Sei sulla pagina 1di 182

Escrever traduzir. Mesmo quando estivermos a utilizar a nossa prpria lngua.

. Transportamos o que vemos e o que sentimos para um cdigo convencional de signos, a escrita...

...e deixamos s circunstncias e aos acasos da comunicao a responsabilidade de fazer chegar inteligncia do leitor, no tanto a integridade da experincia que nos propusemos transmitir,...

...mas uma sombra, ao menos, do que no fundo do nosso esprito sabemos bem ser intraduzvel, por exemplo...

...a emoo pura de um encontro, o deslumbramento de uma descoberta, esse instante fugaz de silncio anterior palavra que vai ficar na memria como o rasto de um sonho que o tempo no apagar por completo.
Jos Saramago

Muito universo, muito espao sideral, mas o mundo mesmo uma aldeia.
Jos Saramago

Estamos numa aldeia chamada Azinhaga, no Alentejo portugus, a regio sul do pas onde se produzem azeitonas, cortia e trigo.

E nesta pequena aldeia, modestas plantaes e criao de porcos o que h para ser feito.

Jernimo e Josefa esto particularmente felizes hoje, 16 de novembro de 1922, pois o dia que viu nascer o seu mais novo neto, a quem o destino conferiu o nome de Jos Saramago.

Livros e letras no fazem parte da rotina deste casal de camponeses, bem como de tantos outros vizinhos. As poucas palavras faladas lhes servem aos propsitos, e o seu mundo o quintal que em breves minutos percorremos.

Na primavera de 1924, os pais de Saramago, Maria da Piedade e Jos de Sousa, abandonam o seio do campo e se mudam para Lisboa, onde ele conseguiu um novo trabalho como policial do trnsito.

Em Lisboa, Maria da Piedade passa a cuidar dos afazeres domsticos, e se dedica aos filhos, Francisco, de quatro anos, e Jos Saramago, que conta com dois anos de idade.

No ms de dezembro do mesmo ano em que se mudam para Lisboa, o filho mais velho do casal, Francisco, com apenas quatro anos de idade, morre de broncopneumonia.

Uma dor que Maria da Piedade carregar pelo restante dos seus dias.

Saramago passa a frequentar a escola primria na capital, e j fluente na leitura, aos oito anos.

Sua me o envia nas frias para Azinhaga, para o contato com o campo e com os avs maternos.

E nas temporadas que passa na aldeia dos avs, o pequeno Jos sente-se feliz como um pssaro livre.

O contato com a Natureza a inocncia, cheia de beleza e serenidade, das coisas puras.

Os peixes que, nadando velozes, mantm-se, por vezes, imveis contra a fora da corrente...

Anos mais tarde, recordar Saramago algumas lembranas do av Jernimo:...

Recordo daquelas noites mornas de Vero, quando dormamos debaixo da figueira grande, ouo-o falar da vida que teve, das histrias e lendas da sua infncia distante.

Adormecamos tarde, bem enrolados nas mantas por causa do fresco da madrugada...

As lembranas da pequena aldeia e o tempo passado na companhia dos avs as grandes referncias morais e sentimentais na sua vida acompanharo o pequeno Jos pelos anos e dcadas vindouros.

O tempo passa e transforma crianas em jovens adultos.

Por falta de recursos, Saramago no chega a concluir o secundrio, trocando os estudos acadmicos pelo curso de serralharia mecnica numa escola tcnica de Lisboa.

Aos dezenove anos passa a trabalhar num hospital, fazendo a manuteno do maquinrio. Com o trabalho a consumir as horas do dia, cultiva a rotina de dedicar a noite leitura.

Todas as noites, depois de jantar, vai a p, apesar da longa distncia, at a biblioteca pblica de Lisboa, onde permanece at a hora de fechar, lendo tudo o que pode. So estas leituras as suas aulas, o seu professor, o seu mestre...

Sobre esta fase, recordar anos mais tarde:... Como gostava de, um dia, comear a escrever, afinal, ser um escritor! E ser escritor era para o jovem Jos uma reflexo sobre a vida e os seus absurdos...

Guiado talvez pela beleza da persistncia, ainda que trmula, de uma daquelas estrelas que vira no cu na casa do av Jernimo e da av Josefa, decidiu ser todo uma s vontade, todo um atrevimento e lanou-se no voo alto de escrever...

Em 1944, aos 22 anos de idade, casa-se com a pintora Ilda Reis, sendo que trs anos mais tarde, em 1947, nasce a filha, que recebe o nome Violante. Neste ano tambm publica o seu primeiro livro, Terra do Pecado.

Jos Saramago, Ilda Reis e a filha Violante, 1951

Pais e filhos a convivncia gera laos; no entanto, o amor, a admirao e o carinho necessitam ser construdos.

Leva tempo, ateno e cuidado arar a terra que fecunda afeio e ternura, respeito e carinho.

margens Leva tempo, ateno es cuidado do rio Almonda arar a terra que fecunda Azinhaga, 1951 afeio e ternura, respeito e carinho.

Jos Saramago e Violante

A expresso vocabular humana no sabe ainda e provavelmente no o saber nunca, conhecer, reconhecer e comunicar tudo quanto humanamente experimentvel e sensvel.
Jos Saramago

A expresso vocabular humana no sabe ainda e provavelmente no o saber nunca, conhecer, reconhecer e comunicar tudo quanto humanamente experimentvel Jos Saramago e sensvel. e Violante

Jos Saramago Azinhaga, 1953

Embora tenha seu primeiro livro, Terra do Pecado, ignorado pela crtica, Saramago continua a escrever, tendo diversos contos e crnicas publicados em jornais e revistas.

A sua paixo pela literatura leva-o a conseguir posies de certo destaque no meio editorial, atuando como colunista, revisor, tradutor e crtico literrio.

Com aproximadamente quarenta anos de idade, seu nome comea a ser conhecido no campo da literatura e cultura em Portugal.

Saramago passa a ocupar diversas funes, como coordenador do suplemento de cultura do jornal Dirio de Lisboa, e diretor-adjunto do Dirio de Notcias.

Em 1970, Saramago e Ilda Reis se divorciam. E em 1975, ao deixar a funo de editorialista do jornal onde trabalha, resolve dedicar-se exclusivamente literatura.

Em 1980, aos 58 anos de idade, Saramago publica o seu segundo romance, chamado Levantado do Cho.

Desta vez, a acolhida bem diferente; a obra recebida com xito, tanto pela crtica, quanto pelo pblico, em Portugal.

Os livros que se seguem nos anos seguintes so igualmente aclamados pelo pas afora.

Aos sessenta e poucos anos de idade Saramago d incio a uma tardia e improvvel carreira literria.

Estamos em 1986, Saramago encontra-se com 63 anos de idade. Separado, com a filha j adulta. Realizou o sonho de escrever e ser lido. Com um sucesso considervel em Portugal , parece um homem satisfeito com a vida que lhe fora destinada.

Aos 63 anos de idade, o que um homem pode ainda esperar da vida?... afirmaria numa entrevista, No muito....

Mas o futuro ainda lhe reserva algumas surpresas...

( fim da primeira parte desta apresentao )

1986 - Sevilha, Espanha.

Uma jornalista espanhola, nos seus trinta e poucos anos, passeia por uma livraria procura de ttulos interessantes.

Ao passar por uma estante que contm alguns livros separados para serem devolvidos editora, se depara com um ttulo que chama sua ateno.

Mesmo sem ter ouvido falar do autor, ela resolve comprar o livro, sem poder imaginar as consequncias que tal deciso, aparentemente trivial, poder ter.

Coincidncias da vida, diro alguns, enquanto outros atribuiro o ocorrido ao destino, ao acaso, ao inevitvel...

O livro se chama Memorial do Convento. E a jovem jornalista que o acaba de adquirir, Pilar del Ro.

Blimunda, a protagonista de Memorial do Convento, ocupa um lugar especial dentre todos os personagens femininos criados por Saramago.

Pilar gosta tanto do livro que compra vrios exemplares para presentear s melhores amigas, comentando sua grande vontade de conhecer esse homem capaz de tocar tanto a alma feminina atravs de Blimunda.

Ela procura outros livros de Saramago, e diante da revelao e fascinao sentida aps cada leitura, resolve entrar em contato com o autor.

Pilar recordar mais tarde: Senti que tinha a obrigao moral de dizer a Jos Saramago o que tinha experimentado. Um autor s acaba a sua obra quando o livro lido e entendido. E eu queria dizer-lhe: completou-se o ciclo, li-o e entendi.

Uma bela tarde, toca o telefone na casa de Saramago. Pilar se identifica, dizendo ser uma leitora e admiradora. Conversam sobre os livros de Saramago, sobre a literatura, sobre a vida...

E ao fim da conversa, combinam de se encontrar numa cafeteria em Lisboa, para uma entrevista que Pilar prope realizar para o jornal em que trabalha.

Por ocasio do encontro, aproveitam para passear pela cidade de Lisboa, e falam de quase tudo. Depois, ela retorna para Sevilha. Com uma estranha paz.

No dia seguinte, Saramago retribui a visita de Pilar a Lisboa, enviando-lhe uma carta, acompanhada de rosas.

Caminhos que se entrecruzam, vidas prestes a se mudar para sempre...

Coincidncias da vida, diro alguns. O destino, o acaso, o inevitvel, afirmaro outros...

H quem afirme que as histrias de amor, todas elas, desde o incio dos tempos, se parecem, se repetem.

O que muda so os nomes, os detalhes, os coraes...

As idas e vindas entre Sevilha e Lisboa, onde Pilar e Saramago residem, respectivamente, passam a se tornar cada vez mais frequentes.

Os 28 anos de vida que separam Pilar, com 34 anos, e Saramago, 63, se tornam um mero detalhe diante do amor que sentem.

Em outubro de 1988 celebram o casamento.

Ao lado de Pilar, Saramago inicia o que chama de sua segunda vida.

Saramago observa que aos 63 anos, quando j no se espera nada, encontrou o que faltava para passar a ter tudo Pilar.

Ela, espanhola: sonhadora, lutadora, vive a batalha de mudar o mundo; Ele, portugus: melanclico, sereno...

Uma combinao perfeita.

Os livros que Saramago passa a escrever desde ento so todos dedicados a ela.

A Pilar, minha casa A Pilar, os dias todos A Pilar, at ao ltimo instante...

Com a mudana para Lisboa, Pilar abandona a carreira jornalstica que exercia na televiso espanhola.

a primeira leitora dos textos de Saramago, e a tradutora das obras do marido para o espanhol.

Em 1991, Saramago publica o livro O Evangelho segundo Jesus Cristo, onde conta a histria de Jesus de forma moderna, sob um olhar narrativo que humaniza Cristo.

Em 1992, a Secretaria de Cultura de Portugal veta a inscrio do livro na disputa do Prmio Literrio Europeu, por consider-lo ofensivo para o catolicismo do povo portugus.

Em reao a tal veto, que considera censrio, Saramago se muda de Portugal, passando a fixar residncia na ilha de Lanzarote, Ilhas Canrias.

E em seu escritrio em Lanzarote que Saramago escreve um de seus romances mais conhecidos Ensaio sobre a Cegueira.

Escrito em 1995, prximo virada do milnio, o romance aborda uma epidemia de cegueira repentina que acomete a inteira populao de uma cidade.

A cegueira como uma alegoria para o estado de crise por que passa a atual sociedade, onde, frequentemente, os limites entre civilizao e barbrie so rompidos.

A cegueira descrita no livro uma cegueira branca, pastosa, como se algum tivesse mergulhado de olhos abertos A cegueira como uma alegoria ... para o estado num mar de leite. de crise por que passa a atual sociedade,

Trevas brancas a anuviar o olhar daqueles que, tendo olhos, no conseguem (ou se recusam a) enxergar.

Uma cegueira por vezes associada ao avano irrefreado do consumismo e do materialismo, que faz com que os homens percam a conscincia de si, se deformem, se massifiquem e se barbarizem.

Uma cegueira que promove a ruptura com a nossa prpria essncia a compaixo, o cuidado, a solidariedade...

Penso que estamos cegos, Cegos que vem, Cegos que, vendo, no vem.
Jos Saramago

Se podes olhar, v. Se podes ver, repara.


(epgrafe do livro Ensaio sobre a Cegueira)

Somos a memria que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memria no existimos, sem responsabilidade talvez no mereamos existir.
Jos Saramago

1995 Saramago recebe o Prmio Cames, o mais importante da literatura da lngua portuguesa.

1998 Recebe o Prmio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro autor da lngua portuguesa a receber a homenagem.

1998 Recebe o Prmio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro autor da lngua portuguesa a receber a homenagem.

Saramago, aos 76 anos de idade, recebe o Prmio Nobel das mos do rei da Sucia. Estocolmo, 1998

Ao receber o prmio, Saramago inicia seu discurso com uma homenagem ao av, o campons Jernimo Melrinho, o que tambm pode ser visto como uma crtica pompa das instituies literrias:...

O homem mais sbio que conheci em toda minha vida no sabia ler nem escrever...

E passa a discorrer sobre memrias de sua infncia, suas fontes de inspirao e formao, e sobre alguns de seus principais livros e personagens.

Com a conquista do prmio Nobel, inicia-se uma nova fase na vida de Saramago e Pilar.

O pblico leitor de Saramago multiplica-se. Os livros so traduzidos em 42 lnguas, publicados em 53 pases, e vendem milhes Com a conquista do prmio Nobel, inicia-se de exemplares mundo afora. uma nova fase na vida de Saramago e Pilar.

O pblico leitor de Saramago multiplica-se. Os livros so traduzidos em 42 lnguas, publicados em 53 pases, e vendem milhes Com a conquista do prmio Nobel, inicia-se uma de exemplares mundo afora. nova fase na vida de Saramago e Pilar.

Plateias numerosas, por vezes superiores a mil pessoas, ouvem avidamente suas palavras.

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia...

Falta-nos reflexo, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idias, no vamos a parte nenhuma.

Falamos muito ao longo destes ltimos anos dos direitos humanos; simplesmente deixamos de falar de uma coisa muito simples,...

...que so os deveres humanos, que so sempre deveres em relao aos outros, sobretudo. E essa indiferena em relao ao outro, essa espcie de desprezo do outro,...

...que eu me pergunto se tem algum sentido numa situao ou no quadro de existncia de uma espcie que se diz racional.

...que eu me pergunto se tem algum sentido O egosmo pessoal, o comodismo, a falta de numa situao ou no quadro de existncia generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, de uma espcie que se tudo diz racional. isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental...

...que consiste em estar no mundo e no ver o mundo ou s ver dele o que, em cada momento, for susceptvel de servir os nossos interesses.

Temos que acreditar nalguma coisa e, sobretudo, temos de ter um sentimento de responsabilidade colectiva, segundo o qual cada um de ns ser responsvel por todos os outros.

A prioridade absoluta tem de ser o ser humano. Acima dessa no reconheo nenhuma outra prioridade.
Jos Saramago

E fazendo uso do espao, da ateno e notoriedade conferidos pelo prmio Nobel, Saramago denuncia as injustias sociais, e defende com corao e alma as causas que abraa:...

Os cuidados com a infncia; A educao de qualidade; Os direitos dos povos nativos da Amrica Latina; O combate violncia domstica; A luta pelo fim dos maus-tratos contra animais; A questo dos refugiados; O sofrimento do povo palestino; dentre tantas outras.

Aos oitenta anos de idade, guarda o vigor juvenil de se revoltar contra toda injustia, e no permite que se morra nele o desejo de mudar o mundo. O engajamento sempre em prol do humanismo.

Estou convencido de que preciso continuar a dizer no, mesmo que se trate de uma voz pregando no deserto.
Jos Saramago

Em 2007, aos 85 anos, Saramago agraciado com o prmio Amigo das Crianas, concedido pela Estou convencido fundao Save the Children. de que preciso continuar a dizer no, mesmo que se trate de uma voz pregando no deserto.
Jos Saramago

Segundo a fundao, o prmio um reconhecimento ao grande empenho na procura de um mundo melhor em que todas as crianas tenham esperana e oportunidades,...

...salientando, ainda, o compromisso ativo pela paz e o apoio continuado s campanhas e projectos relacionados com a infncia e com os mais desfavorecidos.

Dentre os livros de Saramago encontra-se um dedicado ao pblico infantil A Maior Flor do Mundo.

Foto tirada em novembro de 2005.

Pilar uma companhia constante nos interminveis compromissos e viagens.

Igualmente defensora de inmeras causas humanitrias, atua como confidente, conselheira, tradutora e quem organiza a agenda do marido.

Esto sempre juntos em Lisboa e Lanzarote ou pelo mundo e de mos dadas.

Esto em Lisboa e Lanzarote Umsempre amor ejuntos uma admirao singulares ouenvolvente pelo mundo eraros de mos dadas. a aura que casais emitem...

Pilar, se eu tivesse morrido aos 63 anos, antes de te conhecer, morreria muito mais velho do que serei quando chegar a minha hora. Jos Saramago

Pilar, eu tivesse morridoviagens, aos 63 anos, antes de te Em se meio s constantes na residncia conhecer, morreria muito mais para velhoodo queque serei em Lanzarote, com vista mar, quando chegar minha hora. Saramago recompe as a energias e se restabelece. Jos Saramago

E mesmo com a agenda corrida, ele reserva tempo para escrever ao menos duas pginas dirias que totalizar um livro ao fim de um ano, conforme observa.

Por diversas vezes, Saramago e Pilar visitam o Brasil, onde cultivam muitas amizades.

Jorge Amado, Chico Buarque, Leonardo Boff, Sebastio Salgado, Lygia Fagundes Telles Paulo Freire, Betinho, Frei Betto, entre tantos outros.

A calorosa acolhida dos intelectuais brasileiros tambm se reflete na relao de Saramago com o seu pblico leitor no pas.

Certa vez, diante da cativa platia e da efuso de beijos e abraos que se seguiram, exclama:...

Esta gente quer me matar de amor!

Certa vez, diante da cativa platia e da efuso de beijos e abraos que se seguiram, exclama:...

Saramago tambm manifesta um carinho especial pelos jovens e adolescentes.

Frequentemente aceita convites para visitar escolas, proferir palestras e participar de debates.

Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe.
Jos Saramago

Saramago, rodeado pela famlia foto tirada em 1993, na varanda da casa de Lanzarote.

A filha, Violante, e o genro, Danilo;

os netos, Ana e Tiago.

Pilar e Juan Jose filho do primeiro casamento, (que segura o cozinho Cames).

Ao mesmo tempo em que cultiva a conhecida seriedade, Saramago tambm nutre uma notria leveza e um bomhumor constante.

Certa vez, declara gostar da seo de quadrinhos dos jornais. Confesso que gosto muito do Calvin e do Hobbes, do Snoopy, do Garfield,...

...daquela Mafalda sbia e subversiva, de quem continuo a ser discpulo fiel.

A vida breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.
Jos Saramago

Fugir da morte pode tornar-se num modo de fugir da vida.


Jos Saramago

O homem o nico animal capaz de chorar. E de sorrir.


diante do mar que o riso e a lgrima assumem uma importncia absoluta.

Dir-se- que mais profundamente a assumiriam diante do universo, mas esse, digo eu, est demasiado longe, fora do alcance duma compreenso comum.

O mar o universo perto de ns.


Jos Saramago

Em 2007, Saramago hospitalizado durante longos meses, devido a uma grave doena respiratria.

To logo se recupera, conclui o livro A Viagem do Elefante,...

...e faz questo de viajar para o Brasil, aos 85 anos de idade, para o lanamento mundial da obra.

A escolha do Brasil para o lanamento mundial um presente ao carinho e amizade ...e faz questo viajar para o Brasil, aos 85 anos de dosde brasileiros. idade, para o lanamento mundial da obra.

16 de novembro, 2008, aniversrio de 86 anos.

A notria lucidez e a acuidade da sua reflexo filosfica permanecem inabalveis, contrastando cada dia mais com a sade fsica debilitada.

A vida como uma vela que vai ardendo, quando chega ao fim lana uma chama mais forte antes de se extinguir.

Creio que estou no perodo da ltima chama..., afirma Saramago diante das crescentes limitaes impostas pela sade frgil .

Janeiro de 2010 Haiti sacudido por um forte tremor, que deixa milhares de mortos, feridos e desabrigados.

Saramago, aos 87 anos de idade, j no tem a fora nem a sade para empreender viagem, de modo a levar a sua solidariedade queles que sofrem.

Apesar da distncia, desde a ilha de Lanzarote, encontra um meio de contribuir, e de lanar o seu incansvel apelo para a humanidade.

Ele convence sua editora a publicar uma edio especial do livro Jangada de Pedra, que ter a renda revertida integralmente em prol do povo haitiano.

Mais que um gesto de ajuda, um sopro de alento, nestes dias de fria indiferena, nestes tempos to desprovidos de compaixo social e caridade.

Uma Jangada de Pedra a caminho do Haiti

Porque todos temos uma obrigao.


Jos Saramago

Abril de 2010, a sade fsica de Saramago a tal ponto est debilitada que o seu mdico lhe impe repouso absoluto.

O repouso absoluto, observa o mdico, abrange tambm a escrita, ou seja, Saramago dever parar de escrever.

Diante da renncia derradeira escrita que acaba de ser imposta ao esposo, Pilar sente que a recuperao ser um milagre.

...enganadora sim a luz do dia, faz da vida uma sobra apenas recortada, s a noite lcida, porm o sono a vence,...

...talvez para nosso sossego e descanso, paz alma dos vivos.


Jos Saramago
(em O Ano da Morte de Ricardo Reis)

Ms de maio, 2010

Durante as ltimas semanas, Saramago quase no fala, mas ri, e segue rindo.

Embora participe dos jantares e cafs da manh que Pilar carinhosamente lhe prepara,...

...parece nutrir outras fomes e outras necessidades, anseios que a este mundo j no mais pertencem.

Ele est aqui e no est, mas sorri.

...o esprito no vai a lado nenhum sem as pernas do corpo, e o corpo no seria capaz de mover-se se lhe faltassem as asas do esprito.
Jos Saramago

Ele est aqui e no est, mas sorri.

(em Todos os Nomes)

No dia 18 de junho, depois de uma noite serena e tranquila, Saramago falece na sua residncia em Lanzarote, acompanhado de Pilar e de sua famlia, despedindo-se de forma serena e plcida.

Em se havendo outros mundos, e havendo l tambm oprimidos e necessitados, estes ganharam uma voz a defend-los e quem se importe com eles...

E em se havendo outros mundos ainda, talvez l tenham se reencontrado o pequeno Jos e os avs to amados, Josefa e Jernimo.

estes ganharam uma voz a defend-los e quem se importe com eles...

Dentro de ns h uma coisa que no tem nome, essa coisa o que somos.
Jos Saramago

Segundo o amigo e telogo Leonardo Boff, Saramago cultivava a espiritualidade como sentimento do mistrio do mundo, da profundidade humana e do amor aos oprimidos.
,

Leonardo Boff descreve a tarde que ele e a esposa, Mrcia, passaram na companhia de Saramago e Pilar como um festim de espiritualidade.

Ganhamos um amigo e a f me diz que ele agora mergulhou naquele Mistrio de amor que sempre buscou.
Leonardo Boff

Quando me for deste mundo, partiro duas pessoas. Sairei, de mo dada, com essa criana que fui.
Jos Saramago

Tema musical: Primeira Parte: Illumination, White Stones Segunda Parte: Moment musical n.3, Schubert Formatao: um_peregrino@hotmail.com

Obrigado, Saramago.

Potrebbero piacerti anche