Sei sulla pagina 1di 6

Sabemos que o ato de contar histrias remonta ao passado.

Antigamente as pessoas tinham o hbito de sentar-se beira de suas casas nos momentos de descanso e relatar fatos acontecidos, muitas vezes ficcionais, e isso ia passando de gerao para gerao. Quem de ns no conhece a histria do Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida e tantos outros clssicos da literatura? Por mais que o advento da tecnologia tenha desencantado essa magia e, de certa forma, promovido o afastamento entre as pessoas, existem variadas formas de narrativas, sejam elas orais, escritas, visuais ou encenadas, como o caso do teatro. Seja qual for a modalidade, o texto narrativo dispe-se de certos elementos primordiais, que so: tempo, espao, personagens, narrador e enredo. E para conhecermos um pouco mais sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em: Romance, Novela, Conto, Crnica e Fbula. Por isso, estudaremos as mesmas passo a passo: Romance: uma narrativa sobre um acontecimento ficcional no qual so representados aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou vrias personagens. Gira em torno de vrios conflitos, sendo um principal e os demais secundrios, formando assim o enredo. Novela: Assim como o romance, a novela comporta vrios personagens, sendo que o desenrolar do enredo acontece numa sequncia temporal bem marcada. Atualmente, a novela televisiva tem o objetivo de nos entreter, bem como de nos seduzir com o desenrolar dos acontecimentos, pois a maioria foca assuntos relacionados vida cotidiana. Conto: uma narrativa mais curta, densa, com poucos personagens, e apresenta um s conflito, sendo que o espao e o tempo tambm so reduzidos. Crnica: Tambm fazendo parte do gnero literrio, a crnica um texto mais informal que trabalha aspectos da vida cotidiana, muitas vezes num tom muito sutil o cronista faz uma espcie de denncia contra os problemas sociais atravs do poder da linguagem. Fbula: Geralmente composta por personagens representados na figura de animais, de carter pedaggico, pois transmite noes de cunho moral e tico. Quando so representadas por personagens inanimados, recebe o nome de Aplogo, mas a inteno a mesma da fbula.

1.2 Elementos bsicos da narrativa:


Fato - o que se vai narrar (O qu?) Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?) Lugar - onde o fato se deu (Onde?) Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?) Causa - motivo que determinou a ocorrncia (Por qu?)

Modo - como se deu o fato (Como?) Conseqncias (Geralmente provoca determinado desfecho) A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, pea teatral, crnica, novela, conto, fbula etc. Uma narrativa pode trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, faz-se uso dos chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre. No discurso direto, o narrador transcreve as palavras da prpria personagem. Para tanto, recomenda-se o uso de algumas notaes grficas que marquem tais falas: travesso, dois pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores no fazem uso desses recursos. O discurso indireto apresenta as palavras das personagens atravs do narrador que reproduz uma sntese do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessrio. A estruturao desse discurso no carece de marcaes grficas especiais, uma vez que sempre o narrador que detm a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo dicendi (elocuo) e orao subordinada substantiva com verbo num tempo passado em relao fala da personagem. Quanto ao discurso indireto livre, usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases soltas, sem identificao de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juzo de valor ou opinio, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo parecido. Esse tipo de discurso o mais usado atualmente, sobretudo em crnicas de jornal, histrias infantis e pequenos contos.

Caractersticas:
Situa seres e objetos no tempo (histria).

Estrutura:
- Introduo: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espao. - Desenvolvimento: Atravs das aes das personagens, constri-se a trama e o suspense que culmina no clmax. - Concluso: Existem vrias maneiras de se concluir uma narrao. Esclarecer a trama apenas uma delas.

Recursos:
Verbos de ao, discursos direto, indireto e indireto livre.

O que se pede:
Imaginao para compor urna histria cativante que entretenha o leitor, provocando expectativa. Pode ser romntica, dramtica ou humorstica.

A narrativa deve tentar elucidar os aconteCimt0s, respondendo s seguintes perguntas essenciais: O QU? - o(s) fato(s) que determina(n) a histria; QUEM? - a personagem ou personagens; COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrncia QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QU? - a causa do acontecimento. Observe como se aplicam no texto de Manuel Bandeira esses elementos:
Tragdia brasileira

Misael, funcionrio da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa prostituda com sfilis, dermite nos dedos, uma aliana empenhada e os dentes em petio de misria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estcio, pagou mdico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael no queria escndalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. No fez nada disso: mudou de casa. Viveram trs anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estcio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marqus de Sapuca, Niteri, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estcio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Invlidos... Por fim na Rua da Constituio, onde Misael, privado de sentidos e inteligncia , matou-a com seis tiros, e a polcia foi encontra-la cada em decbito dorsal, vestida de organdi azul. Manuel Bandeira

O qu? Romance conturbado, que resulta em crime passional. Quem? Misael e Maria Elvira. Como? O envolvimento inconsequente de um homem de 63 anos com uma prostituta. Onde? Lapa, Estcio, Rocha, Catete e vrios outros lugares. Quando? Durao do relacionamento: trs anos. Por qu? Promiscuidade de Maria Elvira.

Quanto estruturao narrativa convencional, acompanhe a sequncia de aes que compem o enredo:

Exposio: a unio de Misael, 63 anos, funcionrio pblico, a Maria Elvira, prostituta; Complicao: a infidelidade de Maria Elvira obriga Misael a buscar nova moradia para o casal; Clmax: as sucessivas mudanas de residncia, provocadas pelo comportamento desregrado de Maria Elvira, acarretam o descontrole emocional de Misael; Desfecho: a polcia encontra Maria Elvira assassinada com seis tiros.

SEGUEM ALGUNS MODELOS


O dia que virou um dia

Os primeiros raios de sol, brandos como um leve toque, anunciam um novo dia de uma preguiosa segunda-feira. Maria acorda, ingere algum po e caf, despede-se da famlia e se pe a caminhar em direo ao ponto de nibus. No to longe dela, Jos executa as mesmas aes, porm, no se sabe se desperdiou os mesmos momentos de adeus. Maria cumpre mais uma jornada de trabalho e, cansada, roga a volta a casa. Entra ento, em um lotao, cujos passageiros a rotina a fez conhecer. Jos, bandido inveterado, passa o mesmo dia a caminhar, tramar e agir. Todavia, finda-se a data para ele tambm e, no estando satisfeito com as finanas adquiridas, envolve-se em dantescos pensamentos. Vem l o transporte com Maria. O mesmo avistado pelo marginal, que logo conclui seu plano iminente de execuo. E o faz. O aceno com a mo indica ao motorista que pare o veculo e o deixe entrar. As vistas de Maria mudam imediatamente de direo e cruzam-se com as de Jos. Este segue, como quem mede os passos, ao encontro daquela. Fita-lhe mais uma vez os olhos e estende-lhe os braos. Aquelas magras mos tocam a moa e, brutalmente, puxam-na para o mais perto de si: tem uma refm. Jos anunciou o assalto e obrigou o condutor a parar o cano. Endiabrado, mostra a sua arma e faz com que Maria a sinta na nuca. O tumulto chama, com brevidade, a ateno do povo e, consequentemente a da polcia. E nesta hora que comeam algumas negociaes. Com prontido chega a imprensa, que transforma Jos em o Jos. bem como Maria em a Maria. Passadas j muitas horas, o bandido pe em prtica um novo plano: tentar sair do nibus com a sua refm. Ouve-se um tiro, que atinge Maria. Vendo que iria ser baleado, Jos dispara mais trs tiros de sua arma, que ferem mortalmente as costas da moa. O criminoso dominado e posto na viatura, onde sorrateiramente morre. A defunta vira manchete, herona. Passa-se uma semana e aquela foi apenas mais uma segunda-feira em uma grande metrpole. Digenes D arce C. de Lima
Alm do espelho, lembranas

Um dia, quando encerrava meu trabalho, fixei a ateno em um simples objeto dc minha sala. Caminhei, paulatinamente, ao seu encontro e, medida que me aproximava, sentia meu ego explodir em sensaes indescritveis. Ali, diante dele, parei. Meu reflexo testemunhava as marcas do passado e trazia, tona, as lembranas da infncia e da adolescncia. As imagens, agora, misturavam-se, comprometendo minha lucidez. Senti meu corpo flutuar e minha viso apagar-se, de forma que eu me concentrava em recordaes, apenas.

Assim, momentos depois, revia meus irmos e vizinhos correndo em volta da mesa, mame fazendo o jantar, papai lendo o jornal, os ces brincando no jardim e, tambm, meus amigos de colgio, antigos casos amorosos. Recuperei o bom senso, por um instante, mas no durou mais que isso, pois, novamente, brotam outros pensamentos: o nascimento dos filhos e a ascenso profissional. Minutos depois, tudo acabara. Diante de mim havia s um espelho, cujo reflexo j no era de um cenrio fantasioso de minha mente. Luana Stephanie de Medeiros
Uma lio de vida

Lembro-me de uma manh em que descobri um casulo na casca de uma rvore, no momento em que a borboleta rompia o invlucro e se preparava para sair. Esperei algum tempo, mas estava demorando muito e eu tinha pressa. Irritado e impaciente, curvei-me e comecei a esquent-lo com o meu hlito. E o milagre comeou a acontecer diante de mim num ritmo mais rpido que o natural. O invlucro se abriu e a borboleta saiu, arrastando-se. Nunca hei de esquecer o horror que senti: suas asas ainda no estavam abertas e todo o seu corpinho tremia, no esforo para desdobrlas. Curvado por cima dela, eu a ajudava com o meu hlito. Em vo. Era necessria urna paciente manuteno e o desenrolar das asas devia ser feito lentamente ao sol. Agora era tarde demais. Meu sopro obrigava a borboleta a se mostrar, antes do tempo, toda amarrotada. Ela se agitou desesperada e, alguns segundos depois, morreu na palma de minha mo. Acho que aquele pequeno cadver o peso maior que tenho na conscincia. Hoje, entendo bem isso: um pecado mortal forar as grandes leis. No devemos nos apressar, nem ficar impacientes, mas seguir confiantes o ritmo eterno. Nikos Kazantzakis
O engano

Um estudante, em viagem ao interior, ao passar por uma loja, entrou e comprou um presente para sua namorada. Escolheu um lindo par de luvas. Depois pediu para embrulhar Na hora de embrulhar, a moa cometeu uni engano, trocando o par de luvas por uma calcinha. O estudante, no tomando conhecimento, mandou o embrulho e a seguinte carta: Vitria, 5 de maio de 1976. Querida, sabendo que no prximo dia 12 dia do seu aniversrio, resolvi mandar-lhe um presente; sei que ir usar, pois todo o tempo em que estivemos juntos, nunca a vi

usando. No sei se voc vai gostar da cor e do modelo, mas a moa da loja experimentou e ficou boa. um pouco larga na frente, mas ela disse que era para a mo entrar melhor e os dedos moverem-se mais vontade. bom que, depois de us-la, vire-a ao avesso e ponha um pouco de talco para evitar o mau cheiro. Espero que goste, pois vai cobrir aquilo que eu irei pedir uni dia. Aqui termino, mandando um beijo bem profundo naquilo que o presente ir cobrir

Potrebbero piacerti anche