Sei sulla pagina 1di 17

ESTUDOS

RBEP

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental*
Adriana Varani Daiana Cristina Silva

Resumo
Objetiva compreender a relao famlia-escola e suas possveis implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de um estudo de caso em uma escola pblica. Foram construdos os seguintes indicadores de anlise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos, tipo de participao das famlias e implicaes da relao famlia-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a anlise dos dados confirma a tese de que, embora a famlia exera um papel fundamental no desenvolvimento das crianas, ela no pode ser considerada como a nica responsvel pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso escolar. O estudo tambm evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participao da famlia no cotidiano escolar. Palavras-chave: famlia-escola; desempenho escolar; fracasso escolar.
* Texto publicado originalmente nas Actas do X Congresso Internacional Galego-Portugus de Psicopedagogia, realizado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, em 2009.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

511

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

Abstract
The family-school relationship: implications for the performance of students during primary school years The article aims at understanding the family-school relationship and its possible implications on the performance of pupils in the first years of elementary school, by means of a case study in a public school. The following indicators were constructed for the analysis: the alternative ways school has to bring parents into their childrens school life, the types of family participation, and implications of family-school relationship for student performance. As a result, the analysis of the data confirms the view that, although the family exerts a fundamental role in children development, it cannot be regarded as solely responsible for their success or failure at school. The study also reveals and reflects on the various possibilities of family participation in school daily life. Keywords: family-school relationship; schooling performance; schooling failure.

Introduo Nos ltimos anos, muito tem se falado e debatido sobre as causas do sucesso e do fracasso escolar. Pesquisadores, como Polnia e Dessen (2005) e Paro (2007), apontam que tradicionalmente a famlia tem estado por trs do discurso sobre o sucesso escolar e tem sido culpada pelo fracasso escolar de seus filhos. Segundo Polnia e Dessen (2005), muitas vezes a famlia vista como a impulsionadora da produtividade na escola, e o distanciamento da vida estudantil de seus filhos como um provocador em potencial do desinteresse e da desvalorizao da educao. Essa questo foi verificada ao longo dos perodos de realizao dos estgios do curso de Pedagogia, em especial, quando numa escola municipal de ensino fundamental de 1 a 4 srie,1 foram presenciadas algumas cenas, nas quais professores afirmavam que uma das dificuldades enfrentadas no ambiente escolar era decorrente da participao da famlia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tal questo se transformou em tema de trabalho de pesquisa na graduao, tendo como objetivos buscar compreender que tipo de relao h entre famlia e escola e suas possveis implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para com a desmistificao de concepes (dos profissionais e no

Apesar de ser algo presenciado por grande parte dos alunos do curso de Pedagogia, focamos uma certa escola e dedicamos uma ateno especial em razo do projeto de trabalho de final de curso para aprofundamento daquilo que vinha sendo presenciado, mas no registrado de forma mais sistemtica.

512

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

profissionais da educao) de que a famlia ou a escola, ou ambas, as nicas instituies culpadas pelo sucesso ou pelo fracasso escolar das crianas. Este estudo vem se juntar a vrios outros que se dedicam a mostrar que so vrios os fatores econmicos, polticos, sociais e culturais que podem influenciar no desempenho escolar dos alunos. A pesquisa apresentada aqui tambm faz apontamentos acerca da importncia da integrao entre famlia e escola no desenvolvimento da criana e do tipo de participao que se espera que os pais tenham na instituio de ensino, destacando a participao democrtica na tomada de decises escolares como a ideal. Com esta pesquisa, buscamos chamar a ateno dos leitores e levantar possveis reflexes a respeito da real necessidade de revermos as formas como vem se dando a participao das famlias nas escolas.

Dos caminhos do trabalho Para obter respostas aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de carter emprico e bibliogrfico. Emprico porque foi embasada na relao famlia-escola da instituio campo da pesquisa, onde foram feitos levantamentos de dados referentes s implicaes que repercutem no desempenho escolar dos alunos a partir dessa relao, das alternativas utilizadas pela escola para aproximar os pais da trajetria estudantil de seus filhos e do processo pedaggico e de como se d a participao da famlia na vida escolar dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pblica municipal de ensino fundamental, localizada em uma cidade do interior do Estado de So Paulo, e os dados foram coletados durante os meses de maio a outubro do ano de 2008. Bibliogrfico porque, para desenvolver este trabalho, foram revisados ttulos de livros, artigos cientficos e revistas especializadas em estudos institucionais de estabelecimentos de ensino fundamental, direcionados prtica pedaggica e educao formal e informal no mbito familiar. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa de tipo histricoestrutural, dialtica. A escolha por esse tipo de abordagem decorre do fato de esta partir [...] da descrio que intenta captar no s a aparncia do fenmeno, como tambm sua essncia (Trivios, 1995, p. 129). A opo por tcnicas qualitativas de anlise ocorre por ela ser [...] um enfoque que permite fazer um enlace constante e permanente entre a teoria e a prtica, durante o prprio desenrolar do trabalho (Moyss, 1994, p. 12). Para a construo dos dados de pesquisa, foram utilizados como instrumentos: entrevista, documentos, conversa informal, observao e dirio de campo. O estudo de caso visou superao de algumas ideias e conceitos j enraizados em nossa sociedade atual, no que diz respeito relao famliaescola; desse estudo, foi realizada uma anlise descritiva dos dados coletados. Para uma melhor organizao da pesquisa, a anlise foi disposta pelos seguintes indicadores analtico-descritivos: as alternativas utilizadas pela

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

513

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

instituio de ensino para aproximar os pais da trajetria estudantil de seus filhos; como se d a participao da famlia na vida escolar dos alunos; e as implicaes que repercutem no desempenho escolar dos alunos, a partir da relao famlia-escola.

Sobre os estudos realizados Por meio de estudos bibliogrficos, constatou-se que as sociedades que deram origem constituio da famlia nuclear (composta de pais, mes e filhos) sofreram inmeras transformaes no decorrer do tempo. Aris (1978, p. 273) aponta que no perodo da Idade Mdia no havia intimidade familiar, a vida no passado, at o sculo 17, era vivida em pblico, [...] as pessoas viviam misturadas umas com as outras, senhores e criados, crianas e adultos, em casas permanentemente abertas s indiscries dos visitantes [...]. O autor esclarece, ainda, que as crianas, aproximadamente, aos sete anos de idade, eram mergulhadas na sociedade e ingressavam na grande comunidade dos homens, sua educao era garantida pela aprendizagem junto aos adultos e ministrada por uma outra famlia; no havia lugar para a escola nessa transmisso atravs da aprendizagem direta de uma gerao a outra (p. 229), e o ensino era voltado para a experincia prtica. De acordo com Aris (1978, p. 225), com o passar do tempo [...] a famlia transformou-se profundamente na medida em que modificou suas relaes internas com as crianas e comeou a estabelecer um lao de intimidade com os filhos, a se preocupar com sua educao e a cultivar um sentimento de afeto para com eles. Conforme o autor, a partir da segunda metade do sculo 17, perodo em que marca o incio da Idade Moderna, a aprendizagem tradicional substituda pela escola. Nas ltimas dcadas, na Idade Contempornea, houve grandes alteraes na separao de papis entre o homem e a mulher, e a clssica diviso de tarefas pai/provedor e me/rainha do lar foi modificada. Venosa (2005) aponta que a composio familiar transformada drasticamente com o processo de industrializao, com a passagem da economia agrria economia industrial. A famlia, neste momento, deixa de ser uma unidade de produo, na qual todos os membros trabalhavam sob a autoridade de um chefe. Os homens passam a dirigir-se para as fbricas e as mulheres lanam-se para o mercado de trabalho. A sada das mulheres de suas casas para o mercado de trabalho, de acordo com Duarte (2000), foi uma das molas propulsoras nas zonas urbanas para a criao de instituies de educao infantil especficas, e, segundo a autora, com a criao desses estabelecimentos, as famlias deixam de ser o nico ncleo protetor das crianas. Venosa destaca que a transformao do papel da mulher no sculo 20 acarretou sensveis efeitos no meio familiar. Ele afirma que, atualmente, as mulheres alcanaram os mesmos direitos dos maridos na maioria das legislaes, e com isso a convivncia entre pais e filhos foi transfigurada.

514

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Os filhos passaram a viver mais tempo na escola e em atividades fora do lar, distanciando-se da vida familiar. Este autor afirma que,
[..]atualmente, a escola e outras instituies de educao, esportes e recreao preenchem atividades dos filhos que originalmente eram responsabilidade dos pais. Os ofcios no mais so transmitidos de pai para filho dentro dos lares e das corporaes de ofcio. A educao cabe ao Estado ou a instituies privadas por ele supervisionadas (Venosa, 2005, p. 22).

As transformaes ocorridas em nossa sociedade levaram a uma iviso de responsabilidades. Hoje, em nossa sociedade contempornea, a d famlia no mais a nica responsvel pelo desenvolvimento da educao escolar das crianas. De acordo com o art. 4 do Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990:
dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria (Brasil, 1990).

Segundo Malavazi (2000, p. 258), h uma troca de papis entre famlia e escola, em que a instituio de ensino est cada vez mais se preocupando com normas de condutas das crianas e a famlia se ocupando do ensino de seus filhos, mas [...] algumas atribuies so especficas da famlia que tem o direito de reivindic-las para si, enquanto outras cabem a escola que, pela sua natureza, poder ocupar-se melhor delas. Essas transformaes sociais ocorridas na famlia e na escola camuflaram as atribuies especficas de cada uma delas. Conforme Assis (1994, p. 130), papel da escola [...] promover o desenvolvimento do indivduo, tornando-o capaz de enfrentar mltiplas situaes [...]. Ele aponta que a escola uma das instncias mais importantes da sociedade e destaca que sua funo ensinar, no se limitando [...] simples aquisio de contedos, uma vez que o contedo, por si s, no desenvolve as habilidades mentais necessrias formao de um raciocnio flexvel e criativo [...] (p. 129-130). A escola, segundo Paro (2007), uma agncia que propicia a apropriao do saber historicamente produzido. Libneo, Oliveira e Toschi (2007, p. 304) afirmam que o objetivo primordial da escola o ensino e a aprendizagem dos discentes e pontuam que a escola como um todo que deve responsabilizar-se pela aprendizagem dos alunos [...] instituio de ensino cabe tambm o reconhecimento da importncia da colaborao dos pais na histria e no projeto escolar, o auxlio s famlias no exerccio de seu papel na educao, no desenvolvimento e no sucesso profissional de seus filhos e, concomitantemente, na transformao da sociedade (Polnia, Dessen, 2005). A escola, segundo Polnia e Dessen, um espao privilegiado para o desenvolvimento de ideias, crenas e valores, por isso, ela deve ir alm da apreenso de contedos, buscando a formao de cidados inseridos

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

515

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

na sociedade, crticos e agentes de transformao. Ela [...] tem por principal tarefa na nossa sociedade a democratizao dos conhecimentos, garantindo uma cultura de base para todas as crianas e jovens (Libneo, 1996, p. 127). J a famlia tem como um dos principais papis a socializao da criana, ou seja, a incluso desta no mundo cultural mediante o ensino da lngua materna, dos smbolos e das regras de convivncia em sociedade (Polnia e Dessen, 2005). De acordo com Gabriela Portugal (1990, apud Duarte, 2000), a funo primria da famlia educar e criar as crianas. Malavazi (2000) tambm aponta que competem famlia o auxlio na organizao escolar e a transmisso do equilbrio emocional e afetivo para a formao humana das crianas. Para Kaloustian (1998, p.11-12),
[...] a famlia o espao indispensvel para a garantia da sobrevivncia de desenvolvimento e da proteo integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como se vm estruturando. a famlia que propicia os aportes afetivos e, sobretudo, materiais necessrios ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educao formal e informal, em seu espao que so absorvidos o valor tico e humanitrio, e onde se aprofundam os laos de solidariedade.

O Estatuto da Criana e do Adolescente traz em seu art. 22 que aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir as determinaes judiciais e em seu art. 55 afirma que os pais ou responsveis tm obrigao de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino (Brasil, 1990). A educao um dever da famlia e da escola. Ambas devem interagir para garantir os direitos da criana nas questes referentes ao ensino, dando-lhes suporte e apoio para o pleno desenvolvimento da aprendizagem. Dos estudos realizados, constatou-se tambm que nas escolas a integrao com os pais tem se estabelecido sobre diversas formas. Ela tem se dado pela ajuda pecuniria dos pais, contribuio financeira por meio da Associao de Pais e Mestres (APM), participao em eventos com fins lucrativos (festa junina, entre outros), ajuda com a tarefa de casa e tambm mediante prestao de servio a escola. Frequentemente, os pais tm estado presentes na instituio de ensino para realizar pequenos reparos, servios de limpeza, preparao da merenda, organizao ou cumprimento de tarefas ligadas a festas, excurses, entre outras (Paro, 2007, 2008). Entretanto, Paro (2001, p. 67) destaca que a participao dos pais e da comunidade no processo pedaggico [...] no pode cair no equvoco de delegar aos pais e comunidade aquilo que compete ao Estado, por meio da escola, realizar. No se trata de os pais prestarem uma ajuda unilateral instituio de ensino nem de a escola repassar parte de seu trabalho aos pais; no basta permitir formalmente que as famlias participem da administrao da escola e tambm [...] no se pode exigir que

516

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

eles participem do que no tm condies de dar conta e que obrigao da escola faz-lo [...] (Paro, 2008, p. 52). Para este autor, necessria a extenso da funo educativa (no doutrinria) da escola para as famlias responsveis pelos alunos. A ins tituio de ensino necessita da adeso de seus usurios aos propsitos educativos a que ela deve visar, e essa adeso deve redundar em aes efetivas que contribuam para o bom desempenho dos alunos. A participao da famlia na escola precisa estar [...] ligada tomada de decises e no como mera forma de prestao de servios ou de contribuio financeira por parte da populao (Paro, 2007, p. 10). Participando das tomadas de decises da escola, os pais,
[...] alm de terem melhores condies de influir nas tomadas de deciso a respeito das aes e objetivos da escola, eles estaro investindo na melhoria da qualidade da educao de seus filhos, bem como na melhoria de sua prpria qualidade de vida, na medida em que esses adultos estaro mais capazes, intelectualmente, de usufruir melhor de bens culturais a que tm direito e que antes no estavam a seu alcance. (Paro, 2001, p. 68).

Outro importante resultado obtido com a pesquisa diz respeito desmistificao das causas do fracasso escolar. Patto (1999, p. 41) traz reflexes muito importantes acerca de como o fracasso escolar foi percebido no processo histrico da sociedade capitalista. Ele aponta que as desigualdades sociais, inerentes nova ordem social, passaram a ser justificadas pelas desigualdades raciais, pessoais ou culturais, sem colocar em xeque a tese da existncia de igualdade de oportunidades. Inicialmente, houve [...] a crena de que a diviso social em classes superiores e inferiores teria como critrio o talento individual [...]. No final do sculo 18 e no sculo 19, as crianas que no acompanhavam seus colegas na aprendizagem escolar passaram a ser intituladas como anormais escolares e seu fracasso passou a ser procurado e justificado por meio de alguma anormalidade orgnica. A partir da segunda metade do sculo 19, houve outras explicaes para justificar a desigualdade existente entre as pessoas no novo mundo capitalista. Patto destaca que o racismo, afirmao da existncia de raas inferiores ou indivduos constitucionalmente inferiores, foi uma das ideologias usadas para fundamentar a conquista de outros povos e as diferenas de classes. J no sculo 20, o fracasso escolar comea a ser justificado pela afirmao da existncia de culturas inferiores ou diferentes, de grupos familiares patolgicos e de ambientes sociais atrasados que produzem crianas desajustadas e problemticas, e as causas dos desajustes infantis passam, nesse momento, a serem buscadas no ambiente sociofamiliar (Patto, 1999). A autora destaca que, no incio dos anos 70, a teoria da carncia cultural em sua primeira formulao afirmou [...] que a pobreza ambiental nas classes baixas produz deficincias no desenvolvimento psicolgico

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

517

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

infantil [...] (Patto, 1999, p. 124); e essas deficincias so na teoria da carncia cultural as causas das dificuldades de aprendizagem e de adaptao escolar. A autora cita, ainda, que essa teoria defendia que [...] a causa principal do fracasso encontrava-se no aluno, cabendo escola uma parcela de responsabilidade por no se adequar a este aluno de baixa renda, e condenava [...] a criana pobre a um ensino no adequado e, portanto, ao fracasso escolar num sistema obviamente no-igualitrio (Patto, p. 145-158). Charlot (2000), ao refletir sobre o fracasso escolar, aponta que esta questo nos remete para muitos debates: sobre o aprendizado, a eficcia dos docentes, o servio pblico, a igualdade das chances, os recursos que o Pas deve investir em seu sistema de ensino, os modos de vida e o trabalho na sociedade de amanh, entre outros. Para este autor, o fracasso escolar no existe; o que existe so alunos fracassados, situaes de fracasso, histrias escolares que terminam mal (Charlot, 2000, p. 16). Ele afirma, tambm, que as situaes de fracasso e as histrias escolares que terminam mal devem ser analisadas, [...] e no algum objeto misterioso, ou algum vrus resistente, chamado fracasso escolar. Segundo Charlot (2000), para que o fracasso escolar seja analisado, deve-se levar em considerao o fato de que ele tem alguma coisa a ver com a posio social da famlia, no entanto, no se pode reduzir essa posio a um lugar em uma nomenclatura socioprofissional, nem a famlia a uma posio. O fato de o fracasso escolar ter alguma relao com a desigualdade social no permite, em absoluto, afirmar que a origem social do indivduo a causa do fracasso escolar. O autor defende a ideia de que o fracasso escolar um fator que deve ser analisado individu almente, em sua singularidade. No entanto, ele no um produto isolado, contextualizado dentro de uma perspectiva histrica de cada sujeito. Autores como Paro (2007), Abramowicz (1997), Nunes (1996 apud Coelho, 1997), Coelho (1997), Esteban (2003), Franco (2005) e Malavazi (2000) tambm trazem reflexes acerca de algumas situaes que podem favorecer a existncia de alunos fracassados na escola. Essas situaes esto relacionadas a: m aparelhagem da escola, mtodos inadequados de ensino, m formao dos professores, elevado nmero de alunos por classe na escola pblica brasileira, sobrecarga da escola em suas funes, construes escolares inacabadas e mal conservadas, equipamentos em precria condio de uso, baixos salrios dos docentes, formao e atualizao continuada inexistente ou inadequada, funcionamento escolar em regime de vrios turnos, pouco interesse governamental em promover parcerias com universidades pblicas para respaldar o trabalho educativo dos docentes do ensino fundamental, negao da legitimidade de conhecimentos e formas de vida formulados margem dos limites socialmente definidos como vlidos e utilizao de modelos inadequados, parciais e fragmentados de avaliao. importante que se tenha claro que a estrutura da famlia tambm resultado de uma estrutura social, e a relao famlia-escola tambm resultado de outras relaes da sociedade. relevante recordar aqui a

518

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

argumentao de Charlot (2000) em que destaca o fracasso escolar como um fato que deve ser contextualizado dentro da perspectiva histrica do sujeito analisado, o que no significa individualizar o problema e culpabilizar o aluno. O fato de a relao famlia-escola ser apenas uma faceta no processo do fracasso escolar no isenta a famlia de exercer seu importante papel, o de sustentar, guardar e educar os filhos menores, o que para Aquino (1998) tambm o de moralizao da criana. Paro (2001, p. 58), quanto ao papel da famlia para com a educao, enfatiza a importncia da adeso dos pais aos propsitos educativos da escola e destaca [...] que essa adeso precisa redundar em aes efetivas que contribuam para o bom desempenho do estudante. Conforme este autor, para o bom desempenho dos alunos h um caminho longo a percorrer no interior da prpria escola, [...] em termos da adequao de seus objetivos e de seu aparelhamento material, humano e metodolgico, e enfatiza que no se pode estar alheio a isto, destacando a necessidade
[...] de reconhecer algo a que a teoria educacional tem prestado pouca ateno. Por pequena que seja, em comparao com tudo o que h por fazer na escola, a contribuio que os pais podem dar para o processo pedaggico escolar precisa ser levada em conta para evitar o risco de se ignorar algo que imprescindvel para o bom desempenho dos alunos (Paro, 2001, p. 72).

Da viagem pelos dados coletados Do estudo de caso, constatou-se que a instituio campo de pesquisa promoveu os seguintes eventos visando participao/presena dos pais: bazar da pechincha, festa do sorvete, comemorao do dia das mes, festa junina, quatro reunies de pais e mestres, duas reunies do Conselho de Escola (CE) e duas reunies da APM. De acordo com o observado e com o registro em dirio de campo, verificou-se que em eventos, como bazar da pechincha, festa do sorvete e comemorao do dia das mes, a participao dos pais na escola mnima. A instituio de ensino, por meio desses eventos, abre espao para que os pais apenas contribuam financeiramente e se faam presentes de forma passiva, sem ao, ou seja, eles no so convidados a colaborar com a elaborao do evento, a dar sugestes, a participar e a se envolver com a escola. J as reunies de pais e mestres, observadas em uma sala de 2 srie da instituio campo, diferenciam-se dos eventos discutidos acima medida que oferecem aos pais uma maior abertura para a participao e o envolvimento com a escola, pois so os nicos eventos que permitem essa manifestao. Por meio dos dados coletados em sala de aula de uma 2 srie, foi possvel verificar que nessas reunies os pais encontram espao para se fazer presente, participar e se pronunciar, visto que a professora, durante o perodo de reunio, est sempre atenta aos olhares deles e constantemente lhes pergunta:

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

519

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

Vocs tm alguma dvida, algum questionamento a fazer? (Dirio de campo, p. 24). Existe algo que vocs queiram colocar? (Dirio de campo, p. 43).

Mediante as observaes realizadas, foi possvel notar a preocupao por parte desta professora em ouvir a opinio dos pais a respeito dos assuntos tratados nas reunies. Entretanto, os pais, na maioria das vezes, mostram-se bastante tmidos na hora de participar, expor sua opinio no coletivo, preferem conversar com a professora individualmente e tratar de assuntos que dizem respeito exclusivamente a seus filhos. Outras alternativas oferecidas pela escola, como meio de promover a participao dos pais/comunidade no que se refere aos assuntos escolares, so as reunies do CE e as da APM, tambm chamadas de coletivos. Segundo Paro (2008, p. 113), esses coletivos tm o propsito prioritrio de [...] fazer da participao dos pais um objeto de preocupao e um fim da prpria escola, de modo a aproximar a famlia das questes pedaggicas e a tornar a unidade escolar integrada ao seu meio [...]. Porm, ao buscar informaes por meio da diretora a respeito do CE e da APM, ela disse que no ano letivo de 2008 s foram feitas duas reunies do CE e duas da APM; quanto ao Conselho, foi realizada uma reunio para eleger seus membros representantes e outra individual, com cada participante, para prestar conta do recebimento da verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e coletar as assinaturas dos representantes. importante destacar que a ltima reunio do CE foi apenas para prestar conta do recebimento da verba do PDDE aos membros representantes e no para decidir coletivamente onde ela seria investida. Em relao APM, foi tambm realizada uma reunio para eleger os membros representantes e outra individual, com cada participante, apenas para informar os gastos e os lucros obtidos com o evento da festa junina. A partir do relato da diretora da instituio campo, verifica-se que os coletivos tm assumido um carter formalista e uma gesto burocratizada. Nesses coletivos, os membros representantes no tomam decises nem organizam aes, eles apenas assinam documentos e so informados a respeito de recebimentos de verbas, de entrada e sada de dinheiro do caixa da escola e de aes realizadas com esses recursos. Foi tambm constatado que os gestores da instituio campo de pesquisa reconhecem a importncia da parceria entre famlia e escola e esto sempre trazendo esse assunto tona. No entanto, embora a escola admita a relevncia da participao da famlia na vida escolar dos alunos, ela ainda no consegue promover o envolvimento entre ambas. O projeto poltico-pedaggico (PPP) da instituio de ensino comprova esta afirmao e explana a importncia da integrao entre famlia/comunidade e escola; entretanto, foi elaborado pelos gestores e professores da instituio campo sem a colaborao dos pais e da comunidade. De acordo com Paro (2008, p. 13), para que as famlias faam parte das tomadas de decises, no basta permitir formalmente que os pais de alunos participem da administrao da escola, preciso que haja

520

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

condies propiciadoras dessa participao e que a escola oferea ocasies de dilogo, convivncia e incluso na vida escolar e promova a extenso da funo educativa para os pais e a participao destes nas decises da instituio de ensino, pois s assim eles tero as condies necessrias para influir a respeito das aes e objetivos da escola e
[...] estaro investindo na melhoria da qualidade da educao de seus filhos bem como na melhoria de sua prpria qualidade de vida, na medida em que esses adultos estaro mais capazes, intelectualmente, de usufruir melhor de bens culturais a que tm direito e que antes no estavam a seu alcance (Paro, 2001, p. 68).

Como podemos verificar, os envolvidos com a instituio de ensino (pais, alunos, professores, gestores, funcionrios e comunidade escolar) s tm a ganhar com a integrao e o relacionamento da famlia com a escola. Por meio do estudo de caso, constatou-se tambm que, embora os pais dos alunos da 2 srie da instituio campo de pesquisa procurem estar presentes nos eventos promovidos pela escola (Tabela 1), a participao deles se resume a contribuir financeiramente, a comparecer aos eventos no sendo convidados a colaborar com sua organizao , a auxiliar os filhos nas tarefas de casa, alm da grande preocupao em acompanhar seus filhos mediante as reunies de pais e mestres. A contribuio financeira dos pais para com a escola se d pelo envio de dinheiro para a APM e para a fotocpia de atividades pedaggicas (no obrigatrias) e pela compra de roupas, sapatos (bazar da pechincha) e comida (nas festas juninas e do sorvete). J o auxlio com as tarefas de casa e o acompanhamento dos filhos nas reunies de pais e mestres so os mais importantes meios de interao dos pais com a escola. Em relao s tarefas de casa, Libneo (1991 apud Paula, 2000) destaca que, ao auxiliarem seus filhos, os pais tomam contato com o trabalho realizado na instituio de ensino. As reunies de pais e mestres tambm constituem meios pelos quais os pais tomam esse contato e so a forma mais expressiva de envolvimento deles com a escola. Embora, muitas vezes, mostrem-se tmidos quando esto na presena de outros pais, no dilogo individual com o professor, demonstram-se muito interessados no que diz respeito ao desenvolvimento escolar do filho. relevante ressaltar aqui que nem todos os pais participam da mesma forma, uns comunicam-se mais, outros menos. A professora da 2 srie observada aponta que os pais no participam mais devido a questo de tempo, disponibilidade e at mesmo a falta de conhecimento do papel que eles podem ocupar (Dirio de entrevista, p. 7). Segundo a professora, a no participao dos pais na escola acontece tambm porque no h uma boa comunicao da escola com a famlia. Ela diz:
Infelizmente eu acho que s um convitinho, um simples convitinho, no suficiente pra trazer o pai pra escola. Eu acho que preciso envolver os pais nos eventos, preciso participar os pais. E no s os

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

521

Tabela 1 Notas dos alunos e participao/presena das famlias em reunies e eventos 2 srie
Notas do 2 Bimestre Histria Cincias Educao Artstica Educao Artstica Educao Fsica 1 - 2008 2 - 2008 3 - 2008 4 - 2008 Educao Fsica Portugus Geografia Educao Fsica Portugus Histria Geografia Cincias Bazar da Pechincha Festa do Sorvete Matemtica Matemtica Total de acertos em 24 questes alternativas Comemorao do dia das Mes Horrio de Tabalho Pedaggico Coletivo P P P / / / / Educao Fsica P P P P Notas do 3 Bimestre Provinha Brasil aplicada em 08/05/08 Presena da famlia em reunio de Pais e Mestres Presena/ participao da famlia em eventos Momentos em que as famlias procuram professora

Alunos

Histria

Portugus

Geografia Cincias

Matemtica

Educao Artstica A A A A A A A B B A A A B C C B C A A C C C A A A / / /

522 A A C A B A A C C A A A D C D C D A C D D D B A A C / A A C A B A A C C A A A D C D C D A C D D D B A A C / A A C A B A A C C C A A D C D C D A C D D D B A A C / A A C A B A A C C C A A D C D C D A C D D D B A A C / A A C A B A A C C C A A C C D C D A C D C D B A A C / / A A C A B A A A C C C A C C C C C A C C C C B A A C A A B A A A A B B A A A B B C B C A B C C C A A A B A A C A A A A B B A A A D C D B D A B D C D A A A C A A A C A B A A B B A A A D C D B D A B D C D A A A C A A A C A B A A B B A A A D C D B D A B D C D A A A C A A A C A B A A B B A A A D C D B D A B D C D A A A C A A A C A B A A B B A A A D C D B D A B D C D A A A C A A A C A B A A B B A A A C C C B C A B C C C A A A C A A A B A A A A A A A A A C B C A C A A C B C A A A B A 23 24 21 24 24 24 23 17 23 24 23 24 16 19 16 19 14 21 23 12 13 17 23 24 24 / / P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P / P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P / /

Notas do 1 Bimestre

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

A A B A B A B C C A A A D D D C D A B D D D B A A / /

A A B A B A B C C A A A D D D C D A B D D D B A A / /

A A B A B A B C C A A A D D D C D A B D D D B A A / /

A A B A B A B C C A A A D D D C D A B D D D B A A / /

A A B A B A B C C A A A C C C C D A B D C D B A A / / / /

A A B A B A B C C A A A C C C C C A B C C C B A A

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

Observaes: 1) A primeira coluna contm os nmeros dos alunos conforme consta na lista de chamada oficial. Em seguida, h as notas obtidas pelos discentes durante o 1, 2 e 3 bimestre e as pontuaes alcanadas por eles na Provinha Brasil; no entanto, importante esclarecer que nesta tabela s foram computados os acertos dos alunos nas questes alternativas, o que totaliza 24 questes. 2) As ltimas nove colunas contm dados relacionados participao/presena da famlia na escola. A presena da famlia em eventos indicada por um (P) e sua ausncia por um ( ). 3) Faz-se necessrio esclarecer, tambm, que os alunos 26 e 27 no frequentaram a sala observada desde o incio do ano letivo de 2008, estes vieram para a instituio campo transferidos de outra escola, por isso, as colunas que envolvem o perodo em que estiveram matriculados em outra instituio indicado por (barra inclinada).

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

pais, preciso envolver os alunos tambm no evento, preciso fazer assemblia com os alunos, preciso explicar parte de tudo que vai estar acontecendo na escola, preciso envolver os alunos na confeco do que vai acontecer na escola. Eu acho que, toda festa, todo evento tem que ser proposto e participativo, e no simplesmente vai ter uma festa. Eu acho que isso no suficiente pra que haja uma efetiva participao de todos na escola (Dirio de entrevista, p. 2-3).

De acordo com o relato dessa professora, [...] a escola tem que se preparar para receber esses pais (Dirio de Entrevista, p. 8). Mas como se preparar? Paro (2008), em relao a uma participao democrtica dos pais/ comunidade na escola, aponta que esta no se d espontaneamente, ela resultado de um processo histrico de construo coletiva. O autor destaca que h a necessidade de a escola prever mecanismos institucionais que no apenas viabilizem a participao dos pais, mas tambm incentivem prticas participativas dentro da escola. Paro (2007, p. 10) destaca, ainda, que a participao dos pais na escola deve sempre estar [...] ligada tomada de decises e no como mera forma de prestao de servios ou de contribuio financeira [...]. A presena dos pais na instituio de ensino deve ser entendida por todos como mecanismo de representao e participao poltica (Spsito, 2001). Por fim, concernente s implicaes que repercutem no desempenho escolar dos alunos a partir da relao famlia-escola, constatou-se com base na pesquisa realizada na 2 srie que a participao/presena dos pais na instituio de ensino no determina o bom ou o mau desempenho escolar dos alunos. Exemplo disto so os casos dos discentes 12, 13, 15, 17, 20, 21, 22 e 25 (Tabela 1). interessante notar que outros aspectos tambm podem ser observados na Tabela 1: a) Casos em que a presena/participao da famlia implicou o desempenho escolar dos alunos 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 14, 16 e 23. Os estudantes 1, 2, 4, 5, 6, 7, 10 e 23 possuem um bom desempenho escolar e suas famlias tm uma presena expressiva na escola. Os alunos 8, 9 e 16 apresentaram progressos em seus desempenhos escolares ao longo dos bimestres e suas famlias tm uma presena expressiva na escola. O discente 14, no 1 bimestre, no apresentou um bom desempenho escolar, mas progrediu a partir do 2 bimestre. No entanto, sua famlia s esteve presente na escola em apenas uma reunio de pais e mestres. b) Casos em que a presena/participao da famlia no implicou o desempenho escolar dos alunos (estudante 3): O aluno 3 apresentou uma queda em seu desempenho escolar a partir do 2 bimestre, no entanto sua famlia esteve presente na escola em duas reunies de pais e mestres e em um evento

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

523

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

e procurou a professora para conversar no horrio de educao fsica dos discentes. Como se pode perceber, o bom ou o mau desempenho escolar dos studantes no pode aqui ser justificado somente pela presena ou e ausncia da famlia na escola. Em entrevista realizada com a professora da 2 srie observada, ela pontua bem o caso explicitado na Tabela 1, quando diz:
[...] a gente percebe que as crianas que tem um sucesso maior na escola, lgico que existe uma certa valorizao por parte dos pais em relao a escola, mas por outro lado tambm, ... No tem como a gente generalizar, existem crianas que no tem apoio familiar e tem sucesso na escola. Ento, cada caso um caso, no tem como a gente falar s porque a famlia valoriza ento h sucesso. No, a maioria dos casos sim, mas tambm h caso em que a famlia no d apoio, no ajuda e que a criana tem sucesso. Ento, uma questo individual, de criana pra criana (Dirio de entrevista, p. 1).

A famlia, de acordo com Polnia e Dessen (2005), exerce uma funo muito importante no desenvolvimento e na aprendizagem humana. Ela a primeira a incluir, por meio do ensino da lngua materna, dos smbolos e das regras de convivncia em grupo, as crianas no mundo cultural e quem transmite para elas a educao geral e parte da formal, em colaborao com a escola. Entretanto, a famlia no pode assumir sozinha a culpa pelo sucesso ou pelo fracasso escolar dos alunos, como foi observado pelo trabalho de campo e pela anlise da Tabela 1, construda a partir da relao famlia-escola.

Alguns apontamentos finais Por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que, embora a famlia seja fundamental no processo de desenvolvimento integral das crianas, ela no pode assumir sozinha a culpa pelo sucesso ou pelo fracasso escolar dos alunos, pois o bom ou o mau desempenho escolar no depende exclusivamente da participao/presena ou no da famlia na escola. Outros inmeros fatores (sociais, polticos, econmicos e culturais) influem no desempenho, bem como no sucesso ou no fracasso escolar dos alunos, inclusive o tipo de participao requerido para a famlia. Entre esses inmeros fatores tambm esto a aparelhagem da escola, os mtodos de ensino, a formao dos professores, o nmero de alunos por classe (Paro, 2007), as funes extracurriculares assumidas pela escola (Abramowicz, 1997), os baixos salrios dos professores, a estrutura fsica e material, o regime de funcionamento escolar em vrios turnos (Nunes, 1996 apud Coelho, 1997), os modelos de avaliao utilizados (Franco, 2005; Malavazi, 2000), entre outros. Como foi averiguado, famlia cabe o papel de cuidar e educar bem as crianas e escola cabe cuidar da educao formal (sistemtica) e

524

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

promover o desenvolvimento fsico, social, intelectual, emocional, moral e afetivo dos alunos. Conclui-se, tambm, que a integrao de ambas as instituies (famlia-escola) fundamental para com o desenvolvimento global das crianas e para com a melhoria da qualidade de vida dos pais dos alunos e tambm da escola.

Referncias bibliogrficas ABRAMOWICZ, Anete. Quem so as crianas multirrepetentes? In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (Orgs.). Para alm do fracasso escolar. 4. ed. Campinas, So Paulo: Papirus, 1997. Cap. 9. AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educao, So Paulo, v. 24, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 1998. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-255519980002000 11>. Acesso em: 10 set. 2008. ARIS, Philipe. A famlia. In: _______. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. Cap. 3. ASSIS, Nzia de. Revendo o meu fazer sob uma perspectiva terico-prtica. In: GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (Org.). A prtica dos orientadores educacionais. So Paulo: Cortez, 1994. p. 125-141. BRASIL. Lei n 8069, de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 16 jul. 1990. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm>. Acesso em: 15 out. 2008. BRASIL. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 23 dez. 1996. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 15 out. 2008. CHARLOT, Bernard. Da relao com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. COELHO, Lgia Martha Coimbra da Costa. Escola pblica de horrio integral: um tempo (fundamental) para o ensino fundamental. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (Orgs.). Para alm do fracasso escolar. 4. ed. Campinas, So Paulo: Papirus, 1997. Cap. 11.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

525

Adriana Varani Daiana Cristina Silva

DUARTE, Sandra M. N. Moura. O emprego das mulheres e as estruturas de apoio s crianas. In: CONGRESSO PORTUGUS DE SOCIOLOGIA, 4., 2000, Lisboa. Actas... Lisboa: Associao Portuguesa de Sociologia, 2000. Disponvel em: <http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/ DPR462e040a7a15a_1.PDF>. Acesso em: 14 out. 2008. ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliao no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliao: uma prtica em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 7-28. FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Pressupostos epistemolgicos da avaliao educacional. In: SOUZA, Clarilza Prado de (Org.). Avaliao do rendimento escolar. 13. ed. Campinas, So Paulo: Papirus, 2005. p. 13-26. KALOUSTIAN, Slvio Manoug (Org.). Famlia brasileira: a base de tudo. 3. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: Unicef, 1998. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1996. LIBNEO, Jos Carlos; OLIVEIRA, Joo Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educao escolar: polticas, estrutura e organizao. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2007. MALAVAZI, Maria Mrcia Sigrist. Os pais e a vida escolar dos filhos. 2000. 320 p. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, 2000. MOYSS, Lcia. O desafio de saber ensinar. Campinas: Papirus, 1994. PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar e qualidade de ensino: o que os pais ou responsveis tm a ver com isso? In: BASTOS, Joo Baptista (Org.). Gesto democrtica. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2001. p. 57-72. _______. Qualidade do ensino: a contribuio dos pais. 3. reimpr. So Paulo: Xam, 2007. ______. Gesto democrtica da escola pblica. 3. ed. So Paulo: tica, 2008. PATTO, Maria Helena Souza. A produo do fracasso escolar: histrias de submisso e rebeldia. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999. PAULA, Flvia Anastcio de. Lies, deveres, tarefas, para casa: velhas e novas prescries para professoras. 2000. 250 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponvel em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000214661&fd=y>.

526

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

A relao famlia-escola: implicaes no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

POLNIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreenso das relaes entre famlia escola. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 303-312, dez. 2005. SPSITO, Marlia Pontes. Educao, gesto democrtica e participao popular. In: BASTOS, Joo Baptista (Org.). Gesto democrtica. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2001. p. 45-56. TRIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1995. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil: direito da famlia. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. v. 6.

Adriana Varani, doutora em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar), no campus de Sorocaba-SP. varani@ufscar.br Daiana Cristina Silva, pedagoga pela Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUC-Camp), professora no ensino fundamental na cidade de Itapira-SP. daiacristi@hotmail.com Recebido em 7 de abril de 2010. Aprovado em 16 de setembro de 2010.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010.

527

Potrebbero piacerti anche