Sei sulla pagina 1di 12

1

O Advento do on de Hrus

O ADVENTO DO ON DE HRUSiii
por Aleister Crowley

Este captulo o clmax deste livro1. Seu contedo to extraordinrio, ele exige uma explicao preliminar ampla e profunda, a tal ponto que fico em desespero. Isto to srio para mim que a minha responsabilidade me esmaga. Toda a minha vida anterior no foi nada mais do que uma preparao para este evento, e toda a minha vida subsequente no foi meramente determinada por ele, mas comprometida com ele. Eu fiz vrias tentativas para escrever a histria destas poucas semanas, em particular aquela seo de O Templo do Rei Salomo que apareceu em O Equincio, vol. I, n. VII. Eu no posso incorporar esses documentos no corpo deste livro com exatido literria, porm eles so apresentados num apndice, juntamente com o texto dO Livro da Lei2. Durante a maior parte dos nove anos passados da minha vida eu estive preocupado, a cada ano mais plenamente do que no anterior, com o problema de provar para a humanidade em geral as questes envolvidas. A fim de tornar os elementos de minha tese to claros e distintos quanto possvel, eu tentarei separ-los em sees. Ouarda3 e eu partimos de Helwan para o Cairo (Data indeterminada, provavelmente em 11 ou 13 de Maro [1904]). Ns alugamos um apartamento (endereo indeterminado) na Quarta feira, 16 de Maro. Um dia, no tendo nada em especial para fazer, eu realizei a Invocao Preliminar acima referida. Eu no tinha alguma inteno mais sria alm de mostrar a ela os silfos4, assim como eu poderia t-la levado ao teatro. Ela no pde (ou se recusou a) v-los, mas ao invs disso entrou em um estado mental estranho. Eu jamais a tinha visto antes numa situao como aquela. Ela prosseguia repetindo como num sonho, porm intensamente, Eles esto esperando por voc. Eu fiquei aborrecido com o seu comportamento. 17 de Maro. Eu no me recordo se repeti minha tentativa de mostrar os silfos a ela, mas provavelmente o fiz. do meu temperamento persistir. Ela entrou novamente no mesmo estado e repetiu as suas observaes, acrescentando, tudo sobre a criana. E Tudo Osris. Eu acho que devo ter me aborrecido com a sua teimosia. Talvez por este motivo eu invoquei Thoth, o deus da sabedoria, provavelmente atravs da invocao impressa no Liber Israfel (O Equincio , Vol. I, n. VII), que eu sabia de cor. Eu tambm posso ter estado a me perguntar subconscientemente se no haveria algo nas suas observaes, e queria ser

1 2

Referncia ao The Confessions of Aleister Crowley An Autohagiography, do qual o presente ensaio um extrato. Esta era a inteno de Crowley; que no foi cumprida. No entanto, ele viu o aparecimento dO Livro da Lei, e todo material relevante, incluindo um fac-smile do roteiro original, em uma publicao separada e magnificamente produzida, O Equincio dos Deuses, em 1937. 3 A esposa de Crowley, Rose. 4 Cada elemento - terra, fogo, ar, gua - tem os seus prprios elementais ou habitantes. Os silfos habitam os reinos do ar.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

Aleister Crowley

esclarecido. O registro diz, Thoth, invocado com grande sucesso, habita em ns. Porm este esboo me chocou at certo ponto num esprito de complacncia, se no de arrogncia. Eu no me lembro de nada sobre qualquer resultado. 18 de Maro. Possivelmente eu repeti a invocao. O registro diz, Revelado que aquele que espera era Hrus, a quem eu havia ofendido e a quem deveria invocar. O que espera soa como um sarcasmo. Eu achei que fosse pura insolncia de Ouarda oferecer observaes independentes. Eu quero que ela veja os silfos. Eu devo ter me impressionado em um ponto. Como Ouarda sabia que eu havia ofendido Hrus? Os problemas de Mathers eram devidos sua excessiva devoo a Marte, que representa um lado da personalidade de Hrus, e sem dvida eu estava predisposto a errar na direo oposta, a negligenciar e antipatizar com Marte como sendo a personificao da violncia ignorante. Mas o seu acerto preciso seria uma casualidade? Sua meno de Hrus me deu uma chance de interrog-la. Como voc sabe que Hrus quem est dizendo tudo isso a voc? Prove a identidade dele (Ouarda conhecia Egiptologia menos do que noventa e nove turistas cairotas5 dentre cem). As suas respostas eram assombrosas. As probabilidades das suas respostas estarem certas eram de uma em muitos milhes. Eu deixei que ela fosse em frente. Ela me instruiu sobre como invocar Hrus. As instrues, do meu ponto de vista, eram pura bagatela. Eu sugeri que fossem melhoradas. Ela se recusou enfaticamente a permitir que um nico detalhe fosse alterado. Ela prometeu sucesso (qualquer coisa que pudesse significar) no Sbado ou no Domingo. Se me tivesse restado alguma aspirao, esta seria a de alcanar o Samadhi 6 (o que at agora eu ainda no havia conseguido). Ela prometeu que eu conseguiria. Eu concordei em colocar em prtica as suas instrues, de modo a mostrar abertamente para ela que nada poderia acontecer se voc quebrasse todas as regras. Em algum dia antes de 23 de Maro, Ouarda identificou o deus em particular com o qual ela estava em comunicao em uma estela no Museu Boulak7, que ns nunca havamos visitado. Esta no a forma comum de Hrus, mas a de Ra-Hoor-Khuit. Sem dvida eu estava muito impressionado pela coincidncia de que a pea exibida, uma estela muito obscura e comum, trazia o nmero de catlogo 666. Mas eu repudiei a isso como sendo uma bvia coincidncia. 19 de Maro. Eu fiz um esboo do ritual e realizei a invocao com pouco sucesso. Eu fiquei desconcertado, no apenas pelo meu ceticismo e pelo absurdo do ritual, mas por eu ter de realiz-lo usando tnica junto a uma janela aberta em uma rua ao meio dia. Ela me permitiu fazer a segunda tentativa meia noite.

5 6

Nota do Tradutor: Cairota: natural do Cairo, Egito. Samadhi: o objetivo da Yoga, a unio com o Senhor, raramente alcanada apenas por adeptos avanados do Caminho Espiritual. 7 O Museu Boulak no existe mais; suas antiguidades esto agora no Museu Nacional, Cairo.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

O Advento do on de Hrus

20 de Maro. A invocao foi um sucesso surpreendente. Me foi dito que O Equincio dos Deuses tinha chegado; ou seja, que uma nova poca tinha comeado. Eu deveria formular uma conexo entre a fora solar-espiritual e a humanidade. Vrias consideraes me mostraram que os Chefes Secretos da Terceira Ordem (ou seja, da A A cujas Primeira e Segunda Ordens eram conhecidas como G D8 e R.R. et A.C. respectivamente) enviaram um mensageiro para conferir-me a posio que Mathers tinha perdido. Eu coloquei uma condio de que eu deveria alcanar o Samadhi; ou seja, que eu deveria receber um grau de iluminao, sendo que no caso de no cumprimento disso, seria presumvel que eu fosse indicado. 21, 22 e 23 de Maro. Parece ter havido uma reao aps o sucesso do vigsimo dia. Os fenmenos desapareceram pouco a pouco. Eu tentei elucidar a minha 9 posio atravs dos mtodos antigos e realizei uma longa divinao pelo Tar que provou ser perfeitamente ftil. 23 de Maro a 07 de Abril. Eu fiz averiguaes sobre a estela e fiz com que as inscries fossem traduzidas em francs pelo curador assistente em Boulak. Eu fiz parfrases poticas com elas. Ouarda me disse agora para entrar no quarto, onde todo este trabalho havia sito feito, exatamente ao meio dia nos dias 8, 9 e 10 de Abril, e para anotar o que eu ouvi, encerrando exatamente uma hora. Isso est feito. Nestas trs horas foram escritos os trs captulos dO Livro da Lei. A declarao acima to sucinta quanto eu pude faz-la. L pelo dia 8 de Abril, eu tinha sido convencido da realidade da comunicao e obedeci s instrues arbitrrias da minha esposa com certa confiana. No obstante eu mantive a minha atitude ctica.

A REIVINDICAO DO LIVRO DA LEI A RESPEITO DE RELIGIO

A importncia da religio para a humanidade proeminente. O motivo que todos os homens percebem mais ou menos a Primeira Nobre Verdade que tudo dor; e a religio arroga-se de consol-los atravs de uma negao impositiva desta verdade ou ao prometer compensaes em outros estados de existncia. Esta pretenso implica na possibilidade de conhecimento originada de outras fontes diferentes da investigao solitria da natureza atravs dos sentidos e do intelecto. Portanto, isso exige a existncia de uma ou mais inteligncias prter-humanas10, capazes e intencionadas de comunicar, por intermdio de certo homem

A GD (Golden Dawn Aurora Dourada) era a Primeira ou Ordem Externa de uma fraternidade universal conhecida como Grande Fraternidade Branca. Mathers que, com outros, fundou a Aurora Dourada, foi tambm membro de uma ordem Rosacruciana conhecida como a Ordem da Rosa Vermelha e da Cruz Dourada (Ros Rube et Aure Crucis); essa constitua a Segunda Ordem da Grande Fraternidade Branca. A Terceira Ordem da Grande Fraternidade Branca era a Estrela de Prata, a Astrum Argenteum ou a AA. Crowley iniciou sua carreira mgica como um nefito da GD e trabalhou seu caminho at a Terceira (ou Interna) Ordem da AA. 9 Ra-Heru-Khuti-Ba-Hadit a deidade Egpcia particular sobre a qual dito ter regido o 2 Decanato de ries, em 1904, de 1 de Abril a 10 de Abril. 10 Inteligncias no humanas (ou ainda inteligncias mais que humanas).

Espao Novo on
www.thelema.com.br

Aleister Crowley

escolhido, para a humanidade uma verdade ou verdades que no poderiam de outra forma serem conhecidas. A religio justificada ao impor a f, uma vez que a evidencia dos sentidos e da mente no conseguem confirmar as suas declaraes. A evidncia de profecia e milagre vlida apenas na medida em que seja creditada ao homem atravs de quem a comunicao realizada. Ela estabelece que ele esta de posse de conhecimento e poder diferentes, no apenas em grau, mas em gnero, daqueles desfrutados pelo resto da humanidade. A histria da humanidade est repleta de instrutores religiosos. Estes podem ser divididos em trs categorias. 1. Homens tais como Moiss e Maom declaram simplesmente que eles receberam uma comunicao direta de Deus. Eles apoiam sua autoridade por diversos mtodos, principalmente ameaas e promessas garantidas pela taumaturgia; eles se ressentem com a crtica da razo. 2. Homens tais como Blake e Boehme afirmaram ter entrado em comunicao direta com uma inteligncia desencarnada que pode ser considerada como pessoal, criativa, onipotente, nica, idntica a eles mesmos ou diferente. Sua autoridade depende da certeza interior do vedor. 3. Instrutores tais como Lao-Tzu, o Buda e os mais elevados Gnana-yogis11 anunciam que eles alcanaram a sabedoria, compreenso, conhecimento e poder superiores, porm no tem pretenso de impor os seus pontos de vista humanidade. Eles continuam essencialmente cticos. Eles baseiam seus preceitos na sua prpria experincia pessoal, dizendo, na verdade, que eles descobriram que a realizao de certas aes a absteno de outras criou condies favorveis para a obteno do estado que os emancipou. Quanto mais sbios, menos dogmticos eles so. Tais homens de fato formulam o seu conceito transcendental do cosmos mais ou menos claramente; eles podem explicar o mal como iluso, etc., mas o corao da sua teoria que o problema do sofrimento tem sido exposto de modo errado, devido aos dados superficiais ou incompletos apresentados pela experincia humana normal atravs dos sentidos, e que possvel para os homens, em virtude de algum treinamento especial (de Asana at a Magia(k) Cerimonial), desenvolver em si mesmos uma faculdade superior razo e imune da crtica intelectual, e atravs de cujo exerccio o problema original do sofrimento resolvido satisfatoriamente. O Livro da Lei afirma cumprir com as condies necessrias para satisfazer todos os trs tipos de buscadores. Primeiramente, ele afirma ser um documento no apenas verbalmente, mas literalmente inspirado. No altere nem ao menos o estilo de uma letra; pois vede! tu, profeta, no vereis todos estes mistrios aqui ocultados ... Este livro ser traduzido em todas as lnguas: mas sempre com o original na escrita da Besta; pois h o risco de alterar as letras e suas posies uma em relao com a outra: nestas existem mistrios que nenhuma Besta profetizar. Que ele no procure tentar: mas vir algum aps ele, de onde Eu no digo, que descobrir a Chave de tudo isso. O autor afirma ser um mensageiro do Senhor do Universo e, portanto fala com absoluta autoridade.

11

Gnana-Yoga, a unio atravs do conhecimento. Um tpico Gnana-yogi de uma ordem elevada foi Shri Ramana Maharshi (18791950) de Tiruvannamalai, S. India.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

O Advento do on de Hrus

Segundo, ele afirma ser a declarao de uma verdade transcendental, e ter vencido a dificuldade de expressar tal verdade na linguagem humana naquilo que realmente corresponde inveno de um novo mtodo de comunicao pelo pensamento, no meramente uma nova linguagem, mas um novo tipo de linguagem; um cdigo literal e numrico envolvendo as Cabalas Grega e Hebraica, a mais alta forma de matemtica etc. Ele tambm afirma ser a expresso de uma mente iluminada que coincide com as ideias definitivas das quais o universo composto. Terceiro, ele afirma que oferece um mtodo pelo qual os homens podem chegar independentemente conscincia direta da verdade sobre o contedo do Livro; entrar diretamente em comunicao, por sua prpria iniciativa e responsabilidade, com o tipo de inteligncia que o instrui, e resolver todos os seus problemas religiosos pessoais. Em geral, O Livro da Lei afirma responder a todos os problemas religiosos possveis. Fica-se impressionado pelo fato de que tantos deles so expostos e resolvidos separadamente num espao to curto. Voltemos questo geral da religio. O problema fundamental jamais foi explicitamente declarado. Ns sabemos que todas as religies, sem exceo, foram demolidas no primeiro teste. A reivindicao da religio completar, e (incidentalmente) reverter, as concluses da razo por meio de uma comunicao direta de alguma inteligncia superior em gnero quela de qualquer ser humano encarnado. Eu perguntei a Maom, Como eu posso saber que o Coro no a sua prpria compilao?. inoportuno responder que o Coro to sublime, to musical, to verdadeiro, to cheio de profecias que o tempo cumpriu e confirmou atravs de tantos eventos miraculosos que Maom no poderia t-lo escrito por si mesmo. O autor dO Livro da Lei previu e procurou evitar todas estas dificuldades ao inserir no texto descobertas que eu meramente no veria durante muitos anos por vir, mas nem ao menos teria o maquinrio para produzir. Algumas, de fato, dependem de eventos em cuja manifestao eu no tomei parte. Pode ser dito que no obstante pode ter existido algum em algum lugar do mundo que possua as qualidades necessrias. Isso novamente refutado pelo fato de que algumas das aluses se referem a fatos conhecidos apenas por mim. Somos forados a concluir que o autor dO Livro da Lei uma inteligncia tanto alheia quanto superior mim mesmo, e ainda assim familiarizado com os meus segredos mais ntimos; e, o ponto mais importante de todos, que esta inteligncia desencarnada. A existncia da religio verdadeira pressupe aquela de alguma inteligncia desencarnada, quer a chamemos de Deus ou de qualquer outra coisa. E isso exatamente o que nenhuma religio jamais provou cientificamente. E isso o que O Livro da Lei realmente prova por evidncia interna, totalmente independente de qualquer declarao minha. Esta prova evidentemente o passo mais importante que a cincia j possa ter dado: pois ela nos abre um caminho inteiramente novo para o conhecimento. A imensa superioridade desta inteligncia particular, AIWASS12, comparada com qualquer outra com quem a

12

Aiwass, a inteligncia que comunicou O Livro da Lei, no disse a Crowley como era a grafia de seu nome. Em Grego Aiwass e na Cabala Grega o nome tem o valor numrico de quatrocentos e dezoito, o nmero da Grande Obra; em Hebraico Aiwaz, e

Espao Novo on
www.thelema.com.br

Aleister Crowley

humanidade j tenha estado em comunicao consciente demonstrada no meramente pelo carter do prprio livro, mas pelo fato dele abranger perfeitamente a natureza da prova necessria para demonstrar o fato da sua prpria existncia e as condies daquela existncia. E, alm do mais, por ter fornecido a prova requerida.

A AFIRMAO DO LIVRO DA LEI DE ESTABELECER COMUNICAES COM INTELIGNCIA DESENCARNADA

Na seo acima eu expus que o fracasso das religies anteriores se deve, no tanto crtica hostil, mas ao seu defeito positivo. As suas alegaes no foram bem elaboradas. Foi mostrado acima que O Livro da Lei realmente demonstra a posio primria da religio da nica maneira possvel. O nico argumento possvel, por outro lado, que uma comunicao no poderia ter sido feita atravs de uma inteligncia desencarnada, porque tal no existe. Isto realmente constitui a suprema importncia dO Livro da Lei. Porm no existe uma razo a priori para duvidar da existncia de tais seres. Ns estamos familiarizados h bastante tempo com muitas foras desencarnadas. Especialmente nos ltimos anos a cincia tem se ocupado principalmente com as reaes, no meramente de coisas que no podem ser percebidas diretamente pelos sentidos, mas de foras que no possuem nenhum ser no velho sentido da palavra. Ainda assim o homem de cincia mediano ainda nega a existncia dos Elementais dos Rosacruzes, os Anjos dos Cabalistas, os Nats, Pisachas e Devas do sul da sia13, e os Jinn do Islamismo, com a mesma misosofia14 cega como na poca Vitoriana. Aparentemente no ocorreu a ele que a sua posio de duvidar da existncia da conscincia, exceto com relao a certos tipos de estrutura anatmica, realmente idntica quela dos Evanglicos geocntricos e antropocntricos de mente mais estreita. Nossas aes podem ser ininteligveis para as plantas, elas podem demonstrar plausivelmente que ns somos inconscientes. O nosso motivo real para atribuir conscincia aos homens nossos irmos que a similaridade da nossa estrutura nos capacita a nos comunicarmos atravs da linguagem, e assim que ns inventarmos uma linguagem na qual possamos falar com qualquer coisa que seja, ento comearemos a descobrir evidncias de conscincia. Logo o caminho est claro para mim para ir em frente e afirmar positivamente que eu estabeleci comunicao com tal inteligncia; ou, melhor, que eu fui escolhido por ele para receber a primeira mensagem de uma nova ordem de seres.

soma noventa e trs, o nmero chave d'O Livro da Lei. Crowley usava Aiwass ou Aiwaz, dependendo da natureza do trabalho que ele estava realizando, isto , se seus experimentos fossem de natureza mstica (Aiwaz), ou de natureza mgica (Aiwass). 13 Elementais da cosmologia Hindu: Nats, espritos das rvores; Pisachas, espritos de fmeas sedutoras das guas; Devas, Seres Brilhantes ou deuses. 14 Nota do Tradutor: Misosofia dio da Sabedoria.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

O Advento do on de Hrus

O CONCEITO HISTRICO NO QUAL O LIVRO DA LEI SE BASEIA

Assim como O Livro da Lei reconcilia uma interpretao impessoal e infinita do cosmos com um ponto de vista egocntrico e prtico, igualmente o faz com a fala sobre espao infinito na linguagem de uma deusa e lida com os detalhes sobre comer e beber: Sejais graciosos portanto: vesti-vos todos em finos trajes; comeis ricas comidas e bebeis vinhos doces e vinhos que espumam! Tambm, tomai vossa fartura e vontade de amor como quiserdes, quando, onde e com quem quiserdes! Mas sempre a mim. A emancipao da humanidade de todas as limitaes quaisquer que sejam um dos principais preceitos do Livro. Nada ateis! Que no se faa diferena entre vs e uma coisa e qualquer outra coisa; pois disto resulta dor. Isto reconcilia os conceitos cosmolgicos que transcendem tempo e espao com um ponto de vista convencional, histrico. Em primeiro lugar, ele anuncia a verdade incondicional, porm em segundo lugar cauteloso ao declarar que a Frmula Mgica (ou sistema de princpios) na qual a parte prtica do livro est baseada no uma verdade absoluta por meio de uma relativa ao tempo terrestre da revelao ( um ponto forte a favor do Livro o fato de que ele no tem qualquer pretenso de resolver os problemas prticos da humanidade de uma vez por todas. Ele se contenta em apontar par um estgio na evoluo). O Livro da Lei presume a existncia de um corpo de iniciados comprometidos em zelar pelo bem estar da humanidade e comunicar a sua prpria sabedoria pouco a pouco conforme a capacidade do homem para receb-la. O iniciado est muito bem consciente de que a sua instruo ser mal interpretada com malcia, desonestidade e estupidez: e, no sendo onipotente, ele tem de relevar a perverso dos seus preceitos. Isso independente do jogo. O Liber I vel Magi15 diz para o Magus (aqui definido como o iniciado encarregado com o dever de comunicar uma nova verdade para a humanidade) sobre o que ele pode esperar. Existem muitos instrutores mgicos, mas na histria registrada temos escassamente uma dzia de Magi no sentido tcnico da palavra. Eles podem ser reconhecidos pelo fato de que a sua mensagem pode ser formulada como uma nica palavra, cuja palavra deve ser tal que derrube todas as crenas e cdigos existentes. Podemos tomar como exemplos a Palavra de Buddha-Anatta (ausncia de um atman ou alma), que deitou o seu machado sobre a raiz da cosmologia, teologia e psicologia Hindu, e que a propsito fez ruir as fundaes do sistema de castas; e certamente de toda moralidade aceita. Maom, novamente, com a

15

O relato de Crowley do Grau de Magus. Veja O Equincio, vol. I, n. VII e Magick, p. 423. A sua realizao deste exaltado grau, equivalente quele de Buda ou Cristo, descrito no captulo 81 da presente obra.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

Aleister Crowley

simples palavra Allah, fez a mesma coisa com os politesmos, notoriamente pagos ou camuflados como Cristos, do seu perodo. Similarmente, Aiwass, expressando a palavra Thelema (com todas as suas implicaes), destri completamente a frmula do Deus Moribundo16. Thelema implica no meramente numa nova religio, mas numa nova cosmologia, uma nova filosofia, uma nova tica. Ela coordena as descobertas desconexas da cincia, da fsica psicologia, em um sistema coerente e consistente. Seu propsito to vasto que impossvel at mesmo deixar entrever a universalidade da sua aplicao. Porm a totalidade da minha obra, desde o momento da sua manifestao, ilustra alguma fase da sua potencialidade, e a estria da minha prpria vida desde este perodo no nada mais do que um registro das minhas reaes a ela. Para recapitular a base histrica dO Livro da Lei, deixe-me dizer que a evoluo (dentro da memria humana) apresenta trs grandes passos: 1. a adorao da Me, quando o universo era concebido como simples alimento extrado diretamente dela; 2. a adorao do Pai, quando o universo era imaginado como catastrfico; 3. a adorao da Criana, na qual viemos a perceber os eventos como um crescimento contnuo compartilhando em seus elementos ambos estes mtodos. A teologia egpcia previu este progresso da humanidade e o simbolizou na triada de sis, Osris, Hrus. A cerimnia do nefito da Aurora Dourada me preparou para o Novo on17; pois, no Equincio, o oficial que representou Hrus no Oeste tomou o trono de Osris no Leste. O Livro da Lei cauteloso ao indicar a natureza da frmula implicada pela afirmao de que o oficial residente do templo (a terra) Hrus, a Criana Coroada e Conquistadora. E novamente, a egiptologia e a psicologia nos auxiliam a compreender o que est implcito, e qual efeito esperar, no mundo do pensamento e da ao. Hrus vingou seu pai Osris. Ns sabemos que o sol (de fato, todo elemento da natureza) no est sujeito morte. A criana no meramente um smbolo de crescimento, porm de completa independncia e inocncia moral. Ento ns podemos esperar que o Novo on liberte a humanidade da sua pretenso de altrusmo, sua obsesso pelo medo e a sua conscincia de pecado. Ela no possuir conscincia do propsito da sua prpria existncia. No ser possvel persuadi-la de que ela deva se submeter a padres incompreensveis; ela sofrer com espasmos de paixo transitria; ela ser absurdamente sensvel dor e sofrimento de terror sem sentido; ela ser completamente sem conscincia, cruel, desamparada, afetuosa e ambiciosa, sem saber o porque; ela ser incapaz de raciocinar, e ainda assim ao mesmo tempo ser intuitivamente consciente da verdade. Eu poderia continuar a enumerar indefinidamente os estigmas da psicologia infantil, mas o leitor poder faz-lo igualmente por si mesmo, e toda ideia que vier a ele como sendo caracterstica de crianas o chocaro, como sendo aplicveis aos eventos da histria desde 1904, da Grande Guerra Proibio. E se ele

16 17

O Deus Morimbundo Cristo; isto significa que Thelema transcende o Cristianismo. Nota do Tradutor: do latim, on (tambm grafado como Aeon ou on), Era.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

O Advento do on de Hrus

possuir qualquer capacidade para compreender a linguagem do simbolismo, ele ficar estupefato pela justeza e exatido do resumo do esprito do Novo on apresentado em O Livro da Lei. Eu posso agora salientar que o reinado da Criana Coroada e Conquistadora est limitado pelo tempo pelo prprio O Livro da Lei. Ns soubemos que Hrus ser por sua vez sucedido por Thmaist, Aquela da Dupla Baqueta; ela que trar os candidatos plena iniciao, e embora pouco saibamos a respeito das suas caractersticas peculiares, ns sabemos pelo menos que seu nome justia.

A TICA DO LIVRO DA LEI

Toda cosmografia implica em algum tipo de teoria tica. O on de Osris foi sucedido pelo de Hrus. Uma vez que a Frmula Mgica do on no mais a do Deus Moribundo, mas a da Criana Coroada e Conquistadora, consequentemente a humanidade dever governar a si mesma. Um ato correto pode ser definido como o que executa a Frmula Mgica existente. Os motivos que eram vlidos no on de Osris so hoje pura superstio. Quais eram aqueles motives e sobre qual base eles se apoiaram? O antigo conceito era de que o homem nasceu para morrer; que a vida eterna deveria ser obtida por um ato mgico, exatamente da mesma forma que o sol tinha de ser trazido vida a cada manh pelo sacerdote. No h necessidade de desenvolver a tica de Thelema em detalhes, pois tudo salta com absoluta lgica a partir do princpio singular, Faze o que tu queres ser o todo da Lei. Ou, colocado de outro modo, No existe lei alm de Faze o que tu queres. E, tu no tens direito alm de fazer a tua vontade. Esta frmula inevitavelmente salta por si mesma a partir do conceito do individual delineado na seo anterior. A palavra de Pecado Restrio. uma mentira, esta loucura contra o ser. A teoria de que todo homem e toda mulher tem cada um atributos definidos cuja tendncia, considerada na devida relao ao ambiente, indica um curso de ao apropriado em cada caso. Buscar este curso de ao realizar a verdadeira vontade do indivduo. Faze isto, e nenhum outro dir no. O paralelo fsico vlido ainda. Em uma galxia cada estrela tem a sua prpria magnitude, caractersticas e direo, e a harmonia celestial mantida melhor ao se ocupar com sua prpria vida. Nada poderia ser mais subversivo para aquela harmonia do que se um nmero de estrelas se estabelecesse num padro uniforme de conduta que insistisse em todos buscando alcanar a mesma meta, seguindo no mesmo passo, e assim por diante. Mesmo uma simples estrela, ao se recusar a fazer a sua prpria vontade, ao se restringir daquela maneira, imediatamente produziria desordem. Ns temos uma ideia sentimental de auto sacrifcio, o tipo que mais estimado pelo plebeu e a essncia do Cristianismo popular. o sacrifcio do forte para o fraco. Isso totalmente contra os princpios da evoluo. Qualquer nao que faz isto sistematicamente numa escala suficientemente ampla, simplesmente destri a si mesma. O sacrifcio em vo; os fracos no so nem sequer salvos. Considere a ao de Zanoni 18 ao caminhar para o cadafalso a fim de salvar a sua esposa estpida. O gesto foi magnnimo; foi a evidncia da

18

Zanoni por E. G. E. Lytton Bulwer-Lytton.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

10

Aleister Crowley

sua prpria coragem suprema e sua fora moral; mas se todos agissem por aquele princpio a raa iria deteriorar e desaparecer. Existe aqui um conflito entre moralidade privada e pblica. Ns no deveramos proteger o fraco e o perverso dos resultados de sua inferioridade. Ao fazer assim, ns perpetuaremos os elementos de dissoluo no nosso prprio corpo social. Ns deveramos, ao invs disso, auxiliar a natureza sujeitando todo recmchegado aos testes mais rigorosos da sua adequao para lidar com o seu ambiente. A raa humana cresceu em estatura e inteligncia enquanto a coragem individual ofereceu segurana, de modo que as pessoas mais fortes e mais hbeis foram capazes de reproduzir o seu tipo dentro das melhores condies. Porm quando a segurana se generalizou por meio da operao do altrusmo as mais degeneradas das pessoas muitas vezes foram a prole do mais forte. O Livro da Lei considera a comiserao como desprezvel. A razo parcialmente indicada no pargrafo acima. Porm, ainda mais, ter pena de outro homem insult-lo. Ele tambm uma estrela, una, individual e eterna. O Livro no condena a luta - Se ele for um Rei, tu no poders feri-lo. H muitas prescries ticas de um carter revolucionrio no Livro, mas eles so todos casos particulares do preceito geral de realizar a sua prpria Divindade absoluta e agir com a nobreza que se origina daquele conhecimento. Praticamente todos os vcios surgem da falha em fazer isso. Por exemplo: a falsidade invariavelmente a filha do medo sob uma forma ou outra. Com relao ao que so comumente consideradas ofensas contra a moralidade, os resultados indesejveis muitas vezes observados so devidos ao mesmo erro. Homens fortes e bem sucedidos sempre se expressam plenamente, e quando eles so suficientemente fortes nenhum mal resulta disso seja para eles prprios ou para os outros. Quando isso ocorre, praticamente sempre devido situao artificial acarretada por pessoas que, no tendo nada para fazer com relao sua vida, se intrometem na vida das outras pessoas. possvel mencionar os casos de Sir Charles Dilke e Charles Steward Parnell. Nada importa a ningum fora do insignificantemente pequeno crculo dos seus relacionamentos o que estes homens faziam nas suas vidas privadas, mas a Inglaterra perdeu o seu maior ministro de relaes estrangeiras e a Irlanda o eu maior lder, porque foi descoberto que eles estavam fazendo exatamente o mesmo que praticamente todos os demais de sua classe. Novamente com relao ao cime pessoal e paixo desajustada, seria demasiado dizer que nove dcimos da misria social no oriunda da pobreza surgem destas alucinaes? O Livro da Lei as varrem para fora da existncia. No haver direito de propriedade sobre a carne humana. Ningum tem o direito de dizer o que qualquer outro dever ou no fazer com o seu prprio corpo. Estabelea este princpio de respeito absoluto pelos outros e todo o pesadelo do sexo ser dissipado. A chantagem e a prostituio perdero automaticamente a sua raison dtre19. A influncia corrupta da hipocrisia se partir como um junco podre. O suor da labuta feminina banalizada pela prostituio (como diz Bernard Shaw) se tornar impossvel. Eu tenho escrito longamente nos anos recentes sobre a tica, tanto quanto sobre os problemas cosmogrficos resolvidos pela Lei de Thelema. Eu no preciso aqui me aprofundar ainda mais neles. Mas os eventos

19

Nota do Tradutor: do francs, razo de ser.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

11

O Advento do on de Hrus

subsequentes da minha vida fornecero uma constante ilustrao de como a cada vez que eu transgredi a Lei, como fiz algumas vezes com aquilo que fui estpido o suficiente para chamar de motivos mais nobres, eu acabava entrando em uma confuso e fracassava em beneficiar aqueles em nomes dos quais optei por fazer um tolo de mim mesmo. O.T.O. - Ordo Templi Orientis

Espao Novo on
www.thelema.com.br

12

Aleister Crowley

INFORMAES EDITORIAIS
Ttulo: Autor: Publicado em: O Advento do on de Hrus Aleister Crowley The Confessions of Aleister Crowley An Autohagiography, edited by John Symonds and Kenneth Grant. ROUTLEDGE & KEGAN PAUL Origem: Traduo: Reviso: Edio: Verso: Espao Novo on (www.thelema.com.br/espaco-novo-aeon ) Arnaldo Lucchesi Cardoso (arnaldolucchesi@hotmail.com) Nina Castro (acastronina@gmail.com) Jonatas Lacerda (jonatas.lacerda@thelema.com.br) 1.0 21/08/2011 e.v.

O Advento do on de Hrus um extrato da terceira parte (49 captulo) do livro The Confessions of Aleister Crowley An Autohagiography, a autobiografia (ou ainda autohagiografia) de Aleister Crowley. ii O presente ensaio pode ser encontrado no site www.thelema.com.br/espaco-novo-aeon, que um veculo de estudo e pesquisas Thelmicos. O copyright de todo material de autoria de Aleister Crowley pertence O.T.O. Ordo Templi Orientis (http://oto.org/) e esta traduo no pode ser utilizada de forma alguma para fins comerciais, devendo sempre manter os crditos e ressalvas. Importante: O Espao Novo on no um veculo da O.T.O. Ordo Templi Orientis e no est subordinado a quaisquer organizaes.

Espao Novo on
www.thelema.com.br

Potrebbero piacerti anche