Sei sulla pagina 1di 19

O direito penal tem como funo proteger direitos fundamentais.

O cdigo Penal formado por dois livros: I = Parte Geral e, II = Parte Especial. O crime no pode ser utilizado pelo estado para interferir em qualquer conduta, deve-se ser em ultima hiptese, somente quando os outros ramos da cincia jurdica no conseguem resolver. O objeto principal da legislao penal o crime, sendo este uma conduta humana. Ex: homicdio o nome do crime, sendo que o crime de homicdio a conduta de matar algum. O legislador pega a conduta e transforma em crime, se a conduta for praticada, ou seja, se cometer-se o crime vir a punio. Nem toda lei penal define crime, algumas so criadas para operalizar os crimes. O direito penal estuda basicamente a lei penal, e a lei penal ou legislao penal trata especificamente do crime e da pena. A legislao penal um conjunto de diversas leis penais, a principal o CP, sendo que h outras leis que formam as leis penais especiais ou extravagantes. H dois tipos de leis penais: 1) Leis penais incriminadoras: definem crimes, ou seja, so aquelas leis que estabelecem condutas criminosas, selecionadas pelo legislador e transformadas em crime. 2) Leis penais no incriminadoras: as leis penais no incriminadores servem para dar aplicabilidade s leis penais incriminadoras. A parte geral do CP trata-se de leis no incriminadoras (art. 1 ao art. 120). A parte geral do CP se aplica toda legislao penal, e no somente ao prprio CP. Elas se subdividem em dois subgrupos: a) No incriminadoras complementares ou explicativas: so aquelas que definem um instituto jurdico penal necessrio aplicabilidade do crime em espcie. Ex: definio de dolo ou culpa (art. 18). So complementares por completarem o crime. Ex: homicdio doloso. b) No incriminadoras permissivas: que permite algo. Nesse contexto e, levando em considerao que o Direito Penal objetiva o crime, logo conclui-se que essas leis permitem espcies de crimes. Ex: Legtima Defesa. H leis no incriminadoras na parte especial ou em leis extravagantes, porm sua validade se d somente um crime especfico. Ex: art. 128 do CP (permisso de aborto se a gestao advier de estupro ou se colocar em risco a vida da gestante).

O Direito Penal tem fome da lei, ou seja, na falta de lei penal tipificando a conduta no se pode julgar, sendo assim absolve-se o ru. No Direito Penal no trabalha-se a lacuna, pois a principal fonte a lei. Fonte criadora do Direito Penal O Estado enquanto ente poltico que organiza a sociedade. O estado detm o poder soberano que tripartido em trs poderes com funes distintas (judicirio, legislativo e executivo), sendo que se utiliza do poder legislativo para a criao de normas. Existem trs nveis de governo, Federal (Congresso Nacional), Estadual (Assembleia Legislativa) e Municipal (Cmara municipal dos vereadores). O poder legislativo federal o nico bicameral, ou seja, formado por duas casas legislativas: Senado (representando estados membros) e a cmara (representando o povo). A competncia para legislao penal do Congresso Nacional (Unio, congresso com participao da presidente da repblica) (Art. 22, I, da CF). A prpria CF traz uma exceo: Art. 22, pargrafo nico, da CF. Lei complementar uma espcie normativa, sendo que complementar por complementar o texto da constituio. O CP decreto lei 2848/40, pois entrou em vigor segundo a ordem constitucional de 1937. Na CF de 88 o que substituiu o decreto-lei foi a medida provisria. Atualmente (88) no se pode criar crime atravs de medida provisria. Segundo a CF de 88 possui sete espcies normativas que compe a legislao brasileira: Emendas Lei Complementar Lei Ordinria Lei Delegada Medida Provisria Decreto Legislativo Resoluo. Sendo que s se pode estabelecer lei penal por meio de leis, ou seja, lei complementar, lei ordinria, lei delegada. Atravs da recepo de normas foi recebido a legislao anterior desde que

compatvel com ela, e neste caso o decreto lei (penal) foi recebido pela constituio como lei ordinrio. CDIGO PENAL Art. 1 No H crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Esse artigo traz o princpio da legalidade penal, sendo certo que devido que a lei seja igual perante a todos, assim no se pode condenar de ter cometido um crime sem antes a conduta ter sido expressamente tipificada. A lei penal define o que crime e qual a pena. Tipo penal o artigo da lei que define a conduta criminosa e comina sua respectiva pena. Todo tipo penal segue a mesma estrutura normativa: preceito primrio e preceito secundrio. Sendo o primrio o que define a conduta criminosa com todas suas elementares (so atos que completam a condutam). Por outro lado, o preceito secundrio a pena. Ex: Art. 121 Homicdio ( o nome Art. 121. Matar (conduta) alguem (elementar) : (preceito primrio) Pena recluso, de seis a vinte anos. (preceito secundrio, pena) O princpio da legalidade congrega dois subprincpios: 1- Princpio da reserva legal: s a lei ordinria, principalmente, como espcie normativa, pode criar crimes e definir penas. 2- Princpio da anterioridade penal:

A lei penal em regra tem vigncia indeterminada, uma vez crida ela vigora para o futuro sem prazo de validade, enquanto existir interesse social ela vigorar. Sendo que s perder vigncia quando uma nova lei revogue. Art. 3 : o artigo uma exceo regra supra, pois tem vigncia determinada, ou seja, feita para funcionar durante determinado perodo. Traz dois casos que se sabe quando surge e quando se encerra. No tem necessidade de haver outra lei, pois neste caso a lei se autorrevoga. a lei excepcional: aquela criada para virgir durante a existncia de circunstncias especiais, como por exemplo uma guerra, uma calamidade publica, sessando-se seus efeitos no momento que as circunstancias se encerrarem. lei temporria: aquela que ter vigncia por prazo fixado na prpria lei.

Art. 4: Tempo do Crime. Quando o crime aconteceu. necessrio definir o

momento em que o crime aconteceu. Como que se faz para determinar um critrio razovel que fixe o memento certo da ocorrncia do crime? Para estipular o momento correto existem trs teorias de natureza doutrinria. teoria da atividade: para essa teoria o crime acontece no momento em que o sujeito pratica a ao ou omisso criminosa (ou seja, a conduta). teoria do resultado: para essa teoria o crime acontece no momento em que se obtm o resultado da ao criminosa, o resultado do crime.

O Paulo d um tiro no Douglas, sendo certo que tendo sido perfurado a vtima veio bito. Para a primeira teoria o momento do crime ao disparar o tiro; para a segunda teoria o momento do bito. Assim, se o resultado (o falecimento) se der alguns dias depois, para a segunda teoria o momento dado quando da morte. teoria mista/ubiquidade: para essa teoria, o crime acontece tanto no momento da ao quanto no momento do resultado. Ela adota as duas teorias supracitadas simultaneamente.

O art. 4 adotou a teoria da atividade. Art. 6 Lugar do Crime: Onde Aconteceu o crime? Para a resposta existem trs teorias na doutrina: teoria da atividade: segundo essa teoria o crime praticado no lugar onde se deu a ao ou omisso do sujeito. teoria do resultado: considera-se praticado o crime no lugar onde se produziu ou deveria produzir o resultado. teoria mista/ubiquidade: tanto faz, o lugar do crime onde aconteceu a ao ou omisso ou mesmo onde se produziu o resultado.

O art. 6 adotou a teoria mista. Art. 5 Territorialidade: Traz o princpio da territorialidade que diz que: todo estado nacional tem como caracterstica bsica um territrio, sendo que dentro deste territrio o estado exerce a sua soberania, ou seja, aplica-se a lei local (Brasil: a lei brasileira). Aplica-se a lei penal brasileira para todos os crimes praticados no territrio brasileiro. Porm este princpio no absoluto, sendo que por causa da exceo este passou a ser chamado de princpio da territorialidade temperado. A exceo se d no que diz que: salvo conveno, tratado ou regra do direito internacional, sendo que isto significa que o direito internacional pode criar regras que levam o crime a ser praticado em territrio nacional e ser aplicado normas internacionais. Ex: o diplomata/embaixador alemo no Brasil, ou seja, exercendo um cargo de representao diplomtica,

sendo que este se envolve em um assassinato. Em uma segunda ao, pelo fato do Brasil aceitar a exceo, o diplomata (imunidade diplomtica=convenes internacionais) ser condenado segundo a legislao alem, sendo que no ser aplicado a lei penal brasileira. Existem dois tipos de territrio: poro de solo delimitada por fronteiras, sendo que fronteira estabelecida em tratados internacionais fronteirios. Tambm faz parte do territrio o subsolo e o espao areo. Sendo certo que estados banhados por oceanos possuem a plataforma continental e o mar territorial. Plataforma continental: continuidade de terra submersa no oceano contada da linha do baixo mar at as profundezas ocenicas. Mar territorial: extenso de aguas contadas da linha do baixo mar em direo ao alto mar definida por conveno internacional. Territrio fsico (conceito geogrfico): retrata-se tanto ao solo, subsolo, espao areo, plataforma continental e mar territorial. Sendo que crimes cometidos nesse so aplicadas normas nacionais, ou melhor, o direito nacional.

rea internacional composta pelo universo (espao sideral), alto mar, espao areo correspondente ao alto mar, polo sul e pelo espao areo acima da extenso nacionalizada. Territrio jurdico (territrio por extenso). Para transpor a rea internacional preciso estar alocado em embarcao ou aeronave. O sistema normativo brasileiro faz a diferenciao em embarcaes e aeronaves publicas, ou a servio do governo brasileiro; e, embarcaes ou aeronaves mercantis ou privadas. Princpio da bandeira ou do pavilho: As publicas so extenses do territrio brasileiro onde quer que se encontrem. J as privadas so extenses do territrio brasileiro quando estiverem em reas internacionais.

Art. 7 - Princpio da Extraterritorialidade Crimes praticados no estrangeiro (dentro do territrio de outro Estado Soberano, que sofrero a aplicao da lei penal brasileira. O art. 7 dividido em dois incisos que discutem respectivamente: Inciso I: As quatro hipteses do inciso um nos chamamos de extraterritorialidade incondicionada, sendo que aquela em que basta a ocorrncia da hiptese legal para ser aplicada a lei penal brasileira. Alnea a: se tentado algo contra o presidente brasileiro no estrangeiro, pode pedir o cumprimento da lei penal brasileira no caso ocorrido. Orientado pelo princpio da defesa real. Alnea b: crimes cometidos contra patrimnios de vnculo pblico. Princpio

da defesa real. Alnea c: representantes da embaixada por exemplo, cometem crime contra a embaixada. Princpio da defesa real. Alnea d: genocdio cometido por brasileiro ou domiciliado no Brasil. Princpio da justia universal. Tribunal penal internacional julga: genocdio, crimes de guerra, agresso e terrorismo. Porm s aplica esse tribunal se nenhum Estado punir a conduta. Inciso II: As trs hipteses do inciso dois so chamadas de extraterritorialidade condicionada, sendo que segue alguns parmetros: no basta a ocorrncia das hipteses legais, mas para a aplicao da lei penal brasileira preciso comprovar a existncia de todas as condies previstas no pargrafo 2 do art. 7. Alnea a: trfico internacional de drogas. Princpio da justia universal. Alnea b: praticados por brasileiros. Princpio da nacionalidade. Alnea c: Praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras em reas estrangeiras e a no so julgadas. Princpio da bandeira. A extraterritorialidade um caso excepcionalssimo. Para se entender esse princpio preciso observar os princpios orientadores da extraterritorialidade, sendo esses: Princpio da defesa real, tambm conhecido como princpio da defesa: aplica-se a lei penal nacional aos crimes praticados no estrangeiro que atacam e ofendem um bem jurdico do Estado nacional soberano. Princpio da justia universal: aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados no estrangeiro que atacam e ofendem bens jurdicos da humanidade que violam direitos humanos. Princpio da nacionalidade: aplica-se a lei penal nacional aos crimes praticados no estrangeiro por seus nacionais (nacionalidade ativa) ou quando o nacional for a vtima (nacionalidade passiva). Ativa: nacionalidade do criminoso. Passiva: nacionalidade da vtima. Princpio da bandeira: aplica-se a lei penal nacional aos crimes praticados dentro de embarcaes e aeronaves que se encontram no estrangeiro e a no so jugados.

Pargrafo 3: princpio da nacionalidade passiva. Extraterritorialidade

condicionada, pois o prprio artigo que diz. Art. 8 Pena cumprida no estrangeiro. A compensao de penas, pois se a pena cumprida fora do Brasil, pelo mesmo crime, for desigual da aplicada aqui tm-se o desconto de tempo, caso sejam iguais, o cumprimento em um pas elimina a exigncia do cumprimento da mesma pena em outro pas. Art. 9: Homologao da sentena estrangeira (aceitar). Se o poder judicirio brasileiro aceitar, a homologao feita e a sentena tida como se tivesse sido dada aqui, caso no aceite precisa-se comear todo o procedimento processual. Se a sentena penal condenatria impor a pena, a justia brasileira no pode homologar (para efeito de cumprimento de pena). NO PERMITIDA A HOMOLOGAO DE SENTENA PENAL CONDENATRIA ESTRANGEIRA NO BRASIL PARA EFEITOS DE CUMPRIMENTO DE PENA. Mas permite-se a homologao em dois casos, estes quais so dados pelo prprio artigo, quais sejam: reparao do dano e aplicao de medida de segurana. O art. 10 fla da contagem de tempo, sendo que dentreo deste contem duas informaes: o dia do comeo inicia a contagem do prazo, ou seja, se o indivdiduo foi condenado a uma pena de 10 anos, desde de o dia em que foi estabelecida e o individuo capturado e posto em privao de liberdade a pena comea-se a contagem regressiva para o cumprimento da pena. independe-se o horrio da captura, pois o incio do cumprimento da pena tem-se vlido como um dia todo. Calendrio vigente no ocidente, ou seja, aqui, chama-se de calendrio gregoriano. a segunda informao est vinculada a contagem do prazo da pena pelocalendrio aqui vigente. O art. 11 dispe sobre as fraes de pena. sendo que no se leva em considerao as fraes de dia, no caso de pena restritiva de liberdade, ou as fraes de real, na pena de multa. O art. 12 diz que as regras gerais aplicam-se a fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso. Teoria do Crime O crime uma conduta humana contrria lei e que lesiona um bem jurdico fundamental. O conceito que envolve os elementos que formam o crime. O cdigo penal de 1940 (atual) no definiu o que crime,sendo que o conceito de crime se d assim atravs de teorias presentes nas doutrinas. Tm-se as teorias: Teoria bipartida: o conceito de crime envolve dois elementos: para essa teoria o crime o fato tpico e antijurdico. - Fato tpico: tpicidade

- Antijurdico: antijuridicidade Teoria tripartida: envolve trs elementos, sendo que os dois elementos da teoria supracitada se repetem, aparecendo pois um terceiro elemento, que o culpvel. - Culpvel: cupabilidade Para os bipartidos a culpabilidade tem outra funo, no sendo elemento conceitual de crime, sendo que a culpabilidade entendida como pressuposto de aplicao de pena. EX: o sujeito praticou um fato tpico e antijurdico, ou seja, praticou um crime, sendo que para os bipartidos uma vez praticado o crime para que se aplique a pena preciso que o sujeito tenha tido culpabilidade. Art. 26 do cdigo penal, o sujeito com comprometimento mental ao praticar o crime no possui culpabilidade, sendo assim no ser submetido pena e sim medida de segurana. J para os tripartidos analisa-se a presena dos 3 elementos para se ter o crime, pois se faltar a culpabilidade nem crime se tem. Para os tripartidos o doente mental ou ento o adolescente nunca praticaram o crime, sendo que para os bipartidos praticaram porm no so punveis.
Crime Crime todo fato humano voluntrio, revestido de tipicidade e antijuricidade, no qual se faltar um desses requisitos no haver crime. Fato tpico O fato tpico uma ao ou omisso que provoca um resultado, no qual este contrrio ao direito, o fato tpico abrange: 1- Conduta (dolosa ou culposa voluntria e consciente voltada para determinada finalidade.) 2- Resultado ( importante lembrar que nos crimes de mera conduta, a simples conduta j gera a consumao do crime, como o caso da violao de domicilio, ato obsceno, desobedincia entre outros no qual a consumao se d no momento em que ao praticada. 3- Nexo causal ( a relao de causa e efeito entre a conduta e o resultado, vale ressaltar que nos crimes de mera conduta e nos formais no exigido produo do resultado para sua consumao.) 4-Tipicidade ( o enquadramento do caso concreto a norma penal descrita em abstrato.) No entanto hipoteticamente se o marido enciumado atira em sua mulher com uma arma de fogo e esta vem a falecer, eis que temos um fato tpico, pois houve uma conduta; ao dolosa contra a vida, temos o resultado que foi a morte, houve uma consequncia o liame entre a conduta e o resultado denominado como nexo causal e

eis que temos a tipicidade que o enquadramento do fato a uma norma j existente pelo ordenamento, descrita no art. 121, CP. Antijuridicidade Acontece que apesar de todos esses requisitos ainda sim no h crime, posto que o nosso direito penal adota a teoria bipartite do crime no qual s interessa o fato tpico quando acompanhado da antijuridicidade (ilicitude). Pois bem, j analisamos de uma maneira bem sucinta o primeiro requisito para a caracterizao do crime passamos agora a analisar a antijuridicidade. A antijuridicidade a contrariedade da conduta com a norma incriminadora, um fato ilcito no aceito pelo ordenamento, entretanto h causas de excluso da antijuricidade so as normas permissivas e so encontradas no art.23 do CP. Quando ocorrer um fato que estiver protegido por uma causa de excluso de ilicitude, ento sabemos que haver fato tpico, porm no haver crime, pois falta-lhe um de seus requisitos. Culpabilidade A culpabilidade a reprovao dada pelo ordenamento e pela sociedade conduta do infrator, o que se analisa se o autor receber uma sano pelo fato tpico e ilcito praticado, a culpabilidade no requisito do crime mais apenas pressuposto para a aplicao da pena. A teoria adotada por nossa legislao sobre a culpabilidade a teoria normativa pura, no qual reza que o dolo e a culpa fazem parte da conduta e no da culpabilidade, sendo a culpabilidade, no entanto mero juzo de reprovao a conduta do agente. Assim como existem os requisitos do crime, existem os elementos que compem a culpabilidade a falta de um destes no subsiste a culpabilidade, so eles: 1- Imputabilidade; ( a condio de quem tem a capacidade de realizar um ato com pleno discernimento e responder por eles quando contrrios ao direito.) 2- Potencial conscincia da ilicitude; ( trata-se da vontade qualificada do sujeito em praticar um crime, tendo conhecimento do ilcito.) 3- Exigibilidade de conduta diversa; ( a possibilidade do homem mdio naquela situao ter agido de outra forma e no agiu.) Enquanto na antijuridicidade existem causas justificativas que so previstas no art.23, CP no qual exclui o crime quando existentes, na culpabilidade existem as dirimentes e quando presente subsiste o fato tpico, porm no a culpa sendo assim haver a absolvio do ru. Uma das causas de excluso da culpabilidade a inimputabilidade, como preceitua o art. 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. As causas previstas da inimputabilidade esto descritas no art. 26, 27 e 28 pargrafo 1, CP. Quando o agente no conhece o carter ilcito do fato, deve ser absolvido por inexistir reprovabilidade de sua conduta, as causas que excluem a potencial conscincia da

ilicitude, esto previstas no art. 21, do CP. A inexibilidade de conduta diversa causa de excluso da culpabilidade, pois no se exige do sujeito conduta diversa daquela em que ele praticou, so as hipteses descritas no art.22, CP. Acontece que na nossa legislao existem lacunas, pois o legislador no pode prever todas as causas possveis de inexibilidade de conduta diversa, ento nestes casos pode o juiz recorrer ao artigo. 4 da LICC e suprir a falha pela: a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. Como ensina o nosso mestre Damsio, Se o caso de inexibilidade de conduta diversa e no encontrando o juiz norma a respeito no direito positivo, pode lanar mo da analogia para absolver o agente PunibilidadePor mais previdente que seja o lesgilador, no pode prever todos os casos em que a inexibilidade de outra conduta deve excluir a culpabilidade. Assim, possvel a existncia de um fato, no previsto pelo legislador como causa de excluso da culpabilidade, que apresente todos os requisitos do principio da no-exigibilidade de comportamento lcito. Da ser possvel a adoo da teoria da inexibilidade como causa supralegal de excluso da culpabilidade. (Damsio de Jesus) Por fim, quanto punibilidade, entende-se que a possibilidade jurdica de o Estado impor a sano, a punibilidade no requisito do crime mais sua consequncia jurdica. Assim pratica de um fato tpico e antijurdico, sendo culpvel o sujeito faz surgir punibilidade.

O fato tpico explicado no artigo 1 do CP: No h crime sem lei anterior que o defina; assim o crime nada mais que uma conduta humana realizada em um espao\tempo, sendo que essa conduta chamada de fato humano, sendo que o fato s crime se estiver tipificado na Lei Penal, sendo que a lei penal (modelo de tipo penal). Fato humano + descrito na lei penal = fato tpico. Assim, analisando o art. 1 conclui-se que no existe crime sem o fatp tpico, portanto, assim, o fato tpico elemento conceitual de crime. O que antijurdico? contra o direito, ilcito. A regra que o fato tpico seja ilcito, mas existe excees, ou seja, fatos tpico defesas, sendo que podemos exemplificar atravs de um homicdio em legtima defesa. Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fat: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. Essas quatro circunstancias legais excluem a antijuridicidade. O artigo que fundamenata a culpabilidade o artigo 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto. Reconhece-se que se tem o crime mais no se tem a pena. Fato tpico O fato tpico envolve quatro elementos: conduta, resultado, nexo causal e tipicidade. Conduta: um comportamento humano

Teoria clssica da ao: doutrinador alemo, seguia-se o tri partismo nessa teoria a conduta apenas o agir mecnico, ou seja, fazer ou deixar de fazer algo, a exteriorizao ou absteno de um movimento. Ele entendia que a conduta estava esvaziada de qualquer raciocnio humano. a vontade estava divorciada da conduta, pois entendia-se que a vontade estava dentro da culpabilidade. Ao ou omisso. Faz-se toda a anlise dos elementos do crime para dizer se houve o crime ou no. Sendo que na ausncia de dolo\culpa no se tem culpabilidade, e ento no se tem crime. Teoria Finalista da Ao: Humanamente impossvel distanciar a vontade da conduta. A finalidade precede a conduta, ou seja, toda conduta movida por um interesse. O dolo\culpa vem antes de qualquer coisa, por ser inerente conduta. No existe conduta humana quando o fato se d por caso fortuito ou fora maior. Se no existe dolo\culpa, no existe conduta, e nesse caso, por exemplo em um atropelamento sem dolo ou culpa corresponde somente uma fatalidade. Tudo se d pelo fato da conduta ser advinda da vontade.

A conduta e formada por elementos objetivos e subjetivos:

Objetivos: elementos visveis da conduta, ou seja, a ao ou omisso.

Classificao do crime quanto conduta criminosa (o que diz respeito aos elementos objetivos): Dentro do tipo penal h dois preceitos: o que descreve a conduta e o que institui a pena. A conduta do crime sempre um verbo, sendo que este pode indicar uma ao ou uma omisso.

Crimes cometidos por ao: crime comissivo, representado por uma


ao. Verbo ncleo do tipo penal de ao.

Crimes cometidos por omisso: crime omissivo, representa o deixar


de fazer algo. No existe tentativa por omisso. # Crimes omissivos prprios: o verbo ncleo do tipo penal um verbo de omisso (deixar, no fazer, no pedir, abandonar, etc). O prprio tipo penal traz como verbo ncleo um verbo omissivo ou negativo. # Crimes omissivos imprprios: no existe tipo penal de omissivo imprprio. Para a a caracterizao dele necessita-se de uma norma de extenso (pargrafo 2 do art. 13 => hipteses de relevncia da omisso). O verbo ncleo do tipo penal uma ao, s que nesse caso por fora da relevncia da omisso a ao vai se consumar no no fazer. Quando o sujeito tinha por obrigao que fazer algo e no faz. Tambm so conhecidos pela doutrina por comisso por omisso. O sujeito neste caso tem uma caracterstica peculiar, ser o garantidor, ou seja, quele que tem a obrigao e no a cumpre.

Subjetivo: ato de subjetividade que se precede os elementos

objetivos. o comando que se determina os elementos objetivos, sendo eles o dolo e a culpa.

Resultado: a consequncia da conduta O nexo causal: o vnculo entre a conduta e o resultado A tipicidade: o enquadramento da conduta no tipo penal

Qual a objetividade jurdica do crime: ter o bem tutelado. Localize a conduta criminosa: localizado por meio do verbo ncleo do tipo penal, tudo que sobrar so as elementares do tipo penal. Classifique essa conduta: positiva ou negativa, omissiva ou comissiva. Sujeito do crime, aps, dizer se o crime de mo propria.... Localize o Sujeito passivo Como se d a prtica da conduta criminosa Modo de execuo da conduta: homicdio = modo de execuo, mata de que forma, a forma que ele age para matar o modo de execuo. (o sujeito portando martelo desferiu vrios golpes na tmpora da vtima). Tem determinados tipos penais que nada fala do modo de execuo da conduta (matar algm, no artigo no se diz como ele matou). No se estabelece nas elementares a execuo da conduta = crime de conduta livre. Tem alguns tipos penais que dentro da descrio da conduta o tipo penal estabelece como deve se dar a execuo da conduta criminosa = crime de conduta vinculada. A conduta gera um resultado, sendo que se pode classificar os crimes de acordo com o resultado:

Crime material: o tipo penal descreve a conduta e o resultado. Mas, o crime se consuma na produo do resultado (momento consumativo da conduta). Crime formal: o tipo penal descreve uma conduta e o seu resultado, mas, basta a pratica da conduta para a consumao do crime (inverte-se o momento consumativo em relao ao crime material), considerando-se o resultado como mero exaurimento da conduta criminosa. Para os crimes formais, o resultado pode ou no vir acontecer, e isto um dado indiferente, no necessrio. Crime de mera conduta: aquele que o tipo penal somente descreve uma conduta, bastando a prtica da conduta para a consumao do

crime. S tem conduta, no tem resultado.

Nexo causal =>

conduta=causa Resultado=efeito

Dentro do fato tpico preciso ter 4 elementos para se dar os crimes materiais: conduta, resultado, nexo causal e tipicidade; agora para os crimes formais e de mera conduta se faz necessrio a presena dos elementos: conduta e tipicidade. Art. 13 O resultado (elemento do fato tpico) de que depende a existncia do crime somente imputvel a quem lhe deu causa (pratica a conduta). Considera-se causa a ao ou omisso (conduta) sem a qual o resultado no teria ocorrido. A causa paralela chamada pela doutrina de con causa: um sujeito quer matar o Lus, ento ele pega uma bebida, coloca veneno e entrega para a vtima (suco envenenado, se tem o dolo, a inteno, de matar o individuo). O Lus bebe o suco, e embora beba o suco o resultado no se d imediatamente (est se executando o crime, pois parte-se de uma causa, dar o suco envenenado, sendo que ainda no se deu o resultado). Neste meio tempo, antes de morrer envenenado, a lmpada da sala cai na cabea da possvel vtima e o mata (causa paralela, con causa). Na percia descobre-se que a causa da morte foi a queda da lmpada, porm ao realizar o exame descobriu-se que no estmago da vtima havia veneno. A pessoa que tentou envenen-lo responder por tentativa de homicdio, sendo que no foi o veneno que deu causa e sim a lmpada. Neste caso rompe-se o nexo causal pelo fato da causa e con causa estarem absolutamente independente. Segunda situao: o professor entra com o revolver e fala que vai matar o aluno, mas antes de atirar o aluno morre de susto (infarto) pelo anncio do tiro. Embora a causa no seja o tiro pretendido pelo professor, ele acaba respondendo pelo homicdio pelo fato da morte dele ser em razo da conduta, elas no so independentes, assim so interligadas. X d um tiro no Y . O Y cai em frente ao COC, vem uma ambulncia e socorre o Y . No caminho para o hospital a ambulncia passa por um acidente e Y sofre um traumatismo craniano e morre (se conseguisse chegar ao hospital, Y teria sobrevivido). Nesse caso, a causa foi o tiro, a con causa foi o acidente/traumatismo craniano, sendo certo que a con causa nasceu na causa. Neste caso a con causa relativamente independente, por ter um ponto de conexo, ou seja, se no houvesse o tiro o Y no estaria na ambulncia e por conseguinte no teria sofrido o acidente/traumatismo e assim no estaria morto. Nesse caso o sujeito que deu o tiro responde somente por tentativa, levando-se em considerao o quanto disposto no pargrafo 1 do art. 13: A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao

quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

Arrependimento Posterior Arrepender-se (mudar a conscincia), ou seja, a pessoa passa a no querer aquilo que inicialmente desejava. Arrependimento posterior consumao do crime. Para ser aplicado o arrependimento posterior necessita comprovar dois requisitos:

1. O crime praticado deve ter sido cometido sem violncia (agresso

fsica) ou grave ameaa (agresso moral). (modo de execuo, ou seja, na conduta avalia-se o verbo ncleo para saber se h a presena de violncia ou grave ameaa). ou RESTITUINDO a coisa.

2. O criminoso deve demonstrar o arrependimento REPARANDO o dano


O prazo para demonstrao do arrependimento at a apresentao da denncia ou queixa. O crime a conduta que gera leso de bem jurdico fundamental da vtima. O crime traz dupla responsabilidade: penal, que se d por meio da interposio de uma pena; civil, que se d por meio do ressarcimento do dano causado vtima (indenizao reparar danos). Art. 16: os benefcios o arrependimento posterior esto presentes no artigo 16, sendo que se d como causa de diminuio de pena, de 1/3 at 2/3. Crime impossvel So cinco casos de crimes que no h a possibilidade de punir ttulo de tentativa: omissivo, culposo, contravenes, habitual e impossvel O crime impossvel aquele em que h a ineficcia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto. Art. 17: se configura o crime impossvel em duas situaes:

1. Ineficcia absoluta do meio: sob hiptese nenhuma comporta


potencialidade ofensiva, sendo que o meio para praticar o crime, nesse caso, no carrega nenhuma potencialidade ofensiva. Ex: o sujeito quer matar a vtima, e ento ele chama a vtima para passear na casa dele. Ao chegar na residncia, a vtima diz que est com calor e o sujeito diz que preparar um refresco, sendo que para realizar o objetivo pretende colocar um veneno no suco, sendo que ao colocar o contedo envenenado no copo ele se atrapalhou e trocou os frascos e acabou colocando sal, aps a vtima tomou o

refresco salgado. O sal (meio) no tem potencialidade ofensiva.

2. Absoluta impropriedade do objeto: O sujeito, no prximo dia, compra


um revolver e vai at a casa da vtima enquanto esta dormia, sendo que ao atirar na vtima o sujeito no sabia que a mesma j estava morta, sendo assim o que matou no foi o disparo de arma de fogo. O sujeito no responde pelo fato de no haver homicdio contra pessoa em bito. 2 Exemplo: ao achar que est grvida, a moa faz o teste da farmcia e o mesmo de forma errnea confirma a gravidez; sendo assim, a mesma tenta a prtica do aborto. Nesse caso no h possibilidade do crime, sendo impossvel abortar sem estar grvida. 3: furtar o prprio bem. Dolo Art. 18, I: Quando o agente quis o resultado (dolo direto) ou assumiu o risco de produzi-lo (dolo eventual), neste uma hiptese o legislador adotou a teoria do assentimento (aceitar, concordar), ou seja, aquela teoria segundo a qual basta para o dolo a previso ou conscincia do resultado, no exigindo que o sujeito queira produzi-lo. Crime Culposo culpa elemento subjetivo da conduta 1 Conduta: no intencional praticada por meio da imprudncia: sujeito pratica uma conduta de forma que no pense muito, forma apressada, sem pensar a respeito das conseqncias. Andar acima da velocidade permitida. Negligncia: um comportamento negativo, ou seja, no fazer aquilo que deveria ser feito normalmente, o desleixo, relaxo. Andar com pneus carecas, no trocar pastilhas de freio, se est sendo negligente com a manuteno e reviso do veculo. Impercia: falta de percia (percia = habilidade tcnica especfica), deixar de aplicar conhecimentos tcnicos na atuao. Imperita: praticar uma conduta sem ter conhecimentos tcnicos necessrios. O crime culposo se d pela conduta caracterizada pela imprudncia, negligencia ou impercia em que gera um resultado previsvel, mas no querido. Culpa consciente: quando se confia demais na nossa percia e acaba cometendo o crime por isso. H uma difcil separao entre o dolo eventual e a culpa consciente. quando o agente prev o resultado que era previsvel, mas no aceita a sua ocorrncia (se aceitar dolo eventual) porque confia em suas aptides pessoais. Culpa inconsciente: quando o agente no consegue prever um resultado que era previsvel aos olhos de todos (homem mdio, homem comum). No cabe tentativa ao crime culposo, e somente se pune crime culposo se expressamente disposto no tipo penal.

Crime preterdoloso Art. 19: O crime preterdoloso envolve um dolo inicial, mas esse dolo inicial acaba gerando um resultado agravador, porm esse resultado no se configura titulo de dolo, e sim titulo de culpa. Aquele que tem dolo no antecedente e culpa no conseqente. Todos os crimes que tem a expresso seguido de. Ex: Estupro seguido de morte, tortura seguida de morte. Em nenhum momento a pessoal quer matar, porm, por imprudncia, negligncia ou impercia acaba acarretando a morte. Em sua grande maioria o resultado agravador a morte, porm pode ser a leso grave. Erro de tipo Art. 20: Erro sobre os elementos que compem o tipo penal ou o fato tipo. Engano, falsa percepo da realidade. Ex: Fui numa festa e deixei o carro com o manobrista. Ao final da festa eu peguei o meu carro (achava que era meu) e levei embora. O verdadeiro possuidor e proprietrio do veculo no pode me acusar de furto, pois eu levei por erro\engano\falsa percepo da realidade. No erro no h o dolo, porm se o tipo penal aceitar a forma culposa pode se punir de acordo com esta. Pode acontecer do criminosos praticar um erro com execuo = erro de execuo do crime, ou seja, ele tem um dolo, persegue este dolo, mas ao longo da execuo, por uma questo de erro ele acaba gerando um resultado diverso do pretendido. X pretendia matar Y, sendo que ao atirar ele atinge Z. Em relao Y, X responde por tentativa de homicdio, e em relao Z ele responde tanto a homicdio culposo quanto dolo eventual, basta saber se ele podia prever as consequencias. XX ao passar pela casa de Y resolve quebrar a vidraa da casa. Ao atirar a pedra sua inteno era destruir o patrimnio, porm no momento em que atira a pedra o Y abre a janela e atingido pela pedra. Em relao ao dolo de destruir patrimnio alheio ele responde tentativa de dano; j acerca de ter acertado Y, se ele percebeu a presena de Y e aceitou a possibilidade ele responde por dolo eventual, por outro lado se no podia prever a presena de Y, o X responde por forma culposa. X mandante de um crime, sendo que ele contrata o T para executar M. S que X procurou T e pede a morte de M, entregando-lhe uma foto para identificao da vtima. T ao ver uma pessoa parecida com M ele atira e mata, aps emprega fuga. Porm M naquele dia tinha faltado e na verdade a vtima era a R. Erro sob a pessoa da vtima. Os dois, X e T, respondem pela morte de R, o X como mandante e T como executante. Quando o juiz for calcular a pena o juiz deve levar e considerao a pessoa da vtima pretendida e no da vtima efetiva, porque o CP privilegiou o dolo, ou seja, como se tivesse matado M. ANTIJURIDICIDADE (contra o direito\ilcito).

O Fato tpico tem o carter indicirio da ilicitude, ou seja, a regra que todo fato tpico se presume ilcito, salvo se o fato tpico foi praticado mediante uma excludente de ilicitude. Se o fato tpico praticado mediante uma excludente de ilicitude o fato tpico torna-se lcito. Tornando-se o fato tpico lcito, deixa de existir o crime, pois no existe crime sem ilicitude, sem antijuridicidade. As excludentes de ilicitude so permisses para a prtica do fato tpico. Art. 23. Constitui das excludentes de tipicidade que so: Estado de necessidade: Legtima defesa: Art. 25 do CP Estrito cumprimento do dever legal: Exerccio regular de direito: Inimputveis Critrio Biolgico Adotado no art. 27 do CP. Trata-se da maioridade penal. Critrio Bio Psicolgico Adotado no art. 26. do CP. O critrio biolgico traz como parmetro uma condio de natureza biolgica a idade, sendo que se o sujeito menor de 18 anos esse inimputvel e, sendo maior de 18 anos, a princpio esse ser imputvel. Sujeito -> doena mental , desenvolvimento mental incompleto ou retardado. Quando se questiona a capacidade mental considera-se que a pessoa seja maior de 18 anos, pois uma vez que seja menor de 18 anos no se discute a capacidade mental, pois pelo simples fato de estar em processo de formao a lei presume que o sujeito no tem capacidade psicolgica plena. Menor de 18 anos so inimputveis, e uma vez cometido ato infracional ser responsabilizado na justia da infncia e juventude. Agora, os maiores de 18 anos, presume-se que este seja capaz penalmente, porm precisa-se enquadrar o sujeito no critrio bio psicolgico. O critrio bio psicolgico discutido dentro de um processo penal, e esse processo penal pode reconhecer por meio do juiz que embora maior de idade o indivduo no possui desenvolvimento psicolgico pleno, sendo assim inimputvel. Se tem uma condio biolgica preexistente (j do sujeito, de sua constituio doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado), mas se faz necessrio ainda, para apreciao segundo o art. 26, que se tenha conhecimento acerca do critrio psicolgico (no momento em que o

sujeito praticou a ao ou omisso entendimento do carter ilcito do fato). Art. 28. No exclui a imputabilidade penal

ele

tinha

capacidade

de

I A emoo e a paixo: quando uma pessoa pratica um crime cujo o motivo foi a emoo ou a paixo, no se exclui a imputabilidade e o sujeito responde criminalmente pelos seus atos. Emoo = o estado afetivo que se desencadeia de forma repentina e violenta perturbando o equilbrio psquico do agente. Paixo = o estado emotivo que se prolonga causando grave crise psicolgica no agente. II A embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substancias de efeitos anlogos: a intoxicao aguda e transitria causada pelo uso de substancias alcolicas ou de efeitos anlogos. Embriagues no acidental = pode ser voluntria (a pessoa tem a inteno de se embriagar) ou culposa (vou beber, mas no pretendo me embriagar). Embriaguez acidental: no querida, que foge a inteno do sujeito. A embriaguez acidental pode se dar por dois motivos: caso fortuito ( aquela que ocorre por um evento extra) ou fora maior (aquela que advm de um ato de fora, de imposio). Na embriaguez acidental preciso observar-se que ela pode ser completa ou imparcial/incompleta. . Completa: o sujeito isento de pena, pois exclui-se a culpabilidade. . Incompleta/parcial: reduz-se a pena de 1/3 a 2/3. Teoria da actio libera in causa: antes de beber o sujeito era livre para praticar a sua ao (ingerir a substncia alcolica); antes se tem o estado de normalidade e ao ingerir o lcool passa para o estado de embriaguez; a partir do momento em que se comea a beber de forma voluntria o sujeito responsvel por todos os seus atos. Embriaguez preodernada = quando se pretende cometer um crime e bebe para criar coragem. Isso uma agravante da pena. Segundo elemento da culpabilidade: potencial conscincia da ilicitude = potencial (certeza), conscincia (conhecimento) e ilicitude (ilcito), assim, para o sujeito ser penalizado criminalmente ele precisa saber que a conduto criminosa. O Erro da proibio exclui a potencial conscincia de ilicitude, excluindose a culpabilidade.

Concurso de agentes (pessoas) -> Art. 29 a 31 CP: 2 ou mais pessoas se unem (liame subjetivo) para a prtica do crime. Asp pessoas esto ligadas umas as outras por vontade prpria. H dois tipos de concurso de agentes:

1. Coautoria: quando os agentes praticam a conduta criminosa ou

alguma das elementares do tipo penal, sendo que isso permite a diviso da tarefa e condenar todos ao crime. As penas sero individuais, pois na dosimetria se leva em considerao caractersticas de ordem pessoal.

2. Participao:

Potrebbero piacerti anche