Sei sulla pagina 1di 42

1

MTODOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE DE RISCOS Preveno e Controle de Riscos Qumicos


Universidade Federal de Itajub Campus Itabira Engenharia de Sade e Segurana Prof. Eduardo Coutinho de Paula ecoutinho@unifei.edu.br 2013

Agenda
2

Introduo Metodologia ICCT para riscos qumicos Etapas


Alocao de fatores de risco Quantidades utilizadas Propagao no ambiente Medidas de Controle Localizao da Ficha de Controle

Plano de Ao Atividade Prtica

Introduo
3

Em muitos casos as avaliaes quantitativas so necessrias e at indispensveis. A eficincia das medidas de controle sempre testada por meio de avaliaes quantitativas (antes e depois), cuidadosamente realizadas. A nfase exagerada na avaliao quantitativa da exposio ocupacional pode levar a um bloqueio das aes preventivas necessrias, devido impossibilidade de executar avaliaes caras e demoradas. A aplicao da Higiene Ocupacional pode ficar comprometida pela falta de solues pragmticas aplicveis em pases em desenvolvimento, particularmente em pequenas empresas.

Abordagens pragmticas
4

Em muitas situaes bvias (quando no h risco ou o risco evidente e srio) requerendo controle imediato, as avaliaes quantitativas no so realmente necessrias (mesmo que existam os meios para realizlas). A NR-9 prev que sejam tomadas medidas preventivas quando do reconhecimento de risco bvio. Existem algumas abordagens pragmticas que permitem tomadas de deciso quanto exposio e ao controle, mesmo em situaes no to bvias. Tais mtodos foram desenvolvidos a fim de facilitar (nos casos em que isto possvel) a recomendao de aes preventivas, sem esperar por avaliaes quantitativas complexas e dispendiosas.

O ideal a eliminao completa de qualquer agente ou fator de risco que possa afetar a sade nos ambientes de trabalho, mas isto nem sempre possvel. A aplicao de medidas para preveno e controle de riscos ocupacionais deve obedecer seguinte hierarquia FONTE-MEIO-RECEPTOR:
Medidas que atuam na fonte (eliminando ou minimizando o fator de risco); Medidas que interceptam/removem o fator de risco em sua trajetria (entre a fonte e o receptor); Medidas que evitam que o fator de risco atinja o receptor (trabalhador).

Qualquer exposio a fator de risco deve ser prevenida por meio de medidas como:
Mudana de processo, atividade ou maneira de trabalhar a fim de que a substncia que oferece risco no seja mais necessria ou produzida; Modificao no processo a fim de eliminar ou minimizar riscos; Substituio da substncia perigosa por outra, ou a mesma sob outra forma, de modo que o risco seja eliminado ou minimizado.

Quando no for possvel prevenir a presena do fator de risco, este deve ser controlado por meio de medidas que evitem a exposio do trabalhador.

1999 HSE - Health and Safety Executive (Reino Unido) publicou COSHH Essentials: Easy Steps to Control Health Risks from Chemicals a fim de ajudar pequenas empresas a reconhecerem a existncia de riscos qumicos para sade em seus locais de trabalho (e, portanto, a necessidade de control-los), bem como orient-las quanto a medidas de controle de reconhecida eficincia (se aplicadas corretamente). O mtodo foi desenvolvido e validado com base em minuciosos estudos de higiene ocupacional, Permite estimar a exposio esperada em situaes especficas (sem avaliaes quantitativas por meio de instrumentos e anlises) e prope tcnicas de controle adequadas para cada caso. O conceito no qual se baseia COSHH Essentials tambm conhecido como Control Banding, pois a ideia categorizar o risco e o controle em faixas.

(ICCT) International Chemical Control Toolkit


8

Abordagem pragmtica do HSE reconhecida pela OIT, OMS e PNUMA (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente). O ICCT ensina como manusear produtos qumicos com segurana, desde que o material tenha sido classificado de acordo com as frases R (ou com o GHS) e o resultado aparea na FISPQ (Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos) ou no rtulo do produto.

Metodologia: dividida em cinco etapas.

ETAPA 1 - ALOCAO DO FATOR DE RISCO


10

As substncias qumicas foram divididas em 6 grupos distintos. Grupos A a E: relacionam-se com os danos sade causados por inalao ou ingesto, em potencial crescente de causar danos sade Grupo S: abrange produtos qumicos que podem causar danos quando em contato com a pele ou os olhos.

Quadro 1 - Alocao do fator de risco para solventes comuns


11

12

Mais informaes em: http://62.172.213.51/assets/live/CETB.pdf

13

Escolhe-se um grupo de A a E, tendo certeza de combin-los perfeitamente com as frases R, que por sua vez so encontradas na FISPQs do produto, disponibilizada pelo fornecedor. dem para o grupo S. Consulta-se o Quadro 2 Alguns produtos (ou substncias) podem ser alocados em mais de uma categoria de A a E. Nesse caso, a categoria que expressa o maior potencial de causar danos sade a que deve ser selecionada. O fornecedor dever ser consultado se houver dificuldade para encontrar as frases R na FISPQ ou dvida sobre a frase R correta.

Quadro 2 - Alocao do fator de risco de acordo com as frases R ou GHS


14

Quadro 2 - continuao
15

ETAPA 2 - QUANTIDADE UTILIZADA


16

A probabilidade de uma substncia causar danos aos que se expem a ela diretamente proporcional quantidade utilizada e magnitude da exposio. Quadro 3 - Determinao da quantidade utilizada

ETAPA 3 - PROPAGAO NO AMBIENTE


17

A forma fsica de um produto qumico determina como ele se dispersa no ambiente. A disperso ou propagao na atmosfera ser determinada pela quantidade de poeira produzida, quando a substncia se encontra no estado slido, ou pela volatilidade, quando a substncia se encontra no estado lquido. possvel reduzir a quantidade de produtos qumicos dispersos no ambiente adquirindo e utilizando estes produtos de forma diferente, por exemplo:
Substituindo as poeiras finas por pastilhas ou grnulos que so mais difceis de serem transformados em p; Processando lquidos em temperaturas mais baixas.

18

LQUIDOS Quanto mais voltil a substncia, maior a sua evaporao a uma dada temperatura e maior ser a quantidade desta substncia presente no ar. De acordo com esta ferramenta, deve-se determinar a volatilidade dos produtos qumicos utilizados, seguindo as seguintes instrues:

19

Para as tarefas executadas temperatura ambiente (sem aquecimento), determinar a volatilidade de acordo com o quadro a seguir: Quadro 4 - Determinao da volatilidade (trabalhos realizados em temperatura ambiente)

20

Para tarefas executadas acima da temperatura ambiente, a volatilidade deve ser determinada mediante um Grfico. Para chegar a este resultado, preciso conhecer o ponto de ebulio do produto, informao que deve ser encontrada na FISPQ do produto ou disponibilizada pelo fornecedor. preciso conhecer tambm a temperatura de operao. Com os dados de temperatura em mos, basta localizar o ponto de convergncia entre a temperatura de ebulio (linhas horizontais) e a temperatura do processo (linhas verticais). Neste ponto encontra-se a volatilidade. Se este ponto se situar em cima das linhas divisrias, escolher a volatilidade mais alta.

21

Figura 1 - Grfico para determinar a volatilidade de lquidos (trabalho realizado acima da temperatura ambiente)

22

SLIDOS Neste caso, a propagao no ambiente ser determinada pela quantidade de poeira produzida pelo slido e classificada de acordo a tabela abaixo:
Quadro 5 - Determinao da quantidade de poeira produzida

ETAPA 4 - COMO ENCONTRAR A MEDIDA DE CONTROLE CORRETA


23

Com os dados obtidos nas etapas anteriores, todas as informaes necessrias para determinar as medidas de controle j foram coletadas. A medida de controle adequada ser encontrada localizando-se na Tabela 1, inicialmente, o grupo A-E no qual o produto foi alocado (com base nas frases R ou no GHS). Em seguida, localiza-se nessa parte da Tabela 1 a linha que corresponde quantidade utilizada do produto. Acompanhando-se essa linha at encontrar a coluna que corresponde volatilidade ou ao empoeiramento, encontra-se um nmero que indica a medida de controle a ser adotada. Todas as informaes devem ser anotadas em um Questionrio de Verificao

24

No caso de utilizao/aplicao de agrotxicos, deve-se ir diretamente Etapa 5 e seguir as orientaes das fichas de controle correspondentes. Se a substncia em questo foi alocada tambm no Grupo S, isso significa que h uma medida de controle especial para esse produto (Etapa 5).

25

Tabela 1 - Identificao da medida de controle

26

Os nmeros 1 a 4 apresentados na Tabela 1 indicam 4 diferentes nveis de ao e controle que devem ser implementados no local de trabalho para prevenir ou minimizar a exposio a agentes qumicos.

27

Para cada uma dessas medidas de controle, existe uma gama de aes a serem implementadas, descritas na forma de ficha de controle, de acordo com os seguintes aspectos:
Acesso Projeto e equipamento Testes e manuteno Higiene e manuteno da limpeza no local de trabalho Equipamento de proteo individual Treinamento e superviso Programa de acompanhamento mdico

28

Para produtos classificados no grupo S, as fichas de controle correspondentes orientam como reduzir a exposio e a correta utilizao do equipamento de proteo individual durante o manuseio de produtos que podem causar danos em contato com olhos e pele.

ETAPA 5 LOCALIZAO DA FICHA DE CONTROLE


29

Para cada uma das medidas de controle identificadas, as orientaes contidas nas sees seguintes devem ser seguidas de modo a localizar as fichas de controle adequadas s necessidades das atividades desenvolvidas

30

31

32

33

34

35

PROTEO RESPIRATRIA E PROTEO PARA PELE E OLHOS

36

SEGURANA E MEIO AMBIENTE As fichas de controle tm como objetivo fornecer orientaes para proteger a sade dos trabalhadores contra os danos causados pela exposio aos agentes qumicos nos locais de trabalho. No entanto, muitos destes agentes qumicos tambm causam danos ao meio ambiente (por exemplo, ao entrarem em combusto ou ao serem descartados por uma indstria). O manuseio e a manuteno incorretos do maquinrio industrial tambm podem ferir os trabalhadores.

37

Para proteger os trabalhadores durante a limpeza e/ou manuteno dos equipamentos, as fichas de controle se referem a um sistema geralmente denominado permisso para execuo de manuteno.

38

Foram ainda desenvolvidas, fichas de controle especficas para situaes em que o material utilizado descartado no solo, na gua ou na atmosfera e que orientam como reduzir as emisses prejudiciais ao meio ambiente

Consideraes
39

Onde houver controle tcnico da exposio, necessrio que ele seja reforado por um sistema de manuteno e verificaes peridicas, cujos registros devero ser utilizados como referncia. Para completar, um controle eficiente da exposio substncias de risco se faz supervisionando e treinando muito bem aqueles que iro lidar com substncias perigosas.

Plano de ao
40

AVALIAR TODOS OS PRODUTOS QUMICOS E ATIVIDADES PLANEJAR COMO COLOCAR EM PRTICA AS MEDIDAS DE CONTROLE AVALIAR OS RISCOS SEGURANA E AO MEIO AMBIENTE COLOCAR EM PRTICA AS ORIENTAES SUGERIDAS NAS FICHAS DE CONTROLE REVER PERIODICAMENTE A AVALIAO

Atividade prtica (individual)


41

Pesquisar e escolher DOIS produtos qumicos de caractersticas diferentes. Simular quantidade para avaliao de risco Aplicar a metodologia ICCT Escolher uma operao. Determinar a medida de controle adequada para cada caso. Apresentar trabalho sob a forma de Relatrio Prazo: 3 semanas

Referncias
42

International Chemical Control Toolkit. Disponvel em: http://www.ilo.arg/public/english/protection/safework/ctrl_banding/toolkit/ main_guide.pdf RIBEIRO, M.G. et al. Avaliao qualitativa de riscos qumicos : orientaes bsicas para o controle da exposio a produtos qumicos. So Paulo : Fundacentro, 2012. ISBN 978-85-98117-59-1

Potrebbero piacerti anche