Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCINCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL Anexo 1 pp. 1-N

RELATRIO DE AULA PRTICA

ISOLAMENTO DE BACILO ESPORULADO DE TERRA

KSSIO KRAMER MORAES PINTO SONIA ALBUQUERQUE

Julho/2013 RECIFE

Anexo 1 Relatrio de aula prtica

INTRODUO Os microorganismos encontram-se espalhados por todos os lugares. Eles esto presentes no ar, na terra, na gua, na epiderme humana e de animais, entre outros pontos. Porm, por no terem sua visualizao possvel aos olhos humanos e em sua grande maioria no causarem danos sade, passam despercebidos no cotidiano. A presente prtica se caracteriza pela avaliao microbiolgica da terra. Com uma amostra e a utilizao de meios apropriados de cultura, a cultura do microorganismo existente ser desenvolvida e avaliada atravs da utilizao de corantes e de microscpios. OBJETIVOS Isolar e classificar os microorganismos existentes na amostra de terra. METODOLOGIA EXPERIMENTAL 1. Material - Amostra de solo; - Erlenmeyer com 99 mL de gua estril; - 1tubo com caldo simples; - 4 tubos contendo 9 mL de gua estril; - Balo com meio gar nutritivo (AN); - Placas de petri estreis; - Tubos de ensaio com meio AN; 2. Procedimento Colocar 1 grama de terra e suspender no erlenmeyer com gua estril; Agitar vigorosamente para se obter uma suspenso dos microorganismos existentes; Transferir 1 mL dessa soluo para o tubo de caldo simples; Imergir o tubo em gua fervente por 5 minutos; Resfriar e transferir 1 mL do caldo para cada tubo contendo 9 mL de gua estril; De cada um dos tubos, transferir 1 mL para duas placas de petri; Adicionar 15 mL do meio AN fundido e resfriado a 45C em cada placa de petri; Agitar as placas para homogeinizar; Aps solidificar, inverter as placas e incubar a temperatura ambiente por 48 horas; Observar as colnias que cresceram e selecionar uma colnia de bacilo esporulado;

Microbiologia Industrial, Anexo 1, pp 1-N

Anexo 1 Relatrio de aula prtica

Anotar seus aspectos macroscpicos; Transferir, utilizando uma ala de platina, material da amostra para um tubo de ensaio com meio AN e incubar na temperatura ambiente; Fazer lminas in vivo para observar se tem mobilidade; Realizar uma corao gram e uma esporos, anotando todos os aspectos microscpicos.

RESULTADOS E DISCUSSO A primeira anlise realizada foi a visual, na qual a placa de petri com o microorganismo inoculado foi avaliada. Com o auxlio de um equipamento que proporcionada a iluminao adequada e possuia uma lente de aumento foi possvel se obter os seguintes resultados: Tamanho: Grande; Cor: Bege; Cor do reverso: Bege; Forma: Irregular; Consistncia: Cremosa; Pigmento solvel: Ausente.

Aps a avaliao macroscpica da cultura, foi realizado a avaliao a nvel microscpico. Inicialmente foi feito uma avaliao in vivo com o objetivo de se avaliar a existncia ou no de mobilidade das bactrias. Na avaliao foi observado que as bactrias no possuiam movimento, dessa forma, sendo caracterizadas como imveis. Em seguida, foi realizado uma corao do tipo gram e esporos para classificao dos microorganismos. Foi possvel verificar que se tratavam de bactrias gram positivas devido colorao azul apresentada. Em relao aos esporos, as bactrias apresentaram esporos corados em verde. CONCLUSES A anlise visual, sem auxlio de equipamentos, j permite a verificao de algumas propriedades do microorganismo em estudo como cor, tamanho, forma e existncia de pigmentao. A confirmao da existncia de bactrias na amostra de terra utilizada foi evidenciada com a anlise microscpica. Atravs da anlise in vivo foi possvel observar a ausncia de mobilidade e atravs das coraes foi possvel classificar as bactrias como gram positivas e com esporos.

Microbiologia Industrial, Anexo 1, pp 1-N

Anexo 1 Relatrio de aula prtica

Os conhecimentos adquiridos no experimento so de grande valia para a formao de um engenheiro qumico. Em processos industriais, diversas so as formas de contaminao possveis e o estudo microbiolgico aprendido nesse experimento pode ser utilizado em uma possvel avaliao do contaminante e sua criticidade para o processo em que o engenheiro trabalha.

Microbiologia Industrial, Anexo 1, pp 1-N

Potrebbero piacerti anche