Sei sulla pagina 1di 10

ASSOCIAO PARANAENSE DE REABILITAO

Edital n 01/2008 Prova 17/02/2008

15 Tcnico de Raio X
INSTRUES

1. 2. 3. 4.

Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na seqncia a , b, c, d, e , das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao.

Portugus

5. 6.

Matemtica

7.

Informtica

8.

No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do carto-resposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o cartoresposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve -o consigo.
DURAO DESTA PROVA: 4 horas
NMERO DE INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

Conhecimento Especfico

ASSINATURA DO CANDIDATO

" ................................................................................................................................................................................................................................................
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 RESPOSTAS 11 16 21 26 31 12 17 22 27 32 13 18 23 28 33 14 19 24 29 34 15 20 25 30 35 O gabarito estar disponvel no site www.nc.ufpr.br 24 horas aps o trmino da prova. 36 37 38 39 40 -

A partir de 29 de fevereiro de 2008, o candidato ter acesso ao seu desempenho individual referente s questes de mltipla escolha no site do NC (www.nc.ufpr.br). Para obter essa informao, dever ter mo os seguintes dados : N de inscrio: Senha de acesso: de sua inteira responsabilidade o sigilo sobre esses dados.

PORTUGUS
01 - Determine a ordem lgica das idias a seguir: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Isso poderia diminuir a rejeio de rgos transplantados e reduzir as filas de transplante. Lavaram o rgo com uma espcie de detergente, deixando apenas sua estrutura, e injetaram clulas cardacas retiradas de outro roedor. Pesquisadores da Universidade de Minnesota, Estados Unidos, pensaram numa forma original de reanimar o corao de um rato. Os cientistas acreditam que no futuro ser possvel aplicar a tcnica em humanos e em outros rgos, como fgado, rins e pncreas. Com um estmulo eltrico, o corao voltou a bater.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) 5 2 3 2 4 2 3 4 4 1 1 1 2 3 5 4 3. 5 4. 1 5. 1 5. 3 2.

02 - Viagem ao Iraque. Creio que o senhor Ricardo Mello (Painel do Leitor, 28/1) no se tenha dado conta da relevncia que tem o futebol para a pacificao das naes. Pude testemunhar isso quando assisti seleo brasileira ser to carinhosamente recebida em Porto Prncipe, no Haiti, em agosto de 2004. Com esse propsito, a CBF est programando uma partida entre o Brasil e o Iraque, possivelmente em Londres.[...] O convite a mim foi feito pela Assemblia Nacional do Iraque, que custeou a viagem. Por considerar importante cuidar da segurana de um senador e de um embaixador em misso oficial de paz, o governo brasileiro avaliou como prprio providenciar a segurana especializada adicional, cujo custo a Folha j registrou. (Eduardo Matarazzo Suplicy, senador pelo PTSP. Folha de S. Paulo, 30 jan. 2008.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Ricardo Mello considera a viagem do senador ao Iraque um desperdcio de verba pblica. Eduardo Suplicy critica a atitude do jornal de ter divulgado o custo com segurana adicional de sua viagem ao Iraque. Ricardo Mello j havia criticado a realizao do jogo da seleo brasileira no Haiti. Ricardo Mello criticou a futilidade do motivo da viagem do senador Suplicy ao Iraque. Na frase Pude testemunhar isso quando assisti seleo brasileira ser to carinhosamente recebida em Porto Prncipe, no Haiti, em agosto de 2004, isso refere-se constatao de que Ricardo Mello no se deu conta da relevncia que tem o futebol para a pacificao das naes.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

03 - Uma dupla de professores gachos quer estudar o crebro de menores infratores para medir a propenso ao crime. O trabalho est dividindo a opinio dos estudiosos do assunto. Considere as seguintes afirmativas sobre esse projeto: 1. 2. O objetivo conhecer como a estrutura cerebral pode, eventualmente, estar envolvida nos processos em que geram violncia, diz Jaderson Costa, pesquisador da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Atacar o trabalho antes mesmo de ele ser iniciado, ressalva Homero Dewes, professor do Instituto de Biocincias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obstruir no pas a pesquisa em neurobiologia comportamental, pretender banir das nossas universidades a pesquisa cientfica contempornea e de vanguarda. Estamos tratando de pessoas, de adolescentes, no so ratos, no so macacos, diz Ana Luiza de Souza Castro, psicloga do juizado de menores do Rio Grande do Sul. De acordo com alguns socilogos, educadores e advogados, privilegiar os aspectos biolgicos ratificar sob o agasalho da cincia que adolescentes so o princpio, o meio e o fim do problema [...] desconhecendo toda a luta pelos direitos humanos. Para Ivan Izquierdo, psiquiatra do Centro de Memria da PUC-RS, j que o crebro o rgo que organiza, decide e comanda os atos de violncia, til saber como o faz.

3. 4.

5.

Expressam pontos de vista favorveis pesquisa: a) b) c) d) *e) somente 2, 3 e 4. somente 1 e 5. somente 2, 3 e 4. somente 1, 2, 3 e 5. somente 1, 2 e 5.

04 - A revista Semana de 04/02/2008 traz uma reportagem que apresenta algumas crenas atribudas sabedoria popular e estudos que a negam ou legitimam. Considere as seguintes correlaes. 1. Exerccios abrem o apetite. Pesquisa mdica da U niversidade Aberdeen, na Inglaterra, aponta que pessoas que praticam exerccios moderados ou mesmo intensos no tm ganho de apetite, diz o jornal The Times mas, como isso virou lugarcomum, aproveita-se para comer mais. Beber gua emagrece. A gua enche o estmago e reduz o apetite. Na falta dela o fgado produz menos bile e a gordura deixa de ser queimada, diz estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Beber caf emagrece. Caf pode enganar o estmago e acelerar o metabolismo mas no a ponto de fazer diferena no peso. Muito caf pode ainda causar insnia e ansiedade e aumentar a presso sangnea. No tomar caf da manh engorda. Pular a refeio da manh faz comer mais depois. Na rua, fast-food a primeira opo, ainda mais entre adolescentes, diz estudo do The Miriam Hospital, nos Estados Unidos. Comer noite engorda. A digesto a mesma noite, de manh ou tarde, dizem especialistas do mesmo The Miriam Hospital. O problema o hbito. Comer pipoca amanteigada e tomar sorvete vendo tev antes de dormir vai criar, sim, barriga mas no por causa do horrio.

2. 3.

4. 5.

Assinale a alternativa que identifica as afirmativas que estudos apontam como INVERDADES. a) *b) c) d) e) Somente 1, 2, 4 e 5. Somente 1, 3 e 5. Somente 2, 3 e 4. Somente 1 e 5. Somente 1 e 3.

05 - Considere a charge a seguir:

(Revista da Semana, 04 fev. 2008.)

O pronome possessivo na fala do homem vem sublinhado para: a) b) c) *d) e) insinuar seu interesse em saber qual era a ocupao da mulher que estava com ele mesa. ressaltar sua competncia na administrao de seus bens. deixar claro que no queria falar de seus problemas. indicar que tudo o que ele relatou aconteceu num nico dia. chamar a ateno para sua riqueza.

06 - Assinale a alternativa que apresenta problemas com relao s normas da lngua culta. a) Os 85 casos de baleias -francas mortas na costa argentina ocorridos em 2007 assustou os bilogos. Sem uma explicao para esse fenmeno, eles consideram at a possibilidade de o aumento das mortes ter sido provocado por bicadas que as gaivotas freqentemente do nas costas das baleias quando estas sobem para respirar. Algumas dessas gaivotas poderiam estar contaminadas e dessa forma terem transmitido essa contaminao para as baleias. Em 2007, houve 85 casos de morte de baleias -francas na costa argentina, onde assustou os bilogos, que eles no tem explicao para esse fenmeno. Os mesmos consideram at a possibilidade que o aumento das mortes foi provocado por bicadas que as gaivotas freqentemente do nas costas das baleias quando elas sobem para respirar. Algumas das mesmas poderiam estar contaminadas e dessa forma terem transmitido essa contaminao para elas. Sem explicao para o aumento no nmero de baleias -francas mortas na costa argentina, que os deixou assustados, os bilogos esto considerando at a hiptese de ele ter sido provocado por bicadas que as gaivotas com freqncia do nas costas das baleias quando estas sobem para respirar. Estando contaminadas, algumas dessas aves poderiam ter transmitido a contaminao para as baleias. Os bilogos, assustados com o aumento em 2007 no nmero de baleias -francas mortas na costa argentina e sem uma explicao para o fenmeno, consideram a possibilidade de ele ter sido provocado pelas bicadas que as gaivotas freqentemente do nas costas das baleias quando estas sobem para respirar. A contaminao de que algumas dessas aves poderiam ser portadoras teria passado para os cetceos, ocasionando a sua morte. As bicadas que as gaivotas freqentemente do nas costas das baleias quando estas sobem para respirar podem ter sido a causa do aumento do nmeros de baleias -francas foram 85 casos em 2007 na costa argentina. Sem uma explicao para o fenmeno, os bilogos tm considerado a hiptese de que algumas aves contaminadas teriam transmitido essa contaminao s baleias.

b)

c)

d)

e)

(*) Questo anulada e pontuada a todos os candidatos.

O texto a seguir referncia para as questes 07 a 10. Ser pobre no desculpa Um dos ns da discusso sobre violncia e criminalidade no Brasil est na correlao entre pobreza e criminalidade que divide a opinio de estudiosos e militantes. De um lado, os que tomam algumas estatsticas oficiais, fruto do registro policial, como provas de que o problema so os favelados, migrantes e desempregados pobres. Do outro, aqueles que consideram que ser pobre desculpa para tudo, inclusive para o homicdio. Tanto um quanto outro esto equivocados. O registro policial depende de muitas prticas policiais que sempre deram preferncia aos pobres neste pas, deixando impunes as pessoas de maior escolaridade e nvel de renda quando infringem a lei. Da falar-se de profecia autocumprida as estatsticas que mostram apenas crimes cometidos por pessoas pobres. Crimes econmicos e de mandantes s muito recentemente passaram a merecer ateno da polcia, especialmente a federal. Entretanto, ser pobre no razo para cometer crimes. H tempos discute-se a punio dos que cometem crimes graves com o argumento de que no tiveram oportunidades ou alternativas. Para atividades econmicas ilegais, esse argumento encontra respaldo bastante difundido na populao tambm. Mas nunca para os crimes contra a pessoa, especialmente estupro e assassinato. Porm h entre militantes de esquerda a propenso para querer as mais severas punies para jovens de classe mdia que participam de atividade econmica ilegal e o esquecimento ou perdo para os jovens pobres que cometem crimes contra a pessoa, mesmo os mais condenados pela populao. O filme Meu Nome No Johnny conta a histria de um desses jovens de classe mdia que, sem nem saber como e _________, vo se envolvendo na atividade do trfico. A histria contada de um daqueles que conseguem manter-se free-lance sem participar da violncia de quadrilhas e comandos. um filme emocionante e convincente. Pode ajudar outros jovens a evitar as armadilhas do dinheiro fcil e consumo orgistico pelos limites da lei e da moralidade. A cena mais comovente a que narra a compreenso da juza sobre a trajetria do jovem e a sua capacidade de recuperao. Os anos de cadeia e de manicmio judicirio so de sofrimento atroz e parecem estar na medida para minar a inconseqncia do jovem. S que militantes que defendem o direito do pobre menor assassino ficar livre aos 18 anos preparam um manifesto para criticar essa sentena leve, que atribuem famlia do jovem, qual pertence famoso advogado defensor dos direitos civis durante o regime militar.
(ZALUAR, Alba. Folha de S. Paulo, 30 jan. 2008.)

07 - De acordo com o texto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ( ( ) A afirmao de que o registro policial depende de muitas prticas policiais que sempre deram preferncia aos pobres argumento para justificar a posio dos que consideram que o problema so os favelados, migrantes e desempregados pobres. ) A propenso para querer penas mais severas para jovens de classe mdia que participam de atividade econmica ilegal prpria dos que consideram que ser pobre desculpa para tudo, inclusive para o homicdio. ) Alba Zaluar tem a mesma opinio dos militantes de esquerda na discusso sobre violncia e criminalidade no Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta, de cima para baixo. a) b) c) *d) e) F F V. V V F. V F V. F V F. V F F.

08 - Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no quinto pargrafo do texto de Alba Zaluar. a) b) c) d) *e) por causa que porqu porque por qu por que

09 - A autora usou aspas na palavra leve, na penltima linha: a) *b) c) d) e) para ressaltar a ironia presente nessa declarao. para deixar claro que no a opinio dela sobre a sentena. porque se trata de jargo da rea jurdica. para determinar que se trata do modo exato como a juza proferiu a sentena. porque se trata de gria mais comum no uso da lngua em situaes no-formais.

10 - Acerca do texto, correto afirmar: a) b) *c) d) e) Os militantes que defendem o direito de os menores assassinos ficarem livres aos 18 anos so favorveis crtica que a famlia do jovem vai fazer contra a sentena da juza no filme, j que se trata de famlia historicamente defensora dos direitos civis. A polcia mais eficiente no combate aos crimes cometidos por pessoas pobres. Segundo os militantes favorveis a penas mais severas aos jovens de classe mdia, a deciso da juza no filme Meu Nome No Johnny foi influenciada pela imagem pblica da famlia a que o jovem condenado pertencia. Na opinio dos militantes a que o texto se refere, o jovem de classe mdia preso no filme Meu Nome No Johnny deveria ser solto quando completasse 18 anos. A populao de um modo geral concorda com os militantes que defendem punies mais severas para jovens de classe mdia do que para jovens pobres.

MATEMTICA
11 - No tanque de meu carro, coloquei 15 litros de gasolina, a R$ 2,40 por litro, e 10 litros de lcool, a R$ 1,30 por litro. Qual o preo de cada litro dessa mistura? a) b) *c) d) e) R$ 2,08 R$ 2,04 R$ 1,96 R$ 1,85 R$ 1,72

12 - Sabendo que a soma de trs nmeros consecutivos 210, quanto vale a soma dos dois maiores? *a) b) c) d) e) 141 140 139 142 138

13 - Trs equipes trabalharam na recuperao de uma estrada e terminaram de fazer 6 km em 10 dias, com 8 horas de trabalho por dia. Se, em outro trecho, 4 equipes com a mesma produtividade das anteriores trabalharem 6 horas por dia, durante 12 dias, recuperaro: a) b) c) *d) e) 8,5 km. 8 km. 7,5 km. 7,2 km. 6,8 km.

14 - Em um plebiscito, 55% dos votos foram favorveis proposta e 10% dos votos foram em branco. Sabendo que 6 milhes de pessoas votaram e que no houve votos nulos, considere as afirmaes a seguir: 1. 2. 3. 3,3 milhes votaram a favor da proposta. 45 % votaram contra a proposta. 600 mil votaram em branco.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

15 - Na figura abaixo, o retngulo maior representa o recinto de uma clnica onde ser construda uma piscina para fisioterapia, representada pelo retngulo menor. Fora da piscina, o piso ser pavimentado com material antiderrapante. Sabendo que o comprimento da piscina ser de 6 m e a largura de 3 m, a rea pavimentada ser de: 10 m a) 60 m 2. 2 *b) 52 m . c) 48 m 2. 7m d) 45 m 2. e) 39 m 2. 16 - O anncio de um certo modelo de automvel informa que o porta-malas tem capacidade para 360 litros. Isso significa que a capacidade desse porta-malas igual de uma caixa cujo formato interno o de um paraleleppedo retngulo que tem as medidas de comprimento, largura e altura, respectivamente, iguais a: a) b) c) *d) e) 80 cm, 15 cm e 30 cm. 4 m, 1 m e 9 m. 9 dm, 4 dm e 5 dm. 200 cm, 20 cm e 90 cm. 6 dm, 6 dm e 6 dm.

17 - Uma telefonista encarregada de dar um aviso aos clientes gasta, pelo menos, 3 minutos e 18 segundos em cada telefonema. Para fazer 20 telefonemas ela gastar, pelo menos *a) b) c) d) e) Uma hora e 06 minutos. Uma hora, 36 minutos e 36 s egundos. Uma hora e 54 minutos. Duas horas, 06 minutos e 20 segundos. Duas horas e 12 minutos.

18 - Sabe-se que uma rampa de acesso ao edifcio de um hospital est construda com a inclinao especificada pelas normas (na figura abaixo se vem os elementos referidos na descrio). A rampa se inicia a uma distncia horizontal de 2,40 m da entrada do edifcio, e esta tem altura de 20 cm em relao ao nvel da rua. Para construir uma rampa em outra entrada que tem altura de 30 cm em relao ao nvel da rua, com a mesma inclinao da rampa j existente, deve-se inici-la distncia horizontal desta entrada de: a) b) *c) d) e) 2,80 m. 3,20 m. 3,60 m. 4,20 m. 4,80 m. incio da rampa distncia horizontal da entrada altura da entrada

19 - No fim do ano, os empregados de um estacionamento fizeram uma caixinha de Natal e combinaram que o valor arrecadado seria dividido igualmente entre eles. Conseguiram um total de R$ 540,00 e dividiram pelo nmero de atendentes, para saber a quantia que caberia a cada um. Mas tinham esquecido de incluir na partilha os 2 vigias noturnos, de modo que fizeram nova diviso, pela qual coube a cada um R$ 9,00 a menos do que na diviso anterior. No final, cada um recebeu: a) *b) c) d) e) R$ 42,00. R$ 45,00. R$ 48,00. R$ 50,00. R$ 52,00.

20 - O administrador de uma clnica nova est fazendo um planejamento para o nmero de atendimentos, com a meta de chegar a 80 pessoas por semana. Fez um estudo de atender 6 pessoas na primeira semana e, a cada semana, atender duas pessoas a mais do que o nmero de pessoas atendidas na semana anterior. Sobre esse plano, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. Na dcima semana, sero atendidas 22 pessoas. Na vigsima terceira semana, sero atendidas 50 pessoas. Levar mais de 35 semanas para se alcanar a meta de atender 80 pessoas em uma semana.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras.

INFORMTICA
21 - Na Barra de Ferramentas do Windows Explorer, qual a funo do boto ?

a) Aumentar imagens, documentos, arquivos, pastas. *b) Procurar imagens, msicas, vdeos, documentos, arquivos, pastas, computadores ou pessoas. c) Diminuir ou aumentar imagens, documentos, arquivos ou pastas. d) Selecionar imagens, msicas, vdeos, documentos, arquivos, pastas, computadores ou pessoas. e) Visualizar impresso de imagens, documentos, arquivos ou pastas. 22 - Utilizando o Windows Explorer, localizamos uma pasta contendo apenas o cone .

O que acontece se clicarmos duas vezes com o boto esquerdo do mouse sobre o cone apresentado? a) b) *c) d) e) O Microsoft Word ser executado, e o arquivo resultado ser aberto. O Windows Explorer ser executado, e o arquivo resultado ser apagado. O Microsoft Excel ser executado, e o arquivo resultado ser aberto. O arquivo resultado ser colocado na rea de transferncia. O arquivo resultado ser eliminado junto com a pasta.

23 - Com o Outlook Express podemos: *a) enviar um e-mail para algum, na forma usuario@host.dominio. b) enviar um e-mail para algum, na forma www.host.dominio. c) dar uma rpida olhada numa pgina da INTERNET na forma www.host.dominio. d) dar uma rpida olhada numa pgina da INTERNET na forma usuario@host.dominio. e) dar uma rpida olhada numa pgina da INTERNET na forma usuario@host.dominio e enviar um e-mail.

24 - Qual dos aplicativos abaixo pode ser usado para visitar a pgina do Ncleo de Concursos da UFPR? a) Microsoft WORD. b) Microsoft EXCEL. c) Outlook Express. d) Windows Explorer. *e) Internet Explorer. 25 - Aps um documento ter sido digitado utilizando-se o aplicativo Microsoft WORD, verificou-se a necessidade de numerar todas as linhas. Para numerar todas as linhas, o procedimento correto : a) selecionar todo o documento e digitar os nmeros das linhas. b) na barra de menu, clicar em Inserir e no menu que ser aberto, clicar em Inserir numerao.... *c) na barra de menu, clicar em Arquivo; no menu que ser aberto, clicar em Configurar a pgina...; selecionar a guia Layout e clicar no boto Nmeros de linha...; finalmente, marcar as opes na janela que ser aberta e clicar no boto OK. d) na barra de menu, clicar em Editar; no menu que ser aberto, clicar em Substituir; selecionar a guia Qual substituio e clicar no boto Linhas sem nmero; finalmente, clicar no boto Linhas com nmero e clicar no boto OK. e) digitar os nmeros das linhas, sem selecionar o documento. 26 - Considere as afirmativas abaixo, relativas ao aplicativo Microsoft WORD. 1. 2. 3. 4. possvel, diretamente de uma cmera digital, inserir uma foto em um documento que est sendo digitado. possvel numerar pginas automaticamente, bastando, na barra de menu, clicar em Inserir e, aps, no menu que ser aberto, clicar em Nmeros de pginas. possvel transformar um documento com um texto digitado numa nica coluna, em um documento que conter o mesmo texto, s que em trs colunas, mas perde-se sempre o documento com uma coluna. possvel, em um documento que j foi digitado e foi aberto novamente, substituir todas as ocorrncias de NC por NCLEO DE CONCURSOS, utilizando uma ferramenta que est no menu Formatar.

Assinale a alternativa correta. *a) Somente as afirm ativas 1 e 2 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as alternativas 1 e 4 so verdadeiras. 27 - Considere as afirmativas abaixo, relativas ao trabalho com computadores ligados em rede interna. 1. 2. 3. 4. possvel, atravs do Windows Explorer de qualquer computador da rede, verificar o contedo do disco local(C:) do computador do Departamento de Pessoal, desde que ele esteja com a opo Compartilhar ativada. Para ser possvel a impresso de um documento do computador do Departamento de Cobranas na impressora do computador do Almoxarifado, necessrio que o HD de ambos os computadores estejam com a opo Compartilhar ativada. possvel, a partir de qualquer computador da rede, apagar todo o contedo do disco local(C:) do computador do Departamento de Compras, dependendo de como esteja a opo Compartilhar. Como os computadores esto em rede, sempre ser possvel acessar todos os recursos de hardware de todos os computadores a partir de qualquer um deles.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. *d) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. 28 - Considere a figura abaixo, relativa ao Microsoft Excel:

O contedo da clula F1 : *a) 400. b) 0,4. c) 100. d) 600. e) 50.

29 - Considere as afirmativas abaixo, relativas ao funcionamento de um computador. 1. 2. 3. 4. Windows Vista, Windows Xp ou Windows 2008 so exemplos de aplicativo. Pen drive um dispositivo de entrada e sada de dados. Um exemplo de sistema operacional o processador de textos Microsoft Word. A unidade de medida da velocidade do processador GHz, e a unidade de medida da capacidade de armazenamento do HD Gb.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. *b) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente a afirmativa 3 verdadeira. d) Somente a afirmativa 4 verdadeira. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. 30 - Considere as afirmativas abaixo, relativas ao Microsoft Excel. 1. 2. 3. 4. possvel classificar em ordem alfabtica uma lista de nomes que ocuparam 153 linhas: basta selecionar as 153 linhas e, aps, utilizar um boto da barra de ferramentas. possvel transformar vrias linhas e/ou colunas em uma nica clula. A partir dos dados de uma planilha, possvel a criao de vrios tipos de grficos e sua insero em qualquer parte da planilha, sendo possvel, tambm, a insero de figuras e fotos. Para subtrair do contedo da clula B2 a soma do contedo das clulas C2 e C3, e colocar o resultado na clula A1, basta digitar =(B2-C2+C3) na clula A1 e, aps, apertar a tecla ENTER.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. *d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras.

CONHECIMENTO ESPECFICO
31 - A quantidade de radiao recebida por um paciente durante uma radiografia depende: *a) b) c) d) e) do tamanho do campo. da grade. do tamanho do foco. do filtro de alumnio. da quilovoltagem .

32 - A penetrao de um feixe de raios x no tecido depende: a) *b) c) d) e) da miliamperagem . da quilovoltagem . do tempo. dos filtros . do tamanho do campo.

33 - No estudo mais completo dos seios paranasais, alm das incidncias fronto e mento-nasais, devem ser includos o perfil e o mtodo: a) b) c) *d) e) Towne. Reverchon. Breton. Hirtz. Semi-axial da face.

34 - A rotina mnima de pesquisa de idade ssea deve ser feita no: a) b) c) d) *e) trax, incluindo andar superior do abdmen. abdmen, incluindo base de trax. ombro, incluindo hemitrax. crnio, incluindo o pescoo. punho, incluindo a mo.

35 - Imagem latente a imagem: a) b) *c) d) e) produzida pela luz. produzida e processada no filme. produzida no filme radiogrfico antes do seu processamento. produzida no cran. do objeto radiografado.

10

36 - Em relao ao estudo radiolgico da sela trcica, o dorso selar e os processos clinides posteriores sero analisados adequadamente na incidncia ntero-posterior, quando o ngulo e a direo do raio central utilizados forem raio central angulado: *a) b) c) d) e) 30 graus no sentido caudal linha rbito-meatal. 37 graus no sentido caudal linha rbito-meatal. 30 graus no sentido cranial linha infra-rbito-meatal. 35 graus no sentido cranial linha infra-rbito-meatal. 30 graus no sentido cranial linha infra-rbito-meatal.

37 - Em relao incidncia ntero-posterior axial das articulaes sacro-ilacas, o raio central dever estar: a) com ngulo no sentido podlico de 30 a 45 graus, sendo recomendado 30 graus para os homens e 35 graus para as mulheres. b) com ngulo no sentido ceflico de 40 a 45 graus, sendo recomendado 40 graus para os homens e 45 graus para as mulheres. c) com ngulo no sentido podlico de 40 a 45 graus para homens e mulheres. d) com ngulo no sentido podlico de 40 a 45 graus, sendo recomendado 40 graus para os homens e 45 graus para as mulheres. *e) com ngulo no sentido ceflico de 30 a 45 graus, incidindo 5 cm abaixo do nvel das EIAS. 38 - Considere as seguintes incidncias: 1. 2. 3. 4. crnio-caudal. oblqua mdio lateral. tcnica de Eklund. mdio lateral.

Na rotina dos exames mamogrficos, so incidncias bsicas normalmente utilizadas: *a) b) c) d) e) 1e 2 a . penas. 1 e 3 apenas. 1, 2 e 3 a,penas . 2 e 4 apenas. 3 e 4 apenas .

39 - No preparo para urografia excretora, deve-se obedecer s seguintes condies: a) b) c) *d) e) restrio de lquidos e alimentao normal na vspera. laxativo na vspera e aum ento da ingesto de lquidos no dia do exame. aum ento da ingesto de lquidos na vspera e jejum no dia do exame. restrio de lquidos e uso de laxativo na vspera e jejum no dia do exame. apenas jejum no dia do exame.

40 - Para o raio-x axial de calcneo, a posio mais usada : a) *b) c) d) e) paciente em decbito ventral, perna flexionada e o RC 20 ceflico. paciente em decbito dorsal, perna estendida, p com flexo mxima e o RC 40 ceflico. paciente em p, RC perpendicular na horizontal. paciente sentado, com RC 15 direcionado para o calcneo. paciente sentado e de perfil, RC perpendicular, incidindo no 1 cuneiforme medial.

Potrebbero piacerti anche