Sei sulla pagina 1di 2

A mdia na sociedade em rede Gustavo Cardoso CARDOSO, Gustavo. A mdia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notcias.

. Rio de Janeiro: editora FGV, 2007. 528p - Evoluo do papel da mdia na sociedade em rede Na sociedade em rede, a organizao do sistema das mdias e a sua evoluo esto em grande parte dependentes do modo como nos apoderamos socialmente dela (P.16) S nesse momento da nossa histria possvel encontrar um modo de organizao do sistema de mdia, baseado na interligao em rede . A partir do surgimento da internet foi possvel, primeiramente, a migrao para o online digital de meios de comunicao de massa tradicionais, o que estabeleceu as pontes necessrias entre as velhas e as novas mdias. Depois, a mesma internet com destaque para relao com os celulares e SMS foi responsvel por estruturar um nmero maior de ligaes entre todos os tipos de mdia. O que caracteriza o sistema de mdia na sociedade atual no a convergncia tecnolgica, mas sim a organizao em rede. A argumentao aqui de que o atual sistema de mdia prece encontrar-se assim organizado no em funo da ideia da convergncia, possibilitada pela tecnologia digital, mas pela articulao em rede (P.17)

- Como se estrutura essa articulao em rede? O sistema de mdia se organiza cada vez mais em torno de duas redes principais que se comunicam por meio de diferentes de tecnologia da comunicao e da informao: so elas a televiso e a internet que estabelecem ns com outras tecnologias da informao como rdio, telefone e imprensa escrita.

- Por que existem duas redes principais? O autor parte da hiptese de que as duas redes principais so destacadas a partir da dimenso de interatividade possibilitadas tecnologicamente por cada uma e a maneira como valorizamos, socialmente, essas diferentes dimenses interativas, a partir da fundamentao da noo de matriz de mdia. Originalmente proposta por Meyrovitz (1993), a noo de matriz de mdia aposta que ns, subjetivamente, temos uma tendncia a estabelecer uma hierarquia mental entre os diversos tipos de mdia e o

lugar que ocupam na nossa vida. Apesar de ser uma relao individual, por outro lado, compartilhada coletivamente.

- Questionamentos: At que ponto a sociedade em rede uma sociedade em que a internet pe em xeque o poder da mdia tradicional? Ou ser que as foras em ao so mais sutis e esto criando um novo espao de mdia em que cada meio assume especificidades prprias no processo de mediao? Estamos realmente substituindo a velha mdia pela internet?

-Metdo Construo de autonomia comunicativa e sociopoltica Que modelos diferentes de apropriao da mdia existe na sociedade em rede?

Potrebbero piacerti anche