Sei sulla pagina 1di 151

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCINCIAS CURSO DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA

DISSERTAO DE MESTRADO

CANDEAL PEQUENO: UM TERRITRIO USADO

Selma Paula Maciel Batista

SALVADOR-BAHIA DEZEMBRO/2005

SELMA PAULA MACIEL BATISTA

CANDEAL PEQUENO: UM TERRITRIO USADO

Dissertao apresentada ao Curso de Ps-Graduao em Geografia da Universidade Federal da Bahia, em cumprimento s exigncias para obteno do grau de Mestre.

Orientadora: Prof Dr Maria Auxiliadora da Silva

SALVADOR - BAHIA DEZEMBRO/2005

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Shiguemi Fujimori, Instituto de Geocincias da Universidade Federal da Bahia

B333

Batista, Selma Paula Maciel, Candeal Pequeno: um territrio usado / Selma Paula Maciel Batista. _ Salvador, 2005. 150 f.: il. Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora da Silva. Dissertao (Mestrado) Ps-Graduao em Geografia Instituto de Geocincias da Universidade Federal da Bahia, 2005. 1. Geografia urbana 2. Geografia humana 3. Candeal Pequeno (Salvador, BA) Configurao socioespacial I. Ttulo. CDU 911.9:711.4 (813.8) (043)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE GEOCINCIAS CURSO DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA DISSERTAO DE MESTRADO

CANDEAL PEQUENO: UM TERRITRIO USADO

por

Selma Paula Maciel Batista

Dissertao apresentada aos Senhores:

____________________________________ Prof. Dr. Maria Auxiliadora da Silva

____________________________________ Prof. Dr. ngelo Szaniecki Perret Serpa

____________________________________ Prof. Dr. Iracema Brando Guimares

Vista e permitida a impresso. Salvador, ___/___/___.

Aos moradores e ancestrais do Candeal Pequeno, pela acolhida e permisso, dedico esta obra.

Agradecimentos

Como produto, uma dissertao fruto do trabalho solitrio do pesquisador, mas, contraditoriamente, no se torna produto final sem o auxlio de colaboradores que, ao longo do processo, contribuem com ensinamentos, tcnicas, dicas e consolo. E em meio a tantas mos e olhares atentos, agradeo ao seleto corpo docente da Coordenao do Curso de PsGraduao do Instituto de Geocincias da Universidade Federal da Bahia, responsvel pelo meu enriquecimento intelectual, enquanto gegrafa, ao longo do perodo de estadia nesta casa. Um abrigo que no funcionaria se no fossem os zelosos funcionrios das bibliotecas, dos departamentos, das secretarias, portarias e zeladorias do Campus de Geocincias, Arquitetura e Filosofia, pelo qual circulei e, pela ateno de todos, agradeo. Aos meninos de mos rpidas da xerox, reprodutores de pensamentos impressos, tambm meu apreo. Aos amigos do curso, tambm conhecedores do caminho das pedras e dos lrios, agradeo. Como educanda, com formao acadmica na rede pblica de ensino, agradeo CAPES, atravs do Programa de Demanda Social, a bolsa de estudo concedida.

Com uma gratido incondicional agradeo a acolhida e confiana creditada por minha orientadora, professora Doutora Maria Auxiliadora da Silva e professores da banca Doutor ngelo Szaniecki Perret Serpa e Doutora Iracema Brando Guimares, que ao longo do percurso tornaram-se, alm de amigos, referenciais permitindo atravs de uma postura tica ampliar a leitura desta investigao. Ainda como resultado do esforo acumulado e invisvel de uma legio, agradeo ao meu pai Anselmo e minha me Ivanir, pela riqueza dos ensinamentos ministrados com base na cartilha da vida. Agradeo meu sogro Aristteles e minha sogra Zuleika, referenciais como educadores. Ao meu marido e mestre Luis Augusto, pela confiana e ensinamentos, meu especial agradecimento. Aos meus amveis, pacientes e solidrios filhos Jonas e Paula, pela compreenso da ausncia-presente e pelos incentivadores recadinhos digitados ao longo do corpo da dissertao, em tempos de exaustiva produo, o meu muito obrigado. Vocs foram o mximo!

Aos alunos de graduao do quarto perodo, do ano de 2003, pelos primeiros ensinamentos e prazerosos momentos de conhecimentos compartilhados em uma sala de aula de nvel superior, tambm meu muito obrigado. E a todos aqueles que ao longo do percurso da vida

trilharam ao meu lado alguns caminhos, por qualquer gesto emitido ou ao executada. Muito obrigado.

In memoriam, agradeo ao professor Milton Santos, pelo legado deixado, que alimenta em mim os princpios ticos que fundamentam, atravs da solidariedade, a busca pela eqidade social.

Para finalizar, agradeo s fontes de informao, abaixo relacionadas, por todo o apoio dispensado nas etapas de investigao, sem as quais, no teramos concludo este trabalho:

Associao de Moradores Defesa e Progressso Associao de Moradores Fonte do Governo Associao de Moradores Nove de Outubro Associao Lactomia Ao Social Associao Pracatum Ao Social Biblioteca Fundao Mario Leal Filho Carmelo da Bahia Centro de Estudos e Ao Social Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia Conder Congregao Irms Ancilas no Brasil Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Moradores da Roa da Sabina Moradores do Candeal Pequeno Prefeitura Municipal de Salvador Retiro So Francisco Secretaria Municipal de Sade do Municpio de Salvador Unidade de Sade da Famlia do Candeal

O ato de perceber ultrapassa os sentidos e ganha a razo. assim que se opera a metamorfose do sensorial, mudado em conhecimento. Este se alimenta da relao entre sujeito e objeto, relao em que este, permanecendo o que e interagindo com o sujeito, contribui para que, nessa interao, o sujeito evolua. essa mesma evoluo que permite revisitar o objeto, vendo-o de forma nova, despojando-o dos smbolos que escondem a sua realidade profunda. a vitria da individualidade, da individualidade forte que ultrapassa a barreira das prxis repetitivas e se instala em uma prxis liberadora. (SANTOS, 2000, p.52)

Resumo Batista, Selma Paula Maciel. Candeal Pequeno: Territrio Usado. 2005. 150f.il. Dissertao (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geocincias. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

Neste estudo, buscou-se identificar os elementos, agentes e fatores, responsveis pelo processo de transformao do Candeal Pequeno, de espao urbano estigmatizado a ser uma favela, condio de um espao cidado, referncia mundial em mobilizao social e produo cultural. Projeo conquistada a partir do esforo coletivo da comunidade que reconhecendo o valor dos seus recursos, agrega a eles um diferencial: o valor social. E a partir do momento em que tomam conscincia do valor do territrio em que habitam, identificam a necessidade de proteg-lo tanto em relao ao avano do capital imobilirio, intensificado a partir da dcada de 1980, quanto em relao preservao dos costumes e tradies afro-descendente, praticados nestas terras, desde o ano de 1781, por Josepha de SantAnna e, posteriormente, a partir do seu matrimnio com Manoel Mendes, pelas geraes seguintes. Fundamentado na epistemologia da existncia de Milton Santos (2004), adotando como conceito norteador o territrio usado (SANTOS, 2001) valorizou-se as categorias de anlise verticalidades e horizontalidades (SANTOS, 2003) que associadas solidariedade orgnica e solidariedade funcional organizacional (SANTOS, 2000) garantiram compreender, no processo, a funo das organizaes sociais - entre elas a Associao Pracatum Ao Social, as Associaes de Moradores: Defesa e Progresso, Nove de Outubro e Fonte do Governo, a Associao Lactomia Ao Social e a Congregao Irms Ancilas do Brasil - que, em rede, em parceria com segmentos do segundo e primeiro setores da economia respondem, entre outras aes, pela execuo do projeto T Rebocado e, por conseguinte, pela atual configurao socioespacial do Candeal Pequeno. Que, paradoxalmente, ao incidir sobre o lugar tcnica, conhecimento e informao, ao projetar a nova frao do velho abrigo torna o eminente territrio estranho para alguns moradores mais antigos.

Palavras-chave: Espao banal, meio-tcnico-cientfico-informacional, territrio usado.

Abstract Batista, Selma Paula Maciel. Candeal Pequeno: Used Territory. 2005. 150 f.il. Essay (Geography Mster Degree) Instituto de Geocincias. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

This study was carried to identify the elements both agent and factors, which were responsible for the Candeal Pequenos transformation process from a stigmatized urban area like a slum into the conditon of being an area for citzens, which has been considered a worldwide reference on social mobilization and cultural production as well. This projection was reached from the communitys general efforts that recognized the valeu of their resources and gathered to it a differential: The social valeu. And from the moment they became aware of the territory valeu they lived in they realized the need of protecting it related to both immobiliary assets (which was intensified in the 1980s) and also to their afro-descendent customs and traditons practised in these lands since 1781 by Josepha Sant`Anna and afterwards, from her marriage with Manoel Mendes and the following generations. Based on Milton Santoss (2004) Epistomology of Existence and also adopting as a leading concept the used territory (SANTOS,2001) it was valued the horizontalities and verticalities categories of analysis (SANTOS, 2003) of which when gathered to the organic and organizational-functional solidarities (SANTOS, 2000) they guaranteed the understanding, in this process, the roles of the social organizations, among them the Associao Pracatum Ao Social, the neighbors associations, such as: Defesa e Progresso, Nove de Outubro and Fonte do Governo, the AssociaoLactomia Ao Social and the Congregao Irms Ancilas do Brasil which, working in network, and in partnerships with segments of both economys first and second sectors respond to amidst other actions the running of the project T Rebocado and, consequently, the are responsible for the present Candeal Pequenos social and spacial arrangements that, paradoxically, by applying technique, knowledge and information into the place, when projecting a new fraction of the old shelter turn the eminent territory into a strange place to some of the oldest inhabitants. Key-words: Bannal Space, Environment-technic-scientific-informational, used territory.

LISTA DE FIGURAS Figura 1 Candeal Pequeno: Configurao Socioespacial ano 2004 .................. p. 20 Figura 2 Candeal Pequeno: Localizao da rea de Estudo e Seus Limites ....... p. 21 Figura 3 Invaso Nove de Outubro ano 1991 .................................................... p. 26 Figura 4 Candeal Pequeno e Entorno: Evoluo do Limite Territorial ................ p. 40 Figura 5 Candeal Pequeno: Instituies Religiosas ano 2004 ........................... p. 45 Figura 6 Candeal Pequeno: Poligonais Para Anlise da Evoluo Territorial ..... p. 52 Figura 7 Candeal Pequeno: Intervenes no Conj. Hab. Z Botinha. .................. p. 54 Figura 8 Candeal Pequeno: Intervenes no Conj. Hab.Sapucaia ....................... p. 58 Figura 9 Candeal Pequeno: Modelos de Unidades Habitacionais Projeto T Rebocado ................................................................................................. p. 60 Figura 10 Candeal Pequeno: Intervenes no Conj. Hab.Jardim Candeal ............ p. 61 Figura 11 Candeal Pequeno: Intervenes no Conj. Hab.Chcara Candeal ........... p. 65 Figura 12 Candeal Pequeno: reas Consolidadas ................................................. p. 66 Figura 13 Chegando Igreja de Brotas: Acessibilidade Automotiva Reduzida via Atalho no Candeal Pequeno ................... p. 73 Figura 14 Candeal Pequeno: Organizaes Sociais ano 2004 ............................. p. 80 Figura 15 Santurio da Pedra de Ogum ................................................................. p. 84 Figura 16 Candeal Pequeno: rea de Influncia das Associaes de Moradores .. p.103 Figura 17 Modelo de Ampliao dos Embries Habitacionais no Conjunto Habitacional Jardim Candeal.......................... ................................................................................ p.111 Figura 18 rea de Atuao dos Agentes Comunitrios de Sade .......................... p.121 Figura 19 Candeal Pequeno: Evoluo do Limite Territorial................................. p.127 Figura 20 Marcas da Segregao ............................................................................ p.132

LISTA DE TABELAS Tabela 1 Evoluo do Processo de Ocupao e Dinmica Social na rea do Conjunto Habitacional Z Botinha ............................................................................................ p. 53 Tabela 2 Evoluo do Processo de Ocupao e Dinmica Social na rea do Conjunto Habitacional Sapucaia ............................................................................................... p. 59 Tabela 3 Evoluo do Processo de Ocupao e Dinmica Social na rea do Conjunto Habitacional Jardim Candeal ..................................................................................... p. 62 Tabela 4 Evoluo do Processo de Ocupao e Dinmica Social na rea do Conjunto Habitacional Chcara Candeal .................................................................................. p. 65 Tabela 5 Conjuntos Habitacionais: Principais Problemas Enfrentados.................. p.137 Tabela 6 Conjuntos Habitacionais: Grau de Satisfao com o Imvel .................. p.137 Tabela 7 Conjuntos Habitacionais: Renda Familiar ............................................... p.138 Tabela 8 Conjuntos Habitacionais: Grau de Satisfao com o Modelo Habitacional em Condomnio ............................................................................................................... p.139

LISTA DE DIAGRAMAS Diagrama 1- Influncia do Meio-Tcnico-Cientfico-Informacional no Processo de Produo .................................................. ................................................................. p. 36 Diagrama 2- Conceitos e Categorias Miltonianas ..................................................... p. 78

LISTA DE QUADROS Quadro 1- rvore Genealgica da Famlia de SantAnna & Mendes ....................... p. 48 Quadro 2- Processo de Ocupao em Quatro Tempos: Conceitos Utilizados Para as Variveis de Anlise ................................................................................................. p. 51 Quadro 3- Perfil das reas Atendidas pela Unidade de Sade Famlia do Candeal . p. 71 Quadro 4- Participao Popular em Projetos de Interveno Urbanos .................... p.107 Quadro 5- Candeal Pequeno: Perfil dos Conjuntos Habitacionais ano 2004 ............ p.129

APNDICE Candeal Pequeno: Comparativo anos 1997-2005 Candeal Pequeno: Principais Eventos Ocorridos 1991-2003

LISTA DE ABREVIAES

ALAS ....................................................... Associao Lactomia Ao Social AMDP ..................................................... Associao de Moradores Defesa e Progresso AMFG...................................................... Associao de Moradores Fonte do Governo AMNO ..................................................... Associao de Moradores Nove de Outubro APAS ...................................................... Associao Pracatum Ao Social CDI .......................................................... Comit para Democratizao da Informtica CEF .......................................................... Caixa Econmica Federal FMLF ....................................................... Fundao Mario Leal Filho IBAM ....................................................... Instituto Brasileiro de Administrao Pblica LOUOS .................................................... Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupao do Solo de Salvador PMS ....................................................... Prefeitura Municipal de Salvador POMMAR ............................................... Preveno Orientada aos Meninos e Meninas em Risco PROEP ..................................................... Programa de Expanso da Educao Profissional PSF .......................................................... Programa Sade da Famlia SMS ......................................................... Secretaria Municipal de Sade SUCOM ................................................... Superintendncia de Controle e Ordenamento de Uso do Solo TAC ........................................................ Termo de Acordo e Compromisso

SUMRIO 1 INTRODUO 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 Lendo o Espao Urbano de Salvador Um Olhar no Limite do Candeal Pequeno Um Olhar ao Redor do Candeal Pequeno A Dialtica do Velho e o Novo Um Conjunto de Prticas Urbanas e Sociais O Candeal Pequeno Retratado Como Um Milagre p. p. p. p. p. p. 16 18 22 23 24 28

2 UM OLHAR DESFOCADO COM FOCO NO TERRITRIO USADO 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 A Epistemologia da Existncia O Conceito de Territrio Usado: uma Viso Miltoniana O Meio-Tcnico-Cientfico-Informacional Verticalidades e Horizontalidades Causa e Contexto Procedimentos Metodolgicos p. p. p. p. p p. 31 32 34 36 37 42

3 OCUPAO DO TERRITRIO 3.1 3.2 3.3 3.4 O Candeal Pequeno Processo de Ocupao em Quatro Tempos reas Consolidadas Anlise Integrada dos Dados p. p p. p. 45 50 66 67

4 RELAES SOCIAIS NO TERRITRIO 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 Modelos de Solidariedade Orgnica e Funcional Organizacional O Perfil das Organizaes Sociais O Papel das Associaes de Moradores no Territrio A Autonomia das Organizaes no Territrio Conquistas, Barreiras e Evidncias A Correlao das Aes e dos Objetos no Territrio p. 75 p. 83 p.102 p.106 p.110 p.113

5 INTERVENES HABITACIONAIS 5.1 Perfil dos Conjuntos Habitacionais 5.2 Um Panorama da Atual Configurao Socioespacial 6 O GRANDE CANDEAL PEQUENO 6.1 Do Espao Banal, via Meio-Tcnico-Cientfico-Informacional, ao Territrio Usado p.142 Referncias Bibliogrficas APNDICE p.145 p.128 p.137

11.1

INTRODUO LENDO O ESPAO URBANO DE SALVADOR

Como imigrante residente na regio da Barra, lidando com prestadores de servio nascidos nesta localidade - que mantm em meio ao novo, rugosidades1 como a Roa da Sabina, rea concentradora de uma populao de baixa renda - era comum ouvir em suas falas no se reconhecerem mais no lugar, atualmente tomado pelos edifcios, avenidas, shopping centers, galerias, hotis e pessoas, identificadas por alguns como os sulistas, referindo-se aos migrantes da regio sul e sudeste. E se, para uns, a conversa era tomada como um momento de recordao, envolvendo, em segundos, sentimentos de perda, tristeza e nostalgia, para outros, era a possibilidade de desabafo, com forte expresso de protesto, cujas falas, em tom revolucionrio, introduziam no dilogo frases como: ... ns j morvamos aqui, eles ( o mercado imobilirio) que invadiram, ...eles (os polticos) acabaram com tudo.... Enquanto a boca gesticulava, expressando sentimentos de uma histria de vida, o olhar ao longe se perdia, tentando romper o concreto dos edifcios localizados ao redor das reas onde habitam, como se alm, fosse ainda possvel avistar o pomar, a horta, o campinho dos babas2.
Eu moro aqui desde pequeno. A gente pegava manga ali, t vendo ali, naquele edifcio, tem uma mangueira enorme. V? A gente ia ali a cavalo, beirando o rio. Chegava l e passava horas, chupando manga. Eles construram aquele edifcio ali, mas no pagaram o dono do terreno, no. Coitado3.

Do fundo de vale na avenida Centenrio, no bairro do Chame-Chame, avistavam o crrego do Veado cortando a avenida de mo dupla que arborizada com diferentes espcies da flora, permitia, de acordo com o relato do mecnico, vislumbrar a paisagem original a partir dos resqucios da mata ainda existente.

O termo utilizado por Santos (2001) deve ser entendido como heranas, existentes na dimenso socioespacial que, com a dinmica territorial, passam a assumir novas funes a partir da influncia do meiotcnico-cientfico-informacional (op.cit. p.250). 2 Baba, na Bahia, significa uma partida de futebol. 3 Fala do proprietrio de oficina mecnica na Roa da Sabina, Sr.Pituca, 49 anos, nascido, criado e ainda morador na localidade. Maro/2002.

Entretanto, hoje, tanto direita como esquerda, os edifcios, em sua maioria de arquitetura destinada classe mdia e alta, ditam a nova configurao socioespacial 4. A mangueira qual o mecnico se referia preservada em rea comum de um edifcio construdo na regio do Alto do Apipema, se, antes, pblica e acessvel, com o tempo e a dinmica da cidade, tornou-se apenas um objeto histrico, de valor simblico. Estanque na dimenso espacial, passvel de no ser percebida na atual configurao dos espaos. Por isso, as histrias de vida so hoje to relevantes nas pesquisas sociais, pois atravs da oralidade que se avana no resgate da histria e da geografia dos lugares, cada vez mais de menor domnio pblico. Outros tantos relatos descreveria. No poderia esquec-los, visto a expresso no olhar de cada um, que quela nova paisagem de contrastes se referia, despertando o interesse em aprofundar o entendimento do processo de ocupao das reas urbanas, hoje, centrais em Salvador. Cidade que, ao longo dos seus 500 anos, aprendeu a conviver com o que restou do velho no novo imprimindo na configurao dos lugares uma histria que o tempo, rpido e veloz, tem colocado em risco. At a dcada de 1970, em fonte bibliogrfica, documental e fotogrfica, foi possvel identificar reas ricas em patrimnio cultural aliceradas em uma herana afro-

descendente, localizadas em regies afastadas da zona central da cidade. No entanto, estes nichos5, com o crescimento da zona urbana, a acelerada exploso demogrfica, a competitividade entre os lugares e o interesse crescente do mercado por espaos ricos em recursos naturais e humanos, inseriram-se malha urbana ou, a exemplo de muitas localidades, foram disseminados, na tentativa de uma re-territorializao em reas perifricas da cidade. Para as reas resistentes, raramente a permanncia significa vantagem. Isto porque, apesar de agregadas cidade formal, no novo territrio, ficam margem da mesma, perdendo em relao ao ambiente de origem, em aspectos fsico-ambientais, sociais e econmicos. E,
4

De acordo com a literatura de Milton Santos, entendendo o espao geogrfico como um dado social, e a configurao espacial, um dado tcnico. Utiliza-se o conceito de configurao socioespacial escrito sem o hfen - , para definir o conjunto de objetos capazes de serem apreendidos na leitura do espao em sua totalidade, incluindo os objetos naturais, simblicos e construdos. 5 A palavra nicho aqui empregada segundo definio extrada do Novo Dicionrio Aurlio : (...) 5. Fig. Lugar afastado; retiro. 6. Eco.Veg. Poro restrita de um habitat, onde vigem condies especiais de ambiente.

quando des-territorializadas para a edificao do novo centro urbano, entre as perdas, agregam-se as de valores cotidianos, alicerados na dinmica das reas onde antes se fixavam. Fatores que dificultam o processo de re-insero social em um novo espao geogrfico, em geral fragmentado, distante e sem infra-estrutura. Assim, o urbano, no movimento de um mundo globalizado, gerido por uma sociedade capitalista, cria na dimenso do espao fraes de territrio, gerando uma assimetria social e urbana. Diversidades que ditam a histria das cidades e que vm contribuindo com a construo de novos paradigmas urbanos.

1.2

UM OLHAR NO LIMITE DO CANDEAL PEQUENO

Entre os exemplos, selecionou-se, para este estudo, a localidade do Candeal Pequeno. Tal escolha deve-se, no contexto urbano, relevncia de dois fatores. O primeiro diz respeito dinmica cultural do lugar que, a partir de 1993, ganha evidncia com os ensaios para a prtemporada do carnaval de Salvador com a Banda Timbalada que, aos domingos, passou a agregar no lugar um universo de mais de 3000 pessoas. Volume excessivamente elevado para a rea com pouco mais de 15 hectares, na ocasio, sem infra-estrutura urbana, onde a falta de espao dificultava definir o limiar entre a rea de convvio familiar e a rea de circulao, com o evento, tomada pelo comrcio informal com destaque para a venda de cervejas e batidas de frutas. E o segundo fator, no bojo do primeiro, deve-se mobilizao dos moradores que, vendo acontecer ao redor o fenmeno da verticalizao, se organizaram valorizando os recursos locais com a expectativa de conquistar junto ao Poder Pblico os mesmos direitos das reas do entorno em servio de infra-estrutura urbana e equipamentos pblicos. E que, legalmente, tambm lhes era por direito enquanto cidados. Assim, associando a dinmica cultural mobilizao social, lideranas locais criam uma parceria junto aos setores pblico e privado, concebendo com tcnica, informao e conhecimento, nova configurao socioespacial localidade. Que, surpreendentemente, na condio de espao urbano segregado, em menos de dez anos, com as prticas, amplia seu limite territorial conquistando tanto no Brasil como no exterior simpatizantes. Estes, valorizando os recursos locais, investem junto s organizaes sociais, institucionalizadas e estruturadas tecnicamente, recursos com expectativas que vo do social ao estratgico, envolvendo manuteno do trabalho social, ampliao de parcerias entre o setor pblico e

privado, visibilidade com aes de responsabilidade social, entre outros interesses, onde, muitas vezes, o fator social agrega ao empreendimento valor. Neste cenrio, define-se a configurao socioespacial do Candeal Pequeno como objeto de estudo, buscando identificar os elementos, agentes e fatores responsveis pela metamorfose do espao banal espao de todos: empresas, instituies, pessoas; o espao das vivncias (SANTOS 2004 p..108), atravs do meio-tcnico-cientfico-informacional, (SANTOS1996) em territrio usado resultado da superposio de um conjunto de sistemas naturais e um conjunto de sistemas de coisas criadas pelo homem. O territrio cho e mais a populao, isto uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer quilo que nos pertence. O territrio a base do trabalho, da residncia, das trocas materiais e espirituais e da vida, sobre as quais ele influi (SANTOS, 2004 p.96). Em escala intra-urbana, a partir dos elementos e empreendimentos que determinam a atual configurao socioespacial do Candeal Pequeno (vide FIGURA 1), objetivando investigar o fenmeno que envolve dinmica urbana, recursos humanos e patrimnio cultural, delimitou-se para a anlise, as reas identificadas pelos moradores como: Candeal de Baixo - atual centralidade das dinmicas culturais e sociais; Candeal de Cima, cuja centralidade, o Largo do Tamarineiro, foi ocupado no sculo XVIII por famlias pioneiras; e, Fonte do Governo, umbilicalmente ligada s reas citadas, por laos de parentesco e afetividade6. Como conseqncia da dinmica socioespacial da localidade, agregou-se investigao reas limtrofes de loteamentos situados no bairro de Brotas e Cidade Jardim, na cartografia, identificados como loteamentos Roa dos Netos, Cidade Jardim, e Condomnio Quinta do Candeal (vide FIGURA 2).

Como curiosidade e indicao para uma futura investigao, observando a cartografia da rea delimitada, nota-se no haver no fundo de vale do Candeal Pequeno nenhuma rua com o nome da localidade. J a Fonte do Governo, apesar de eqidistante, entre os dez logradouros que concentra, cinco so identificados com o nome Candeal. So eles: 1 travessa Candeal Pequeno, travessa Candeal Grande, travessa Candeal, 2 travessa Candeal Pequeno e 3 travessa Candeal Pequeno (vide FIGURA 20).

FIGURA 2

CANDEAL PEQUENO: L OCALIZAO DA REA DE ESTUDO E SEUS LIMITES


a no 2004

Candeal de Cima

Candeal de Baixo

Ilha de Itaparica

Salvador

Oceano Atlntico

1.3

UM OLHAR AO REDOR DO CANDEAL PEQUENO

Em 1986, atravs do estudo Dez Freguesias de Salvador, Aspectos Sociais e Urbanos no sculo XIX, Nascimento, analisando o primeiro Recenseamento de 1855, identificou que o bairro de Brotas, nesta poca, j integrava a lista das dez primeiras freguesias urbanas da cidade, e atravs das listas de qualificao eleitoral encontradas, pde deduzir que, em geral, a populao habitava em roas, e, na sua grande maioria, viviam ali pessoas simples e de cor (ibidem, p. 89). Quanto ao comportamento, segundo a autora, de acordo com documentos redigidos pelo Juiz de Paz presidncia da Provncia, os litgios, em sua maioria, referiam-se a brigas corriqueiras entre a populao local, em geral envolvendo traies conjugais. No entanto, queixava-se tambm o Juiz das aes praticadas por negros forros, que induziam os que eram escravos a afastar-se dos seus senhores e os acolhiam para trabalhar nas suas roas e culturas. O Juiz de Paz gabava-se de haver devolvido mais de 400 escravos aos seus legtimos donos (ibidem, p.89). Dados que, historicamente, apontam na rea a consolidao de uma populao afro-descedente que refugiada na mata fechada, dela, tambm, extraa seu sustento. Adiante, at a dcada de 1970, segundo dados obtidos, o bairro contava com boa infraestrutura viria nas reas de grande circulao onde residia uma populao com renda diversificada entre alta, mdia e baixa. No entanto, nos anos 1980 e 1990, o bairro de Brotas vivencia uma mudana a partir do momento em que moradores dos antigos casares, atrados por empreendimentos modernos em novas centralidades, deixam o bairro negociando com empreendimentos comerciais seus imveis. Por conta desta dinmica urbana da cidade de Salvador, os ncleos habitacionais consolidados pela populao de baixa renda, passou a agregar um contingente de excludos das reas centrais da cidade que, ocupando desordenadamente as encostas, sem infra-estrutura urbana, habitacional e servios pblicos, passam a ser identificados como favelados. Localizado no alto da encosta, o bairro de Brotas, a partir do momento em que refuncionaliza suas formas caracterizando-se como prestadora de servios e comrcio, favorece a dinmica de novas centralidades, como a regio do Iguatemi (SCHEINOWITZ, 1998). Novo ncleo urbano que, em raio concntrico, cria reas como Itaigara e Cidade Jardim. Estas, a partir da dcada de 1970, e ao longo das duas dcadas seguintes, contribuem com o fenmeno da verticalizao na cidade de Salvador. No contexto do Candeal Pequeno que, diante da dinmica urbana permaneceu ocupando seu territrio no

fundo de vale, a nefasta ocupao do espao ao seu redor, imprimiu na paisagem uma configurao de espaos auto-segregados, como veremos, com mais detalhes, no captulo 3. Cenrios urbanos consolidados, que baniram do Candeal Pequeno a lentido do tempo (SANTOS, 1996) predominante at o final da dcada de 1980, e com ela, a fauna, a flora e os ricos ecossistemas. Elementos que garantiam aos moradores atravs da agricultura e pequenas criaes, suprir necessidades dirias alm de manter, com os recursos da natureza, costumes e tradies. Como por exemplo, pelas mos das rezadeiras, a produo de medicamentos com ervas medicinais, ou, com o uso de pedras, folhas, entre outros elementos naturais, a prtica dos rituais religiosos alicerados no candombl.

1.4

A DIALTICA DO VELHO E O NOVO

Assim, a natureza engessada, arquitetonicamente moderna e urbanisticamente rpida, comprometendo a manuteno de alguns costumes praticados pelo grupo, compromete tambm o sentimento de pertencimento, e com ele sua identidade. Entre coletividades que, com o crescimento da cidade foram assentadas em reas perifricas, a situao ainda mais grave. Isto porque a identidade, de acordo com a teoria que norteia este estudo, uma categoria, construda pelo coletivo com base em elementos que interagem na dimenso socioespacial que objetiva e subjetiva e que, atribuem a esta dimenso, a noo de territorialidade (SANTOS, 2001). E, em geral, estes grupos forosamente remanejados para reas perifricas, sem extrato territorial e, em conflito identitrio, so os que criam na cidade territorialidades cclicas (SOUZA, 2003). Fragmentos de territrios visveis atravs de meninos e meninas esmolando em cruzamentos urbanos; homens e mulheres, embriagados em praa pblica; traficantes disputando pontos; flanelinhas disputando semforos; sem teto, disputando uma rea coberta. E luz do non da modernidade que divulga a loja de colches, deitados no cho, em papeles, evidenciando o contraste que mobiliza a cidade, dormem, indefesas, as crianas no velho centro da cidade (SILVA & PINHEIRO, 2004). No contexto do Candeal Pequeno, para os moradores que h bem pouco tempo habitavam roas e que, por resistncia, no apenas permaneceram, mas, mobilizados, organizaram e ampliaram seu territrio, ainda que segregados, fica no limiar do velho com o novo, a possibilidade de se entrever a mudana com expectativa de ao manter pblico o que

pblico e privado o que deve ser privado, estar se construindo na dinmica de um movimento, genuinamente, endgeno, o espao do cidado (SANTOS, 2000).

1.5

UM CONJUNTO DE PRTICAS URBANAS E SOCIAIS

A cronologia estabelecida delimita as trs ltimas dcadas. Dentro deste perodo, buscou-se estabelecer conexes com as demais escalas geogrficas de anlise, levando em considerao fatos e eventos que, ocorridos no contexto urbano e cultural, repercutiram em diferentes propores de influncia e raios de incidncia na atual configurao da rea em estudo. Com enfoque no urbano, para analisar o surgimento e a influncia dos condomnios fechados ao redor do Candeal Pequeno, definiu-se o ano 1971 como ponto de partida levando em conta a construo da primeira pista expressa da avenida Juracy Magalhes Jnior. Pronta, a nova avenida fomentou a especulao imobiliria introduzindo na cidade um novo conceito habitacional, direcionado para classe mdia alta, com os condomnios fechados e residenciais verticalizados7, cujos Termos de Acordo e Compromisso TAC aprovados datam de 24 de agosto de 1978, para o condomnio fechado Loteamento Quinta do Candeal; 02 de maro de 1979, para o Condomnio Horto Florestal; e 20 de agosto de 1991, para o Loteamento Cidade Jardim8. No contexto cultural 1980 marco, levando em considerao os investimentos por parte do Poder Pblico, que, fortalecendo o marketing institucional com meta em investimentos no mercado do turismo, agrega imagem de Salvador, recursos culturais alicerados na herana afro-brasileira, tornando-os produtos susceptveis para comercializao. E, que DIAS (2002) teoricamente fundamentado sintetiza:

[...] a mundializao soteropolitana um conjunto de formulaes polticas e acadmicas que utilizam como artifcio o reforo a alguns smbolos identitrios dos habitantes do lugar, sendo esses smbolos

Caldeira, (1997) na obra Enclaves fortificados: a nova segregao urbana classifica a auto-segregao urbana como empreendimentos privados - enclaves fortificados - onde se enclausuram os setores mais ricos da populao em busca de uma forma de proteo violncia (Koga, 2003 p.250). 8 Dados obtidos junto Prefeitura Municipal de Salvador PMS, Biblioteca da Fundao Mario Leal Filho FMLF, atravs dos TACs arquivados.

escolhidos conforme a convenincia da trade mercado, mdia e lucro. (op.cit. p.49)

Considerando os cenrios descritos, voltando o olhar para o Candeal Pequeno, identifica-se no histrico de mobilizao comunitria, uma atividade cultural intensa que, por volta de dcada de 1970, ganha destaque com a participao do bloco afro Zimbbue no circuito tradicional do carnaval de Salvador, no Largo do Pelourinho. Adiante, ainda na mesma dcada, passou a ser freqente nas ruas de barro do Candeal de Baixo, os ensaios com os grupos Vai Que Vem e Bolacha Maria, ambos, organizados pelo morador Antonio Carlos de Freitas, hoje, mundialmente conhecido como Carlinhos Brown ou Carlito Marrn, como ficou conhecido, recentemente, na Espanha. Liderana reconhecida pelos moradores, e, que, sintonizada com os interesses que norteiam a dinmica da cidade valoriza a produo do lugar e inova a percusso com a sonoridade do timbau - instrumento utilizado em cultos religiosos do candombl - ganhando ao final dos anos de 1980, destaque nacional no cenrio da msica. Sucesso, imediatamente, extensivo aos percussionistas do Candeal Pequeno com o lanamento da Banda Timbalada, resultado da fuso entre integrantes dos grupos Vai Que Vem e Bolacha Maria. Em 1993, a banda grava o primeiro CD com faixas, em alguns casos, descrio fiel do cotidiano do lugar. Em 1995, como bloco alternativo sai no circuito Barra/Ondina do carnaval de Salvador, e, a partir da, nos anos seguintes, os ensaios que ocorriam nos pequenos becos do Candeal Pequeno transformam-se em ensaios de pr-temporada momesca tornando o lugar territrio da msica percussiva, com simpatizantes vindos de diferentes bairros, cidades, estados e pases9. Cenrio um tanto surrealista, levando em conta que a riqueza cultural, abruptamente, contrastava com as condies socioambientais caracterizadas por encostas sem proteo, esgoto a cu aberto, minadouros sem drenagem, ruas sem pavimentao e carncia habitacional, tanto em infra-estrutura como em servio pblico de iluminao, gua encanada e sistema sanitrio. Caos social que no dia nove de outubro de 1991, levou um grupo de mulheres a erguer durante a madrugada, na chamada Rua da Vala (vide FIGURA 3), a construo de 15 barracos objetivando reivindicar o direito moradia frente ao avano dos empreendimentos que pareciam comprimir os limites do Candeal Pequeno. No entanto, a apropriao do espao ou invaso no foi vista com bons olhos entre todos,
9

Informao baseada em amostragem com 10 freqentadores, abordados em diferentes pontos da localidade.

FIGURA 3 INVASO NOVE DE OUTUBRO - ano 1991


ANO 1991
Candeal Pequeno

pois o fato de ter uma das reas da localidade assim identificada, parecia, aos mais antigos, desmercer o histrico consolidado, por uma maioria, em prticas agrcolas e vnculos de familiaridade e parentesco10.

Rua da Vala

Mas

cidade

crescendo,

densidade

populacional aumentando e os espaos cada


rea de Interesse

vez

mais

distantes,

contribuiu

para

concretizao do ato coletivo, tornando,


Cond. Quinta do Ca ndea l

posteriormente, este episdio um marco no histrico do lugar, quando associado ao projeto de enfoque social, fomentado por

Carlinhos Brown. que, em 1994, Carlinhos Brown, consagrado no mercado musical, mas ciente das dificuldades pelas quais passou ao longo de sua infncia e adolescncia, buscando retribuir ao seu lugar de origem o apoio recebido, apresenta a alguns moradores a proposta de criar uma Escola de Msica no Candeal Pequeno com o objetivo de oferecer aos jovens um curso profissionalizante. Apoiado inicialmente pelos moradores e, em seguida, pelo setor pblico e privado, o msico funda, no mesmo ano, a Associao Pracatum, organizao social sem fins lucrativos. Em 1995, os primeiros tcnicos so contratados, e em parceria com lideranas comunitrias, objetivando traar um plano de ao, em abril de 1997, realizam o Censo de Pesquisa e Opinio no Candeal Pequeno. Os dados sistematizados possibilitaram identificar o perfil da populao, as condies socioeconmicas e as principais dificuldades encontradas, fornecendo material para a redao de um projeto social com prioridade de interveno urbana e habitacional. Surgia o Programa Comunitrio T Rebocado11 que, em dezembro de 1997, apresenta ao Governo do Estado da Bahia o projeto social T Rebocado. Este, aprovado, ao final do ano de 2003, contemplado com a primeira das trs etapas de intervenes programadas de serem executadas com financiamento da Caixa Econmica Federal e gesto da CONDER, atravs do Programa Viver Melhor.
10 11

Informaes obtidas em trabalho de campo nov/2003 T Rebocado - expresso tipicamente baiana que significa Com certeza!.

Em paralelo, no ano de 1996, para organizar e atender o fluxo do pblico timbaleiro, fiel Banda Timbalada, junto ao irmo Gilson Freitas, o msico Carlinhos Brown inaugura na rua Paulo Afonso - principal do Candeal de Baixo - a casa de espetculos CandyAll Guetho Square12 com capacidade para 2500 pessoas mediante ingressos adquiridos, sendo o de menor valor, ao custo de R$ 20,00. Os mesmos, rapidamente vendidos, no atendendo a demanda promoviam grandes concentraes de jovens no apenas, no Candeal Pequeno, mas, tambm, nas imediaes do Loteamento Roa dos Netos e Cidade Jardim que, aos domingos, tinham as ruas intransitveis com o comrcio informal, o congestionamento, e, por conseguinte, devido alta concentrao de jovens, a algazarra. Esta situao, no ano de 2003, gerou um conflito territorial promovido pelos moradores do Loteamento Cidade Jardim e Quinta do Candeal que, por meio de um abaixo assinado, reivindicavam junto Superintendncia de Controle e Ordenamento de Uso do Solo SUCOM, providncias com relao elevada carga de decibis emitidas com os ensaios da Banda Timbalada no CandyAll Guetho Square. O caso, julgado pelo Ministrio Pblico acabou por cassar, no mesmo ano, o alvar de funcionamento da casa de espetculos. Porm, de acordo com o investigado, identificou-se que tal conflito transcende os motivos alegados pelos rgos pblicos estando as reais justificativas apoiadas no contexto urbano. Isto porque o mercado, materializando entorno ao Candeal Pequeno - um ncleo populacional consolidado desde o sculo XVIII - empreendimentos imobilirios destinados s classes de elevado poder aquisitivo, cria na dimenso do espao geogrfico territrios assimtricos. reas susceptveis para a realizao de conflitos culturais, sociais, religiosos ou, outro, advindo das condies impostas pelas relaes sociais estabelecidas. Como resultado, o conflito e a conseqente cassao do alvar, deixa sem renda uma parcela significativa de moradores que com o comrcio informal, mantinham-se ao longo do ano. No entanto, no rompem com a territorialidade cultural alicerada no Candeal Pequeno visto est fundamentar-se em um conjunto de prticas, no qual a Timbalada como elemento, est intrnseca. E por meio deste sentimento de pertencimento, que se constri a histria da Banda Timbalada associada histria do Candeal Pequeno e, vice versa. E qualquer visitante ao percorrer os becos e pequenas ruas do Candeal Pequeno, ou participar, em qualquer parte do mundo, de uma apresentao da Banda h de apreender a essncia de
12

CandyAll vem de Candy All, que em ingls significa todo doce. Assim, traduzindo CandyAll Guetho Square, ficaria Quadra toda doce, do Guetho Candeal.

uma forma contedo possibilitando conhecer um pouquinho da histria que concede ao lugar uma terna excentricidade13.

1.6

O CANDEAL PEQUENO RETRATADO COMO UM MILAGRE

Em novembro de 2004, dez anos aps a fundao da Associao Pracatum, os moradores, com destaque para algumas lideranas locais, vivenciaram momentos de celebridade ao atuarem como protagonistas de suas prprias histrias no documentrio O Milagre do Candeal. Documentrio musical que, sob direo do cineasta espanhol Fernando Trueba, no incio do mesmo ano, transformou, por trs meses, o Candeal Pequeno, a cidade de Salvador, e algumas localidades do Estado, em set de gravao cinematogrfica buscando a partir de um dado roteiro, resgatar e registrar o bero da herana afro-brasileira que, segundo o diretor, no Candeal Pequeno encontra campo frtil com a fuso dos recursos locais: msica percussiva e afro-descendncia. Logo, o nome do documentrio El Milagro de Candeal, resulta de uma alquimia apreendida por Trueba que caracterizando o Candeal Pequeno como uma favela, viu nas prticas sociais e culturais desenvolvidas o utpico concretizado. O documentrio acompanhou tambm a performance dos grupos Zrabes e Arrasto ambos com mais de 200 integrantes, tanto jovens do Candeal Pequeno como de outros bairros que, ao longo dos meses de janeiro a maro, chamam a ateno de turistas do Brasil e do Mundo, que para a Bahia se deslocam, dispostos a vivenciar as festas de largo14, sucesso do carnaval em Salvador. Os Zrabes, criado com base nos fundamentados zapatistas, sem distino de cor, origem, ou condio social, abrem o perodo das festas momescas que tem ponto de partida com a Festa do Largo do Senhor do Bonfim, em homenagem a Oxal. O bloco orientado por Carlinhos Brown, literalmente correndo, segue lanando, ao longo do percurso de 14 quilmetros entre a Igreja Nossa Senhora da Conceio e a Igreja do Senhor do Bonfim,
13

Reflexo embasada em observao participativa e entrevistas junto aos moradores e pblico simpatizante da Banda Timbalada. Realizadas em apresentaes no Candeal Pequeno, na cidade de Salvador e Joo Pessoa/PB. 14 Em Salvador, o conceito de festa de largo est associado ao sincretismo religioso que envolve, em geral, uma celebrao ecumnica, tomada em seguida, pela confraternizao dos fiis junto a populao que, em reas pblicas festejam com dana e msica.

ptalas brancas ao cho. Estas, previamente preparadas em ritual religioso abrem o caminho para as baianas, personalidades e multido. Assim, limpa e purificada, a cidade perfumada com o aroma dos incensos se prepara para um novo ano e agitados dias de carnaval. Em seguida, dia dois de fevereiro, o mesmo batalho de fiis segue do Candeal Pequeno ao bairro do Rio Vermelho carregando sobre os ombros uma embarcao cheia de oferendas Iemanj, em agradecimento as conquistas alcanadas ao longo do ano. E fechando o ciclo profano que envolve o perodo do carnaval, como uma evocao popular, no circuito Barra/Ondina, folies seguem os msicos do Arrasto que ao ritmo de 100 timbaus, sob a regncia de Carlinhos Brown e outros mestres percussionistas do Candeal Pequeno, fecham na manh da quarta-feira de cinzas as festividades momescas convocando todos, segundo os fundamentos do cristianismo, para o perodo de retiro espiritual. Assim, a msica como linguagem que une as diferenas, apesar de estar ali posta, possvel de ser apreendida sob o prisma de qualquer lente, quando investigada na dinmica de uma micro-escala de anlise, como prope este estudo, parece, em si, paradoxal, catica e contraditria. E neste movimento que se arrisca, aqui, identificar um conjunto de elementos que torne inteligvel a forma como os recursos existentes no lugar so produzidos, e pelas organizaes atuantes, apropriados e utilizados. Inicialmente, a partir da atuao dos moradores e associaes, em defesa do limite territorial e sua territorialidade. E, em seguida, por organizaes que com a dinmica passam a instalar-se. No ms de novembro de 2004, as lderes comunitrias Graciete Batista e Arinalva Arcanjo15 rumam a Barcelona para participar do lanamento oficial do documentrio no Frum Universal das Culturas evento internacional, realizado com o objetivo de contribuir para uma aproximao efetiva entre as culturas, com temas focados no desenvolvimento sustentvel e nas condies para a paz e a diversidade cultural -, e pela comisso organizadora do evento, so convidadas a ministrar palestras sobre suas prticas. De volta ao Brasil, atravs de suas narrativas, pode-se constatar a emoo pela descoberta da importncia do papel social que desenvolviam:
Voc precisava ver, eram mais de 3000 mil pessoas aplaudindo a gente de p [...] Aquele monte de gente inteligente, falando ingls e a gente l,

15

Graciete Batista - Ciete. Presidente da Associao de Moradores da 9 de Outubro e Arinalva Arcanjo Tita - Presidente da Associao de Moradores Defesa e Progresso

falando das nossas prticas [...] Foi o maior sucesso, todo mundo queria falar com a gente. Inclusive a mdia 16.

A partir deste fato, atravs do universo mgico do cinema, como num conto de fadas, Ciete e Tita descobriram, l na Espanha, que o Candeal Pequeno tinha mais do que riqueza cultural. Tinha tambm histrico de conquista popular, e que elas eram protagonistas deste roteiro. L, longe do lcus de produo, descobriram que suas prticas haviam lhes concedido o ttulo de cidads do mundo, e apesar da micro-escala geogrfica em que atuam, suas aes e suas experincias tm despertado o interesse de inmeras instituies pblicas e privadas, estudantes, jornalistas e turistas, que partem de diversas localidades rumo ao Candeal Pequeno para ver e registrar o que est sendo publicizado como fenmeno social. Com este enfoque, a produo cinematogrfica rica, como referncia, quando possibilita, a partir de um roteiro, visualizar, no universo ilusrio da imagem, a realidade territorial apreendida e enquadrada de tal forma que parece no ter existido na normalidade o caos, na fantasia o medo, no milagre o descredo. A partir deste conjunto de elementos, no captulo seguinte Um Olhar Desfocado, com Foco no Territrio Usado, se fundamenta, teoricamente, a investigao. No captulo 3 Ocupao do Territrio, se foca a anlise no processo de ocupao e dinmica territorial. No captulo 4 Relaes Sociais no Territrio, atravs de informaes sistematizadas, se descreve como as organizaes sociais atuam e de que forma, por meio delas, torna-se permissiva a incidncia do meio-tcnico-cientfico-informacional no espao banal. No captulo 5 Intervenes Habitacionais, se apresenta um perfil dos conjuntos habitacionais e a partir dos dados obtidos se traa um panorama da atual configurao socioespacial da localidade. Apresentando, ao final, a concluso com o captulo 6 Do Espao Banal, via Meio-Tcnico-Cientfico-Informacional, ao Territrio Usado. Espera-se, assim, estar contribuindo com o resgate da histria do Candeal Pequeno que apesar das contradies visveis, atravs de seus protagonistas, resistiu, lutou e, por sua permanncia, torna-se referncia neste estudo.

16

Fala das lderes comunitrias Graciete Batista e Arinalva Arcanjo, em 18/11/2004, durante trabalho de campo.

2 -UM OLHAR DESFOCADO, COM FOCO NO TERRITRIO USADO

2.1

A EPISTEMOLOGIA DA EXISTNCIA

De acordo com as ltimas entrevistas concedidas pelo professor Milton Santos, fica claro, em suas reflexes, a necessidade de se pensar a geografia no Brasil desfocando o olhar em relao s contribuies das escolas francesas e anglo-saxnicas. De modo algum negando o legado, mas buscando construir uma maneira genuna de ver o mundo e sua origem com base em teorias prprias, capazes de permitir um melhor entendimento da realidade dos lugares, como fruto da combinao de processos envolvendo nos momentos de produo, grande contribuio da emoo, aliana capaz de construir, segundo o professor, autnticos espaos do cidado. Em O Pas Distorcido (2002), Wagner Costa Ribeiro, reuniu textos escritos pelo professor Milton Santos publicados na Folha de So Paulo, desde 1991 at sua morte, em 2001. E entre os textos Um Olhar Dissonante, editado pelo jornalista Valmir Santos, na data de 7 de maro de 2000, apresenta no dilogo entre o gegrafo Milton Santos e a atriz Denise Stoklos a sntese do que o professor passou a chamar de epistemologia17 da existncia. Nas palavras do mestre:
[...] a razo reduz a fora de descobrir, porque s a emoo nos leva a ser originais. No s a emoo, claro, mas por meio dela mais rpido [...] Ns fomos tratados e educados para examinar o chamado presente, no imaginando que o futuro est a, embutido no presente. Na realidade, cada ato nosso presente, agimos em funo do futuro. A ao presente, mas a aspirao dela o futuro (op.cit, p.64).

Assim, associando razo a emoo, buscou-se, com base no paradigma, compreender a realidade dual no qual est inserido o Candeal Pequeno, visto existir na unidade que caracteriza o lugar, a diversidade, advinda da necessidade organizacional que incidindo tcnica, informao e cincia, com o processo, configura um territrio.

17

Para Milton Santos, epistemologia filosofia menor. Nas palavras do mestre, quando eu falo epistemologia, mais aquela filosofia espontnea dos sbios, de Althusser. O sbio est uma posio acima do pesquisador e do cientista e acaba tendo uma abrangncia que tambm filosofia, s que com uma particularidade do mundo ou da sociedade, no filosofia, filosofia m enor (apud Assis e Spsito, 2004 p.36).

2.2

O CONCEITO DE TERRITRIO USADO: UMA VISO MILTONIANA

Segundo o professor Milton Santos (apud RIBEIRO, 2002), a cultura tem que vir com o territrio, com o povo, com a histria se fazendo (op.cit, p.63). E como o territrio uma frao do espao, para garantir o entendimento deste processo, o professor esclarece ao socilogo Jos de Paula Assis (2004) que, quando parou de seguir modelos, chegou idia do espao como resultado de uma relao indissocivel entre sistemas e objetos, casando duas coisas, ao e materialidade. Ainda segundo a transcrio (ASSIS & SPSITO, 2004), o professor complementa, [...] depois, continuei a trabalhar at propor que o que realmente entra na dialtica social no o espao tal como definido antes, como materialidade, mas o espao vivido, usado pelos homens [...] mas para isso, tive de propor uma srie de categorias de anlise, buscando bases na filosofia e em outras disciplinas que atendiam a essa vontade da produo de um sistema de postulaes ou de conceitos (ibidem, p.25-26) E entre as ltimas contribuies do gegrafo est o conceito de territrio, acrescido do adjetivo usado, que agregado induz a anlise a uma dimenso do espao vivido (SANTOS, 2001). Isto porque, define o autor, o territrio no apenas o resultado da superposio de um conjunto de sistemas naturais e um conjunto de coisas criadas pelo homem. O territrio o cho [...] (2003, p.96). E todo o esforo de fundamentao da teoria e suas categorias de anlise advm da dinmica global sobre os lugares que, paradoxalmente, gera o mundo como fbula, como perversidade e como possibilidade18, dificultando a definio de instrumentos tericometodolgicos que possibilitem ler as transformaes da sociedade alm do conjunto visvel. E, sobretudo, ler as transformaes de acordo com a realidade da histria de cada um dos espaos geogrficos como resultado de uma causa e um contexto (SANTOS, 2004). E alcanar o invisvel exige romper com a leitura pragmtica do territrio para alm dos limites cartogrficos e dados estatsticos permitindo apreender a essncia que mobiliza a produo nesta frao do espao geogrfico. Aes impregnadas de subjetividade, que presentes no territrio, respondem pela articulao entre o ser e o fazer, ou, como classificado por Santos, entre a psicoesfera e a tecnoesfera (SANTOS, 1996).

18

Ttulo do primeiro captulo da obra citada, Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal, do professor Milton Santos.

Na primeira se encontra o reino das idias, crenas, paixes e lugar da produo de um sentido, tambm faz parte desse meio ambiente, desse entorno da vida, fornecendo regras racionalidade ou estimulando o imaginrio (ibidem, p.204). E, na segunda, a tecnoesfera, se encontra o mundo dos objetos que se adaptam aos mandamentos da produo e do intercmbio e, desse modo, freqentemente traduz interesses distantes; desde, porm, que se instala, substituindo o meio natural ou o meio tcnico que a precedeu, constitui um dado local, aderindo ao lugar como uma prtese (op.cit. p.204). Enquanto conceito, o territrio usado permite a criao de um amlgama que agrega alm da materializao de um conjunto de objetos, tambm um conjunto de elementos simblicos que do a este a noo de territorialidade. Terminologia que deve ser entendida, segundo o mesmo autor, como sinnimo de pertencer quilo que nos pertence
[...] esse sentimento de exclusividade e limite ultrapassa a raa humana e prescinde da existncia de Estado. Assim, essa idia de territorialidade se estende aos prprios animais, como sinnimo de rea de vivncia e de reproduo. Mas a territorialidade humana pressupe tambm a preocupao com o destino, a construo do futuro, o que, entre os seres vivos, privilgio do homem. (SANTOS, 2001. p.19).

Esta preocupao em associar ao conceito de territorialidade a construo do futuro remete obra publicada, em 1987, O Espao do Cidado (2000) na qual o autor vislumbra na cultura atribuda da idia de valor e no de recurso, a possibilidade de mudana social. Um modelo que fundamentado no princpio da democracia popular v emergir, a partir da superao da prxis repetitiva, uma prxis liberadora19. Segundo o professor, residente no mbito dos espaos banais como um motor adormecido que, quando despertado, promover a transformao social contrapondo o processo veloz, avassalador e desigual que, hoje, impera no mundo do globalitarismo. Termo sntese da amlgama que une cincia e mercado em um crculo vicioso onde as idias transformadas em ideologias, por sua vez, legitimam as aes que se impem como solues nicas tornando a cincia, segundo Santos, cada vez mais redutora e distante da busca da verdade (SANTOS, 2003. op.cit. p.53). Para colocar em prtica a prxis liberadora (enquanto resultado de um processo e no de um mpeto, por isso talvez, o autor no empregue o termo: libertadora), Santos prope,
19

Citando Henry Lefbvre (1958, p.240), Santos, valorizando a prxis liberadora, v um novo modelo cvico, fundamentado em um cotidiano de desalienao.

despertar o motor adormecido, e como combusto, substituir a base poltica das tcnicas, em geral, globais, pela poltica de valorizao e preservao das razes culturais levando em conta a riqueza do patrimnio de cada lugar. Entendido como resultado da soma das influncias acumuladas, provenientes do passado, e dos resultados daquelas que mantm maior relao com as foras do presente (SANTOS, 2000, p.86) que associado capacidade de comunicao dos indivduos, responderiam pela utopia possvel. Nas palavras do mestre,
Assim como cidadania e cultura formam um par integrado de significaes, assim tambm cultura e territorialidade so, de certo modo, sinnimos. A cultura, forma de comunicao do indivduo e do grupo com o universo, uma herana, mas tambm um reaprendizado das relaes profundas entre o homem e o seu meio, um resultado obtido atravs do prprio processo de viver. Incluindo os processos produtivos e as prticas sociais, a cultura o que nos d conscincia de pertencer a um grupo, do qual o cimento (ibidem, p.61).

E prope como mtodo, para investigar esta dinmica, periodizar os eventos ocorridos no mundo, na historia, e no espao geogrfico, permitindo identificar alm das formas materializadas tambm as aes sociais. Estas, mediadas pelas relaes de produo, possibilitam compreender a fuso entre o estado lquido da massa - a essncia, o espao vivido, a crena, a emoo - ao slido do cimento - a existncia, a materialidade da ao, os objetos no espao construdo. No entanto, como condio, deve-se levar em conta o histrico do lugar em escala local e global. Isto porque a incidncia dos eventos, sendo perversa e ambgua, pode criar territorialidades, como seu contrrio, a desterritorializao, e, por conseguinte, os processos de desculturizao (ibidem, p.62).

2.3 O MEIO-TCNICO-CIENTFICO-INFORMACIONAL Com base na epistemologia da existncia, para compreender a territorialidade enquanto sinnimo de cultura, e desterritorializao, enquanto desculturizao, incondicional a anlise dos modos de produo com base na informao e na nova diviso social e territorial do trabalho, enquanto variveis que, acompanhando a expanso da globalizao, tendem a facilitar e favorecer a fluidez no territrio, tornando as trocas desiguais. Entretanto, se antes, os modos de produo pautavam-se em valores de uso, produzidos com base na troca entre o homem e o seu meio, conceituada por Santos (2000) como a

prtica da solidariedade orgnica20, com o avano das tcnicas, da cincia e da informao, estas trocas passam a acontecer por meio de organizaes que, institucionalizadas, administram a produo com base em valores de troca. Procedimento que sobrepe solidariedade orgnica a chamada solidariedade funcional organizacional (SANTOS, 2000). No entanto, nem sempre a sobreposio da solidariedade funcional organizacional sobre a solidariedade orgnica se d sem nus. Nas palavras do autor,
Deixamos, ento, uma situao, em que a conscincia se criava a partir das trocas orgnicas diretas entre o homem e a natureza, para enfrentar uma nova situao, onde dados externos ao orgnico se impem, na medida em que a solidariedade orgnica, antes vigente, tornada impossvel. Passamos do regime orgnico ao imprio do organizacional [...] Muitas das coisas que somos levados a fazer dentro de uma regio so suscitadas por demandas externas e governadas por fatores cuja sede longnqua (ibidem, p.62).

A necessidade de homogeneizao global dos lugares, ao introduzir modelos organizacionais, rouba dos territrios do acontecer solidrio (SANTOS, 2001) sua heterogeneidade (ibidem. p.301). Via solidariedade funcional organizacional cria, pela lgica global, extenses territoriais programadas, mostrando a cara geogrfica da globalizao ou o meio-tcnico-cientfico-informacional (SANTOS, 1996). Prxis responsvel pela produo de espaos descontnuos e desiguais, assim definidos, pela forma relacional como atuam privilegiando reas onde as potencialidades ainda permitam
[...] um uso considerado produtivo pelos atores econmicos, sociais, culturais e polticos dotados de racionalidade [...] o que estamos chamando de racionalidade do espao vem, em ultima instncia, das aes que sobre ele se realizam; mas tal possibilidade somente se perfaz quando o prprio territrio oferece as condies necessrias [...] Em outras palavras, tal racionalidade representa sempre uma drenagem de recursos sociais para a esfera do setor privado (op.cit. 2001, p.306).

E compreender a partir da nova lgica global, o meio-tcnico-cientfico-informacional, como os recursos do territrio so apropriados e drenados, requer ultrapassar o entendimento superficial que distingue a solidariedade orgnica da solidariedade funcional organizacional (vide diagrama 1) buscando compreender o processo responsvel pela

20

Conceito formulado com base nas contribuies da chamada morfologia social, proposta pelos socilogos mile Durkeim e Marcel Mauss.

sobreposio da segunda sobre a primeira, e como conseqncia, os pressupostos que levam as organizaes locais, a esta atitude permissiva.
DIAGRAMA 1

INFLUNCIA DO MEIO-TCNICO-CIENTFICO- INFORMACIONAL NO PROCESSO DE PRODUO


Solidariedade Orgnica

Valores de uso

Envolve o homem e o meio

Valores de troca

Envolve as instituies

Solidariedade Funcional Organizacion al

Elaboradora por: Selma Batista Fundamentado em: O Espao do Cidado, (SANTOS, 2000)

2.4

VERTICALIDADES E HORIZONTALIDADES

Para a leitura da sobreposio da solidariedade funcional organizacional sobre a solidariedade orgnica, em sua vasta obra, o professor Milton Santos aponta como elementos auxiliares para anlise o emprego das categorias verticalidades e

horizontalidades. A primeira, caracterizada por um tipo de solidariedade organizacional (agregando valor), define-se como um conjunto de pontos formando um espao de fluxos sem contigidade espacial (redes) no territrio onde atuam os macroatores que, de fora da rea determinam as modalidades internas de ao(SANTOS, 2003, p.106). Com base nos recursos disponveis, a estes cabe a implantao organizacional do trabalho e a instaurao da poltica reguladora na estrutura social. Pelo conjunto de prticas que vem embutidas no eixo das verticalidades, estas ao adentrarem em contato com as relaes cotidianas estabelecidas no plano das horizontalidades causam, em geral, entre os moradores radicados certo estranhamento acompanhado de uma sensao de ambigidade. Isto porque nas horizontalidades, o processo de produo se d entre o homem e seu meio, estando a essncia da comunicao

pautada no mbito do espao banal21. Segundo Santos, um espao que deve ser entendido como o espao de todos: empresas, instituies, pessoas; o espao das vivncias (op.cit, p.108), cujas relaes sociais, at ento, estabelecidas no limite de uma escala de menor alcance, mantinha-se sem necessidade de uma poltica reguladora. Mas, com a incidncia da solidariedade funcional organizacional sobre a orgnica, e, com o conseqente interesse de se estabelecer, com este modelo, novas relaes de poder, torna-se vigente a instaurao de um modelo poltico objetivando, com aval dos moradores, por meio de uma estrutura hierrquica aceitvel, implementar modos legais para a concretizao externa das aes.

2.5

CAUSA E CONTEXTO

Segundo Santos (2004), compreender como se engendra na dimenso socioespacial o meio-tcnico-cientifico-informacional, requer dos gegrafos um desafio que superar o entendimento superficial da noo de causa e efeito. Pois este modelo, deixando escapar o processo, no permite articular os fatos do momento presente com o passado e o futuro. E para no incorrer no equvoco, o autor prope substituir a noo de efeito por contexto, pois este, junto noo de causa, ultrapassando a aparncia, encontra na essncia das formas infra-estrutura e meio natural (SANTOS, 1985) a carga ideolgica que atribui ao espao, que tambm um territrio usado, sobretudo, por aqueles que nele habitam e dele tiram seu sustento, um valor, como mercadoria (op.cit., p.264). E como das relaes entre um homem e outro homem fora do conhecimento das relaes entre o homem e a natureza no se quantifica (Ferkiss Victor, 1974 p. 102 apud SANTOS, 2004, p. 267), Santos propem superar o emprico e a lgica da racionalidade ultrapassando o obstculo que divide o espao geogrfico de um lado como o espao do homem e de toda a gente, e do outro, o espao do capital e de alguns. Procedimento necessrio para compreenso do espao geogrfico no contexto das atuais polticas neoliberais (ANDERSON, 1995) que, nos ltimos vinte anos, com a proliferao de instituies sociais e organismos multilaterais, adotando modelos padronizados atuam em escala planetria com foco na eqidade social por meio de um plano de desenvolvimento local integrado e sustentvel, mas que, em alguns casos, vem se

21

Conceito apropriado de Franois Perroux (1961), ao se referir existncia de um espao banal, em oposio a um espao econmico.

apresentando como um pseudodesenvolvimento (SOUZA, 2003) por basearem suas anlises em interesses locais ou extra-locais. No entanto, com base no objeto de estudo e na reflexo dos modelos de gesto organizacionais, pautados em diagnsticos, cenrios, metas, cronogramas, recursos, indicadores, entre outras variveis, pde-se observar que apesar da efetiva mobilizao social dos moradores do Candeal Pequeno, dado momento, por falta de conhecimento administrativo e tcnico, inevitavelmente, esta mobilizao assume apenas a funo de elo de comunicao entre a organizao e a comunidade. No que percam o poder de deciso, mas, dependendo da etapa em desenvolvimento do projeto, est tende a oscilar, ora relevante, ora, de certa forma, insignificante. Situao difcil de ser avaliada qualitativamente, pois o nmero de participantes em assemblias e reunies comunitrias, no so capazes de mensurar o efetivo grau de participao de cada um no processo da tomada de decises. Embora, seja por meio destes encontros que a gesto participativa legitime suas aes. Como discutido em sub-itens anteriores, est condio sine qua non, para o efetivo sucesso de um projeto social, que se pretende participativo. Mas devido dinmica da prtica organizacional, muitas vezes, a participao comunitria acaba por assumir uma conotao de permissividade. Considerando a discusso de Santos (2003) e, adiante, de Souza (2003), o emprego do termo permissivo em detrimento ao uso, por exemplo, de aceitao, aprovao ou, outro, deve-se, sobretudo, a dificuldade de colocar sobre os mesmos ponteiros, o tempo das aes geridas pelos agentes externos, com o tempo necessrio para que os moradores apreendam o factual. E considerando este descompasso temporal que projetos classificados como participativos, vem sendo questionados no mbito de vrias cincias sociais. E, segundo se pode observar em trabalho de campo, por mais que moradores e lderes comunitrios se empenhem, nem sempre conseguem apreender a dimenso dos fatos e os interesses que, rapidamente, norteiam as aes no territrio. E muitas vezes temerosos de sofrerem a perda do benefcio, atravs das organizaes que os auxiliam22, tornam facilmente permissivas as aes sobre o lugar.

22

Para saber mais sobre o papel da ONGs ver FERNANDES (1995) e LANDIM(1994)

Buscando compreender est prtica, adiante, no sub-item 4.4, associou-se s categorias norteadoras de Milton Santos a contribuio de Souza (2003), com o modelo de escala de avaliao de participao popular em projetos de intervenes urbanos (op.cit. p.207). Com este conjunto terico, se encontram ferramentas para qualificar as diferentes hierarquias, obrigatoriamente, estabelecidas com a implementao do projeto social no Candeal Pequeno, identificando, no contexto, a incidncia da idia e o fato da poltica (SANTOS, 2001). Juntas, responsveis por situaes de ordem e alienao, respectivamente, entre os agentes hegemnicos e os protagonistas sociais. Mas, paradoxalmente, no conjunto elas no se tornam evidentes porque,
A sobrevivncia do conjunto, no importa que os diversos agentes tenham interesses diferentes, depende desse exerccio da solidariedade, indispensvel ao trabalho e que gera a visibilidade do interesse comum.

(ibidem. 2003, p.110). Definido o referencial terico e os instrumentos de anlise. Seguiu-se com a investigao buscando compreender o fenmeno que com a prtica das organizaes sociais, respondem pela atual configurao socioespacial do Candeal Pequeno. Como, segundo Santos (1996), cada lugar nico e tem um tempo histrico especfico, o maior esforo da teoria consistiu em empirizar o tempo e o espao buscando, nos interstcios dos eventos ou perodos histricos - , dados que possibilitassem identificar objetos naturais e produzidos que o tempo poderia ter aniquilado ou concedido novas funes. Cuidado imprescindvel para a anlise da rea em estudo, cuja anlise temporal no incio, aponta um cenrio, abundantemente, rico em recursos naturais e culturais, mas, que, em menos de trs dcadas, vivencia o aniquilamento da mata, e em seguida, entre os moradores, a falta de recursos naturais para subsistncia, para um habitar digno e para o lazer (FIGURA 4).

Paradoxo social da dinmica e dos planejamentos urbanos que ao criarem novas feies para a cidade, condenam ncleos consolidados favelizao ao invs de promov-los condio de um lugar referncia na histria da cidade. Anlise que torna emblemtico o fenmeno ocorrido no Candeal Pequeno, levando em conta que a cultura, neste contexto, mais do que um elemento capaz de agregar valor tornou-se, com o processo, um elemento de transformao social, possibilitando ampliar o limite territorial da localidade, no como uma rea segregada concentradora de uma populao de baixa renda, comprometida socialmente. Mas sim, como um lugar referncia mundial em mobilizao social e cultural,

com conquista cidad. Elementos responsveis pelo histrico da localidade frente ao crescimento urbano, desordenado, da cidade de Salvador. Logo, ainda que a cidade, para atender as novas feies gire em torno da era do meio tcnico-cientifico-informacional, h nela fragmentados de espaos remanescentes que exigem, enquanto testemunhos urbanos, uma anlise conceitual que permita compreender na dimenso espao temporal as relaes estabelecidas entre o lugar com seu limite, seu entorno, sua cidade, seu estado, sua regio, seu pas, e seu mundo. Lugares que apesar de abrigarem contingente de pessoas situadas no limiar ou abaixo do nvel da pobreza, concentram potencialmente uma populao que fundamentada no bom senso cotidiano vm produzindo conhecimento e tecnologia social. Prticas que ao promover o pensamento nico, a tomada da conscincia coletiva e a valorizao do conceito de cidadania, no processo, tendem a garantir uma nova era, um novo perodo histrico, por Milton Santos anunciado:
Esse mundo novo anunciado no ser uma construo de cima para baixo, como a que estamos hoje assistindo e deplorando, mas uma edificao cuja trajetria vai se dar de baixo para cima. [...] e que [...] devero permitir a implantao de um novo modelo econmico, social e poltico que, a partir de uma nova distribuio dos bens e servios, conduza realizao de uma vida coletiva e solidria e, passando da escala do lugar escala do planeta, assegure uma reforma do mundo, por intermdio de outra maneira de realizar a globalizao (op.cit, 2003, p.170).

Acreditando na capacidade dos gegrafos de identificar no espao geogrfico recursos sociais, o professor Milton Santos deixou de herana a epistemologia da existncia. Cabe agora, neste estudo, sob a perspectiva do territrio usado, aplic-la de modo a assegurar uma leitura verossmil do Candeal Pequeno em sua dinmica socioespacial.

2.6

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Com base no referencial terico, o trabalho emprico atribui maior crdito observao participativa, atravs da convivncia do pesquisador em campo. Por um perodo, entre o segundo semestre de 2002 e o primeiro trimestre de 2003, atuando como gegrafo, com contrato temporrio assinado com a Associao Pracatum Ao Social - APAS. E, noutro,

apenas, na condio de pesquisador, o que permitiu a emoo se sobrepor racionalidade organizacional, enxergando o territrio em sua totalidade, segundo Gottmann (1975) como recurso e abrigo, (apud SANTOS, 2003)23. Entendendo, a partir das categorias de anlise adotadas, ser a APAS uma instituio criada no eixo das horizontalidades, mas que, para implementar as aes, abre-se, enquanto organizao social institucionalizada ao eixo das verticalidades de onde advm tcnicas, conhecimento e informao. Na condio de prestador de servio desta organizao, foi possvel, a partir da experincia, compreender o ponto de vista dos tcnicos envolvidos e das constantes dificuldades que enfrentam quando nem sempre as demandas das verticalidades e horizontalidades convergem a um ponto favorvel entre presidncia, parcerias, lideranas comunitrias e moradores. Como tcnico, foi possvel tambm medir at que ponto um profissional pode e deve se envolver com os moradores da rea onde atua, identificando os limites impostos entre a razo e a emoo. Assim, privilegiando o ponto de vista dos protagonistas que fazem a histria do lugar, agregou-se anlise obtida, ao longo do intenso perodo de convivncia, dados qualitativos e quantitativos, levantados em forma de questionrio, entrevistas e amostragem. Com as organizaes sociais institucionalizadas e atuantes, se aplicou questionrio com os presidentes das Associaes de Moradores Defesa e Progresso AMDP, Fonte do Governo AMFG, e Nove de Outubro AMNO. Com o mesmo contedo, o questionrio foi tambm aplicado junto coordenadora pedaggica da Escola Profissionalizante de Msica Pracatum. Duas entrevistas formais foram realizadas: uma com a coordenadora da Congregao Irms Ancilas, e outra, com o diretor geral da Associao Lactomia Ao Social. Junto aos conjuntos habitacionais, no universo de 102 unidades habitacionais, 82 questionrios foram aplicados com os chefes de famlia. Como amostragem, aplicou-se questionrio com oito meninos, escolhidos dois em cada conjunto habitacional, com idade entre 10 e 12 anos, visando obter, exclusivamente, o poder nutricional da alimentao diria ingerida.

23

Santos (2003), ao tratar o conceito de territrio, com base na categoria verticalidades, referencia a idia de Jean Gottmann,1975, The evolution of the concept of territory, Information sur les Sciences Sociales, para quem o territrio pode ser visto como um recurso, justamente a partir do uso pragmtico que o equipamento modernizado de pontos escolhidos assegura (op.cit. p.108).

Para contemplar dados tcnicos dos Programas Escola de Msica Pracatum e T Rebocado, recorreu-se ao Documento Referncia da APAS (2001) e, para complementar dados pertinentes s intervenes urbanas e habitacionais, realizou-se uma entrevista com a tcnica da CONDER, responsvel pelo Programa de Melhorias Viver Melhor, que, ao fornecer um arquivo digital com informaes pertinentes ao Programa de Melhorias Urbanas e Habitacionais Viver Melhor Candeal Pequeno, possibilitou acesso a informaes adicionais, garantindo resgate diacrnico das intervenes na localidade. Estas, agregadas a referncia tcnica, obtida na bibliografia Estudo de Caso: T Rebocado, organizado no ano de 2003 pelo Instituto Brasileiro de Administrao Pblica - IBAM, permitiram o fechamento das investigaes relacionadas s intervenes urbanas e habitacionais, geridas pela APAS. Pertinente ao histrico de desenvolvimento urbano na cidade de Salvador, recorreu-se a fontes documental e cartogrfica e a imagens areas da localidade e seu entorno, junto Prefeitura Municipal de Salvador, na biblioteca da Fundao Mario Leal Filho, e aos Arquivos Cartogrficos da Companhia de Desenvolvimento Urbano - CONDER. Devido sobreposio de Zonas de Informaes na rea de estudo, os dados obtidos junto ao IBGE no tiveram utilidade estatstica. No entanto, serviram como reflexo, no sentido de alertar que, sem conhecimento in loco do objeto de investigao, os dados podem mascarar a realidade. Devido a esta dificuldade, no foi possvel, oficialmente, precisar dados socioeconmicos da localidade, estando as estimativas aliceradas no levantamento de dados realizado com os questionrios aplicados, em trabalho de campo, nos conjuntos habitacionais, acrescidos da anlise estatstica fornecida pela Secretaria Municipal de Sade - SMS com base nas reas atendidas pelo Programa Sade da Famlia - PSF, sob coordenao da unidade do Posto de Sade do Candeal, situada na rua 18 de Agosto. No entanto, os dados da SMS tambm no mostram a realidade, pois determinam, em cada uma das reas atendidas, por dez agentes comunitrios de sade, um limite de 150 famlias cadastradas, no havendo controle dos excludos do PSF. Por configurar-se como uma rea dinmica no contexto sociocultural, nos meses de janeiro e fevereiro de 2003, foram realizadas, no Candeal Pequeno, trs observaes participativas, durante os ensaios da Banda Timbalada. E, em agosto de 2004, durante show na cidade de

Joo Pessoa, dois vocalistas da Banda foram entrevistados. Posteriormente, consultas mdia impressa e informaes obtidas em sites oficiais agregaram ao trabalho de campo grande contribuio, quando se associou s informaes o histrico das transformaes culturais ocorridas no contexto da indstria da msica na Bahia. Para contemplar a anlise cultural, via internet, uma entrevista realizada com a cantora Dade, ex-moradora do Candeal Pequeno, atualmente residente na cidade do Rio de Janeiro, garantiu atravs do olhar de quem acompanha o desenvolvimento da localidade por meio da mdia ou dos comentrios do pai, ainda morador no bairro, um retorno ao final dos anos 1960 e 1970, fazendo rememorar tempos de infncia, com uma sinceridade de sentimento e de valorizao das razes culturais do lugar na poca. Ao longo do perodo de convivncia do pesquisador em sua rea de estudo, ocorreram alguns encontros em reas pblicas ou eventos coletivos com o presidente da APAS, o msico Carlinhos Brown. Encontros ricos, em informaes e apontamentos, que tornou irrelevante a necessidade de uma entrevista formal. Com estas prticas de investigao, buscou-se resgatar na totalidade do Candeal Pequeno, alm da superposio dos eventos na materialidade do espao concreto, tambm a flexibilidade das aes na contigidade espacial, que juntas respondem pela atual configurao socioespacial do lugar. Totalidade obtida, segundo Santos (1996), apenas, aps a anlise sistemtica do territrio enquanto lcus de incidncia do meio-tcnicocientfico-informacional, que, por sua vez, para atuar, estabelece relaes sociais produzindo o sistema das tcnicas, atravs da qual o homem, pela fora do trabalho, materializa o espao. Assim, a anlise do conjunto dos sistemas naturais herdados, associados ao sistema de tcnicas empreendidas, garantiu a reconstituio socioespacial do objeto de estudo em questo. 33.1 OCUPAO DO TERRITRIO O CANDEAL PEQUENO

Foi com o dinheiro da indenizao pago pelo poder pblico pelas terras cultivadas no bairro da Barra, que, em 1949, seu Bernardo, paulista, e dona Hermnia, portuguesa, adquiriram de seu Manoel da Paixo Andrade lotes de terra produtiva no fundo de vale do Candeal Pequeno. E, hoje, para uma das filhas do casal, Cristiane Pereira de Jesus, 38 anos, o Candeal Pequeno nico, por sua produo cultural, sua mobilizao social e, curiosamente, nico, no que
FIGURA 5

diz

respeito

proteo

religiosa. Isto porque, tanto a leste como oeste, os


VI

limites da localidade so
Igreja Matriz Nossa S enhora de Brotas

Jo

Do m

protegidos por importantes instituies religiosas como a Igreja Matriz de Nossa Brotas,

Av en id a

Congregao Irms Ancilas no B rasil


Fa lc o

Senhora

Institui es de Grande P orte

Wa ld em

ar

patrimnio histrico, datado do sculo XVIII, hoje,

R etiro S o Francisco
Institui es de P equeno P orte

Ru a

tombado; a Congregao Irms Ancilas, construda

Pra a Frei Hildebrando Kruthamp

T erreiro de Ogum

em 1981; o Carmelo da Bahia, edificado em 1961; o Terreiro de Ogum,

T erreiro de Mutuiara Carmelo da Bahia

patrimnio cultural, e o Terreiro Mutiaara, de Me Maiamba (vide FIGURA 5). Instituies que concedem

Legenda
Via Expressa Ruas Princ ipais Limite: oeste e leste

ao lugar a aura mstica e perceptvel que vitaliza e protege seus moradores.

Deduz-se, que as instituies de grande porte, provavelmente, tenham se instalado nesta rea pelas condies do ambiente fsico rico pela exuberncia da Mata Atlntica, bem, como pelo perfil socioeconmico da localidade que, desde o sculo XIX, abrigava nos grandes casares a nobreza da cidade de Salvador. Hoje, as nobres edificaes transformadas em comrcio de varejo atendem a demanda do bairro de Brotas, densamente

ocupado por uma diversidade de classes. Sendo que com a elevada densidade populacional, a classe de menor poder aquisitivo, passou a ocupar as reas ao longo das encostas da avenida Dom Joo VI, imprimindo com o dficit habitacional e urbano uma paisagem de contrastes. Quanto ao Candeal Pequeno, sob a perspectiva do olhar urbano, com base em Alves (1995), a contribuio de Gordilho (2000) aponta que a localidade teria surgido nos anos 30/40, como um ncleo de poucas famlias de origem afro-baiana, nos permetros de expanso da cidade antiga (ibidem, p.362). No entanto, de acordo com os manuscritos de D.Hilda, os dados registram como marco de fundao o ano de 1781.
Josefa de SantAnna nascida em 1769 na Costa da frica (mulata da costa) veio para o Brasil com 12 anos de idade a 1781 Salvador Bahia nunca foi escreva veio em busca de uma parenta que viera em condio escrava. Trouxe ouro, prata, lagdib24 coral, dinheiro etc. Casou-se com Manuel Mendes comprando esta roa Candeal Pequeno onde tiveram filhos: Maria Mendes, Isabel Mendes, Antonio Mendes da Silva...O qual casou-se com Tumazia Francisca de Jesus que tiveram 5 filhos Celestina Mendes, Maria Irene Anunciao Mendes, Francisca Romana Mendes, Andr Cursino de SantAnna Mendes, Evaristo Mendes. Quando Antonio Mendes da Silva faleceu 1873 a sua filha Celestina estava com 26 anos de idade j era casada.(originalmente transcrito com base em manuscritos de D.Hilda de SantAnna Quirino, 84 anos pertencente 4 gerao).

Em campo, na tentativa de validar 1781, como ano marco de fundao do Candeal Pequeno, baseado no manuscrito de D. Hilda, nas dissertaes de ALVES(1995) e GADLHA(2004), e, nas experincias apreendidas em trabalho de campo, arriscou-se a partir do grau de parentesco e datas de nascimento e morte, traar uma rvore genealgica de duas famlias pertencentes linhagem dos SantAnna e Mendes com a inteno de chegar a uma possvel confirmao da data divulgada. Para esta tarefa, contou-se com a colaborao da famlia de Arinalva Arcanjo e de seu Raimundo Quirino, que na condio de filho de Dona Didi, tambm um dos sbios contadores da histria do lugar. Como ponto de partida, a partir de uma citao de Dona Didi, (GADELHA, 2004), identifica-se que a formao de ncleos familiares comeou quando Josepha de SantAnna casou-se na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas com o mulato Manoel Mendes. Desta unio, tiveram Maria Mendes, Isabel Mendes e Antonio Mendes da Silva. Antonio casou com Maria Tumazia,
24

O termo foi transcrito do manuscrito redigido por D.Didi, e, possivelmente, significa pedra preciosa.

[...] filha de uma das famlias mais ricas de Salvador, que comercializava peixes na Gamboa [...].Eles tiveram cinco filhos, dentre eles Francisca Romana, a Chica. Ela teve um casamento arranjado aos 16 anos com um mulato chamado Ramiro de 45 anos. Depois de sua morte, Dona Chica casou-se de novo, com o Nicolau, acaboclado neto de ndios 25

(GADLHA, 2004, p.24-25). Das duas unies, Francisca Romana concebeu cinco filhos: Tolentina, Joana, Manoel, Vitor, Corina. Destes cinco pertencentes 3 gerao, se escolheu Joana e Tolentina para traar a linhagem de um de seus filhos at os dias atuais e identificou-se que: Joana teve duas filhas, uma adotiva, Regina, e outra, Laura. Laura, pertencente 4 gerao, teve 12 filhos, dentre os quais Pedro. Pedro, pertencente 5 gerao, teve Graciela que, junto a centenas de primos espalhados pelo Candeal Pequeno, compe a 6 gerao. Em 2004, Graciela aos 27 anos, teve Pedro Gabriel. Pelo que consta, Pedro Gabriel, junto a outros, pertencentes 7 gerao, no Candeal Pequeno, o mais novo membro da famlia SantAnna e Mendes.

O traado da linhagem de Tolentina, tambm segue o mesmo percurso. Tolentina teve duas filhas, Noemia e Hilda Didi. Didi teve Raimundo, que teve Josemar, que teve Jssica, e que pertence a 7 gerao (vide QUADRO 1).

Assim, seguindo as datas de nascimento e morte, e a idade, de alguns, confirmada, e de outros estimada, em que cada genitor teve seu filho, tirou-se a mediana chegando-se seguinte concluso: se cada genitor gerou um membro, da gerao seguinte, com idade em torno de 35 anos, considera-se provvel a data de 1781, como o ano de fundao do lugar. No entanto, este apenas um ponto de partida para uma investigao documental necessria para tornar o dado oficial.

25

Citao extrada da Dissertao de Marcelo Gadelha em Administrao da UFBA Organizaes Brown:Identidade Cultural e Liderana em um complexo de organizaes baianas (2004 p.24-25).

QUADRO 1

RVORE GENEALGICA DA FAMLIA DE SantAnna & Mendes


Josepha de SantAnna & Manoel Mendes

Isabel ria

Maria

ia
Antonio 1 Mendes & Maria Tumazia Francisca de Jesus Celestina

ia
Andr

Irene

Maria

Corina

Francisca Romana 1869-1955

Vitor

Manoel

Joana
1904-2001

Tolentina
1888-1975

Noemia

Hilda Regina
1921-

D.Laura
1922-2005

Raimundo Pedro
19461942 -

Josemar

Graciela
1978-

1972 -

Pedro Gabriel
2004Fontes: 1) Manuscritos de Dona Hilda SantAnna Quirino - Dona Didi, 2) Dados obtidos junto s famlias de Arinalva Arcanjo e Raimundo Quirino Autor: Selma Batista

Jssica
1989-

Em campo, atravs do convvio com as diferentes geraes, foi possvel constatar que Pedro Gabriel, ao nascer, encontra no Candeal Pequeno uma realidade diferente da vivida pelas geraes que o antecederam, visto o lugar, inserido no permetro cartogrfico da cidade que foi, at o ano de 1763, a primeira capital do Brasil, ter tido suas ruas identificadas de acordo com o padro de ordenamento territorial da cidade, com nomes e nmeros seqenciais, apenas, a partir do ano de 1999.

Anterior a este perodo, as correspondncias chegavam a partir de um referencial dado. Como, por exemplo, Candeal Grande, rua Alameda Bons Ares, nmero 05; ou Candeal Pequeno, Largo do Tamarineiro, nmero 10; ou Candeal Grande, Carmelo da Bahia, nmero 15. E esta uma das justificativas para a diferenciao dos nomes Candeal Grande e Candeal Pequeno. Para moradores nascidos na dcada de 1950, Candeal Grande, at pouco mais de uma dcada, quando dito, referenciava reas ao redor do Candeal Pequeno, tomadas pela mata fechada. Floresta, como se referiam alguns densa mata, cheia de animais silvestres, como jacar, mico leo dourado, cobra, iguana, entre outros que, desesperados com a devastao da mata, para o empreendimento do loteamento Cidade Jardim, fugiam encosta acima, indo parar nas residncias, assustando os moradores do Candeal Pequeno26. E este lugar, segundo descrio da rvore genealgica, fundado no sculo XVIII, que se ir resgatar, a partir da dcada de 1970 do sculo XX, no tempo e no espao, no sub-item a seguir.

26

Comentrios de Arinalva Arcanjo - ano/2003.

3.2

PROCESSO DE OCUPAO EM QUATRO TEMPOS

Seja qual for o pas e o estgio do seu desenvolvimento, h sempre nele uma configurao territorial formada pela constelao de recursos naturais, lagos, rios, plancies, montanhas e florestas e tambm de recursos criados: estradas de ferro, e de rodagem, condutos de toda ordem, barragens, aude, cidades, o que for. E esse conjunto de todas as coisas arranjadas em sistema que forma a configurao territorial cuja realidade e extenso se confundem com o prprio territrio de um pas. (SANTOS,1997, p.75-76)

De acordo com Santos, ler a histria de um lugar exige identificar, no atual territrio usado, os objetos que, materializados por meio de suas funes, criam um sistema. Identificados, em movimento cclico, deve-se recuar na escala do tempo e espao, resgatando fatos e eventos que, ocorridos com base nos recursos contidos no territrio, respondem pelo que se v e vivencia, mas, apenas, compreende-se atravs das relaes sociais. Exerccio complexo que demanda criar uma geografia para a histria e uma histria para a geografia27.

Assim, na dimenso socioespacial do Candeal Pequeno, na condio de objetos criados, responde pela dinmica do atual territrio os conjuntos habitacionais, que representam no histrico do lugar um marco de resistncia, permanncia e conquista dos moradores. Resistncia, porque todo o entorno do Candeal Pequeno, encravado em um fundo de vale, a partir da dcada de 1970, tomado por condomnios e loteamentos destinados a uma populao de mdia e alta renda per capta. Permanncia, porque resistiram ao avano do capital imobilirio, assistindo construo ao redor da cidade formal responsvel pela agressiva extino da proteo natural do solo, colocando em risco as encostas e as fontes naturais de subsistncia. E, em meio perversidade do crescimento urbano, a conquista deve-se mobilizao dos moradores, que organizados criaram a Associao Pracatum Ao Social APAS, que em parceria com o Governo do Estado, com recursos da Caixa Econmica Federal CEF, implementaram na localidade o Programa Viver Melhor, via projeto de desenvolvimento urbano e melhorias habitacionais T Rebocado, gerido por tcnicos da APAS. Ao que, desde 1999, imps ao histrico do lugar um antes e um depois, representado pela consolidao dos conjuntos habitacionais, identificados como:
27

Notas de aula - Teoria da Geografia Prof.Dr Sylvio Bandeira, 2003.

Conjunto Habitacional Z Botinha, Sapucaia, Jardim Candeal e Chcara Candeal. Projetos que pelo tipo de parceria estabelecida envolvendo os trs setores da economia, renderam ao governo crditos, ao mercado lucro e aos moradores do Candeal Pequeno a rapidez na implementao de equipamentos pblicos e melhorias urbanas e habitacionais. Aliana que junto mdia garantiu visibilidade ao conjunto, tornando o projeto internacionalmente conhecido como modelo de interveno popular.

Entretanto, para compreender na essncia o antes e o depois das intervenes urbanas e habitacionais ocorridas no Candeal Pequeno, foi necessrio, com base na mais recente imagem area, referente ao ano de 2002, definir poligonais em torno dos novos conjuntos habitacionais (FIGURA 6), permitindo atravs desde procedimento, criar critrios de anlise (vide QUADRO 2) capazes de embasar a anlise diacrnica28, por conjunto

habitacional, da dinmica territorial ao longo das ltimas dcadas, conforme imagens areas apresentadas, anteriormente, na FIGURA 4, no captulo 2, sub-item 2.5, referente aos anos pretritos de 1992/1989/197629.

QUADRO 2 PROCESSO DE OCUPAO EM QUATRO TEMPOS: CONCEITOS UTILIZADOS PARA AS VARIVEIS DE ANLISE CONDIES DO AMBIENTE FSICO MATA FECHADA MATA MATA INEXISTENTE BOM RUIM PRECRIO ELEVADA MDIA BAIXA INEXISTENTE
Elaborado por: Selma Batista

Espaos de rea verde adensada Espaos de rea verde no adensada Espaos sem rea verde ocupados, densamente, com edificaes PADRO DE MORADIA Edificaes em alvenaria Edificaes em taipa Edificaes com material alternativo DENSIDADE POPULACIONAL Alta ocupao da rea Mdia ocupao da rea Baixa ocupao da rea Nenhuma ocupao na rea

28

Analisados com base na evoluo no tempo. Sincrnica (antnimo), analisados independente de sua evoluo no tempo. 29 nicas datas disponveis em acervo pblico.

FIGURA 6

Candeal P equeno: Poligonais para Anlise da Evoluo T erritorial

Conj. Hab. Chc ara Candeal Largo do T am arineiro

Conj. Hab. Z Botinha

Conj. Hab. Jardim Candeal

Conj. Hab. S apuc aia


LEG EN D A

Fonte: Base Cartogrfic a - SICAR - 1992 - PMS / Extrad a d o CD LOUOS verso 2001 - FMLF Esc ala 1: 3000 Autor Selm a Batista

Anlise exaustiva, mas, que, permitir compreender como, com a implantao do Projeto T Rebocado, o Candeal Pequeno passar condio de um lugar referncia cidad na cidade de Salvador.

rea do Conjunto Habitacional Z Botinha

De acordo com a poligonal, o limite geogrfico atribudo ao conjunto habitacional Z Botinha compreende a extenso da Rua Paulo Afonso, desde o conjunto habitacional at o CandyAll Guetho Square. E, de acordo com as variveis de anlise, observa-se, a partir da sistematizao dos dados apresentados na TABELA 1, predominncia de um padro de moradia boa pertencente aos antigos moradores; e ruim, ocasionada pela alta densidade populacional ao longo das dcadas de 1970, 1980, e 1990, responsveis pela ocupao da mata levanto-a a extino nas dcadas seguintes, conforme descrio detalhada, ano a ano, e imagens do antes, durante e depois, das intervenes (FIGURA 7).

TABELA 1 EVOLUO DO PROCESSO DE OCUPAO E DINMICA SOCIAL NA REA DO CONJUNTO HABITACIONAL Z BOTINHA

ANOS CRITRIOS CONDIES FSICO-AMBIENTAIS PADRO DE MORADIA 1976 Mata Bom Ruim Baixa 1989 Mata Bom Ruim Mdia 1992 Mata Inexistente Bom Ruim Alta 2002 Mata Inexistente Bom

DENSIDADE POPULACIONAL
Elaborado por: Selma batista Fonte: 1)Imagens Areas/ CONDER/PMS 2)Trabalho de Campo

Alta

FIGURA 7

CANDEAL PEQUENO: INTERVENES NO CONJUNTO HABITACIONAL Z BOTINHA

ANTES

Conj. Hab. Z Botinha

Fonte: Base Cartogrfic a - SIC AR - 1992 - PMS / Extra da do CD LOU OS verso 2001 - FMLF Esc a la 1: 3000 Autor Selm a Batista

DURANTE

Em ocasies especiais a escadaria transforma-se em palco. Na foto apresentao da Banda Lactogirls.

DEPOIS

Crdito: Arquivo Digital Conder/ Agenda CEF ano 2003/ Selma Batista

1976 Com base na observao da imagem area, do referido ano, na poligonal traada para o conjunto habitacional Z Botinha, identifica-se espaos de rea verde adensados, com algumas edificaes em alvenaria e taipa, localizadas ao p da encosta, apontando baixa ocupao populacional na rea. No entanto, em campo, a imagem ganha expresso

com o que guarda na memria o aposentado Paulo Conceio, de 57 anos. Cego aps a adolescncia, o senhor Paulo descreve com detalhes a cartografia do lugar na dcada de 1970.

Onde a Pracatum, hoje, era a chamada avenida da Dona Preta, irm do seu Ranulfo, pai do Boga (Boga toca com Carlinhos Brown). As casas eram de taipa. Era tudo propriedade do seu Maninho. Onde o estdio de Brown era uma avenida que ligava at a Alameda Bons Ares, em Brotas. L era tudo roa de portugueses e onde tinha o comrcio. Os acessos eram poucos, tinha a Rua do Meio, o Tamarineiro e a escadaria da Paulo Afonso. Ladro aqui era besta, s sabia roubar roupa, porco, galinha e bichos de quintal. Se plantava alface, coentro, hortel, cebolinhas. Alguns como seu Francisco, tinha jegue, gado e cavalo, ele distribua gua pra todo mundo. S quem tinha cisterna era seu Pedro, que tambm costumava consertar a Rua do Meio. A gente chamava de quebra bunda, porque, como era de barro, em tempo de chuva, no tinha quem no casse. O seu Jlio tinha horta. A Bica era antes uma bananeira que estourou. A entrada da 9 de Outubro, era antes a boca da mata. Tinha um rio e tinha uma bica que atendia a comunidade, ele jogava para o rio das Tripas. Mulheres lavavam roupas l. Ele saa por trs da OAS ligando a Vasco da Gama. Deu at sucuri! A avenida Sapucaia tinha lagoa e roa. Era a avenida do finado Marinho. Quem saberia te dizer tudo isso era a dona Maria Rezaderia, mulher de seu Edcio, se no tivesse morrido30.

Pelo relato, observa-se a existncia de um sentimento comunitrio, cujo histrico aponta sua origem no topo da encosta, no Largo do Tamarineiro. Sentimento que acompanha as famlias, muitas com laos de parentesco e afinidade, fazendo do cotidiano, ainda hoje, um conjunto de prticas coletivas, realizadas por at quatro geraes, residentes em uma mesma habitao31. Embora as obrigaes tenham se adaptado modernidade, ainda se identifica, entre a maioria, que s mulheres cabem os afazeres domsticos assumindo junto coletividade, responsabilidades com as festas religiosas, novenas, brincadeiras e eventos ao ar livre. E, aos homens, o tempo livre tomado com a organizao de campeonatos de baba e domin, ambos, em geral, envolvendo at trs geraes, que em qualquer localidade e hora do dia promovem em ritmo harmonioso a batida das pedras sobre os tabuleiros, fazendo eco com o ritmo do berimbau tocado por meninos que, duas vezes por semana, sombra de uma rvore frondosa, em frente ao conjunto habitacional Sapucaia, sob os cuidados do mestre Arquiles praticam a capoeira. Atividades cotidianas, realizadas em pequenas reas de espaos pblicos, tomados por moradores que fazem da rua a extenso de suas casas, em geral pequenas pelo nmero de habitantes.
30 31

Entrevista obtida em trabalho de campo, nov/2004. Relatos levantados em campo, ago/2003.

A socializao, entendida como um sentimento de integrao, cooperao e solidariedade, sempre presente entre os moradores, por vezes era posta em prtica, conforme relatos rememorados, em entrevista com a cantora Dade, que, at os cinco anos, morou no local. Freqentando, posteriormente, at os onze anos a casa dos avs, aos finais de semana, antes de mudar-se para o Rio e Janeiro, onde fez sucesso como cantora consagrando-se no mercado internacional.
[...] a imagem que guardo so as visitas na casa dos meus avs maternos, dos almoos, do quarador, da vizinhana, das serestas, e sambas de roda feitas pelos meus tios e amigos da redondeza. Tambm claro a imagem que tenho dos Reis Magos indo visitar as casinhas.O servio pblico era desenvolvido pelos prprios moradores, assim como retirar o barro vermelho em forma de lama depois de um grande temporal e por vezes a prpria reconstruo das casas de taipa que desabavam32.

1989 - Tomadas por uma maior densidade populacional, crescem em reas ngremes da encosta e, em espaos livres, localizados nas reas de brejo, edificaes em alvenaria e taipa. E, nos pequenos becos e terrenos localizados ao longo das principais ruas, encontram-se boas habitaes em alvenaria, pertencentes s famlias tradicionais e outras, oriundas de aquisies ocorridas por volta das dcadas de 1960 e 1970, em sua maioria, fruto da mobilidade populacional de famlias que, indenizadas pelo Poder Pblico, deixaram reas centrais, como a Barra, Ondina, e encostas da Vitria, ocupando novos espaos em regies menos favorecidas e de menor valor o metro quadrado, como, na poca, caracterizava-se o Candeal Pequeno, com a vantagem da fertilidade do solo e de inmeros minadouros, beneficiados pela existncia do lenol fretico na regio. 1992 Com adensada densidade populacional e menor rea verde disponvel, a localidade continuava margem da cidade formal, marcada pela falta, prioritria, de servios pblicos e infra-estrutura urbana. No entanto, foi neste cenrio e, em especial, nesta rea do Candeal Pequeno que, em, 1996, o msico Carlinhos Brown, j com sucesso consolidado com a Banda Timbalada, inaugura na principal rua da localidade, a Paulo Afonso, a casa de espetculos CandyAll Guetho Square, elemento importante para a anlise da dinmica socioespacial, responsvel pela histria do Candeal Pequeno.

32

Entrevista obtida em trabalho de campo, agosto/2004.

2002 A imagem da poligonal que, hoje, compreende o conjunto habitacional Z Botinha representa ao longo das trs dcadas investigadas, o resultado de uma mobilizao comunitria, como veremos nos captulos seguintes, iniciada na dcada de 1990 e consolidada em 1997 em documento redigido na forma de projeto social. Resultados expressos no tipo de moradia que, com as intervenes promovidas, assentou na mesma rea, antes de risco, sessenta e oito moradores em dezesseis unidades habitacionais.

rea do Conjunto Habitacional Sapucaia

Segundo documentao, obtida na biblioteca da Fundao Mario Leal Filho, a poligonal que, hoje, compreende o Candeal Pequeno, est inserida no limite territorial do Loteamento Roa dos Netos, propriedade de Evandro Baltazar Silveira, de acordo com o Termo de Acordo e Compromisso - TAC, datado no ano de 1938. Um dos mais antigos loteamentos aprovado nesta rea pela Prefeitura Municipal de Salvador. E, ao sul, divisa com o loteamento Horto Florestal aprovado pela Prefeitura no ano de 1970, em rea de brejo, foi edificado no ano de 1999 o conjunto habitacional Sapucaia.

Onde, de acordo com a TABELA 2 e FIGURA 8, registra-se que, at final dos anos de 1980, a rea era pouco habitada, mesclando, de acordo com a geografia do lugar, na parte alta do loteamento Roa dos Netos, habitaes de bom padro, edificadas em alvenaria. Porm, ao final da dcada, devido elevada concentrao populacional a rea passa a apresentar, sobretudo, na chamada rua da Vala, formas de ocupao de padro ruim a precrio. Ao longo dos anos de 1990, com a invaso Nove de Outubro, torna-se crescente a densidade populacional e, de acordo com a imagem de 2002, a anlise aponta que, em menos de trs dcadas, a atual rea do conjunto habitacional Sapucaia passou da condio fsico-ambiental de mata fechada, em 1976, para mata inexistente, em 2002. Resultado da elevada densidade populacional, mas, que, paralelamente, por conta das intervenes urbanas e habitacionais realizadas, erradica as formas de ocupao edificadas em taipa ou material alternativo, mantendo como bom, o padro de moradia. Conforme processo descrito a seguir.
FIGURA 8

CANDEAL PEQUENO: INTERVENES NO CONJUNTO HABITACIONAL SAPUCAIA

ANTES

Rua da Vala

Ano 1999

a tig An

Ru

a ad

la Va

Rua da Vala

DURANTE

Ano 2000

Conj. Hab. Sapucaia

Fonte: Base Cartogrfic a - SICAR - 1992 - PMS / Extrad a d o CD LOUOS verso 2001 - FMLF Esc a la 1: 3000 Autor Selm a Batista

Rua da Vala

Ano 2001

DEPOIS

Mo de obra local capacitada pelo Liceu de Artes e Ofcios para edificao dos conjuntos habitacionais

Perspectiva do conjunto habitacional Sapucaia

Crdito: Arquivo Digital Conder

TABELA 2 EVOLUO DO PROCESSO DE OCUPAO E DINMICA SOCIAL NA REA DO CONJUNTO HABITACIONAL SAPUCAIA ANOS 1976 1989 1992 Mata Fechada Mata Mata

CRITRIOS

2002 Mata Inexistente

CONDIES FSICO-AMBIENTAIS

PADRO DE MORADIA

Inexistente

DENSIDADE POPULACIONAL

Inexistente

Bom Ruim Precrio Baixa

Bom Ruim Precrio Mdia

Bom

Alta

Elaborado por: Selma batista Fonte: 1)Imagens Areas/ CONDER/PMS 2)Trabalho de Campo

1976 - De acordo com a imagem area, apenas o topo da encosta do Loteamento Roa dos Netos, precisamente, a Alameda Bons Ares ocupada. E pelo padro da moradia, ainda, hoje, predominante, por uma populao de melhor poder aquisitivo. 1989 Devido a elevada densidade populacional nas reas centrais do Candeal Pequeno, pouco a pouco, a regio de brejo passa a ser ocupada, mesclando na paisagem um padro de moradia com edificaes em alvenaria, taipa, e material alternativo. 1992 Com o episdio da invaso Nove de Outubro no ano de 1991, parte da rea de brejo, identificada como rua da Vala, passa a ser ocupada com padres de moradia irregulares, tornando-se um perigo evidente para a populao submetida falta de infra-estrutura sanitria, habitacional e urbana. 2002 De acordo com a imagem deste ano, desenhando um novo cenrio, as aes empreendidas pelo Projeto T Rebocado levaram erradicao as formas precrias de ocupao, cedendo lugar ao conjunto habitacional Sapucaia, com unidades contendo com banheiro, cozinha, rea de servio, dois quartos, sala, espao pblico para brincar, e infraestrutura armada para construo de um pavimento superior (vide FIGURA 9). Projeto, previamente, desenhado, fruto da reivindicao dos moradores junto equipe tcnica responsvel pela execuo das obras, mas, que, infelizmente, no atendeu os mesmos anseios dos moradores do Conjunto Habitacional Z Botinha, que devido s condies do terreno teve indeferindo o projeto de ampliao.

FIGURA 9

CANDEAL PEQUENO: MODELOS DE UNIDADES HABIT ACIONAIS - PROJET OT REBOCADO


02 5.50 5.50 .59 1.20 1.30 1.50 .80 .22 .80 1.50 1.30 1.20 .59

.03

.12

5.38

3.04

.12

1.12

.12

5.76

27,94 m2 .12 1.00 4.26

5.76

6.00

.03

2.72

2.60

2,60 m2

.35

.60 .60 .22 .48

.70

.70 1.20

.59

1.20

.12

5.38 5.38 5.50 10,11 m2

Planta Baixa
.20

Cobe rtura em te lha c era mic a tip o c ap a / c ana l inc l= 25%

Rip a s em ma de ira 4x2 c m Rip a o e m ma d eira 7x4 c m T erc a e m m ad eira 12x7 c m T eso ura em ma de ira 12x7

PROJ DO T ELHADO

SERVIO

i= 25 %

i= 25 %

.60x.40 H= 1.75

.60x.1.20 H= 90 .70x2.10

Calha em PVC

6.18

1.20x1.20 H= .90

6.03

2.40

4.95

.40 .06

.40

.20

2.60 .12

1.10

2.30

2.10

2.56

2.10

.40

COZINHA 5.11 m 2

QUART O 5.87 m 2

1.05

.05

1.00

.12

.12

.12 1.08 Corte 02-03

.60x2.10 PROJ. VIGA

P ROJ DA CUME EIRA


.70x2.10

UNIDADE HABIT ACIONAL QUART O 6.87 m 2

.70x2.10

SALA 9.12 m 2

Rip as em ma deira 4x2 c m Cob ertura em telha c eramic a tipo c ap a / c anal inc l= 25% Rip ao em made ira 7x4 c m T erc a e m mad eira 12x7 c m P onta lete em ma deira 12x7 c m

i= 25%

Ca lha e m P VC
1.50x1.20 H= .90 .80x2.10 1.20x1.20 H= .90

0.00

0.05

QUART O

QUART O

SERVIO

0.00

P lanta B aixa

Corte 1-2

Fonte: Arquivo Digital CONDER/ Program a Viver Melhor

rea do Conjunto Habitacional Jardim Candeal

3.95

2.00

8.00

Considera-se, para a anlise, como rea do conjunto habitacional Jardim Candeal, os espaos consolidados, pelo prprio empreendimento, acrescidos de extenses em reas limtrofes com a rua Nove de Outubro, loteamento Quinta do Candeal, e Cidade Jardim, conforme poligonal traada em vermelho no mapa abaixo (FIGURA 10).
FIGURA 10

CANDEAL PEQUENO: INTERVENES NO CONJUNTO HABITACIONAL JARDIM CANDEAL

Acesso a Rua da Vala

ANTES/DURANTE
Ano 1999

Conj. Hab. Jardim Candeal

Fonte: Base Cartogrfica - SICAR - 1992 - PMS / Extrada do CD LOUOS verso 2001 - FMLF Escala 1: 3000 Autor: Selma Batista

Ano 2000

Ano 2000

Rua da Vala, rea ocupada pelos moradores

Rua da Vala, em obra coordenada pelo Projeto T Rebocado

DEPOIS

Antiga Rua da Vala Atual Rua 9 de Outubro - Sada de emergncia do CandyAll Guetho Square - Via de acesso para carros Pequeno.

Ano 1999

Ano 2000

Ano 2004

Ano 2001

Crdito: Arquivo Digital Conder/ Selma Batista

Conforme imagens acima, e dados sistematizados na TABELA 3, observa-se que a rea do conjunto habitacional Jardim Candeal sofreu um processo tardio de ocupao e, entre 1992 e 2002, inversamente, vivencia um acelerado processo de aniquilamento da reserva de mata

existente e, conseqentemente, uma elevada ocupao populacional, conforme histrico relatado.


TABELA 3 EVOLUO DO PROCESSO DE OCUPAO E DINMICA SOCIAL NA REA DO CONJUNTO HABITACIONAL JARDIM CANDEAL ANOS CRITRIOS CONDIES FSICO-AMBIENTAIS PADRO DE MORADIA DENSIDADE POPULACIONAL 1976 Mata Fechada Inexistente Inexistente 1989 Mata Fechada Inexistente Inexistente 1992 Mata Ruim Precrio Alta 2002 Mata Inexistente Bom Alta

Elaborado por: Selma batista Fonte: 1)Imagens Areas/ CONDER/PMS 2)Trabalho de Campo

1976 A predominncia da mata fechada que caracteriza a rea em torno do Candeal Pequeno, no ano de 1978, colocada em risco, atravs da assinatura de um Termo de Acordo e Compromisso, que concede ao Empreendimento Odebrecht Ltda, por parte da Prefeitura Municipal de Salvador, licena para implantao do loteamento Quinta do Candeal. Acordo que daria incio a um amplo processo de especulao imobiliria, colocando fim mata fechada, trazendo, em paralelo ao desenvolvimento, destruio dos recursos naturais e assimetria social. 1989 Ao longo da dcada de 80, os empreendimentos Quinta do Candeal e Horto Florestal, densamente, ocupados, espacialmente, definem seus territrios encurtando o limite com o loteamento Roa dos Netos e reas centrais do Candeal Pequeno. Nesta poca, como conseqncia do adensamento populacional, ocupada com padres de moradia

irregulares, e, como fruto da especulao imobiliria ao redor, espacialmente comprimido.

Processo dialtico que desenhou na configurao socioespacial desta regio, de um lado espaos auto-segregados e, de outro, pela dinmica territorial, segregou o limite geogrfico do Candeal Pequeno. Segundo Caldeira, espaos auto-segregados, so [...] enclaves

fortificados, onde se enclausuram os setores mais ricos da populao em busca de uma forma de proteo violncia (1997, apud KOGA, 2003, p.250) e, como conseqncia, tal prtica condiciona reas consolidadas a um processo de segregao.

Variveis que impulsionaram, em 1991, a chamada Invaso Nove de Outubro. Manifestao realizada por moradores inquilinos do Candeal Pequeno, que em defesa ao limite do territrio e reivindicando o direito cidade, erguem, em uma noite, em rea limtrofe e insalubre, cerca de quinze edificaes com material alternativo, abrigando cada qual, em mdia, uma famlia com no mnimo quatro moradores. Fato amplamente explorado pela mdia e que teve na assessoria jurdica do atual Deputado Federal do Estado da Bahia, o petista Nelson Pellegrino33, resultado favorvel aos moradores. Hoje, os manifestantes dignamente assentados, aguardam a escritura definitiva de posse da terra que tramita, via assessoria jurdica do programa Viver Melhor/CONDER, para todas as novas unidades habitacionais edificadas pelo Projeto T Rebocado. Documento que compreende um convnio, onde os beneficiados desembolsaro pelo valor total do imvel 20%, a serem pagos em prestaes ao longo de cinco anos, contra 80% do valor, assumidos pelo Poder Pblico34. 1992 Com a aprovao do TAC concedido ao Loteamento Cidade Jardim no ano de 1988, a dcada seguinte marcada por um acelerado processo de desmatamento para a consolidao do empreendimento que, em planta, conta com 39 lotes destinados construo de condomnios residenciais verticalizados. Situao que ao extinguir a biodiversidade da flora e fauna, minguou alguns recursos utilizados por moradores do Candeal Pequeno, que atravs de uma pequena estrada de terra passagem pelos moradores identificada como OAS, devido atuao no local da Construtora OAS Ltda -, chegavam ao lago para pescar e mata para colher frutos. reas tomadas pelo empreendimento, responsvel pela derrubada das rvores e soterramento do lago, para a construo dos edifcios. 2002 Aps dez anos, em relao a anlise anterior, densamente ocupados, tanto Candeal Pequeno como Loteamento Cidade Jardim, juntos, respondem pela predominncia das edificaes em detrimento mata fechada.

33 34

Gesto referente ao ano de 2005. Dados obtidos em entrevista realizada com Regina Luz, tcnica responsvel pelo Programa Viver Melhor Conder/PMS em Maio/2005.

Em campo, ao longo do ano de 2005, registrou-se o volume frentico de obras responsveis pela edificao de condomnios nos lotes da Rua Guilhermino de Freitas Jatob, nico acesso, via Cidade Jardim ao Candeal Pequeno. E ao ver as edificaes avanando e fazendo limite com o territrio do Candeal Pequeno, foi possvel, enquanto pesquisador, compreender a atitude de mobilizao dos moradores, realizada no ano de 1991 reivindicando o direito ao habitar e, em 1994, quando Carlinhos Brown prope a criao de uma aliana em defesa aos elementos culturais do lugar. Aes que justificam o sentimento de pertencimento que concedem ao Candeal Pequeno sua excntrica territorialidade.

rea do Conjunto Habitacional Chcara Candeal

Apenas em 1999, quando foi construdo o conjunto habitacional Chcara Candeal, que a rea, marcada abaixo na FIGURA 11 em tom laranja, passou a fazer parte do limite territorial do Candeal Pequeno. Antes, as terras inseriam-se no limite do loteamento Cidade Jardim, e, negociadas pela CONDER sofreram desapropriao onerosa, favorecendo a expanso do limite territorial do Candeal Pequeno. Contudo, devido elevadssima declividade da encosta, no h possibilidade de expandir alm deste limite, segundo o TAC do loteamento, projetado para ser ocupado, no fundo de vale, por um empreendimento escolar.

Logo, de acordo com as imagens areas, apenas, a partir do ano de 2002, que a localidade passa a ser habitada por 24 famlias beneficiadas com o Projeto T Rebocado, em sua maioria, participantes do episdio da Invaso Nove de Outubro e ocupantes das edificaes precrias, erguidas, na antiga rua da Vala.

TABELA 4 EVOLUO DO PROCESSO DE OCUPAO E DINMICA SOCIAL NA REA DO CONJUNTO HABITACIONAL CHCARA CANDEAL ANOS CRITRIOS CONDIES FSICO-AMBIENTAIS 1976 Mata Fechada 1989 Mata Fechada 1992 Mata Fechada 2002 Mata

PADRO DE MORADIA DENSIDADE POPULACIONAL

Inexistente Inexistente

Inexistente Inexistente

Inexistente Inexistente

Bom Baixa

Elaborado por: Selma batista Fonte: 1)Imagens Areas/ CONDER/PMS 2)Trabalho de Campo

FIGURA 11

CANDEAL PEQUENO: INTERVENES NO CONJUNTO HABITACIONAL CHCARA CANDEAL

Conj. Hab. Chcara Candeal


Ano 1976 Largo do Tamarineiro

ANTES

DURANTE

Ano 1999

Fonte: Base Cartogrfica - SICAR - 1992 - PMS / Extrada do CD LOUOS verso 2001 - FMLF Escala 1: 3000 Autor Selma Batista

DEPOIS
Crdito: Arquivo Digital Conder/ Selma Batista

Ano 2005

3.3

REAS CONSOLIDADAS

Na totalidade do territrio que configura o Candeal Pequeno, de acordo com as imagens areas observadas, destacam-se trs reas

FIGURA 12

Candeal P equeno: reas Consolidadas


Jo ni da Do m o VI

de relevo acidentado, desde 1976, densamente ocupadas. A rea do


a r Fa lc o
Ave

Fonte do Governo

Candeal

de

Cima,

onde

est

localizado o Largo do Tamarineiro; outra distante em relao ao fundo de vale do Candeal Pequeno, rea da Fonte do Governo35 e, do lado

Ru a

Wa ld em

Largo do T amarineiro

oposto, ocupando encostas e fundo de vale, a rea do Carmelo


Carm elo Candeal de Cim a

pertencente ao Loteamento Roa dos Netos (vide FIGURA 12). Assim chamado segundo o morador Raimundo Quirino36 por,

originalmente, ter sido propriedade pertencente famlia de Chico Neto37.


Fonte: Base Cartogrfica SICAR 1992 PMS Extrado do CD LOUOS FMLF Escala 1:5800 Autor: Selma Batista

Como estas reas, na totalidade das intervenes urbanas e habitacionais executadas pelo Projeto T Rebocado, sofreram aes pontuais, no h impacto territorial significativo que justifique, no contexto deste captulo, resgate histrico do processo de evoluo da dinmica de ocupao das mesmas. Entretanto, no contexto das relaes sociais, devido o importante papel desempenhado, pelas Associaes de Moradores Defesa e Progresso e Fonte do Governo, no processo de implantao dos projetos sociais da Associao Pracatum, no captulo seguinte, Fonte do Governo e Largo do Tamarineiro, sero tratadas como objeto de investigao.
35

Segundo a cartografia da LOUOS, a rea da Fonte do Governo identificada como Candeal Pequeno II, e faz parte da rea de Proteo Scio-Ecolgica - APSE, Lei n 3592/85. 36 Trabalho de Campo, junho/2005. 37 Embora, de acordo com o TAC do loteamento, conste como proprietrio o nome do Sr. Evandro Baltazar Silveira.

3.4

ANLISE INTEGRADA DOS DADOS

De acordo com o referencial terico, a anlise diacrnica de interpretao das imagens areas, apesar de exaustiva, pela descrio, foram de fundamental importncia para compreender, nos ltimos trinta anos, a influncia do movimento urbano - focado na criao de um novo eixo central para a cidade de Salvador, planejado para crescer sentido norte, a partir da regio do Iguatemi, em direo ao municpio de Lauro de Freitas -, no processo de ocupao irregular do Candeal Pequeno. Processo este, responsvel por tornar a rea semi-rural do Candeal Pequeno em uma zona perifrica, dentro da mais nova centralidade da cidade de Salvador, identificada pelas regies do Iguatemi, Itaigara e Cidade Jardim.

Em escala intra-urbana, o resgate do processo de ocupao e uso do solo no Candeal Pequeno, permitiu identificar como ncleo original o Largo do Tamarineiro. Como testemunho h resguardado o Terreiro de Ogum, marco de fundao do lugar e bero da herana afro-brasileira deixada pela famlia pioneira de Josepha de SantAnna e Manoel Mendes.

Posteriormente, no final do sculo XIX, foi em forma de arrendamento negociado verbalmente entre arrendatrios e familiares da segunda gerao, que novas famlias agregaram-se ao cl da famlia SantAnna e Mendes. No sculo XX, fragmenta-se a homogeneidade familiar e a terceira gerao, sem contrato escrito dos arrendamentos negociados, vivencia a perda de posse da terra por adensamento espontneo de ocupao das reas e conseqente direito adquirido por uso capio. Situao agravada, ao longo das dcadas de 1960 e 1970, quando o Poder Pblico Municipal visando o ordenamento territorial e a legalizao das contribuies prediais, passa a cobrar dos moradores regularizao fundiria.

Em campo, na rea consolidada da Fonte do Governo, de acordo com relatos obtidos com seu Domingos Manuel Vieira, ex-funcionrio pblico e morador no local, desde os anos de 1960, terras privadas que, nas dcadas de 1960 e 1970, no tivessem a situao fundiria regularizada de acordo com o prazo estabelecido pelo Poder Municipal, passavam a ser

considerada de domnio pblico. E, para ele, foi esta norma que pressionou seu Florentino, proprietrio de terras na Fonte do Governo, a realizar o loteamento vendendo ao preo de um conto de ris o metro quadrado de um lote na encosta
38

. Exigncia que, segundo a

octogenria Antonia Ribeiro Cortes, vinda do interior do Estado, h 50 anos residente na localidade, promoveu a especulao e constante negociao de compra e venda de terras e imveis. Segundo dona Antonia, hoje todo mundo novo aqui, poucos so da poca de seu Florentino e dona Hilda que, antes de morar aqui, moraram na Barra, onde tambm, segundo ela, sobreviviam cultivando temperos, legumes e folhas, posteriormente, vendidos em feira pblica39.

Demandas da dinmica urbana, adequadas cidade formal, mas, quando impostas a reas cujas caractersticas, at ento, eram rurais, criam aniquilamento e desordem na base social, estruturada em acordos verbais de uso da terra, tornando irreversvel a singularidade dos lugares, a partir do momento em que a nova estrutura sobrepe ao valor de uso da terra, valor de troca.

Neste contexto, o resgate histrico da mobilidade populacional e o processo de mobilizao social ocorridos, entre as dcadas de 1970 a 2000, possibilita mensurar o poder da

dinmica urbana, sobre reas at ento consolidadas, como foi o caso do Candeal Pequeno. Cujos cenrios pretritos, resgatados por meio de dilogos com moradores mais antigos, capazes de descrever, em detalhes, a singularidade do lugar, com um fundo de vale coberto de hortalias, a sonoridade das rodas de samba em fim de tarde, o canto dos pssaros, a sombra frondosa de uma rvore cujo fruto, descrito em formato, aroma, e sabor, expressam, atravs da fala dos conhecedores do lugar, a nostalgia de um tempo em que o verde era abundante e limpa era a gua extrada dos minadouros para abastecer as residncias e regar as plantaes. Fonte natural condenada nos anos de 1990, ao ttulo de Ilha dos Sapos, devido o elevado nmero de girinos facilmente procriados pelas condies insalubres das valas.

38

Informaes obtidas com Sr.Domingos Manuel Vieira, morador da rea da Fonte do Governo onde, em 1963, comprou um pedao de terra. Segundo ele, a boa fertilidade do solo sustentou com as plantaes, por muito tempo, inmeras famlias na localidade. Maio/2005. 39 Informaes obtidas em trabalho de campo, maio/2005

Caos urbano que encontra limite quando os moradores identificando um cenrio de vulnerabilidade, tomam conscincia do potencial em recurso natural, cultural, e simblico, existentes no territrio, e, unidos levam ao conhecimento de segmentos do setor pblico e privado, atravs de um projeto social, as demandas do lugar. Como resultado, hoje, Ilha dos Sapos apenas o nome do estdio fonogrfico de Carlinhos Brown, referncia mundial, devido ao padro de alta tecnologia do equipamento, por ele comparado aos estdios europeus e por onde j passaram para gravar nomes importantes da msica nacional e internacional. Assim como referncia, a casa de espetculos CandyAll Guetho Square40 e a Banda Timbalada que, onde quer que se apresente, faz meno honrosa sua origem - O Candeal Pequeno. E pelo histrico de mobilizao social, o Candeal Pequeno tornou-se, no mundo, referncia, com a atuao dos lderes comunitrios, com a determinao dos moradores, com a rede de relacionamentos articulada pela Associao Pracatum Ao Social, e com os resultados em desenvolvimento social, alcanados com o Programa T Rebocado e a Escola de Msica Pracatum. Referncia, pela arte, e, msica percussiva que, diuturnamente, ecoa pelas ruas e becos do lugar. E, no universo religioso, pelas aes e medicamentos confeccionados pelas rezadeiras, pelas prticas dos Terreiros de Candombl, e, pelo trabalho cristo desenvolvido pela Congregao Irms Ancilas no Brasil, o Candeal Pequeno, tambm, tornou-se referncia. Um ciclo, um conjunto indissocivel de sistema de objetos e aes (SANTOS, 1996) que ao Candeal Pequeno do a noo de territorialidade (SANTOS, 2001), permitindo a sobrevivncia do conjunto ainda que os diversos agentes tenham interesses diferentes, depende desse exerccio de solidariedade, indispensvel ao trabalho e que gera a visibilidade do interesse comum (SANTOS, 2003).

Visibilidade expressa na qualidade de vida adquirida entre os moradores, com a nova moradia, com a conteno das encostas, com a pavimentao das ruas, e com 100% da populao, atendida com a implantao dos sistemas de drenagem, energia eltrica, abastecimento de gua e coleta de lixo.

40

Traduo: a quadra toda doce do guetho Candeal

No ano de 1997, segundo Relatrio de Pesquisa41, no universo de 100%, das 966 famlias residentes no limite da poligonal traada para a interveno, apenas, 14% eram atendidas com coleta de lixo, 81% com abastecimento de gua, e 78% com energia eltrica. Em 2004, de acordo com os dados obtidos junto a Unidade de Sade do Candeal que compreende a cobertura da mesma poligonal traada no Relatrio de Pesquisa -, entre as 1460 famlias cadastradas no PSF, 100% contavam com servio pblico de gua, luz e coleta seletiva de lixo42. Para o mesmo total, quanto tipologia da moradia, 99,46% so unidades construdas de tijolo/adobe; 0,28%, de taipa revestida; e, 1,10% de madeira (vide QUADRO 3).

No entanto, como o projeto Viver Melhor foi programado para ser executado em trs etapas, e concluiu apenas a primeira, reas do Largo do Tamarineiro, e encostas do Candeal de Cima, Fonte do Governo e Carmelo, ainda, apresentam demandas, a serem atendidas. Mas, de acordo com entrevista realizada em maio de 2005, com Regina Luz, tcnica da CONDER responsvel pelo Programa Viver Melhor, no h previso de concluso da segunda etapa, nem projeo de incio da terceira.

41

Relatrio de Pesquisa Avaliao Socioeconmica e Cultural do Candeal, Associao Pracatum ABRIL/1997 42 No universo de 100%, apenas uma unidade habitacional tem como destino das fezes o sistema de fossa.

QUADRO 3 PERFIL DAS REAS ATENDIDAS PELA UNIDADE DE SADE DA FAMLIA DO CANDEALPrograma Sade da Famlia REAS DE ATENDIMENTO PEDRA 2781 1288 1493 716 SERVIOS Energia Eltrica 716 100% Rede Pblica Poo ou Nascente Outros Destino do Lixo Coleta Pblica Queimado/Enterrado Cu Aberto Tipo de Casa Tijolo/Adobe Taipa Revestida Madeira Destino das Fezes Sistema de Esgoto Fossa Cu Aberto Tratamento da gua no Domiclio Filtrao Fervura Colorao Sem tratamento Alfabetizao 07 a 14 anos de idade 15 anos e mais alfabetizados PLANOS DE SADE 160 331 1965 716 716 710 02 04 715 01 553 03 100% 100% 99,16% 0,28% 0,56% 99,86% 0,14% 77,23% 0,42% -22,35% 99,40% 91,78%

Populao N de homens N de mulheres N de famlias

GUETHO 2991 1335 1656 744 744 744 744 740 04 744 573 13 03 155 421 2060 100% 100% 100% 99,46% 0,54% 100% 77,02% 1,75% 0,40% 20,83% 99,06% 93,17%

% de famlias atendidas ANO DE 1977 78%

Abastecimento de gua

81%

14%

ANO DE 1977 966 famlias 4,4 hab./domiclio

ANO DE 2004 1460 famlias 4,6 hab./domiclio

Moradores portadores de plano de sade

470

16,90%*

471

15,75%*

Fonte: Secretaria Municipal de Sade SSA SIAB Sistema de Informao de Ateno Bsica / Secretaria de Assistncia a Sade / DAB Datasus . Consolidado das famlias cadastradas do ano de 2005 do modelo PSF Organizado por: Selma Batista

Contudo, se por um lado, as intervenes no contemplaram a populao em sua totalidade, por outro, favoreceu, satisfatoriamente, taxistas e moradores dos loteamentos vizinhos. Usurios das benfeitorias urbanas, como o senhor Nonato, que passou a utilizar sem

medo o novo acesso. Segundo relato do mesmo, antes das intervenes, ningum entrava no Candeal. Primeiro porque no tinha acesso e, segundo, porque achavam que ali era uma rea de perigo, com traficantes e ladres43. Como atalho, as ruas pavimentadas, Nove de Outubro e 18 de Agosto, passaram a oferecer opo de acesso ao bairro de Brotas. Passagem agregada de significado simblico, considerando a expectativa de cada usurio externo ao lugar - de vir a encontrar transitando pelas ruas o ex-morador Carlinhos Brown. Situao freqente quando o msico est em Salvador visto administrar, na rea central da localidade, trs empreendimentos Stdio Ilha dos Sapos, CandyAll Guetho Square e Associao Pracatum Ao Social. Alm de manter laos de afetividade com o pai, irmos e demais parentes e amigos que ainda residem na localidade.

Para ilustrar a vantagem obtida com as intervenes urbansticas, com base no arquivo digital da LOUOS, a partir do uso da ferramenta: medida de distncia, idealizou-se trs percursos para carro com sada pela Rua Guilhermino de Freitas Jatob com destino Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas (vide FIGURA 13). O primeiro percurso, marcado em tom vermelho, com aproximadamente 1055 metros, tem como opo a estreitssima rampa da Rua Santo Antonio, devendo o motorista ter cuidado, pois apesar de ser mo dupla, a mesma no tem largura para dois carros. Ao final, seguindo pela Ladeira Monsenhor Antonio Rosa, ao cruzar a Dom Joo VI, chegar Igreja Matriz. O segundo percurso, cerca de 1720 metros, marcado em tom rosa, segue pela estreita Rua Nove de Outubro - antiga Rua da Vala -, na qual foi planejado pelo Projeto T Rebocado espaos prprios, tipo bolses, permitindo um desvio para passagem, quando ocorrer o fluxo de dois carros. Seguindo o percurso, sobe-se um pequeno trecho da ladeira da Rua Paulo Afonso para alcanar o topo da Alameda Bons Ares. Ao final direita, a Rua Waldemar Falco e, adiante, a primeira direita a avenida Dom Joo VI. O terceiro, e mais longo percurso, com aproximadamente 3718 metros, marcado em tom verde, segue pela Rua Leonor Macedo de Bittencourt at a Avenida Juracy Magalhes Jnior onde realiza um retorno esquerda, para que, adiante, possa realizar outro retorno que dar acesso a Ladeira do Mulambo e, ao final, esquerda, a Avenida Dom Joo VI.

43

Entrevista concedida em agosto/2003

FIGURA 13

on Ala m eda B

s re sA

N O S L

Intervenes que ao usurio externo, favoreceu o rpido acesso ao bairro de Brotas, e aos moradores do Candeal Pequeno, a garantia de acesso de veculos como ambulncia, fornecedores de gs, coletores de lixo, entregadores de compras, entre outros. Porm como as ruas so estreitas e praticamente no h caladas, por parte dos moradores, existem queixas com relao ao intenso fluxo de carros de passeio que favorecido com as obras colocou em risco a livre circulao das crianas. E apesar da vantagem do acesso de veculos pesado, h entre um grupo de moradores preocupao, entre a capacidade de carga e a manuteno em infra-estrutura da pavimentao.

Ru

de

tu Ou

b ro

Ave nid a Anto n io

C a rlo

s Ma g a lh e s

4-

RELAES SOCIAIS NO TERRITRIO

4.1

MODELOS DE SOLIDARIEDADE ORGNICA E FUNCIONAL ORGANIZACIONAL

Tendo resgatado trinta anos do processo de ocupao e dinmica social no Candeal Pequeno, com base no conceito de territrio usado (SANTOS, 2003), chega-se atual configurao socioespacial da localidade compreendida pelas poligonais: Candeal Pequeno e Fonte do Governo. Traado que definido, imps ao lugar a conformao de um territrio e, que, frente s adversidades do meio ambiente e das condies socioeconmicas da populao, impostas pelo crescimento urbano, passa a ser gerido pela ao conjunta de organizaes sociais. Estruturas jurdicas que objetivando contemplar as necessidades locais, abrem-se s demandas exgenas vinculadas s prticas organizacionais nas quais, tecnicamente, esto inseridas, criando sobre a base alicerada na vida cotidiana, uma estrutura organizacional da qual os moradores, pela falta de conhecimento tcnico e tempo hbil para o aprendizado, temporariamente, tornam-se dependentes.

Com este enfoque, neste captulo, buscando compreender como estas organizaes se relacionam e atuam na contigidade do espao geogrfico, usando os modelos da solidariedade orgnica e solidariedade organizacional funcional (SANTOS, 2000), analisados com base nas categorias verticalidades e horizontalidades (SANTOS, 1996), buscou-se apreender a funo social destas organizaes, na expectativa de compreender como, a partir da ao conjunta entre o Mercado, o Estado e a Sociedade Civil organizada, se insere na esfera do lugar o padro de uma ordem global, paradoxalmente, constituda.

Trade formada pela conectividade espacial de organizaes que embora atuem com foco em um mesmo fim, sabe-se, apresentam interesses individuais em geral pouco participativos. Dinmica criada dentro de uma conjuntura poltica neoliberal que identificada como a prxis da ao coletiva44, fez crescer e ganhar independncia o chamado Terceiro Setor, segundo Fernandes (1995), considerado como organizaes sem fins lucrativos de iniciativa privada com fim pblico e foco na eqidade social. Entretanto, levando em considerao a intensidade com que os projetos so executados, e tendo as prticas, em geral, recurso financeiro captado junto aos setores pblico e privado da economia, tem se tornando cada vez mais difcil definir o limiar do campo de ao e o princpio ideolgico de cada um destes segmentos dentro da estrutura socioeconmica. Isto porque, muitas vezes, para contemplar objetivos coletivamente traados, o Terceiro Setor
44

Segundo o dicionrio poltico entendido como sendo o comportamento tpico de um indivduo utilitarista, isto , que age segundo seu prprio interesse, buscando sempre maximizar seu benefcio pessoal dentro de associaes organizadas. http://www.agoranet.org.br/az.htm. Acessado em 13/maio/2005.

assume compromissos originalmente no embasados nos princpios da democracia social que Semeraro (1999), ao revisitar a obra de Gramsci, nos faz resgatar:
[...] a inovadora e fascinante concepo de homem e de sociedade que emana dos escritos de Gramsci, subverte os princpios do determinismo, do totalitarismo, do individualismo, do legalismo, do utilitarismo e afasta qualquer tentativa de conciliao e de reformismo que venham a comprometer o objetivo fundamental do seu projeto poltico: recriar as bases da sociedade pelas iniciativas livres e responsveis dos trabalhadores capazes de chegarem ao ponto de traar os rumos da prpria histria e de assumir a organizao da sociedade. Nessa tica, o agir poltico deixa de ser um ofcio administrativo e uma operao lucrativa reservada a grupos privilegiados e passa a ser ato criador e socializador de toda a populao (ibidem, p.237-8).

E que corrobora com a epistemologia da existncia de Santos, permitindo-nos avanar em escala intra-urbana, buscando compreender, atravs dos fixos que abrigam as organizaes sociais no territrio, como, no mbito do lugar circulam, tcnica, cincia e informao (SANTOS, 1996). Elementos que articulados, ao adentrarem na esfera do espao cotidiano cujas relaes se processam atravs de uma linguagem singular, causam um movimento nem sempre perceptvel ou compatvel com os objetivos do meio. Segundo o referido autor:

Nas condies atuais, as relaes informacionais transportam com elas o reino das necessidades enquanto as relaes comunicacionais podem apontar para o reino da liberdade. A tendncia atual que os lugares se unam verticalmente e tudo feito para isso, em toda a parte. Crditos internacionais so postos disposio dos pases mais pobres para permitir que as redes modernas se estabeleam ao servio do grande capital. Mas os lugares tambm podem se unir horizontalmente, reconstruindo aquela base de vida comum, susceptvel de criar normas locais, normas regionais... que acabam por afetar as normas nacionais e globais (SANTOS, 1996, p.206).

Assim, na tentativa de compreender como, no Candeal Pequeno, as organizaes sociais se articulam, foi necessrio investigar os princpios que as mobilizam. No entanto, abre-se aqui um parntese, para esclarecer que no h pretenso de adentrar a discusso para o enfoque no conceito de poder, que inerente ao contexto das organizaes sociais, pois faz-lo remeteria a uma outra e ampla bibliografia. Contudo, ao nortear a investigao do objeto de estudo com base no conceito de territrio usado, entende-se, de acordo com a teoria, que o conceito de poder est presente e intrnseco quando Santos prope como categorias de anlise a solidariedade orgnica e a solidariedade organizacional. Isto porque adotando a epistemologia da existncia, ao unir, para o entendimento dos fatos, razo e

emoo, ele vislumbra evidenciar um poder que est tanto na base das verticalidades (espao da tcnica), como das horizontalidades (espao da vida).

Adotando este modelo, possvel conjeturar como, no espao banal, ocorre a confluncia entre as horizontalidades e verticalidades e a partir de que momento este encontro promove a projeo do lugar condio de territrio. Processo de transformao socioespacial promovida pela criao e ao da conscincia coletiva por meio da valorizao dos recursos contidos no mbito do lugar e que, uma vez identificados, tornam-se ponto de referncia e troca entre a tomada de conscincia (homens cientes do seu direito cidado) e a territorialidade (recursos naturais e culturais, utilizados de forma sustentvel), tornando possvel com a consolidao de uma estrutura organizacional multidisciplinar, a simetria socioespacial e a valorizao sustentvel dos recursos locais (vide DIAGRAMA 2).

Com este argumento, classifica-se, de acordo com Santos (2000,2001), dois modelos de organizaes: as atuantes com foco na solidariedade orgnica e as regidas pela dinmica do meio tcnico-cientifico-informacional. A primeira centrada em um eixo cultural agrega como elementos norteadores, a valorizao dos costumes e tradies, acrescido de um sentimento de pertencimento por parte dos moradores com o local habitado. Convvio que induz coletividade e, por meio, dela, ao aprimorar a organizao, facilmente, se cria meios de alcanar os ideais traados. E o segundo modelo, so o das organizaes que ao atuarem com foco nas demandas do mercado, sobrepem solidariedade orgnica, a solidariedade funcional organizacional. Assim a primeira, pautada em valores de uso, se estabelece no eixo das horizontalidades, no mbito do que Santos convencionou chamar de espao banal. E a segunda, pautada em valores de troca, se estabelece no eixo oposto, mas no excludente, das verticalidades.

DIAGRAMA 2

T ecnoesfera Territrio
Meios de Produo Relaes de Poder Manipulao de Recursos (naturais e humanos)
S enso Comum Modus Operanti Razo

Configurao Socioespacial do Candeal Pequeno em 2004


Cria uma Estrutura Organizac ional

Em

M o

od

Bo m us Se Viv ns o en ti

Garante Simetria Soc ioespac ial

Promove valoriza o sustentvel dos rec ursos loc ais

TERRITORIALIDADE

Psicoesfera Espao Banal


Meios de Subsistncia Relaes Cotidianas Utilizao dos Recursos (naturais e humanos)

Legenda
Conjuntos Habitacionais Unidade de Sade Candyall Guetho Square Instituies Religiosas Associaes de Moradores ONGs Centro Comunitrio Centro Comunitrio Campo de Futebol Fonte da Bica Quadra Polioesportiva Praa Pblica

Configurao Socioespacial do Candeal Pequeno em 1994

Fonte: A Natureza do Espao Tcnica Tempo Razo e Emoo, 1996 Interpretao: Selma Batista

Juntas, culminam com a racionalidade de uma ao coletiva. Conceito formulado a partir do seguinte raciocnio:
[...] primeiro preciso admitir que, por mais variados que possam ser os desejos humanos, eles podem ter pontos em comum; num segundo momento, os homens reconhecem ter interesses comuns, o que Marx chamaria de adquirir "conscincia"; a partir desses interesses comuns os homens planejam uma atuao coordenada para alcan-los. Esta atuao

coordenada que tem origem num reconhecimento consciente de interesses comuns recebe o nome de ao coletiva 45.

Prxis, que na dinmica de um mundo globalizado, defronta-nos - como de forma eloqente Santos descreveu - com o territrio vivo, vivendo (op.cit, 2001, p.247). Ou seja, para a sociedade civil estabelecida no eixo das horizontalidades, o territrio base de sustentao do lugar, a partir do momento em que tido no apenas como abrigo, mas, tambm, recurso, pois dele ela extrai sua fonte de subsistncia. Para o mercado, no territrio os recursos so humanos, naturais e simblicos. E propenso incidncia das tcnicas que adentram via verticalidades, criam regras e normas egostas e utilitrias (do ponto de vista dos atores hegemnicos) (op.cit. 1996, p.207).

No entanto, juntas, apesar da diversidade de interesses, sociedade civil, mercado e Poder Pblico, atravs de organizaes, formam um conjunto indissocivel solidrio, mas tambm contraditrio, uma vez que, de um lado, condicionam as formas como se do as aes no territrio. E de outro, as aes condicionam a forma como devem atuar (SANTOS, 1996)46.

Em novembro de 2004 e junho de 2005, perodo de realizao do trabalho de campo pertinente a este captulo, como organizaes juridicamente legalizadas e diretamente envolvidas com o processo da dinmica social do qual resulta a atual configurao socioespacial do Candeal Pequeno, existiam: 1) trs associaes de moradores: Fonte do Governo AMFOGO; Defesa e Progresso - AMDP e Nove de Outubro - AMNO; 2) uma entidade religiosa Congregao Irms Ancilas no Brasil; 3) duas organizaes sem fins lucrativos: Associao Lactomia Ao Social ALAS e Associao Pracatum Ao Social APAS (vide FIGURA 14).

45 46

De acordo com o site: http://www.agoranet.org.br/az.htm. Acessado em 13/maio/2005. Ver (ibidem. p.52).

Por no haver trabalhos acadmicos com o enfoque proposto neste estudo, para contemplar a anlise qualitativa e quantitativa que o captulo estimula, foi de fundamental importncia acesso s fontes de informaes primrias obtidas atravs de entrevistas e questionrios aplicados com: Nilton da Silva Viana - AMFOGO, Arinalva Arcanjo dos Santos AMDP, Graciete Batista dos Santos AMNO, Jair Rezende ALAS, Judith Leite - coordenadora pedaggica da Escola de Msica Pracatum, e irm Maria Cndida Binotto coordenadora da Congregao Irms Ancilas do Menino Jesus. Entre as fontes documentais relacionadas s organizaes, se teve acesso ao: jornal comunitrio A Voz da Comunidade, editado pela

AMFOGO; Estatuto Social da AMNO datado de 31/07/1993; Ata de Assemblia Geral de 07/10/1997; Texto de Apresentao da ALAS, redigido por Antonio Mario Sena; Plano Global de Ao 2004-2005, redigido pela Congregao Irms Ancilas do Menino Jesus Comunidade de Brotas Casa de Nazareth; Documento Referncia da APAS, redigido em 2001; relatrio Estudo de Caso T Rebocado, editado pelo IBAM no ano de 2004; Relatrio de Pesquisa Socioeconmica do Candeal, redigido em 1997; Release produzido pela Mais Comunicao, redigido no ano de 2000; Documento Discusso da JSI

JohnSnowBrasil - Definindo a Viso Estratgica da Pracatum, ano 2002. E, cedido pela CONDER, em forma de documento impresso, se teve acesso ao projeto Viver Melhor Candeal Pequeno, pr-moradia/97 e, em forma digital, um CDROOM com histrico das intervenes executadas. Como procedimento relevante, destaca-se, para a redao deste captulo, o intenso convvio do pesquisador com seu objeto de estudo, possibilitando, em diferentes etapas de acompanhamento, ampliar a leitura da realidade, como veremos a seguir, a partir da descrio do perfil, recursos e prticas das organizaes sociais atuantes no limite da rea de estudo.

4.2

O PERFIL DAS ORGANIZAES SOCIAIS

Associao de Moradores Defesa e Progresso

sombra de uma mangueira, no Largo do Tamarineiro (ponto de maior altitude), a partir da criao de um grupo organizado de moradores, era fundada em 13 de junho de 1978, a primeira associao de moradores do Candeal Pequeno47. Ato concretizado, com objetivo de oferecer aos moradores um local, para abrigar e organizar eventos culturais e religiosos realizados com fundamento nos elementos tnico-culturais existentes na localidade que, hoje, abriga a 7 gerao da famlia SantAnna e Mendes. E, que, apesar da especulao imobiliria, mantm preservado como herana e testemunho o Terreiro de Ogum (FIGURA 15). Um Santurio em homenagem Ogum, localizado na atual Praa Alcebades Damasceno, popularmente conhecida como Largo do Tamarineiro, devido existncia de um exemplar, desta espcie, da flora brasileira.
47

Informaes obtidas com a presidente da associao Arinalva Arcanjo (popularmente conhecida como Tita) - nov/2004.

FIGURA 15

Local

sacro,

cujo

acesso com a

permitido
Pedra de Ogum

apenas

permisso dos descendentes que tm a posse da chave, que possibilita o encontro


Santurio

espiritual com a entidade de Ogum, representado por um elemento natural, uma rocha. Segundo narrativa dos

familiares, est chegou atual localidade do Candeal


Santurio da Pedra de Ogum Elemento Simblico que fundamenta existncia da localidade
Foto: Selma Batista

Porto de acesso a

Pequeno, junto ao corpo de Manoel Mendes, atravs da camisa que usava, quando

retornou de uma misso de guerra. Ainda, de acordo com os relatos, a pedra suja de sangue teria protegido de doenas e morte o guerreiro em seu exerccio e, por este motivo, a esposa Josepha, creditando pedra a proteo de Ogum - orix arqutipo do guerreiro - ao marido, planta-a no solo e no mesmo local em que foi lanada est at hoje. S que com o passar do tempo, segundo a vivncia e o relato dos descendentes48, a pedra cresceu e estabilizou-se no formato atual, algo em torno de 25 cm.

No h preciso sobre a data de chegada deste elemento que agregou em sua matria forte significado simblico. No entanto, de acordo com as memrias de seu Raimundo Quirino, foi por volta de 1949, quando este tinha sete anos, que teria tido incio no primeiro dia do ano na Igreja Matriz Nossa Senhora de Brotas, as missas em homenagem ao orix Ogum, padroeiro do Candeal Pequeno que, no cristianismo, tem sincretismo com So Jorge ou Santo Antnio. Segundo recordaes de dona Laura, atualmente, com 87 anos, e Tita, na poca uma criana, da Igreja Matriz, os adeptos saam em procisso at o Largo do Tamarineiro, que para a festa, era todo enfeitado com bandeirolas. Ocasio nica, em que o porto do terreno era aberto, possibilitando aos moradores atravs do acesso ao Terreiro de Ogum, proximidade com o orix, representado pela rocha. Para dona Laura, aquele dia era
48

Informaes obtidas em campo, com parentes da 4 e 5 geraes da famlia pioneira, residentes no Largo do Tamarineiro.

uma grande festa, todos traziam um prato para compor a mesa, tinha canjica, mugunz. Era um entrando na casa do outro, a gente fazia muitas brincadeira (...) Hoje diferente49.

Com o esprito de quem conhece a histria do seu local de origem que a lder comunitria, Arinalva Arcanjo dos Santos, atualmente, com 50 anos de idade, est a oito anos, por eleio direta, frente da presidncia da associao de moradores. Embora, segundo o estatuto, o tempo de mandato seja de dois anos, no h em perodos de eleio, chapas concorrentes.

No ano de 2003, junto equipe tcnica do Programa T Rebocado, com verba do projeto de melhorias, a sede da associao obteve benfeitorias como: reboco em alguns ambientes, colocao de portas e janelas, acabamento da infra-estrutura do sanitrio, cabeamento eltrico para computadores e, no tom rosado, pintura da fachada externa e estrutura interna50. Sendo os 172 metros de piso em cermica, adquirido e assentado com recursos de doaes.

Benfeitorias que possibilitaram reabrir a sede comunidade, oferecendo, no espao do primeiro piso, uma pequena cozinha, um banheiro e um salo principal com cerca de 40m2, em geral, utilizado para a prtica do domin, reunies e camarim, quando acontecem eventos culturais, em rea pblica. No segundo piso, o espao compreende um banheiro e duas salas. Uma ampla, com duas janelas e capacidade mxima para 40 carteiras escolares, utilizada para cursos e reunies. E outra, com um pequeno basculante e capacidade para 10 carteiras escolares, destina-se a atividades diversas.

Com relao posse de recursos tecnolgicos, como telefone, fax, computador e internet, a associao, at o momento da entrevista, no possua nenhum item em seu patrimnio. No entanto, junto a uma instituio de ensino de lngua inglesa, mantinha em consignao, um
49 50

Relatos de Dona Laura Arcanjo, na ocasio do depoimento 87 anos. Faleceu em 2005. Atravs do trabalho de campo e como profissional contratada pela APAS, foi possvel identificar a dificuldade encontrada pelos tcnicos e lideranas, em manter o padro de qualidade do material utilizado nas obras de melhorias, comprados sob responsabilidade de tcnicos da CONDER. Situao de conflito que em reunies e assemblias gerava discusses entre as partes interessadas, mas no se conseguiu avanar, como o esperado, para romper com este sistema vicioso de alguns segmentos pblicos. E esta dificuldade, fez com que no plano de meta 2005, a associao de moradores Defesa e Progresso, inserisse no oramento a troca de portas e servios de manuteno de infiltraes.

televisor, um aparelho de som e um vdeo cassete. Eletroeletrnicos necessrios para ministrar as aulas de ingls, trs vezes por semana, na sede. Quanto aos equipamentos de uso comum, no possua bebedouro e, doados, em estado regular de conservao, possua geladeira e fogo. Como agradecimento aos moradores pela participao no documentrio El Milagro de Candeal, a produo do cineasta Fernando Trueba doou, igualmente s trs associaes de moradores, o valor de trs mil euros. Com este recurso, a presidente da AMDP, previa adquirir, ainda em 2004, bebedouro eltrico, televisor 20 polegadas, vdeo cassete, ventiladores de teto, e material permanente para as aulas de artes plsticas, constantes no calendrio de atividades da associao.

Entre outras atividades acontece na sede aulas de dana, que, instrudas pela lder comunitria Tita, so aplicadas pelos prprios componentes do grupo que, duas vezes por semana, renem cerca de 50 crianas para os ensaios dos grupos Mistura, Girassol, Arco ris, Nova Gerao, Candealenses e Street Angel. E quando h apresentaes, para que possam cobrir gastos com despesas e figurinos, em geral idealizados com material reciclvel e confeccionados com o auxlio de mes voluntrias, os valores so entre eles arrecadado. Na rea da educao, a associao, por intermdio da APAS, firmou convnio com a Escola de Ingls ACBEU, que, por meio de um processo de seleo, oferece 51 vagas para o curso profissionalizante de lngua inglesa, com durao de seis anos, com 2 horas e meia de aula, uma vez por semana. Por parte do aluno, o investimento de R$ 10,00 (dez reais) mensais, garante material didtico, aulas e manuteno do suporte tcnico. Tambm, com turmas pela manh e tarde, o reforo escolar, atende em mdia 30 crianas, e realizado com trabalho voluntrio de moradoras da localidade. Por ocasio da entrevista, em novembro de 2004, como atividade extra, com o trabalho voluntrio de moradoras residentes nos condomnios fechados do entorno, estavam sendo ministradas aulas de artesanato e terapia em grupo.

Ocorre ainda, no espao fsico da associao, o projeto Viva Cano, parceria firmada entre a APAS e a Secretaria de Educao do Municpio. O Projeto, que atende crianas indicadas pelas escolas municipais localizadas nas imediaes do Candeal Pequeno, oferece, para cerca de 150 crianas, atividades de msica, artes plsticas e dana e, aps as atividades,

um lanche. Tambm acontece na associao, semanalmente, reunies com o Grupo Jovem do Candeal. Encontros que auxiliam os 15 jovens envolvidos a identificar demandas e criar aes pontuais com foco no desenvolvimento da comunidade.

No ano de 2003, alguns moradores adeptos da prtica esportiva, sofrendo com a falta de espao pblico para lazer, conseguiram com o apoio de um poltico, a construo de uma quadra polioesportiva para uso dos moradores, minimizando, com o equipamento, o risco de acidentes entre transeuntes e carros. Risco freqente ao final da dcada de 1990, quando o local, via Ladeira Santo Antonio, passa a ser utilizado como atalho, permitindo, a partir do Loteamento Cidade Jardim, acesso mais curto ao bairro de brotas.

Para o Plano de Ao 2005, entre os projetos elaborados pela associao, havia empenho em desenvolver aes nas reas de gerao de emprego e renda, sade e meio-ambiente, e educao e cultura.

Associao de Moradores Nove de Outubro

Fundada em 31 de julho de 1991, a sede da associao de moradores Nove de Outubro leva este nome devido ao movimento de moradores que, nesta data, no ano de 1991, ergueram, em rea situada no limite norte ao condomnio Quinta do Candeal, em uma noite, cerca de 15 barracos. Hoje, a rea ocupada legalmente, pertence ao limite do Candeal Pequeno e abriga na esquina da 1 travessa da Rua Nove de Outubro, a sede da associao, que frente da presidncia, tem o comando da ex-moradora de aluguel no Candeal Pequeno, Graciete Batista Bispo dos Santos. Uma das responsveis pela mobilizao de moradores, realizada com intuito de garantir o direito ao habitar e a proteo de reas limtrofes do territrio em relao ao entorno, que, de modo veloz, ameaava comprimir os limites geogrficos do lugar. No entanto, se, por um lado, a ao contou com a interveno negativa de policiais e empresrios do segmento imobilirio, por outro, teve apoio do Movimento dos Sem Teto e de intelectuais voluntrios causa, possibilitando abrir um processo e garantir a legitimidade da ao. Um histrico que dita o perfil poltico e militante assumido pela presidente da associao e que fica evidente quando ao lhe

perguntar sobre qual a rea de abrangncia e atuao da associao de moradores Nove de Outubro, obter como resposta que no h limite, a totalidade51.

Uma totalidade que extrapola o Candeal Pequeno e, para o entendimento dos fatos que ocorrem no lugar, vai buscar auxlio e informao junto as instituies e grupos organizados que, articulados, discutem uma pluralidade de assuntos que vo desde a administrao e o estatuto de uma associao de moradores, at temas pertinentes ao Estatuto da Cidade, Plano Diretor, cidadania, ALCA, drogas, entre outros.

E, hoje, aludindo ao episdio da invaso, rua e associao de moradores levam no nome a marca de uma conquista. E embora singela, para os moradores, a associao representa um elemento importante no histrico de conquista do Candeal Pequeno. A estrutura erguida com recursos pblicos entregou aos moradores uma edificao com instalaes bsicas. E, segundo Ciete, coletando do cho do CandyAll Guetho Square latinhas de cervejas aps os ensaios da Banda Timbalada, foi que o piso e a pintura foram colocados, com recursos obtidos com a venda das mesmas. Um trabalho que envolvia associados fiis, como a jovem Ana Cludia dos Santos, sempre voluntria nas atividades da associao. A estrutura pequena e vagarosamente construda, hoje conta com uma sala, com espao para cerca de 30 carteiras, um banheiro coletivo, uma pequena cozinha e uma rea externa coberta com placa de Eternit e cercada com alvenaria, onde so realizados, reunies, cursos e eventos.

Outro elemento de resistncia, localizado nas imediaes da associao o campo de futebol de vrzea, localizado na rua 9 de Outubro, e que por ocasio da invaso, em 1991, configurou-se como uma barreira ao avano dos moradores pagadores de aluguel. Isto porque, para as famlias tradicionais, em meio ao desmatamento do entorno e elevada densidade populacional na rea, os espaos de lazer tornavam-se cada vez mais restritos. E, sendo o campo a nica rea pblica existente, era incondicional para os moradores estabilizados na comunidade a necessidade de preserv-lo enquanto recurso e no abrigo. Com este enfoque, o episdio da invaso criou uma fragmentao na rea do fundo de vale, que passou a contar com dois territrios rivais, a rea dos invasores e a rea dos

tradicionais. O campo permaneceu como rea pblica de lazer. Entretanto, conta com uma administrao que sob os cuidados de um grupo atribuiu ao lugar, normas de acesso e uso.
51

Fala de Graciete Batista (popularmente conhecida como Ciete), em entrevista realizada em nov./2004.

Quanto infra-estrutura, com o recurso financeiro tambm recebido pela produo do cineasta Fernando Trueba, aps uma pesquisa de preo, a associao adquiriu computador, geladeira, fogo, bebedouro e ventiladores de teto. Carteiras, mesas e cadeiras, em regular estado de conservao, fazem parte do patrimnio da sede, tendo sido doadas por instituies privadas.

Entre as atividades desenvolvidas, a associao mantinha, em novembro de 2004, com trabalho voluntrio de jovens residentes na comunidade, um grupo de dana com 48 moradores, na faixa etria entre 10 e 20 anos. E um grupo de capoeira, com 32

participantes, com idades entre 4 e 20 anos. Com trabalho de um voluntrio no residente no Candeal, 62 moradores com faixa etria entre 7 e 22 anos, participavam de um curso de manequim, cuja inscrio paga com um quilo de alimento, resultaria em doaes. Atravs da APAS, a associao firmou parceria com o Comit para Democratizao da Informtica - CDI, organizao sem fins lucrativos, que promove programas objetivando oferecer, s crianas e aos jovens, informaes bsicas de computao, adotando como metodologia a capacitao dos prprios moradores, para que estes sejam, depois, monitores e coordenadores do projeto no bairro. Na ocasio, segundo a lder comunitria, trs jovens do Candeal estavam sendo capacitados para formar novas turmas, tendo o curso, em outra ocasio, contemplado 39 jovens, com formao bsica.

Associao de Moradores Fonte do Governo

Em 27 de maro de 1997, legitimada a associao de moradores Fonte do Governo, tendo sido seus limites geogrficos inseridos no Censo e Pesquisa de Opinio, organizado pela APAS. No entanto, embora geograficamente a rea tenha sido inserida no limite da poligonal traada para a interveno do Projeto T Rebocado, poucas benfeitorias foram realizadas, visto o maior volume de melhorias habitacionais estar previsto para a terceira etapa do projeto. E devido distncia e difcil acessibilidade, tanto associao como moradores, em geral, sofrem com a informao tardia das atividades que envolvem a dinmica do Candeal Pequeno. Embora, segundo o presidente Nilton da Silva Viana, desde a fundao da APAS, sempre tenha havido a participao dele e de moradores em reunies

e assemblias comunitrias, pois era este o meio de levar aos tcnicos as carncias urbanas e habitacionais existentes em sua localidade52.

Oficialmente na gesto h oito anos, seu Nilton conta com o apoio direto de seu Raimundo Quirino, ambos naturais da comunidade, sendo seu Raimundo pertencente rvore genealgica da famlia pioneira do Candeal Pequeno. O nome dado associao deve-se existncia de dois minadouros que, ininterruptamente, promovem no lugar, de geografia altamente acidentada, uma melodia harmoniosa ao ritmo da queda dgua que corre em direo ao fundo de vale. Elementos naturais que, na dcada de 1960, favoreceram na rea a alta produo de hortigranjeiros, bem como criao de cabras e porcos que sustentavam as famlias do lugar, sendo a produo excedente vendida em feiras53.

Hoje, a rea desnuda abriga um campo de futebol de vrzea. Aparentemente, simples espao de lazer, mas, atravs do convvio junto aos moradores e do resgate do processo de ocupao da rea, por situar-se no limiar entre a Fonte do Governo e os empreendimentos privados dos Loteamentos do Candeal Grande, caracteriza-se como um recurso, envolvendo interesses, tanto para os moradores da Fonte do Governo, como para o proprietrio da rea, senhor Fernando Calabrich. Por parte dos moradores, o campo, em uso, representa a possibilidade de, ao conservar o solo e a vrzea em seu entorno, estar se adquirindo direito lcito e, pretende-se, permanente, da nica rea de lazer existente para os moradores. Por parte do proprietrio da rea, o uso e a manuteno pelos moradores parecem representar a garantia de no invaso da terra com moradias. Acordo passvel de ser rompido a qualquer momento.

Pela posio geogrfica, a populao conta com apenas duas deficientes vias de acesso. Uma pelo alto da encosta, atravs da rua Monsenhor Antonio Rosa, cujo percurso, obrigatoriamente, exige do morador o uso de vrios lances de escada. Situao que, em 1994, para facilitar as condies de acesso para os enfermos, idosos, crianas e gestantes, com cimento doado por um poltico, em mutiro, os moradores recuperaram degraus comprometidos e fixaram corrimos s escadarias54. Como segunda alternativa e nica via
52 53

Informao obtida em entrevista - nov/2004. Informao obtida em entrevista com D. Antonia Ribeiro Cortes, 80 anos - maio/2005. 54 Consta, redigido pelos moradores em formato de histria em quadrinhos, no jornal comunitrio A Voz da Comunidade, um resumo das dificuldades enfrentadas nos quesitos infra-estrutura urbana, vias de acesso, rea de lazer e escolinha de futebol. O objetivo era chamar a ateno para a realidade do lugar que, distante da

para acesso de carros, os moradores contam com uma passagem, via Loteamento Candeal, que, em pocas de chuva, pela falta de pavimentao, torna-se impraticvel.

Embora fundada em 1997, apenas sete anos depois, a associao passou a contar com uma sede que, construda com superviso da APAS e recursos vinculados ao Programa Viver Melhor, ofereceu comunidade um local para as reunies e novas atividades. E, embora a rea da Fonte do Governo no tenha participado das filmagens do documentrio O Milagre do Candeal, como as demais, tambm foi beneficiada com o recurso advindo da produtora. Montante que, em consenso entre os representantes, foram investidos em uniformes, bolas, apitos e coletes para as atividades coordenadas pelos moradores associados Liga de Futebol do Candeal Pequeno (Fonte do Governo), responsvel, desde 1991, pelo trabalho voluntrio com mdia de 35 crianas participantes na escolinha. Parte do material tambm utilizado pela Liga para partidas e campeonatos, organizados aos finais de semana, incrementam o oramento de alguns moradores, que, aproveitando o fluxo de jogadores provenientes de outros bairros, arriscam a venda de picols, acarajs, pastis e bebidas. Outra parte do recurso foi investida na aquisio de um computador e acesso internet e, em estado regular de conservao, de segunda mo, comprou um fogo que fica na sede, cuja estrutura compreende um pequeno salo, uma cozinha com espao para a pia e fogo e um banheiro.

Associao Lactomia Ao Social - ALAS

Com 25 anos de idade, frente da produo musical de seis bandas percussivas, desenvolvendo um trabalho de conscientizao ecolgica e confeco de instrumentos musicais com material reciclvel, est o jovem Jair Rezende de Miranda. Descendente de paranaenses, Jair viveu a infncia no Candeal Pequeno e, apaixonado por msica, tinha, apenas, no rdio de pilha, a possibilidade de ouvir o que se produzia no Brasil e no mundo. At o momento, em que atravs do trabalho de Carlinhos Brown e, em seguida, da Banda Timbalada, passou a ouvir no rdio a produo do lugar onde morava. Motivao suficiente para torn-lo discpulo de Brown e mestre da msica de lata no Candeal Pequeno.
centralidade a rea do fundo de vale, onde aconteciam as manifestaes culturais e sociais - poderia no ter suas demandas contempladas. E ainda que, equipe tcnica da APAS, tenha sido entregue um exemplar, pouco foi conquistado, pois via Projeto T Rebocado, segundo o censo, havia demanda de maiores investimentos nas reas localizadas no fundo de vale do Candeal Pequeno.

Hoje, sob a regncia de sua batuta, o jovem loiro e de olhos azuis, contrasta com o perfil afro-descendente da mdia dos 150 integrantes que compem as bandas Lactomia, Lactoboys, Lactogirl, Lactosamba, Os Pirralhos e Meninos de Lata. A maioria, formada por moradores do Candeal Pequeno, sendo 55% crianas com faixa etria entre 6 a 13 anos, 25% adolescentes de 14 a 21 anos e, os demais, jovens com faixa etria acima de 21 anos e que, pelo tempo de envolvimento com Jair, tornaram-se multiplicadores e contribuem com o que aprenderam de teoria musical, educao ambiental e confeco de instrumentos reciclveis, com o desenvolvimento das atividades com os novos aprendizes. As aulas, que acontecem em um pequeno salo, produzem, ao som excntrico dos materiais reciclados, instrumentos como: Timbales de Lata - tcnica do repique; Timbanco; Tambor Trmico; Isopor de Cerveja; Caixote - que so tocados com uma tcnica semelhante ao Timbau; Estantes de Surdos - tambm chamados de trs surdos, tcnica semelhante do Tmpano; Gongo de Bacia; Timbales de Latas; Tubulao Metlica; e Chocalho de Tampa de Cerveja. A criatividade estendida na criao dos figurinos, tambm confeccionados com material reciclvel, garante excentricidade, ganhando notoriedade nas apresentaes internacionais.

Assim como as associaes de moradores, a ALAS, devido carncia financeira e falta de conhecimento tcnico-organizacional, apenas no ano de 2004, favorecida com a doao que recebeu pela participao no documentrio de Fernando Trueba, se regularizou juridicamente. Condio que possibilitou firmar parcerias e, com recurso financeiro advindo de uma instituio de fomento social, transformar o salo de ensaios em galpo de arte-educao, agregando msica projetos de incluso digital, teatro, dana e literatura. Projeto em execuo, com entrega prevista para o segundo semestre de 2005.55

Alm de apresentaes musicais, por sua prtica, a ALAS adiciona ao currculo participao em eventos educacionais, clips musicais, participaes especiais com msicos brasileiros e estrangeiros e, como ltima produo, a participao na pelcula El Milagro de Candeal. Sem recursos humanos, os eventos contam com o apoio voluntrio dos educandos mais velhos no grupo e alguns moradores, como o jovem Antonio Mario Sena, adepto do trabalho social realizado. Nem todos os grupos tm, ainda, destaque no cenrio
55

Informaes obtidas com Jair Rezende de Miranda - maio/2005.

musical, todavia, alguns msicos j inserem ao currculo participao em eventos de grande porte, realizados tanto no Brasil, como no exterior.

Os cachs nacionais, em mdia, rendem R$ 150,00 (cento e cinqenta reais) e os estrangeiros, cerca de R$ 200,00 (duzentos reais)56. Entretanto, nem sempre equivalem ao tempo e energia empreendidos com a pr e ps-apresentao. Isto porque, como os instrumentos so confeccionados com material reciclado exige na confeco, locomoo, montagem e afinao, cuidados redobrados em relao a um material convencional. Assim como o figurino, tambm, totalmente, confeccionado em um modo de produo artesanal. Logo, uma caixinha de ferramentas e costura caracteriza-se como acessrio bsico para um msico da ALAS. Entre participaes expressivas, consta na cidade de Salvador, em 1998, PercPan - Panorama Percussivo Mundial, evento organizado por Gilberto Gil e Nan Vasconcelos, e, em So Paulo, Palco, Academia e Periferia: O Penhor dessa Desigualdade, coreografia de Ivaldo Bertazzo e o percussionista Nan Vasconcelos. Em 1999, na Itlia, em Florena, uma participao especial, ao lado de Carlinhos Brown em evento organizado pelo Unicef. Em 2001, na cidade de Londrina, VII Simpsio

Paranaense de Educao Musical, com o tema "Educao Musical: Transitando entre o Formal e o Informal"; e, na Alemanha, em Wuppertal, quatro msicos da ALAS acompanharam o msico Nan Vasconcelos em espetculo organizado pela coregrafa Pina Bausch. Em 2002, em Londrina, 22 Festival de Msica de Londrina e VIII Simpsio Paranaense de Educao Musical com o tema "Msica e Cidadania: A Formao do Educador Musical". Em 2003, Nova Iorque, Lincoln Center de Nova Iorque, ao lado da Banda Timbalada. Em 2005, na Espanha, em Madrid, Cabalgada dos Reis Mago e Festival Womad57.

Como participaes especiais, o acervo da associao inclui faixas gravadas em CDs com msicos de repercusso nacional, como Elza Soares, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Grupo Timbalada, Banda Beijo; e, na linha infantil, gravaes com Sandra Peres e Paulo Tatit. Entre as participaes internacionais, Aldo Brizzi, Ricki Martin, entre outros.

56 57

Informao obtida com Antonio Mario Rosa - maio/2005. Informaes extradas do Documento Referncia da ALAS - ano/2005.

Congregao Irms Ancilas no Brasil

Desde a fundao, no ano de 1981, frente do trabalho est a italiana Irm Maria Cndida Binotto, responsvel pela construo da sede da congregao sem fins lucrativos, localizada mais prxima Fonte do Governo, do que as demais reas do Candeal Pequeno. Atuando com base no princpio cristo, busca desenvolver no indivduo, a partir de suas potencialidades, crescimento e formao integral. Com foco na valorizao da criana, famlia e comunidade, a entidade acredita que apenas em conjunto e de forma solidria possvel, de fato, resgatar e solidificar o sentimento de cidadania, pautada em valores ticos, religiosos e educacionais. Com esta misso, h 25 anos, realiza inmeras atividades sociais junto aos moradores do Candeal Pequeno e, apesar de estar situada nesta, atende tambm, em Brotas, a localidade de baixa renda do Alto do Saldanha.

A sede, construda em terreno doado pelo Retiro So Francisco, hospeda as Irms Cndida, coordenadora; Yolanda, educadora e psicopedagoga; Jacira, supervisora regional e estudante de pedagogia; Leonora, que estudar teologia na frica; e Miquelina, Lourdinha e Sirle. Com destaque, Irm Cndida atribuiu crditos importncia do cargo conquistado pela Irm Jacira, por ser a primeira brasileira a ocupar a funo de liderana regional na Congregao que, com sede na Itlia, conta, no Brasil, com outras unidades semelhantes existente no Candeal Pequeno. Elogios que apontam o bom desempenho conquistado pela equipe, que divide entre as irms as atividades. Ainda com relao infra-estrutura, a sede conta com cozinha; copa; escritrio; sala de reunies; biblioteca; oratrio; jardim, com diferentes plantaes de ervas medicinais; quintal, onde tambm se desenvolvem

atividades ldicas e manuais; garagem, que abriga um fusca e uma Kombi e dormitrios destinados s irms e hspedes em misso ecumnica.

Tambm sob coordenao da entidade esto duas escolas, para crianas, uma na Fonte do Governo, identificada como Comunidade Menino Jesus e outra, Centro Comunitrio Madre Elena, localizada no Candeal de Baixo em frente ao Terreiro de Candombl, de Me Angelina, que, segundo Irm Cndida, em uma ocasio, foi convidada e participou de uma aula expositiva, objetivando desmistificar, no imaginrio de algumas crianas, o sentido construdo no senso comum de que, no candombl, h demnios e maldade.

Ao que demonstra a necessidade de se discutir e aceitar no outro as diferenas na tentativa de evitar qualquer tipo de represso ideolgica e construo equivocada de conceitos que fundamentam cada prtica. Porm, com base em um relato feito por Carlinhos Brown58, a mesma aceitao s diferenas religiosas no ocorreu por parte do Retiro So Francisco - no investigado para este trabalho, por no manter nenhum vnculo de relao com as demais organizaes, embora atenda moradores da comunidade prestando servios clnicos, ldicos e espirituais que, por vezes, manifestou-se contra as prticas religiosas ocorridas nos muitos terreiros existentes, nas mediaes onde hoje se localiza a sede da APAS. Ocorre que o Retiro So Francisco, devido carncia de infraestrutura hoteleira na cidade, ao longo da dcada de 1970, por sua localizao em rea de verde abundante, serviu de hospedagem a personalidades nacionais e internacionais em visita a Salvador. E, na tentativa de preservar o conforto auditivo dos hspedes, segundo a narrativa, chegaram a aplicar uma brutal represlia, matando, envenenados, dezenas de ces que, simbolicamente, pagaram pelo autoritarismo, que, pressupe-se, no suportou ver reproduzido, com maior evidncia o som dos timbaus - tpico em manifestaes religiosas de origem africana . No entanto, aceitando as diferenas e seguindo com base no fundamento cristo, a Congregao Irms Ancilas no Brasil atua de forma holstica, tendo como principal preocupao atender o indivduo em suas necessidades bsicas - educao, sade e alimentao. Trade que fomentou, na Itlia, a formao de uma rede solidria composta de padrinhos, que contribuem com o valor de um euro por dia, para cada criana apadrinhada. Aos cuidados da Congregao, este recurso distribudo, atendendo, diretamente, 60 crianas assistidas por um turno na escola gerida pela entidade. E, indiretamente, mais 60, que se beneficiam da infra-estrutura e servios prestados, pelas duas escolas, que oferecem trs horas de atividade pedaggica monitorada por 9 professores, que, rotineiramente, atendem as crianas em suas demandas escolares, visto, obrigatoriamente, freqentarem a escola formal no perodo da tarde. E os professores, segundo irm Cndida, apesar de voluntrios, recebem, pelas atividades prestadas, uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 160,00 (cento e sessenta reais)59. No turno em que esto recolhidas na sede educacional da Congregao, muitas crianas tm na alimentao oferecida a nica fonte de vitaminas, minerais e nutrientes ingeridos no dia, visto tanto o lanche matinal como o almoo comporem ingredientes balanceados.
58 59

Reunio Geral na APAS, em 12.03.2003. Entrevista realizada em maio/2005.

As crianas apadrinhadas, embora no recebam valores em espcie, tm a maioria de suas necessidades supridas pela entidade que, periodicamente, envia aos padrinhos cartas redigidas pelas crianas, contando a evoluo de seu desempenho escolar e humano. H casos, inclusive, em que as necessidades habitacionais so to preeminentes que h, no histrico de aes realizadas pela entidade, aquisio de imveis e promoo de melhorias habitacionais. Em parceria com a Pastoral da Criana, vinte e duas mes com bebs so atendidas todas as primeiras quartas feiras do ms, onde recebem uma poro de multimistura, um quilo de mel, uma quantia em dinheiro e acompanhamento reflexivo sobre a maternidade, que acontece na sede e, posteriormente, tambm nas residncias.

Outra atividade anualmente desenvolvida pela congregao e esperada pelos jovens envolvidos nos cursos de catequese o encontro de jovens, que acontece na Casa de Encontro da entidade, localizada em Itapu. Duas vezes por ano, por dois dias, cerca de 40 jovens com faixa etria entre 12 e 14 anos participam desta atividade de formao crist, que se encerra com a redao de um projeto de incluso social, a ser aplicado, pelos jovens, junto comunidade, ao longo do ano.

E apesar de todas as atividades relatadas contarem com um cronograma, pela natureza do trabalho desenvolvido, constante o tocar da campainha, apresentando algum morador necessitado das reas atendidas Candeal e Alto do Saldanha - em busca de soluo para problemas corriqueiros, como a aquisio de um botijo de gs, um alimento, uma roupa60, um remdio, um vale-transporte. Mas h tambm os que buscam orientao e consolo, e a partir de um primeiro contato, o acompanhamento das irms se intensifica com visitas residenciais na tentativa de agregar ao individuo, a famlia e a comunidade. Segundo Irm Cndida, os casos mais comuns, envolvem violncia, abusos sexuais - dentro e fora do seio da famlia -, desnutrio, doenas, entre outros casos pertinentes s condies socioeconmicas da populao que necessita, em paralelo, ao assistencialismo, uma veemente aplicao de polticas pblicas.

Associao Pracatum Ao Social


60

Irm Cndida relatou que comum receber solicitaes de agasalhos, por parte das mes, cujos filhos, envolvidos com as bandas da Escola de Msica Pracatum e Lactomia, viajam para o exterior.

Em novembro de 2004, a Associao Pracatum Ao Social APAS, organizao sem fins lucrativos, mantinha frente como presidente Antnio Carlos Santos de Freitas - Carlinhos Brown que, junto a uma equipe de profissionais, respondia por dois Programas Sociais, a Pracatum Escola Profissionalizante de Msicos, sob direo da administradora Selma Calabrich, e o Programa de Melhorias Habitacionais T Rebocado, sob direo de Patrcia Marchesini.

A sede situada na Rua Paulo Afonso, com obras iniciadas no ano de 1997, atravs de recursos financeiros da Petrobrs e do BNDES, em 26 de maro de 1999, foi entregue comunidade que, em 18 de outubro de 1999, compe com 70 alunos, a primeira turma da Escola de Msica, embora a estrutura, com nove salas de aula individuais e coletivas, biblioteca, estdio de gravao, sala de informtica, oito banheiros, dois escritrios e cozinha, tenha sido construda para atender a capacidade de at 200 jovens
61

. Se no

fossem as crises administrativas, vivenciadas pela Associao, associadas necessidade de adaptaes tcnicas na Escola de Msica Pracatum, o curso j teria obtido o certificado de reconhecimento do MEC e formado a primeira turma de profissionais em msica percussiva. No entanto, no ano de 2004, ocasio desta pesquisa, contemplando os quesitos necessrios para o pleno funcionamento, a sede se encontrava em reforma, com aulas suspensas e previso de reabertura para o primeiro semestre de 2005. Quando, ento, segundo a coordenadora pedaggica, previa-se a aquisio, atravs do Programa de Expanso da Educao Profissional PROEP, do certificado de reconhecimento junto ao MEC e, por conseguinte, a formao da primeira turma de msicos profissionais.

Em fase de reformulao, a atual estrutura organizacional da APAS composta por um presidente, uma diretoria geral, duas diretorias executivas, responsveis por cada um dos programas, um conselho deliberativo, uma direo executiva, uma gerncia administrativa e uma secretaria. E, entre os profissionais, nativos do Candeal Pequeno, encontravam-se, o presidente, dois jovens prestadores de servios auxiliares no Programa T Rebocado, e seis adultos, realizando servios de manuteno e limpeza do prdio.

61

Release Mais Comunicao (2000, p.25).

Em maio de 2002, um estudo realizado pela JohnSnowBrasil, empresa de consultoria em marketing social62, diagnosticou que 96% dos recursos financeiros da APAS eram provenientes do primeiro setor. Dependncia financeira que por duas vezes gerou instabilidade administrativa, chegando a paralisar as atividades da APAS. Situao responsvel pelo descrdito por parte de alguns moradores que sem informaes precisas por parte dos tcnicos sobre o real motivo das paralisaes, at porque, muitas vezes, eles tambm no as tinham, acabavam criando especulaes, dando margem a opinies dbias sobre a legitimidade e objetivo das aes desenvolvidas, o destino dos recursos financeiros e a real inteno do projeto social.

tambm o Primeiro Setor que responde pela parceria junto ao Programa T Rebocado que, em dezembro de 1997, apresentou Caixa Econmica Federal e ao Governo do Estado da Bahia o plano urbanstico, elaborado com base em resultados obtidos atravs do censo realizado no limite das reas deste estudo, que apontou em um diagnstico socioeconmico, carncia de investimentos na rea habitacional e urbana. Prevendo atender a demanda de 966 famlias, o projeto propunha a construo de novas unidades e melhorias habitacionais, implementao de equipamentos comunitrios, ampliao das redes de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, iluminao pblica, creche e posto de sade63. Analisado e aceito, o projeto iniciou as obras em maro de 1999, contando com investimento pblico do Programa Viver Melhor64, no valor de R$ 2.687 milhes de reais, prevendo atender a poligonal delimitada para interveno, cuja desapropriao para execuo do projeto ocorreu em julho de 1998.

Para contemplar a totalidade do projeto, outras parcerias se uniram a APAS, que previa realizar alm de intervenes em infra-estrutura urbana e habitacional, tambm aes nas reas de gerao de emprego e renda, sade e meio-ambiente, educao e cultura, e, organizao comunitria. No mbito estadual, o apoio tcnico de empresas prestadoras de
62 63

JSI JohnSnowBrasil - Definindo a Viso Estratgica da Pracatum (documento de discusso) - maio, 2002. Dados obtidos no Estudo de Caso: T Rebocado (2003) e no documento fornecido pela Conder (1998). 64 O Viver Melhor foi lanado em 1995, no governo anterior, de Paulo Souto, tendo continuidade nas administraes de Csar Borges e Otto Alencar. O programa agrega linhas de financiamento como o PrMoradia (Programa de Recuperao de Conjuntos Habitacionais), Produr (Programa de Desenvolvimento Urbano) e do Programa de Erradicao da Doena de Chagas. A interveno acontece atravs da construo de unidades habitacionais para famlias que foram remanejadas e de melhorias habitacionais, incluindo unidades sanitrias, infra-estrutura, equipamentos comunitrios, servios urbanos, regularizao fundiria e promoo social.

servios pblicos, como a Embasa e a Coelba, auxiliou os projetos de drenagem, abastecimento e, respectivamente, iluminao pblica e residencial. Sendo a parceria da Coelba estendida contratao de um morador - via concurso local - que passou a responder pela medio dos relgios e demandas da rea. Parceira em vrias aes, para a comunidade do Candeal Pequeno, o principal projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador foi a inaugurao, em novembro de 2003, do Posto de Sade com o Programa Sade da Famlia. Gerando emprego remunerado para dez agentes comunitrios de sade residentes na localidade, a Unidade de Sade da Famlia, localizada na rua 18 de Agosto, promove, em domiclio, atendimento de sade preventivo para 1458 famlias, conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Sade.

Entre os anos de 2001 e 2003, a instituio contou com parceria do Sebrae Salvador, com cursos de empreendedorismo juvenil destinado aos jovens da Escola de Msica. Tambm junto s lideranas comunitrias e moradores, ofereceu cursos de fortalecimento e articulao comunitria focando a capacitao destes para levarem adiante projetos direcionados ao desenvolvimento econmico e social do Candeal Pequeno. Etapa que contou com o apoio tcnico e investimento no valor de R$ 50 mil reais65 do Sebrae nacional, para produzir o Plano de Desenvolvimento Local e o Plano de Desenvolvimento Econmico. Planos, que se pretendia, fossem levados adiante pelo Grupo Gestor e Ncleo de Articulao Institucional NAI, ambos criados em torno desta parceria. Entretanto, embora intenso o envolvimento entre a APAS via T Rebocado, Sebrae, lideranas comunitrias e moradores, em trabalho de campo realizado em novembro de 2004, se identificou desarticulao entre os grupos formados e falta de expectativa de aplicabilidade dos planos, coletivamente, redigidos.

Entre outras parcerias relevantes, em 1997, por ocasio da construo da sede, foi oferecido pelo Liceu de Artes e Ofcios o Programa Menor Aprendiz, responsvel pela capacitao de jovens na rea da construo civil, contratando, ao final, dez aprendizes para trabalharem nas obras do Programa Viver Melhor. A partir de 1999, abrindo espao para a Universidade Federal da Bahia e Associao Baiana de Odontologia, realizou o Projeto Sade Bucal envolvendo um grupo de estudantes que ofereceram atendimento odontolgico para 127 crianas cadastradas de 0 a 6 anos de idade. Encerrada a parceria, os atendimentos
65

Segundo o Estudo de Caso: T Rebocado (2003, p.23).

tornaram-se dados estatsticos em inmeros trabalhos acadmicos. Com parceria do governo federal, nos anos de 2000 e 2001, a Associao de Apoio Capacitao Solidria ofereceu em forma de auxlio-estudo, envolvendo o recebimento de uma quantia mensal em dinheiro, sob responsabilidade da APAS, 60 vagas para cursos de massoterapia e atendente de consultrio odontolgico. Com foco na educao profissionalizante, a parceria com o Centro de Democratizao da Informtica, de mbito nacional, doou equipamentos de informtica e capacitou com curso avanado em Word, Excell e Power Point, trs jovens da comunidade para que estes, na condio de instrutores, tivessem autonomia para ministrar curso bsico a outros jovens, tornando-os aptos ao mercado de trabalho.66

Em parceria com o ACBEU filial Salvador, estava sendo ministrado, para 51 jovens, curso profissionalizante com tempo de durao previsto de seis anos, onde o aluno, mediante pagamento mensal de R$ 10,00 (dez reais), tem direito ao material didtico e duas horas e meia de aula, uma vez por semana, com professor indicado pela instituio de ensino. E, junto Secretaria Municipal de Educao, atendendo um universo de 150 crianas, acontecia o projeto Viva Cano com atividades de arte-educao. Ambas, atividades, desenvolvidas nas sedes das associaes de moradores Nove de Outubro e Defesa e Progresso.

Desde a fundao a Escola de Msica Pracatum busca consolidar um produto social e, em 2004, investia na tentativa de consolidar trs trabalhos: o Coral Pracatum formado com alunos das primeiras turmas, o Grupo Ebanides, com quatro alunas, envolvendo tcnicas de sopro e percusso, e Black Panters, com 8 alunos. No entanto, ainda falta escola, um departamento capaz de dar suporte a estes grupos para que possam aprimorar prticas administrativas e inserir-se no mercado.

Em novembro de 2004, a Escola Pracatum mantinha 176 alunos e, pretendia diplomar a primeira turma, inscrita em 1999, no ano de 200567. No entanto, nem todos vivenciaro este momento. Uns porque, mesmo sem concluir o curso, pelo talento, conquistaram contrataes no Brasil ou no exterior; alguns porque, abdicando do sonho, colocaram as mos para tocar outros instrumentos, que no musicais, necessrios ao sustento individual ou da famlia; e outros, que vivenciando a concorrncia crescente dentro do limite do
66 67

Este projeto foi realizado na Associao Nove de Outubro. Informaes obtidas junto coordenadora pedaggica da Escola de Msica Pracatum- nov/2004.

prprio Candeal Pequeno, preferindo evitar conflitos, desistiram da formao profissionalizante68. Mas, atravs do convvio, percebe-se entre os jovens que a msica referncia em suas vidas, ainda, que, por algum dos motivos apontados, tenham desistido do curso.

4.3

O PAPEL DAS ASSOCIAES DE MORADORES NO TERRITRIO

Com base no perfil das associaes de moradores, observa-se que cada qual atua com certa autonomia, pautando as aes nos recursos disponveis em suas reas de abrangncia. J as APAS, ALAS e Irms Ancilas, com parcerias e recursos externos, atuam objetivando atender o Candeal Pequeno em sua totalidade. E, entre estas, a APAS, para viabilizar suas aes, desde o ano de sua fundao, 1994, passou a contar, diretamente, com a participao das lideranas, responsveis pela presidncia das associaes de moradores, que, juntas, passam a realizar um amplo trabalho de mobilizao social com os moradores. E, desta forma, transitando entre o eixo das horizontalidades e verticalidades, como articuladores assumem o papel de transmissores e receptores de informaes.

Atividade exaustiva desenvolvida por Nilton da Silva Viana na Associao de Moradores Fonte do Governo, Arinalva Arcanjo dos Santos na Associao de Moradores Defesa e Progresso, e Graciete Batista Bispo dos Santos na Associao de Moradores Nove de Outubro (FIGURA 16). Envolvimento que alterou a rotina de cada um, que passou a dedicar s atividades sociais tempo full time, tendo em vista a demanda advinda de cada projeto que baseado em um modelo participativo e, nenhuma experincia anterior, exigia

68

O uso do termo conflito deve-se s dificuldades enfrentadas por msicos que cresceram juntos no Candeal Pequeno, mas que, hoje, com a produo e demanda musical local, como integrantes de uma banda ou grupo musical, vem a necessidade de disputar com o amigo a concorrncia no mercado. Situao que gera desentendimento e desgaste emocional. Relato embasado no depoimento de um jovem de 16 anos, que desistiu do curso, elencando este como um dentre outros motivos.

das lideranas um envolvimento em tempo integral, a ponto de atividades corriqueiras, como um almoo, uma roupa por passar, uma ida ao mdico, uma assistncia familiar, ou um problema particular, acabar ficando, em geral, em segundo plano. Envolvimento exigido pela Associao Pracatum Ao Social, cujas atividades desenvolvidas em forma de projetos, se, por um lado, contemplam os anseios da comunidade, por outro, exigem prazos, metas e objetivos, cumpridos de acordo com o aprovado, junto s instituies parceiras, responsveis pelo fluxo de recurso financeiro, tcnico, e informacional.

FIGURA 16

Rua

Wa ld em

ar

Fa lc o

Av en

Ass.de Moradores Fonte do Governo

id a

Do m

Jo

Ass.de Moradores Defesa e Progresso

VI

Ass.de Moradores Nove de Outubro

Legenda
Via Expressa Ruas Princ ipais Rios e Lagos Linha Divisoria Im aginria entre Candeal de Cim a e Candeal de Baixo Lim ite de Atua o da Ass. Fonte do Governo Lim ite de Atua o da Ass. Defesa e Progresso

Cotidiano que ao olhar do outro, que esta do lado de fora, como o pesquisador, gera constrangimento ao saber que ao lder comunitrio, ainda que tenha empreendido um gasto de energia, cabe o trabalho voluntrio, e equipe tcnica contratada pela organizao sem

fins lucrativos uma remunerao, estabelecida ao preo do mercado, de acordo com o projeto executado. Por trabalho voluntrio, toma-se o conceito de Mnica Corulln (1996), como sendo a ao de um (...)

(...) ator social e agente de transformao, que presta servios no remunerados em benefcio da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidrio, atendendo tanto s necessidades do prximo ou aos imperativos de uma causa, como s suas prprias motivaes pessoais, sejam estas de carter religioso, cultural, filosfico, poltico, emocional 69.

Logo, com base nos argumentos, o que se est aqui pontuando, so as disparidades que passam a ocorrer, a partir do momento em a incidncia da tcnica sobre as horizontalidades torna-se inevitvel. E a, a ao social torna-se paradoxal, levando em conta que para se concretizar supera as motivaes pessoais dos voluntrios nativos. Isto em campo se observa, atravs do convvio cotidiano junto s lideranas, que, por vezes, expressaram cansao devido horas investidas em mobilizao social, noites mal dormidas, acompanhadas da preocupao com a execuo dos projetos, tempo disponibilizado para as constantes entrevistas aos veculos de comunicao e pesquisadores vindos do Brasil e do mundo. Enfim, pelo excesso de responsabilidade e tempo disponibilizado, o mito do trabalho voluntrio, no remunerado, parece no ser justo em se tratando de lideranas comunitrias, como as atuantes no Candeal Pequeno.

Possivelmente, estes sejam fatores relevantes, para justificar a no alternncia de poder, pela falta de concorrncia para a presidncia das associaes de moradores. O histrico aponta que a presidente da AMNO est na gesto desde 1993, quando foi fundada para viabilizar a regularizao de posse da rea apropriada por famlias pagadoras de aluguel, antiga, na Rua da Vala. De l para c, ocorreram eleies seguindo os artigos do captulo V do Estatuto Social70 redigido em assemblias comunitrias. Mas, segundo Ciete, na ltima eleio ano de 2004 -, por exemplo, no havia uma chapa concorrente. Situao que a levou a ser reeleita, por 90 moradores associados, atravs de uma reunio convocatria71. O mesmo procedimento eleitoral praticado pelas AMDP e AMFG. Onde, por deciso
69

Informao extrada do site: http://www.voluntarios.com.br/oque_e_voluntariado.htm. Acessado em Maio/2005 70 Nas associaes de moradores do Candeal Pequeno, os presidentes so eleitos por voto direto ou aclamao, conforme Captulo IV Do Processo Eleitoral. Estatuto Social da Associao Nove de Outubro, redigido em 31/07/1993. 71 Depoimento em 14/11/2005.

popular, os presidentes permanecem na gesto h oito anos, e, pela convivncia com as lideranas e moradores deduz-se, ainda ficaram por mais tempo. E apesar de manterem as assemblias comunitrias como espao oficial para discusses, in loco, percebe-se que so nas vias pblicas onde efetivamente se do as grandes plenrias.

Percebe-se tambm, que para os presidentes das associaes de moradores, o exerccio comunitrio o combustvel dirio. E at onde, em campo, apreendeu-se das relaes do homem com a natureza (VICTOR, 1974, apud SANTOS, 2004), no se encontrou evidncias de articulaes polticas individualistas. Prezam no que fazem a transparncia de suas aes junto coletividade, e de uma maioria, pelo voto recebem reconhecimento e credibilidade.

No entanto, de acordo com o observado ao longo da investigao, como em relao hierarquia estabelecida pela APAS, com o processo, as associaes sofrem uma oscilao no poder, ficam questionamentos quanto autonomia destas organizaes no territrio e que, a seguir, pretende-se elucidar.

4.4 -

A AUTONOMIA DAS ORGANIZAES NO TERRITRIO

Em geral, entre os moradores de uma localidade, caracterizada como de baixa renda, h os que lutam junto s organizaes sociais existentes, e, outros, que lutam em pequenos grupos no institucionalizados, mas que tambm, muitas vezes, respondem por conquistas significativas para a coletividade. Prtica estabelecida no modelo da solidariedade orgnica (SANTOS, 2000), onde as trocas se processam com os recursos do territrio, sem o interesse de uma ordem distante. No entanto, a falta de recurso financeiro e tcnicoorganizacional, em geral, dificulta a mobilidade de ao dos grupos, o que conduz legalizao jurdica dos mesmos para que possam, oficialmente, firmar parcerias com objetivo de viabilizar projetos idealizados. E por est prtica, enquadram-se no modelo da solidariedade funcional organizacional (SANTOS, 2000).

Assim, fixas no eixo das horizontalidades, a partir da necessidade de institucionalizao, obrigatoriamente, as organizaes sociais criam uma hierarquia. No contexto do Candeal

Pequeno, em 2004, esta hierarquia tinha no topo da pirmide, sob a presidncia de Carlinhos Brown, a Associao Pracatum Ao Social. Instituio responsvel pela interface das verticalidades - representada pelo Governo Federal, Estadual, Municipal, e instituies privadas e multilaterais , e horizontalidades representada pela AMDP, AMFG, AMNO, APAS, Lactomia, Congregao Irms Ancilas, CandyAll Guetho Square, moradores72. E como condio sine qua non para o pleno funcionamento desta interface, de acordo com nosso objeto de estudo, as articulaes, em rede, se processam da seguinte maneira: os agentes externos situados no eixo das verticalidades - articulam diretamente a APAS. A APAS, articula as associaes de moradores e demais organizaes envolvidas. As associaes de moradores devido o papel desempenhado pelos presidentes -, articulam os moradores. Formando, assim, a rede de relacionamentos, atravs da qual, firmam-se alianas e parcerias.

Uma rede que, em geral, no se desarticula ou encontra ns, pois atravs das alianas estabelecidas que todos vislumbram algum tipo de conquista. E no contexto deste processo, que ocorre na horizontalidade o espao banal - a penetrao da racionalidade que, segundo Santos (2001), traz em si a idia e o fato da poltica, cujo exerccio se torna indispensvel para providenciar o pleno funcionamento do conjunto (SANTOS, 2004).

Com este enfoque, objetivando compreender at que ponto a racionalidade pode ter comprometido a autonomia da participao popular representada pelas organizaes sociais estabelecidas no eixo das horizontalidades, agregou-se anlise a escala de avaliao da participao popular em projetos de interveno urbanos, contribuio de Marcelo Lopes de Souza (2003) re-elaborada com base na original de autoria de ARNSTEIN (1969).

Com base na escala (vide QUADRO 4), Souza (2003) destina a parte mais alta, para a AUTOGESTO, DELEGAO DE PODER e PARCERIA. Categorias que constituem um grau de participao popular autntica. As intermedirias, COOPTAO, CONSULTA e INFORMAO, no passam de pseudoparticipao. E as duas inferiores, MANIPULAO E COERO, nada mais so do que situaes de no participao (ibidem, p.202).

72

Citou-se aqui, apenas, os investigados.

QUADRO 4 PARTICIPAO POPULAR EM PROJETOS DE INTERVENO URBANOS DA NO-PARTICIPAO PARTICIPAO AUTNTICA: UMA ESCALA DE AVALIAO ESCALA CATEGORIA PARTICIPAO POPULAR ESTADO 8 AUTOGESTO PARTICIPAO AUTNTICA 7 6 5 4 3 2 1 DELEGAO DE PODER PARCERIA COOPTAO CONSULTA INFORMAO MANIPULAO COERO PARTICIPAO AUTNTICA PARTICIPAO AUTNTICA PSEUDOPARTICIPAO PSEUDOPARTICIPAO PSEUDOPARTICIPAO NO-PARTICIPAO NO PARTICIPAO

Fonte: Mudar a Cidade Uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos, 2003 Adaptao: SelmaBatista

De acordo a literatura, resumidamente, a coero representa situaes em que, freqentemente, nem sequer as aparncias so salvas, como ocorre com as remoes e favelas. A manipulao corresponde a situaes nas quais a populao envolvida induzida a aceitar uma interveno, mediante, por exemplo, o uso macio da propaganda ou de outros mecanismos. Na escala da informao, o Estado disponibiliza informaes sobre as intervenes planejadas. Na categoria consulta, o Estado agrega categoria anterior, a consulta junto populao. Categoria dbia, pois no h garantia de que a consulta realizada junto populao quanto as suas demandas - seja incorporada ao projeto. Quanto categoria cooptao, segundo o autor, esta pode se dar de vrias formas sendo uma delas cooptao de indivduos. E que, em geral, ocorre quando lderes populares ou pessoas-chave no processo, convidada a desenvolver papel importante criando um canal participativo, que por sua institucionalizao, difere da categoria consulta. Nas palavras do autor,

a partir do momento em que essa institucionalizao ocorre sem que a instncia participativa possua real poder decisrio (o que pressupe um mnimo de independncia poltico-institucional e financeira), nessa situao se aninha um risco: o de domesticao e desmobilizao ainda maiores da sociedade civil. Mesmo sem presumir, sempre, uma inteno por parte do governo em desmobilizar (no se trata, afinal, de promover uma interpretao conspiratria do processo histrico), na prtica a cooptao pode mostrar-se vantajosa para indivduos ou mesmo grupos, mas para a coletividade, no longo prazo, ela tende a ser antes um problema que uma soluo (ibidem, 205)

Ainda segundo o autor, a parceria

corresponde ao primeiro grau de participao autntica, isto , no meramente, consultiva ou cooptativa. Estado e sociedade civil organizada colaboram, em um ambiente de dilogo e razovel transparncia, para a implementao de uma poltica pblica ou viabilizao de uma interveno (ibidem, 205).

Adiante, na categoria delegao de poder, o autor pontua que esta vai alm da parceria, pois o Estado abdica de toda uma gama de atribuies, antes vistas como sua prerrogativa exclusiva, em favor da sociedade civil. E por ltimo, no topo da escala, a categoria autogesto se processa atravs da delegao de poder atribuda aos cidados envolvidos, sendo este, o nvel mais elevado que se pode alcanar nos marcos do binmio capitalismo e democracia representativa.

Em sntese, o autor comenta:


Somente as categorias superiores (6,7 e, obviamente 8) correspondem a marcos poltico-instituicionais em que se pode, efetivamente, ter a esperana de que as solues de planejamento e gesto possam ser encontradas de modo fortemente democrtico e sobre os alicerce do emprego da racionalidade e do agir comunicativos (ibidem, p. 205).

Logo, superando uma avaliao pautada apenas no momento presente, visto o hoje ser a transio de um processo mutvel a cada momento, com base no histrico do lugar, classifica-se a participao popular dos moradores do Candeal Pequeno, no processo de realizao das intervenes urbanas, na categoria parceria.

Parceria porque moradores, lideranas, e organizaes sociais, no se abriram s verticalidades para implantar um projeto de interveno no caso o Programa Viver Melhor, e, sim, atravs de um ideal o Projeto T Rebocado, foram buscar parcerias para viabiliz-lo. O tempo cronolgico aponta para esta afirmativa. Em 1994, a Associao Pracatum foi criada; em 1995, os primeiros tcnicos so contratados por Carlinhos Brown; em 1996, se cria o conselho deliberativo da Associao Pracatum, e se realiza a primeira Assemblia Comunitria. Em abril de 1997, com recurso financeiro de Carlinhos Brown e Agncia Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional POMMAR/ USAID Preveno Orientada aos Meninos e Meninas em Risco - realizado o Censo de Pesquisa

do Candeal. Ao realizada junto participao dos moradores, cujos dados obtidos, deram suporte para a redao do Projeto T Rebocado que em julho, do mesmo ano, apresentado ao Governo do Estado, selando o incio de uma parceria.

Mas, como parceria, se anteriormente descreveu-se uma subordinao das lideranas das associaes de moradores para com a Associao Pracatum? Ocorre que h na interface entre verticalidades e horizontalidades uma transio, por Santos (2004) conceituada como contra-racionalidades. Para o autor, estas so formas de convivncia e de regulao criadas a partir do prprio territrio e que se mantm nesse territrio a despeito da vontade de unificao e homogeneizao, caractersticas da racionalidade hegemnica tpica das verticalidades (op.cit, p.110).

E so estas contra-racionalidades que mantm a integridade do espao banal, e o torna atravs do meio-tcnico-cientifico-informacional - operacionalizado por meio da sobreposio da solidariedade funcional organizacional sobre a solidariedade orgnica em territrio usado. Uma metamorfose, que segundo Santos (2004), citando Jean Gottman (1975), o transforma mais do que num simples recurso, mas, sobretudo, um abrigo, permitindo tanto aes pragmticas quanto solidrias.

Logo, a submisso, no contexto do Candeal Pequeno, no uma situao permanente, pois em paralelo, por meio dela, os presidentes das associaes de moradores tm acesso tcnica e ao conhecimento sistematizado que num prximo momento tendem a lev-los prxis libertadora. E neste movimento que o objeto de estudo cria o diferencial no contexto das relaes sociais, pois a autonomia, no est apenas no processo das intervenes executadas, ela ultrapassa este limiar do visvel e ganha fora com a conquista da conscincia, do existir. Entendimento, magnificamente, Santos:
O ato de perceber ultrapassa os sentidos e ganha a razo. assim que se opera a metamorfose do sensorial, mudado em conhecimento. Este se alimenta da relao entre sujeito e objeto, relao em que este, permanecendo o que e interagindo com o sujeito, contribui para que, nessa interao, o sujeito evolua. essa mesma evoluo que permite revisitar o objeto, vendo-o de forma nova, despojando-o dos smbolos que escondem a sua realidade profunda. a vitria da individualidade, da individualidade forte que ultrapassa a barreira das prxis repetitivas e se instala em uma prxis liberadora. (SANTOS, 2000, p.52)

elaborado na literatura de

4.5 CONQUISTAS, BARREIRAS E EVIDNCIAS

Apesar das adequaes do Programa Viver Melhor, para atender no projeto T Rebocado, s modificaes solicitadas pelos moradores, contemplando, por exemplo, a substituio de telha Eternit por telha de barro vermelha. Melhor infra-estrutura no alicerce, possibilitando ao morador bater lage e ampliar o embrio habitacional com mais um andar (vide FIGURA 17). O dizer no, da comunidade organizada, para a construo de unidades habitacionais em possvel rea pblica para lazer73, levando a CONDER a adquirir lotes de terra no limite do Candeal Pequeno com loteamentos vizinhos, garantindo com a aquisio manter intacta, no interior da localidade, reas para lazer e instalao de equipamentos pblicos. Ainda que estas adequaes representem a legitimidade da participao popular, no alcanaram os mesmos resultados quanto ao controle do uso e qualidade do material utilizado nas obras, tornando evidente, conflitos envolvendo tcnicos da APAS, CONDER, lideranas comunitrias e moradores.

Situao registrada em visita tcnica s obras acompanhando profissionais do projeto T Rebocado que diante de reclamaes e queixas, tentavam minimizar a insatisfao dos moradores com os servios executados pela Conder. Tambm, entre uma parcela significativa de moradores atendidos com as intervenes de melhorias, registrou-se elevado grau de insatisfao com o critrio utilizado para o reboco dos imveis que projetou, inicialmente, realiz-lo na parte externa (fachada), em detrimento interna, prevista de acontecer apenas na segunda etapa do projeto. Como j mencionado, sem previso de ocorrer.

FIGURA 17

MODELO DE AMPLIAO DOS EMBRIES HABITACIONAIS NO CONJUNTO HABITACIONAL JARDIM CANDEAL

73

Este episdio diz respeito ao conjunto habitacional Jardim Candeal, cuja planta previa a construo de um terceiro bloco na rea livre, no centro do terreno. Na ocasio, utilizada como rea de convivncia.

Ano 2005

Ano 2001
Fonte: Arquivo Digital Conder/ Selma Batista

Ano 2005

Ainda em campo, foi comum ouvir entre moradores, crticas com relao s obras de infraestrutura urbana e habitacional implementada que, segundo o entendimento de alguns, tiveram como objetivo favorecer a regularizao e funcionamento do CandyAll Guetho Square. De fato, de acordo com a cronologia, aps trs anos de funcionamento a casa foi inaugurada em 1996 -, com as intervenes, o Guetho passa a oferecer melhor acesso e infra-estrutura ao pblico freqentador. Mas, no h como negar, que os benefcios tenham contemplado a populao como um todo, elevando indicadores do ndice de qualidade de vida, como habitao, infra-estrutura sanitria, e gerao de renda, considerando que com o aumento do movimento no Guetho, os moradores que trabalhavam nos dias do ensaio com o comrcio ambulante, aumentaram consideravelmente suas vendas. Bem como o nmero de estabelecimentos comerciais que cresceu de 35 unidades, no ano de 1997, para 218 no ano de 2005. Crescimento comprometido com a cassao do alvar de funcionamento do Guetho, no ano de 2003, impedido de manter os ensaios da Banda Timbalada.

No entanto, no contexto do Candeal Pequeno, impedimentos, evidncias e conquistas, so elementos que devem ser vistos com parcimnia. No mbito do seu entorno, por exemplo, as intervenes no interior da localidade, contemplam parte do que reza a Lei de n 3592, datada em 16/11/1985, criada com objetivo de enquadrar e delimitar reas consolidadas em regies que, com a dinmica urbana, agregaram elevado valor o metro quadrado - em rea de Proteo Scio Ecolgica APSE. Havendo o interesse dos rgos pblicos, com

esta Lei, em criar normas de uso e valor destas reas, frente crescente especulao imobiliria. E ao ler os artigos da referida Lei, percebeu-se afinidade desta com o Projeto T Rebocado, ainda, que, segundo os tcnicos envolvidos, no haja nenhuma referncia entre ambas.

Mas, com base na teoria utilizada, SANTOS (2004) ir propor ao pesquisador, ler a realidade desfocando o olhar. E, unindo razo e emoo, procurar enxergar a esquizofrenia do espao, entendido segundo ele como os lugares, que realizam e revelam o mundo, tornando-o historicizado e geografizado, isto , empirizado(ibidem, p.112). E empirizar o espao requer empreender um esforo na anlise diacrnica, buscando registrar, alm do visvel o invisvel.

E, buscando resposta legitimidade das aes das organizaes sociais no territrio, registra-se com base no processo, uma autonomia que traz em si a essncia do espao banal, valorizado atravs dos elementos culturais, da mobilizao social, e dos recursos, que concedem ao lugar a noo de territorialidade. E ainda que possa ter ocorrido possveis clientelismos, no se identificou nenhuma evidncia, que justifique desmerecer a autonomia das organizaes sociais sobre as aes concretizadas no Candeal Pequeno.

No a autonomia plena da categoria de delegao de poder ou autogesto, propostas por SOUZA (2003), mas uma autonomia que est intrnseca, a partir do momento em que a coletividade, atribuindo uso ao direito cidado, vai buscar atravs da parceria do Estado, condies que possibilitem melhorar a qualidade de vida do lugar em que habitam. E neste movimento, no h assistencialismo, e sim, conquista e justia social74. Elementos que baseados na literatura de SANTOS (2000), do ao lugar a conformao de um Espao Cidado.

4.6-

A CORRELAO DAS AES E DOS OBJETOS NO TERRITRIO

Em 1925, Sauer escrevia que os objetos da paisagem existem em correlao. Essa correlao no era, alis, to ntida, to indispensvel
74

Ver tambm, DAVID HARVEY. A Justia Social e a Cidade, 1980.

como hoje. Mas, j ento, a idia de objetos em sistema era fundamental para o trabalho geogrfico. (SANTOS, 1996, p.58)

Neste momento, com base no que se alcanou at aqui, pretende-se de forma sistemtica, realizar uma descrio cronolgica dos fatos, elucidando a correlao das aes com a materializao dos objetos, que, ao longo do perodo de 1994/2004, do ao Candeal Pequeno a conformao de um territrio usado.

Para a anlise dividiu-se o tempo cronolgico em trs perodos classificado como ANTES, DURANTE e DEPOIS. ANTES perodo anterior ao ano de 1994, caracterizado pela proposta de criao de uma escola de msica profissionalizante. DURANTE perodo entre 1995 e 1999, caracterizado pelo desdobramento da idia de criao da escola de msica, culminando com a fundao da Associao Pracatum que, ao longo desta etapa, elabora e executa diversos projetos sociais; e DEPOIS perodo entre 2000 e 2004, caracterizado pela concretizao dos ideais coletivos, que concedem ao Candeal Pequeno sua atual configurao socioespacial. O PRIMEIRO MOMENTO ANTES (anterior ao ano de 1994) Antecedem a criao da Associao Pracatum episdios importantes como a Invaso de Moradores Nove de Outubro, em 1991, e as prticas culturais, permanentemente realizadas pela coletividade, cada qual no limite das reas que mantm maior circulao. E dentre os episdios que marcam a histria do Candeal Pequeno, ligado raiz cultural alicerada na produo tnico-musical, est a projeo no universo musical, na dcada de 1980, do morador Carlinhos Brown. Em seguida, em 1990, da fuso entre percussionistas do Candeal Pequeno e de outros bairros, ocorre tambm, a projeo da Banda Timbalada, que ganhando evidncia na mdia, passa a levar para os ensaios no Candeal Pequeno, um fluxo de pessoas, incompatvel com a capacidade de reas livres de circulao. E a partir destes elementos: mobilizao social e herana tnico-musical que, em 1994, Carlinhos

Brown, propem aos moradores a idia de criar uma escola de msica para meninos de rua75.

Proposta que apresentada a alguns moradores gerou, pela inteno do discurso, reflexes quanto ao emprego do termo meninos de rua, pois entre os convocados a dividir o sonho, a realidade era meninos na rua, livres para brincar. Embora certo, cheios de necessidades ocasionadas pela condio socioeconmica de seus familiares, envolvendo desemprego, pssima estrutura habitacional, com riscos de contaminao e deslizamentos, ocasionados pela falta de esgotamento sanitrio e ausncia de infra-estrutura urbana nas ruas da localidade. Discusses j iniciadas, em 1991, pela Associao de Moradores Nove de Outubro.

No entanto, atravs de outros encontros, em consenso as idias vo tomando forma e projetando no grupo a conscincia e o desejo de mudana impulsionado pela realidade vivida, tanto em relao aos recursos disponveis - a msica - como s necessidades latentes a condio urbana. Situao que leva o msico a criar em setembro do mesmo ano, 1994, a Associao Pracatum que, apenas em 1999, acrescenta ao nome os termos Ao Social, constituindo-se como organizao da sociedade civil sem fins lucrativos. Com a proposta da criao da Escola de Msica, instaura-se na estrutura social do Candeal Pequeno uma nova forma de comunicao entre as organizaes sociais que antes no existia, visto cada qual atuar apenas no limite geogrfico de abrangncia das associaes de moradores. E a partir do momento em que ocorre a interveno do msico, as trs associaes de moradores passam a manter relaes constantes, objetivando unir foras de modo a empreender um ideal comum: atuar no Candeal Pequeno na perspectiva de promover alteraes, em reas diversas que repercutissem de forma significativa na melhoria das condies de vida dos moradores.76

Desta forma a linguagem singular e cotidiana estabelecida no Candeal Pequeno, com o episdio passa a contar com novos formatos de comunicao. Inicialmente as Reunies

75

Carlinhos Brown, em evidncia na mdia e ciente da possibilidade de atribuir uma dinmica polticocultural no Candeal Pequeno, levando em conta as estratgias do Poder Municipal, no mbito do que Dias (2003) chama de mercantilizao do carnaval da Bahia, foca seus objetivos na possibilidade de construir uma Escola de Msica no lugar que o projetou. 76 Informao baseada no Documento Referncia (2001 p.1).

Comunitrias, unindo tcnicos, lideranas e moradores convidados. E, a partir de 1996, a Assemblia Comunitria instituda, abre espao para toda a populao.

O SEGUNDO MOMENTO DURANTE (de 1995 a 1999)

Historicamente, o segundo momento traz frente do movimento a imagem central de Carlinhos Brown como liderana na comunidade, idolatrado pelos moradores, que, em sua maioria, acompanharam a trajetria do msico alicerada no Candeal Pequeno. Um sentimento que vem atribudo de significados, associados a um ideal, imaginrio, de possibilitar a um filho ou neto o mesmo sucesso daquele menino barulhento que deixou de bater lata e carregar gua para vizinhana, para virar fenmeno da msica percussiva, conquistando, ao final da dcada de 1980, um pblico cada vez mais fiel ao ritmo dos diversos grupos criados e ensaiados pelo msico, dentre os quais, na dcada de 90, despontou a Banda Timbalada. Esta pela demanda de adeptos passou a necessitar de uma melhor infra-estrutura. Situao que por alguns anos levou a Banda a circular pela cidade tocando em outros pontos, como no bairro do Rio Vermelho, na Manso Fonte do Boi e no Hotel Meridien, enquanto se idealizava e executava um projeto arquitetnico que daria origem atual estrutura do CandyAll Guetho Square. Este, inaugurado em 17 de novembro de 1996, re-insere o fenmeno musical de animao popular77 em seu seio de origem, passando a agregar no interior da casa de espetculos, cerca de 2500 pessoas, que ao pagar R$20,00 (vinte reais) a meia-entrada78, tinham acesso ao espao de entretenimento, referncia cultural nas tardes de domingo em Salvador e ponto de encontro da elite jovem no perodo de pr-temporada carnavalesca. O local alm de oferecer ao convidado a participao em um show ldico como o da Banda Timbalada, possibilitava ver de perto msicos, artistas e personalidades ilustres, convidados especiais que promoviam no perodo entre a primavera e o carnaval, circulao mdia de 150 mil pessoas que se aglutinavam em espao nfimo ao redor do Guetho79.

Com a dinmica cultural efervescente, vagarosamente, o pblico freqentador moldava no fundo de vale contrastes em meio s condies das ruas sem pavimento, casas de madeira localizadas ao p da encosta, becos e vielas sujos devido s pssimas condies do
77 78

Assim o mentor do Grupo, Carlinhos Brown, classifica o trabalho da Banda Timbalada. Release Assessoria de Imprensa Mais Comunicao (2000, p.19). 79 Release Assessoria de Imprensa Mais Comunicao (2000, p.20).

minadouro. Cenrio de miserabilidade criado em paralelo ao crescimento urbano da cidade de Salvador, que com a inaugurao da casa de espetculos e, conseqente fluxo de uma nova clientela, passa a ter parmetro para comparao.

Realidade criada pelo inchao urbano e acelerada densidade populacional promovida pela competitividade desenvolvimentista do territrio brasileiro que no contexto da capital de Salvador, entre os anos 1970 e 1990, ps fim exuberncia da natureza e engessando o solo, exigiu pensar mudanas, mais pelos espaos de brilho do que pelos de opacidade. Estes na dinmica, tornam-se corrodos pela rapidez do tempo (SANTOS, 2001). E assim, o Candeal Pequeno com seus recursos locais - a cultura e a mobilizao social- e produzidos a pobreza -, caracterizava-se como adequado para uma interveno de poltica neoliberal. Com um adendo: sua localizao, como encrave territorial, em uma zona urbana planejada para abrigar uma populao de elevada renda per capta.

Panorama que impunha aos ideais de Carlinhos Brown um desafio tanto pessoal, quanto coletivo. que desde a concepo da idia de criar a Escola de Msica Profissionalizante, o msico, ciente da carncia organizacional das associaes de moradores e lideranas, em 1995, agrega intelectuais de diferentes reas do saber - arquitetos, urbanistas, engenheiros sanitaristas, socilogos e educadores objetivando que o conhecimento tcnico e cientfico destes profissionais80 contribusse com a proposta criada no eixo da base popular, fortemente alicerada e ciente de suas potencialidades, recursos e fraquezas. Os tcnicos, vislumbrados com a riqueza do lugar, junto comunidade trabalham na expectativa de encontrar solues eficazes para viabilizar aspiraes e carncias. E cientes da necessidade de um diagnstico ambiental e socioeconmico, ao final de abril de 1997, levam a campo, com recurso financeiro da produtora de Carlinhos Brown e do programa financiado pela Agncia Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional POMMAR/ USAID Preveno Orientada aos Meninos e Meninas em Risco - treze pesquisadores, estudantes universitrios, para realizar o Censo e Pesquisa de Opinio81. Aplicado em nove setores previamente divididos o Censo levantou a realidade de 744 domiclios, significando no universo total 966 famlias 82.
80

Os primeiros tcnicos, segundo relatrio de Pesquisa, foram Vera Lyra e Anna Carolina Daltron Sampaio, contratados em 1995. p.10. 81 Estudo de Caso:T Rebocado (2003 p.11). 82 H divergncia de dados, quanto ao nmero preciso de domiclios cadastrados. Segundo o Relatrio de Pesquisa Avaliao Socioeconmica e Cultural do Candeal Pequeno, redigido em 1997, estes representavam

Os dados sistematizados apontaram no Relatrio de Pesquisa uma realidade perversa, envolvendo uma populao de 5.500 pessoas, 77,29% da populao com at US$ 80 mensais per capta, 17% de desemprego, 6% de analfabetismo, 25% das moradias com risco de desabamento, 37% dos lotes com gua ou esgoto a cu aberto83.

Neste contexto que a Associao Pracatum oficializa o Programa T Rebocado, pensado desde setembro de 1996, por Carlinhos Brown, quando este proclama:

O que vamos fazer aqui uma revoluo com elegncia... uma revoluo esttica... garantir o conforto dos moradores do bairro para que eles possam viver com dignidade... em casas onde ratos no entrem para trazer doenas ou disputar o alimento que o trabalhador luta para conseguir84.

Segundo o Estudo de Caso: T Rebocado (2003), o referido Programa:

[...] tinha seu incio previsto para o momento posterior construo e funcionamento, pelo perodo de seis meses, da Escola Profissionalizante de Msica. A inaugurao, no entanto, por Carlinhos Brown, do Guetho Square CandyAll, casa de show privada, dedicada ao abrigo de eventos e, em especial, dos ensaios do grupo Timbalada, antecipou o incio do projeto como decorrncia de uma solicitao informal, feita pelo msico s autoridades pblicas presentes, de liberao de recursos para regularizao das propriedades existentes no Candeal em especial as localizadas na rea ocupada, irregularmente, no entorno imediato do Loteamento Roa dos Neves85. Os resultados dessa solicitao expressaram-se pelo incio das negociaes entre Pracatum e complementado pela comunidade nos momentos de realizao das Assemblias86.

Momento este em que, conforme descrito no Relatrio de Pesquisa/1997, se definem funes: tomando corpo, estabelecendo-se, constituindo-se e pouco a pouco diferenciandose internamente, criou funes especficas, dando-se pautas e estabelecendo

o universo de 744 unidades. E, com base no Documento Referencia de 2001, estes so em nmero de 1066 domiclios. No entanto, ambos apresentam o mesmo total de 966 famlias, estando os dados, em sua maioria, descritos em compatibilidade. Na prtica, acreditando na veracidade do Relatrio de Pesquisa, nele fundamentamos as informaes. 83 Dados obtidos em CD, via Conder em arquivo formulrio para apresentao das melhores prticas. 84 Documento Referncia (1997 p.2). 85 Creio que a autora se equivocou atribuindo ao Loteamento Roa dos Netos, o nome de Roa dos Neves.Como uma transcrio, mantivemos o nome descrito no documento. 86 Estudo de Caso:T Rebocado (2003 p.11).

um Livro de Atas

87

. Assim as Reunies Comunitrias, a partir de 12 de dezembro de

1996, abertas comunidade, realizadas uma vez por semana, tornam-se Assemblias Comunitrias. Principal arena para exposio de demandas, reivindicaes e solues.

Espao democrtico de onde, pautado em discusses coletivas, em 13 de junho de 1997 saiu o projeto T Rebocado, motivando a assinatura de um convnio entre Associao Pracatum e Governo do Estado da Bahia. Aprovado em 1998, o projeto contou com a parceria da Caixa Econmica Federal, via Programa Viver Melhor e linha de financiamento Pr-Moradia, com recursos na ordem de R$ 2.687.070,6488, objetivando atender as metas que envolviam investimentos em urbanizao, infra-estrutura e regularizao fundiria para 966 famlias, com construo de 150 novas habitaes, 161 unidades sanitrias, 480 melhorias habitacionais, implantao de equipamentos comunitrios e 01 posto de sade.

A parceria prevendo contemplar o projeto em trs etapas, contou com administrao do recurso financeiro, via Caixa Econmica Federal, execuo da obra via CONDER, e superviso da APAS via Programa T Rebocado89. Como resultado da primeira, e parte da segunda, foram entregues aos moradores 517 metros de ampliao da rede de drenagem; 436 metros de vias ampliadas do sistema virio; 122 novas unidades habitacionais; 86 unidades com melhorias habitacionais; melhoria do campo de futebol da rua Nove de Outubro; recuperao e valorizao da Fonte de gua, localizada no fundo de vale, prximo sede da Escola de Msica Pracatum 90 e, em 2004, inaugurado o Posto de Sade. Intervenes que executadas renderam Associao Pracatum Ao Social o ttulo de produtora de tecnologia social constando o modelo no banco de dados do Banco do Brasil, disponvel para replicabilidade em outras comunidades com o mesmo perfil socioeconmico.

87 88

Relatrio de Pesquisa (1997 p.10). Segundo documento fornecido pela Conder Viver Melhor Candeal Pequeno Pr-Moradia/97, redigido em outubro/1998, do total investido R$ 2.687.070,64, 10% (contra-partida) representa contribuio via Governo do Estado, e 90% (v.emprstimo) contribuio via F.G.T.S/Caixa. 89 Segundo informaes extradas do Estudo de Caso: T Rebocado, a Caixa envolveu em campo alguns engenheiros e dois tcnicos sociais, e a Conder mantinha no Candeal Pequeno dois fiscais, um coordenador, um gerente de fiscalizao, um subgerente e um assistente social (2003, p.19-20). 90 Dados obtidos em meio digital, via Conder em arquivo formulrio para apresentao das melhores prticas e apresentao em power point com o ttulo Palestra T Rebocado.

Logo, o perodo que compreende os anos de 1995 a 1999 caracteriza-se como de intensa incidncia do meio-tcnico-cientifico-informacional sobre o Candeal Pequeno, concedendolhe, atravs das relaes sociais e modos de produo nova configurao socioespacial.

O TERCEIRO MOMENTO DEPOIS (2000 a 2004)

Neste perodo, como resultado das relaes sociais estabelecidas entre as horizontalidades e verticalidades, materializado em benefcio da coletividade h o Conjunto Habitacional Z Botinha, com 16 novas unidades habitacionais; Conjunto Habitacional Sapucaia, com 36 unidades; Conjunto Habitacional Chcara Candeal, com 24 unidades; Conjunto Habitacional Jardim Candeal, com 22 unidades; Vila do Jair, com 8 unidades e outras 8 unidades isoladas. Empreendimentos que envolveram a remoo, acompanhamento e assistncia social dos moradores em reas e habitaes de risco e, em mdia, um ano depois, o reintegraram no mesmo ambiente, na condio de cidado, ao receber a chave de uma habitao digna. Entre as unidades programadas de ser contemplada com melhoria pintura e reboco - pouco foi contemplado, visto esta meta estar planejada para a terceira etapa. Situao que gerou frustrao entre alguns unidades a serem atendidas91. moradores e, sobretudo, para as presidentes das associaes Tita e Ciete, responsveis por indicar aos tcnicos as

As oito unidades habitacionais da Vila Jair pertencem famlia Rezende de Miranda e, apesar de configurar-se como um condomnio, representam um acordo de permuta com os lotes, onde hoje funciona o Posto de Sade. Lotes que nas mos do patriarca Rezende j foram hortas, mas, pela necessidade, nas dcadas de 1980 e 1990, passaram a abrigar pequenos casebres que alugados contribuam com a renda da famlia.

Entre os equipamentos pblicos, em novembro de 2003, foi entregue aos moradores a Unidade de Sade da Famlia do Candeal, com o Programa Sade da Famlia, que alm do atendimento na unidade de sade, oferece em domiclio a assessoria de agentes comunitrios. Estes, em nmero de dez92, atendem as reas do Candeal Pequeno, Fonte do

91 92

Embora, nem sempre, todas as indicaes de melhorias propostas pelas lideranas tenham sido atendidas. Os dez agentes contratados so residentes no Candeal Pequeno e, para conquistarem a vaga, submeteram-se a um processo de seleo.

Governo, Loteamento Roa dos Netos e Carmelo (vide FIGURA 18). E um ano depois, no dia 11 de novembro de 2004, por ocasio do lanamento oficial do documentrio El Milagro de Candeal como um agradecimento de Fernando Trueba aos moradores, prximo ao conjunto habitacional Sapucaia, foi inaugurada uma praa pblica batizada com o mesmo nome do documentrio .

FIGURA 18

REA DE AT UAO DOS AGENT ES COMUNIT RIOS DE S ADE


Unidade de S ade da Famlia do Candeal Program a de S ade da Fam lia - PS F
nio Rosa

Igreja Matriz Nossa S enhora de Brotas


rA nto

VI

o
Ca

La dei9ra

Tra v. d

Mo nse

nho

Jo

eJ ulh o

nd a l e

Ru a

Do m

Rua 20 d

Pe d

ro
ca Al

Din a

Av en

Sil va

T ra v. Cand eal Grand e

Do

2 T rav. Candeal Pequeno

id a

G
3 T rav.

ar a

nt

er ov

Ru aM e

T ra v.

M e

no Candeal Pequeno
. no ue

sta

Din a

Co

Congregao Ancilas no Brasil


1

ed

m Ala

ra T

a vC

l ea nd

Pe q

Fa lc

ar

Pra a Frei Hildebrando Krutha mp


nio Anto

W al de

Ca

rm

La d

e ira

Mo n se

nte Mo

so

e Ala m

rto Ho

ssa ve ra T
T

a Ru

a Ru

lfon Ild e Rua


o ria d Rua Sa nta Ma

nte Carmelo

s Are

e lo

ra T

Vila

Al am

1 T ra ve ssa
ra ve ssa
T

Av. Argentina
Vil a

a Ru
Rua Paulo Afonso

Wa ld

Rua
io Rua S anto Anton

Bo ns Ar es

Ar izo n

de 18
2

em

o
e lo

Bo ns Are s

ar

Fa lc

ga a Urub up un Ru Rua Franc isc a Romana Av. 18 d e Agosto T ra v. 18 d e Agosto Rua Franc isc a Romana Rua 18 de Ag osto

Mo

Sa nto

n to An

a rm

lo au v.P

de Jun Rua 9 ho

ra ve ssa Mo nte C

so on Af

fa a La Ru

Sa yete

rm ento

Av. Chile

Ch do

T rav. Fc a. R om ana

Rua

n Bo

lo Pa u

vi t

Sa nt o

s re sA

da

Ru

so

a nto S

Retiro S o Francisco

on Af

P raa Alcebiades Damasceno

nho r

Anto nio

sa Ro

io

ed a

Ca rm

Ala m

nte a Mo m ed

Carmelo da Bahia

Ala

. rav T

Pa

ulo

Af o

ns o

Legenda
Equipe rea do Guetho Ana Carla Andrade dos Santos Rosangela S ilva Cerqueira Nelc y Maria Koppe dos S antos Iraildes da Silva Batista Charles Ham ilton Lim a Reseda Equipe rea da Pedra Luc inei de Jesus S ilva Erivnia Santos Alm eida Edm ilson T avares da S ilva Joic e Costa Saldanha Daniela S antos das Neves reas fora do lim ite de atendim ento

No contexto das relaes de poder, um episdio que marca o terceiro momento e altera o cotidiano do lugar, ocorre por meio de um conflito, entre os condomnios fechados com o

e lo

Conj. Hab. Chcara do Candeal

ad Ru

ha stil Ba

n Bo Av.

o Ag st o

Conj. Hab. Jardim Candeal

1 v. Tra

Conj. Hab. Z Botinha


1 T ra v P a ulo
s

c io d e n Aux Rua St

Unidade de Sade PSF


o Ag

2 T ra v Bo ns A re

Afo n s

ra v. T

Bo

de
9
2
1

b ro Outu
utub ro de O Rua 9

sto

ns

a Ru

as ra vess T

es Ar

a u lo Rua P

so Afo n
Ru a 9

ub ut O
de

ro

T ra v. 9 de Outubro

Conj. Hab. S apucaia

Candeal Pequeno diretamente relacionado casa de espetculos CandyAll Guetho Square, promovido por meio de um abaixo assino, por alguns moradores, que justificando incmodo auditivo, transtornos em vias pblicas e falta de segurana, enviaram-no Promotoria de Justia do Meio Ambiente do Ministrio Pblico. Este avaliado, foi julgado em audincia pblica, e com a presena de apenas dois opositores decretou a cassao do alvar de funcionamento do Guetho. Em manifestao pblica, moradores do Candeal Pequeno e timbaleiros, em passeata pelas ruas do Loteamento Cidade Jardim e Avenida Juracy Magalhes, antes do ltimo ensaio da Banda Timbalada, com faixas e refres a favor do no fechamento do Guetho viraram notcia na edio de segunda feira, 10 de fevereiro de 2003, no jornal Correio da Bahia com o ttulo Comunidade do Candeal repudia a idia de extinguir
os ensaios da Timbalada no Guetho Square

Uma intensa manifestao a favor do msico Carlinhos Brown marcou o incio do ensaio da Timbalada no CandyAll Guetho Square, ontem, tarde 09/02 -. Dezenas de moradores do Candeal foram s ruas munidos de faixas e cartazes com os seguintes dizeres: "A cultura do guetho no pode morrer", "Queremos Brown", "Os incomodados que se mudem" e "A comunidade do Candeal apia Brown". Os manifestantes repudiam a idia de extinguir os ensaios da Timbalada no local. Em audincia promovida pela Promotoria de Justia do Meio Ambiente do Ministrio Pblico, na ltima quarta-feira, o prprio Carlinhos Brown afirmou que pode encerrar os shows na rea se o som dos instrumentos continuar incomodando uma parte da comunidade do Loteamento Cidade Jardim, bairro nobre prximo ao Candeal93.

Contudo, soma-se a esta notcia, outros incmodos, que em artigo publicado no jornal A Tarde na data de 26/01/2003, sob o ttulo Barulho do Guetho desvaloriza imveis melhor justifica a cassao do alvar.

Entretanto, conforme reflexo da vocalista Amanda Santiago, esta nova etapa da Banda pode ser resumida da seguinte maneira:

[...] a gente sempre recebeu o Brasil inteiro, o mundo inteiro l no Candeal, e sempre com o corao aberto e quando aconteceu este problema [...] a gente tentou modificar a situao, a gente resolveu ir agradecendo a populao, inovando, levando a mesma estrutura, igual como se fosse um circo para ir agradecendo as pessoas. E a a gente fala, no se esqueam a gente est aqui, Guetho uma marca, faz parte da

93

Extrado do site: http://www.correiodabahia.com.br/2003/02/10/noticia.asp?link=not000070781.xml. Acessado em junho/2005.

famlia Timbalada e a a gente vai continuar fazendo desta forma, agradecendo a galera. Levando o Candeal94.

Como uma filosofia, durante o show, os vocalistas fazem reverncia ao Candeal Pequeno como o bero sagrado da Banda. Comunicao que no imaginrio, sustenta o lugar como referncia cultural, mantendo a permanncia simblica do Guetho em seu local de origem, o que favorece a evidncia do Candeal Pequeno, mantendo a visibilidade do projeto social da APAS. E como discutido, ainda que a Banda Timbalada seja, de fato, um elemento intrnseco ao Candeal Pequeno, h crticas no que diz respeito restrio de acesso da populao local aos ensaios, a partir do ano de 1996, quando privada, restringiu-se a um pblico pagante. Mas na contramo contra-racionalidades - diretamente beneficiou o comrcio informal. E entre os jovens moradores, a circulao de outros jovens de melhor poder aquisitivo no mesmo limite geogrfico do seu local de origem, parecia torn-los iguais naquele fundo de vale, tomado pela confraternizao favorecida pela linguagem da msica.

Uma linguagem que associando herana tnico-musical, cultura afro-descendente e mobilizao social, agrega adeptos e simpatizantes e, em 2004, transforma becos, ruas e vielas, em set de gravao cinematogrfica para a produo do documentrio El Milagro de Candeal, sob direo do cineasta espanhol Fernando Trueba. E por alguns meses, grupos musicais, lideranas comunitrias, moradores, crianas e idosos vivenciaram uma realidade, antes, apenas vista em cinema ou na televiso. E agora, como na vida real, eles eram os protagonistas e ganhariam com a produo do documentrio a confirmao de insero deste protagonismo na histria do Candeal Pequeno.

Exibido, com grande cobertura da mdia espanhola, o documentrio evidencia a imagem de Carlinhos Brown e projetando a imagem das lideranas comunitrias e moradores, sensibiliza autoridades e empresrios que rumam para Salvador, com intuito de conhecer a realidade, fora dos limites da projeo de uma tela. Como resultado, as visitas repercutiram em novas articulaes, estando garantida, para o ano de 2005, a construo de uma creche j prevista no projeto de interveno redigido em 1997 para atender 200 crianas de 0 a 6 anos, moradoras na localidade, que conta com um universo de 662 crianas nesta faixa
94

Entrevista concedida por Amanda Santiago, em 01/08/2004, durante o show Joo Pessoa Guetho Square, na cidade de Joo Pessoa, Paraba.

etria95. Com os recursos para o investimento na infra-estrutura, esto previstos salas de aula, teatro, parque infantil, berrio, terrao, sala de amamentao, lavanderia, cozinha e sala de reunio para mes96. Os mesmos chegaram ao Candeal Pequeno via Coca-Cola divises Brasil e Espanha e Agncia Internacional de Cooperao Espanhola, que dividem a responsabilidade com a Secretaria Municipal de Educao e Cultura 97, a quem caber a administrao e assessoria tcnica pedaggica. Um acordo que amplia as relaes entre a Prefeitura Municipal de Salvador e Associao Pracatum Ao Social, instigando a continuidade desta investigao para acompanhar, na escala de avaliao da participao popular de SOUZA (2003), o que tende a acontecer a partir deste episdio.

Com a repercusso do documentrio no exterior, as lderes comunitrias Arinalva Arcanjo e Graciete Batista foram convidadas a participar e palestrar no Frum Universal das Culturas no ano 2004. E l, reconheceram-se, de fato, protagonistas da histria do Candeal Pequeno, possibilitando recuperar a auto-estima e retornar prtica, cientes da capacidade de gerir junto aos moradores, atravs das suas associaes, novas aes empreendedoras. A expresso recuperar a auto-estima, aqui utilizada com base em argumentos j debatidos, busca no processo identificar que o perodo vivenciado pelas lideranas durante a fase de sobreposio do modelo da solidariedade funcional organizacional sobre a orgnica, apesar de ter introduzido um modo de tratamento de subordinao, paralelamente, garantiu agregar ao que j sabiam, tcnica e informao. E hoje, a imagem da APAS no se restringe mais, apenas, imagem de Carlinhos Brown que se, por um lado, garantiu ao empreendimento luminosidade, por outro, ao longo do processo, por vezes, ofuscou ou submeteu ao segundo plano o papel das lideranas comunitrias.

Para expressar esta reflexo, com relao nova fase das presidentes das associaes de moradores AMDP e AMNO, embasada em sentimentos apreendidos ao longo do perodo de convivncia, aproprio-me da citao de Sal Sosnowski,
Sempre foi possvel narrar o mundo falando da aldeia, mas foi, igualmente, necessrio sair da aldeia para conhecer seu lugar no mundo e
95

Dados extrados do - consolidado das famlias cadastradas do ano de 2005 modelo PSF no Candeal Pequeno, em 19/04/2005. Fonte SIAB Sistema de Informao de Ateno Bsica - Secretaria Municipal de Sade. 96 Extrado do site: http://www.cocacolabrasil.com.br/sl_imprensa/releases . Acessado em 23/06/2005. 97 Extrado do site:http://www.smec.salvador.ba.gov.br/conteudo . Acessado em 23/06/2005.

a partir dali iniciar o conhecimento das origens e de seus possveis futuros


98

Como lideranas de um lugar que detm, desde o ano de 2002, o ttulo de tecnologia social concedido a APAS, mister que pelo trabalho indiretamente realizado, ainda que no tenham acesso direto base organizacional reservada aos tcnicos, conheam as prticas e os instrumentos utilizados para a conquista do ttulo que, pela prtica alicerada no eixo do espao banal, ajudaram a conquistar. E aps a evidncia conquistada em Barcelona, com a participao no documentrio El Milagro de Candeal, tem sido comum lder comunitria Graciete Batista - por ter protagonizado o episdio da invaso Nove de Outubro - participar de palestras no exterior, transmitindo as experincias vivenciadas pelos moradores do Candeal Pequeno a outras localidades99.

Consolidando suas prticas, a Associao Pracatum Ao Social, atravs da Escola de Msica Pracatum, pela participao nos projetos sociais do UNICEF e pela parceria com a UNESCO, em 2002, conquista o Prmio Unesco Categoria Juventude. E em 9 de novembro de 2004, embora no tenha formado a primeira turma, chega ao pice do reconhecimento e recebe pelas mos do Presidente Luis Incio Lula da Silva e do Ministro da Cultura Gilberto Gil, uma das insgnias da Ordem do Mrito da Cultura100 mediante discurso coerente do Exmo. Sr. Presidente da Repblica, ao mostrar a dificuldade que tem sido valorizar os elementos culturais no Brasil, sem parecer mercantilista e do Ilmo. Ministro da Cultura Gilberto Gil, que em sua fala deixou-se levar pela espetacularizao que, comumente, se faz com a produo cultural brasileira. Conforme transcrio abaixo:

Queremos que os produtos culturais brasileiros, a exemplo do que j ocorre com a indstria e a agricultura, tenham cada vez mais acesso aos mercados de todo o mundo. Afinal, este um dos segmentos que mais cresce na vida econmica internacional, com um enorme potencial de gerao de emprego e renda [...] Obviamente que ns no queremos fazer uma lei, como disse o nosso querido Carrilho, para tirar nada de ningum.
98

Extrado e adaptado do artigo de Sal Sosnowski, prof. Dr. da Universidade de Maryland College Park (EUA): organizador do terceiro volume da obra crtica de Jlio Cortazar Revista Cult, out/2000 p.23. 99 Em 2005, Ciete, lder comunitria da Associao Nove de Outubro, esteve na Espanha, nos EUA e na frica, ministrando palestras sobre sua prtica, alicerada na Invaso 9 de Outubro.
100

A Ordem do Mrito Cultural foi instituda pelo Ministrio da Cultura, em 1995, por deciso do Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, por meio do Decreto n 1.711 de 22 de novembro de 1995 . Seu objetivo tornar pblico o empenho de cidados e cidads que, de maneira significativa, destacaram-se na prestao de servios Cultura Brasileira.

O que ns queremos garantir direitos a outros que no tm direitos; o que ns queremos aumentar o nmero de pessoas que possam ter direitos neste pas; queremos aumentar o nmero de pessoas que possam participar da atividade cultural no nosso pas. E, mesmo assim, ns enfrentamos uma adversidade muito grande, porque estamos mexendo com hbitos, estamos mexendo com pseudodireitos, estamos mexendo com costumes e tudo isso sempre muito complicado (Luis Incio Lula da Silva)101.

A cultura mestia do Brasil que os homenageados de hoje fazem e simbolizam, a grande conquista deste povo. E sua principal contribuio a um planeta ainda marcado pela guerra, pela intolerncia, pela busca da hegemonia, pela segregao. No por acaso tanta simpatia pelo Brasil mundo afora. E tanto apreo pela nossa msica, pelo nosso futebol, pelo nosso cinema, pela nossa literatura, pelas intervenes coletivas dos brasileiros. H no Brasil um sentido evidente de superao, de celebrao da vida, de intensidade emocional, de liberdade, que comove quem nos v, nos ouve, nos toca, nos prova e nos cheira (Gilberto Gil).

Assim, este terceiro momento, promovendo a leitura factual da realidade, conduz sntese o entendimento do papel das organizaes sociais no Candeal Pequeno. Representantes do processo de transio do lugar, estigmatizado como uma favela, condio de um espao cidado que, em menos de dez anos, cresce de forma ordenada em sua dimenso territorial conquistando legalmente, com infra-estrutura urbana e habitacional, reas em seu entorno. Conquista que legitima a participao popular no projeto social implementado (vide FIGURA 19).

101

http://www.cultura.gov.br/ministerio_da_cultura/ordem_do_merito_cultural/index.php. Acessado em maro/2005.

FIGURA 19

CANDEAL PEQUENO: EVOLUO DO LIMITE TERRITORIAL

5-

INTERVENES HABITACIONAIS
O projeto habitacional, um projeto social. O Programa T Rebocado, trouxe uma realidade diferente da que a gente vivia no Candeal 102.

5.1

PERFIL DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS

Identificados os elementos, agentes e fatores responsveis pela atual configurao socioespacial do Candeal Pequeno, chega-se ao momento atual, 2004, tendo os conjuntos habitacionais como novos elementos na histria do Candeal Pequeno. Elementos estes, que representam a concretizao de um ideal iniciado em 1991, com a Invaso Nove de Outubro, e, que, executado pelo Programa Viver Melhor, contemplou tanto moradores das reas ocupadas irregularmente, como residentes h mais de 20 anos, em localidades que pela falta de infra-estrutura, se tornaram de risco. E entre estes, pde-se identificar que apesar da satisfao com as novas unidades habitacionais, sentem-se estranhos ao lugar, apontando interesse em mudar.

Em novembro de 2004, com objetivo de identificar o grau de aceitao em relao ao projeto executado, aplicou-se entre os chefes de famlia residentes nos conjuntos habitacionais, um questionrio contendo cinco variveis: perfil socioeconmico dos moradores; grau de aceitao ou rejeio com relao ao imvel recebido; grau de aceitao ou rejeio com relao ao convvio em condomnio; interesse de mudar-se para outra localidade e tempo de residncia dos entrevistados no Candeal Pequeno. Os dados sistematizados, com base no total de questionrios respondidos, acrescidos de um perfil por conjunto habitacional, apontaram os seguintes resultados (vide QUADRO 5).

102

Fala da lder comunitria, presidente da Associao de Moradores 9 de Outubro, Graciete Batista - nov/2004.

QUADRO 5

CANDEALPEQUENO: PERFILDOSCONJUNTOSHABIT ACIONAIS ANO 2004


PROPRIETRIOS DO IMVEL
75,00%
Conj. Hab. Chc ara Candeal

RENDA FAMILIAR at 1 SM
43,80%
Conj. Hab. Chc ara Candeal

Conj. Hab. Z Botinha

100,00%

Conj. Hab. Jardim Candeal

Conj. Hab. Z Botinha

94,10%

43,80%

Conj. Hab. Jardim Candeal

35,30%

Conj. Hab. S apuc aia

Conj. Hab. S apuc aia

93,90%

39,40%

GRAU DE SATISFAO COM O IMVEL


(principais problemas enfrentados)

GRAU DE SATISFAO COM O CONDOMNIO


(principais problemas enfrentados)

87,50%
Conj. Hab. Chc ara Candeal

62,50%
Conj. Hab. Chc ara Candeal

Sistema de Esgotamento Sanitrio

Convivnc ia Seguran a Barulho

Conj. Hab. Z Botinha

68,00%
Infiltrao R achadura

Conj. Hab. Jardim Candeal

Conj. Hab. Z Botinha

94,10%
Cobertura T elhado

81,30%
Convivnc ia Barulho

Conj. Hab. Jardim Candeal

58,80%
Convivnc ia Seguran a Barulho

Conj. Hab. S apuc aia

Conj. Hab. S apuc aia

93,90% Sistema de Esgotamento Sanitrio


Mofo no T elhado

78,80% Convivnc ia
Uso e T rfic o de Drogas

APONT ARAM INTERESSE EM MUDAR


18,80%
Conj. Hab. Chc ara Candeal

TEMPO DE RESIDNCIA ma is de 20 a nos


37,50%
Conj. Hab. Chc ara Candeal

Conj. Hab. Z Botinha

43,80%

Conj. Hab. Jardim Candeal

Conj. Hab. Z Botinha

35,30%

75,00%

Conj. Hab. Jardim Candeal

17,60%

Conj. Hab. S apuc aia

Conj. Hab. S apuc aia

9,10%
Fonte: Base Cartog r fic a - SICAR - 1992 - PMS / Extra da do CD LOUOS verso 2001 - FMLF Dad os: 82 question rios ap lic a dos c om c hefes d e fam lia resid entes nos Conjuntos Hab ita c ionais - Nov/2004 Ela borad o por: Selm a Ba tista

36,40%

Conjunto Habitacional Z Botinha

Deviam erguer, aqui, um busto em praa pblica, em homenagem aos orixs que protegem este lugar 103.

Em relao aos demais conjuntos, o Z Botinha com 16 unidades habitacionais, por sua localizao e arquitetura, o mais popular e, por isso, desde sua inaugurao, em julho de 2000, contedo de inmeras matrias jornalsticas tanto no Brasil como no exterior. Privilgio atribudo parceria entre as organizaes locais e o Governo do Estado que edificou um empreendimento to excntrico quanto a prpria comunidade que o abrigou. Visibilidade que garantiu classificar o projeto de Melhorias Habitacionais e Urbanas T Rebocado, entre as 10 Melhores Prticas Habitacionais no Brasil, via Programa CAIXA Melhores Prticas. E entre as 100 Melhores Prticas no mundo, no Programa das Naes Unidas para os Assentamentos Humanos Habitat, ocorrido em Dubai, na Unio dos Emirados rabes.

Informaes possivelmente desconhecidas para os 68 moradores que com a conquista, passaram a ditar como endereo: Conjunto Habitacional Z Botinha, rua Bob Marley, Candeal Pequeno, Salvador, Bahia, Brasil. Para uma maioria, o nome da rua deveria ser Z Botinha, em homenagem ao senhor Z Botinha, antigo proprietrio do terreno e, que, ningum mais teve notcias. Mas, pelo esquecimento, coube a Bob Marley o privilgio, devido s semelhanas entre o povo do gueto de Trenchtown, na Jamaica, onde nasceu Bob Marley, e o povo do Candeal Pequeno. Trenchtown porque baseado na msica e nas idias de Bob Marley, possibilitou Jamaica sair do anonimato e ganhar lugar no mundo a partir da filosofia Rastafari. E o Candeal Pequeno porque, atravs de Carlinhos Brown, da msica e da mobilizao social, projetou o Candeal Pequeno primeiro dentro do seu prprio limite. Depois, no bairro, na cidade, no Estado, no Pas e, no Mundo, divulgando os recursos nele existentes.

De acordo o questionrio, identificou-se que, entre os quatro conjuntos habitacionais, apenas no Z Botinha, 100% dos imveis so ocupados pelos legtimos donos. Do total de moradores, 26 esto abaixo da faixa etria de 15 anos e 42 acima. Entre os moradores at 15 anos de idade, 73,1% esto na escola. Com mdia de 4,25 moradores por unidade, 12,50% das famlias, se sustentam com renda inferior a um salrio mnimo; 43,8% com at
103

Proposta de seu Paulo Conceio, 57 anos. Morador desde criana no Candeal Pequeno.

um salrio mnimo; 37,5%, com at dois salrios mnimos, e 6,3% encontravam-se sem fonte de renda.

Quanto ao grau de satisfao com o imvel, 68% dos entrevistados declararam-se satisfeitos, contra 31,3% de insatisfeitos. Para 25,0%, a nota atribuda ao imvel foi tima, para 43,8% boa e 31,3% ruim. Com maior incidncia, os casos de insatisfao relacionados referem-se a problemas com infiltrao e rachadura nas paredes.

Com relao ao grau de satisfao com o convvio em condomnio, 81,3% dos entrevistados disseram-se satisfeitos, contra 18,8% de insatisfeitos. No entanto, os dados apontam um contra senso, visto 75% do total de entrevistados, terem atribudo como ruim a nota classificatria ao convvio em condomnio, contra 18,8% que apontaram como bom, e, 6,3% timo. Apontando como principais problemas do dia a dia, convivncia e barulho.

Entre o total de 16 entrevistados, todos os contemplados com as novas unidades, j eram residentes no mesmo local h mais de 20 anos, chegando em alguns casos a mais de 30 e 40 anos. E apesar de 68,8% terem considerado o grau de satisfao com o imvel bom, e 81,3% terem considerado o grau de satisfao com o condomnio, tambm satisfatrio, contraditoriamente, 43,8% apontaram interesse em mudar para outra localidade. E, diante do questionamento do entrevistador, sobre o motivo de interesse pela mudana, alguns, os mais idosos, se calavam, parecendo buscar alm do visvel uma resposta no tempo e no espao, no conseguindo definir com exatido, o sentimento que lhes causavam tal desejo.

Situao que aponta o ponto de desequilbrio entre a rapidez do tempo, que se processa no mundo, em relao ao tempo lento, resguardado por estes senhores do lugar, cujo meio de informao, pela condio socioeconmica, em geral, resume-se a um pequenino rdio de pilha.

Conjunto Habitacional Sapucaia

Aqui no Sapucaia, a gente tem muita riqueza cultural e ningum v. Deviam valorizar aqui, tambm, a capoeira do Arquiles, que todo dia junta a crianada ali, embaixo, daquela rvore, oferecendo aos meninos uma atividade de lazer. Tem tambm a produo de berimbau do Marquinho das Cobras. Voc sabia que ele tem berimbau espalhado na Europa, Alemanha, Estados Unidos? 104.

Possivelmente, o nome do Conjunto Habitacional Sapucaia, deve-se a est espcie vegetal, pertencente famlia da castanheira do Brasil e castanheira do Par, encontrada em abundncia nesta rea, antes da ocupao das terras com as edificaes do entorno. Cujo limite do espao geogrfico, menos de 30 metros lineares105, que divide o conjunto popular e os condomnios habitacionais Quintas do Candeal e Horto Florestal, no ano de 2003, com a colocao de uma cerca de proteo, tornou expressiva as disparidades territoriais entre este aglomerado urbano (vide FIGURA 20).
FIGURA 20
CERCA COM PROTEO DE ARAME

No total de 40 habitaes, 07 questionrios no foram respondidos devido ausncia do responsvel no imvel. Entre os 33 aplicados,

constatou-se que 93,9% dos imveis so ocupados pelos legtimos donos; um imvel alugado no valor de R$230,00, e um entrevistado no soube responder. Dos 153 residentes, 70 enquadram-se na faixa etria abaixo de 15 anos de idade e 83 acima desta faixa etria.

Lotea mento Horto Floresta l Conjunto Ha bita c iona l Sa puc a ia

MARCAS DE SEGREGAO
Foto: Selma Batista

Entre os moradores at 15 anos de idade, identificou-se que 82,9% esto na escola, quatro declararam ter bolsa escola e um, bolsa famlia. Com mdia de 4,63 moradores por unidade habitacional, 21,2% das famlias se sustentam com menos de um salrio mnimo; 39,4% com at um salrio mnimo; 15,2%; com at dois salrios mnimos; 3,0% com at trs
104 105

Fala de um morador, de 40 anos, nascido no Candeal Pequeno - nov/2004. Fonte: Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupao do Solo em Salvador de Ordenamento do Uso e da Ocupao do Solo em Salvador LOUOS, Prefeitura Municipal de Salvador/BA (dado obtido, atravs da medida de distncia).

salrios mnimos; 15,2% dois entrevistados estavam desempregados e, os demais no souberam responder.

Quanto ao grau de satisfao com o imvel, 93,9% declararam-se satisfeitos e 3,0% insatisfeitos. Para 54,5%, a nota atribuda ao imvel foi tima, para 30,3%, boa e 12,1% ruim. Com maior incidncia para os moradores que residem nas unidades edificadas na parte inferior do conjunto habitacional, as queixas se refere ao sistema de esgotamento sanitrio. Para os residentes na parte superior, os problemas se referem ao telhado.

Relacionado ao grau de satisfao com o convvio em condomnio, 78,8%, disseram-se satisfeitos com o convvio em condomnio, contra 18,2% de insatisfeitos. Entre as notas classificatrias, 45,5% dos entrevistados atribuem nota tima; 21,2%, bom, e 30,3% consideram o convvio ruim. Como principais problemas enfrentados, destaca-se a convivncia, e o uso e trfico de drogas, nas imediaes do condomnio. Segundo moradores, facilitado pela proximidade deste conjunto com trs vias de acesso. Uma no fundo de vale, via escadaria que d acesso ao condomnio Quintas do Candeal, chegando facilmente avenida Juracy Magalhes; outra via rua Nove de Outubro, com acesso ao loteamento Cidade Jardim, e, via alameda Bons Ares, dando acesso ao bairro de Brotas.

No entanto, mesmo diante destes conflitos do cotidiano, entre os 33 entrevistados, apenas trs afirmaram interesse em mudar. Um, morador h 46 anos, e outros dois residentes, desde o incio da dcada de 1990. Do total, 36,4% so residentes h mais de 20 anos; 15,0% residentes entre 15 a 19 anos; 21,2% entre 10 a 14 anos, 21,2%; 9,1% entre 5 a 9 anos; e, tambm 9,1%, para os residentes h menos de 5 anos.

Conjunto Habitacional Jardim Candeal


Lutar pelo espao, garantir o espao e preservar a nossa identidade 106.

106

Fala de Ana Claudia dos Santos, ex-ativista do movimento de moradia e mobilizadora comunitria. Casada e me de dois filhos, reside em uma moradia com 38m2 localizada na Rua Nove de Outubro, pavimentada em esquema de mutiro, pelos moradores da invaso de 1991. Fala concedida em trabalho de campo - mai/2004.

O nome Conjunto Habitacional Jardim Candeal, em relao aos demais empreendimentos, traz em si um significado, que apenas atravs do convvio com os moradores possvel apreender. Isso porque com base no histrico do lugar onde foi edificado, ele representa um dos melhores cenrios, do antes e depois das intervenes habitacionais, expressando o direito de um habitar digno, conquistado pelas mulheres que, em 1991, ocuparam a rea insalubre da vala e ali permaneceram reivindicando no apenas um direito cidado, mas, tambm, de forma herica, a preservao da rea limtrofe entre o Candeal Pequeno e os novos territrios que com os empreendimentos imobilirios avanavam, comprimindo-o.

O episdio ocorrido em 9 de Outubro de 1991, na rea onde, hoje, est edificado o Conjunto Habitacional Jardim Candeal deflagrou uma verdadeira epopia entre as empresas especuladoras de imveis, Poder Pblico e comunidade local. Comunidade representativa que empreendendo esforo coletivo lutou por um interesse comum: preservar o limite geogrfico do Candeal Pequeno, sob risco de ele ser invadido pelas edificaes ao redor, cujas benfeitorias pblicas, limitadas at a entrada do Candeal Pequeno, impunham um cenrio de disparidade socioespacial.

Em campo, do total de 22 questionrios aplicados, 05 no foram respondidos. Entre os 17 aplicados, 94,1% se declararam proprietrios legtimos do imvel, embora dois moradores, ironicamente, apontaram dvidas sobre a legitimidade desta posse, visto no terem ainda a escritura definitiva do imvel. Do total de 79 moradores, 38 enquadram-se na faixa etria abaixo de 15 anos de idade e 41 acima desta faixa. Entre os moradores at 15 anos de idade, 65,8% estavam na escola. Com mdia de 4,6 moradores por unidade habitacional, com renda familiar de menos de um salrio mnimo, enquadram-se 23,5% dos moradores; de at um salrio mnimo 35,3%; de at dois salrios mnimos 5,9%; e sem fonte de renda 17,6%. Com relao ao grau de satisfao com o imvel, 94,1% declararam-se satisfeitos e 5,9% insatisfeitos. Para 11,8%, a nota atribuda ao imvel foi tima; para 41,2%, bom e 47,1%, ruim. Com maior incidncia, os casos relacionados se referem aos problemas com cobertura, telhado e tubulaes.

Quanto ao grau de satisfao com o convvio em condomnio, 58,8% dos entrevistados disseram-se satisfeitos com o convvio em condomnio, contra 41,2% de insatisfeitos. Para

11,8% o convvio timo; para 29,4% bom; e para 58,8% ruim. Destacando como principais problemas enfrentados a convivncia e o barulho.

O Conjunto habitacional Jardim Candeal, segundo dados obtidos, um dos que concentra a maior populao residente h menos tempo no Candeal Pequeno, representando, no universo total, 35,3% moradores residentes entre 5 a 9 anos; 23,5% residentes entre 10 a 14 anos; 11,8% residentes entre 15 e 19 anos; e 17,6% residentes h mais de 20 anos. E, acompanhando o elevado percentual apresentado no conjunto Z Botinha, 35,3% do total de entrevistados, apontaram interesse em mudar.

Conjunto Habitacional Chcara do Candeal


A segurana vem piorando. Com o progresso, no acontece s coisa boa 107.

Distante cerca de 300 metros da entrada principal do Candeal Pequeno, onde se concentram os grandes empreendimentos, o Conjunto Habitacional Chcara do Candeal, ocupa no topo da encosta uma rea privilegiada pela localizao e, apesar de abrigar no territrio resqucios de uma vegetao nativa, com entulhos de lixo jogados pelos moradores na encosta, vem comprometendo o ambiente natural.

Entre as 24 unidades habitacionais, 16 questionrios foram respondidos. Do total, 75,0% se declararam proprietrios legtimos do imvel; 18,8% compraram o imvel; e um

entrevistado no soube responder. Entre os que adquiriram o imvel, um declarou ter efetuado a compra ao valor de R$ 6 mil reais. Do total de 73 moradores, 33 enquadram-se na faixa etria abaixo de 15 anos de idade e 40 acima de 15 anos. Entre os moradores at 15 anos de idade, identificou-se que 87,9% esto na escola. Com mdia de 4,6 moradores por unidade habitacional, 12,5% declarou renda familiar inferior a um salrio mnimo; 43,8% com renda de at um salrio mnimo; 25,0%; com renda de at trs salrios mnimos; com destaque, em relao aos demais conjuntos, 12,5%; declararam renda de at 3 salrios mnimos; e 6,3% declararam-se sem nenhuma fonte de renda.

107

Fala da moradora do apartamento 101 - nov/2004. A mesma moradora, no incio da entrevista, apontou insatisfao com as constantes pesquisas acadmicas e matrias jornalsticas.

Quanto ao grau de satisfao com o imvel, 87,5% dos entrevistados declararam-se satisfeitos. Para 12,5% dos moradores a nota atribuda ao imvel foi tima; para 68,8% boa; e para 18,8%, ruim. Dos 16 moradores entrevistados, apenas dois queixaram-se de problemas de infra-estrutura, no caso, referente a tubulao do sistema de esgotamento sanitrio que, por correr em frente s residncias, por vezes, quando estoura, causa transtornos levando a sujeira acumulada para a porta das moradias.

Com relao ao grau de satisfao com o convvio em condomnio, 62,5% dos entrevistados disseram-se satisfeitos com o convvio em condomnio, contra 37,5% declarados insatisfeitos. Entre as notas classificatrias, nenhum morador atribuiu conceito timo; para 31,3% o convvio foi considerado bom; e para 68,8% ruim. Percentual elevado que encontra consenso entre os entrevistados, devido transtornos relacionados ao depsito de lixo reciclvel em rea coletiva do condomnio, recolhido por uma moradora que justifica ter nesta atividade nica fonte de renda. Por conseguinte, outros problemas se agregam gerando conflitos relacionados convivncia e segurana. Sobretudo no que diz respeito questo de higiene sanitria ocasionada pela manipulao e exposio permanente do lixo em rea pblica.

Entretanto, apesar dos transtornos, do total de questionrios respondidos, apenas 18,8% apontaram interesse em mudar do Candeal Pequeno. E entre os moradores entrevistados, 37,5%, residem h mais de 20 anos; 12,5% residem entre 15 a 19 anos; e 31,38% entre 10 a 14 anos.

5.2

UM PANORAMA DA ATUAL CONFIGURAO SOCIOESPACIAL

Considerando

os

conjuntos

TABELA 5 CONJUNTOS HABITACIONAIS: PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS estrutura fsica do imvel convivncia em modelo condominal nenhum problema 19,51 59,75 20,74 100,00
Fonte: Trabalho de Campo, nov/2004 Elaborado por: Selma Batista

habitacionais edificaes que ditam a atual configurao socioespacial do Candeal Pequeno, a partir da anlise integrada das respostas obtidas junto aos moradores, se identificou, que entre o universo total de respostas sobre os principais problemas

enfrentados, 59,75% dos moradores, apontaram dificuldades quanto ao

convvio em modelo de condomnio. Contra 19,51% de moradores que justificaram como principal problema, a dificuldade em solucionar questes relacionadas manuteno do imvel, no que se refere s rachaduras e infiltraes (vide TABELA 5).

Dados compatveis com os obtidos na

TABELA 6, que no universo total representa

88,89% dos moradores satisfeitos com o imvel adquirido, contra 11,11% de insatisfeitos.

TABELA 6 CONJUNTOS HABITACIONAIS: GRAU DE SATISFAO COM O IMVEL satisfeitos insatisfeitos 88,89 11,11

Em maio de 2005, em entrevista com a coordenadora Regina Luz, tcnica da CONDER responsvel pela gesto do Programa Viver Melhor, o

percentual de 88,89% de moradores satisfeitos com o imvel foi um dado


timo bom ruim
Fonte: Trabalho de Campo, nov/2004 Elaborado por: Selma Batista

32,10 43,21 24,69 100,00

surpreendente, segundo ela, porque as comunidades beneficiadas com o programa, apesar de contarem com representaes legitimadas, nem

sempre conseguem atingir um grau aceitvel de satisfao e cooperao. E embora ela no compare at porque acrescenta ao

compreendem realidade e grau de conscientizao, muito diferentes -

exemplo de sucesso do Candeal Pequeno, a experincia com o Programa Ribeira Azul em Alagados que, apesar de contar com 69 representaes legitimadas, no alcanou o mesmo grau de participao popular no processo de consolidao do projeto, gerando com isso,

falta de manuteno, acelerada degradao dos empreendimentos e, por conseguinte, reincidncia de edificaes subnormais.

Questionada sobre a regularizao fundiria dos conjuntos habitacionais no Candeal Pequeno, Regina Luz respondeu que, no momento, o maior empenho est em minimizar o custo do registro de escritura do imvel junto ao cartrio, segundo ela, em torno de R$ 250,00108 por unidade habitacional, um valor elevado se considerado o rendimento mdio das famlias.

De fato, de acordo com o total de respostas obtidas, no universo de 82 famlias, na ocasio, 18,29% recebiam menos de um salrio mnimo; 41,46% recebiam at um salrio mnimo; 19,51% recebiam at dois salrios mnimos; 3,66 recebiam at trs salrios mnimos, e 10,98% estavam desempregados. Um nmero que se mantm inalterado, se comparado aos dados obtidos em abril de 1997 no Relatrio de Pesquisa Avaliao Socioeconmica do Candeal, que apontava entre as 966 famlias, 77,29% dos moradores
TABELA 7 CONJUNTOS HABITACIONAIS: RENDA FAMILIAR recebem menos de 1SM recebem 1SM recebem 2 SM recebem 3 SM desempregados
Fonte: Trabalho de Campo, nov/2004 Elaborado por: Selma Batista

enquadrados na faixa salarial de sem rendimentos ou renda de at um salrio mnimo. Um dficit

18,29 41,46 19,51 3,66 10,98

econmico que mantido, tenderia a apresentar no Candeal Pequeno um cenrio de miserabilidade. No entanto uma amostragem com oito crianas,

com idade entre 8 e 12 anos, registrou um quadro equilibrado, ao registrar que, em geral, elas ingerem nos lanches da manh e tarde: leite, po com manteiga, cuscuz ou bolo. E nas refeies do almoo, comum ter macarro ou feijo com arroz, acompanhado ou com galinha, ou ovo, ou carne. E em uma jornada de trs turnos, a rotina das crianas envolve lazer, educao e auxlio aos pais nas atividades domsticas.

Dados que comparados renda mdia mensal, apontam um cenrio favorvel. Mas como dado emprico, merece aprofundar a investigao na expectativa de se obter, para o Candeal Pequeno, um indicador de renda mdia ideal para um chefe de famlia, com mdia de 4,6
108

Entrevista realizada em maio/2005.

dependentes, levando em conta que ainda no paga a prestao do imvel, mas tambm no paga o aluguel; tm servio pblico de sade, alguns tm bolsa famlia, e outros, os filhos tm bolsa escola.

Para o ano de 2005, para incrementar a gerao de renda, praticamente, todas as organizaes sociais trabalhavam na expectativa de criarem projetos com este foco. A associao de moradores Defesa e Progresso e Nove de Outubro, vislumbravam a criao de uma cooperativa de costura, com possvel mercado no exterior; por parte da Lactomia, estava sendo implementado o projeto de arte-educao, focado na qualificao do jovem para o mercado digital; a Associao Pracatum, que alm do trabalho de profissionalizao dos jovens para o mercado da msica, mantinha, em andamento, o projeto Corredor Cultural do Candeal Pequeno, cujo objetivo consiste em inserir a localidade no roteiro cultural de Salvador. Projetos que aprovados, garantiro a sustentabilidade local, a partir da ampliao do comrcio e dos servios, gerando oportunidades de renda, desde que a mode-obra contratada seja a local.

Com relao satisfao com o modelo habitacional em condomnio, de acordo com a TABELA 8, apenas, 26,82%, justificando apontaram entre os insatisfao, motivos a

TABELA 8 CONJUNTOS HABITACIONAIS: GRAU DE SATISFAO COM O MODELO HABITACIONAL EM CONDOMNIO satisfeitos insatisfeitos 71,95 26,82

dificuldade na convivncia. Entretanto, 52,43% classificaram como ruim a satisfao com o modelo habitacional. O que significa dizer, que h
timo bom ruim
Fonte: Trabalho de Campo, nov/2004 Elaborado por; Selma Batista

21,95 24,39 52,43

dificuldades em estabelecer normas de conduta para um bom convvio no modelo implantado.

Dados que associados, ao longo perodo de observao participativa do pesquisador com seu objeto de investigao, permitem apresentar alguns indicativos interessantes para futuras pesquisas.

Um exemplo quanto s dificuldades de convvio do morador em sistema de condomnio, pode estar associado com a resistncia de adaptao deste s convenes, que com o novo empreendimento passam a ser necessrias para uma convivncia harmoniosa. E para ele, um morador que sempre viveu no Candeal Pequeno um tipo de relao estabelecida na afetividade, sem hierarquias, baseado em sentimentos de coletividade, ter que se submeter a um sndico pode representar, sem a mediao de um tcnico, um assistente social, um psiclogo ou administrador, perda de autonomia no limite do habitar. Outro indicador, que passou a estabelecer entre a coletividade um parmetro social, diz respeito, a possibilidade de ampliao dos embries habitacionais, pois alguns, tendo recursos, ao investirem na ampliao do imvel acrescentando um andar, agregam valor ao patrimnio e com isso sobem no extrato social, e outros, sem recursos, mantm a estrutura como receberam. Situaes pequenas, mas que passaram a causar conflitos no cotidiano relacionados convivncia.

Ainda no contexto social, h um indicativo fundamentado no padro esttico, a partir do momento em que os jovens passam a adotar um estilo Carlinhos Brown, tornando fundamental a aquisio de recursos para que possam investir na indumentria, com acessrios como touca, colar, bata, culos escuros e sandlia. Um estilo que padroniza o indivduo e identifica o grupo. Outra observao muito perspicaz, mas que merece investigao, diz respeito s divergncias entre os jovens msicos devido elevada concorrncia no universo da percusso, ocasionada pelo elevado nmero de aprendizes advindos da Escola de Msica Profissionalizante Pracatum e da Lactomia. Exigindo pensar aes eficazes de insero destes meninos no mercado de trabalho, sob pena de criar um impacto negativo sobre a coletividade, indo contra, toda a proposta fundamentada na criao destas instituies de ensino.

Para encerrar, com base na dialtica entre o novo e o velho convivendo no mesmo espao geogrfico, relatamos que, ao longo do intenso convvio com os moradores mais antigos, foi possvel apreender, entre eles, um sentimento de estranhamento por no se identificarem, hoje, com o seu local de origem. E em busca do ontem, projetavam certo interesse de partir para outras localidades no mais existentes na cidade que tomada pela tcnica transformou espaos naturais em espaos construdos.

Observao evidenciada nos dados revelados no conjunto Z Botinha, onde, do total de 75,00% residentes h mais de 20 anos e 18,80% residentes entre 15 a 19 anos, registrou-se 43,80% de moradores interessados em mudar. Dado que sintetiza o paradoxo a que Milton Santos (2003) se refere ao tratar o mundo como fbula, perversidade e possibilidade tornando emblemtico, neste conjunto, o conflito entre fbula, advinda com a aquisio do imvel, e perversidade, quando a incidncia do meio-tcnico-cientifico-informacional sobre o espao banal torna estranha, aos moradores mais antigos, a nova configurao socioespacial. At o incio da dcada de 1980, uma configurao tomada por hortas e pequenas criaes. Em seguida, com a densidade populacional, pelos casebres alugados e minadouros comprometidos. E hoje uma configurao tomada pela permanente incidncia do novo, torna obsoleto o radinho de pilha, ainda comum, como nica fonte de informao entre os mais idosos.

6 O GRANDE CANDEAL PEQUENO

6.1

DO

ESPAO

BANAL,

VIA

MEIO-TCNICO-CIENTFICO-

INFORMACIONAL, AO TERRITRIO USADO.

Ao final desta investigao, concluiu-se que ao agregar ao conceito norteador -o territrio usado- as categorias de anlise verticalidades e horizontalidades e solidariedade orgnica e solidariedade funcional organizacional, se obteve um procedimento capaz de identificar, os elementos, agentes e fatores responsveis pelo processo de transformao do Candeal Pequeno de espao estigmatizado a ser uma favela, na dcada de 1980, condio de espao cidado, referncia mundial, em mobilizao social e produo cultural.

Projeo expressa atravs de ttulos conquistados pelos programas sociais da Associao Pracatum Ao Social, como o de melhores prticas em intervenes urbanas e habitacionais e o de tecnologia social em desenvolvimento comunitrio obtido pelo Programa de Desenvolvimento Comunitrio T Rebocado, envolvendo a parceria das lideranas comunitrias, Caixa Econmica Federal, Governo do Estado e instituies de fomento social. O Prmio Unesco-Categoria Juventude, conquistado pela Escola de Msica Profissionalizante Pracatum envolvendo a participao deste programa nos projetos sociais da UNICEF. O reconhecimento pblico do Ministrio da Cultura, com uma das insgnias da Ordem do Mrito Cultural, pelo trabalho desenvolvido pela Escola de Msica Profissionalizante Pracatum e seus colaboradores quanto ao empenho em preservar e manter viva a histria e a cultura brasileira. Herana que no mesmo ano perpetuada, atravs do documentrio musical El Milagre de Candeal, roteiro do cineasta espanhol Fernando Trueba, lanado oficialmente na cidade de Barcelona no Frum Universal das Culturas.

Ttulos que representam o esforo coletivo de uma comunidade que reconhecendo o valor dos seus recursos agregam a eles um diferencial: o valor social. E a partir do momento em que tomam conscincia do valor do territrio em que habitam, identificam a necessidade de proteg-lo tanto em relao ao avano do capital imobilirio, intensificado a partir da dcada de 1980, quanto em relao preservao dos costumes e tradies afro-

descendente, praticados nestas terras, desde o ano de 1781, por Josepha de SantAnna e, posteriormente, a partir do seu matrimnio com Manoel Mendes, pelas geraes seguintes.

Agregando aos dados obtidos do histrico de ocupao, resistncia e mobilizao, o apreendido atravs das observaes participativas, identificou-se que em cada uma das etapas em que a dinmica social endgena aspirava avanar na execuo do projeto social elaborado - o T Rebocado - apontava a necessidade da aquisio da tcnica, do conhecimento e da informao. Elementos que, via parceria estabelecida entre o Primeiro, Segundo e Terceiro Setor - representado pela prpria Associao Pracatum Ao Social e as associaes de moradores - ao adentrarem no mbito do espao banal - espao de todos: empresas, instituies, pessoas; o espao das vivncias (SANTOS 2004 p..108) -, garantiram, em menos de dez anos, com o processo, o fenmeno responsvel pela projeo do Candeal Pequeno de lugar estigmatizado e segregado, condio de um lugar referncia no contexto urbano e cultural de Salvador.

Referncia que sintetiza a contribuio de Milton Santos quando aponta que a dinmica global sobre os lugares, paradoxalmente, geram o mundo como fbula, como perversidade e como possibilidade. No contexto do Candeal Pequeno, conclui-se que a fbula esta quando os moradores despertam para a conscincia coletiva - ao coletiva - acreditando que so capazes, em meio ao caos, de promoverem uma mudana social. Adiante, a perversidade, no processo, est na racionalidade que vem com a sobreposio da solidariedade funcional organizacional, sobre o espao vivido - as horizontalidades , tornando necessria, a institucionalizao de organizaes como a Associao Pracatum que ao legitimar-se junto coletividade, em posse de um projeto social, elaborado pelos moradores, necessitando recursos financeiros, abre-se para as verticalidades, que incidem sobre o lugar, o meio-tcnico-cientifico-informacional. Momento em que se consolida a interface entre as horizontalidades e as verticalidades. Prtica perversa, mas que gera com as aes, aprendizado para as lideranas que agregam em suas aes valor e, conseqente, possibilidades. Contudo, ainda que este seja um processo lento e, ora, em transio, em seu prximo momento, estas possibilidades, garantiro aos presidentes das associaes de moradores empreenderem aes fundamentadas e estrategicamente planejadas visando contemplar com base em recursos locais gerao de renda, entre outras aes de demanda social, garantindo a equivalncia das trocas, a sustentabilidade dos recursos locais, a

simetria socioespacial e a manuteno do territrio usado. Ou seja, o territrio abrigo e recurso para todos que nele habitam. E neste fundamento, Santos v a possibilidade de uma outra globalizao, onde as aes do homem, realizadas em sua essncia, o conduzem condio de cidado, representante legtimo do espao no qual habita.

E, se h trinta anos, como um cisco na imensido da mata virgem o Candeal era de fato como no nome, Pequeno, ao longo de sua existncia, sob a proteo do Guerreiro Ogum que o abriga, vem se tornando em meio imensido da selva urbana ao redor, O Grande Candeal Pequeno. Um novo territrio, que com as intervenes urbanas e habitacionais realizadas, agregou a terra valor, exigindo repensar um novo projeto social que garanta criar convenes para que no haja, com possveis especulaes de uso da terra, fragmentao do territrio e de sua territorialidade. O que exige re-leituras da configurao socioespacial deste utpico fragmento intra-urbano em seu prximo momento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDERSON, P. Balano Neoliberal. In: Sader, E. e Gentili, P. (orgs.). Ps Neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 5 Edio. (9-37p.) ASSIS, J.de P. Testamento Intelectual. Colaborao Maria Encarnao Spsito. So Paulo:Editora UNESP, 2004. 140p. CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. 2 edio. Florianpolis: Ed. da UFSC. 2001. 453p.

GIOVANNI, Semeraro. GRAMSCI e a Sociedade Civil: cultura e educao para a democracia. Petrpolis, RJ : Vozes. 1999. 279p.

GORDILHO, ngela. Limites do Habitar. Salvador : EDUFBA. 2000. 452p.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na ps-modernidade. 7 edio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 102 p.

HARVEY, D. Justia Social e a Cidade. So Paulo: Hucitec. 1980. 291p.

KOGA, Dirce. Medidas de cidade: entre territrios de vida e territrios vividos. So Paulo : Cortez, 2003. 299p.

NASCIMENTO, Anna Amlia Vieira. Dez Freguesias de Salvador, Aspectos Sociais e Urbanos do sculo XIX. Fundao Cultural do Estado da Bahia. 1986. 120 p. RIBEIRO, Wagner Costa e GONALVES, Carlos Walter Porto O Pas Distorcido: o Brasil, a globalizao e a cidadania. So Paulo: Publifolha. 2002. 221 p.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 471p. SANTOS, Milton ______Espao e Mtodo - So Paulo: Nobel, 1985. 87 p. ______A natureza do Espao. Tcnica e Tempo. Razo e Emoo - So Paulo: Hucitec, 1996. 308 p.

______Metamorfose do Espao Habitado - So Paulo: Hucitec, 1997, 5 Edio. 117 p. ______Tcnica Espao e Tempo Globalizao e Meio TcnicoCientfico Informacional, So Paulo: Hucitec, 1994. 190 p. ______ O Espao do Cidado. 5 edio. So Paulo: Studio Nobel, 2000. 142 p. ______ Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 10 edio. Rio de Janeiro: Record, 2003. 174 p. ______ Por uma Geografia Nova: Da Crtica da Geografia a uma geografia Crtica. 6 edio. So Paulo: EDUSP, 2004. 285 p. ______ Da Totalidade ao Lugar. So Paulo: Ed. da USP. 2005. 176p.

SCHEINOWITZ, A. O macroplanejamento da aglomerao de Salvador. Secretaria da Cultua e Turismo, EGBA, 1998. 314p. SILVA, M. A. & PINHEIRO, D.J.F. (org.) Vises Imaginrias da cidade da Bahia: dilogos entre a geografia e a literatura. Salvador: EDUFBA. 2004. 184p.

SOUZA, Marcelo Lopes de. _______ ABC do Desenvolvimento Urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2003.192 p. _______ Mudar a cidade; uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 2 edio. 560p

VIEIRA, S.C. & LUBISCO, N.M.L. Manual de Estilo Acadmico: monografias, dissertaes e teses. 2 edio. Salvador: EDUFBA. 2003. 145p.

CD-ROM LOUOS Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupao do Solo de Salvador Fundao Mario Leal Filho Prefeitura Municipal de Salvador, 2001 ARQUIVO DIGITAL CONDER/ T REBOCADO/ PROGRAMA VIVER MELHOR
PERIDICOS

FERNANDES, Rubem Csar. Elos de uma Cidadania Planetria In: Revista Brasileira de Cincias Sociais. ANPOCS n 28. So Paulo Junho/1995. p. 15-34

LANDIM, Leila, Ao privada em benefcio pblico: breve histria das ONGs no Brasil ADVIR, n 4 setembro/1994. p.35-41 SOSNOWSKI, Sal. Cortazar Polidrico In: Revista Cult,. n 39.So Paulo outubro/2000. p. 23
DISSERTAES

ALVES, Arivaldo de L. A Esttica da pobreza, Msica, poltica e estilo. Dissertao de mestrado apresentada Escola de Comunicao Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura/UFRJ: Rio de Janeiro, 1995. 109p. DIAS, Clmaco Csar Siqueira. Carnaval de Salvador: Mercantilizao e Produo de Espao de Segregao, Excluso e Conflito. Dissertao de mestrado apresentada ao Curso de Ps-Graduao em Geografia Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2002. 186 p. GADLHA, Marcelo A. Organizaes Brown: Identidade Cultural e Liderana em um Complexo de Organizaes Baianas. Dissertao de mestrado apresentada Escola de Administrao Programa de Ps-Graduao em Administrao/Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2004. 116 p.
DOCUMENTOS ORGANIZACIONAIS

APAS. Associao Pracatum Ao Social -DOCUMENTO REFERNCIA. Salvador: 2001, 47 p. Estudo de Caso: T REBOCADO programa de desenvolvimento comunitrio, Salvador/BA/ Dbora Gershon. Superviso: Marlene Fernandes. Coordenao de Carlos Almeida Silva Arruda. Rio e Janeiro: IBAM/CAIXA, 2003. 56 p. Definindo a Viso Estratgica da Pracatum - JSI JohnSnowBrasil - (documento de discusso) - maio, 2002 Relatrio de Pesquisa Avaliao Socioeconmica e Cultural do Candeal. Redigido por tcnicos da Associao Pracatum. Maio/1997. 12 p. Release. Redigido por Mais Comuniao. 2000. 30 p. INTERNET Dicionrio Poltico. Disponvel em <http://www.agoranet.org.br/az.htm>. Acessado em 13/maio/2005. O que voluntariado? <http://www.voluntarios.com.br/oque_e_voluntariado.htm.>. Acessado em Maio/2005

Manifesto pr-Brown <http://www.correiodabahia.com.br/2003/02/10/noticia.asp?link=not000070781.xml>. Acessado em junho/2005 Coca-cola do Brasil e da Espanha se uniram para apoiar creche da Associao Pracatum, em Salvador <http://www.cocacolabrasil.com.br/sl_imprensa/releases_int.asp?id_release=9> . Acessado em 23/06/2005 Parceria com o SMEC e ONG Pracatum <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/conteudo_destaques.php?dest_seq=113%20 >.Acessado em 23/06/2005 Ordem do Mrito Cultural <http://www.cultura.gov.br/ministerio_da_cultura/ordem_do_merito_cultural/index.php > Acessado em maro/2005

LEITURAS COMPLEMENTARES ANDRADE, J. Por uma outra poltica pblica de cultura: plural e territorial. In: Territrio Brasileiro: Uso e Abuso. Souza, M. A (org). Campinas: Edies Territorial, 2003 p.458479. BRON, A. A sociedade Civil depois do dilvio neoliberal. In: SADER, E. e GENTILI, P. (orgs.). Ps Neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 5 Edio. (63-137p.) BORN, A., ANDERSON, P., THERBORN, G. SALAMA, P. SADER, E. A trama do neoliberalismo. In: SADER, E. e GENTILI, P. (orgs.). Ps Neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 5 Edio. (139-180p.) CANEVACCI, M. A comunicao Urbana. In: A cidade polifnica: ensaio sobre a antropologia urbana. Traduo Ceclia Prada. So Paulo: Studio Nobel, 1997. 2 edio. (29-57p.) FARIA, J.H. de. O autoritarismo nas organizaes. Curitiba: Criar Edies/FAE, 1985. 196 p. FREITAG, B e ROUANET, P.S. Introduo. In: Habermas: Sociologia. So Paulo: Editora tica, 1993. 3 edio, 216 p. GUIMARAES, I. B. Sociabilidade e sobrevivncia em um mesmo cenrio. Bahia Anlise e Dados, Salvador, v. 07, n. 2, p. 16-22, 1997. GEDDES, P. Cidades em evoluo. Campinas: Papirus, 1994. 274 p. GOHN, M.G. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 1997. 3 edio. 383 p.

GOMES, P.C.da C. A condio urbana: ensaios de geopoltica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 2 edio. 304 p. HAESBAERT, R. Territrios Alternativos. So Paulo: Contexto. 2002. 186p. HARNECKER, M. Os conceitos elementares do materialismo histrico.So Paulo: Global Editora. 3 edio. 1983. 295 p. ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislao, poltica urbana e territrios na cidade de So Paulo. So Paulo : Studio Nobel: Fapesp, 1997. 242p. SANTOS, B. S. Pela Mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. So Paulo: Cortez, 2003. 9 edio. 348 p. SAUER, C. A morfologia da paisagem. IN: Corra, R. e Rosendhal, Z. (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro. EdUERJ, 1998. SERPA, A. S. P. (Org.) . Fala, Periferia! Uma reflexo sobre a produo do espao perifrico metropolitano. 1. ed. Salvador-Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia/Pr Reitoria de Extenso, 2001. v. 1. 318 p. SOUZA, M. A. de. Governo urbano. So Paulo: Nobel, 1988. 84p. TEIXEIRA, E.C. O local e o global: limites e desafios da participao cidad. So Paulo: Cortez: EQUIP, Salvador:UFBA, 2002. 2 edio. 224 p. VERHELST, T.G. O direito diferena. Sul-Norte: identidades culturais e desenvolvimento. Traduo Maria Luza Csar. Rio de Janeiro: Vozes, 1992. 209p.

PERIDICOS PINTAUDI, S. M. Participao Cidad e gesto urbana. In: Cidades: Revista Cientfica/Grupo de Estudos Urbanos. Presidente Prudente, 2004. v.1, n.2, p.169-180 SEABRA, O C.de L. territrio do Uso: Cotidiano e Modo de Vida. In: Cidades: Revista Cientfica/Grupo de Estudos Urbanos. Presidente Prudente, 2004. v.1, n.2, p.181-206 SERPA, A. S. P. . Mergulhando num mar de relaes: redes sociais como agentes de transformao em bairros populares. Geografia, Rio Claro-SP, v. 30, n. 2, p. 211-222, 2005.

EVENTOS SANTOS, M. Globalizao e Territrio. in: SEMINRIO INTERNACIONAL GLOBALIZAO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, Recife, 1997 (9-16p.)

OUTRAS FONTES Barulho do Guetho desvaloriza imveis. pgina 9. Jornal A Tarde, 26/1/2003. Caderno Local. EPUCS - Uma experincia de planejamento urbano. Plandurb. Srie Estudos Informativos n 1. Salvador, 1976. 181 p. Estatuto da Cidade. O jogo tem novas regras. Ano 2002

Potrebbero piacerti anche