Sei sulla pagina 1di 3

Pais ensinem seus filhos desde a infncia

00:01 07:05

EIS que os filhos so uma herana da parte de Jeov; o fruto do ventre uma recompensa. (Sal. 127:3) No de admirar, portanto, que pais cristos fiquem muito felizes com a chegada de um recm-nascido. Junto com a alegria, o nascimento de uma criana traz srias responsabilidades. Para que ela se torne um adulto sadio, precisa de alimento nutritivo em base regular. Da mesma forma, para que ela tome uma posio firme em favor da adorao verdadeira, precisa de alimento espiritual e das orientaes de pais que se empenham em ensinar-lhe princpios divinos. (Pro. 1:8) Quando deve comear esse treinamento, e o que deve incluir?

OS PAIS PRECISAM DE INSTRUO


Veja o caso de Mano, da tribo de D, que morava na cidade de Zor, no Israel antigo. O anjo de Jeov informou esposa de Mano que ela teria um filho, embora ela fosse estril. (Ju. 13:2, 3) O fiel Mano e sua esposa sem dvida ficaram muito felizes com essa perspectiva. Mas eles tiveram tambm srias preocupaes. Assim, Mano orou: Perdo, Jeov. O homem do verdadeiro Deus que acabas de enviar, por favor, deixa-o vir novamente a ns e instruir-nos quanto a que devemos fazer com o rapazinho que nascer. (Ju. 13:8) Mano e sua esposa se preocupavam com a criao de seu filho, Sanso. Eles sem dvida ensinaram-lhe a lei de Deus, e seus esforos evidentemente foram bemsucedidos. Com o tempo, o esprito de Jeov principiou a impelir Sanso, diz a Bblia. Como resultado, Sanso realizou muitas obras poderosas como um dos juzes de Israel. Ju. 13:25; 14:5, 6;15:14, 15.

Manooroupedindoorientaosobrecomocriar o filhoqueia nascer A partir de quando deve comear o ensino dos filhos? Timteo foi ensinado desde a infncia nos escritos sagrados por sua me, Eunice, e sua av, Loide. (2 Tim. 1:5; 3:15) De fato, esse ensino comeou quando Timteo ainda era beb. sensato os pais cristos orarem a Deus pedindo orientao e fazerem planos para treinar o filho desde a infncia. Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem, diz Provrbios 21:5. Antes da chegada do beb, os pais sem dvida se preparam bem. Talvez tenham at mesmo uma lista das coisas que o beb vai precisar. tambm importante planejar as atividades espirituais. Seu alvo deve ser iniciar esse treinamento bem cedo na vida do beb. O livro Early Childhood Counts (A Primeira Infncia Conta) diz: Os meses imediatamente aps o nascimento so cruciais para o amadurecimento do crebro. Durante esse perodo, o nmero de sinapses conexes que tornam possvel a aprendizagem aumenta 20 vezes. Os pais sero sbios se aproveitarem esse breve perodo no desenvolvimento mental dos filhos para comear o processo de implantar conceitos e valores espirituais em suas mentes. A respeito de sua filha jovem, uma me que pioneira regular disse: Ela me acompanha no ministrio desde que tinha apenas 1 ms de idade. Embora no tivesse como entender o que acontecia, creio que o fato de ela estar ali na pregao desde bem cedo teve um efeito muito bom sobre ela. Quando tinha 2 anos, ela j ficava vontade para entregar tratados s pessoas no servio de campo. Treinar os filhos desde bem cedo produz bons resultados. Mas os pais descobrem que dar instruo espiritual aos filhos tem seus desafios.

COMPREM TEMPO OPORTUNO


A inquietao ou o curto perodo de concentrao da criana pode ser um grande desafio para os pais. A ateno das crianas pode mudar rapidamente de uma coisa para outra. Afinal, elas so curiosas e tentam explorar o mundo ao seu redor. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a se concentrar naquilo que esto tentando lhes ensinar? Veja o que Moiss disse em Deuteronmio 6:6, 7: Estas palavras que hoje te ordeno tm de estar sobre o teu corao; e tens de inculc-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te. O verbo inculcar passa a ideia de ensinar por meio de frequentes repeties. Uma criancinha como uma rvore pequena que precisa ser regada regularmente. Visto que a repetio ajuda at os adultos a se lembrar de coisas importantes, com certeza ela tambm de ajuda para as crianas. Ensinar verdades sobre Deus aos filhos requer que os pais passem tempo com eles. No mundo corrido de hoje, reservar esse tempo sem dvida um desafio. Mas o apstolo Paulo recomendou comprar todo o tempo oportuno para participar em essenciais atividades crists. (Ef. 5:15, 16) Como isso pode ser feito? Certo ancio cuja esposa tem uma programao apertada como pioneira regular achava difcil encontrar equilbrio

entre treinar a filha, cuidar de deveres teocrticos e manter o emprego. Como eles conseguiram tempo para treinar a filha? Ele diz: Toda manh, antes de sair para o trabalho, eu e minha esposa lemos para ela Meu Livro de Histrias Bblicas ou o folhetoExamine as Escrituras Diariamente. noite, antes de ela ir dormir, no deixamos de ler alguma coisa para ela, e sempre a levamos conosco ao servio de campo. No queremos perder esses primeiros anos de sua vida.

OS FILHOS SO COMO FLECHAS


Com certeza queremos que nossos filhos cresam e se tornem pessoas responsveis. Mas o motivo principal para trein-los ajud-los a desenvolver amor a Deus no corao. Mar. 12:28-30. O Salmo 127:4 diz: Como flechas na mo dum poderoso, assim so os filhos da mocidade. Os filhos so aqui comparados a flechas que devem ser miradas no alvo com preciso. Depois que o arqueiro solta a flecha, impossvel peg-la de volta. Os pais tm as flechas os filhos apenas por um perodo relativamente curto. Esse perodo deve ser usado para inculcar princpios divinos na mente e no corao dos filhos. A respeito de seus filhos espirituais, o apstolo Joo escreveu: No tenho nenhuma causa maior para gratido do que estas coisas, de que eu esteja ouvindo que os meus filhos esto andando na verdade. (3 Joo 4) Os pais cristos podem expressar a mesma gratido ao observarem seus filhos andando na verdade.

Potrebbero piacerti anche