Sei sulla pagina 1di 32

Plano Popular da Vila Autdromo

PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO, ECONMICO, SOCIAL E CULTURAL

ASSOCIAO DE MORADORES E PESCADORES DA VILA AUTDROMO

Plano Popular da Vila Autdromo


PLANO DE DES E N VOLV I M E N T O U R B A N O, ECONMICO, S OC I A L E C U LT U R A L

ASSOCIAO DE MORADORES E PESCADORES DA VILA AUTDROMO

Sumrio

1. 2. 3. 4. 5.

Apresentao Vila Autdromo: uma histria de luta Princpios e Objetivos do Plano Popular da Vila Autdromo (PPVA) Elaborao do Plano O Plano
A. Programa Habitacional B. Programa de Saneamento, Infraestrutura e Meio Ambiente C. Programa de Servios Pblicos D. Programa de Desenvolvimento Cultural e Comunitrio

5 7 11 13 17
17 20 22 24

6. Ficha tcnica

27

Apresentao

A Vila Autdromo uma comunidade unida e organizada que, atravs de mobilizaes coletivas,
alcanou vrias conquistas durante seus mais de 25 anos de existncia. A comunidade acumula um histrico de resistncia s tentativas de remoo arbitrria e agora apresenta seu Plano de Desenvolvimento Urbano, Econmico, Social e Cultural.

O Plano da Vila Autdromo um Plano Popular!

O Plano Popular um momento a mais desta longa luta de resistncia. E marca um passo adiante. Como alternativa injusta, injustificvel e ilegal tentativa de remoo, a Associao de Moradores da Vila Autdromo contou com assessoria tcnica qualificada de urbanistas, arquitetos, cientistas sociais, economistas, entre outros. Atravs da elaborao de um diagnstico social e apresentao de alternativas tcnicas, a comunidade tomou decises e estabeleceu prioridades. O Plano afirma a existncia da comunidade, e o DIREITO DE CONTINUAR EXISTINDO, com condies adequadas de urbanizao e servios pblicos: O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO URBANO, ECONMICO, SOCIAL E CULTURAL. Para elaborar e levar adiante este PLANO POPULAR DA VILA AUTDROMO, os moradores da Vila Autdromo assumiram o desafio de elaborar e concretizar um novo tipo de planejamento. Dessa vez no foram os governantes, os empresrios, as parcerias pblico-privadas nem os tecnocratas da prefeitura que estabeleceram o destino desta comunidade. Agora a populao, que vive a realidade e as dificuldades do dia-a-dia, quem diz o que necessrio e como deve ser feito. Os moradores elegeram suas prioridades em termos de moradia, saneamento e meio ambiente, transporte pblico, educao, servios de sade e cultura. Os moradores mostraram uma nova forma de construir uma CIDADE DEMOCRTICA e uma nova forma de PLANEJAR A CIDADE. Este PLANO POPULAR DA VILA AUTDROMO nasce da comunidade, mas nasce tambm da troca de experincias e conhecimentos entre a comunidade e duas universidades pblicas. O processo de elaborao do Plano envolveu a realizao de trabalhos de campo, oficinas de diagnstico e propostas e assembleias com a participao dos moradores da Vila Autdromo. Uma verso preliminar foi apresentada para uma Assembleia Geral dos Moradores da Vila Autdromo, no dia 18 de dezembro de 2011, com inmeras alternativas de solues tcnicas que foram debatidas pelos moradores. Na sequencia, foram realizadas 5 assembleias cujo contedo resultou na presente proposta.

Plano Popular da Vila Autdromo

Para a preparao deste PLANO POPULAR DA VILA AUTDROMO, os moradores contaram com a assessoria do NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ (Ncleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratrio Estado, Trabalho, Territrio e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do NEPHU/UFF (Ncleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense).

Vila Autdromo: uma histria de luta

A histria da Vila Autdromo passa pela organizao comunitria e esforos de resistncia de seus
moradores para a construo de seu bairro e permanncia em suas casas. Mesmo sendo o direito moradia garantido pela Constituio Federal, os moradores tiveram que enfrentar as ameaas de remoo na preparao dos Jogos Panamericanos (2007). Como acontece em vrias comunidades brasileiras, eles se organizaram, realizaram mutires e reivindicaram direitos. E resistiram. Com o anncio da realizao das Olimpadas no Rio de Janeiro, as ameaas de remoo retornaram ainda mais fortes, em funo das obras previstas e dos interesses que se articulam em torno do projeto olmpico. Novamente, os moradores se mobilizam para permanecer e garantir o direito moradia. Fruto da mistura de pessoas de diferentes origens, a Vila Autdromo se organizou enquanto comunidade formal a partir da criao, em 1987, da Associao de Moradores e Pescadores da Vila Autdromo (AMPAVA). Regularmente constituda, com estatuto, sede prpria e ampla representatividade, a partir da organizao da comunidade e da criao da AMPAVA alcanamos significativas melhorias na infraestrutura local: luz eltrica, gua encanada, fossas spticas e sumidouros, telefone, registro na Marinha e no Ibama para os sessenta pescadores profissionais remanescentes, igrejas. Todas essas conquistas, entretanto, vieram sem qualquer apoio governamental. foram resultado da organizao e trabalho dos prprios moradores.

Plano Popular da Vila Autdromo

Em 1989 foram assentadas na rea vrias famlias oriundas da Comunidade Cardoso Fontes. Em 1994, a antiga Secretaria da Habitao e Assuntos Fundirios do RJ assentou legalmente na Vila Autdromo mais sessenta famlias. Em 1997 cento e quatro famlias receberam titulao do Governo do Estado. Em 1998 os moradores da faixa marginal da Lagoa receberam Concesso de Uso Real por noventa e nove anos da antiga Secretaria da Habitao e Assuntos Fundirios do RJ, publicada no D.O. de 31/12/98. Em 12/01/2005 a Cmara Municipal do Municpio do Rio de Janeiro decretou parte da comunidade rea de Especial Interesse Social por meio da Lei Complementar n 74/2005. Hoje, residem na Vila cerca de 450 famlias. Estas famlias sofrem constantes ameaas e presses, embora sua permanncia na rea esteja apoiada em vrios dispositivos jurdicos inclusive os Termos Administrativos de Concesso de Uso concedidos pelo ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro). O histrico de presses rene desde ameaas verbais e veiculao de notcias na mdia at marcaes feitas nas residncias e aes judiciais. Os argumentos e justificativas para a remoo da comunidade so variados, embora manifestamente inconsistentes. Em um primeiro momento, em 1992, a Prefeitura do Rio de Janeiro solicitou a remoo da mesma sob o argumento de que a comunidade causaria dano esttico e ambiental. Na preparao dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a comunidade resistiu a novas ofensivas para promover projetos imobilirios. Com a escolha do Rio de Janeiro para sediar das Olimpadas de 2016 ressurge a ameaa da remoo compulsria, to presente ao longo dos preparativos para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Em 08/10/2009 a Prefeitura anunciou que, visando a realizao das Olimpadas de 2016, mais de 3500 famlias de 6 comunidades das Zonas Oeste e Norte da cidade seriam removidas. Dentre estas estaria a Vila Autdromo. Segundo o Plano de Legado Urbano e Ambiental da Prefeitura, a rea da Vila serviria para a ampliao das Avenidas Abelardo Bueno e Salvador Allende. Corroborando este projeto da Prefeitura, o Plano Estratgico de Governo 2009-2012, apresentado pelo prefeito Eduardo Paes em 5/12/2009, colocou entre suas metas a de reduzir em 3,5% as reas ocupadas por favelas no Rio. A Vila Autdromo foi includa na relao das 119 favelas a serem removidas

Plano Popular da Vila Autdromo

integralmente at 2012, em funo de estarem em locais de risco de deslizamento ou inundao, de proteo ambiental ou destinados a logradouros pblicos (Disponvel em: http://oglobo.globo.com/ rio/prefeitura-removera-119-favelas-ate-fim-de-2012-3072053#ixzz1giwxci35) Para fazer frente s agresses da Prefeitura, mais uma vez a comunidade se mobilizou, A movimentao culminou em uma manifestao em frente sede da Prefeitura, em 10/02/2010. Ao receber representantes da comunidade, o prefeito reafirmou os planos da prefeitura, acrescentando que a remoo seria uma exigncia do Comit Olmpico Internacional. Acenou, entretanto, com a possibilidade de dilogo e da busca de alternativas. Em maro de 2010, foi realizada reunio com a presena do Prefeito, do Secretrio de Habitao, representantes da comunidade, Defensoria Pblica e movimentos de luta contra as remoes. O Prefeito reafirmou sua disposio para dialogar, mas deixou claro seu plano de remover compulsoriamente a comunidade para local prximo. O Secretrio de Habitao alegou que impossvel urbanizar a rea da Vila Autdromo, porque est entre dois rios. Representantes da comunidade reafirmaram o nosso direito a permanecer e nossa deciso de lutar para permanecer na rea. Em maro de 2010, nova reunio, com o Secretrio Especial da Rio 2016, Secretaria de Habitao (Secretrio, Subsecretrio e Diretor de Planejamento), Defensoria Pblica, Ncleo Piratininga e da Comunidade Pitimbu. O Secretrio Especial da Rio 2016 deu outra razo para a remoo: as condies de segurana que deveriam ser garantidas pela criao de uma rea livre junto ao permetro do Autdromo e a faixa marginal de proteo da Lagoa de Jacarepagu (Parecer Tcnico: Vila Autdromo: o Direito Moradia, o Direito Cidade e a Rio 2016; p. 3). Todos os argumentos da Prefeitura do Rio de Janeiro foram consistentemente refutados por um parecer elaborado pela equipe tcnica de apoio Defensoria Pblica, que inclusive subsidiou uma notificao enviada ao Comit Olmpico Internacional em meados de 2010.

Plano Popular da Vila Autdromo

No somos uma ameaa ao meio-ambiente, nem paisagem nem segurana de ningum. Somos uma ameaa apenas a quem no reconhece a funo social da propriedade e a funo social da cidade. Ameaamos quem quer violar nosso direito constitucional moradia. Somos uma ameaa apenas para os que querem especular com a terra urbana e para os polticos que servem a seus interesses. Nossa histria de luta tem agora continuidade no nosso PLANO POPULAR DA VILA AUTDROMO, que mostra, tecnicamente, que POSSVEL URBANIZAR A VILA AUTDROMO E INTEGR-LA CIDADE.

10

Princpios e Objetivos do Plano Popular da Vila Autdromo (PPVA)

1 O PPVA resultado e expresso da luta dos moradores da Vila Autdromo. So os moradores que decidem sobre os objetivos, programas, projetos, alternativas e prioridades. 2 O PPVA afirma o direito e a possibilidade da permanncia da comunidade na rea atual e rejeita a remoo involuntria de qualquer morador. 3 Todos os atuais moradores da Vila Autdromo tero acesso a moradia adequada dentro da comunidade, independentemente de sua condio de ocupao atual, rea ocupada e renda. 4 Todos os atuais moradores da Vila Autdromo tero acesso a servios e equipamentos pblicos e a atendimento s necessidades de sade, educao e assistncia social. 5 Todos os atuais moradores da Vila Autdromo tero garantia de condies adequadas para a realizao de atividades econmicas dentro da comunidade, e condies de transporte e acessibilidade para o trabalho. 6 Todos os atuais moradores da Vila Autdromo tero garantia de acesso a espaos pblicos e condies para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte e lazer na comunidade, e condies de acesso aos equipamentos pblicos da cidade; 7 O PLANO afirma dos direitos dos moradores moradia e assegura a integrao da comunidade cidade e aos bairros vizinhos. 8 O PPVA e a comunidade da VILA AUTDROMO esto abertos colaborao de outros setores da sociedade e outros movimentos, nacionais e internacionais, que lutam contra as remoes, pelo direito moradia e cidade. 9 O PPVA afirma sociedade e s autoridades pblicas a competncia, criatividade e fora dos moradores da Vila Autdromo. 10 O PPVA parte da luta de todas as comunidades da cidade do Rio de Janeiro, do Estado e do pas contra a violao do direito moradia e pelo respeito dos direitos humanos pelos projetos voltados para a Copa 2014 e os Jogos Olmpicos 2016.

Direito Moradia A Constituio Federal de 1988 estabelece a moradia como direito social fundamental. Resoluo da Assemblia Geral da ONU de 1966, subscrita pelo Brasil em 1992, defende o direito de todos moradia adequada, caracterizada pelo custo acessvel, pela disponibilidade de servios e infraestrutura, acessibilidade, localizao e adequao cultural da habitao. Inclui nesse conceito a segurana jurdica da posse, e proteo ao cidado das ameaas e remoes foradas. A Lei 11.124, de 16 de junho de 2005, a Constituio Estadual e a Lei Orgnica Municipal determinam a utilizao prioritria de terrenos de propriedade do Poder Pblico para a habitao de interesse social.

11

Elaborao do Plano

A elaborao do Plano Popular da Vila Autdromo nasceu do encontro entre a Associao de


Moradores e Pescadores da Vila Autdromo (AMPVA), o NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ (Ncleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratrio Estado, Trabalho, Territrio e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o NEPHU/UFF (Ncleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense). Em sua trajetria, o PPVA vem incorporando outras entidades e colaboradores. A idia que orienta toda a metodologia a de que o PLANEJAMENTO POPULAR POSSVEL, que os moradores e a comunidade detm um saber que pode embasar um plano tecnicamente consistente. Por isso, as atividades tm permanentemente como objetivo a formao e qualificao de um grupo de planejadores populares da comunidade. Estes planejadores populares so apoiados e assessorados tecnicamente por profissionais, professores, pesquisadores e estudante universitrios. Assim, o planejamento urbano deixa de ser monoplio de polticos e tecnocratas, para se transformar em instrumento da luta popular.

Lutar para Planejar e Planejar para Lutar!

Diagnstico: problemas, necessidades e solues


O diagnstico do PPVA o resultado de uma oficina e de levantamentos de campo. Na OFICINA DE DIAGNSTICO (19/11/2011), os moradores, divididos em grupos, discutiram os principais problemas do bairro, necessidades, desejos, e possveis solues. Depois identificaram as reas sobre foto area Cartografia Popular da Vila Autdromo e apontaram, em plenria, os principais desafios para o Plano. Nas trs semanas seguintes foram realizados levantamentos de campo, de bases cartogrficas e anlise de documentos. Grupos de trabalho, compostos por moradores, pesquisadores e estudantes das reas de arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, assistncia social, desenvolvimento econmico e social, realizaram levantamentos de campo e aplicaram questionrios nas domiclios: Levantamento fsico: caractersticas das reas livres, reas de lazer, ruas, circulao, material das construes, altura das edificaes, moradias, comrcios e outras atividades econmicas.

13

Plano Popular da Vila Autdromo

Levantamento econmico e social: foram aplicados dois modelos de questionrios o questionrio bsico, para identificao do nmero de famlias, pessoas, tempo de moradia, condies de trabalho, estudo e problemas de alagamentos; o questionrio completo, aplicado em nmero menor de domiclios (amostra), que incluiu condies de ocupao, propriedade, forma de aquisio e construo da moradia, locais utilizados para atendimento de sade, escola, compras e lazer. Foram levantados e analisados: documentos jurdicos, bases cartogrficas, fotos areas e relatos de moradores.

reas de alagamento Parquinho existe, mas precrio Locais de acmulo de lixo Falta creche na comunidade Necessidade de Ponto de nibus mais prximo Problema de sinalizao na travessia para escola Mosquito em toda comunidade Grande distncia para o Posto de Atendimento Mdico Melhorar a associao: creche, quadra, Posto de Sade Dragagem do Canal reas mal iluminadas

Mapa: Cartografia Popular Oficina de Diagnstico

Etapa de Propostas
O diagnstico apontou um conjunto de questes prioritrias. A partir de uma primeira sistematizao dos levantamentos realizados e das prioridades, foi realizada a OFICINA DE PROPOSTAS (03/12/2011). Nesta oficina, grupos de trabalho debateram alternativas por eixo temtico. Nos grupos de trabalho foram retomados os principais problemas, necessidades e desafios, e debatidas alternativas para a proposio de solues: Habitao e saneamento bsico: reas precrias, faixa de proteo ambiental, reas de alagamento, entraves para a drenagem, reas e arranjos possveis para reassentamento; Transporte, acesso a servios pblicos, lazer e cultura: dificuldades de acesso a escolas, posto de sade, reas de lazer, centros comerciais e locais de trabalho; problemas na travessia das vias de acesso comunidade; propostas para o sistema virio interno comunidade, para o acesso servios pblicos, e maior mobilidade urbana; Mobilizao, organizao popular e comunicao: iniciativas j realizadas pelos moradores, como mutires para o saneamento bsico; necessidade de intensificar mutires e a mobilizao

14

Plano Popular da Vila Autdromo

de recursos existentes na prpria comunidade; necessidade de maior aproximao com moradores que no esto participando da AMPVA; estratgias possveis de comunicao, inclusive associadas a iniciativas culturais existentes. A partir do relato dos grupos da oficina, os assessores universitrios passaram sistematizao e detalhamento de propostas e alternativas, buscando solues tcnicas que respondam s necessidades levantadas. Assim chegamos ao PLANO POPULAR DA VILA AUTDROMO VERSO PRELIMINAR.

Nasce o Plano Popular


A verso Preliminar do Plano foi aprovada em 18 de dezembro de 2011, com alternativas solues tcnicas para cada programa: Habitacional; Saneamento, Infraestrutura e Meio Ambiente; Servios Pblicos; Desenvolvimento Cultural e Comunitrio. As solues encontradas demonstraram a viabilidade da permanncia dos moradores da Vila Autdromo e indicavam formas possveis de mobilizao comunitria para avanar na implementao das propostas do Plano. Demandavase, contudo, maior detalhamento sobre como tratar as reas livres, como buscar a recuperao da faixa marginal da lagoa e da beira do crrego, como garantir condies de moradia digna s famlias reassentadas e como atender s demandas por equipamentos sociais, servios e programas sociais. Em janeiro de 2012, assemblia de moradores instaurou o Conselho Popular do Plano, para aprofundar a discusso das alternativas e ampliar o debate com os moradores para realizar as escolhas necessrias.

15

Plano Popular da Vila Autdromo

Em 12 de fevereiro, os moradores, por iniciativa da Associao e do Conselho, criaram uma comisso, com representantes de rua, para por em prtica aes para melhoria da qualidade de vida na comunidade, como tratamento adequado dos resduos slidos, combate aos mosquitos, e melhoria do saneamento bsico. Foram realizadas reunies do Conselho e assemblias de moradores entre fevereiro e maro de 2012 para tomada de decises, principalmente sobre as alternativas habitacionais e de recuperao da faixa marginal da Lagoa. Sob a coordenao do Conselho do Plano, foram organizadas comisses para comear a discutir e implementar propostas de Desenvolvimento Cultural e Comunitrio, como coleta seletiva de resduos slidos, possibilidade de creche comunitria, e melhoria do atendimento da comunidade pela rede municipal de sade. As decises tomadas pelos moradores em assemblias em 11 e 18 de maro e 03 de junho formaram a base para o trabalho de aprofundamento e detalhamento da verso preliminar do Plano, especialmente com relao ao Programa Habitacional. Em 05 de agosto, os moradores em assemblia aprovaram o Plano Popular da Vila Autdromo.

16

O Plano

A . PROGRAMA HABITACION AL
Durante as oficinas e levantamentos, foram identificados os seguintes problemas bsicos: reas sujeitas a inundaes (trechos de ruas e casas); Ocupao de parte da faixa marginal de proteo (FMP) de 15 (quinzes) metros de largura ao longo da lagoa e do canal. Foram consideradas como includas na FMP aquelas moradias situadas totalmente nessa faixa e aquelas parcialmente, quando a parcela remanescente do lote inferior a 125 m2; Demanda por novas moradias, resultante dos casos de precariedade e/ou insalubridade, coabitao, aluguel, emprstimo e cesso.

Solues e Projetos
Todos os atuais moradores da Vila Autdromo tero acesso a moradia adequada dentro da comunidade, independentemente de sua condio de ocupao atual, rea ocupada e renda. A soluo adotada contempla os seguintes tpicos: 1. Manuteno dos limites atuais da comunidade, respeitada uma faixa marginal de proteo (FMP) da lagoa e do canal com 15 (quinze) metros de largura. O projeto urbanstico (Pranchas 1 e 2) prev pequena alterao do projeto do Parque Olmpico com a reviso dos seus acessos, de modo a no cortar a comunidade, nem isolar as casas da beira da lagoa. 2. Reassentamento na prpria comunidade dos moradores das casas localizadas na faixa marginal de proteo (FMP) de 15 (quinze) metros. 3. Recuperao ambiental da faixa marginal de proteo (FMP) de 15 (quinze) metros por meio da implantao de parque linear com vegetao nativa e a criao de uma ecotrilha (Prancha 11) para caminhadas e passeios. 4. Reestruturao da quadra delimitada pelas ruas Francisco Land e Pit Stop (quadra 9), como soluo para o problema da precariedade e insalubridade habitacional no local, com histrico de inundaes. A reestruturao prev elevao de nvel da quadra, abertura de duas ruas para o escoamento das guas da chuva e construo de prdios de 4 (quatro) pavimentos com unidades habitacionais para atender s famlias hoje residentes na quadra e, tambm, parte das necessidades de reassentamento de unidades localizadas na FMP (Pranchas 3 e 5 a 7).

17

Plano Popular da Vila Autdromo

5. Os terrenos vazios existentes no assentamento sero aproveitados prioritariamente para construo de moradias. As reas livres com dimenses insuficientes para a construo de moradias e de equipamentos coletivos sero usadas para lazer e recreao (Prancha 10). 6. Implantao de rea de lazer e recreao na faixa compreendida entre a Avenida Autdromo e o Autdromo. 7. Pavimentao com piso intertravado e plantio de rvores em complemento arborizao existente. 8. Sero tratadas as diferentes condies de ocupao das moradias (aluguel, emprstimo, cesso), garantindo-se solues negociadas entre os interessados, a partir de discusses e decises da comunidade. 9. So previstas trs alternativas de moradia: unidades unifamiliares, sobrados e pequenos prdios de 4 pavimentos, de modo a atender diversidade das famlias e domiclios (Pranchas 3 a 9). Cada famlia a ser reassentada poder escolher o tipo de moradia e a localizao desejada. Os critrios para organizar o processo de escolha sero discutidos e decididos pela comunidade.

Novas Unidades Habitacionais para Reassentamento


Tipologia
Apartamento em prdio de 4 pavimentos Apartamento em prdio de 4 pavimentos Apartamento em prdio de 4 pavimentos Sobrado* Unifamiliar* TOTAL
*Os sobrados tem possibilidade de ampliao para 72m e as unidades unifamiliares para 93m .
2 2

rea
66m2 80m2 95m2 58m2 58m
2

Nmero de Quartos
1 2 3 2 3

Nmero de Unidades
9 50 9 10 4 82

10. Reforma e ampliao da Associao de Moradores e Pescadores da Vila Autdromo (AMPVA) edificao e campo de modo a abrigar atividades coletivas diversas (Pranchas 12 a 15). No terreno da Associao, proposta a construo de creche comunitria no pavimento trreo e Associao no segundo piso. O espao previsto como ptio coberto da creche, poder ser usado noite e nos finais de semana para reunies e eventos da comunidade, de modo a garantir a plena utilizao de todos os espaos criados. A quadra esportiva ser mantida, acrescida de espao de convvio coletivo. 11. Quanto ao sistema virio, visando facilitar a acessibilidade e tambm a drenagem, sero necessrias: Colocao de passeios com, no mnimo 1,00m de largura, nas ruas carroveis, Abertura de ruas de pedestres para articular o sistema virio e facilitar ampla circulao, alm de permitir o escoamento direto das guas pluviais em direo lagoa e ao canal. Estas aes no exigiro arranjos ou reassentamentos, mas podero reduzir a rea dos lotes contguos s vias projetadas.

18

Plano Popular da Vila Autdromo

Quadras reestruturadas com prdios de apartamentos de 4 pavimentos.

Oramento bsico
O custo estimado de R$ 13.526.000,00 para implantao do programa habitacional foi construdo a partir de indicadores gerais adotados pelo Ministrio das Cidades (vide tabela abaixo).

Oramento bsico do Programa habitacional


Componente
Urbanizao e recuperao ambiental (1) Construo de habitao (2) 1 quarto 2 quartos 3 quartos Melhoria das habitaes existentes (3) Reforma e ampliao AMPVA e creche comunitria TOTAL Unidade habitacional Unidade habitacional Unidade habitacional Unidade habitacional rea construda (m2) 23 50 9 90 230 40.000,00 50.000,00 60.000,00 14.500,00 700,00 920.000,00 2.500.000,00 540.000,00 1.305.000,00 161.000,00 13.526.000,00

Unidade de referncia
Domiclios

Nmero
450

Custo unitrio (R$)


18.000,00

Total (R$)
8.100.000,00

NOTAS: 1. Os valores para urbanizao e recuperao ambiental tiveram como referncia estudos e documentos recentes do Ministrio das Cidades: Plano Nacional de Habitao, parmetros da Secretaria Nacional de Habitao para o Programa Pr-Moradia, e referncias de valores de urbanizao do PAC Programa de Acelerao do Crescimento, Minha Casa, Minha Vida, Urbanizao de Favelas. Os valores mdios de urbanizao de favelas esto em torno de R$15mil por unidade habitacional, com valores mais elevados para situaes que envolvem conteno de encostas, reduo de riscos ambientais, entre outros. Adotamos o valor de R$18mil, considerando a necessidade de recuperao ambiental de rea de 23mil m2. 2. Os custos da produo habitacional esto separados, por tipologia, considerando a rea e soluo tcnica. O terreno no tem custo, uma vez que os moradores j possuem direito de posse. 3. O diagnstico urbano e habitacional revelou a necessidade de promoo de melhorias habitacionais em moradias precrias, que apesar de boa insero urbana, demandam qualificao da edificao.

19

Plano Popular da Vila Autdromo

B. PROGRAMA DE S ANEAMENTO, INFRAES TRUTURA E MEIO AMBIENTE gua e Esgoto


Em todas as oficinas, o saneamento foi apontado como o principal problema a enfrentar na Vila Autdromo. No h atendimento por rede pblica de gua, no h rede de esgotamento sanitrio e toda a infraestrutura existente foi implantada pelos prprios moradores, face total omisso do poder pblico. O canal paralelo Avenida Abelardo Bueno, principal foco de mosquitos da regio, recebe efluentes no apenas da comunidade, mas de outras reas da regio do entorno.

Drenagem
Nas reas mais baixas especialmente na Rua Francisco Landi e adjacncias -, a drenagem um problema grave e os alagamentos so freqentes. O mesmo acontece em boa parte das reas da Baixada de Jacarepagu, e isso explica os grandes aterros realizados, por exemplo, para viabilizar o evento Rock in Rio, em terreno em frente comunidade. Nas oficinas, os moradores relataram casos de alagamentos provocados pela abertura de buracos nos muros do Autdromo, atravs dos quais se escoa a gua da chuva para a Avenida Autdromo. Nos levantamentos domiciliares foram relatadas situaes de alagamento, especialmente nas ruas Francisco Landi (cujo traado sinuoso dificulta ainda mais o escoamento das guas da chuva), Travessa Graham Hill e ruas Franois Cevert, Nelson Piquet e Gilles Villeneuve, abrangendo reas onde geralmente a cota inferior a 1,0 metro.

Faixa de recuperao ambiental e lazer na beira da Lagoa.

20

Plano Popular da Vila Autdromo

Como relatado, as tentativas de encontrar solues individuais de aterro para evitar os alagamentos acabam por mudar os pontos de enchente e agravar ainda mais o problema. Impes um plano de conjunto para a drenagem.

Lixo
H muitas reas de acmulo de lixo dispersas pela Vila e nmero insuficiente de locais para recebimento dos resduos domiciliares. Um dos pontos enfatizados nas oficinas foi a necessidade de articular a coleta com a preservao ambiental.

Solues e Projetos
1 Implantao de rede de abastecimento de gua, de modo a atender todos os domiclios da comunidade e assegurar sua ligao com a rede geral pblica que serve a regio. 2 Implantao de rede de esgotamento sanitrio em toda a comunidade e sua ligao com uma estao elevatria situada no ponto mais baixo da Vila Autdromo. A partir da, realizar-se- a conexo com a rede geral que atende a regio. 3 Implantao de um sistema de drenagem superficial com a correo do nvel das vias, abertura de ruas de pedestres para facilitar o escoamento das guas de chuva e realizao de aterro para elevao do nvel da quadra (entre as ruas Francisco Landy e Pit Stop) a ser reestruturada para a construo de novas habitaes. O projeto de pavimentao prev a utilizao de piso intertravado para contribuir para a absoro das guas da chuva. 4 Dragagem do canal paralelo Avenida Abelardo Bueno. 5 Recuperao ambiental da faixa marginal de proteo de 15 (quinze) metros ao longo de toda a orla, com a implantao de parque linear com vegetao nativa. 6 Realizao de um projeto integrado de drenagem que abranja o Parque Olmpico e a Vila Autdromo, a fim de que a Vila no venha a sofrer eventuais impactos em funo do escoamento das guas provenientes da rea hoje ocupada pelo Autdromo. 7 Implantao de um projeto de coleta seletiva de lixo articulado com a comercializao de produtos coletados ou reciclados. O programa exige a destinao de um espao na comunidade para armazenamento e separao do material coletado como identificado no Programa Habitacional. H que estudar a possibilidade de formao de uma cooperativa especfica para coleta e comercializao dos produtos.

Implementao
Com exceo da dragagem do canal da Avenida Abelardo Bueno (de responsabilidade do governo do Estado), os custos do programa de saneamento ambiental esto includos nos custos de urbanizao do Programa Habitacional.

21

Plano Popular da Vila Autdromo

C. PROGRAMA DE SERVIOS PBLICOS


Nas oficinas realizadas, foram identificados problemas e necessidades com relao a equipamentos e servios pblicos. Em muitos casos estas demandas podem ser atendidas na prpria comunidade. Em outros casos, necessrio melhorar a acessibilidade aos equipamentos pblicos, reas de lazer e principais centros de comrcio e servios dos bairros prximos e da cidade, de maneira geral.

Educao
H muitas crianas na faixa de 0 a 6 anos e no h creche na Vila Autdromo, nem nas proximidades. Em 2010, o Censo do IBGE contou 145 crianas nessa faixa de idade. A creche indispensvel. Alm disso, no tem sido possvel matricular todas as crianas na Escola Municipal Roberto Burle Marx (Rio 2), o que obriga as famlias a recorrer a outras escolas mais distantes em Curicica, Jacarepagu e outros bairros da extensa Zona Oeste. Alguns moradores apontaram a necessidade de escola municipal no interior da comunidade, outros demandaram melhorias no transporte pblico para facilitar o acesso aos equipamentos existentes. Para atender s demandas de formao foi levantada tambm a necessidade de cursos voltados para capacitao profissional de jovens e adultos, cursos supletivos, cursos de especializao e cursos extraescolares para crianas e adolescentes, alm de atividades culturais e de lazer integradas s atividades educativas.

Creche comunitria, associao de moradores e campo de futebol.

22

Plano Popular da Vila Autdromo

Sade
Alm das demandas de saneamento bsico, fundamentais para a sade da populao, preciso melhorar o acesso ao atendimento mdico. Os postos de sade mais prximos esto localizados em Vargem Grande, no Tanque ou na Cidade de Deus, o que pode exigir duas viagens de nibus. Para melhorar as condies de sade da populao preciso tambm oferecer mais opes de esporte e lazer dentro da comunidade, no apenas para crianas, adolescentes e jovens, mas tambm para os adultos e, especialmente, para os idosos.

Transporte e acesso ao trabalho, ao lazer e aos bens e servios da cidade


Nas oficinas, foi destacada a necessidade de melhoria nos transportes pblicos. H poucas linhas de transporte coletivo e poucos nibus, o que dificulta o acesso ao trabalho ou ao comrcio, aos bancos e outros servios nos centros locais em Jacarepagu, na Barra da Tijuca, na zona sul e no Centro da cidade. H tambm muitos problemas com o intenso trnsito da regio, especialmente com relao travessia em frente comunidade, na Av. Abelardo Bueno ou na Av. Salvador Allende, onde so comuns os atropelamentos.

Atividades econmicas
Os comerciantes da Vila Autdromo no conseguem regularizar suas atividades, pois a Prefeitura no emite os alvars definitivos.

Solues e Projetos
Com base nos resultados das oficinas e dos levantamentos, so os seguintes as solues e projetos prioritrios: 1 Construo de uma creche municipal para atender s crianas da Vila Autdromo. Ser destinada uma rea para creche comunitria para 45 crianas no projeto de ampliao da sede da Associao de Moradores e Pescadores da Vila Autdromo (AMPVA), mas o atendimento das necessidades existentes exige a construo de creche municipal nas proximidades. 2 Reserva de rea na nova sede da AMPVA para diversas atividades a serem definidas pela comunidade cursos de formao profissional, cursos extra-curriculares e aulas reforo escolar para crianas, adolescentes e jovens, agncia de trabalho e emprego; cooperativa etc. 3 Incluso de atividades de educao e lazer no programa de utilizao da quadra da AMPVA. 4 Projeto de formao profissional de jovens e adultos, de acordo com a demanda definida pela comunidade. 5 Construo de uma escola municipal de ensino fundamental nas proximidades da comunidade, de modo a atender aos meninos e meninas da Vila Autdromo que no conseguirem vaga na Escola Municipal Roberto Burle Marx, assim como a outras crianas e adolescentes da regio. Possibilidade:

23

Plano Popular da Vila Autdromo

construo de escola municipal dentro da rea do projeto do Parque Olmpico, assegurando a integrao comunidade-cidade e assegurando um legado educacional do Parque. 6 Incluso da comunidade no programa Estratgia de Sade da Famlia (mdico de famlia), de modo a facilitar o acesso ao atendimento mdico e medicina preventiva. 7 Ampliao e melhoria da segurana das reas de lazer existentes, reservando mais espao para as crianas e espao para atividades de outras faixas etrias, como equipamentos de ginstica para a 3 idade. Para a melhoria da segurana das reas de lazer infantil e para reduzir a velocidade dos veculos deve ser instalada lombada na Av. Autdromo. 8 Colocao de sinal de trnsito nas Avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, em frente comunidade, alm de taches ou quebra-molas ou portal com fiscalizao eletrnica. Alternativa: construo de passarelas. 9 Transferncia dos pontos de nibus na Avenida Abelardo Bueno para rea mais prxima comunidade. 10 Implantao de ciclovia nas avenidas Salvador Allende e Avenida Abelardo Bueno, de forma integrada com a malha cicloviria da cidade. 11 Elaborao de estudo sobre o transporte pblico na regio, com o objetivo de desenhar alternativas para a melhoria da acessibilidade da populao da Vila Autdromo ao trabalho, lazer, equipamentos e servios urbanos. 12 Projeto de regularizao das atividades econmicas realizadas pelos moradores dentro da comunidade.

Implementao
Os custos que corespondem a despesas correntes para construo, manuteno e/ou operao dos equipamentos e servios municipais (creche, escola e programa de sade) so aqueles praticados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Os demais gastos sero oportunamente detalhados a partir de projetos especficos.

D. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL E COMUNITRIO


Na Vila Autdromo existem poucas reas de lazer que contemplem as necessidades de todas as faixas etrias. H apenas um parquinho infantil, em local exposto ao trfego de automveis, e uma quadra de futebol da AMPVA, sem cobertura e piso de terra batida, usada por jovens e por eventos comunitrios. A AMPVA conta com espao reduzido, inadequado para as reunies e outras atividades que ali acontecem, como o reforo escolar. A ameaa constante de remoo acabou por desestimular os investimentos dos moradores em suas casas, comrcios, espaos pblicos. Enfim, inibe o investimento na prpria comunidade. Embora a prefeitura tenha tentado usar o argumento da segurana para justificar a remoo, a comunidade da Vila Autdromo extremamente pacfica, inexistindo qualquer incidncia de violncia ou drogas. Alm disto, a comunidade se caracteriza pela solidariedade e cooperao entre os moradores ao longo de toda a sua histria.

24

Plano Popular da Vila Autdromo

Esta histria representa um grande e importante acmulo de experincias comunitrias de mobilizao, de organizao, de solidariedade e ajuda mtua. Neste verdadeiro patrimnio comunitrio destacam-se: mutires para limpar as ruas, o canal e a lagoa; criao de mdia comunitria (boletim informativo, blog); festas de rua; formao de um grupo de teatro, reforo escolar, etc. Muito mais pode e deve ser feito, pois os recursos da comunidade so infinitos.

Solues e Projetos
1 Aproveitamento dos espaos pblicos para realizao de atividades culturais como teatro, msica e apresentaes, potencializando a rea de sociabilidade em torno dos botequins, na rua Gilles Vileneuve. Conforme descrito no Programa de Servios Pblicos, sero implantados redutores de velocidade na Avenida Autdromo, reduzindo o risco de acidentes. Alm destas solues internas comunidade, numa perspectiva que afirma a integrao da comunidade cidade e aos bairros vizinhos, parte do PLANO POPULAR DA VILA AUTDROMO o acesso pblico a espaos esportivos instalados na proximidade da Vila, tanto os que resultaram do Jogos Pan-Americanos quanto os que sero deixados, futuramente, pelos Jogos Olmpicos. 2 Ampliao da Sede da Associao de Moradores, de modo a reservar rea para a realizao de diversas atividades previstas no PLANO POPULAR, tal como apresentado no Programa Habitacional. 3 Criao de estratgias de comunicao e mobilizao internas comunidade, para fortalecer a luta pela permanncia e melhoria da comunidade. Estudar as possibilidades de retomar a publicao do boletim semanal, a implantao de uma rdio comunitria e outras atividades de comunicao e informao. 4 Estabelecimento de estratgias de comunicao externa, com informaes apropriadas sobre a realidade local, como fazer um facebook em nome da comunidade, alimentar o blog da

rea de encontros e lazer.

25

Plano Popular da Vila Autdromo

rea de encontros e academia da 3a idade.

comunidade e elaborar faixas de apoio comunidade, tendo por objetivo recolher o apoio dos movimentos populares, das organizaes de defesa dos direitos humanos e dos moradores dos bairros vizinhos. 5 Estudo e discusso de novas formas para ampliar a mobilizao dos recursos comunitrios existentes, de modo a revigorar os laos de solidariedade e atender a algumas necessidades, como por exemplo: coleta seletiva de lixo, limpeza da lagoa, peas de teatro com as crianas e jovens sobre a histria da comunidade para serem apresentadas tanto internamente Vila Autdromo quanto em esquetes no sinal da Avenida Abelardo Bueno, exposies de fotos sobre o histrico da luta da comunidade.

Implementao
Parte das atividades previstas no dependem de investimentos monetrios, mas do compromisso da populao de Vila Autdromo. Os gastos do Programa de Desenvolvimento Cultural e Comunitrio sero oportunamente detalhados a partir de projetos especficos produzidos pela comunidade.

26

Ficha tcnica

Plano elaborado por: AMPVA Associao de Moradores e Pescadores da Vila Autdromo Moradores e comunidades da Vila Autdromo Presidente: Altair Guimares Moradores: Albertina de Souza, Alcides Faustino Gomes, Aldemar Guimares, Alessandra C. F. de Oliveira, Ana Cristina Lourene, Andresa Ferreira, Angelita Fernandes, Antonio Rosime, Berenice Cezaria da Silva, Carlos Martins, Chalone Paula dos Santos, Custodio, Dalva C. de Oliveira, Daniel de Aguiar Resende, Denise Costa dos Santos, Eliane S. de Oliveira, Elias da Silva Serafim, Elze, Emerson Claudio Nascimento dos Santos, F. E. de Andrade, Fabrcia Hauck Merdy, Franuelle R. Oliveira das Neves, Fredson Oliveira Silva Filho, Geraldo Batista, Giando de Santana, Hernando Saenz, Inalva Mendes Brito, Iolanda Sousa Ferreira, Irene Maria dos Santos, Irene Vieira da Silva, J. Guimares, Jackeline de Almeida Sampaio, Jairo da Silva, Janana de Oliveira Reis, Jandine Fukunato, Jane Nascimento de Oliveira, Jefferson E. Ferreira, Jo Guimares, Joaneli P. da Costa, Joo da Silva, Joaquim Nascimento de Abreu, Jorge Candido Dias, Jorge Costa, Jos da Silva, Jos Penteado, Jos Vitorino da Silva, Jurezinha B. da Silva, Kelly Azevedo da Silva, Luciane Costa Coelho, Lucineide N. Silva, Luiz da Silva, Luiz M., Lindalva dos Santos Lima, Marcelle Lyra, Mrcia da Costa, Marclio Ferreira da Costa, Marcionil Ferreira da Costa, Maria Alves dos Santos, Maria Aparecida Cardoso, Maria Aparecida Carneiro da Silva, Maria da Penha Macedo, Maria das Graas da Silva, Maria do M., Maria Helena Feitosa da Silva, Maria Oliveira, Mnica Leramaz, Nivaldo Ribeiro da Silva, Paula Vernica P. Carvalho, Paulo Garcia, Paulo Roberto, Pedro Paulo Franklin, Prola Luz, Renan Reis do Carvalho, Rita de Fatima, Ronaldo, Samuel Flores, Sebastio, Severino, Simone Silva de Azevedo, Sydemar Loureno Neto, Sylvio Carlos Montenegro Branco, Tnia Alves, Tereza da Silva, Terezinha Martins, Thiago Pinto, Valeria Alves, Valmeri Barbosa dos Santos, Valter Gonalves Assessoria e apoio: NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ Ncleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratrio Estado, Trabalho, Territrio e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro Coordenao: Carlos Vainer
NEPHU/UFF Ncleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense Coodenao: Regina Bienenstein

27

Plano Popular da Vila Autdromo

Equipe Integrante do Plano Alice Vainer, Amanda Nesi, Breno Cmara, Bruna Guterman, Camila Saraiva, Camilla Lobino, Carla Hirt, Cinthia Dimas, Fabrcio Leal de Oliveira, Fernanda Podzwato, Fernanda Sanchez, Giselle Tanaka, Glauco Bienenstein, Guilherme Xavier, Igor Matela, Irene Mello, Isabella Rocha, Ivan Zanata, Jackeline Sampaio, Julia Cantarino, Juliana Pereira, Juliana Peres, Leonardo Fontainha , Lilian Romain, Luana Souza, Luana Peixoto, Lucia Capanema, Manon Kleynjans , Marta Arce, Matheus Vargas, Micaela Costa, Mirella Furtado, Natlia Oliveira, Natalia Vasconcellos, Nelma Gusmo, Pedro Novais, Raama Brbara Crevelande, Regina Valado, Thiago Costa Amorim, Tiago Bastos

28

Potrebbero piacerti anche