Sei sulla pagina 1di 62

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA 7

Prezados (as) Estudantes,

Iniciamos a ltima aula do curso. Nesta sero abordados os seguintes pontos do contedo programtico:

Crescimento de longo prazo: O modelo de Solow. O papel da poupana, do crescimento populacional e das inovaes tecnolgicas sobre o crescimento. "A regra de ouro". A economia intertemporal. O consumo e o investimento num modelo de escolha intertemporal. A restrio oramentria intertemporal das famlias. A restrio oramentria intertemporal do governo e a equivalncia ricardiana. A restrio oramentria intertemporal de uma nao e o endividamento externo.

Ressalto a voc que na ltima prova de Auditor, realizada em 2009, foi cobrado pela banca uma questo que versava exatamente sobre o tema crescimento de longo prazo, relacionando os conceitos do modelo de Solow. Sendo assim, muita ateno!

Em referncia ao tema Economia Intertemporal, j faz um tempinho que a ESAF no cobra esse assunto em provas, motivo pelo qual o prprio histrico de questes mais antigo.

Vamos ao estudo da aula

Um abrao,

Mariotti

1
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1. Crescimento de longo prazo. O papel da poupana, do crescimento populacional e das inovaes tecnolgicas sobre o crescimento. O crescimento econmico deve ser o caminho natural para todo e qualquer pas, uma vez que representa um dos principais fatores estimuladores do aumento contnuo da riqueza de uma populao. Subtraindo da nossa anlise (por no ser objeto do contedo programtico) aspectos como distribuio da renda, uma vez que no adianta apenas um pas ser mais rico, mas tambm saber distribuir adequadamente as suas riquezas, pode-se definir crescimento econmico como o aumento contnuo do Produto Interno Bruto PIB.

As anlises realizadas, dentro do estudo macroeconmico, se restringiram ao curto prazo, em que apresentamos algumas restries e proposies em relao s variveis econmicas. Quando abordamos a relao existente entre a oferta e a demanda agregada, supomos que no curto prazo apenas o insumo trabalho era varivel, mantendo-se constante os nveis de estoque de capital e de tecnologia associada ao processo produtivo. Com a anlise do crescimento

econmico, por representar o processo ao longo do tempo, relaxaremos estas hipteses, at porque, no longo prazo, maior a capacidade das empresas de alterarem o seu parque fabril, aumentando e elevando a qualidade de suas mquinas por meio da compra de estoques novos bens de capital com mais tecnologia.

Iniciamos assim a anlise do crescimento econmico justamente por meio do retorno da abordagem da oferta e demanda agregada, uma vez que esta teoria nos dar suporte introduo dos modelos de anlise do crescimento econmico.

Nominando as teorias propostas, informo que abordaremos basicamente o chamado modelo de Solow, denominado de teoria neoclssica, adicionando ao fim desta anlise alguns conceitos adicionais referentes teoria de crescimento endgeno proposta por Robert Lucas e Paul Romer.

2
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.1 Crescimento no Longo Prazo

A relao entre poupana (trata-se da poupana vista nas contas nacionais) e a acumulao de capital (o estoque de capital tambm das contas nacionais), permite aos economistas caracterizar a forma do crescimento do produto de uma economia. Para estudarmos este modelo, precisaremos nos voltarmos anlise inicial do comportamento do produto (PIB) de uma economia em um determinado perodo de tempo. Para isso comeamos representando a chamada funo de produo.

1.1.1 A Teoria da Produo Os princpios da Teoria da Produo constituem peas fundamentais para a anlise dos preos do emprego dos chamados fatores produo, assim como da alocao destes entre os diversos usos alternativos na economia, o que por si s caracteriza o PIB desta mesma economia.

Podemos dizer que a Teoria da Produo desempenha dois papis extremamente importantes: serve de base para a anlise das relaes existentes entre a produo de bens e servios e custos de produo destes bens: numa economia moderna, cuja tecnologia e os processos produtivos evoluem diariamente, o relacionamento entre a produo e os custos de produo muito importante na anlise da Teoria da Formao dos Preos dos bens e servios; serve de apoio para a anlise da procura das firmas com relao aos fatores de produo que utiliza. Para produzirem bens, as empresas dependem da disponibilidade de fatores de produo.

3
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.1.1.1 Conceitos bsicos da teoria da produo

Produo a transformao dos fatores de produo adquiridos por empresas em uma economia com fins de gerao de produtos para a venda nos diversos mercados. importante ressaltar que o conceito de produo no se refere apenas aos bens fsicos e materiais mas tambm a servios, como transportes, intermedirios financeiros, comrcio e outras atividades.

Fatores de produo So os fatores utilizados em um processo produtivo. Dentre estes, temos: Fator Terra, representa o local onde produtos e servios so produzidos1; Fator Capital2, representado pelas mquinas e equipamentos disponveis para a produo; Fator Trabalho, que nada mais que a mo de obra disponvel para o processo produtivo; e Fator Tecnologia, que define o grau tecnolgico da produo, melhorando, medida que este aumenta, o processo produtivo. Funo de Produo As empresas, ao decidirem o que, como, e quanto produzir, na medida das respostas advindas do mercado consumidor, variam a quantidade utilizada dos fatores de produo, para com isso variar a quantidade produzida de bens e servios. A funo de produo mede a relao entre o produto a partir da quantidade utilizada dos fatores de produo.
1

o conceito utilizado na economia para referenciar o local em que bens e produtos so fabricados e

posteriormente vendidos.
2

Em economia, capital no representado pelas aplicaes financeiras, mas sim pelas disponibilidades de

mquinas e equipamentos utilizadas no processo de produo.

4
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A funo produo assim definida admite sempre que as empresas estejam utilizando a maneira mais eficiente de combinar os fatores e, conseqentemente, obter a maior quantidade produzida do produto. Todavia, a fim de que as empresas possam realizar esse tipo de ao da maneira mais eficiente, elas precisam utilizar um nico e determinado conjunto de fatores de produo. Uma vez que o processo de produo a tcnica por meio da qual um ou mais produtos sero obtidos a partir da utilizao de determinadas combinaes de fatores de produo, se este for um processo simples, teremos um nico produto; quando, a partir da combinao dos fatores, for possvel produzir mais de um produto, teremos um processo de produo mltiplo ou uma produo mltipla. A funo produo indica, portanto, o mximo de produto que se pode obter em uma economia com as quantidades de fatores disponveis, uma vez escolhido o processo de produo mais conveniente.

possvel representar a funo produo, analiticamente, da seguinte maneira: q= f (x1, x2, x3, ..., xn)

"q" o produto da economia;

x1, x2, x3, ...,xn identificam as quantidades utilizadas de diversos fatores, respeitado o processo de produo mais eficiente escolhido.

Importante observar que: a funo de produo um fluxo de produto e de insumos, medido ao longo de um dado perodo de tempo (semana, ms, ano).

5
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a funo de produo supe um dado nvel tecnolgico. Alteraes tecnolgicas podem provocar mudanas nas combinaes dos fatores de produo e conseqentemente do produto. (trata-se do que veremos mais a frente referente ao progresso tecnolgico).

O grfico abaixo uma boa representao de uma funo de produo:

q= f (x1, x2, x3, ..., xn)

(x1, x2, x3, ..., xn)

Costuma ser comum, especialmente em provas de concursos, a representao da funo de produo, ou simplesmente produo Y, a partir da composio de apenas dois insumos, trabalho, no qual utiliza-se a letra L, e o capital, representado pela letra K.

Y = 3K 2L, sendo os nmeros 3 e 2 constantes positivas associadas aos fatores de produo.

Muitas vezes os fatores de produo utilizados so acompanhados de expoentes diferentes de 1, nos moldes do que estudamos na aula de microeconomia referente teoria da firma. Exemplo: Y = 4K0,5L0,5

6
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.2 Fatores fixos e fatores variveis: O curto e longo prazo na anlise econmica da produo

A anlise econmica considera dois tipos de relaes entre a quantidade produzida do produto e a quantidade utilizada dos fatores. Na funo de produo alguns fatores so fixos e outros variveis. Este tipo de relao identifica o que a teoria denomina de curto prazo. A explicao embasa-se na idia de que alguns fatores no podem ser alterados em curto espao de tempo. Assim, como dizermos que no curto prazo o fator capital (K) fixo, enquanto o fator trabalho (L) pode ser alterado a qualquer momento do processo produtivo, bastando para a empresa apenas resolver contratar mais mo-de-obra de um dia para outro.

Vejamos o caso da uma funo de produo acima, partindo do estoque de capital como sendo fixo e no valor igual a 25.

Y = 4 x 25 x L Y = 20 x L
0,5

0,5

Obs: No se esquecendo de que qualquer nmero elevado a meio a mesma coisa que a raiz quadrada deste nmero.

Mudanas na produo no curto prazo sero derivadas somente pela variao na quantidade do fator trabalho empregado no processo produtivo. Diferentemente, no longo prazo todos os fatores da funo de produo so variveis, voltando ao exemplo dado anteriormente. Y = 4K0,5L0,5

7
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.3 Anlise de Curto Prazo (A Hiptese de existncia de Fatores Fixos e Variveis na Funo de Produo) Tomemos uma funo de produo com trs fatores, sendo dois fixos, capital (K) e a tecnologia utilizada no processo produtivo (T), e o fator varivel trabalho (L).

Y = f ( L, K , T ) , sendo K , T representados como sendo fixos atravs da


barra superior sobre as letras.

A representao do grfico desta funo de produo :

Y Y Y
2

Y = f ( L, K , T )
A produo, composta dos fatores fixo capital K e tecnologia T , e do fator varivel trabalho L , aumenta na medida em que incorporado mais trabalho. L1 L2 L

1.4 Conceitos de Produo, Produtividade mdia e Produtividade marginal

A Produo representada pela totalidade de bens e servios produzidos na economia durante um determinado perodo de tempo. Esta produo pode ser decomposta de acordo com o nmero de insumos utilizados no processo produtivo. Na anlise de curto prazo verificamos que o insumo varivel era aquele representado pelo fator mo-de-obra, que pode ser utilizado para se calcular a 8
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI chamada Produtividade mdia do trabalho, representada pela produo econmica dividida pelo nmero de trabalhadores utilizados no processo produtivo.

Pme(L) =

Pr oduo(Y ) quant .de .trabalhadores( L)

A Produtividade mdia pode ser obtida para os demais fatores de produo, tal como a Pme do Capital (K).

Pme(K) =

Pr oduo(Y ) quant .de .capital (Y )

Um conceito pertinente anlise da produo aquele conhecido como Produtividade marginal (Pmg). Este procura demonstrar qual ser o resultado sobre a Produo decorrente do aumento de uma unidade adicional de fator de produo. Perceba a sutiliza! No estamos falando de Produtividade mdia (Pme), que conforme vimos acima o resultado da Produo dividida pelo nmero de unidades utilizadas de determinado fator de produo (Ex: Pme (L)).

O conceito da Produtividade marginal mais estrito, ou seja, se o processo produtivo utiliza 10 unidades de mo-de-obra produz 1000 unidades em uma economia, em quanto este ser aumentado caso eu aumente em 1(um) o nmero de trabalhadores. o conceito de Produto na margem, ou seja, variei s uma unidade, em quanto ele ir acrescentar em termos de produo?

A definio matemtica da Produtividade marginal feita da seguinte maneira:

Pmg =

Y , sendo Y representado pela variao (derivada da Produo L

diante da variao de uma unidade do fator trabalho L ).

9
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.5 Os Rendimentos Marginais na Produo

A anlise da Produtividade marginal est intimamente ligada com o rendimento obtido pelos fatores de produo dentro do processo produtivo. Esta questo e suas conseqncias podem ser demonstradas pelo que chamamos de Lei dos Rendimentos Marginais. Esta assim enunciada:

Aumentando-se

quantidade

do

fator

de

produo

varivel,

permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores (anlise de curto prazo), a produo inicialmente crescer a taxas crescentes; a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator varivel, passaria a crescer a taxas decrescentes; continuando o incremento da utilizao do fator varivel, a produo total tende a decrescer. Conforme exemplo de Vasconsellos (2002, pg. 124), podemos melhor compreender o significado dos Rendimentos Marginais.

Consideremos a atividade agrcola, tendo como fator fixo a rea cultivada e como fator varivel a mo-de-obra. Com o aumento da produo, no incio ela cresce substancialmente, porque tem poucos trabalhadores para muita terra. Aumentando o nmero de trabalhadores, e se a rea permanece a mesma, chega-se a um ponto em que a produo continua crescendo, mas a taxas decrescentes, em virtude do excesso de trabalhadores. Teoricamente, pode-se chegar a um ponto em que a absoro de mais um trabalhador provocar queda na produo. (Pmg trabalho negativa). Negrito nosso Para uma visualizao ainda mais clara dos chamados Rendimentos Marginais Decrescentes, analisemos a tabela abaixo, representativa da atividade de produo:

10
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Tabela Ilustrativa
Produtividade Terra fator fixo 10 10 10 10 10 10 10 10 10 Mo - de- obra fator varivel 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Produto Total 6 14 24 32 38 42 44 44 42 Produtividade mdia da Mo - de- Obra 6,0 7,0 8,0 8,0 7,6 7,0 6,2 5,4 4,6 Marginal da Mo-de-Obra 6 8 10 8 6 4 2 0 -2

Verifica-se que de incio podem ocorrer rendimentos crescentes, isto , os acrscimos de utilizao do fator varivel provocam incrementos na produo. Observa-se que, a partir da quarta unidade de mo-de-obra includa no processo produtivo, comeam a surgir os rendimentos decrescentes, com a produo ainda crescendo, mas a taxas decrescentes. A oitava unidade, associada a 10 unidades do fator fixo terra, maximiza o produto (44 unidades). Veja que a Produtividade Marginal desta oitava unidade nula, sendo que, da por diante, cada unidade do fator varivel mo-de-obra, associada s 10 unidades do fator fixo terra, passa a ser ineficiente, ou seja, as suas produtividades marginais tornam-se negativas, diminuindo a produo ao invs de aument-la.

A representao da tabela acima pode ser exposta de acordo como grfico que se segue3:

O grfico calculado a o resultado da anlise de variveis discretas e no contnuas, conforme na tabela

utilizada. Procuramos dar um alisamento nas curvas de Produo, Produtividade mdia e Produtividade Marginal.

11
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI


Y (Produo)
Produo (Y)

44

32 24

Quantidade Trabalhadores (L)

de

Y (Produo) Produtividade 10 8 Produtividade Mdia (Pme) Marginal (Pmg)

Quantidade Trabalhadores (L)

de

Conforme pode ser observado, a curva do produto da economia inicialmente cresce a taxas crescentes, isto devido ao fato de que a Produtividade marginal (Pmg) crescente at a terceira mo-de-obra adicional. A partir do quarto trabalhador a Pmg comea a cair (no negativa), mas aumentando de qualquer forma a produo total. At a oitiva unidade de mo-de-obra a Pmg positiva. A partir deste ponto a Pmg torna-se decrescente, diminuindo inclusive a produo total.

Em termos grficos vemos que quando a curva de Pmg cruza a curva de Pme, esta ltima atinge seu valor mximo, o que facilmente percebido quando analisada a tabela acima.

A anlise antecedente deixa claro que:

12
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

o formato das curvas do produto total e das produtividades explicado pela lei dos rendimentos decrescentes

essa lei tipicamente um fenmeno de curto prazo, com pelo menos um fator de produo fixo (no caso o fator capital (K)). Se no exemplo anterior a quantidade do fator capital (k) fosse varivel, o produto total teria um comportamento completamente diferente. Desta maneira, samos da anlise de curto prazo e entramos na anlise de longo prazo, o que nos leva anlise do crescimento e desenvolvimento econmico.

Voltando pois anlise do modelo de Solow, passamos agora aos entendimentos que norteiam o modelo que procura explicar o crescimento econmico das naes.

1.6

Crescimento

Econmico-modelo

de

Solow

(Poupana

Investimento)

O modelo de crescimento de Solow mostra como a poupana, o crescimento populacional e o progresso tecnolgico afetam o nvel do produto da economia e o seu resultado no longo prazo. Uma adequada subdiviso do modelo se faz necessria de forma a melhor deglutirmos os conceitos existentes. Para isso, separaremos cada destes tpicos para melhor situarmos o estudo do crescimento econmico de um pas.

O modelo de Solow conhecido como teoria neoclssica do crescimento, sendo que esta afirma que o PIB per capita de um pas cresce porque a melhoria tecnolgica leva a realizao de investimentos por empresas, a partir da poupana disponvel (lembra-se da relao das contas nacionais entre poupana e investimento?), que acaba por promover o aumento do estoque de capital por hora de trabalho. Veja que o aumento do estoque de capital por si s j uma modificao da teoria da produo de curto prazo, em que apenas o estoque de

13
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI mo de obra era varivel. Vamos ento a apresentao do modelo, considerando a noo da funo de produo desenvolvida no incio da aula.

Iniciamos nossa abordagem afirmando que o total da populao e a quantidade de trabalhadores disponvel para trabalhar o mesmo, ok? Desta informao podemos afirmar que o produto por trabalhador igual a Y/L, sendo esta representada pelo smbolo y. Um novo e importante conceito e ser introduzido refere-se ao chamado estoque de capital (K) por unidade de trabalhador (L), sendo este chamado de k. Sendo assim, temos: Produto por trabalhador = Y / L = y; Capital por trabalhador = K / L = k

Por oportuno nos voltamos ainda funo de produo e ao grfico representativo desta, destacado no incio da aula.

A funo de produo em anlise parte de uma tecnologia inicialmente constante, sendo esta representada da seguinte forma:

Y = f ( L, K ) ,

sendo

o estoque de trabalhadores (quantidade de

trabalhadores e K o estoque de capital.

Se realizarmos a diviso da funo de produo acima destacada pelo estoque de mo de obra, teremos a seguinte nova funo:

Y L K = f ( ; ) = y = f (1; k ) L L L

Como o numero um uma constante, em nada impacta o resultado da equao, de tal forma que teremos de forma simplificada a seguinte funo de produo:

y = f (k )
14
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A representao do grfico desta funo de produo :

y= Y/L

y = f (k ) )
y
2

y1

O eixo vertical mede o produto per capita (y) enquanto o eixo horizontal mede o capital por trabalhador (per capita).

k1

k2

k = K/L

O grfico acima, bem como a equao da funo de produo destacada, demonstram que o produto per capita varia positivamente em funo da proporo do estoque de capital por unidade de trabalhador. Perceba que para valores mais altos da relao de capital por trabalhador, maior ser o produto, sendo esta proporo de aumento cada vez menor. Esta situao demonstra a mesma noo aprendida por ns relativa a produtividade marginal. Neste caso no o estoque de capital que est constante, mas sim a tecnologia associada ao processo produtivo, mesmo sendo este capital intensivo.

1.7 A relao entre poupana e investimento de uma economia e o modelo de Solow

A anlise do modelo de Solow parte de uma economia simplificada (sem governo), de tal forma que o produto ser repartido entre consumo e investimento.

y = c + i (1)

15
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Ainda nos mesmos moldes, temos que as decises de consumo representam uma frao da renda, sendo o restante desta destinada acumulao de poupana. Tem-se assim que:

c = (1 s)y (2)

Substituindo (2) em (1), temos:

y = (1 s)y + i

y = y sy + i

sy = i, ou seja, o investimento de uma economia igual taxa de poupana gerada a partir do produto econmico.

Relembrado que a funo de produo de uma economia y = f(k), podemos afirmar que i = sf(k), ou seja, que o investimento tambm ser uma frao do produto da economia. Vejamos isso graficamente:

y= Y/L

y = f (k )
y2 y1

)
Consumo per capita

i = sf (k ) )

Investimento per capita

k1

k2

k = K/L

Perceba que pelo prprio grfico possvel fazer a separao do produto per capita entre investimento por trabalhador e consumo por trabalhador.

16
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Um dos principais componentes do investimento de uma economia a formao de estoque de capital, sendo este mesmo estoque diminudo na medida em que ocorre a sua depreciao.

Assim sendo, afirmamos que as alteraes no estoque de capital da economia Var K sero necessariamente igual ao valor dos investimentos realizados menos a depreciao do estoque de capital, sendo esta depreciao constante e representada pela letra d, e a taxa de depreciao do estoque de capital por dK.

Var K = i dK

Reagrupando os termos e sabendo que a poupana igual ao investimento, temos a seguinte equao que demonstra a variao do estoque de capital de uma economia:

Var K = sY dK

Perceba novamente que estamos trabalhando com as variveis do estoque de capital K e do produto Y. Se quisermos seguir a mesma linha de raciocnio implementada anteriormente, torna-se necessrio dividirmos este dois termos da equao novamente pela quantidade de trabalhadores L. Sendo assim, temos:

Var K Y K =s d L L L

Var k = sy - dk
1.8 O Estado Estacionrio de uma economia no Longo Prazo

O estoque de capital definidor do nvel de produto de uma economia. Sua variao provoca por conseqncia o crescimento econmico ao longo do tempo. at mesmo por isso que se define que pases que so intensivos em capital ao invs

17
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI de mo de obra, dentro da produo de bens e servios, so considerados pases mais ricos e desenvolvidos. Conforme vimos, o estoque de capital afetado por dois fatores: o investimento e a depreciao. O primeiro deles corresponde aos gastos de empresas com a compra de novas mquinas e o segundo refere-se ao desgaste das mquinas e equipamentos j existentes, tendendo assim a reduzir o estoque de capital.

O que nos falta apenas demonstrar que a depreciao do capital por trabalhador, representada por dk na frmula acima, cresce a taxa constante, ou seja, na medida que cresce o estoque de capital por trabalhador k, cresce tambm a depreciao do estoque de capital j existente. Isto pode ser visto pelo seguinte grfico abaixo:

dk (depreciao do capital)

dk

k (capital por trabalhador)

Pela anlise do grfico, verificamos que quanto maior o nvel de estoque de capital por trabalhador, maior tambm ser a depreciao do capital. Diante disto pode-se afirmar que o chamado Estado Estacionrio aquele em que a variao positiva do investimento sy exatamente igual depreciao do capital por trabalhador dk, ou seja, a variao do estoque de capital igual a zero.

18
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Vejamos isso graficamente:

No grfico a se analisar, destacamos o crescimento do investimento per capita, que nada mais do que a expresso sy. A juno dos grficos que demonstram o crescimento da depreciao do estoque de capital dk e do crescimento do investimento per capita est disposta abaixo. Destaca-se apenas que como esta nova curva (a do investimento per capita) sempre uma frao constante do produto per capita, ela possui a mesma inclinao da funo de produo feita por ns anteriormente, sendo apenas inferior esta.

Investimento e depreciao dk

i2
1

O
sy=i

Estado

Estacionrio

representado pelo ponto A do grfico ao lado, em que o valor da

depreciao do estoque de capital exatamente igual ao

investimento de uma economia.


k1 k* k2 k = K/L

O que se pode concluir sobre o Estado Estacionrio? Se uma economia encontra-se no estado estacionrio, nele esta permanecer; segundo, se uma economia no se encontra no Estado Estacionrio, para este Estado Estacionrio ela ir.

Se vocs repararem no grfico acima vero o seguinte: No nvel de estoque de capital per capita igual a k1, o investimento superior a depreciao, de tal forma que a economia convergir para o Estado Estacionrio. No mesmo sentido, caso o estoque per capita de capital seja igual a k2, a depreciao estar por exceder o investimento da economia, reduzindo assim o estoque de capital at o nvel do Estado Estacionrio.

19
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Para finalizar este tpico inicial, cabe ressaltar que toda esta anlise se deu em um contexto em que a tecnologia, ou tambm chamada de progresso tecnolgico, manteve-se constante. Daqui em diante levaremos em considerao os pontos que interferem diretamente no resultado da anlise at agora realizada, quais sejam os referentes ao papel da poupana, do crescimento populacional e das inovaes tecnolgicas sobre o crescimento, abordando ainda o conceito referente a "A regra de ouro" do crescimento econmico.

Apenas com fins de consolidarmos os conceitos desenvolvidos, passamos resoluo de uma questo presente em um concurso.

(AFRF/SRF ESAF/2002) Considere os seguintes dados para o modelo de crescimento de Solow: k = estoque de capital por trabalhador; = taxa de depreciao; y = produto por trabalhador; s = taxa de poupana. Sabendo-se que y = k0,5, = 0,1 e s = 0,4, os nveis de k e y no estado estacionrio sero, respectivamente: a) 16 e 4; b) 16 e 8; c) 4 e 16; d) 4 e 8 e) 4 e 12

Resoluo:

Essa questo exige do candidato apenas a mera aplicao da frmula que define o chamado Estado Estacionrio. A partir desta apenas fazer a manipulao dos nmeros e se chegar ao resultado. Var k = sy - k Como no Estado estacionrio sy igual a k, temos: 0,4.k0,5 = 0,1.k

20
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Para que no necessitemos fazer qualquer tipo de matemtica a mais, podemos simplesmente testar cada uma das opes, encontrando a igualdade a partir da letra a.

Gabarito: letra a

1.9 O efeito do aumento da Poupana sobre o crescimento econmico

Uma das recomendaes mais comuns na economia que para que ocorra um aumento do crescimento econmico, via aumento do investimento por exemplo, seria atravs do aumento da taxa de poupana.

Supomos por exemplo que ocorra um aumento da taxa de poupana, passando de s1 para s2, sendo s2 > s1.
investimento dk

B A
i
2

C
s2y

O novo Estado Estacionrio


sy
1

representado pelo ponto C do grfico ao lado, em que o valor da

i1

depreciao do estoque de capital exatamente igual ao

investimento de uma economia.


k* k2 k = K/L

Verifica-se assim que o aumento da taxa de poupana de s1 para s2 eleva os investimentos. No ponto B do grfico o investimento da economia superior depreciao, fazendo assim aumentar o estoque de capital. No longo prazo a economia caminha para o novo Estado Estacionrio C, em que o investimento volta a ser igual taxa de depreciao do capital, pontos em que o estoque de capital e a produo so maiores.

21
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Desta anlise podemos tirar algumas concluses sobre a relao entre poupana e estoque de capital partir do modelo de Solow:

Se a taxa de poupana alta, a economia ter um grande estoque de capital e um nvel de produto elevado; se a taxa de poupana baixa, a economia ter um pequeno estoque de capital e um nvel de produto reduzido;

a poupana maior leva a um crescimento mais rpido de forma temporria at o atingimento do novo estado estacionrio. Considerando que o aumento da poupana no contnuo, no possvel que esta economia mantenha eternamente um alto nvel de crescimento.

Essa ltima interpretao lgica no sentido de que a depreciao do capital constante enquanto o aumento da poupana no. Sendo assim, torna-se necessrio um grande esforo poupador apenas para manter o estoque de capital constante.

1.10 O papel do Sistema Financeiro

O sistema financeiro exerce um importante papel no financiamento do crescimento econmico de um pas. Considerando que as instituies financeiras so intermedirias de recursos, captando dos agentes poupadores e emprestando a aqueles que demandam capital, como nos moldes das empresas que desejam financiar seus investimentos, muito importante a adoo de polticas

governamentais que estimulem este ciclo.

Um ambiente econmico estvel permite s Instituies Financeiras fazerem previses quanto aos ganhos futuros que determinado investimento dar s empresas. Na medida em que essa previso factvel, derivada especialmente de um ambiente no inflacionrio, de taxa de juros estveis, maior a segurana para a realizao de financiamentos s atividades produtivas a um custo mais baixo, pelos simples fato de que o risco associado operao tambm menor.

22
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI No h que se pensar no sistema financeiro como impulsionador do crescimento econmico do pas quando no se tiver um ambiente propicio para tal. Uma vez existindo, a relao entre investimento e poupana (I = S) se torna factvel, seja pela poupana gerada internamente (famlias e governo), seja pela poupana externa que se reverte na entrada de fluxos de recursos pela conta financeira e de capital.

1.11 A Regra de Ouro

Vejamos o seguinte: qual seria o nvel timo de acumulao de capital per capita que maximiza o bem-estar de uma sociedade a partir da definio de um Estado Estacionrio? Esta a pergunta que define a chamada Regra de Ouro, conhecida como sendo o ponto em que o administrador pblico procura obter a maximizao das possibilidades de consumo de uma sociedade, buscando para isso um nvel de acumulao de capital que o permita atingir este objetivo. Trata-se na verdade da idia subjacente de que quanto maior o parque fabril de uma economia, leia-se acumulao do prprio capital, maior ser a oferta de consumo sociedade.

Para determinarmos o consumo per capita ideal, partimos deste mesmo consumo a partir do Estado Estacionrio. Lembrando da equao de uma economia simplificada, temos:

y = c + i; (3)

c = y i (4)

Lembre-se que no Estado Estacionrio a variao da acumulao de capital igual a zero, ou seja, o investimento ser exatamente igual a taxa de depreciao.

Var k = sy dk, como var k = 0; sy = dk, sendo sy igual ao investimento per capita.

23
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Sendo o investimento igual depreciao do capital no Estado Estacionrio, teremos a seguinte equao:

c = f(k) dk

y - i Diz a frmula que o consumo ser maximizado quanto maior for a diferena entre o produto e a taxa de depreciao.

Vale assim relembrar o seguinte: O produto de uma economia simplificada destinado ao consumo e ao investimento (y = c + i). Na anlise do Estado Estacionrio que define a Regra de Ouro, o investimento igual depreciao, de tal maneira que ao se substituir i por dk na equao acima e isolar o consumo c, este ser maximizado na medida em que maior for a diferena entre o produto e a depreciao.

1.12 Os efeitos do crescimento populacional

Conforme tivemos oportunidade de verificar, o investimento aumenta o estoque de capital per capita (sy) enquanto a depreciao o reduz (dk). Nos importa agora saber qual o impacto do crescimento populacional sobre o estoque de capital per capita.

O crescimento populacional age negativamente no estoque de capital por trabalhador uma vez que a simples conta de diviso entre estoque de capital e quantidade de trabalhadores tem o seu denominador aumentado. Agora, ento, para calcularmos a variao do estoque de capital por trabalhador, temos que levar em conta o sinal negativo do crescimento sobre a mesma variao de estoque, passando assim a ter a seguinte nova expresso:

Var k = sy (d + n)k, sendo n a taxa de crescimento da populao.

24
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A frmula acima mostra que o investimento aumenta em k enquanto a depreciao e o crescimento populacional diminuem em k. Pode-se imaginar o termo (d+ n)k como definindo o investimento de equilbrio, que a quantidade necessria de investimento para se manter constante o capital por trabalhador (ou seja, trata-se de uma situao em que a variao do estoque de capital ser igual a zero), incluindo nesse investimento no s a depreciao do capital existente que igual a dk como tambm o investimento necessrio para proporcionar capital aos novos trabalhadores nk.

Nesta nova condio passamos a ter o seguinte novo equilbrio no Estado Estacionrio:

investimento (d+ n)k

i2 i1

sy

k1

k*

k2

k = K/L

Imaginemos agora que ocorra um crescimento populacional. Qual ser o impacto sobre o Estado Estacionrio, ou seja, qual ser o impacto do estoque de capital por trabalhador? O efeito da elevao do crescimento populacional (de n1 para n2) altera o Estado Estacionrio, uma vez que ocorre uma reduo do estoque de capital por trabalhador (k1 para k2). Podemos verificar isto atravs do grfico abaixo.

25
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI


investimento

(d+ n2)k (d+ n1)k

i1

sy

crescimento

populacional

diminui o estoque de capital por trabalhador.

k2

k1

k = K/L

Esta situao permite que se conclua que em economias de pases que apresentam altas taxas de crescimento populacional tendem a apresentar baixos nveis de capital por trabalhador e, conseqentemente, de produto e renda.

1.13 Os efeitos do progresso tecnolgico

O progresso tecnolgico tende a tornar os trabalhadores mais eficientes, especialmente devido ao seu aprimoramento na realizao do trabalho. como se estes trabalhadores adquirissem capacitao adicional por meio de mais educao (produzem de forma mais eficiente, e mesmo que tenham menos capital, leva o processo produtivo e consequentemente a economia ao efetivo crescimento econmico).

Diante desta afirmao imaginemos agora que a funo de produo padro utilizada por ns anteriormente passe a incorporar a eficincia gerada pelo progresso tecnolgico, refletida assim na maior capacidade produtiva do trabalhador. Dessa maneira a funo de produo que era expressa por Y = f(K,L), passa a ser expressa por:

Y= f (K,Le)

26
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A letra e a definio do progresso tecnolgico que leva ao aumento da eficincia do trabalho, que reflete o nvel de conhecimento da sociedade sobre tcnicas e mtodos de produo, que se refletem na melhoria da eficincia do trabalho.

No caso da funo de produo, os aumentos da eficincia do trabalho funcionam como se houvesse aumentos da fora de trabalho L. Seguindo exemplo de Mankiw, temos que o progresso tecnolgico faz com que a eficincia do trabalho cresa a uma taxa constante g. Assim, se g = 0,02, cada unidade de trabalho torna-se 2% mais eficiente a cada ano, levando, por conseqncia, ao aumento do produto nos mesmos 2% (sem a necessidade efetiva de aumento do nmero de trabalhadores).

Ainda segundo o mesmo autor, essa forma de progresso tecnolgico chamada de incorporadora de trabalho e g a taxa de progresso tecnolgico incorporador de trabalho. Como a fora de trabalho L est crescendo taxa n e a eficincia de cada unidade de trabalho cresce taxa g, o nmero de unidades de eficincia Le cresce taxa (n + g).

A nossa anlise da economia continua da mesma maneira que ocorria quando examinamos o crescimento populacional. O que se altera novamente to somente a equao que mostra a variao do estoque de capital k:

Var k = sy (d + n + g)k

Tem-se assim que a variao do estoque de capital igual ao investimento menos o que definimos por investimento de equilbrio (d + n + g)k.

Uma das explicaes mais importantes do modelo de Solow recai justamente no fato de que o progresso tecnolgico tende a aumentar o padro de vida de um pas, uma vez que aumenta o produto gerado por cada trabalhador, mesmo que a um menor nvel de capital per capita. Importante apenas destacar que isso s ocorrer em situaes em que existam alteraes efetivas tanto no nvel de

27
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI progresso tecnolgico, representado por exemplo pela melhoria da qualificao profissional dos trabalhadores, seja pelo financiamento do investimento via gerao de poupana na economia.

1.14 O Resduo de Solow

O progresso tecnolgico no altera to somente a eficincia do trabalho. Este progresso altera positivamente toda a funo de produo, de tal maneira que ao aumentar as produtividades individuais de cada dos fatores, capital e trabalho, ocorre tambm a melhoria da produtividade total dos fatores. Trata-se assim da melhoria na utilizao dos fatores, mesmo que estes individualmente no sejam alterados.

Imaginemos ento que ocorra um crescimento de 1% na produtividade dos fatores capital e trabalho, aumentando assim as suas respectivas eficincias, e que a produtividade total cresa acima deste patamar. Este crescimento adicional chamado de Resduo de Solow, pois se refere parte no explicada do crescimento da produtividade total. O prprio resduo considerado como um progresso tcnico uma vez que altera o resultado da produo.

1.15 A Teoria do Crescimento Endgeno de Robert Lucas e Paul Romer

Conforme foi possvel perceber, na medida em que um pas poupa mais, maior ser o nvel de produto por trabalhador. Mas at que ponto isso possvel? Considerando que o nvel de estoque de capital (mquinas) constante, aumentos no estoque de capital humano geraro retornos decrescentes sobre o produto, ou seja, ele cresce, mas cresce a taxas decrescentes, uma vez que a produtividade do capital humano (nos moldes do que vimos referente produtividade do trabalho no incio da aula) ser decrescente. Do mesmo modo, com um determinado nvel de estoque de capital humano, aumentos no estoque de capital (mquinas) tambm geraro retornos decrescentes.

28
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Segundo a teoria do crescimento endgeno (uma varivel dependendo da outra) de Lucas e Romer, imaginemos o caso em que tanto o capital fsico como agora o capital humano crescem juntos, paralelamente. Segundo os autores o crescimento depende, no longo prazo, no somente da taxa de poupana (que se transforma em taxa de acumulao de capital (investimento), j que este financiado pela prpria poupana) mas tambm da taxa de crescimento do capital humano (qualificao do capital humano). Com estas variveis trabalhando em conjunto, o produto per capita da economia crescer sempre.

Finalmente, destaca-se que, para os autores da teoria do crescimento endgeno, o fator principal o fato de que o aumento do capital humano gerar um aumento do progresso tecnolgico, uma vez que o conhecimento a chave para a melhoria na tecnologia do estoque de capital utilizado no prprio processo produtivo. Conforme se verifica, se trata de um circulo vicioso, em que uma varivel impulsionada pela outra, promovendo de fato um crescimento sustentado no longo prazo.

Pases como os Tigres Asiticos so uma boa representao de como o investimento em educao gera resultados sobre o crescimento econmico no longo prazo.

29
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Questes Propostas 1:

1 - (AFRF/SRF ESAF/2002) Com relao ao modelo de Solow, incorreto afirmar que a) o estado estacionrio que maximiza o consumo aquele definido pela denominada regra de ouro. b) a taxa de poupana determina a quantidade do estoque de capital por trabalhador e, portanto, o nvel do produto por trabalhador no estado estacionrio. c) quanto maior a taxa de poupana, maior o bem-estar da sociedade. d) o estado estacionrio pode ser considerado como um equilbrio de longo prazo. e) somente o progresso tecnolgico explica o crescimento de longo prazo.

2 (AFRFB/SRFB ESAF/2009) Considere o Modelo de Solow dado pelas seguintes equaes e informaes: y = k0,5

= 0,05
onde: y = produto por trabalhador; k = estoque de capital por trabalhador;

= taxa de depreciao.
Supondo a taxa de crescimento populacional igual a zero, a taxa tima de poupana dada pela regra de ouro gera um nvel timo de investimento por trabalhador igual a: a) 5,0 b) 2,5 c) 10,0 d) 25,0 e) 1,5

30
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 3 (ECONOMISTA/BNDES CESGRANRIO/2008) Na Teoria do Crescimento Endgeno de Lucas e outros, ao contrrio de outros modelos (clssico, neoclssico, etc.) a) o limite do crescimento econmico decorre das restries formao de capital fsico. b) o crescimento da economia conseqncia nica da ligao weberiana entre o capitalismo e o protestantismo. c) o investimento em capital humano, estimulando a capacidade de criao e a inveno, considerado um fator bsico para crescer. d) os recursos naturais do pas so considerados o fator fundamental para o crescimento. e) as restries externas, de balano de pagamentos, limitam o crescimento da economia.

4 (AFRF/SRF ESAF/2003) Com relao ao modelo de crescimento de Solow, correto afirmar que, no equilbrio de longo prazo: a) quanto maior for a taxa de depreciao, maior ser o estoque de capital por trabalhador. b) a taxa de crescimento do produto por trabalhador igual taxa de depreciao. c) quanto maior for a taxa de poupana, maior ser o consumo por trabalhador. d) quanto maior for a taxa de crescimento populacional, maior ser o estoque de capital por trabalhador. e) quanto maior a taxa de poupana, maior ser o estoque de capital por trabalhador.

5 (ECONOMISTA/BNDES CESGRANRIO/2009) O Modelo Bsico de Crescimento de Solow considera o papel da taxa de poupana na formao de capital fsico e o aumento da mo de obra efetiva, dado exogenamente, para explicar o crescimento da economia. Os modelos de crescimento endgeno consideram o(a) a) papel da poupana na acumulao de capital fsico como irrelevante. b) aumento populacional como um entrave ao crescimento, por expandir o consumo.

31
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI c) volume de poupana externa entrando no pas como o promotor fundamental de seu crescimento. d) explicao do processo de acumulao de capital humano e de conhecimento como parte do modelo. e) insuficincia da demanda agregada como o principal obstculo ao crescimento sustentado da economia.

6 (Consultor/Senado Federal CESPE/2002) Com base no modelo de crescimento econmico proposto por Robert Solow, julgue os itens a seguir. a) Ignorado o efeito do progresso tcnico, o estado estacionrio pode ser determinado pelo ponto em que o montante de poupana apenas suficiente para cobrir a depreciao do estoque de capital existente. b) Ainda ignorando o efeito do pregresso tcnico, uma mudana na razo entre a poupana nacional e produto no ir provocar uma mudana permanente na taxa de crescimento econmico. c) A taxa de poupana afeta o nvel de produto por trabalhador a longo prazo. d) O resduo obtido aps a subtrao das fontes identificveis de crescimento econmico , na grande maioria dos casos, insignificante, e decorre,

fundamentalmente, de mudanas na produtividade total dos fatores. e) O modelo proposto por Solow explica o fenmeno da convergncia nos nveis de renda entre pases pobres e ricos, observada ao longo dos ltimos 50 anos.

32
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2. Economia Intertemporal

Os consumidores, ao decidirem o quanto consumir de sua renda (Y), esto automaticamente fazendo uma escolha de quanto iro poupar, uma vez que a renda, conforme verificado na aula 1, igual ao consumo mais a poupana Y = C + S.4

A partir da abordagem da economia intertemporal, consumidores passam a considerar que as suas decises quanto a consumo e poupana devem ser realizadas pensando no s no presente, mas tambm no futuro.

Como agora as decises dos consumidores levam em considerao o tempo, podemos dizer que, no caso do consumo, quanto maior for este no presente, menor ser o nvel de poupana, resultando assim em um menor consumo no futuro, devido pequena poupana acumulada ou, muitas vezes, a uma despoupana no perodo presente. A necessidade da realizao de um emprstimo para aumentar o consumo no presente resultar em pagamento de juros no futuro, o que provocar a diminuio do consumo no futuro.

A descrio acima reflete o pensamento do economista Irving Fisher, o qual procurou examinar como consumidores ditos racionais, realizam suas escolhas intertemporais, ou seja, como estes alocam seus recursos na forma de poupana e consumo ao longo do tempo, tendo como restrio o somatrio de sua renda entre os dois perodos de sua vida. Esta anlise baseia-se no que tambm chamamos de oramento intertemporal, por agora considerar mais de um perodo.

Para simplificarmos este entendimento, vamos examinar a escolha de um consumidor que vive entre os perodos 1 e 2.

Evidentemente, estamos falando de uma economia simplificada, molde do modelo ora estudado.

33
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2.1 A estruturao do modelo

Imaginemos que no perodo 1 o consumidor receba uma renda Y1, consumindo dessa renda, C1. Considerando que no perodo 1 o consumo menor do que a renda (C1 < Y1), pode-se afirmar que o consumidor ter uma poupana S1.

S1 = Y1 - C1
Com a poupana gerada no perodo 1, o consumo no perodo 2 ser representado pela renda do perodo 2, Y2, adicionado da poupana acumulada do perodo 1, S1, sempre lembrando que esta poupana , assim como na vida real, remunerada por uma determinada taxa de juros.

Dessa forma, o consumo no segundo perodo ser:

C2 = S1 *(1 + r) + Y2 , sendo r a taxa de juros.


Substituindo S1 por (Y1 C1), chegamos a :

C2 = (Y1 C1) * (1+ r) + Y2


Separamos de um lado o consumo nos perodos 1 e 2 e, do outro lado, a renda nos perodos 1 e 2. Desta expresso, chegamos ao total do consumo no presente, que representado pela renda no primeiro perodo, Y1, mais a renda do segundo perodo, Y2, trazida a valor presente, ou seja, descontada por uma determinada taxa de juros.

C1 + C2 / (1 + r) = Y1 + Y2 / (1+ r)

34
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A equao acima relaciona o consumo nos dois perodos renda dos mesmos dois perodos. Trata-se da forma padro de interpretao da restrio intertemporal do consumidor.

Podemos ainda caracterizar a restrio oramentria do consumidor conforme o grfico abaixo:

C2 Y1 (1+ r) + Y2 C2

Restrio oramentria do Consumidor.

C
Y2=C2

C2
Y1=C1

B A
C1 C1 Y1 + Y2 / (1+ r) C1

O grfico acima demonstra as combinaes de renda e consumo que o consumidor pode optar nos perodos 1 e 2. Perceba que no ponto A o consumidor utiliza para consumo toda a sua renda no perodo 1, adicionando ainda a sua renda no perodo 2. Esta renda, para que esteja disponvel no presente, torna-se passvel de desconto pela taxa de juros, uma vez que se trata de uma renda que s ser recebida no futuro. o caso tpico de quem faz um financiamento de automvel sem ter em mos todo o dinheiro para a realizao de uma compra vista.

Diferentemente, no ponto B, o consumo no presente, C1, maior que a renda presente, Y1. Neste ponto o consumidor tambm realiza emprstimos, mas no no valor total de sua renda futura.

J no ponto C, o consumidor consome exatamente a sua renda tanto no perodo 1 como no perodo em 2, no fazendo dvidas, nem sequer poupando.

Finalmente, a partir do ponto D o consumidor passa a poupar, consumindo no perodo 1, C1, menos que a sua renda (Y1). O resultado da poupana remunerado

35
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI pela incidncia de juros. Finalmente, no ponto E, o consumidor poupa toda a sua renda no perodo 1, sendo o seu consumo no perodo 2 representado por toda a sua poupana em 1, mais a sua renda no perodo 2 (Y2).

Observe que a varivel relevante para a deciso do maior ou menor consumo no presente, ou no futuro, dada pela inclinao da restrio intertemporal, representada pelo parmetro (1 + r).

Diante desta informao, depreendemos que na medida em que a taxa de juros aumenta, maior o desestmulo para o aumento do consumo no presente, estimulando, por conseqncia, a poupana e um maior consumo no futuro.
C2

Y1(1+r) +Y2 C2
Y2=C2

Nova restrio oramentria do Consumidor

C B A
C1
Y1=C1

C2

C1

C1

Y1 + Y2/(1+r)

Desse entendimento, segundo Fisher, conclui-se que o consumo no dependente apenas da renda corrente, mas sim de todos os recursos que o consumidor pode auferir ao longo de sua vida.

Esta interpretao caracteriza uma contraposio ao postulado por Keynes, que afirmava que o consumo dado apenas em funo da renda corrente, em nada impactando no seu resultado a renda futura a ser auferida pelos consumidores.

36
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Percebe-se que a proposio de Fisher est diretamente vinculada atual estrutura de financiamento a que o consumidor dispe na economia, especialmente pelo aumento do consumo no presente por conta do grande acesso a crdito que este dispe. Em perodos de grande inflao, onde no existia a facilidade de mensurao dos juros futuros, o entendimento de Fisher era em muito afetado.

2.2 A restrio ao consumo imposta pelo aumento dos tributos

Verificamos na aula 1 que os tributos interferem diretamente no que no que foi denominado de renda disponvel, que representada pela renda recebida pelos consumidores (famlias) excluindo-se os tributos recolhidos aos cofres pblicos.

A partir desta informao, verifica-se que a restrio oramentria do consumidor alterada, considerando-se agora a renda disponvel ao invs da renda bruta.

C1 + C2 / (1 + r) = (Y1 T1) + (Y2 T2) /(1 + r)


sendo:

(Y1 T1) a renda disponvel no perodo 1; e (Y2 T2) a renda disponvel no perodo 2.

2.3 As preferncias dos consumidores

Conforme verificado, os consumidores possuem preferncias distintas entre maior consumo no presente ou no futuro. Quando os consumidores optam por consumir no presente mais do que a sua prpria renda, torna-se necessrio a contratao de emprstimos, pagando por isso juros remuneratrios aos credores. De forma contrria, quando o consumo presente menor do que a

37
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI renda presente, os consumidores acumulam poupana, podendo ter um maior consumo no futuro.

As preferncias dos consumidores so representadas, em economia, pelo que chamamos de curvas de indiferena. Estas demonstram as diferentes combinaes de consumo, no presente e no futuro, que levam a igual satisfao do consumidor. Quanto mais altas as curvas de indiferena, maior ser a satisfao destes.

C2

I2 I1 C1

Obs.: Ressalta-se que diferentes curvas de indiferena nunca podem se tocar, pois acabaramos por ter um mesmo nvel de satisfao (preferncia), para curvas de indiferena diversas. Trata-se do que chamamos em microeconomia de princpio da transitividade.

Da mesma forma que o consumidor tem suas preferncias de consumo representadas por curvas de indiferena, ele tambm tem o que foi definido anteriormente de restrio oramentria, representada pelo mximo de consumo que o consumidor consegue obter dada a renda obtida entre dois perodos.

A relao entre as preferncias dos consumidores, que so distintas para cada um destes, e a restrio oramentria a que estes esto passveis, leva ao chamado timo do Consumidor.

38
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2.4 O Ponto timo de deciso do Consumidor O timo do Consumidor

O consumidor ir otimizar a sua renda no ponto em que a sua restrio oramentria tangencia a curva de indiferena mais alta possvel.

C2

O consumidor esta no seu maior nvel de satisfao ao escolher o ponto A, em que a restrio oramentria atinge a curva de
A I3 I2 I1 C1 C1*

C2*

indiferena mais alta. Este ponto chamado de ponto de

tangncia.

2.5 Aumentos na Renda

Na existncia de aumentos da renda dos consumidores, seja no primeiro perodo, seja no segundo, deslocam a restrio oramentria para direita, podendo alterar o consumo de bens tanto no primeiro quanto no segundo perodo.

C2

Restrio oramentria com o aumento da renda. O consumo no primeiro e no segundo perodo podem tanto aumentar quanto diminuir, sendo levado em conta
B

para essa deciso, as preferncias dos consumidores.


I3

C2** C2*

Restrio oramentria antes do


I2 I1 C1* C1** C1

aumento da renda.

39
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2.6 A Taxa Marginal de substituio TmgS

No ponto A, ponto de otimizao do consumidor, dado a sua restrio oramentria, a inclinao da curva de indiferena exatamente igual inclinao da restrio oramentria.

A inclinao da restrio advinda das taxas de juros incidentes nas decises de consumo entre o presente e o futuro. Podemos represent-la a partir da restrio oramentria do consumidor pela equao (1 + r).

Vejamos a frmula para nos relembrarmos:

C2 = (Y1 C1) * (1 + r) + Y2
A inclinao da curva de indiferena tambm chamada de taxa marginal de substituio (TMgS). Quanto maior a taxa marginal de substituio (maior os juros), maior ser o interesse do consumidor em substituir consumo presente por consumo futuro.

TMgS = (1 + r)

Pode-se entender que o consumidor escolher o seu consumo ideal para os perodos presente e futuro, quando a Taxa Marginal de Substituio for exatamente igual a (1+ r).

2.7 A Restrio aos emprstimos

Sempre que falamos a respeito da teoria da escolha intertemporal, levamos em conta o fato de que consumidores podem aumentar o seu consumo no presente (primeiro perodo) alm da renda recebida no mesmo perodo. Para que fosse possvel um consumo no perodo 1 maior do que a renda no mesmo perodo (C1 >

40
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Y1), dissemos que o consumidor realizava emprstimos, pagando por isso uma taxa de juros r.

Numa situao em que o consumidor no possa tomar emprstimos para cobrir o seu consumo adicional no primeiro perodo, este possui o seu consumo limitado renda recebida no primeiro perodo, de forma que C1 Y1.

Para uma situao como esta, podemos dizer que o consumo presente depender somente da renda corrente, dado a impossibilidade de financiamento do consumo alm daquele permitido pela sua renda atual.

Vejamos como ficaria o grfico de um consumidor com restrio de crdito.

C2 O consumo em 1 (C1) limitado

A
I1

renda em 1 (Y1).

C1

C1 = Y1
Assim, findada essa nossa primeira anlise, vamos a um bom exemplo para fixarmos o aprendizado:

(AFPS/MPAS ESAF/2002) Considere a restrio oramentria de um consumidor num modelo de dois perodos: C1 + C2/(1 + r) = Y1 + Y2/(1 + r), onde C1 = consumo no perodo 1; C2 = consumo no perodo 2; Y1 = renda no perodo 1; Y2 = renda no perodo 2; r = taxa de juros. Considerando que as preferncias do consumidor quanto alocao do consumo ao longo do tempo sejam representadas por curvas de indiferena convexas em relao origem, correto afirmar que

41
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) um aumento na renda no primeiro perodo no altera o consumo no segundo perodo, independentemente da estrutura de preferncias do consumidor. b) no equilbrio, o consumo ser tal que taxa marginal de substituio intertemporal seja igual a r. c) se o consumidor poupador no primeiro perodo, um aumento na taxa de juros aumenta o consumo no perodo 2. d) independentemente de o consumidor ser poupador ou devedor no primeiro perodo, uma elevao nas taxas de juros reduz o consumo nos dois perodos. e) a ausncia de um sistema de poupana e emprstimo no altera o bem-estar do consumidor, desde que ele respeite a sua restrio intertemporal.

Vejamos as opes:

a Verificamos que com a ocorrncia do aumento da renda, o consumidor pode alterar as suas preferncias, seja consumido mais no primeiro perodo ou no segundo. Opo incorreta

b Temos que tomar muito cuidado com esse tipo de questo. Vimos que a taxa marginal de substituio (TMgS) representada pela expresso (1 + r), sendo r a taxa de juros vigente tanto para a realizao de emprstimos como para a formao de poupana. No ponto onde a curva de indiferena tangencia a restrio oramentria, a TMgS = (1 + r). Opo incorreta

c- Se o consumidor poupador no primeiro perodo, porque ele consome no perodo 1 (C1) menos que a sua renda na mesmo perodo (Y1). S1 = Y1 C1. Quando ocorre um aumento nas taxas de juros, maior ser a remunerao sobre a sua poupana, fazendo com que no perodo 2 seu consumo seja ainda maior. Opo correta

42
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI d- De acordo com a explicao acima, se o consumidor poupador no primeiro perodo, uma elevao nos juros ir levar o consumidor a consumir mais no segundo perodo, acabando por derrubar a afirmativa da questo. Opo incorreta.

e evidente que um sistema de poupana e emprstimo altera o bem estar do consumidor. Se ele deseja adquirir bens e servios alm do que sua renda permite no primeiro perodo, ele pode realizar emprstimos, aumentando, por conseqncia, o seu bem-estar. Um aumento dos juros, conforme dissemos na letra c, tende a aumentar o seu consumo no futuro, aumentando o bem-estar do consumidor. Opo incorreta.

Gabarito: letra c.

2.8 O Modelo do Ciclo de Vida

Com a hiptese adotada por Fisher de que as decises de consumo dos indivduos eram baseadas no somente da renda corrente, mas sim na renda obtida nos dois perodos de sua vida, revolucionou-se o entendimento keynesiano, o qual afirmava, conforme vimos, que o consumo era dado to somente em funo da renda corrente.

De forma a testar o modelo apresentado por Fisher, Franco Modigliani procurou demonstrar que a renda varia muito ao longo do tempo e que a poupana familiar permite aos indivduos deslocar renda de perodos em que esta mais alta para perodos em que mais baixa.

Para Modigliani, um dos maiores problemas para as pessoas a aposentadoria, j que, com esta, ocorre uma grande queda nos rendimentos. Para se prepararem para a aposentadoria, os indivduos poupariam, procurando assim suavizar o seu consumo ao longo de toda uma vida.

43
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI O modelo apresentado leva em considerao o fato de que o consumidor iniciar a sua vida profissional com uma riqueza igual a (R). O mesmo consumidor viver T anos at a sua morte, esperando ganhar Y at se aposentar em Z anos.

Diante de todo esse limite temporal e da necessidade de ajustar o seu consumo ao longo da vida, afirmou Modigliani, o consumidor passa a compor o seu consumo da seguinte forma:

C = (R + ZY)/T, reescrevendo a funo teramos,

C = R/T + ZY/T
Considerando que os indivduos imaginem viver mais 50 anos (T), trabalhando mais 30 anos, chega-se a seguinte funo consumo:

C = 0,02R + 0,6Y
Fica claro que o consumo, segundo Modigliani, depender de uma parcela da riqueza tida inicialmente pelos consumidores, adicionada de uma parcela advinda da renda recebida ao longo de sua vida profissional.

2.9 A hiptese da Renda Permanente

Uma terceira hiptese que contrape a teoria keynesiana do consumo devida Milton Friedman. Tambm formulada a partir das constataes de Fisher, a teoria da renda permanente afirma que a experincia profissional adquirida ao longo da vida modifica a renda de forma aleatria e temporria ao logo da prpria vida.

Para Friedman, a renda dos consumidores dividida numa renda dita permanente (Yp), e em uma dita renda transitria (Yt).

Y = Yp + Yt
44
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A renda permanente, conforme o prprio nome diz, seria aquela recebida pelos consumidores de forma regular, ao longo de suas vidas. J a renda transitria aquela recebida em momento especifico da vida, sem que seja contnua (ganhos decorrentes de uma ao judicial, de rendimentos provenientes de dividendos de aes de empresas).

Pode-se melhor explicar a composio da renda proposta por Friedman afirmando que a renda permanente a mdia das rendas ao longo da vida, enquanto a renda transitria o desvio em torno da mdia, podendo ser positiva ou negativa.

Novamente, pode-se afirmar que um exemplo de renda permanente o prprio salrio liquido recebido ao longo de um ano de trabalho. J o exemplo de renda transitria pode ser aquela referente sobra de renda proveniente de uma diminuio da tributao sobre o salrio feita pelo governo.

De acordo com a teoria Friedmniana, o consumo depende principalmente da renda permanente, uma vez que os consumidores usam seus ativos poupana - e passivos adicionados emprstimos - para que possam manter constante o consumo.

Com o entendimento proposto por Friedman, chega-se a seguinte funo consumo:

C = *(Yp)
sendo:

o percentual da renda destinada ao consumo; Yp = renda permanente.

45
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2.10 Consumo e Expectativas

Conforme verificado, os modelos de escolha intertemporal so baseados no conceito de que o consumo no dependente to somente da renda corrente. Segundo Fisher, em sua teoria de escolha intertemporal, os consumidores decidem o quanto consumir hoje em funo da renda recebida tanto no perodo atual (perodo 1) quanto no que recebero de renda no futuro (perodo 2).

Como os consumidores no conhecem exatamente o valor de suas rendas no futuro, procuram trabalhar diante de expectativas.

As expectativas dos consumidores seriam racionais, de forma a que todas as informaes disponveis a estes sejam usadas para que prevejam o futuro.

De forma simples, afirma-se que os indivduos, com base nas informaes presentes, nivelam seu nvel de consumo, alterando-os quando diante de novas informaes. Eventos inesperados impactam diretamente sobre o nvel de consumo. Perceba o caso de indivduos que tenham os seus salrios compostos apenas de parte fixa e que, ao fim do ano, so surpreendidos com uma parte varivel bem polpuda. Em situaes como esta, os indivduos tendem a aumentar o seu consumo.

Diferentemente de situaes imprevisveis de aumentos na renda, segundo Friedman, ao se considerar que os indivduos so racionais, situaes previsveis de aumentos transitrios na renda no levariam ao aumento do consumo.

Os entendimentos da teoria da renda permanente levam a interpretaes sobre os impactos de uma poltica fiscal expansionista adotada pelo Governo. Um caso comum seria a aprovao por parte do Governo de medidas que estimulem o consumo, por exemplo, atravs de uma poltica de diminuio dos impostos a ser implementada no ano vindouro.

De acordo com o modelo da renda permanente e, considerando as hipteses das expectativas racionais, o resultado sobre o consumo, diante da diminuio da

46
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI carga tributria sobre a renda, seria nula, uma vez que os consumidores entendem que o governo tomar outras medidas no futuro, formando poupana a partir da poltica de estmulo adotada pelo governo. Essa poupana se forma pelo simples fato de que os consumidores sabem que, no futuro, a perda de arrecadao ser recompensada pelo aumento da carga tributria, que impactar em maior medida a renda dos consumidores.

2.11 A restrio intertemporal do governo

O governo, assim como as famlias, tambm realiza escolhas intertemporais de alocao entre consumo e renda. No entanto, o consumo governamental chamado de gastos governamentais (G), enquanto a renda do governo representada pelos tributos pagos pela sociedade (T). Assim, de forma simples, podemos dizer que sempre que o governo mais gasta do que arrecada (G > T), ele precisa realizar emprstimos para cobrir o Dficit Pblico.

Em cada ano que o governo realiza gastos maiores que a sua arrecadao, ele necessita de novos emprstimos, fazendo com que o somatrio de dficits de ano aps ano promova o aumento da Dvida Pblica.

2.11.1 O aumento dos gastos governamentais e o estmulo Renda

Conforme as anlises do modelo IS-LM para uma economia aberta, o resultado de um aumento dos gastos governamentais sobre a economia pode ter diversos efeitos, devendo ser levando em considerao, a priori, o regime de taxa de cmbio adotado.

No obstante a este informao, sabe-se que, de forma generalizada, estmulos fiscais, seja com o aumento dos gastos do governo, seja com a diminuio dos tributos, tendem a elevar o nvel de renda da economia.

47
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI O efeito multiplicador se d primeiramente sobre o consumo, que estimulado pelo ciclo de gastos iniciados pelo governo.

A grande questo que ronda esta interpretao econmica aquela derivada de estudos da escolha intertemporal das famlias, em especial as referentes s hipteses do modelo de Ciclo de Vida de Modigliani e da Renda Permanente de Friedman.

Para estes economistas, os consumidores esto preocupados com o planejamento dos seus gastos ao longo de toda a vida. Trata-se da preocupao com a sua Previdncia. Da mesma forma, os consumidores procuram realizar seus gastos em funo de suas rendas permanentes, sendo as variaes transitrias, interpretadas como um desvio aleatrio - positivo ou negativo -, da prpria renda recebida.

Dessa interpretao deriva-se o que chamamos de Equivalncia Ricardiana, que procura verificar os impactos de uma poltica fiscal expansionista ou contracionista sobre o crescimento da renda, diante da lgica dos consumidores quanto ao futuro.

2.12 A Equivalncia Ricardiana e a restrio oramentria do governo

Na viso Ricardiana, os aumentos dos gastos governamentais ou a prpria diminuio da tributao geradores de dficit e dvida - em nada geram impactos sobre o crescimento da renda da economia.

Esta hiptese define-se no fato de que os consumidores so preocupados com o futuro (com a sua previdncia), de forma que o aumento do endividamento do governo ser compensado pelo aumento dos tributos no futuro.

48
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Para David Ricardo5, o governo, ao diminuir os tributos cobrados, teria uma viso de curto prazo, j que, no futuro, os impostos a serem cobrados devero ser suficientes para pagar a dvida contrada, adicionada da parcela devida na forma de juros. De forma simplificada, poderamos dizer que variao negativa nos tributos hoje (- T) seria compensada por uma variao positiva no futuro, adicionada dos juros pagos pelo endividamento no presente (1 + r) (+ T).

Com a interpretao dada pela viso ricardiana, conclui-se que uma reduo nos impostos, financiada pelo aumento da dvida pblica, deixaria o consumo inalterado, com as famlias poupando o acrscimo de renda agora disponvel para pagar, no futuro, o aumento dos impostos.

importante destacar que o no estmulo ao consumo se deve ao fato de o governo, no futuro, aumentar a carga tributria para pagar o endividamento contrado no presente. De forma diversa, caso a diminuio dos tributos no presente fosse acompanhada de uma diminuio dos gastos no futuro, de forma que o excedente de arrecadao seja utilizado para o pagamento das dvidas, os consumidores se sentiriam realmente com mais renda, aumentando o seu consumo no presente.

A partir destas informaes possvel inferir a chamada restrio oramentria do governo.

Sabendo que no perodo 1 o governo arrecada T1 tributos, realizando gastos (G1), e que no futuro, perodo 2, ele arrecada T2 e realiza gastos (G2), e ainda que o governo pode, no primeiro perodo, contrair emprstimos no presente para financiar seus gastos e no segundo perodo pagar o seu dficit com o aumento da arrecadao, chega-se as seguintes frmulas e a derivao da restrio oramentria de uma nao:

Dficit no perodo 1 (D1) = G1 T1, sendo G1 > T1

(1)

Influente economista do sculo XIX.

49
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

para pagar a sua dvida e realizar gastos no futuro, o governo deve aumentar os tributos no perodo 2;

T2 = (1+ r) D1 + G2

(2)

substituindo (1) em (2) e re-arranjando os termos chegamos restrio intertemporal do governo;

T1 + T2 / (1 + r) = G1 + G2 / (1 + r)
A interpretao da restrio intertemporal do governo a de que o somatrio da arrecadao tributria deve ser igual ao total de gastos realizados nos perodos presente e futuro.

50
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Questes Propostas 2:

7 - (AFC/STN ESAF/2000) Considere o consumo das famlias e os gastos do governo num modelo de escolha intertemporal de dois perodos: presente e futuro. Suponha que as decises de consumo das famlias possam ser expressas a partir da seguinte equao, tambm conhecida como restrio intertemporal das famlias num modelo de dois perodos: C1 + C2/(1 + r) = (Q1 T1) + (Q2 T2)/(1 + r), onde , para i = 1,2, Ci = consumo no perodo i, Qi = produo no perodo i, Ti = impostos no perodo i, e r = taxa real de juros. Suponha ainda que o governo se depare com a seguinte restrio oramentria intertemporal: G1 + G2/(1 + r) = T1 + T2/(1 + r), onde para cada i = 1,2, Gi = gastos do governo no perodo i. Podemos ento afirmar que

a) um corte nos impostos no presente tem maiores efeitos no consumo futuro, caso esse corte no seja acompanhado por alteraes no padro de gastos do governo. b) um corte nos impostos no presente com certeza altera o consumo presente, independente de alteraes no padro de gastos do governo no presente e no futuro. c) um corte nos impostos no presente atua no modelo de escolha intertemporal como no modelo keynesiano; o consumo estimulado pelo aumento da renda disponvel. d) se o governo corta os impostos no presente sem que ocorram alteraes no padro dos seus gastos, presente e futuro, tanto o consumo presente quanto futuro ficam inalterados. e) um corte nos impostos no causa alteraes no consumo, j que, em um modelo de escolha intertemporal, o consumo exgeno.

8 (AFRF/SRF ESAF/2002) Considere a seguinte equao, tambm conhecida como restrio oramentria intertemporal de um consumidor num modelo de dois perodos: C1 + C2/(1 + r) = (Y1 T1) + (Y2 T2)/(1 + r), onde Ci = consumo no perodo i (i = 1,2); Yi = consumo no perodo i (i = 1,2); r = taxa real de juros; Ti = impostos no perodo i (i = 1,2). Com base nesse modelo, correto afirmar que

51
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) as restries de crdito pioram a situao do consumidor, independente de sua estrutura de preferncias intertemporal. b) se vale a equivalncia ricardiana, um aumento em T1 reduz o consumo no perodo 1. c) se o consumidor poupador, um aumento na taxa real de juros eleva o consumo no segundo perodo. d) no equilbrio, o consumidor ir escolher consumir nos dois perodos quando a taxa marginal de substituio intertemporal for igual a zero. e) se Ti = 0 (i = 1,2), a restrio oramentria intertemporal apresentada se reduz funo consumo keynesiana.

52
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Gabarito Comentado:

1 - (AFRF/SRF ESAF/2002) Com relao ao modelo de Solow, incorreto afirmar que a) o estado estacionrio que maximiza o consumo aquele definido pela denominada regra de ouro. b) a taxa de poupana determina a quantidade do estoque de capital por trabalhador e, portanto, o nvel do produto por trabalhador no estado estacionrio. c) quanto maior a taxa de poupana, maior o bem-estar da sociedade. d) o estado estacionrio pode ser considerado como um equilbrio de longo prazo. e) somente o progresso tecnolgico explica o crescimento de longo prazo.

Resoluo: A maximizao do bem-estar definida pela regra de ouro, em que o consumo maximizado. Considerando que na anlise do modelo de Solow a renda da economia se divide em consumo e poupana, quanto maior for o consumo ( ou taxa de consumo) menor ter que ser a poupana 9taxa de poupana).

y=c+s c=y-s

Em relao s demais alternativas, fazemos os seguintes comentrios:

a) A maximizao do consumo obtida no Estado Estacionrio definido pela Regra de Ouro, que inclusive a prpria noo de maximizao do bem-estar. b) Conforme vimos a taxa de poupana determina o estoque de capital per capita, determinando tambm, por conseqncia, o estoque de produto per capita. d) O Estado Estacionrio considerado o equilbrio de longo prazo. e) No longo prazo, de fato somente o progresso tecnolgico explica o crescimento de longo prazo, especialmente porque o crescimento via aumento da poupana no pode ser contnuo e tambm porque o progresso tecnolgico de fato permite a maior eficincia produtiva por parte dos trabalhadores.

53
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Gabarito: letra c. 2 (AFRFB/SRFB ESAF/2009) Considere o Modelo de Solow dado pelas seguintes equaes e informaes: y = k0,5

= 0,05
onde: y = produto por trabalhador; k = estoque de capital por trabalhador;

= taxa de depreciao.
Supondo a taxa de crescimento populacional igual a zero, a taxa tima de poupana dada pela regra de ouro gera um nvel timo de investimento por trabalhador igual a: a) 5,0 b) 2,5 c) 10,0 d) 25,0 e) 1,5

Resoluo:

A primeira coisa a lembrarmos na resoluo de qualquer questo que verse sobre crescimento econmico e modelo de Solow a expresso que diz que a variao do estoque de capital per capita (ou por trabalhador) Var k igual ao investimento per capita i menos a depreciao do estoque de capital k. Var k = i - k

54
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Vale lembrar ainda que o investimento per capita resultado da frao da renda armazenada na forma de poupana sy, sendo s a taxa de poupana e y o produto per capita.

Algumas outras relaes importantes referem-se s expresses conhecidas de uma economia fechada e sem governo, a qual se assenta a teoria do Modelo de Solow. A primeira delas que pelo lado de demanda o produto per capita composto do consumo per capita e do investimento per capita. J a segunda, refere-se medio da renda per capita, a qual distribuda entre o consumo per capita e a poupana per capita.

y = c + i = demanda y = c + s = renda

De acordo com a regra de ouro, o consumo per capita ser mximo no ponto em que o investimento per capita for igual depreciao do estoque de capita per capita, ou seja, a variao do estoque de capital ser mxima, condio esta que caracteriza o chamado Estado Estacionrio de uma economia. Var k = i - k, ou Var k = sy - k se Var k = 0, ento sy = k

O reconhecimento do estado estacionrio que o aumento do nvel de investimento per capita no tende a aumentar o estoque de capital per capita, pelo simples fato de que o aumento de uma unidade a mais de capital (mquina = investimento), ser compensado pela depreciao ocorrida no estoque de capital j existente. Em situaes como esta, entende-se que a produtividade marginal do capital ser exatamente igual a taxa de depreciao do estoque de capital .

Pmgk =

55
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Matematicamente e como forma de resolvermos esta questo, podemos demonstrar o resultado da Produtividade Marginal do Capital (Pmgk). A variao de uma unidade do estoque de capital, que define a produtividade marginal do capital, representada matematicamente pelo conceito de derivada.

Pmgk = y . k
Sendo o produto per capita dado pela frmula disposta no enunciado da questo k0,5, temos:

Pmgk =

1 k 0,5 = 0,5 * k 0,51 = 0,5 * k 0,5 = k 2 k

Igualando a Pmgk taxa de depreciao, como forma de definirmos o Estado Estacionrio, temos:

Pmgk =

1 2 k

1 2 k

= 0,05. Multiplicando-se cruzado, temos:

1 = 2 * 0,05

1 = 0,10

k = 10

k = 100

Inicialmente podemos obter o valor do produto per capita, j que y = k0,5 = 10

Substituindo-se os valores de k e de y na frmula do Estado Estacionrio, temos que:

s.10 = 0,05.100

56
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI s = 0,5.

Lembrando que o valor do investimento per capita dado pela multiplicao da taxa de poupana per capita s e do produto per capita y.

I = sy

0,5 * 10 = 5

Gabarito: letra a.

3 (ECONOMISTA/BNDES CESGRANRIO/2008) Na Teoria do Crescimento Endgeno de Lucas e outros, ao contrrio de outros modelos (clssico, neoclssico, etc.) a) o limite do crescimento econmico decorre das restries formao de capital fsico. b) o crescimento da economia conseqncia nica da ligao weberiana entre o capitalismo e o protestantismo. c) o investimento em capital humano, estimulando a capacidade de criao e a inveno, considerado um fator bsico para crescer. d) os recursos naturais do pas so considerados o fator fundamental para o crescimento. e) as restries externas, de balano de pagamentos, limitam o crescimento da economia.

Resoluo:

Segundo o modelo de crescimento endgeno proposto por Lucas, o crescimento conjunto dos nveis de estoque de capital e de capital humano tende a promover um crescimento sustentado no longo prazo. O investimento em capital humano tende a promover o progresso tecnolgico, o que por conseqncia gerar um aumento da capacidade de produo do prprio estoque de capital, gerando assim um crculo vicioso de crescimento.

57
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Gabarito: letra c.

4 (AFRF/SRF ESAF/2003) Com relao ao modelo de crescimento de Solow, correto afirmar que, no equilbrio de longo prazo: a) quanto maior for a taxa de depreciao, maior ser o estoque de capital por trabalhador. b) a taxa de crescimento do produto por trabalhador igual taxa de depreciao. c) quanto maior for a taxa de poupana, maior ser o consumo por trabalhador. d) quanto maior for a taxa de crescimento populacional, maior ser o estoque de capital por trabalhador. e) quanto maior a taxa de poupana, maior ser o estoque de capital por trabalhador.

Resoluo:

Conforme verificamos, quando ocorre um incremento na taxa de poupana, maior tende a ser a variao do estoque de capital e conseqentemente maior ser o estoque de capital por trabalhador.

Var k = sy dk

a) Quanto aos demais comentrios, quanto maior for a taxa de depreciao, menor ser o estoque de capital por trabalhador.

b) A taxa de crescimento do produto per capita dependente da taxa de crescimento do estoque de capital menos a taxa de depreciao.

c) Quanto maior for a taxa de poupana menor ser o consumo por trabalhador.

d) Quando ocorre um aumento da taxa de crescimento populacional, menor tende a ser o estoque de capital por trabalhador.

58
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Gabarito: letra e.

5 (ECONOMISTA/BNDES CESGRANRIO/2009) O Modelo Bsico de Crescimento de Solow considera o papel da taxa de poupana na formao de capital fsico e o aumento da mo de obra efetiva, dado exogenamente, para explicar o crescimento da economia. Os modelos de crescimento endgeno consideram o(a) a) papel da poupana na acumulao de capital fsico como irrelevante. b) aumento populacional como um entrave ao crescimento, por expandir o consumo. c) volume de poupana externa entrando no pas como o promotor fundamental de seu crescimento. d) explicao do processo de acumulao de capital humano e de conhecimento como parte do modelo. e) insuficincia da demanda agregada como o principal obstculo ao crescimento sustentado da economia.

Resoluo:

Conforme disposto na resposta quanto questo 18, segundo o modelo de crescimento endgeno de Lucas, o capital humano e o conhecimento associado de especial importncia para um pas que deseja crescer de forma sustentada no longo prazo.

Gabarito: letra d.

6 (Consultor/Senado Federal CESPE/2002) Com base no modelo de crescimento econmico proposto por Robert Solow, julgue os itens a seguir. a) Ignorado o efeito do progresso tcnico, o estado estacionrio pode ser determinado pelo ponto em que o montante de poupana apenas suficiente para cobrir a depreciao do estoque de capital existente. b) Ainda ignorando o efeito do pregresso tcnico, uma mudana na razo entre a poupana nacional e produto no ir provocar uma mudana permanente na taxa de crescimento econmico.

59
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI c) A taxa de poupana afeta o nvel de produto por trabalhador a longo prazo. d) O resduo obtido aps a subtrao das fontes identificveis de crescimento econmico , na grande maioria dos casos, insignificante, e decorre,

fundamentalmente, de mudanas na produtividade total dos fatores. e) O modelo proposto por Solow explica o fenmeno da convergncia nos nveis de renda entre pases pobres e ricos, observada ao longo dos ltimos 50 anos.

Resoluo:

a) A assertiva reflete exatamente o equilbrio no estado estacionrio, em que a variao do estoque de capital per capita igual a zero. b) Na ausncia de progresso tcnico, conforme vimos, a mudana na taxa de poupana pode at levar inicialmente a economia ao aumento do produto e do estoque de capital per capita. No obstante, esta mudana no ser permanente. c) A taxa de poupana altera apenas o nvel de estoque de capital per capita, sendo somente o progresso tcnico o definidor do nvel de produto no longo prazo. d) O resduo de Solow derivado das fontes no identificveis de crescimento econmico, tal como o estoque de capital e de mo de obra. Este resduo, conforme destacado, pode ter grande representatividade no crescimento econmico. e) O modelo no explica a convergncia mas sim a divergncia, uma vez que para os pases que apresentaram maior progresso tcnico, maiores foram os nveis sustentados de crescimento econmico.

Gabarito: C,C,E,E,E.

7 - (AFC/STN ESAF/2000) Considere o consumo das famlias e os gastos do governo num modelo de escolha intertemporal de dois perodos: presente e futuro. Suponha que as decises de consumo das famlias possam ser expressas a partir da seguinte equao, tambm conhecida como restrio intertemporal das famlias num modelo de dois perodos: C1 + C2/(1 + r) = (Q1 T1) + (Q2 T2)/(1 + r), onde , para i = 1,2, Ci = consumo no perodo i, Qi = produo no perodo i, Ti = impostos no perodo i, e r = taxa real de juros. Suponha ainda que o governo se depare com a seguinte restrio

60
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI oramentria intertemporal: G1 + G2/(1 + r) = T1 + T2/(1 + r), onde para cada i = 1,2, Gi = gastos do governo no perodo i. Podemos ento afirmar que

a) um corte nos impostos no presente tem maiores efeitos no consumo futuro, caso esse corte no seja acompanhado por alteraes no padro de gastos do governo. b) um corte nos impostos no presente com certeza altera o consumo presente, independente de alteraes no padro de gastos do governo no presente e no futuro. c) um corte nos impostos no presente atua no modelo de escolha intertemporal como no modelo keynesiano; o consumo estimulado pelo aumento da renda disponvel. d) se o governo corta os impostos no presente sem que ocorram alteraes no padro dos seus gastos, presente e futuro, tanto o consumo presente quanto futuro ficam inalterados. e) um corte nos impostos no causa alteraes no consumo, j que, em um modelo de escolha intertemporal, o consumo exgeno.

Resoluo:

Trata-se do prprio conceito de expectativas racionais desenvolvido em aula. Se os consumidores entendem que o corte de impostos no presente ensejar o aumento dos impostos no futuro, de forma a compensar a perda de arrecadao, os consumidores no modificam o seu padro de consumo no presente, tornando a poltica fiscal incua no objetivo de estmulo do emprego e da renda.

Gabarito: letra d.

8 (AFRF/SRF ESAF/2002) Considere a seguinte equao, tambm conhecida como restrio oramentria intertemporal de um consumidor num modelo de dois perodos: C1 + C2/(1 + r) = (Y1 T1) + (Y2 T2)/(1 + r), onde Ci = consumo no perodo i (i = 1,2); Yi = consumo no perodo i (i = 1,2); r = taxa real de juros; Ti = impostos no perodo i (i = 1,2). Com base nesse modelo, correto afirmar que

61
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) as restries de crdito pioram a situao do consumidor, independente de sua estrutura de preferncias intertemporal. b) se vale a equivalncia ricardiana, um aumento em T1 reduz o consumo no perodo 1. c) se o consumidor poupador, um aumento na taxa real de juros eleva o consumo no segundo perodo. d) no equilbrio, o consumidor ir escolher consumir nos dois perodos quando a taxa marginal de substituio intertemporal for igual a zero. e) se Ti = 0 (i = 1,2), a restrio oramentria intertemporal apresentada se reduz funo consumo keynesiana.

Resoluo:

O aumento das taxas de juros para o consumidor poupador aumenta o seu consumo no futuro, uma vez que este ter maior disponibilidade de recursos diante do rendimento obtido com o aumento dos juros.

Gabarito: letra c.

62
Prof. Francisco Mariotti www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche