Sei sulla pagina 1di 3

L I O 1 - S r i e d e E x e r c c i o s " Ad e u s C u l p a " O PERDO CURA E ACABA COM O JOGO DA CULPA Curar unir e tornar-se inteiro.

eiro. A cura, portanto, est na mente e no no corpo. Nosso maior obstculo para experimentar a paz da mente, ou a unidade com amor, o medo de Deus. Pelo fato de acreditarmos que estamos separados de Deus, nos sentimos culpados, em conflito e competindo uns com os outros - e isto a origem de todas as nossas dificuldades independente da sua natureza. A cura um processo atravs do qual a nossa mente limpa de seus pensamentos negativos de medo e culpa todos aqueles julgamentos que nos fazem sentir vulnerveis, separados e fragmentados. O perdo o meio atravs do qual este processo alcanado. Ele permite que a mente, que v a si mesma como dividida e separada, torne-se ntegra. A verdadeira cura, portanto, corrige a percepo equivocada de que nossas mentes esto separadas umas das outras e restabelece o estado natural onde todas as mentes esto unidas no amor entre si e com Deus. Para obter a cura, essencial que nos lembremos constantemente que o nico propsito em estar com outra pessoa o de experimentar a unio sem julgamento. A MENTE CURADA A mente curada no sabe o significado da separatividade. Pelo fato dela conter apenas os pensamentos amorosos de Deus, cheia de paz, sem culpa, sem dor ou conflito. Sua identidade estar em perfeita harmonia com a totalidade do amor. Ela no nega o corpo, mas o v como um veculo neutro para a comunicao do amor sem a interferncia do conflito. O JOGO DA CULPA Todas os conflitos que temos com os outros, independente de suas formas, so simples variaes do jogo da culpa.

Nosso ego est constantemente lutando com as perguntas: "Quem culpado?", "Quem inocente?", "Com quem estamos seguros?" e "De quem temos medo?". Nosso julgamento da culpa baseado em interpretaes das nossas experincias passadas que introduzimos e revivemos no presente. Nosso ego se recusa a reconhecer que o que vemos ou ouvimos comea internamente - como um pensamento dentro da nossa prpria mente. Pelo fato do ego sobreviver de ataques, ele pune atravs do ataque todos aqueles que ele v como culpados - inclusive a ns mesmos. Quando no damos mais nenhum valor a culpa, podemos escolher ver somente a inocncia nos outros assim como em ns mesmos. Quando dizemos adeus culpa, conseguimos dizer ol ao amor. A MENTE CONTROLA O CORPO O propsito do perdo curar a mente, no o corpo. Uma vez que tenhamos perdoado totalmente algum e a ns mesmos, conseguimos deixar ir os pensamentos de ataque e culpa, a mente retorna a seu estado natural: o estado de amor. Com isto a necessidade de sofrer removida. O corpo, seguindo em harmonia com a mente, pode fazer a dor e a doena desaparecerem. Quando estamos vivendo a dor, uma das lies mais difceis de se aprender que no o corpo que controla a mente, mas a mente que controla o corpo. Essa lio particularmente difcil de se aceitar quando temos uma doena fsica real que justifique a nossa dor. O perdo cura e acaba com o jogo da culpa O mundo que eu vejo atravs dos olhos da culpa e das atitudes de no perdo realmente um mundo amedrontador. Contudo, h uma outra forma de olhar para este mesmo mundo. Eu posso escolher olhar para pessoas e coisas familiares como se os visse pela primeira vez. Sem a minha culpa e no guardando mgoas do passado, eu posso

experimentar a beleza, a alegria e o contentamento que reina ao meu redor, em todas as pessoas que so parte da minha vida. Passos para integrar a lio de hoje na nossa vida diria

1. Identifique algum com o qual voc esteja jogando o jogo da culpa. Escolha perdoar esta pessoa por qualquer coisa que ele/ela possa ter feito para voc e repita para si mesmo: O perdo cura e acaba com o jogo da culpa. 2. Pense em algum que voc ainda no tenha perdoado. Diga diretamente para esta pessoa hoje: Por favor me ajude a me liberar do passado e junte-se a mim como meu irmo/irm no amor (se no for possvel dizer isto diretamente, repita mentalmente). 3. Pense numa meta especfica que possa compartilhar com algum hoje. Enquanto trabalha esta meta, concentre-se em pelo menos duas formas em que voc consiga demonstrar a extenso do amor e da paz. 4. Comprometa-se hoje a experimentar a unio com outra pessoa - seu esposo/esposa, seus filhos, seus pais, seus amigos ou colegas - e prossiga no seu compromisso durante todo o dia. 5. Repita durante o dia sempre que voc experimentar pensamentos de culpa, medo ou quando no conseguir perdoar: Este o meu momento de libertar voc, (nome) e eu, da culpa e do no perdo do mundo. Juntos podemos nos unir na viso de um mundo curado e livre da culpa.

"Toda ira nada mais do que uma tentativa de fazer algum sentir-se culpado."

Potrebbero piacerti anche