Sei sulla pagina 1di 35

Mitos e verdades sobre o Conde de Saint-Germain

O Conde de Saint-Germain (por Nicholas Thomas, 1783)

O post desta semana o primeiro de uma srie de dez que tero como base o trabalho de David Pratt sobre o Conde de St. Germain publicado no Exploring Theosophy. No ser feita uma traduo na ntegra, pois o texto demasiado extenso e contm detalhes que no so relevantes, para o que se quer transmitir - por um lado confirmar que o Conde de St. Germain foi um Adepto que tinha uma misso importante, num perodo conturbado da histria europeia, e por outro lado desmistificar todo o folclore alimentado pelo lado mais deprimente da indstria new-age, que apresenta o Conde de St. Germain como mais um santinho para pr no altar, o clssico mimetismo do catolicismo, onde os santos so substitudos por Mestres Ascensos cada um com o seu pelouro. Sugere-se a consulta do texto original para as devidas referncias bibliogrficas (que so inmeras) e para outros detalhes histricos que foram omitidos como acima se referiu. Depois da publicao da ltima parte, o texto no seu conjunto ser colocado no Scribd. Segue-se pois a traduo do texto (adaptado).

1. Introduo O Conde de St.Germain foi uma figura enigmtica que atingiu grande proeminncia na alta sociedade da Europa durante meados do sculo XVIII. Era prximo de muitos reis, prncipes e figuras de estado e beneficiava da sua confiana e admirao. Ele era estupendamente rico, possuindo uma coleo de joias de raro tamanho e beleza, que frequentemente dava como prendas. Os conhecidos louvavam os seus modos charmosos e gentis e enorme erudio. Ele foi msico, compositor e um virtuoso no violino. Tambm foi um qumico brilhante, com um conhecimento mpar de corantes e diamantes. Frederico, o Grande chamava-o de homem cujo enigma nunca fora desvendado. O seu nascimento e antecedentes so obscuros, mas no fim da sua vida ele revelou que era filho do Prncipe Rkczy da Transilvnia. As histrias sobre Saint-Germain embelezam muitas memrias do perodo, mas a sua fiabilidade varia. Muitas vezes contm adornos, exageros e evidentes invenes, e vrias dessas histrias no foram escritas pelos seus alegados autores. Existiam lendas de que ele poderia fundir diamantes pequenos em maiores, fazer ouro, de que possua o segredo da eterna juventude e de que teria centenas ou mesmo milhares de anos de idade. Os seus contemporneos s vezes referiam-se a ele (frequentemente de modo irnico) como o Homem Maravilha. Voltaire zombava, chamando-o um homem que nunca morre e que sabe tudo. Embora Saint-Germain tenha muitas vezes sido rotulado de charlato, aventureiro, vigarista e espio, no existe nenhuma evidncia convincente que suporte estas alegaes. O nome de Saint-Germain frequentemente ligado alquimia, ocultismo e sociedades secretas. Helena P. Blavatsky escreve: O Conde de Saint Germain foi indubitavelmente o maior Adepto oriental que a Europa j conheceu durante os ltimos sculos. Porm, a Europa no o reconheceu. [Glossrio Teosfico, Ed. Ground, p.590]. De acordo com Cooper-Oakley ele trouxe o seu enorme conhecimento para ajudar o Ocidente, para afastar um pouco as nuvens tormentosas que se adensavam rapidamente volta de algumas naes. Mas infelizmente as suas palavras de aviso caram em orelhas moucas e os seus conselhos foram todos ignorados.

2. Em Inglaterra O primeiro trao histrico do Conde de Saint-Germain parece ser uma carta escrita a 22 de Novembro de 1735 em Haia por algum que assina P.M. de Saint-Germain.() Um francs com o nome de Morin, ento embaixador em Haia, disse que tinha l conhecido Saint-Germain em 1735, e que tornou a encontr-lo em Frana antes de 1760, tendo ficando surpreso pelo facto de Saint-Germain no parecer ter envelhecido mais do que ano.
2

Saint-Germain aparece depois em 1745, em Inglaterra, onde foi preso por suspeita de ser um espio. Foi neste ano que um jovem poltico Whig, chamado Horace Walpole escreveu uma carta a um compatriota: H dias prenderam um estranho homem, que d pelo nome de Conde de St. Germain. Ele est c h dois anos, e no nos diz quem nem de onde vem, mas professa duas coisas maravilhosas, que o nome pelo qual conhecido no o verdadeiro e que nunca teve um relacionamento com qualquer mulher e nem com um sucedneo [substituta]. Ele canta, compe, toca maravilhosamente violino, louco e no muito sensato. Dizem que italiano, espanhol, polaco, algum que casou com uma grande fortuna no Mxico e fugiu com as suas joias para Constantinopla. Dizem ainda que um padre, um violinista, um grande nobre. O Prncipe de Gales tem manifestado uma curiosidade insacivel sobre ele, mas em vo. Num relatrio datado de 21 de dezembro de 1745, um diplomata francs em Londres declarava que Saint-Germain conhece todas as pessoas em altas posies, incluindo o Prncipe de Gales. Fala diversas lnguas, francs, ingls, alemo, italiano, etc muito bom msico e toca vrios instrumentos. Diz-se ser siciliano e de grande riqueza. O que tem levantado suspeitas sobre ele o facto de deixar boa imagem aqui, recebendo grandes somas de dinheiro e liquidando todas as contas com tal rapidez que nunca precisa de ser recordado do facto. Ningum imagina que um homem que era simplesmente um senhor, possa dispor de to vastos recursos, a menos que ele trabalhe como espio. Ele foi deixado no seu apartamento sob guarda de um State Messenger, mas no se encontraram documentos na sua residncia ou nele prprio que forneam o mnimo de provas contra. Foi interrogado pelo Secretrio de Estado [o duque de Newcastle], a quem ele no fornece uma explicao sobre si prprio que seja satisfatria, persistindo na recusa em declarar o seu verdadeiro nome, ttulo ou ocupao, a no ser ao prprio Rei, pois como ele diz, o seu comportamento no tem sido de nenhum modo contrrio s leis deste pas, e contra o direito comum privar a um estrangeiro honesto da sua liberdade sem formular uma acusao. Pouco tempo depois foi libertado livre de acusaes. ()

O Duque de Newcastle (foto wikipedia)

Aps 1745, nos doze anos seguintes o paradeiro preciso de Saint-Germain e as suas atividades so de natureza incerta. As suas prprias declaraes indicam que ele estava provavelmente a desenvolver tcnicas manufatureiras na Alemanha, principalmente na rea do tingimento. Em 1755 ele esteve envolvido na promoo de uma mquina inventada por um francs para assoreamento e aumento da profundidade de portos, esturios e canais aquticos, tendo feito uma viagem a Haia no fim de 1755 ou incios de 1756.

3. Em Frana

(Imagem de hyperstory.com)

() Saint-Germain entra em Frana durante o vero ou nos incios do outono de 1757. Nessa altura Frana era governada por Lus XV.() Saint -Germain tinha ligaes a pessoas prximas da Coroa francesa. Ao irmo da Mme de Pompadour (grande amiga do rei e sua antiga amante) ofereceu as suas tcnicas de tinturaria e outras mais que providenciassem emprego, aumentassem a riqueza nacional e aliviassem a cobrana de impostos aos pobres. Em Maio de 1758 tinha sido concedido a Saint-Germain o uso do Castelo de Chambord , a residncia mais magnfica do Rei depois de Versalhes. Tambm foi-lhe concedido o uso de trs cozinhas no rs-do-cho (para o processo de tingimento) e alguns dos seus anexos (para alojar a mo-de-obra). O trabalho no se havia iniciado pois tudo teria de vir da Alemanha. Ele conheceu o Rei e Mme. De Pompadour em Versalhes, tornou-se um convidado frequente nas ceias de Mme. De Pompadour e passou muitas noites com o Rei e a famlia real.

Lus XV (foto wikipedia)

() Naquela altura, Lus XV parecia ser uma das poucas pessoas a outra pode ter sido o Duque de Newcastle a quem Saint-Germain tinha revelado o seu segredo. Lus no recebia homens abaixo de uma determinada posio na nobreza, e no se teria permitido a sofrer a imposio de um charlato. Vale a pena referir que o predecessor de Lus XV e bisav Lus XIV (o rei Sol) tinha sido um bom amigo do pai de Saint-Germain, o prncipe Francisco II Rkczy.
5

Mme. de Pompadour cerca de 1750 (foto wikipedia)

A hostilidade do Duque de Choisel para com Saint-Germain foi revelada durante uma refeio na sua casa. O duque perguntou sua esposa porque ela no estava bebendo, e ela respondeu que estava seguindo o regime recomendado por Saint-Germain, e com grande sucesso. O duque proibiu-a imediatamente de seguir as loucuras de um homem to equivocado e continuou alegando que sabia a verdade sobre Saint-Germain: Ele filho de um judeu portugus, que se impe pela credulidade da cidade e da Corte. Choiseul estava simplesmente a repetir boatos, embora seja provavelmente verdade que Saint-Germain tenha passado algum tempo em Portugal, pois falava a lngua fluentemente.

O Duque de Choiseul (foto wikipedia)

Nas suas memrias, Mme. De Genlis (ento conhecida como StphanieFelicit du Crest) relata que durante o vero de 1759, quando tinha 13 anos, ela via Saint-Germain virtualmente todos os dias e s vezes, enquanto cantava, ele acompanhava-a de ouvido com o cravo. Ela descreve Saint-Germain como um bom mdico e um grande qumico. Ela tambm diz que ele pintava com leos, e alegava que pintava quadros em que as pessoas usavam joalharia, que devido a um pigmento especial que ele havia descoberto, brilhava e refletia luz como se fosse feito de pedras verdadeiras. Saint-Germain era certamente um conhecedor de pinturas, mas se ele prprio fosse pintor, teramos com certeza ouvido isso de outros escritores. Ela tambm escreve: A conversa de Saint-Germain era instrutiva e divertida, ele tinha viajado bastante e conhecia histria moderna com extraordinrio detalhe, que o fazia falar de povos antigos como se ele tivesse vivido com eles Os seus princpios eram dos mais elevados, ele cumpria com os deveres externos da religio com preciso, era muito caridoso e toda a gente concordava que a sua moralidade era a mais pura. Contudo ela persistia em cham-lo de charlato. () No sabemos se Saint-Germain possua poderes paranormais ou no, e no parecem haver relatos de testemunhas confiveis de demonstraes disso, havendo no entanto relatos confiveis de outros ocultistas importantes (como por exemplo Cagliostro e H.P. Blavatsky). Gleichen, um proeminente maon, descreve Saint-Germain como um homem de altura mediana, muito robusto, que se vestia com uma simplicidade magnfica e que era muito elegante() Acrescenta: Ele possua segredos qumicos, para a produo de cores, tintas e um metal semelhante ao ouro de rara belezaEle mantinha um regime rigoroso, nunca bebendo enquanto comia, purgando-se com laxantes naturais (sene), que preparava ele prprio, e era tudo o que recomendava queles que lhe perguntavam o que deveriam fazer para prolongar as suas vidas. Vrias pessoas relatavam que Saint-Germain parecia ter 40 a 60 anos em 1759. Uma das razes porque as pessoas pensavam que ele era mais velho mas no parecia, era porque, segundo dizia Gleichen em segunda mo, o compositor Jean-Phiilipe Rameau e um parente idoso de um embaixador francs em Veneza, ambos conheceram Saint-Germain em Frana. Mas tambm disseram que o tinham conhecido em Veneza em 1710, aparentando 50 anos, enquanto que em 1759 parecia um homem de 60. As pessoas assumiam que a dieta vegetariana de Saint-Germain e a ingesto regular de um ch contendo vagens de sene tinha-lhe permitido viver at uma idade invulgar. Era devido sua dieta especial que ele nunca era visto a comer em pblico.
7

Mme. Du Hausset, uma dama de companhia de Mme. De Pompadour, disse que Saint-Germain no era forte nem magro, vestia-se de forma simples, mas com bom gosto e tinha diamantes muito belos nos seus dedos bem como na sua caixa de rap e no seu relgio. Saint-Germain alegadamente disse-lhe: s vezes divirto-me, no fazendo as pessoas acreditar, mas em deix-las acreditar que eu vivi nos tempos mais antigos. () Como muita gente testemunhou, Saint-Germain tinha um processo secreto para remover falhas dos diamantes e melhorar a sua cor e brilho. Numa ocasio o Rei mostrou-lhe um dos seus diamantes que tinha uma falha. Valia 6 mil livres, mas sem a falha valeria mais de 10 mil (cerca de 92 mil euros). Saint-Germain disse que conseguia eliminar a falha, e trouxe o diamante um ms mais tarde, embrulhado em amianto, sem a falha. Tinha o mesmo peso que antes. O joalheiro ofereceu 9600 livres por ele, mas o Rei preferiu guard-lo como uma curiosidade. Hoje em dia, a cor e brilho dos diamantes pode ser melhorado atravs da irradiao de eltrons ou neutres e diamantes defeituosos podem ser melhorados se mergulhados em poderosos cidos, isto se as falhas forem acessveis atravs de uma rachadura. No possumos os detalhes das tcnicas usadas por Saint-Germain, ele poder ter usado cidos (que eram amplamente usados no tingimento) e /ou outros processos eltricos, qumicos ou alqumicos.

4. Misso de Paz Por volta de 1760 Saint Germain participa num conjunto de manobras diplomticas que tinham como objetivo fazer a paz com a Inglaterra, anulando a aliana com a ustria, pas governado pelos Habsburgos e cujo domnio sobre a Europa Saint-Germain no apreciava. Numa carta a Frederico, o Grande, um diplomata da Prssia falava sobre Saint-Germain da seguinte forma: Ele uma espcie de aventureiro, que tem vivido na Alemanha e Inglaterra como Conde de Saint-Germain, que toca violino excelentemente, mas que tambm trabalha por trs das cortinas, e por isso fica com uma boa imagem O Conde deve presentemente desempenhar um grande papel na Corte de Versalhes, participando nas reunies ntimas do Rei e da Marquesa [de Pompadour][E]le parece ter comunicado ao Rei de Frana algumas descobertas curiosas que ele fez atravs da qumica, entre outros segredos de tingimento rpido de cores.
8

Willem Bentinck, um membro do parlamento holands comentava sobre St. Germain: A sua conversa agradou-me bastante, por ser extremamente brilhante, variada e cheia de detalhes com respeito a diferentes pases onde havia estado, muitas historietas interessantes e eu estava extremamente agradado com o seu julgamento sobre pessoas e lugares do meu conhecimento. Os seus modos eram extremamente polidos e falava com um homem instrudo da classe mais alta. Eu pressionei-o com questes, a que ele respondeu rpida e claramente.

Willem Bentinck (foto wikipedia)

Na verdade, muitas pessoas comentavam sobre a loquacidade e competncia de Saint-Germain como um contador de histrias. Sobre a imensa idade de Saint-Germain, o Conde Kauderback, um representante do Rei da Polnia em Haia comentou em 1760: A verdade que um membro do Conselho Geral que tem cerca de 70 anos disse-me que viu este extraordinrio homem na casa do seu pai quando ele era apenas uma criana, e no entanto, ele mantm os movimentos soltos e geis de um homem trinto. As suas pernas esto sempre prontas a dar uma volta, ele tem o seu prprio cabelo negro e que cresce em toda a sua cabea e mal tem uma ruga na sua cara. Ele nunca come carne, exceto um pouco de carne branca de galinha e limita a sua nutrio a cereais, vegetais e peixe. Ele toma grandes cuidados com o frio.
9

O conde Kauderback acrescenta que Saint-Germain alegava ter aprendido os mais belos segredos da Natureza, era extremamente rico e tinha-lhe mostrado pedras de valor inestimvel. Um dos grandes opositores de Saint-Germain foi o duque de Choiseul, que chegou a ser ministro dos Negcios estrangeiros francs. Tambm em 1760 Choiseul escrevia ao embaixador francs em Haia, D Affry que uma carta que Saint-Germain havia escrito a Mme. De Pompadour era suficiente por si s para demonstrar quo absurda esta personagem; um aventureiro de primeira ordem e ainda por cima muito estpido. Voc tem ordens minhas para avis-lo que se me chegar aos ouvidos que ele se intrometeu em poltica, muito ou pouco, eu obterei uma ordem do Rei que, caso regresse a Frana far com ele passe o resto dos seus dias numa masmorra Mais tarde Saint-Germain comentaria: Ele (dAffry] no percebe que eu tenho passado pelo meio de elogio e culpa, medo e esperana e no tenho outro objetivo que no seja o bem da humanidade, fazer o melhor possvel pela humanidade. O Rei sabe bem isso, e eu no tenho medo dos senhores DAffry ou Choiseul. Mas Saint-Germain acabaria por ser trado e o seu papel como mediador de paz foi abortado. Lus XV recuou perante Choiseul e Saint-Germain foi sacrificado, fugindo para Inglaterra. l que recebe uma carta de um amigo holands, o Conde de la Watu. () Eu ponho seja o que for em jogo e farei todos os esforos imaginrios para prestar a minha homenagem a voc pessoalmente, pois no me passa despercebido o facto, Senhor, de seres o maior da Terra, e fico mortificado por gente malvada se ter atrevido a vos causar problemas. Ouvi que dinheiro e intrigas foram empregues contras as vossos esforos de paz. Mas as autoridades inglesas tambm no querem Saint-Germain no seu pas e ele acaba por voltar a terras holandesas.

5. Pelo norte da Europa, Itlia e Turquia Em maro de 1762 o Baro van Hardenbroek escrevia no seu dirio que tinha ouvido que Saint-Germain estava a viver perto de Nijmegen. Era um grande filsofo, de carcter virtuoso e inclinado a ajudar a Repblica com as suas manufaturas e ajudava tambm com a preparao de cores para uma fbrica
10

de porcelanas em Weesp. Tinha ainda uma enorme correspondncia com pases estrangeiros. No mesmo ano (1762), Saint-Germain visitar a Rssia para adquirir alguns dos ingredientes para seus os processos de manufaturao. Em 1763 passa pela Blgica onde conhece um ministro, o Conde Cobenzl que numa carta ao chanceler austraco diz o seguinte: H cerca de trs meses a pessoa conhecida por Conde de St. Germain passou por aqui e contactou-me. Considero-o o homem mais singular que j conheci na minha vida. No conheo exatamente o seu bero, mas acredito que seja o filho de unio clandestina feita por um membro de uma casa ilustre e poderosa. Dono de grande riqueza, ele vive na maior simplicidade. Ele sabe tudo e de uma retido e bondade dignas de admirao. Entre outras provas de sabedoria, ele fez vrias experincias frente dos meus olhos e em breve mandarei a Vossa Excelncia algumas amostras. A mais essencial a transformao de ferro num metal to belo como o ouro e que no mnimo to bom como o produto do trabalho de um ourives. O tingimento e a preparao de couros que ultrapassavam toda a marroquinaria existente e o mais perfeito curtimento. O tingimento de sedas atingia uma perfeio nunca vista at agora. O tingimento de ls era semelhante, feito nas cores mais vvidas () com os ingredientes mais comuns e a um preo modesto. A produo de cores como as cores de um artista, o ultramarino to perfeito como se fosse o de lpis e finalmente a remoo dos cheiros dos leos usados na pintura e a preparao do melhor leo da Provena a partir de sementes de colza ou de outros leos de qualidade inferior. O Conde Cobenzl ,noutra carta, acrescentar sobre Saint-Germain: () ele tem uma propriedade na Holanda que est dois teros paga e tem valores, que foram avaliados por quem lhe emprestou dinheiro, em mais de um milho.() certo que ele de bero ilustre, mas sendo isso segredo deve guard-lo pois o contrrio no serve os meus interesses. Ele fala da sua riqueza e na verdade deve possuir muito, pois onde quer que ele v, tem dado maravilhosas ofertas, gasto bastante, nunca pediu nada e nunca deixa dvidas. Saint-Germain tinha vindo a refinar os seus processos secretos durante dcadas. As informaes dadas por Cobenzl indicam que ele pegava em ferro em bruto e fazia algo que causava a sua mudana de escuro para dourado, imergia-o em gua (possivelmente com aditivos) e depois de fornecer as suas propriedades gua, ele removia-o e metia l dentro os materiais a serem tingidos. A gua onde a tingimento havia sido feito seria mais tarde usado
11

para fazer tintas. De acordo com um especialista moderno na rea do tingimento, a permutao do ferro para dourado poderia ser cloreto frrico ou mais provavelmente ferrocianeto. Usando ingredientes bastante comuns e baratos, Saint-Germain estava a fazer tingimento qumico antes da era do tingimento qumico. Jean Overton Fuller [teosofista britnica que tambm foi autora de uma interessante biografia de H.P. Blavatsky, chamada Blavatsky and her teachers] diz que a produo de tecidos baratos com um leque de cores alegres feita por Saint-Germain pode ter antecipado a Revoluo Industrial em mais de um sculo. Saint-Germain estava a oferecer o primeiro mercado em massa, e podemos ver atravs destes detalhes o tipo de revoluo que ele poderia ter forjado em Frana, onde para alm de dar um emprego pago aos trabalhadores - deixados fome graas runa dos proprietrios das terras ele teria produzido roupa e outros bens a um preo acessvel para as pessoas, reduzindo a distino de classes e criando novas exportaes, ou seja, nova riqueza interna, assim talvez evitando a sangrenta Revoluo que se seguiu." Muito pouco se sabe sobre se as fbricas que Saint-Germain ajudou a montar em vrios lugares foram um sucesso duradouro e o alcance do seu impacto econmico. Em 1765 St. Germain estava na Rssia, tendo em 1770 participado numa batalha que opunha os russos aos otomanos. Lutou ao lado dos russos, muito provavelmente ao lado do comandante russo, seu amigo, Alexei Orlov.

Alexei Orlov (foto wikipedia)

12

6. Viajando na Alemanha Em 1774 Saint-Germain estava em Ansbach, localidade que hoje pertence Bavaria, a sudoeste de Nuremberga. Vivia sob o nome de Conde Tsarogy e mais tarde foi descrito assim: Este homem singular, que no seu tempo causou tanta sensao imerecida, viveu durante vrios anos no Principado de Ansbach, sem ningum ter a mnima ideia de que ele era o misterioso aventureiro sobre quem as pessoas atribuam histrias to extraordinrias. Saint-Germain descrito como algum que vivia muito retirado e em recluso, mas que no deixava de fazer atos benevolentes. O estrangeiro parecia ter 60 a 70 anos, sendo de mdia estatura, mais magro que corpulento, o seu cabelo grisalho escondido por baixo de uma cabeleira, parecendo um homem vulgar, um italiano idoso. As suas roupas eram muito simples, a sua aparncia no mostrava nada de extraordinrio. Ele no tinha criados, comia sozinho e da forma mais simples possvel, no seu prprio quarto, que ele poucas vezes abandonava. As suas necessidades eram reduzidas ao mnimo. No tinha crculo social, mas passava as noites com o Markgraf e a Senhorita Clairon e amigos trazidos pelo Markgraf. Ele no podia ser persuadido a comer na mesa real. A sua conversa era sempre interessante e mostrava muito conhecimento do mundo e das pessoas, mas s vezes surgia uma referncia misteriosa e ele interrompia a conversa ou mudava de assunto quando algum tentava saber mais dele. Ele gostava de falar sobre a sua infncia e da sua me, de quem ele nunca falava sem emoo. Acreditando nele, a sua educao dever ter sido a de um prncipe. O que este homem singular fazia durante cada dia seria difcil de dizer. Ele no tinha livros com ele, exceto uma cpia suja de Pastor Fido. Ele muito raramente deixava algum entrar no seu quarto, mas quando algum o fazia, usualmente encontravam-no com a sua cabea envolta num pano preto. A sua ocupao preferida era a preparao de todo o tipo de corantes. A janela do seu quarto, que dava para o jardim, estava to salpicado de corantes que no se conseguia ver atravs dela. () [Tsarogy] confessou ao Markgraf que o nome Tsarogy era falso, ou uma espcie de anagrama, e que ele era na verdade um Rkczy, o ltimo descendente do prncipe Rkczy da Transilvnia, do tempo do Imperador Leopoldo.
13

Mas, mais tarde chegam relatos contrrios sobre as origens de Tsarogy aos ouvidos de Markgraf, que fica a saber de vrios nomes que ele tinha usado nos seus diversos pontos de paragem. Quando Saint-Germain confrontado com isso e com o desagrado do Markgraf com o abuso da sua boa vontade ouviu todas as acusaes num modo completamente relaxado e disse que ele havia, numa altura ou noutra, usado todos os nomes referidos () mas, disse que sob todos esses nomes foi conhecido com um homem de honraNo tinha receio de nada, pois nada havia para alimentar o seu descrdito. Ele afirmou com uma certeza inabalvel que nada tinha dito de falso ao Markgraf em relao ao seu nome e revelou-lhe a sua verdadeira famlia. Ele julgava que como nada tinha pedido ao Markgraf, no tinha magoado ningum e no havia causado problemas, seria simplesmente julgado pela sua conduta. No que diz respeito aos conhecimentos mdicos de Saint-Germain, Gemmigen-Guttenberg diz: A prescrio dele consistia basicamente numa estrita dieta e num ch, a que ele chamava de Ch da Rssia ou Acqua Benedetta () Seria uma ingratido cham-lo de trapaceiro. Enquanto ele ficou com o Markgraf, nunca pediu nada, no recebeu nada de valor nem nunca se envolveu em algo imprprio. Devido ao estilo de vida muito simples, as suas necessidades eram quase nenhumas. Se ele tivesse dinheiro, ele partilhava-o com os pobres. No deixou quaisquer dvidas. Em 1776, Saint-Germain chega a Leipzig usando outro nome e essas notcias chegam aos ouvidos de Frederico, o Grande que tenta descobrir os propsitos do Conde. Von Bosch, tambm ele conde, banqueiro, maon e com um alto cargo de Estado informar Frederico que Saint-Germain no era um Adepto, apenas um teosofista (na linha de Boehme). Von Bosch deixa de falar com Saint-Germain quando este lhe pede dinheiro emprestado. Jean Overton Fuller interroga-se se o facto de Saint-Germain ter revelado a sua identidade, teria a ver com a queda dos Orlovs na Rssia, pois assim a Prssia poderia ajud-lo a libertar a Transilvnia, mudando a balana do poder na Europa, no sentido de se generalizar a liberdade de pensamento. Outro conhecido de Frederico dirlhe- que Saint-Germain no um um maon, um mago, nem sequer um teosofista.

14

Frederico Augusto de Brunswick (foto wikipedia)

Em 1777, o Conde Lehndorff, camareiro da Rainha da Prssia, escreveu no seu dirio que havia passado trs dias com Saint-Germain, o homem mais notvel na Europa: Ele segue uma dieta rigorosa, observa grande frugalidade, bebe apenas gua nunca vinho e apenas toma uma refeio por diaEle prega a virtude, a abstinncia e as boas aes e constitui um exemplo a este respeito. Ningum pode censur-lo pelo mnimo de impropriedade em qualquer assunto. Ele no parece ser to rico quanto era antes A sua expresso d uma impresso de extraordinria espiritualidade. O seu discurso espirituoso e prende a ateno, mas ele no gosta de contraditrio. As pessoas inventam mitos sobre ele e sobre aquilo que ele no diz. Alguns pensam que ele um judeu portugus, outros de que tem duzentos anos de idade e que um prncipe destronado. Alguns acusam-no de fazerem as pessoas acreditar que ele deve ser o terceiro filho do prncipe Rkczy. Ele fala como um grande mdico. Acima de tudo, ele um doutor e fala do seu p precioso, que deve ser bebido como ch. Deixei que ele me enchesse uma xcara. Tinha gosto de anis, e os efeitos foram idnticos aos do anis. Ele discursa constantemente sobre o equilbrio entre o corpo e a alma. Quando isso observado, diz ele, a nossa mquina [NT:life-machine no original] no se avaria.
15

Outro maon comentou tambm em 1777: Sabendo que ele havia rejeitado certas pessoas que o consideravam um fazedor de milagres, eu procedi de modo inverso tratando-o como um homem comum, cujo conhecimento de qumica e fsica despertou a minha curiosidade. Ele pareceu-me um homem entre 60 e 70, jovem para a sua idade, rindo com desdm daqueles que lhe creditam uma idade extraordinria. Espera contudo viver por muito tempo, graas ao seu regime alimentar e remdios. Contudo, a sua aparncia no parecia prometer uma vida muito mais longa. () Tendo ganho a sua confiana, levei-o a falar de Maonaria. Sem evidenciar muito zelo ou mesmo particular ateno, ele confessou ser do 4 grau, embora no fosse capaz de se lembrar dos sinais. Ele parecia no saber nada do sistema de Estrita Observncia, e por isso, no consegui ir mais alm na conversa. Por tudo isto, posso concluir que ou ele dissimula ou ento no dos nossos. Inclino-me mais para esta hiptese, principalmente porque no que diz respeito a religio e filosofia ele um puro materialista. Outros maons tambm catalogaram St. Germain de puro materialista, mas inclusive alguns dos seus poemas mostravam que reconhecia um lado espiritual no cosmos. O embaixador prussiano na Saxnia em 1777 escreveu o seguinte sobre SaintGermain: Ele diz que o prncipe Ragotzi e para fornecer-me provas de particular confiana acrescenta que tinha dois irmos, que se rebaixaram para se submeterem ao seu destino infeliz e que a certa altura ele tomou o nome Conde de Saint-Germain, que significa o sagrado entre os irmos [sanctus germanus=irmo sagrado]. () Voltando questo francesa, existe uma lenda bem conhecida de que SaintGermain visitou Maria Antonieta quando esta era rainha para lhe avisar da Revoluo e da carnificina que aconteceria. Contudo o livro que conta esta histria no da pessoa a quem foi atribudo (uma confidente de Maria Antonieta).

16

Maria Antonieta (foto wikipedia)

7. O prncipe Carl e os anos finais O prncipe Carl era neto do Rei Jorge II de Inglaterra e em 1769 comearia a governar os ducados de Schleswig e Holstein (hoje parte da Dinamarca) em nome do governo do seu cunhado, o rei Cristiano VII da Dinamarca e Noruega. Tornou-se maon a partir de 1774. Sobre St. Germain disse:

Carl de Hesse-Cassel

17

Ele falou-me das grandes coisas que queria para a humanidade, etcEu no estava particularmente desejoso disso, mas no fim tive os meus escrpulos sobre rejeitar conhecimento que era muito importante e tornei-me seu discpulo. Ele falava muito da melhoria das cores, que custaria praticamente nada, da melhoria dos metais, acrescentando que era absolutamente necessrio aderir fielmente a este princpioNo existe praticamente nada na Natureza que ele no saiba como melhorar e usar. Ele confidenciou-me algo sobre a sabedoria da Natureza, mas apenas a parte introdutria, fazendo com que eu, por experincia prpria, tentasse alcanar sucesso, regozijando-se ele extremamente com os meus progressos. Assim aconteceu com os metais e pedras preciosas, mas quanto s cores ele acabou por me d-las, assim como importante informao. A documentao deixada pelo prncipe Carl inclua a receita para o famoso ch de Saint-Germain: continha vagens de sene, flores envelhecidas e ervadoce embebido em vinho. Tinha um efeito laxativo e propriedades gerais saudveis. Carl conta que a sua esposa estava uma vez muito doente com um ataque de catarro, com muitas dores e com febre. Ela tomou um dos remdios de Saint-Germain e uma hora depois estava perfeitamente saudvel. SaintGermain aparentemente seguia a tradio dos antigos herbalistas, acrescentando alguns refinamentos prprios. Carl escreve: Ele sabia perfeitamente tudo sobre ervas e plantas e tinha descoberto remdios que usava continuamente e que lhe prolongavam a vida e a sade. Eu ainda possuo algumas das suas receitas, mas os mdicos denunciaram veementemente a sua cincia aps a sua morte. Havia um mdico de nome Lossau, que havia sido um boticrio e a quem eu dei doze mil coroas por ano para trabalhar com os remdios que o Conde Saint-Germain lhe havia dado, principalmente com o seu ch, que os ricos compravam e os pobres recebiam gratuitamente. Este mdico curou muitas pessoas, das quais, segundo sei, nenhuma morreu. Mas depois da morte do mdico, desgostoso com as propostas que recebi de todos os lados, eu retirei todas as receitas e no substitui Lossau. H quem diga que Saint-Germain teve um papel importante no desenvolvimento de sociedades secretas, como os Rosacruzes ou a Maonaria. Mas no h provas disso, e at existiam muitos maons que tinham inveja da fama e conhecimentos de Saint-Germain, e que por isso lhe eram hostis. Contudo existe uma carta (embora haja dvidas da sua autenticidade) do prncipe Carl onde consta o seguinte: Ele sempre agiu como se no soubesse nada de Maonaria ou de alto conhecimento, embora durante o ltimo ano uma srie de coisas convenceu18

me do contrrioApesar de nunca se ter declarado Maon, ele disse algo estranho, que ele era o o mais antigo dos Maons. Noutra carta Carl descreveria Saint-Germain da seguinte forma: Ele foi provavelmente um dos maiores filsofos que j existiu. Um amigo da humanidade, s querendo dinheiro para dar aos pobres e tambm um amigo dos animais. O seu corao nunca estava ocupado exceto com o bom dos outros. Ele pensava que fazia o mundo mais feliz ao lhe dar novos prazeres, os tecidos mais belos, as cores mais belas, muito mais baratas do que antes, pois os seus corantes soberbos no custavam praticamente nada. Nunca vi um homem com uma inteligncia mais clara do que a dele, junto com uma erudio (especialmente em histria antiga) como eu raramente encontrei. Carl diz que os princpios filosficos de Saint-Germain na religio eram puro materialismo. Portanto vemos aqui Carl a cometer o mesmo erro de outros maons. No sabemos os detalhes das suas conversas e os ensinamentos de Saint-Germain. Mas o que sabemos que, segundo Carl, Saint-Germain no era de modo algum um adorador de Jesus Cristo. Carl uma vez disse a Saint Germain que achava as suas observaes sobre Jesus ofensivas e que SaintGermain prometeu no abordar o assunto novamente. Muito provavelmente ele teria dito que Jesus era um sbio com uma vida sagrada mas no o filho unignito de Deus. Saint-Germain no era claramente um testa, um crente na teologia ortodoxa do Cristianismo, mas tambm no era um materialista que acreditasse na existncia de nada mais do que a matria fsica. Ele poder ter aderido a uma viso pantesta da natureza que soasse aos Maons convencionais mais como materialismo atesta. Por volta de 1783, a sade de Saint-Germain estava claramente a falhar. Ele sempre tinha sido muito vulnervel ao frio e sofria de reumatismo. Ter morrido a 27 de fevereiro de 1784, mas devido a um grande temporal em 1872, no se sabe exatamente onde estar agora o corpo de Saint-Germain. Ele era to pobre na altura da sua morte, que os seus bens no cobriam o custo do seu funeral e portanto foi-lhe dado um funeral gratuito por considerao ao seu patrono, o prncipe Carl. Tudo o que ele deixou foi um mao de contas pagas, uma pequena quantia de dinheiro, alguma roupa e algumas outras coisas como lminas e escovas de dentes. O valor dos seus bens valeria hoje cerca de 690 libras esterlinas. No havia diamantes, pinturas, partituras musicais, livros ou violino.

19

8. As origens do Prncipe Rkczy

Saint-Germain

Saint-Germain deu indicaes a vrias pessoas de que era o filho de Francisco (Ferenc) Rckzy II da Transilvnia. Rckzy (pronuncia-se rakotsi) era o nome de uma famlia nobre do Reino da Hungria entre os sculos XIII e XVIII. Francisco II foi o membro mais famoso da famlia por ter estado na linha da frente da rebelio da Hungria contra os Habsburgos da ustria. Derrotados, os Rckzy viram a sua fortuna confiscada. Saint-Germain dever ter sido um filho ilegtimo de Francisco II, especulando Jean Overton Fuller que a me do grande ocultista ter sido a Princesa Violante da Bavaria, esposa do Princpe Ferdinando dos Medici, negligenciada e triste em Florena, onde Rckzy chegou em Maio de 1693. No h contudo provas que Francisco e Violante se tenham encontrado. As fotos abaixo sugerem algumas parecenas entre Saint-Germain e Violante. Esta data de 1693 como a de conceo de Saint-Germain congruente com outras informaes disponveis de que teria 88 anos quando se instalou em Eckernfrde (1779).

20

Francis Rkczy (por dm Mnyoki, 1724)

Fuller sugere ento que Saint-Germain era o filho do prncipe Rckzy da Transilvnia e da Princesa Violante.

Princesa Violante

Esta seria uma razo para que os Medici o tivessem criado, pois porque razo cuidariam dele a menos que a sua me fosse algum da sua prpria famlia?. Ela acrescenta ainda que Rckzy poderia desconhecer este seu filho, pois os Medici eram de tal forma ricos que no necessitavam do dinheiro de Rckzy para criar o conde.
21

Gian Gastone sempre foi compreensivo para a sua negligenciada cunhada Violante e poder ter persuadido o seu pai, Cosimo, a cuidar da criana no seu lar, como j tinha acontecido muitas outra vezes com crianas de outras boas famlias. Isto est de acordo com os comentrios de Saint-Germain de que ele havia sido tremendamente protegido e educado por Gian Gastone. A Casa dos Medici possua grande conhecimento, mas Saint-Germain disse a Carl que ele havia aprendido os segredos da Natureza pelos seus prprios esforos e pesquisas. A ligao de Saint-Germain com os duques de Medici ajuda a explicar a razo de ele possuir um Raphael e outras pinturas valiosas e de como ele se tornou num msico e compositor. 9. Mensageiro e Adepto Como foi referido na introduo, Helena P. Blavatsky referiu-se a SaintGermain como o maior Adepto oriental que a Europa j conheceu durante os ltimos sculos. Ela usava a palavra Adepto para se referir a ocultistas e msticos de diferentes graus, no apenas a Mahatmas. Sobre como os Mahatmas selecionam os seus discpulos ou chelas, Blavatsky escreve: Durante sculos, a seleo de chelas fora do grupo hereditrio dentro dos gon-pa [mosteiro Budista] tem sido feito pelos prprios Mahatmas dos Himalaias dentro da classe (no Tibete, considervel, atendendo ao nmero) dos msticos naturais. As nicas excees tm sido em casos de homens do Ocidente como Fludd, Thomas Vaughan, Pico della Mirandola, Conde de Saint-Germain, etc cuja afinidade de temperamento com esta cincia celestial de certa forma forou os Adeptos distantes a estabelecerem relaes pessoais com eles, e possibilitaram que eles obtivessem aquela pequena (ou grande) poro da Verdade dentro das possibilidades dos condicionamentos sociais da altura. Ela menciona Saint-Germain como um exemplo de algum que com treino precoce e mtodos especiais atingiu o estdio de um homem da 5 ronda e desenvolveu os seus sentidos superiores. Ela tambm escreveu: O tratamento que foi dado memria deste grande homem - aluno dos hierofantes da ndia e do Tibete e proficiente na sabedoria oculta do Oriente um estigma sobre a natureza humana. E assim tem sido a forma como este estpido mundo tem tratado todas as outras pessoas que, tal como SantGermain, o revisita aps longo tempo de isolamento dedicado ao estudo, com as suas reservas de sabedoria esotrica acumulada, na esperana de melhor-lo e de faz-lo mais sbio e feliz.
22

Blavatsky sugere que Saint-Germain poder ter sido capaz de se recordar de algumas das suas vidas passadas: Se ele dissesse que tinha nascido na Caldeia e professado possuir os segredos dos sbios e magos egpcios, ele poderia ter falado a verdade sem fazer nenhuma afirmao miraculosa. Existem iniciados, no necessariamente os mais elevados, que esto em condies de se recordar de mais do que uma das suas vidas passadas. Quando que ele morreu? Numa carta escrita a A.P. Sinnett em agosto de 1881, o Mahatma KH disse que o ocultista francs Eliphas Levi (1810-1875) tinha estudado a partir de manuscritos rosacrucianos (dos quais s sobravam trs cpias na Europa). Estes expem as nossas doutrinas orientais com base nos ensinamentos de Rosencreuz, que, aps o seu regresso da sia, as revestiu com uma roupagem semicrist, com a inteno de proteger os seus discpulos da vingana clerical. Rosencreuz ensinou verbalmente. Saint Germain registou as boas doutrinas em linguagem cifrada, e o seu nico manuscrito cifrado permaneceu em poder do seu fiel amigo e protetor, o benvolo prncipe alemo de cuja casa e em cuja presena ele fez a sua ltima sada para o LAR. Fracasso, total fracasso! [Cartas dos Mahatmas para A.P. Sinnett, vol. I, Carta XX, p.132] () Os mestres presumivelmente viam a misso de Saint-Germain como um falhano pois esperavam que tivesse evitado muita da violncia e derramamento de sangue que tinha acompanhado a transio de uma sociedade aristocrtica e feudal, dominada pelo absolutismo monrquico e pela igreja dogmtica para a nova sociedade industrializada, caracterizada por uma maior liberdade individual e poltica. Na opinio de Blavatsky, se Saint-Germain realmente morreu em 1784, o seu enterro no seria discreto, mas com grande pompa e circunstncia, condizente com o seu estatuto. Por outro lado, poder-se-ia argumentar que o seu discreto funeral estaria de acordo com estilo de vida em retiro e o low-profile que caracterizou os seus ltimos anos de vida. N "O Teosofista" de 1881, Blavatsky menciona alegadas evidncias no sentido positivo de que SaintGermain ainda era vivo vrios anos depois de 1784: Diz-se que ele teve uma importante conversa privada com a Imperatriz da Rssia em 1785 ou 1786, e apareceu Princesa de Lamballe enquanto ela estava diante do tribunal, poucos momentos antes dela ser abatida por uma bala e um carniceiro lhe ter cortado a sua cabea. Tambm apareceu Jeanne du Barry, a amante de Lus XVI, enquanto ela esperava no seu cadafalso em Paris, o golpe da guilhotina nos dias do Terror, em 1793."
23

Vrias outras referncias existem aludindo sobrevivncia de Saint-Germain para l de 1784, embora no sejam de testemunhas credveis. Se ele realmente morreu nesse ano, seria muito bem possvel para um Mahatma projetar o seu mayavi-rupa , fazendo-o assumir a aparncia e caractersticas de Saint-Germain e aparecer a quem ele quisesse.

10. Os escritos de Saint-Germain Sobre os escritos de Saint-Germain, HPB escreve: O Conde de Saint-Germain deixou nas mos deste Maon [um homem que vivia em Londres e que tinha falecido nos primeiros meses de 1889] alguns documentos com a histria da Maonaria, contendo a chave para vrios mistrios mal entendidos. Ele f-lo com a condio que estes documentos se tornassem a herana secreta de todos os descendentes dos cabalistas que se tornassem maons. Estes documentos contudo eram valiosos apenas para dois maons, o pai e o filho que havia morrido e no tero qualquer utilidade para mais algum na Europa. Antes da sua morte, estes preciosos documentos foram deixados a um oriental (hindu) que foi encarregue de transmiti-los a uma certa pessoa que viria a Amritsar, Cidade da imortalidade, para reclamlos. De acordo com Blavatsky, uma cpia nica dos manuscritos do Vaticano sobre a Cabala diz-se ter estado na posse de Saint-Germain. Diz ela que o pergaminho contm a mais completa exposio de como as inteligncias superiores que foram mais tarde coletivamente transformadas num Deus criador formaram um universo orgnico e inclui ainda os pontos de vista dos Luciferianos e outros Gnsticos. Ela acrescenta que os sete sis da vida (logoi solares, dhyani-chohans) - apenas quatro dos quais so mencionados nas edies pblicas da Cabala - so referidos na ordem em que se encontram na doutrina Hindu do sapta-surya (sete sis), indicando que os ensinamentos tiveram origem na Doutrina Secreta dos Arianos. A autoria do notvel trabalho A santssima Trinosofia algo controverso. Foi alegadamente escrito pelo Conde de Saint-Germain ou pelo Conde Alessandro di Cagliostro. O manuscrito de 96 pginas est na posse da biblioteca francesa em Troyes. um manuscrito, a maior parte do qual em francs e tambm contm letras, palavras e frases em vrias outras lnguas, alm de imagens semelhantes a hierglifos egpcios, algumas palavras em carateres que se assemelham escrita cuneiforme e vrias pginas que terminam em cdigos. A sua prosa potica est cheia de smbolos manicos e
24

cabalsticos, assim como os desenhos com que est ricamente ilustrado. A obra trata de forma velada e alegrica os mistrios da iniciao.

Capa (retirado de bibliodyssey.blogpot.com)

A primeira folha do manuscrito contm uma nota dizendo que pertenceu ao famoso Cagliostro e que foi encontrado por Massena em Roma. Uma nota assinada por um filsofo que se auto-designa por Philotaume I .A.C diz que uma cpia nica de uma obra de Saint-Germain. Manly Hall acredita que foi de facto escrita por Saint-Germain e que foi apreendida pela Inquisio quando Cagliostro foi preso em Roma em 1789. Jean Overton Fuller, por outro lado, sugere que foi escrita por Cagliostro quando ele esteve encarcerado no Castelo de SantAngelo.

25

Ilustrao da 12 e ltima parte

11. Neoteosofia A tradio neoteosfica de Annie Besant e Charles Leadbeater mostra vrias e fundamentais diferenas quando comparada com os ensinamentos teosficos apresentados por H.P. Blavatsky e os mahatmas, e outros instrutores teosficos como William Quan Judge e Gottfried de Purucker. Existem poucas pessoas hoje que pensam que no existiu auto-iluso envolvida na clarividncia de Besant e Leadbeater, por exemplo nas descries de vidas passadas deles prprios e dos seus colaboradores, dos seus encontros com os mahatmas, das suas experincias iniciticas no plano astral, e das suas descries de habitantes de outros planetas no nosso sistema solar.

26

Este quadro, de autor desconhecido, supostamente mostra Blavatsky e os seus trs "mestres" (Kuthumi, Morya e Saint-Germain. Contudo Blavatsky nunca se referiu nos seus escritos ao "Mestre Saint-Germain" ou "Mestre Rkczy" e nunca chamou a Saint-Germain seu mestre.

Ambos identificam o Conde de Saint-Germain como o Mestre Rckzy, ou O Conde, que hoje vive num castelo na Europa Oriental. Baseando-se nas suas faculdades de clarividncia/fantasias, Leadbeater lista a lista de encarnaes do Conde: ele foi Francis Bacon no sc. XVII, Roberto, o Monge no sc. XVI (existe algum com o mesmo nome, conhecido por ter sido um cronista na Primeira Cruzada, mas viveu no sc. XII), Hunyadi Janos (um general e Governador-Regente do Reino da Hungria) no sc. XV, Christian Rosenkreuz no sc. XIV (as vidas de Hunyadi Janos e Rosencreuz provavelmente sobrepem-se no tempo) e Roger Bacon no sc. XIII. Antes disso, ele ter supostamente sido o neoplatnico Proclo e antes ainda Santo Albano. Leadbeater alegou ter conhecido O Conde em carne e osso em Roma, descrevendo os seus modos e aspeto. Diz-se na neoteosofia que o Mestre Rckzy um dos mestres responsvel pelos sete raios, sendo os outros Kuthumi, Morya, Jesus, Hilarion, Serapis e o Veneziano. Ele supostamente o responsvel pelo stimo raio (associado magia cerimonial e ordem).

27

"Mestre Ascenso Saint-Germain"

A parania dos Mestres Ascensos merece apenas uma breve referncia. Em 1930, Guy Ballard (1878-1939), afirmava ter conhecido o mestre ascenso Saint-Germain no Monte Shasta. Ele supostamente levou Ballard e a sua esposa a uma conveno de Venusianos no Grand Teton [NT:parque nacional norte-americano]. Ballard fundou o grupo I AM e ele, sua mulher e seu filho tornaram-se nos nicos mensageiros acreditados e publicaram muitas mensagens canalizadas dele. Hoje em dia, numerosos canais e cultos afirmam receber mensagens de Saint-Germain e de outros mestres ascensos, que normalmente vivem nos reinos superiores. Muitos produtos relacionados esto disponveis para venda, como um marcador de livros de seda infundido com a energia de Saint-Germain e vrios sprays e essncias para facilitar a ascenso para dimenses superiores e comunicar com Saint-Germain. Agradecem-se donativos

28

"Mestre Ascenso Saint-Germain" com um penteado diferente

12. Cagliostro e Mesmer Saint-Germain, Cagliostro e Mesmer foram todos mensageiros da Fraternidade Himalaia durante o sc. XVIII, assim como H.P.Blavatsky foi sua mensageira no sc. XIX. KH diz que Saint-Germain e Cagliostro foram ambos cavalheiros da mais alta educao e das mais elevadas realizaes, e presumivelmente europeus mas que eram olhados na altura e posteriormente como impostores, cmplices, trapaceiros [Cartas dos Mahatmas para A.P. Sinnett, vol.II, carta n92, p.85]. Ele condena a presuno e obscurecimento mental dos acadmicos que perseguiram Mesmer e que classificaram SaintGermain como um impostor. [op.cit, vol.I, Carta XX, p.132]. Nascido na Alemanha em 1734, Franz Anton Mesmer estudou na Universidade de Viena e tornou-se doutor em medicina em 1766. Em 1773 ele comeou a tratar pacientes com manes, mas passados alguns anos deixou de usar manes, acreditando que as curas envolviam a transferncia de um fluido subtil ou fora vital, que ele chamava de magnetismo animal. Em 1777 ele deixou Viena e no ano seguinte montou o seu consultrio em Paris. A sua fama cresceu rapidamente e passados alguns anos Mesmer estava tratando vrios milhares de pacientes ao ano e com grande sucesso. O seu sucesso enfureceu a comunidade mdica, e como a sua clientela provinha da classe mdia-alta ele foi acusado de lhes extrair dinheiro por explorar a sua ingenuidade. Em 1784 uma comisso composta por membros da Faculdade Francesa de Medicina e da Academia Real das Cincias declarou que as suas curas eram inteiramente atribudas imaginao dos seus pacientes, isto apesar de se terem dado ao trabalho de entrevistar Mesmer durante a sua investigao. Ele faleceu em 1815, ressentido do facto da sua descoberta no ter sido oficialmente reconhecida e por alguns dos seus
29

discpulos terem distorcido os seus ensinamentos. A prtica comum de fazer equivaler o mesmerismo ao hipnotismo um grande erro. Helena Blavatsky descreve Mesmer da seguinte forma: Famoso mdico que redescobriu e aplicou praticamente ao homem aquele fluido magntico, que foi designado pelo nome de magnetismo animal e, desde ento, mesmerismo.() Era membro iniciado da Fraternidade dos Fratres Lucis [Irmos da Luz] e de Lukshoor (ou Luxor) ou o ramo egpcio desta ltima. O Conselho de Luxor elegeu-o segundo as ordens da Grande Fraternidade- para atuar, no sc. XVIII, como explorador comum, enviado no ltimo quarto de cada sculo para instruir na cincia oculta uma pequena parte das naes ocidentais. O Conde de Saint-Germain, neste caso, inspecionou o desenrolar dos acontecimentos e, mais tarde, Cagliostro foi comissionado para prestar seu concurso. Porm, tendo cometido uma srie de erros mais ou menos fatais, foi destitudo do seu cargo. Mesmer fundou a Ordem da Harmonia Universal em 1783, na qual, como era de se supor, ensinava-se apenas o magnetismo animal, porm, na realidade, expunham-se as doutrinas de Hipcrates, os mtodos dos antigos Asclepieia, os Templos de cura e, muitas outras cincias ocultas. [Glossrio Teosfico, p.372].

Franz Anton Mesmer (retirado de marilynkaydennis.files.wordpress.com)

No h provas seguras que Mesmer tivesse conhecido Saint-Germain.

30

Cagliostro (pronuncia-se Calli-ostro) foi um ocultista, maon, filantropo e curador. HPB chama-o de famoso adepto cuja verdadeira histria ningum nunca contou. Sua sorte foi aquela de todo ser humano que d provas de saber mais do que os seus semelhantes. Foi apedrejado at morte atravs de perseguies, calnias e acusaes infames e, apesar disso, era amigo e conselheiro de personagens poderosas de todos os pases que visitava. Finalmente, foi processado e sentenciado, em Roma, como herege, e diz-se que morreu durante a sua permanncia num calabouo [em 1795]

Conde Alessandro di Cagliostro (retirado de sil.si.edu)

A inquisio ligou o seu passado a um famoso ladro nascido na Siclia de nome Giuseppe Balsamo, algo que parece ter sido feito com a inteno de denegrir Cagliostro. Nos seus relatos pessoais, Cagliostro diz no saber o local do seu nascimento e a identidade dos seus pais. Ele diz que sob o nome de Acharat, passou a sua infncia em Medina na Arbia, no palcio do Mufti Salahayn, o lder dos muulmanos. O seu tutor, Althotas ensinou-lhe botnica, qumica e outras cincias. Althotas disse a Cagliostro que ele tinha sido deixado rfo com trs meses de idade e que os seus pais eram Cristos da classe nobre. Com doze anos, ele acompanhou Althotas a Meca, onde ficou trs anos. Ele ento viajou para o Egito onde, por volta dos seus dezoito anos, visitou os principais reinos de frica e da sia.
31

Em 1766, Cagliostro acompanhou o seu tutor ilha de Malta onde haveria de assumir o nome de Conde Cagliostro. Quatro anos depois desposaria Seraphina Feliciani, uma devota catlica, analfabeta. Viajou por grande parte da Europa, incluindo Portugal, tendo por vezes usado outros nomes. Passava o seu tempo ajudando os pobres, curando os doentes e tendo encontros com pessoas importantes da sociedade, alm de desenvolver trabalho manico. Parecia ter uma fonte inesgotvel de dinheiro. Ainda no campo da maonaria, estabeleceu o seu prprio Rito Egpcio e fundou vrias lojas de Maonaria Egpcia, com sucesso varivel. Contrariamente aos costumes manicos, estas lojas admitiam mulheres. A sua misso era purificar e elevar a Maonaria e enxert-la com a filosofia Oriental. Sem essa unio, dizia Blavatsky a Maonaria Ocidental seria um cadver sem alma. Por vezes produzia fenmenos ocultos, mas ele percebeu que isto s conduzia a cada vez mais pedidos para mais maravilhas. H testemunhas que Cagliostro ter produzido ouro mais do que uma vez, graas aos seus conhecimentos de alquimia. Entre 1780 e 1783 e durante os trs anos que passou em Estrasburgo, na Alscia, a sua casa estava constantemente cercada pelos enfermos e por gente em sofrimento. Ele tratou 15 mil pacientes, dos quais apenas trs morreram. Nunca cobrou um tosto e muitas vezes dava dinheiro aos pacientes pobres para que estes pudessem comprar comida e pagar as suas dvidas. Muitos desses casos tinham sido declarados incurveis pelos mdicos da ortodoxia. Cagliostro ter curado casos de gangrena, contudo foi catalogado de charlato e todos os esforos foram feitos para minar o seu trabalho. Cagliostro preparava os seus prprios medicamentos e elixires e tambm conhecia o magnetismo animal. Um elemento crucial no seu sucesso era a sua capacidade para instilar esperana e confiana naqueles que tratava. O seu trabalho inevitavelmente levantava oposio de pessoas, invejosas, gananciosas e sem escrpulos. Diz-se que ter sido um discpulo de Saint-Germain, mas no h provas efetivas disso. Entretanto, viu-se envolvido numa intriga palaciana e acabou preso na Bastilha. Mais tarde escreveria uma carta ao povo francs sobre a injustia de ser detido numa priso sem grandes provas e apenas por ordem do Rei, o que se diz ter ajudado a espoletar a Revoluo Francesa. Deste modo, Cagliostro ter tido um papel mais relevante naquele desfecho do que o prprio Saint-Germain. Em maio de 1789 Cagliostro e a sua esposa chegaram a Roma. Os seus inimigos mandaram-lhe dois jesutas que fingiam pretender a converso Maonaria Egpcia. A 27 de dezembro, Cagliostro foi preso por praticar Maonaria, uma ofensa nos Estados papais. Ele ficou detido no Castelo
32

SantAngelo em Roma, onde foi algemado e acorrentado pelo pescoo. A sua mulher tambm foi detida, intimada a dar informaes sobre Cagliostro e confessar tudo. Morreria num convento alguns anos mais tarde. O julgamento de Cagliostro perante a Santa Inquisio durou 15 meses. A 7 de Abril de 1791 ele foi condenado morte. Os seus crimes incluam ser um maon e um herege. Todos os seus documentos, bens e parafernlia relacionada com as suas atividades manicas foram queimados perante uma enorme quantidade de gente, incluindo os seus manuscrito sobre a Maonaria Egpcia. Nesse momento algo de misterioso ocorreu: Um estranho, nunca antes visto por ningum no Vaticano, apareceu e exigiu uma audincia privada com o Papa, mandando atravs do Cardeal Secretrio uma palavra em vez de um nome. Ele foi recebido de imediato, mas apenas esteve com o Papa alguns minutos. Mal ele saiu, o Papa deu ordens para comutar a pena de morte para priso perptua na fortaleza chamada de Castelo de San Leo, acrescentando que esta mudana deveria ser conduzida no maior dos sigilos. Na Fortaleza de San Leo, os captores de Cagliostro, com medo que ele escapasse, por vezes punham-no numa espcie de poo, em vez da sua cela de pedra. Ele foi fisicamente torturado, e ter morrido de apoplexia a 26 de agosto de 1795. Blavatsky reconta mais tarde as histrias que negam que ele tenha morrido nas celas da Inquisio, sugerindo uma fuga espetacular.

A fortaleza de San Leo nos Montes Apeninos. No tempo de Cagliostro, o nico modo de l chegar era sendo iado numa espcie de cesto com o auxlio de cordas e roldanas.

33

Comentando a vida de Cagliostro, Blavatsky diz: A causa raiz de todos os seus problemas foi o casamento com Lorenza [ou Seraphina] Feliciani, uma ferramenta dos Jesutas, e duas causas menores, a sua extrema boa natureza e a confiana cega que colocava nos seus amigos, alguns dos quais tornaram-se traidores e nos seus mais encarniados inimigos. () Foi a sua ligao com a Cincia Oculta Oriental, o seu conhecimento de muitos segredos mortais para a Igreja de Roma que trouxeram a Cagliostro, primeiro a perseguio dos Jesutas e finalmente a severidade da Igreja. Os Jesutas mais tarde espalharam o falso rumor que ele havia sido seu espio, mas no existem provas de que Cagliostro alguma vez tivesse envolvido em intriga poltica. Ele era simplesmente um ocultista e um maon, e como tal era p ermitido sofrer s mos daqueles, que aliando o insulto injria, primeiro o tentaram matar por priso perptua e depois espalharam o rumor de que teria sido um dos seus ignbeis agentes. Existem muitas passagens nas biografias de Cagliostro que mostram que ele ensinou a doutrina oriental dos princpios no homem, de Deus vivendo no homem, como uma potencialidade in actu (o Eu Superior), e em todo o ser vivo e at tomo, como uma potencialidade in posse. Essas passagens tambm serviram para mostrar que ele serviu os Mestres de uma Fraternidade que ele no podia nomear, devido ao seu juramento de que no o podia fazer. G. de Purucker escreve: Que curioso que Giuseppe Balsamo sugira uma influncia de cura e que Balsamo correta ou erradamente possa ser atribuda a uma palavra semtica composta que significa Senhor do Sol-Filho do Sol, enquanto o nome hebreu Jos significa aumento ou multiplicao. Que curioso que o primeiro professor de Cagliostro se tenha chamado Althotas, uma curiosa palavra contendo o artigo definido rabe o, com o sufixo grego as e contendo a palavra egpcia Thoth, que era o Hermes grego o Iniciador! Que curioso que Cagliostro tenha sido chamado de rfo, a criana infeliz da Natureza! Cada iniciado num certo sentido mesmo isso, cada iniciado um rfo sem pai, sem me, porque misticamente falando cada iniciado nasce a partir de si prprio. Que curioso que os outros nomes pelo qual Cagliostro foi conhecido em diferentes alturas tenham em cada instncia um significado esotrico particular.
34

Para cada Cagliostro que aparece, existe sempre um Balsamo. Acompanhando de perto e na verdade inseparvel de cada mensageiro est a sua sombra. Junto de cada Cristo aparece um Judas. Blavatsky dizia que o fim dele no foi totalmente imerecido, pois Cagliostro foi infiel aos seus votos em alguns conceitos: saiu do estado de castidade e cedeu ambio e ao egosmo. G. de Purucker comenta: O falhano de Cagliostro no foi resultado da vulgar paixo humana, nem da vulgar ambio humana, conforme entendem as pessoas estes termos.Existem s vezes mais tragdias na vida de um Mensageiro do que seria esperado, pois um Mensageiro jura obedincia em ambas as direes obedincia lei geral do seu karma, de que ele no se pode afastar um s passo, e obedincia igualmente estrita Lei daqueles que o mandaram Sejam, portanto, caridosos no vosso julgamento desse grande e infeliz homem, Cagliostro! FIM

Um agradecimento final a David Pratt, pela autorizao dada para a traduo dos seus excelentes textos para portugus.

Publicado em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt em 10 partes, entre 6 de julho e 15 de setembro de 2013

35

Potrebbero piacerti anche