua networking. No procure as pessoas apenas quando estiver precisando de favor. Dica 2 esteja sempre disponvel para ajudar as pessoas de sua rede na medida de suas possibilidades, e sempre retribua um favor na mesma moeda. Dica 3 tornar-se palestrante ou professor ajuda a criar um ciclo de contatos. Dica 4 freqentar cursos, palestras e convenes coloca o profissional em contato com pessoas de diversos setores. Dica 5 participar de associaes, comits e entidades gera muitos contatos profissionais. Dica 6 procure fazer contatos com pessoas de reas diversas de seu setor de atividade. Dica 7 turbine a utilizao de seu carto de visita, utilize-o de maneira dinmica. Dica 8 faa contatos personalizados, evite mandar e-mails para diversas pessoas ao mesmo tempo. Dica 9 quando indicar uma pessoa para outra de sua networking, avise antes, apresenteas. Dica 10 faa contatos freqentes, uma boa dica criar um networking no MSN e, sempre que possvel, esteja presente trocando idias com este grupo. Dica 11 evite falar muito nas conversas, procure ouvir mais e obter informaes e conhecimento sobre as pessoas. Dica 12 procure mostrar sempre que voc pode ser til sua rede de contatos. Dica 13 avise sempre o que est fazendo profissionalmente, seja trocando de emprego, realizando um novo empreendimento, escrevendo artigos, dando entrevistas, etc. Dica 14 tenha um blog e convide todos de sua rede de relacionamento para visit-lo e contribuir com artigos e notcias. Dica 15 esteja sempre disponvel para sua networking. Dica 16 lembre-se do nome das pessoas e data de aniversrio.

PALESTRA 04 - QUALIDADE DE VIDA


Qualidade de vida o mtodo usado para medir as condies da vida de um ser humano. Envolve o bem fsico, mental, psicolgico e emocional, alm de relacionamentos sociais, como famlia e amigos e tambm a sade, educao, poder de compra e outras circunstncias da vida. No deve ser confundido com padro de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e servios disponveis. 1 Alimente-se bem D uma ateno especial ao momento das refeies. Prefira uma alimentao natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que so de difcil digesto. Na hora de comer, procure no assistir televiso, falar sobre coisas desagradveis ou pensar em problemas que precisam ser solucionados. 2 - Harmonize sua casa Para comear abra portas e janelas e deixe o ar e a luz entrarem. Assim, voc ajuda a energia positiva a circular. Alm disso, faa periodicamente uma boa limpeza e uma arrumao caprichada nos armrios e gavetas. Se desfaa de tudo aquilo que no vai mais ser usado e guarde apenas o que for realmente til ou importante. Objetos velhos e sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente e podem trazer recordaes desagradveis. 3 - Fique atento a voc mesmo Por mais agitado que seja o seu dia-a-dia, tente escutar os seus prprios pensamentos. D ateno aos seus desejos e necessidades e procure descobrir o que realmente importante para voc no momento. Tente perceber tambm se seus pensamentos so, em sua maioria, negativos ou positivos. Pensamentos ruins atraem situaes com a mesma carga de negatividade, enquanto os positivos podem realmente tornar tudo muito mais fcil. Alm disso, ouvir a si mesmo a melhor forma de exercitar o autocontrole. 4 - Utilize seus talentos Busque equilbrio e crescimento utilizando seus dons e canalizando esses talentos com o objetivo de tornar melhor a sua vida e a de todos que o cercam. No desperdice sua energia criativa. 5 - Pratique alguma atividade fsica Os exerccios mais indicados para a terceira idade so a caminhada e a natao. Entretanto, o mais importante escolher alguma atividade com a qual voc se identifique. Assim fica mais fcil seguir um programa sem que ele se torne um sacrifcio. Os exerccios melhoram o condicionamento fsico e proporcionam uma sensao de bem-estar e disposio. Atividades bioenergticas como a yoga, a dana do ventre e o tai chi chuan, tambm podem ser interessantes para equilibrar o corpo e a mente. 6 - Faa meditao A meditao a tcnica capaz de tratar o corpo e a mente em conjunto. Com vrias tcnicas e rituais diferentes, essa prtica pode ser muito til e agradvel, tornando-se uma ferramenta importante para o seu crescimento pessoal e espiritual. Ela pode ajud-lo a identificar suas reais prioridades, tornando-o uma pessoa mais segura e objetiva. Alm disso, desenvolve a concentrao, a memria e a intuio. 7 - Nunca perca seus objetivos Planeje, trace metas, tenha sempre objetivos materiais e, principalmente, espirituais. Nunca desista antes de alcanar o que procura e esteja sempre disposto a se superar e a crescer espiritualmente. 8 - Estabelea contato com a natureza No deixe nunca de visitar locais onde a natureza predomina. V praia, tome um banho de cachoeira, reserve um tempo para passear em reas verdes. A harmonia com a natureza fundamental para o seu equilbrio emocional. 9 - Aceite a vida Em primeiro lugar importante deixar claro que aceitar no significa se acomodar e se conformar com situaes que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver a seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua famlia, sua cidade e em tudo mais que estiver a sua volta. 10 - Reze do modo que preferir Independente de qual for a sua religio e as suas crenas, procure conversar sempre com Deus.

8 Escolha um momento tranqilo e procure esquecer outras preocupaes nessa hora. Isso lhe trar tranqilidade e paz de esprito.

PALESTRA 05 - DICAS PARA ELEVAR SUA AUTO-ESTIMA


O que auto-estima? a opinio e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Voc est de bem com seu corpo? Caractersticas da baixa auto-estima: Para elevar a auto-estima preciso:

autoconhecimento manter-se em forma fsica (gostar da imagem refletida no espelho) identificar as qualidades e no s os defeitos aprender com a experincia passada tratar-se com amor e carinho ouvir a intuio (o que aumenta a autoconfiana) manter dilogo interno acreditar que merece ser amado(a) e especial fazer todo dia algo que o deixe feliz, ex., danar, ler, descansar, ouvir msica, caminhar.

insegurana inadequao perfeccionismo dvidas constantes incerto do que se sentimento vago de no ser capaz de realizar nada >> depresso no se permite errar necessidade de: agradar, aprovao, reconhecimento

Resultados da auto-estima elevada O que diminui a auto-estima?

crticas e autocrticas culpa abandono rejeio carncia frustrao vergonha inveja timidez insegurana medo humilhao raiva e, principalmente: perdas e dependncia (financeira e emocional)

mais vontade em oferecer e receber elogios, expresses de afeto sentimentos de ansiedade e insegurana diminuem harmonia entre o que sente e o que diz necessidade de aprovao diminui maior flexibilidade aos fatos autoconfiana elevada amor-prprio aumenta satisfao pessoal maior desempenho profissional relaes saudveis paz interior

10

PALESTRA 06 - TIPOS DE REDAO


Escrever bem saber expressar idias claras, rpida e persuasivamente. Uma boa redao revela capacidade de raciocnio e esforo pessoal, mesmo para aqueles que tm mais facilidade. O que uma boa Redao? Redao boa no aquela em que o aluno apenas escreveu sobre determinado tema, nem aquela em que ele mostrou conhecimento da modalidade culta da lngua. Uma boa redao deve ser aquela em que o autor demonstra: vasta cultura geral; sabe argumentar com coerncia e apresenta dedues que denotam a verdade de sua concluso; Descrio o tipo de redao na qual se apontam as caractersticas que compem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Descrever CARACTERIZAR algum, alguma coisa ou algum lugar atravs de caractersticas que particularizem o caracterizado em relao aos outros seres da sua espcie. Descrever, portanto, tambm particularizar um ser. "fotografar" com palavras. No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) so os VERBOS DE LIGAO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as caractersticas - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS. Localizado no Estado do Piau, entre as cidades de So Raimundo Nonato e Coronel Jos Dias, encontra-se um dos locais mais bonitos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, caracterizado pela sua paisagem exuberante e seus mistrios histricos. Declarado Patrimnio Cultural da Humanidade pela UNESCO, este parque sensibiliza qualquer indivduo que o visita. Suas rochas com formatos especiais, os diferentes animais silvestres e a impresso de estar h milhares de anos nos causam fortes sensaes. Turistas de todo o mundo visitam o parque com freqncia. Lamentavelmente, os turistas brasileiros so os que possuem menor ndice de visitas, at porque no damos valor s belezas naturais e culturais que encontramos em nosso prprio pas. consegue escrever com um mnimo de erros ortogrficos.

11 Dissertao o tipo de composio na qual expomos idias gerais, seguidas da apresentao de argumentos que as comprovem. Dissertar refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relao a esse tema. Dissertar, assim, emitir opinies de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso s acontece quando tais opinies esto bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentao o elemento mais importante de uma dissertao. "Eu disse uma vez que escrever uma maldio. (...) Hoje repito: uma maldio, mas uma maldio que salva. No estou me referindo a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. uma maldio porque obriga e arrasta como um vcio penoso do qual quase possvel se livrar, pois nada o substitui. E uma salvao. Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente intil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever procurar entender, procurar reproduzir o irreproduzvel, sentir at o ltimo fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever tambm abenoar uma vida que no foi abenoada... Lembrando-me agora com saudade da dor de escrever livros." Clarice Lispector. A Descoberta do Mundo.

Narrao a modalidade de redao na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Narrar contar um fato, um episdio; todo discurso em que algo CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado. Em uma narrao predomina a AO: o texto narrativo um conjunto de aes; assim sendo, maioria dos VERBOS que compem esse tipo de texto so os VERBOS DE AO. O conjunto de aes que compem o texto narrativo, ou seja, a histria que contada nesse tipo de texto, recebe o nome de ENREDO. O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitria, quando de repente o juiz apitou uma penalidade mxima.O tcnico chamou Neco para bater o pnalti, j que ele era considerado o melhor batedor do time. Neco dirigiu-se at a marca do pnalti e bateu com grande perfeio. O goleiro no teve chance. O estdio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida. Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

12

PALESTRA 07 - CURRCULO COMPETITIVO


Abaixo esto algumas dicas para ajudar na preparao de seu currculo: Seja conciso - quase certeza que seu currculo seja avaliado em 30 segundos. Evite usar pargrafos longos, sentenas longas ou blocos grandes de texto. Mesmo que possua bastante experincia, procure concentrar as informaes em, no mximo 02 pginas. No crie dificuldades para o selecionador localizar voc. Coloque nome, estado civil, idade, endereo completo com CEP, e-mail e telefone no incio da primeira pgina. Objetivo logo no incio. Descreva a que vaga ou oportunidade que voc tem interesse em concorrer. Mas fique atento: todas as informaes feitas em seu currculo devem servir de suporte a seu objetivo. Nunca coloque dados pessoais, tais como: nmero de documentos pessoais (RG, CPF, Ttulo eleitoral), filiao. Somente inclua dados como: idade, sexo, nacionalidade, escolaridade, se possui carteira de habilitao, estado civil. Descreva suas qualificaes profissionais. O resumo das qualificaes profissionais a rea que exige maior ateno, pois o espao onde voc poder descrever suas habilidades e valorizar suas conquistas, apresentando os motivos pelos quais voc merece o emprego. Para as empresas, as qualificaes profissionais do candidato so itens decisivos para a contratao, o que torna fundamental que voc as apresente de maneira atraente e diferenciada. Descreva sua formao educacional. Inclua apenas dados relevantes mais atuais como ensino mdio, ensino tcnico, etc. Caso j tenha concludo um curso superior, no necessrio incluir dados do ensino mdio. Bastam os ltimos cursos. Comece pelos mais recentes, especificando o nome da instituio responsvel pelo curso e o ano de concluso. S inclua seminrios, congressos e cursos livres que tenham sintonia com a rea de atuao profissional. Descreva sua experincia profissional por ordem cronolgica inversa - ou seja, coloque o ltimo local que trabalhou ou trabalha, decrescendo para os mais antigos. Cite o local, o ramo de atividade, o cargo, a funo e o perodo. Dica: Exclua de seu currculo, funes ou cargos que no condizem com o objetivo desejado. Descreva seus cursos - Aproveite este trecho do currculo para informar cursos que tenha concludo (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificaes obtidas ao longo de sua carreira. Palestras. Nesta seo importante citar as palestras que voc assistiu. No entanto, lembrese de que elas devem estar estritamente relacionadas com a vaga pretendida. Idiomas. Lista-se os idiomas falados com o grau de fluncia: bsico, intermedirio, avanado ou fluente. importante lembrar que as oportunidades que requerem idioma fluente sempre exigem validao em um teste de idiomas. Atividades de voluntariado. Caso j tenha prestado algum tipo de auxlio voluntrio, detalhe de maneira breve sua experincia. Alm de demonstrar boa vontade para com os outros, trabalhos desse tipo agregam valor e experincia de vida para voc. Quando no possui experincia profissional - muito caracterstico dos jovens que adentram no mercado de trabalho. Uma dica para nesses casos destacar os trabalhos voluntrios que participou ou participa, estgios, visitas tcnicas, certificao, freelance ou trabalho autnomo, programas de trainee e aprendizado, oportunidades sazonais, quando houver. Ainda assim, quando no houver tido nenhuma experincia nesse sentido, enfatize suas habilidades.

13 Cuidado com erros gramaticais e de digitao - isso pode causar m impresso para a pessoa que est analisando seu currculo, principalmente para cargos que exijam a escrita correta, como por exemplo, na rea administrativa. Formatao - com o advento da informtica, a exigncia das empresas, que no mnimo o candidato a vaga de emprego, faa seu currculo por meio eletrnico, ou seja, pelo computador. Cuidado ao utilizar esse recurso - Utilize sempre margens largas, cabealhos em negrito, recuos ou tpicos para guiar os olhos do leitor para os pontos importantes.

14

PALESTRA 08 - A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW: PIRMIDE DE MASLOW


O comportamento humano explicado por Maslow atravs de cinco nveis de necessidades. Estas necessidades so dispostas em ordem hierrquica, desde as mais primrias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) at as mais civilizadas e maduras. Necessidades Fisiolgicas As necessidades fisiolgicas so bem bvias e, geralmente, se referem a requisitos para a sobrevivncia do indivduo ou da sua espcie. Alguns exemplos desta categoria so: Alimentao (gua e comida) Respirao Reproduo Descanso Abrigo Vestimenta Homeostase Necessidades de segurana As necessidades de segurana referem-se estabilidade ou manuteno do que se tem. Dentre as necessidades de segurana podemos exemplificar: Segurana fsica pessoal Segurana financeira Sade e bem-estar Rede de proteo contra imprevistos Necessidades de Associao As necessidades de associao incluem aspectos que envolvem relacionamentos baseados na emoo, pois seres humanos precisam sentir-se aceitos e fazendo parte de algo. Alguns exemplos destas necessidades so: Amizade Intimidade (amigos ntimos, mentores, confidentes) Convivncia social (crculos de convivncia variados) Famlia Organizaes (clubes, entidades de classe, torcidas) Necessidades de Autoestima A estima um desejo humano de ser aceito e valorizado por si e pelos outros. No apenas a busca de uma aceitao de um grupo e sim do reconhecimento pessoal e do grupo da sua contribuio e importncia dentro dele. Quando no se consegue atingir esta necessidade, aparece a baixa autoestima e o complexo de inferioridade. Necessidades de Autorealizao Esta necessidade se refere motivao para realizar o potencial mximo do ser, ou seja, o indivduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser, explorando suas possibilidades. Este pode ser considerado a motivao maior e a nica verdadeiramente satisfatria para a natureza humana.

15

PALESTRA 09 - TIPOS DE ATENDENTES E SUAS REAES TPICAS


Atendente Desligado Voc chega na loja e ningum o percebe. Voc visita todos os produtos, e nada de aparecer algum para lhe dar ateno. O atendente est sempre ocupado, fazendo algo mais. Voc poderia sentir at um impulso de furtar alguma coisa, s para testar o grau de vigilncia da loja. Atendente Excessivamente Zeloso aquele que no larga do seu p. Deveria at ser denominado de sombra . Voc anda aqui, gira ali, dribla, e l est ele nos seus calcanhares. Nesse momento, voc at imagina que isso poderia render um jogo divertido de esconde-esconde. Atendente Curto e Rpido Aquele que aborda o cliente em dois tempos. Deseja-lhe bom dia ou boa tarde ou boa noite, pergunta se voc deseja alguma coisa - e some para sempre. Voc fica at preocupado, imaginando que o atendente foi vtima de algum fenmeno de abduo. Atendente Muito Gentil a tpica pessoa boazinha, muito solcita, uma simpatia, mas que no conhece o produto que vende, sempre diz um pera e corre para chamar o colega mais informado. Atendente Mui Amigo Voc sabe que o cara est lhe roubando, voc j viu aquele produto mais barato em algum lugar. Mas o cara jura pela me dele que o seu produto o mais em conta e o melhor do mercado. Atendente Juiz o tipo que lhe estuda dos ps cabea e determina: bom para voc o que ele acha que bom. s vezes voc mal abriu a boca, e o cara j vai sugerindo mil coisas. Detalhe: nenhuma lhe interessa.

16

PALESTRA 10 - A SOBREVIVNCIA NO MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO


APRESENTAO O profissional bem sucedido no precisa apenas saber inovar, trabalhar em equipe e estar apto a mudanas. Outras caractersticas so exigidas pelo novo cenrio. Novo milnio, novas condutas, conceitos, globalizao, exploso de informaes... Ser que voc est preparado para a nova realidade do mercado? A competio ser cada vez mais forte daqui para frente; ou voc se ajusta s novas condies ou pode desistir. As transformaes que esto acontecendo no mercado cobram de voc mudanas internas, de conceitos e at mesmo de hbitos. uma luta importante para quem quiser alcanar seus objetivos. E quais so as caractersticas que o novo mercado est exigindo de seus profissionais? O profissional deste sculo ter que 1. saber aproveitar as oportunidades, 2. saber colaborar e competir, 3. estar apto s mudanas, presses, principalmente saber inovar (com eficincia), 4. saber ser insubordinado, 5. conhecer e aplicar os conceitos de lealdade, controle e autoridade. Mas as exigncias do mercado no ficam s nisso. Envolvem tambm 1. ter habilidades nos relacionamentos interpessoais e culturais, 2. reciclar-se, 3. fazer parcerias (partilhar informaes), 4. ser rpido, eficiente e on-line (uso do celular e Internet). Em relao s competncias: 1. proatividade (iniciativa para solucionar dificuldades de problemas, antes que seja solicitado); 2. autoconfiana (segurana na expresso de idias); 3. flexibilidade (facilidade de adaptar-se s diferentes situaes); 4. bom relacionamento interpessoal (interagir, conviver e estabelecer contato adequado com os colegas); 5. esprito de equipe (compartilhar informaes e demonstrar interesse em cooperar). Associados a essas caractersticas comportamentais, so importantes tambm 1. uma forte formao acadmica, 2. o conhecimento de informtica e 3. um segundo - ou at terceiro - idioma.

17

PALESTRA 11 - MEDO DE FALAR EM PBLICO


So trs os motivos do medo de falar em pblico: 1- Falta de conhecimento sobre o assunto Se no conhecemos o assunto, durante a apresentao, estaremos sempre seguindo por um caminho desconhecido, com receio de esquecer algum dado importante ou at de que aparea algum na platia conhecendo mais o assunto do que ns. Com receio de que esse fato possa mesmo ocorrer, entra em funcionamento o mecanismo do medo e, como conseqncia, a descarga de adrenalina para nos proteger. 2- Falta de prtica no uso da palavra em pblico Se no tivermos experincia no uso da palavra em pblico, estaremos desenvolvendo uma atividade desconhecida diante da platia e com receio de fazer mal esse trabalho, pois, se no nos apresentarmos bem, nossa imagem tambm poder ser prejudicada. Com receio de que o resultado possa ser esse, mais uma vez entra em funcionamento o mecanismo do medo e, como conseqncia, a presena da adrenalina para nos proteger. 3- Falta de autoconhecimento Ns no nos conhecemos. Principalmente quando estamos diante de uma platia que no sabemos mesmo quem somos. Ns temos internamente dois oradores distintos: um real e outro imaginado. O real o verdadeiro, aquele que as pessoas vem efetivamente. O imaginado fruto da nossa imaginao, aquele que ns pensamos que as pessoas vem quando falamos. Esse orador imaginado construdo principalmente pelos registros negativos que recebemos os momentos de tristeza, de derrota, de cerceamento que passamos ao longo da vida. Esses registros formam uma auto-imagem negativa, distorcida, diferente da imagem verdadeira que possumos. O orador imaginado se apia nessa auto-imagem e, por isso, normalmente tambm muito negativo. Como conseqncia, ficamos com receio das crticas e julgamos que as pessoas esto censurando nossa apresentao. Temendo estar passando por essa situao, ficamos com medo e, mais uma vez, a adrenalina surge para nos defender.

18

PALESTRA 12 - COMO CONTROLAR O MEDO DE FALAR EM PBLICO


Quando o medo aparecer encare-o normalmente: voc no o nico que sente medo de falar em pblico. Os maiores oradores, embora no demonstrem ou at mesmo no confessem, de vez em quando so atacados pelos mesmos inimigos. Controle seu nervosismo: ao se aproximar o momento de falar no alimente a chama de seu nervosismo. Atitudes como fumar seguidamente, roer as unhas, cruzar de maneira descontrolada os braos e as pernas, andar sem rumo de um lado para o outro so condenveis. Tenha uma atitude correta: ao caminhar para uma tribuna, demonstre pela sua postura um comportamento seguro e confiante; faa-o sem hesitar. O auditrio ficar interessado em ouvir um orador que demonstra a atitude de algum equilibrado. Antes de pensar como, saiba o que falar: no espere que a tribuna seja sua nica fonte de inspirao. Voc controlar o medo de falar na frente das pessoas, se souber exatamente o que vai dizer. No pinte o feio mais feio do que : no tire concluses precipitadas. Enquanto estiver aguardando sua vez de falar, no imagine cenas pessimistas. Enganar-se na pronncia de uma palavra, perder-se durante a exposio ou trocar nome ou data so erros que podem ocorrer. No adquira vcios: botes de palet, bolsos, lpis, giz, folha de papel, fio de microfone no podero oferecer-lhe segurana. Acostume-se desde o incio a no colocar os cotovelos sobre a mesa ou sobre a tribuna, a no segurar objetos nas mos, a no se apoiar. Estas so fugas que s podero atrapalh-lo. A prtica ir proporcionar-lhe o reflexo: com o tempo o orador adquire o reflexo de falar em pblico. No incio, voc no saber se deve gesticular com o brao direito, com o esquerdo, com os dois, se olha para o auditrio, se pensa no que vai falar,... Depois, voc se sentir confiante e natural.

19

PALESTRA 13 - RESILINCIA
Resilincia a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelncia, superando uma situao critica. Segundo dicionrio Aurlio, a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado devolvida quando cessa a tenso causadora de tal de formao elstica. Existe dois tipos de indivduos, aqueles que nascem e os que se tornam resilientes. Todos ns podemos nos tornar resilientes. Seguem algumas dicas: Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que no possa ser colocado em prtica imediatamente. Sonhar com seu projeto confortante e reduz a ansiedade Aprender e adotar mtodos prticos de relaxamento e meditao Praticar esporte para aumentar o nimo e a disposio. Os exerccios aumentam endorfinas e testosterona que, conseqentemente, proporcionam sensao de bem-estar Procurar manter o lar em harmonia, pois este o "ponto de apoio para recuperar-se" Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiana Transformar-se em um otimista incurvel, visualizando sempre um futuro bom Assumir riscos (ter coragem) Tornar-se um "sobrevivente" repleto de recursos no mercado profissional Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas) Separar bem quem voc e o que faz Usar a criatividade para quebrar a rotina Examinar e sobre a sua relao com o dinheiro Permitir-se sentir dor, recuar e, s vezes, enfraquecer para em seguida retornar ao estado original. A resilincia consiste no equilbrio entre a tenso e a habilidade de lutar, de atingir outro nvel de conscincia, que nos traz uma mudana de comportamento e a capacidade de lidar com os obstculos da vida e do profissional.

20

PALESTRA 14 - OS 7 TIPOS DE INTELIGNCIA: DE QUE TIPO O SEU CREBRO ?


Qual a origem da teoria?

A teoria das inteligncias mltiplas foi desenvolvida pelo psiclogo norteamericano Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligncia humana, o psiclogo concluiu que o crebro do homem possui oito tipos de inteligncia. Porm, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligncias desenvolvidas. Isto explica porque um indivduo muito bom com clculos matemticos, porm no tem muita habilidade com expresso artstica. De acordo com Gardner, so rarssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligncias desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botnico, matemtico, anatomista e inventor. Gardner ainda afirma que estas inteligncias apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas j nascem com determinadas inteligncias, ou seja, a gentica contribui. Porm, as experincias vividas tambm contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligncias. Os estmulos e o ambiente social so importantes no desenvolvimento de determinadas inteligncias. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligncia musical, porm as condies ambientais (escola, famlia, regio onde mora) no oferecem estmulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivduo ser um msico. As inteligncias so: 1. Lgica voltada para concluses baseadas em dados numricos e na razo. As pessoas com esta inteligncia possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de frmulas e nmeros. Costumam fazer contas de cabea rapidamente. 2. Lingstica capacidade elevada de utilizar a lngua para comunicao e expresso. Os indivduos com esta inteligncia desenvolvida so timos oradores e comunicadores, alm de possurem grande capacidade de aprendizado de idiomas. 3. Corporal grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artsticas e esportivas. Um campeo de ginstica olmpica ou um danarino famoso, com certeza, possuem esta inteligncia bem desenvolvida. 4. Naturalista voltada para a anlise e compreenso dos fenmenos da natureza (fsicos, climticos, astronmicos, qumicos). 5. Intrapessoal pessoas com esta inteligncia possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos. 6. Interpessoal facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivduos com esta inteligncia conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser timos lderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe. 7. Espacial habilidade na interpretao e reconhecimento de fenmenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligncia, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relao ao movimento da bola.

21

8. Musical inteligncia voltada para a interpretao e produo de sons com a utilizao de instrumentos musicais.

22

PALESTRA 15 - FRASES PARA NO DIZER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO


Voc faz uma entrevista de emprego e sai achando que foi super bem. Os dias passam e nada de receber aquele to esperado telefone. O que ser que voc fez de errado? Saiba que em um mercado to concorrido voc pode ter perdido a vaga a apenas por causa de uma frase. De acordo com o especialista em recolocao profissional Marcelo Abrileri, a utilizao de frases de efeito, vazias ou que no demonstram pleno domnio do que querem dizer, podem prejudicar o candidato. Para te ajudar a conseguir o sonhado emprego, Abrileri fez uma lista das frases que devem ser evitadas, confira: 1) "Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderana...": quando a pessoa diz ser muita coisa, a impresso que d que ela no o . como uma pessoa dizer que bom goleiro, bom centro-avante e bom zagueiro. Pode at ser verdade, mas a impresso que passa que esta pessoa est desesperada, e se est assim porque anda sem emprego. Melhor do que dizer tudo isso utilizar um destes pontos, dois no mximo, e mostrar os motivos pelos quais acredita ter estas habilidades, atravs de suas realizaes de trabalho e resultados em empregos anteriores. 2) "Estou aqui para aprender": o local de aprender a escola e normalmente se paga para obter conhecimento. A empresa local de desempenhar e trazer resultados, onde se recebe por isso. O objetivo dele trazer resultados relacionados ao cargo para o qual ser contratado. 3) "Meu principal defeito ser perfeccionista": esta uma resposta normalmente dada para quando se pergunta ao candidato qual seu maior defeito. uma resposta clich e, na realidade sabemos que, muito embora perfeccionismo seja um defeito, tambm uma forma de demonstrar uma qualidade. O melhor realmente apontar um defeito que implique pouco em sua vida no trabalho e em que o candidato, de alguma maneira, esteja trabalhando para corrigi-lo. 4) "Minha empresa anterior no era um bom lugar para se trabalhar": deve-se evitar falar mal de empregadores anteriores. Nenhuma companhia que est prestes a contratar um novo profissional gosta de imaginar que amanh ela poder ser a prxima a ser mal-falada. 5) "Sa da empresa porque puxaram meu tapete": mesmo que isso tenha acontecido, grande a chance de o candidato se atrapalhar caso seja solicitado a detalhar o assunto. Ele pode acabar falando mal de outras pessoas, o que pode no ser bem-visto, j que estas no esto presentes para se defender. 6) "Sou o melhor profissional que a sua empresa pode contratar": uma tentativa de marketing que pode ir contra o profissional, pois pode gerar interpretaes como "a empresa no tem poder para contratar algum melhor" ou julgamentos quanto arrogncia dele.

23

PALESTRA 16 - ENTREVISTA DE EMPREGO: COMO SE SAIR BEM PARTE 1: ANTES DA ENTREVISTA


1. Informe-se: Mesmo que o anncio da vaga responda a tudo que voc gostaria de saber, pesquise mais sobre a organizao que est contratando, sobre o mercado dela, oportunidades e concorrentes. Nada vai impressionar mais o seu entrevistador ou banca do que perceber que voc tem conhecimento de assuntos correntes sobre o tema. No se limite ao site da empresa, pesquise notcias e, se possvel, recorra a algum contato que conhea a organizao. 2. Currculo: Revise e reveja seu currculo, tenha uma cpia dele consigo no momento da entrevista, e se alguma das suas respostas for divergir do que constava no currculo que voc enviou empresa, explique a razo, pois seus entrevistadores iro perceber, ainda que no falem nada a voc na hora. 3. Evite emergncias: Na vspera, durma bem e se alimente de forma segura. 4. Chegue a tempo. Mesmo em casos de entrevistadores benevolentes, que permitiro que voc seja entrevistado mesmo chegando atrasado, a impontualidade conta muitos pontos negativos. Planeje antes sua rota para chegar a tempo. Dependendo da natureza da entrevista, voc pode estar entrevistado por chefes das reas em que h vagas, e no tenha dvida de que o tempo deles valioso. Planeje chegar 15 minutos mais cedo, e use o tempo extra para relembrar ou revisar suas anotaes, ou mesmo para trocar idias com outros candidatos ou com algum da organizao que esteja na sala de espera, mesmo que casualmente. 5. Polidez: Seja educado e civilizado, tanto na sala de espera quanto na entrevista. No masque chiclete, no fique olhando para o relgio, desligue o celular. Evite fumar, e no abuse do cafezinho. 6. Fair play: Nunca fale mal de sua antiga empresa, empregadores, fornecedores ou clientes nem mesmo na sala de espera, e principalmente na entrevista. Este conselho serve tambm para a sua vida pessoal. 7. Traje: Use o bom senso na hora de escolher a roupa, e separe-a e revise-a j na vspera. Mostre que voc se dedicou para escolher uma roupa adequada a um ambiente profissional e imagem da organizao. Mas no exagere! 8. Pratique e treine: Obtenha ou prepare uma lista de perguntas tpicas de entrevistas de emprego, e convide algum de sua confiana para praticar a lista vrias vezes. Se possvel, grave e depois oua. O ideal chegar ao ponto em que voc responde a qualquer uma das perguntas bsicas sem parar para pensar mais do que alguns segundos nem dizer os tpicos , Ahhhhh, Bom. Mas cuidado para no se precipitar voc deve refletir, para responder exatamente o que foi perguntado sem ser monossilbico. Interaja, mostre que voc tem contedo. Mas nunca exagere! 9. Antecipe o mais difcil: Planeje boas respostas (mas sempre totalmente sinceras) para perguntas potencialmente difceis, como a lista de seus pontos fortes e fracos, ou a razo pela qual voc deixou seu ltimo emprego. Uma boa resposta para a questo dos pontos fracos comea com Eu percebi que no estou to bem quanto gostaria no aspecto X, e por isto ultimamente tenho tentado corrigir isto fazendo Y. Mas s boa se for verdade mesmo. 10. Saiba o que perguntar:Tenha boas perguntas preparadas. Se o seu entrevistador abrir espao para que voc faa perguntas, e voc no tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desateno.

24

PALESTRA 17 - ENTREVISTA DE EMPREGO: COMO SAIR BEM PARTE 2: DURANTE A ENTREVISTA


1. Comeo firme: troque um aperto de mo firme com seu entrevistador, mesmo que seja do sexo oposto. Se voc estava sentado quando ele entrou na sala, levante-se para apertar sua mo. Se for uma banca e tiver at 3 pessoas, aperte a mo de todas ao chegar. Se a banca tiver mais pessoas, aperte a mo do responsvel por ela e cumprimente os demais de forma geral. Nada de apertos de mo moles, e nem de apertar em excesso seja firme, apenas. 2. Apresente-se: sem prolongar o aperto de mo, aproveite o momento para dizer claramente quem voc , mantendo o contato visual. Preste ateno no que o entrevistador responder: voc no deseja esquecer o nome dele, nem pedir para que ele depois repita. Fuja de frmulas prontas, seja cordial. Bom dia, meu nome Augusto Campos, como vai? uma frase muito melhor do que as inmeras frases decoradas que j ouvi de candidatos. Lembre-se que seu entrevistador estar procurando no apenas um profissional competente, mas tambm uma pessoa agradvel de conviver e de ter em sua equipe. No passe uma sensao de desnimo ou abatimento. Se lhe oferecerem caf ou gua, aceite, e tome ao longo da entrevista, com naturalidade. 3. Busque a sintonia: dedique o mximo de ateno conversa com o entrevistador. Esta a hora da verdade no fique olhando pela janela, para o relgio, rabiscando (mas tomar notas pode!) ou brincando com o lpis. Mesmo que voc consiga se concentrar mantendo o olhar distante, pense na imagem que voc estar transmitindo. Mantenha a postura, e o contato visual, de forma natural e relaxada. 4. Fale com clareza: no exagere no volume, mas tambm no sussurre ou murmure. Pronuncie todas as palavras, responda em frases completas, sem reticncias. Use a voz ativa, frases afirmativas, e que terminam com um claro ponto final, e no com reticncias verbais. Transmita confiana, determinao e certeza. 5. Saiba errar e sobreviver: Se voc cometer um equvoco ou notar que fez ou disse algo errado, saiba lidar com isso: corrija com categoria, assuma que est a mil devido a ter muito interesse na vaga, e que isto o levou a falhar, e mantenha a calma. O bom entrevistador ir valorizar a forma como voc lidou com a situao adversa, mais do que ir se importar com o fato de voc ter errado. 6. Cuidado com as piadas: Evite faz-las. O entrevistador tambm deve evitar. Mas se ele cometer alguma, mesmo se for ruim, sorria para demonstrar que voc entendeu, e por cortesia. No ria de modo falso d um sorriso, e deixe a conversa prosseguir. 7. Entenda a pergunta: Oua a pergunta at o fim, sem interromper. E se voc no entendeu, no tente enrolar pea que o entrevistador esclarea, e s ento responda. 8. Responda bem: nunca tente fugir da resposta, ou enrolar. Seja claro e direto, e responda rapidamente. Mas no exagere: quando uma pergunta puder ser respondida apenas com um sim, ou um no, elabore o suficiente para dizer o motivo ou complementar sua resposta. Demonstre seu interesse e iniciativa. Jogue limpo: diga a verdade, no fuja de temas espinhosos, e jamais fale mal de sua antiga empresa ou empregadores anteriores. 9. Faa perguntas: ao final da entrevista, em geral voc ouvir um convite a fazer suas prprias perguntas. O entrevistador espera ouvir perguntas sobre salrio, horrio e benefcios, mas voc pode surpreend-lo positivamente fazendo uma pergunta objetiva sobre a atividade desempenhada, a situao do mercado ou mesmo sobre como comeou a carreira do prprio entrevistador nesta mesma empresa, se ele tiver se identificado como trabalhando na mesma rea onde a vaga. Mesmo que no seja aberto o espao para perguntas, voc pode faz-las com segurana ao se despedir mas no seja invasivo! 10. Despea-se com cortesia: pode ser sua ltima oportunidade de garantir uma impresso positiva. Despea-se com um sorriso, demonstrando sua tranqilidade e segurana. Cumprimente o entrevistador, agradea o seu tempo, e NO procure confirmar neste momento os seus contatos, a no ser que o entrevistador solicite eles precisam estar corretos no currculo que voc enviou, e do qual voc deve ter cpias mo, para o caso de ser solicitado.

25

PALESTRA 18 - CONFLITOS NO TRABALHO


Existem muitos conflitos no seu local de trabalho? No sabe o que fazer quando estes surgem? A administrao de conflitos no trabalho tem uma caracterstica muito interessante: no ensinada na escola. No entanto, esta capaz de ser uma habilidade bsica para a sobrevivncia profissional e tem que ser amplamente praticada. Os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa est sujeita a presses ou expectativas muito elevadas ou inconsistentes ou ainda quando h um choque de personalidades. Quem que ainda no teve o seu conflitozinho? Quase todos os profissionais j tiveram. Quando surge um conflito no trabalho, muito possivelmente, ele enquadra-se numa das seguintes categorias: Conflitos Pessoais Este o tipo de conflito que diz respeito unicamente a uma pessoa. Pode ser o nosso chefe, um colega ou outro membro da empresa. Neste caso, melhor no se envolver, cada um com os seus problemas. Conflitos Interpessoais Este o tipo de conflito que envolve vrias pessoas de dentro da empresa. o tipo de mais banal nas organizaes e acontece freqentemente. Conflitos com outros trabalhos Este tipo de conflito surge quando existem outros trabalhos ou tarefas dentro ou fora da organizao, que no possibilitam que o trabalho seja efetuado devidamente. Decerto que j lhe aconteceu e ficou bastante aborrecido com isso. Tenha calma, tudo se h de resolver. Conflitos entre necessidades e valores Este conflito surge quando aquilo que necessita para cumprir o objetivo do seu trabalho entra em conflito com a sua personalidade e os valores que mais preza. bastante desagradvel mas acontece ocasionalmente. Resolver conflitos Quando se trata de resolver um conflito, existem diversas maneiras de o abordar e de o gerir. Conhea algumas. 1. Evite-os Tente evitar a existncia de conflitos. D razo outra parte, mesmo que esta no a tenha, s para que esse conflito no surja. mas fcil dizer do que fazer, mas faa um esforo para os evitar. Contorne-os, d-lhes a volta. 2. Controle-se Mantenha-se calmo. No entre em discusses histricas sobre o assunto em questo. No se esquea que a calma o meio para se conseguir o fim. 3. Colabore Tente chegar a um acordo comum entre as pessoas envolvidas no conflito e minimizar ao mximo as perdas para cada lado. Resolver conflitos significa adotar uma postura imediata de tentar entender as causas do conflito e conduzir aes para se chegar a um ponto de acordo, aceite por ambas as partes. Se no os conseguir evitar, encare-os de frente, no finja que no existem ou que no o afeta.

26

PALESTRA 19 - DICAS PARA OBTER SUCESSO


Tenha metas claras e objetivos bem definidos. No se perca em muitos pensamentos, sonhos e fantasias, a vida no uma novela, no um filme de Hollywood nada ser to fcil e to espetacular como assistimos. A vida nos oferece dificuldades e imprevistos, temos que estar firmes e com caminhos bem traados. Registre seus projetos de pequeno, mdio e longo prazo em uma agenda, no computador ou de qualquer outro modo, escreva. A cada dia pense no que fez para alcan-los e analise seu desempenho. Tente se informar sobre todos eles, todos os passos necessrios para progredir no que traou e lembre-se: Use a pesquisa como fonte de informao. Seja realista. Cuidado com fantasias e iluses. Seus sonhos no podem ser fictcios tem que ter uma mistura racional de ps no cho com empreendedorismo, ousadia e esperana. Saiba diferenciar o que mediocridade e falta de f com o exagero e sonhos fictcios. Gerencie seu tempo. Saiba conciliar famlia, entretenimento, trabalho e estudos. No podemos esquecer de nada que nos importante, nunca teremos um sucesso verdadeiro se nossa famlia estiver fracassando, se voc um pai ausente ou marido ausente ter problemas e com certeza isso afetar sua vida profissional, acadmica ou ambas. Analise seus tipos de amizades e sua rede de relacionamento. Algum disse: Voc ser a mesma pessoa que daqui a cinco anos, exceto, as pessoas com quem voc anda e os livros que voc l. Pessoas medocres falam coisas medocres, fazem coisas medocres, ensinam coisas medocres e tornam outros medocres. Aproxime-se de vitoriosos, bem sucedidos, aprenda, cresa, desenvolva-se como ser humano. Tenha determinao em tudo que faz, nunca se deixe levar por desnimo, maus pensamentos ou desmotivao. Em tudo que desejar invista determinao. A determinao transforma desejo em realidade, ela que constri e vai dando corpo no que at ento era apenas uma idia. Rejeite a "lei do menor esforo". As coisas fceis qualquer um tem, por que so fceis. As coisas difceis, s alguns conseguem por que so difceis. Faa parte do grupo seleto que conquista as coisas difceis. Uma paixo forte por qualquer objeto assegurar o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrar os meios. (William Hazlitt) Recuse a ociosidade e o comodismo. Algum disse: "A ociosidade o sepultamento do homem vivo". No se acomode, no viva por viver. Faa uma histria, faa a diferena, seja um contraste da maioria, pois a maioria no uma boa referncia, poucos o so. Tenha bons exemplos e algum vitorioso para espelhar-se. Procure entender, compreender e imitar aquilo que deu certo. Aprenda com os vencedores. Leia biografias, no de heris fictcios, mas de vencedores conhecidos por todos e que fazem da sua vida uma receita de sucessos. Leia sobre histrias de vida e saibam como essas pessoas sofreram e contornaram o sofrimento.

27

PALESTRA 20 - INTELIGNCIA PROFISSIONAL


O sucesso no ocorre por acaso, ele resultado de planejamento, preparao e aproveitamento de oportunidades Existe um conjunto de comportamentos profissionais que devem ser desenvolvidos, para que um profissional possa obter melhor desempenho no seu trabalho, e com isto alcanar maior sucesso e reconhecimento profissional. o que podemos chamar de Inteligncia Profissional. Quando lanou em 1995, o livro Inteligncia Emocional, (Editora Campos/Elsevier), o psiclogo americano Daniel Goleman j alertava para a importncia e a necessidade das pessoas desenvolverem o QE, quociente emocional, como forma de obterem melhor desempenho em suas vidas particular e profissional, no lugar de priorizarem apenas o desenvolvimento do seu QI, quociente de inteligncia. Segundo o psiclogo, o QE, quociente emocional, um ndice que avalia competncias pessoais como: * Capacidade de auto motivao; * Estabilidade emocional; * Autoconfiana; * Criatividade; * Comunicao interpessoal; * Liderana; * E pro-atividade, entre outras competncias. Portanto, para obter melhor inteligncia emocional necessrio que a pessoa possa desenvolver estas competncias citadas. Em 2006, o autor voltou a publicar outro livro denominado Inteligncia Social, (Editora Campos/Elsevier), onde expande o conceito da Inteligncia Emocional para as relaes interpessoais, mostrando que ser inteligente socialmente usar todos os recursos da inteligncia emocional nas relaes interpessoais, de forma a perceber e interpretar os sinais no verbais do comportamento humano, e agir com inteligncia social para obter um melhor resultado desta interao e alcanar objetivos sociais mais satisfatrios. Aspectos relevantes da inteligncia social seriam: * Empatia; * Captao de sinais no verbais do comportamento humano; * Harmonia nas relaes interpessoais; * Respeito s emoes e sentimentos alheios; * Equilbrio entre competitividade no trabalho e qualidade de vida. A maior parte destes aspectos comportamentais j havia sido abordada pelos criadores da Programao Neurolingistica PNL, Richard Bandler e John Grinder, em obras como Sapos em Prncipes(1982), e Resignificao (1986), ambas publicadas pela Editora Record. Segundo a PNL, um processo de comunicao interpessoal se d atravs da linguagem verbal e linguagem no verbal. Sendo que a linguagem no verbal engloba processos sutis como tom de voz, expresso facial, postura corporal e metforas includas na comunicao, entre outros comportamentos. So formas de comunicar pensamentos que independem de uma deciso consciente, e por isso expressam a verdade da pessoa que est se comunicando, de forma muito mais real. Aprender a interpretar a leitura deste tipo de comunicao fundamental para compreender o comportamento das pessoas, e, assim, poder utilizar estas informaes de maneira inteligente nas relaes interpessoais. Em minha experincia empresarial, e como consultor de marketing pessoal e gesto de carreira, estou reiteradamente confirmando que o sucesso pessoal e profissional depende tanto de qualidades relacionadas s inteligncias emocional e social, quanto s competncias inerentes especializao do profissional.

28 O somatrio destas competncias, Inteligncia Emocional, Inteligncia Social e Competncia Tcnica conjugados e direcionados para um melhor desempenho profissional poderia ser chamado de Inteligncia Profissional. As principais caractersticas da inteligncia profissional so: o o o Desenvolver competncia tcnica em setores essenciais de suas funes profissionais; Desenvolver sua inteligncia social para conquistar o apoio de colaboradores no desempenho de suas funes; Desenvolver sua inteligncia emocional para otimizar seu prprio desempenho profissional.

Por isto, sustentamos que um profissional para ser bem sucedido precisa desenvolver, alm da competncia em sua rea de especializao, tambm sua Inteligncia emocional e inteligncia social. Por exemplo, encontramos diversos tipos de chefias desajustadas s caractersticas e possibilidades profissionais de sua equipe e da organizao, que provocam influncias negativas na produtividade do setor em que atuam. So chefes centralizadores ou incompetentes, omissos ou paranicos, irresponsveis ou preguiosos, enfim, profissionais que demonstram baixo quociente de inteligncia profissional. Prejudicam a si prprios, aos seus colaboradores e a organizao em que trabalham. Tambm encontramos vrios tipos de profissionais com baixo ndice de Inteligncia Profissional, que no conseguem construir uma carreira de sucesso em sua organizao, porque lhes falta uma ou vrias das competncias necessrias para um desempenho satisfatrio. Por vezes, so capacitados tecnicamente, mas no conseguem trabalhar em equipe, falta-lhes a inteligncia social. Outras vezes, sua carncia maior est no baixo grau de inteligncia emocional, pois so pessoas instveis, mal humoradas ou desmotivadas. Vamos apresentar alguns parmetros que serviro de base para um profissional avaliar seu grau de inteligncia profissional, e tambm para a organizao avaliar o grau de inteligncia profissional de seus colaboradores. Pessoas com inteligncia profissional apresentam as seguintes caractersticas: 1. estabilizadas emocionalmente; 2. motivadas; 3. boa comunicao interpessoal; 4. bom relacionamento interpessoal, 5. dispensam ateno e interesse aos colegas de trabalho; 6. esforam-se por trabalhar em equipe; 7. esprito de iniciativa e liderana; 8. conseguem perceber as reaes no verbais de colegas de trabalho; 9. tm objetivos pessoais e profissionais definidos; 10. tm um plano de gesto de carreira; 11. tm um plano de marketing pessoal; 12. orientam sua carreira profissional com se fossem uma empresa; 13. orientadas para o sucesso, mas saber conviver com a possibilidade de eventuais fracassos. A inteligncia profissional uma nova maneira de pensar nossa condio profissional. uma forma inteligente de utilizarmos nosso raciocnio, competncias adquiridas, habilidades natas, fora interior e capacidade de nos relacionarmos com a sociedade de maneira organizada e com planejamento, para alcanar objetivos profissionais. Como escrevemos no inicio deste texto, O sucesso no ocorre por acaso, ele resultado de planejamento, preparao e aproveitamento de oportunidades.

29

PALESTRA 21 - COMO VENCER A TIMIDEZ


Todos ns em algum momento das nossas vidas j sentimos aquela sensao de insegurana ao falar em pblico, aquele medo de falhar, ou de no ser aceito. A timidez pode ser caracterizada como um desconforto, uma ansiedade nas relaes sociais. O tmido tem um sentimento de impotncia na presena de outras pessoas, devido falta de confiana em si e no outro, e sofre muito por isso. As manifestaes mais comuns da timidez so rubor, gagueira, suor frio, tremedeira, ansiedade, dificuldade de falar em pblico ou com estranhos. Como a timidez um trao da personalidade, ligado diretamente conscincia de si mesmo, no aparece antes dos dois anos. Nessa idade as crianas se tornam conscientes de si como indivduos distintos. As situaes ocorridas na infncia, como a severidade dos pais ou professores, situaes vexatrias, divrcio dos pais, aparncia fsica, etc, podem causar uma auto-observao distorcida e dificuldade de adaptao na criana. Mas na adolescncia que a timidez se torna mais intensa porque os meninos e meninas esto mais sensveis opinio alheia. quando a aparncia causa insegurana, porqu as mudanas fsicas e psicolgicas ocorrem rapidamente. Mas essa uma fase passageira, quando tudo novo e o adolescente ainda no sabe o que fazer, nem como agir. Com o passar do tempo, vamos adquirindo mais segurana na vida social, e o que causava desconforto vai desaparecendo. O problema quando a timidez persiste e acaba restringindo os contatos sociais. Nesse caso preciso buscar a orientao de um especialista, porqu a timidez causa muito sofrimento e limita a vida das pessoas. Veja algumas dicas de psiclogos para vencer a timidez: 1. Localize sua limitao real. s vezes, a timidez no permanente, ela s aumenta em situaes especficas 2. No esconda seus defeitos, O melhor encar-los com bom humor. Para isso, nada melhor do que saber rir de si mesmo(a). 3. Aceite-se como voc . No tente imitar ningum. Seja sempre voc mesmo. 4. Encontre seu lado extrovertido. Por mais fechado(a) que voc seja, sempre existe um outro lado no seu interior que voc pode encontrar. 5. Confie em si mesmo(a) e nos demais ao seu redor. Quando voc for convidado para festas, bate-papos, reunies, no invente desculpas para no ir. 6. Analise suas atitudes e depois escreva em um papel. Caso no fique satisfeito, escreva como gostaria de se sentir nessas situaes. Desta maneira, quando voc for convidado novamente, saber como gostaria de agir. 7. Se voc se sentir mal fisicamente, ter tonturas ou nuseas ao se relacionar com os demais, busque ajuda de um psiclogo. Ele poder orient-lo, ajudando-o a lidar com a timidez.

30

PALESTRA 22 - DEZ CARACTERSTICAS DO PROFISSIONAL DE SUCESSO


1. Domnio de idiomas e informtica A importncia do domnio de idiomas e de conhecimentos (ao menos bsicos) de informtica no nenhuma novidade. H muitos anos que j ouvimos as pessoas falarem como a computao chegou para ficar, bem como sobre o quo globalizado o mundo est se tornando e, portanto, um profissional que no fala a lngua mundial no pode ser considerado um profissional de sucesso. Como profissional da rea de computao, falar sobre tecnologia para mim no problema, mas observo que, para muitas pessoas, ainda hoje : observo estudantes universitrios que, apesar de acessar computadores em LAN houses para conversar, jogar ou ler e-mails, no conseguem us-lo tambm na elaborao e diagramao de um trabalho, por exemplo, ou na criao de uma planilha para controle de custos. Percebo ento que o problema aqui no quanto a somente facilitar o acesso, pois vemos pessoas que possuem acesso facilitado mais que no usam adequadamente. O que falta um estmulo, que muitas vezes deveria partir de dentro da pessoa para fora, para buscar conhecer um pouco mais sobre como essas ferramentas tecnolgicas podem ser interessantes em seu dia-a-dia, principalmente no trabalho. Ah, e antes que eu me esquea: quando falamos de domnio de idiomas, falamos no somente das lnguas estrangeiras, mas tambm da prpria lngua nativa h pessoas que conseguem comunicar-se muito bem em ingls, mas cometem grandes gafes em portugus, o que mancha completamente sua imagem de bom profissional. 2. Aptido para trabalho em equipe O profissional que pensa que pode sentar-se sua mesa e trabalhar sozinho, fazendo suas tarefas, sem se importar sobre como esto indo as tarefas dos demais possui o perfil do profissional egosta e individualista que est sendo descartado pelas empresas. Se voc somente pensa em cumprir o seu papel independente do que est acontecendo na empresa, pode ser o atual responsvel pela runa da mesma sem ao menos saber disso! necessrio compreender no somente a sua tarefa, mas os produtos e servios da empresa como um todo, preocupando-se com como cada parte relaciona-se com as demais. Trabalhar em equipe no se restringe mais s grandes corporaes com gigantescas equipes para pesquisa e elaborao de produtos. Esse trabalho em equipe surgiu tambm entre pessoas de departamentos diferentes. Algumas empresas tm descoberto, inclusive, que trabalhar em equipe com seus concorrentes tambm pode lhe oferecer benefcios! Pense nisso. 3. Perfil questionador Quando voc passa a questionar voc passa a no mais aceitar as coisas simplesmente pelo como elas so, passa a querer compreender o porqu de serem daquela forma e, assim sendo, pode encontrar formas de contribuir com o desenvolvimento do processo.

31

Aps a Revoluo Industrial, o profissional esperado pela indstria era o operrio burro, no no sentido de sua inteligncia real, mas no fato de que suas opinies e sugestes muitas vezes no importavam, sendo somente a sua fora fsica requerida em sua tarefa. Com o crescimento da importncia da informao que esta tem adquirido, bem como daqueles que lidam com ela e sua experincia nessas atividades, aquele que questiona no mais considerado um chato, algum que somente aborrece. Passa a ser algum fomentador de crticas capaz de ajudar a repensar os processos empregados na empresa. 4. Vida familiar e profissional bem estruturadas e em boa convivncia Este um ponto crtico. Muitas vezes para se conseguir o respeito profissional, para fazer a nossa marca, sacrificamos e muito diversos aspectos de nossa vida familiar. Entretanto isto no o que as empresas querem, pois elas sabem que muitas vezes os problemas que os empregados possuem em casa, com suas famlias, acabam indo com eles at o local de trabalho, dificultando assim que o mesmo exera suas atividades plenamente. Sendo assim, evite levar conflitos de casa para o trabalho e vice-versa e busque sempre tomar as decises familiares realmente em famlia por meio de uma discusso entre todos os membros interessados, evitando assim os problemas que surgem quando se toma uma deciso sem consultar os demais que, mesmo sendo boa profissionalmente, pode prejudicar seu relacionamento social. 5. Em aprendizado constante O verdadeiro profissional do futuro nunca est satisfeito com o que sabe, sempre espera aprender mais, aperfeioar-se, tornar-se um profissional melhor do que hoje ou do que foi ontem. Vrias so as ferramentas que este tipo de profissional pode usar: desde leitura de livros, sites e revistas especializadas a cursos de curta ou mdia durao durante o perodo de frias. Vale tudo para garantir que estamos contribuindo para avanar ainda mais nossas capacidades! importante lembrar que podemos considerar aqui no somente o desenvolvimento das habilidades que nossa atual atividade exige, mas tambm aquelas de reas relacionadas, a fim de melhor compreender as atividades daqueles que interagem conosco e, assim sendo, desenvolver um melhor convvio e trabalho em equipe. 6. Equilbrio de suas emoes Por melhor que seja o profissional, se ele possui um temperamento instvel, a empresa pode temer no poder contar com ele em momentos de tenso e stress, como os que ocorrem em negociaes de novos servios ou em processos de desenvolvimento de certos produtos. Saiba manter o bom humor como j dissemos, evite levar os problemas de casa para o trabalho. No saber lidar positivamente suas emoes pode ser o que o separa de uma promoo para um cargo com salrio melhor. 7. Boa eloqncia

32

Aqui est mais uma caracterstica que nem todos cultivam em seu dia-a-dia: a sua capacidade de retrica, de expressar-se bem diante de outras pessoas, de convencer por meio da palavra. No so somente os polticos, vendedores e marketeiros que precisam ter uma boa eloqncia todos os profissionais necessitam, de uma forma ou de outra, comunicarse e expressar idias em algum momento de sua atividades a outra pessoa. Tomemos como exemplo o caso do professor: se ele no for bastante eloqente, o aluno pode no ser convencido de sua convico quanto veracidade das informaes que ele apresenta, o que poder deix-lo em dvida se est aprendendo realmente de forma correta ou no. Se por outro lado o professor eloqente, consegue passar uma maior confiana ao aluno, que sente-se mais seguro sobre o que aprendeu. 8. Manuteno de um ambiente estimulador Outro ponto importante, tanto quanto o trabalho em equipe, a manuteno de um ambiente de trabalho que seja agradvel e estimule o bom trabalho de todos. Quando esse ambiente torna-se tenso e desagradvel, todos passam a trabalhar desconfiados, irritados e buscam exercer suas atividades individualmente, o que pode levar ao fracasso de toda a companhia! Por outro lado, quando todos cultivam um ambiente agradvel e realmente estimulador, todos ficam felizes, sentem-se mais vontade para discutirem, cooperarem e apresentarem sugestes. A comunicao mais fluida e, desta forma, o conhecimento consegue circular melhor. 9. Agilidade para tomada de decises Aqui entra a importncia da pr-atividade, isto , a capacidade que um indivduo possui de ter alguma iniciativa, de tomar alguma deciso mediante os fatos sem a necessidade de interveno de terceiros. Uma tomada de decises de forma rpida pode ser o que separa o sucesso de um projeto do total fracasso por negligncia ou aparente despreocupao com o que est em jogo. Um profissional que possua todas as caractersticas anteriores um bom profissional, mas no poder ser considerado um bom lder (uma caracterstica hoje muito procurada nos profissionais, mesmo que no ocupe cargos de gesto ou liderana de equipes), uma vez que a tomada de decises faz parte de seu dia-a-dia. 10. Responsvel pelo seu prprio desenvolvimento E por fim, o profissional do futuro sabe que no deve esperar que a empresa cuide de gui-lo pelo melhor caminho a fim de conseguir alcanar seus objetivos. Ela sabe que no deve ficar a merc da empresa para o traado de seu plano de carreiras, bem como a busca de promoes. Se voc esse tipo de profissional voc sabe que quem espera sentado, por isso, est perdendo seu tempo, pois o aperfeioamento e a busca pela profissionalizao deve partir de quem o mais interessado nisso tudo: o prprio profissional. Se voc, como profissional, busca investir de seu prprio bolso e tempo para conseguir realizar cursos, adquirir novo contedo ou fortalecer a sua rede de contatos

33

profissionais, no se preocupe que a empresa em algum momento perceber isso e lhe dar o seu devido valor.

34

PALESTRA 23 - DICAS PARA CONTROLAR O MEDO DE FALAR EM PBLICO


O medo de falar precisa ser enfrentado. Para enfrent-lo, preciso conhecer suas causas. Medo um mecanismo de defesa que surge, nas horas difceis, para nos proteger. J vimos que ao sentir medo liberamos adrenalina na corrente sangnea. O excesso de adrenalina provoca um descontrole geral do organismo. Surgem sintomas: aumentam as batidas do corao, pernas ou mos trmulas, mos suadas, voz insegura, riso nervoso, descontrole dos movimentos dos braos, mos e pernas, gagueira, caloro, calafrio, angstia e branco. Perde-se a seqncia do assunto, vm a sensao de dar vexame ou ser ridculo, tiques e vontade de andar de um lado para o outro. Cada pessoa reage de uma forma e comum a ocorrncia de mais de um sintoma. No existe frmula milagrosa. A seguir recomendaes que o ajudaro a controlar o medo: 1. Domine o assunto sobre o qual ir falar . No acredite na sorte, no improviso, porque s com seu estudo e esforo obter xito. Se no tiver tempo para dominar totalmente o assunto, use apoios como anotaes para consulta ou projees. No abuse destes recursos para no evidenciar falta de preparo. Procure saber mais do que ir expor. Imagine as perguntas que a platia poder fazer. Estude as respostas. Reduza as possibilidades de risco de se perder, esquecer ou confundir assuntos. Quando no dominamos a matria temos medo de esquecer algo, no sabermos a resposta para as perguntas da platia, no sermos eficientes na argumentao e passarmos por inseguros ou incompetentes. 2. Pratique, pratique e pratique o que vai falar. O ensaio importante para voc fazer uma boa apresentao. Organize uma seqncia ideal para falar. Reorganize se preciso. Cronometre o discurso sempre! Respeite o tempo da platia. Treine em casa e no local um pouco antes da apresentao. Siga as dicas para o ensaio:

Use inicialmente suas anotaes. Depois, aos poucos, livre-se delas. S use anotaes em ltima necessidade. Pratique situaes em que voc olha seu roteiro e em seguida volta o olhar para a platia. Desenvolva a espontaneidade dominando totalmente o tema. Ganhar confiana. Depois que ensaiou olhando as anotaes, treine falar de improviso, sem uso de roteiros, para inspirar mais credibilidade diante da platia. Pratique usando gestos, variando a intensidade da voz e a velocidade, as pausas, depois decida qual o modo ideal de comunicar determinado ponto. Pratique na frente do espelho para se observar. Pratique na frente de amigos e pea para que corrijam voc quanto postura, gestos, fisionomia, tiques, vcios de linguagem e intensidade da voz. Seja receptivo s crticas ou sugestes. Tente reproduzir as condies da apresentao para tornar mais real o ensaio. Cada vez que voc ensaia percebe que sua fala acaba sendo um pouco diferente do que ensaiou. assim mesmo. Na sua memria ficam os pontos principais que servem de gatilho para voc improvisar o resto.

Quando no temos prtica ou experincia para falar receamos ter de enfrentar situaes difceis e demonstrar nosso nervosismo e falta de prtica diante de pblico. Problemas tcnicos, falha de equipamentos e a inabilidade para lidar com eles tambm podem causar medo. Concluso: prepare-se para falar ensaiando muito!

35

3. Procure se conhecer. Identifique seus pontos fracos e tambm os positivos. Na sua infncia pode ter construdo uma auto imagem negativa; agora poder reconstru-la gerando a autoconfiana que precisa. O autoconhecimento permite que a pessoa saiba quem , como os outros a vem e ouvem. A imagem que fazemos da nossa pessoa pode ser pior do que aquela que os outros de fato observam. Como no trabalhamos psicologicamente estas situaes, fixamos uma imagem ruim a nosso respeito. Ao falar em pblico, nervosos, imaginamos que a imagem transmitida ruim. Se voc no se conhece, certo que ficar inseguro diante de uma situao estressante como falar em pblico. 4. Faa contato com os ouvintes antes de falar. Isto funciona como quebra-gelo. Voc ficar mais vontade por no ter de lidar com ouvintes totalmente estranhos. Cumprimente os ouvintes na entrada do auditrio. 5. Use todas as possibilidades para falar em pblico. Nas reunies de condomnio, empresa, igreja, clube e sala de aula. Quanto mais apresentaes realizar, ganhar mais autoconfiana. 6. No eliminamos totalmente o medo. O que precisa ser combatido o medo excessivo. Oradores experientes controlam o medo. Sempre haver algo desconhecido que nos deixa com receio. Isto positivo porque nos mantm atentos. Uma pessoa totalmente segura correr o risco de se tornar negligente. Excesso de confiana pode deixar uma pessoa arrogante. Trabalhe para controlar o medo, no para elimin-lo. 7. Canalize a energia do nervosismo para o entusiasmo. O nervosismo pode ser transformado em energia positiva e emoo. Aproveite a energia nervosa e coloque emoo nas palavras. D vida ao discurso. Adrenalina e emoo so duas coisas intimamente ligadas. Faa-as trabalharem em sintonia, no uma contra outra.

36

PALESTRA 24 - DINMICAS DE GRUPO


As dinmicas so instrumentos, ferramentas que esto dentro de um processo de formao e organizao, que possibilitam a criao e recriao do conhecimento. Para que servem: - Para levantar a prtica: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem. - Para desenvolver um caminho de teorizao sobre esta prtica como processo sistemtico, ordenado e progressivo. - Para retornar prtica, transform-la, redimension-la. - Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos. As tcnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem: 1. Desenvolver um processo coletivo de discusso e reflexo. 2. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. 3. Possibilita criao, formao, transformao e conhecimento, onde os participantes so sujeitos de sua elaborao e execuo. Uma tcnica por si mesma no formativa, nem tem um carter pedaggico. Para que uma tcnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em funo de temas especficos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando. Os elementos de uma dinmica Objetivos: Quem vai aplicar a dinmica deve ter claro o que se quer alcanar. Materiais-recursos: Que ajudem na execuo e na aplicao da dinmica (TV, vdeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes so o retroprojetor, exposies dialogadas, alm de tcnicas de teatro, tarjetas e cartazes. Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicao da dinmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que est sendo proposto. Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com incio, meio e fim. Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessrios, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara. Nmero de participantes: Ajudar a ter uma previso do material e do tempo para o desenvolvimento da dinmica. Perguntas e concluses: Que permita resgatar a experincia, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu. O momento da sntese final, dos encaminhamentos, permite atitudes avaliativas e de encaminhamentos. Tcnica quebra-gelo Ajuda a tirar as tenses do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro. Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem. Resgata e trabalha as experincias de criana. So recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.

Tcnica de apresentao - Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que fao, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem mscaras e subterfgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas. Exige dilogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.

37 - So as primeiras informaes da minha pessoa. - Precisa ser desenvolvida num clima de confiana e descontrao. - O momento para a apresentao, motivao e integrao. aconselhvel que sejam utilizadas dinmicas rpidas, de curta durao. Tcnica de integrao - Permite analisar o comportamento pessoal e grupal. A partir de exerccios bem especficos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relaes interpessoais do grupo. - Trabalha a interao, comunicao, encontros e desencontros do grupo. - Ajuda a sermos vistos pelos outros na interao grupal e como nos vemos a ns mesmos. O dilogo profundo no lugar da indiferena, discriminao, desprezo, vividos pelos participantes em suas relaes. - Os exerccios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relao. Tcnicas de animao e relaxamento - Tem como objetivo eliminar as tenses, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situao em que se encontra, focalizando cansao, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo. - Estas tcnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima grupal muito frio e impessoal. - Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se est cansado e necessita retomar uma atividade. No para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra. Tcnica de capacitao - Deve ser usada para trabalhar com pessoas que j possuem alguma prtica de animao grupal. - Possibilita a reviso, a comunicao e a percepo do que fazem os destinatrios, a realidade que os rodeia. - Amplia a capacidade de escutar e observar. - Facilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalho grupal, de forma mais clara e livre com os grupos. - Quando proposto o tema/contedo principal da atividade, devem ser utilizadas dinmicas que facilitem a reflexo e o aprofundamento; so, geralmente, mais demoradas. Litrgicas - Possibilitam aos participantes uma vivncia e uma experincia da mstica, do sagrado. - Facilitam o dilogo com as leituras bblicas, com os participantes e com Deus. - Ajudam a entrar no clima da verdadeira experincia e no somente a racionalizao. Dicas para dinmicas de grupo: Controle sua ansiedade, manter a tranqilidade ajuda em quase todas as situaes; Evite falar em excesso ou impedir que os outros tambm participem; Vista-se discretamente, a apresentao pessoal muito importante. So indicadas roupas confortveis, uma vez que a tarefa pode exigir que o participante sente-se no cho. As mulheres devem evitar os decotes e as saias justas e curtas, e os homens, o jeans. Estes devem dar preferncia s camisas de manga longa. Lembre-se que para cada lugar devemos vestir um tipo de roupa; Seja claro e objetivo ao expor suas idias. Caso peam para listar suas qualidades e defeitos, faa-o de maneira equilibrada. Evite elogiar-se demais ou mentir; Aja com naturalidade na dinmica de grupo , os comentrios preconceituosos e as ironias no caem bem; Dormir bem nos dias que antecedem a dinmica essencial para que no se apresente aparncia de cansao ou abatimento; Chegar ao local marcado 15 minutos antes do horrio marcado; No se preocupar com os "vexames"; Ser o mais natural possvel.

38

PALESTRA 25 - ALGUNS PERFIS DE CLIENTES


O Cliente que se preocupa com o preo Este fcil de identificar, sua pergunta inevitvel Qual o preo? E a seguir a afirmao muito caro. Este cliente se desdobra em dois: a) Comprador que sabe o que esta objeo geralmente enfraquece a maioria dos Vendedores, ele sabe que o vendedor no gosta de ser recebido com um Quanto custa? porque isso diminui um pouco sua autoconfiana e geralmente bloqueia qualquer incio de argumentao de venda. b) Comprador que tende a comprar a preo baixo mesmo perdendo em qualidade e acha essa forma mais lucrativa. Esta objeo mais sria porque mesmo que voc prove que a qualidade justifica o Preo, ele no se convence em trabalhar a base da qualidade. Aps distinguir entre esses dois tipos de clientes, clientes preocupados com o preo, voc deve agir assim: Ao primeiro prove que seu produto tem qualidade e que o preo est certo, ao ltimo, venda a idia de que o produto de qualidade necessrio mesmo que no constitua o grosso do faturamento. O Cliente bem humorado o cliente que ns gostamos e queremos que todos fossem, assim agradveis e fceis de abordar. Mas deve fazer parte de uma sabedoria profissional que esse tipo de cliente com certeza tambm um timo vendedor. No se iluda com o bom humor dele achando que fcil vender-lhe, ele em geral muito simptico e voc logo pe seu bom humor em coro com o dele, mas na primeira oportunidade, trate de dirigir a conversa para tpicos mais srios e traga-o a realidade que interessa a voc, no procure resumir sua apresentao s porque ele lhe parece fcil, use os mesmos argumentos que voc colocaria diante de outros clientes. O Cliente tmido Este tem medo de tomar decises, est sempre em busca de conselhos, para esse tipo bom voc oferecer o maior nmero de provas possveis sobre a qualidade do produto oferecido. difcil vender ao tmido, mas depois de haver conquistado, ele ser um timo cliente. O Cliente calado Esse aplica ao vendedor o Ch do Silncio. Deixa que o vendedor fale sem responder aos seus argumentos de venda. Esse tipo dos mais difceis, porm existem dois tipos de clientes calados. Um que nada lhe ocorre para dizer e o calado que pensa realmente e no falando pode mesmo pensar mais do que aquele que fala o tempo todo. importante saber o que o cliente est pensando e s se pode descobrir fazendo-o dizer alguma coisa. importante conseguir que o cliente fale apresentando perguntas hbeis. O Vendedor deve aprender a no se encabular a pausa que se segue sua pergunta. Evitando outra pergunta antes que ele tenha respondido primeira, se voc esperar o tempo suficiente ele provavelmente ficar encabulado e sentir obrigao em responder. O Cliente que se acha importante

39

H dois tipos: O que se acha importante e o que realmente importante, todos os dois tipos devem ser tratados da mesma forma. Voc dever fornecer todos os dados e orientao possvel, mas ele que dever sentir que est tomando a deciso. Voc dever aceit-lo como realmente importante, fcil de reconhecer, pois geralmente pressiona o vendedor com objees fteis, menosprezando ele se tornar contrrio a sua argumentao, portanto acompanhe-o nas suas opinies sobre ele mesmo que aja de acordo com a sua presuno, nunca oferea idias como concluses, apresente-as como sugesto para ele analisar. Cliente Briguento Este tipo requer o mesmo tratamento dispensado ao presunoso. Para ele tanto faz ser a favor ou contra, o que ele que vender a polmica. Mas o bom Vendedor no aceita a briga pois, sabe que com discusso nunca se obtm ao favorvel e evita portanto qualquer choque de opinio ou de personalidade limitando sua argumentao estritamente aos mritos de sua oferta. Mais alguns TIPO Presunoso CARACTERSTICA Sabe tudo; Raramente argumenta; Fortes gostos; Quer dominar; Deseja o poder. desconfiado; Gosta de debater e raciocinar; firme. Bem informado; No facilmente influencivel; Vaidoso. Precavido; Quer pormenores; Meticuloso; Desce a detalhes. TTICA A USAR Seja agradvel; Apele para a Vaidade dele; No o irrite. Use a lgica; No o apresse; Conquiste-lhe a confiana; D-lhe detalhes. Use fatos; No esconda nada; Seja firme. No force; No fale muito depressa; Aceite o ritmo dele; Seja persistente.

Ultra Precavido

Sbio

De Raciocnio Lento

LEMBRE-SE: H uma chave para a situao encontrada, e todos os tipos de clientes precisam comprar de algum, e porque no de voc?

40

PALESTRA 26 - DICAS PRTICAS PARA UMA

APRESENTAO DE SUCESSO

Antes da Apresentao: Estude bem o assunto de sua apresentao e defina o que ir falar

Procure sintetizar o seu objetivo em uma nica frase, pense o que voc pretende das pessoas aps sua exposio e lembre-se: esta a razo para voc estar l. Considere o pblico alvo, nmero de pessoas, sexo, faixa etria, nvel cultural da platia, grau de conhecimento do assunto etc. Simule a sua apresentao. Se estiver longa, reduza-a para no ultrapassar o tempo programado. Faa um "check list". Lembre-se que detalhes simples como a falta de um cabo pode comprometer todo trabalho. Relaxe. Agora o momento de controlar a ansiedade e as emoes. No existe uma frmula mgica e cada um deve procurar suas prprias formas para se tranqilizar.

Algumas sugestes: Faa respiraes profundas, prolongadas e diafragmticas; Pense positivo. Veja-se bem sucedido, sendo aplaudido e cumprimentado pelas pessoas ao final; Espreguice e faa exerccios fsicos simples, como frico de mos e movimentos de pescoo; Faa uma orao e pea ajuda ao seu anjo, guia, santo ou protetor espiritual; Oua uma msica suave que o relaxe; Leia um texto otimista que o energize; Apresente-se com firmeza e determinao mesmo que internamente se sinta frgil e ansioso. Ao ser chamado, d passos firmes, decididos. Olhe as pessoas nos olhos, sorria, mostre segurana, mantenha a calma e controle a situao. Durante a apresentao:

Aps ocupar o seu espao no palco, cumprimente as pessoas. No pea desculpas, principalmente se for para salientar algum ponto negativo, como seu nervosismo ou uma falha qualquer. Inicie sua apresentao da forma planejada. Nada de improviso, a no ser que j tenha muita experincia para essa ousadia. Envolva as pessoas, faa perguntas, olhe-as nos olhos, interaja com a platia.

41

Mantenha em mente o seu objetivo. Evite disperses ou falar de algo que acabou de lembrar. Separe a sua apresentao estrategicamente em partes e desenvolva-a como planejado. Se necessrio, tenha uma pequena "cola" para no se perder nem inverter as partes. Conduza sua apresentao com o olho no relgio. Calcule o que precisa ser dito a cada quarto do tempo total previsto, deixando o tempo certo para uma boa concluso. Teatralize, faa gestos, deixe fluir a emoo na sua voz, d vida sua exposio. Zele por uma constante congruncia. Idias adversas so aceitas, incongruncia no. Evite manifestaes preconceituosas, grias ou palavres. Pode at ser engraado para alguns, mas lembre-se que voc estar sendo avaliado e julgado. Prefira microfone de lapela. Com as mos livres, poder trabalhar melhor o corpo e os gestos. Evite enaltecer suas qualidades

42

PALESTRA 27 - O QUE NO DIZER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO


Emprego bom e todo mundo quer Mais no vale ficar sentado o dia inteiro na cadeira na frente do pc ou no sof assistindo tv. Poderia dizer aqui mil dicas de como arranjar um emprego (claro que retiradas da web, no sou um co-locator) mais ao invs disto como se trata de um blog de humor vou colocar respostas que voc no deve dar numa entrevista de emprego. Entrevistador Como voc administra a presso? Candidato Ah, tranqilo. 11 por 7, no mximo 12 por 8. Entrevistador Manter sempre o foco muito importante e me parece que voc tem alguns lapsos de concentrao. Candidato O senhor poderia repetir a pergunta? Entrevistador Como voc se sente trabalhando em equipe? Candidato Bom, desde que no tenha gente dando palpite, me sinto muito bem. Entrevistador Como voc se definiria em termos de flexibilidade? Candidato Ah, eu fao academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca. Entrevistador Ns somos uma empresa que nunca pra de perseguir objetivos. Candidato Que timo. E j conseguiram prender algum? Entrevistador Vejo que voc demonstra uma tendncia para discordar. Candidato Muito pelo contrrio. Entrevistador Em sua opinio, quais seriam os atributos de um bom lder? Candidato Ah, so vrias coisas. Mas a principal ter liderana. Entrevistador Noto que voc no mencionou a sua idade aqui no currculo. Candidato que eu uso culos, e isso me faz parecer mais velho. Entrevistador E qual a sua idade? Candidato Com culos ou sem culos? Entrevistador Quais seriam seus pontos fracos? Candidato Ah, s o joelho. At tive de parar de jogar futebol. Entrevistador H alguma pergunta que voc queria me fazer? Candidato Eu parei meu carro a na rua. Ser que eu vou ser multado? Entrevistador Por que, dentre tantos candidatos, ns deveramos contrat-lo? Candidato Eu pensei que responder a isto fosse seu trabalho. Entrevistador Como voc pode contribuir para melhorar nosso ambiente de trabalho? Candidato Bem, eu comearia trocando a recepcionista, que muito feia. Entrevistador Vrias pessoas que se sentaram a nessa mesma cadeira hoje so gerentes. Candidato Puxa, o fabricante da cadeira vai ficar muito feliz em saber disso. Entrevistador Quando digo Sucesso, qual a primeira palavra que lhe vem mente? Candidato Pode ser duas palavras? Entrevistador Pode. Candidato Milho. Nrio.

Potrebbero piacerti anche