Sei sulla pagina 1di 8

Elementos de Mquinas 2 EE Freios e Embreagens

Freios e embreagens so dispositivos de acoplamento de velocidade angular. Basicamente esses dispositivos sincronizam as velocidades angular de dois elementos diferentes, trazendo-os para a mesma velocidade. A figura abaixo ilustra um esquema de funcionamento de um freio ou de uma embreagem. Basicamente, duas inrcias e , girando em suas respectivas velocidades angulares e , uma das quais nula no caso de freios, so trazidas para a mesma velocidade pelo acionamento da embreagem ou do freio. Quando isso acontecer, haver escorregamento no freio ou na embreagem, porque existe velocidade relativa entre os componentes e ento alguma energia ser dissipada e transformada em calor. Freios e embreagens possuem um comportamento bastante similar, e sua modelagem matemtica praticamente idntica, por isso eles so comumente apresentados em conjunto na literatura. Na anlise de desempenho desses dispositivos estaremos interessados nas informaes abaixo: A fora de acionamento O torque transmitido A perda de energia O aumento de temperatura Onde

a presso mdia na pastilha.

O torque transmitido uma funo da fora de acionamento, do coeficiente de atrito e da geometria do freio ou da embreagem, e portanto um problema de esttica, que deve ser tratado separadamente para cada configurao geomtrica. Os vrios tipos de dispositivos a serem analisados so apresentados segundo a classificao a seguir: Tipo tambor (ou aro) com sapatas internas expansveis Tipo tambor (ou aro) com sapatas externas contrteis Tipo cinta A disco ou axial Tipo cnico

Somando as foras na direo , temos: Onde ou + para um movimento relativo do cho a direita ou a esquerda, respectivamente. Assumindo constante e resolvendo para resulta em: Somando as foras na direo A partir do qual para qualquer direo. Somando os momentos sobre o pino localizado em , temos: resulta em:

Anlise Esttica de Freios e Embreagens Muitos tipos de freios e embreagens podem ser analisados de acordo com o seguinte procedimento geral: 1. Estimar, modelar ou medir a distribuio de presso nas superfcies de atrito. 2. Encontrar a relao entre a presso mxima e a presso em qualquer ponto. 3. Usar as condies de equilbrio esttico para encontrar a fora ou torque de frenagem e as reaes nos suportes. Vamos aplicar esses passos na anlise da escora de porta mostrada na figura a seguir. A escora articulada no pino . Uma distribuio de presso normal dada sob a pastilha de atrito como funo da posio , com origem direita da pastilha. A largura da pastilha pgina a dentro . A resultante na direo e o momento sobre so:

Resolvendo para , temos: [ ]

Vamos agora considerar algumas situaes especiais para freios e embreagens com acionamento por sapata. Uma sapata de freio autotravante ou com autoacionamento aquela que no necessita de fora de acionamento; apenas o contato inicial entre as superfcies de atrito causa o acionamento imediato e total do freio, devido ao momento de atrito sobre a sapata. Essa condio em geral indesejvel (exceto no caso de embreagens unidirecionais, onde o movimento relativo em um sentido restringido pelo efeito de autotravamento, enquanto o movimento no sentido oposto no afetado) porque a ao de frear repentina e incontrolvel. Resolvendo a eq. (e) para , obtemos o valor para que causa o autotravamento: a partir do qual Uma situao mais desejvel acontece quando temos a chamada sapata auto-energizante, quando o momento do atrito sobre a sapata tende a empurrar a sapata contra o tambor, aumentando a fora normal sobre a sapata, e consequentemente o torque de atrito. Uma sapata dita auto-desenergizante quando o momento do atrito sobre a sapata tende a afast-la do tambor, reduzindo o torque de atrito. Vamos agora modelar a presso normal como sendo o esmagamento da pastilha. Modelaremos a deformao da pastilha da maneira a seguir. Se a escora rotacionar um ngulo no sentido anti-horrio as arestas direita e esquerda da pastilha deformaro e para baixo, conforme a figura abaixo.

Pela semelhana de tringulos, temos e . Isso significa que diretamente proporcional distncia horizontal do ponto ; isso , onde uma constante. Assumindo que a presso diretamente proporcional deformao, ento , onde constante. Em funo de dada por: . Substituindo [ que resulta em
[ ]

na equao (e), temos ]

Embreagens e Freios a Tambor com Sapatas Internas Expansveis Uma embreagem a tambor de sapata interna consiste essencialmente de trs elementos: as superfcies de atrito, os meios de transmitir o torque da e para as superfcies, e o mecanismo de atuao. Para analisar um dispositivo de sapata interna, veja a figura abaixo, que mostra uma sapata pivotada no ponto com a fora de atuao agindo na outra extremidade da sapata.

Uma vez que estamos assumindo que a sapata longa, no podemos assumir que a distribuio de fora normal uniforme. O arranjo mecnico no permite que nenhuma presso seja aplicada no piv, portanto assumiremos que a presso nesse ponto zero. prtica usual no colocar material de atrito por uma pequena distncia do piv (ponto ). Isso elimina interferncia, e conforme ser mostrado posteriormente, o material nessa regio contribuiria muito pouco para o desempenho do componente. Considerando a presso atuando em um elemento de rea do material de atrito localizado em um ngulo do ponto de pivotamento, designamos a presso mxima localizada no ponto em um ngulo a partir do piv.

Para encontrar a distribuio de presso na periferia da sapata interna, considere o ponto na sapata, conforme figura abaixo:

Algumas caractersticas interessantes sobre essa distribuio podem ser observadas: A distribuio de presso senoidal com respeito ao ngulo , medido a partir da articulao da sapata. Se a sapata for curta, conforme a parte (a) da figura acima, a presso mxima e ocorre em , a extremidade da sapata. Se a sapata for longa, conforme a parte (b) da figura acima, a presso mxima e ocorre em . Pela distribuio de presso dada, quando , , dessa forma, a adio de material de atrito prximo articulao da sapata no contribuir para o desempenho do freio. Um bom projeto de sapata concentrar a maior parte do material de atrito na vizinhana do ponto de presso mxima, tal qual mostrado na figura abaixo, para um tambor girando em sentido horrio.

Conforme foi feito para determinar o esmagamento da pastilha, se a sapata deforma por uma rotao infinitesimal sobre o piv , a deformao perpendicular a . Do tringulo , ento issceles , A deformao perpendicular ao aro , que

Portanto a deformao, e consequentemente a presso, proporcional a . Em termos da presso em e onde a presso mxima, temos:

Rearranjando, temos: As reaes no pino da articulao da sapata so e . A fora de acionamento da sapata tem componentes na direo e na direo e atua a uma distncia da articulao. A um ngulo qualquer a partir da articulao da sapata, existe uma fora normal infinitesimal, dada por

A figura abaixo mostra a distribuio de presso obtida em funo do ngulo .

Onde a largura da pastilha perpendicular ao plano da pgina. Substituindo a presso dada pela eq. 16-1 na equao acima, temos:

A foras normal tem componentes horizontais e verticais, dadas por e conforme mostrado na figura. A fora de atrito tambm tem componentes horizontais e verticais, dadas por e , respectivamente. A partir dessas informaes podemos encontrar a fora de acionamento , o torque , e as reaes e .

A fora encontrada pelo equilbrio esttico dos momentos na sapata. As foras de atrito tem um momento dado por

Ao usar essas equaes o sistema de coordenadas sempre tem a origem no centro do tambor, com o eixo sempre passando pelo pino e o eixo sempre na direo da sapata. As hipteses a seguir so implcitas na anlise precedente: 1. A presso em qualquer ponto da sapata assumida proporcional distncia da articulao, sendo zero em . 2. O efeito da fora centrfuga foi desprezado. No caso de freios as sapatas no esto girando e a fora centrfuga pode ser desprezada. No entanto, para embreagens, o efeito da fora centrfuga deve ser considerado ao escrever as equaes de equilbrio esttico. 3. A sapata assumida rgida. Como isso fisicamente impossvel, a distribuio de presso resultante pode ser diferente da assumida. 4. A anlise se baseia em um coeficiente de atrito que no varia com a presso. Na verdade ele varia com uma srie de fatores, incluindo desgaste, temperatura e ambiente. Passo-a-passo para a Anlise do Projeto de um Freio a Tambor de Sapata Interna Para a anlise de projeto aplicada na prova, desprezaremos as anlises de perda de energia e aumento de temperatura. Olharemos apenas a fora de acionamento e a capacidade de transmisso de torque. Dessa forma o roteiro de anlise o seguinte: Fora de acionamento (assumindo foras iguais nas duas sapatas) 1. Faa uma anlise rpida e identifique a presena de sapatas auto-energizantes. Caso haja alguma, assuma que a presso mxima ocorre nessa sapata. 2. Encontre os parmetros geomtricos do sistema (distncia do centro articulao da sapata), (largura do material de atrito), (distncia entre a fora de acionamento e a articulao da sapata) e (raio do tambor). Assuma (presso mxima) igual a (presso admissvel do material). 3. Resolva a equao 16-2 para encontrar o momento da fora de atrito . 4. Resolva a equao 16-3 para encontrar o momento da fora normal . 5. Resolva a equao 16-4 para encontrar a fora de acionamento . Torque de Atrito 1. Use as informaes geomtricas obtidas no clculo da fora de acionamento da sapata auto-energizante para calcular o seu torque de atrito a partir da equao 16-6. 2. Encontre expresses para os momentos das foras normais e de atrito em funo da presso mxima atravs das equaes 16-3 e 16-2, respectivamente. 3. Substitua obtida anteriormente, e na equao 164, lembrando de inverter o sinal de devido inverso do sentido de rotao, e resolva a equao para . 4. Substitua o novo valor de para a sapata auto-desenergizante na equao 16-6 para encontrar o torque de atrito nessa sapata. 5. Some os torques das duas sapatas obtidos nos passos 1 e 5 para encontrar o torque de atrito total.

O brao de momento da fora normal sobre o pino . O momento devido s foras normais sobre a articulao da sapata dado por: A fora

precisa equilibrar esses momentos. Portanto

Para evitar o autotravamento do freio, a dimenso tal que , ou seja:

precisa ser

O torque aplicado ao tambor pelo freio a soma das foras de atrito vezes o raio do tambor:

As reaes no pino so dadas por ( )

Se o sentido de rotao for invertido as foras de atritos so revertidas, e todas integrais relacionadas ao atrito (incluindo ) tm o seu sinal invertido para o sentido anti-horrio. As equaes (d) e (e) podem ser simplificadas para facilitar os clculos. Portanto, seja [ ]

Portanto, para rotao em sentido horrio:

Reaes nas Articulaes 1. Calcule as funes e pelas equaes 16-8. 2. Utilize obtido para a sapata auto-energizante e substitua e nas equaes 16-9 para obter e na sapata analisada. 3. Faa a soma vetorial de e para encontrar a resultante da reao na sapata auto-energizante. 4. Para a sapata auto-desenergizante, utilize o obtido para essa sapata e substitua e nas equaes 16-9 para obter e , lembrando-se de inverter o sinal quando ou forem multiplicados pelo coeficiente de atrito . 5. Faa a soma vetorial de e para encontrar a resultante da reao na sapata auto-desenergizante. Embreagens e Freios a Tambor com Sapatas Externas Contrteis A nomenclatura para dispositivos de sapatas externas contrteis exibida na figura a seguir.

As reaes no pino so dadas pelas equaes abaixo:

Se a rotao for no sentido anti-horrio o sinal do termo de atrito invertido, e a auto-energizao existe.

As reaes so ento encontradas da mesma maneira anterior:

Freios e Embreagens de Cinta A figura abaixo mostra a notao para freios e embreagens do tipo cinta.

Qualquer elemento da cinta de comprimento angular estar em equilbrio sob a ao das foras mostradas na figura. Somando essas foras na direo vertical, temos: Os momentos das foras de atrito e normal e so os mesmos obtidos para as sapatas internas. Portanto as equaes 16-2 e 16-3 se aplicam, e sero repetidas aqui.

uma vez que para ngulos pequenos mando as foras na direo horizontal, temos:

. So-

Ambas as equaes resultam em valores positivos para momentos no sentido horrio quando aplicadas em sapatas externas. A fora de acionamento ento dada por:

j que para pequenos ngulos da equao (b) em (d) e integrando, temos:

. Substituindo

O torque pode ser obtido da equao:

A fora normal

atuando em um elemento de rea

onde

a presso. Substituindo

da equao (b), temos:

Portanto Dois mtodos so utilizados. O primeiro assume que o desgaste inicialmente maior nas regies mais externas do disco, j que a velocidade relativa maior nessas regies , porm com o tempo a distribuio de presso alterada, de modo a causar um desgaste uniforme. O segundo mtodo emprega molas para obter uma presso uniforme sobre a rea. essa hiptese de presso uniforme que utilizada no segundo mtodo. Desgaste Uniforme Depois de um desgaste inicial ocorre, o desgaste uniforme estabelecido, e o desgaste axial pode ser expresso na forma:

A presso portanto proporcional trao na cinta. A presso mxima ocorrer no ponto de tangncia da cinta com o tambor, do lado fixo e ter o seguinte valor:

Embreagem de Contato Axial Uma embreagem axial uma onde os membros de atrito se movem em uma direo paralela ao eixo de rotao. O tipo mais comum de embreagem axial a embreagem a disco. Suas vantagens incluem ausncia de efeitos centrfugos, ampla rea de contato que pode ser instalada em um espao pequeno, superfcies de dissipao de calor mais efetivas e a distribuio de presso favorvel. A figura abaixo mostra uma embreagem axial do tipo monodisco.

Onde a presso de contato entre as duas superfcies, a velocidade relativa entre elas e o tempo pelo qual elas permanecem em deslizamento relativo. Nessa expresso, apenas e variam de um lugar para outro. Por definio, o desgaste uniforme constante de lugar para lugar, logo:

Pela anlise da figura acima, temos um elemento de rea de raio e espessura . A rea desse elemento e a fora normal nesse elemento . Podemos encontrar a fora normal deixando variar entre e e integrando:

O torque encontrado integrando o produto da fora de atrito e do raio:


Vamos agora determinar a capacidade de tal dispositivo em termos de material e geometria. A figura a seguir mostra um disco de atrito com dimetro externo e dimetro interno . Queremos obter a fora axial necessria para gerar um certo torque e uma presso .

Substituindo o valor de da eq. 16-23, obtemos uma expresso mais conveniente para o torque. Portanto:

A eq. 16-23 d a fora de acionamento para a presso mxima selecionada . Essa equao funciona para qualquer nmero de pares de atrito ou superfcies. Entretanto a eq. 16-25 d a capacidade de torque para uma nica superfcie de atrito. Presso Uniforme Quando a presso uniforme poder ser assumida sobre a rea total do disco, ento a fora de acionamento simplesmente o produto da presso pela rea. Isso resulta em:

Onde o raio efetivo, que o raio de uma sapata equivalente e espessura radial infinitesimal, dado por:


Desgaste Uniforme Da equao (a) da seo anterior, a presso pode ser expressada em funo da maior presso admissvel (que ocorre no raio interno ) como . A equao 16-29 se torna:

E o torque encontrado integrando-se o produto da fora de atrito e o raio:

E a equao 16-30 se torna na equa

Como a presso uniforme, , ento isolando o 16-26 e substituindo na eq. 16-27 obtemos:

A equao 16-31: Essa equao apenas para um par de superfcies de atrito. Esse valor deve ento ser multiplicado pelo nmero de pares de superfcies de atrito. Freios a Disco E a equao 16-32 se torna: No existe diferena fundamental entre freios e embreagens a disco. A anlise da seo anterior se aplica a discos de freio tambm. A figura abaixo mostra a geometria de um freio com pastilha de rea de contato anelar. Presso Uniforme Nessa situao, aproximada por um novo freio, 16-29 se torna: A eq. 16-30 se torna: . A eq.

A eq. 16-31 se torna: A coordenada localiza a linha de ao da fora que intercepta o eixo . A fora de acionamento e o torque de atrito so: A eq. 16-32 se torna: Passo-a-passo para anlise de freios a disco 1. Se a presso mxima admissvel for dada no problema, utiliza-a para obter a fora de atuao atravs da eq. 16-33 para desgaste uniforme e 16-37 para presso uniforme.

A coordenada encontrada tomando-se momentos sobre o eixo :


2. Caso a presso mxima admissvel no seja dada, encontre-a relacionando-a com o torque, atravs da equao 1634 para desgaste uniforme ou 16-38 para presso uniforme. Em seguida repita o passo 1 para encontrar a fora axial . 3. Caso o torque no tenha sido dado, calcule-o atravs da equao 16-34 para desgaste uniforme ou 16-38 para presso uniforme. 4. Para encontrar a presso hidrulica necessria, divida pela rea do pisto.

Potrebbero piacerti anche