Sei sulla pagina 1di 2

EM BUSCA DE CRITRIOS PARA O ESTUDO OBJETIVO DA RELIGIO

Afranio Patrocnio de Andrade1

Resumo:

Distingue-se a religio da religiosidade. A primeira, objetiva, consiste num sistema de crenas sustentado por uma comunidade de f e exercitado atravs de atos religiosos. A religiosidade, subjetiva, entendida como uma qualidade do sujeito de f e caracterizada pela sua disposio para aderir a determinado sistema de crenas e praticar os atos ali configurados. A religio se insere na cultura, que por sua vez se insere na sociedade, aqui entendida como efetiva convivncia dos seres humanos, como parte da vida em geral e, por conseguinte, da natureza. Apresentaremos as fontes diretas e indiretas da religio. Na natureza encontramos os fatos e, na natureza humana, os atos, inclusive os religiosos. Atos so acontecimentos que dependem da atuao direta do ser humano. Demonstram-se que os fatos se caracterizam como religiosos na medida que determinada comunidade reconhecer que um evento objetivo tem para ela significao religiosa. Este reconhecimento se d atravs do seu sistema de crenas. Este mesmo sistema de crenas filtra os atos da conduta humana e os reconhece ou no como religiosos. O sistema de crenas , ao mesmo tempo, incorporador e interpretativo. Forma-se assim um trip indissocivel: comunidade de f; sistema de crenas; e atos religiosos. Tipologia do ato religioso: a) perfeito aquele praticado em consonncia ao sistema de crenas, visando o fim estritamente religioso e respaldado pela comunidade de fiis ; b) imperfeito despido dos elementos essenciais, nulo; desprovido de alguns destes, parcial; c) aleatrio tem apenas fim religioso, mas falta-lhe os demais elementos essenciais. Palavras-chave: sistema de crenas; comunidade de f; atos religiosos.

Apresentao geral:
o o

Ttulo em negrito, em fonte Arial tamanho 14pt Autoria (com nota de rodap indicando: titulao, vinculao institucional, agncia de fomento, se houver, linhas de pesquisa ou temas em que atua, e-mail para contato e link do currculo lattes.

Bacharel em Teologia e em Direito, advogado, doutor em Cincias da Religio e doutor em Direito, ps-doutorando em Teologia na EST. Vinculado linha der pesquisa Teologia contempornea em perspectiva latino-americana. Bolsista da CAPES. E-mail: afraniun@gmail.com, curriculum Lattes.

O trabalho deve iniciar com Consideraes Iniciais e terminar com Consideraes Finais. Os tpicos de desenvolvimento so de livre escolha da autoria.

No haver elementos ps-textuais (lista de referncias). Todas as indicaes de referncias utilizadas no corpo do texto devero vir apenas em nota de rodap no sistema autor-data de acordo com a norma NBR 10.520 da ABNT, exceo da primeira meno obra. A primeira referncia determinada obra dever vir completa e as seguintes utilizaro o modelo SOBRENOME, ANO, PGINA. No devero ser utilizadas expresses latinas tais como idem, ibidem, opus citatum em caso de repetio de referncia. Exemplo: - See more at: http://www.est.edu.br/eventos/i-simposio-regional-sul-da-abhr/normaspara-a-formatacao-do-texto-completo#sthash.ujArTwWg.dpuf

* O trabalho completo dever ter entre 12 e 15 pginas. Elementos textuais: Corpo do texto em fonte Arial tamanho 12pt, espacejamento entrelinhas 1,5, recuo da primeira linha do pargrafo em 1,5 cm, alinhamento justificado. Os tpicos e os subtpicos no devero ser numerados. Os tpicos devero vir em negrito, sem recuo de primeira linha. E os subtpicos, se houver, devero vir em itlico com recuo de primeira linha de 1,5 cm.

Potrebbero piacerti anche