Sei sulla pagina 1di 25

Patrimnio imaterial de quilombolas

75

PATRIMNIO IMATERIAL DE QUILOMBOLAS LIMITES DA METODOLOGIA DE INVENTRIO DE REFERNCIAS CULTURAIS


Benedito Souza Filho Maristela de Paula Andrade Universidade Federal do Maranho Brasil

Resumo: O texto apresenta reexo sobre patrimnio imaterial, no mbito do trabalho desenvolvido para o Iphan, relativo ao Inventrio Nacional de Referncias Culturais. Busca analisar os limites da metodologia adotada por essa instituio para inventariar celebraes, ofcios e modos de fazer, lugares e formas de expresso dos quilombolas de Alcntara, Maranho. Palavras-chave: inventrio de referncias culturais, patrimnio imaterial, quilombolas, territrio tnico de Alcntara. Abstract: This paper presents reections on intangible heritage within of the work to Iphan concerning the National Inventory of Cultural References. It aims to analyze the limits of the methodology adopted by this institution in order to make inventories of celebrations, crafts and ways of making, places and forms of expression of the quilombolas of Alcntara, Maranho. Keywords: Alcntara ethnic territory, cultural references inventor, intangible heritage, quilombolas.

Introduo
O inventrio de celebraes e prticas religiosas de quilombolas, dos lugares que reputam como importantes para sua identidade ou como marcos de seus territrios, dos ofcios, modos de fazer, saberes e formas de expresso, representa, na conjuntura atual, uma tentativa do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan) de dar visibilidade e conotao positiva

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

76

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

a patrimnios culturais no-consagrados (Fonseca, 1996, p. 159) de segmentos no contemplados pela histria ocial: negros, indgenas, camponeses, imigrantes, dentre outros. Segundo o rgo ocial, os levantamentos, no mbito do Inventrio Nacional de Referncias Culturais (INRC), buscariam identicar um repertrio de manifestaes culturais que merece ser alcanado pelas polticas de salvaguarda, por raticarem o amplo sentido da diversidade cultural do pas e a identidade tnica desses grupos. Reetir criticamente sobre o trabalho de inventrio de referncias culturais realizado em Alcntara,1 Maranho, o objetivo deste artigo, sem a pretenso de aprofundar a descrio e anlise de todos os bens inventariados. A ideia apresent-los brevemente e, em alguns casos, aprofundar a reexo sobre particularidades das situaes inventariadas, enfatizando aspectos que os instrumentos de registro de informaes do INRC no permitem alcanar. Para tanto, mostra-se necessria uma breve recuperao histrica das especicidades do campesinato em questo, pois no contexto de constituio de territorialidades especcas que se delineiam as particulares culturais, os saberes e fazeres dos grupos que integram o territrio quilombola de Alcntara.

Alcntara e as peculiaridades do campesinato


O municpio de Alcntara, no litoral ocidental maranhense, apresenta populao preponderantemente rural e de formao histrica peculiar. Sua sede, instalada em 1648, das poucas cidades brasileiras a ostentar a condio de monumento nacional. tambm o nico municpio do pas a ter ocialmente reconhecido, num mesmo permetro e de forma contnua, um extenso territrio tnico, integrado por mais de centena e meia de povoados camponeses que reivindicam a condio de quilombolas. Por outro lado, apontado por militares e planejadores ociais como um dos melhores locais do planeta para a instalao de plataformas de lanamento de artefatos espaciais, o que tem

Este texto baseia-se no trabalho realizado sob nossa coordenao, no mbito da realizao do Inventrio Nacional de Referncias Culturais no municpio de Alcntara, Maranho, para o Iphan. Participaram conosco da equipe de campo Maria Suely Dias Cardoso, Leonardo Oliveira Silva Coelho, Benedita de Cassia Ferreira Costa, Fatima Diniz Ferreira e Adriana Tobias. Atuou como supervisor tcnico, de parte do Iphan, o antroplogo Rodrigo Ramassote.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

77

ocasionado srias disputas pelo territrio entre quilombolas e aparelhos do Estado.2 Diferentemente de outros estados, aqui, os proprietrios de fazendas de algodo e de engenhos de acar, dos sculos XVIII e XIX, ao entrarem em derrocada econmica, abandonaram as terras, permitindo o orescimento de um campesinato tanto parcelar quanto comunal (S, 2007), ou, como tambm caracterizado, de uso comum (Almeida, 2006a). Os desdobramentos dessa colonizao deniram o perl tnico da regio chamada Baixada Maranhense, resultado do entrecruzamento de diferentes processos de territorializao (Oliveira Filho, 1999). Conformou-se um modo de vida particular, ancorado em regras costumeiras de relao com os recursos ambientais e entre grupos de parentes, vizinhos e compadres. Embora a historiograa regional enfatize o que entende como decadncia de Alcntara e sua paralisia no tempo, indgenas desaldeados e escravos africanos passaram a viver livres da subordinao, construindo regras prprias para se assenhorear das terras e demais recursos aps a retirada dos donos de engenho. Tal contraste entre uma e outra situao bem retratada por Josu Montello (1984) em Noite sobre Alcntara os ltimos membros da aristocracia se retirando melanclicos enquanto os negros, tocando seus tambores, armam pertencer quele lugar. Esse quadro scio-histrico explica o processo de controle territorial por esses grupos, sua autonomia e a constituio de regimes culturais (Carneiro da Cunha, 2005, p. 20). As festas de santo, para alm da riqueza de detalhes de suas cerimnias, podem ser pensadas como celebraes da autonomia conquistada pelos ancestrais. Esses grupos camponeses caram praticamente margem da interferncia ocial do incio do sculo XIX dcada de 1980, quando ento se instaurou o processo de implantao de um centro de lanamento de artefatos espaciais pelos militares, originando conitos que se estendem aos dias de hoje (Paula Andrade; Souza Filho, 2010; Souza Filho, 2010).

O processo de titulao do territrio quilombola de Alcntara encontra-se na Cmara de Conciliao e Arbitragem, da Advocacia Geral da Unio, e o Estado brasileiro pretende esvaziar os locais de toda a faixa litornea do municpio, para reserv-la a futuros empreendimentos aeroespaciais, o que afetar a vida de todos os povoados aqui referidos, estejam nessa faixa ou no.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

78

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

Esse o quadro que emoldura as vrias aes governamentais relativas aos quilombolas de Alcntara nos ltimos anos, dentre as quais a iniciativa do Iphan de realizao de um inventrio de referncias culturais.

O patrimnio histrico de Alcntara e o inventrio de referncias culturais


No tocante ao patrimnio histrico e urbanstico de Alcntara, a interferncia ocial digna de nota sua elevao condio de monumento nacional, em 22 de dezembro de 1948, 136 anos aps sua constituio como cidade e 300 como vila. A inscrio no Livro de Tombo Histrico ocorreu em 29 de dezembro daquele mesmo ano, porm a inscrio no de Belas Artes e Arqueolgico, Etnogrco e Paisagstico ocorreu apenas em 10 de outubro de 1974. As providncias para demarcao da rea tombada se arrastaram por vrios anos, desde 1948, tendo permanecido paralisadas at 1980 e, depois, entre 1990 e 2000 (Andrs, 2002, p. 31). Em 1980 foi institudo um grupo de trabalho para analisar as consequncias do decreto estadual n 7.820, que destinava ao Ministrio da Aeronutica mais da metade da rea territorial do municpio para ns de instalao do Centro de Lanamento de Alcntara.3 Somente 54 anos aps o tombamento deram-se as iniciativas de rerraticao das reas tombadas de Alcntara, bem como daquelas do entorno do Ncleo Histrico, aprovada em 9 de maro de 1990 pelo Conselho Consultivo do Iphan. Depois disso, em 2009, esse rgo demandou a realizao do inventrio de referncias culturais de Alcntara, incidindo o levantamento em uma pequena parte do territrio tnico (Souza Filho; Paula Andrade, 2009). Dentre as centenas de localidades que compem o municpio de Alcntara, foram eleitos apenas sete para realizar o trabalho, dadas as condies de possibilidade apresentadas naquele momento. Das localidades eleitas, seis integram o territrio quilombola e sua escolha se deu com base em conhecimento previamente acumulado sobre a regio: Cajual, Samucangaua, Brito, Mamuna, So Joo de Cortes e Itamatatiua. Trabalhou-se tambm a sede do municpio. Dentre as celebraes do calendrio religioso das localidades escolhidas, elegeram-se para inventariar: as festas do Divino Esprito Santo e de So

Cf. matria no site do Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA recebe visita, 2010).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

79

Benedito, na sede de Alcntara; as festas de Santa Maria e de So Benedito, em Samucangaua; as festas de Santa Tereza de vila, em Itamatatiua, e a de So Benedito, em Cajual. As formas de expresso trabalhadas foram: em Itamatatiua, Cajual e na sede de Alcntara, a performance das caixeiras e das meninas que as acompanham as chamadas bandeirinhas, alm do tambor de mina na Ilha do Cajual. O Igarap do Encantado, a Pedra de Itacolomy, a Pedra Santa e os paredes de Camaraj, em Mamuna, alm do Poo do Chora, em Itamatatiua, foram inventariados como lugares. Quanto aos ofcios e modos de fazer, foram eleitos alguns relacionados festa do Divino, na sede de Alcntara. Em Mamuna, focalizaram-se o fabrico do azeite de mamona, as rezas para espantar pragas da lavoura e o artesanato em buriti e anaj. A cermica de Itamatatiua, a carpintaria naval em Brito e So Joo de Cortes, a extrao e manejo da ostra em Samucangaua, a tecelagem de redes de dormir em Brito tambm foram inventariadas.

As celebraes
A festa do Divino de Alcntara se insere no calendrio catlico e os rituais que a integram reproduzem o que o grupo imagina ter sido a corte portuguesa, e a cidade, com sua arquitetura e runas do perodo colonial e imperial, torna-se o palco perfeito para tal representao. um festejo popular de grande riqueza e complexidade, com uma variedade de ofcios, modos de fazer e saberes a ele associados, dentre os quais abordaram-se apenas alguns, como: confeco de altares e vestimentas para o santo (pomba, que representa o Divino Esprito Santo) e preparao de alimentos rituais. Outros no chegaram a ser objeto de inventrio, como: a confeco das lanternas que iluminam a procisso; do bordado das bandeiras do Divino; do chamado mastaru (bandeira no cimo do mastro); das vestimentas dos integrantes da corte simulada, chamada imprio; das caixas tocadas pelas caixeiras; dos enfeites que decoram as mesas e das chamadas lembrancinhas ofertadas aos visitantes. Da mesma forma, saberes especcos caso das rezas em latim proferidas por especialistas locais, da conduo dos rituais pelo chamado mestre-sala, no foram abordados. No foram focalizados no inventrio, igualmente, lugares envolvidos na realizao das cerimnias, como aqueles onde so ncados os mastros.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

80

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

No tocante aos ofcios e modos de fazer, foi inventariada a preparao de alimentos rituais, destacando-se o chamado doce de espcie, iguaria apreciada por moradores e turistas, cuja popularizao se deve sua distribuio como ddiva durante a festa do Divino. Os doces so itens imprescindveis nos rituais de comensalidade estabelecidos entre os festeiros, sendo distribudos aos presentes tambm aps as ladainhas. Entre estes, se estabelece uma ampla rede de reciprocidade, congurada pelo intercmbio de gestos, versos e frmulas de tratamento, cnticos, danas e banquetes. Do mesmo modo, a fabricao de licores de frutas diversas, assim como a do chamado chocolate, so atividades inerentes festa do Divino, pois, como o doce de espcie, so fartamente servidos em vrios momentos das cerimnias. A confeco de altares outro ofcio ligado realizao da festa, originado da necessidade de construo de estruturas para receber o santo e a corte simulada, a cada ano. Tais altares contm ao seu lado uma espcie de trono, onde se sentam os representantes do imprio. Alguns dos artesos que os produzem tambm dominam o saber e as tcnicas relativas ambientao e ornamentao das casas dos festeiros, que, no caso de Alcntara, podem chegar a 12. Alguns deles desempenham tambm a funo de guias dos rituais, como mestres-salas, por deterem o conhecimento sobre todos os detalhes das cerimnias. A confeco da roupa para o santo diz respeito ao trabalho de mulheres que preparam a imagem, a ser colocada sobre o altar vestida, ou seja, coberta e adornada. Enfeitam tambm a chamada santa croa coroa de prata com uma pomba em seu centro, apoiada em pequenas bandejas denominadas salvas, de zinco ou lato, tambm decoradas. As festas de So Benedito, tanto na sede de Alcntara quanto em Cajual, tambm foram objeto de inventrio, destacando-se sua importncia para a identidade tnica daqueles que vinculam sua histria dos antepassados escravos. Uma das formas de expresso mais caractersticas dessas festas o tambor de crioula, j registrado como patrimnio imaterial pelo Iphan (Ramassote, 2007). O trabalho privilegiou, ainda, a festa de Santa Teresa de vila, em Itamatatiua, entendida pelos camponeses como a legtima proprietria do territrio que ocupam (Prado, 2007). Ocorre anualmente, desde o sculo XIX, como uma espcie de contradom de parte desses camponeses de terra de santo

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

81

ao dom inaugural representado como ato de benevolncia da santa, ao permitir que os autodenominados pretos a permanecessem cultivando livremente aps a retirada dos religiosos. As terras pensadas e vividas pelos camponeses como de propriedade de Santa Tereza e de Santana se estendem pelos municpios de Alcntara e Bequimo tendo pertencido s Ordens do Carmo e das Mercs, respectivamente (Prado, 2007, p. 62). No primeiro, desenvolveu-se, no incio do sculo XIX, um campesinato comunal, aps a desagregao da fazenda administrada pelos carmelitas. As terras foram deixadas aos cuidados de chamados encarregados, que passaram a liderar a gesto do uso da terra e demais recursos, assim como a guarda da santa e seus pertences, inclusive gado (Prado, 2007; S, 2007). A festa de Santa Teresa de vila, em Itamatatiua, ocorre no ms de outubro, durante trs dias. A ela acorrem centenas de pessoas de So Lus, de povoados e municpios vizinhos. Alm dos rituais propriamente religiosos, nos quais tocam as caixeiras, h forte movimentao em torno da chamada radiola de reggae, tendo sido introduzido no festejo, em anos recentes, tambm o tambor de crioula.4 Um aspecto que sobressai na anlise das informaes sobre as festas de santos catlicos, em Alcntara, refere-se ao carter sistmico das relaes entre famlias de povoados distintos, e dessas com aquelas que se instalaram na cidade de So Lus sem, porm, abandonar os fundamentos de uma identidade tnica e a vinculao aos locais de origem (Cardoso, 2008; Silva, F., 2005; Silva, L., 2007). Esses vnculos, unindo povoados e bairros perifricos da capital, evidenciam a plasticidade das fronteiras tnicas (Barth, 1976, 2000) que transbordam os limites geogrcos, atualizando-se tambm do outro lado da Baa de So Marcos, em So Lus, em locais para onde os alcantarenses se deslocam cotidianamente, em embarcaes prprias. Tais fronteiras se estabelecem e se mantm como resultado da consolidao de redes, atualizadas nas relaes econmicas, de parentesco, de ajuda mtua e que correspondem a estratgias de reproduo social desses grupos.

Informao verbal prestada por Murilo Santos, cineasta, autor de documentrios sobre os quilombolas de Alcntara e acerca do trabalho de artesos vinculados produo da festa do Divino no municpio. Ainda sobre a festa de Santa Teresa de vila vide seu documentrio em super-8, intitulado A festa de Santa Teresa (1977).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

82

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

Os laos sociais unindo famlias de um lado e de outro da baa so alimentados em vrias ocasies, sobretudo nas festas dos povoados ou da sede de Alcntara (Cardoso, 2008; Silva, F., 2005). Tais eventos transformam-se em fatos sociais totais, nos quais se interpenetram distintos planos da organizao social (Geertz, 1959) econmicos, religiosos, estticos, jurdicos, de parentesco. So momentos de trocas ligando amplas redes de parentes, com traos de uma espcie de potlatch, no qual cada festeiro se esmera em superar os demais, demonstrando generosidade na oferta de alimentos, na hospitalidade, no cuidado com que trata cada detalhe das cerimnias (Gomes; Cardoso, 2006, p. 117). So momentos de distribuio do excedente campons, e reforam laos de solidariedade e reciprocidade generalizada entre famlias de distintos povoados. Alm de manifestar o pertencimento tnico a um grande territrio, esses intercmbios revelam a complementaridade dos recursos existentes em distintos ecossistemas, uma vez que baixas, palmeirais, praias, manguezais e rios esto distribudos desigualmente entre os povoados. Dessa forma, povoados de beira de costa e de centro (Paula Andrade; Souza Filho, 2006) trocam produtos e especialidades, ofcios e saberes, gentilezas e favores e, durante as festas, sobretudo alimentos. As relaes entre grupos de distintos povoados tambm se manifestam no aprendizado de certas habilidades fundamentais manuteno das celebraes, como a das caixeiras e tocadores de tambor de crioula. Descendentes de festeiros da sede de Alcntara, como os promotores da festa de So Benedito, aprenderam a tocar tambor com um dos maiores tocadores da regio, morador de Itamatatiua. Uma caixeira da Ilha do Cajual, sobrinha da chamada caixeira-mor, ento residente na Agrovila Cajueiro, foi iniciada pela tia para substitu-la na festa do Divino. Apesar de residirem em locais geogracamente distantes, os laos de parentesco entre tia e sobrinha foram determinantes para a continuidade da funo de caixeira (Santos, 2003). A distncia geogrca entre o povoado de Cajual e a Agrovila Cajueiro esconde, primeira vista, a proximidade estrutural entre parentes e as relaes que cotidianamente estabelecem. As redes de parentesco conformam outra geograa, para alm dos limites fsicos entre povoados e entre estes, a sede do municpio e a capital do estado, mantendo-se os vnculos tnicos. Esses vnculos so alimentados continuamente, mantendo as redes que unem os pretos da cidade e aqueles das localidades do interior, como se

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

83

percebe quando os vrios grupos de tambor de crioula participam da festa de So Benedito na sede do municpio. Tais laos no foram rompidos nem mesmo aps a interferncia dos militares que separou povoados e famlias, estabeleceu outros limites geogrcos e interrompeu tradicionais circuitos de troca. Em momentos da festa de So Benedito, na sede de Alcntara, quando os grupos de tambor de crioula percorrem a cidade, fazendo paradas nas igrejas (ou mesmo tocando e danando dentro delas), exibem-se traos diacrticos mantidos sob certa invisibilidade no cotidiano. Esses rituais de agregao integram as famlias, extrapolam as fronteiras entre rural e urbano e juntam os participantes num plano que permite ver acionada a identidade coletiva. Tais constataes sinalizam a necessidade de aprofundar a pesquisa sobre o conjunto das celebraes do calendrio religioso desses grupos, tentando apreend-las em sua totalidade. Por outro lado, levantam questes sobre os limites das aes de patrimonializao com base em instrumentos de obteno de informaes que tm como pressupostos a quanticao, a mensurao, a correspondncia precisa entre rituais, lugares e pessoas.

Formas de expresso
A performance5 das caixeiras recebeu particular ateno, tendo sido classicada como forma de expresso, porm, a julgar pelos conceitos adotados pelo INRC, poderia ter sido inventariada como ofcio e modo de fazer, j que signica uma prestao de servios rituais. A prpria diculdade de classicao dessa atividade como ofcio ou forma de expresso indica as diculdades colocadas pelo inventrio, tal como concebido pelo rgo ocial. As caixeiras tomam sua atividade como misso, por toda a vida, em devoo aos santos (Barbosa, 2006). Tocam caixa instrumento de percusso tpico de algumas celebraes religiosas do municpio , cantam e executam passos tpicos, acompanhadas pelas bandeirinhas. Tm lugar de destaque nas cerimnias, representando o papel de arautos e estando presentes em todos os momentos da celebrao, tanto na festa de Santa Tereza como na do Divino.

O termo refere-se ao conjunto de aes executadas pelas chamadas caixeiras toque de caixas, cnticos e evolues realizadas por mulheres e meninas chamadas bandeirinhas nas festas do Divino e de Santa Teresa de vila, em Alcntara.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

84

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

Apresentam-se em todos os lugares onde se desenrolam as cerimnias, nas casas ou nas ruas, nos cortejos do imprio, nos cultos (missas, rezas, ladainhas), ainda que possam assumir, simbolicamente, o lugar de escravas na corte imaginada.6 Aqui, novamente, se apresentam diculdades de operar com os instrumento do INRC. Tpicos como descrio da atividade suas etapas, metas, recursos nanceiros, capital, instalaes, produtos, resultados, lugares em que ocorre, dentre outras (Iphan, 2000, p. 107-122) denotam uma preocupao quantitativista, ao tentar agarrar fenmenos complexos e dinmicos por meio de questes objetivas. como se os pressupostos do tombamento, em suas possibilidades de avaliar, medir, quanticar bens a serem salvaguardados, no tivessem sido de todo apagados quando da tentativa de inventariar os bens chamados intangveis. A arbitrariedade das classicaes, separando as particularidades de um mesmo fenmeno em categorias prvias celebraes, ofcios e modos de fazer, lugares, formas de expresso conduz separao daquilo que deveria ser visto em sua articulao. Tal combinao de elementos, muitas vezes, pode ser determinante do fenmeno que se quer apreender. De fato, muitos elementos dessas manifestaes ou lugares podem ser descritos em sua materialidade, mas no se separam das dimenses imateriais a eles associadas. O limite do inventrio reside justamente a porque crenas, tabus, saberes ou outras variveis intangveis no podem ser apreendidos objetivamente pelos instrumentos disponveis (chas e questionrios), sob o risco de simplicao, como diz Manuela Carneiro da Cunha (2005, p. 20):
[] se olharmos detalhadamente as formas de produo das coisas estou evitando de propsito a palavra bens culturais veremos quanto difcil patrimonializ-los sem efeitos secundrios, e, sobretudo, sem uma larga medida de simplicao, e talvez de simplismo.

Tal possibilidade de anlise foi sugerida por Murilo Santos, com base em suas pesquisas para elaborao de documentrios.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

85

Ofcios e modos de fazer


A cermica de Itamatatiua atividade que integra a tradio local, sendo atualmente exibida como trao da identidade coletiva e se constitui, para as mulheres que a praticam, como mais uma bno de Santa Teresa de vila. Pensar essa atividade para ns de inventrio implica levar em considerao os componentes histricos e etnolgicos da formao do grupo. Como j destacado, o controle por ex-escravos de terras pertencentes a particulares ou a ordens religiosas deu origem ao que na literatura antropolgica foi caracterizado como terras de preto ou terras de santo (Almeida, 2006b; Gomes; Cardoso, 2006; Linhares, 1999; Souza Filho, 2008). nesse contexto de autonomia que a produo de cermica comea a ser realizada. Os ex-escravos que ocuparam terras pertencentes aos religiosos encontraram a uma argila cujas propriedades, associadas tcnica de polimento das peas pedra, deniram caractersticas estticas particulares aos artefatos produzidos. A conservao dessa tcnica de produo permitiu, ao longo do tempo, que essa cermica se diferenciasse de outras, tendo sua origem geogrca passado a funcionar como marcador cultural importante, identicada e valorizada em diferentes lugares onde comercializada. Reconhecer determinada cermica de Itamatatiua utilizar a indicao geogrca como selo de denominao de origem, agregando valor ao produto (Lages; Braga, 2005). Em outras palavras, passou-se a associar a esse produto um territrio, saberes e modos de produzir (Carneiro da Cunha, 2005, p. 17). A carpintaria naval de So Joo de Cortes tambm pode ser pensada no mesmo sentido, ligando um grupo cultural a um produto (Carneiro da Cunha, 2005, p. 17), pois o povoado conhecido por sua especializao na construo de embarcaes, destacando-se essa produo por sua importncia histrica para a economia regional. O povoado uma das localidades mais antigas do municpio de Alcntara, remontando sua histria ao sculo XVIII e se relacionando presena da Companhia de Jesus em Alcntara. no sculo XIX, porm, que a carpintaria naval se desenvolve para atender necessidade de circulao de produtos, sobretudo agrcolas, de modo a abastecer mercados e feiras regionais. Portos em So Lus (Linhares, 1999; Silva, L., 2007) recebiam a produo camponesa e
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

86

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

a encaminhavam Feira da Praia Grande (Noronha, 2007) e a outros mercados, situados em bairros da capital. Embarcaes de grande porte, bastante conhecidas no Maranho, como Mensageiro da F e Mensageiro Jnior (usadas no transporte de passageiros entre Alcntara e So Lus) e Ctara Divina (encomendada por um cliente de Belm), representam um pequeno exemplo da fase da construo das grandes embarcaes em So Joo de Cortes e da importante funo que cumpriram no transporte intermunicipal. A abertura de estradas e a circulao por via rodoviria de produtos oriundos da Baixada Maranhense com destino a So Lus, assim como transformaes no meio urbano da capital, contriburam para a reduo da quantidade e do porte das embarcaes produzidas (Noronha, 2007). Os estaleiros de So Joo de Cortes continuaram, porm, a produzir modelos de pequeno e mdio porte, destinados atividade pesqueira, circulao de produtos agrcolas, extrativistas e de pesca, conforme praticado desde o sculo XIX. Dessa forma, o saber associado carpintaria naval continua sendo reproduzido, respondendo a demandas regionais. Tratar a cermica de Itamatatiua ou a carpintaria naval de So Joo de Cortes como ofcios vinculados a identidades e territrios no foi difcil, pois, nesses casos, esto claros os produtos, a matria-prima, as ferramentas, as instalaes e outros elementos a serem inventariados. O mesmo no foi possvel, no entanto, no tocante extrao de ostras de Samucangaua. A extrao de ostras nesse povoado, segundo a memria oral, remonta ao chamado tempo dos antigos, desde quando uma escrava, Dona Ismndia, fundou o povoado. Fontes histricas como a do padre Betendorf (1910) davam conta da explorao desse recurso alimentar j no incio da colonizao. Nesse caso, tem-se o cruzamento entre identidade tnica, saberes, modos de fazer e produo e reproduo da biodiversidade, conforme apontado por vrios autores, para reas indgenas e camponesas (Emperaire, 2005). A relao entre cultura e diversidade biolgica, no caso da extrao de ostras de Samucangaua, agrante. A territorializao realizada pelas famlias, aps a chegada da escrava Ismndia, implicou uma relao de explorao dos recursos ambientais disponveis e, ao mesmo tempo, de produo de tcnicas e conhecimentos (Paula Andrade; Souza Filho, 2006). O manejo da ostra fruto de aprendizado que se realiza ao longo de geraes, resultado de renamento do saber acumulado sobre o ciclo reprodutivo

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

87

desse molusco. O saber local, como arte da localidade (Ploeg, 2000, p. 361362), tem permitido sua explorao para ns de consumo, h geraes. Mais de cem anos aps a chegada da famlia da fundadora, as famlias de Samucangaua continuam a explorar e a consumir ostras porque consolidaram o conhecimento que garante a sustentabilidade desse recurso alimentar. O calendrio da extrao e manejo das ostras se realiza com base em dois parmetros importantes e combinados: a estao das chuvas (inverno) e o ciclo das luas. Evitam a extrao no inverno porque, nesse perodo, se verica um maior desenvolvimento dos moluscos, sendo justamente esse cuidado que assegura a sustentabilidade da extrao e manejo no decorrer dos anos. Embora possa ser realizada todos os dias, ao longo dos meses de seca, a extrao praticada, preferencialmente, no ciclo da lua cheia. Assim, ostras avaliadas como menores, em um ciclo, podero ser extradas na lua cheia do ms seguinte. A diculdade em classicar essa atividade no mbito das categorias propostas pelo INRC que, neste caso, no se trata da produo de objetos, como no caso da cermica ou da carpintaria. No h ferramentas, matria-prima, instalaes, no possvel traar a planta baixa do local de trabalho, j que ele se realiza em vrios pontos do igarap que circunda o povoado. No meio de vida, embora seja um meio de produzir a vida, tanto no mbito da reproduo material das famlias quanto naquele da produo da natureza e da biodiversidade. Sua continuidade s possvel pelo acmulo de um saber, de um modo de tratar a natureza que corre srio risco de desaparecer, diante das ameaas que se abatem sobre esse territrio. Outro ofcio e modo de fazer que tambm apresenta diculdades, quando tratado no mbito da metodologia do INRC, a reza para espantar as pragas da lavoura, observada em Mamuna, e que pode ser conceituada, tambm, como um rito oral religioso, praticado por rezadeiras ou rezadores. Essa atividade ocorre em certos momentos do calendrio agrcola, quando insetos e outras chamadas pragas atacam as plantaes, podendo destruir o trabalho familiar de todo um ano. Trata-se de um saber detido por um ou outro membro do grupo, mantido sob segredo por geraes sucessivas. Nesse caso, a entrevistada se negou a declamar as oraes, dando a entender que se tratava de segredo e de um patrimnio que no se dispunha a ceder a ningum, exceto a seus lhos. Essa diculdade permite reetir sobre o que Carneiro da Cunha (2005, p. 21-22) aponta como problemas relativos coletivizao da cultura. H

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

88

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

situaes, como esta, em que o saber, visto do interior desses grupos, no considerado como pertencendo a todos, mas prerrogativa de alguns de seus integrantes. Nesse caso, as diculdades de preenchimento das chas e questionrios tornam-se muito evidentes e o prprio fato de insistir para que os entrevistados declamem suas frmulas mgicas implicaria um deslize imperdovel para um etngrafo. O reconhecimento ocial tende a valorizar a dimenso coletiva daquilo que considerado representativo e que pode ser alvo de registro. No entanto, certas particularidades culturais que dependem de determinados indivduos no podem ser compreendidas como integrando um todo indiferenciado. Em muitos casos a reproduo dessa capacidade/habilidade est cercada de tabus ou segredos que no podem ser partilhados coletivamente.

Lugares
As diculdades de operar com os instrumentos do INRC se mostraram mais agrantes no tratamento do que conceituado, no mbito dessa metodologia, como lugares. Os locais escolhidos para o levantamento, tanto o chamado paredo, a Pedra Santa, o Igarap do Encantado ou a Pedra de Itacolomy, embora no sejam espaos apropriados para prticas de qualquer natureza, esto diretamente relacionados ao sistema de crenas desses grupos. Apesar de no abrigarem nenhuma atividade cotidiana ou excepcional, podem ser reconhecidos por todos os integrantes desses grupos como locais onde habitam os chamados encantados,7 que tambm aparecem nas narrativas como guardies da natureza. Pode-se armar que tais elementos do ambiente (rochas e cursos dgua) ocupam lugar de centralidade na cultura local e que seus atributos se fazem

A aluso a entidades sobrenaturais denominadas encantados aparece em outras situaes em Alcntara, como aquela estudada por Ana Tereza Ferreira Rocha (2006) sobre o remanejamento compulsrio de famlias para a agrovila Peptal para ns de implantao do Centro de Lanamento de Alcntara. Nesse caso, segundo as famlias, a destruio da cobertura vegetal por parte dos militares para construo das agrovilas representou uma violao da morada dos encantados, que passaram a assombrar as famlias instaladas compulsoriamente nesses espaos. Ainda sobre a presena dos chamados encantados nessa regio da Baixada Ocidental Maranhense, ver Las Mouro S (1974).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

89

presentes nas narrativas e representaes religiosas, o que estaria conforme as conceituaes do INRC (Iphan, 2000, p. 32). So locais densos de sentido para esses grupos, no sendo simples, porm, enquadr-los com base nas categorias ociais como lugares que merecem ser salvaguardados para esses grupos. No caso da Pedra de Itacolomy, apesar de todos esses atributos, torna-se ainda mais complexo pens-la como lugar nos termos ociais, pois se situa no meio da baa de Cum, podendo ser avistada de vrios povoados. Como os demais, possui signicado diferenciado para os quilombolas de Alcntara, envolvendo crenas compartilhadas no apenas por esses grupos, mas pelas comunidades de terreiros de mina (Ferretti, M., 1994, 2000; Ferretti, S., 1995, 1996), na capital e em outras partes do Maranho. O chamado paredo so restos de paredes de pedras, muito largas, onde se encontram tambm pedaos de ferro e engrenagens. Tais runas, vestgios de estruturas de engenhos, do auge da economia agroexportadora alcantarense, no sculo XIX, foram ressignicadas pelos atuais quilombolas como traos diacrticos de sua identidade tnica (Almeida, 2006a, p. 61). Tal ressignicao serve para pensar a antiga e problemtica dicotomia entre patrimnio material e imaterial. O conjunto arquitetnico de caractersticas coloniais da sede de Alcntara, j tombado pelo Iphan, foi edicado graas ao poder econmico da aristocracia agrria, detentora de inmeros engenhos e fazendas com expressivo nmero de escravos. Muitas dessas edicaes, no interior do municpio, como os engenhos Gerij e Camaraj, importantes por seu papel na histria econmica do Maranho, poderiam ser alvo de tombamento. O seu abandono, no entanto, como outros, igualmente importantes, no permitiu que fossem perpetuados como smbolos nem da elite agrria do perodo, nem de uma poca de apogeu econmico que situava Alcntara como a principal cidade do Maranho. O que se vericou foi uma reapropriao das runas dessas antigas unidades pelos descendentes de escravos, levando o que era smbolo do poder da aristocracia a ser visto como morada de encantados. Nesse caso, a ressignicao subverteu o valor dessas edicaes como possveis monumentos histricos de pedra e cal, introduzindo outro sentido: o da valorizao do sistema de crenas do grupo, de seu universo simblico como patrimnio imaterial e, sobretudo, do signicado dessas runas como marcador de sua identidade. Tambm no Igarap do Encantado, em Mamuna, assim nominado pelos quilombolas em funo da crena de que seja habitado por seres reconhecidos

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

90

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

como donos do lugar, se manifestaria a chamada encantaria.8 Ali, segundo as narrativas, a gua cristalina e abundam os peixes, mas impossvel pesc-los, a menos que o pescador seja um paj ou uma paj e tenha poderes para se comunicar com entes sobrenaturais. Tais lugares so descritos, tambm, como possuindo casas e palcios no visveis aos humanos comuns e somente queles detentores de capacidades especiais. Aparece tambm nas narrativas a existncia de um local, no meio da baa de So Marcos, entre Alcntara e So Lus, que seria igualmente um lugar de morada de encantados. Situa-se em uma das partes em que as guas so mais revoltas e onde as ondas se elevam a alguns metros nos meses de vero, sendo chamado de Cerca de Alcntara. Embora no tenha sido objeto de inventrio, serve para pensar as diculdades de operar com os conceitos estabelecidos pela metodologia do INRC. A Pedra de Itacolomy no pensada como pertencendo a nenhum povoado, ou melhor, no nvel simblico pertence a todos, embora no se situe em nenhum em particular. O caso da Cerca de Alcntara mais complexo, pois no existe nenhum marco natural a indicar sua localizao, ainda que seja apontada como existindo em certo ponto da baa de So Marcos, entre So Lus e aquela cidade. Tais situaes indicam os limites do conceito de lugar, adotado pelo rgo ocial como espao de atividades, com existncia fsica, edicaes, referido a uma materialidade. Seria justamente nesse item do inventrio, segundo o Manual do INRC, que se encontrariam arquitetura e antropologia (Iphan, 2000, p. 32), mas talvez seja este um dos pontos que permita perceber justamente o contrrio a tentativa de colonizao da antropologia pela arquitetura. Talvez, aqui, se perceba a fora da ideologia pedra e cal, da qual instituio tenta, h tempo, se livrar.

Segundo Mundicarmo Ferretti (2004, p. 3), existem alguns lugares de Alcntara controlados por encantados: Dom Jos Floriano controlaria a chamada Cerca de Alcntara; o Rei da Bandeira (Joo da Mata ou Rei da Boa Esperana) e Princesa Doralice estariam encantados na Pedra de Itacolomy. Baro de Guar, Dom Manuel, Jos Raimundo (Camaroeiro) e Menino Louro seriam encantados que, para os adeptos dos terreiros de mina, tambm controlariam a regio de Alcntara. Acerca da expropriao desses grupos e seu assentamento compulsrio nas agrovilas, a mesma autora diz: Como aquela populao poderia levar para o seu novo local [as agrovilas] o cemitrio onde esto os restos mortais de seus antepassados e transportar para l encantarias to preciosas para ela? Ser que na nova localidade a populao removida poderia sentir a proteo espiritual que sentia no seu local de origem? (Ferretti, M., 2004, p. 1-2).

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

91

A persistncia do material nas polticas de patrimnio imaterial


O inventrio tomado para anlise neste texto no foi exaustivo, como preceitua o Iphan (2000, p. 28). Pode ser visto como trabalho que pretendeu sensibilizar o rgo ocial para a necessidade de aprofundamento de estudos com vistas identicao do patrimnio imaterial de Alcntara. O trabalho permitiu, tambm, reetir sobre os limites da metodologia do INRC e discutir alguns pressupostos que a orientam. Essa discusso serve, ainda, para reetir sobre como a antropologia e o conceito de cultura passaram a nortear o trabalho do rgo sobre patrimnio imaterial. Vale destacar que essa questo no nova, j que as discusses derivadas da institucionalizao do conceito de cultura pelo Iphan foram realizadas desde a edio do decreto n 3.551/2000 (Brasil, 2000) e as primeiras experincias de registro. Vrios autores vieram reetindo sobre questes relativas ao patrimnio imaterial (Carneiro da Cunha, 2005; Corra, 2007; Fonseca, 2005; Lima Filho, 2009; Oliven, 2003) e seus desdobramentos nas polticas ociais. Ao situar os problemas atinentes ao uso do conceito de cultura nas iniciativas ociais voltadas ao patrimnio imaterial, antroplogos pem em debate questes relativas no s ao decreto n 3.551/2000, mas tambm aos instrumentos do INRC, como Manuel Lima Filho (2009, p. 625): Ao se utilizar do conceito antropolgico de cultura, o tiro da metodologia do INRC pode sair pela culatra ao se mostrar limitante da profundidade simblica, identitria e cultural que os inventrios podem revelar. Alm dos problemas derivados da relao entre cultura e patrimnio imaterial, a formulao dos instrumentos de obteno de informaes parece ter sido vtima do peso simblico, histrico e poltico da categoria patrimnio material. Usada para caracterizar, por sua excepcionalidade, bens de natureza material, a ela foi agregado o adjetivo imaterial ou intangvel, como se ambos (patrimnio material/patrimnio imaterial) fossem simtricos e homlogos. As marcas do patrimnio material presentes nas nuanas de objetividade ou mesmo de quanticao dos instrumentos de identicao do patrimnio intangvel no representam somente a diculdade de assegurar uma feio prpria a estes ltimos. Signicam tambm, pelo poder simblico que
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

92

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

o material possui, um tipo de colonizao do imaterial que a poltica institucional no conseguiu ainda resolver. Outro aspecto que demonstra a diculdade de operar com os instrumentos preconizados pelo INRC diz respeito ao fundamento de cada uma dessas categorias material e imaterial.
Conservar o patrimnio material , sobretudo, conservar objetos produzidos. Mas o imaterial no consiste em objetos mas sim na virtualidade de objetos, sua concepo, seu plano, o saber sobre eles. Conservar virtualidades, ou seja, o imaterial, conservar processos. A nfase, no primeiro caso, o produto, no segundo, sobre o processo de produo. (Carneiro da Cunha, 2005, p. 19).

Os instrumentos disponveis para o registro dessas virtualidades subvertem o papel a que estavam destinados, ou seja, em vez de apreender os processos, tentam transform-los em produtos. Nesse caso, os elementos da necessria objetividade, presentes na caracterizao do patrimnio material, inuenciam os pressupostos que orientam a realizao do inventrio dos patrimnios intangveis. As situaes trabalhadas em Alcntara permitem ver os problemas relacionados separao arbitrria entre material e imaterial. A caracterizao do patrimnio imaterial dos quilombolas, nesse caso, depende e est relacionada sua base material. Ambas fazem parte do mesmo e inclusivo fenmeno. Uma das constataes mais imediatas, quando da realizao do trabalho, foi que a no existncia de conhecimento antropolgico acumulado etnograas, laudos periciais e outros estudos sobre as localidades escolhidas para inventrio levaria a resultados limitados ou, na pior das hipteses, a dados equivocados. A importncia do conhecimento prvio realizao de trabalhos sobre patrimnio imaterial de determinada localidade tem sido demonstrada, tambm, por outras experincias (Andrello, 2005; Gallois, 2005). Outra questo relevante, acerca da metodologia sugerida pelo rgo ocial para esse tipo de levantamento, refere-se diminuio da importncia da observao direta das situaes e eventos escolhidos para inventrio. Ainda que o manual do INRC arme no ser necessria a coincidncia entre o tempo do inventrio e o do calendrio das celebraes (Iphan, 2000, p. 79), consideramos metodologicamente insuciente obter informaes sobre festejos populares apenas por meio de entrevistas.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

93

Se a antropologia acionada pelo Iphan como disciplina que pode contribuir para o entendimento de aspectos relacionados ao patrimnio imaterial, minimizar a utilizao do instrumento fundante da disciplina soa como incoerncia metodolgica. Evidentemente, podem-se obter boas descries sobre festas entrevistando pessoas com destacado papel nas celebraes, porm orientar a pesquisa somente pelo roteiro indicado em chas e questionrios, ainda que possvel, compromete a qualidade das informaes. Nesse caso, a observao direta e participante nos eventos, no momento mesmo de sua ocorrncia, torna-se indispensvel apreenso de detalhes da dinmica e da complexidade das manifestaes culturais focalizadas. Outro aspecto que concorre para raticar a limitao dos instrumentos de registro de informaes a orientao relativa a quem entrevistar. O manual opera com a ideia de executante exemplar, pois, segundo as orientaes, o foco seria a celebrao, no havendo necessidade de entrevistar muitos sujeitos envolvidos em cada manifestao. Essa orientao problemtica, porque, nos casos inventariados, h diferentes artesos, caixeiras, grupos de tambor de crioula, guias de cerimnias, existindo entre eles disputas, distintos pontos de vista, vrios modos de confeccionar o mesmo artefato, realizar a mesma dana ou tocar o mesmo instrumento. Ao eleger um executante exemplar, se estaria operando com a possibilidade de consenso sobre quem seria mais qualicado a se pronunciar sobre determinada matria. Apagar-se-iam disputas, pontos de vista divergentes, que tambm interferem na caracterizao de determinada celebrao e igualmente a integram. Embora haja certa homogeneidade na maneira de construir os chamados altares do Divino, por exemplo, as tcnicas e materiais utilizados variam e os resultados podem tambm ser distintos. H pontos de vista pessoais como, por exemplo, o fato de as atuais caixeiras do Divino preferirem caixas confeccionadas em lato e no em madeira, pois, segundo elas, so mais leves (informao verbal).9 H disputas em jogo, contradies, que integram o campo da celebrao, por assim dizer. Como apreender tal dinmica por meio de questionrios e chas, trabalhando com a ideia de executante exemplar?
9

Informao verbal de Murilo Santos e Adriana Tobias, obtida em suas pesquisas junto a artesos que confeccionam altares e caixas do Divino, em Alcntara.

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

94

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

Nos casos inventariados, determinados ofcios e modos de fazer s existem no mbito dessas celebraes, no sendo pensados e nem vividos fora delas. Pensar ofcios como meio de vida (Iphan, 2000, p. 135-150) mostrou-se extremamente limitante. Outro aspecto a ser destacado, ainda com relao s festas, o fato de os formulrios aludirem a danas a elas associadas. Certos movimentos realizados pelas caixeiras e bandeirinhas poderiam ser pensados como danas? Que categoria seria mais apropriada para pensar essa forma de expresso, que s existente no mbito de cerimnias religiosas e que envolvem msica, cnticos e movimentos corporais? Mais um limite se apresenta quando se trata de transmisso de saberes, em que o ofcio ou modo de fazer implica em segredos, tabus, hierarquias internas a esses grupos, sendo outro aspecto a ser considerado e j ressaltado por outros pesquisadores (Lima, 2005). Como patrimonializ-los como bens coletivos se a capacidade de comunicao e/ou relao com entes sobrenaturais detida por determinados membros do grupo que reivindicam para si essa capacidade especca? O segredo, os tabus, as regras de uso ou as interdies dizem respeito, ainda, a lugares recobertos de signicado religioso, nem pensados e nem vividos como locais de visitao. No so lugares pblicos, acessveis a todos indistintamente, sendo entendidos como de acesso restrito queles que, em funo de suas capacidades especiais, podem frequent-los sem problemas. H limites para inscrever esses lugares nos formulrios citados e, em relao a um possvel registro, em que condies isso seria possvel? Por outro lado, na medida em que os grupos em questo so alcanados por instituies da sociedade envolvente, como o caso do territrio quilombola de Alcntara, requisitado para implantao de um projeto supostamente de interesse nacional, como o Estado poderia reconhecer e salvaguardar tais locais enquanto patrimnio imaterial dos quilombolas? Essas questes fazem pensar que a atual valorizao do patrimnio intangvel de grupos como os quilombolas ainda se assenta sobre um dilema institucional que tem a ver com o peso do passado em relao poltica patrimonial brasileira. Se, outrora, o tombamento era a categoria central dessa poltica, o registro foi introduzido como seu homlogo, numa tentativa de equilibrar as duas vertentes.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

95

Ainda que o decreto n 3551/2000 (Brasil, 2000) e a metodologia do INRC tenham sido pensados para reverter esse desequilbrio histrico, conferindo ao patrimnio imaterial status e peso simblico correspondente ao material, perduram limites e problemas, como j apontou Lima Filho (2009), impedindo o estabelecimento da ruptura almejada. Para lev-la s ltimas consequncias, seria necessrio aprofundar a reexo sobre experincias de inventrio, o que se tentou realizar neste texto.

Referncias
A FESTA DE SANTA TERESA. Direo de Murilo Santos. So Lus, c1977. 1 lme super-8. ALMEIDA, A. W. B. de. Os quilombos e a base de lanamento de foguetes de Alcntara: laudo antropolgico. Braslia: MMA, 2006a. v. 1-2. ALMEIDA, A. W. B. de. Terras de preto, terras de santo, terras de ndio uso comum e conito. In: ALMEIDA, A. W. B. de. Terras tradicionalmente ocupadas. Manaus: UFAM, 2006b. p. 101-132. ANDRS, L. P. de C. C. Rerraticao da rea de tombamento do conjunto arquitetnico de Alcntara no Maranho: Processo N 390 T 48l. So Lus: Iphan, 2002. 2 v. ANDRELLO, G. L. Nossa histria est escrita nas pedras: conversando sobre patrimnio cultural com os ndios do Uaups. In: CARNEIRO DA CUNHA, M. (Org.). Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, n. 32, p. 185-207, 2005. BARBOSA, M. Umas mulheres que do no couro: as caixeiras do Divino no Maranho. So Paulo: Petrobrs, 2006. BARTH, F. Los grupos tnicos y sus fronteras. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1976. BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variaes antropolgicas. Organizao de Tomke Lask. Traduo de John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

96

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

BETENDORF, J. F. Crnica da Misso dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranho. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1910. BRASIL. Presidncia da Repblica. Subchea para Assuntos Jurdicos. Decreto n 3.551, de 4 de agosto de 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimnio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimnio Imaterial e d outras providncias. Braslia, 2000. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3551. htm>. Acesso em: 20 fev. 2012. CARDOSO, M. S. D. S vivo da pesca: estratgias de reproduo de famlias camponesas no meio urbano entre Alcntara e So Lus. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)Centro de Cincias Humanas, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 2008. CARNEIRO DA CUNHA, M. Introduo. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, n. 32, p. 15-27, 2005. CORRA, A. F. Novos patrimnios e novos museus: vocao museolgica dos tombamentos etnogrcos. Revista Ps Cincias Sociais, So Lus, v. 4, n. 7, p. 77-97, jan./jun. 2007. DCTA RECEBE VISITA de comitiva da Cmara dos Deputados. DCTA Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial, 17 dez. 2010. Disponvel em: <http://www.cta.br/leiamais.php?id=223>. Acesso em: 21 dez. 2011. EMPERAIRE, L. A biodiversidade agrcola na Amaznia brasileira: recurso e patrimnio. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, n. 32, p. 31-43, 2005. FERRETTI, M. Terra de caboclo. So Lus: Secma, 1994. FERRETTI, M. Desceu na Guma: o caboclo no tambor de mina. So Lus: Edufma, 2000. FERRETTI, M. Lugares sagrados e encantarias maranhenses. In: REUNIO ANUAL DA SBPC, 56., 2004, Cuiab. Anais Cuiab: Universidade Federal do Mato Grosso, 2004. Disponvel em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/56ra/ banco_conf_simp/textos/MundicarmoFerretti.htm>. Acesso em: 17 fev. 2012.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

97

FERRETTI, S. Repensando o sincretismo. So Paulo: Edusp: Edufma, 1995. FERRETTI, S. Querebent de Zomadnu. So Lus: Edufma, 1996. FONSECA, M. C. L. Da modernizao participao: a poltica federal de preservao nos anos 70 e 80. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Braslia, n. 24, p. 153-163, 1996. FONSECA, M. C. L. O patrimnio em processo: trajetria da poltica federal de preservao no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ: MinC: Iphan, 2005. GALLOIS, D. T. Os Wajpi em frente da sua cultura. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, n. 32, p. 110-129, 2005. GEERTZ, C. Form and variation in Balinese village structure. American Anthropologist, v. 61, n. 6, p. 991-1012, Dec. 1959. GOMES, A. M.; CARDOSO, M. S. D. Apropriao e manejo de recursos naturais em Santana de Caboclos, terra de santssimo. In: PAULA ANDRADE, M.; SOUZA FILHO, B. (Org.). Fome de farinha: deslocamento compulsrio e insegurana alimentar em Alcntara. So Lus: Edufma, 2006. p. 113-144. IPHAN. Inventrio Nacional de Referncias Culturais: manual de aplicao. Braslia, 2000. LAGES, V.; BRAGA, C. A origem geogrca como patrimnio implicaes para polticas pblicas e desenvolvimento de negcios. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, n. 32, p. 95-107, 2005. LIMA, E. C. Kampu, kampo, kamb: o uso do sapo-verde entre os Katukina. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro, n, 32, p. 254-267, 2005. LIMA FILHO, M. F. Da matria ao sujeito: inquietao patrimonial brasileira. Revista de Antropologia da USP, So Paulo, v. 52, n. 2, p. 605-632, 2009. LINHARES, L. F. do R. Terra de preto, terra de santssima: da desagregao dos engenhos formao do campesinato e suas novas frentes de luta. Dissertao (Mestrado em Polticas Pblicas)Centro de Cincias Sociais, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 1999.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

98

Benedito Souza Filho e Maristela de Paula Andrade

MONTELLO, J. Noite sobre Alcntara. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. NORONHA, R. No corao da Praia Grande: representaes sobre a noo de patrimnio na Feira da Praia Grande, 2007. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)Centro de Cincias Humanas, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 2007. OLIVEIRA FILHO, J. P. de. Uma etnologia dos ndios misturados: situao colonial, territorializao e uxos culturais. In: OLIVEIRA FILHO, J. P. de. A viagem de volta: etnicidade, poltica e re-elaborao cultural do Nordeste indgena. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1999. p. 11-40. OLIVEN, R. Patrimnio intangvel: consideraes iniciais. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. (Org.). Memria e patrimnio: ensaios contemporneos. Rio de Janeiro: DP&E, 2003. p. 77-80. PAULA ANDRADE, M.; SOUZA FILHO, B. (Org.). Fome de farinha: deslocamento compulsrio e insegurana alimentar em Alcntara. So Lus: Edufma, 2006. PAULA ANDRADE, M.; SOUZA FILHO, B. A base de lanamento e seus impactos sobre as populaes tradicionais de Alcntara. In: CARNEIRO, M. S.; COSTA, W. C. da (Org.). A terceira margem do rio: ensaios sobre a realidade do Maranho no novo milnio. So Lus: Edufma, 2010. p. 57-83. PLOEG, J. D. van der. Sistemas de conocimiento, metfora y campo de interaccin: el caso del cultivo de la patata en el altiplano peruano. In: VIOLA, A. (Comp.). Antropologa del desarrollo: teorias y estdios etnogrcos en Amrica Latina. Barcelona: Paids, 2000. p. 361-383. PRADO, R. Todo ano tem: as festas na estrutura social camponesa. So Lus: Edufma, 2007. RAMASSOTE, R. M. Notas obre o registro do tambor de crioula: da pesquisa salvaguarda. Revista Ps Cincias Sociais, v. 4, n. 7, p. 99-120, 2007.
Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Patrimnio imaterial de quilombolas

99

ROCHA, A. T. F. A festa inacabada: a implantao do Centro de Lanamento de Alcntara e a constituda de sujeitos liminares. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)Centro de Cincias Humanas, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 2006. SANTOS, M. Terras de quilombo: uma dvida histrica. So Lus: ABA, 2003. 1 DVD. SILVA, F. P. A comunidade dos pretos de Castelo. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)Centro de Cincias Humanas, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 2005. SILVA, L. da L. Quilombos entre Alcntara e So Lus. Monograa (Graduao em Cincias Sociais)Centro de Cincias Humanas, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 2007. SOUZA FILHO, B. Bom Sucesso: terra de preto, terra de santo, terra comum. So Lus: Edufma, 2008. SOUZA FILHO, B. Ovo briga com pedra: a luta como pedagogia dos quilombolas de Alcntara. In: NASCIMENTO, C. G. do (Org.). Versos e reversos da educao: das polticas s pedagogias alternativas. Gois: Editora da PUC, 2010. p. 111-128. SOUZA FILHO, B.; PAULA ANDRADE, M. de. Inventrio Nacional de Referncias Culturais do Municpio de Alcntara (2a fase). So Lus: Iphan, 2009. S, L. M. O po da terra: propriedade comunal e campesinato livre na Baixada Ocidental maranhense. So Lus: Edufma, 2007. S, L. M. Sobre a classicao das entidades sobrenaturais. In: PESQUISA POLIDISCIPLINAR Prelazia de Pinheiro: aspectos antropolgicos. So Lus: Ipei, 1974. v. 3.

Recebido em: 21/02/2012 Aprovado em: 30/07/2012

Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 18, n. 38, p. 75-99, jul./dez. 2012

Potrebbero piacerti anche