Sei sulla pagina 1di 22

Projeto de pesquisa: passo a passo

A funo e a redao do projeto de pesquisa


Para Severino (2000), o projeto de pesquisa: serve para facilitar a organizao do tempo e o cumprimento dos prazos preestabelecidos; atende s exigncias didticas dos professores, permitindo a sua discusso e apreciao crtica; permite ao orientador o entendimento da proposta de pesquisa, possibilitando a reformulao de algumas etapas, perspectivas e eventuais erros

A funo e a redao do projeto de pesquisa

O tempo verbal usado em um projeto deve ser o futuro, pois o trabalho ainda vai se concretizar. Porm, ao fazer a introduo e a fundamentao terica, o autor do projeto deve empregar o tempo de acordo com a localizao temporal do fato descrito, escolhendo de preferncia a terceira pessoa do singular do tempo presente, podendo ser acompanhada da partcula apassivadora se, quando for o caso

Capa

Sumrio

Introduo

Introduo

Num projeto de pesquisa, a introduo tem o objetivo de traar um panorama geral do estudo proposto, isto , apresentar em linhas gerais o estudo que ser apresentado nas pginas seguintes. A introduo de um projeto de pesquisa tem necessariamente algumas tarefas a cumprir:

deve fazer uma breve reviso bibliogrfica sobre o assunto e o tema; tomar posio acerca das diferentes concepes sobre eles; anunciar o estudo assimilado; apresentar, brevemente e parte a parte, o restante do projeto.

Problematizao

Tema

O assunto mais geral. A definio do tema de pesquisa indica uma subrea de interesse a ser investigada a partir de uma grande rea, o assunto. Ao formularmos perguntas ao tema e ao assunto proposto, estaremos construindo sua problematizao.

Problema de pesquisa

O problema emerge do tema, a problematizao. da compreenso mais aprofundada do tema de pesquisa que surge o problema. Partir de um assunto mais amplo, delimitar um tema, pens-lo na perspectiva do estudo proposto, dos objetivos, chegar perto da formulao do problema (SALOMON, 2004).

Justificativa

Justificativa

O projeto de pesquisa exige uma dedicao especial s justificativas do estudo. Justificar significa argumentar a favor da importncia do estudo proposto, demonstrar as razes pelas quais se justifica sua realizao. preciso estar atento para no cair na armadilha de justificar o estudo pela falta de estudos semelhantes. Justificativa do tema (parte do problema). Justificativa da hiptese (segurana do pesquisador).

Iniciao cientfica

No precisa ser indito, mas a forma com que o tema abordado e sua problematizao devem ter significado prprio, demonstrado pelo pesquisador no projeto; deve conter razes que o legitimam, que o fazem merecer uma leitura.

Objetivos

Objetivos

Um objetivo um propsito, uma meta, um alvo que se pretende atingir, uma ao a ser realizada, a prpria materializao do estudo. A definio dos objetivos uma das mais importantes etapas de um trabalho cientfico.

Objetivos

a partir da formulao dos objetivos que se pode delinear o projeto de pesquisa apresentar, primeiramente, objetivos gerais do estudo para, em seguida, formular os objetivos especficos. No apresentar muitos objetivos, mas aqueles que tm mais sentido para o trabalho. para garantir a clareza da ao a ser realizada, iniciar sempre a formulao de um objetivo usando o verbo (ao) no infinitivo: identificar, analisar, compreender etc

Reviso da Literatura

Material e Mtodos

Bibliografia
FERRAREZI Jr., Celso. Guia do trabalho cientfico: do projeto redao final: monografia, dissertao e tese. 1.ed.S Paulo: Contexto, 2011. SANTOS, Gildenir Carolino.Percurso cientfico: guia prtico para elaborao da normalizao cientfica e orientao metodolgica. Gildenir Carolino Santos; colaboradores: Rosemary Passos, Rogrio Gualberto de Souza.Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. TOZONI-REIS, Marlia Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba : IESDE Brasil S.A. , 2009.

Potrebbero piacerti anche