Sei sulla pagina 1di 8

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

Croatto, Jos Severino. As Linguagens da Experincia Religiosa: uma introduo fenomenologia da religio. So Paulo: Paulinas, 2001.

Rafael Rodrigues da Silva

A partir do entendimento de que todas as culturas e todos os povos tiveram e tm uma expresso religiosa, Severino Croatto nos leva a um passeio pelas linguagens da experincia religiosa. Oferece-nos um guia, proporciona chaves de aprofundamento e, com certeza, agua o entusiasmo e interesse pelo conhecimento da experincia religiosa do outro. Vale salientar que este guia provocativo. Ele ajuda o leitor a dar os passos conforme o seu entendimento e compreenso atravs das propostas de atividades e avaliaes no final de cada unidade e da bibliografia no final de cada captulo. Nesta perspectiva, o livro de Croatto um texto inacabado, pois ele exige a contribuio e a concluso do leitor. Eis uma obra aberta sobre a fenomenologia da religio.

O caminho proposto por Severino Croatto apresentado em cinco partes, poderamos dizer que so cinco vias de acesso fenomenologia da religio. A primeira o estudo comparado da fenomenologia da religio entre as cincias da religio; a segunda uma aproximao da experincia religiosa, atravs da compreenso da simbologia do sagrado, do profano e do divino. A terceira via aprofunda o que o mito e as interpretaes da realidade, enquanto a quarta nos apresenta o rito como manifestao gestual da religio, e a ltima aborda a experincia religiosa subjacente na doutrina e nos textos religiosos.

Fenomenologia da religio entre as cincias da religio No capitulo 1 (p.17-35), o autor nos introduz na discusso da especificidade da fenomenologia da religio e sua relao com as cincias da religio. De maneira resumida, ajuda o leitor/leitora a perceber o objeto da fenomenologia da religio, atravs da aproximao com outras cincias: comeando pela Histria das religies, no seu aspecto descritivo e analtico, passando pela sociologia, psicologia, filosofia e teologia das religies, at chegar fenomenologia da religio que se ocupa do entendimento e estudo tanto do sentido das expresses religiosas, em seu contexto vital ( estrutura e coerncia) quanto da sua dinmica (desenvolvimento, afirmao, divises, etc.).

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

A experincia religiosa e sua expresso simblica No captulo 2 (p.41-79), a experincia humana relacional (relao com o mundo, com o outro individuo e com o grupo humano) e, como tal, exerce uma forte influencia na socializao das experincias religiosas. Uma das caractersticas fundamentais do ser humano estar sempre em busca, gerando conscincia das necessidades (fsicas, psquicas, scio-culturais) e das limitaes (fragmentao dos valores, a finitude e a falta de sentido em muitas experincias vitais). A partir dessas constataes, Severino Croatto estabelece uma anlise das experincias religiosas. Em primeiro lugar, as experincias religiosas so relacionais e as necessidades so saciadas na esfera da transcendncia: as fsicas por milagres, as psquicas pela paz, o gozo da glria e as scio-culturais por uma nova ordem social e o surgimento de um mundo novo. Porm, outro aspecto que fora apontado a capacidade de o ser humano imaginar, passando do fragmentrio ao totalizador (condensao de experincias), do finito ao duradouro e sem limites. A falta de sentido anulada por trs aspectos: a esperana, a idia de que a providncia divina dirige a histria e a influncia dos modelos divinos.

Ao abordar o sagrado, o divino e o profano, Croatto comea lanando algumas observaes acerca do vocabulrio e dos estudos sobre o homo religiosus para delinear algumas caractersticas do sagrado/divino: 1. o totalmente Outro em qualquer contexto histrico em que esteja situado o homo religiosus constitui a essncia da experincia religiosa e se manifesta em infinitas formas (smbolos, mitos, ritos, figuras divinas, etc.); 2. Na hierofania, encontramos muitos elementos que demonstram que o sagrado , em si, parte do profano e que este ascende ao divino por meio de sua sacralizao. Assim, a diferenciao entre sagrado e profano se d no mbito operativo, pois o objeto sagrado que mundano sacralizado pela hierofania; 3. o Mistrio/Transcendente a chave para compreender a linguagem do sagrado; 4. o sagrado mostra-se heterogeneamente numa pluralidade de signos: objetos, fenmenos da natureza, pessoas, acontecimentos, palavras sagradas.

Nesta perspectiva no terceiro captulo (p.81-128), iremos encontrar os vrios sentidos e significados dos smbolos. , a partir da compreenso clssica de que o ser humano um animal simblico e que constri continuamente smbolos, que podemos perceber a linguagem, as experincias de amor e a transfigurao do real na arte. Etimologicamente o smbolo refere-se unio de duas coisas, por isso, duas coisas separadas podem se complementar e se inter-relacionar. Ou seja, as coisas so elevadas dimenso simblica. Para um entendimento do smbolo, Croatto leva o leitor, por um lado, a

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

distinguir o smbolo de linguagens similares, tais como, metfora (comparao de elementos conhecidos), signo (assinala uma relao de causa e efeito) e alegoria (remete a um sentido) e, por outro lado, a pensar e aprofundar os sentidos do smbolo. O smbolo polissmico. Basta tomarmos o fogo como exemplo, pois ele destri, purifica, transforma e ilumina. O fogo tambm est relacionado com a potencializao do divino (muitas hierofanias esto relacionadas com o fogo), como podemos perceber na escatologia iraniana, no antigo hinduismo e na tradio asteca e outras. Neste sentido, as guas, as trevas, as rvores podem hierofanizar a Vida transcendente.

O smbolo universal, pois pode aparecer com os mesmos significados em diferentes culturas. O smbolo pr-hermenutico e permanece aberto e sugestivo. Assim, quando um smbolo interpretado faz emergir a sua reserva de sentido em forma de relato, que, por sua vez, tem a funo de dizer a experincia vivida. Croatto aponta para o leitor/leitora as trs zonas, nas quais os smbolos surgem com maior fora: nas hierofanias, nos sonhos e na poesia. Olhando para a linguagem religiosa percebemos que ela potica e, analisando os sonhos, descobrimos que eles, em sua grande maioria, so relatos presentes nos textos de origem religiosa. Em muitas culturas, principalmente a assrio-babilnica, a prtica de ler sonhos uma atividade religiosa.

Croatto conclui, dizendo que o smbolo a representao de uma ausncia... a linguagem bsica da experincia religiosa... o smbolo faz pensar, o smbolo diz sempre mais do que diz. a linguagem do profundo, da intuio, do enigma. Por isso a linguagem dos sonhos, da poesia, do amor, da experincia religiosa. (pp. 117-118)

A configurao simblica do sagrado o que tematiza o quarto captulo (p.129-175). O ponto de partida a apresentao dos nomes dos Deuses, suas representaes e funes. Os Deuses so classificados em duas tipologias: a geogrfica e a funcional. Na tipologia geogrfica, encontramos: os Deuses do cu (Varuna da ndia; Ahura Mazda da religio iraniana; Zeus grego; Jpiter entre os romanos; Anu, Ilu ou El, Iahweh entre os semitas; e, nas culturas aborgines da Amrica, destaca-se Kat entre os tobas; Inti dos incas e Quetzalcatl dos nhuatl), que so criadores, conservadores e controladores do cosmo; os Deuses telricos; as divindades ocenicas e os Deuses do submundo. Na tipologia funcional, destacam-se os Deuses da fora (Deuses que se manifestam na natureza e que acontecem na experincia da tempestade com seus raios, troves, vento e chuva, como o Baal cananeu, Ishkur, Adad); os Deuses da vegetao, os Deuses iniciadores da cultura, os Deuses protetores e os

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

Deuses sacrificados. Observando nas culturas antigas e, principalmente, na tradio indo-europia, os Deuses tm trs funes: soberania, a fora e a produo/prosperidade.

O ponto de chegada da discusso reside na polaridade entre politesmo e monotesmo. Para o autor, o politesmo caracteriza-se pela heterogeneidade das figuras, nas quais os Deuses podem se apresentar em par e em tradas. De modo geral, os Deuses aparecem em grande quantidade e

hierarquizados em um panteo. No entanto, o transcendente mostra-se pela mediao das hierofanias; ora elas no podem ser amorfas, indeterminadas e difusas, mas devem ter ligao com a realidade em que o ser humano vive... se a modalidade das coisas as distingue uma das outras, tambm o sagrado est diferenciado. (p. ) Nesta direo, podemos pensar que cada Deus e a sua representao remetem a experincias distintas do ser humano. A grande questo se d quando os muitos Deuses aparecem como atributos de um nico Deus.

Mito e interpretao da realidade Um dos temas de grande relevncia para o entendimento das linguagens da experincia religiosa o mito. o assunto da terceira parte do seu livro. Croatto apresenta a discusso sobre o mito em trs passos para o entendimento e aprofundamento do leitor.

Primeiro passo: o mito e sua interpretao. O quinto captulo (p. 181-207) se ocupa em delinear as vrias correntes de interpretao do mito no ocidente. Uma interpretao muito forte aquela que define o mito como aquilo que no se deixa integrar na realidade. Assim, o mito seria um produto da imaginao e, conseqentemente, distante da realidade. a viso que herdamos das influencias do iluminismo e do poder da razo. Para se ter um conceito claro e que possa representar uma definio plural, o autor, neste captulo, tenta resumidamente apresentar as definies destas vrias correntes. Comea por W.Wundt, que diz que o mito reproduz representaes do esprito popular, manifesta uma cosmoviso primitiva e que no relato de verdade, pois os mitos s expressam o subjetivo. Passa pela interpretao animista de Tylor e Frazer e a contraposio em Rafael Pettazzoni, que distingue os mitos entre histrias verdadeiras e histrias falsas, sendo as verdadeiras aquelas que narram as origens do mundo e os atos do heri nacional, enquanto que as falsas, pelo contrrio, relatam as aventuras do Coiote, o lobo das pradarias, e tm um contedo profano. Nesta rede de conceitos e definies, o autor chega nas interpretaes de Mircea Eliade e Paul Tillich. Eliade sustenta que o mito revela a experincia do objetivamente transcendente e explora plstica e dramaticamente o que a metafsica e a

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

teologia definem dialeticamente. Para Eliade, os arqutipos mticos so acontecimentos primordiais que o homo religiosus vive como momentos instauradores de sua prpria realidade. J Tillich, que valoriza o mito na perspectiva de Mircea Eliade, defende que os dados mticos continuam vivos tambm nas religies antimticas. O mito testemunha simblica como meio e veculo do dinamismo ontolgico.

Segundo passo: descrio, implicaes e tipologia do mito como interpretao da realidade. O sexto captulo (p. 209-269) tem como pano de fundo a dimenso vivencial do mito indicado por Bronislaw K. Malinowski: o mito, como existe em uma comunidade primitiva, no s histria, mas uma realidade vivida. Para uma descrio do mito, Croatto parte de uma definio essencial e operativa: O mito o relato de um acontecimento originrio, no qual os Deuses agem e cuja finalidade dar sentido a uma realidade significativa (p.209). A primeira compreenso: o mito um relato e deve ser interpretado como discurso. Enquanto texto, o mito pretende dizer algo para algum a respeito de alguma coisa. Como literatura, o estudo do mito deve levar em conta a crtica literria e, como discurso, o mito deve ser aberto para o ato hermenutico da releitura. A segunda compreenso: o mito relata um acontecimento originrio, pois uma de suas caractersticas situar o acontecimento narrado num horizonte primordial. O tempo mtico no cronolgico. No tocante ao acontecimento originrio, podemos distinguir duas primordialidades: a pr-csmica e a cosmognica ou histrica. Por exemplo, em Gn 2,4s, o antes e depois da criao descrito na importncia da chuva e do ser humano para a fecundidade e o trabalho da terra. Com certeza, o mito foi escrito numa sociedade que pratica a agricultura. A terceira compreenso: os Deuses agem. Eles so atores protagonistas. Por exemplo, no mito babilnico travada a luta entre Apsu (abismo de guas doces) e Tiamat (guas salgadas, caticas e destruidoras), o mesmo podemos encontrar na luta entre Baal e Yam. Neste mecanismo mtico, o que importa o que os Deuses fazem e no o que so. A quarta compreenso: dar sentido a uma realidade significativa, pois tudo, que significativo para um povo e para a vida da comunidade, precisa ser originado pelos Deuses.

Quanto s implicaes desta definio do mito, destacamos algumas: 1. O mito, ao narrar as origens das coisas, no est preocupado com a sua gnese histrica, mas com o seu significado; 2. os acontecimentos relatados no mito no mera cpia do que acontece na realidade, pois a construo mtica imaginria e simblica; 3. a contraposio com a cincia que julga o mito como falso, porque ele no tem a pretenso de explicar a causa dos fenmenos da natureza. E se o mito cincia, logo ele

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

deixa de ser mito. O mito no quer descrever como se originam as coisas; 4. no processo de releitura, os mitos podem ser recriados e 5. a distino entre mito, fbula, lenda e conto (na pgina 234, Croatto nos fornece um quadro que resume as caractersticas e diferenas entre estas formas de narrao simblica).

Antes de tratar das tipologias do mito o leitor/leitora precisa ter presente que o mito delimita a polissemia do smbolo. O mito faz com que o smbolo fique delimitado na sua polissemia original e seja intencionado ou especializado para uma determinada experincia. Ao representar vivncias sociais, os mitos cumprem um papel hermenutico.

Quanto tipologia do mito, o autor delimita dois grandes conjuntos: os mitos de criao e os mitos de origem. Um relato mtico de criao encontrado em quase todas as culturas que tm a crena num Ser Supremo. Nos mitos de criao, preciso estabelecer diferenas entre os mitos

antropognicos e os mitos cosmognicos. A partir da, o autor passa a enumerar as principais figuras de mitos da criao: mitos de emerso, o ovo csmico, a diviso da totalidade primordial, a criao por desmembramento, a partir do ser/no-ser e a partir do nada. Os mitos de origem tratam da instaurao e criao da civilizao e cultura (veja, por exemplo, a mitologia sumria), das instituies (encontramos vrios exemplos na tradio do Pentateuco) e dos acontecimentos significativos (por exemplo, o acontecimento do xodo e as origens de Israel).

Terceiro passo (stimo captulo p.271-323) na definio e compreenso do mito est relacionado com as conotaes cosmovisionais. Todo mito delimitador de uma cosmoviso, a partir, claro, da experincia que o grupo tem do sagrado em sua realidade. Isto faz com que o mito se torne instaurador de realidades significativas. Tomemos um exemplo: em Gn 6-9, temos o mito bblico do dilvio (inspirado na verso mesopotmica: Atra-Hasis ou Guilgamesh) e sabemos que em Cana no encontramos a existncia de experincias de inundao a ponto de provocar a criao do mito. O que descobrimos nestes captulos uma reinterpretao do acontecimento mtico, a partir da viso do mundo israelita. Podemos at dizer que este relato mtico um contra-mito. Todo mito totalizador, pois ele expresso de sentido de uma realidade concreta. O mito expressa, na opinio do autor, arquetipicamente o desejo e a esperana teleolgicas.

Neste ltimo passo, o autor apresenta a funo social do mito a partir da reflexo acerca da relao do relato mtico com a experincia do grupo social e a fora do mito que produz uma prxis.

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

Outras funes e relaes que o autor aponta: mito e cultura, mito e histria, mito e repetio. E, por fim, ajuda o leitor/leitora a refletir sobre dois pontos: possvel a extino do mito? Quais as vrias formas secularizadas do mito? Uma interessante reflexo no final do captulo sobre a configurao mtica do mal (esta reflexo acompanha um outro excurso sobre a simbologia do mal).

A manifestao gestual da religio A quarta parte e/ou oitavo captulo (p.329-392) procura entender, explicitar, definir e classificar a vivncia do sagrado por meio do gesto por parte do homo religiosus. Considerando o rito como smbolo em ao, o autor apresenta para o leitor/leitora a seguinte definio: a respeito do mito, o rito seu equivalente. O mito recita ( um legmenon) o que o rito converte em cena, teatraliza ( um drmenon, de drao fazer, que tambm origina a palavra drama)... o rito um conjunto de gestos; implica um desenvolvimento na ao... (p. ). Enquanto o mito diz, no rito se faz ! Esta dimenso do rito perpassa a sua compreenso, enquanto manifestao gestual da religio.

Nesta perspectiva, o autor apresenta vrios aspectos do rito. Com muita perspiccia, coloca o leitor/leitora em contato com a funo social do rito, pois uma das expresses coletivas do sagrado, tem caractersticas comunitrias e expressa a identidade do grupo. O grande debate e aprofundamento proposto neste captulo consiste na tipologia do rito e a sua marca na experincia religiosa dos sacrifcios. Os ritos sacrificiais (quem so os atores e as vtimas?) e fnebres recebem uma ateno especial do autor.

A experincia religiosa na doutrina e nos textos

O nono captulo coloca em discusso o conflito existente entre o processo de canonizao e doutrinao das linguagens da experincia religiosa (a doutrina imps gradativamente esquemas de revelao, inspirao e mediao) e a tradio que persiste, comunicando as vrias manifestaes e experincias do fenmeno religioso. O ltimo captulo apresenta uma boa antologia de textos

sagrados/religiosos de diversas tradies culturais, com a finalidade de ajudar o leitor a complementar e exemplificar os temas propostos para o aprofundamento.

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Edio n 02 Out/ Nov/ Dez 2005

Uma palavra final

de suma importncia esta obra de Jos Severino Croatto para um amplo estudo e aprofundamento da fenomenologia da religio. Este um livro aberto, como j disse, a sugestes, complementos e variaes do tema do sagrado e das mais variadas experincias religiosas. A sua grande importncia reside tambm na sua perspectiva de fundo: estabelecer dilogos.

Revista de Teologia e Cultura / Journal of Theology & Culture

Potrebbero piacerti anche