Sei sulla pagina 1di 44

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI AULA QUATRO

Caros (as) Alunos (as),

Inicio esta aula informando a vocs que optei em alterar o contedo programtico a ser abordado na aula 4. Optamos em transferi-lo para a aula 5, passando a abordar na aula 4 o contedo que, conforme disposto na aula demonstrativa, estava previsto para a ento aula 5. Assim sendo, apontaremos os seguintes pontos do contedo programtico:

Modelo de oferta e demanda agregada, inflao e desemprego. A funo demanda agregada. As funes de oferta agregada de curto e longo prazo. Efeitos da poltica monetria e fiscal no curto e longo prazo. Choques de oferta. Inflao e Emprego. Determinao do Nvel de Preos. Introduo s Teorias da Inflao. A curva de Phillips. A Rigidez dos reajustes de preos e salrios. A teoria da inflao inercial e a anlise da experincia brasileira recente no combate inflao.

Nesta aula foram adicionadas questes cobradas no somente pela ESAF, mas por diversas outras bancas.

Um abrao,

Mariotti

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1. Modelos macroeconmicos de determinao da renda Oferta e Demanda Agregada

A noo de inflao, ou de outra forma, a noo da subida generalizada dos nveis de preos, est associada ao contexto que define a relao entre a oferta e a demanda agregada. As anlises dos modelos de oferta e demanda agregada permitem uma viso mais realista do processo econmico, envolvendo a adoo de polticas dentro de horizontes tanto de curto quanto de longo prazo de anlise. As variveis econmicas chaves so o preo e quantidade de bens e servios produzidos em uma economia que, em essncia, representa a prpria mensurao do PIB.

1.1 A oferta agregada da economia

Oferta agregada a quantidade total de produo que as empresas fornecem para um determinado padro de preos e salrios. As empresas decidem quanto querem produzir para maximizar os lucros, levando em conta o preo do produto, o custo dos insumos, o estoque de capital e a tecnologia disponvel para a produo. No obstante, de outro lado encontram-se as famlias, que tambm tomam uma deciso de oferta: quanto trabalho esto dispostas a oferecer com base no nvel real de salrio que iro receber.

1.1.1 A funo de produo

As economias so compostas por um grande nmero de empresas que usam capital (K), trabalho (L) e tecnologia (t) para gerar uma quantidade de produo denominada (Y). O capital representado pelas fbricas, mquinas e pelo estoque de mercadorias. O trabalho em si a mo-de-obra disponvel s empresas. Tem-se ainda a tecnologia, responsvel por avanos no processo de produo.

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Nesta anlise inicial ser considerado um horizonte de anlise de curto tempo, curto prazo, perodo em que a tecnologia empregada e o estoque e capital, na produo, so ditos constantes. O nico insumo varivel o trabalho (m.

Vejamos o grfico abaixo:

Y
Y2 Y1

L1 L2

L Observe que a produo das empresas aumenta na medida em que acrescentada uma quantidade maior do fator de produo mo-de-obra. Verifica-se, no entanto, que a produo cresce a valores decrescentes, ou seja, para cada unidade adicional de trabalho, o aumento de uma unidade a mais de mo-de-obra contribui menos que a anterior para o crescimento da produo. Isso ocorre simplesmente porque, no curto prazo, o estoque de capital (mquinas, instalaes) e a tecnologia empregada no processo produtivo so constantes, variando apenas a mo-de-obra contratada.

A economia denomina esta caracterstica atravs da chamada LEI DOS RENDIMENTOS MARGINAIS DECRESCENTES, ou seja, para cada unidade adicional de trabalho, menor ser a sua contribuio para o crescimento da produo e, conseqentemente, para a oferta agregada.

1.1.2 O nvel de emprego, os salrios, a Oferta Agregada e o Modelo Clssico Dentro da teoria econmica encontra-se duas vertentes de anlise da oferta agregada. A teoria clssica afirma que quando a economia est em equilbrio, esta apresenta pleno emprego de recursos (trabalhadores empregados, capacidade 3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI produtiva ao mximo), o que quer dizer que toda a oferta agregada demandada pelos consumidores. Dessa caracterstica depreende-se que no existe desemprego involuntrio, ou seja, todos aqueles que desejam trabalhar esto trabalhando.

O nvel de emprego da economia definido no mercado de trabalho, em que de um lado temos a oferta de trabalho pelas famlias (OL) e do outro lado a demanda de trabalho pelas empresas (DL). Atenta-se assim que no mercado de trabalho, diferentemente do mercado de bens e servios, que oferta trabalho so os trabalhadores e quem demanda trabalho so as empresas.

O balizador das decises das empresas e das famlias ser o salrio (W), que, quanto mais alto, mais interessante se torna para as famlias e, consequentemente, menos para as empresas. De forma contrria, quanto mais baixos forem os salrios, menor ser o interesse das famlias em ofertar trabalho e maior os interesse das empresas em contratar trabalhadores.

De acordo com o modelo clssico, que considera a existncia de pleno emprego dos recursos, que nada mais do que a considerao de que a economia opera com a mxima capacidade (produto potencial), ou seja, ainda, sem a existncia de desemprego dito involuntrio, o que definir a oferta agregada ser o salrio real (W/P), estabelecido nas negociaes entre empresas e famlias.

Importante ser ressalvado que o parmetro o salrio real, de forma que, para se chegar ao seu resultado, necessita-se descontar os preos dos produtos, (W/P). Esse desconto (diviso) representa a medio do poder de compra do salrio em funo do preo dos bens e servios vendidos. Para um nvel de preos mais alto, menor ser o salrio real em termos de poder de compra das famlias e maior ser o ganho das empresas. Dada esta caracterstica, pode-se entender que as variaes nos preos de bens e servios geram mudanas na oferta e na demanda de mo-de-obra, trazendo conseqncias diretas sobre a produo.

Conforme P aumenta, tende a existir um excesso de demanda no mercado de trabalho, uma vez que os salrios nominais (W) (sem o desconto dos preos) 4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI permanecem inalterados. O resultado provocado pela rigidez salarial promove o aumento nos ganhos das empresas e uma conseqente queda no salrio real dos trabalhadores.

Destaca-se, no entanto, que, segundo o modelo clssico, os salrios nominais (W) se ajustam automaticamente s variaes no nvel de preos, fazendo com que as empresas no tenham interesse de contratar mais funcionrios, mantendo, por corolrio, constante o nvel de produo. Essas interpretaes e concluses prvias nos permitem descrever graficamente o comportamento de uma economia diante da viso da teoria clssica.

Vejamos como ficaria esta situao em grficos:

Y
Obs. 1: A Produo tem como insumo varivel somente a mo-de-obra, caracterizando uma anlise de curto prazo.

L W/P OL W/P* DL L* P OA L
Obs. 3: Estando os salrios reais sempre em equilbrio, no haver disposio das empresas em contratar mais trabalhadores, caracterizando o pleno emprego e o nvel de produo constante, onde apenas os preos variam. Perceba, Obs. 2: De acordo com a teoria clssica, como os salrios nominais ajustam-se automaticamente, os salrios reais esto sempre em equilbrio, permanecendo constantes.

inclusive, que a Oferta Agregada se torna vertical.

Y*

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Conforme se verifica, segundo o modelo clssico, a economia encontra-se sempre em pleno emprego, ou seja, o produto efetivo igual ao produto potencial, sendo a curva de oferta agregada vertical em relao ao eixo do PIB. Estando em pleno emprego, qualquer poltica que porventura possa ser feita pelo governo, via, por exemplo, aumento dos seus gastos (multiplicador keynesiano), levar to somente ao aumento dos preos, conforme se conclui de maneira primria pela anlise da curva de oferta agregada vertical.

1.1.3 O nvel de emprego, os salrios, a oferta agregada e o modelo keynesiano

Diferentemente da abordagem clssica, o modelo keynesiano afirma que os salrios nominais (W) so rgidos no curto prazo. Desta forma, uma vez que ocorram variaes nos preos, o salrio real tende a se deteriorar. Um exemplo bastante ilustrativo pode ser representado pelos contratos de trabalho. Uma vez que o salrio real est mais baixo, ocorre o maior interesse por parte das empresas em contratar mo-de-obra, diminuindo assim o desemprego na economia. Raciocnio inverso vlido para o caso de diminuies nos preos dos produtos, uma vez mantido constante o salrio nominal (W). Esta situao leva a um aumento do salrio real, estimulando os trabalhadores a oferecerem mais trabalho, mas trazendo, por conseqncia, um aumento do desemprego e queda na produo.

Todas estas explicaes podem ser resumidas pelos grficos abaixo, em que quedas no salrio real (W/P), promovidas pela subida dos preos, levam as empresas a demandarem mais trabalho, aumentando assim o nvel de emprego e a oferta agregada. Da mesma forma, aumentos no salrio real (W/P), promovidos por quedas nos preos, levam as empresas a demandarem menos trabalho, aumentando o desemprego e diminuindo a oferta agregada.

6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

W/P

OL
W/P acima do equilbrio

Obs. 1: O salrio nominal fixo no curto prazo. Uma vez ocorrida queda nos preos, o salrio real, o que realmente importa, leva as empresas a

DL L* L W/P OL
W/P abaixo do equilbrio

demandarem menos trabalhadores.

Obs. 2: Ocorrida a subida nos preos, o salrio real leva as empresas a demandarem mais trabalhadores.

DL L* P
P2 P1

L
Obs. 3: De acordo com a teoria keynesiana,

OA

quanto maior forem os preos, menor ser os salrios reais, o que far com que as empresas demandem mais trabalhadores e aumentem a oferta agregada. Veja que a oferta agregada

Y1

Y2

positivamente inclinada.

A interpretao keynesiana da oferta agregada da economia associada muitas vezes ao comportamento realista de uma economia no curto prazo, uma vez que os contratos de trabalho (valor dos salrios) so rgidos por determinado perodo de tempo. De acordo com este modelo, um tanto quanto realista, as empresas operam com relativa capacidade ociosa, ou seja, o produto efetivo est abaixo do produto potencial, fazendo com que estas tenham estmulo em aumentar a oferta de bens e servios, tornando a curva de oferta agregada positivamente inclinada conforme representado pelo grfico acima.

Destaca-se ainda, dentro da anlise da oferta agregada da economia, uma abordagem alternativa realizada por Keynes, o chamado caso extremo, em que 7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI devido a problemas denominados de custos de menu (incapacidade da empresa de mudar os preos de seus produtos nos curto prazo), as empresas so levadas a ofertar uma quantidade maior de produo a preos fixos. Isso se traduziria no grfico em uma reta horizontal onde os preos estariam constantes e a oferta agregada cada vez maior. Mesmo no sendo um caso efetivamente realista, caracteriza-se com uma das abordagens sobre a oferta agregada. P
Obs. 1: Devido a custo de reajustes nos preos
P

em curto espao de tempo, a produo da economia ofertada a preos constantes.

Q A sistematizao da abordagem da oferta agregada em uma economia pode ser assim disposta na forma grfica: P

OA

Oferta Agregada Caso Clssico Sendo o salrio nominal flexvel (W/P) no curto prazo, a produo se mantm constante, no nvel de pleno emprego de recursos.

Y*

Y
Caso keynesiano bsico de oferta agregada.

OA
P2 P1

Como o salrio nominal (W/P) fixo no curto prazo e o produto efetivo est abaixo do produto potencial, variaes nos preos estimulam o aumento empresas. da oferta agregada por parte das

Y1

Y2
Caso keynesiano extremo de oferta agregada.

OA

A empresa no consegue reajustar os preos no curto prazo, vendendo os seus produtos a um preo constante.

Y 8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.2 Forma alternativa de interpretao da oferta agregada

A curva de oferta agregada keynesiana pode ser ainda explicitada conforme a frmula abaixo:

Equao da curva de oferta agregada de curto prazo:

Y = y + a (P Pe) =
Y = Produto efetivo y = Produto esperado P = nvel de preos efetivo Pe= nvel de preos esperados a = repasse da diferena de preos, sendo a>0

Vejamos a interpretao da frmula:

Conforme a diferena entre o nvel de preos efetivo e o nvel de preos esperado, maior ou menor ser o produto efetivo da economia. Se os trabalhadores esperam um determinado nvel de preos (Pe) e fixam um salrio nominal de acordo com esta expectativa, um nvel de preos efetivo maior acaba por deprimir os salrios reais (W/P), resultando em maiores ganhos para as empresas, que assim contratam mais, aumentando, por conseqncia, os nveis de produo e emprego no curto prazo.

1.3 A demanda agregada da economia O equilbrio da economia determinado pela interao entre a oferta agregada e da demanda agregada.

Em uma economia fechada, ou seja, sem a presena dos fluxos de comrcio exterior, a demanda agregada definida, conforme vimos anteriormente, pelas despesas de consumo (C), pelos investimentos das empresas (I) e pelos gastos 9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI governamentais (G). Adicionalmente, partindo da viso microeconmica, verifica-se que variaes positivas nos preos dos produtos desestimulam a demanda por bens e servios por parte das famlias enquanto que a diminuio dos preos tende a estimular a demanda individual e, consequentemente, a demanda agregada.

Em uma economia aberta, ao resultado da demanda agregada deve ser adicionado s exportaes lquidas, que nada mais representam do que o batimento entre as exportaes e as importaes de bens e servios no fatores (X - M).

Feitas estas consideraes e relembrando a prpria noo de uma curva de demanda padro, pode-se dizer que a curva de demanda agregada possui uma relao inversa com o nvel de preos, conforme o grfico abaixo.
P A curva de Demanda Agregada negativamente inclinada, o que demonstra que quanto maior o

DA

nvel de preos, menor a demanda por bens e servios.

1.4 O equilbrio entre Oferta e Demanda Agregada numa economia curto prazo

1.4.1 Oferta Agregada Clssica e Demanda Agregada

Pode-se considerar o aumento da demanda agregada por um dos seus componentes positivos (C, I, G, X), demonstrando os resultados sobre o equilbrio entre a oferta e a demanda agregada para uma economia que se encontra em pleno emprego, ou seja, uma economia interpretada segundo o modelo clssico.

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

P
P1 DA1 DA0 Y1

Caso clssico em que a oferta agregada vertical.

P0

Aumentos na demanda agregada trazem como resultado somente aumento do nvel de preos, dado que a economia j se encontra no pleno emprego dos recursos produtivos. Para os clssicos, o produto potencial da economia igual ao produto efetivo. Ainda afirmado por estes tericos, o salrio nominal flexvel, trazendo como conseqncia a manuteno do salrio real e o desestmulo ao aumento da oferta agregada.

A interpretao da oferta agregada clssica similar interpretao da prpria viso da anlise econmica no longo prazo, em que, como existe tempo para o ajustamento de todos os fatores de produo envolvidos (trabalho, capital, tecnologia), no sendo assim mais constante, a economia atingir o pleno emprego, no qual, conforme destacado no pargrafo anterior, o produto efetivo ser igual ao produto potencial.

Destacado ainda que, na anlise isolada da oferta agregada clssica, verificou-se que estmulos da demanda agregada no levaro ao aumento do PIB, tendo impacto to somente no nvel de preos da economia, situao tradicionalmente conhecida como inflao.

1.4.2 Oferta Agregada Keynesiana e Demanda Agregada Diferentemente da interpretao feita pelo modelo clssico, no modelo keynesiano os estmulos na demanda agregada levam ao aumento do PIB. Este resultado devido ao fato de que, segundo Keynes, existe desemprego involuntrio, caracterizado pelo fato de que o produto efetivo esta abaixo do pleno emprego ( produto potencial). Outro fator importante o de que os salrios so rgidos no curto 11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI prazo, devido principalmente aos contratos de trabalho, estimulando as empresas a ofertarem produtos e servios, uma vez que estas tm seus ganhos majorados de forma real.

OA
P2 P1 DA2 Y1 Y2 DA1

Caso keynesiano. A oferta agregada positivamente inclinada.

1.4.3 Oferta Agregada Keynesiana extrema e a Demanda Agregada A anlise se d entre a interao da oferta agregada horizontal, assim caracterizada por partir do pressuposto de que custos associados s alteraes nos preos so excessivamente elevados, tornando os prprios preos rgidos no curto prazo, e a demanda agregada.

No caso keynesiano extremo os estmulos na demanda agregada via aumento nas variveis somativas (C, I, G e X), provocam o aumento da produo (PIB) e da prpria renda do pas, sem causar mudanas nos nveis de preos.

P
DA1 DA2

OA Caso keynesiano extremo

12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 1.5 A Oferta e a Demanda agregada: do curto para o longo prazo Caracterizadas as curvas de oferta agregada segundo os pressupostos tericos (CLSSICO, KEYNESIANO e KEYNESIANO EXTREMO), bem como a curva de demanda agregada, expomos abaixo a transio da economia do curto para o longo prazo.

Basicamente, as mudanas se concentram na formao dos preos, salrios e na variao dos demais insumos de produo, de forma que, em prazos maiores, passa a existir uma maior flexibilidade na adequao dos preos (estes no so rgidos), podendo ser alterados ao longo do tempo. No mesmo sentido, os salrios agora so variveis, uma vez que, ocorrida a mudana nos preos, estes podem ser alterados, corrigindo-se as perdas ocasionadas aos trabalhadores em decorrncia da subida dos preos.

P
OALP OACP

DA

Y Os trechos abaixo destacados expem a passagem da economia do curto para o longo prazo, adici adicionando-se ao grfico a demanda agregada em diferentes momentos do tempo.

OALP

OACP DA1 DA0

DA2

Y 13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 2. Inflao e (des)emprego.

2.1 Inflao Pode-se definir a inflao como o aumento generalizado do nvel de preos. J o desemprego definido como a parcela da populao economicamente ativa (desemprego involuntrio) que est sem trabalho.

A interpretao da inflao dentro da anlise de um processo econmico pode ser derivada de duas causas bsicas: A Inflao de Demanda e a Inflao de Custos.

A Inflao de Demanda ocorre quando existe um excesso de demanda agregada frente a oferta agregada da economia, ou seja, trata-se de uma situao em que a demanda por bens e servios superior oferta dos mesmos bens e servios.

A Inflao de Custos ocorre quando, diante de aumentos nos custos das empresas, aumentos estes derivados de variaes salariais positivas, de quebras na produo dos bens devido a problemas climatolgicos ou mesmo derivados da reduo da oferta de bens considerados insumos de produo de outros bens.

Com base no ltimo grfico desenvolvido no tpico anterior, relativo interao entre oferta e demanda agregada, pode-se demonstrar primeiramente a ocorrncia de inflao de demanda na economia:

14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

p
P3 P2 P1

OA

Nvel de pleno emprego (Y), onde o excesso de demanda agregada sobre a oferta agregada leva somente a aumentos nos preos.
DA4

DA3 DA1 DA2

Y O preo sobe em funo da demanda agregada ser superior oferta agregada.

Custos de menu (o preo constante no curto prazo). Keynesiano extremo.

Dada a curva de oferta agregada (OA), aumentos na demanda agregada (DA1) resultam em aumentos do produto da economia (Y), at o ponto em que a economia atinge o pleno emprego.

Verificou-se a existncia de situaes em que aumentos na demanda agregada no alteram os preos da economia, situao de curto prazo em que o repasse de aumento nos preos no vantajoso (custo de menu). Graficamente verifica-se esta posio na passagem da economia de DA1 para DA2. Num segundo momento verifica-se que existem ao longo da trajetria de aumento da demanda agregada sobre a oferta agregada, pontos (DA3) onde o produto da economia cresce, mas acompanhado de elevaes nos nveis dos preos.

A grande questo a este respeito refere-se ao aumento necessrio na produo das empresas diante do aumento da demanda agregada. Com os recursos (capacidade produtiva) sendo utilizados cada vez mais, cada unidade adicional de trabalhador empregado no processo produtivo rende menos que o anterior, simplesmente porque o estoque de recursos da economia (mquinas e espao fsico) fixo, ou seja, a oferta no aumenta na mesma velocidade do aumento da demanda agregada.

15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Esta situao ocorre, de acordo com o grfico, no momento em que a demanda agregada aumenta de (DA2) para (DA3). Uma vez que a economia atinja o pleno emprego, com toda a capacidade produtiva de economia sendo utilizada, aumentos na demanda agregada geraro somente aumentos nos preos da economia. Graficamente esta situao ocorre quando a demanda agregada aumenta de DA3 para DA4.

3. O lado monetrio da inflao de demanda Caracterizadas as implicaes do excesso de demanda agregada sobre a oferta agregada da economia, necessita-se saber que motivos justificam a ocorrncia de inflao de demanda.

A interpretao do fenmeno inflacionrio pode se dar tanto pelo lado monetrio como pelo lado real da economia. No lado monetrio, o crescimento dos preos est embasado na teoria quantitativa da moeda (TQM), que se define pela seguinte equao:

MV = PY
9 M e a quantidade de moeda na economia; 9 V, a velocidade-renda da moeda (quantas vezes uma unidade monetria muda de mo, num dado perodo); 9 P, o nvel geral de preos e; 9 Y, o nvel de renda real ou produto.

Vamos a um exemplo: Ex: M = 100; V = 4; P = 8; Y = 50,

100 X 4 = 8 X 50 = 400 A quantidade de moeda da economia girando 4(quatro) vezes no perodo ser exatamente igual aos preos dos produtos vezes a sua quantidade fsica. 16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI A TQM afirma que, no curto prazo, a velocidade da moeda (V) e o nvel de produo so constantes, de forma que somente variaes na quantidade de moeda disponvel na economia impactam diretamente os nveis de preos. Ex: Se a oferta de moeda aumentar de 100 para 150, os preos vo aumentar de 8 para 12.

150 X 4 = 12 X 50 = 600.

A interpretao de que o aumento da oferta de moeda gera aumentos subseqentes na inflao se d o nome de teoria monetarista da inflao.

4. O lado real da inflao de demanda

Diferentemente da interpretao da inflao como fenmeno monetrio, a lado real pode provocar aumentos nos preos, iniciados por um dos componentes da demanda agregada.

DA (Y) = C + I + G + X M

O aumento do consumo pode ser iniciado por meras expectativas (Natal, dia das mes, probabilidade de subida dos preos), o que levar, uma vez que a economia esteja em pleno emprego de recursos (produto efetivo igual ao produto potencial), a um processo inflacionrio, sem que haja qualquer aumento real no PIB.

A forma de conteno da inflao a execuo de poltica monetria restritiva (reduo da moeda na economia), bem como polticas fiscais de mesma medida (aumento dos impostos ou reduo dos gastos pblicos), de forma a diminuir a renda disponvel para a compra de bens e servios.

Estes monetaristas.

entendimentos

so

defendidos

pelos

economistas

chamados

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 5. A inflao de custos (Oferta agregada) A inflao de custos derivada do aumento dos custos de produo de bens e servios. Aumentos dos salrios devido a presses de fortes sindicatos, a quebra de produes, so bons exemplos de inflao de custo.

O aumento dos custos leva as empresas a reduzirem a sua produo. Uma vez que no houve motivo para que a demanda por bens e servios se alterasse, a escassez de oferta leva ao aumento dos preos.

Vejamos o grfico abaixo:

Diante do aumento dos custos, a oferta agregada diminui de OA1 para OA2, onde o nvel de preos mais alto e a produo

p
P3 P2

OA2 OA1

menor, o que traz como conseqncia um aumento do desemprego.

DA3 P1 DA2 DA1

O preo sobe em funo da escassez da oferta agregada frente demanda agregada.

Pode-se dizer que a inflao de custos tem dois efeitos perversos sobre o resultado econmico. O primeiro deles de que a diminuio da oferta gera o aumento do nvel de preos, dado que a demanda agregada no se alterou. Um segundo mal que devido ao incremento dos custos, o desemprego ir aumentar, uma vez que as empresas tero seu custo de produo majorado.

A situao onde temos a ocorrncia de inflao com o aumento do desemprego o que chamamos de estagflao, representada pela estagnao econmica com o aumento do nvel de preos. 18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 6. A inflao inercial

Nos anos de 1980 a economia brasileira passou a contar com um novo diagnstico das causas inflacionrias e, conseqentemente, com novas polticas de combate inflao.

Os pressupostos tericos eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negcios, contratos, eram firmados com base num ndice que garantisse a correo monetria dos valores envolvidos. Era como se tudo na economia do pas estivesse sempre aumentando de valor. Desta forma, todos os aumentos de preos eram captados pelo ndice e automaticamente eram repassados para todos os demais preos da economia, gerando um processo automtico de realimentao da inflao. A esse fenmeno auto-alimentador denominou-se inflao inercial.

O Plano Cruzado procurou romper com esse mecanismo de propagao da inflao, congelando os preos, salrios e algumas outras variveis. No entanto, muitas foram as falhas do plano de congelamento, a comear pelo carter de surpresa com que foi implantado, pois os preos relativos encontravam-se desregulados, muitos preos defasados, provocando o imediato aparecimento de gio.

A corrente defensora da inflao inercial se contraps diretamente ao diagnstico ortodoxo da inflao, ao afirmar que o excesso de gastos governamentais, causadores de constantes dficits pblicos, no era o responsvel pelo fenmeno inflacionrio.

7. A inflao estrutural

Segundo a corrente estruturalista, as causas da inflao em pases subdesenvolvidos eram derivadas essencialmente de carter estrutural da economia, tais como: 19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) estrutura agrcola, pela qual a oferta de alimentos no responde rapidamente aos estmulos de demanda, provocando elevaes dos preos;

b) estrutura do comrcio internacional, que leva ao dficit crnico no Balano de Pagamentos dos pases subdesenvolvidos e a obrigao de serem realizadas polticas de desvalorizao cambial, provocando aumentos nos custos de produo;

c) estrutura oligoplica dos mercados, o que faz com que as empresas repassem todos os aumentos de custos aos preos dos produtos finais.

Segundo essa corrente o combate inflao deve ser feito principalmente atravs de reformas estruturais (por exemplo, a reforma agrria), e pelo controle de preos dos setores oligopolizados.

8. A Curva de Phillips - Inflao e desemprego

At a primeira metade do sculo XX seguia-se a caracterizao da inflao segundo os entendimentos keynesiano, com a economia abaixo do pleno emprego, e pela viso clssica, em que o produto da economia encontrava-se no nvel de pleno emprego. Para Keynes os preos eram rgidos no curto prazo, de forma que mudanas no sistema afetavam apenas as variveis reais (emprego, produo). Por outro lado, para os clssicos, as variveis reais permaneciam inalteradas, de forma que mudanas exgenas (aumento dos gastos governamentais) traduziam-se apenas em movimento de preos.

Diferentemente das interpretaes keynesiana e clssica, passou-se a entender o fenmeno de subida dos preos segundo a relao existente entre o emprego da mo-de-obra e a inflao. Esta interpretao ficou conhecida como Curva de Phillips.

Considerando que o nvel de produto est diretamente relacionado ao nvel de emprego ou inversamente proporcional ao desemprego, e sabendo que a inflao 20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI corresponde ao aumento geral do nvel de preos, a proposio terica de Phillips fornece-nos uma nova estrutura para a curva de oferta agregada da economia. Assim, se quisermos obter mais produto, ou de acordo com a curva de Phillips, menor desemprego, poderemos, mas em troca de preos mais elevados (mais inflao).

Vejamos o resultado desta interpretao na forma grfica e atravs de uma simples frmula:

Taxa de inflao 5

Inflao = - (u - un), sendo u a taxa de desemprego ocorrida, un" a taxa natural de desemprego, e o repasse da diferena encontrada para a inflao do perodo.

un

Taxa de desemprego

A frmula acima diz que a inflao derivada do desvio de desemprego de mo-de-obra da economia em relao taxa natural de desemprego.

Note que na medida em que a taxa de desemprego for igual a sua taxa natural, a inflao ser igual a zero. Da mesma forma, a inflao ser positiva se o desemprego estiver abaixo do pleno emprego.

Uma alterao trazida por Phillips de que a analise econmica passa a se dar em termos de taxas (de inflao, desemprego) ao invs de nveis de produto e preos.

8.1 Expectativas e Curva de Phillips (verso aceleracionista)

As expectativas dos agentes econmicos vieram a interferir no resultado apresentado pela curva de Phillips. Contestou-se sua estabilidade alegando-se que, quando se tem inflao recorrente (caso brasileiro no passado), os agentes passam a se antecipar inflao, remarcando seus preos sem alterar a produo e, 21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI conseqentemente, o emprego. Essa viso alterou o resultado da curva, adicionando a ela o componente da inflao esperada pelos agentes. Inflao = inflao esperada - (u - un) +

Taxa de inflao

un

Taxa de desemprego

Considerado os pontos acima, verifica-se que a taxa efetiva de inflao depende de quanto os agentes esperam de inflao. Na verdade, o que se verifica que a inflao pode ocorrer independentemente da atividade econmica se alterar ou no. Na verdade as expectativas dos agentes passam a ter papel fundamental no nvel inflacionrio.

De acordo com as expectativas adaptativas, a inflao esperada para este ano a mdia ponderada das inflaes dos ltimos anos. Com este nvel de abstrao, torna-se difcil o governo combater a inflao, uma vez que a prpria inflao se forma independentemente das medidas econmicas a serem tomadas, como forma de diminuir as oscilaes no produto.

Diferente da adaptao s inflaes passadas, as expectativas racionais consideram que os agentes no olham o passado, mas somente as informaes presentes. Assim, para formar as suas expectativas, os indivduos no incorrem em erros sistemticos. A implicao importante da hiptese das expectativas racionais, em relao a analise de Phillips, a de que, no longo prazo, a taxa de desemprego tender taxa natural, ou seja, os desvios decorrero dos erros de expectativa, que tendem a serem corrigidos pela racionalidade econmica. O resultado da teoria das expectativas racionais coloca por terra toda a fundamentao da curva de Philips, 22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI sendo a inflao dependente apenas dos fatores conjunturais que atuam sobre os preos dos bens e servios.

O resultado da curva de Phillips a partir do modelo de expectativas racionais, em uma anlise de longo prazo, mostra que o nvel de preos tender a subir cada vez mais, permanecendo constante o nvel de desemprego da economia. Este nvel de desemprego conhecido como taxa natural de desemprego
Taxa de inflao

C. Phillips de longo p prazo

7 5 C. Phillips de curto prazo p 0

un

Taxa de desemprego

9. Regime de metas para a Inflao

Por meio do Decreto Presidencial 3.088 de 21 de junho de 1999 e pela Resoluo do Conselho Monetrio Nacional, nmero 2.615, de 30 do junho de 1999, foi estabelecida a sistemtica de metas de inflao como diretriz de atuao da poltica monetria no pas. Estas metas so representadas por estabelecimento de variaes anuais dos ndices de preos, na busca pelo controle efetivo da inflao ocorrida na economia do pas.

As metas so fixadas a priori da sua ocorrncia, de tal forma que a Autoridade Monetria possa sinalizar aos agentes econmicos que se utilizar das ferramentas que possui com o objetivo de evitar que os preos subam acima da meta prestabelecida. importante perceber que a simples sinalizao da inflao aceitvel j traz sobre os agentes econmicos a nossa da racionalidade (teoria das expectativas racionais) nas suas tomadas de decises, uma vez que possveis formaes de preos sero debeladas e combatidas de forma efetiva. 23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

competncia do Banco Central o atingimento das metas, sendo que, em casos de inobservncia, a Instituio dever divulgar publicamente os motivos do descumprimento. Conforme possvel perceber, o estabelecimento de um patamar de inflao aceitvel traz a necessidade de cumprimento de uma srie de medidas, dentre as quais a prpria atuao do governo no sentido de minimizao dos impactos provocados pelo Dficit Pblico que, conforme visto na aula de Finanas Pblicas, representa o excesso de gastos pblicos, gerando impactos diretos sobre a formao de preos. A poltica adotada pelo governo federal, a partir da imposio feita pelo Fundo Monetrio Internacional FMI para liberao de recursos financeiros para fechamento das contas externas em 1999, caracterizada pelo estabelecimento de supervits primrios nas contas pblicas (receitas primrias menos despesas primrias), tem possibilitado ao Banco Central o relativo cumprimento das metas de inflao, uma vez que a diminuio dos excessos de gastos governamentais, reduzem, por conseqncia, os saldos reais de moeda nas mos da populao e assim a prpria demanda agregada alm do que a oferta agregada pode fazer frente.

Encerrada a abordagem terica necessria resoluo das questes propostas em provas anteriores, passemos literalmente as resolues destas.

Um abrao e boa resoluo de questes,

Mariotti

24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Questes Propostas:

1 (APO/MPOG ESAF/2010) A Macroeconomia divide a Economia em quatro mercados: o mercado de bens e servios, o mercado de trabalho, o mercado financeiro e o mercado cambial. No mercado de trabalho, so determinadas quais das seguintes variveis macroeconmicas: a) nvel de emprego e salrio real. b) nvel de emprego e salrio monetrio. c) nvel geral de preos e salrio real. d) salrio real e salrio monetrio. e) nvel de emprego e nvel geral de preos.

2 (EPPGG/MPOG ESAF/2008) Considere a seguinte equao para a inflao: t = e - . (u - un) + onde t = inflao em t; e = inflao esperada; u = taxa de desemprego efetiva; un = taxa natural de desemprego; = choques de oferta; e = uma constante positiva. Com base neste modelo de inflao, incorreto afirmar que: a) se e = .t-1, onde t-1 representa a inflao passada, se = 1, = 0 e = 0, a inflao ser essencialmente inercial. b) um aumento do preo internacional do petrleo representa um choque de oferta e tende a aumentar a inflao. c) o impacto das polticas que reduzem a demanda sobre a inflao depender de . d) se e = .t-1, onde t-1 representa a inflao passada, se > 1, a inflao ser explosiva. e) um aumento na taxa de desemprego tende a aumentar a inflao tendo em vista o menor volume de oferta agregada.

3 (APO/SEPLAG CEPERJ/2009) As hipteses consideradas pelo modelo clssico de determinao da renda so: 25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) preos e salrios flexveis, princpio da demanda efetiva e curva de oferta agregada perfeitamente inelstica aos preos. b) preos e salrios flexveis, neutralidade da moeda e Lei de Say. c) preos e salrios rgidos, princpio da demanda efetiva e curva de oferta agregada perfeitamente elstica aos preos. d) preos e salrios rgidos, neutralidade da moeda e a oferta determina a demanda. e) preos e salrios flexveis, neutralidade da moeda e a demanda determina a oferta.

4 (ECONOMISTA/PETROBRAS CESGRANRIO/2005) Considere uma economia na qual a demanda e a oferta agregadas so dadas pelas seguintes equaes:

onde M o estoque nominal de moeda, V, a velocidade de circulao da moeda, P, o nvel de preos e W o salrio nominal. Suponha que a velocidade de circulao da moeda seja igual a 1. Se o estoque de moeda for igual a 100 e um mecanismo de indexao mantiver o salrio real constante e igual a 10, o produto de equilbrio ser igual a: a) 0,01 b) 0,1 c) 1 d) 100 e) 1000

5 - (Tcnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA/ESAF 2004) Considere a seguinte afirmao: Uma da razes pelas quais os preos, no curto prazo, no se ajustam imediatamente est no fato de que esse ajuste envolve alguns custos. Para mudar seus preos, a empresa deve enviar novos catlogos a seus clientes, distribuir novas listas de preos e suas equipes de venda (...) 26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Estes custos de ajustes (...) levam as empresas a ajustar os seus preos de forma intermitente, e no constante. (Adaptado do livro de N. Gregory Mankiw, Macroeconomia, terceira edio, LTC Editora). A afirmao acima refere-se a) aos custos de menu. b) aos custos da inflao. c) aos custos de mo de obra em situaes onde h rigidez de salrio. d) aos custos de transao. e) aos custos de informao.

6 (ECONOMISTA/INEA CESGRANRIO/2008) Na figura abaixo, as linhas AB e CD mostram, respectivamente, as Curvas de Phillips de curto prazo e de longo prazo de uma determinada economia.

A respeito dessa figura, pode-se afirmar que a) AB a curva de demanda agregada da economia. b) BD o excesso de demanda agregada na economia. c) CD se desloca para a posio AB medida que as expectativas de inflao se ajustam. d) OD a taxa natural de desemprego. e) OE a taxa natural de inflao.

7 (AFRF/SRF ESAF/2002) Considere o modelo de oferta e demanda agregada, sendo a curva de oferta agregada horizontal no curto prazo. Considere um choque adverso de oferta. Supondo que no ocorram alteraes na curva de demanda agregada e que o choque de oferta no altere o nvel natural do produto, correto afirmar que 27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) no curto prazo ocorrera o fenmeno conhecido como estagflao, uma combinao de inflao com a reduo do produto. No longo prazo, com a queda dos preos, a economia retornara a sua taxa natural. b) no curto prazo, ocorrera apenas queda no produto. No longo prazo ocorrer inflao e a economia retornara para o equilbrio de longo prazo. c) no curto prazo ocorrera apenas inflao. No longo prazo o produto ir cair at o novo equilbrio de pleno emprego. d) se o governo aumentar a demanda agregada em resposta ao choque adverso de oferta, ocorrer deflao. e) se a economia encontra-se no pleno emprego, ocorrer inflao que ser mais intensa no longo prazo em relao ao curto prazo.

8 (AFPS/MPAS ESAF/2002 com alteraes) Considere a seguinte equao para a curva de oferta agregada de curto prazo: Y = Yp + a (P Pe), onde Y = produto agregado; Yp = produto efetivo; a > 0; P = nvel geral de preos; Pe = nvel geral de preos esperados. Com base nas informaes constantes da equao acima e considerando as curvas de oferta agregada de longo prazo e de demanda agregada, correto afirmar que a) uma poltica monetria expansionista no altera o nvel geral de preos, tanto no curto quanto no longo prazo. b) alteraes na demanda agregada resultam, no curto prazo, em alteraes tanto no nvel geral de preos quanto na renda. c) no curto prazo, uma poltica monetria expansionista s altera o nvel geral de preos. d) o produto est sempre abaixo do pleno emprego, mesmo no longo prazo. e) alteraes na demanda agregada, tanto no curto quanto no longo prazo, s geram inflao, no tendo qualquer impacto sobre a renda.

9 (AFC/STN ESAF/2002) Considere o modelo de oferta e demanda agregada com preos totalmente flexveis no curto prazo. Sabendo-se que no longo prazo o produto determinado pela disponibilidade de capital, trabalho e tecnologia, pode-se afirmar que 28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) no longo prazo, a poltica monetria afeta o nvel de preos mas no o produto ou o emprego. b) no curto prazo, no existe possibilidade de inflao no modelo, j que as presses inflacionrias so neutralizadas pelo desemprego. c) no longo prazo, somente uma poltica fiscal expansionista ter efeitos sobre o crescimento do produto. d) uma elevao exgena dos custos no causa inflao, uma vez que os preos so flexveis e tal flexibilidade resulta em quedas em outros preos na economia, de forma que as presses so neutralizadas. e) uma reduo na demanda agregada gera recesso no curto prazo.

10 (APO/MPOG ESAF/2003) O denominado modelo clssico tem sido apresentado em livros e textos de macroeconomia como uma descrio possvel do pensamento econmico anterior a Keynes. Assim, partindo-se do equilbrio no mercado de trabalho, chega-se ao nvel de pleno emprego e, a partir da funo de produo, ao nvel de produto de pleno emprego. Nesse modelo, o nvel geral de preos fica determinado pela denominada teoria quantitativa da moeda. Com base nessas informaes, correto afirmar que a) uma elevao da demanda por mo de obra reduz o salrio real. b) uma poltica monetria expansionista teria como efeito uma elevao no produto de pleno emprego. c) o produto agregado real independe da quantidade de mo de obra empregada. d) o nvel do produto real de pleno emprego independe da oferta de moeda na economia. e) um aumento no estoque de capital na economia reduz o salrio real e o nvel de pleno emprego.

29 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Gabarito Comentado:

1 (APO/MPOG ESAF/2010) A Macroeconomia divide a Economia em quatro mercados: o mercado de bens e servios, o mercado de trabalho, o mercado financeiro e o mercado cambial. No mercado de trabalho, so determinadas quais das seguintes variveis macroeconmicas: a) nvel de emprego e salrio real. b) nvel de emprego e salrio monetrio. c) nvel geral de preos e salrio real. d) salrio real e salrio monetrio. e) nvel de emprego e nvel geral de preos.

Resoluo:

Em nossa opinio esta questo deveria ter sido anulada, mas, como no foi, vamos s consideraes necessrias sobre o que dispe a questo.

Partindo do conceito narrado no prprio enunciado da questo de que a economia se divide em quatro mercados: o mercado de bens e servios, o mercado de trabalho, o mercado financeiro e o mercado cambial, analisemos os conceitos relacionados ao mercado de trabalho.

Todo trabalhador, ao decidir trabalhar, tem como foco uma varivel principal, o salrio, ao qual podemos chamar de W, do ingls wage. No mercado de trabalho um importante conceito deve ser conhecido, aquele que afirma que quanto maior o salrio W, maior ser a oferta de trabalho por parte dos trabalhadores. Conforme vocs podem ver, este entendimento justamente o inverso do mercado de bens e servios, no qual quem oferta (bens e servios) so as empresas.

Sendo a oferta de trabalho feita pelos trabalhadores, a demanda por estes trabalhadores ser realizada pelas empresas, de tal forma que, quanto menor o salrio W, maior ser a demanda por trabalho realizada pelas empresas. 30 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Por meio da realizao de negociaes ocorridas no mercado de trabalho, trabalhadores e empresas chegam a um acordo, aquele que definir logicamente o equilbrio no mercado. Vejamos isso graficamente: OL (oferta de trabalho) W O mercado de trabalho est equilbrio ao nvel de salrio W* W* e de trabalho igual a L* DL (demanda por trabalho) L* L

Para se chegar ao equilbrio, trabalhadores e empresas discutem em mercado, de tal forma que comum a existncia de empresas com postos de trabalho ociosos e, do outro lado, trabalhadores desempregados.

Segundo a teoria, a varivel W denominada salrio monetrio ou tambm salrio nominal, nos moldes dos contratos de trabalho assinados entre trabalhadores e patres. Adicionalmente, destaca-se que a varivel L definida como nvel de emprego que equilibra a oferta e a demanda por mo-de-obra. Assim, pela definio destes conceitos, podemos concluir que a assertiva correta da questo a letra a, gabarito anunciado pela ESAF. No obstante, algumas consideraes importantes devem ser feitas. Segundo a teoria econmica, o trabalhador, ao decidir o quanto ofertar de mo-de-obra, preocupa-se no simplesmente com o salrio monetrio W (ou nominal), mas sim com o salrio real. Para que possa ficar mais claro este entendimento, s pensar o seguinte: Imaginemos que voc receba duas diferentes propostas para trabalhar em cidades diferentes, ok? Que estas duas cidades sejam, por exemplo, Curitiba e So Paulo. Que os salrios oferecidos a voc sejam, respectivamente, R$ 10.000,00 e R$ 10.500,00. Desconsiderando o aspecto referente ao local de nascimento de cada um 31 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI de vocs e das preferncias em termos de cidade, em qual das duas o salrio recebido render mais, Curitiba ou So Paulo?

No difcil imaginarmos que se formos pensar literalmente em termos de poder de compra, que est intimamente ligado ao conceito de salrio real, os trabalhadores optaro por Curitiba, naturalmente por ser uma cidade com um Custo de Vida inferior a So Paulo, em termos dos preos P dos bens e servios naturalmente consumidos (alimentao, moradia, transporte, etc.).

Pelo exposto at aqui, fica claro que, ao analisarmos o equilbrio no mercado de trabalho, a varivel relevante o salrio real, ao qual podemos expressar por W/P. Este desconto (diviso) nada mais representa do que a medio do poder de compra do salrio em funo do preo dos bens e servios vendidos. Para um nvel de preos mais alto, menor ser o salrio real em termos de poder de compra das famlias e maior ser o ganho das empresas. Dada esta caracterstica, podemos entender que as variaes nos preos de bens e servios geram mudanas na oferta e na demanda de mo-de-obra, trazendo conseqncias diretas para o equilbrio do mercado de trabalho. Importante destacar que conforme os preos aumentam P, tende a haver um excesso de demanda por mo-de-obra pelas empresas no mercado de trabalho, uma vez que os salrios nominais (W) (sem o desconto dos preos) permanecem inalterados, mas os ganhos das empresas, produtoras dos bens e servios consumidos pelos trabalhadores, esto aumentando.

Considera-se assim que o equilbrio no mercado de trabalho ser aquele que iguala a oferta demanda por mo-de-obra a um determinado nvel de salrio real, conforme demonstrado pelo grfico abaixo.

32 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI W/P mercado de trabalho est de trabalho) OLO (oferta equilbrio ao nvel de salrio (W/P*) ( real (W/P)* e de trabalho

igual a L*. DL (demanda por trabalho) L* L

A teoria econmica que estuda o mercado de trabalho, dentro da macroeconomia, e suas relaes com os outros mercados, em especial no estudo da Oferta Agregada, se divide em duas vertentes de interpretao, uma advinda dos economistas clssicos e outra advinda dos economistas keynesianos. Sem entrarmos no mrito destas teorias, destacamos que tanto uma quanto a outra leva em considerao o conceito de salrio real na determinao do equilbrio no mercado de trabalho.

De todo modo, para finalizar o entendimento desta questo cobrada pela ESAF no concurso de APO, e o seu gabarito, destaco que o correto seria efetivamente a anulao da questo, dado a divergncia existente na anlise do mercado de trabalho. No obstante, destaca-se ainda que, dentro da anlise microeconmica, realiza-se o estudo do mercado de fatores de produo (salrio, capital produtivo, etc.), sendo que neste analisado cuidadosamente os aspectos relacionados s decises tomadas por empresas quanto ao ponto que define adequadamente o salrio que esta deve oferecer aos trabalhadores empregados em seu processo produtivo.

Gabarito: letra b.

2 (EPPGG/MPOG ESAF/2008) Considere a seguinte equao para a inflao: t = e - . (u - un) + 33 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI onde t = inflao em t; e = inflao esperada; u = taxa de desemprego efetiva; un = taxa natural de desemprego; = choques de oferta; e = uma constante positiva. Com base neste modelo de inflao, incorreto afirmar que: a) se e = .t-1, onde t-1 representa a inflao passada, se = 1, = 0 e = 0, a inflao ser essencialmente inercial. b) um aumento do preo internacional do petrleo representa um choque de oferta e tende a aumentar a inflao. c) o impacto das polticas que reduzem a demanda sobre a inflao depender de . d) se e = .t-1, onde t-1 representa a inflao passada, se > 1, a inflao ser explosiva. e) um aumento na taxa de desemprego tende a aumentar a inflao tendo em vista o menor volume de oferta agregada.

Resoluo:

Essa questo meramente interpretativa. Vejamos cada assertiva: a) se e = .t-1, onde t-1 representa a inflao passada, se = 1, = 0 e = 0, a inflao ser essencialmente inercial. Se a inflao esperada e derivada da inflao do perodo anterior, e seguindo as definies para as demais variveis, verifica-se que a inflao provocada meramente pela reproduo do que ocorreu no passado, dando a ela uma condio de movimento constante, ou seja, um movimento inercial.

b) um aumento do preo internacional do petrleo representa um choque de oferta e tende a aumentar a inflao.

O petrleo insumo para a produo de uma srie de bens e servios. Se ocorrer o aumento do preo, este ser repassado para os custos de produo, impactando diretamente os preos finais dos bens. Destaca-se que no se trata de uma inflao de demanda mas sim de custo. 34 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI c) o impacto das polticas que reduzem a demanda sobre a inflao depender de . De acordo com a frmula da curva de Phillips t = e - . (u - un) + , os impactos das polticas depender obrigatoriamente de . Se este for zero, a inflao ser meramente inercial, conforme descrito na assertiva a. d) se e = .t-1, onde t-1 representa a inflao passada, se > 1, a inflao ser explosiva. Veja que caso > 1, o repasse para a inflao esperada ser cada vez maior pois alm do componente inercial, existir o diferencial entre a taxa de desemprego e a taxa de desemprego natural atuando cada vez mais forte. Adicionalmente, destaca-se que a inflao esperada de hoje ser a inflao do perodo passado e = .t-1, com isto de repetindo sempre. e) um aumento na taxa de desemprego tende a aumentar a inflao tendo em vista o menor volume de oferta agregada.

Um aumento da taxa de desemprego derivado da reduo da inflao, uma vez que menos os empresrios esto ganhando e, consequentemente, tendo estmulos em aumentar a oferta agregada.

Gabarito: letra e.

3 (APO/SEPLAG CEPERJ/2009) As hipteses consideradas pelo modelo clssico de determinao da renda so: a) preos e salrios flexveis, princpio da demanda efetiva e curva de oferta agregada perfeitamente inelstica aos preos. b) preos e salrios flexveis, neutralidade da moeda e Lei de Say. c) preos e salrios rgidos, princpio da demanda efetiva e curva de oferta agregada perfeitamente elstica aos preos. d) preos e salrios rgidos, neutralidade da moeda e a oferta determina a demanda. 35 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI e) preos e salrios flexveis, neutralidade da moeda e a demanda determina a oferta.

Resoluo:

Essa questo pode, a princpio, deixar dvidas quanto resposta correta. Conforme verificado na parte da teoria apresentada na aula, o modelo clssico parte do pressuposto de que preos e salrios na economia so flexveis. Essa constatao faz com o que o salrio real (W/P), obtido pela relao entre salrio nominal (W) e o nvel de preos (P) esteja sempre constante. Como o modelo clssico parte do pressuposto de que a economia j se encontra no pleno emprego dos recursos produtivos, a oferta agregada torna-se vertical e, consequentemente, inelstica em relao aos preos, j que mesmo com ocorra aumento nos preos, no h como aumentar a produo.

A assertiva a cita os todos os pressupostos acima, adicionando, no entanto, o conceito associado teoria da demanda efetiva. Esta teoria derivada do entendimento keynesiano de que a demanda por bens e servios que gera a oferta por parte das empresas. A teoria da demanda efetiva contrapem-se Lei de Say, a qual afirmava que a simples oferta por parte das empresas geraria a demanda pelos bens produzidos. Conforme descrito no incio da parte terica, o princpio da demanda efetiva defendido por Keynes foi derivado do Crash da bolsa de Nova Iorque, motivada pelo acmulo de estoques pelas empresas americanas (caso que demonstra que a oferta no estimula a demanda).

Partindo-se assim dos entendimentos de que o modelo clssico pressupe preos e salrios flexveis e que baseado na Lei de Say, basta apenas confirmar que ele pressupe neutralidade da moeda ou seja, aumentos ou diminuies na quantidade de moeda em circulao, muito embora possam causar efeitos, num primeiro momento, nos nveis de preos, estes aumentos so contrabalanceados pelo reajuste do salrio nominal, mantendo-se constante o salrio real. Adicionalmente, como a economia j se encontra no pleno emprego de recursos produtivos, os 36 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI aumentos da oferta de moeda no geraro impactos sobre a produo, fazendo com que esta seja neutra.

Com base nestas descries pode-se afirmar que a nica alternativa correta a letra b. A letra e, que a princpio poderia confundir, est incorreta no trecho referente a informao de que a demanda determina a oferta. Valendo a lei de Say para os economistas clssicos, a oferta que determina a demanda.

Gabarito: letra b.

4 (ECONOMISTA/PETROBRAS CESGRANRIO/2005) Considere uma economia na qual a demanda e a oferta agregadas so dadas pelas seguintes equaes:

onde M o estoque nominal de moeda, V, a velocidade de circulao da moeda, P, o nvel de preos e W o salrio nominal. Suponha que a velocidade de circulao da moeda seja igual a 1. Se o estoque de moeda for igual a 100 e um mecanismo de indexao mantiver o salrio real constante e igual a 10, o produto de equilbrio ser igual a: a) 0,01 b) 0,1 c) 1 d) 100 e) 1000

Resoluo:

37 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Essa questo um pouco chatinha, mas pode ser resolvida primeiramente a partir da igualdade entre oferta e demanda agregada e, adicionalmente, pelo uso da frmula que caracteriza a inflao pelo lado monetrio (MV = PY). Yd = Ys

A partir da frmula da demanda agregada, tem-se: Yd = MV/P, ou seja, MV = PYd

Perceba que a frmula da oferta agregada representa a forma de clculo do salrio real (W/P) invertida (P/W).

A partir destes conceitos torna-se necessrio utilizar dos dados disponveis no enunciado:

M = 100 V=1

Realizando novamente a igualdade entre oferta e demanda agregada, temos: Yd = Ys

MV/P = P/W

Perceba o seguinte trecho do enunciado:

(... Se o estoque de moeda for igual a 100 e um mecanismo de indexao mantiver o salrio real constante e igual a 10 ...).

Uma vez que se sabe que o salrio real dado pela expresso W/P, e sendo este igual a 10, o valor de P/W, equivalente a oferta agregada ser igual a 1/10 ou 0,1. 38 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Aplicando este valor na igualdade entre a oferta e a demanda agregada, tem-se:

100.1/P = 1/10, encontrando-se um P igual a 1000.

Substituindo P na frmula da demanda agregada, que representa o prprio ponto de equilbrio, tem-se: 100.1 = 1000.Yd Yd = 0,1

Gabarito: letra b.

5 - (Tcnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA/ESAF 2004) Considere a seguinte afirmao: Uma da razes pelas quais os preos, no curto prazo, no se ajustam imediatamente est no fato de que esse ajuste envolve alguns custos. Para mudar seus preos, a empresa deve enviar novos catlogos a seus clientes, distribuir novas listas de preos e suas equipes de venda (...) Estes custos de ajustes (...) levam as empresas a ajustar os seus preos de forma intermitente, e no constante. (Adaptado do livro de N. Gregory Mankiw, Macroeconomia, terceira edio, LTC Editora). A afirmao acima refere-se a) aos custos de menu. b) aos custos da inflao. c) aos custos de mo de obra em situaes onde h rigidez de salrio. d) aos custos de transao. e) aos custos de informao.

Resoluo:

Esta questo trata literalmente do modelo keynesiano extremo, o qual afirma que os preos dos bens ofertados so constantes no curto prazo. A explicao dada pelo 39 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI prprio enunciado da questo, sendo a explicao para o modelo referenciada no conceito de custos de menu.

Gabarito: letra a.

6 (ECONOMISTA/INEA CESGRANRIO/2008) Na figura abaixo, as linhas AB e CD mostram, respectivamente, as Curvas de Phillips de curto prazo e de longo prazo de uma determinada economia.

A respeito dessa figura, pode-se afirmar que a) AB a curva de demanda agregada da economia. b) BD o excesso de demanda agregada na economia. c) CD se desloca para a posio AB medida que as expectativas de inflao se ajustam. d) OD a taxa natural de desemprego. e) OE a taxa natural de inflao.

Resoluo:

Na parte da teoria referente curva de Phillips, foi verificada que esta mede a relao existente entre taxa de desemprego e inflao. Segundo Phillips, existe uma taxa natural de desemprego que independente da subida dos preos, mesmo que esta subida tendesse a diminuir o nvel de desemprego. Assim sendo, mesmo com a realizao de uma srie de polticas de estmulo a reduo do desemprego, existir uma taxa natural de desemprego no longo prazo.

Gabarito: letra d. 40 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 7 (AFRF/SRF ESAF/2002) Considere o modelo de oferta e demanda agregada, sendo a curva de oferta agregada horizontal no curto prazo. Considere um choque adverso de oferta. Supondo que no ocorram alteraes na curva de demanda agregada e que o choque de oferta no altere o nvel natural do produto, correto afirmar que a) no curto prazo ocorrera o fenmeno conhecido como estagflao, uma combinao de inflao com a reduo do produto. No longo prazo, com a queda dos preos, a economia retornara a sua taxa natural. b) no curto prazo, ocorrera apenas queda no produto. No longo prazo ocorrer inflao e a economia retornara para o equilbrio de longo prazo. c) no curto prazo ocorrera apenas inflao. No longo prazo o produto ir cair at o novo equilbrio de pleno emprego. d) se o governo aumentar a demanda agregada em resposta ao choque adverso de oferta, ocorrer deflao. e) se a economia encontra-se no pleno emprego, ocorrer inflao que ser mais intensa no longo prazo em relao ao curto prazo.

Resoluo:

A situao grfica em que a curva de oferta agregada horizontal no curto prazo demonstra o modelo keynesiano extremo, em que o nvel de preos rgido. Um choque adverso de oferta caracterizado por uma contrao da oferta agregada, representada pelo deslocamento para a esquerda da mesma curva. Adiciona-se que, no longo prazo, por se tratar de um perodo em que as variveis voltam ao seu patamar natural, retorna-se ao equilbrio, ou seja, ao nvel de preos e produto antes da existncia do choque.

Considerando que a demanda agregada negativamente inclinada, o resultado ser um aumento no nvel de preos no curto prazo acompanhado de uma reduo no produto, caracterizando uma estagflao.

Gabarito: letra a. 41 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 8 (AFPS/MPAS ESAF/2002 com alteraes) Considere a seguinte equao para a curva de oferta agregada de curto prazo: Y = Yp + a (P Pe), onde Y = produto agregado; Yp = produto efetivo; a > 0; P = nvel geral de preos; Pe = nvel geral de preos esperados. Com base nas informaes constantes da equao acima e considerando as curvas de oferta agregada de longo prazo e de demanda agregada, correto afirmar que a) uma poltica monetria expansionista no altera o nvel geral de preos, tanto no curto quanto no longo prazo. b) alteraes na demanda agregada resultam, no curto prazo, em alteraes tanto no nvel geral de preos quanto na renda. c) no curto prazo, uma poltica monetria expansionista s altera o nvel geral de preos. d) o produto est sempre abaixo do pleno emprego, mesmo no longo prazo. e) alteraes na demanda agregada, tanto no curto quanto no longo prazo, s geram inflao, no tendo qualquer impacto sobre a renda.

Resoluo:

Quando a curva de oferta agregada representada pela frmula Y = Yp + a(P Pe), pode-se entender que estamos falando da curva de oferta agregada keynesiana, sendo positivamente inclinada, ou seja, um aumento dos preos leva a um aumento da quantidade ofertada.

Considerando que curva de demanda agregada negativamente inclinada, ao se considerar variaes nesta, no curto prazo, teremos de fato variaes tanto no nvel de preos quanto na renda ou PIB.

Com a afirmao da letra b, conclui-se que as letras a e c e e esto incorretas. No caso da letra d, verifica-se que pleno emprego tanto no curto quanto no longo prazo representado pela oferta agregada clssica e no keynesiana.

Gabarito: letra b. 42 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI 9 (AFC/STN ESAF/2002) Considere o modelo de oferta e demanda agregada com preos totalmente flexveis no curto prazo. Sabendo-se que no longo prazo o produto determinado pela disponibilidade de capital, trabalho e tecnologia, pode-se afirmar que a) no longo prazo, a poltica monetria afeta o nvel de preos mas no o produto ou o emprego. b) no curto prazo, no existe possibilidade de inflao no modelo, j que as presses inflacionrias so neutralizadas pelo desemprego. c) no longo prazo, somente uma poltica fiscal expansionista ter efeitos sobre o crescimento do produto. d) uma elevao exgena dos custos no causa inflao, uma vez que os preos so flexveis e tal flexibilidade resulta em quedas em outros preos na economia, de forma que as presses so neutralizadas. e) uma reduo na demanda agregada gera recesso no curto prazo.

Resoluo:

O modelo de oferta agregada com preos totalmente flexveis representado pelo modelo clssico, de forma que a economia sempre em pleno emprego. Dessa maneira, estmulos na demanda agregada geram apenas alteraes nos preos.

Com estas informaes, explica-se as letras b, c e e. No caso da letra d, uma elevao exgena nos custos desloca a oferta agregada para cima e para a esquerda. Como a demanda agregada negativamente inclinada, conclui-se que ocorre inflao diante da elevao dos custos, ou seja, deslocamento da oferta agregada para a esquerda. Destaca-se que o restante do enunciado da questo somente para confundir a anlise.

Gabarito: letra a.

10 (APO/MPOG ESAF/2003) O denominado modelo clssico tem sido apresentado em livros e textos de macroeconomia como uma descrio possvel do pensamento econmico anterior a Keynes. Assim, partindo-se do 43 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ECONOMIA REGULAR - AFRFB PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI equilbrio no mercado de trabalho, chega-se ao nvel de pleno emprego e, a partir da funo de produo, ao nvel de produto de pleno emprego. Nesse modelo, o nvel geral de preos fica determinado pela denominada teoria quantitativa da moeda. Com base nessas informaes, correto afirmar que a) uma elevao da demanda por mo de obra reduz o salrio real. b) uma poltica monetria expansionista teria como efeito uma elevao no produto de pleno emprego. c) o produto agregado real independe da quantidade de mo de obra empregada. d) o nvel do produto real de pleno emprego independe da oferta de moeda na economia. e) um aumento no estoque de capital na economia reduz o salrio real e o nvel de pleno emprego.

Resoluo:

Conforme estudado, no modelo clssico, a economia se encontra no nvel de pleno emprego, independente da oferta de moeda.

No caso da letra a, se for substitudo o termo mo de obra por moeda, de fato ocorria uma reduo do salrio real, uma vez que este leva em considerao o nvel de preos, sendo que estes se alteram diante de uma maior demanda por moeda, j que isto leva ao leva ao aumento do nvel de preos em uma economia clssica.

Na letra c, o produto agregado real depende da mo-de-obra empregada mas no da oferta de moeda.

De fato o aumento do estoque de capital reduz o salrio real mas no o nvel de pleno emprego, j que a anlise se d no nvel de pleno emprego dos recursos produtivos.

Gabarito: letra d.

44 www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche